23 outubro 2010

Parece, mas não é...


Nariz escorrendo: resfriado ou alergia?


Nem sempre é fácil diferenciar a alergia de um resfriado ou gripe. Às vezes leva um pequeno trabalho de detetive para descobrir a causa do problema. Aqui estão algumas pistas:




1) Causa
Resfriados são causados por vírus. Podem afetar qualquer pessoa.
Alergia: tem na sua base uma predisposição genética (hereditária), afetando apenas as pessoas sensíveis. Mas, fatores ambientais influenciarão no aparecimento dos sintomas.

2) Ocorrência dos sintomas
Resfriados: os sintomas surgem, duram alguns dias e somem.
Alergias: os sintomas se repetem, como se a pessoa estivesse sempre resfriada.

3) Duração
Resfriados: duram cerca de 4 a 7 dias.
Alergia: duração é variável, podendo ser perene, dependendo do maior ou menor contato com o agente causador (alérgeno). 

4) Estado geral da pessoa
Resfriados: provocam mal estar, abatimento, perda de apetite e dor no corpo.
Alergia: na maior parte das vezes, o estado geral do alérgico é bom.

5) Sintomas
Resfriados: coriza, congestão nasal, dor de cabeça, olhos lacrimejando, febre, dor de garganta, tosse.
Alergia: espirros repetidos, coceira (no nariz, olhos, ouvidos e garganta), congestão nasal, olhos lacrimejando, tosse.

6) Complicações
Resfriados não são graves e raramente complicam.
Alergia com o passar do tempo pode se complicar e se acompanhar de sinusite, otite, amigdalites, asma, entre outras. Vale a pena tratar antes que as complicações venham.


Ficou com dúvidas?
O melhor é mesmo procurar um alergista para avaliar seu caso, fazer o diagnóstico e indicar o tratamento correto.

7 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Vela esse site sobre alergia ao glúten e sintomas:

http://celiacosbr.vilabol.uol.com.br/

ROSE disse...

estou lendo sobre a diferença de gripe, resfriado e alergia , eu estou a 1 mes com sintomas de alergia mas com muita dor no corpo , tenho tireoidite de hashimoto , porém minhas taxas hormonais estão normais e controladas com puran t4 .... e nunca sei o q tenho alergia ou gripe ou virose ou td junto ! obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rose: nem sempre é fácil fazer o diagnóstico, sendo necessário a análise clínica feita pelo médico especialista. Agradecemos sua participação em nosso blog.

Anônimo disse...

Fui diagnosticada com bronquiectasia, tossia muito,mas era suportável, de fevereiro em diante a tosse ficou mais intensa,tusso tanto que meu nariz se enche de coriza,parece que estou me afogando,às vezes com acessos de espirro e até os olhos se enchem de lágrimas. Estou indo ao pneumologista e ele me passou para o otorrino,mas até agora nada...Por favor me ajudem,tusso tanto que se bobear até urino sem querer.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É provável que você tenha uma rinite. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Adriana disse...

Vocês estão de parabéns pelos esclarecimentos sobre as diferenças entre rinite e gripe. Meu filho tem 11 anos e desde bebê descobrimos que ele tem rinite. Fizemos testes e todos exames possíveis, mas às vezes fico na dúvida se é resfriado ou rinite pra tratar com a medicação correta. Muito obrigada pelos esclarecimentos!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Que bom que gostou, Adriana. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidar você a assinar nosso blog e receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".