25 janeiro 2011

Projeto MeDALL


É um fato que as alergias vem aumentando nas ultimas décadas, à ponto de serem consideradas uma verdadeira epidemia mundial do Século XXI.

Motivos?
Muitas explicações. Poucas certezas.

É cada vez mais clara a necessidade de se iniciar uma prevenção efetiva a fim de controlar esta epidemia. E, para investir nesta ideia foi criado o projeto MeDALL “Mecanismos de Desenvolvimento da Alergia”), financiado pela União Européia com o objetivo de esclarecer os motivos reais do aumento da prevalência das doenças alérgicas. De 24 a 26 de Janeiro cientistas estarão reunidos em Barcelona para estabelecer as bases científicas do projeto. É prevista uma duração de 4 anos, sendo a sua coordenação feita pelo Centro de Investigação em Epidemiología Ambiental (CREAL) e pelo Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica de Paris (INSERM).

OBJETIVOS:

- Colher informações de cerca de 40.000 crianças nascidas entre 1992 e 2007. Destes, 18000 serão estudados numa segunda fase do projeto.

- Gerar novos conhecimentos sobre a origem e sobre os mecanismos das doenças alérgicas mediadas por IgE, em especial: Asma Rinite, Dermatite Atópica e Alergia Alimentar.

- Avaliar a influência dos fatores ambientais nestas doenças.

- Avaliar de que maneira as modificações ambientais influem nas alergias.

- Aumentar a compreensão sobre as doenças alérgicas.

Este projeto, que inclui a Rede GA2LEN (Rede Européia Global de Alergia e Asma), conta con a participação de muitas instituições públicas e privadas, cujas competências científicas específicas ajudarão a atingir os objetivos da investigação.

O coordenador científico do projeto Dr. Josep M. Antó, destaca que "a base científica do projeto MeDALL se sustenta na excelência das melhores equipes européias, num trabalho conjunto para encontrar enfoques inovadores".

E concluímos citando as palavras do Dr. Jean Bousquet: "Espero que os resultados do projeto MeDALL resultem num benefício significativo para a sociedade e na interação do ser humano com o meio ambiente. Pretendemos com isso estimular o diagnóstico precoce e as estratégias de prevenção, bem como desenvolver novas formas de tratamento para as doenças para as doenças alérgicas".

2 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Informação faz bem ao nosso cérebro, nos ajuda a direcionar o nosso destino, porém existem as informações errôneas e é neste item que eu reconheço a qualidade do que recebo como informação.
Desejo expressar a minha alegria em ver uma interação com este projeto que demonstra seriedade e compreensão com a aflição de pessoas que sofrem com doenças tão sérias.
Obrigada pessoal do projeto medall

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Estamos torcendo para que os resultados sejam os melhores possíveis. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".