Pular para o conteúdo principal

Asma ou bronquite na criança - primeira parte

Com absoluta certeza, nenhum pai ou mãe desejou que seu filho tivesse asma! Alguns pais passaram pela experiência de ser asmáticos em criança. Outros mantiveram a doença até a idade adulta. No entanto, alguns nem ao menos conviveram ou conheceram algum parente que tivesse asma e, de repente, receberam um inesperado diagnóstico em suas vidas: "Seu filho tem asma”.

É uma doença que provoca insegurança, medo, verdadeiro pânico em algumas situações e, em outras, chega a ser desvalorizada, e até chamada de “bronquite alérgica”, numa tentativa de minimizar o fato.

E tem mais, o tratamento é demorado e complexo, envolvendo mitos, preconceitos, além de englobar uma modificação radical de hábitos.

Por isso, é importante transmitir informações que ajudem os pais a vencer esta etapa e a transmitir às crianças asmáticas uma sensação de confiança e apoio, fundamentais para a superação de sua doença e para uma vida adulta saudável.

E, claro, pais não são apenas os pais biológicos, mas todas as pessoas que se preocupam com as crianças, ou seja: tios, avós, babás, cuidadores, professores,

O que é asma?
A asma é uma doença de duração longa, que se acompanha de uma reação imunológica (alérgica) que provoca inflamação e inchação das vias respiratórias pulmonares, que se tornam estreitadas, dificultando a respiração. A asma é também chamada de bronquite alérgica, bronquite asmática, ou simplesmente bronquite.
Sintomas principais:
Chiado, Tosse, Falta de ar, Desconforto respiratório, Respiração rápida, Catarro ou "gosma", Cansaço.
Toda asma é igual?
Não. Cada criança tem uma maneira própria de manifestá-la. Existem casos onde o único sintoma é uma tosse, insistente e que surge ao correr, rir, chorar, falar muito ou ao fazer esforços físicos. 

A asma pode ser uma doença esporádica, com sintomas leves – por exemplo, uma tosse ou chiado que “vai e vem” (asma esporádica)

Em outros casos, os sintomas já surgem com maior frequência - mais de duas vezes por semana e menos de uma vez ao dia. A criança brinca normalmente, alimenta-se e dorme bem, com boa freqüência à escola. (asma leve)

Os sintomas podem ocorrer com maior frequência, com crises mais de duas vezes por semana e podendo durar dias. A criança acorda à noite, interrompe brincadeiras, falta às aulas em virtude das crises e necessita usar repetidamente os remédios para alívio. (asma moderada)

Os casos mais graves se acompanham de crises diárias, com falta de ar evidente, e prejuízo da qualidade de vida da criança. O sono está bastante prejudicado, não brinca, alimenta-se mal, prejudicando seu desempenho escolar, usando medicação diária e necessitando acompanhamento médico e hospitalar. (asma grave).

Como a asma pode afetar a vida da criança?

A asma pode afetar a criança de diferentes maneiras, desde sintomas discretos, como uma tosse ou leve falta de ar, como também sob forma de crises fortes que necessitem de atendimento em hospital. Mas de uma maneira geral, podemos citar:
- Sono prejudicado
- Falta às aulas, prejuízo no rendimento escolar
- Prejuízo em atividades esportivas
- Interferência na relação com irmãos e amigos

O que pode provocar as crises de asma?

Os principais fatores que podem desencadear crises de asma na infância são:
- Alergia
- Infecções respiratórias (viroses, gripes e resfriados)
- Rinites, sinusites
- Refluxo do estômago
- Exercícios físicos
- Fatores irritantes
- Emoções

Alergia

É uma causa importante na infância e adolescência. É uma característica herdada (genética) que faz com que a pessoa apresente uma árvore respiratória mais sensível a estímulos, como por exemplo, ácaros, mofos, pelos de animais. Além da asma, a criança alérgica pode ter também rinite, dermatite atópica e conjuntivite alérgica.

Infecções Respiratórias
Bebês e crianças pequenas podem chiar de forma intensa quando acometidos por infecções virais. Um exemplo é a bronquiolite. Além disso, gripes e resfriados podem servir como gatilhos para crises de asma nas crianças. Infecções crônicas bacterianas, como por exemplo, as sinusites, também podem impedir que as crises melhorem.

Rinite alérgica
Costuma surgir antes da primeira crise de asma, podendo ser confundida com “gripes repetidas” e não ser corretamente tratada. Nas crianças pequenas, a rinite prolongada pode levar à respiração bucal, ou seja, ela passa a respirar com a boca aberta, o que gera também: diminuição do apetite, sono agitado, roncos noturnos, baba no travesseiro.

A rinite também pode provocar nas crianças uma série de outros problemas como: sinusites, otites, amigdalites repetidas, aumento das adenóides, alterações dentárias e até prejudicar a postura e originando alterações no tórax, como por exemplo, o peito elevado ou então escavado. Por isso, os sintomas nasais devem ser tratados com o mesmo cuidado dedicado à asma.

A sinusite é a inflamação dos seios da face e pode surgir como complicação de uma rinite alérgica. É comum que a sinusite seja lembrada nos casos de dor de cabeça, sensação de peso na face, congestão e secreção nasal catarral. No entanto, nas crianças estes sintomas podem estar ausentes e surgir apenas uma tosse que piora acentuadamente durante a noite. É importante tratar a sinusite porque pode provocar crises de asma na criança alérgica.

Refluxo
Nem sempre está presente sob a forma de vômitos ou de golfadas, mas sim de maneira silenciosa, piorando a asma. Um cuidado simples e que ajuda muito é evitar que seu filho mame deitado. Mas não é suficiente, é preciso aguardar pelo menos um ou duas horas antes de deitar.

Exercício físico
Existe um tipo particular de asma, desencadeada pelo exercício físico. Nem sempre é fácil de detectar. Algumas crianças poderão ter sintomas ao realizar alguns tipos de atividades físicas. Nem sempre a criança queixa-se claramente, mas pode dizer que não gosta de esportes, retrair-se, não participar ou preferir atividades que não cansem (como por exemplo, ficar sempre como goleiro nos jogos de futebol).
Por outro lado, quando a asma não está controlada, os sintomas repetidos podem prejudicar a prática esportiva.

Fatores irritantes
Fumo, ar frio, mudança de tempo, cheiros fortes.
O fumo, assim como também o ar frio, a mudança de temperatura, os cheiros fortes, a poluição, funcionam como fatores que podem provocar irritação e desconforto das vias respiratórias em qualquer pessoa, mas que nas crianças asmáticas, pode provocar crises.

Fatores emocionais
Não existe asma que seja exclusivamente “nervosa”. Mas, é certo que fatores emocionais interferem como provocadores de crises de asma e devem ser abordados em conjunto com a família. Por outro lado, a própria asma pode provocar o surgimento de sentimentos conflitantes que podem prejudicar o desenvolvimento infantil. Casos especiais necessitarão acompanhamento de um especialista.

Escolas e creches A asma pode afetar a criança não apenas em casa, mas muitas vezes no ambiente escolar, provocando reflexos na sua relação com os colegas e professores. A equipe escolar, por sua vez, nem sempre está preparada para lidar com essas situações, o que pode resultar em problemas na relação com o aluno.

Por isso, a integração entre a escola, a família e o aluno asmático é importante para que este último não seja visto como "diferente". Situações específicas deverão ser discutidas com a família. Se possível, no ato da matrícula, deverá ser preenchida uma ficha com os dados sobre a alergia da criança

Alimentos
A alergia alimentar não é uma causa comum de asma. Por isso, não há necessidade de uma dieta especial, a não ser em casos especiais definidos pelo alergista.

Por que é importante conhecer os fatores que provocam e agravam as crises?
Porque asma não se trata é só tomar remédios. A melhor forma de prevenção é o combate às causas de uma doença e o controle dos fatores que podem agravar o problema.

TRATAMENTO DA ASMA:

1. TRATAMENTO DAS CRISES: através das medicações de alívio

2.TRATAMENTO DA INFLAMAÇÃO CRÔNICA: com remédios preventivos a longo prazo

3. TRATAMENTO DE PREVENÇÃO

 
a) Controle da poeira, dos ácaros e de outros fatores desencadeantes:
b) Educação da família (manejo familiar orientado da asma)
c) Controle do mecanismo alérgico, através da imunoterapia (vacinas)


O tratamento da asma infantil será tema da segunda parte deste texto.

Comentários

  1. Sabe uma coisa que percebo, já, desde que convivi com meu filho, e agora co meu neto Érick, é que ao entrar numa crise de asma, à noite, enquanto dormem, fica nítido as crises de bruxismo.
    Essas crises se estendem noite a dentro, e só quando estão em crise de asma.
    Será que estou enganada, ou há alguma ligação?
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Aninha: as alterações de sono e bruxismo tendem a acompanhar a rinite alérgica. Como a associação da rinite com a asma é muito comum, pode-se observar também nas crises de asma. Um abração para você.

    ResponderExcluir
  3. o que faso para menhora a vida de minha filia que tem asma e poquite o que faso me ajude por fafor ela tem 7 anos nao sei mais o que faser para agudala me agude a agudala obigado

    ResponderExcluir
  4. A asma infantil pode ser tratada, mas depende de cada caso. Escreva para nosso email: blogdalergia@gmail.com informando em que cidade mora para que possamos orientar. Obrigado pela sua visita.

    ResponderExcluir
  5. o meu filho tem 2 anos e ja ficou internado 5 vezes por conta da asma e so o tempo ficar frio que ele começa chiar
    qual e a melhor coisa que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  6. O número de vezes em que seu filho foi internado sugere que suaasma não estácontrolada. Aconselho que oleve a um alergista para orientar seu tratamento não apenas para tratar as crises, mas para tentar prevení-las. Obrigado pela sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Olá meu filho tem 3 anos e tem bronquite alergica e rinite alérgica, agora o ouvido dele começou a vazar,ele esta tomando loratadina e nasonex, mas não estão surtindo efeito.
    Como posso ajuda-lo além do tratamento com o médico???(em casa)

    ResponderExcluir
  8. Em geral, quando o ouvido complica, está relacioonado à falta de controle da rinite alérgica. Aconselho que retorne ao alergista do seu filho para uma nova avaliaçào. Obrigsdo por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. minha filha tem 8 anos e tem asma e rinite alergica,ela não pode correr,andar de bicicleta, q faz crise. ela se deu muito bem com foraseq e com singular.o uso continuo desse medicamento pode ser prejudicial a ela?

    ResponderExcluir
  10. A asma é uma doença contínua, pois a inflamação que leva aos sintomas permanece mesmo quando a criança está aparentemente bem. Por isso, o tratamento também deve ser contínuo e não apenas nas crises. Na idade de sua filha a alergia é um fator agravador frequente de asma e aconselho que seja avaliada por um alergista. O uso da medicação associado com a imunoterapia (nos casos indicados)tende a acelerar a resposta ao tratamento.Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  11. levei meu filho no médico a após o exame constatou sinusite,o dr me receitou clindal az 900 e decongex plus,de um dia pro outro desencadeou uma crise de bronquite que jamais tinha visto o uso desses remédios pode ter causado a crise?obrigado desde já

    ResponderExcluir
  12. Clinica de Alergia PGRJ24/6/09 15:51

    Franklin: a sinusite é um fator agravador da asma e que pode atuar como provocador de crises. Aconselho que converse com o alergista do seu filho. Agradecemos sua visita o nosso blog.

