10 janeiro 2010

A alergia e os ouvidos



Os processos alérgicos nos ouvidos podem ocorrer na parte externa (pavilhão auricular e conduto auditivo)ou nas estruturas internas do ouvido (ouvido médio).

Alergia no pavilhão auricular (na orelha)

A alergia mais comum que ocorre nas orelhas a dermatite de contato, que pode ser causada pelos remédios usados sob a forma de gotas otológicas ou pelo contato com brincos.

Alergia no Conduto Auditivo 

Neste caso, a dermatite seborreica é uma causa frequente de eczema no conduto auditivo. É mais raro o eczema neste local causado pela dermatite atópica. Em alguns casos, pode ocorrer contaminação por fungos, complicando o problema.

Otite Externa: é a inflamação do canal auditivo externo e da região auricular. Geralmente não é associada à alergia, mas sim a germes ( bactérias, fungos). Ë mais comum no verão, já que um fator bastante comum é a umidade (mar, piscina, banhos) sendo conhecida como “otite dos nadadores”. Pode ser facilitada também por outros motivos, como por exemplo o ato de coçar ouvidos com objetos como tampas de canetas, grampos, etc.
O sintoma mais característico da otite externa é a dor, mas podem ocorrer também: coceira e presença de secreção.

Alergia no Ouvido médio

Otite Média: é a inflamação do ouvido médio que pode ocorrer associada a resfriados, gripes e outras infecções respiratórias. É mais comum em crianças, mas também pode ocorrer em adultos.


Otite Média Serosa: acompanha-se de acúmulo de líquido no ouvido médio em decorrência de uma otite média aguda não totalmente curada ou de uma obstrução da tuba auditiva .



Trata-se da forma mais frequente da alergia afetar os ouvidos, em especial nas crianças pequenas, pois possuem tubas auditivas pequenas e horizontalizadas, sendo facilmente obstruídas pela secreção proveniente de reações alérgicas, aumento de volume das adenóides ou inflamação do nariz e da garganta.
Por isso, a otite média serosa se associa frequentemente com a rinite alérgica: a repetição dos quadros catarrais pode obstruir o conduto que liga o ouvido às cavidades nasais.

A otite média serosa se manifesta com dor nos ouvidos e às vezes acompanhada de febre, sendo que a febre é mais comum em crianças pequenas ou quando já existe uma infecção associada. Nos adultos, pode passar desapercebida ou causar estalos e zumbidos.

O problema é que nem sempre a doença tem manifestações clínicas, Não sendo reconhecida, pode ocasionar problemas no desenvolvimento infantil e alteração da audição. A privação sensorial, por sua vez, pode afetar a percepção da fala, prejudicando a linguagem e o aprendizado nas crianças.

Como controlar as otites alérgicas

O grande problema no controle da otite média serosa é saber qual o papel da alergia em determinados casos.

É importante chamar a atenção para a associação com a rinite alérgica.Neste caso, a imunoterapia (vacina para alergia), o controle amnbiental e o tratamento dos sintomas nasais constituem a base para o sucesso no controle dos sintomas nos ouvidos.

O tratamento das otites repetidas deve ser feito de preferência nintegrando o alergista e o otorrinolaringologista, para que possa obter sucesso.

Dicas finais:

- Se você é portador de rinite, trate adequadamente.

- O controle ambiental é fundamental, em especial no dormitório do alérgico.

- A coceira nos ouvidos é um sintoma que acompanha a rinite alérgica, assim como a coceira do nariz, olhos e garganta. Procure seu alergista. Evite cotonetes. - Não use objetos para coçar os ouvidos.

- Trate a secreção nasal para evitar que ocorra obstrução da tuba auditiva.

- O uso de protetores nos ouvidos durante natação pode ser útil.

- Não amamente com a criança deitada. Mamadeiras durante a noite são proibidas. O ideal é deitar pelo menos uma hora após mamar.

- Observe se a criança ouve bem: se aumenta o volume da televisão, se pede sempre para repetir o que foi dito, ou mesmo se reclama que não escuta bem. Se suspeitar, leve ao otorrino.

- Se surgir dor em ouvidos, procure atendimento médico. Evite a automedicação.

- Não deixe de vacinar anualmente contra a gripe.


137 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Alergia tópica ao Lidosporin é possivel uma vez que em sua fórmula tem Lidocaina?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lidosporin contém: sulfato de polimixina B12.000 UI e lidocaína 45,4 mg. As duas substâncias podem ser causadoras de alergia de contato. Aconselho que procure um Serviço de Alergia: estamos ao seu dispor.Obrigado pela visita. Convidamos que assine nosso blog e receba nossos textos em seu email.

Andreia disse...

Boa noite.
Estou com um problema no ouvido esquerdo do qual não ouço à uma semana.
Estou constipada já há 2 semanas, e entretanto fiquei com uma infecção no ouvido (fui ao médico pois o mesmo doía e tinha vómitos). O médico receitou-me umas gotas, um antibiótico e um comprimido para a alergia.
Tomei tudo como foi indicado, mas já passou uma semana e não ouço do ouvido esquerdo, a dor já passou mais, mas ainda doi um pouco e doi-me bastante a cabeça.
Ontem fui ao médico e disse que não me podia fazer nada e não me receitou mais nada, disse para esperar uns dias a ver se ficava a ouvir, se tal não acontecesse para ir ao hospital numa consulta de urgência para ser vista por um otorrino.
Gostaria que me dessem uma opinião sobre o que fazer porque toda a gente diz-me para esperar mas estou cansada desta situação e não é nada agradável.
Assim que puderem, por favor digam algo.
Desde já muito obrigado pela disponibilidade.
Andreia Mota

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Andreia: peço sua compreensão, mas não tenho condições para emitir um parecer baseado apenas em seu relato e sem conhecer seus dados clínicos de forma minuciosa. Aconselho que marque uma consulta com um otorrinolaringologista para que possa ser orientada adequadamente. Agradecemos a visita e sua participação em nosso blog.

Anônimo disse...

Qual é a formula do remédio para otite de nadador(feita na farmácia de manipulação)?...gostaria muito da resposta.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Desconheço a fórmula referida. Aconselho que peça esta orientação a um otorrinolaringologista. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Chefe Braga disse...

Tenho uma otite. Corei o pús já não me doi o ouvido, mas não ouço nada de um ouvido! Como trato isso?

Obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Chefe Braga: é prudente procurar um otorrino para uma avaliação completa. Caso considere que seja alergia, ele encaminhará ao especialista. Agradecemos sua visita. Volte sempre.

Anônimo disse...

SOCORRO!!! TENHO UM PROBLEMA CRÔNICO, QUE NEM UM MÉDICO DIAGNOSTICOU. JÁ FUI A VÁRIOS OTORRINOS E ALERGISTAS E NADA.
SINTOMAS: SECREÇÃO POR TRAS DE UMA NARINA QUE VAI DAR NA GARGANTA. AS VEZES TEM GOSTO DE LÁGRIMA, AS VEZES TEM MAU GOSTO.SINTO COMO ESTIVESSE GRIPADA, TIPO DOR NO CORPO, AS VEZES CALAFRIOS, PRESSÃO EM ALGUNS LUGARES DA FACE E DIARIAMENTE ACORDO COM AS PÁPEBRAS INCHADAS E COÇANDO, ( COM O PASSAR DO DIA ELAS MELHORAM.)
SINTO TAMBÉM O NARIZ OBSTRUIDO (PORÉM SEM SECREÇÃO) E AS VEZES ATÉ FALTA DE AR.
EM ALGUMAS OCASIÕES TAMBÉM SINTO CONFUSÃO MENTAL QUANDO ESTOU DORMINDO A NOITE E ACORDO.
JÁ FIZ RX E TUMOGRAFIA DE FACE,QUE SOMENTE ACUSOU DESVIO DE SEPTO ( É VERDADE QUE ATÉ A EXECUÇÃO DO EXAME EU JÁ ME SENTIA MELHOR).
SERÁ QUE VOCÊS JÁ TIVERAM CASO PARECIDO.

A ALERGISTA ME DISSE QUE PODE SER RESFRIADOS OU RINITE. PASSA ALGUNS SPRAY NASAIS E MEDICAMENTO PARA RINITE. PORÉM NA OUTRA SEMANA COMEÇA TUDO DE NOVO.
TENHO PLANO DE SAÚDE, SERÁ QUE DEVO VISITA-LOS?
AGRADEÇO A ATENÇÃO,
DAISY TRIGUEIRO
ddtrigueiro@hotmail.com

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Daisy: o seu relato não sugere que seja uma rinite de causa alérgica. Mas, para opinar é essencial examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Aloergia da Policlínica RJ.

Anônimo disse...

Olá,tudo bem? Ha uns 10 dias fiquei afônico e com o ouvido direito meio tapado,escuto sons baixos e afinados,impressão que tem um copo no ouvido entende? O que deve ser e o que fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É provável que a secreção nasal tenha afetado a trompa dos ouvidos, ocasionando a alteração auditiva. Aconselho que procure um otorrinolaringologista. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

ah nao conselho voces a por fones muito altos e jogar todo dia pc com fones pois voce podera fikar com dors de ouvidos e dores de cabeça e ke eu ja fikei com dors de ouvido

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Agradecemos seu depoimento. Volte sempre para visitar nosso Blog.

Asas Do Pai disse...

Tenho, há meses, ouvido estalos frequentes no ouvidoe esquerdo, uma barulho que me incomoda. Quando eu pressiono forte a mão por baixo da orelha, onde o osso abre um espaço próximo à garganta, os estalos param, e percebi que os estalos parecem ter relação com o movimento da garganta, ou seja, é impossível não ouvi-los porque a todo instante eu estou movendo-a. Pretendo procurar um otorrino, mas gostaria de ter uma ideia se pode ser perigoso.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja um problema de causa alérgica. Infelizmente não há como emitir um parecer sem examinar pessoalmente, mas é possível que seja uma disfunção da articulação temporomandibular, embora você não refira dor. O otorrino poderá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado para seu caso. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Há 6 anos atrás tive uma otite muito forte. Tratei com antibióticos e parecia ter sido curada. Só que à partir daí desenvolvi uma otite crônica. Os sintomas são: Coceira no ouvido e secreção. Esse quadro é constante, mas por algum motivo ele piora,a noite sinto um entupimento na garganta e meus olhos incham. Agora para piorar, tem causado um mal hálito, apesar de toda assepsia, inlusive, raspador de lingua.
Consultei um novo otorrino que me receitou Diprospan, o que resolve por uns dias e retorna.
O que posso fazer pra acabar com tudo isso. É desagradável de mais.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aconselho que procure um alergista para que possa examiná-lo, avaliar seus dados clínicos e orientá-lo de forma adequada. Não tenho condições para fazer uma análise através de um aconselhqamento na internet, sem conhecer mais detalhes sobre seu caso. Caso more no Rio, estamos ao dispor nn Policlínica Geral do RJ.

Anônimo disse...

tenho a alguns meses uma coceira muito forte no interior do ouvido,q muitas vezes acordo se não aguentar o incômodo,gosteria de uma ajuda...muito obrigada!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A coceira em ouvidos pode ser um sintoma de uma alergia. Entretanto, para afirmar, é essencial examinar pessoalmente.A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Boa tarde, a minha questão é a seguinte, estou sendo tratado com vacinas para alergia a pó domestico, acaros e relva, assim sendo gostaria de saber se o facto de ter a zona do ouvido direito um pouco inchada com alguns zumbidos nesse ouvido tem tambem a ver com a propria alergia, pois estou quase sempre com o nariz entupido... Obrigado, TOBE

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Tobe: alergia não é causa de zumbidos. O médico otorrinolaringologista analisará seus dados clínicos e após o exame físico, poderá emitir um parecer sobre seu caso. Gratos por sua visita ao nosso Blog.

Anônimo disse...

Ola! Gostaria de saber se é possivel uma opiniao baseado no meu relato. Há 15 dias, comecei a sentir meu ouvido tampado, com diminuiçao da audição e extrema sensibilidade a sons mais fortes. Fui ao otorrino, o mesmo me receitou amoxilina por 7 dias mais dexametasona por 10 dias. Fiz o tratamento, porem, incompleto. Só fiz por 4 dias. Depois de uns 3 dias, voltei a sentir a mesma coisa, fui ao otorrino novamente, o mesmo indicou continuar com a dexametasona por 6 dias. Porem, ontem, meu ouvido piorou. Está muito tampado e sinto dores, leves, mas que incomodam, principalmente aos sons mais fortes e está com um zumbido tambem. Fui a outro otorrino, já este falou que era um processo alergico, pois minha concha nasal esquerda estava muito inflamada. Receitou entao, betametadona xarope por 10 dias, nasonex 2 vezes ao dia por 30 dias e lavagem das narinas com soro fisiologico. Porem, incomoda muito esse ouvido tapado e essa dor que vai e volta. Gostaria de saber se isso pode ser realmente alergico ou se pode ser bacteria. E se não é caso para antibiotico. Ah, ao exame fisico, o medico não identificou inflamaçao grave no ouvido, porem, disse que minha narina esquerda estava inflamada. E NÃO tenho febre, só dor de cabeça.

Grata pela atenção,
Adriana Lima

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Adriana: os dados que envia não são suficientes para que se possa afirmar se é alérgico e se há ou não indicação de uso de antibióticos. É preciso analisar seus dados clínicos de forma minuciosa para indicar um tratamento adequado. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos

Anônimo disse...

ola eu a pouco tempo consultei com um otorrino por motivo que por alguns minutos eu ficava com zumbido no ouvido e isso me causava muita irritacao de nao poder escutar muito bem mais isso nao e permanente acontece por alguns minutos depois volta ao normal dai consultei com um otorrino e descobri e tenho carne no nariz e desvio de septo.. ele pediu para eu fazer um tratamento com um spray mais so deu resultado enquanto estava aplicando depois voltou denovo ao zumbido do ouvido por alguns minutos o que pode ser esse zumbido no ouvido sera realmente por motivo de eu ter desvio de septo e carne?? aguardo resposta..obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Zumbido pode ter muitas causas, desde hábitos nocivos como ouvir som muito alto, hábitos alimentares, estresse, diversas doenças, problemas neurológicos, etc. Por isso, não há como afirmar se o desvio de septo é a única causa do sintoma em seu caso baseado apenas nos poucos dados enviados. É essencial uma avaliação criteriosa dos seus dados clínicos. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

gostaria de saber como posso tratar uma coceira no meu ouvido.já fiz todos os exames possíveis e nada resolveu meu problema.tenho uma coceira incontrolável quando eu espirro e as vezes tenho uma coceira que aparece do nada.as vezes coça minha garganta. não sei o que fazer. me ajudem...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há como indicar um tratamento baseado apenas no seu curto depoimento e sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um alergista pois a coceira de ouvidos que se acompanha de espirros, coçando também a garganta, pode ser uma rinite alérgica. E, não adianta tratar a queixa dos ouvidos se a alergia não for combatida apropriadamente. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Levei meu filho (7 anos)ao médico devido uma secreção constante que sai do ouvido direito pôr mêses. (Já havia levado em 3 médicos da rede pública). Este último (consulta paga), receitou Desalex xarope 5ml, 1x ao dia, por 2 semanas e oto-betnovate, 3 gotas no ouvido, 3 x ao dia.
Porém, demorei 10 dias para comprar, pois nao tinha o dinheiro. Comprei ontem. Era só a secreção. Porém, agora tem cheiro ruim e ele reclama de dor. Não tenho como pagar outra consulta. Posso medicar com esses remédios mesmo? ou tem de ser outro? Não sei o que fazer.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Utilize a medicação indicada pelo médico, mas se não obtiver melhora, retorne ao otorrino para nova avaliação e conduta. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Giovane disse...

Olá, Tenho rinite alergica que recebi do meu pai, por ele tanbem ter mais até ai tudo bem alguns 2 a 3 messes senti como se estivesse com o ouvide esquerdo tapado sem dores de cabeça nada disso apenas ouvido tapado e algumas vezes escutando minh voz e movimentos como se fossen de dentro do ouvido estou tratando isso com o meu Otorrino, primeiro tratamento q ele me passou após exames e tudo mais resolveu por um mes +ou- agora uma semana atras tive rerrivel dor de cabeça acima dos olhos e voltou a sensação de ouvidos tapados agora os dois estao assim esta insuportavel, voltei ao consutório e ele me passou outro tratamento e falou q temos q tratar da rinite q esta obstruindo a tuba auditiva e me passou os seguinte remédios KÓIDE D + Budecort Aqua. E me pediu algum RaioX da cabeça e o uso do spray por 60 dias mesmo tempo do outro tratamento gostaria de saber se assim pelo q descrevi Meu caso seria sério algo mais perigoso pois nao aguento mais a sençasao de ouvidos tampados eh horrivel ja fiz exames e tudo estava normau meu otorrino enxiste q eh apenas por causa de rinite e vai passar mais nessa segundo convsulta pediu o RaioX o que me dizem. Grato pela resposta! (Giovane)

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Giovane: é verdade que a rinite pode ocasionar, manter ou agravar sintomas em ouvidos. Por isso é importante tratara a alergia em parceria com seu tratamento com o otorrino. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

há uns meses começei a sentir uma coçeira intensa no meu ouvido, que chega a criar feridas e pra completar minha garganta está inflamando demais que não posso nem falar , e o único remédio que foi passado foi nitato de oxiconazol mas eu não consigo colocar porque arde muito o que devo fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Interrompa o uso da medicação e entre em contato com seu médico. Infelizmente não há como medicar sem fazer o diagnóstico e sem examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

HÁ UMA SEMANA SENTI COCEIRA NO OUVIDO DIREITO ,DA COCEIRA COMEÇOU MUITA DOR E TIVE FEBRE, FUI AO MÉDICO E ELE ME PASSOU CEFALEXINA E 3 INJEÇÕES PROFENID, NA VERDADE PASSOU A DOR MAS O OUVIDO CONTINUOU TAPADO E INCHADO DALI UM DIA MAIS OU MENOS COMEÇOU TAMBÉM NO OUVIDO ESQUERDO A MESMA COISA SÓ QUE A DOR ERA BEM MAIS FORTE E INCHOU TANTO QUE FECHOU MEU OUVIDO POR COMPLETO..VOLTEI AO MÉDICO ELE ME PASSOU UM ANTIBIÓTICO BEM MAIS POTENTE E UM REMEDIO PARA PINGAR ..NA VERDADE NO OUVIDO ESQUERDO O REMÉDIO NEM ENTRAVA FAZIA UMA POÇA E NÃO DESCIA PELO CANAL DO OUVIDO....ENTÃO ACHEI POR CERTO IR AO OTORRINO ELE ME MANDOU PARAR COM AQUELA MEDICAÇÃO E ME PASSOU UM COLÍRIO GARASONE...COMECEI A USAR , AS DORES MELHORARAM QUASE NÃO SINTO MAIS DOR MAIS AINDA CONTINUO COM OS OUVIDOS TAMPADOS ESCUTANDO MINHA PRÓPRIA VOZ ..QUIERIA SABER QUANDO TEMPO LEVA PRA VOLTAR O NORMAL?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A melhora deve ocorrer em torno de 48 a 72 horas. Caso não ocorra, procure novamente atendimento médico. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

sempre sai uma espinha dentro do meu ouvido,coça muito e dói. tbm da ingua e febre eu vou no médico me curo e depois volta tudo de novo a dor é insuportavel , da uma ferrotoadas eu chego a gritar de dor seria fungos?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É provável que a dor seja ocasionada pelo processo inflamatório em função da reação que descreve em seu ouvido. Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um otorrino. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

olá, boa atarda jah vai para 1 mês q meus ouvidos
estão tapados, jah fui em 2 medicos eles me dis...
que minha rinite estava ataca uma vez jah me aconteceu isso, fui a um otorrino ele me pediu exame de audiometria, mais disse q estava tudo normal disse q devido minha rinite alergica ta atacada ocasionou a isso, agora tornou-se repetir percebo
q o ouvido direito ta mais tapado doque o esquerdo tem momentos q da uma trancada geral depois volta muito ruin por favor me ajude
obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aconselho que procure um alergista para tratar sua rinite. O controle dos sintomas nasais resultará na melhora da sensação de obstrução em seus ouvidos. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Ola, há dois dias de noite o meu ouvido tapou. Não ando muito constipada. Mas fui a uma consulta de urgência e o médico disse que o meu timpano estava direito e tudo bem, foi uma consulta rápida. Mandou-me tocar antiflamatorio, nao percebo porque se não tenho nada. Podem-me explicar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não tenho condições para explicar a razão da escolha do antinflamatório sem examinar pessoalmente e sem saber o diagnóstico do seu caso. Aconselho que pergunte ao médico que a atendeu ou procure uma segunda opinião. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá tudo bem, meu filho tem 1 ano e 7 meses.
E a uns 15 dias descobri que ele tinha rinite, e ontem ele me apareceu com uma terrivel dor de ouvido.
Já passei ele num otorrino e me disseram que ele tinha liquido no ouvido e que poderia afetar a fala dela.
Passaram o remédio ele tomou e melhorou pois fala de tudo.
Mais vocês acham que devo voltar ao otorrino.
Ou será que é por consequencia da gripe que ele está assim.
Mito obrigado por este blog, é muito bom ter alguém para tirar duvidas, antes de tomar decisões precipitadas.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É provável que a rinite tenha sido a origem da dor nos ouvidos. Aconselho que leve seu filho a um alergista para tratar sua rinite e assim evitar as complicações da doença.

Anônimo disse...

Olá,á poucos dias sentia uma leve dor no ouvido direito,eu sentia só as vezes,tomei ouvidonal,por tres dias,e recentimente acordei pior do que já estava,com uma leve dor que fica o dia todo,que vai da mandibula até o ouvido e a sensaçao de estarem tapados,pareide tomar logo no dia seguinte quando acordei assim,irei ao otorrino no final desta semana,queria saber se devo continuar com o remedio e tambem se os sintomas estao relaçionados a uma alergia,á estou tambem com uma coceira no olho direito queria saber se está relacionado ao problema do ouvido,sei que irei ao medico,mas estou muito preocupado,desculpe o incomodo e um grande abraço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ouvidonal é uma medicação que contém substâncias para alívio das dores de ouvido, mas não trata o problema que origina a dor. Sendo assim , sua utilidade é restrita. Não recomendo que continue a medicação, mas sim que antecipe sua consulta com o otorrino, para que seja feito um diagnóstico e a conduta adequada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Boa tarde.
Um ano atrás fiquei sabendo que tinha rinite leve. Nunca tive crises de rinite. Mas atualmente apareci com uma reação alérgica à mudança de temperatura, nos primeiros dias era apenas secreção de nariz, depois senti minha garganta inflamada, e agora estou com o ouvido tampado, o direito. A noite parece que fico totalmente sem ouvir desse lado e sinto algumas pontadas, raramente. Fui no otorrino e ele disse que estou num processo inflamatório no ouvido, deve ser devido a rinite. Estou tomando Koide D mas não melhorei, nesse novo otorrino ele me passou Betatrinta e um anti-inflamatório que não sei o nome. Eu sei que corticóides não são tão receitáveis, pois geram alguns problemas de saúde.
Então quero saber se um alergista resolveria meu problema mais facilmente.
Obrigada, Ana P.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana: Os médicos especialistas em Alergia e em Otorrino estão capacitados a tratar da rinite. Contudo se a rinite é de causa alérgica, o alergista poderá fazer uma abordagem mais ampla. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

BOA TARDE!

PRECISO SABER PORQUE ESTOU OUVINDO O RETORNO DE TUDO QUE OUÇO EM MEU OUVIDO ESQUERDO,ATÉ MESMO DA MINHA PRÓPRIA VOZ. E ISSO DEIXA UMA SENSIBILIDADE AO SOM ALTO.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É aconselhável que procure um médico otorrinolaringologista para avaliar seu caso e indicar o tratamento mais adequado. Gratos por sua visita.

Gabriele disse...

Boa Noite!
Meu filho tem 2 anos e meio e tem otite média secretora. A quase dois anos estamos tratando com um otorrino que nunca se preocupou com alergias. Ele sempre falava para cuidar do nariz e pingar soro, mas somente isso não funcionava. Neste último mês ele teve três crises de otite, e tomou três antibióticos diferentes (Azitromicina, Bactrin F e Cefaclor- é alérgico a Penicilina)e Decadron por 20dias. Assim que terminava de tomar um, passava alguns dias e a infecção voltava e o médico dizia que algumas infecções são assim mesmo, demoram para passar.
Mudamos de casa, para melhorar a questão da humidade, e ainda não descobrimos a causa das alergias. Vamos começar os exames ecuidar da rinite, que achamos que tem. Vamos mudar de médico e dar a vacina Pneumo23. Hoje foi um dia muito difícil, quando percebemos a febre, levamos no pronto Atendimento e constatou-se otite novamente, estamos desesperados pela cura e dispostos a fazer qualquer coisa. Peço a voces alguma sugestão, qual caminho devo seguir, ele ficará curado, o que devo fazer? Desde já muito obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gabriele: o tratamento da rinite alérgica é essencial, pois em muitas crianças pode ser um importante fator agravante da otite média secretora. Escreva para nosso e-mail e enviaremos para você uma cópia em PDF do nosso livro "É mais feliz quem respira pelo nariz" para que compreenda melhor a rinite, uma doença que parece tão simples mas que pode provocar muitos problemas ao seu portador, em qualquer idade. Gratos pels visita.

Anônimo disse...

ola meu nome é michele no ano passado em 30 julho estava gravida de 8 meses e me apareceu um zumbido no ouvido direito com diminuiçao da audiçao gostaria de saber a causa do zumbido ja fui em varios otorrinolaringologistas e ainda nao sei a causa ja fiz tomografia do cranio e constatou sinusopatia aguda inflamatoria infeciosa ja faz um ano e nao sei da onde vem o zumbido quando passa um caminhao ou um carro meu ouvido da um barulho tipo bloc ploc

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Michele: peço sua compreensão, mas não tenho condições para afirmar a causa do zumbido através da internet, baseado apenas em seu breve relato. É essencial conhecer seus dados clínicos e examiná-la pessoalmente. Gratos pela visita

Anônimo disse...

OI,meu nome é carlos,a cerca de 4meses passei a ter um zumbido,não tenho dor nem outros sintomas apenas zumbido e quando engulo a saliva ouço um estalo dentro do ouvido,já fui no alergista e estou fazendo acompanhamento de 1ano,estou no primeiro mes,e marquei uma consulta com otorrino,para ver meus ouvidos,pois estou com medo,estou gastando até o dinheiro que era para comprar a minha moto,pois o tratamento com alergiata é caro.Resumindo estou nervoso e preocupado o meu zumbido temcura?ainda não tirei todas as duvidas com o alergista tenho rinit,sinusite,disvio no septo nazal e cartucho.Por favor me diga o zumbido vai continua?estou usando ouvidonal por conta propria só pra ficar livre do zumbido,por favor me responda.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Carlos: compreendo sua preocupação, mas infelizmente não tenho condições para afirmar se o seu zumbido tem cura atraves deste aconselhamento na internet, baseado apenas nos poucos dados enviados e sem examiná-lo pessoalmente. Conto com a sua compreensão.

Mayara Luna disse...

Texto muito bom, parabéns! =)

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado, Mayara. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. proveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

selia silva Lima disse...

minha filha tem meses e desde os 4 meses ela não para de coçar o ouvido quando tá agitada, ja levei ao medico so que ele disse que ela não tem nada....mas ela continua coçando..o que faço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Selia: compreendo a sua preocupação com seu bebê, mas não é possível indicar a causa da coceira apresentada por sua filha baseado apenas nos dados enviados e sem examiná-la pessoalmente.
Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliá-la e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

Bryan Storti disse...

Primeiramente, parabéns pelo blog!
Gostaria muito de ajuda:
Minha mãe há dias reclama de uma coceira "infernal" no ouvido. Ela já foi ao médico e foi receitado gotas que aliviou 1, 2 dias e voltou mais forte em seguida.
Estou muito preocupado, pois vejo ela agoniada, chorando, não consegue dormir e não sabe o que fazer.
O que podemos fazer?
Porque hospitais públicos aqui em São Paulo está precário.
Você poderiam me indicar algum Otorrino? Ou algo que possa aliviar a coceira?
Qualquer coisa..

Agradeço desde já
Bryan Storti.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bryan: a alergia nasal (rinite alérgica) é uma causa frequente de coceira em ouvidos. Mas, outros fatores podem causar este incômodo, como por exemplo: inflamação do conduto auditivo, dermatites, eczemas, infecções do ouvido externo. Por isso, é essencial examinar pessoalmente para poder indicar um tratamento. Não conheço os locais especializados em atendimento otorrinolaringológico em S Paulo. Aconselho que se informe na Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (http://www.aborlccf.org.br)ou na Fundação de otorrinolaringologia em S Paulo: forl@forl.org.br. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Leandro Fernandes disse...

Boa tarde, a cerca de 2 meses tenho o ouvido direito tampado, como a sensação de quem sobe a serra e a cerca de 2 semanas ouço um zumbido constante e estalos ocasionais nesse ouvido. Fiz uma Audiometria devido a exame periódico da minha empresa e foi constatado perda auditiva, então procurei um Otorrino, que me receitou Allegra D por 10 dias e o spray nasal Omnaris, pois também tenho rinite alérgica e os dois sintomas poderiam estar associados. Já se passou cerca de uma semana e não obtive nenhum resultado positivo. A minha dúvida é se esse tratamento demora realmente para surtir algum efeito, pois não percebi melhora alguma, pelo contrário, ouço o zumbido cada vez mais alto.
Obrigado.
Leandro Fernandes.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Leandro: zumbido não é uma doença mas pode ser um sintomas de várias doenças. A rinite alérgica não é causa habitual de zumbido. Aconselho que retorne ao médico para nova avaliação e modificação do seu tratamento. Caso queira receber uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite, escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Gratos pela visita.

Grupo 06 disse...

Olá equipe do Blog da Alergia.
Há alguns meses minha mãe começou a sentir dores nos dois ouvidos e também reclamava de nariz escorrendo (coriza tipo água). Fomos ao Otorrino e ele receitou um remédio em gotas para os ouvidos e um remédio oral para o nariz. Após algumas trocas de remédio para o nariz, este começou a melhorar, porém, continua um pouco entupido. O estranho são os ouvidos: Quando o ouvido direito é "curado", devido ao uso de remédios, o ouvido esquerdo começa a apresentar os mesmos sintomas anteriores... Eles alternam, entendem?
O médico disse que, na próxima consulta, irá indicar um alergista, para fazer um acompanhamento...
O quê será que minha mãe tem? Estou preocupada... Pode ser um câncer de Nasofaringe?
Obrigada pela atenção!
Jennifer Celeste.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jennifer: o seu relato não sugere que possa ser um caso de câncer. Contudo, para fazer um diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar sua mãe e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

Obrigada pela resposta, equipe do Blog da Alergia.
Minha mãe já fez uma cirurgia para correção de Desvio de Septo, em 2005. Tal fato pode ter alguma relação com aquilo que sente?
Obrigada!
Jennifer Celeste.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jennifer: o seu relato não sugere que as queixas atuais tenham relação com a cirurgia realizada anteriormente. Mas, para afirmar, é essencial avaliar sua mãe pessoalmente. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

estou com otite secretora no ouvido direito e sinto minha narina direita entupida e às vezes escorre coriza tipo água. quando tive no outro ouvido, a outra narina também apresentava os mesmos sintomas. isso pode acontecer mesmo? parabens pelo excelente trabalho no blog. abraços, amanda cásio.

Anônimo disse...

Boa tarde,perdi praticamente toda audição do ouvido esquerdo,pelo teste de audiometria o médico chegou a essa conclusão...faço vários e vários exames para descobri essa perda,todos exames são normais,meu otorrino também não entende o motivo dessa perda,amanhã vou fazer o exame Bera....ando tão angustiada com isso,meu médico disse que precisa descobrir esse motivo,para que não afete meu ouvido direito,que também já houve um pouco de perda...fico muito triste e com medo de ficar totalmente surda...só Deus para nos ajudar e proteger...Obrigada.
Rosana Brito.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Amanda: as vias respiratórias são unidas. A trompa auditiva desemboca próximo aos seios paranasais, estando sujeita a refletir as alterações do nariz. A otite pode ser uma complicação da rinite alérgica. Aconselho que procure um alergista para orientá-la Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rosana: desejo melhoras em seu tratamento e agradeço seu depoimento ao nosso blog.

Anônimo disse...

agente lê tanta coisa. vi que nariz entupido de um lado só pode ser tumor. meu médico falou que realmente pode ser um quadro alérgico, mas minha narina fica entupida e escorrendo do lado do ouvido afetado. ás vezes espirro muito e tusso, mas meu nariz quase não coça e meus olhos não saem água. tenho 57 anos, será que com a minha idade, posso ter algum tipo de rinite?
amanda cásio

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Amanda: a rinite alérgica pode iniciar em qualquer idade, embora seja mais comum que isto ocorra na infancia. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Pessoal, há algum tempo tenho sentido uma coceira no ouvido esquerdo e, quando coça, sinto uma secreção tipo água/óleo escorrendo pelo ouvido, que tem um cheiro estranho. Quanto ao ouvido esquerdo, também o sinto coçando e uma secreção tipo água/óleo escorrendo, além de ter a sensação de estar tampado, às vezes. O quê posso ter?
Muito obrigada, Carlos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Carlos: os dados que envia não deixam claro que seja uma alergia. Aconselho que procure um otorrino. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Pode ser algum tipo de "otite"?
Carlos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A possibilidade existe, Carlos, mas não há como afirmar sem examiná-lo. O melhor mesmo é procurar um otorrino. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Oi meu nome é ana tenho 14 anos...ha dois dias eu estou sentindo umador horri vel no meu ouvido direito e quando mexo a madibula ou respiro fazer um estralo no meu ouvido e sem fala q ja limpe e nao sair nada meu ta inchado me ajuda por favor !! O q sera issi?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana: aconselho que procure um otorrino. O seu relato sugere que possa ser um caso de disfunção de ATM (articulação temporo mandibular) Mas, é essencial examinar para fazer o diagnóstico e indicar tratamento. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Ola,meu nome é Roberto, tenho 20 e desde novo sofro com rinite alergica e faço uso continuo do Beclosol aquoso desde pequeno. Ha uns 4 anos que sofro com uma descamacao que vem dentro do ouvido, parece umas casquinhas brancas, isso me incomoda muito porque parece que meu ouvido esta constantemente sujo. Não coça nem doi. Fui em varios otorrinos e eles nao resolvem o problema, falam que o ouvido externo descama um pouco mas nada grave, mas pelo fato das casquinhas sairem isso me incomoda e muito. O que pode ser e como tratar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Roberto: não é possível afirmar a causa ou indicar tratamento do seu problema nos ouvidos através da internet, sem examinar pessoalmente. O seu relato sugere que possa ser um caso de eczema benigno do ouvido, mas não há como afirmar sem uma avaliação pessoal. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Ola, bom dia,meu filho Joao Henrique tem 7 anos e tem poucos dias tem apresentado uma lesao pequena na orelha que forma uma casquinha de cor clara, se ele coçar algumas vezes sangra um pouco oun entao sai um liquido aquoso e novamente forma aquela casquinha. O que pode ser? Será alergia? O que devo fazer?
Obrigado, Nilene.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nilene: o seu relato não envia dados suficientes para caracterizar uma alergia. Aconselho que leve o João Henrique a um otorrino. Se for o caso, ele encaminhará ao alergista. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá.venho sofrendo com estalos no ouvido há mais de 2 anos.Tudo começou quando adquiri rinite alérgica e meu ouvido inflamou,daí sempre que dava um estalo doía muito.1 semana depois a dor desapareceu, mas os estalos persistiram. Isso pode ser otite media serosa?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja uma otite média serosa. Contudo, para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Obrigado por sua participação.

Anônimo disse...

Mas estalos podem ser um sintoma de otite serosa?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A otite média com efusão ou otite média serosa pode se acompanhar de diminuição da audição ou uma sensação de pressão “orelha entupida”, não sendo causa habitual da sensação que refere. Os "estalos" no ouvido podem ser causados por: disfunção da ATM, disfunção tubária, acúmulo de cera, entre outros. Aconselho que procure um otorrinolaringologista para orientar seu tratamento.

Anônimo disse...

Olá, há 4 anos tenho tido uma espécie de alergia quando fico em contato com o sol coça muito mas quando vou pra sobra melhora, nesse período surgiram diariamente cáseos em minha garganta do tamanho de um grão de feijão cozido que saiam espontaneamente mas agora está menor e menos frequente, meu ouvido direito ficou com zumbidos e estalos. Fui ao otorrino, e a mesma me disse que os cáseos são normais, fiz exame do ouvido e deu perda auditiva mista, e no exame de alergia deu alergia a ácido benzoico, só que agora sinto tonturas, enjoos e dor no estômago quando fico muito tempo sem me alimentar e pontadas no peito, coisa que não tinha antes dessa alergia ao sol. Por favor, me ajude!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação, mas o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Para afirmar a causa dos sintomas que relata, é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

Muito Obrigada por responder minha pergunta postada no dia 1/05/13 ás 02:12. Infelizmente moro em Salvador. Gostei muito do Blog e sei que por Ética Profissional vocês não podem falar nada. Parabéns por este Blog que ajuda as pessoas a expressarem seus desconfortos. Se puder indique-me um clínica em Salvador. Obrigada! Abraços.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não conheço os locais de atendimento em sua cidade. Para localizar um alergista em Salvador, sugiro que procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Aproveito a oportunidade para agradecer suas palavras e para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

Lucas Monteiro disse...

Eu tenho rinite alérgica,e meu ouvido direito esta com a audição um pouco pior que a do esquerdo,e quando tampo o nariz pra dar aquela pressão pra desentupir eles desentopem,so que o direito fica meio surdo e o outro normal depois normaliza, estou usando o budecort aqua e parece que esta melhorando, o fato do ouvido direito estar ouvindo menos que o esquerdo pode ser minha rinite? e uma observação eu fiquei muito tempo com o nariz entupido e nao usei o budecort, e fiz audiometria numa empresa ainda com o ouvido assim e os estalos quando abro a boca, e nao deu nada minha audição ta perfeita, estranho ne?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lucas: a rinite alérgica, em especial nos casos onde a obstrução nasal é intensa, pode trazer alterações de audição. Mas, para emitir parecer específico sobre seu caso é essencial examinar pessoalmente Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Eu acho que caiu uma rosquinha de um brinco dentro do meu ouvido o que eu faço, me ajude?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É aconselhável que procure um pronto atendimento médico. Infelizmente não há como orientar pela internet. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

tenho um problema no ouvido esquerdo que eu ja sinto a muito tempo ,sintomas: meu ouvido de vez em quando fica cheio de feridas internas e fica escorendo uma agua amarela e as vezes cheira mal sendo que eu sempre limpo com cuidado e ja fui no medico muitas vezes O QUE DEVO FAZER?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas, não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne para nova consulta com o médico especialista em otorrinolaringologia. Gratos pela visita.

laninha disse...

Alguem pode me ajudar, estou a 5 anos com estalinhos no ouvido, ele piora quando ouço muito barulho ou quando vou dormir, tenho desvio do septo e uma sinusite cronica que não cura com nada, ja cansei de tomar antibiótico por isso, sinto que produzo muita secreção, e quando tampo o nariz e faço força pra desentupir o nariz, desse automaticamente secreção na garganta, estou a ponto de loucura já, fiz varios exames e todos deram normais, o que mais posso fazer ou tomar para melhorar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Laninha: o seu relato sugere que sua rinite não está bem controlada e que você necessita atendimento médico especializado. Aconselho que retorne para nova consulta e avaliação com o seu alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

vinicius disse...

Ola, em janeiro meu ouvido direito começou a ficar tampado e "colar". Fui a um otorrino que fez a limpeza, mas a sensação de tampado continuou. Tomei corticoide em forma de injeção, uso o nasacort e tomei o Alegra, antialérgico. melhorou um pouco, mas o desconforto persiste. Verifiquei que no frio esse desconforto melhora, mas no calor coça muito e fica tampado. Será uma alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vinicius: os dados enviados em seu relato não são suficientes para afirmar se é um caso de alergia.
Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita ao nosso blog.

danielvalci1 disse...

olá desde novembro do ano passado saiu um caroçinho (pareçendo um cravo) no ouvido do meu filho na parte externa, levei no pediatra, no otorrino da minha cidade mandou fazer compressas, e até passou uma pomada, mas o caroçinho não sumiu. Hoje o quadro agravou, o caroçinho amadureçeu e está expelindo uma secreção como pus de espinha (talvez seja uma espinha) porém ninguém pediu um exame p diagnosticar e nem passa um remédio que seja eficaz, a criança está entindo dores e reclama de dor de cabeça (para tirar a suspeita de problemas de vista fiz uma consulta com oftalmo) mas ele enxerga perfeitamente. Por fovor me orientem, já levei em vários médicos aqui, e hoje mesmo marquei uma nova consulta com especialista...agradeço antecipadamente..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Daniel: compreendo sua preocupação, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para fazer o diagnóstico e para medicar com segurança, é essencial conhecer os dados do histórico clínico do seu filho de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Conto com a sua compreensão. Gratos por sua visita.

Marileia ferreira disse...

ha uns meses meu ouvido começou a sair uma secreçao e quando ela seca vira casquinhas q entope meu ouvido.Eu lavo meus ouvidos e passo hidratante mas nao esta adiantando, as casquinhas aparecem todos os dias, eu tento tira-las com as unhas e acabo ferindo a parede do ouvido,uso contonete ma tambem nao limpa, isso poderia ser uma alergia no conduto auditivo??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marileia: é possível, mas para afirmar se é mesmo uma alergia é essencial examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista Gratos pela visita.

Grazy disse...

Estive no otorrino na Policlinica e fui muito bem atendida.
Estou no processo de tratamento para curar uma Otite Média e assim que terminar, vou ao andar de vocês.
Espero continuar com a boa impressão que tive.
Parabéns pelo blog!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado por seu depoimento Grazy: volte sempre ao nosso blog. Abraços.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não posso ajudá-la. O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. É essencial examinar pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

Tatiana marques disse...

tenho rinite e ultimamente estou com um problema no ouvido esquerdo, ele parece estar entupido e sinto a repetição dos sons, como se fosse um eco o que poderia ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Tatiana: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento na internet. Para afirmar a causa dos sintomas que descreve, é essencial examiná-la pessoalmente, conhecer os dados do seu histórico clínico e o tipo/gravidade da rinite que apresenta. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista. Gratos pela visita.

Judson H Oliveira disse...

Ola sou judson,ha tempos sinto muita coçeira no ouvido,de imediato ja cutuco com alguma coisa,logo apos sinto o ouvido cheio de um liquido,que ao secar tem aparencia de casca de ferida,vivo intruduzindo objetos pois nao suporto a coçeira,nesse exato momento meu ouvido ta emtupido por esse liquido,que tem um cheiro ruim,oque posso fazer pra acabar com isso? Eu sei que primeiramente parar de introduzir objetos,rsrs,e depois?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Judson: o primeiro passo é procurar atendimento médico para verificar se ocorreu lesão nos ouvidos em consequência do mau hábito. A coceira dos ouvidos pode ser sintoma de uma rinite alérgica. É importante tratar sua alergia para corrigir o problema. Gratos pela visita ao nosso blog.

F&L disse...

Meu ouvido entrou água e está inflamado, estou tomando medicamentos mais, ele começou a sangrar o que posso fazer ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

F&amp: não recomendo que faça medidas caseiras. Aconselho que retorne ao médico especialista em Otorrinolaringologia para orientar de forma apropriada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá,
sou portadora de vários tipos de alergia (de contato - dermatites e olhos - e respiratórias - rinite alérgica e sinusite alérgica), infelizmente. Também sinto forte coceira no ouvido invariavelmente, que resolvo com cotonetes (equivocadamente, parece). Recentemente consultei uma alergista mas sequer retornei com o resultado dos exames, que deram negativos. Fiquei impressionada com o potencial restrito de diagnóstico das causas das alergias. Começamos por uma pesquisa de 5 possibilidades, mas o que mais me espantou é que é praticamente impossível descobrir alergias de pólen, a menos que se investigue o de cada espécie de planta.... Também me deixa louca saber que a poluição das cidades deve conter tantos elementos que sequer fazem parte dos mais investigados. Fico feliz por não ter alergias respiratórias severas. Minha irmã menor teve na infância 2 episódios de crise forte a ponto de ficar sem respirar por conta do pólen dos plátanos.... a sorte foi conseguir associar a exposição pois na época morávamos no campo. Com o corte das tais árvores, não houve mais episódios. Eu, todavia, moro em frente a um parque cheio de árvores que dão flores todo ano, e entre o parque e minha casa, uma avenida cheia de carros barulhentos e de poluição. Como descobrir as causa da alergia? Eu sou muito cética quanto à efetiva possibilidade, exceto em casos claros como o de minha irmã.....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

À luz do conhecimento atual da medicina, o diagnóstico das doenças alérgicas nem sempre se baseia em testes, mas sim na análise clínica criteriosa feita pelo médico, já que nem todas as substâncias são passíveis de serem testadas. Por isso, a coleta dos dados para histórico clínico, o conhecimento das condições de saúde do paciente, a análise ambiental, de hábitos, moradia, etc aliados aos dados do exame físico servirão de base para definir o tipo dos testes que serão utilizados. A coceira em ouvidos é um sintoma comum que acompanha a rinite alérgica, bem como a coceira em olhos, nariz e garganta ("céu da boca"). O tratamento adequado da rinite controla a coceira dos ouvidos. Agradecemos sua visita ao nosso Blog.

exclusiva de jesus disse...

Olá,estou com um problemas nos dois ouvidos onde sinto dores finas,coceira quando bebo algo gelado ou quentinho,e sai um liquido amarelado...além disso sinto dificuldade quando falo por algumas horas fico com a voz rouca e por esse motivo na força que faço para falar sinto dor na cabeça e um pouco de falta de ar,fui a uma médica familiar próxima a minha residência onde ela mim falou que eu estaria com uma otite média supurativa,a mesma passou um tratamento de 8 dias com amoxilina,ibuprofeno para a dor e hystin para a coceira...tomei mas ainda persistiu o problema,ela passou um tratamento de mais 7 dias com azitromicina,e mesmo assim o problema persistiu e mim encaminhou a um otorrinolaringologista,fui a consulta onde o mesmo olhou com um aparelho mas informou que aparentemente por fora não tinha nada e passou um exame onde estou para fazer,detalhe ainda continuo sentindo as pontadas finas nos ouvidos,o único alivio que tive foi um pouco na coceira,mas ainda continua e o liquido amarelado também...gostaria de saber se vocês teriam alguma sugestão ou um parecer para o que eu tenho...desde já grata pela resposta!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja um caso de otite causado por alergia. Contudo, só é possível emitir um parecer ou fazer o diagnóstico examinando pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

anderson gravacoes disse...

eu sinto meu ouvido coçar e como estevese cheio de agua

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Anderson: se os sintomas persistem, sem melhora, é essencial que você procure atendimento médico para receber uma orientação apropriada. Infelizmente não é possível opinar pela internet. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Ruth disse...

Olá. Tomei a vacina da gripe e já venho a 15 dias sofrendo com um problema nos ouvidos principalmente do lado esquerdo. Já fui em 3 otorrinolaringologistas. Começou com uma pressão muito forte no ouvido esquerdo aí o médico me indicou prednisolona...começou a melhorar, aí dps voltou de novo forte com zumbido. Pensei q não ia aguentar. Tô tomando prelone, frontal, hidroclorotiazida, betaserc e a melhora tá a passo de tartaruga, quando começa a melhorar o ouvido esquerdo o outro começa uma pressão pequena, vou inspirar forte e aí tenha a sensação de q está entupido. As vezes as narinas entopem e afeta o ouvido tbm. Nao sei mais a onde ir. Preciso de ajuda.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É improvável que a vacina de gripe tenha participação em alguns dos seus sintomas. Converse novamente com seu médico. Somente ele poderá orientar seu tratamento.
Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Ja estou há algumas semanas. Sentindo um forte mal cheiro proveniente do meu ouvido direito. Contudo, não sinto qualquer tipo de dor, zumbidos ou vazamento. A unica coisa que sinto é este mal cheiro....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja uma alergia. Aconselho que procure um médico otorrino para avaliar seu caso. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Diogo Salgueiro disse...

Tive uma inflamação na garganta, onde médico me receitou predsim e maxsulid..mas ha dois dias, estou com zumbidos no ouvido, voltei ao médico e ele receitou novamox de 12/12 horas, já foram 3 doses, em quantos dias devera passar este zumbido? Não tive dores e nem febre. Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Inaldo Brito disse...

Ola, há alguns dias estava gripado e garganta inflamada, comecei a sentir o ouvido esquerdo tampado, com alguns zumbidos, tive uma dor muito forte ontem e o médico passou três injeções . A dor passou mais continuo ouvindo longe e como se estivesse cheio d'água. por favor me ajudem pois esta encomodando muito.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Inaldo: o parecer que solicita não pode ser feito pela internet: não é possível fazer diagnóstico ou orientar tratamento sem examiná-lo. Aconselho que volte ao seu médico e peça nova avaliação. Gratos pela visita.

Allan Dieggo disse...

Olá! estava com uma espinha na entrada do canal auditivo, então estourou e logo em seguida virou um caroço vermelho semelhante uma verruga, o que será?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Allan: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas para afirmar é preciso examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Ola.
Tenho uma coceira orrivel no ouvido, antes era so em um mais agora manifestou para o outro. Entao eu enfio de td, tampa de caneta, chae, grampo etc. E to com uma bolinha dentro do ouvido oq eu faco?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A sua conduta está inadequada e pode complicar o problema. Aconselho que procure atendimento médico para que possa ser definida a causa e indicado tratamento. Gratos por sua visita.

Liliana disse...

Pq ao aplicar oto-betnovate nos ouvidos eu sinto primeiro arder queimar e depois coça?
Grata!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Liliana: é possível que esteja ocorrendo irritação ou uma reação adversa com o medicamento. Sugiro que interrompa o uso e entre em contato com seu médico. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

ola tenho um filho de 4 anos levei ele ao pediatra para questionar pois tem ficado com o nariz entupido direto com tosse e reclamando de dor no ouvido coisas que nunca havia sentido antes ela passou um tratamento com Busonid com um esquincho em cada narina por dia por 60 dias e Ceflacor de 250 com 5ml de 12 em 12 hs por 10 dias e nestes dias reclamou de dor no ouvido e deu febre de 38°.acabou o Ceflacor e vou continuar com o Busonid mais o que fazer se ele continuar com dor de ouvido.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É preciso definir a causa da dor apresentada pelo seu filho. Mas, não é possível orientar sem examinar. Sugiro que retorne ao médico e peça uma nova avaliação e conduta. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...