03 outubro 2010

Pigarro – “o bichinho do han han"



Pigarro é um velho conhecido de todos, pois se trata de uma afecção comum. Parece com uma pequena tosse para aliviar a sensação de embaraço ou coceira na garganta. O pigarro tem a finalidade de expelir uma secreção acumulada aliviando o desconforto.

A causa mais comum de pigarro não é a alergia, mas sim o tabagismo. O fumante sofre a ação tóxica das substâncias presentes no cigarro e isso altera seu mecanismo de defesa e limpeza na garganta e vias respiratórias, gerando a necessidade constante de limpeza da garganta com pigarros freqüentes. No caso, fumantes costumam evoluir com piora do quadro, surgindo a tosse crônica e agravamento do seu quadro. 

É importante ressaltar que a fumaça do cigarro pode causar pigarro tanto para o fumante como para as pessoas que convivem com ele (tabagismo passivo).

Outras causas de pigarro:

- Resfriados e gripes podem se acompanhar de aumento da secreção (muco) resultando numa sensação de irritação na garganta e conseqüente pigarro.

- A Rinite alérgica pode se acompanhar de secreção na região por trás das narinas conhecido como secreção pós nasal, ocasionando pigarro.

- Além das gripes e resfriados, outras doenças causadas por microorganismos podem também originar pigarro, tais como sinusites e rinites infecciosas.

- A doença do refluxo gastresofágico se acompanha de distúrbios digestivos e pode gerar pigarro ou tosse seca. Mas, existe ainda a possibilidade de refluxolaringo-faríngeo que nem sempre se acompanha de sintomas e que causa manifestações altas como por exemplo, pigarro, sensação de corpo estranho na garganta, rouquidão e tosse.

- Remédios podem ser causa de pigarro, como por exemplo, alguns antihipertensivos do grupo dos inibidores da ECA.

- Fatores emocionais podem gerar pigarro, tanto nos adultos como nas crianças.

Portanto, o pigarro não é apenas um “bichinho do han han” e merece ser tratado de forma adequada. Evite paliativos e pastilhas. Procure atendimento médico.

O Pigarro: referências na literatura

Dois córregos - Fernando Pessoa:  

"Um pigarro, outro pigarro, e de pigarro em pigarro
A alma de Dois Córregos se acende
Na ponta de todos os pitos de barro".

Otto Lara Resende 

"Saudosismo é cacoete de velho, como pigarro".

Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta)
“ Nem todo rico tem carro, nem todo ronco é pigarro, nem toda tosse é catarro, nem toda mulher eu agarro”.

Nelson Rodrigues:
"Mas, em 1916, quando vim para o Rio, as famílias tinham pigarros, tosses, que as novas gerações não conhecem". 


36 Dê sua opinião:

Sebastiana M Azevedo disse...

Gostei do texto. Me esclareceu muitas dúvidas. Continuem assim, nos orientando. Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sebastiana: agradeço em nome da equipe PGRJ. Suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

victor disse...

tbm estou satisfeito pelo texto, como é bom agente encontrar uma ajuda. obg

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado Victor Esse é o nosso objetivo: que nossos textos possam ajudar a superar as doenças alérgicas e na conquista de uma melhor qualidade de vida aos portadores de doenças alérgicas, familiares e seus cuidadores.

Anônimo disse...

ótimo comentário. já tenho por onde começar o tratamento. obrigado...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Agradecemos por suas palavras. Aproveito a oportunidade para convidá-los a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Solange disse...

Nunca fui fumante, mas tenho um pigarro que me acompanha todos os dias, há anos. Não posso falar muito que lá vem ele, e a minha voz vai ficando rouca até sumir...É muito ruim. Agora já sei que, com certeza, é alérgico pois sofro de renite alérgica desde pequena. Muito esclarecedora essa matéria. Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Solange: a rinite nem sempre é uma doença valorizada, sendo considerada por muitos como pouco importante. Mas, pode provocar diversas complicações, sendo o pigarro e a tosse, sintomas frequentes. O seu alergista poderá confirmar se a rinite é a causa do seu pigarro. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

José: peço sua compreensão, mas não posso atender sua solicitação. Não há como tratar um pigarro de longa duração apenas com um remédio caseiro. É essencial pesquisar a causa do problema para que o tratamento seja eficaz. A nossa equipe está ao seu dispor para analisar seu casoe prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Bom dia estou postando neste blog por necessito de uma orientaçao, também tenho muita rouquidão, muito catarro que preciso fazer o tempo todo esse famozo ha ha, para poder eliminar, gostaria de uma orientaçao.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As principais causas de pigarro e rouquidão são: tabagismo, alergias respiratórias com subsequente gotejamento de secreção pós nasal, refluxo laringo-faríngeo, entre outras. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

fazem 5 meses que de vez em quando fico rouca e as vezez me da pigarro as vezez tenho o peito trancado respiração pesada, pode ser isso brinquite

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não permitem concluir se é um caso de asma (bronquite). Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor na Policlínica geral RJ

Anônimo disse...

gostei das explicações,sofro com pigarro a noite e não fumo e parece que estou sempre como nariz entupido ontem fui ao medico e ele receitou budesonida spray comecei o tratamento ontem quantos dias demora para dar resultado!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Budesonida não é uma medicação aliviadora de efeito imediato. Pelo contrário, seu efeito se instala lentamente , atuando na inflamação que acompanha a rinite alérgica e controlando a doença progressivamente. O tempo necessário para que os sintomas apareçam não é igual em todas as pessoas. Converse com seu alergista e peça que oriente sobre seu caso. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

ola tenho pigarro muito chato e quando fico nervoso ele aumenta tem como o pigarro ser do sitema nervoso,e tenho gastrite

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fatores emocionais podem agravar um pigarro, mas não são a causa única do problema. Aconselho que relate ao seu médico as suas observações para que ele possa ajudá-lo. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

tenho pigarro a anos mas quando chega essa época do ano piora,e agora quando como alguma coisa fico pigarreando,me ajude a ter pelo menos uma noção do que esta acontecendo,pode algo sério como cancer.quando fui ao medico e me passou budsonida spray,ele falou que poderia ser rinite alergica pois meu nariz vive entupido, comecei a usar a alguns dias mas não vi melhora,0bs: não fumo,não tenho febre, nem secreção! fico grato se poderem me ajudar







Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere nenhum dado que possa confirmar um cancer como causa de seu pigarro. A rinite alérgica é uma causa comum e neste caso, o pigarro é ocasionado por secreção que escorre por trás das narinas em direção à garganta. O tratamento exige disciplina e persistência pois a melhora do pigarro não é rápida e imediata. Além disso, se a rinite é alérgica, é essencial tratar a alergia através do controle ambiental e da imunoterapia. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

agradeço os esclarecimentos muito legal essa iniciativa de vcs médicos,parabens e que Deus abençoe a todos abraço!

Augusto Silva disse...

Boa Tarde, tenho pigarro a mais de 5 anos, e nunca fumei,e pego resfriado frequente, sempre que pego resfriado, tem muito catarro, isso começou quando eu morava em sao paulo, agora moro no ceara, mais aqui continua com menos frequência, o que pode ser? abraço e parabéns pelo blog

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Augusto: pigarro pode ter causas variadas. O seu relato de ter resfriados repetidos sugere que possa ser um caso de rinite alérgica. Aconselho que procure um alergista. Se for confirmado, o tratamento adequado da rinite pode controlar o pigarro. Agradeço suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário.

Robson disse...

Olá, quero lhe agradecer por estas esclarecimentos. Gostaria q me ajudase. Em junho comecei a tossir muito, todos dias, usei diversos xarope, pastilhas, sprays para aliviar, os meses foram passando e a tosse diminuindo. Hoje estou desesperado, estou como tosse seca, iritativa e pigarro e está me incomodando muito, toda hora minha garganta coça muito, ao olhar no espelho vejo q a minha faringe está muito irritada. Tirei um rx do torax e o médico me falou q não há motivo para minha tosse, me receitou nimesulida e xarope notuss, e falou q se não adiantasse q iria me encaminhar para um pneumologista. O q vc acha?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Robson: o seu relato não sugere que sua tosse seja causada por problemas pulmonares. Existem diversos fatores que podem ocasionar a tosse que devem ser investigados, em especial fatores relacionados à via respiratória superior, doenças alérgicas, refluxo, fatores emocionais, etc. Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Vanusa: Olá, não sou fumante, não tenho qualquer tipo de alergia, mais tenho crises de tosses que me acompanham a anos, e isso me incomoda muito pois sempre fico com essa tosse não consigo parar, e quando eu falo um pouco mais essa tosse vem... e em todas as vezes q fui ao medico sempre me receitaram um descongestionante mais nunca surtiu efeito, gostaria de saber o que poderia ser, se puderem me ajudar eu agradeço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vanusa: a tosse não é uma doença, mas sim um sintoma. Por isso, é muito importante definir a causa. Contudo, para fazer o diagnóstico, é essencial investigar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente, não sendo possível apontar a causa ou orientar tratamento pela internet. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de janeiro. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

ola meu filho de 10 anos anda sempre com pigarro faz sempre aquela som ha ha,e tambem tem a faringe um pouco irritada mas nao tem dor,e algumas vezes tambem tem tosse! ja lhe perguntei porque ele faz sempre aquele ha ha,ele me responde que é a saliva na garganta e que tem que fazer ha ha para sair se nao que fica com a voz rouca,porque será?sera algo grave como cancro?se me poder ajudar eu agradeco,obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O pigarro apresenta causas multifatoriais, como: gripes , resfriados, rinite alérgicos, doenca do refluxo gasto esofágico, medicamentos entre outros.
Sugiro que seu filho seja avaliado em uma consulta médica.
Obrigado pela visita

Francisca disse...

Parabéns! Muito bom saber que temos, a nossa disposposiçao uma equipe = a de vcs; pois nos esclarece duvidas e dá-nos boas direçõeseus os abençoe. Gratissima Francisca

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Francisca: agradeço em nome da equipe PGRJ. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Volte sempre.

Anônimo disse...

Olá,ja faz umas duas semanas q estou com uma tosse seca,mas a dois dias q eu nao consigo dormir por causa desse bendito pigarro passo a noite tossindo e vomitando horrivel,fui ao medico estou tomando xarope koid e amoxilina antibiotico mas ate agora nada,ja estou ficando preocupada porque nao passa.ah e nao sou fumante,oqmais eu poderia estar fazendo pra passar esse perrengue?????

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Oba! Até 2010 sofri muito com pigarro e azia, porém após ser operado de hérnia de hiato o segundo problema sumiu, mas o pigarro continua, principalmente após a janta. Saliento que permaneço de pé no mínimo 1 horas após a refeição, não fumo, quase não consumo frituras, refri e molhos p/ lanche.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pigarro pode ter causas variadas. Mesmo após a cirurgia de correção da hérnia de hiato, outros fatores podem impedir que o pigarro melhore. Gratos por sua visita.

Tatiana Barros de Souza disse...

Minha filha de 06 anos esta sendo tratada com clavulin ha dez dias por conta de uma sinusite. A congestão nasal e a tosse noturna desapareceram. Entretanto, ela ainda apresenta um pigarro durante o dia. Isso pode significar q o tratamento nao está surtindo o efeito desejado?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Tatiana: a melhora dos sintomas de tosse e congestão indica que a medicação está sendo eficaz. Contudo, pode ser que seja necessário manter por tempo mais prolongado ou que o pigarro tenha outros fatores envlvidos, necessitando de um outro tipo de complemento ao tratamento. Gratos por sua visita.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...