14 novembro 2010

Alergia de contato ao níquel


Níquel (sulfato de níquel) é um metal, encontrado em uma variedade de itens que usamos todos os dias, como por exemplo: 
Brincos, colares, anéis 
Moedas
Maçanetas de portas e armários 
Lâminas de barbear e depilar
Botões, cintos e  apliques metálicos para roupas 
Agulhas e alfinetes
Pulseiras de relógio
Panelas, talheres e utensílios domésticos
Instrumentos musicais
Ferramentas e utensílios de metal
Jóias folheadas
Prendedores de cabelo
Armações de óculos
Alguns tipos de pregos
Molduras de telefones celulares
Implantes médicos e odontológicos

Sinais e sintomas da alergia ao níquel:
A coceira é o primeiro sintoma no local onde a pele entrou em contato com o níquel. Em geral, pode se seguir de avermelhamento, edema, eczema e em alguns casos, endurecimento da pele com saída de um líquido clarinho (exsudação). 

Como saber se tenho alergia?
Procure um alergista que poderá realizar um teste de contato, confirmar a alergia e orientar seu tratamento.

Dicas para quem tem alergia a metais:
- Usar utensílios, talheres, ferramentas com cabo plástico
- Preferir bijuterias de aço ou titânio. Lojas especializadas vendem jóias de fantasia e pulseiras de relógio sem níquel.
- Encapar botões internos (comuns em calças jeans)
- Usar panelas de teflon, ágata ou aço inoxidável
- Escolher óculos com aro de plástico
- Sempre que for ao médico ou ao dentista informe sua alergia.

199 Dê sua opinião:

Ana Sampaio Fontes disse...

mARAVILHOSO ESSE BLOG, PRINCIPALMENTE ESSE ARTIGO SOBRE ALERGIA A NÍQUEL. FOI A POLICLÍNICA DO RJ QUE IDENTIFICOU QUE EU TINHA ALERGIA A NÍQUEL. ACHO QUE O MAIS DIFÍCIL É SABER A QUE SOMOS ALÉRGICOS. UMA VEZ SABENDO, NOS ABSTEMOS CASO NÃO HAJA TRATAMENTO. PARABÉNS, GOSTEI MUITO DA POSTAGEM.UM ABRAÇO!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana: suas palavras certamente são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário neste Blog. Obrigado. Um abraço e volte sempre!

Cristiane Almeida dos Santos disse...

Olá pessoal . Fiquei sabendo que faço parte do grupo de pessoas com esse tipo de alergia (ningúem merece)que bom que existe na net esse blog.Gostaria de saber se fivela de sandalia,encosto de cadeira,detalhes mesmo que seja pequeno em bolsa também causa...e porque talheres que tenham cabo de plástico não faz mal se é a outra parte que usamos para engolir os alimentos..ziper de calça também tem níquel

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cristiane: o aparecimento da lesão da alergia de contato na pele depende de uma série de fatores, além da sensibilidade: grau da alergia, tempo de contato, local de contato, entre outros. Por isso, a orientação depende de cada caso. Por exemplo, um botão na calça pode ser recoberto com tecido para diminuit o contato com a pele. Já no caso do zíper, a própria roupa de baixo faz este papel. Estamos ao seu dispor para maiores esclarecimentos em nosso e-mail ou em nossa Clínica no Rio de Janeiro. Abraços.

Silvia disse...

Boa Tarde , vi aqui sobre panelas e fiquei com uma duvida , se na panela pode passar para o alimento ???? Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Silvia: pessoas muito sensiveis não devem usar panelas de níquel. Opção: teflon, porcelana, entre outros. Gratos por sua visita.

Elineia disse...

Bom dia, meu grau de alergia a níquel é alto, só em pensar em comer qualquel coisa, já estou me coçando, o que queria saber é se pode dar dentro dos olhos, pois tem meses que vou ao oftalmo e o diagnostico é conjuntivita, se eu tiver com a imunidade baixa pode atacar dentro dos olhos?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elinéia: o seu relato não sugere que a conjuntivite tenha sido causada pelo níquel. Agradecemos sua visita em nosso blog.

Anônimo disse...

Boa Tarde, descobrir recentemente que sou alérgica a nique, estou com a pele do queixo avermelhada,estou usando duas pomadas, mas não estou vendo resultado (germed-dermatol e therasona),será meu grau de alergia alto?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não são suficientes para que eu possa avaliar o grau de sua alergia. Aconselho que solicite esta informação ao seu alergista pois a examinou, conhece seus dados clínicos, resultado obtido no seu teste de contato e poderá orientar de forma mais objetiva. Gratos por sua visita.

Tatyane Santos disse...

Oi, adorei o blog.. eu tenho alergia a níquel,não posso usar nada, nada mesmo .. só posso usar ouro, e roupas não podem conter aqueles enfeites de ferro e tal..uma dica é pintar com esmalte (incolor) faço isso com relógio já que de ouro é muito caro rsrs..bjoo

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Tatyane: quem sabe algum dia seja descoberta a cura para esta alergia... Enquanto isso, o remédio é evitar o contato com o níquel. Gratos por sua visita e pelo incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

leda disse...

olá, boa noite achei otimo o blog, descobri que sou a lergica ao níquel já algum tempo, mais ultimamente, esta insuportavel, minha mão fica enchada, toda cortada, ja fui em varios especialistas, mais eles so passam pomada e manda evitar o contato, será que nao tem nenhuma vacina ou outro medicamento que melhore essa maldita alergia?
obrigada.....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Leda: há uma reação de memória imunológica que "grava" sua alergia. O tratamento implica no afastamento da substência. Não há vacina ou tratamento que cure definitivamente a alergia Agradecemos sua visita.

Natalia Guimarães disse...

Olá, também gostei muito do blog, sou alérgica a Níquel e ha cerca de ano e meio fiz uma cirurgia pra correção de desvio de septo, tive uma reação alérgica q foi tratada como infecção, demorou bastante tempo a recuperação, sabendo hoje da alergia tenho algumas preocupações, quero engravidar em breve, mas tenho receio q aconteça a reação alérgica novamente no caso de uma cesariana por exemplo. Meu médico disse que podemos tentar usar corticoide antes e depois do parto, gostaria de saber se existe alguma outra alternativa.
Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Natalia: é possível buscar alternativas para seu caso, mas para isso é essencial fazer uma avaliação pessoalmente e analisar seus dados clínicos de forma minuciosa. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Lia disse...

Gostaria de saber se existem outros sintomas para alergia além das manifestações na pele, pois, além de apresentar coceira principalmente em regiões de dobras, com formação de pequenos carocinhos que depois descascam, sinto mal estar após ingerir determinados alimentos como feijão. Às vezes tenho tonturas, dor de cabeça de tensão, fraqueza e até nauseas. Não realizei todos os exames ainda, mas sei que tenho níveis altos de IGe (quase mil UI/ml) e alergia alta a cloreto de cobalto.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lia: alimentos podem causar vários tipos de reações, algumas alérgicas, outras por intolerância, sem relação com a taxa aumentada de imunoglobulina E. Para opinar sobre seu caso seria necessário conhecer seu histórico clínico de forma criteriosa. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista, que poderá examiná-la pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá, também gostei muito do blog, eu tambem tenho alergia a níquel, e tirei todas as minhas dúvidas aqui!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado por seu depoimento - suas palavras são um estímulo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Aproveito a oportunidade para convidá-la. a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

cookie disse...

Olá! Desenvolvi uma alergia após usar uma pulseira. Está cheio de bolinhas vermelhas e coçando. Se eu evitar o contato com a pulseira essa alergia vai melhorar ou devo usar algum remédio para isso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cookie: se for uma reação discreta, basta afastar o uso da pulseira. Mas, reações moderadas ou intensas necessitam de tratamento. Caso não haja melhora, procure seu alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Cristiane Almeida dos Santos disse...

Olá pessoal podem tirar outra dúvida minha em relação ao INSUPORTÁVEL SULFATO DE NÍQUEL odeio isso...quando se entra em contato com essa coisa a reação é imediata ou demora ? tipo bijuteria por exemplo...se voce usa, na hora a pessoa sente a reação ou é uma coisa que o organismo vai absorvendo aos poucos e depois vem a maldita reação..poxa pessoal inventa aí alguma coisa pra libertar a gente disso...um abraço .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cristiane: se a pessoa já está sensibilizada, a lesão se instala mais rapidamente. Mas, a característica da dermatite de contato é a reação lenta, Por isso, ao realizar o teste de contato é preciso fazer as leituras do teste após 48 e 72 horas Infelizmente ainda não há solução, a nçao ser substituindo suas bijuterias por outras de materiais mais nobres. Agradecemos sua visita ao nosso blog

Anônimo disse...

boa tarde, descobri a uma semana alergia a sulfato de niquel,tenho uma duvida, materias como inox tem niquel?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aço inoxidável tem níquel, mas que este é tão firmemente ligado que é muito raro causar alergia
Gratos por sua visita.

silvia rosa disse...

sou alergica ao niquel quando uso biju minhas maos enchem de grosseiros mais o mais dificil pra mim e ficar sem pintar o cabelo por causa do sulfato de niquel me diga existe uma tinta que nao contenha o sulfato de niquel

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Silvia: o caminho é ler atentamente o rótulo antes de usar a tintura de cabelo. A opção é a henna indiana, que provoca raramente reações alérgicas. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Adorei este blog, os senhores estão de parabéns. Aproveito para perguntar quais alimentos contém sulfato de níquel e se o melhor medicamento é o corticóide, que uso quando sinto que estou com coceiras. Obrigada. cida

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

1) Não há necessidade de dieta apenas porque seu teste deu positivo para sulfato de níquel. Por isso, seu alergista é a pessoa mais indicada para afirmar há necessidade no seu caso. Citam-se alguns tipos de legumes desidratados, pães, aveia, sucrilhos, nozes e amêndoas,entre outros alimentos. 2) Corticóides nunca devem ser usados sem acompanhamento do seu médico.
Agradecemos seu carinhoso incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

Anne Huet disse...

como é a realização do teste p saber d que se tem alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Anne: o teste de contato é feito aplicando várias substâncias aderidas a um papel de filtro nas costas do paciente, deixando em contenção durante 48 horas. Após este período, o teste é retirado, o local é marcado e a leitura é realizada 48 e 72 horas após a colocação. Gratos por sua visita.

ivonete disse...

sou alergica ao niquel . o q nao posso usar

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ivonete: níquel é um metal, sendo muito usado em jóias de fantasia (bijuterias)Alguns cosméticos, como sombras e lápis para os olhos, podem ter contaminação pelo níquel. Evite: Acessórios e apliques metálicos de roupas,
• Bijuterias,
• Ferramentas e utensílios de metal,
• Instrumentos musicais de metal,
• Metais,
• Moedas,
• Objetos niquelados ou prateados, entre outros.Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Eu queria saber se aquelas bijuterias de titânio (as usadas por atletas) contêm Sulfato de Níquel... Obrigada, Katiane.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Katiane: não conheço as bijuterias que refere. De qualquer modo, farei algumas considerações: 1) É importante conhecer sua composição, pois em algumas o titânio pode ser misto com níquel. 2) Alergia ao titânio é rara, mas pode ocorrer em algumas pessoas mais sensíveis. 3) Aconselho que peça ao seu alergista, que conhece seu caso e o resultado do seu teste de contato que a oriente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

sou alergica a niquel na posso usar nenhum tipo de bijuteria e nem roupas que contenham fivelas uso apenas alianca por ser de ouro . quero pintar os cabelos corro algum risco . onde mais encontro o niquel

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É recomendável que leia atentamente o rótulo antes de utilizar qualquer tintura nos cabelos. Gratos por sua visita.

Ana Carla disse...

Boa noite.

Meu nome é Ana Carla, e descobri a 1 mes que sou alergica ao sulfato de niquel. A reação que eu tenho é nas mãos e na sola do pé. As pontas dos meus dedos ficam sensíveis e descascando e pra ajudar ainda tem um dos dedos que esta com fungos e a unha deformada, e no local onde tenho o contato como botões de calça, não me da nenhuma reação, porem, meu medico pediu para que eu usasse por tempo indeterminado luvas de algodão branco e evitar o contato em qualquer parte do meu corpo, inclusive com óleo de corte. Gostaria de saber quanto tempo demora para aparecer os resultados. Grata

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana Carla: para prever quanto tempo demorará para que você obtenha resultado em seu tratamento, seria necessário conhecer: 1) seus dados clínicos, 2) o resultado do seu teste, 3)a intensidade da reação apresentada, 4) o tratamento efetuado. Por isso, a consulta médica realizada pessoalmente é essencial neste caso, em especial quando se trata de uma alergia na pele. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista que conhece seu caso e poderá orientar de forma adequada. Gratos por sua visita.

Albertina disse...

Maria Albertina da Silva. Bom... Quando descobri que tenho alergia a cloreto decobalto, principalmente a vitamina B12 manufaturada e sulfato de niquel pensei - "Ai, que droga" O que resta fazer? Aceitar, fugir do que puder, substituir o que estiver ao alcance e rezar para as erupções no corpo não aumentem... Segundo os médicos não há cura, pois não existe maneira de cortar o contato com coisas ou alimentos que tenham estes componentes quimicos...

Anônimo disse...

Olá...fiquei sabendo que tenho alergia a niquel, gostaria de saber se os esmaltes contem esta substancia...pois acredito que seja do esmalte.
Aguardo
Susan

Anônimo disse...

Boa tarde, gostei muito do blog. Sofro com esse problema desde os 13 anos de idade, hoje estou com 31. A alergia é muito forte. Eu usava diprogenta creme e sempre foi ótima mas agora não consigo mais comprar sem receita e a diprosone não ajuda quase nada e queima minha pele. Não sei mais o que passar vcs podem me ajudar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria Albertina: embora não tenha cura, é possível controlar a alergia seguindo a orientação do alergista para a substituição por outros produtos alternativos e seguros, Agradecemos sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho de Medicina. Não é permitido medicar ou prescrever medicamentos, pois é essencial examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Susan: esmaltes não contém níquel. É encontrado em metais, bijouterias, alguns cosméticos como tinturas de cabelo. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

É estranho que sejam recomendadas panelas de aço inox. O aço inoxídável não é formado por ferro, cromo e níquel?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É verdade, os utensílios de cozinha de aço inoxidável utilizados para a preparação de alimentos também podem ser fontes de Níquel ingerido, mas a quantidade parece ser pequena e não interferir na alergia. Gratos por sua visita.

Andresa disse...

Esmaltes tambem tem niquel, e maquiagens.. :(

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Entre os cosméticos que contem níquel destacam-se alguns tipos de tintura de cabelo, sombras e lápis para os olhos. É importante que leia os rótulos dos produtos antes de usar.Gratos pela visita.

janete lucia disse...

o sulfato de niquel rem nos alimentos

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Janete: alguns alimentos contém níquel.Contudo, a quantidade é mínima e costuma ser bem tolerada. Em geral, apenas ingestões muito altas podem provocar sintomas. Além disso, as dietas para controle do níquel são difíceis de realizar e nem sempre dão o resultado esperado. Por isso, antes de fazer qualquer dieta, fale com seu alergista e confirme se está mesmo indicado para seu caso. Gratos pela visita.

Luzia Peron disse...

Olá pessoal, descobri esta semana que sou alérgica a perfume mix e sulfato de níquel. meu problema é um vermelhão calor e queimação na região do colo e pescoço. Tenho cinco implantes de dentes. Gostaria de saber se este vermelhão é causado pelos implantes ou apenas pelos cosméticos que usava?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luzia: o fato de uma pessoa ter teste positivo ao sulfato de níquel não implica que terá reação ao implante dentário pois trata-se de um outro tipo de metal, em geral derivado do titânio. Aconselho que peça ao seu alergista (pois conhece seu histórico clínico) que a oriente. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Bom dia!

Meu nome é Nathalia e a tempos possuo uma alergia na mão provocada por contato a níquel e também de fundo emocional. Estou tentando excluir alguns alimentos que possuem niquel do meu cardapio e conseguir identificar o que mais desencadeia a alergia. A dúvida é... estou a procura de panelas, pois em uma pesquisa entendi que as panelas também podem ajudar a causar alergias porque soltam o níquel na comida. A informação é que as panelas vidros (que já não existem mais no mercado) e as de aço inox são mais indicadas. Como o aço inox é indicado se o níquel é faz parte de sua composição?


Att,
Nathalia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nathalia: você tem razão: os utensílios de cozinha de aço inoxidável utilizados para a preparação de alimentos também podem ser fontes de Níquel ingerido mas em geral a quantidade é mínima, afetando pouco os portadores de alergia de contato ao níquel, Recomenda-se o uso de utensílios com teflon, alumínio ou esmaltados.
Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá!
Desde o começo do ano tenho apresentado algumas manifestações alérgicas, como inchaço nas cutículas das mãos e dos pés com aparecimento de bolhinhas ( as vezes com pus), ressecamento no nariz, com rachaduras nas narinas, bolhinhas ao redor da boca e nos lábios. Consultei um alergista e ele diagnosticou como dermatite de contato e não alergia. Meu teste de contato deu positivo para sulfato de níquel. Existe alguma relação entre esse sintomas com a sensibildade a níquel? Espátulas de unha também contém níquel? Tinta de cabelo libera algum gás que contenha níquel? Trabalho em um laboratório e manuseio inúmeros reagentes químicos, mas sempre uso epi’s. Estou tratando com acetato de hidrocortisona, melhora alguns dias e manifesta novamente dias depois. Preciso de uma orientação. Grata!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O relato de que seu teste de contato foi positivo, sugere que seja uma dermatite de contato causada pelo sulfato de níquel, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Alicates de unhas e espátulas de metal contém níquel. Aconselho que informe ao seu alergista a composição dos reagentes que manipula em seu trabalho para que possa orientasr formas adequadas de prevenção. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá!!

Meu nome é Fárida e descobri ontem que tenho esse mesmo problema de alergia ao sulfato de níquel.
Este blog é muito esclarecedor, mas ainda tenho umas dúvidas quanto aos ALIMENTOS.
Tem algum site específico ou outro lugar que eu possa procurar com uma LISTAGEM COMPLETA dos alimentos???
Obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fárida: desconheço a informação que solicita. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

djr disse...

Olá, eu tenho uma alergia em que nas palpebras ao redor dos olhos ficam vermelhos, coçam ali e em várias partes do corpo (braço,coxa etc). Já estou a meses com isso. Vou fazer agora o teste alérgico. Será que pode ser reação ao níquel ? Tenho uma contenção ortodontica por trás dos dentes de baixo à 3 anos, será que pode ser uma possível causa da alergia ? Agradeço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Djr: não é possível afirmar a causa de uma alergia na pele sem examinar pessoalmente. Aconselho que exponha a dúvida ao seu alergista pois conhece seu histórico clínico, sendo a pessoa mais adequada para orientá-lo. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Boa tarde,
Meu nome é Ana Cristina e descobri que sou alergica a sulfato de niquel, pois, preciso pintar os cabelos e gostaria que produto e uso.

ana cristina

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana Cristina: peço sua compreensão. mas o parecer que solicita não pode ser feito através da internet, sem uma avaaliação criteriosa e pessoalmente dos seus dados clínicos. Cada pessoa tem uma maneira própria de apresentar a alergia Não existe uma tintura capilar que seja indicada para todos os alérgicos, sem restrições. Aconselho que exponha sua dúvida ao seu alergista pois conhece seu histórico, sendo a pessoa mais adequada para orientá-la. Gratos por sua visita.

Neudenis disse...

Estou nesse mmomento repetindo o teste de contato (literalamente com os adesivos nas costas)descobri ha dois anos que sou alérgica a níquel. A alergologista disse que é necessário fazer todos os anos. Fora isso tenho a alergia a muitas outras coisas que causam o mesmo problema na pele, queria muito dicas de como amenizar os efeitos na pele, as manchas brancas que tomam o meu corpo todo, é deseperador!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Neudenis: as manchas brancas que descreve podem estar relacionadas com a alergia ao níquel, mas também podem ser resultantes de outras situações, como por exemplo: atopia, eczemátide, etc. Por isso, é muito importante fazer o diagnóstico para fazer uma orientação adequada. A sua alergista conhece seus dados clínicos e examinou sua pele, sendo a pessoa mais indicada para fazer esta orientação Obrigado pela visita ao nosso blog

carla momesso disse...

Boa noite

Tenho uma duvida em relação aos utencílios domésticos, sou alergica ao sufato de níquel e gostaria de sabe até que ponto o talher é prejudicial, devo usar somente talheres de plástico?

Grata, Ana Carla

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana Carla: nem todas as pessoas sensíveis ao níquel precisam trocar os talheres - apenas em casos de alta sensibilidade. Nestes pacientes recomenda-se uso de talheres com cabos plásticos, que se encontram com facilidade nas lojas. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Elizabeth disse...

Adorei descobrir o blog de vcs! é de coisas assim que precisamos ter e fazermos uso na internet.Descobrí a tres dias (teste de contato) que tenho alergia a sulfato de níquel, e aqui no blog muita coisa ficou esclarecida por vcs.Obrigada de coração! agora é só levar o resultado do exame para a minha alergista. Beijos .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado, Elizabeth Suas palavras são um estímulo ao nosso trabalho voluntário! Agradeço sua visita e aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana Paula: não há uma ligação evidente na literatura médica entre o óxido de alumínio e sulfato de níquel. Contudo, vale ressaltar que a pele pós peeling torna-se mais sensível à reações alérgicas em virtude do processo de microdermoabrasão do procedimento. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Boa tarde. Há 20 anos comecei a ter uma coceira atrás da orelha e com o passar dos anos ele se estendeu para toda a orelha frente e verso. Já fui a vários dermatologistas e ninguem descobre. Coça tanto que fico quase louca e a orelha avermelhada. O teste de alergia diz que sou alérgica a tolueno e formadeildo. Parei de usar esmalte e acetona, mas uso brincos de bijouteria. Será que sou alérgica ao niquel também? E caso positivo, que medicamento usar? Obrigada
Rosângela

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rosanfgela: a alergia ao sulfato de niquel pode ocasionar reações similares às descritas. Mas, é essencial afastar outras causas, como por exemplo um eczema seborreico. É aconselhável que retorne ao alergista para nova avaliação e conduta. Gratos pela visita.

Jaiana disse...

