Pular para o conteúdo principal

Existe alergia à lactose?

Não. Esta afirmação não é correta. Não existe alergia à lactose.
Existem sim dois tipos de reações: alergia ao leite e intolerância à lactose. E são duas situações muito diferentes, mas que provocam muita confusão.

bebendo leite

Alergia ao leite é uma resposta imunológica do organismo à proteína do leite, que pode ser de vaca, de cabra, de búfala. Ou seja, o organismo entende essa proteína como um agente estranho que precisa ser combatido e desencadeia reações alérgicas, como: diarréia, urticária, sintomas respiratórios (como asma) ou febre.

A intolerância à lactose, ao contrário da alergia ao leite, resulta da deficiência ou da falta de uma enzima chamada lactase, que serve para digerir a lactose (o açúcar do leite). Se a lactose não é absorvida, pode provocar sintomas, como por exemplo, a diarréia - o sintoma mais característico da intolerância.

A intolerância pode acontecer a qualquer momento, e se agravar na vida adulta. Já a alergia depende de uma predisposição genética ou hereditária.

Um trabalho publicado em 2007 na Revista Paulista de Pediatria mostra que curiosamente esta dificuldade não é só dos pais, mas também de médicos e até de nutricionistas.

Qual a melhor conduta?

No caso da intolerância ao leite a conduta é suspender todos os alimentos que contém a lactose da dieta. Ou, se for o caso, alimentar-se apenas com produtos que tenham baixo teor de lactose. Mas, no caso de uma alergia é importante afastar o leite e seus derivados da dieta, pois é sabido que mesmo uma quantidade mínima pode provocar uma alergia intensa.

Ou seja, a alergia às proteínas do leite de vaca e a intolerância à lactose podem ser confundidas, gerando condutas equivocadas. A exclusão de todos os alimentos que contêm proteínas do leite de vaca é a terapêutica adotada nos casos de alergia, pois o fator desencadeante das reações alérgicas é a presença das proteínas do leite. Na intolerância à lactose, o foco não deve ser as proteínas do leite, mas sim o carboidrato: a lactose. É preciso observar a tolerância individual, isto é, a quantidade de lactose que o indivíduo pode ingerir sem apresentar sintomatologia, não sendo necessária a exclusão obrigatória e total do leite e de seus derivados.

Concluindo, o mais importante é fazer o diagnóstico da situação em cada criança. Quanto mais cedo se estabelece o diagnóstico, menores as conseqüências para a criança

Fontes:
Revista Paulista de Pediatria
Revista Crescer

Comentários

  1. Olááá.....

    tenho uma filha com 1 ano e 9 meses eestá com alergia a lactose......um fato interessante é que ela toma desde os três meses o leite baixo teor de lactose e soh agora nesses ultimos meses é que começou aparecer alguns sintomas como: urticaria - tosse - inicio de asma......e então fiz o IgE e constatou que havia....... Mas até agora nao entendi porque que somente agora é que foi dar........

    Eu preciso de uma lista de alimentos que nao contém lactose......pois levei a um alergista e le parece me que nao está nem aí......nao sei mais o que faço.....jah gastei horrores.....com medicos e medicamentos e até agora nds.....


    um Abraço
    Cristiane - SC

    ResponderExcluir
  2. Deve haver algum engano, pois, como nosso texto informa,não existe alergia a lactose. Aconselho que retorne ao alergista para que a oriente. obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. tenho uma filha de 11 meses e a um mês a me´dica gstro-peiatra suspeitou de intolerância a lactose, pediu que eu suspendesse o leite de vaca e todos os derivados, porém o quadro não mudou...minha filha continua tendo diarréias, vomitos e inchaços abdominais...por que isto acontece?

    ResponderExcluir
  4. A sua pergunta não pode ser respondida através de aconselhamento por e-mail, pois para isso, seria necessário analisar os dados clínicos de sua filha de forma minuciosa. Sugiro que retorne à pediatra para uma nova avaliação e modificação do tratamento. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/7/09 14:05

    ola
    Eu me chamo Vanessa tenho uma filha de 4 meses ela nao mama leite materno,pois o meu secou.Dou a ela leite de vaca com mucilom, so que de uns dias para ca ela nao quer mamar faz ancia ou mama so um pouco tem sono bastante,gosta de tomar mais liquido como agua e chas,o coco ta mais ou menos nem duro nem mole.
    Ja levei ela no medico ele disse que e uma virose do intestino que so para dar a ela liquido e remedio durante 3 dias leite nao.
    Mas fiquei com duvidas se pode ser reação ao leite tolerancia ou alergia.
    Sera que vcs poderiam me aconselhar melhor no que fazer.
    obrigada

    ResponderExcluir
  6. Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro1/7/09 20:57

    Olá Priscila
    Gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como definir a causa do problema de sua filhinha sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao pediatra para uma nova orientação se ela não melhorar. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  7. Meu filho esta com dermatite atopica e dermatite de contato..a medica passou leite de soja,,,,existe alguma relação entre a dermatite e o leite?

    ResponderExcluir
  8. sou Cris, Olá minha bebe tem sete meses mais aos seis meses,ela fez o teste de alergia e foi constatado que ela tem intolerancia a lactose mais agora nao sei o que dar a ela pois o alergista passou alimentacao de frango,nao sei o que fazer pois ela almoça e janta sopinha mais a mamadeira dela eu estou dando de frutas porque a de frango ela estava regeitando nao nao sei se alimenta pois ela dorme muito pouco...responda-me por fazor.Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Cris: a dieta de um bebê de 7 meses, em especial se tem intolerância à lactose não pode ser orientada através de email, sem que conheçamos detalhes do seu caso. Aconselho que retorne ao pediatra e peça uma orientação alimentar detalhada para sua filhinha.Obrigado pela visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  10. Meu filho mama na mamadeira e sempre depois vem a tosse è normal,tosse mas não vomita?

    ResponderExcluir
  11. Não há como afirmar a causa da tosse, mas seu relato sugere refluxo gastro esofágico. Não deixe que seu filho mame deitado ou dormindo. Além disso, só deve deitar uma ou duas horas após mamar. Recomendo que entre em contato com o seu alergista. Agradecemos sua oarticipação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu nome é Lidiane tenho um filho de 3 meses, com 1 mês e 10 dias iniciou o quadro de vomitos constantes, sendo assim o pediatra diagnosticou refluxo, com isso meu filho perdeu muito peso. Iniciamos o tratamento para refluxo, o qual não demonstrava melhoria, visto que os medicamentos "parecia" piorar as crises de vomito, com o passar do tempo, em posição de 30° constantemente meu filho raramente vomita e não toma nenhum tipo de medicamento. Com mais ou menos 2 meses percebi que ele evacuava varias vezes ao dia (fezes amarelo ouro, de consistencia pastosa, as vezes liquida e + de 10 evacuaçoes por dia), com 2 meses e 20 dias o pediatra suspeitou de alergia ao leite de vaca, fizemos então o teste de IGE para leite de vaca, que deu negativo ( menor 0,35), mudamos de leite, de NAN AR para Nestogeno 1, ele continuou com quadro de evacuações frequentes. Hoje estou testando o Neocate, desde então meu filho evecuou apenas uma vez no dia. Gostaria de saber mesmo o teste de IGE para leite de vaca dando negativo, ele pode ter alergia ao leite de vaca, ou ele tem intolerância a Lactose??? Agradeço pela ajuda!!!
    Lidiane R.
    Uberlândia - MG

    ResponderExcluir
  13. Lidiane: sua resposta foi enviada para seu email.Obrigado pela visita e pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  14. Olá meu nome é Danilae moro em Itapeva/SP. Espero que possa ajuda-los de alguma forma. Tenho uma filha e ela tem alergia a proteina do leite de vaca e da soja em líquido também. Eu amamentei ela até um aninho, pq aos 6 meses qdo tentei dar a ela o leite de vaca percebi as reações e foi aí que descobri a alergia dela ao leite, sintomas: urticaria em volta da boquinha dela, e coco muitas vezes ao dia com cheiro bem forte semelhante ao de desinteria. Bem fui ao pediatra e realmente não obtive sucesso pois ele não sabia do assunto só pediu para eu suspender tds os alimentos que contem leite. Bem a minha filha esta com 1 ano e 1 mês e não dou nd a ela que contenha leite de vaca. O único leite que a minha filha toma é Supra Soy que é um leite em pó de Soja, pq nem o líquido de soja ela pode tomar. Mais isso tudo meio que tive que descobrir sozinha, infelizmente os pediatras não acreditam qdo falamos que nossos filhos tem algo de diferente. Bem agora estou tratando com homeopatia por que descobri que tem uma vacina para ajudar no processo da cura da alergia, mais cada caso é um caso. Graças a Deus até agora esta acertando. Mais é um processo lento. Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Olá, minha filha de 5 anos e meio tem alergia a leite desde o nascimento e até agora não melhorou em nada. A ingestão causa edema de glote. Já estudei bastante sobre o assunto e sempre me dizem que não há nada a fazer. Agora ouvi dizer que existe uma vacina sublingual e gostaria de saber se conhecem e se é recomendável para o meu caso.
    Agradeço se puderem opinar.

    att
    Katya

    makabrun@globo.com

    ResponderExcluir
  16. Katya: não há unanimidade científica sobre o valor da vacina sublingual na alergia comprovada ao leite. Obrigada por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    sempre achei q meu filho tivesse refluxo pelo fato de muitas vezes vomitar o leite de vaca(nan,nestogeno e outros),ter o sono agitadissimo e nunca ter dormido uma noite inteira sem acordar pelo menos 3vezes.Enfim melhorou dos vomitos após mudar para o leite elegê de baixo teor de lactose,pois a pedi gastro acha q o q ele tem é intolerancia a lactose e ñ refluxo.O sono tb melhorou e o q percebo é q quando come várias coisas q contém leite,á noite ele não dorme bem.O q gostaria de saber é:-Ele tendo intolerância a lactose e tomando o leite com baixo teor, o qual esta se dando muito bem,mas consumindo outros produtos com lactose e ñ apresentando nenhum sintoma,poderá mesmo assim ta acarretando alguma coisa na saúde dele?ou ñ tem nenhum problema em ter intolerância e poder comer produtos com lactose?
    Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  18. Uma pessoa que possui intolerancia a lactose deve evitar ingerir derivados de leite. Aconselho que exponha sua preocupação ao pediatra do seu filho: ele conhece bem o caso, sendo a pessoa mais indicada para orientá-la. Lembro que o diálogo e a confiança que se estabelecem entre você e o médico do seu filho são a base para o sucesso do tratamento. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  19. valeria
    meu filho quando tinha ate 1 ano era super gordinho depois começou a perder peso e eu não decobria o que era, ele vomitava muito e tinha diarreia frequentimente e ainda tinha anemia muito forte agora ele estar com 3 anos e só pesa 12 quilos descobri a 1 ano atraz que ele tem intolerancia a lactose e não se cuira da anemia ele toma supra soy sem lactose e toma tambem fortine a lata de 400g toma combiron para anemia já fiz de tudo mais ele não ganha peso

    ResponderExcluir
  20. Valéria: infelizmente não posso atender sua solicitação através de email, pois é necessário examinar seu filhinho para definir a causa do seu baixo peso. Aconselho que exponha sua preocupação com o pediatra que trata dele. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  21. Tenho um filho com 9 anos alergico a leite, descobri quando ele tinha 9 meses atraves de 2 reaçoes gravissimas, depois de ingerir menos de meia colher de cafe de leite. Apartir dai ele nunca mais ingeriu leite ou derivados.Gostaria de saber se existe algum tratamento, pois sempre ouvi que o tempo se encarregaria de cura-lo, so que isto nao esta acontecendo.Quando ele coloca sem saber algum alimento que contem o minimo de leite a lingua doi e ele nem consegue engolir.

    ResponderExcluir
  22. Ainda não há um tratamento específico para alergia ao leite. Existem estudos sobre a imunoterapia (vacina) e sobre uso de anticorpos monoclonais, mas ainda não são conclusivos. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigada pela visita e volte sempre

    ResponderExcluir
  23. Denise de carvalho12/1/10 21:58

    tenho um filho de 8 meses e aos 4 meses descobri que ele tinha alergia a leite de vaca pois tentei dar o nan 1 e depois aptamil e as duas vezes ele teve alergia ate agora nao consegui levar ele a um especialista existe algum projeto gratuito pelo governo que possa me ajudar pois não tenho condições de mante-lo com leite de soja pois e muito caro obrigada

    ResponderExcluir
  24. Denise: os programas de saúde no serviço público variam de acordo com cada localidade. Aconselho que se informe na Secretaria de Saúde em sua cidade. Agradecemos sua visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  25. eliana ribeiro leodino1/2/10 21:45

    OLA ELIANA SERRANA MINHA FILHA HELOISA TEM 2 E 4 MESES TEM ALERGIA A LACTOSE DESDE 4 MESES FOI MUITO DIFICIL DESCOBRIR ELA TINHA ORTICARIAS BARRIGA INCHADA DIARREIA NAO TOSSIA MUITO PARECIA QUE IA MORRER DE TANTO TOSSIR MAIS GRAÇAS A DEUS descobri parei com tudo o que tinha leite corri atras de um leite que se chama pregomim que uma amiga me disse graças a DEUS deu certo demorou um pouco mas tudo deu certo todos os sintomas sumiram faz quase 2 anos que ela toma esse leite e ela esta maravilhosa graças a DEUS existi sim a intolerança a lactose a alergia do leite de vaca se eu der uma bolacha que conten leite os sintomas voltao todos mas eu so dou a bolacha nikito que e a base de soja e leio e releio todos os rotulos de tudo o que ela come se DEUS quiser quando ela completar 3 anos a alergia costuma sumir diz o pediatra dela que e um otimo medico exelente tchau

    ResponderExcluir
  26. Eliana: tanto a alergia ao leite como a intolerância à lactose são situações difíceis, mas com o acompanhamento de um bom pediatra, como é o seu caso, podem ser superadas com mais facilidade. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  27. Olá,meu filho têm 6 anos e 9 meses, descobri q era alergico a leite, poeira, crustacio, Pêlo de animais, desde bebê, todos os alergistas que passei sempre diziam a mesma coisa: Quando ele tivesse entre 5 e 6 anos melhoraria, fiz exame chamado de rast recentemente e nada melhorou até piorou. Ele sempre tomou leite de soja, até q uma médica disse q está sendo comprovada q a soja faz mal para crianças, o exame de calcio q ele fez está td bem, mas a Dra disse q esse exame não mostra o calcio dos ossos e sim o do sangue, desculpe- me escrever tudo isso mas estou preocupada gostaria de saber o q fazer, hj ele não toma leite de soja, não sei se ele têm falta de calcio, se a soja fez mal para o crescimento dele como suspeitou a médica, gostaria de saber se ele pode desenvolver outros problemas por causa da alergia e como evita-los .

    ResponderExcluir
  28. Compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para afirmar através de um aconselhamento por e-mail quais seriam os possíveis problemas que seu filho poderá vir a ter em consequência de sua alergia, baseado apenas no seu relato e sem uma avaliação pessoal.A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo1/4/10 21:16

    Oiii...
    Por que quando como/bebo algum derivado do leite, sinto dores abdominais, mal-estar, e inchaço?!

