18 abril 2010

Fragrâncias, Perfumes e Alergia


Este é um tema complicado e extenso, mas muito solicitado. Fragrâncias ou essências são produtos usados na maioria de cosméticos e produtos para pele. Ou seja, fragrância não é sinônimo de perfume.


A alergia a fragrância é a causa mais comum - e talvez a mais difícil, de alergia a cosméticos. E a dificuldade reside no fato de que existem cerca de 5000 substâncias diferentes classificadas neste grupo.


Uma curiosidade: a fórmula de um perfume pode conter de 10 a 300 fragrâncias individuais. Conhecem-se algumas essências que podem ter mais de 500 ingredientes.


Mas, o maior complicador desta história é o fato de que os fabricantes de cosméticos utilizam fórmulas secretas e protegidas por lei. Assim, é autorizado que no rótulo conste apenas a palavra “fragrância” ou então “perfume”, não sendo obrigatório listar todos os ingredientes específicos utilizados no produto. Por isso é tão difícil desvendar uma alergia a fragrâncias e perfumes.


A ASBAI , órgão normativo da especialidade, está lutando junto à ANVISA para que se torne obrigatório constar nos rótulos brasileiros os ingredientes por completo, facilitando assim a vida do alérgico.


Tipos de reações às fragrâncias e perfumes:


- A alergia a perfumes e fragrâncias se manifesta predominantemente sob a forma de uma alergia na pele chamada dermatite ou eczema de contato. Pode se manifestar como uma vermelhidão na pele, coceira intensa e surgimento de lesões variadas. A maioria das reações a cosméticos é causada por irritação da pele. Menos de 10% é efetivamente causada por uma alergia.


- Fragrâncias e perfumes têm o poder de provocar irritação nas vias respiratórias humanas e por isso podem causar agravamento de alergias respiratórias em pessoas sensíveis. Como exemplos: olhos avermelhados, lacrimejando, piora da rinite e da asma, dor de cabeça, desconforto respiratório.


É importante lembrar que uma alergia não surge da primeira vez em que se usa um produto. Por exemplo, você adora um perfume, usa sempre e de uma hora para outra, começam a surgir coceira e lesões na sua pele. Pronto, desenvolveu a alergia!


Perguntas mais comuns:

Quais são os locais mais afetados pela alergia aos perfumes e fragrâncias?
Os locais mais afetados variam de acordo com o tipo de produto que originou a alergia. No caso dos perfumes, por exemplo, as lesões mais comuns são em pescoço, atrás das orelhas, punhos, braços, coincidindo com os locais onde se aplica o produto. Já no caso de fragrâncias, é muito variável: desodorantes (axilas), cremes e loções (difusa), loções após barba (face), entre outras.

Quais são os produtos cosméticos que possuem fragrâncias em suas fórmulas?
Em primeiro lugar, destacam-se perfumes, águas de colônia e loções após barba. Mas pode-se afirmar que a maior parte dos cosméticos e artigos de higiene corporal tem algum tipo de essência: hidratantes, sabonetes, desodorantes, protetores solares, enfim, todos os tipos de produtos dotados de cheiro agradável.


O que são “fontes ocultas” de fragrâncias?
Muitas vezes a essência vem escondida e pode surpreender o alérgico. Esse é o caso dos chamados produtos “hipoalergênicos” ou ainda, daqueles ditos “sem perfume”.
Em geral os produtos “sem perfume” ou “livres de fragrâncias” não contém ingredientes sintéticos e têm menor número de componentes (0,1% ou menos).. Mas, utilizam produtos naturais para disfarçar o odor natural, nem sempre agradável dos cosméticos. Por isso, devem ser utilizados com cautela, após identificar no rótulo as substãncias listadas. Sendo necessário, utilizar produtos feitos em farmácias de manipulação.


O que é fotossensibilidade?
É o agravamento da lesão na pele pela exposição ao sol. É bastante comum com uso de perfumes.


Principais substâncias causadoras de alergias contidas em perfumes e fragrâncias:
- Aldeído cinâmico
- Álcool cinâmico
- Álcool alfa-amil cinâmico
- Geraniol
- Eugenol
- Isoeugenol
-Oak moss absoluto
- hidroxicitronelal


Dicas:


- Evite odores intensos. Pessoas sensíveis poderão ficar incomodadas.
- Nunca use um perfume na praia ou quando se expuser ao sol.
- Não insista no uso de um cosmético se ocorrer irritação na pele após sua aplicação. Procure a orientação de um médico.
- Se você tem alergia a fragrâncias, prefira produtos manipulados, onde poderá identificar os ingredientes de forma completa e segura.


Uma pesquisa final:

Quando você nota uma alergia a um cosmético, qual é a sua reação:
1) joga fora o produto,
2) insiste no uso,
3) entra em contato com o fabricante,
4) procura a orientação de um médico,
5) simplesmente troca por outro.
Comente, escreva sua opinião.

182 Dê sua opinião:

Renata Pinheiro disse...

Como já sei que tenho várias alergias e muita sensibilidade a cosméticos, quando um causa problemas eu paro de usar por um tempo. Deixo a pele se recuperar e uso mais uma vez, para ter certeza de que o tal produto foi o culpado. Se acontecer de novo, dou o produto para alguém que possa usá-lo, e compro outro com a mesma função, de outra marca, pra testar. Se não se repetir, continuo usando normalmente.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Postura adequada, Renata. É importante observar, analisar em conjunto com seu alergista, para se conhecer melhor e evitar alergias desagradáveis. Abraços e obrigado pela visita.

Janaina disse...

oi, sofro muito com a rinite é algo constante diário em minha vida, mas o que mais me incomoda é uma secreção transparente que desce pela garganta me obrigado a usar lenços direto e acabo com a garganta super irritada, o ouvido coça muito tenho vontade de introduzir uma agulha de tricot, eo nariz coça e arde ao mesmo tempo, sem falar na dor de cabeça quase diária, esses sintomas se tornaram crônicos depois que mudei pra serra onde há muita rocha e o ar é úmido, fiz os testes de alergia acho que é bromeliasimens ou algo parecido, imunoterapia irá me ajudar? Por favor respondam!!!!!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Janaína: o tratamento da rinite alérgica inclui: 1) uso de remédios (tanto para aliviar sintomas como para prevenir crises) 2)controle do ambiente em sua casa e dos fatores agravadores da doença 3) imunoterapia (vacinas para alergia). Aconselho que procure um alergista para orientá-la. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Boa noite,
Por favor me deêm uma orientação, pois meu filho tem 2 anos e seis meses e ultimamente
vem tendo constantemente tosse, nariz entupido
e as vezes qdo. está muito congestionado- febre
Já faço tratamento com homeopatia desde outubro
do ano passado, mas quando muda o tempo é terrí
vel para começar tudo outra vez.
O Pediatra já prescreveu antibiótico por duas vezes e vários remédios para alergia e na última consulta tive que apelar muito a contra gosto para um corticóide.
O que devo fazer? Procuro um alergista, Imunologista, Otorrino (pois a Pediatra disse
que ele tem adenóide, por favor agradeço a ori-
entaçõa recebida.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Em crianças pequenas, os sintomas nasais repetidos associados às infecções e ao aumento das adenóides costumam resultar de uma rinite alérgica. Por isso, o ideal é que leve seu filho a um alergista. Convido que escreva para nosso e-mail para que eu possa te enviar uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

Anônimo disse...

Minha filha tem 12 anos, há 2 dias mexeu em alguns cds antigos e teve uma crise de espirros prolongada,depois disso apareceu muita secreção nasal amarelada. Agora está com tosse seca, e sente dor no peito e cansaço. Como dvo proceder?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que sua filha esteja apresentando uma crise de rinite alérgica. Aconselho que a leve a um médico especialista em Alergia. obrigado pela visita.

vivian disse...

Boa noite estou com uma dúvida será que Vc pode me ajudar??eu tenho um prefume da Avon Chamada Tomorrow,e sai e passei esse perfume no pescoço,ao longo do dia comecei a sentir uma dor atrás do pescoço,uma dor de cabeça semelhante a ressaca,e só na região de trás,será que eu tenho alergia a esse perfume??eu não sei se é por causa do perfume,gostaria que alguém pudesse me ajudar.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vivian: o seu relato não sugere que seja uma reação imunológica, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

Anônimo disse...

tive alergia que fechou a glotea fiquei sem respirar,nao sei do que e,pois empre usoso perfumes e trabalho com cremes,faço massagens,como posso saber o que e?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aconselho que procure um alergista para investigar seu caso. O médico analisará seus dados clínicos e orientará a conduta mais adequada. Gratos por sua visita.

juliana disse...

olá!
tenho uns carocinhos no rosto e ombros que não é acne, e que enrita fácil com sabanetes, xampu e perfume com uma coceira intensa fica muito vermelho, o que poderia ser isso?!?

obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Juliana: peço sua compreensão, mas não é possível afirmar a causa das lesões em sua pele sem examinar pessoalmente. Acnselho que procure um alergsta. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

Cleci disse...

Olá, meu marido tem alergia, procuramos um alergista, ele realizou os exames q detectaram q ele tem alergia a vários produtos... perfume, borracha, ferrugem, parabeno, entre outros mais... as mãos dele descascam mtoooo e ressecam intensamente, mesmo reduzindo ao máximo o contato, não sentimos melhora alguma. Vc tem alguma opinião sobre o caso? ele esta desanimado, não sabemos mais a quem recorrer. Concórdia - SC

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cleci: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas peço sua compreensão. Infelizmente não tenho condições para emitir um parecer baseado apenas nos poucos dados enviados. Aconselho que retorne ao alergista para uma nova avaliação. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Olá,
Me chamo Teresa, ha alguns anos atrás usei um tipo de perfume da fabricante Avon e apareceram varias bolhinhas d'agua nas minhas axilas. Como não sabia que era do perfume persistir em usá-lo e isso fez com que surgisse mais e mais bolhas entre os dedos, nas orelhas, braços, pernas e pescoço, que fez com que eu ficasse com uma pele áspera e escamosa onde muitas vezes quando eu coçava saia uma especie de pó pelo fato de despelar... fui ao médico completamente empolada e ele passou uma pomada chamada candicort e 2 comprimidos dose unica...foi a partir dai que fiquei boa. Com o passar do tempo qualquer perfume que eu usava ficava empolado e então passai a usar somente alfazema que hoje, tbm estou com alergia. Gostaria de saber se o uso de candicort sempre pode trazer alguma complicação na pele ou organismo e o que posso fazer para melhorar tudo isso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Teresa: Candicort é uma pomada que contém um corticóide e um antifúngico.Por isso,não deve ser usado sem controle médico pois pode trazer efeitos colaterais locais indesejáveis. Aconselho que retorne ao seu médico e peça uma orientação.Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Olá! Me chamo Isabel e meu filho Pedro de 1 ano e 5 meses desde janeiro vem apresentando laringite de repetição acompanhada de broncoespasmo. Tudo começa com uma infecção viral e rapidamente o quadro evolui para laringite e às vezes broncopneumonia. A pediatra solicitou exames de sangue e fezes que não revelaram nenhuma alergia. Mesmo assim, em março, substituí o leite de vaca pelo leite de soja.Tenho rinite alérgica e sinusite, por isso não uso nenhum perfume, mas sempre que ele entra em contato com pessoas perfumadas ele parece sufocar e tem acessos de tosse. Neste momento ele está saindo de uma crise que se deu, coincidentemente ou não, a partir de um contato como esse. Em janeiro, quando ele fez a primeira crise, o quadro evoluiu para laringotraqueobronquite, o que levou à sua internação. Já procurei um alergista que desconfia de refluxo gastroesofágico embora meu filho não tenha sintomas aparentes. Faz sentido? O que devo fazer? Grata

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Isabel: os dados que envia não permitem que se possa emitir um parecer específico sobre seu filho,. Contudo, gostaria de fazer algumas considerações: 1) a causa mais comum das laringites repetidas é a rinite alérgica 2) A rinite parece uma doença sem importncia, mas não é verdade: pode provocar muitas complicações incluindo sinusite e outras infecções respiratórias. 3) Odores ativos (seja em forma de perfume ou como produtos de limpeza) podem provocar irritação do aparelho respiratório - sem alergia e agravar crises. Na idade do seu filho é comum que testes (na pele ou no sangue) sejam negativos. Aconselho que leve seufilho a um especialista em Alergia. Caso more no Rio, estamos ao dispor. Gratos pela visita.

Sirlene disse...

Oi bom dia, mim chamo Sirlene no meu caso estou a varios dias tentando v do que sinto alergia, tenho alergia de esmaltes mais ultimamente sempre estou usando hipoalergicos so q de uns meses pra ca estou com muita espinhas so ao redor da boca e queixo cheias de pus e quando passo o meu perfume no meu pescoço sempre aparece umas bolinhas e começa a coçar d+ e estou sem saber se o mesmo perfume posso esta fazendo com que surja essas espinhas pq nessa area fica conçando por favor mim de uma sugestao.
Desde já agradeço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sirlene: peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através de um aconselhamento por e-mail: é preciso examinar para fazer o diagnóstico e indicar medidas de tratamento. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

Meu nome é Tereza,tenho vários tipos de alergias(respiratória,dermatite contato,iodo,mercurio...)
E infelizmente minha filha tbm tem várias,inclusive a perfume.
De todas as alergias essa é a pior,que mais incomoda e as vezes dá medo mesmo,pq não depende de mim,o mundo usa perfumes,aprendi a prender a resspiração quando passo perto de alguem perfumado,tem sido muito complicado,como sempre digo,só quem acredita em alergia é alergista ou quem as tem,os outros pensam que é frescura.
Tem certos perfmes que me fecham na hora a garganta,fico com muita dificukdade de respirar,e pelo visto o tal "perfume" anda em moda,pq tem desinfetante com o tal cheiro,desodorantes,perfumes..e o pior de todos,os que se colocam em automóveis.Na minha família ninguem coloca nada em seus carros por minha causa,e evito pegar carona com amigos,pra não ficar antipatizada quando sou obrigada a agradecer a carona,mas o perfume não me permite entrar no carro.Ando de taxi quando posso,e chamo de empresa pedindo carro sem perfume,mas mesmo assim acho que deveria ser levado mais a sério o assunto,e mais divulgado,pra que pessoas que felizmente não sofrem de alergias,passem a entender e respeitar quem as tem...acho até mesmo que em veículos que servem ao público,como taxis,deveriam ser proibidos de colocar.
Me desculpem,é mais um desabafo de quem vive com alergia,e no que depende de mim,eu controlo,mas no que depende do resto da sociedade,nada posso fazer,e ainda sou chamada de "fresca"por falta de esclarecimento dos orgão competentes...Alergia existe e mata!...já tive choque com contrate de iodo,e muitas vezes senti perfumes que me fizeram pensar...vou ,morrer sufocada,e era real,não metáfora
Agradeço a atenção,e tomara os orgão competentes se preocupem mais com isso e divulguem e esclareçam mais a população,pra benefício de muitos

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Tereza: agradecemos seu depoimento e sua participação no Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Meu nome é Ana, tenho rinite alérgica, estou tratando uma esofagite de refluxo e, ao ler o último comentário feito por "anonimo-tereza", resolvi escrever para falar que o preconceito e ignorância das pessoas são absurdos: se tenho uma crise de tosse ao sentir perfumes fortes(chego a chorar) as pessoas, incluindo amigos, parentes, etc, acham um exagero ou que é psicológico.Fumantes acham "frescura" a tosse de um alérgico...Sou brasileira, mas acho que a falta de educação aqui é tão grande ao ponto de se usar perfume exageradamente e achar que é elegante, e de que "quadrada" é a pessoa que não suporta respirar a "fumaça do vizinho da mesa ao lado". Lojas utilizam incensos (muitos deles liberam odores cancerígenos)e mães oferecem aos filhos bebidas com altas quantidades de corantes artificiais( tinta pura, como costumo dizer).
Gostaria de entender porque tantas pessoas, apesar do acesso à informação, continuam fazendo questão de permanecerem ignorantes com relação a assuntos divulgados na internet, tvs, cinemas, jornais, revistas...Entendo...na internet se baixam músicas, nas tvs se assistem às novelas,cinema de arte "é um tédio", jornal se resume às páginas de futebol. Revistas? De fofoca! Obrigada pelo espaço...Fica o meu desabafo...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado pelo depoimento, Ana. Volte sempre para visitar nosso blog.

Anônimo disse...

ola, eu sou alergica a perfumes,colonias, presciso comprar um perfume novo, mais tenho dificuldade para escolher um devido ao problema,dor de cabeça,enjoos,renite,como escolher um perfume?florais,citricos..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não posso responder sua pergunta através de um aconselhamento na internet. Não existe um perfume que sirva para todas as pessoas alérgicas. Para orientar, é essencial conhecer o tipo de sua alergia, seus dados clínicos, para poder orientá-la com segurança. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista:ele a conhece, sendo a pessoa mais adequada para esclarecer sua dúvida. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Após usar um perfume (essencial da natura) fiquei alergico a todos os perfumes. Antes desse nenhum tinha dado problema. Agora todos que tento usar a pele fica com bolinha, vermelha e coça. Tem tratamento???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O primeiro passo é realizar um teste de contato para identificar qual é a substância presente nos perfumes que está causando sua alergia, para que se possa avaliar as possibilidades de tratamento. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Gratos por sua visita.

Alanna Liv disse...

Venho desenvolvendo alergias ao longo da vida, desenvolvi a alguns anos alergia a dipirona, e intolerância a lactose, agora depois de usar o mesmo perfume por 15 anos, desenvolvi infelizmente alergia a ele, comprei outro pra ver se podia ser falsificado, mas infelizmente ñ posso mais usá-lo, pensei em procurar um médico, pra ver se tem como reverter essa alergia, tem como? Ou preciso mesmo esquecer q esse perfume existe?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alanna: para orientar seria necessário conhecer melhor seus dados clínicos. Se for comprovada uma dermatite de contato com o perfume, a única alternativa é suspender o uso. Aconselho que procure um alergista para avaliar seu caso e assim poder orientar de forma apropriada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Quando compro um produto e o mesmo me causa uma reação alérgica eu paro de usá-lo, nunca mais uso aquele produto. Na hora de comprar outro produto eu dou preferencia para outras marcas e também fujo dos similares.
Fabiana Viana - São Paulo/SP

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fabiana: a sua conduta está correta. Mas, caso a alergia persista é melhor procurar um alergista para realizar testes de contato e definir se existem outras causas para sua alergia. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

PRESCISO DE AJUDA URGENTE!!! SÃO 5 MESES ME COÇANDO TODA ESTOU TODA FERIDA E QUASE NAO DURMO, JÁ FUI A VARIOS MEDICOS E NADA DE DESCOBRIR O QUE TENHO, MAS LENDO OS DEPOIMENTOS DESTE BLOG ACHO QUE PODE SER ALERGIA A UM PERFUME NOVO DO BOTICARIO QUE COMPREI A UNS MESES ATRÁS, COMO GOSTEI MUITO ENTAO CADA VEZ QUE TERMINA EU COMPRO OUTRO. PODE SER ELE ? QUE ESTAR ME DANDO ALERGIA? OBRIGADA.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não são suficientes para que eu possa afirmar a causa dos sintomas que relata. Não há como afirmar sem uma consulta médica tradicional, avaliando os dados de seu histórico clínico. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica para uma orientação mais precisa.


Atenciosamente, Dra Fátima Emerson, redatora e editora do Blog da Alergia

Anônimo disse...

Sou apaixonado por perfume, mas notei que toda vez que uso um perfume (uns mais , outros menos) meus olhos lacrimejam, doem e, recentemente, parece que uma rinite antiga, que não tem a v er com o uso de perfumes, tem piorado. Minha pergunta é a seguinte: perfumes são cancerígenos? Terei de para de usá-los pelo resto da vida? Tenho notado que, depois de um tempo sem usar perfume, qundo volto a usá-los, durante um certo tempo nada acontece, mas depois a irritação ocular reaparece. O que devo fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fragrâncias podem ocasionar reação irritativa no aparelho respiratório e contribuir para agravar uma alergia já existente. Aconselho que procure um alergista para uma avaliação específica para seu caso. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

NAO POSSO C/ PERFUME TENHO DOR DE CABEÇA, FICO IRRITADA .NAO USO ,MAS NAO TENHO COMO IMPEDIR AS PESSOAS DE USAR.COMO POSSO ME PROTEGER DE SENTIR ESSE MAL ESTAR QUE ME CAUSA OS PERFUMES?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Realmente não há como solicitar a todos que não usem perfumes. Por isso, o ideal é procurar atendimento médico para pesquisar a causa do problema. Com o controle da doença, poderá tolerar melhor os odores ativos. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Tenho renite e o q mais me incômoda é uma secreção que escorre pela minha garganta causando infecção constante. Odores ativos são os q mais me fazem mal. Estou em tratamento já há quase 4 meses através de vacinas e remédios para diminuir os sintomas. Porém não tenho percebido mtos avanços em meu tratamento. Pois o menor contato com qualquer cheiro de perfume ou algo semelhante tenho sensações horríveis na garganta, às vezes, parece q vou sufocar. Conversando com o meu médico ele me informou q não existe vacina para cheiros ativos, somente para alergias a ácaros, poeira, mofos. Não tendo como evitar completamente o contato com perfumes, produtos de limpeza... pq as pessoas em sua maioria utilizam, o que devo fazer para ter uma qualidade de vida melhor? Há algum outro recurso q pode me ajudar? Obrigada!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu médico informou corretamente. Odores ativos não causam alergia e sim irritação da mucosa respiratória. Mas, ressalto que a mucosa inflamada pela rinite faz com que esta reação seja intensa. Se você tratar adequadamente a rinite alérgica e controlar a inflamação nasal, passará a tolerar melhor a irritação causada pelos odores. Sendo assim, a imunoterapia (vacina para alergia) e o tratamento medicamentoso poderão no futuro trazer uma grande melhora em suas queixas. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Chamo-me Chana, há 8 anos atrás usei um perfume que não me lembro do nome e tive muita alergia comecou com comichão nas axilas e acabando por ficar com a axila toda negra e depois passou a ficar vermelha com muita comichão. Fui a dermatologista (médica) receitou-me Elocom em creme e comprimidos de claritine. O Elocom foi muito eficaz logo que usei sessou a comichão e depois de dois dias ja estava tudo normal.Só que não posso usar nenhum perfume ou rolone directamente na pele. As vezes faço isso, uso e depois ponho elecom que passa logo.Quanto a rolanes,eu usava detol creme, porque o verde da-me alergia apesar de ser da mesma marca.Infelismente não encontro no mercado aquí em Maputo, mas descobri um rolone da avon que ta-me a cair bem. Também tenho alergia ao sol mas precisamente das 12.30 as 14.30.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Chana: o ideal é realizar um teste de contato e identificar qual a substância contida nos produtos que causa a alergia. Assim fica mais fácil escolher produtos adequados para seu caso. Voc~e pode adquirir produtos hipoalergênicos através de sites especializados, como por exemplo, Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.alergoshop.com.br) Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Anônimo disse...

Passei um Perfume que eu mesmo fiz, com produtos comprados no corpo todo, debaixo das axilas, praticamente tomei um banho de perfume. 1 hora depois começou a empolar meus braços, cotovelos e pernas, coceira intensa e vermelhidão, tenho rinite alérgica, depois disso comecei a coçar muito o nariz e a garganta, será q paro de usar esse perfume?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que tenha apresentado uma reação adversa de provável causa alérgica, ao perfume. Mas, para afirmar, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que suspenda o uso e procure um alergista para orientá-la. Gratos por sua visita.

Fabíola Noguira disse...

Estou com uma coceira no meu pescoço constante, nossa muito irritante, o que posso passar? Chega estar aspero.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fabíola: não há como afirmar a causa ou indicar um tratamento para a coceira que descreve sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para avaliar o caso de sua mãe e prestar maiores esclarecimentos.

Laura Breda disse...

Tenho enjoo e muita dor de cabeça (atrás dos olhos) quanto sinto determinados perfumes. Isso é um problema, pois quando estou em locais públicos e alguém com perfume se aproxima ou senta próximo a mim começo a passar mal. Se estou no cinema ou restaurante tenho de mudar de lugar. Isso pode ser uma reação alérgica?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Laura: o seu relato não sugere que seja uma alergia (com mecanismo imunológico envolvifo) mas sim uma ação irritativa do odor ativo dos perfumes. Mas, para afirmar é preciso avaliar pessoalmente. Agradecemos sua visita.

Laura Breda disse...

Obrigada pela resposta e desculpe se insisto, mas qual seria o mecanismo dessa "ação irritativa do odor ativo dos perfumes"?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A ação irritativa não tem mecanismo imunológico (alérgico). Os sintomas surgem por conta de uma ação irritante exercida pelo cheiro ativo na árvore respiratória.

Anônimo disse...

Olá, já tem mais de 1 ano que faço tratamento com vacina para alergia respiratória e realmente estou melhorando. Porém, há alguns anos, venho piorando demais de uma alergia a qualquer cheiro mais forte: amaciantes, perfumes, cremes, sabonete. O pior disso tudo é que quando sinto esses cheiros, a alergia vai para o olho esquerdo que começa a lacrimejar e sinto uma dor forte como se tivesse uma agulha entrando no olho. Somente no esquerdo! O que poderia fazer? Preciso também de marcas de shampoo e sabonete que não tenham frangância! Obrigada!

Mel disse...

Uma pessoa anônima disse que o filho tem muita alergia etc... então meu filho mais velho de 13 e minha filha de 06 tem alergia (rinite alérgica) e percebi que melhorou muito quando comecei usar shampoo mais suave, desinfetante no quarto deles mais suave e até o sabão em pó tive que mudar, não posso usar aqueles, ace, omo...só uso o surf o rosa e o azul (ele tem cheiro mais suave), tomando esses cuidados a alergia fica até controlada.....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A imunoterapia (vacina) atua diretamente sobre os fatores que causam alergia em nosso organismo, ou seja, que produzem uma reação comprovadamente imunológica. A reação aos cheiros ativos nem sempre se acompanha de mecanismo imunológico. Se sua rinite estiver controlada, haverá secundariamente uma melhora de sua reação aos cheiros, mas não é uma resposta direta ao tratamento imunoterápico. Converse com seu alergista e exponha suas dificuldades para que ele possa orientar e auxiliar no seu comntrole. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mel: obrigado por seu depoimento. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Anônimo disse...

ola? preçiso de uma orientaçao,quando estou em contato com perfumes,tabaco,poeiras,começo a sentir mal pareçe que vou ter um ataque algo esquesito que vem dos pulmoes ate a garganta nao sei o que faço

Anônimo disse...

Olá meu nome é Cintia, como faço para saber se tenho alergia a perfumes, é realizado algum exame ou teste?
Tenho observado que sempre ao passar perfume no decorrer do dia começo a sentir dor de cabeça e meu olho principalmente o direito aparece um vermelhidão. Ás vezes nem tomando remédio para dor de cabeça resolve. Aguardo orientação. Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cíntia e anônimo: Perfumes podem provocar reações irritativas no aparelho respiratório ou provocar dor de cabeça. Mas, neste caso não há mecanismo imunológico envolvido e não há testes específico. O teste de contato é feito quando há suspeita de alergia de contato, ou seja, quando a pessoa tem uma dermatite ou um eczema no local onde passou o perfume. Aconselho que procurem um alergista para avaliar os dados do histórico clínico e fazer o diagnóstico para vocês. Gratos pelas visitas.

eli farias disse...

ao sentir qualquer cheiro de produtos quimicos, como tintas cimento ou cosmeticos, perfumes,produtos de limpeza,etc... congestiona o nariz os olhos incham a garganta fecha e muita dor de cabeça.ja chguei a ir para emergencia. disseram que era reação alergica mais não passaram tratamento. o que fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eli: é aconselhável que procure um alergista para definir seu diagnóstico e indicar o tratamento mais apropriado para seu caso. Estamos ao dispor na Policlínica, caso more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá
Adoro o cheiro de perfume,mas quando uso sinto uma forte dor de cabeça chego a ficar tonta.Isso seria alergia a perfume?
Existe algum tipo de perfume para alérgico?Quero ficar cheirosa rS

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja uma alergia. É possível que seja um caso de intolerância. Publicamos um texto sobre o tema em fevereiro de 2012. Convido que leia:
http://blogdalergia.blogspot.com.br/2012/02/sensibilidade-cheiros-nem-sempre-e.html Para indicar um perfume, é essencial avaliar seu caso pessoalmente. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá! Estou com problemas em casa, onde vivemos minha mãe e eu. Minha mãe sempre reclamou muito dos cheiros dos perfumes que uso/usei. Há alguns meses ele vem reclamando mais potencialmente... diz que sua cabeça vai explodir, que seus olhos ardem... isso só de estar perto de mim ou pegar alguma roupa minha que tenha meu perfume. Passar perfume mesmo só passo fora de casa, mas mesmo quando retorno ela sente o cheiro e diz que vai passar mal. às vezes ninguém mais sente o cheiro, só ela mesma... Já troquei de perfume algumas vezes, mas nada tem resolvido... Está sendo péssimo pra mim, pq ela fica dizendo que tô fazendo de propósito pra ela se sentir mal. Mas na verdade não... quem é que não gosta de estar cheirosa?? acho que faz parte da higiene e tal. até pq ela reclama até dos cheiros do meu desodorante, do creme de cabelo, do creme corporal e até mesmo do sabonete. ela diz que toma remédio pra rinite... mas não adianta... preciso saber se existe solução, pq estamos brigando muito por este motivo... :/ obrigada desde já.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Realmente a situação entre você e sua mãe está se tornando um conflito. Mas, infelizmente não posso resolver este problema através da internet. É essencial avaliar o caso pessoalmente para que se possa definir se sua mãe é alérgica a fragrâncias ou se é um caso de intolerância química. É aconselhável que procure um alergista para orientar o caso após avliar os dados clínicos de sua mãe de forma criteriosa e pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Agradeço sua visita ao nosso blog.

Ariane Pimentel disse...

Olá, boa tarde! Eu nunca fui de ter alergia, porém de uns tempos pra cá, iniciou a alergia à poeira. E um pouco tempo depois, alergia a cheiros. Nao posso sentar perto de uma pessoa com perfume que logo meu nariz entope, começa a escorre, espirrar, olho sair agua. O que eu faço! Eu já não aguento mais essas alergias e não tenho condições de pagar um alergista..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ariane: Compreendo sua dificuldade, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para fazer o diagnóstico e para indicar tratamento, é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Na rede pública, vários hospitais oferecem tratamento: Hospital do Fundão. Hospital Pedro Ernesto, Hospital dos Servidores, Hospital Gaffrée Guinle, entre outros. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

olá, eu amo perfumes porém eu costumo usar os importados, tenho dificuldades com os da marca famosa nacional, a maioria deles me enjoam demais, tem uns três dessa marca que quando estou no ónibus ou banco, em qualquer lugar e alguém está usando eu sinto enjoos fortíssimos, náuseas, dor de cabeça, tenho que sair de perto senão...é terrível, tenho vontade de vomitar na hora, meu estômago revira mesmo, não é frescura minha não, eu passo mal de verdade, e acho essa situação muito chata, não sei o que faço...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja uma alergia mas sim um caso de intolerância química. Publicamos um texto sobre este tema em 2012 e convido que leia:
http://blogdalergia.blogspot.com.br/2012/02/sensibilidade-cheiros-nem-sempre-e.html
Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

ola, estou com problema de alergia com pimenta vermelha, estou com coçeiras nas pernas e nos braços, já não estou comendo pimenta a mais de duas semanas quando começou a alergia,e ela esta aumentando, gostaria de saber se pode ser pelo cheiro que sinto todos os dias (pimenta dedo de moça. obrigada....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não caracteriza uma alergia. Mas, para afirmar, é essencial examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista.
Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

mayara disse...

olá bom diaa,estou com problema de irritação na minha pele,acredito q seja devido ao perfume,formam-se carocinhos esbranquiçados q coçam,no pescoço,ombro,pulsos,oq devo fazer? nao quero deixar de usar perfume!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mayara: o primeiro passo é confirmar se é mesmo uma alergia, mas para isso é essencial examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Euler Ribeiro disse...

Sou alérgico à perfumes e flagrâncias presentes em alguns sabonetes, desinfetantes, produtos de limpezas, amaciantes, desodorizantes, perfumes e outros. Ataca a renite e aparecem duas bolhas em minha língua bem próximo à garganta. Existe cura, vacina ou tratamento para este tipo de alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Euler: não há cura total mas o tratamento adequado permite o controle de sua sensibilidade, permitindo uma vida normal. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

adoro perfume, mas quando uso um perfume meus olhos lacrimejam, doem (geralmente um dos olhos, apenas) e minha audição fica prejudicada, como se meu ouvido estivesse cheio d´água. É rinite alérgica ou apenas uma irritação? terei de parar de usar perfume pelo resto da vida? Grato pela atenção

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não tenho condições para emitir um parecer através da internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la no seu tratamento e indicar uma opção para que possa utilizar o perfume que tanto aprecia. Gratos por sua visita

Anônimo disse...

quando chego perto de uma pessoa perfumada ou um ambiente geralmente eu tenho fortes dores de cabeça,minha garganta fica irritada como se tivece sendo sufocada e minha voz fica roca,oq eu faço?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aconselho que procure um alergista para analisar seu caso e indicar uma conduta adequada para seu caso. Gratos pela visita ao nosso blog

Anônimo disse...

Tenho alergia de perfumes e desodorantes,inclusive os hipoalergenico e sem perfume.minha pele fica muito irritada,vermelha e coça muito!!
Ja tentei varios e nenhum dá certo.
esse tipo de alergia tem cura?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A alergia de fragrâncias constitui uma dermatite de contato. O tratamento implica no afastamento do fator causal. Infelizmente não há um medicamento ou vacina específica que cure definitivamente a alergia de contato. Gratos pela visita.

jhonny disse...

quando uso qualquer perfume começo a espirrar os olhos ficam vermelho nariz entupido fumaça cheiro de mofo pueira velha o negocio pra min ta rui esses dias o medico me passo uma injeçao que tem efeito por 30 dias antes melhorava a ultima q tomei eu fiquei pio com um catarro verde bem feio me ajudem respirar desse jeito nao e bom

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jhonny: o seu relato sugere que possa ser uma rinite alérgica com sintomas agravados por ftores inalantes (poeira, mofo) e por fatores irritantes das vias respiratórias (fumaça e odor ativo do perfume). Mas, para confirmar e tratar, é essencial examiná-lo pessoalmente. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita.

July Kerma disse...

Olá, boa noite estou com suspeita de ter adquirido uma especie de alergia à perfume. O que devo fazer enquanto não chega o dia de minha consulta ao dermatologista? Pois meus braços e pescoço coçam constantemente, sem falar da vermelhidão que fica.

Atenciosamente!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

July: aconselho que evite o uso de perfumes e de produtos perfumados (pois costumam conter fragrâncias variadas). Hidrate bem sua pele, mas lembre-se de aplicar o hidratante logo após o banho, com a pele ainda umedecida. Use um sabonete suave no banho (sugiro o sabonete Oilatum) e siga as orientações do seu alergista. Gratos pela visita.

Renato K. Silva disse...

Estou com problemas de alergia respiratória e dérmica por causa do perfume de uma colega de trabalho que, ao invés de me ajudar quando contei, passou a passá-lo várias vezes por dia durante o serviço, não sei mais como proceder, por favor me deem alguma ideia. Muito obrigado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Renato: a melhor solução é mesmo o diálogo. Mas vale ressaltar que os odores não causam alergia e sim irritação do aparelho respiratório. Assim, quanto melhor controlado estiver seu processo alérgico, melhor tolerará a provocação do perfuma. Converse com seu alergista e peça que o oriente. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

oi! eu tenho alergia no pescoço eu acho que é de um perfume que usei e fui no sol, eu consultei com um dermatologista mas ele acha que é do sol mas eu não figo muito exposta ao sol eu tenho um vermelhidão no pescoço no inverno e no verão. tem tratamento pra isso ou cura?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não posso ajudá-la: não há como definir a causa das suas lesões ou mesmo afirmar se há tratamento ou cura sem examinar sua pele pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

OI PASEEEI PERFUME NO PESCOCO SEMPRE PACO MAS DESTA VEZ SAI UM VERMIDAO,,COCA E AI PAASEI GELO FORMOU UMA PELE GROSSA O QE FACO,,,,,SO U MAURICIO DE PIRACICA3BA POR FAVOR ME AJUDEM COCA DEMAIS

Flávia Renata Schroh dos Anjos disse...

Boa noite, tenho rinite e sinusite desde os 16 anos, notei piora ao longo desse tempo, hoje estou com 26 anos...O que me intriga é que nunca tive reações alérgicas a não ser espirros devido a cheiros, poeiras...Seis meses após o nascimento do meu primeiro filho, fiz uma alisamento no cabelo, já tinha feito muitas vezes antes de ficar grávida e nunca tive probleme, porém nesta vez no inicio da aplicação do produto comecei a sentir um calafrio por todo o corpo, seguido de tontura, enjoo, um grande mal estar,minha perna e e lingua amorteceram....A médica disse que teria sido uma reação alergica tomei soro e fenergam...Depois disso parece que nunca fui a mesma, cheiros e irritam, causam mal estar e dor de cabeça com tonturas...Alguns meses depois descolori os cabelos e não tive problemas, porém esse mês fui descolorir os cabelos e passei mal novamente após inalar o cheiro do descolorante, o mesmo mal estar com lingua amortecida e calafrio, porém em menor intensidade! O que vocês sugere que seja? Gostaria muito da opinião de vocês!Obrigada!

Renato K. Silva disse...

Sei na pele como se sente. E quando um colega de trabalho cisma de te ferrar usando perfumes fortíssimos! Acabei de passar por isso, estava bem há 4 anos até que uma desgraçada descobriu um que me fez voltar lá pra trás e ficar com problema com tudo de novo. Desculpe o desabafo, mas me identifiquei muito com o seu post.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maurício: para medicar uma lesão em sua pele é essencial examinar sua pele. Por isso, não é possível orientar pela internet. Aconselho que procure atendimento médico em sua cidade. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Flávia: os dados enviados em seu relato não deixam claro que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica). Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Renato: infelizmente é um problema quando as pessoas não acreditam no transtorno que causam e insistem nos perfumes de odor ativo. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Drs. Boa noite! Me chamo Keila e gostaria de tirar uma dúvida para que eu possa ajudar minha mãe. Ela tem problemas com cheiros fortes, principalmente perfumes. Ao sentir o cheiro forte, fica sufocada, mole e sua pressão sobe (ela é hipertensa e toma o remédio para pressão). É caso de procurar um alergista, fazer exames e tomar vacinas?
Obrigada.
Keila.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Keila: o seu relato sugere que sua mãe tenha iuntolerância aos perfumes, mas não sugere que seja uma alergia. Infelizmente, não é possível avaliar pela internet. É essencial examinar sua mãe pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

carretos e mudanças Pereira disse...

olá,não posso usar perfume quando uso perfume meu pescoço se irrita da noite para o dia fica parecendo macuco fica tipo encardido,escurecido ja fui na dermatologista e me disse para usar perfume sem alcool mais não resolveu como posso resolver este problema

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nem toda reação ao perfume é causada por alergia. O teste de contato pode ser útil para fazer o diagnóstico e na identificação do tipo de substância que está provocando o sintoma. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Para escolher a medicação é essencial examinar sua pele pessoalmente. Gratos por sua visita.

kelle cristina silva barbosa disse...

Olá, meu nome é Kelle e gostaria de uma orientação!
A mais ou menos dois anos comecei a usar o desodorante Vichy 7 dias por recomendação médica, pois estava suando muito e com um odor um pouco desagradável, mas depois de alguns meses a minha axila começou a coçar bem pouco e só de um lado e conforme o tempo foi passando a alergia só aumentava, foi então que comecei a usar uma pomada a base corticóide, ela melhorava os sintomas mas não curava, tentei usar outros desodorantes mais comuns (dove, garnier, nívea, adidas), mas nenhum resultado. Procurei um dermatologista, ele me recomendou cuidado ao usar a pomada, pois ela poderia rebentar estrias (o que acabou acontecendo) e me recomendou outro desodorante SVR, porém a alergia continuou ou melhor aumentou. Procurei outros dermatologistas e não consegui nenhum direção. Por uma prescrição médica usei um sabonete manipulado a base de própolis e calêndula e um desodorante a base de extrato glicólico calêndula, alantoina, irgasan e álcool, e novamente sem resultado. A pouco tempo procurei um alergista e ele pediu um exame de sangue:
Ige total - 11, 7 Ul/ml
Ige especifico para HX2 - < 0,10 kU/L
E hemograma completo sendo que praticamente todos os resultados foram normais a exceção foi o Linfócitos que deu 4.784.
Com esses resultados em mão o médico falou que as contagens eram muito baixas para obter alguma opinião e o quê ele me recomendou foi tomar injeções contendo todo o tipo coisas que provocam alergias, porém não as tomei pois ele não me deu garantia quê elas me ajudariam e a outra questão foi quê eu teria que tomar pelo resto da vida!
A minha atual circunstância é costumo ter a imunidade baixa (fico gripada MUITO fácil), tenho alergia a bijuteria e alergia respiratória comum (poeira, mofo, fumaça). Outra coisa que notei foi que a alergia está bem espalhada (um pouco antes do cotovelo e vai até a altura do busto), atualmente tenho usado o desodorante Vichy 48 horas hipoalergênico sem perfume e a pomada Advantan para combater os sintomas!
Alguém por favor me ajude!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Obrigado pela visita

Jamile Rigato disse...

Boa noite. Meu nome é Jamile. Minha filha de 3 anos está com alergia ao Grupo Perfume Mix. Além das principais substâncias causadoras descritas acima, no artigo, também se encontra a fotossensibilização e condimentos. Estamos preocupados, pois, não sabemos mais o que oferecer a ela.
Quais shampoos, condicionadores, creme, pasta de dente, sabonete, protetor solar, perfume usar????
Todos os condimentos são proibidos? até o sal, açúcar, azeite, salsa, gengibre, salsinha, vinagre, alho....
Esta alergia não tem cura? Nem tratamento? E se ela tiver uma parada respiratória ou um choque anafilático, como devo proceder até chegar a um atendimento médico?
Desde já agradeço pelo site!!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jamile: não posso opinar especificamente sobre o caso de sua filha sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Contudo lembro que as reações a fragrâncias e perfumes são alergias de contato, mediadas por células, sem participação da IgE (anticorpo de alergia) e não causam choque anafilático. No caso de crianças, é importante seguir a orientação do médico que trata de sua filha. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá meu nome é marcela! Des de pequena tinha renite alérgica mas alguns tempos para comecei a passar um perfume novo que deixa eu com mesmo sintomas que rinite .... Meu irmão começou a morar junto comigo e ele fuma mas quando ele fuma ao meu lado lado eu sinto falta de ar ,com muita coiceira no nariz,e fica entupido e isso no final aconteceu que quando o caminhão ou o ônibus passa ao meu lado fico com esse sintomas por favor me ajuda??????? Logo já vou diz Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marcela: alguns fatores, como por exmplo: cheiros fortes, fumaça e poluição são irritantes ao aparelho respiratório e por isso apesar de não provocarem alergia, provocam piora dos sintomas da rinite. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita ao Blog da alergia.

Fernanda Fernandes disse...

Boa tarde!
Sou alérgica a todo tipo de fragrâncias e gosto muito das matérias deste blog. Peço licença para deixar o link do meu blog que pode ser de utilidade para muitos visitantes deste. Nele faço testes e posto resenhas sobre cosméticos, produtos para casa, etc. Muitas dicas de excelentes produtos para alérgicos e intolerantes a fragrâncias. Tudo exclusivamente Sem Perfume. Convido a todos para nos visitar e também conhecer nossa Comunidade no facebook. Obrigada!
http://www.sem-perfume.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/comunidadeblogsemperfume

Diru Hotaru disse...

Boa tarde!
Nunca tive alergia a cosméticos, mas no Natal ganhei uma loção de uma marca famosa. Desde então tenho usado diariamente, e sinto uma coceira insuportável nos pés e nas mãos, mas sem edemas, sempre à noite. Há duas noites parei de usar a loção, e só então notei que a coceira diminuiu consideravelmente.
E já que estamos falando em fragrância, encontrei o blog procurando reações alérgicas depois do meu filho ter ficado com o rosto todo "empipocado" em um pet shop, provavelmente devido ao "perfume" que foi utilizado num gatinho que ele pegou.
Isso é sério, ele está bem, mas poderia ter causado muitos problemas!
Muito obrigada! Foi muito esclarecedor!

Anônimo disse...

Oi gostaria muito de uma indicação... tenho problemas com shampoo todos q uso enche a minha cabeça de caroços, as vezes em formas de bolhas. por favor me ajude! poderia me indicar um shampoo? obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alguns produtos podem causar dermatites por irritação primária após seu uso, gerando principalmente coceira no local. Converse com seu médico alergologista.
Obrigado pela consulta

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. Realize uma consulta médica com seu alergologista para inicialmente fazer o seu diagnóstico e posteriormente realizar seu tratamento.
Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Boa tarde!
Em agosto de 2011 desenvolvi uma sensação estranha, que acho, não posso chamar alérgica, pois já fui num alergista e ele disse que todo o meu relato não caracteriza uma alergia. Porém sofro, muito, com essa sensação, ainda, à quase 3 anos. Digo sofro pq me entristeço muuuuuuuuuuuiito, pq qnd sinto qualquer cheiro de qualquer perfume depois de um tempo ( pode ser na mesma hora ou depois de um tempo) sinto como se tivesse envenenada, parece que aquele amargor do perfume fica todo na minha língua, na minha boca e depois de um tempo esse amargor vai pro meu pulmão e parece que fica lá, toma conta do meu pulmão. Isso me entristece de um tanto, pq desde criança uso fragrâncias e sempre senti muito prazer em me sentir perfumada. Teve um dia que nunca vou esquecer, cheguei do trabalho e passei na padaria e voltei à pé, na minha frente passou um rapazinho, vindo tb da padaria com sacolas e passou na minha frente com um perfume tão gostoso, docinho, como eu gosto, sabe uma fragrância que faz a gente se sentir feliz, mas depois de uns 10 minutos ou menos, já estava me sentindo completamente envenenada por aquele perfume, que minutos atrás me fez tão bem. Aquela sensação horrorosa desce pro meu pulmão e trava, fica ardido e minha boca com gosto ruim como se o perfume estivesse na minha boca. Já se passou quase tres anos. Eu ainda me entristeço, pois continuo com o mesmo sintoma, porém já estou conformada e já não choro tanto, hoje, agora, escrevendo, sim, mas depois sei que vou voltar a entender que desde agosto de 2011 eu não terei mais esse prazer, só desconforto e tristeza, pq todos usam perfumes, seja num desodorante, seja num creme de mão, de qualquer forma todos usam uma fragrância. Falando em cremes de mão tinha uma gaveta cheinha, hoje minhas mãos são tão enrugadas de secura que envelheceram, pois não uso mais cremes de mão por me sentir tão envenenada que tinha vontade de tanta coisa ruim que nem sei como explicar. Eu espero que pelo menos vcs leiam e se não houver saída pra mim que vcs digam, Porque ter essa sensação, às vezes, vinte e quatro horas por dia é um pesadelo, pq , as vezes essa sensação demora a desaparecer e vou dormir assim. Desde já agradeço a atenção. Fiquem com Deus!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que não seja uma alergia, Pode ser um caso de intolerância. Convido que leia o texto que publicamos sobre este tema:
http://blogdalergia.blogspot.com/2012/02/sensibilidade-cheiros-nem-sempre-e.html Agradecemos sua visita ao nosso blog.

monicaeva disse...

Boa tarde,
Hoje experimentei uma reação desagradável a um perfume. De acordo com o que está no artigo, posso ter desenvolvido uma alergia.
Deixei de usar outros dois, por perceber que eles provocam minha sinusite, mas o de hoje me deu uma tosse seca, olho lacrimejando levemente e uma dorzinha de cabeça. Os 3 produtos só provocaram essas reações quando eu já tinha usado cerca de 25% do produto. Como são perfumes importados, nunca soube a quem recorrer, então, eu ofereço para alguém que não tem queixas de alergias, mas conto por que me desfaço deles.
Costumo ter reação a alguns medicamentos, do tipo “em raros casos, observamos que nasceu uma espinha no nariz do paciente...” (brincadeira!). Toda vez que preciso de um remédio novo, conto ao médico o que já passei. Infelizmente não sei quais substâncias me fazem mal. Recentemente precisei tomar buscopan composto e pouco depois comecei a sentir falta de ar. A sorte é que estava em um hospital e fiquei em observação para ver a evolução da reação. Graças a Deus ficou por aí. Não foi necessária nenhuma intervenção.
Procurei na internet a composição deles, mas infelizmente não tive sucesso. Queria ver se tem algum componente comum para me causarem o mal estar. Ainda bem que tenho outros perfumes que gosto!
Um abraço
Mônica Eva

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os pacientes com relato de rinite alérgica são mais suscetíveis a aromas mais intensos que podem funcionar como agentes desencadeantes de sintomas de rinite alérgica.
Converse com seu médico alergologista, ele poderá investigar melhor seus sintomas alérgicos.

Anônimo disse...

por favor me ajudem nao consigo usar nenhum tipo de perfume sinto uma fraquesa muita dor de cabeca e nauseas se alguem chega perto de mim perfumado logo comeco a passar mal oq e isso eu queria muita usar perfume

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja uma alergia Pode ser intolerância a cheiros ativos. Aconselho que procure atendimento médico. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

lais auditore disse...

Olá eu nunca tive alergia a perfume, e recentemente comecei com as coceiras nos pulsos e pescoço, mesmo após o banho tenho permanecido com a coceira épica normal? Teria algo pra aliviar? Obg Bjs

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lais: o seu relato não deixa claro que possa ser uma alergia ao perfume. Para afirmar, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um(a) especialista em Alergia para orientar de forma adequada. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá eu tenho sinusite, rinite e farigite e EU deixo de usa perfume forte para não piora minha rinite mas e difícil de evitar pois na minha escola tem um garoto que usa um perfume muito forte que faz o meu nariz coça,espira e tenho desconforto a respira o que deve fazer

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Você tem razão Infelizmente, nem sempre as pessoas reconhecem o incômodo que o odor ativo dos perfumes pode causar. Mas, vale lembrar que quanto melhor sua rinite estiver controlada, menos se sentirá incomodada com os cheiros ativos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá! Eu queria muito poder usar perfume, mas o meu caso é mais complicado. Não sinto alergia na pele, mas não posso ficar sentindo por muito tempo o cheiro de perfume, principalmente os mais acentuados, que me dar muita dor de cabeça, enjôo e fico com a sensação de desmaio.
É muito chato pq gostaria de poder usar perfume. :(

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja uma alergia mas sim uma intolerância aos perfumes Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Tamires Basílio disse...

Olá ! Eu tive gripe suína, e depois disso desenvolvi alergia respiratória, faço tratamento com vacinas a 4 anos, não uso perfume porém sempre que sinto o cheiro de algum perfume ou produto de limpeza, passo mal começa com uma coceira no nariz e na garganta, dor de cabeça depois minha respiração vai ficando pesada, fico ofegante e em seguida com falta de ar, muitas vezes acabo parando no hospital. vivo cheia de remédios na bolsa é muito ruim viver assim. Porém não sei maia óquei fazer porque já faço um tratamento e tomo todas as medicação. Essa situação me deixa muito triste e ainda remédio o fato, que sempre fico doente.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja uma alergia aos perfumes, mas sim uma intolerância. Mas, não é possível diagnosticar pela internet. É essencial examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

ola meu nome é viviana e toda vez que uso desodorante splay minha garganta fica irritada isso pode ser alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Viviana, boa tarde. Todas as vezes que nosso nariz é irritado, a garganta pode acabar sendo a parte do corpo a apresentar sintomas. Portanto, é interessante que procure um(a) alergista para avaliar seu quadro. Obrigado por visitar o Blog da Alergia

Anônimo disse...

OLÁ, começou uma coceira perto do meu pescoço com a alça soutien apertada, passei uma pomada de hidrocortisol e tomei anti-alérgico, Mas ficou uma marca tipo ressecado que coça muito, Passo muito hidratante mas a comichão não passa. O que pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá, boa tarde. è extremamente complicado e inapropriado medicarmos ou darmos qualquer opinião a respeito de lesões na pele sem vê-las. Procure um(a) especialista para que você seja orientada e medicada. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Olá! Tenho 38 anos e acabei de receber o resultado do meus testes.Tenho alergia a PERFUME MIX. Chegando em casa, fui ler os rótulos dos produtos que uso. Em uns consta PARFUM e outros FRAGRANCE. Então, como saber se esses são termos usados para descrever PERFUME MIX nos rótulos??
Também gostaria de saber se, em virtude da alergia ao PERFUME MIX, posso usar cosméticos (shampoo, hidratante, sabonete...) qualificados como HIPOALERGÊNICOS.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Perfume mix é na verdade uma mistura de substâncias usadas em fragrâncias. Pessoas com teste positivo ao perfume mix devem evitar os seguintes componentes: - Aldeído cinâmico - Alcool cinêmico - Alcool alfa-amil cinâmico – Geraniol – Eugenol – Isoeugenol - Oak moss absoluto - Hidroxicitronelal. Sugiro que leia sempre os srótulos Escolha sempre os cosméticos com menos fragrância, mesmo os hipoalerênicos. Peça ajuda ao (à) alergista que acompanha seu tratamento se tiver dúvidas.
Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

juliana bogadi disse...

Oi! Boa tarde!
Meu filho têm 2 anos e sei meses. À mais ou menos 1 ano depois de ter feito um tatamento com um antibiótico para curar uma infamação no ouvido,desenvolvel um alergia que nos causa bastante sofrimento.Ele vive tomando loratadina enfim está totalmente dependente, pois quando para à péle fica avermelhada, incha em torno dos olhos, a pele fica com aparência como se fosse sarna. Ele fica bastante nervoso se coçando o tempo todo. Estou desesperada tenho medo que a quantidade que ele toma desse medicamento possa desenvolver outro problema de saúde, ultimamente nem loratadina está aliviando o problema dele. Me ajudem por favor...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Juliana: compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para ajudá-la sem examinar seu filho pessoalmente. Além disso, é essencial conhecer também os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu filho e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Ana Paula disse...

Bom dia.
tenho rinite alérgica e quando uma colega que trabalha numa sala próxima da minha repõe o perfume dela e passa pela minha mesa, corro pra cheirar um vidro de álcool q fica na minha mesa, do contrário eu começo a espirrar, (chego a arrepiar) o perfume é bom mas como ela repõe no banheiro do trabalho, acaba empestiando o corredor e todo lugar por onde passa.
Outra coisa que me acontece é entrar em táxis com cheiro de mofo, esses acabam comigo, é quase crise na certa a partir daí, agora ando com um vidrinho de alcóol gel, aqueles para as mãos e fico cheirando ele dentro do táxi até o fim da viagem como uma viciada, mas parece ter me ajudado...
Estou me prajudicando de alguma forma com essa medida?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana Paula: a sensibilidade aos cheiros ativos - sejam bons ou não, é muito individual. Cada pessoa reage de uma maneira individual. A causa nem sempre é a alergia. mas, sabe-se que cheiros podem irritar a mucosa nasal e provocar espirros, coriza, como descreve. Aconselho que procure um alergista pois quanto mais sua rinite estiver controlada, menos os cheiros a incomodarão. Convido que escreva para nós (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você o PDF do livro sobre a rinite. Obrigado por visitar o blog da Alergia.

samir disse...

oii minha vo ta com uma alergia que se ela sentir cheiros o rosto dela incha muito e estamos preocupados ja levamos ao medico ja passou o remedio e tals mas sempre o rosto incha ela tem proprio sabonete e quero indicações alguem tem essa mesma coisa? como está sendo tratado?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Samir: o seu relato não deixa claro que seja uma reação alérgica (imunológica) ao perfume. Aconselho que leve sua avó a um(a) especialista em Alergia para definir o diagnóstico e indicar o tratamento adequado para seu caso. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Rosana Bicudo disse...

Garganta irritada por causa do cheiro do perfume é alergia? É rinite? ou só um efeito irritativo? Grata

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rosana: os cheiros ativos provocam irritação do aparelho respiratório e não causam alergia. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Geovanna Larisse da Cunha disse...

Olá , eu tenho alergia a qualquer tipo de cheiro seja de perfume, cremes, tintas, maquiagem..... Etc qualquer coisa mesmo! Se eu sentir cheiro de umas dessas coisas fico espirrando e com bastante rinite . Mas já fui ao médico e ele viu que tenho uma Marquinha no nariz que faz eu ter essas tal " alergias". Eu sofro muito com isso. Todas minhas coisas são sem cheiro... O que pode ser? Alergia, rinite ou outra coisa? Obrigado!!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite Geovanna. Pelo sua descrição, parece ser um quadro de Rinite. Se essa Rinite é alérgica ou não, só após você ser avaliada por um especialista mesmo. Portanto, procure atendimento médico de um(a) alergista. Obrigado pela visita

Luciana disse...

Boa noite!!!!! Ultimamente qdo sinto cheiro de perfume, estou sentindo o gosto na boca do perfume!!!! Esta me incomodando muito!!!! Será que sou alérgica a perfumes

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luciana: o seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Eu tenho um pefume que quando eu uso (amo ele) eu tenho dores na barriga isso é possível?? Foi a única explicação plausível que encontrei pois sempre que o uso tenho dores na barriga... Obrigado desde já...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia em seu relato não são suficientes para esclarecer sua dúvida. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

kelly dos santos disse...

Estou com alergia no pescoço e está coçando muito usei o perfume ultra sexy

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Kelly: perfumes podem causar alergia de contato Mas, para afirmar, é essencial examinar você pessoalmente Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Stephany Venema disse...

Oi meu nome é Stephany, à algum tempo sempre que eu pintava meu cabelo percebia que na hora minha garganta ficava encomodada com o cheiro, e dkas depois eu ficava com a garganta arranhando e muito dolorida, e logo em seguida eu "gripava", ou ao menos eu achava ser uma gripe. Mesmo isso acontecendo quase que sempre eu nunca associei que esses fatos ocorriam por causa da tintura, ou da essência que leva, mas à um mês atrás mais ou menos, eu pintei o cabelo, quem pinta cabelo sabe que o cheiro da tintura continua por dias no cabelo, comecei a passar mal da garganta, mesmos sintomas, garganta dolorida como se estivesse arranhada, e depois só agravou, além da garganta dolorida também sinti que ela estava fechando e tive muita falta de ar, tosse seca por dias e só piorava ao invés de melhorar, um dia tive uma crise na madrugada que não conseguia respirar... Quase fui parar na emergência, graças à Deus não precisei, apesar do mal estar com os dias passaou.... Bem acontece que à alguns dias comprei um desodorante corporal, desses bem cheirosos, passei à noite pra dormir e no outro dia de manhã minha garganta amanheceu do mesmo jeito, mesmos sintomas, mas desta vez até febre me deu e uma falta de ar que eu pensei aue iria morrer sufocada... Será que isso é alergia respiratória causada pelas essências dos cosméticos?Detalhe que eu sempre me senti encomodada com cheiros fortes, coisa que sempre me causou dor de cabeça...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sthepany: cheiros ativos podem provocar reações alérgicas e não-alérgicas. Não há um teste específico para o caso. O diagnóstico é feito mediante análise criteriosa dos dados clínicos de cada paciente. Sugiro que procure um(a) alergista em sua cidade. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atender você no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

Anônimo disse...

BOA TARDE,

QUERIA SABER SE EXISTE ALGUM PERFUME SEM O COMPONENTE PARFUM

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

"Parfum" é uma palavra francesa que significa perfume, aroma, fragrância. É um termo também usado para definir um tipo de extrato", que tem concentração de perfume acima de 30%. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

paulo sergio Carvalho disse...

eh normal a alergia causar tontura e confusao mental?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Paulo: tontura e confusão mental não são sintomas habituais de alergia.Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

rosa disse...

Eu tenho alergia (perfume mix) isso quer dizer que perfume nunca mais??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rosa: a dica é ler os rótulos antes de usar. Perfume mix é na verdade uma mistura de substâncias usadas em fragrâncias. Pessoas com teste positivo ao perfume mix devem evitar os seguintes componentes: - Aldeído cinâmico - Alcool cinêmico - Alcool alfa-amil cinâmico – Geraniol – Eugenol – Isoeugenol - Oak moss absoluto - Hidroxicitronelal. Sugiro que peça que o(a) alergista que te acompanha te oriente, pois conhece seu histórico clínico, sendo a pessoa mais apropriada para isso. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

Edcláudio Santos disse...

Boa noite eu tenho alergia comprovado por exame a perfume mix e To com grave problema... Não sei que sabão ou perfume que não tenha a fragrâncias citadas acima, já estou a 1 ano e 6 meses com sitomas, descobri a 3 meses e não sei onde e como encontrar produtos, usei a linha infantil de várias marcas e sem cheio e todas me deram reação... Estou sem forças já...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Edcláudio: As reações adversas ao perfume nem sempre são causadas por alergia (mecanismo imunológico), podendo envolver um mecanismo de intolerância. É preciso conhecer o histórico clínico de forma criteriosa e não basta o resultado do teste de contato. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não é possível orientar você baseado apenas nos poucos dados enviados. Aconselho que retorne ao médico(a) ou procure um(a) outro(a) alergista para uma segunda opinião, mas em consulta tradicional, realizada pessoalmente. Gratos por sua visita.

joelma pimentel disse...

Sempre que sinto cheiro forte de perfume eu me sinto com enjoada até mesmo chego a vomitar uma forte dor de cabeça,e a pressão abaixa,o que será que tenho?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Joelma: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Pode ser uma intolerância química. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

cristina coluccini disse...

Gostaria de registrar que os alérgicos à geraniol, devem ficar atentos, além de perfumes, também à muitos alimentos. O uso do urucum é um deles. Levei três anos para descobrir.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado pela dica, Cristina. Um abraço!

Unknown disse...

Olá, me Lúcia, tenho observado com frequência que, ao sentir cheiros de alguns tipos de perfume e até mesmo mau cheiro, fico com voz e leva um bom tempo para voltar ao normal o que pode ser essa reação?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lúcia: Bom dia. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia ao perfume. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. É aconselhável que procure atendimento com alergista, em consulta tradicional, realizada pessoalmente. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Oi,meu nome é mariane,meu problema é o seguinte, não consigo repetir o mesmo perfume, mesmo gostando muito da fragrância as vezes mesmo antes de acabar o vidro tenho que trocar,se insisto em usar me dá muita dor de cabeça e enjoo, tenho que trocar de perfume constantemente, o que pode ser isso ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mariane: o seu relato não sugere que você tenha uma reação alérgica (imunológica) ao perfume recomendo uma consulta com alergista para que receba a orientação adequada Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Bom dia, meu nome é Victor e atualmente trabalho a 5 meses em uma perfumaria. Sempre fui apaixonado por fragrâncias mas de 1 mês pra cá tive um ataque muito forte de sinusite e tive de tomar antibiotico, mas , percebo que todos os dias minha garganta fica irritada e meus olhos muito vermelhos. Pode ser alérgico? Visto que estou com esses sintomas a 1 semana direto e faz exatamente 1 semana que terminei o tratamento com o antibiotico.
Grato

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Victor Boa noite. Os dados enviados em seu relato não deixam claro que seja uma alergia. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso de forma criteriosa, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá! Acredito ter alergia a cheiros muito doces, especialmente goiaba e banana caturra. É almoção e ter contato com um cheiro doce tipo goiaba ou Creolina, que imediatamente preciso ir ao banheiro pois faço a digestão em 5 minutos. Existe algum teste que eu possa fazer para comprovar este problema?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Pode ser uma intolerância química. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente para confirmar o diagnóstico. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Não tive irritação na axila, porém minha garganta ficou com um caroço bem abaixo do queixo de forma que eu não podia levantar a cabeça, tenho tido dores de cabeça quase diaria e uma lesão no nariz que agora já está com casca, horrível por sinal. Acredito ser alergia não é a primeira vez que acontece isso é o desodorante é o mesmo, uma marca famosa. Acredito que as pessoas não percebamam, pois minha irmã também teve essa lesão no nariz mas não identificou o porque, quando eu perguntei se ela usava o tal desodorante ela confirmou e ficou surpresa. Agora será alergia ou o produto? Não encontrei relatos como o meu.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia. O seu relato não deixa claro que possa ser um caso de alergia ao desodorante. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar de forma adequada e segura. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá,
Até agora não conheço ninguém que tenha a mesma alergia que eu, será que alguém pode me ajudar?
A mais ou um ano comecei a safrer muito com os meus olhos, coceira, ardência e vermelhidão, e descobri que sou alérgica a perfumes e alguns cosméticos como: hidratantes e creme para mãos por exemplo.
Também sinto esta mesma irritação com água sanitária e alguns desinfetantes.
Tenho sofrido muito pois todo mundo usa perfume.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas, o ideal é examinar. Avaliar pela internet pode confundir o invés de ajudar. Sugiro que procure atendimento tradicional em uma consulta. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

eu recentemente passei um perfume nas axilas e no pulso, senti uma ardência na pele, no dia seguinte as axilas e os pulsos ficaram avermelhados, irritados e coçando. Isso já tem 5 dias e nada, fui ao dermatologista e passou algumas pomadas para eu usar, porém não estou vendo melhora. O quê pode ser isso? Estou preocupado em agravar. Posso procurar um alergologista? Isso nunca aconteceu comigo antes.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser um caso de dermatite de contato ao perfume, mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um(a) alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Juba disse...

Vi o relato da Keila, minha tia tem o mesmo problema. Passou por muitos médicos, alguns não acreditam e outros admitem que não sabem do que se trata.

Camila Ignacio disse...

Bom dia!
Há 2 anos comecei a apresentar dermatite de contato, já fui a vários médicos e meu teste de contato deu positivo leve para Benzocaína, Cloreto de cobalto, Perfume mix. Já fiz biopsia e descartei a possibilidade de qq outra doença, é de fato eczema de contato, porém, as opiniões divergem, alguns médicos dizem que meu grau de alergia não justifica a reação, outros, que uma vez que fico exposta por muito tempo, como no uso de uma esmalte, por exemplo, a reação pode aumentar devido o tempo de exposição. O fato é que como deu positivo para várias substâncias, nunca sei o que posso usar. Então, estou tentando diminuir os riscos, comecei a lavar minhas roupas com sabão de coco, uso shampoo, condicionador e sabonete líquido de bebê.Porém, com relação ao cloreto de cobalto estou perdida, só cortei esmalte com a substancia, mas já me disseram que roupas escuras tb podem causar a alergia, preciso que me ajudem a evitar o cloreto de cobalto, não sei onde ele está presente. Desde já agradeço!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É um metal encontrado em jóias fantasia (bijuterias) e objetos de metal. Também é encontrado no concreto, tijolos e secadores de parede. Pode ser encontrado em alguns cosméticos. Indivíduos alérgicos ao cobalto podem ser ao níquel e cromato. Alguns rótulos citam em inglês: "Cobalt Blue", "Cobaltous Chloride" ou "Cobalte chloride". Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Olá.nunca tive alergia a nada essa semana comprei um perfume chamado essence nature e passei a noite depois de algum tempo quando já estava dormindo,acordei com uma cosseira horrível nos braços,cabeça ,barriga que foi evoluindo para todo corpo,entre três dias tive que tomar vários medicamentos e mesmo assim a coceira não passou,A alergia ficou tão grande que formou umas bolinhas que em poucos minutos já eram uns vergoes que cobriam quase toda a minha pele,inclusive pescoço e boca.Alguem já teve alergia a esse perfume?

Melchior Lucion disse...

Bom dia!
Através do teste de alergia descobri que sou alérgico a Bálsamo do Peru, Bicromato de Potássio, Cloreto de Cobalto e Terebintina. Meu problema é com desodorantes e desde que descobri já testei vários. Só compro os que não possuem fragrância, mas creio que sou alérgico também ao alumínio que utilizam nos antitranspirantes. É possível indicar algum antitranspirante que utiliza outro componente no lugar do alumínio? Ou só indicar o componente que substitui o alumínio e faz a mesma função para que desta forma possa procurar e testar o produto.
Desde já agradeço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia O seu relato sugere que possa ser uma alergia de contato ao perfume. Mas não é possível fazer diagnóstico sem examinar você pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Melchior Bom dia É possível avaliar sua alergia e indicar um desodorante formulado em farmácia de manipulação isento dos produtos que te causam alergia. Recomendo uma consulta com seu alergista para que este possa orientar como fazer isso em sua cidade. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...