Pular para o conteúdo principal

Tomar banho quente pode causar coceira

Se você sente coceira após o banho e acha que a culpa é da água, pense duas vezes: a alergia à água (urticaria aquagenica), é extremamente rara."Em toda a literatura médica mundial, deve haver registrados um máximo de 20 ou 30 casos desse tipo", diz Fátima Fernandes, do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e diretora da ASBAI.

Provavelmente, o culpado pelo incômodo é o banho quente e prolongado - ou seja, não se trata da água em si, mas da sua temperatura e da exposição duradoura a ela, além de várias aplicações de sabonete.

A pele perde seu manto protetor de gordura, surgindo coceira, pele ressecada e mesmo eczemas. Eventualmente a sensibilidade a determinadas substâncias presentes nos sabonetes e xampus também pode contribuir para o problema, explica Osmar Rotta, professor de Dermatologia da Unifesp. O problema afeta principalmente pessoas de idade mais avançada. À medida que a pele vai envelhecendo, ela vai perdendo um pouco de sua hidratação.


Banhos rápidos, de não mais do que dez minutos, com água em temperatura moderada e uma vez por dia - independentemente de se estar no inverno ou no verão- é o que os alergistas recomendam para que coceiras dessa natureza não apareçam ou se manifestem com menor intensidade.

"Tudo depende das características da pele de cada um. Pessoas que têm pele mais sensível, que em geral são os alérgicos, devem ter mais cuidado", diz. "O banho não deve ser muito quente, mas também não precisa ser gelado e desagradável."

Outra medida que ajuda é hidratar a pele até três minutos após o banho. A pessoa pode usar o hidratante de sua preferência. Se for detectada alguma sensibilidade ao produto, o hidratante correto deve ser indicado pelo alergista.

Quem tem pele seca também apresenta maior possibilidade de sentir coceiras depois do banho. "Isso não tem nada a ver com algum tipo de urticária, de alergia, é uma sensação causada por conta da pele seca mesmo", diz Fernandes.

O contato com substâncias frias também pode causar coceiras, apesar de a urticária causada pelo frio ser rara. Ela acontece quando a pessoa lida com água fria ou se expõe a baixas temperaturas, ao ar frio ou até quando bebe líquidos muito frios ou alimentos gelados, como sorvete. O sintoma é o inchaço no lugar do corpo em que houve contato com o ambiente ou a substância fria. Em geral, a urticária ao frio se manifesta pela primeira vez no paciente durante o inverno. Pode ocorrer em diversos graus e, em um extremo, provocar choque anafilático, com risco de morte.

A urticária pós-banho que não é a aquagênica chama-se colinérgica. Ela pode ser desencadeada não só pela utilização excessiva da água quente como por estresse ou outros problemas emocionais, assim como pela realização de exercícios. "Qualquer esforço físico pode causar urticária.

Os sintomas da urticária colinérgica são o aparecimento de placas avermelhadas (pequenas ou maiores. Esses sinais podem surgir logo após o banho ou depois da realização de exercícios com duração variável -que podem ser minutos ou horas.

Como reconhecer uma urticária aquagênica - os sinais são o aparecimento de urticas -eritema mais edema, ou vermelhidão mais inchaço- difusas, de pequenas dimensões, que duram cerca de duas horas. 
O tratamento dos dois tipos de urticária é feito com anti-histamínicos prescritos por um médico.
Fonte - Folha on line

Comentários

  1. Eu tenho uma coceira pos-banho desde a adolescencia, hoje tenho 33 anos, tomo banho quente, pois sempre achei que a agua fria acelerava a alergia, mas sempre quando entro em contato com a agua seja ela fria ou quente tenho a coceira por volta de 20 a 30 minutos.Já fui ao dermatologista e a unica coisa que me passou foi um hidratante pos-banho, e o medico não me falou sobre o banho quente, então usei o hidratante mas não tive sucesso!

    ResponderExcluir
  2. André: o banho quente tende a ressecar a pele e com isso agravar a coceira. Aconselho que procure um alergista para avaliar seus dados clínicos e investigar as causas do problema e assim possa indicar a conduta mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Apos ao banho quente, com alguns minutos fica corsando com se tivese algum bichinho mim mordendo.

    ResponderExcluir
  4. Tomar banho quente agride e resseca a pele, provocando coceira. Converse com seu alergista e peça que a oriente com medidas de prevenção. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. Oi eu tbem fico desesperada ja alguns meses que tomo banho so com agua e ja testei mesmo agua morna ou fria me da coceira o pior é que moro no japao ja fui a varios medicos e nenhum deles conseguem acertar nm medicamento!!tenho as pernas ebraços todos marcados de tanta que me coço!!fico muito irritada pois perco mais de uma hora me coçando!!nw sei mais o que fazer ja estou ficando deprimida por causa disso

    ResponderExcluir
  6. Regi: a pele pode reafir após o banho tanto pela temperatura da água como em resposta ao atrito cutâneo. É mais comum que isso ocorra nas pessoas portadoras de dermografismo. O uso de medicamento antihistamínico é de grande ajuda mas também é importante avaliar suas condições de saúde e detectar se poderá influenciar no problema de sua pele. Cuidados de hidratação também são essenciais no tratamento. Buscar atividades de lazer também ajudam pois fatores emocionais e estresse podem agravar. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  7. Todas as vezes que eu tomo banho de água fria eu tenho muita coceira no corpo, eu já experimentei vários tipos de sabonetes, mas acho que não seja o sabanote, pq quando tomo banho morno ou quente eu não sinto essa coceira. Mas, eu tenho que passar hidratante por todo o corpo depois do banho, senão não passa a coceira, e mesmo tomando banho morno, se eu não passar hidratante eu sinto coceira tb.. O que poderia ser?

    ResponderExcluir
  8. Cristiane: você deve ter uma reação conforme descrita no texto. Não é uma alergia mas uma reação fisica ocasionada pela água quente e pelo ressecamento da pele. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. Depois que tenho filhos fico min cocando alguns meses mas e tao desesperador porque não tem hora as vezas o filho chorando para mamar e eu chorando por causa da coceira e o corpo todo

    ResponderExcluir
  10. A coceira é um sintoma que pode acompanhar várias doenças e nem sempre tem causa alérgica. Por isso a consulta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, ou seja, se é portador de outras doenças, medicamentos que usa, sua ocupação e hábitos, etc. è importante que procure atendimento médico. Estamos ao seu dispor, caso voc~e more no Rio de janeiro. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  11. Desde que posso me lembrar sempre apresentei manchas vermelhas pelo corpo (principalmente no pescoço, colo e barriga) durante e após o banho. Há cerca de 8 anos, comecei a sofrer com coceiras insuportáveis após o banho. Eram episódios pontuais, que ocorriam principalmente durante o verão e duravam cerca de 15 minutos. Consultei meu dermatologista que explicou que isso poderia acontecer devido à temperatura da água e me orientou a tomar banhos mais frios e receitou um hidratante. Mesmo seguindo as recomendações do médico o quadro seguiu se repetindo, mas como eram situações esporádicas, que se davam cerca de 2-4 vezes por mês no verão, não me preocupei muito.
    Hoje, 8 anos mais tarde, essa condição se agravou muito mais e infinitamente mais rápido, especialmente no último mês. Não consigo tomar banho sem passar no mínimo 1 hora me conçando desesperadamente. Mesmo seguindo as recomendações médicas (e tomando um antialérgico indicado há cerca de 8 dias)a coceira parece piorar cada vez mais. Tomo o mínimo de banhos possível, com medo da coceira depois. Minha pele não é seca, na realidade ela tende à oleosidade, e mesmo assim, sigo utilizando o hidratante indicado sem grandes benefícios.
    Moro em uma região fria do país, e mesmo assim, sofro cada dia mais com a coceira de modo que minha qualidade de vida diminuiu consideravelmente.

    ResponderExcluir
  12. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Contudo, para afirmar seria necessário analisar seus dados clínicos de forma criteriosa. Agradecemos o envio do seu depoimento ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  13. Lembro-me de sentir essa coçeira algumas vezes isoladas após tomar banho, quando era criança e adolescente. Hoje, faz uma semana que toda vez que saio do banho começo a me coçar de forma mais intensa, coceira essa que diminui, mas não se extingue por completo. Me dá uma agonia danada, principalmente porque, às vezes,me seguro ao máximo para não ceder a coçeira. Estive pensando, e acho que pode está relacionada ao grande estresse que estou tendo na universidade. é possível que está coçeira tenha causas emocionais?

    ResponderExcluir
  14. Eduardo: nem sempre é possível provar que emoções podem desencadear uma doença ou não. Entretanto, cada vez mais se observa na clínica que os estados emocionais podem ter uma estreita relação com a doença, em especial quando se fala da pele. É claro que é preciso examinar pessoalmente para afastar outras causas para o problema, mas é certo que o estresse pode ser um fator importante na coceira. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  15. Olá, há 3 dias que me sinto incomodada com essa coceira por toda pele. Inicialmente pensei ser alergia ao sabonete, porém troquei para outra marca de sabonete e continuei sentindo esse desconforto. Isso ocorre durante as 1h30min após o banho. Fui ao dermatologia e me receitou um remédio e aliviou, mas logo as 4hs após tomado, volto a sentir em algumas regiões do corpo essa queimação gerada pela coceira. Pela receita, só amanhã posso tomar outro comprimido. Também por orientações, venho controlando a temperatura da água(para mais fria, pois tenho preferência banhos quentes), e reduzindo o horário, mas não resolveu. Aparentemente, a pele está rugosa (inchamento nos poros) e estou evitando contato com a água. Estou bem preocupada.

    ResponderExcluir
  16. FS: nem sempre a recuperação da pele é tão rápida quanto desejamos. Aconselho que mantenha o tratamento e caso tenha dúvidas, entre em contato com sua médica. Não se esqueça de hidratar sua pele logo após o banho (a penetração do hidratante é muito melhor com a pele ainda umedecida). O diálogo com sua médica e a disciplina no tratamento são a base para o sucesso e recuperação de sua pele. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  17. Tenho essa coceira, não é banho quente ou longo, nem sabonete, hoje usei neutro, também não é sempre, ligava essas coceiras com as mudanças mudanças de estação, geralmente do calor para o frio, no entanto, também não é, pois estou sentindo desde sábado, assim, temperaturacambiente também descartei, por isso resolvi pesquisar na internet, no entanto, unanimidade, acreditam ser água quente, o que não é o meu caso, tenho algumas vezes ao ano, percebi que, se você coçar piora, e fica coçando por mais tempo, assim tento suporta e em alguns minutos para, também, percebi que se me enrolar comum lençol, colocar roupa também diminuir e acabar a coceira mais rapidamente, espero ter colaborado com meu caso, para, quem sabe, junto com os outros relatos, descobrirem a(s) causa(s) desta coceira muito incômoda...

    ResponderExcluir
  18. Agradecemos seu depoimento Arnaldo e desejamos melhoras. Você tem razão; cada pessoa é unica e precisa ser analisada de forma personalizada. Por isso, nem sempre é uma tarefa fácil detectar a causa de uma coceira - alérgica ou não.

    ResponderExcluir
  19. Foi muito bom, ler esse artigo.. eu sinto muita coceira pode ser no banho frio ou quente, parece que a pele vai cair. Pensei que fosse coisa da minha cabeça, mas vejo que não, tem muitas pessoas iguais a mim, vou me cuidar mais, e usar bastante hidrante... Obg

    ResponderExcluir
  20. Raquel: agradecemos seu depoimento e desejamos melhoras em seu tratamento. Volte sempre ao nosso blog!

    ResponderExcluir
  21. Sabe o que estranho por exemplo isso em mim não acontece somente após o banho, por exemplo vim trabalhar hoje e me atacou uma crise de coceira, sei lá o que é isso, mas minha conclusão é que nem médicos e ninguém sabe resolver realmente o problema, infelizmente.

    ResponderExcluir
  22. Marcos Candido: tratar uma coceira não é simples como parece. O mesmo sintoma em pacientes diferentes, pode se manifestar com formas diferentes e ter causas diferentes. E, o tratamento tem pouca resposta se a causa do problema não for detectada e controlada. Por isso, não é possível emitir parecer pela internet. É essencial examinar você pessoalmente e correlacionar os dados com o seu histórico clínico. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia!
    Gostei muito das postagens aqui, me ajudou bastante. Vou cuidar com a temperatura da agua, pois aqui no sul e muito frio, e as vezes tomo banho muito quente e prolongado. Mas também quero saber se devo substituir o sabonete comum, por algum especial para alergias?

    ResponderExcluir
  24. Não há um sabonete especial para alergias que sirva para todos.. É recomendado o uso de sabonete adequado para pele seca e sensível, orientado por seu médico. Até entre pessoas com o mesmo tipo de pele, pode ser recomendável usar sabonetes diferentes. Sabonetes líquidos tendem aser mais adequados. Evitar os sabonetes bactericidas que tendem a ressecar a pele. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. E sofro desta alergia sempre que saio do banho, eu já troquei de sabonete já usei sabão, já usei sabonete medicinal sabonete infantil e nada para esta alergia, é uma tortura pós banho, uma coceira infernal por quase todo o corpo, é como se alguém estivesse te picando por todo o corpo e não adianta coçar, só piora. tenho vontade de comprar uma rasqueadeira pra coçar tudo, meus banhos são mornos e não demoram mais que dez minutos e até no verão isso acontece.

    ResponderExcluir
  26. Banhos quentes e demorados associados a pele seca, são grandes causadores de prurido cutâneo, porém não há como afirmar o motivo da sua coceira sem examina-lo
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  27. Também sofro deste problema, uma coisa que descobri e que ajuda um pouco é usar um óleo corporal com enxágue. A pele fica hidratada e melhora o incomodo.

    ResponderExcluir
  28. A hidratação é a base para uma pele saudável. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. Tenho coceira pós banho quente, além de edemas quando entro em contato com qualquer "coisa" acima da temperatura ambiente, esses edemas aparecem até na palma da mão, ao segurar um cachorro quente de carrinho por exemplo.

    ResponderExcluir
  30. olá Juliana, boa noite. Existem algumas urticárias que podem ser desencadeadas pelo aumento de temperatura corporal, calor ou reaquecimento do corpo. Existe tratamento, portanto, procure um(a) alergista para que você possa sanar suas dúvidas e controlar seus sintomas. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  31. Olá Bom dia!... Sou a Natália
    Tenho tido coceiras durante uns 30 minutos apos o banho quente ou frio, com ou sem sabonete, gel sinto coceiras... E tem me encomodado bastante

    ResponderExcluir
  32. Natalia: a coceira após o banho precisa ser investigada para avaliar se resulta da temperatura do banho ou se outros fatores podem estar provocando o sintoma, como por exemplo: sabonetes, buchas, etc. Além disso, alguns problemas cutâneos podem agravar com o banho Só examinando para definir o seu caso. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo4/9/15 23:20

    A bastante tempo convívo com esse problema , se vocês acham que é psocplogico ? Eu também acho, por que é só pensar no banho que já associo a coceira, porém deve haver algo de errado ai , não ? Como pode haver tantas pessoas com esse problema ne , acho que a dermatologia devia avançar nesse aspecto, toda vida tomei banho com agua fria e isso acontece outra quando sou lá vem a infeliz de novo , não posso me exercitar que ele vem, não posso sair no sol que ela já vem, é ruim sabe , tenho meus métodos mais as vezes a pessoa quer lutar contra a coceira , recomendo a vocês ,antes do banho já deixa a roupa lá pra assim que sair vestir , outra tomem um banho mais ou menos de 4 min, ah e assim que saírem passe um hidratante que no meu caso como só coca nos braços e pernas eu passo neles, se vestam logo e vamos que vamos, se não der certo deita se enrola no lençol e deixa que ela passa não precisam ficar se machucando , temos que nós ajudar , vamos criar um blog anônimo pra combater essa infeliz , abraços espero ter ajudado vcs

    ResponderExcluir
  34. Você tem razão. Mas, o seu relato chama a atenção para a possibilidade de uma reação não só ao banho quente, mas ao calor, exercício, suor, em virtude do aumento da temperatura corporal (colinérgica) Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Para afirmar é essencial uma avliação criteriosa e pessoalmente Aconselho que procure um(a) alergista para orientá-lo adequadamente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. Galera também tive esse problema , agora tomo banho e me seco no sol e não sinto a mesma , tem alguma explicação ? Espero ajudar

    ResponderExcluir
  36. Cada pessoa é única. Por isso, a manifestação não é igual em todas e o tratamento deve ser individualizado caso a caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Ao ligar alguns segundos depois de ligar o chuveiro sinto uma leve coceira em uma área abaixo da axila, ao lado do mamilo esquerdo. Esse local só apresenta esse sintoma nesse contexto. Ou seja, coceira uma vez por dia. A textura desse área é diferente da do resto da pele. Também percebi que essa região seja uma mancha clara, um pouquinho mais escura que a pele. Isso pode ser câncer?

    ResponderExcluir
  38. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. Estou ha quase tres meses com um alergia que nao e identificada,nessa ultima semana ate fuinpara o hospital de emergencia cm a garganta fechada o o rosto deformado inchado,meuc corpo coça fica com placas vermelhas,quente demais como se tivesse um bicho percorrendo meu corpo,as vezes ja estou dormindo e acordo me coçando em crise quando vou ver to todas empolada vermelha,ja tomei desde alegra até polaramine.O que eu faço?

    ResponderExcluir
  40. Angela: infelizmente não é possível tratar sem examinar. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico tradicional em consulta feita pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  41. Meu cano está com um pouco de maresia ou algo assim.. Por isso acho que a Água está com substâncias na parte interna e isso no corpo tem causado prurido. Quando tomo banho em outro banheiro da minha casa não dá coceira. Observei isso ontem. De repente PP ser um alerta tá alguém. Ferrugem ou maresia na parte interna do cano. Sei lá né. ..

    ResponderExcluir
  42. Denise: pode ser apenas uma reação irritante na pele. Mas, pessoas muito sensíveis poderão apresentar alergia de contato. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. Eu tmbm tinha muita coceira passava uns 20 minutos de coçando após o banho, mas agora descobri um remedinho, é uma injeção nas nadegas chamada Duoflan, que alívio agora tomo banho sem medo de coceira

    ResponderExcluir
  44. A: Cuidado! A sua conduta está inadequada e pode causar problemas futuros em sua saúde. Duoflan é um corticóide , ou seja , um medicamento de origem hormonal e quando usado sem controle pode provocar sérios efeitos colaterais. Recomendo que procure um médico para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  45. não aguento mais esta coceira, que inferno. Já fiz de tudo, banho quente, banho morno..banho gelado,,com sabonete, sem sabonete, com hidratante após banho, sem hidratante.Não é possível que ninguém sabia o que fazer...isso é muito desconfortável, estou deprimida..neste calor..não tenho vontade de tomar banho, já vou para o banho chorando e quando saio parece que o coisa ruim veio pra perto. Se alguém souber de algo por favor me ajude..me ajudem.

    ResponderExcluir
  46. Rafaela: Medidas caseiras não resolvem. A minha sugestão é que você procure atendimento com alergista para investigar seu caso, examinar pessoalmente e assim poder fazer um diagnóstico e indicar tratamento apropriado. Até mesmo os remédios não resolverão o problema se a causa da coceira não for detectada e combatida. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  47. Sinto coceira após o banho apenas quando vou à minha casa de praia, o que é raro. Como não sinto coceira quando tomo banho noutros lugares, acho que pode ser alergia da água da casa, em razão de algum elemento do tratamento, como cloro. Talvez, por ser pouco usada, saia dos canos com cloro "acumulado". Faz sentido? Devo procurar um médico?

    ResponderExcluir
  48. Se o problema é pontual, ou seja surge apenas quando você toma banho em sua casa de praia, é aconselhável que faça uma avaliação técnica do encanamento do local. Se a coceira persistir, procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  49. Oi! Parabéns pelo blog.
    Meu bebê de 1 ano está com as bochechas, pescoço e pernas e braços com carocinhos agrupados. Eles coçam mais à noite e percebi que quando o banho é quente piora. Tudo começou com o inicio da seca em BSB. Lendo o blog, percebi que estou agindo errado.

    ResponderExcluir
  50. Flávia: o banho deve ser morno e não quente. O uso de hidratantes (recomendado pelo pediatra do seu bebê) também será de grande valia no controle da alergia na pele. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  51. Anônimo1/6/16 15:29

    Olá,também estou com esse problema e tive a impressão que desenvolvi essa alergia a temperatura alta após o uso de uma suplementação. Banho quente,o mínimo de exposição ao sol ao im caminhar simples na rua que sol bata, fico cheia de placas vermelhas no corpo à pós uns minutos passava, agora ficou mais agressiva, tive uma reação dessa de novo só que constante por dois dias, todo corpo com placas vermelhas até o rosto e empolada, coçando e queimando, fui ao hospital tomei medicação na veia e um no glúteo, e simiu tudo no mesmo dia. Tem cura isso oi tratamento? Conviver com isso é horrível, ultima crise até comer a comida quente meu rosto ficou vermelho, empolado.

    ResponderExcluir
  52. A doença pode ser controlada com tratamento adequado, permitindo recuperar sua qualidade de vida. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  53. Olá vi que esta postagem é antiga mas que vocês ainda respondem sobre o caso;
    A mais de um ano sinto coceira após o banho..fico com várias manchinhas vermelhas em todo corpo..no começo pensei que fosse o sabonete e troquei...usei vários.. troquei shampoo,condicionador e nada..falaram ate que era dengue..fui em dermatologista e em alergista e me passaram somente anti alérgico.. Mas minha alergia dura apenas uns 20 minutos pós banho..depois as manchinhas somem..e param de coçar..comecei a tomar banhos mais rápidos e sem lavar os cabelos durante o banho.. pois o que mais intensificada a coceira era o condicionador. . na água fria geralmente não acontece nada.. a menos que eu esteja com o corpo quente..como por exemplo ter acabado de fazer um exercício físico e ir para o banho com corpo quente..mesmo na água fria da coceira.. não sei muito o que fazer..somente tomar banhos bem rápidos e evitar lavar os cabelos no banho.. Mas até hj não sei do que é especificamente a alergia ..

    ResponderExcluir
  54. Deise: nem toda coceira é causada por uma reação alérgica (imunológica). É preciso conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente para poder diagnosticar. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ para atendê-la em nosso ambulatório e prestar esclarecimentos. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  55. 25/09/2016 Ola! Tenho uma coceira no corpo quando estou tomando banho quente.Fica toda vermelha e muita coceira principalmente na virilha.O que poco fazer?

    ResponderExcluir
  56. Bom dia. A coceira causada pelo banho quente nem sempre é alergia. Por isso, é essencial examinar você pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. Eu tenho essa coceira desde a adolescência. Hoje com 39 anos piorou muito. Tenho q tomar antialérgico p poder tomar banho.
    P mim começa umas 2 semanas após tomar sol. Esses meses de março e abril.
    Se eu continuasse a me bronzear não senteria mais a coceira.
    Mas como não dá p viver em férias, qndo paro volta com tudo.
    Ano passado evitei o sol ao máximo e percebi q melhoraram aa crises.
    Não posso tomar banho pela manhã, só de noite. E jamais fazer exercício de manhã.
    Lá por junho melhora bastante. Parece q qndo sai totalmente o bronze.
    Se eu morasse no Rio iria consultar com vcs ;)

    ResponderExcluir
  58. Nem sempre a coceira é causada por uma alergia. Por isso, é importante fazer uma investigação minuciosa dos seus dados clínicos. Estamos ao seu dispor. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Antialérgicos ou Anti-histamínicos

Histamina é o nome da substância química mais famosa envolvida nas reações alérgicas. Quando a histamina é liberada, provoca dilatação e inchação dos vasos, bem como aumento secretivo e coceira. No caso da rinite, a presença da histamina ocasiona coceira, espirros, coriza e bloqueio nasal. Na urticária provoca placas avermelhadas com muita coceira na pele. Na alergia ocular, resulta em coceira, avermelhamento e irritação da conjuntiva dos olhos. Na dermatite atópica pode ajudar no controle da coceira, que é intensa e prejudica a pele, agravando a doença.
Desde a década de 30 observou-se que era possível aliviar os sintomas da alergia usando remédios que antagonizassem com a histamina. Mas, só na década de 40 foi lançado o 1º remédio anti-histamínico. Desde então, o conhecimento só fez crescer e hoje dispomos de muitos remédios com esta finalidade.
É importante lembrar que a histamina não é exclusiva da alergia pois participa também de outras doenças. Por isso, hoje existem anti-histamín…

Alergia a analgésicos e anti-inflamatórios

Você sempre usou aquele analgésico e nunca teve nada. Um belo dia toma e... incha tudo! 

É sempre uma surpresa, pois a alergia não surge da primeira vez e sim quando já se tomou aquele remédio por várias vezes.

Quer entender o que se passou? É um pouquinho complicado, mas vamos lá:


Analgésicos servem para aliviar a dor, mas a maioria também tem ação antitérmica e anti-inflamatória. A aspirina (ácido acetil salicílico ou AAS) foi o primeiro analgésico, inventado em 1800. A partir dela, foram sintetizadas outras substâncias como dipirona e os chamados anti-inflamatórios (diclofenaco, ibuprofeno, etc.). Portanto, todos derivam de uma mesma linha de família, sendo “parentes” e com ações semelhantes.
Para que se entenda porque os analgésicos provocam reações alérgicas, é preciso entender como agem: para combater a dor e a febre, estes medicamentos atuam inibindo uma enzima chamada COX 1 e impedindo a ação das substâncias provocadoras de dor, chamadas prostaglandinas.
O problema é que, ao …

Alérgicos podem tomar vacina da febre amarela?

O aumento do número de pessoas no Brasil com febre amarela trouxe à tona a necessidade do uso da vacina e com isso, surgiram algumas dúvidas.

A vacina é produzida pela FIOCRUZ com o vírus da febre amarela vivo e atenuado cultivado em ovos embrionados de galinha, obedecendo normas padronizadas da Organização Mundial da Saúde. É disponibilizada gratuitamente em postos de saúde e ocasionalmente em alguns aeroportos, terminais rodoviários e hospitais públicos.

Em 95% das pessoas o efeito protetor (imunidade) ocorre uma semana após a aplicação. Por isso, recomenda-se vacinar dez dias antes da viagem para que haja tempo para proteção efetiva contra a doença. Confere imunidade por 10 anos ou até mais, podendo ser utilizada a partir dos 9 meses de idade. É aplicada por via subcutânea no braço (região deltóidea).

Recomenda-se vacinar todos que residam ou viajem para zonas de risco como florestas e cerrados ou ainda, pessoas profissionalmente expostas ao vírus da febre amarela.
Efeitos colaterais A …