Pular para o conteúdo principal

A asma e o fumo




Todo mundo já ouviu falar que fumar é prejudicial à saúde. O fumo é uma das maiores causas de morte em todo o mundo.

A asma é uma doença que afeta os brônquios (tubos por onde o ar entra nos pulmões), reduzindo seu calibre e estrangulando a passagem do ar, causando sintomas como: falta de ar, chiado no peito, tosse e sensação de aperto no peito.


Os brônquios das pessoas que tem asma são muito sensíveis aos estímulos externos (poeira, mudança de temperatura, viroses respiratórias, cheiros fortes, fumaça, etc). Esses estímulos funcionam como “gatilhos”, de uma arma provocando o estreitamento dos brônquios e “disparando” os sintomas da asma.

A asma pode se manifestar com várias nuances: pode ser leve (às vezes o único sintoma é tosse), mas também pode ser grave, com crises intensas e potencialmente fatais. Felizmente, na maior parte dos casos, é uma doença que pode ser controlada, permitindo uma vida normal e produtiva.

A fumaça do cigarro é um “gatilho” importante para provocar crises de asma! E mais: provoca crises em quem fuma e nas pessoas que estão ao seu lado, em função do tabagismo passivo.

Crianças de lares com fumantes tendem a ter mais crises e uma asma mais grave!


Ou seja,

O estreitamento dos brônquios que acontece na asma é em geral variável, passageiro, podendo ser evitado e controlado. Mas... Atenção: o estreitamento dos brônquios causado pelo fumo é fixo e progressivo.

Não fume e não permita que fume em sua casa:

A combinação de asma e fumo leva à lesão permanente dos brônquios!

Não corra este risco!

Comentários

  1. O meu pecado, a minha culpa.
    Pior, tenho consciência disso. Ainda vou venc er o que me vence.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. E nós seremos seus maiores incentivadores a vencer esta batalha!

    ResponderExcluir
  3. Tenho asma brônquica grave desde que nasci, sempre socorrida e hospitalizade minha vida era uma loucura. Fazia judô e ballett e os melhores momentos quando tinha apresentação, faltava pelo fato de está internada. Nunca pude fazer educação Fisica, pois os médicos me proibiam. Enfim, convivo com isso até hoje. Ao completar 18 anos engravidei e ai mais um problema, passei quase minha gravidez inteira internada e usando medicações fortissimas, arriscando até a saúde de minha filha. Todos os médicos avisavam que eu poderia ter um parto prematuro pelo uso do corticóide. Enfim, graças a deus minha filha nasceu saúdavel, não nasceu prematura e também não tem asma. Enquanto a mim, amamentei minha filha ate os 3 anos e meio. Outra coisa que queria falar, também sou claustrofóbica e o sintoma surgiu ainda na infância, tratei mas não superei totalmente, ainda sofro no elevador, avião ou qualquer lugar fechado ou com muita gente. Pois bem, continuando, quando minha filha parou de fumar viviamos uma vida normal, rotinas normais, mas eu sempre convivendo com a asma, nunca mais tinha ficado internada desde a gestação, mas uso berotec aerosol diariamente, pois todos os dias tenho asma. E também ando com o berotec aerosol para qualquer lugar que vou, não vivo sem ele. Gente e ainda não acaba por ai, quando deixei de amamentar minha filha um mês depois tive sintomas de ataque cardiaco e casa do nada, minha filha dormindo e eu assistindo a novela. De repente me deu uma falta de ar estranha e um medo de morrer. Parecia que eu iria desmaiar, uma vizinha me socorreu e o médico disse que estava tudo certo, pulmões coração e tudo o mais. Daí o diagnóstico, SÌNDROME DO PÂNICO. Ai achei que minha vida ia acabar, meu marido não entendia minha situação, achava que eu estava louca, que era frescura minha... Comecei a fazer tratamento psiquiátrico e usando, Rivotril e Tourest. Passei um ano com esse tratamento, mas não conseguia pagar as consultas, acabei nõa frequentando mais porque achava que estava boa. Eis a questão não frequento mais o psiquiatra continuo usando a bombinha, para piorar durante o tratamento psiquiatrico comecei a fumar, fumei por exatos 3 anos. Fumava um cigarro e tomava uma bombinha de asma. Todos diziam q eu era maluca, fiquei extremamente viciado no cigarro e o médico falou q o medicamento faz com que eu fique vulneravél a qualquer vicio. Enfim, como havia falado desde a gestação não tive nenhuma crise de asma muito forte para ter que ser hospitalizada. Só que semana passada aconteceu, uma crise muito forte onde fiquei 3 dias internada dormindo sentada e antes de chegar ao hospital o médico disse que mais 1 minuto eu não teria chegado lá com vida. Enfim, tive alta ontem a noite, estou em casa. E preciso parar de fumar urgente, estou aqui desesperada pedindo a ajuda de todos. Para que possam me indicar um tratamento p tudo isso, asma, claustrofobia e panico. E principalmente para o vicio do cigarro para o meu próprio bem.

    Agradecida, Adriana Estanislau

    ResponderExcluir
  4. Adriana: a sua asma não está controlada e necessita o acompanhamento periódico de um especialista Este acompanhamento é importante, pois em cada consulta, o alergista repete o exame físico, anota suas queixas e reavalia seu tratamento. O tratamento da asma e da rinite deve ser feito com remédios controladores, para usar todos os dias. Mas, se tiver crise, o esquema de tratamento precisa ser modificado.O ponto básico para se prevenir as crises de asma é entender que embora sua causa seja genética (hereditária), esta doença se acompanha de uma inflamação persistente que torna suas vias respiratórias mais sensíveis a diversos fatores que podem provocar crises. Estes fatores podem ser encontrados:1) em nossa casa: poeira, mofo, pelos, baratas, fumaça cigarro, alimentos, 2) no meio ambiente: mudanças de tempo, poluição, odores ativos, 3) em alguns de nossos hábitos: certos medicamentos, exercício, trabalho, escola,4) até mesmo podem estar ligados ao organismo : infecções respiratórias, fatores hormonais, refluxo, emoções, entre outros.
    Você citou em seu relato vários destes fatores e necessita um acompanhamento de orientação para a melhor forma de controlá-los. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor para orientá-la. Aconselho que entre em contato com a ABRA (Associação Brasileira de Asmáticos: www.asmaticos.org.br) em sua cidade para que possa receber uma orientação educativa sobre as formas de tratamento e prevenção da asma. Infelizmente não é possível indicar um tratamento através de um aconselhamento na internet, baseado apenas no seu relato e sem examiná-la pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. Eros Rodrigues16/12/11 21:22

    Saudações, recentemente eu começei a fumar á cerca de uns 2 meses, e nesta ultima semana tenho vindo a sentir uma dificuldade desagradável em respirar, sinto apertos no peito, tenho tosse seca e ás vezes quando inspiro chego até a sentir uma ligeira dor no peito. A minha pergunta é, poderá ser asma? Poderá a asma ter sido provocada pelo fumo do tabaco? Nunca antes tive problemas de asma ou bronquite, nunca senti dificuldade em respirar. Estou muito preocupado e temo por minha saúde. Agradecia uma resposta, obrigado.

    Eros Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. O meu conselho é que pare de fumar e assim estará cuidando de sua saúde. Mas, não posso afirmar se é um caso de asma sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor para orientá-lo.

    ResponderExcluir
  7. Pryscilla Moraes14/2/12 19:24

    tenho 18anos e descobri a asma com 10 anos e ate entao minha vida mudou completamente,ñ posso fazer certos exercicios pois a falta de ar eh intensa...
    a 2meses comecei a fumar e poucos dias depois ja vi a consequencia,fui parar na emergencia do hospital com uma parada respiratoria.
    sinto dores fortes no peito perto do coração.
    ja m disseram q posso ter problema no coraçao por fato do meu avó materno e paterno ter morrido por problemas cardiacos,sera que tbm posso ter??
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Pryscilla: a asma bem controlada não causa problemas de coração. Os medicamentos inalados, em especial os corticosteróides usados para inalação.Contudo, o cigarro é um grande malefício pois agrava a asma e aumenta a possibilidade de doenças cardiovasculares. Converse com seu alergista e peça que a ajude a parar de fumar e avaliar se sua medicação antiasmática está adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde,tenho asma desde que nasci, já fiz vários tratamentos, mas nunca adiantou muito.
    Fumo nos fins de semana, só que de uns tempos pra cá minha asma piorou, tenho fortes dores no peito e não consigo fazer nenhum exercício.
    Então não fumo ha dois dias, mas a asma está pior do que antes, uso bombinha (aerodini)e nebulização (com berotec e soro), mas se faço a bombinha meu peito doí, então não sei o que eu faço.

    ResponderExcluir
  10. Raquel: infelizmente você não está no caminho certo: fumo e asma não combinam! Aerodini não trata sua asma - apenas alivia os sintomas da crise. Aconselho que procure um alergista para receber a orientação e tratamento adequados. Estamos ao seu dispor na Policlínica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho 37 anos e alguns anos atras decobrir que tenho asma e as vezes fumo e final de semanas quando bebo chego a fumar uma carteira de cigarro a nao ser as vezes passo dias sem fumar e de uns anos pra ca ja depois que descobrir a asma as mutas vezes oucu um chiado no pei,oque isso pode ser entao!

    ResponderExcluir
  12. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet: não há como afirmar a causa dos seus sintomas sem examinar pessoalmente. Contudo, lembro que fumar causa um dano progressivo ao pulmão e pode provocar sintomas que se confundem com a asma. Aconselho que procure um especialista para definir se o seu caso é mesmo asma e para que o ajude a abandonar o vício, evitando a piora no futuro. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tenho 26 anos,vivo na espanha e tive uma pneumonia há 2 anos atras, fui para o hospital porque cheguei ao ponto de acordar de madrugada com falta de ar, e abrindo todas as janelas da casa! Nao podia nem andar...dava 10 passos e parava pq nao conseguia respirar, cheguei no hospital ,disseram q tinha pneumonia, me fizeram uma radiografia e disseram que eu tinha 3 manchas no pulmao, fiquei internada 10 dias,ao sair tinha apenas metade de uma!nessa epoca levava fumando menos de 1 ano e quando criança nunca tive problemas respiratorios, notei que outro dia (2 anos depois dessa pneumonia q tive)numa discussao com meu namorado me faltou o ar outra vez, tive uma espécie de "crise" e demorei uns minutos pra voltar ao normal, e com a mudança de clima aqui de onde eu moro geralmente fico de cama uns dias, sempre sou "visitada" pela gripe e se torna sempre um pesadelo porque me derruba totalmente, e quando passa geralmente sinto q me deixa requicios, tenho uma tosse extremamente forte, ao ponto de em alguma ocasiao nao poder dar uma risada porque começo a tossir, e sei que o cigarro nao ajuda nada!
    Mas com base nesses dados poderia ser q eu tenha asma?

    desde ja muito obrigada!
    Roberta

    ResponderExcluir
  14. Roberta: o tabagismo pode provocar sintomas que se confundem com asma. Não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico para fazer o diagnóstico e para auxiliá-la a abandonar o vício do cigarro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  15. ok! muito obrigado pela dica e parabéns pelo blog!!! visitarei sempre...
    Roberta

    ResponderExcluir
  16. Faz 14 anos q fumo,e de um mes p ca venho sentindo crises de falta de ar sempre de madrugada,ja tentei larga esse vicio,mas sem sucesso,queria pegar nojo do cigarro.

    ResponderExcluir
  17. Raquel:o cigarro pode provocar muitos malefícios ao fumante. Aconselho que procure ajuda médica para parar de fumar. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  18. nao tenho asma e nao fumo porem minha mae tem. Um dia sai para um lugar onde as pessoas fumavam muito e voltei com cheiro de cigarro na blusa. no dia seguinte minha mae disse q entrou em crise de asma por isso, teria como acontecer isso mesmo?

    ResponderExcluir
  19. Sim. A fumaça de cigarro pode ser um agravante e/ou desencadeante de sintomas de asma. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  20. -Olá, já fumo á 5 anos, mas á uns dias apanhei uma gripe muito forte nãoe sentia bem e decidi ir ao médico disseram que eu tenho os brônquios inflamados e deram-me uma bombinha para inalar durante 15 dias não fumo á 2 dias mas estou a entrar em desespero, será que eu posso fumar pelo menos 1 cigarro por dia?

    ResponderExcluir
  21. Não recomendo. O fumo causa prejuízo em toda a via respiratória, agravando a reação inflamatória e piorando os sintomas. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Estou com muita alegria e não sei d q,a um tempo atrás eu parei d fumar até então eu não tinha alergia mais assim q parei d fumar tive muitas crises d alergia passava muito mal espirrando muito nariz escorrendo lágrimas nos olhos aí acabei voltando a fumar e a alergia acabou não tinha mais nada, daí resolvi parar d fumar d novo e a alergia apareceu d novo tem 6 meses q não fumo mais a alergia não passa todos os dias eu acordo passando mal daí melhora um pouco depois volta d novo não aguento mais dá vontade de arrancar o nariz fora,meu marido ainda fuma e tendo não ficar muito perto, será q é pq parei d fumar?

    ResponderExcluir
  23. Parar de fumar não causa a alergia.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno