21 abril 2010

Bebida alcoólica pode piorar alergia?


Smile vinhoO Jornal New York Times publicou ontem em sua seção de saúde, um texto chamando a atenção para a possibilidade de influência das bebidas alcoólicas nas doenças alérgicas. 

Estudos publicados recentemente sugeriram que o álcool pode causar ou piorar os sintomas da asma e da rinite. Na verdade, o problema pode não ser o álcool propriamente dito, mas sim substâncias contidas nas bebidas, usadas no seu fabrico. Como exemplo, o artigo cita que cerveja, vinho e licor contêm histamina, produzida pela levedura e bactérias durante o processo de fermentação. Esta substância poderia ser a causadora dos sintomas de alergia em pessoas sensíveis.  Além disso, cerveja e vinho também contém conservantes chamados sulfitos, outro grupo de compostos conhecido por provocar asma e outros sintomas alérgicos em pessoas susceptíveis.

Em 2005, na Suécia foram estudadas milhares de pessoas, sendo publicado que, em comparação com a população em geral, os participantes portadores de asma e rinite tiveram maior tendência a ter sintomas respiratórios após ingestão de bebida alcoólica.Os vinhos (branco e tinto) foram os elementos que mais deflagraram sintomas, havendo maior proporção de mulheres afetadas, comparadas aos homens.

Em 2008, foi publicado uma outra pesquisa no jornal Clinical and Experimental Allergy, concluindo que tomar mais de duas taças de vinho por dia aumentaria de forma significativa o risco de sintomas de alergia.

O artigo também ressalta que existem alimentos que contém ou que são capazes de liberar histamina, como por exemplo, queijos envelhecidos, produtos em conserva  e alimentos que contenham levedura, como pão, cidra e uvas.

12 Dê sua opinião:

David Martins Ferreira disse...

Bom dia!
Tenho uma filha de 20 anos que tem dermografismo (ou sintomas de...), que nunca lhe causaram problemas além do estético. Tenho 47 anos e só nas duas últimas semanas tenho apresentado sintomas de dermografismo, ou seja, coceira após compressão ou impactos na pele, nas regiões de contato mais apertado com a roupa e qualquer atrito com a pele gera uma imagem em alto relevo correspondente ao percurso feito pelo que fez o contato. Não fiz nenhum teste alérgico, mas apresento, desde criança, sintomas de alergias, a ponto de ter sempre anti-histamínico por perto, ingerível ou de uso tópico. Nas últimas três semanas, quando os sintomas se tornaram óbvios, tenho tomado muita cerveja (diariamente) e li neste blog sobre a presença de histamina e sulfito nesta bebida, desencadeadores de processos alérgicos, além de ter abusado de comidas gordurosas. E por último, percebi uma relação entre grandes placas vermelhas na pele, sem coceira, após a associação de: bebidas alcoólicas + gordura animal (mariscos e porco) + calor ambiente - sintomas que desapareceram após tomar anti-histamínico. Qual a opinião da equipe da PGRJ? Grato desde já!
David Martins Ferreira

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

David:os dados que envia não são suficientes para uma conlusão. É possível que a bebida alcoólica, por provocar vasodilatação na pele produza um avermelhamento, especialmente na face. Mas, em geral, não provoca as placas. A ingestão de mariscos pode provocar urticária, semelhante às lesões que descreve. Ou seja, para afirmar, é essencial examiná-lo pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

olá, tenho 28 anos, moro interior RS, quando mais jovem e até hj tenho rinite qdo exposta a muita poeira, sempre ingeri bebida alcolica, nada exagerado, mas fazem uns tres anos que com apenas um gole de cerveja ou vinho , que é meu limite paro por aí, aparecem urticarias no rosto, coceira na garganta e couro cabeludo. o especialista da minha cidade disse não ter cura!!!! gostaria de saber afinal, tem cura ou não? vou poder tomar uma taça de vinho um dia de novo?meu nome é Eloíne

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eloíne: infelizmente não posso ajudá-la. Não é possível afirmar se seu problema tem cura sem definir o diagnóstico do tipo de alergia que apresenta. É essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e examiná-la pessoalmente. Gratos por sua visita.

Rodrigo Lessa disse...

Primeira vez q ingeri bebida alcoólica ,dormi e no outro dia acordei com a parte das costas caçando e um pouco empolado.Achei q algum inseto tinha me picado e por isso estava com essa vermelhidão ...
Se passaram meses e resolvi tomar três garrafa de ice ... E na madrugada acordei com as costas coçando ...Comuniquei ao meus Pais ....Achei q fosse alergia a algum ingrediente q leva no ice ...
Acabei q fui em uma festa e bebi vodka com Sprit e mais uma vez acordei na madrugada com da partes da nádega , pernas , braços e peito coçando e com uma vermelhidão ...Daí pesquisei e vi q os sintomas era de (Alergia ao Álcool )
Mesmo assim insisto em beber ...
Agora toda vez q bebo a alergia só ataca o meu braço "DIREITO" fica coçando ,empolado , vermelho e um pouco quente , Mais depois passa ... Isso só ocorre dps de umas 3hrs q eu ingeri bebida alcoólica.
Na verdade n procurei um médico por q ainda sou de menor ...
Meus país sabe q eu Bebo. Mais eles tem medo de me levar no médico por causa da minha idade ...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rodrigo: nem toda reação causada pela bebida alcoólica tem causa alérgica. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

frederoco conde disse...

Quando bebo álcool durante 2 a 3 dias, tenho tido algumas brubulhas na pele que comparadas com líquen. A que se deve isso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia Frederoco Conde. Peço que nos compreenda, mas não é possível dar diagnóstico de lesões na pele sem examiná-las. Procure atendimento médico. Obrigado pela visita.

Monique Tapajos disse...

Fui diagnosticada por muitos dermatologistas com dermatite de contato. E nao sei a causa, os médicos dizem q nao é alimentar e sim de contato.
Prurido, coceira e bolhas.
Porem agora tem vindo com mais frequência e continuo sem saber o q é essa talalergia.
Vcs poderiam me ajudar, tem atendimento de emergência ou algo do tipo?
Trabalho com atendimento de primeiro atendimento ao cliente sendo muito constrangedor
Desde ja agradeço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Monique: a Clínica de Alergia não tem atendimento de emergência. Funcionamos de segunda a sexta, sem hora marcada. Por favor ligue para (21) 2517 4206 ou 2210 2810 para ter mais informações. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Fernando Olliver disse...

Edu queria saber por favor.
Eu quando bebo todo tipo de bebida alcoólica meu corpo começa a ficar vermelho, meus olhos ficam vermelhos meu nariz entope e meu coração fica acelerado..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fernando: o seu relato não sugere que possa ser uma alergia à bebida alcoólica. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...