    ResponderExcluir
  13. meu filho tem 4anos e sofre de rinite alergica e asma bronquica ha quase dois anos, ele faz tratamento com alergista e toma cetotifeno loratadina, nasonex nikkovac, tomo todo o cuidado com limpeza dos ambientes da casa, com produtos de limpeza. ele é alergico a pó domestico, poluição, pelo de animai, picadas de insetos, tintas, perfumes,fumaça. Tudo faz ele entrar em crise alergica. O alergista recomendou imunoterapia com vacinas, ele tem idade para fazer esse tratamento. A pediatra dele disse que só pode quando ele fizer 6 anos. Não sei mais o que fazer. Me ajudem por favor. Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Não existe uma idade fixa para se iniciar a imunoterapia: depende de cada caso. O melhor caminho é levar seu filho a um Serviço especializado em Alergia para julgar seu caso. Obrigado por sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!!!
    Meu filho tem 5 meses e assim q ele nasceu já veio com nariz roncando...ele tinha 1 mes qdo começou,com tosse,secreção e nariz escorrendo,tomou por quase 2 mes fluibron q nada resolveu,depois o medico entrou com celestone,foi qdo deu uma aliviada.Uma semana q parou de tomar o remedio voltou tudo de novo,Peito cheio,tosse e nariz entupido.Com 3 meses tomou a primeira vez amoxicilina 14 dias e prelone 5 dias.Passado uma semana q acabou o remedio.Voltou de novo .Ágora com 5 meses tomou mais 7 dias de celestamine,passando uma semana voltou tudo de novo e febre baixa.Agora o medico passou de novo mais 5 dias de celestamine.Gostaria de saber se não prejudica o desenvolvimento do meu bebe q com apenas 5 meses já irá tomar pela segunda vez o celestamine.
    Muito obrigada
    Silvana Toni

    ResponderExcluir
  16. Silvana: o uso da medicação deve ser avaliado dentro da necessidade do seu bebê. É claro que o ideal seria não utilizar, mas a doença é traiçoeira e também tem "efeitos colaterais". Crianças pequenas são frágeis às infecções virais, que mantém e agravam o problema. Aconselho que converse com o pediatra, exponha seu temor e peça que avalie a possibilidade de encaminhar a um especialista. Obrigado pela sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  17. ola meu filho tem 5 anos mas ja ficou enternado varias vezes ja chegou a tomar astomicina por 3x no mes agora vai operar o ouvido e a rinite tbm isso que ele toma singulair flixotide e aerodini tudo por dia ja dei vacinas com alergologista e morro d medo dele ter uma parada cardio respiratoria pois fica muito mal m de uma luz por favor

    ResponderExcluir
  18. O seu relato sugere que a rinite possa estar atuando como agravante da asma do seu filho, mas para emitir um parecer, é essencial examinar pessoalmente. Estamo ao dispor na Clínica de Alergia bPGRJ.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo5/8/09 14:27

    meu filho tem 4 anos já ficou internado por nove vezes, fez cirurgia de amigdalas e de adenoide, ele tem asma bronquica cronicamente grave, faz uso continuo da bombinha de seretide 25/125, singulair 5mg, nasonex, histamim, e azitromicina 500mg meio comprimido 3x por semana, nas crises q são frenquentes, mais de uma vez por mês, ele usa desalex, prelone e bombinha de berotec quando esta em casa, pq quando dá crise muito forte ele vai para o hospital eles dão injeção de adrenalina pra ele poder respirar, todos esses remédios são receitado pelo pneumo com q ele faz tratamento, mais não sei mais oq fazer pra livrar ele das crises, minha casa é muito limpa, não há bichos de pelucia e nada q junte pó....não sei mais oq fazer....me dê alguma ajuda em relação de como posso melhorar a qualidade de vida dele?

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente não há como emitir um parecer sobre o caso do seu filho sem avaliar pessoalmente. Contudo, na idade do seu filho, a alergia é uma causa significativa de asma. Penso que seria interessante levá-lo a um alergista para trabalhar em parceria com o pneumologista neste tratamento. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  21. Meu filho tem sete anos ,já fiz todo tipo de tramento para a bronquite que ele tem,inclusive a tal vacina,que saõ oito frascos,de nada adiantou,os médicos só enche ele de remédio sem resultado algum,ele sente muita fgalta de ar e tosse muito quando da as crises,o que são frequente,peço por caridade que alguem me encine a cura pois já estou em desespero,naõ acho justo,eu naõ conheço ninguem de minha familia ,nem do meu marido que tenha essa doença.alguem me de uma esperança de curar meu filho,e que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  22. Rosangela: a asma pode ser controlada com o tratamento, mas não pode ser curada totalmente. Contudo, permite que a criança recupere sua vida normalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  23. Qual é o melhor profissional para acompanhar meu filho de 3 anos que tem asma, o alergologista ou o pneumologista?????
    Quando levei no pneumo pela primeira vez assustei com a quantidade de medicamento que ele passou, já com o alergologista não foi tanto.
    Fico muito aflita quanto aos efeitos colaterais dos medicamentos, como qualquer mãe quero o melhor para o meu filho, não quero que ele sofra mais, a asma já é o bastante pra judiar dele!
    Qual o parecer de vcs quanto ao tratamento com homeopatia para o tratamento asma????
    Obrigada pelo apoio!

    ResponderExcluir
  24. A asma na criança é alérgica em grande parte das vezes, em especial nos casos em que se associa com a rinite alérgica. Aconselho que procure um alergista para tratar seu filho. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de saber se a bronquiolite pode desencadear asma cronica, ou se já é um sintoma da asma.
    Tenho duvidas....
    Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Bronquiolite é uma infecção respiratória causada pelo vírus chamado de "vírus sincicial respiratório"e que pode causar sintomas semelhantes, que se confundem com os da asma.Obrigado por participar do nosso blog.

    ResponderExcluir
  27. Bom meu filho de 5 anos pelo q parece teve a primeira crise de bronquite, estava com uma tosse cheia e presa e peito chiando, levei - o ao pronto socorro e a pediatra me sugeriu leva-lo ao pneumo pois parecia crise de bronquite. Durante o dia fiz 3 inalações com berotec e as demais sem, ele esta dormindo bem , mas a respiração esta cansada e o nariz dele não esta entupido. Gostaria de saber como identificar se o cansaço esta excessivo? qdo preciso leva-lo ao pronto - socorro? Fico sem saber o que fazer...

    ResponderExcluir
  28. O iddeal é reconhecer os sintomas da asma o mais cedo possível e iniciar com o tratamento orientado pelo alergista. Assim, seu filho não piorará e não haverá necessidade de procurar um atendimento de emergência. Aconselho que peça ao alergista que trata dele que a oriente a reconhecer estes sinais e que a oriente como proceder nestes casos. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  29. Bárbara Berbet8/10/09 18:25

    Boa noite! meu filho tem 2 anos e tem sofrido com rinite assim disse a pediatra a alguns messes atrás.Esse mês passou praticamente ele todo com nariz escorrendo,tossee respirando pela boca,melhorava e voltava... tomou expectorante,hixizine e faço uso de tilan nas narinas,teve febre e no dia seguinte levei ao médico novamente ela disse que o pulmão estava se arastando a bastante dias e estava com muito catarro passou amoxilina,transpulmim,dexametasona, birotec e atrovent para inalação.seria isso uma medicaçaõ para bronquite? ou um agripe forte?

    ResponderExcluir
  30. Bárbara: a rinite alérgica parece uma doença simples, mas não o é, pois pode se complicar e provocar infecções repetidas e asma (ou bronquite). Escreva para nosso email: blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua participação e convidamos a voltar sempre em nosso blog.

    ResponderExcluir
  31. minha filha te 5 anos desde os 2 meses sofre com crises de tosse sempre começa uma tosse seca e persistente dois dias depois começa a tosse carregada sofre muito para dormir so com inalaçao ,sempre e receitado filinar e cindal 900
    nao sei mas oque fazer ,na gravidez tomei um medicamento para madurar o pulmao pois meu parto poderia ser prematuro sera que isso tem algo a ver com essas crises ? sera que e asma ou bronquite msm estou desesperada nao sei oque fazer .

    ResponderExcluir
  32. Camila: sugiro que leve sua filha a um alergista. O seu relato sugere que a tosse possa ser causada por asma ou por uma rinossinusite alérgica. Não há relação aparente com a medicaçcão que usou na gestação. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  33. Evandro Alves24/11/09 19:11

    Olá! Minha filha de 3 anos e meio tem constantemente tido crises de tosse de madrugada. às vezes a tosse é tão severa que ela chega a vomitar (aparentemente, sai catarro). Durante o dia, normalmente ela fica bem. Às vezes só tosse um pouquinho de manhã, mas normalmente nem isso.
    São indícios de alergia, ou é só catarro que precisa ser expelido? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  34. A tosse noturna infantil pode ter varias causas, mas as principais são: asma, rinite, sinusite e refluxo gastro esofágico. Aconbselho que leve sua filha a um alergista.Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  35. Olá,meu filho tem 3 anos e geralmnete a noite tem crises de tosse seca,que chega a perder o folego e ficar com aboca roxs,gostaria de fazer uma pergunta,é possivel que ele perca o ar em uma destas crises de tosse e nao consiga voltar a respirardesde ja obrigada!!!!!!

    ResponderExcluir
  36. A criança alérgica deve ser acompanhada por um especialista em Alergia a fim de que se possa identificar a causa do problema e assim tratar de forma a evitar as crises. As principais causas de tosse na faixa etária do seu filho são: asma, rinite, sinusite e refluxo. Quanto mais cedo se previne, menores serão as crises e menores os riscos ao paciente. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde,
    Minha filha tem asma e renite alergica ambas são tratadas com medicamentos (bombinha e spray nasal)porem ela sempre reclama de dores na barriga essas dores podem estar relacionadas a asma.

    Att
    Sonia

    ResponderExcluir
  38. Peço sua compreensão, mas não há como atender sua solicitação através de aconselhamento por e-mail.Para afirmar a causa da dor de barriga apresentada por sua filha é preciso examiná-la pessoalmente. Aconselho que retorne ao alergista que trata dela e peça que esclareça sua dúvida.Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo7/1/10 22:40

    Meu filho sofre de asma, que começou com uma semana de vida com refluxo mas agoracom 4 anos as crises dele são bem espassadas. Notei que os soluços dele tem sido mais frequente, pode ser o refluxo que voltou?

    ResponderExcluir
  40. O parecer que solicita não pode ser feito por email. Para afirmar se os soluços seriam sinais de um refluxo, necessitaria conhecer detalhes clínicos do seu filho e examiná-lo pessoalmente. Conto com sua compreensão. Aconselho que o leve ao pediatra para uma orientação mais adequada. Obrigado pela visita. Convido que assine nosso blog e passe a receber nossos textos por email.

    ResponderExcluir
  41. joao araujo8/4/10 10:36

    Minha filha tem asma e ja nao sei mas o que fazer nao gosto de dar remedios fortes como predsim e as bombinhas , tento cuidar apenas com sucos de frutas e vitaminas, demora mais para ela melhorar mas pelo menos fico livre dessas drogas.Sera que estou fazendo certo ou estou prejudicando o tratamento.Por favor me indiquem algum lugar aqui em recife ,onde eu possa trata-la.

    ResponderExcluir
  42. João: compreendo sua preocupação, mas os remédios não são fortes. A asma pode ser mais forte ainda e prejudicar o desenvolvimento infantil. Não conheço Recife. Aconselho que entre em contato com a ASBAI (www.sbai.org.br) onde poderá procurar um especialista em Alergia que atenda em sua cidade. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  43. Nara Souza9/4/10 10:51

    Bom dia..
    Meu filho tem 1 ano e 2 meses. Levei esta semana para o pulmonologista, para verificar o que esta acontecendo com meu filho. desde os 3 meses de idade ele sofre muito por toce, tranca tudo é raro ver meu filho com boa saúde. eu como tenho Bronquite asmática e sei dos seus males...resolvi levar ele para fazer um tratamento. o medico passou varios exames para ver do que ele tem alergia. ate de leite de vaca..gostaria muito que vcs derem dicas para eu organizar minha casa tenho cortina no meu quarto aonde ele tbm dorme preciso tira-lá? qual capa de colchão e melhor para por? existe algum produto de limpeza especifico para alérgicos?
    chá de puejo ajuda a eliminar as secreções? ajuda na toce? seriam essas e varias perguntas que tenhu...
    vou fazer os exames e retornar ao medico dele. Até lá gostaria já de me arrumar em casa.obrigada

    ResponderExcluir
  44. Nara: 1) A cortina pode ser mantida se for de tecido leve para que possa ser lavada periodicamente. 2) As capas impermeáveis para colchões e travesseiros de algodão são as mais confortáveis e duradouras.3) Utilize na limpeza: água, sabão e álcool para desinfetar. Evite produtos de limpeza com odor ativo. 4)o chá não tem efeito comprovado na eliminação de secreções da asma. Obrigado pela visita. Convido que assine nosso blog e passe a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  45. meu neto tem 3 anos e mora em sao paulo,clima umido e frio.tosse muito a noite.tosse seca e as vezes muito forte.o pediatra receitou;nikkovac 3 gts acada 12 horas p/ 40 dias e novamox 400mg a cada 8 hrs por 10 dias.os sintomas sempre aparece c/ a mudanca de clima.isto acontece desde bebe.nao sei mais o que pensar.me orienten por favor

    ResponderExcluir
  46. O seu relato sugere que seu neto seja alérgico. Converse com o pediatra para que o encaminhe a um especialista em Alergia e assim possa receber um tratamento especializado de forma a prevenir crises. Agradecemos sua visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  47. Podemos usar nasonex e seretide juntos

    ResponderExcluir
  48. Sim, não há problema em associar Seretide e Nasonex. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  49. ANA PAULA27/4/10 21:20

    MEU FILHO TEM 4 ANOS E FREQUENTEMENTE FICA ATACADO DA ALERGIA ESOIRRA MUITO E SEMPRE COM CATRO AS VEZES ESCUROS VEZES CLARO. ANO PASSADO NÓS PASSAMOS UM SUFOCO,VÁRIA MEDICAÇÕES ATÉ QUE UM MÉDICO RECEITOU DESALEX. ESSE MEDICAMENTO TRÁS ALÍVIO QUASE QUE IMEDIATO QUANDO ELE ESTÁ EM CRISE( ESPIRRO, TOSSE OU OLHOS IRRITADOS).ESSE MEDICAMENTO USADO COM FREQUENCIA PODE PREJUDICAR MEU FILHO? eu dou uma vez ao dia, não é diariamente porém regularmente. me ajudem nessa dúvida por favor>

    ResponderExcluir
  50. meu filho tem 1 ano e 4 meses e desde que foi para creche com 1 ano começou a ter um resfriado prolongado, sem cessar já toumou vários medicamentos e antibióticos, mais só aminiza, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  51. Ana Paula: não há problema no uso do Desalex, mesmo a longo prazo. Mas, é muito importante que, ao mesmo tempo, a alergia seja tratada. Comparando: não adianta enxugar o chão embaixo de uma torneira pingando, se a torneira não for consertada. Ou seja, vamos "consertar" a alergia do seu filhinho, para que ele não necessite mais usar o remédio e possa viver saudavelmente. Escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e receba uma cópia do nosso livro sobre a rinite alérgica intitulado: "É mais feliz quem respira pélo nariz"

    ResponderExcluir
  52. Thaís: crianças pequenas têm um sistem imune imaturo e por isso sua imunidade é menor, favorecendo que "pegue" infecções com facilidade. Aconselho que leve seu filho a um alergista para que possa ser avaliado se é portador de algum tipo de alergia ou se é uma reação normal para sua idade. Convido que leia o texto: "Meu filho vive tomando antibióticos" publicado em 12 outrubro de 2008. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  53. Sandra Melo15/5/10 14:06

    Tenho 33 anos, e desde os 2 meses de idade tenho bronquite alérgica, de 15 anos para cá, também asmática, faço nebulizações diariamente, mas à alguns meses tenho febres constantes, já fiz testes de PPD e BAAR, deram negativo, estou sempre tomando diversos antibióticos, agora com tratamento com infectologista e pneumologista, me sugeriram tal idéia, mudar para um lugar com temperatura estável sempre acima de 24º, e úmido, ou seja no Litoral, moro em SP- Capital, o único lugar que vejo com essas alternativas é o litoral do Nordeste do Brasil, gostaria de saber se isso é realmente verdade? o clima úmido e quente favorece em uma possível estabilização de minhas crises?

    ResponderExcluir
  54. Não há como afirmar com certeza, Sandra. Na realidade, a resposta do organismo é sempre individual. É claro que um ambiente com pouca poluição e que favoreça a vida ao ar livre é melhor, sem dúvidas, para todos. Mas, não é só isso: é essencial conhecer a condição de cada habitação. A poeira que provoca crises é a poeira domiciliar, pois na realidade o que chamamos de pó é uma mistura de substâncias vivas e inertes. O ácaro é um dos principais provocadores de alergia da poeira domiciliar. Converse com seu alergista, pois conhece seus dados clínicos e poderá orientar de forma mais adequada. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  55. Anônimo3/6/10 17:26

    Meu nome é Simone meu filho te 2 anos e 3 meses e faz tratamento para alergia respiratória rinite ela esta usando seretide 25/125 noex e desalex, gostaria de saber se é muita medicação ou se esta de acordo para a idade dele.
    Pois minha amiga da para o filho dela que tem a mesma idade o seretid 25/50.

    ResponderExcluir
  56. Simone: Compreendo sua preocupação, mas infelizmente não posso atender sua solicitação através de um aconselhamento por e-mail. Seria leviano de minha parte julgar uma prescrição sem examinar seu filho pessoalmente e sem conhecer a gravidade do seu quadro. O tratamento da asma não é padronizado para todos os casos. Cada criança recebe a orientação de acordo com suas particularidades. Aconselho que exponha sua preocupação ao especialista que o acompanha. Lembro que o diálogo e a confiança são a base para um tratamento dar certo. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  57. Silvana Lima14/6/10 14:37

    Ei, boa tarde, meu filho tem 6 anos, omédico disse que ele tem rinite alégrica e bronquite, de uns tempos pra cá notei que ele corre ou brinca e fica cansado e chiando, isso acontece?? Fico preocupada, ele fica vermelho e soando muito e fala que fica com falta de ar, vou leva-lo essa semana ao médico, mas o que devo evitar em casa e com ele mesmo pra evitar isso, ele ñ pode correr??
    Me ajudem, bjs e obrigada!!!

    ResponderExcluir
  58. Silvana: os sintomas que refere sugerem que seu filho esteja apresentando uma piora de sua rinite associada a sintomas de asma (ou bronquite) leve. É recomendado que entre em contato com o médico e peça que oriente uma medicação para evitar que piore. Passada a crise, existem remédios preventivos, para evitar novas crises. Uma criança tratada e controlada pode manter suas atividades normais. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  59. Qual é a diferença de hizine e desalex???
    O médico do meu filho receitou os dois juntos, ta coerente???

    ResponderExcluir
  60. Detinha: embora sejam ambos antialérgicos, (antihistamínicos) possuem propriedades distintas. Em alguns casos, pode haver necessidade de aumentar a dose do antihistamínico e como o Hixizine pode provocar sonolência e sedação, associa-se com o Desalex, que é de nova geração e não têm este efeito colateral.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  61. Bom tarde,

    Me chamo Vanderli e sou pai da Izabella, minha filha tem 3 anos e já se passaram 7 dias que fez cirúrgia de amígdalas e adenóide, ela se queixa de dores na barriga. A alimentação dela está muito ruim, devido ao fato de que quando ela vai se alimentar, comendo muito pouco, quer somente líquidos, sucos, danoninho e as dores fortes da barriga são presentes e ela chora muito.
    Por favor me ajude, o médico otorrino que fez a cirurgia alega que essas dores não tem nada a ver com a cirúrgia e que devo procurar um gastro pediátrico, mas isso somente veio ocorrer logo após a cirúrgia.

    ResponderExcluir
  62. Vanderli: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas não há como indicar a causa da dor apresentada por sua filha sem examiná-la. Aconselho que marque uma consulta com o pediatra que a acompanha habitualmente. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  63. Tenho 44 anos, e nesse ano comecei a ter bronquite alérgica, também asmática, faço nebulizações diariamente, mas à algumas veses tenho asmas, estou sempre tomando diversos antibióticos, e ja tomei algumas injeções para alergia mas não obitive ,melhora .agora estou com tratamento com um clinico e pneumologista e , moro em paraguaçu paulista interior de sp, o lugar quente gostaria de saber o que devo realmente devo tomar para cura essa tosse que senpre permanessee , ja cloquei bacias com agua e toalha molhada na cabeceira da cama e nada resolve.por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  64. Luisa: conto com sua compreensão, mas infelizmente sua solicitação não pode ser atendida através de um aconselhamento por e-mail. Para medicar, é essencial examinar pessoalmente. A asma (ou bronquite asmática ou bronquite alérgica) necessita um tratamento especializado. A tosse persistente pode ser sinal de que sua doença não está controlada ou pode sinalizar um fator agravante ou uma complicação associada. Aconselho que retorne ao seu pneumologista para nova avaliação. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  65. Andréa>>>> Olá Bom dia!! Tenho filhos alergicos, e quando estão em crises sofro muito com eles, Rinite acompanhada de tosse com secreção, não tenho certeza da especialidade, pneumologista ou alergista???? Me ajudem!!! E porfavor se puderem me enviar um acópia em pdf do livro sobre rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”.
    Grata.

    ResponderExcluir
  66. Andrea: o alergista é o médico capacitado para tratar as doenças alérgicas, como é o caso da rinite alérgica. Escreva um e-mail para que possamos enviar a cópia solicitada. Gratos por sua visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  67. meu filho tem bronquite
    faz muitas inalaçoes por dia toma remedio mas
    é difcil passar as crises...
    tem outra coisa que posso fazer para ajuda-ló...

    ResponderExcluir
  68. Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando mais detalhes. Os dados que envia não são suficirntes para orientar sobre a asma (ou bronquite)do seu filho. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  69. Cristiana21/4/11 21:07

    Minha filha tem 8 meses e teve o primeiro resfriado com 17 dias de vida , desde então todo mês ela tem uma gripe e qdo fez 4 meses começou a falta de ar , a pediatra dela mandou que procurasse um aleergista que passou inalação com clenil A e cloridato de cetotifeno ( já tem 2 meses de tratamento e nada adiantou)procurei um pneumopediatra a qual disse que nao poderia afirmar que ela tem asma e sim que é um bebe chiador , hj elas está em crise , começou com uma simples gripe no dia 28-03 , e foi se agravando e começou a chiar muito , a nebulização com berotec nao tava mais adiantando e a medica passou predisin (Já é a terceira vez que ela usa ), flixotid e aerolin(bombinha no espaçador , ficou boa e depois de 5 dias voltou a crise e hj a medica passou antibiotico Klaricid , e continuar com as bombinhas , fico com medo desse problema se agravar , e não aguento mais ver a minha pequena tomar tanto remedio .

