13 junho 2009

TESTE SEUS CONHECIMENTOS EM ALERGIA

smile pensando

Assinale se as afirmações são verdadeiras ou falsas.


1.  Crianças alérgicas não podem comer corantes amarelos.
Verdadeiro ( ) Falso ( )

2.  Se você não teve alergia na infância, não terá quando adulto.
Verdadeiro ( ) Falso ( )

3.  A gripe e a rinite tem sintomas parecidos mas são doenças diferentes.
Verdadeiro ( ) Falso ( )

4.  Crianças alérgicas ao leite podem tomar leite de cabra
Verdadeiro ( ) Falso ( )

5.  A imunoterapia (vacina para alergia) está indicada nos casos de asma, rinite e alergia a insetos.
Verdadeiro ( ) Falso ( )

6.  Pessoas alérgicas a camarão não podem fazer exames com contraste iodado
Verdadeiro ( ) Falso ( )

7.  Carne de porco é causa de alergia
Verdadeiro ( ) Falso ( )

8.  Alergia não tem cura.
Verdadeiro ( ) Falso ( )

9.  Cães de pelo curto não provocam alergia
Verdadeiro ( ) Falso ( )

10.  Crianças alérgicas a leite não podem comer carne.
Verdadeiro ( ) Falso ( )

Agora, confira suas respostas:

1. Falso. Estudos científicos recentes demonstraram que a reação por corantes e aditivos é rara. E, quando existe, seu mecanismo não é alérgico. Não se comprovou a associação entre tartrazina, asma, urticária e angioedema. Crianças devem ter uma alimentação saudável e balanceada, mas não significa que não possam comer guloseimas.
 

2. Falso. É mais comum que as alergias iniciem na infância, mas podem surgir em qualquer idade.
 

3. Verdadeiro. A rinite alérgica tem origem genética (hereditária), se acompanha de uma inflamação da mucosa do nariz e tem participação da alergia. Ocorre de forma repetida e crônica, principalmente no inverno. Os sintomas principais da rinite são: espirros (chamados de espirros “em salva”, isto é, surgindo vários de uma só vez), nariz escorrendo (a coriza é abundante e em geral clarinha tipo água), congestão e prurido nasal (coçam: os olhos, nariz, garganta e ouvidos). Resfriados e gripes são causados por vírus. Os sintomas são um pouco diferentes: a coriza em geral é mais grossa ou até catarral, a obstrução nasal é bastante incômoda e os espirros e a coceira são discretos ou ausentes. Além disso, é comum surgir também: febre, mal estar e dores no corpo.
 

4. Falso. O leite de cabra não pode ser usado em crianças com alergia ao leite confirmada, pois cerca de 90% das proteínas deste leite é são semelhantes às proteínas do leite de vaca. É uma opção apenas nos casos de intolerância ao leite.
 

5. Verdadeiro. As doenças alérgicas com indicação para imunoterapia específica são: rinite/conjuntivite alérgica, asma brônquica e alergia à picada de insetos (abelha, vespa e marimbondo).
 

6. Falso. Não existem evidências científicas comprovando que o iodo inorgânico presente no camarão e nos frutos do mar esteja relacionado com uma maior possibilidade de reação aos contrastes iodados.
 

7. Falso. Embora a carne de porco seja muito lembrada pelos pacientes, raramente é comprovada como causa de alergia. Os principais alimentos desencadeantes de alergia alimentar são: leite de vaca, ovos, amendoim, soja, nozes, peixes e frutos do mar.
 

8. Verdadeiro. A ciência médica ainda não encontrou a cura total para todas as alergias. Alergia é uma maneira diferente do organismo reagir para certos estímulos e por si só não é doença: é apenas diferente! O exagero da alergia é que se transforma em doença, como por exemplo, a asma ou a rinite. Uma pessoa é alérgica por toda a vida, mesmo que não manifeste nenhuma doença alérgica.

9. Falso. A causa da alergia aos cães está ligada não apenas aos pêlos´, mas a outros fatores, como por exemplo a descamação de sua pele. Nos gatos, a saliva é a principal causa de alergia. Ao lamberem o próprio corpo, os pêlos tornam-se os principais “vilões” para os alérgicos. É importante lembrar que acima de tudo, o aparecimento da alergia dependerá da sensibilidade individual de cada pessoa.
 

10. Falso. As proteínas do leite não são as mesmas encontradas no tecido muscular da carne de vaca. Por isso, a carne de vaca isso, pode ser ingerida pelas pessoas alérgicas ao leite de vaca.
positivo 

17 Dê sua opinião:

Aninha Pontes disse...

Bom, não estou tão igmorante no assunto.
Errei apenas a pergunta 7.
É só colocar em prática, o pouco que sabemos.
Um abraço a todos da equipe.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Que bom, Aninha! Eu tinha a certeza de que você é uma de nossas "alunas" mais aplicadas!Obrigado por sua querida participação em nosso blog

marisa disse...

"o teste comprovou que pessoas que como eu sofrem de alergias passam por eeses problemas no dia a dia sempre.Ótimo, ter aliados nesse blog que divulgem conhecimentos sobre os váriados tipos de alergias existentes, pois isso facilita nossa vida dicas, informações que nos ajudam a sofrer menos com todas as reações alergicas decorrentes de muitos produtos e e outros que nem sempre se diagnóticam por ser desconhecida a causa, enfim adorei tudo nesse blog, muito bom "!!!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marisa: obrigado. Volte sempre para nos visitar. Se preferir, assine o blog e receba nossas postagens diretamente em seu email.

Anônimo disse...

oi se eu tomei iboprufeno qual o intervalo pra tomar oprofenide

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Este blog se destina a orientar sobre as doenças alérgicas, formas de prevenção e tratamento: infelizmente sua dúvida foge deste tema. Gratos por sua visita.

Renilda disse...

Eu coloquei a pergunta de número 7 como verdadeira porq sou alérgica a carne de porco.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Renilda: a alergia a carne de porco pode existir embora seja rara. Na nossa resposta enfatizamos este aspecto. Agradecemos sua contribuição.

Marcela Rocha disse...

ADORO O SITE DE VCS, MIM TIRAM MUITAS DUVIDAS..OBRIGADO POR AJUDAR TANTA GENTE...MARCELA-FORTALEZE

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado, Marcela, suas palavras são um estímulo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Anônimo disse...

Boa tarde!

a primeira vez que tive reação alergica a um remédio foi a CIBALENA, meus olhos incham e vem uma coriza, um espirro atraz do outro. Quando tomei DORFLEX,BUSCOPAM COMPOSTO, CORISTINA D também tive a mesma reação e por ultimo tomei BIPROFENID mesmo citando ao médico que tenho alergia a esses remédios e tive a mesma reação alergica em poucos minutos. Elestem algum composto em comum? A que sou alergica?

Ana patricia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana Patrícia: os analgésicos e antinflamatórios, embora de fórmulas diferentes, agem no mesmo sítio, ou seja, todos atuam impedindo a geração de prostaglandinas. Para entender melhor, convido que leia estes textos que publicamos sobre o tema:
1)http://blogdalergia.blogspot.com/2009/05/alergia-analgesicos-e-antinflamatorios.html
2)http://blogdalergia.blogspot.com/2013/02/analgesicos-e-antinflamatorios.html
Agradecemos sua participação em nosso blog.

Patricia Ucceli disse...

Muito obrigado pelas informações!

Anônimo disse...

Tenho alergia, as reações são urticaria e falta de ar, antes era quando tomava dipirona, dai passei a tomar paracetamol 750 mg. mais de uns dias para cá tenho tido as mesmas reações quando tomo o paracetamol. o que devo fazer, pois tenho muita cólica, e uso ele quando tenho dor de cabeça. Outro dia tomei ele e tive que tomar um ante alérgico. O que fazer.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Até mesmo paracetamol pode provocar alergia. Mas, não é possível orientar pela internet. Recomendo que marque uma consulta com um(a) alergista para pesquisar seu caso e indicar a alternativa segura para você. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá,Tenho alergia ao AS , posso tomar a pilula do dia seguinte (Diad) ou pode causar algum tipo de alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é possível afirmar se uma pessoa terá ou não alergia a um remédio sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Recomendo que entre em contato com seu alergista e peça que oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...