22 abril 2011

Alergia a chocolate - mito ou fato?

Ovos de páscoa fazem a alegria das crianças e adultos.


Consulte o alergista antes de proibir uma criança de comer chocolate. Saiba que a alergia verdadeira ao cacau contido no chocolate é bem rara. E, quando ocorre uma reação inesperada, é mais provável que a alergia tenha resultado de um ingrediente usado em seu preparo. Segue abaixo uma lista de algumas destas substâncias:
1. Leite – a maioria dos ovos de páscoa leva leite em sua composição.
2. Amendoim, nozes, castanhas
3. Trigo e glúten – o recheio de alguns tipos de ovos é feito com uma pasta que utiliza farinha de trigo ou amido de trigo ou malte de cevada.
4. Soja- a lecitina de soja é usada como estabilizante na manufatura do chocolate
5. Milho- usado principalmente no chocolate branco sob a forma de xarope de milho.
6. Cafeína – é encontrado em quantidades baixas, sendo que o chocolate escuro tem mais cafeína do que o chocolate ao leite.
7. Aditivos – corantes, essências, conservantes, aromatizantes, entre outros
Além disso, o chocolate contém alguns agentes farmacológicos como a teobromina e a feniletilamina, que podem ocasionar efeitos indesejáveis, não alérgicos.


A base do tratamento da alergia alimentar é afastar o alimento suspeito e se necessário, substituir por outro de igual valor nutricional.  Por isso, é importante que familiares e pacientes leiam cuidadosamente os rótulos, identificando os nomes que possam corresponder ao alimento a ser evitado. 


O médico alergista orientará cada caso. Hoje o mercado oferece muitas opções de ovos de páscoa, tanto para os alérgicos ao leite como para os portadores de intolerância à lactose, permitindo que todos possam participar da festa sem se sentirem excluídos. E, nos casos comprovados de alergia, onde o chocolate necessita mesmo ser afastado, a solução pode ser trocar os ovos de páscoa por um brinquedo e manter a alegria da festa.




Sugestão de leitura: 
Alergia a alimentos
(em espanhol)

25 Dê sua opinião:

Vivi disse...

Fui diagnosticada com alergia ao cacau, que além de coceira e vermelhidão na área do rosto, também me dá inchaços principalmente nos lábios.A médica me solicitou para retirar além de alimentos e produtos feitos à base de cacau, também os com betaina ou castanhas. Isso procede? e também estou com uma dificuldade de encontrar shampoos sem betaina...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vivi: alergia a chocolate (cacau) é rara mas uma pequena parcela de pessoas pode tê-la. Contudo, quanto à associação com a betaína, não podemos opinar: os dados enviados não permitem tirar uma conclusão. Aconselho que peça esta orientação à sua alergista: ela conhece seus dados clínicos,avaliou o resultado dos seus exames e testes, estando mais apta para orientá-la.Gratos por sua visita.

Ali disse...

Estou a 1 mês sem consumir cacau de jeito algum, pois em pequena eu ficava cheia de prurido em todo o corpo, na adolescência passou, mas agora depois de ser mãe voltou outra vez. Já fiz o despiste com os outros alimentos, e é mesmo do chocolate. O que posso fazer ou tomar em relação à esta alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente, se for confirmada a alergia ao chocolate, ela se repetirá sempre que ocorrer ingestão do alimento. O tratamento implica no afastamento do chocolate e derivados da dieta. Gratos por sua visita.

Elba disse...

Minha filha tem 1 ano e 7 meses, e após quase 1 mês de coriza recorrente, começou a apresentar uma tosse com vômito(uma baba grossa). Fui a urgência e o pediatra diagnosticou como rinite alérgica,passou aerosol com adrenalina, um corticóide na veia e remédio p o vômito. Estou muito preocupada, pois não sei o q pode ter causado a crise. Há algum exame que possa identificar o alérgeno? Como é realizado?
GRATA. eLBA

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elba: o diagnóstico da rinite alérgica é feito de forma clínica, baseado na história familiar, dados pessoais, sintomas. O teste cutâneo com alérgenos inalantes complementa o diagnóstico. Escreva para nosso e-mail e enviaremos a cópia em PDF do nosso livro sobre a Rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Acho que tenho alergia a chocolate.Toda vez que eu como meurosto coça muito,muito,muito.Minhas palpebras incham muito,meu labios tambem.Depois minha pele descama e minha boca fica machucada.Será que é?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível que possa ser uma alergia, mas não há como afirmar sem avaliar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

nunca fui de comer muito chocolate, pois sempre sentia enxaqueca ao ingeri-lo.agora com 23anos ao consumi-lo sinto enxaqueca mais forte meu intestino n funciona(tenho que tomar laxante) sinto nauseas,tonturas.. ao procurar um clinico geral ele mim mandou procurar um alegista(m cidade n tem)enquanto isso nao sei que intolerancia e essa a chocolate e derivados... o que será isso? será alergia mesmo ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja uma alergia, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Obrigado pela visita ao nosso blog

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Deka: não tenho condições para afirmar se os seus sintomas resultam de alergia pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Para localizar um médico portador de título de especialista em Alergia em sua cidade, procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Fiz uns exames e o medico me orientou a não exagerar no chocolate.Pois bem, uns meses depois comi um chocolate com 75% de cacau e fui parar na emergencia com placas vermelhas pelo corpo e coçeira, fui medicada com anti histaminicos ,predsim e fiquei em observação por 2 horas. Isso significa que sou alergica ou intolerante a cacau?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível que tenha sido uma alergia, mas para afirmar, é essencial examinar pessoalmente.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Raquel disse...

TEnho alergia ao cacau, comprovada pelo teste feito pelo alergista. O estranho é meu sintoma. Toda vez que como chocolate fico com dermatite na orelha.
Quais os sintomas normalmente de quem tem alergia ao cacau??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Raquel: é muito difícil que uma alergia alimentar se manifeste de forma localizada. Os sintomas de alergia alimentar podem ser variados e podem acometer vários órgão (sistema gastrointestinal, pele, sistema respiratório etc.) Os mais comuns são: coceira , placas vermelhas pelo corpo(urticária), inchaço(angioedema), náusea, cólica, diarréia. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

meu filho de 1 e 2 meses esperimentou um pedaço de bombom (chocolate com amendoim) e ficou com o rosto e pescoço todo cheio de caroço e avermelhado ...isso pode ser considerado um inicio de alergia,ou será o fato de os dentes estarem nascendo,sendo que menos de dois dias antes ele estava tendo febre por causa dos mesmos?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não são suficientes para afirmar se foi mesmo uma alergia ao chocolate. É aconselhável que seu filho seja avaliado por um alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

LucieneF - Contato disse...

Em exames feitos constatou que sou alergia a níquel e cosméticos e alguns alimentos q tem os componentes do níquel está a soja, chocolate nozes, amendoim e raízes em geral. Qdo eu fiz esses exames eu sí tinha a coceira no corpo e de um dois anos para cá comecei a perceber q qualquer pressão na minha pela levanta uns vergalhões vermelhos que corcam muito. o que eu faço para de comer td que possa ter níquel. como eu posso saber se aquele alimento tem? qual o melhor tratamento e se isso um dia vai acabar.Essa alergia ja esta afetando me vida social e amorosa. Me ajuda por favor.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luciene: peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não é permitido medicar ou indicar nomes de remédios pela internet, sem examinar pessoalmente
Estamos ao seu dispor na Policlínica caso você more no Rio de Janeiro.

Layne Brasil disse...

No exame de alergia da minha filha apresentou o seguinte resultado com
relação ao cacau ( cacau+++)
isso quer dizer que tenho que afastar dela qualquer tipo de alimentos
que contém chocolate? Os sintomas que ela apresenta são crisses
de tosse mas nenhum tipo de alergia na pele, essa alergia ao cacau
pode está causando a tosse?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Layne: testes cutâneos devem ser interpretados sempre relacionando com a história clínica do paciente. Um teste pode ser positivo sem que a pessoa manifeste a alergia. Diversos fatores interferem no resultado de um teste, alguns relacionados ao paciente, outros relacionados com o material e a técnica utilizada na feitura do teste. O alergista de sua filha conhece seus dados clínicos e poderá orientá-la de forma mais adequada. Gratos por sua visita

Anônimo disse...

a minha filha tem 13 anos de algum tempo pra c ela vem tendo reação ao comer qualquer tipo de alimento que seja de chocolate ela fica com os dois olhos inchados e muito vermelhos ao redor isso pode ser alergia ao chocolate .ah já marquei consulta com o medico estou esperando para leva-la desde ja obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível que seja uma alergia ao chocolate mas não há como afirmar pela internet, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. É prudente aguardar o parecer do alergista. Gratos pela visita.

Camis Andrade disse...

Tenha 16 anos, Toda vez que como chocolate, fico com dificuldade de respirar, um muco fica grudado na minha garganta e é um sacrifício de colocar pra fora, ele é muito consistente e doí quando faço força para tira-lo, muito coriza e uma tosse horrorosa. Já fiz o teste de parar de comer e depois de 15 dias voltar de novo e sempre sinto a mesma coisa, na pascoa eu fico muito ruim, chego a perder a voz.. É inevitável o chocolate.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Camis: o seu relato não deixa claro que seja uma reação alérgica. Para fazer o diagnóstico, é essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...