20 março 2011

Alergia a batons


Batons são amplamente utilizados na população, não só pelas mulheres como por homens, em especial em ambientes profissionais, onde muitas vezes é exigido o uso do cosmético.


A maioria das reações ocasionadas por batons é do tipo alergia de contato, localizada na área externa dos lábios, geralmente poupando a mucosa da boca. Em alguns casos, as lesões podem se espalhar pela face, na medida em que piora. Algumas pessoas usam o batom como blush em suas bochechas,ou mesmo como sombra em pálpebras, favorecendo com que a alergia surja em áreas inesperadas da face, confundindo o diagnóstico.


Principais Sensibilizantes

As substâncias que provocam a sensibilização são os corantes, perfumes, veículos e mais raramente, os excipientes. A eosina (tetrabromofluoresceína) é a substância que mais causa sensibilização.
Veículos: Lanolina, Cera de abelha, Cera de carnaúba, Óleo de castor, Óleo de mamona
Corantes: Eosina, Tartrazina, Carmin, Fluoresceína, Ponceau
Fragrâncias: Óleo de bergamota, óleo de lavanda, essência de rosas
Outras substâncias: Bronopol, Parabenos, Resorcina e até mesmo os metais contidos nos estojos devem ser levados em conta.


A alergia aos batons surge de forma inesperada mesmo em pessoas que já faziam uso do cosmético e não da primeira vez, como se pensa. Os lábios ficam irritados, coçam muito, ardem. Vermelhidão e inchaço podem ocorrer. Com o passar do tempo, a alergia pode se agravar ocasionando uma reação de eczema no local. 


O diagnóstico é feito pelo alergista analisando o histórico clínico e a rotina de maquiagerm da paciente. O exame clínico das lesões fundamenta a suspeita. A realização de testes de contato confirma a alergia e detecta as substâncias suspeitas.


O tratamento se baseia no afastamento do produto. A opção é o uso de batons hipoalergênicos, que não contém as mesmas substâncias, sendo bem aceitos pela maioria das consumidoras. Em geral, utilizam ingredientes vegetais, manteiga de Karitê e outras, sem as substâncias potencialmente alergênicas da maioria dos batons comuns. É importante ressaltar que o fato de um produto ser hipoalergênico não garante que não provocará alergia, mas a chance é bem menor.


Um caso famoso de alergia a cosméticos é a senadora Marina Silva, que dá uma dica interessante às alérgicas e vaidosas, que não abrem mão de um colorido nos lábios: raspas de beterraba aplicadas com pincel. E acrescenta: como a beterraba seca rápido, uma gota de óleo de coco dá um efeito “gloss” ao produto. Leia mais aqui.


Dicas
- Hidrate os lábios
- Evite passar a língua para umedecer o lábio, pois a saliva provoca ressecamento.
- O uso de filtro solar protege a pele dos lábios da exposição ao sol.
- Utilize sempre produtos de fonte confiável, com registro de aprovação pela Anvisa.
Leia outras dicas aqui.

164 Dê sua opinião:

d_gisch disse...

Olá
Toda vez que eu passo batons em segundos sinto uma irritação na garganta e se eu insistir em deixar o batom ele causa um dor na boca do estômago. Durante um bom tempo evitei usar batons, mas ano passado encontrei duas mascas que não me causaram essas reações. Porém ainda não faço idéia de qual substância causa esse grande desconforto. Gostaria de saber se já ouviram falar em reações como essa, pois para todos que eu relato agem com muita estranheza. Muito Obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A reação mais comum causada por batons é o eczema (ou dermatite de contato), que se localiza nos lábios ou nos locais onde houver contato com o produto. No seu caso, o seu relato não sugere que seja alergia. Poderia ser uma reação adversa resultante da deglutição de produtos contidos no batom. Mas, para emitir um parecer é essencial avaliar seu caso pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do RJ. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá!
Depois de usar um batom que comprei recentemente, percebi que as laterais de minha boca começaram a descamar e ficaram vermelhas na região...Isso pode ser um tipo de alergia ao produto??O que devo fazer para que pare a reação?Obrigada!!Aguardo resposta..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A reação que descreve pode ser causada por alergia ou pode ser decorrente de uma ação irritativa do batom em sua pele. Aconselho que procure um alergista. Sugiro que suspenda o uso do produto e faça compressas locais com soro fisiológico. Só fazendo o diagnóstico será possível orientar um tratamento apropriado. Gratos por sua visita.

Tâmara disse...

Olá, tenho 20 anos e sou super vaidosa, porém há uns 6 meses tenho trocado de batom e gloss constantemente. Sempre que os passo fico com os lábios ressecados, doloridos, ardidos, inchados.. =( Leva mais ou menos 5 dias para voltar ao normal. (fico passando bepantol e me ajuda muito) Será que tenho alergia a TODOS os tipos e TODAS as marcas? rs Já estou ficando desesperada, por favor, me ajudem! Devo procurar um médico mesmo? Grata!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Tâmara: não tenho condições para responder sua pergunta sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um alergista que fará o teste de contato e poderá orientar de forma adequada. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Tâmara disse...

Ok, muito obrigada pela atenção e eficiência, parabéns pelo trabalho de vocês. Adorei o blog! Abraço.

Anônimo disse...

ola! toda vez que passo um batons seja de qualquer marcar e olhar que eu experimentei todas.Meus lábios ficam ardidos,vermelhos,começam as vezes a inchar e com o tempo vão ficando roxos no local onde coloquei o produto e começam a ressecar isso é algum tipo de alergia.porem quando eu não passo o produto não sinto nada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que seja uma alergia. Mas, para afirmar se é do batom, é essencial avaliar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Aricha disse...

Toda vez que passo batom (liquido ou comum, apresento alergia nos labios (inchaço, bolinhas minusculas, prurido e ardencia), creio que seja mesmo alergia, até utilizo antialergicos mais fracos, o que nao dá resultado rapido, demora em media 1 semana pra desaparecer tudo. Preciso de uma indicação de batom hipoalergenico, em minha cidade não encontro.
Obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aricha: produtos hipoalergênicos tendem a causar menos alergia, mas não são isentos de riscos. O ideal é procurar um alergista, realizar os testes de contato, identificar a substância causadora e buscar produtos que não contenham esta substância.
Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

sabe, recentemente meus lábios começaram a ressecar e rachar, chegou até sangrar. No início, era só umas bolinhas e derrepente coçava, depois ressecou. Quando parei de usar o gloss e todos os meus batons parou. Cheguei a pensar que fosse herpes, mas foi só usar o baton de novo que amanheci com os lábios hiper-inchados, parece que até saindo uma secreção e ardendo muuuuito! Isso já tem um mês e estou usando mantega de cacau. Por favor Me ajude!!! bjos

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: não há como emitir um parecer ou indicar um tratamento através de um aconselhamento por e-mail, sem uma consulta médica realizada pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Olá! Com esse frio senti meus lábios muito ressecados, ai comprei um hidratante labial, LIP BALM da L Occitani. Passei o produto para dormir, quando acordei meus lábios estavam inchados e ardendo. Será que isso foi alguma reação de algum componente da fórmula?
Obrigada! e Parabéns pelo blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível que possa ter sido uma reação alérgica ao produto utilizado nos lábios, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Uma pessoa que adquiriu alergia ao batom depois de muito tempo, é possível um dia voltar usar batom sem ter reações?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O primeiro passo é descobrir qual foi a substância contida no batom que provocou a alergia. Depois, pode-se verificar se existe algum tipo de batom que não contenha esta substância. Por isso a orientação varia em cada paciente. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Ola!há alguns dias meus labios se ressecaram por causa do frio e começei usar manteiga de cacau porém não resolveu meu problema, acho até que piorou porque qdo passo ela começa a arder e tenho q tirar na hora chega até a adormecer, ta cheio de bolinhas vermelhas e inchados,estou usando pomada pois não consigo ficar um minuto sem nada nos labios, é possivel ter alergia da manteiga de cacau?que pomada posso usar diariamente no lugar da manteiga? Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível que a manteiga de cacau possa provocar alergia, mas para afirmar se é mesmo o seu caso, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar o tratamento e o tipo de pomada mais adequada para seu caso. Obedecemos as regras do Conselho de Medicina: não prescrevemos nem indicamos nomes de remédios, mesmo sob a forma de pomadas, sem uma consulta tradicional. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Então a mais ou menos umas duas semanas estou com uma alergia horrivel no lábio,arde e muito está vermelho em volta e saiu sangue,mais quem olha não tem nada,só está ardido de mais e se eu ficar sem usar manteiga de cacau,glos ou batom eu não aguento de dor.Rstou péssima,a noite quando acordo tenho que levantar e passar alguma coisa no lábio para poder voltar a dormir,e também pela manhã quando levanto se eu não ir direto pro banheiro molhar o lábio eu não consigo nem dizer bom dia pra ninguém,é horrivel...Por favor me ajudem o que pode ser isso?sendo que no ano passado nessa mema época deu em mim também mais logo passou,só que agora não passa...Obrigado!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pode ser que seja uma alergia, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

USEI UM BATOM E MEUS LABIOS ESTÃO QUEIMADOS O Q DEVO USAR

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aconselho que use apenas um hidratante labial suave e se não tiver melhora, procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

Alessandra Faria disse...

Olá!
Alguém já reclamou de uma sensação de "areia" nos lábios? Eu sempre usei batom e nunca fui alérgica a nada... mas ultimamente (aliás, desde que precisei fazer uso de 2 injeções de corticóide) vira e mexe tenho herpes, depois que sara, os lábios voltam ao normal, mas só por alguns dias porque depois ficam irritados e ásperos, ao passar um lábio no outro é como seu tivesse areia... Não sei o que é... e só poderei ir ao dermatologista em Dezembro (pois estou fora do Brasil). Se alguém tiver alguma pista... Agradeço!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alessandra: é preciso examinar para julgar a causa da sensação que descreve em seus lábios. O alergista poderá realizar testes para especificar a substância que causa o problema. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

ola...
faz tempo que constantemente meus labios ficam inchados,avermelhados e coça.Parei de usar o produto,e para voltar ao normal minha boca,tenho que passar bepantol.Mais faz uns 5 meses que estou nessa situação,e os batões que começei a usar,me dão alergia também,ea pomada bepantol não está mais surtindo efeito.Oque devo fazer para meus lábios melhorarem?Agradeço desde ja.

Anônimo disse...

Já ha um certo tempo que vinha sentindo ardência nos lábios todas as vezes que usava batom, parei de usar por um tempo e achando que se usasse outra marca não teria problema - Usei. Resultado foi as pressas para a emergência com os lábios superiores e inferiores superinchados, tal que eu mal podia falar, além disso minavam um líquido amarelado. Tomei 2 injeções de antialérgico (Corticoide + Fernegan) além do médico mandar usar em casa Polaramine e pomada triancinolona. Estou melhor, mas os lábios estão superressecados. Alergia é algo muito sério devemos ficar atentas aos primeiros sinais do nosso organismo.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível detectar o tipo de reação e a substância envolvida realizando os testes de contato com bateria padronizada de substâncias contactantes. Havendo necessidade, o alergista pode testar o próprio baton utilizado pela pessoa, a fim de buscar alternativas para uso. Gratos pelas visitas ao nosso blog.

aline j disse...

Olá! Já faz uns 2 meses que os meu lábios tem apresentado uma irritação muito estranha. No começo surgiu apenas uma coceirinha no lábio superior, eu achei que era herpes e depois alastrou pelos dois lábios inteiros. Meus lábios estão extremamente sensíveis, racham com facilidade e chega a ter um tipo de secreção, além de ficarem com manchas amarronzadas, eles conçam e ardem muito. Isso pode ser alergia a cosméticos??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alline: a possibilidade de ser uma alergia a cosméticos existe, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor caso more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

Su • disse...

Meu Deus pensei que era a única pessoa com esta alergia... Sempre usei batons, mas de há dois anos para cá deixam-me os lábios como que queimados e arde bastante. A única coisa que me ajuda a melhorar é a pomada bepanthene.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Su: é preciso buscar alternativas de batons que não provoquem alergia. O teste de contato pode auxiliar bastante nesta busca. O uso do creme melhora, mas é paliativo. É essencial trocar o batom por outro que não contenha a substância causafora da alergia. Gratos por sua visita.

aline ariane ALCAIDE disse...

usei o batom color trend vermelho cafe ,resultado minha boca esta enorme cada vez mais incha faz 3 dias eu não estou conseguindo nem tomar água ,nunca me aconteceu isso estou extremamente chocada de ver como minha boca esta

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aline: infelizmente a alergia aos batons pode ser intensa e provocar muito desconforto. O seu alergista orientará não só o tratamento para alívio mas também as medidas para evitar novos episódios. Gratos por sua visita.

milena disse...

Minha boca ta ferida bem abaixo dos meus labios o q eu faço ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Milena: é melhor procurar atendimento com alergista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado. Infelizmente não é possível diagnosticar e tratar através da internet, sem examinar seus lábios. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

COMPREI UM BATOM LINDO, MAS AO USA-LO MINHA BOCA ARDIA, DESCAMAVA E SENTI UMA ELEVAÇAO.
DE ACORDO C/ OS RELATOS E AVALIAÇOES ACIMA, AGORA TENHO CERTEZA Q FOI REAÇAO ALERGICA.
BJINHO P/ TODOS!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado por seu depoimento. O seu alergista poderá indicar uma opção de batom hipoalergênico.

Anônimo disse...

Eu sou alérgica a batom, descobri quando passei um da Avon e fui parar no Pronto Socorro com o rosto inteiro inchado. Os piores são os gloss, a reação é mais violenta. Cheguei a ficar com uma camada bastante escura de pele nos lábios, quase uma "casca". Manteiga de cacau também não posso chegar perto. Ganhei um gloss da L´oreal que não dá nenhuma alergia, da Alergoshop não deu certo. Dizem que os produtos da Clinique são bons e hipoalergênicos, mas são caros, comprar só pra testar se dá alergia seria bobeira...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Na verdade, a reação depende: do tipo de produto, mas também do tipo de sensibilidade de cada pessoa. Por isso, não existem produtos "antialérgicos" e sim produtos "hipoalergênicos". Cada pessoa é única e deve ser analisada de forma individual. Não há um produto que seja seguro para quialquer alérgico. O alergista faz os testes de contato para definir a substância causadora da alergia É importante ler cuidadosamente o rótulo antes de usar qualquer tipo de cosmético. Gratos pela visita.

Elenice Maria Folgiarini Perin disse...

Olá, tudo bem?
Eu tenho uma possível alergia a batons.
Os sinais e sintomas que apresento são os seguintes: coceira, pequenas pústulas de água (extremamente pequenas, invisíveis a olho nu), ressecamento; pequenas fissuras.
Estes são os sinais que após utilizar batons com cor eu apresento, nesta ordem.
Faz uns 6 anos que apresentei o 1º episódio de alergia, a partir daí comecei usar apenas gloss labial incolor, esses que utilizamos para proteção de ressecamento no período de inverno principalmente. Esse gloss labial incolor, e manteiga de cacau são os únicos batons que não dão alergia, os demais, em pequena ou grande escala causam essa alergia.
Se possível, através dos dados que repassei, me informe qual componente causa alergia para mim, se possível.
Agradeço muito.

Att- Elenice

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elenice: infelizmente não é possível atender sua solicitação. Para confirmar o diagnóstico de alergia ao batom e para apontar a substância envolvida na alergia, é preciso uma consulta médica e realizar testes de contato. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

Elenice Maria Folgiarini Perin disse...

Agradeço a atenção, e o encaminhamento indicado.

Anônimo disse...

Olá! Tenho uma menina de 3 anos, como toda menina, adora batom. Mas a minha princesa é alérgica a cacau e corantes. Qual o batom indicado para ela usar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é possível atender sua solicitação pela internet, sem conhecer os dados clínicos de sua filha de forma criteriosa - em especial numa criança pequena. Aconselho que peça esta orientação ao alergista que trata dela pois poderá examinar pessoalmente e orientar de forma segura e apropriada para seu caso, Gratos pela visita.

Aline. disse...

Olá Boa noite !
estou preocupada com meus lábios. de uma hora para outra comecei a sentir uma ardência e sensação de ressecamento, depois evolui para um inchaço e com a mesma ardência. já vai para a segunda semana. buscando na internet me deparei com o "angiodema". fiquei mais preocupada ainda. o que pode ser ? pretendo procurar um médico, o clínico geral já me pediu para procurar o dermatologista, é isso mesmo? me ajudem por favor. Obrigada !

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aline: compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para esclarecer seu questionamento examinar pessoalmente. Peço sua compreensão, mas a análise pela internet pode induzir a erros de diagnóstico e conduta. É aconselhável que procure um alergista. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Tudo sobre os famosos disse...

Olá! Estou com os lábios vermelhos e de vez em quando arde muito, ao redor da boca está meio roxo, isso está acontecendo a 2 dias! Eu ouvi falar que primeiro preciso descobrir qual foi a substância do batom que provocou a alergia, como descubro isto?
OBS: Sempre que passo manteiga de cacau da uma melhorada, mas passa uns minutinhos e volta, queria saber outros dicas de como da um jeito na alergia!
Por favor me ajude, principalmente porque estou morrendo de medo de inchar, ficar com feridas e eu ter que sair!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para definir se é uma alergia ao batom, é aconselhável que procure um alergista, que realizará uma análise clínica e complementará com o teste de contato. Caso você more no Rio, estaremos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Usei o Batom Lápis da Natura só para ver como ficava.. passei só contornando a boca, hoje amanheci com os lábios ardendo, ressecados e em algums cantos com um tom bem avermelhado como se estivesse queimado e doí muito, o que pode ser ?E o que uso? Por favor.Passei água gelada com um algodão aliviu o ardor mas não por muito tempo. (Nunca tive nenhum tipo de alérgia a batom ou gloss antes).

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser uma alergia a batons, mas não há como afirmar pela internet sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um médico alergista. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

blog da loorah disse...

Boa noite, nunca tive nenhum tipo de alergia. Porém de sexta pra cá meu lábio superior esta meio inchado e com aquela sensação de ressacado em cima. É diferente, quando mecho a boca sinto que ele esta cortando. A parte de baixo esta muito ressecada (o lábio inferior) estou tomando remédio de alergia, pois sexta comi demais e acredito que seja esse o real motivo. Estou passando manteiga de cacau mas não está resolvendo nada (muito menos o remédio).

Gostaria de uma ajuda pois estou preocupada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não posso ajudá-la pela internet, sem examinar pessoalmente. Os dados enviados em seu relato não são suficientes para fazer o diagnóstico. Aconselho que procure atendimento médico. Conto com sua compreensão e agradeço sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá boa tarde,
Nunca tive alergia. porem a um mês atrás estou com os lábios com sensação de areia , ardor, ums carocinhos minúsculos e coçam demais. não sei o que aconteceu se é alergia ou não. Porém é muito desagradável, passei no medico ele disse que talvez não é herpes pq herpes é mais localizada, e a minha irritação esta em todo o lábio. Gostaria de uma opinião!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não posso ajudá-la. O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para afirmear a causa, é essencial examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ . Gratos pela visita.

jessica alves disse...

oi,quando uso batons mate depois de um tempo meus labios ressecam e soltam as pelezinhas depois,e quando durmo com ele nos labios,até com protetor solar,brilho soltam umas,tipo um muco de dentro da minha boca no outro dia,porque sera?

jessica alves disse...

oi,quando uso batons mate depois de um tempo meus labios ressecam e soltam as pelezinhas depois,e quando durmo com ele nos labios,até com protetor solar,brilho soltam umas,tipo um muco de dentro da minha boca no outro dia,porque sera?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jessica: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas, não é possívelk fazer diagnóstico pela internet, sem examinar pessoalmente.
Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

Ola, apareceram umas micobolhas distribuidas uniformemente nos labios. Fiz uso de bepantol baby mas elas permanecem, ja é o quarto dia. Elas se assemelham a umas que ja surgiram por alergia ao meu gatinho de estimacao , porem agora estao permanecendo. O que sugerem? Pode ser alergia á batom? Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não é possível afirmar a causa das lesões que descreve pela internet. É essencial examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Muitíssimo obrigada

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de saber se essa alergia causa inchaço e pode levantar bolha? Pois toda vez que uso qualquer tipo de batom, se passa alguns dias e isso aparece, até pensei que poderia ser herpes, mas isso sempre ocorre quando uso batom! Achei muito coincidente.
Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A reação mais comum na alergia ao batom é eczema em lábios, embora possam também surgir bolhas, dependendo do tipo de reação que tenha ocorrido. Mas, para afirmar se as lesões que descreve resultam de uma alergia ao batom, é essencial examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anderson Silva disse...

Estava com lábios ressecados e a Dermato recomendou Bepantol Derma. Passei a noite e no dia seguinte amanheci com lábios inchados, com coceira/ardência no entorno. Pode ter sido alergia ao Bepantol? O que faço agora,não passo nada? Ou manteiga de cacau ajuda? O incômodo é horrível!! Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Anderson: o seu relato sugere que possa ter ocorrido alergia mas não há como afirmar pela internet sem examiná-lo pessoalmente. Você pode fazer compressas com soro fisiológico gelado para aliviar o incômodo, mas entre em contato com sua médica para que o diagnóstico seja feito e o tratamento adequado seja instituído. Gratos por sua visita..

Anônimo disse...

oi eu qeria saber pq meus labios ficam ressecados e coçam e tem umas bolhinhas bem pequenas ..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não deixa claro que possa ser uma alergia. Infelizmente não é possível opinar pela internet, sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá, eu nunca tive alergia a batom mas de uns 5 meses pra cá depois que comecei a usar os novos batons da AVON principalmente os vermelhos, meus lábios passaram a ficar ressecados e surgiram feridas nos cantos da boca. Desde então parei de usar qualquer tipo de batom e usei um creme que melhorou bastante, porém vez por outra as feridas querem voltar até mesmo quando uso gloos. Isso pode realmente ser alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Existe sim a possibilidade de patologia alérgica, porém peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Paulinha Nogueira disse...

Boa tarde, ultimamente tenho visto que meus lábios tem estado muiyo ressecados, descamando tanto que chegam a provocar feridas. O que pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Paulinha: sinto muito, mas não é possível fazer o diagnóstico das lesões que descreve pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

bom dia!
algumas semanas a traz fui ao medico, pois meus labios ardinham muito e sairam algumas bolinha vermelhas, o medico mim resseitou algum remedio dizendo que poderia ser erbes, usei toda a medicaçao que ele mim receito mais ao inves de melhora pioro começo a incha meu labios voltei no medico novamente, ela mim disse que nao poderia se erbes pois se fosse ja tinha estourado, entao mim paço uma encheção para alergia e um medicamento na feia,a sim melhoro , depois começei a usar baton normalmente ai percebi que meu labios começaram a corsa e da bolinhas vermelhas novamente o que faço mora em belo horizonte sera que podia mim indica alguma clinica ou medico que mim ajude a resolve esse problema.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em Belo Horizonte, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Oi boa tarde eu tenho uma mancha branca no em volta dos meus lábios mas ela e maior na parte de baixo éo dermatologista falou que isso e alergia eu estou com começando a ficar com vergonha porque cada dia que se passa ela fica maior como Fasso para ela sumi o mais rápido

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sinto muito, mas não é possível medicar uma lesão na pele sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Toda vez que uso qualquer tipo de baton ou glos surgem bequenas bolhas perto de minha boca,isso pode ser reação alérgica ao uso do batom???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O uso do baton pode realmente causar lesões ao redor da boca. Procure seu médico alergista para confirmação do caso e instituição do tratamento

Patrícia disse...

Bom dia,
Utilizei por dois dias Bepantol Derma na parte das pálpebras inferiores e elas incharam e encheu de bolinhas, ficou tudo meio "crespo".
O que posso fazer?
Já tomei fenergan e to tomando loratadina...Não sei o que me incomoda mais, se o inchaço ou as bolinhas, que deixam aspecto áspero justo na volta dos olhos, parecendo enrugado...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Patríciia: não é possível opinar pela internet sobre as lesões que descreve É essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Boa noite,
por volta de uns tres meses tenho sentido meus labios arderem, quando estico percebi varias bolinhas brancas nos labios inferiores e percebi uma roxa.
Meus labios ardem, queima
sera alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa das lesões em seu lábios sem examinar pessoalmente Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Faço uso do roacutan há duas semanas. já sentia minha boca bastante ressecada. porém, há dois dias começou a aparecer uns carocinhos nos lábios, começaram a ficar bastante vermelho , ardem bastante e estão mega sensíveis. O problema é que não sei se isso é uma reaão normal do remédio ou uma reação alégica ao lipbalm de menta que eu estava usando.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não deixa claro que seja uma alergia. E, para afirmar, é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Dani Santos disse...

Olá, me chamo Daniela e tenho 20 anos. Recentemente apareceu em meu lábio inferior algumas bolinhas quase invisíveis e ásperas que não doem, nem cocam nem incomodam só as sinto quando passo a língua. E marcam todos os meus batons. O que pode ser? Desde já agradeço a atenção!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Daniela: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Nanda Reis disse...

Bom dia ! Comprei um batom comum dias atras e estou usando ele .. porém tem 2 dias que suspendi o uso pq notei um certo encomodo , tipo areia no labio superior ... sera algum tipo de alergia ? OBS ( Só o superior e cossa )

Anônimo disse...

Gostaria de saber se a alergia ao baton tem como da edema de glote? Obrigada pela atenção.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nanda: O seu relato não deixa claro que seja uma alergia. Mas é poreciso examinar para afirmar. Sugiro que procure um(a) alergista para orientá-la. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A alergia ao batom resulta de uma dermatite de contato, cujo mecanismo envolve a participação de células chamadas linfócitos. Edema na glote tem mecanismo imunológico diferente (envolve a imunoglobulina E) e não está relacionada com a alergia ao batom. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá,
bom dia.Meu nome é Vanessa tenho 16 anos,costumo usar batom quase que diariamente..e há dois dias atrás usei um batom de marca popular e acordei com os lábios enchados e ao redor da boca rocheados..o que devo fazer ..me ajudem..agradeço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Vanessa, boa noite. Primeira coisa a fazer é procurar atendimento médico, se possível, de um(a) alergista ou dermatologista, pois ver a lesão nos ajuda muito no diagnóstico. Posteriormente, investigar a causa. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia

Nara Barros disse...

Olá, tenho 20 anos e adoro batons principalmente os vermelhos e as vezes uso o baton da minha irmã, de uns tempoa pra cá, meus labios começaram a criar umas bolhas muito doloridas, e depois que as bolhas sararam, meus labios ficaram enchados com uma lista vermelha e doi quando como algo, gostaria de saber se isso tem haver com o baton! Estou desesperada com isso! Pfvr me deêm uma resposta .. bjs 😘

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nara: sinto muito, mas não é possível afirmar se é uma alergia ao batom sem examinar você pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

Anônimo disse...

Bom dia, meu lábio não dói quando passo baton, não fica vermelho, não sinto nada.
Mas do lado e em baixo cria casquinhas e a pele está bem escura, como não moro no Rio de Janeiro queria saber se é do baton esse resseca mento e porque está tão escuro, obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite. Lesões de dermatite de contato podem ocorrer por reação alérgica ou irritativa, e cada local do corpo pode reagir de uma forma. Lesões de pele não são possíveis de serem tratadas sem serem examinadas. Sugiro que procure um(a) alergista, para que você possa ser examinada. Obrigado pela visita.

bruno massuda disse...

ola gostaria de saber se uma mulher fica muito tempo sem usar batom e depois de um tempo volta a fazer uso do mesmo isso pode ocasionar em uma alergia.

Anônimo disse...

Passei um batom da mary kay e do nada apareceu duas bolinhas do lado da minha boca e parece q saiu um negócio amarelo e ela arde um pouco qnd estico a boca e oq eu faço para isso sair ?

Anônimo disse...

Onde posso achar batons hipoalergênicos?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bruno: se uma pessoa tem dermatite de contato a um produto contido no batom, mas volta a utilizar um outro cosmético que contenha a mesma substância, repetirá a alergia. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Produtos e cosméticos hipoalergênicos podem ser adquiridos em sites especializados como: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.alergoshop.com.br) ou Alergocenter (www.allergocenter.com.br). Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

sempre que passo batom fico com o queixo irritado da coceira nos lábios essa semana passei e pioro o que chega feriu o que posso passar para ameninar e que tipo de batom posso usar

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa tarde. Não há como orientarmos ou medicarmos sem examiná-la, ainda mais tratando-se de lesões na pele e lábios. Procure um especialista para resolver seu problema. Obrigado pela visita.

Ana Clara Pereira De Oliveira disse...

Olá, há pouco tempo comecei a apresentar uns problemas na boca, normalmente a noite meu lábio inferior começa apresentar umas manchas vermelhas, e logo sinto minha língua ficar grossa, então quando acordo minha boca esta inchada, e logo depois volta ao normal mas começa a criar bolhas que coçam muito, entao toda pele ao redor da boca começa a despelar e os lábios racham… estou muito assustada, antes de ir ao médico gostaria de ter uma informação do que pode ser, se Você puder me ajudar eu agradeço muito! Obrigada desde já.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana Clara: Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa dos seus sintomas sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Ola carissimo, estou desesperada pq sou negra preta e meus labios a alguns meses comecou a perder a pigmentacao ficando totalmente vermelha arde muito e todos os dias descama por vezes faz feridas. N sei o q fazer n consigo sair pq morro de vergonha da minha boca. Ajudem por favor

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não deixa claro que seja uma alergia ao batom. E, para afirmar, é essencial examinar pessoalmente. Por isso, aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de consulta. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá, seguidamente tenho alergia na parte superior da boca em apenas um lado só e é sempre no mesmo lado! Fica vermelho, inchado e coça muito. A região do lábio fica bem sensível e dependendo do que eu como, as vezes "queima" o lábio. Será que pode ser alergia a algum batom?

Anônimo disse...

Boa noite,eu tenho alergia a batom pois sempre que uso eu vejo pequenas bolinhas na boca e se eu nao tomar um antialergico fico com a boca inchada eu gostaria de saber o porque pois eu sempre usei e nunca tive esse problema agora so estou usando manteiga de cacau !poderia me ajudar a saber porque me deu essa alergia !

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não deixa claro que seja uma alergia ao batom. E, para afirmar, é essencial examinar pessoalmente. Por isso, aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de consulta. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para confirmar o diagnóstico e para saber o porque de sua alergia ao batom é aconselhável que procure um alergista. Infelizmente não é possível avaliar pela internet, sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examinar as "bolinhas" que descreve em seu relato ompreendo sua preocupação, mas não tenho condições para ajudá-la sem examinar seu filho pessoalmente. Além disso, é essencial conhecer também os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Rosangela Guimaraes disse...

Boa tarde,preciso de ajuda sou de São Paulo,a 1 mês usei um batom e lábios começaram a coçar e fez bolinhas adorará está escuro o que eu faço me ajuda

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rosangela: sinto muito, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Esther Coelho disse...

Boa Noite,meus lábios estão coçando,ardendo,sensação de areia,queimação e inchaço,a 3 anos tive uma destas crises,foi pesquisado e nada descoberto,pensamos em ser herpes labial mas não teve bolhas e nenhuma lesão característica,da 1° vez usei manteiga de cacau a crise passou em cinco dias,desta vez usei manteiga de cacau outra vez porem meus lábios ficaram muito inchados,então resolvemos usar bepantol hidratante,que não aliviou muito o que realmente esta ajudando é compressas de gelo,estou preocupada pois não descobre o que é,os intervalos são longos cerca de 3 anos por crise,o que vcs acham que pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Esther Coelho: o seu relato não deixa claro que seja uma alergia ao batom. E, para afirmar, é essencial examinar pessoalmente. Por isso, aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de consulta. caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe está ao seu dispor. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá, faço uso constante de batom, e quando paro de usar por uns dias, ou utilizo pouco, meus lábios começam a descamar, arder, irritar... o que pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que possa ser uma alergia ao batom. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

lorraine disse...

Oi fui depilar meu busto e ao redor da minha boca ta da duendo e ardendo e descamando,os meus olhos também estão inchados o que pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lorraine: o seu relato sugere que possa ter ocorrido uma alergia no local da aplicação do produto para depilar o buço.Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

tainah matos disse...

Olá, percebi que posso possivelmente estar com alergia a hidratantes labiais (lip balm, manteiga de cacau), meus lábios estão muito ressecados e não sei o que passar. Também sou alérgica a cortecoide que tem na pomada bepantol. Tem alguma coisa que eu possa passar, ou fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Tainah: O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Bepantol contém Dexpantenol (Vitamina B5 - solução a 5%) e não contém corticóide. Aconselho que procure um(a) alergista para orientá-la adequadamente.Obrigadop pela visita ao Blog da Alergia

Baba disse...

Eu nao tenho problemas com a pele dos labios mas em volta dos labios arde coça e fica resecado sofro a muitos anos com esse problema e o estomago também arde muito

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Baba: a reação em torno dos lábios pode ser causada por fatores variados, como por exemplo esmalte de unhas. Nem sempre o batom está envolvido na causa do problema.Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Unknown disse...

Passei batom líquido da riscoti e surgiram manchinhas pretas nos labios... Pode ser alergia? Não houve coceira. grata...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que possa ser uma alergia ao batom líquido. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

renan disse...

ola me chamo Renan
já sofro de varias alergia dês de criança
a uns 6 meses meus lábios começaram a ressecar,coçar,arder geralmente quando beijo minha esposa piora passo bepantol pra amenizar mais não resolve qual remédio você me indica ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Renan: O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

Carol Souza disse...

Você melhorou? Estou com o mesmo problema há três meses.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Carol: a sua pergunta ficou incompleta. Por favor, escreva novamente ou envie um e-mail para: blogdalergia@gmail.com Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá! Me chamo Maia.
O tempo acaba deixando meus lábios secos e acabo passando qualquer batom que encontro. Ultimamente tenho sentido a sensação de que tem areia na minha boca, pode ser alergia? Se eu suspender o uso de determinado batom, minha boca pode voltar ao normal?
Desde já, obrigada!
P.S.: Parabéns pelo blog

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maia: o seu relato não sugere que seja uma reação alérgica (imunológica). Mas, não é possível afirmar sem examinar pessoalmente. Se as lesões são persistentes, você deve procurar atendimento médico na forma de uma consulta tradicional,realizada pessoalmente. Agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário.

Juliana disse...

Há cerca de 03 meses meus lábios começaram a inchar e uma alergia no rosto todo, deixei de usar todos os produtos no rosto, daí percebi que os labios estavam inchando ardendo e coçando devido ao uso de Batons, especificamente da linha intense do Boticário. Deixei de usar o baton! Bom então, passei a usar batons hipoalergenicos e bepantou derma para ver se tratava desse ressecamento que esta nos meus lábios, porém a coceira e queimação continuava. Deixei de usar o bepantou comprei só um hidratante labial da sun.max, mas nada adiantou não sei mais o que usar para acabar com essa coceira nos meus lábios e acabar com o ressecamento!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Juliana: está indicada a realização de um teste de contato para confirmar a alergia e identificar a substância causadora do problema. Obrigado pela sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Bom dia, me chamo Maria Clara tenho 16 anos, tenho alergia a batom meus lábios incham e fica cortados, gostaria de saber se batons adesivos pode fazer mal?
Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria Clara: quando se fala em alergia a batom, é importante definir qual o tipo de alergia e qual a substância causadora da alergia, para que se possa orientar de forma personalizada e segura. Por isso, sugiro que exponha a dúvida ao alergista que a examinou e conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais adequada para orientá-la. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Unknown disse...

Bom dia, no dia anterior eu usei um batom que eu amei a cor, usei pela parte da tarde, e não ocorreu nada, ai logo de noite usei novamente, hoje quando eu acordei estava com os lábios inchados e umas pequenas bolhas no lábio superior, eu imaginei que fosse o batom ai fui olhar e ele estava vencido (detalhe que eu comprei ele nessa mesma semana) então a alergia pode ter sido por ele estar vencido não é ? estou com medo de usar outro batom e ficar com alergia de novo! e no caso se for alergia mesmo ela pode passar para outra pessoa através de contato? desde já agradeço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível que tenha ocorrido uma alergia ao batom, mas não é possível afirmar ou fazer diagnóstico pela internet sem examinar você pessoalmente. Aconselho que procure um(a) alergista para orientar de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Unknown disse...

Eu estou com um problema nos meus lábios e ja fiz de tudo e não deu certo.
Fica avermelhado ao redor tipo que nem passou batom e isso me incomoda teve uma vez que o labio superior inchou bastante fica meio azul os labios. Por favor me deem uma resposta. Obrigado!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia ao batom. Contudo, não é possível avaliar seu caso pela internet, baseado apenas nos dados enviados. É preciso conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e examinar pessoalmente. Aconselho que procure um(a) alergista, para que seja orientada de forma adequada e segura. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Jane disse...

Adorei o post… sou alergica a baton e nunca procurei ler nada sobre o assunto.
Depois de 10 anos sem usar baton, mesmo os hipoalergênicos me dão alergia, achei um que vende nos EUA que não me da alergia. É até estranho me olhar no espelho...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jane: é muito bom saber disso!Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá, faz 3 meses que estou com alergia nos lábios, coça muito, incha e ficam avermelhados, principalmente a parte superior... fiz alguns testes com batom, manteiga de cacau e gloss, e os três me deixaram ruim, daí procurei um dermatologista que me receitou usar a pomada e o regenerador labial bepantol, porém , não há resultado de melhora, sem falar que toda vez que almoço ou janto, arde muito, incha e coça... O que devo fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não deixa claro que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao médico e peça nova avaliação. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Libertários.Oficial disse...

Bom dia. A uns dois dias comecei a sentir no meu labio inferior uma aspereza, uma sensação de areia , e percebi varias bolinhas que sao dificilmente visíveis. Não arde ou coça, nem nada. E no labio superior a pele continua normal. Uso batom a muito tempo será q pode ser isso alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Libertarios: é pouco provável que seja uma alergia, uma vez que não coça. Para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um dermatologista. Se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Sol Almeida disse...

Boa tarde. A pediatra da minha filha de 4anos receitou 15 dias de Allegra e 1 jato por dia de Avamys por 2 meses. Gostaria de saber se posso substituí-lo por Noex, pois tenho três frascos em casa que ganhei.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sol: embora os dois medicamentos sejam corticóides, cada um tem composição, propriedades e potências diferentes. A escolha de um ou de outro depende de cada caso, idade, tipo e gravidade da alergia. Sugiro que peça esta orientação à médica que trata de sua filha pous conhece os seus dados clínicos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

Gabii Freire' disse...

Ola...

Sempre costumo utilizar gloss e batons nos labios.
sempre que eu passo batom, meus labios ficam ressecados, chegam a rachar e sangrar; já quando eu passo gloss, minha boca adormece e fica quente.
Pode ser considerado algum tipo de alergia ?

- Gabriela.

Virginia disse...

Olá
Sinto uma sensacao de areia nos lábios e pinica um pouco um dos lados ficou dormente, reação ao batom causa esses sintomas?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Virgínia: os dados enviados em seu relato não sugerem que possa ser uma alergia ao batom, mas não é possível fazer diagnóstico sem examinar você pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que seja feito o diagnóstico e indicado tratamento adequado. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gabriela: a reação labial que descreve com uso do gloss não deixa claro que seja uma reação alérgica (imunológica). recomendo que procure atendimento com alergista, mas feita pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá,toda vez que passo batom e sem querer passo a língua,meu estômago dói muito, o que pode ser ? Lembrando que tenho gastrite.obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que possa ser uma alergia ao batom. Sugiro que fale com seu gastro. Se for o caso, ele encaminhará a um(a) alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

OLA, BOM DIA, SEMPRE USEI BATONS DE TODAS AS MARCAS, POREM DE UNS 2 MESES PARA CA, ESTOU FICANDO COM OS LABIOS INCHADOS, VERMELHOS, COM COCEIRAS, RESSECAMENTO E ARDENCIA. SERA QUE SOU ALERGICA AGORA? VOU TESTAR O BATOM MACK B MINERAL DA OBOTICARIO, POR ENQUANTO ESTOU TOMANDO POLARAMINE COMPRIMIDO DE 8 EM 8 H E PASSANDO NOS LABIOS PROTETOR LABIAL DA NIVEA. ESTOU COM TRATAMENTO CORRETO? POR FAVOR! ME AJUDEM

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A conduta adequada é realizar um teste de contato com alergista para confirmar se é uma alergia e para identificar qual a substância que está provocando a reação. O uso do antialérgico (Polaramine) não impede o agravamento da reação. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá! Envolta dos meus lábios está vermelho e ardendo constantemente, bem no cantinho da boca onde o lábios superior e o inferior se encontram está reciclado e descamando, meus lábios também estão rececados. A ardência não era constante até algumas horas atrás... Faz cerca de uma semana que estou assim, no começo era só o rececamento depois a vermelhidão e agora a ardência. Utilizei um bato diferente e meio velho. Isso é uma alergia? O que posso fazer pra melhorar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia. O seu relato não deixa claro que possa ser um caso de alergia. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista em sua cidade. Gratos por sua visita ao nosso blog.

iza artes disse...

Ola, tive uma inchação na gengiva e usei trss medicamentos, a amoxilina e um resfrenol ( por causa da gripe) e dipirona por causa da dor, so uso batom qdo saio e nesse dia usei um baton da marca Eudora q ainda nao tinha usado ele e o q estao usando agora ( matte ou Ultramatte) o problema e q meus labios ficaram vermelhos escuros meio arroxeados, ressecados e como se tivesse cheios de areias nada que eu resolve, seria alergia ao batom ou ao medicamento? o que devo usar, nao aguento mais essa sensação horrivel

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Iza Boa noite. Boa noite. Sinto muito, mas para opinar sobre seu caso, só examinando pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro e confundir, ao invés de ajudar. Recomendo atendimento médico tradicional, na forma de uma consulta pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

tenho algumas micro bolhas na parte superior dos lábios a alguns anos. mas nuca desapareceram tambem não usei nenhuma pomada. pode ser doença sexualmente transmissível.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Boa Noite. Já a alguns anos percebi que tenho reações a batons. Sempre que uso meus lábios tenho uma sensação dos lábios queimando, eles ficam com marcas escuras, nasce uma forma de casca criada e da uma sensação de dormencia.
É demora semanas para desaparecer, uso só manteiga de cacau e com o tempo melhora. Agora para piorar estou com uma marca clara ao redor da boca, mais acentuada na parte superior. Também coça e arde até quando passo manteiga de cacau. Está dando muito contraste já que minha pele é negra e a mancha é clara e isso aconteceu após uso do Baton e exposição ao sol. Será que foi o Baton? Mas essa mancha não é na boca e sim na pele superior acima da boca. Estou preocupada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não deixa claro que seja uma alergia ao batom. Mas para afirmar, é preciso examinar você pessoalmente, além de analisar os dados de história clínica de forma criteriosa. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia

apaulent disse...

Sinto essa sensação na garganta tbm. É horrível!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Apaulent Boa tarde Não entendi sua dúvida. Por favor escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) para que possamos orientá-la. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...