02 janeiro 2011

Vacina sub lingual para tratar a rinite alérgica nas crianças


A rinite alérgica é uma doença que acomete adultos e crianças. Calcula-se que cerca de 40% da população mundial seja portadora desta doença . Os sintomas se confundem com gripes e resfriados - espirros, coriza, congestão e coceira no nariz, olhos, ouvidos e gargantas.

A rinite alérgica é muitas vezes pouco valorizada tanto por médicos como pelos próprios pacientes (ou por seus responsáveis no caso das crianças). Mas a realidade é outra!

A repetição dos sintomas nasais se deve à inflamação persistente da mucosa nasal. Com o passar do tempo, esta inflamação atinge outros setores, gerando problemas: em olhos (conjuntivite) nos seios da face (sinusite), em ouvidos (otites), na garganta (amigdalites, faringites, laringites), nos pulmões (tosse, asma, bronquite). Além disso os sintomas da rinite perturbam o sono, o apetite, influenciam no humor, prejudicam as atividades diárias e interferem na qualidade de vida, seja na criança como no adulto.

Por isso, tratar a rinite é fundamental. E, tratar não se limita a tomar remédios. O tratamento da rinite engloba: 
1) controle dos fatores ambientais, em especial dos ácaros da poeira. 
2) pesquisa e controle dos fatores agravantes da doença (variam em cada pessoa) 
3) uso de medicamentos, seja nas crises, seja para controle e prevenção das crises e, 
4) imunoterapia específica (vacina para alergia). 

É fato comprovado que o uso das vacinas ou imunoterapia específica tem grande valor no tratamento pois controla a doença, reduz seus sintomas e diminui a necessidade de uso de  remédios. Mas uma grande dificuldade é o fato de ser injetável, com doses aplicadas por injetões subcutâneas, repetidas por tempo prolongado, dificultando a aceitação do tratamento pelo paciente, em especial no caso de crianças.

O uso da imunoterapia sublingual vem preencher esta lacuna. Contudo, haviam dúvidas sobre sua eficácia e segurança. Estudo recente de revisão de trabalhos científicos mostrou que a imunoterapia administrada en forma de gotas sob a língua é uma forma segura e eficaz para tratar a rinite alérgica.

Os autores realizaram uma revisão de 60 trabalhos que comparavam o tratamento ao placebo. Concluiram que a imunoterapia sublingual é capaz de reduzir os sintomas de Rinite alérgica bem como diminui o uso de remédios. Além disso, foi baixa e quase inexistente a ocorrência de reações anafiláticas, quando comparada com placebo.  Os resultados confirmam que o tratamento é eficaz e que tem muitos poucos efeitos secundários adversos.

Conclusão: a imunoterapia sub lingual é portanto um método alternativo eficaz para tratar a alergia em crianças, com mais conforto em comparação às injeções subcutâneas.
Fonte: Cochrane Database Syst Rev. Published online December 8, 2010.

60 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

minha filha tem renite alérgica, ta cansada de tomar xarope e não tem resultado algum, achei muito interessante esse tratamento imunoterapia sub lingual, qual o médico que eu procuro para tentar essa terapia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Procure um alergista para orientar o tratamento de sua filha. Para encontrar um especialista, consulte o setor “Localize um Especialista” no site da ASBAI: www.sbai.org.br Basta clicar no campo referente ao Estado e depois na cidade e abrirá uma lista de nomes de médicos portadores de título de especialista em Alergia na localidade escolhida.Escreva para nosso e-mail e enviaremos para você uma cópia em PDF do meu livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Qual a eficácia deste tratamento? Vacina sub lingual? Ele é 100%?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nenhum tratamento tem eficácia 100%.A vacina sub lingual é eficaz no tratamento das alergias respiratórias em alguns casos, em especial nas crianças pequenas. Mas estudos mostram superioridade das vacinas injetáveis. A vantagem é o conforto e a menor ocorrencia de efeitos adversos. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

O efeito e definitivo ou tem um prazo para os sintomas voltarem?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A alergia não tem cura definitiva. A imunoterapia (vacina para alergia) seja sublingual ou injetável, controla a doença, evita os sintomas e proporciona uma vida normal às crianças alérgicas. Agradecemos sua visita.

ValReis disse...

Olá, minha filha começou com a vacina sublingual, pois ela faz um escandalo para tomar injenção, a médica disse que a ambas tem o mesmo resultado e o mesmo valor. Peguei com ela um frasco da fase 1 de 8ml, que pelo orientação dela duraria por 2 meses, pingando 6 gotinhas por dia, mas acho que não vai dar nem para um mês, é isso mesmo? alergenos de blomia tropicalis 40% + dermat. pteronyssinus 60% diluição: 1:10.000. Grata

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Valreis: a imunoterapia sublingual é uma opção válida para crianças pequenas que não aceitam as aplicações injetáveis repetidas por tempo longo. Quanto à quantidade da medicação no frasco e ao valor, naõ tenho condições para avaliar baseado apenas nos dados enviados em seu breve relato. Aconselho que peça esta orientação à médica alergista que acompanha sua filha. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Minha filha de 3 anos iniciou o tratamento com o sublingual, porém apareceram muitas feridas como se fossem aftas na lingua. Será uma reação da vacina? Isso é comum?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não tenho condições para afirmar a causa sem examinar sua filha pessoalmente. Não é comum que a vacina sublingual provoque tais reações. Aconselho que entre em contato com o alergista que trata de sua filha. Gratos pela visita.

Madison Maximiliano disse...

Pesquisava pela net a respeito de infertilidade e deparei com um texto afirmando que glicocorticóides nasais de uso prolongado podem prejudicar o eixo hipotálamo-hipófise, o que causaria esta dificuldade em reprodução de certa forma, uso cloridrato de oximetazolina a pelo menos 10 anos continuo, por isso recorri aos senhores para sanarem algumas dúvidas a este respeito: Esta droga é um glicocorticóide?? Ela tem o poder de prejudicar este eixo realmente?? Ela poderia ser a causadora desta minha infertilidade, visto que tenho baixa em testosterona, fsh e lh, também baixa contagem de espermatozoide e motilidade péssima ... e sendo positivo, com qual remédio poderei substituir este, visto que minhas vias e fecham constantemente??? desde já agradeço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Madison: os medicamentos contendo corticóides para uso sob forma de sprays nasais são formulados de forma especial, em doses mínimas (microgramas)e por isso atuam diretamente na mucosa nasal com minimos efeitos sistêmicos. Fique tranquilo, pois estes medicamentos não causam infertilidade. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

ola me chamo natalia tenho 27 anos e tenho crises de reniti praticamente todos os dias, o remedio polaramine ja nao faz mais efeito no meu organismo, gostaria de saber como faço pra encontrar essa vacina , pois assisti uma reportagem ontem no globo reporter e tomei conhecimento dessa vacina, moro em sao jose dos campos-SP e gostaria de saber se consigo tratamento pelo SUS.. obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Natalia: não conheço sua cidade e não sei informar. Aconselho que entre no site da ASBAI (www.sbai.org.br) onde poderá obter informações e localizar os setores de tratamento em sua cidade. Gratos pela visita.

Fatima disse...

Olá... meu filho tem 2 anos e 7 meses e tem uma rinite alergica incuravel(não é exagero), pois vive com nariz entupido,coça os olhos e tosse, ele faz acompanhamento com uma otorrino e ela tá com suspeita do leite, pois mesmo com medicamento seus sintomas não aliviam e gostaria de saber se a sua rinite pode estar associada ao leite e se o tratamento com vacina subi lingual e homeopatia podem me ajudar ou evitar o contato com o alergeno é a melhor solução

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fatima: na idade do seu filho é rara que a rinite alérgica seja causada apenas pelo leite. Aconselho que o leve a um alergista para que possa receber tratamento apropriado. Gratos pela visita

Anônimo disse...

Meu irmão tem oito anos e sofre muito com alergia respiratória, poeira etc...., estamos pensando em trata-lo com a vacina sub a lingua... quais são os pós e contras desse tratamento?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

o método de tratamento das doenças alérgicas sublinguais teve grande desenvolvimento em estudos e pesquisas nos ultimos anos. A grande vantagem é sua segurança e o fato de não necessitar injeções repetidas. Contudo, o tempo de tratamento é londo, do mesmo modo que as vacinas injetáveis. A eficácia do tratamento também melhorou bastante, mas é importante utilizar vacinas padronizadas científicamente, evitando as vacinas "de estoque" vendidas em farmácias e drogarias. Agradecemos siua visita

Anônimo disse...

Olá, tenho uma filha de 3 anos que tem frequentemente crises de asma com baixa de saturação (já chegou a saturar 79 na UTI) a levei ao alergologista que passou alguns exames onde o igg/igm não sei ao certo deu 1538,00 super alto um médico indicou vacinas sublinguais que custam 260,00 mês fiquei de analisar e nesse decorrer levei-a a outro alergologista que receitou Singulair Baby 5 mg que custa em torno de 180,00 mês. Fiquei na duvida. Qual a diferença entres os dois medicamentos, relação de beneficio/risco, eficacia e de que forma os dois atuam no organismo? Grata, aguardo.
Priscila-Recife

Anônimo disse...

QUERIA SABER SE POSSO COMPRAR A VACINA NESTA CLINICA, POIS NA MINHA CIDADE E MUITO CARO.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A Clínica de Alergia da PGRJ é uma clínica especializada em atender os pacientes com Alergia e, para isso, utilizamos, entre outros recursos, a Imunoterapia com vacinas para dessensibilização alérgica. Essas vacinas são diluídas em nosso serviço de acordo com a necessidade de nossos pacientes e a indicação dos médicos de nossa equipe. São para uso exclusivo de nossos pacientes, atendidos pelos médicos de nossa equipe. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Priscila: não tenho condiões para opinar especificamente sobre o caso de sua filha sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Vale ressaltar que os 2 tratamentos são bastante diferentes. A imunoterapia (vacina para alergia) é um tratamento a longo prazo que tem o objetivo de controlar (modular) o processo alérgico de forma a modificar a história natural da asma e da rinite alérgica, evitando as crises e controlando a doença a longo prazo. Singulair é uma medicação que atua combatento os leucotrienos,que são substâncias que participam do processo inflamatório de alguns tipos de asma e rinite. Seria preciso examinar pessoalmente para poder opinar sobre a conduta mais apropriada para sua filha. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita;

Anônimo disse...

Quando tratamos uma criança com esta vacina sublingual, pode-se ocorrer problemas como pneumonia, seria uma reação deste medicamento ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A vacina sublingual usada para tratar a alergia não provoca pneumonia. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

"O meu filho tem 8 anos e já faz esse tratamento com essa vacina(sublivac)á 3 anos,não sabemos quando irá deixar.
Essa vacina fica em 145euros,á meio ano atrás o estado PORTUGUES comparticipava com 60euros agora nada....pelos nossos filhos fazemos tudo mas é muito dificil,pois para alem dessa vacina ainda toma o singular e o xisal
com os meus comprimentos
Elisabete Pereira

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elisabete: infelizmente o problema é semelhante no Brasil. Faltam iniciativas na rede pública para fornecer a imunoterapia, dificultando o acesso ao tratamento. Agradecemos sua visita e seu depoimento ao nosso blog.

Anônimo disse...

Meu filho tem dez anos, pode tomar a vacina ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para responder se seu filho pode fazer uso da vacina sublingual é necessário avaliar pessoalmente, conhecer o diagnóstico da alergia, saber o resultado dos seus testes, intensidade dos sintomas, etc. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

bom dia! meu filho tem 2a e vai iniciar o tratamento com a vacina nasal para alergia respiratória. Ela realmente dá resultado? É verdade que dizem que tratamento para alergia não faz efeito em crianças desta idade?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As normas modernas de imunoterapia não indicam limites rígidos para imunoterapia (vacina para alergia). O importante é avaliar cada caso e a necessidade de cada paciente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Boa tarde! Meu filho tem 10 anos e é diabético desde os 7 anos. Ele tem sinusite e rinite alérgica queria saber se ele pode ser tratado com vacina sublingual pois precisa tomar insulina 4 vezes por dia e mais um tratamento com vacina injetável não sei se ele iria aceitar. desde já agradeço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível tratar seu filho com imunoterapia sublingual desde que seja confirmada a indicação para o tratamento. Aconselho que o leve a um alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Meu filho tem 3 anos e faz tratamento de alergia com vacina subcutânea, mas tem pânico quando aplicada.O alergista diz que a vacina sublingual não é eficaz em crianças, pois engolem ao invés de segurar em baixo da língua, fazendo a mesma ser distruida pelas enzimas do estômago não dando o mesmo efeito!!!!Isso tem fundamentos ou devo mudar de alergista???
Grata

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A imunoterapia específica (vacina para alergia) é eficaz tanto por via injetável como por via sublingual, em adultos e crianças. Contudo, a experiência com a utilização de vacinas injetáveis é maior, especialmente, com relação aos extratos de ácaros da poeira. A vacina pode ser usada na via sub lingual ou oral (vestibular), sendo neste caso mais adequada às crianças pequenas. Gratos pela visita.

Herio disse...

Herio
Eu tenho rinite. Eu gostaria de saber se para fazer a vacina é feito algum teste para saber qual o alérgeno que provoca a rinite, e se a vacina é elaborada de acordo com o resultado do teste.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Herio: a escolha da vacina (imunoterapia) se baseia na análise feita pelo médico dos dados clínicos de cada paciente, exame físico e resultado dos testes (feitos na pele e/ou no sangue). Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

ola sou de ribeirao preto .. tenho 18 anos e tomo a vacina sublingual (receitada pelo medico ) a uns 5 meses .. estou na fase 4 da vacina .. tenho rinite alergica ... fiz teste alergico e deu q tenho alergia a acaro ... minha duvida é q estou tendo varias crises alergicas a um mes mto frequentes .. olho coça mto , nariz congestionado e pareçe q fico resfriada .. isso a um mes .. sera q é efeito da vacina ?? é assim mesmo ? devo parar de tomar ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não são suficientes para que eu possa afirmar o motivo de seus sintomas. Não me parece que seja um efeito da vacina, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que avalie e esclareça seu caso. Gratos pela visita ao nosso blog.

Ana Paula Balvedi disse...

Boa noite, meu filho de 4 anos..esta com sintomas de Renite..As vezes tosse tanto que vomita.Ja tomou muitos remedios , sem muito sucesso, acabo de vir do pronto socorro, pois esta em crise de tosse.. Estou a procura de um bom profissional. Seria possivel enviar o arquivo em PDF sobre Renite, É mais feliz quem respira pelo nariz..Tem algum remedio caseiro (tirando a limpeza da casa) enquanto nao acho o profissional..Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana Paula: os comentários que chegam ao blog não informam o e-mail do remetente. Por isso, não há como enviar a cópia do livro sobre a rinite neste campo. É preciso que você escreva para nosso e-mail para que possamos atender sua solicitação. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Eu tomo a vacina sublingual e gostaria de saber a melhor forma de toma-la para ter um efeito o mais eficaz possível. Seria 30 minutos antes do café ou 30 minutos depois do café? Qual a melhor forma de tomar a vacina sublingual? Agradeço muito se puder responder.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A imunoterapia deve ser utilizada preferencialmente em jejum e a refeição realizada pelo menos 30 minutos após o uso. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Boa noite! Qual o nome dessa vacina sublingual? O pediatra pode recomendar esse tratamento ou só o alergologista, minha filha tem 3 anos e sofre com tosse e nariz trancado. Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É preciso que sua filha seja examinada por um médico alergista a fim de definir o diagnóstico, confirmar se ela tem indicação para uso das vacinas sublinguais para só então escolher o tipo mais apropriado para seu caso. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Boa noite,
Gostaria de saber se a imunoterapia sublingual pode provocar alteração de humor ou algum outro efeito colateral em crianças?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite A imunoterapia sublingual não provoca alteração do humor na criança Gratos pela visita.

Lissandra disse...

Bom dia. Gostaria de comparar preços meus 2 filhos tem alergia alimentar, pode me indicar algumas clinicas no Rio de Janeiro?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lissandra: não tenho a lista que deseja. Sugiro que visite o site da ASBAI RJ (www.asbairj.org.br) onde há uma lista de locais de atendimento na rede pública e uma lista de especialistas em Alergia em todo o Estado do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Olá, tomo vacina sub lingual faz um ano e uso busonid. Mas não consigo parar o uso do spray sem voltar a ter crises alergicas. Será que a vacina esta dando resultado?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há como responder sua pergunta sem conhecer o tipo e grau de rinite que apresenta, bem como a formulação e a concentração do extrato utilizado em sua vacina. Aconselho que exponha sua dúvida ao seu alergista para que oriente adequadamente. Gratos pela visita.

Michele mattos Cunha disse...

Olá,meu filho apresentou uma alergia ocular á 4 meses e já usei quase todos os colírios antialergicos mas só veio a melhorar com o ster,usou 21 dias veio desmamando e após 4 dias abril novamente a crise a oftal passou o flutinol 0,01% por 21 dias e depois de 4 dias está abrinco a crise novamente.Ele está usando o relestat e o hylo comod, faz uso tb do singulair e do cetirizine. Tem dois menes q está tomando a vacina imunológica e a duas semanas outro alergista passou uma sublingual ele mandou cortar a injetável mas eu continuo usando as duas. Meu filho não tem nenhum outro processo alérgico a não ser essa ocular.Já foi feito vários testes e comprovado q é e ácaro,a medica disse q vai entrar com o colírio tacrolimus. Tenho muito medo q esses medicamentos possa deixar alguma sequela ocular. Tem outra coisa q eu possa fazer?? Estou tendo acompanhamento semanal com oftalmo e alergista com dois agora.Continuo com as duas vacinas?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há comprovação científica do benefício do uso de 2 tipos de imunoterapia específica. Converse melhor com seu alergologista.
Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Porque a vacina tem que ser colocada embaixo da língua? É para ficar mais tempo na boca? Porque não pode ser colocada na língua?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A vacina sub lingual quando utilizada corretamente é melhor absorvida pela mucosa a baixo da língua.
Obrigado pela visita.

João Paulo Rodolfo de Siqueira disse...

Por gentileza.

Estou realizando um tratamento de imunoterapia com vacinas sublinguais e eu gostaria de saber se existe uma lista de fabricantes dessas vacinas para que eu possa buscar um produto mais acessível.

Att.

gilson disse...

Boa noite minha filha tem 21 anos e tem rinite, ela pode iniciar o tratamento com a vacina sub lingual. Grato.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As vacinas sub linguais podem ser usadas para rinite alérgica, porém deverá ser feita sob supervisão de seu médico alergologista.
Obrigado pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

João Paulo: você pode obter a informação solicitada no site da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Por favor, tenho 50 anos, me chamo Cláudia e moro em Piracicaba, tenho asma há muitos anos e de uns tempos para cá tive algumas crises fortes as quais tratei com alergologista. Fiz exames e acusou alergia ao ácaro. Preciso fazer tratamento com vacina, mas gostaria de fazer um levantamento para saber se acho mais em conta. Aqui em Piracicaba só o meu médico vende e achei caro. Por favor me informem onde posso comprar as vacinas, eu mesma aplico. Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Claudia: moro no Rio de Janeiro, não conheço sua cidade e não sei informar conforme solicita. Gratos pela visita ao nosso blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...