Pular para o conteúdo principal

Semana carioca de prevenção da alergia



Abertura: domingo dia 03 de maio

Montagem de tenda na Praia de Copacabana
Local: Posto 6
Horário: 09:30 às 13:00 horas. 




A Semana Carioca de Prevenção da Alergia será comemorada entre 03 e 09 de Maio de 2009, com objetivo de educar a população sobre a alergia, formas de prevenção e tratamento, chamando a atenção para a importância do especialista no tratamento correto das doenças alérgicas.

Durante o evento, médicos alergistas orientarão a população, distribuirão material educativo, brindes e realizarão medida do Pico de Fluxo Expiratório.

Além disso, o público presente receberá um folder listando os locais disponíveis para atendimento de doenças alérgicas na cidade do Rio de Janeiro.

Atividades durante a Semana Carioca de Prevenção à Alergia:


Segunda feira dia 04 de Maio:

Hospital Central do Exército: realização de atividades educativas de 8 ás 12 horas, no setor 13 dos ambulatórios.

Associação Brasileira de Asmáticos: voluntários da ABRA trabalharão em parceria com o Ambulatório de Alergia do Hospital Central do Exército.

Hospital da Lagoa: "Tirando dúvidas sobre alergia" - Encontro de pais no auditório, às 11 horas.


Terça feira - dia 05 de Maio

Hospital Pedro Ernesto: atividade para pacientes do HUPE aberta também para a comunidade nos moldes de uma palestra multidisciplinar com a participação da Equipe do ambulatório e do Grupo Respirar. Início às 9 horas.

Hospital Universitário Fundão: atividade interativa com os pacientes abordando a importância das principais doenças alérgicas. Métodos que auxiliam o diagnóstico como espirometria, testes cutâneos e o tratamento como medicamentos, controle do ambiente, fisioterapia. Haverá também orientação sobre dispositivos inalatórios e distribuição de material educativo doado pelos laboratórios. Participarão do evento todos os profissionais do Serviço. Ambulatório de Imunologia (2º andar) de 08:00 às 12:00 hs.

Hospital Univesitário Gafrée Güinle: realizará inquérito epidemiológico com a população dos demais serviços do HUGG e também aberto ao público geral. O nome da atividade será: Você está sempre resfriado? Você já teve sinusite? Isto pode ser ALERGIA. Haverá também distribuição de folheto educativo sobre alergia respiratória Local: entrada principal do hospital de 10 ás 12hs.
 

Quarta feira – dia 06 de Maio

Policlínica Geral do Rio de Janeiro: realizará o Bingo da Alergia na quarta feira, dia 06 de maio às 15 horas.

Hospital da Lagoa: “Tirando dúvidas sobre a alergia” - no auditório, às 11 horas.

Hospital São Zacharias: realização de atividades com as crianças do hospital e moradoras das vizinhanças e palestra para pais.


Quinta feira – dia 07 de Maio

Hospital dos Servidores: exibição de filme educativo sobre Asma e Alergia, integrando atividade com público, englobando também a realização de testes alérgicos e distribuição de folhetos educativos. De 9 às 12horas.

PUC: atividade multidisciplinar educativa em sala de espera para pacientes do ambulatório de Alergia na Santa Casa da Misericórdia. Atividade aberta ao público e pacientes de outras clínicas do hospital – de 12 às 15 horas.

Instituto Fernandes Figueira: aula educativa para pais e crianças do hospital, na quinta feira, 7 de maio de 11 às 12 horas.


Sexta feira – dia 08 de Maio
Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG): realização de atividade educativa multidisciplinar em sala de espera durante toda a semana no horário da manhã, orientando pais e familiares, enfocando o controle ambiental e medidas de prevenção em alergia.


Sorrindo 1

07 de Maio: 

Dia Nacional de Prevenção da Alergia e Dia Mundial de Apoio ao Combate à Asma

Comentários

  1. Espero que tenham uma excelente semana!
    Bjinhos, RS.

    ResponderExcluir
  2. Que seja um sucesso.
    Vocês merecem pela dedicação.
    Deixando um beijo para as mães da equipe.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Aninha. Desejamos para você e a todas as mamães que nos visitam, um lindo dia junto aos seus filhinhos.

    ResponderExcluir
  4. Rosa, um beijo especial à você e à todas as mamães portuguesas!

    ResponderExcluir
  5. Querida Dra Fatima, hoje deixei um premio a voce no meu Pensieri e Parole.
    Aproveito para agradecer pelo carinho e atençao.

    Meire

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, meioca. Agradeço em meu nome e por toda a equipe do nosso Blog. Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno