Pular para o conteúdo principal

Alergia a chocolate - mito ou fato?

Ovos de páscoa fazem a alegria das crianças e adultos.


Consulte o alergista antes de proibir uma criança de comer chocolate. Saiba que a alergia verdadeira ao cacau contido no chocolate é bem rara. E, quando ocorre uma reação inesperada, é mais provável que a alergia tenha resultado de um ingrediente usado em seu preparo. Segue abaixo uma lista de algumas destas substâncias:
1. Leite – a maioria dos ovos de páscoa leva leite em sua composição.
2. Amendoim, nozes, castanhas
3. Trigo e glúten – o recheio de alguns tipos de ovos é feito com uma pasta que utiliza farinha de trigo ou amido de trigo ou malte de cevada.
4. Soja- a lecitina de soja é usada como estabilizante na manufatura do chocolate
5. Milho- usado principalmente no chocolate branco sob a forma de xarope de milho.
6. Cafeína – é encontrado em quantidades baixas, sendo que o chocolate escuro tem mais cafeína do que o chocolate ao leite.
7. Aditivos – corantes, essências, conservantes, aromatizantes, entre outros
Além disso, o chocolate contém alguns agentes farmacológicos como a teobromina e a feniletilamina, que podem ocasionar efeitos indesejáveis, não alérgicos.


A base do tratamento da alergia alimentar é afastar o alimento suspeito e se necessário, substituir por outro de igual valor nutricional.  Por isso, é importante que familiares e pacientes leiam cuidadosamente os rótulos, identificando os nomes que possam corresponder ao alimento a ser evitado. 


O médico alergista orientará cada caso. Hoje o mercado oferece muitas opções de ovos de páscoa, tanto para os alérgicos ao leite como para os portadores de intolerância à lactose, permitindo que todos possam participar da festa sem se sentirem excluídos. E, nos casos comprovados de alergia, onde o chocolate necessita mesmo ser afastado, a solução pode ser trocar os ovos de páscoa por um brinquedo e manter a alegria da festa.




Sugestão de leitura: 
Alergia a alimentos
(em espanhol)

Comentários

  1. Fui diagnosticada com alergia ao cacau, que além de coceira e vermelhidão na área do rosto, também me dá inchaços principalmente nos lábios.A médica me solicitou para retirar além de alimentos e produtos feitos à base de cacau, também os com betaina ou castanhas. Isso procede? e também estou com uma dificuldade de encontrar shampoos sem betaina...

    ResponderExcluir
  2. Vivi: alergia a chocolate (cacau) é rara mas uma pequena parcela de pessoas pode tê-la. Contudo, quanto à associação com a betaína, não podemos opinar: os dados enviados não permitem tirar uma conclusão. Aconselho que peça esta orientação à sua alergista: ela conhece seus dados clínicos,avaliou o resultado dos seus exames e testes, estando mais apta para orientá-la.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Estou a 1 mês sem consumir cacau de jeito algum, pois em pequena eu ficava cheia de prurido em todo o corpo, na adolescência passou, mas agora depois de ser mãe voltou outra vez. Já fiz o despiste com os outros alimentos, e é mesmo do chocolate. O que posso fazer ou tomar em relação à esta alergia?

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, se for confirmada a alergia ao chocolate, ela se repetirá sempre que ocorrer ingestão do alimento. O tratamento implica no afastamento do chocolate e derivados da dieta. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Minha filha tem 1 ano e 7 meses, e após quase 1 mês de coriza recorrente, começou a apresentar uma tosse com vômito(uma baba grossa). Fui a urgência e o pediatra diagnosticou como rinite alérgica,passou aerosol com adrenalina, um corticóide na veia e remédio p o vômito. Estou muito preocupada, pois não sei o q pode ter causado a crise. Há algum exame que possa identificar o alérgeno? Como é realizado?
    GRATA. eLBA

    ResponderExcluir
  6. Elba: o diagnóstico da rinite alérgica é feito de forma clínica, baseado na história familiar, dados pessoais, sintomas. O teste cutâneo com alérgenos inalantes complementa o diagnóstico. Escreva para nosso e-mail e enviaremos a cópia em PDF do nosso livro sobre a Rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Acho que tenho alergia a chocolate.Toda vez que eu como meurosto coça muito,muito,muito.Minhas palpebras incham muito,meu labios tambem.Depois minha pele descama e minha boca fica machucada.Será que é?

    ResponderExcluir
  8. É possível que possa ser uma alergia, mas não há como afirmar sem avaliar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. nunca fui de comer muito chocolate, pois sempre sentia enxaqueca ao ingeri-lo.agora com 23anos ao consumi-lo sinto enxaqueca mais forte meu intestino n funciona(tenho que tomar laxante) sinto nauseas,tonturas.. ao procurar um clinico geral ele mim mandou procurar um alegista(m cidade n tem)enquanto isso nao sei que intolerancia e essa a chocolate e derivados... o que será isso? será alergia mesmo ?

    ResponderExcluir
  10. O seu relato não sugere que seja uma alergia, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Obrigado pela visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  11. Deka: não tenho condições para afirmar se os seus sintomas resultam de alergia pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Para localizar um médico portador de título de especialista em Alergia em sua cidade, procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  12. Fiz uns exames e o medico me orientou a não exagerar no chocolate.Pois bem, uns meses depois comi um chocolate com 75% de cacau e fui parar na emergencia com placas vermelhas pelo corpo e coçeira, fui medicada com anti histaminicos ,predsim e fiquei em observação por 2 horas. Isso significa que sou alergica ou intolerante a cacau?

    ResponderExcluir
  13. É possível que tenha sido uma alergia, mas para afirmar, é essencial examinar pessoalmente.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  14. TEnho alergia ao cacau, comprovada pelo teste feito pelo alergista. O estranho é meu sintoma. Toda vez que como chocolate fico com dermatite na orelha.
    Quais os sintomas normalmente de quem tem alergia ao cacau??

    ResponderExcluir
  15. Raquel: é muito difícil que uma alergia alimentar se manifeste de forma localizada. Os sintomas de alergia alimentar podem ser variados e podem acometer vários órgão (sistema gastrointestinal, pele, sistema respiratório etc.) Os mais comuns são: coceira , placas vermelhas pelo corpo(urticária), inchaço(angioedema), náusea, cólica, diarréia. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  16. meu filho de 1 e 2 meses esperimentou um pedaço de bombom (chocolate com amendoim) e ficou com o rosto e pescoço todo cheio de caroço e avermelhado ...isso pode ser considerado um inicio de alergia,ou será o fato de os dentes estarem nascendo,sendo que menos de dois dias antes ele estava tendo febre por causa dos mesmos?

    ResponderExcluir
  17. Os dados que envia não são suficientes para afirmar se foi mesmo uma alergia ao chocolate. É aconselhável que seu filho seja avaliado por um alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  18. Em exames feitos constatou que sou alergia a níquel e cosméticos e alguns alimentos q tem os componentes do níquel está a soja, chocolate nozes, amendoim e raízes em geral. Qdo eu fiz esses exames eu sí tinha a coceira no corpo e de um dois anos para cá comecei a perceber q qualquer pressão na minha pela levanta uns vergalhões vermelhos que corcam muito. o que eu faço para de comer td que possa ter níquel. como eu posso saber se aquele alimento tem? qual o melhor tratamento e se isso um dia vai acabar.Essa alergia ja esta afetando me vida social e amorosa. Me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  19. Luciene: peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não é permitido medicar ou indicar nomes de remédios pela internet, sem examinar pessoalmente
    Estamos ao seu dispor na Policlínica caso você more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  20. No exame de alergia da minha filha apresentou o seguinte resultado com
    relação ao cacau ( cacau+++)
    isso quer dizer que tenho que afastar dela qualquer tipo de alimentos
    que contém chocolate? Os sintomas que ela apresenta são crisses
    de tosse mas nenhum tipo de alergia na pele, essa alergia ao cacau
    pode está causando a tosse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu filho tem esses mesmos sintomas, tosse e coriza. teste deu alergia ao cacau, ele parou de comer e melhorou 100%

      Excluir
  21. Layne: testes cutâneos devem ser interpretados sempre relacionando com a história clínica do paciente. Um teste pode ser positivo sem que a pessoa manifeste a alergia. Diversos fatores interferem no resultado de um teste, alguns relacionados ao paciente, outros relacionados com o material e a técnica utilizada na feitura do teste. O alergista de sua filha conhece seus dados clínicos e poderá orientá-la de forma mais adequada. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  22. a minha filha tem 13 anos de algum tempo pra c ela vem tendo reação ao comer qualquer tipo de alimento que seja de chocolate ela fica com os dois olhos inchados e muito vermelhos ao redor isso pode ser alergia ao chocolate .ah já marquei consulta com o medico estou esperando para leva-la desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  23. É possível que seja uma alergia ao chocolate mas não há como afirmar pela internet, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. É prudente aguardar o parecer do alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  24. Tenha 16 anos, Toda vez que como chocolate, fico com dificuldade de respirar, um muco fica grudado na minha garganta e é um sacrifício de colocar pra fora, ele é muito consistente e doí quando faço força para tira-lo, muito coriza e uma tosse horrorosa. Já fiz o teste de parar de comer e depois de 15 dias voltar de novo e sempre sinto a mesma coisa, na pascoa eu fico muito ruim, chego a perder a voz.. É inevitável o chocolate.

    ResponderExcluir
  25. Camis: o seu relato não deixa claro que seja uma reação alérgica. Para fazer o diagnóstico, é essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  26. Sou alérgica ao cacau..a minha reação vem sempre depois de alguns depois de comer vermelhidão pelo corpo,gostaria de saber quais são os tratamento para curar os vermelhidão pelo corpo..não como mais mada com cacau..mais mesmo assim os vermelhidão aparece qual os tratamentos?

    ResponderExcluir
  27. Cleidy: o seu relato sugere que não seja um caso de alergia ao chocolate (cacau) já que você suspendeu a ingestão deste alimento e não teve melhora. Aconselho que procure um alergista para fazer o diagnóstico e orientá-la de forma adequada. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  28. Costumo ficar com borbulhas e coceira nas mãos depois de comer chocolate. Será que faço alergia?

    ResponderExcluir
  29. O seu relato sugere que possa ser uma alergia, mas não é possível afirmar pela internet, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. É aconselhável que procure um alergista para confirmar e indicar a conduta adequada para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  30. ola..meu filho tem 2 anos e meio e toda vez que come chocolate ele sente coceira nas costas e braços....ai aparecem bolinas vermelhas como se focem picadas de insetos, mas ja revistei a roupas dele e a cama tambem e nunca achei nada...sera que pode ser alergia a chocolate...tadinho ele ate chama as bolinha de 'BOLINHA DE COATE' ele ainda nao fala direito...e eu nao sei oque fazer sobre isso, sera que é alergia?...

    ResponderExcluir
  31. Elias: infelizmente não posso ajudá-lo pela internet, sem examinar seu filho pessoalmente para que seja possível identificar o tipo de lesão em sua pele. Aconselho que leve-o a um médico alergista. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  32. Tive o diagnostico de alergia a chocolate ainda crianças. Tinha inchaço no fígado e baço, além de diarréia e febre. Até hoje não como chocolate mais os sintomas não se parecem em nada com os de alergia a chocolate. Em caso de alergia a chocolate pode haver inchaço interno?

    ResponderExcluir
  33. Seu relato esta fora dos sintomas convencionais de alergia alimentar. Seria importante realização de consulta médica com alergolista, para melhor elucidação do seu caso.

    ResponderExcluir
  34. Meui sobrinho tem 2 anos e mais ou menos a um ano e meio ele começou apresentar sintomas de urticária em todo o corpo. Então sua mãe suspendeu o leite de vaca. Porém observou-se que quando come chips, iogurte e toma achocolatado sempre acaba tossindo muito e sua pele está cheia de coceiras. Será que poderá ser algum tipo de alergia?

    ResponderExcluir
  35. Se uma criança é alérgica ao leite de vaca, a dieta deve suspender não só o leite mas todos os derivados que utilizam o alimento, incluindo iogurtes, bolos, biscoitos, chocolatados, etc. Aconselho que retorne ao (à) alergista que trata de seu sobrinho e peça uma orientação. Gratos pela visita.,

    ResponderExcluir
  36. Ola! Tda vez que como chocolate me da uma alergia parece um bixinho andando vai andando e cocando muito parece cm o bixinho geografico mais nao e

    ResponderExcluir
  37. O seu relato não deixa claro que seja uma alergia ao chocolate. Mas não é possível afirmar pela internet, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. É aconselhável que procure um alergista para confirmar o diagnóstico e indicar a conduta adequada para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  38. Tatiane: a sua mensagem chegou incompleta. Por favor, escreva para nosso email (blogdalergia@gmail.com) para que possamos ajudá-la. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo6/1/15 00:09

    Minha filha de 1 ano e 8 meses começou a apresentar, ha mais ou menos 2 meses, coceira nas costas todas as vezes que consome chocolate, seja em biscoitos, bebidas, bombons. Administro nela um antialérgico e a coceira some. Isso se caracteriza como uma alergia?

    ResponderExcluir
  40. É possível que possa ser uma alergia, mas não há como afirmar pela internet, sem examinar sua filha pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  41. Acho que tenho alergia a chocolate eu tenho problema de cançaso toda vez que eu corro eu canço nao um cançaso nomaçlme da falta de ar mas quando eu como chocolate eu canço sem corre sera que eu tenho alergia a chocolate?

    ResponderExcluir
  42. Camila: o seu relato não sugere que seja uma alergia ao chocolate. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo2/2/15 20:24

    Ecilma.meu filho tem um inchaço cm plurido e vermelhidão acompanhado de coceiras nos dois olhos levei ele ao medico de alergia que diagnosticado a alergia ao cacau ele evita não comer mas mesmo assim ainda fica com os sintoma o que eu faço.

    ResponderExcluir
  44. Ecilma: o seu relato não sugere que seja uma alergia ao cacau. É aconselhável que leve seu filho para atendimento médico com alergista. Infelizmente não é possível orientar pela internet, sem examiná-lo pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  45. Olá, meu nome é lilan minha neta s mais de um mês vem apresentando vários carocinhos pelo corpo todo que cocam muio. Já tirei shampoo, sabonete e chocolate e nada adiantou. Isso pode ser algum tipo de alergia?

    ResponderExcluir
  46. Lilian: o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve levar sua neta para ser examinada por um(a) alergista.Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde...minha filha tem 1 ano e oito meses, sempre que ingeri chocolate, mesmo que pequenos pedaços, ou qq outra coisa que tenha chocolate, ela adora, come, mas depois tem diarréia e cólicas...isso pode indicar alergia?

    ResponderExcluir
  48. Flávia: O seu relato não sugere que sua filha tenha alergia alergia ao chocolate. É possível que seja uma intolerância alimentar. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar sua filha e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  49. Anônimo6/8/15 00:56

    Olá, meu nome é Juliana e eu gostaria de saber se tenho alergia á chocolate, pois toda vez que eu como um chocolate eu sinto falta de ar.. Não sei se é alergia ou é minha asma msm!

    ResponderExcluir
  50. Juliana: o seu relato não sugere que você seja alérgica ao chocolate. Mas não é possível afirmar sem valiar pessoalmente. Sugiro que procure um(a) alergista. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  51. Oi, meu nome é Clara, e eu acho que tenho alergia à alguma substancia do chocolate, porque quando como bombons, barras achocolatado minutos depois meu olho começa a coçar e fica vermelho.Também ja aconteceu isso quando comi paçoca e alguns biscoitos recheados de chocolate ou outro sabor. Já tentei comparar as substancias desses produtos para ver mas não cheguei em uma conclusão. Gostaria de saber o que poderia fazer.

    ResponderExcluir
  52. Clara: o teste alérgico a alimentos poderá definir se é mesmo uma alergia ao chocolate. Sugiro que procure um(a) especialista em Alergia para orientá-la com segurança. Agradeço sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  53. Tenho alergia a chocolate, provavelmente por causa dos corantes e conservantes. Quando eu como corante ou conservante, na hora, nem depois me dá alguma reação! O que realmente acontece é que depois de um tempo (dias, horas, semanas), me dão pequenas feridinhas nas pernas e braços! Minhas pernas e meus braços são todos manchados! Já usei cremes, fiz várias consultas, já tomei medicações dos médicos, mas nada adiantou, obtive uma melhora, mas não sarou!
    Já conheci várias pessoas que tiveram alergias desse tipo (de ficar com machucadinhos na perna, seja por corante, por pernilongo) enfim, todas disseram e eu realmente vi que curou, e hoje elas não tem absolutamente nada! Sou nova (14 anos) e um médico me disse que quando eu ficar mais velha (com uns 16,17,18 anos) isso pode desaparecer, mas fico na dúvida!
    Tem muito tempo que não trato isso, mas os machucadinhos quase não mais aparecem! O que faço? Devo esperar passar?

    ResponderExcluir
  54. Rebeca: O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  55. Olá eu tenho um trabalho de conhecimento para apresentar e preciso saber o porque as pessoas tem alergia a chocolate. Perdão se tiver a informação pois não dei direito uma olhada porque preciso pesquisar outras coisas 21-10-15

    ResponderExcluir
  56. A alergia ao chocolate é muito rara (menos do que 1%) e muitas vezes a reação alérgica é causada por outros ingredientes, como por exemplo, aditivos, leite, castanhas, nozes, entre outros. Por outro lado, muitas vezes o chocolate é apontado pela pessoa como a causa mas na investigação médica o fato não se comprova. Portanto, não há necessidade de impedir uma pessoa de comer chocolate sem que haja uma comprovação de sua alergia. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. O meu caso é diferente,ao consumir leite não sinto nada mas ao comer chocolate sinto dor de barriga,inchaço e diarréia achei que talvez fosse intolerância a lactose,queria saber se o chocolate também causa diarréia?

    ResponderExcluir
  58. Alimentos podem causar intolerância e se acompanhar de sintomas digestivos. A ocorrência mais comum é com o leite, devido à insuficiência da enzima lactase. Mas outros alimentos, como o chocolate também podem causar intolerância. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  59. O meu caso é diferente,sempre que como Chocolate em meu rosto e braços aparecem digamos "Bolinhas" ou formatos iguais de uma picada de mosquito,isso é considerado uma alergia?

    ResponderExcluir
  60. Não é possível responder que sim, nem não. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. É aconselhável que você procure atendimento médico pessoalmente com um(a) especialista em Alergia. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  61. Oii descobri q tenho alergia ao chocolate mas não sei qual eh o componente pq tudo q contém no chocolate e um como,e simplesmente não sei... 😔😢

    ResponderExcluir
  62. Nem toda reação causada pelo chocolate tem origem alérgica. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar a conduta correta e adequado para seu caso. Obrigado pela visita ao Bog da Alergia.

    ResponderExcluir
  63. Se eu comer chocalate preto fico cheia de manchas vermelhas por todo o corpo,se cossando e com enchaqueca,mas se eu comer o branco não acontece nada. O q será mim ajudem por favor

    ResponderExcluir
  64. Meu filho , estava de aniversário e fez festa e comeu bolo e chocolaTe durante uma semana toda e derrepente começou uma urticária e dois dias depois o rosto e os lábios incharem ,e fui num dermatologista e foi feito exames de IGE , mas eu acabei tirando o chocolate , e durante dias tomando antihistamínico tudo estava ok ,mas no meio do tratamento ele comeu chocolate .e voltou toda a urticária ...o que fazer ?

    ResponderExcluir
  65. Lilian: nem sempre é o chocolate que causa a alergia, mas sim um componente ou aditivo contido no produto.Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  66. Ana: o seu relato sugere que possa ser uma alergia ao chocolate ou a um dos seus componentes. Mas, para afirmar, é necessário que seja feita uma análise criteriosa e feita pessoalmente. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. Olá, eu tenho alergia ao cacau, desde pequeno, porém, com o passar dos anos eu criei uma certa resistência...eu ingeria chocolate e logo depois aparecia o que chamou de "bolinhas" na pele e coceira junto com vermelhidão... Hoje eu já como e demora um certo tempo para aparecer esses sintomas, só costuma ser instantâneo quando o alimento tem alto teor de cacau.
    A médica diz que era pra sair no pulmão essas "bolinhas", mas graças a deus sai na pele, ao tomar ante alérgico, os sintomas reduzem até com o decorrer dos dias desaparecem

    ResponderExcluir
  68. É possível confirmar se é realmente uma alergia ao chocolate (cacau) através de testes (na pele e/ou no sangue) Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. Estou grávida de 12 semanas, e não estou comendo chocolate, pretendo ficar sem comer até depois da amamentação, (mesmo aendo viciada em chocolate kkk). É possível o bebê ter alergia por eu não consumir chocolate durante a gravidez?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde meu filho tem 3 anos depois de um tempo q vim perceber q so depois dele comer qualquer coisa q tenha chocolate ele começa com uma tosse seca q ele fica com a garganta enflamada e ai vem febre cansaço. E a peditra disse que e muito novo pra fazer exame de alergia será q ele tem mesmo alergia a chocolota?

    ResponderExcluir
  71. Carol: a alergia alimentar é imprevisível.Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  72. Recomendo que leve seu filho a um(a) alergista para que possa ser confirmado se é mesmo uma alergia ao chocolate através de uma avaliação clínica criteriosa e dos testes (na pele e/ou no sangue). Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  73. Desde que nasci lido com várias alergias, como sinusite, rinite e conjuntivite alérgica. Eu tinha sintomas muito parecidos com o da intolerância a lactose mas a médica sugeriu que fosse talvez uma intolerância à alguma outra substância. Depois disso eu parei de comer chocolate, pois comia muito frequentemente e tanto as minhas alergias quanto os sintomas melhoraram muito. Pode ser mesmo alguma alergia ou intolerância ao chocolate?

    ResponderExcluir
  74. Alanis: não há evidências científicas de que o chocolate seja causa de rinite, sinusite e conjuntivite. Contudo, não tenho condições para analisar seu caso baseado apenas no seu breve relato. É essencial fazer uma avaliação criteriosa e pessoalmente. A minha sugestão é que você procure atendimento com alergista para investigar seu caso, examinar pessoalmente e assim poder fazer um diagnóstico e indicar tratamento apropriado. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  75. E muiito Triste toda vez que ..Como Chocolate meus Braços,minhas pernas,minha Barriga até meu Bumbum enche de manchas Vermelhas com muita coçeira nas Mãos Nos Pes as Mancbas dos Pes e das Maos acabam cendo maa Clara... Mas So Apreçem A noite meus Pais e meu Namorado nn deixa eu comer nada que tem chocolate.. Ja tive diagnostico que talvez fosse uma Alergia

    ResponderExcluir
  76. Jheovanna: para confirmar se você tem alergia a chocolate, o melhor caminho é procurar um(a) médico(a) alergista para orientá-la de forma adequada e segura. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  77. Meu filho tem 1 ano e 3 meses, a primeira vez que dei chocolate a ele foi com 4 meses que causou uma assadura até mesmo em seus órgãos genitais que persistiu uns 5 dias.
    A segunda vez que dei a assadura novamente voltou mais um pouco pior que a primeira,pois,desta chegou a se formar algumas bolhas que vertiam água e demorou uns 10 dias pra curar.
    Passando alguns meses tentei novamente dar a ele chocolate que de novo comprovei que a assadura era só quando ele comia este alimento,mais desta vez o sintoma foi pior que das outras duas vezes,pois a assadura persistiu a mais dias e até hoje ele tem marcas das bolhas nas virilhas.
    Na escolinha deram a ele pra beber achocolatado, e de novo se repetiu o problema,pois só que desta vez as bolhas afetaram até nas cochas e a parte de traz das nádegas, isto significa que meu filho é alérgico a chocolate?

    ResponderExcluir
  78. Eu tenho 18 anos e acredito ter alguma alergia ao cacau. Antes quando eu era mais nova, 10 anos, sempre que eu comia chocolates mais fortes havia uma reação não muito demorada...eu ficava um pouco febril e minhas pálpebras ichavam bastante, o pior caso foi quando me deu dores fortissimas no rosto como se fosse sinusite e minha garganta inflamou demais, sempre na epoca de pascoa. Mas ha um pequeno detalhe, eu ja devia ter retirado as amidalas desde meus 4 anos... Ha algo haver com alergia? Ou é mais as amidalas? E qual a necessidade de retirar as amidalas? Obrigada por sua atencao.

    ResponderExcluir
  79. O chocolate, assim como outros alimentos, pode provocar reações variadas e nem sempre de causa alérgica. O diagnóstico não pode ser feito sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Não é possível afirmar pela internet se seu filho tem ou não uma alergia. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento com um(a) especialista em alergia para que seja orientada de forma adequada e segura para seu filho. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Não há uma relação direta entre amigdalites e alergia a chocolate. Para afirmar se há necessidade de cirurgia (amigdalectomia) é essencial conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que procure um(a) especialista em Alergia em sua cidade para orientar de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. Bom dia, tenho uma filha de 7 anos sempre tivemos o abito de depois do jantar comer chocolate a uma semana ele teve a pele toda cheia de placas vermelhão acompanhada de coceira, levamos ao hospital e ele disse que era alergia a chocolate gostaria de saber pode alguém comer sempre e de repente não poder mais?
    Qual especialidade que pode cuidar dela, não tem alergista aqui?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  82. Thais: a alergia não surge da primeira vez em que se ingere um alimento, mas sim com o passar do tempo. Por isso, a alergia surge com alimentos que a pessoa tem hábito em comer. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  83. Anônimo1/5/16 17:34

    Já fiz vários testes de alergia e em nenhum deles deu que eu tinha alergia ao cacau, por outro lado já deu que eu tenho alergia à nozes, algumas vezes deu alergia à amendoim/amêndoa, castanha do pará, castanha de caju, etc. Mesmo assim minha médica me proibiu de comer chocolate ou qualquer outro tipo de castanha, devo confiar nela ou procurar outro médico?

    ResponderExcluir
  84. minha filha fez o teste alérgico e foi diagnosticada com alergia a chocolate, porém, não são todos os tipos de chocolates que fazem mal a ela. vocês poderiam esclarecer o porque que algumas marcas fazem mal e outras não. Os chocolates usados para derreter são os que fazem mal.
    agradeço.

    ResponderExcluir
  85. Lino:a alergia nem sempre é ao chocolate (cacau) mas a outros componentes presentes no alimento. Por isso, o melhor caminho é levar sua filha a um(a) especialista e,m Alergia para que receba uma orientação adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia,

    ResponderExcluir
  86. O fato de sua médica proibir que coma chocolate e castanhas pode não estar relacionado à alergia, mas sim a outros tipos de reações que estes alimentos podem provocar em pessoas suscetíveis. Aconselho que exponha a ela sua dúvida e seus temores, para que possa ser eclarecido de forma adequada. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  87. Meu filho tem constantes "infecções " d garganta e febre q a pediatra disse q na verdade alergia, mas levei no alergologista q disse q não podia fazer o exame pra alimento pq ele é muito novo ainda, tem 7 anos, e desde q tirei o chocolate dele ele melhorou, mas há um mês eu comecei a dar o nesquik pra ele, e nesse tempo já é a segunda vez q ele fica ruim, será q pode ser d algum componente q tto o chocolate ou o nesquik pode ter?

    ResponderExcluir
  88. Patty: é pouco provável que um alimento seja a causa de amigdalites repetidas. Para fazer o diagnóstico é preciso examinar seu filho de forma criteriosa e pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  89. toda vez q como chocolate me da coceira, existe algum chocolate anti alergico?

    ResponderExcluir
  90. Meu filho foi diagnosticado com alergia a proteína do leite e ao cacau... Minha pergunta é. Não pode comer nenhum chocolate? Não teria um se quer?

    ResponderExcluir
  91. O fato de ter coceira após ingerir chocolate não fecha o diagnóstico de alergia ao chocolate, uma vez que outros fatores poderão provocar o sintoma. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar você e conduzir a investigação diagnóstica. Só assim será possível indicar uma alternativa segura para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  92. Se a alergia for confirmada ao cacau e à proteína do leite de vaca, é importante afastar a ingestão de chocolate. Para indicar alternativas, é preciso conhecer os dados clínicos do seu filho. Recomendo que solicite esta informação ao alergista que trata dele. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  93. Estou percebendo que toda vez que meu filho como algum derivado do chocolate ele começa a ficar com uma tosse seca.Tem algum exame que eu possa esta fazendo para saber realmente essa tosse está relacionado ao chocolate. Ele tem crises alérgica desde pequeno. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  94. Sempre q comia chocolate com uma porcentagem maior de cacau eu sentia falta de ar, vomitava, mas nunca tinha associado ao chocolate. Achava q passava mal por ter comido varias besteiras em festa. Um dia fui num rodizio e comi 3 pizzas de chocolate, passei mto mal, fiquei com falta de ar, tontura, cheguei a desmaiar duas vzs. Foi aí q minha mãe me disse que eu tinha alergia a cacau e q cheguei a fazer tratamento quando era pequena, ela disse q sempre q eu comia cacau minha boca inchava e eu tinha crise asmática. Ela chegou até a pensar q eu tinha asma, mas era crise alérgica, afetava minha respiração. Fiz o tratamento quando pequena, mas não me lembrava. Então fiz o exame de alergia novamente depois de grande e deu alergia a cacau nível 6. A alergista disse q eu até posso comer, mas pouco. Sei q qto menor o teor de cacau no chocolate pra mim é melhor, n ataca minha alergia. Mas evito, até pq apesar de um Nescau ou Nutella não atacarem minha alergia eles não são nada saudáveis. Agora um chocolate amargo apesar de saudável pra mim é um veneno.

    ResponderExcluir
  95. Sim. É possível realizar testes (na pele ou no sangue) para definir a alergia ao chocolate. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  96. Brenda: o melhor caminho para seu caso é evitar a ingestão de chocolate e derivados, uma vez que não há como fazer uma vacina específica. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  97. Sou alérgica a chocolate como as vezes pq eu fico inchada da um monte de carocinhos pelo meu corpo todo e coça muito oque fazer para evitar a caseira ?

    ResponderExcluir
  98. Boa noite. Se a alergia a chocolate for comprovada, é preciso evitar a ingestão deste alimento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  99. Meu filho tem 1 ano e 09 meses e toda vez q ele come chocolate, ele diminui a quantidade de vezes que faz xixi e a noite ele fica sem fazer xixi. Oque será ???

    ResponderExcluir
  100. O seu relato não sugere que seu filho tenha uma alergia a chocolate. Para confirmar, recomendo que procure um(a) alergista para orientar de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  101. Dias passados foi a páscoa,eu ganhei 2 ovos comi muito, até que dia 18, comecei a coçar o olho, ele ficou vermelho, começou a inchar de um lado e depois do outro fiquei igual um japones, coloquei colirio no olho e resolver, e também coloquei um pano de agua gelada no olho pra ajudar, o chocolate fez isso eu acho, quando eu piscava não doia nada, então fui ao médico ele disse que era alergia de algo ou alguma substancia, acho q é o chocolate certeza

    ResponderExcluir
  102. Le Boa tarde Pode ser que tenha sido o chocolate Mas muitas vezes o verdadeiro motivo pode passar despercebido. Por isso, é muito importante uma análise do seu histórico clínico de forma criteriosa para definir a causa. Gratos por seu depoimento ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Boa noite, meu filho há alguns meses por conta dos sintomas e alguns exames foi diagnosticado com alergia ao leite, passou quase 1 mês com diarreia precisou tomar soro fui ao gastropediatra e depois de algum tempo evitei o leite e ele ficou bem, porem nas comemoraçoes juninas ele voltou a adoecer da mesma forma mas só comeu diferente milho e amendoim, está tomando medicaçao direto, estou com muito medo. E hoje depois de 2 dias sem sintomas meu pai achou de dar 1 biscoito de chocolate a ele, quando cheguei ele estava todo se coçando e com febre. Minha pergunta é? Sempre que tiver uma reaçao alergica necessariamente terá febre?

    ResponderExcluir
  104. Boa tarde. Nem toda reação alérgica se acompanha de febre. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  105. A minha filha teve vômitos dor de cabeça dor de barriga e diarréia durante uma semana eu dei remédio para a dor mais não parou de doer aí eu levei ela no medico e a médica falou para parar de dar leite de vaca biscoito recheado e chocolate ao ela por enquanto

    ResponderExcluir
  106. Sandrina: boa tarde O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao alimento. Recomendo que entre em contato com a médica que está acompanhando o tratamento de sua filha e peça que a oriente. Avaliar pela internet, sem examiná-la, pode gerar erro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  107. Bruninha Que bom que o problema foi detectado e seu filho recuperou a saúde. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Antialérgicos ou Anti-histamínicos

Histamina é o nome da substância química mais famosa envolvida nas reações alérgicas. Quando a histamina é liberada, provoca dilatação e inchação dos vasos, bem como aumento secretivo e coceira. No caso da rinite, a presença da histamina ocasiona coceira, espirros, coriza e bloqueio nasal. Na urticária provoca placas avermelhadas com muita coceira na pele. Na alergia ocular, resulta em coceira, avermelhamento e irritação da conjuntiva dos olhos. Na dermatite atópica pode ajudar no controle da coceira, que é intensa e prejudica a pele, agravando a doença.
Desde a década de 30 observou-se que era possível aliviar os sintomas da alergia usando remédios que antagonizassem com a histamina. Mas, só na década de 40 foi lançado o 1º remédio anti-histamínico. Desde então, o conhecimento só fez crescer e hoje dispomos de muitos remédios com esta finalidade.
É importante lembrar que a histamina não é exclusiva da alergia pois participa também de outras doenças. Por isso, hoje existem anti-histamín…

Alergia a analgésicos e anti-inflamatórios

Você sempre usou aquele analgésico e nunca teve nada. Um belo dia toma e... incha tudo! 

É sempre uma surpresa, pois a alergia não surge da primeira vez e sim quando já se tomou aquele remédio por várias vezes.

Quer entender o que se passou? É um pouquinho complicado, mas vamos lá:


Analgésicos servem para aliviar a dor, mas a maioria também tem ação antitérmica e anti-inflamatória. A aspirina (ácido acetil salicílico ou AAS) foi o primeiro analgésico, inventado em 1800. A partir dela, foram sintetizadas outras substâncias como dipirona e os chamados anti-inflamatórios (diclofenaco, ibuprofeno, etc.). Portanto, todos derivam de uma mesma linha de família, sendo “parentes” e com ações semelhantes.
Para que se entenda porque os analgésicos provocam reações alérgicas, é preciso entender como agem: para combater a dor e a febre, estes medicamentos atuam inibindo uma enzima chamada COX 1 e impedindo a ação das substâncias provocadoras de dor, chamadas prostaglandinas.
O problema é que, ao …

Alérgicos podem tomar vacina da febre amarela?

O aumento do número de pessoas no Brasil com febre amarela trouxe à tona a necessidade do uso da vacina e com isso, surgiram algumas dúvidas.

A vacina é produzida pela FIOCRUZ com o vírus da febre amarela vivo e atenuado cultivado em ovos embrionados de galinha, obedecendo normas padronizadas da Organização Mundial da Saúde. É disponibilizada gratuitamente em postos de saúde e ocasionalmente em alguns aeroportos, terminais rodoviários e hospitais públicos.

Em 95% das pessoas o efeito protetor (imunidade) ocorre uma semana após a aplicação. Por isso, recomenda-se vacinar dez dias antes da viagem para que haja tempo para proteção efetiva contra a doença. Confere imunidade por 10 anos ou até mais, podendo ser utilizada a partir dos 9 meses de idade. É aplicada por via subcutânea no braço (região deltóidea).

Recomenda-se vacinar todos que residam ou viajem para zonas de risco como florestas e cerrados ou ainda, pessoas profissionalmente expostas ao vírus da febre amarela.
Efeitos colaterais A …