    ResponderExcluir
  70. Cristiana: crianças pequenas podem ter episódios catarrais com sibilos recorrentes e nem sempre é fácil identificar se é mesmo uma asma. Existem vários fatores que interferirão: as vias respiratórias são reduzidas; viroses são mais comuns; a imunidade ainda é imatura. Por isso, a análise de cada criança deve ser feita de forma criteriosa a fim de se estabelecer um diagnóstico que será a base para escolha do tratamento. Os medicamentos são necessários para controle das crises, mas além disso é essencial pesquisar possíveis fatores agravantes e tentar controlá-los. A nossa equipe médica está ao seu dispor para uma avaliação pessoal do seu bebê na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  71. oi meu filho tem 2 anos e desde que deu peneumonia com 9 meses ele tem frequentes crises de tosse que so amenisam com uso da besetassil isso e normal como devo tratar dele

    ResponderExcluir
  72. Peço sua compreensão, mas não é possível definir a causa ou indicar um tratamento para seu filho baseado apenas no seu breve relato e sem examiná-lo pessoalmente. As causas de tosse mais comuns na idade do seu filho são: alergia, rinite, asma, sinusite e refluxo gastro esofágico. É preciso investigar e combater a causa da tosse, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Aconselho que o leve a um alergista.A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  73. Olá minha dúvida é, todos que tem bronquites são alérgicos??Ou apenas a mudança de temperatura pode causar crises?

    ResponderExcluir
  74. Marcela: 1) nem toda asma (ou bronquite) é alérgica, mas na criança, a maioria é. Existem vários fatores que podem causar crises e que variam em cada pessoa: poeiram ácaros, rinite/sinusite, refluxo, exercícios físicos, emoções, etc. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  75. Anônimo9/6/11 22:58

    Meu nome é Beatris e tenho um filho de 3 anos. Há 1 ano moro em Salvador e desde então o meu filho passou a apresentar uma tosse seca e muito constante. Já fui em 2 pediatras, emergência e 2 alergologistas, sendo q o último pediu exame de sangue para "testar" alergia o q deu negativo,mas receitou "PREDSIM" e "SERETIDE" (após ter feito uso tb de "cetotifeno","hixizine" e "zyxen") q resultou num alívio de 3 meses, porém agora voltou e resolvi dar o mesmo PREDSIM e SERETIDE e agora sem nenhuma melhora! Por favor, tem algum médico aqui em Salvador q possa me ajudar a resolver esse problema do meu filho? O q posso fazer para ajudar? Não tenho tapetes, bichos de pelúcia, animais de estimação, nada q interfira nessa "alergia" pois tb sou alérgica. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  76. Beatris: o tratamento da tosse crônica e da asma é trabalhoso pois não se limita ao uso de remédios. Cada pessoa (adulto ou criança) deve ser analisada cuidadosamente, para que seja possível detectar os fatores agravantes em cada caso. Evite trocar de médicos constantemente: é importante que escolha um profissional e que tenha persistência e disciplina pois nenhum médico resolverá o problema de imediato. Aconselho que visite o site da ASBAI (www.sbai.org.br) onde encontrará no setor "Localize um especialista" a lista de todos os alergistas em Salvador. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  77. Olá, meu filho de 5 anos tem bronquite asmatica no mes de março ele ficou internado no hospital por 2 dias, quase foi tranferido para a uti, ele começou com crise de asma forte este ano, depois desde episodio levei ele em uma pneumologista pediatrica, onde estou fazendo tratamento com Seretide com espaçador, quando começa a querer dar a crise de asma, faço aerolin com espaçador de 4/4 hrs caso em 2 dias não resolva entro com a medicação de predisin, as crises diminuiram, devo procurar um medico especialista em alergia também?
    Um medico me disse que alivium e magnopirol podem desencadear uma crise de asma, sera que é verdade, pois a pneumo não me falou nada!
    Desde ja agradeço!
    Karina

    ResponderExcluir
  78. Karina: crianças pequenas tem comumente a alergia associada e o tratamento com vacinas (imunoterapia) pode auxiliar np controle da asma e na diminuição da necessidade de remédios. É importante pesquisar e combater fatores que possam estar impedindo sua melhora. medicamentos como causa de asma são mais comuns em adultos mas deve ser aventado nos casos mais graves nas crianças. O alergista poderá orientá-la em parceria com a pneumo. Caso more no Rio, estamos ao dispor. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  79. Olá minha filha tem 2 anos e 8 meses, o pediatra dela disse que ela tem brnquite alérgica, ela sempre ta com chiado no peito, só sair na frieza e tomar gelado que ataca.Nesse inverno tou evitando td isso mais nao ta adiantando.Será que é alérgica mesmo???

    ResponderExcluir
  80. A asma (ou bronquite) pode ser causada por alergia, mas diversos fatores poderão influenciar na evolução da doença. Para afirmar a causa da asma no caso de sua filha seria necessário examinar pessoalmente. Aconselho que a leve a um alergista.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  81. oiii boa tarde...
    meu filho tem, 8 meses e tem bronquite segundo o medico e asma ja tratei com varios remedios e nao para atosse minha mae faz mtas sinpatias caseiras mais fico com medo do , mel com sal;cebola com mel cha de laranja e da um pouco pra ele eu gostaria de saber se isso pode prejudicalo em algo
    obrigada,amanda

    ResponderExcluir
  82. Amanda: bebês são muito delicados e imaturos. A asma (ou bronquite) pode resultar de infecções virais nessa idade e persistir sintomas por tempo longo. É importante que leve seu filho a um especialista para orientá-lo de forma adequada. Estamos ao seu dispor caso more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  83. Olá Boa tarde, minha filha tem 1 ano e 7 meses e está com laringite alérgica e está sendo medicada com celestamine xarope e bricanyl, pois a tosse era muito forte e constante, melhorou bastante, já voltou a dormir, porém não está se alimentando nada, nada mesmo. Será que é algum efeito colateral do remédio, essa falta de apetite. Vale resaltar que ela se alimenta muito bem. Obrigada desde já pela ajuda.

    ResponderExcluir
  84. O apetite prejudicado pode ser um alerta de que o problema de saúde de sua filha não foi adequadamente resolvido: aconselho que entre em conatto com seu médico e peça nova avaliação, Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  85. MINHA FILHA ANTES DE 2 ANOS NÃO TINHA NADA A SAÚDE PERFEITA MAS APÓS 2 ANOS ELA COMEÇOU A TER CRISES DE TOSSE COM MUITO CATARRO ELA CHEGA A VOMITAR ELA AINDA MAMA NO PEITO ESTA NA CRECHE MAS TODOS OS MESES ELA TEM CRISE DE TOSSE LEVO AO MÉDICO ELE PASSA DESALEX, HIXIZINI, CELESTAMINE, DECONGEX PLUS SE ENCHE DE REMEDIOS MAS NADA ADIANTA NÃO SEI O Q FAZER.JÁ FIZ HOMEOPATIA E TUDO MAS NADA ADIANTA ELA SOFRE MUITO COM ISSO . QUERIA UMA ORIENTAÇÃO POIS JÁ LEVEI NA ALERGISTA E SÓ DIZEM Q ELA É ALERGICA MAS ALERGICA A QUE NÃO FALAM QUERIA SABER PARA PARA FAZER ALGO PARA ELA MELHORAR.DESDE JÁ AGRADEÇO TATIANA

    ResponderExcluir
  86. Por favor, minha filha tem 3 anos e desde os 2 apresenta crises de bronquite.De alguns meses para cá está tomando singular baby e tem ficado ótima tendo apresentado crise quando entra em contato com o cachorro da avó,mas que se resolve com 2 ou 3 dias de aerolin após o término do contato com o animal. Diante disso tenho administrado claritin todas as vezes que vai a casa da avó e tem contato com o cachorro, acontece que terei que viajar por uma semana e a avó é quem pode ficar com ela, é perigoso administrar uma semanda inteira de claritin? acredito que seja melhor do que esperar por uma crise.Estou certa?Obrigada.

    ResponderExcluir
  87. A medicação usada por sua filha é eficiente. Mas, tratar não se resume ao uso de remédios. Se ela demostra alergia quando tem contato com os animais, é recomendado que vá ao alergista e peça que avalie seu caso, já que ela ficará por uma semana convivendo diariamente com eles. É preciso controlar a alergia. Caso contrário, os remédios poderão ser insuficientes para evitar a crise. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  88. Estou muito preocupada com minha filha, ela tem 4 anos e até os 3 anos, ela só tinha resfriados ocasionais, mas desde o começo desse ano, ela já teve 5 episódios de gripe forte, que começa com tosse muito seca, que passa pra carregada, nariz muito congestionado com muco esverdeado, as vezes ela vomita muita secreção, nas 3 primeiras vezes levei ao pediatra e ele passou antibiótico, na 4 levei ao otorrino, que fez rx constatou sinusite, passou desalex e um spray nasal 1x á noite chamado nasonex. Ela ficou 2 meses bem, mas agora percebo que voltou bem mais forte, com tosse seca persistente que não passa. Levei ao pediatra e ele passou loremix D 2 vezes ao dia, que não está adiantando nada. Estou desesperada, vcs me aconselham um caminho já que não suporto ver o sofrimento da minha pequena? Sou de Araraquara- SP. Desde já agradecida.

    ResponderExcluir
  89. O seu relato sugere que sua filha tenha uma rinite alérgica, mas é importante examinar para confirmar o diagnóstico e indicar tratamento. A rinite alérgica parece uma doença simples,mas na verdade pode trazer muitos problemas incluindo quadros catarrais e infecções repetidas. Aconselho que a leve a um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  90. Tenho rinite alérgica bronquite asmática,quando caminho muito rápido fico com dificuldade para respirar,uso bombinha,mais preciso fazer caminhada pq estou com sobre-peso,faz algum mal,ou posso correr tranquila? obrigada

    ResponderExcluir
  91. Equipe da Clínica de Alergia PGRJ28/8/11 07:29

    É possível tratar a asma (ou bronquite asmática) e a rinite para que você possa fazer suas atividades. Mas, tratar não é só aliviar crises. O tratamento deve ser feito com médico especialista e com medicamentos que controlem a doença. A asma sob controle não impede uma vida normal. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  92. Anônimo8/9/11 14:36

    Bom dia.
    Minha filha tem 02 anos, e faz uso direto de Seretide, cetotifeno, Leucogen. Ela esta com gripe a 5 dias, sendo que o nariz ja não escorre mais. o unico incomodo que ela tem, é o barulho do catarro solto, que percebo quando ela tosse. So que como ela não sabe expelir direito, eu queria saber se tem algum problema fazer nebulização com berotec, ao menos 03 vezes ao dia?
    Desde ja meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  93. Não se recomenda a realização de nebulizações com Berotec associado ao uso do Seretide sem uma orientação médica. Aconselho que entre em contato com o alergista que trata de sua filha para que seja feita uma orientação adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  94. Olá, meu nome é Renata e tenho um filho de 3 anos que desde de 01 ano de idade tem asma.
    ele faz uso de seretide 25/125 duas vezaes ao dia e singulair de 4 mg, mais acho que nao ta controlando a asma pois ele tem crises geralmente a cada dois meses, ja fui em duas pnemologistas e a ultima sugeriur mudar o seretide por vannair, mais estou com medo de trocar de medicação pois li na bula do vannair que ele pode inibir o crescimnto

    ResponderExcluir
  95. Renata: Os medicamentos inalados usados no tratamento da asma são seguros pois são formulados em doses mínimas (microgramas). Atuam diretamente na árvore brônquica com efeitos mínimos no resto do organismo. Tanto Seretide como Vannair pertencem á esta categoria. Além da medicação, é importante atuar sobre possíveis fatores agravantes da asma. Aconselho que converse com a médica que trata do seu filho: exponha sua preocupação. Lembro que o diálogo que se estabelece entre o medico e seu paciente é fundamental para o sucesso do tratamento. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidá-la a assinar o blog da Alergia, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  96. ANA PAULA ROCHA PIMENTEL24/9/11 10:14

    olá, meu nome é Ana Paula , temho uma filha de 7 meses e a 21 dias começou com o nariz escorrer e falta de ar. levei ao hospital e diagnosticaram pneumonia viral( um leve infiltrado na area cardiaca), sem febre e tb bronquiolite. ficou internada por 4 dias ( uso de corticoide oral, berotec e clenil A)AH! TB FEZ USO DE ANTIBIOTICO COMO PREVENÇÃO. voltei para casa procurei uma pneumo pediatrica e ela pediu p internar , tamanha era falta de ar( p poder nebulizar), aí eu resolvi alugar uma bala de oxigenio e ja estou a 9 dias em casa, fazendo nebulização com 2 de berotec 3ml de soro, e punmicort, sendo que na ultima revisão ela trocou para seretide e voltou para corticoide oral, senti que e, um dia ela nao melhorou e sim piorou com frequencia respiratoria de 46, 48,... e dormindo 42. Então voltamos para o tto anterior. ( nebulização com soro , oxigenio, berotec e punmicort), senti uma melhora, porem a tosse é constante e produtiva e a frequencia aumentada. te pergunto, QUANTO TEMPOPODE DURAR ESSA CRISE? ESTOU MUITO PREOCUPADA,..., PERCEBO QUE QUNDO O TEMPO MUDA ELA PIORA, E COM CHEIROS FORTES TB,.., DESCULPE ESCREVER TANTO,.., TAMANHA É MINHA PREOCUPAÇÃO. ah! ela tem 8,500kg e não parou de comer , só está mais fracionada. ,, porém perdeu 600,00 gramas, mas acho que é o metabolismo acelerado. ME AJUDEM!!!! ESTOU UM POUCO NERVOSA,.. BJS

    ResponderExcluir
  97. Ana Paula: bronquiolite é uma infecção que acomete crianças pequenas, causada pelo círus chamado sincicial respiratório. Como os bebês são imaturos, esta infecção pode manter sintomas durante tempo bastante longo, que varia em cada caso. Aconselho que converse com o pediatra do seu filho e peça que a oriente. Agradecemos sua visita e participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  98. boa noite , meu nome é monica e tenho um filha de 3 anos e 10 meses , e ele tem asma mas faz tratamento com seretide25/50 ,nasonex por causa da rinite e toma anti alergico desloratadina e agora esta tambem fazendo tratamento com a vacina acaro mix p5 ( estamos na 7 dose primeiro vidro ) no momento esta bem graças a Deus. agora ja estou com todos exames dela pronto para poder operar a adenoide só que estou morrendo de medo!, sei que e preciso pq ela toma antibiotico frequentemente por causa disso. gostaria de saber se tem algum risco da anestecia com a asma mesmo controlada? me ajude estou muito nervosa. graças a DEUS os exames deram tudo ok.

    ResponderExcluir
  99. Monica: antes da cirurgia, seu filho será avaliado pelo anestesista, que avaliará seu caso. Existem anestésicos especiais para uso em pessoas que têm asma, conferindo maior segurança ao procedimento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  100. oi gostaria de saber se tem como vcs me orientar? bem eu tenho um bebe de 7 meses ele ja ficou enternado 1 semana com peneoumunia e assim que retornou para casa dentre uma semana ele começou a ficar doente então o levei ao medico foi onde descobrimos q ele tem bronquite ,as crises dele são longas e se manifestam uma semana sim e a outra não ja nem sei mas o q fazer estou desesperada os medicoa daqui nao me passaram muitas informações queria saber o q posso estar fazendo para ajudar minha vidinha se vcs poderem me ajudar ficarei muito grata obrig...

    ResponderExcluir
  101. Teremos prazer em orientá-la no que estiver ao nosso alcance. Por favor, escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com ou então:alergiapgrj@yahoo.com.br Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  102. Prezados, boa tarde.Tenho uma filha de 2 anos e 6 meses com asma. Ela terá que realizar vários exames de sangue para detectar alergia. A minha duvida é se o uso de berotec e atrovent interferem no resultado dos mesmos. Desde já agradeço pela atenção. Neuza

    ResponderExcluir
  103. Neuza: o uso da medicação inalada não interfere nos exames de sangue. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  104. OLA! QUERIA UMA AJUDA,UMA OPINIAO...O PEDIATRA DO MEU FILHO RECEITOU O CETOTIFENO PARA ELE,SENDO QUE ELE TEM 6 MESES AINDA,MAS ELE DIZ QUE E PARA EVITAR FUTURAS ALERGIAS JA Q O PAI E MUITO ALERGCICO...MINHA PERGUNTA E,E NECESSARIO MESMO???? NO FARA MAL ALGUM DAR ISSO AO MEU FILHO???? AGUARDO UM RETORNO! DESDE JA OBRIGADA!! ANA PAULA

    ResponderExcluir
  105. Ana Paula: os dados que envia não são suficientes para julgar se há indicaçção de uso do cetotifeno para seu bebê. Aconselho que leve seu filho a um alergista para uma segunda opinião. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  106. oi meu nome é dislene e descobri hj que meu filho de dois anos e sete meses tem asma ,ele tosse muito a noite,mas ao dia ele é normal,depois que ele saiu de um tratamento de bronquite a pouco tempo apareceu a asma, ele ronca,baba no travesseiro e eu tenho que dormir com ele todo dia eu estou desesperada com medo que ele tenha falta de ar.por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  107. Dislene: asma ou bronquite são a mesma doença. O seu relato sugere que seu filho também tenha uma rinite alérgica, causa comum de roncos e da baba no travesseiro nas crianças. Aconselho que leve seu filho para consultar com um médico alergista. O tratamento especializado e adequado da asma e da rinite permite controlar a doença e permitir uma vida normal ao seu filhinho. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica para uma orientação mais precisa. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  108. Ola sou de Minas resido na cidade de NANUQUE meu filho tem 5 anos e desde uns 2 anos ele começou a ter bronquite e quando o tempo muda ele gripa,e ele gripando vem a torce e ai ataca a bronquite dando cansaço nos pulmões e ai me indicaram um remedio sabultamol comprei e quando ataca dou 2,5ml e depois faço inalação isso ta certo o que to fazendo ou não ??? ele adoece muito gripando e ataca direto atraves dos refriados por favor me ajudem o que devo fazer porq não aguento mas direto ta atacando essa doença e muito preocupante e chata ? Agradeço desde ja Nayara...

    ResponderExcluir
  109. Nayara: o seu relato augere que seu filho tenha uma rinite alérgica (que pode se confundir com gripes e resfriados)e que pode levar às crises de asma (ou bronquite). Salbutamol apenas alivia sintomas mas não trata a asma nem impede novas crises. Aconselho que leve seu filho a um alergista pois ele necessita de um tratamnento integrado e preventivo da asma e da rinite. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  110. Não tenho condições para julgar o caso de sua filha sem uma avaliação pessoalmente. Mas, farei algumas considerações: 1) Nem toda asma (ou bronquite) é igual. 2) Em algumas crianças pode ser necessário utilizar mais medicamentos do que em outras. 3) O tratamento não se resume ao uso de remédios. 4) É preciso investigar se existe algum fator agravante que impeça a melhora.Por exemplo, se há algum fator ambiental, se a criança tem rinite ou se tem outras doenças, como por exemplo refluxo, etc. 5) O tratamento da alergia é fundamental, em especial nas crianças. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  111. Boa noite, meu filho de 2 anos está com crise de bronquite! Comecei a dar ontem o predsim q é o q ele costuma tomar na crise, sendo q ele já estava tomando novamox 2x a 3 dias(foi recomandado pelo médico por 10 dias) por conta de uma inflamação na garganta! Minha dúvida é: Tem algum problema ele tomar os dois medicamantos juntos?? predsim e novamox 2x? Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  112. Maíra: não há problema na administração conjunta do Predsim com o Novamox, mas procure dar um intervalo de tempo entre os dois medicamentos. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  113. Ola !Minha filha de 6 anos tem problemas respiratorios"asma e rinite" desde 7 meses!ja usou varias medicaçoes!Atualmente faz tratamento com alergista usando sereti25\125,nasonex ja usa mais de 6meses e singulair 5mg,controle ambiental controlado porem na escola temo ao ar condicionado!?que ou em casa parei de usa no quarto dela!Bom apesar de tudo isso tem crise ultima teve que tomar antibio tico pq rx face deu expessamento mucoso e torax peribronquico!Ela se aimenta bem!O singulair a alergista acrescentou agora devido a essas repetiçoes!O que imcomoda e a tosse seca que sinceramente vai e vem!vou esperar o tempo do singulair p ver a melhora!minha pergunta é como ela faz uso do espaçador com mascara a respiraçao deve ser de boca aberta ou fechada?e o singulair quando começa a fazer efeito é imediato?o que ela me diz é que tem um pigarro na garganta pela manha as vezes durante o dia e por isso da vontade de tossir sera que tem haver com uso do nasonex!lavo o nariz dela todos os dias tem algum prblema?apesar de tudo estou danto o desloratadina por sete dias p ver se melhora dessa tosse que ja esta bem somente vem duas vezes pela manha com esse pigarro!aguardo resposta!obrigada pela atençao!carline sao luis MA

    ResponderExcluir
  114. Carline: 1)O tratamento está adequado mas lembro que é importante se há algum fator agravante que impeça a melhora da asma de sua filha. 2) Em crianças, tratar a alergia é essencial. 3) As inalações devem ser feitas com a boca aberta, 4) Em geral o efeito do Singulair é percebido no primeiro mes de uso 5) Os sintomas sugerem que sua fila tenha uma rinite alérgica, que pode ser um impedimento à melhora da asma. O alergista avaliará a necessidade da imunoterapia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  115. Ola!bom dia!Venho agradecer a resposta e mais uma ves penssar na imunoterapia q ja esta nos planos da alergista da minha filha caso nao melhore com o singulair!Fico grata pela atenção!Quero fazer so mais uma pergunta o nasonex ela usa somente a noite,tem algum problema se usado por muito tempo? ela ja usa à nove meses!E agora q começou o singlair a alergista pediu p retirar!Posso retirar de uma vez ou aos poucos?!temo ate em retirar como disse essa rinite a imcomoda pela manha ela sente o nariz quente como disse o tal pigarro tenho medo dos sintomas voltarem com piora!Faço soluçao salina com sal grosso e lavo as narinas tem algum problema lavar diariamente
    Agradeço mais uma vez agradeço Policlinica Geral RJ pela sua atençao!Carline Sao Luis MA!

    ResponderExcluir
  116. Carline: 1) Nasonex pode ser usado por tempo longo pois é formulado em doses mínimas (microgramas) com ação direta na mucosa nasal 2) pode ser retirado sem necessidade de regressão da dose 3) pode lavar as narinas diariamente mas sua alergista poderá avaliar se necessitará mais algum cuidado. Abraços.

    ResponderExcluir
  117. Meu filho de 11 anos tem asma de nascença. Ate hoje tenho dificuldade em saber se as tosses e a rinite alérgica devem ser tratadas apenas com desalex e quando devo ministrar meticorten e salbutamol. Como identificar?

    ResponderExcluir
  118. Olá, minha filha te 4 anos e sofre de bronquite. Estou pra mudar de casa, porém estou em duvida, vou morar num bairro de chacaras é muita poieira. O que posso fazer? Ou é melhor não mudar?
    Grata.

    ResponderExcluir
  119. Os dados que envia não são suficientes para que eu possa orientar adequadamente. Contudo, lembro que a região de chácaras em geral é menos poluída, permite uma vida ao ar livre e mais saudável. Lembro que nem toda poeira é igual A presença dos ácaros é que torna a poeira de casa alergizante. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  120. O uso do corticóide (Meticorten) só deve ser feito sob orientação médica. Já o antihistamínico (Desalex ) e o broncodilatador (Salbutamol) podem ser iniciados em caso de necessidade. Aconselho que peça ao alergista do seu filho que elabore um plano de ação para suas crises de asma. Assim você saberá a conduta a seguir até que possa fazer contato com o médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  121. Olá,Boa noite!Agradeço pela atenção do blog!Quero tirar uma duvida uma tosse prolongada que melhora e depois volta usando singulair 5mg,seretide25/125nasonex e mesmo assim a tosse seca vem e vai!O que pode ser é meu filho e tem seis anos!E mais atualmente esta usando o desalex com frerquencia!O desalex com frequencia faz mal a saude algum risco de efeitos colaterais ...bom agradeço a atençao!obs:a tosse da uma melhora com o desalex no inicio vai diminuindo ate 15 dias parar mais se suspendo o desalex depois de sete dias volta!!Abraço!Laura Fortaleza CE

    ResponderExcluir
  122. queria levalo em outro estado p tratamento!
    é desnecessario...ou nao
    Vale tentar
    laura Fortaleza CE

    ResponderExcluir
  123. Laura: a tosse seca e persistente na criança pode ter causas variadas, mas destacamos a asma (ou bronquite alérgica), a rinite alérgica, a sinusite, infecção viral, refluxo gastroesofágico, entre outras. Se o tratamento está adequado e a melhora não é completa,é importante investigar outros diagnósticos ou se existem fatores agravantes que impeçam esta melhora. O alergista orientará esta pesquisa. A imunoterapia (vacina para alergia) é um tratamento importante nos casos em que se comprova o envolvimento da alergia na raiz do problema. Fortaleza tem ótimos especialistas. O tratamento é demorado e o acompanhamento à distância pode dificultar o contato, já que o ideal é manter consultas periódicas até que o quadro se estabilize. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  124. Laura fortaleza Ce!Boa tarde!Pois é como disse acima,hoje liguei no consultorio da alergista e ela esta em um congresso so retorna dia 26!Entao quando isso acontece levo na pneumo que ja acompanha tambem nas crises!Sendo q os remeidios receitados acima foram pela alergista!Mais como disse a tosse nao passava porem esporadica!Tive q optar na pneumo p evitar emergencias!Entao elae ja usa remedio p refluxo que é acompahado mais descarto pois ta se alimentando bem e dormindo!Mais a tosse...é que é o problema bom a pneumo sugeriu q suspendesse o seretide,nasonex e o singulair!E pediu que eu desse alegra infantil por trinta dias!se surtisse efeito ele iria começar a tomar por um periodo!Nossa estou muito angustiada!nao sei o q fazer!Ela oscutou,pulmao limpo,naris sem secreçao,ouvido sem cera que ela falou q por isso doi poids ta sem cera!Bom ele nunca canssou e nem tem sibilos mais mesmo assim alergista receitou o seretide e nasonex que ele usa a 1ano!Ela nunca fez as vacinas pois precisa de confiramaçao nos teste cutaneos e nos de sangue que ele ja fez e deram negativos!Bom nao sei por qual motivo ela pneumo decidiu tiralos e reclamou pelo longo periodo do nasonex!Dr.a minha pergunta é se a prescipitaçao!O que fazer pq a alaergista so daqui a 8 dias!E remedios e mais remedios!bom comecei o alegra agora mais a tosse ainda esporadica o singulair ja esta com 32 dias que ela pediu que suspendesse!e mais uma pergunta tem problema suspender o seretide assim ou tem que ser aos poucos!grata pela atençao!obragada!

    ResponderExcluir
  125. me ajudem minha filha tem 22 anos e há um mês esta com crises suspeito que seja asma pois tosse muito e a noite tem falta de ar muitoforte

    ResponderExcluir
  126. Jessica: o seu relato sugere que seja um caso de asma, mas não há como afirmar sem examinar sua filha. Aconselho que a leve a um alergista para fazer o diagnóstico e orientar um tratamento adequado. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  127. Laura: não tenho condições para julgar a conduta da colega sem examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Seretide é um corticóide inalado de efeito direto na mucosa dos brônquios. Por isso, tem poucos efeitos no resto do organismo e pode ser retirado sem necessidade de diminuir doses. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  128. Anônimo8/1/12 23:57

    Meu filho tem bronquite e asma e de uns dias p/ cá quando adormece tem dificuldades p/ respirar.Respira pelo nariz e começa a roncar e tem horas que parece que vai sufocar...

    ResponderExcluir
  129. O seu relato sugere que seu filho tenha também rinite alérgica, que pode se acompanhar de respiração bucal e aumento das adenóides, resultando no ronco e na alteração do sono. Aconselho que o leve a um alergista. Caso queira, escreva para nosso e-mail e enviaremos a cópia em PDF do livro sobre a Rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz".

    ResponderExcluir
  130. Olá parabéns pelo trabalho . Eu tenho uma dúvida , minha filha tem 1 e 3 meses e faz 2 meses que toda vez em que ela acorda ela tem uma crise de tosse de pelo menos 20 min. , consultei o pneumologista ele receitou um tratamento de 6 meses de (alguma coisa) cetotifeno , ela já está tomando faz 1 mês e não houve nada de melhora gostaria de saber se vcs me dão uma dica para pelo menos amenisar essa crise dela . Obrigado desde já !!!

    ResponderExcluir
  131. Jonathan: a base para tratar a tosse é detectar sua causa. Os remédios contribuem para ajudar, mas se a causa não for detectada e controlada, a tosse não se resolverá. Aconselho que leve sua filha a um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  132. ola meu filho tem 4 anos, sofre de bronquite e asma,os medicos daqui ja nao sabem o que fazer,pois quando da crises ele tosse dia e noite sem parar,nao sei mais o que fazer fico desesperada de ver ele sofrersem poder comer e dormir tosse de 15 a 20 dias seguidos,peço ajuda urgente, pois nao sei o que fazer,nem um remedio faz efeito ,usa serestide direto.

    ResponderExcluir
  133. Compreendo sua preocupação com seu filho mas não sei como ajudá-lo através da internet. Para avaliar o tratamento de uma criança com asma (ou bronquite) é essencial examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita ao nsso blog.

    ResponderExcluir
  134. Ola, meu nome e Lourdes e moro em Porto Velho RO,meu filho tem 2 anos e a noite ele ronca pelo nariz e tem uma respiração muito rapida e não dorme direito. Eu estou usando o desalex e marisia e faço inalação só com soro. Os olhos dele estão sempre vermelho ao redor.

    ResponderExcluir
  135. Maria de Lourdes: o seu relato sugere que seu filho possa ser portador de rinite alérgica mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Escreva para nosso email blogdalergia @ gmail.com e enviaremos uma cópia em PDf do nosso livro sobre a Rinite; "É mais feliz quem respira pelo nariz"

    ResponderExcluir
  136. Minha filha depois que entrou na creche com4meses vive gripada e dar infecção nopulmão m~e sim e m~es não ela está com 1 ano e 3 meses e já tomou 5 vezes antibiotico para limpar o cfatarro no pulmão ,o que minha filha tem ?

    ResponderExcluir
  137. É possível que sua filha seja portadora de alergia respiratória, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que a leve a um alergista Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/02/criancas-pequenas-na-volta-as-aulas.html
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  138. Boa noite posso levar minha filha ao alergista antes dos 2 anos, ela tem 1 ano e 3 meses e desde dos 4 meses frequenta a creche são 20 alunos por sala o problema é que a maioria das vezes que ela gripa tem que tomar antibiotico já tomou 6 veses até agora isso é normal?antibiotico demais faz mal?ela ficou de férias em casa comigo e não sentiu nada só foi volta pra creche que pegou gripe e evolui pra infecção no pulmão necessitando mais uma vez de antibiotico.por favor me ajudem.Obrigada

    ResponderExcluir
  139. Devo procurar um alergista ou pneumologista qual a diferença?

    ResponderExcluir
  140. Flávia: Crianças pequenas são imaturas do ponto de vista imunológico e por isso tendem a apresentar mais infecções respiratórias comparadas às crianças maiores e aos adultos. O seu relato sugere que sua filha possa ser portadora de rinite alérgica. Os sintomas principais da rinite se assemelham com uma gripe, como por exemplo: espirros, coriza, coceira e congestão nasal, podendo se confundir com gripes repetidas. Mas, a rinite pode acarretar complicações e infecções, levando à necessidade do uso repetido de antibióticos. Além disso, é essencial investigar se sua filha é portadora de algum tipo de imunodeficiência. Aconselho que leve sua filha a um médico especialista em Alergia, que analisará seu caso, confirmará o diagnóstico e indicará a conduta mais adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  141. Olá meu filho tem rinite e a pediatra passou alegra pediatrico e nasonex sendo q o nasonex nao estava tendo melhora so com ele dai assosciou o alegra para ele!Minha pergunta é se fas mal tomar por longo periodo o alegra ele ja usa a tres meses os sintomas sumiram ele esta bem!Mais é possivel hoje se tratar alergia com uso continuo desse medicamento?faz algum mal como corticoideS?

    Obrigada!Gabriela BH.

    ResponderExcluir
  142. lendo o texto acima fiquei preocupada pois meu filho tem bronquite.e gostaria de saber se os animais podem atrapalhar pois tenho varios bichinhos em casa

    ResponderExcluir
  143. Gabriela: fique tranquila, o uso da medicação indicada pela pediatra do seu filho é seguro. Contudo, o tratamento da rinite não se baseia apenas no uso de remédios. Por isso, aconselho que leve seu filho a um alergista para que seja investigado seu problema e indicado um tratamento que trate a causa e evite novas crises. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  144. Karina: a presença de animais domésticos pode servir como agravante das crises de asma (ou bronquite)bem como da rinite alérgica. Mas, cada caso é um caso e este dado deve ser discutido com o alergista que trata dele, pois conhece seus dados clínicos, resultado de testes, sendo a pessoa mais indicada para avaliar de forma apropriada. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  145. boa noite. gostaria de saber se uma criança de 2dois anos tomar sabutamol pode desencadear crise de asma?obrigada

    ResponderExcluir
  146. Meu filho hoje tem 7anos desde os 2 anos tem crises de asma, e sinusite hj ele faz tratamento com seretide 25/125 omnaris para o nariz aerolin 100mcg para crises e a 15 dias começou com o tratamento singulair de 5mg.quando ele faz esforço fisico fica muito fadigado cansado sufocado, gostaria desaber se a natação com piscina tratada com sais ajudaria a resolver esse problama de fadiga,e canssaso em exesso, já que a natação é um esforço tambem e qual orientação que eu devo dar para o professor de educação fisica na escola já que a aula é quase sempre correr. emuito esforço fisico muito obrigada.

    ResponderExcluir
  147. Olá, minha filha tinha uma tosse que não passava e as vezes chiava, aí a pediatra recomendou que levasse em uma pneumologista para avaliar, ela disse que é asma e passou para ela flixotide spray 2 vezes ao dia, avamis nasal e lavar as narinas com soro. Só que ela está ruim demais pra comer, não alimenta quase nada por dia, pode ser a medicação que fez isso ou outro fator? Pode me ajudar por favor?
    Cida

    ResponderExcluir
  148. Cida: a medicação que descreve não causa alteração de apetite. Recomendo que retorne à pediatra e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  149. Raquel: se seu filho está sendo medicado e não houve melhora da asma, é aconselhável que retorne ao alergista. A natação não é recomendada se a asma não está bem controlada. O alergista do seu filho conhece seu histórico clínico e poderá orientar a escola sobre a conduta mais adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  150. Qual a diferença entre um alergista e um pneumologista?

    ResponderExcluir
  151. Olá minha filha tem 5 anos e o médico disse que ela é portadora de uma bronquite leve, descobrimos pelo fato de ter apresentado infecções de repetição ( otite , sinusite...). Ela nunca teve crise , nem falta de ar. As vezes manifesta uma tosse seca, nariz entupido, e um chiado discreto. O médico receitou Seretide 25 mcg / 125 mcg, 2 puffs de 12 em 12 h, e Singulair 5 mg 1 comprimido a noite. Estou com muito medo de dar o Seretide pois cresci ouvindo que essas bombinhas atacam o coração,e vi na bula que em algubs casos de reação a pessoa apresentaria dificuldade respiratória logo após a inalação, isso realmente pode acontecer? Se ocorrer como devo proceder. Grata pela atenção Vanessa

    ResponderExcluir
  152. Anônimo7/3/12 20:24

    Olá,
    Tenho uma filha de 3 anos que sofre de asma e rinite alérgia. Ela faz tratamento preventivo com a imunologista, e toma vacinas semanalmente, além do nasonex e seretide.
    Depois de 3 meses bem, esta semana ela entrou em uma crise forte e precisou tomar desalex e prelone também.
    No pronto atendimento a doutora de plantão orientou que eu suspendesse a vacina da semana, pois em caso de tomá-la com crise, poderia piorar o seu estado. Quando liguei para a alerista/imunologista a mesma informou que não haveria necessidade de suspender a vacina da semana e que ela poderia ser dada noralmente junto com os outros medicamentos.
    Gostaria de saber qual é o certo a fazer nestes casos, pois apesar de confiar muito na imuno, fiquei preocupada.
    Agradeço a atenção, aguardo retorno urgente, Luciana RJ

    ResponderExcluir
  153. Anônimo9/3/12 19:16

    meu irmão de 2 anos tem que operar a hernia e a fimose, ele tem bronquite, a algum risco de fazer a cirurgia por causa da anestesia.
    Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  154. Professor Robson: Pneumologista é o médico capacitado para tratamento das doenças que acometem o pulmão. Alergista é o médico especialista que trata todas as doenças de origem alérgica ou imunológica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  155. Vanessa: Seretide assim como as demais bombinhas não fazem mal ao coração. São medicamentos inalados com doses mínimas (microgramas) que atuam diretamente nos brônquios e com mínimos efeitos colaterais, em especial quando comparados ao uso sistêmico (xaropes, comprimidos ou injeções). Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  156. Luciana: o médico alergista pois conhece o tipo de extrato e a concentração utilizada na vacina (imunoterapia, para poder opinar se deve ou não manter as aplicações. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  157. Fique tranquila: o médico anestesista fará uma avaliação pré anestésica para conhecer as condições de saúde e o grau de controle da asma apresentada por seu irmão. Desta forma, o anestesista escolherá o tipo de anestesia mais seguro e adequado para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  158. Meu filho que hoje tem 5 meses desde que nasceu está internado.Nasceu respirando normalmente sem ajuda de respiração mecânica, mas teve 3crises de broncoespasmo , aí não consegue sair do respirador.Essa semana apediatra do hospital disse para a mãe que vai dar a ele azitromicina que segundo ela no hospital que ela trabalha ,está ajudando muito o pulmão de bebê , e essa semana ela vai dar a ele 3 vezes , estou um pouco preocupada.Ele ainda não tomou as vacinas, me ajude para que ele saia deste hospital ,Obrigado dr. Ddeus o ajude

    ResponderExcluir
  159. Compreendo seu sofrimento mas não sei como posso ajudar seu bebê através deste aconselhamento na internet. O seu relato não sugere que seu filho seja alérgico. Ele necessita dos cuidados hospitalares no momento. Aconselho que siga as orientações da equipe pediátrica que o acompanha. Se houver necessidade, após a alta, estaremos ao seu dispor na Policlínica RJ. Desejo melhoras para seu bebê.

    ResponderExcluir
  160. Olá!Bem Legal o blog!Parabéns!Gostaria de saber se faz mal fazer uso continuo de histaminico coMO fexofenadina em crianças!meu filho de 7 anos ja fez todo tratamento com vacinas,seretide,singulair e nao melhorava das crisses a unica coisa que melhorou que ficou maior tempo sem crise foi fexofenadina (alegra pediatrico)q ja usa a dois meses pergunto faz mal usar por muito tempo...Abraço!Maria Amalia RS.

    ResponderExcluir
  161. Boa noite

    Crianças de creche é mais fácil ter bronquite?
    Deixar a criança descalça faz mal?
    Levei minha filha no alergista e ele passou seretide parabronquite e avimis para rinite,mas acho que minha filha não tem nada disso pois ela não tem falta de ar e nem sintomas de rinite , só falei com ele que depois que ela entrou na creche vive gripada e as vezes precisa de antibiotico,ela ficou de férias comigo e não sentiu nada. O problema está na creche? Por favor me ajudem já fui em 7 médicos e até em homeopata cada um diz uma coisa mas no fundo eu acho que é a creche o que vocês acham ele tem 1 ano e 5 meses e está na creche desde dos 4.

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  162. Maria Amalia: O uso do antihistamínico é seguro mas trata-se de uma medida apenas paliativa. É importante que mantenha o restante do tratamento e, principalmente, que se busque se há algum fator agravante que possa estar impedindo sua melhora. agradecemos sua visita e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  163. Fafá: asma (ou bronquite) é de causa genética (hereditária). os fatores ambientais influem de maneira variável em cada pessoa. Criança com asma pode andar descalça e brincar livremente. O problema não é a creche mas sim a imaturidade imunológica, a tendencia alérgica, o excesso de viroses, entre outras. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Convido que leia mais aqui: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2011/03/creche-e-doencas-alergicas.html

    ResponderExcluir
  164. Dr Qual a diferença de bronquite para gripe.
    As crianças da sala da minha filha na creche vivem gripada inclusive minha filha,e tomando antibiotico,porque é necessário o antibiotico?
    Oque minha filha tem é bronquite ou apenas gripe?Se eu tira´la da creche ameniza?Ela ficou de férias comigo e não teve nada.Creio que minha filha não tenha bronquite nem rinite pois não apresenta sintomas dos mesmos.
    No aguardo,obrigada.E parabéns por ajudar tanta gente .
    Obrigada

    ResponderExcluir
  165. Fafá: 1) A asma é uma doença de duração longa, que se acompanha de uma reação imunológica (alérgica) que provoca inflamação e inchação das vias respiratórias pulmonares, que se tornam estreitadas, dificultando a respiração. 2) Asma é também chamada de bronquite alérgica, bronquite asmática, ou simplesmente bronquite. 3) Gripe é a infecção respiratória causada por vírus, como por exemplo a influenza. 4) Não tenho condições para afirmar qual é o diagnóstico de sua filha ou julgar a necessidade de sair da creche através deste aconselhamento na internet e sem examiná-la pessoalmente Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua participação e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  166. Obrigada pela resposta !Agradeço sua atenção!Abraço!Maria Amalia RS

    ResponderExcluir
  167. Existe algum exame para saber se a criança tem bronquite ?ou se é apenas gripe da creche?
    Porque o pulmão da minha filha chia mesmo sem ela estar gripada?A homeopatia serve para esse tratamento ou não?

    ResponderExcluir
  168. 1) O diagnóstico da asma (ou bronquite) é clínico e não depende de exames, em especial na criança pequena. 2) Nossa equipe é alopata e não trabalha com a homeopatioa. Agradecemos sua visita e participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  169. Porque o pulmão da minha filha chia mesmo sem ela estar gripada?

    ResponderExcluir
  170. Não posso responder especificamente sobre o caso de sua filha sem examinar pessoalmente. Mas, o chiado é sinal do estreitamento dos brônquios acarretando dificuldade na passagem do ar. A presença do chiado no peito indica que a asma (ou bronquite)não está controlada. Isto não depende da criança estar gripada. Aconselho que leve sua filha a um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  171. Anônimo5/4/12 13:14

    Carla,
    Olá minha menina tem 1 ano e 9 meses e ficou internada por causa de crise asmatica e saturação e esta tomando predsim só que o medico colocou 8 dias de tratamento uma vez ao dia 3ml,e eu já ouvir que o predsim pode ser tomando ate 5 dias é verdade? me tira esta duvida.
    Desde já grata.

    ResponderExcluir
  172. Anônimo5/4/12 13:48

    Boa tarde,
    Há problema dá predsim por mais de 8 dias para uma criança de 1 ano e 8 meses?

    ResponderExcluir
  173. Carla: O tempo de uso do corticóide sistêmico (predsim)varia de acordo com a necessidade de cada criança e com a gravidade da crise. O importante é utilizar a medicação sob orientação médica e nunca por conta própria. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  174. Anônimo8/4/12 19:38

    minha filha de 3 anos sempre se interna com tosse muito forte chiado no peito mais se faz todos os exames raio x e não da nada,agora em dezembro foi diagnosticado asma,mes passado ela teve uma tosse muito forte tomou antibiotico ficou boa agora um mes depois esta novamente com a tosse que no outro dia ja fica cheia quem tem asma é assim mesmo quase todo mes adoece com a tosse obg

    ResponderExcluir
  175. A asma pode ter muitas formas de se apresentar. Crianças pequenas podem ter crises desencadeadas por infecções (mesmo com radiografia de tórax normal). Aconselho que procure um alergista para que se possa fazer o diagnóstico e indicar um tratamento que não apenas alivier crises, mas que possa controlar a inflamação brônquica e evitar novas e repetidas crises. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  176. Olá me chamo João Carlos de Sao Luis MA!Pesquisando encontrei o blog de vcs e achei Otimo me ajudou muito pois tenho Rinite Alergica!Bom Vou estar fazendo exame de rast mais tomo Histaminico a 2 meses por conta de uma crise alergica minha pergunta é...Quantos dias preciso suspender a medicação para fazer o exame? Estava tambem fazendo nebulizaçoes com atrovent e berotec e tomando acetilcisteina esses medicamento interferem no exame ou somente o histaminico e se interferem quantos dias pos medicaçao deveria fazer o exame?Obrigado pela atenção!Agradeço se me responderem!

    ResponderExcluir
  177. O uso do antihistamínico interfere na realização de testes cutâneos mas não interfere na dosagem sanguínea da IgE específica. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  178. SIMONE TORTELI24/4/12 21:11

    Mariela tem 02 anos e 08 meses, em quatro meses ela ficou doente duas vezes, muita secreção nariz, vomita catarro quando mama deitada, as vezes vem a febre.. primeira vez tomou 05 injeções de 01 gr e agora duas injeções,o médico disse ser bronquite alergica, receitou singulair baby por 03 meses e bombinha com espaçador cada 12 horas. É o tratamento correto? Ela não tem dificuldade para respirar e a tosse é fraca.

    ResponderExcluir
  179. Simone: se o diagnóstico é asma (ou bronquite alérgica) está indicado o uso do Singulair. Quanto ao uso do aerossol (bombinha) é preciso saber o nome da medicação pois existem vários tipos de medicamentos inalados sob a forma de spray usados no tratamento da asma. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  180. me ajudem por favor meu filho tem 2 anos esta em crise no momento esta tomando seretide mais nao esta passando posso fazer inalaçao com berotec

    ResponderExcluir
  181. O uso da nebulização com Berotec não pode ser feito simultaneamente com o Seretide. Aconselho que entre em contato com o alergista do seu filho para uma orientação específica.

    ResponderExcluir
  182. Meu filho sta com 4 meses e já foi internado duas vezes com bronquiolite, e os médicos me falaram que ele tem bronquite asmática como posso controlar a bronquite dele ?
    Ele tem muito chiado, cansa muito rápido e sempre depois da mamada o leite dele volta como posso controlar estas crises?

    ResponderExcluir
  183. Olá, meu filho tem 6 meses e há mais de dois está constantemente entupido e com chiado no peito, sendo que com 2 meses de vida teve bronquiolite; moro em um lugar muito úmido. A pediatra chegou a passar Predsin por alguns dias e ele tem feito muita nebulização. Mas acabei indo a outro pediatra e ele receitou desalex. Minha preocupação é que li na bula que o medicamento não deve ser dado a crianças menores de 2 anos. E, como disse acima, meu filho tem 6 meses. Devo dar ou não? Obrigada, Maria

    ResponderExcluir
  184. Boa noite, meu filho tem 1 ano e cinco meses.No inicio do ano passado ele apresentou a primeira crise de bronquite (tosse e chiado), foi quando iniciamos as nebulizações com beroteque, atrovente e soro, tratamento esse que durava em média 7 dias e após isso ele tomava xarope brondilate. Após esse episódio, as crises passaram a ser mensais, o que nos levou a procurar um pneumologista que receitou uso do singulair baby 4mg(1 envelope dia) e bombinha vannair 100mg(2 jatos 2x ao dia com espassador)e busonid(1 jato em cada narina) como tratamento preventivo e quando ele tivesse crise de tosse xarope bambair 2,5ml a noite ou koidexa mesma dosagem. Nos ultimos meses ele estava usando vannair 100mg(2 jatos 2x ao dia) e omminaris um jato em cada narina 1x ao dia. Mas desde março(sendo que a última crise tinha sido no mês de janeiro) ele vem apresentando vermelhidão na garganta tendo feito tratamento no mês de março com antibiotico, e faz três semanas que ele não anda nada bem.Primeiro teve virose(vomito, diarreia, febre, manchas corpo), na semana seguinte garganta,na outra ouvido qdo tomou astro 900 por 5 dias, e no domingo quando dei a ultima dose ele apresentou febre de novo. Na segunda levamos na pediatra e ela disse que a febre deveria ser devido a gripe forte a que ele estava acometido, tava mto encatarrado, mas pulmão limpo, nada no ouvido e na garganta, quando então ela receitou xarope bromdilate 2,5ml e desloratadina, na terça a noite tivemos que leva-lo no plantão pois a febre não cedia, foi quando após rx o pediatra disse que ele estava com mto catarro, diagnóstico pneumonia e infecção nos dois ouvidos e receitou 3 injeções de triaxim, predsim (5 dias), ceclor (4ml 12/12h por 10 dias), e a bombinha aerolim (3 jatos 4x ao dia por 5 dias). Foi quando paramos com todos os medicamentos que ele vinha tomando, inclusive a medicação preventiva receitada pelo pneumo(a qual ao nosso ver não estava surtindo o efeito esperado) e passamos a ministrar somente a receitada pelo pediatra que o atendeu no plantão. Passada uma semana de tratamento, voltamos a pediatra dele e ela disse que ele continua com infecção no ouvido direito, passou o ceclor para 3ml de 8/8hs, até completar 14 dias do inicio do tratamento e também uso de seretide 25/125 1 jato a cada 12hs(ela nos disse que o vannair não é muito usado em crianças!Começamos o tratamento na noite de ontem, quando resolvemos continuar também usando omminaris 1 jato em cada narina 1x ao dia, mas gostaria de saber, se possível, a partir do meu extenso relato, qual a medicação mais indicada para meu filho:seretide ou vannair?qual a diferença entre um ou outro?Esse omminaris é eficaz no tratamento da renite ou existe alguma medicação melhor?Desde já agradeço a atenção de vocês e aproveito a oportunidade para parabeniza-los pelo blog!!!Daniele Tramandaí-Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
  185. Qual medicamento preventivo de melhor eficácia no controle da asma seretide 25/125 ou vannair 6/100mg?O medicamento omminaris 1 jato uma vez ao dia é eficaz no controle da renite?Pergunto isso porque meu filho de 1 ano e seis meses fez uso do vannair 2 jatos de 12/12hs(receitado pelo pneumo que o acompanhava) por aproximadamente 8 meses, mas depois da ultima crise a pediatra nos indicou uso do seretide 1 jato 1x ao dia para ver como ele reage, tendo ressaltado q a dose pode ser aumentada.Continuamos usando tbm o omminaris. Qual a medicação mais indicada?Obrigada

    ResponderExcluir
  186. De acordo com a Anvisa, Desalex está aautorizado para uso a partir de 6 meses de idade. Confira no link: http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[25842-2-0].PDF
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  187. meu filho de 2 anos, tem asma e sinusite. Faço o acompanhamento com uma pneumologista e alergista. Faz uso continuo de singular. Quando começa a tossir uso o aerolin e agora o Flixotide( há 20 dias). Ele fica na creche o que deixa mais exposto, logo tem tomado antibiotico constantemente. Nunca ficou internado, se alimenta super bem, não fica cansado e mesmo quando está gripado, ou tossindo não fica abatido e uma criança muito feliz e super alto astral.

    ResponderExcluir
  188. Daniele: este setor de comentários destina-se a orientações rápidas. O seu relato é longo e necessita uma resposta mais cuidadosa. Por favor, escreva para nosso e-mail para que possamos dar uma orientação mais adequada: blogdalergia@gmail.com
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  189. O tratamento do seu filho está adequado. O alergista poderá avaliar a necessidade da imunoterapia (vacina para alergia) com objetivo de melhorar o controle da alergia, evitando as infecções e o uso repetido dos antibióticos. Gratos por sua visita e pelo depoimento ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  190. Minha filha de 6 anos, quando tinha três anos tinha crises de asma de ficar com o peito chiando, então usavamos medicação aerocort e melhorava. Mas há cerca de 8 meses começou com pequeno pigarro durante alguns momentos do dia. Mas a partir de janeiro deste ano começou a aumentar principalmente a noite, e no incio da manhã, a noite inclusive incomodava muito para ela dormir esse pigarro como se fosse o bichinho do "han han", procuramos a Pediatra e ela receitou tratamento para renite com singulair e avamys, durante 60 dias. Neste Periodo o pigarro piorou, e durante a noite tinha crises maiores, e a frequencia durante o dia aumentou. no final dos 60 dias diminuiu um pouco as crises mas não muito. Voltamos e a pediatra encaminhou para o otorrrino, la fizesmo tumografia da face e do pulmão, nas vias superiores tudo ok, nos pulmões apresentou bronquite inflamatória crônica, no ultimo mês o pigarro diminuiu, mas mesmo assim é muito irritante a noite e logo de manha quando acorda. E também há tosse mas nem sempre. Fomos ontem a Pediatra, e ela receitou Seretide 50/250 para usarmos por 30 dias, para tratar da bronquite, mas ela acredita que o pigarro seja tique, eu não creio pois quando dorme mesmo dormindo vejo que ela tem parece algo na garganta. Então gostaria da opinião quanto após fazer este tratamento devo procurar um Pneumologista e ou um alergista, e se esse pigarro pode ser causado pela Bronquite inflamatória.

    ResponderExcluir
  191. Minha filha esta fazendo tratamento para bronquite crônica com seretide 50/250 há uma semana e se stendera por mais 30 dias.
    Ela pode fazer a vacina na gripe ou tomando esta medicação não pode?

    ResponderExcluir
  192. Marlon: o seu relato sugere que sua filha possa ser portadora de uma rinite alérgica, que pode por sua vez pode ser a causadora de pigarro e de tosse. Da mesma forma, uma rinite pode ocasionar ou agravar uma asma (ou bronquite). Aconselho que leve sua filha a um alergista.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  193. meu tenho tem 3 anos a medica passou um tratamento elevar a cama e usar aerolim, no espassador de 4 em 4 horas,e rilam 2 vezes ao dia ñ sei o devo fazer sai do consultorio e vim direto pro site meu filho e alergico ñ tem bronquite

    ResponderExcluir
  194. Infelizmente não posso avaliar se a prescrição está correta sem examinar seu filho pessoalmente. Aproveito para lembrar que a asma ou bronquite na criança pode se manifestar diferente do adulto, sem chiados ou cansaço aparente. Em algumas crianças a tosse pode ser o unico sintoma. Aconselho que enre em contato com o pediatra que acompanha seu filho, conhece seu caso e poderá avaliar de forma adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  195. Gostaria de saber se existe risco em administrar acebrofilina combinada com desloratadina

    ResponderExcluir
  196. Não há risco no uso concomitante do broncodilatador contendo acebrofilina com antihistamínico à base de desloratadina. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  197. Bom dia...meu filho tem 2 anos e meio e usa flixotide com espaçador a mais ou menos 1 ano, e agora apareceu uma vermelhidão em volta da boca exatamente onde encaixa a mascara do espaçador, usei pomada com corticoide e melhorou + só posso usar por 5 dias então voltou tudo novamente o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  198. É preciso examinar seu filho para detectar a causa da lesão em sua pele e assim poder indicar o tratamento mais adequado. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  199. olá, tenho um filho de 3 anos e 4 meses, que a pouco mais de uma mês foi diagnosticado com bronquite e que já vem desde bebê. o pediatra receiton seretide 50/25 com espassador 2 jatos 2x ao dia, avammys, 12h/12h e agora como esta tossindo muito abrilar 5 ml de 8h/8h por 5 dias a e tbém ta tomando o singulair 5mg 1x ao dia, esta correto este tratamento? avamys e seretide pode ser administrado junto? obrigada, a mãe Jin

    ResponderExcluir
  200. Jin: Não tenho condições para julgar o tratamento do seu filho sem avaliá-lo pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Seretide e Avamys podem ser usados associados, sem problemas. Agradecemos sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno