Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional de Combate à Asma











21 de junho é o dia em que se comemora o Dia Nacional de Combate à Asma. A data foi criada em 1999, por médicos e autoridades de saúde, com finalidade de enfatizar a importância da doença em nosso país.


A asma, também conhecida como bronquite asmática ou como bronquite alérgica afeta cerca de 10% da população brasileira, ou seja, algo em torno de 19 milhões de brasileiros, entre adultos e crianças.


Os recursos de tratamento cresceram nas ultimas décadas, mas a asma ainda é uma das maiores causas de internações hospitalares, depois do parto natural, pneumonia, cesariana e insuficiência cardíaca. É uma doença frequente, afetando adultos e crianças, podendo causar sofrimento e até ser fatal.


É muito importante difundir conhecimentos sobre a doença, formas de tratamento e prevenção, a fim de que seja possível o pronto reconhecimento e tratamento precoce, evitando assim as formas mais graves.


A ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) possui filiadas em quase todos os Estados brasileiros e luta para divulgar conhecimentos e na busca de uma melhor qualidade de vida ao paciente.


2010, ano do Pulmão, é também o ano da chegada da Iniciativa Global contra a Asma ao nosso país. Encontra-se em atividade o GINA Brasil, congregando uma legião excepcional de voluntários, de vários estados brasileiros, que compõem um conselho, comitês, grupos de trabalho e um grupo dos experts. Entre seus objetivos, está a implementação de pesquisas e a divulgação do reconhecimento, prevenção, diagnóstico e controle da asma em nosso imenso país.


Convidamos a todos para Atividade educativa, cuja programação será a seguinte:
11:00: Asma, Bronquite, Rinite e Sinusite: como vencer as doenças do inverno
11:20: Tosse: como se livrar desta visitante incômoda?
11:40: Respiração e saúde: um elo poderoso
12:00: Prevenção para superar a asma e as alergias respiratórias.
Debates com a platéia e sorteio de brindes


Data: 21 de junho de 2010
Horário: 11 horas
Local: Auditório do Saens Pena Medical Center
Rua Conde de Bonfim, 255 – Tijuca, Rio de Janeiro. A entrada é franca

Comentários

  1. Pessoal,

    Acabei de publicar seu post como se fosse uma blogagem coletiva, no meu blog.

    Adoro o site de vocês, e gosto de divulgá-los. Mas da próxima vez, divulguem antes, para eu poder fazer o mesmo.

    Um abraço, seu seguidor!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, caro amigo. Infelizmente ficou mesmo em cima da hora.Mas, de qualquer modo, valeu a força. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá, descobri este blog por outro (minhapeleemelhorqueasua). Estou gostando mito, parabéns.

    Bom, tenho uma duvida sobre a asma. Durante a gravidez comecei a ter crises intensas de tosse e falta de ar. Depois de muito penar fui diagnosticada com asma e iniciei o uso de um inalador, que melhorou bastante as crises. O médico explicou que com o fim da gravidez a asma tb passaria e foi o que aconteceu. Mas hoje, após 7 meses comecei a ter umas crises de tosse bem parecidas. Não estou gravida!
    Eu posso ter asma sem estar associada a gravidez?

    ResponderExcluir
  4. Juliana: a asma é uma doença que resulta de uma tendência genética (hereditária) e que se acompanha de inflamação persistente nos brônquios, (mesmo quando a pessoa está sem sintomas). As crises podem se iniciar em qualquer idade e provavelmente a gestação foi um fator desencadeante. Mas, a asma também pode ser desencadeada por outros fatores, ou seja, independente da gestação. Por isso, é muito importante que procure um especialista para avaliar seu caso e indicar um tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita e seu carinhoso incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.Volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Renata Policiquio Andrade6/6/12 08:21

    Olá. Bom dia,
    Minha filha de 7 anos e 6 meses tem ASMA descobrimos o problema qdo ela tinha 2 anos e meio,
    Gostaria de saber porque qdo ela de agita brincando e pulando ela tem crises de tosse e em seguida fica com peito chiado e acaba tendo que aplicar bombinha,
    Hoje por exemplo passamos toda a madrugada intercalando inalações com BEROTEC e ATROVENT para aliviar a crise. Gostaria de ajuda para aliviar os sintomas agora que vai chegar o inverno.

    ResponderExcluir
  6. Renata: o seu relato sugere que sua filha esteja com a sua asma sem controle adequado. Infelizmente não tenho condições para avaliá-la sem um exame criterioso e realizado pessoalmente. Lembro que a "bombinha" em geral contém apenas uma medicação de alívio. Da mesma forma, como as nebulizações com berotec e atrovent são também apenas aliviadoras dos sintomas nas crises. Mas, não tratam a asma. É importante levá-la a um alergista para um tratamento de controle, ou seja, com medicamentos e medidas práticas que possam controlar a asma, evitar novas crises e permitir que ela leve uma vida normal. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno