07 novembro 2010

Pele seca: combata este mal

A pele do alérgico tende a ser seca, gerando desconforto e agravando a alergia cutânea. Na verdade, com o passar da idade, todos nós vamos ficando com a pele mais ressecada, em virtude da diminuição da gordura que a recobre, chamado manto lipídico. E ainda, hábitos errados também podem ressecar e agredir a pele.Por isso, estes cuidados não servem apenas para os alérgicos, mas para todos que querem manter hábitos saudáveis e uma pele bonita.


PECADOS CAPITAIS:
- Vários banhos diários, demorados e/ou quentes.
- Usar buchas e esponjas
- Usar sabonetes exfoliantes
- Não usar hidratante.
- Dormir pouco. Comer mal.


HÁBITOS SAUDÁVEIS:
- Beba bastante água durante o dia, de preferência fora de refeições.
- Tome banho uma vez ao dia, com água morna por 10 a 15 minutos por dia.
- Se tomar mais de um banho, use sabonete apenas nos locais necessários.
– Use sabonete suave, de fragrância suave e de preferência na cor branca. 
- Aplique hidratante, logo após o banho,sobre a pele ainda umedecida. Mas, hoje também existem os chamados hidratantes “in shower”, para uso durante o banho. Ou seja, não há mais desculpa para não hidratar a pele.
- Após o banho, enxugue com toalha macia e felpuda sem friccionar a pele.


CUIDADOS ESPECIAIS:
- Use protetor solar diariamente nas áreas do corpo expostas ao sol.
- Escolha um bom hidratante: não existe um produt ideal que sirva para todas as pessoas. Mas, algumas características podem ajudar: odor suave, hipoalergênico, com substâncias que auxiliem na hidratação, como por exemplo: ceramidas, lanolina, óleo mineral, óleo de amêndoas. O uso de uréia só deve ser feito sob supervisão médica pois depende de uma concentração ideal.
- Prefira roupas de algodão e outras fibras naturais. Evite lycra, lã, tecidos sintéticos, pois podem irritar a pele.
- Alimente-se de forma saudável: frutas, legumes, alimentos balanceados e naturais. Evite produtos industrializados, enlatados, conservas, embutidos, refrigerantes, bebidas alcoólicas em excesso.


Fonte: Webmd

12 Dê sua opinião:

Alessandra disse...

Bom dia!

Sofro de dermatite de contato e, durante o inverno, a pele do corpo inteiro fica ressecada. Há muitos anos, ao final do banho, uso óleo infantil no corpo todo para amenizar o ressecamento. Isso é realmente eficaz e recomendável?
Grata,
Alessandra

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alessandra: é um hábito saudável o uso de hifratante. Mas nem sempre o óleo infantil é a melhor escolha para a hidratação cutãnea Para orientar, é essencial examinar sua pele. Aconselho que fale com seu alergista e peça que a oriente.

Unknown disse...

Tenho a pele mista, e totalmente alérgica,eEu nao sei mais o que usar, já usei todos os hidratantes hipoalérgicos, ja fui em varios dermatologistas e alergistas, nao sei mais o que usar, minha pele esta do rosto esta ressecada, a unica coisa ue posso passar que nao me da alergias sao óleos puros, amendoas, mineral e etc. Se eu tomo sol no rosto com protetor solar minha da alergia, sem protetor minha pele tbm incha, um dermatologista ainda me falou que minha pele tem intolerancia ao sol. Nao sei mais o que fazer. Minha pele ta um bagaço, aparento ter 20 anos à mais ...:(

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A pele pode ser considerada o maior órgão do corpo humano e tem uma variabilidade invejável, fazendo com que uma pessoa não seja igual à outra. E, se além destas caractarísticas individuais, ainda se levar em conta a alergia, certamente resultará em aspectos infinitamente diferentes e personalizados. Por isso, um produto que se mostra excelente para uma pessoa, pode acarretar danos em outra e a orientação do tratamento precisa ser personalizada. Estamos ao seu inteiro dispor na Policlínica caso você more no Rio de Janeiro.

Ludimille Araújo disse...

teho muito resecamento nos lugares que tenho cicatriz coç anto que fica ferido miha pele é muito rececada o que devo fazer? Rosilene Souza Santos

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ludimille: a pele ressecada e ainda mais no local onde há cicatrizes, tende a coçar. Em primeiro lugar, use um sabonete apropriado e aplique hidratante em todo o corpo após o banho. Mas, não deixe de procurar atendimento médico. Evite usar produtos caseiros que podem agravar o problema. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Taiane Batista disse...

Bom dia tenho dermatite atopica, minha pele esta cada vez mais ressecada nao me dou bem com nenhum hidratante até oq minha derma receitou me dá alergia. Óleos e hidratantes me dão alergia uso direto protetor solar como hidratante também mais minha pele ainda continua ressecada 😯. Obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Taiane: boa noite. é recomendável fazer um teste de contato com objetivo de identificar qual a substância causadora da alergia aos hidratantes para que se possa indicar alternativas. Gratos por sua visita.

Unknown disse...

Olá. Não posso ficar 5 minutos ao sol que minha pele arrebenta de tanta alergia. Queria tanto poder brincar com minhas filhas num parque ou praia. Existe tratamento que me permita isso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Antes de mais nada é preciso fazer o diagnóstico preciso do seu problema. Só assim poderá ser definido se é mesmo uma alergia e o tipo de tratamento indicado para seu caso. Obrigado por participar no Blog da Alergia.

Gisele disse...

MEU filho de três anos.tem uma alergia na pele que nesse tempo quente tá piorando coça muito e sangra nas pernas,quando seca fica as cicatrizes.o que posso fazer?já levei em dermatologistas.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gisele: bom dia. Compreendo sua preocupação com seu filhinho, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".