Bom dia!!! Descobri a pouco tempo que sou alérgica ao sulfato de níquel. O meu alergologista disse que além dos objetos metálicos, tintas de cabelo e esmaltes, ele esta presente em detergentes, amaciantes e tinturas de roupas. Não falou nada a respeito dos alimentos, mas me aconselhou a usar somente roupas claras, principalmente por minhas lesões serem em MMII. Quanto aos alimentos ficarei mais atenta, agradeço ao blog. Mas em relação as roupas, será que devo usar somente roupas claras mesmo?!?!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jaiana: não há necessidade de se limitar às roupas claras. Mas, existem diversos corantes usados nos tecidos mais escuros. apenas uma pequena parcela de pessoas com teste de contato positivo para niquel precisa fazer dieta alimentar. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não conheço seu caso e nem a intensidade da reação que deu no seu teste de contato. Portanto, seu alergista é quem deve orientar seu caso. De uma maneira geral, pode-se dizer que o aço inoxidável tem níquel, mas que este é tão firmemente ligado que pouco causa alergia. As lâminas de barbear de aço inoxidável somente liberam níquel depois de usadas. Devem ser jogadas fora após o uso. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eva: é habitual que a reação se dê no local de contato com a susbstância causadora, ou seja, no caso,no local do aparelho. Mas se discute que possa existir a possibilidade de ocorrer tolerância oral. Por isso, é necessário avaliar pessoalmente para poder emitir um parecer sobre o caso. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Boa noite! Descobri há dois dias que sou alérgica ao Niquel, mas tenho uma tatuagem marcada para amanha. Será que pode causar algum problema fazer a tatuagem sendo alérgica ao niquel?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não recomendo que faça a tatuagem sem conhecer a compisição das tintas que serão utilizadas e sem falar com seu alergista. Gratos por sua visita.

danielli suzel disse...

Olá, bom dia, Tenho uma alergia muito forte se tento pintar os cabelos. Isso me deixa a auto estima lá embaixo. Não suporto os brancos. Já usei todo tipo de tinturas mas todas me dão alergia e fico uns dez dias parecendo um monstro. O rosto, orelhas, cabeça e pescoço ficam muito irritados e sai uma água. Por favor me ajudem, será que existe alguma tintura nem que seja p usar todos os dias, algo que posso usar? Muito obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Danielli: não posso orientá-la através da internet. Não existe uma tintura capilar padronizada que sirva para todas as essoas alérgicas. É preciso analisar seu caso, conhecer o tipo de sua alergia, detectar qual é a substância causadora, etc para poder orientar de forma apropriada. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita ao nosso blog.

Unknown disse...

Olá! Fiz o teste onde descobri que sou alérgia a sulfato de níquel (reação forte), bicromato de potássio (reação fraca), PPD Mix (reação moderada), MBT Mix (reação moderada) e a cloreto de cobalto (reação moderada). Recebi uma lista da minha médica, onde tinha os nomes alternativos das substâncias, os materiais que sou alérgica e as comidas que não posso comer em excesso ou em crise. Já tive alergia a atum, farelo de trigo, comida com corante... em fim, a muita coisa. Mas uma especial aconteceu hoje e fiquei muito preocupada. Uso óculos há 4 anos e há 2 troquei de armação, tanto a antiga quanto a nova são de metal, mas desde a semana passada tenho sentido uma coceira e vermelhidão no rosto, atrás da orelha já era "comum", e hoje os olhos incharam, é possível que esta seja uma reação ao óculos? Que tipo de armação usar? PS: No momento não estou usando esmalte e nem maquiagem, mas tomei chá, um dos alimentos listados.
O que posso fazer para descobrir o que causou já que tenho tantas alergias? Além das alergia de contato também tenho a medicamentos, como aas, dipirona, e a alguns antiinflamatórios, a picada de insetos e muuuita alergia aos 4 tipos de ácaros testados. Não tive contato clm nenhum desses alérgenos e, apesar de ter feito o teste a 1 semana, ainda estou com reação ao teste e ao adesivo com que foi feito.
Então é muita alergia pra uma pessoa só! Desde já agradeço pela atenção.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudá-la, mas não é possível apontar a causa da alergia sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que retorne à sua médica alergista e peça que a oriente. Ela conhece seus dados clínicos, o resultado dos seus testes e poderá examinar sua pele, sendo a pessoa mais indicada para orientá-la. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Unknown disse...

Obrigada pela atenção! Estava desesperada! Liguei para a minha médica e ela sugeriu que usasse o óculos novamente, usei e a reação foi pior, os olhos incharam, fiquei com brotoeja em algumas partes do rosto e no busto. É normal que a reação piore com um contato mais frequente?
Com isso estou sem usar os óculos e vou marcar uma consulta com a oftalmologista, para uma nova receita. Minha médica da alergia disse para procurar óculos de resina ou aço cirúrgico.
ps: poderia fazer um post sobre como funcionam as alergias de contato? A minha maior dúvida é se elas evoluem com o contato ou se param por aí. Por exemplo, tenho pouquíssima alergia ao botão de calça/short, essa alergia pode aumentar? Novas podem surgir de repente? A vacina previne que novas alergias comecem?

José E. P. Rodokas disse...

ola, gostaria de agradecer pelo site que tem tirado muitas duvidas minhas... nas minhas pesquisas da internet achei que o niquel esta presente em alimentos como chocolate, feijao, e cereais... esta informação é verdadeira, tenho que me importar com isso? uma outra coisa é que se eu colocar algum metal (niquel) no corpo, nao tenho a alergia na mesma regiao que houve o contato mas no corpo todo, isso é possivel? ou sera que estou fazendo confusao? somente para constar o teste de contato deu niquel, carba mix e resorcina.
obrigado mais uma vez pela ajuda....

José E. P. Rodokas disse...

ola novamente, gostaria de tirar mais uma duvida dentre muitas ja respondidas.... com relação ao detergente, posso usa-lo? e ao sabonete e shampoo, tem niquel também?
hoje estou usando detergente de coco sem corante e sabonete de bebe, esta correto?
lembrando que tenho alergia a niquel...

mais uma vez muito obrigado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado pela sugestão: prepararei um texto sobre alergias de contato.Quanto à sua dúvida, as lesões podem evoluir se o agente de contato que provoca a alergia não é afastado. A vacina (imunoterapia) não atua nas dermatites de contato. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

José: 1) nem toda pessoa que tem teste de contato positivo para níquel necessita fazer dieta alimentar. Converse com seu alergista para avaliar se há necessidade no seu caso.2) a alergia surge no local em que há contato com a substancia 3) detergentes não contém niquel 4) sabonetes infantis são neutros e agridem menos a pele. Use sempre um hidratante após o banho (com a pele ainda umedecida) Gratos pela visita.

Lüh disse...

Adorei esse blog, meu caso é o seguinte a 7 anos fiz uma cirurgia onde foi posto 2 parafusos, dai então tinha alergias horríveis pelo corpo inteiro, até que final desse ano descobri a causa alergia ao níquel, a um mês retirei esse material, mas ainda sinto coceira em algumas regiões do meu corpo, gostaria de saber se isso tem algum tempo p/ desaparecer ou se devo tomar algum medicamento para desintoxicar o organismo, é normal demorar para passar a coceira, me ajudem. Lu

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luh: é comum que a coceira permaneça por um período. Este tempo varia em cada pessoa de acordo com a idade, o tipo da alergia, gravidade do caso, se há outros fatores provocadores da coceira, etc. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista pois conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa apropriada para orientá-la. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Zita Carvalheiro disse...

Boa noite! Já fiz o teste de contacto e foi-me dito que sou extremamente alérgica ao níquel. Já consegui resolver o problema dos botões das calças, no entanto ainda não consegui comprar um cinto, em que na sua composição não tivesse níquel! Costumam usar cinto? O que é que me sugerem? Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Zita: na verdade, é a fivela do cinto que em geral contém metal. Mas existem modelos (em especial nos cintos femininos) em que as fivelas são encapadas. Outra alternativa é usar o cinto sem que toque a pele, com uma roupa por baixo que impeça o contato direto. Gratos por sua visita.

anderson disse...

Sou alergico a niquel qual a melhor pomada e o menlhor remedio para amenizar essa coisa?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Anderson: peço sua compreensão, mas não é possível atender sua solicitação. Obedecemos as normas do Conselho de medicina: não é permitido prescrever ou indicar nome de remédios através da internet. Nosso blog não tem a intenção de substituir a consulta médica, mas sim de orientar sobre as formas de prevenção e tratamento das doenças alérgicas. Além disso, as lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Kely Müller Müller disse...

Amei o blog. Acabo de descobrir q sou alérgica a sulfato de níquel. Não sabia que tinta de cabelo tinha níquel. Estou tentando me manter longe de tudo que contem níquel, minha alergia é bolinhas vermelhas no queixo,mas toda semana a alergia volta. Estou ficando nervosa!!! Pq msm me mantendo longe do que tem níquel minha alergia volta???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Kely: nem sempre a alergia na pele tem apenas uma causa. Recomendo que mantenha seu tratamento e exponha suas dúvidas e temores ao seu alergista, pois conhece seus dados clínicos e poderá orientar de forma mais apropriada. Um abraço e obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Bom dia!
Meu nome é Priscila, gostei muito das informações deste Blog e já me ajudaram bastante, tenho ainda algumas duvidas.
Tenho alergia a Níquel, desde de pequena e a alguns dias pintei o cabelo e fiquei com a testa cheia de bolinhas e o cabelo caindo bastante, fiz o teste de alergia e deu reação apenas para Níquel, o que eu já sabia, normalmente uso a pomada Valerato de Betametasona mas desta vez não esta adiantando, o alergologista que fez o teste me recomendou um dermatologista já que a pomada não esta resolvendo que já até marquei, minha preocupação maior e que uso DIU, por ser de ferro pode causar algum problema? E como identificar em rótulos se o produto contem níquel (como aparece), também já usei creme hidratante e fiquei com o cordo todo empipocado desde então presto atenção nos rótulos mas não vejo nada com níquel, será que usam alguma sigla?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Inara: em geral, o nome que vem nos rótulos é mesmo sulfato de níquel.Obrigado pela participação em nosso blog

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Priscila: em geral o DIU é bem tolerado nas pessoas com alergia ao sulfato de níquel. Os rótulos apontam sulfato de níquel mas os principais produtos cosméticos, em especial hipoalerg~enicos não utilizam mais este componente nas suas formulações. Gratos pela visita.

Cristina Roveri Dos Santos disse...

Minha filha tem alergia ao Níquel. Existe algum tipo de brinco que ela possa usar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cristina: escolha brincos de ouro ou prata pura (não podem ser folheados)Gratos pela visita

Anônimo disse...

Paula: gostaria de saber se pacientes com alergia a niquel podem usar maquiagem (lapis de olho, rimel, sombra, pó, blush...). Grata.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Paula: os cosméticos e produtos de maquiagem hipoalergênicos, por exemplo da marca Clinique, raramente contém niquel Leia sempre os rótulos antes de usar.

Edvonia disse...

ola,sou edvonia tenho alergia a cloreto de cobalto e coloquei aparelho dentario ,a 3meses tive dor abdominal sera reaçao do aparelho.estou esperando suas orientaçoes ,obrigada gostei do seu blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Edvonia: compreendo sua preocupação, mas o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Para afirmar a causa das sua dor abdominal, é essencial examiná-la pessoalmente.
Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Miranda disse...

Olá, eu descobri que tenho alergia a níquel há mais de dois anos fazendo aquele exame da placa de substâncias.. de todas as quarenta substâncias, só níquel reagiu na minha pele, e reagiu bem forte. já fiz vários tratamentos, mas alergia não é algo que se cura de um dia pro outro, mas minha alergista descobriu que minhas crises de sensibilidade maior ao níquel se desencadeiam quando eu tenho altos níveis de stress, ou me abalo emocionalmente. Com isso, tenho conseguido 'controlar' a minha alergia, e como de tudo, uso bijouterias por até três ou quatro dias seguidos sem desencadear sequer uma coceira, e antigamente até o ouro e prata me causavam alergias, já hoje não causam mais.
Mas quero fazer uma tatuagem, o meu tatuador disse que não encontrou níquel na composição quimica... E ele ficou de entrar em contato com os fabricantes da tinta. O que eu gostaria de saber é se eu poderia fazer a tatuagem sem problemas caso não tenha níquel, e se me aconselham a tomar um anti alérgico normal para evitar algum problema.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Miranda: peço sua compreensçao, mas não cabe a nós, pela internet, dar o parecer que solicita. O fato de ter alergia de contato sugere que sua pele seja sensível. Para afirmar se pode fazer a tatuagem, é essencial examiná-la pessoalmente. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Adorei esse brog ,meu nome è Cristina eu gostaria de saber se alguns remèdio dão reacão alergicos .E porque tem alguns metais ou ferro sao permitidos no uso de alguns remdios ,como o ferro rosa e composto de oxido de ferro amarelo ou oxido de titanico.
Olha eu era cabeleleira tive que parar devido a alergia ao sufato do niquel.Gostaria de saber se posso tomar dipirona normal

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cristina: em geral, a alergia ao níquel é ao contato com os produtos contendo a substância (dermatite de contato ou eczema de contato). No caso dos medicamentos os produtos divergem do sulfato de níquel. A dipirona, por exemplo, quando causa reação alérgica é devido à sua ação inibitória sobre a enzima COX 1 e não porque a pessoa ingeriu metal ou ferro. Gratos pela visita.

Sabrina Matias disse...

Boa tarde, fiz os testes de alergia só pra confirmar que era alergica a niquel e descobri o tal cobalto também. Preciso usar aparelho ortodontico e a medica que fez o teste em mim falou que ela tambem tem alergia e usa o aparelho... to com receio de tentar pois em mim a alergia e muito forte (+++) pra niquel e forte (++) pra cobalto. Gostaria de uma sugestao... Obrigada
Sabrina

Anônimo disse...

Tenho essa alergia posso usar descolorante?e sei q lamina tem niquel mais nao tenho dinheiro pra fazer outro. Tipo posso usar de vez em quando?

Anônimo disse...

Como escolho produtos de beleza e de pele que nao tenham a substancia q tenho alegia que. Eh neomicina e derivados e niquel?
como posso escolher produtos q nao agravem minha alergia?

Anônimo disse...

Poderia me dar dicas de onde encontrar bijuterias q nao tenham niquel?e de quais materiais elas seriam? Lanna melo

Anônimo disse...

Batons tem niquel e neomicina e derivados?

Anônimo disse...

O niquel pode estar em maquiagens?eles usam um nome diferente na embalagem ne?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Você deve ler o rótulo antes de usar qualquer produto. Prefira produtos hipoalergênicos, que podem ser adquiridos em sites especializados como: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.Alergoshop.com.br) Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O nome utilizado nos rótulos é: sulfato de níquel. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Publicamos um texto sobre alergia a batons onde enumeramos as principais substancias contidas em batons que podem provocar alergia.. Convido que leia:
http://blogdalergia.blogspot.com.br/2011/03/alergia-batons.html?showComment=1371664770601#c4296657980021780400
Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bijouterias sem niquel podem ser adquiridos em sites especializados como: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.Alergoshop.com.br) entre outros.

Anônimo disse...

Posso usar gilete de vez em quando?tenho alergia a niquel,ais nao tenho dinheiro pra depilar de outro método

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As lâminas de barbear ou depilar de aço inoxidável somente liberam níquel depois de usadas. É possível que aceite, mas experimente se depilar apenas com lâminas novas. Caso tenha reação, comunique ao seu alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sabrina: o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet sem conhecer seus dados clínicos e sem examiná-la pessoalmente. Algumas pessoas mesmo sendo sensíveis ao níquel utilizam o aparelho dentário sem intercorrências. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista que conhece seu histórico clínico, sendo a pessoa mais adequada para orientá-la. Gratos por sua visita.

Ka disse...

Uma pessoa com alergia ao niquel pode usar chuveiro elétrico? pergunto porque a resistência do chuveiro é feita de uma liga de niquel. E percebo que toda vez que tomo banho com chuveiro eletrico a pele fica irritada, mas nunca achei nenhum relato de alguem que tenha alergia ao niquel em relacao ao chuveiro.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ka: desconheço relatos de agravamento da alergia de contato ao níquel após com banhos de chuveiro elétrico. Gratos por sua visita.

sabrinanunes@ disse...

Muito bom este blog e ajuda bastante... tenho 17 anos e desde de ainda bebe apresento um gral de alergia altíssimo praticamente sempre loucamente descontrolado e desde de então passo por muitos e muitos exames, todo mês preciso está indo a dermatologista/alergista, já tomei vários tipos de remédios/ pomadas e cremes e embora houvesse uma melhora era questão de tempo pra logo sair fora de controle. Em nenhum exame de rast foi possivel identificar de onde surgia toda essa alergia que causa feridas horriveis por todo o corpo principalmente em dobras como braço, perna orelha e apesar da minha intolerancia com bijoteria, folheados, lamina de barbear e depilar entre outros após de 17 anos de suspeita mais suspeita, restrições e mais restrições descobri que que sou alérgica ou melhor INTOLERANTE ao níquel mas não levei a sério pois nesses 17 anos de consultas já ouvi que tinha tanta alergia a tal coisa e na hora dos resultados do exames de rast nunca apresentava nada apesar do gral de IGe ser altíssimo e por varias pesquisas que fiz inclusive nesse blog depois de tantos enganos de desenganos saber de onde vem já é um começo mas gostaria de saber se ah como haver uma substituição de cosmético como por exemplo a maquiagem que não haja a presença do niqueL e se não existe nenhum tratamento/remédio que lide com isso mais direto já que tirar completamente o níquel do dia-a-dia é IMPOSSIVEL!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sabrina: a maioria dos produtos de maquiagem hipoalergênicos não contem níquel. Estes produtos podem ser adquiridos em sites especializados como: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.Alergoshop.com.br) . Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Quais alimentos contem níquel?

Anônimo disse...

Tem algumas tinta de cabelo que nao tenha níquel?

Anônimo disse...

Na cea tem brincos dizendo sem níquel. Eh confiável?

Anônimo disse...

Maquiagns avon contem níquel?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aconselho que entre em contato com o SAC da Avon através do site avon.com.br e peça esta orientação Gratos pela visita

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aconselho que se informe com os fabricantes dos brincos que refere. Desconheço esta informação. Gratos pela visita

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Existem tintas de cabelo sem niquel. Aconselho que leia atentamente os rótulos antes de usar. Se tiver dúvidas, esclareça com seu alergista antes de usar a tintura capilar. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Talheres de comida,pode contribuir pra quem tem alergi a niquel mesmo sendo de inox?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O aço inoxidável tem níquel, mas este é tão firmemente ligado que não é causa habitual de alergia. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Marly disse...

Fiz um patch test. E as substancias que reagiram positivamente foram: .Cloreto de cobalto:+ .Quaternium 15:+ .Sulfato de niquel:+++ .Formaldeido:++ .imidazolidinil ureia:+ .Tosilamida:++ Gostaria da ajuda de voces pra saber se existe alguma dieta pra quem tem alergia a niquel possa fazer. Pois a unica coisa que estou em duvida é sobre como me alimentar porque a maioria dos alimentos que tenho costume possuem grande quantidade de niquel e eu se quer nem imaginava isso,minha dermatologista me explicou algumas coisas e no resultado dos exames veem explicando tambem. Se voces puderem me ajudem e agradeço desde ja. Obrigada

Sara Correia disse...

Olá, tenho uma forte reação ao sulfato de niquel e um dos alimentos que a minha medica disse que n posso comer é a mandioca! Porém, como tapioca todos os dias no cafe da manha e muitas vezes a noite também. A goma de mandioca tem sulfato de niquel?!? Substitui o pão pela tapioca pois tenho intolerância a glúten. Vou ter que cortar a tapioca tb?!?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sara e Marly: nem todas as pessoas que têm teste de contato positivo ao sulfato de níquel precisam fazer dieta evitando alimentos que contém níquel. Por isso, para afirmar e para orientar opções alimentares, é essencial conhecer os dados clínicos e examinar pessoalmente para obter uma história clínica (anamnese) cuidadosa. Aconselho que entrem em contato com as médicas que as atenderam para que recebam uma orientação personalizada e adequada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os principais alimentos que contém níquel são: frutos secos, alimentos em conserva, aveia, sucrilhos, nozes e amêndoas, feijão, chocolate e alguns tipos de peixes. Na verdade esta lista é mais extensa, mas é preciso ressaltar que nem todas as pessoas que têm teste positivo para sulfato de níquel precisam fazer dieta. A pessoa só deve fazer dieta se o médico alergista indicar para seu caso. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

ola gostaria de saber quais alimentos alem de chocolate, soja , batata,mandioca, pães, aveias,sucrilhos, nozes e amendoas contem sulfato de niquel e qual a quantidade existente neles...

Ti Mone disse...

Há dois anos eu coloquei o Diu de bronze e seis meses depois começo aparecer caroço em algumas partes do meu corpo, coçava muito, com o tempo os caroços foram evoluindo, tenho uma boa parte do corpo mas só que em formato de placas vermelhas, e arde bastante e coça até sangrar. Faço acompanhamento com dermato, o problema esta estagnado, mas não resolvido. O diagnostico é dermatite atopica crônica. Fiz vários testes alérgicos e o resultado é alergia a sulfato de níquel. O Diu de bronze possui níquel na sua composição? Será que o diu que esta ocasionando tudo isso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As fontes de níquel são muitas. Ressalto sempre que nem todas as pessoas portadoras de teste positivo a sulfato de níquel devem fazer dieta. O alergista determinará cada caso. Escreva para nosso e-mail para que enviemos a lista completa dos alimentos. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ti Mone: não consegui obter a fórmula do DIU. Aconselho que peça esta orientação ao seu ginecologista que sabe exatamente o tipo de dispositivo usado no seu caso. Gratos pela visita.

Ti Mone disse...

Constat0 que existe o níquel no meu Diu, isso pode ser o causador da minha dermatite?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ti Mone: não tenho condições para afirmar pela internet, baseado apenas em seu breve relato, sem conhecer seu histórico clínico e sem examinar pessoalmente. O seu médico alergista é a pessoa mais indicada para fazer o diagnóstico e indicar a conduta mais adequada. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Fernanda disse...

Olá! Eu tenho alergia a sulfato de níquel, porém nas tintas de cabelo eu nunca encontro esse elemento. Existe alguma outra forma q ele seja chamado? Algum outro nome que usem pra se referir ao sulfato de níquel nos rótulos dos produtos?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fernanda: o nome que consta nos rótulos é sulfato de níquel. Muitas tinturas capilares já retiraram esta substância de suas formulações. Gratos por sua visita.

Monique Justino disse...

Olá, usei um relógio e me deu muita alergia... começou coçando, depois ficou vermelho e apareceram umas bolinhas e a pele no locar ficou ressecada.
Tenho passado Polaramine, amenizou, porém não resolveu. Tem alguma indicação para outra pomada?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Monique: este blog obedece as normas do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pel internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

beamaia disse...

Olá! Parabéns pelo blog! Muitas informações úteis por aqui.
Tenho alergia a níquel, sendo a maior parte das lesões ao redor dos olhos, pelo uso excessivo de maquiagem...
Já estou optando por maquiagens hipoalergenicas, mesmo assim algumas ainda me dão problemas.
Li que os óxidos de ferro (77492, 77489, 77499 e 77491) contém traços de níquel. É verdade?
Porque mesmo maquiagens hipoalergenicas possuem esses componentes na formulação...
Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A informação procede. Os óxidos de ferro podem ser usados como pigmentos em cosméticos e em tintas para tatuagem. Embora sejam grandes as similaridades com o níquel, é raro que causem alergia. por isso, é permitido seu uso nestes produtos. Obrigado pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário e por sua visita ao nosso blog.

Mayquimic disse...

Olá, Boa tarde. Parabéns pelo conteúdo do Blog muito bom mesmo!
Eu fui diagnosticada com alergia a Sulfato de Níquel e trabalho no laboratório Químico de uma industria Galvânica. Como devo proceder?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mayquimic: para orientar, é preciso conhecer o tipo de função que desempenha, grau de contato com níquel e derivados durante sua jornada de trabalho, proteção utilizada, tipo e gravidade da alergia etc. Por isso, não há como sugerir medidas sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Aconselho que exponha suas dúvidas ao seu alergista e peça que oriente. Agradeço suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Volte sempre.

Valdir Silva disse...

Boa tarde, À aproximadamente 2 anos coloquei 4 implantes dentário, cujo 02 deu rejeição ou seja meu organismo expeliu. apenas 2 ficou fixo, porem uns 2 meses apos ter colocado tive uma dor muito forte no braço que durou meses a dor desapareceu, mas depois disso tenho
uma alergia cronica que só melhora com o uso de prednisona fiz vários exames de sangue, e testes alérgicos todos deram negativo, apenas o IGE deu 997,9 cujo o normal é 378,0. falei com o dentista ele me disse que poderia ser rejeição mas eu tinha que aguardar, sinceramente não sei o que fazer, será que alguém poderia me ajudar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Valdir: o seu relato não deixa claro que haja relação direta entre a alergia e o implante dentário. É essencial examinar pessoalmente para poder emitir um parecer. Aconselho que procure um alergista.
Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita

Anônimo disse...

Gostaria de saber como está descrito o sulfato de niquel nos rótulos de tintura de cabelo? Já verifiquei em quase todas as marcas conhecidas e nenhuma contém o nome sulfato de níquel na composição quimica.
Por favor, me ajudem

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A referência nos rótulos é mesmo como sulfato de níquel. O que está ocorrendo é que muitas tintas modernas estão deixando de ter níquel em sua composição. É obrigatório que conste no rótulo se a tintura contiver a substância. Gratos pela visita

Anônimo disse...

Bom dia,
tenho alergia a níquel,gostaria de saber se existe um anti alérgico para controlar ? Bases , rímel e esmaltes contém niquel ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Antialérgicos são antihistamínicos e atuam nas alergias onde a histamina está envolvida no mecanismo da doença. Contudo, a dermatite de contato não envolve a participação de histamina e por isso responde pobremente ao uso de antialérgicos. Por isso, não é possível avaliar seu caso pela internet. Aconselho que solicite ao seu alergista para orientá-la pois ele a examinou e conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais apropriada para a orientação que deseja. Gratos por sua visita.


Lidialane Brandao disse...

Boa noite descobri a apouco tempo que tenho alergia a sulfato de níquel e só descobri pq no meu rosto estão aparecendo manchas e acnes fui na gostaria de saber se pode ter alguma relação com isso, detalhe gosto de chocolate e descobri que tem no chocolate! ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lidialane: nem todas as pessoas com teste positivo ao sulfato de níquel têm também alergia aos alimentos que contém níquel. Por isso, não há como opinar especificamente sobre seu caso pela internet, baseado apenas no seu breve relato e sem conhecer seus dados clínicos de forma mais minuciosa. Aconselho que retorne ao seu médico alergista, exponha sua dúvida e peça que a oriente.Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Bruna disse...

Boa noite!
Através do Teste de contato descobri que eu tenho alergia a Niquel.
E a minha alergia começou coincidentemente após uma cirurgia para retirada da vesícula, por favor, há alguma ligação? Será que os grampos que serviram para fechar os dutos dentro do corpo liberam algo que me sensibilizou?? Já procurei informações sobre esses grampos e li que são inertes, mas gostaria de uma ajuda mais completa, essa minha alergia, tem alguma ligação com a cirurgia, ou foi uma triste coincidência?? Obg Bruna

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bruna: o seu relato não sugere que haja relação entre sua alergia e a cirurgia. Mas, não é possível afirmar sem examinar pessoalmente.
Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Eliane Soares disse...

Boa Tarde!! Descobri hoje que tenho alergia a cloreto de cobalto e o niquel!! A água de poço pode ter estas substancia? Que quando tomo banho fico toda mim coçando.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sulfato de níquel é um metal e o cloreto de cobalto é uma impureza do níquel Sua presença na água de poços não é habitual. Para definir a composição, é preciso realizar análise laboratorial de amostra da água do poço.Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Boa tarde, existe algum alimento que os alérgicos a niquel não podem comer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nem todas as pessoas com teste positivo ao sulfato de níquel têm também alergia aos alimentos que contém níquel. Por isso, não há necessidade de fazer dieta alimentar em todos os casos. Aconselho que retorne ao seu médico alergista, exponha sua dúvida e peça que a oriente.Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Erika F B Fonseca disse...

Oi acabei de receber meu teste e deu positivo para sulfato de niquel muito alto,estou a 1 ano com as pernas bastante ferida,vinha tratando somente com dermatologista.Enfim,tenho alergia ao titanium, aço de relogio ,de calça e agora da prata pura tambem. Tenho alergia ao latex e sou dentista, passei a usar luvas de vinil, mas mesmo assim fico com a mão ferida.Tenho alergia aos esparadrapos, micropore e cirurgico também.Estou ficando preocupada a cada dia que passa.Não encontramos muitasd respostas em relação a isso tudo,fico só tomando corticoide e anti-histaminicos.Nossa Anvisa não fiscaliza tanto quanto deveria.Já evito vários alimentos para mim e meus filhos,mas nem ssempre sabemos que está escrito nos rótulos.Não posso com corante e tudo hoje leva corante, não posso com parabeno e vários produtos usam parabeno como conservante.Me sinto presa num mundo desconhecido e sem informação.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Em sua narrativa houve relato de dermatite de contato e alergia alimentar.
Sugiro que faça avaliação com um alergologista em sua cidade, para realização de teste alérgicos para um melhor avaliação que o caso requer.
Obrigado pela visita.
Obrigado pela sua visita.

Anônimo disse...

É verdade que existe o sulfato de níquel em alimentos?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sim. Mas vale ressaltar que nem todas as pessoas que têm teste positivo para sulfato de níquel precisam fazer dieta. A pessoa só deve fazer dieta se o médico alergista indicar para seu caso. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá boa tarde!

O blog está de parabéns! Estava com dúvidas quando achei o blog.
Gostaria de saber se existe tratamento pra essa alergia? Todos os meus sintomas batem com oque foi descrito aqui. Uso aliança a cerca de 2 anos, e meu dedo esta horrível, ressecado, umas rachaduras bem pequenas e sai um líquido "transparente" coça demais e está bem vermelho .. tá horrível! Ainda não fui ao médico, então gostaria de saber se a algum tratamento.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tratamento para alergia ao sulfato de níquel, consiste em fazer o diagnóstico e evitar o contato, porém é de fundamental importância que consulte seu alergologista para uma avaliação médica e realização do correto tratamento.

edson gomes disse...

gostaria de saber se a vitamina A ajuda a controlar essa maldita alergia Obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tratamento para alergia a sulfato de níquel consiste no seu afastamento e no tratamento das lesões na fase aguda.
Obrigado pela visita

Anônimo disse...

me chamo Letícia e gostaria de saber se manchas vermelhas na pele que coçam bastante pode ser alguns dos sintomas da alergia de sulfato de níquel?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Letícia: o seu relato não deixa claro que possa ser uma alergia de contato ao sulfato de níquel De qualquer modo, não é possível fazer diagnóstico pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la adequadamente. Gratos por sua visita.

Angélica Parreira Peixoto disse...

Ola! Parabéns pelo trabalho de vcs! Sofro com dermatites de contato e atópica ha algum tempo, nunca estou livre das coceiras e as feridas. No meu corpo tem a marca exata do relógio, do colar e até mesmo da alça do sutiã. O que eu n posso entender é como surgiram algumas lesões em lugares em q eu n uso nenhum tipo de alergênico. Na panturrilha e na coxa por exemplo. São lesões antigas que não saram. Ja passei muitas pomadas. Ja passei por vários médicos e nada, ja até perdi um bebe devido a um tratamento com metrotexato, que posteriormente soube que foi prescrito indevidamente!! Cotovelos dobra do braço direito tbm são alvo de lesões. Isso tem atrapalhado muito a minha vida, minha auto estima ja nem sei se existe. Não bastasse as lesões, sofro com as manchas das lesões que ja saram, me incomodam muito e limitam minha vida de varias maneiras. Tenho muita dificuldade em me relacionar, tenho vergonha. As pessoas olham.. é horrível! Sinto que está ligada a algo emocional. Não sei o que fazer.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Angélica: gostaria de poder ajudá-la, mas não é possível orientá-la pela internet. As doenças de pele são, muitas vezes, bastante parecidas e por isso, é essencial examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ

rosiane disse...

Ola!meu teste deu positivo a sulfato de niquel ++++ gostaria de saber se isso é por causa de muito ferro no organismo pois tomei quando crianca sulfato ferroso

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rosiane: o teste positivo com níquel não tem relação com ingestão de sulfato ferroso na infância. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

Vanessa Macêdo disse...

Olá, parabéns pelo blog! Minha dúvida é quanto aos tecidos estampados. Todo tecido estampado possui sulfato de níquel? Devo evitar usar este tipo de roupas? E tecido colorido, também tem sulfato de níquel?
Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Algumas tintas contém sulfato de níquel, porém no tecido näo é habitual gerar sintomas clínicos.
Obrigado pela visita

Juliana Viana disse...

Olá , a 1 ano sofro com coceira, descamação , a pele fica escura ,nos dedos das mãos e dos pés, o teste de contato deu alergia ao niquel. Minha dúvida é ... A alergia só aparece no local de tivemos contato com a substância ou pode aparecer em outras regiões ?
Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As dermatites de contato são caracterizadas por lesões em locais de contato com a substância alérgica.
Obrigado pela vista

Adriana Benevides disse...

Saudações. Meu nome é Adriana Benevidez,tenho 17 anos e moro em São Paulo.Por anos eu achei que eu tinha alergia à outras substâncias como o Parabeno Mix,Quinolina Mix e Terebintina,após realizar novamente outro teste de contato, descobri que na realidade sou alérgica ao Sulfato de Níquel.Nesta quinta feira (29/05) passei um batom emprestado de uma amiga nos lábios,e após algumas horas ao redor deles começou a ficar vermelho e com muito prurido.Estou tomando um remédio e passando uma pomando que o médico me recomendou,mas o prurido está insuportável.Gostaria de saber,se em batons pode conter a substância do níquel, pois eu semprei usei maquiagens e não dão reações,a não ser aquelas baratas e umas da Natura(que no caso,o batom que usei emprestado era da marca de cosméticos Avon). E se o chocolate também contém. Agradeço desde já.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Adriana: Alguns cosméticos, como sombras e lápis para os olhos, podem ter contaminação pelo níquel, mas é rara em batons. Você deve ler o rótulo antes de usar qualquer produto. Uma opção é dar preferência produtos hipoalergênicos Mas, mesmo estes produtos podem causar alergia em pessoas muito sensíveis. Por isso, sempre que tiver dúvidas,fale com seu alergista antes da aplicação do produto Obrigado por visitar nosso blog.

Paulo César Granja disse...

Boa noite, gostaria de saber se o dióxido de titânio (que está presente nas tinturas de cabelo) pode ter níquel na sua composição química. Obrigada. Rosângela

Anônimo disse...

Ola sou rosiane obrigada pela resposta...tenho mais uma duvida. Uso aparelho ortodontico gostaria de saber se alem da coceira pode afetar tambem meus dentes?

Lucas Fernandes Rocha disse...

Olá... A minha mãe usou uma tinta de cabelo e logo após ela sentiu ardência nos olhos, nariz, garganta e em seguida começou a sentir falta de ar, pq fechou a garganta, ela usou fluir, mas não melhorou. Mais tarde ela fez inalação e no outro dia ela foi ao pronto socorro, o médico disse que era bronco espasmo e desde então minha mãe não melhorou, tomou várias medicações incluindo corticoide e alenia 12 mg. Isso tudo desde de fevereiro. Em maio ela foi em uma alergista, fez o exame de contato e deu positivo a sulfato de niquel, mas no rótulo da tinta não contem o mesmo, é possível estar embutido em alguns dos componentes da fórmula?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O dióxido de titânio é um produto usado na indústria, porém diferente do sulfato de níquel. Caso tenha alergia ao níquel verifique nos rótulos a presença desse produto.
Obrigado pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A dermatite de contato ao sulfato de níquel não causa lesão nos dentes.
Obrigado pela presença.
Obrigado pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os sintomas respiratórios descritos não apresentam relação direta com alergia ao sulfato de níquel.
A presença de sulfato de níquel nos rótulos dos produtos é obrigatório.
Obrigado pela visita.

Franklin Sousa disse...

Oi!! blog nota 10! parabéns
desenvolvi recentemente essa alergia à níquel.. sei que não é a única forma de se desenvolver essa alergia, mas não uso nenhum tipo de acessório.. o que me deixa um pouco mais preocupado pois fica mais difícil saber o que evitar..
gostaria de tirar uma dúvida.. Tem alguma forma de ajudar a 'eliminar' o sulfato de níquel do organismo.. Minha nutricionista me passou uma dieta de forma que evitasse alimentos com teor alto de níquel.. mas mesmo assim não tem adiantado, pois ao fim das duas vezes que meu alergista receitou o uso de corticoide, minha alergia voltou a se manifestar... Por favor me ajudem!

Fernanda Borges disse...

Fiz os testes dermatológicos para saber a que sou alérgica porque tenho as mãos cheias de alergia, a médica disse-me que o resultado era negativo, porque segundo ela a reação que eu apresentei referente ao sulfato de níquel, estava fora do quadrado correspondente, o certo é que agora o local está todo repleto de borbolhinhas vermelhas, o que me leva a concluir que sou mesmo alérgica ao níquel, vou procurar evitar mas uma coisa em especial me preocupa, as moedas, é impossivel não tocar nelas, e quanto aos alimentos eu sou vegetariana será possivel enumerar alguns dos alimentos que contém sulfato de níquel? Obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As dermatites de contato são causadas por contato cutâneo direto com o agente desencadeante.
Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Olá! Há mais de um ano, estou com uma dermatite de contato proximo aos olhos que nunca sara. Fiz o teste e saiu que tenho alergia a sulfato de níquel. Já passei pomadas que aliviam os sintomas, mas nada definitivo. Gostaria de saber se o aparelho dentário pode ser o causador desta alergia, pois esta alergia apareceu depois de um mês e meio mais ou menos após a colocação. Gostaria de saber também se esmaltes nacionais possuem níquel. Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Esmaltes não contém sulfato de níquel. É preciso analisar seus dados clínicos e examinar sua pele pessoalmente para poder opinar. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Franklin: infelizmente não é possível opinar ou emitir um parecer sobre seu caso pela internet. É necessário examinar pessoalmente. O fato de ter sensibilidade ao níquel não significa que a pessoa precisa fazer dieta especial. Cada caso é um caso e deve ser avaliado de forma individual. As dietas nem sempre dão o resultado esperado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...