    ResponderExcluir
  30. Aconselho que procure um atendimento médico para orientação: o seu relato sugere que possa ser um tipo de intolerância à lactose. Mas, a avaliação médica é importante para afastar outras causas para os seus sintomas. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  31. Olá meu Nome é Josenilda Nunes dos Santos a minha filha tem 3 aninhos de idade e ela sempre apresetou a barriguinha destendida, ou seja muito fofa, fica com aquele barrigão enorme, levei ela para o pediatra especializado ele me disse que ela devido a lactose do leite e mandou que eu suspendesse todos os alimentos que contenham os derivados do leite, comprei o leite o qual ele recomendou, mas ela insiste em comer outros alimentos, como trabalho não tenho como monitorar tudo o que ela come, pois ela chora muito querendo comer os alimentos e também come escondida, e tenho medo que venha causar uma doença grave. Por favor gostaria que me dissesse algo com relação a esse fator o que pode acontecer se ela continuar comendo esses alimentos derivados do leite.

    ResponderExcluir
  32. Josenilda: é preciso muita disciplina e colaboração de todos da família para ensinar uma criança pequena a ter bons hábitos alimentares e a seguir uma dieta.O ideal é não ter em casa os alimentos proibidos disponíveis. Assim, ela se acostumará àqueles que são oferecidos. Por que não pede a ajuda de uma nutricionista? Hoje existem muitas opções de alimentos e de receitas saborosas sem lactose. Sugiro que visite o site: http://www.semlactose.com
    Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo5/5/10 10:04

    Olá, tenho uma filha de 9 anos, e já tem seis meses que ela está com os mesmos sintomas: dor de cabeça, vômitos pela manhã e dores abdominais quando come, todos os dias sem exceção, já fomos em vários especialistas e o último, pediu para fazer o exame de intolerância a lactose e endoscopia com biópsia, no ultrason apareceu um "caroço" de 1,7 cm, mas ninguém investiga, disse que é comum em criança, ela esta sem tomar leite a 10 dias, mas chora muito, que quer um pouquinho de leite, ela tem também um machucado na perna desde pequenininha, será que tem a haver com a intolerância? o que devo fazer, me ajude, já estou ficando preocupada, e ela me pedi ajuda, a única coisa que estou fazendo é levá-la ao médico.

    ResponderExcluir
  34. Compreendo sua preocupação mas o parecer que solicita não pode ser feito baseado em seu breve relato e sem avaliar o caso de sua filha de forma criteriosa. Coloco a nossa equipe ao seu dispor para uma avaliação pessoal de sua filha na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  35. sou Valdirene mãe da pequena Kyara de oito mese. ela é alergica a lactose como meu trabalho fica distante de minha casa dou par ela leite de soja mais ela não toma tem um outro alimento que posso usar? não estou conseguindo sugar o leite o suficiente para ela.
    bjoss
    Valdirene

    ResponderExcluir
  36. Olá tenho um filho que completou 3 anos, e em novembro de 2009 descobri que ele tem uma pequena alergia ao leite de vaca, junto com o médico ele começou a cortar algumas coisa derivada do leite e passou para o leite de soja,no começo eu não dei muito ouvido pois ele não apresentava sinal algum,só uma coceira no nariz e ficava com uma riniti.
    Como ele não melhorava ele cortou td e só pode tomar leite de soja e derivado da soja.Agora esta aparecendo uns carocinhos na pele dele e olhos ficam lagrimejando,teve uma crise de bronquite mt forte,será que o leite q faz isso td, mesmo sendo pouco a tolerância ao leite?Ele pode ficar bom e ter uma vida normal para poder comer de td,gostaria de obter mais informações,ele faz tratamento com vacina e vai td mês ao medico.
    Adorei conhecer o site,obrigado e um grande abraço!!
    Aguardo contato!!

    ResponderExcluir
  37. Nany: a alergia ao leite, quando efetivamente comprovada, implica na retirada do leite e seus derivados da dieta do alérgico. Mesmo quantidades ínfimas do alimento podem provocar sintomas variados (gastrointestinais, respiratórios, cutâneos). Não tenho condições para opinar sobre o caso do seu filho pois para isso seria essencial examinar pessoalmente. Aconselho que exponha sua preocupação ao alergista para que possa tranquilizá-la. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  38. Olá meu nome é Ana Paula e a pouco tempo fiz um exame de fezes onde o medico descobriu q meu filho era tolerante a lactose. Ele tem crises repetitivas de asma , gostaria de saber se uma criança tolerante a lactose tem alguma coisa haver com asma . Fico com muita pena dele pois ele adorava leite e agora naum pode mais tomar. Desde q ele nasceu sempre tomou leite de cabra e nunca me mostrou nada de errado. Será q a asma tem haver com lactose. obrigado.

    ResponderExcluir
  39. Ana Paula - a asma é uma doença de origem genetica (hereditária) e a intolerância à lactose não é uma causa direta da asma. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  40. Meu nome é Ana Paula e a pneumologista passou para o meu meu filho Singulair a noite e Seretide 2 jatos de 8 em 8 horas , depois de 12 em 12 horas e agora 1 jato de 12 em 12 horas. Vc poderia me explicar qual será o efeito q esses remédios irão fazer no Bernardo pois a Dra não me explicou como vai ser daqui pra frente. Vc acha q devo fazer um outro exame mais expecífico pra determinar essa intolerãncia a lactose.

    ResponderExcluir
  41. Ana Paula: os remédios que cita (Singulair e Seretide) são usados no tratamento de controle a longo prazo da asma, com objetivo de evitar crises. Aproveito para lembrar que mesmo usando os medicamentos, é importante também: 1) controlar o ambiente em sua casa contra poeira e ácaros, 2) detectar e controlar os fatores provocadores de crises 3) tratar a alergia que origina o problema, em especial nas crianças 4) corrigir problemas associados (por exemplo, se tem alergia nasal, respiração bucal, etc). Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  42. Olá!!Minha filha tem 10 meses e aos 6 descobri q ela é alergica á lactose,cada vez q dava danoninho,bolacha ou algum doce ela ficava com bolinhas vermelhas e seu rosto inchava,fiz um exame e deu o nivel 3 de alegia o alergologista disse q é o nivel mais alto da alergia,ate hoje ela mama no peito,toma leite de soja,suco de soja,danone de soja,mas se eu der qualquer coisa a ela q nao for de soja já comeca a ficar vermelha,oq eu faco??gerusa

    ResponderExcluir
  43. Gerusa: se uma alergia ao leite é confirmada, é essencial retirar o alimento e seus derivados da dieta da criança e manter acompanhamento periódico com o médico especialista em Alergia. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  44. Anônimo3/7/10 19:21

    minha filha tem 2 meses e mama pouco fiz os exames e deu intolerancia a lactose estou dando o supra soy por orientação da pediatra indicou ainda o vitalon mas não conseguir encontrar estou dando com mucilon apesar de saber que tem traços de leite mas minha bebe é muito choroninha poderiam me indicar outro suplemento de massa??

    ResponderExcluir
  45. Compreendo sua preocupação, mas não é possível atender sua solicitação, pois para isso seria necessária uma consulta médica para avaliar dados clínicos de sua filhinha. Aconselho que exponha sua preocupação ao pediatra que a acompanha a fim de que ele faça uma orientação adequada. Obrigado por sua visita e participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  46. OLÁ,MEU BEBE ESTA COM 42 DIAS,ELE MAMAVA 120ML DE NAN,AGORA TEM UNS 4 DIAS QUE SÓ MAMA 60 ML E NAO QUER MAIS SE EU FORÇO ELE FAZ ANSIA,TENTEI O NESTOGENIO,O NESTOGENIO COM MUCILON,NINHO FASES 1,NINHO COMUM E A MESMA COISA.O COCO DELE ESTA DURO DURO E FIDIDO.VOU LEVAR ELE AMANHA NO PEDIATRA,O QUE SERA? SERA ALGUMA ELERGIA A LACTOSE?

    ResponderExcluir
  47. Não posso atender sua solicitação, pois não é possível apontar a causa dos sintomas do seu bebê através de um aconselhamento na internet, sem examinar pessoalmente. Mas, aproveito para fazer algumas considerações: a lactose é o açúcar do leite e não causa alergia. O que causa a alergia são as proteínas do leite. A alergia ao leita pode se manifestar com sintomas diferentes, seja na pele (urticária)digestivos (cólicas, diarréia, perda de sangue nas fezes) respiratórios (asma), entre outros. A lactose pode provocar sim é intolerância, onde a doença e o tratamento serão bem diferentes. Aconselho que exponha sua preocupação ao pediatra do seu filho e siga suas orientações. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  48. Ola,meu nome e Luiza,tenho 39 anos e tenho intolerancia a lactose,quando foi diaguinosticado a intolerancia,minha medica me receitou que eu tomace lactase quando fosse ingerir algum derivado do leite.Gostaria de saber qual e a melhor hora se antes ou depois de ingerir o alimento.Gostaria de saber a sua opinião,pois curiosa e pesquisando sobre o assunto.Obrigado

    ResponderExcluir
  49. Luiza: cada pessoa deve ser orientada de forma personalizada. O ideal é usar antes de entrar em contato com a lactose.Aconselho que converse com seu médico para que a oriente adequadamente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  50. Meu filho amamentava no peito e dava aptamil de complemento desde que nasceu, quando fez 8 meses eu parei de amamentar e ficou com o aptamil. Foi então que ele teve uns 15 dias de diarreia e nada cortava, questionei o pediatra se poderia ser alergia ao leite de vaca, mudamos para varios leites sem lactose , varios. Até que paramos com o leite, dava so vitaminas com agua, a diarreia parou e depois começamos a dar o Nan soy e não deu mas diarreia.
    Fiquei até agora ele esta com 1 ano e mês com o Nansoy, mas ele não come muito bem. Então li que a digestão do leite de cabra é mais rapida, e comecei a dar este leite, já dei umas 4 caixas e não deu diarreia mas o apetite tbem esta igual.
    Minhas duvidas são:
    Leite de cabra ou de soja, qual é o melhor?
    Quem toma leite de cabra, precisa tomar ácido folico?
    O teste Rasti(acho que é assim que escreve), quando fazer para dar o resultado correto? pois já houvi dizer que pode dar resultado errado
    E outra coisa depois que retirei o leite de vaca da alimentação do meu filho, nunca mais reintroduzi para fazer o teste se realmente de alergia a proteina do leite. Será que não esta na hora?

    ResponderExcluir
  51. 1)O seu relato sugere que seu filho tenha apenas intolerância à lactose. 2) Se seu flho fosse alérgico ao leite não aceitaria o leite de cabra. 3) RAST (dosagem de IgE específica) não está indicado neste caso, pois como o nome sugere, é um teste específico para os casos de alergia à proteina do leite. 4)Não há como indicar qual é o melhor tipo de leite pois depende da aceitação de cada caso. Aconselho que peça orientação ao pediatra e se necessário, ele encaminhará seu filho para um especialista.

    ResponderExcluir
  52. Bom dia, primeiramente parabéns e obrigada por todas as informações !!
    Meu filho, hoje com 2 anos e 8 meses, tem alergia a leite, e descobrimos quando ele tinha 7 meses. Desde os 3 dias de vida que le tinha cólicas extremas, e só mamava no peito. Aos 4 memses tentamoss introduzir leite, mas ele não aceitava (nem sequer sugava a mamadeira) por sorte! Aos 6 meses ele teve a primeira crise respiratório e não estava gripado, apesar de ter procurado o médico que não entendia o porquê, nada foi diagnosticado. Aos 7 meses, tentei dar-lhe leite e ele cuspiu, segundos depois todoo redor da boca, lábios e pescoço que tiveram contato com o leite, ficaram vermelhos e com muito inchaço. No médico, fomos orientados a fazer o teste de RAST e constatou-se a alergia. o que me intriga é que ele nunca ingeriu leite, mas se tiver qualquer toque na pele, fica inchado, o olhos se fechame e ele fica quase louco coma urticária... as crise de falta de ar são constantes... seguimos à risca toda a dieta para não ter escape, vivemos apreensivos, e ele ainda não frequenta a escola em função disso. Qualquer contato com a pele ocasiona na urticária, ficamos preocupados se houver ingestão.
    Outro fator preocupante é que o nível de alergia nos testes de RAST e IGE só aumentaram, quando foi constatado o nível era II, depois com um 1 ano e meio era III e em dezembro agora era nível IV.
    Desde já agradeço as orientações,
    Lucélia Pardim

    ResponderExcluir
  53. Lucélia: se a mãe se alimenta de leite, pequenas quantidades da proteína do leite de vaca podem passar para a criança durante a amamentação.O seu relato sugere que seu filho seja portador de uma forma grave de alergia ao leite. Neste caso, não há como orientá-la através de um aconselhamento por e-mail. Seu filho necessita acompanhamento regular e rigoroso com alergista. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde,
    obrigada pelas informações!
    Tenho uma dúvida, gostaria de saber se quem tem alergia a leite de vaca pode consumir o leite de cabra? Já consultei dois alergistas- um deles disse que não tem problema e outro disse que tem problema! Há algum teste de IGE ou RAST para saber?

    ResponderExcluir
  55. Lucélia: o leite de cabra e o leite de vaca têm proteínas similares. Por isso não é adequada a indicação do leite de cabra aos alérgicos ao leite de vaca. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  56. ola meu nome e sandra tenho um bebe de8 meses que esta com diarreia a1 mes ja foi cortado pelo medico o leite ele esta tomando o leite de soja diminuiu bastante a diarreia mas continua fazendo de3 a4 vezes por dia devo parar de da o leite de soja ou espero me da uma ajuda por favor obrigada..

    ResponderExcluir
  57. Sandra: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como orientar o caso do seu bebê através de um aconselhamento na internet e sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar o caso e prestar maiores esclarecimentos Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  58. Alessandra Araujo3/5/11 20:35

    Meu Filho tem 6 anos e desde bebe ele tem problemas de vômito. Mamou no peito até 2 anos. Qdo tinha 1 ano descobri q ele tinha alergia moderada a leite mas, continuou tomando leite e comendo de tudo. Há 1 ano refiz o exame e o resultado foi o mesmo, ele começou a passar mal todo dia na escola (cólica e vômito) e cortei leite e derivados de sua dieta. Será q é esse o problema?

    ResponderExcluir
  59. Alessandra: o seu relato não sugere que seja uma alergia ao leite. Crianças portadoras de alergia à proteína do leite não suportam a ingestão do alimento, mesmo em quantidades mínimas. Aconselho que retorne ao elrgista e peça nova orientação. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  60. luciana Rover17/5/11 15:29

    luciana - Minha filha tem 4 anos e 5 meses,é alergia a leite e seus derivados e tb a clara
    do ovo, com 3 anos foram feitos alguns exames e constatou cristais de leucina na urina em grande quantidade, e o TGO e TGP estavam altissimos, foram repetidos mais 3 x e deram tudo negativo, mas agora fizemos uns exames de rotina e deu o TGO e TGP quase 8 x maior que o normal, estamos desesperados, estamos esperando uns exames ficarem prontos,desde ja agradeço...

    ResponderExcluir
  61. Luciana: compreendo seu sofrimento e gostaria poder ajudar, mas infelizmente não há como emitir um parecer sobre sua filha através de um aconselhamento na internet. Os resultados de exames laboratoriais não podem ser interpretados isoladamente: é essencial correlacionar estes dados com o histórico clínico e com o exame físico da criança. Caso more no Rio, a nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  62. Minha filha tem seis meses, e sempre que tento dar pra ela algum alimento que contém leite, ao redor da boca dela ou onde suja de leite fica cheio de manchas vermelhas.Isso significa que tem intolerância à lactose?

    ResponderExcluir
  63. Os dados que envia não são suficientes para se fazer um diagnóstico: aconselho que leve sua filhinha a um alergista.

    ResponderExcluir
  64. Olá, minha filha tem 1 ano e 2 meses. Aos 6 meses descobrimos que ela é alérgica à lactose. Suspendemos da vida dela tudo que tem lactose, porém quando fomos dar a vacina Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), antes da administração descobrimos que um dos excipientes era a lactose anidra, então por isso ela não tomou a vacina. E agora? Desde já agradeço qualquer orientação.

    ResponderExcluir
  65. Prezada Carol: como falamos no post, não é uma alergia. A criança pode ser alégica às proteínas ao leite, mas não tem uma alergia à lactose. Por isso, não há problema com as vacinas, a não ser que ela seja alérgica a um dos componentes. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  66. Paula Renata Xavier29/6/11 15:03

    Olá!

    Estou passando pra dizer que adorei o blog, conteúdo fantástico pra nós mamães... tenho um filho de 1 ano e 10 meses, o Pedrinho, ele tem intolerância a lactose e logo que descobrimos passei a procurar blogs que falassem desse assunto.. acabei por criar um blog tb, é a CASA DA PAULA www.paularxavier.com.br , onde procuro postar receitas sem leite, dicas e experiências pra outras mães também.
    Aguardo a visita e vcs!
    Bjs

    ResponderExcluir
  67. Paula: desejamos sucesso em seu novo blog. Agradecemos sua visita e seu depoimento ao nosso blog. Aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  68. Olá, meu nome é Josy tenho uma bebê de 9 meses e desde de os 6 meses, tentamos dar o Nan, Nestogen, Aptamil, Mucilon e sempre ela vomitava até que um dia ela vomitou e ao redor dos lábios, pescoço e axilas ficou com urticarias vermelhas, levamos ao peediatra e ela falou que poderia ser uma alergia, depois fui dar danoninho ela também vomitou, por finalmente, depois de muita insistencia a medica pediu para fazer o exame Rach(acho que é assim q se escreve) deu nivel 2, o q faço????

    ResponderExcluir
  69. Josy: o seu relato sugere que sua filha possa ter alergia à proteina do leite. Aconselho que a leve a um alergista.A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  70. david pimentel1/8/11 08:26

    meu filho tem 2 anos e não apresenta diarréia nem flatulencias, ele apresentava somente tosse, e uma anemia muito pequena. Mas foi feito o exame e ele tem intolerancia a lactose, será que existe uma intolerancia minima, e que os leites com 10% de lactose são uma solução mais viável?

    ResponderExcluir
  71. A intolerância à lactose resulta da deficiencia da enzima lactase, que digere a lactose. Mas, cada pessoa tem uma apresentação individual e deve ser orientada de forma personalizada,já que a aceitação do alimento é variável para cada pessoa. Aconselho que peça esta orientação ao alergista que acompanha seu filho. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  72. Anônimo7/8/11 19:35

    ola minha filha esta com 2anos e 10meses, e a 2 semanas depois de ter tomado um medicamento omeopatico em gotas incho os ovos e deu urticaria pelo corpo a des de entao ela vem sofrendo com urticaria constante estou desesperada pois tenho medo do edema de glote me ajudem tudo q do a ela esta dando reaçao alergica ela ficou gripada e dei o nac ela sempre tomou e deu reaçao alergica do predisim quando ta muito inchada o q mais posso fazer

    ResponderExcluir
  73. Peço sua compreensão,mas não é possível fazer o diagnóstico e indicar tratamento sem examinar sua filha pessoalmente. Aconselho que a leve para consulta com um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  74. ola,me nome é Solange e tenho uma filha com 9 anos,mas aos 4 anos ela teve pneumonia que foi constatada uma bactéria no pulmão,desde então passou a ter intolerância a lactose.gostaria de saber se algum dia ela vai poder voltar a tomar leite e seus derivados.

    ResponderExcluir
  75. Solange: não posso emitir um parecer sobre seu filho sem examiná-lo. Contudo, lembro que nos casos de alergia ao leite, o alimento deve ser afastado. Nos casos de intolerância, algumas pessoas toleram o alimento em menor quantidade. Aconselho que peça esta orientação ao médico que trata dele, pois conhece seu caso, sendo a pessoa mais indicada para opinar. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  76. Anônimo2/9/11 20:27

    Tenho uma filha de 2 anos e que tem intolerância a lactose. E, alem disso tem anemia,a pediatra dela passou ULTRAFER mas depois que ela começou a tomar tem sentido diarreia frequentemente.Sera que é do medicamento?Qual vocês sugeriam?
    Grata,
    Karla

    ResponderExcluir
  77. Karla: pode ser uma reação adversa ao medicamento. Aconselho que entre em contato com a pediatra de sua filha para que avalie e oriente nova conduta. Peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho de Medicina: não prescrevemos nem indicamos nomes de medicamentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  78. Anônimo3/9/11 23:15

    ola, a poucos dias descobrir que meu filho tem alergia a leite de vaca, ele ta com o corpo todo cheio de urticaria no corpo muitos vermelhidaos, o pediatra o encaminhou para um alergista será que até a consulta posso passar o creme UNIVERSAL, só para evitar que ele fique cossando??? Outra duvida qualquer coisa que contenha leite até mesmo e baixa quantidade causa reação???e a alergia dá febre??????

    ResponderExcluir
  79. Ao ser confirmada a alergia, é preciso suspender leite e seus derivados, já que mesmo a ingestão de mínimas quantidades do alimento pode provocar a reação. O uso de creme universal pode ser feito mas peça a orientação do pediatra do seu filho que o conhece bem. A febre pode ser um sinal de complicação do quadro alérgico. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  80. urgente responda !!!!!!!olá pessoal tenho uma bebe de 4 meses e quase 3 semanas,ao tomar leite a" 1° vez"(havia tomado 1 lata com 23 dias sem reação)o rosto fica vermelho, corsando, calombinhos.pediatra disse que é intolerancia a lactose.mandou dar leite a base de soja.dizem que soja ñ faz bem para menores de 2 anos.Vcs concordam? o que dou então?ah! pq ñ tem alergia do leite do peito? tomo leite todos os dias.volto para o trabalho 30/09 ñ pegou a mamadeira ainda pq ñ sei o que dar.é urgente!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  81. Alergia ao leite é diferente da intolerância ao leite. O pediatra examinou pessoalmente e avaliou os dados clínicos de seu bebê. A análise feita num aconselhamento na internet não substitui a orientação do médico baseado no exame físico presencial. Aconselho que exponha ao pediatra as suas dúvidas. Lembro que o diálogo e a confiança entre o médico e a família são fundamentais para o sucesso de um tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  82. olá meu nome é stephanie, tenho um filho de 2 anos desde q nasceu tinha um pouco de refluxo ja tomou varios tipos de leite ultimamente desde q completou 1 ano toma leite de caixinha vaca , a medica nova dele pediu exame de rast o resultado foi beta lactoglobulina f77 , ele falou q eu tinha de cortar tudo q tivesse lactose da alimentação dele. porém ele não tem sintomas como vomito ,diarreia, manchas na pele. a unica coisa foi um refluxo q deu no resultado do ultrasson porem ele nao vomita.
    gostaria de saber se posso introduzir o fortine
    na alimentação dele ele ja tomou 1 lata não teve reação nenhuma? por favor me ajudem?

    ResponderExcluir
  83. olá,
    sou Maria, tenho um filho de 2anos. foi diagnosticado, aos 4 meses de vida, que tinha alergia a leite. fui a diversos médicos e hoje vejo que há uma grande confusão com relação a esse problema, muitos profissionais não sabem como orientar corretamente as mães. fiz muitos experimentos, pus a vida do meu filho em risco. hoje ele toma peptamen e mesmo assim ainda apresenta sintomas. rezo para que ele cure, se é que haja uma cura para isso (um pediatra, o atual do meu filho, diz que não existe), na duvida excluo tudo que tem um minimo de leite. ah, e nao se deve confiar tanto assim nos rotulos dos produtos, alguns têm leite mesmo tendo a negativa no rotulo. muitas vezes me sinto perdida por não ter o que dar pra ele comer.
    bjss

    ResponderExcluir
  84. Stephanie: A sua solicitação não pode ser atendida através de um aconselhamento na internet. É importante conhecer os dados clínicos do seu filho para orientar adequadamente e sem riscos. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  85. Maria: obrigado pelo seu depoimento. Convido que visite o site sobre a alergia ao leite: http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/

    ResponderExcluir
  86. olá meu nome é Cintia sou mãe de uma criança de 3 anos que tem intolerância a lactose a mais de 1 ano ela toma leite sem lactose procuro fazer os lanches dela em casa mesmo para evitar qualquer problema...Gostaria de saber mais da enzima lactase crianças dessa idade pode tomar?? (receitada por gastro-pediatra logicamente)o SUS fornece ?
    Desde ja agradeço.
    p.s. adorei o blog

    ResponderExcluir
  87. Bom dia meu nome é Claudia tenho um filho de 3 anos e 3 meses que tem alergia a lactose pelo o que o medico disse,ele apresentou este quadro com 2 anos e 9 meses,até então ele nunca tinha tido nenhum tipo de reação ele passou 6 meses seguido com infecção hora de ouvido ,hora de garganta,acabava um antibiótico começava outro.Levei em um otorrino que pediu o exame IgE,leiteF2 que diagnosticou intolerancia classe I 0,62 e então disse que as infecções seriam por conta da intolerancia a lactose,mas msm tirando todos os alimentos,as infecções continuaram,levei em outro e esse me disse que não tem nada a ver as infecções com a intolerancia.Estou meio perdida poderiam me ajudar? Ele tem rinite e a adenoide com tamanho um pouco alterada.

    ResponderExcluir
  88. Claudia: lactose é o açucar do leite e não provoca alergia. A dosagem da IgE por sua vez se relaciona à proteina do leite e não à intolerância. O seu relato sugere que as infecções sejam relacionadas à rinite alérgica e não à reação alimentar. Escreva para nosso email e enviaremos uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite. Gratos por sua visita,

    ResponderExcluir
  89. tenho um filho de 1ano e 7 meses,ele tem intolerância a produtos com lactose,mais ñ encontro produtos sem lactose pra ele ,onde eu posso comprar?

    ResponderExcluir
  90. As casas de revenda de produtos naturais oferecem muitas alternativas de produtos sem lactoise. É importante que leia atentamente os rótulos dos alimentos.Convide que visite o site Sem lactose: www.semlactose.com Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  91. Estes produtos podem ser habitualmente encontrados em lojas de produtos naturais.Convido que visite o site: Sem lactose (www.semlactose.com) Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  92. Cintia: A lactase é a enzima responsável pela hidrólise da lactose (quebra da lactose em galactose e glucose). É justamente a deficiência na produção desta enzima pelo nosso organismo que é a causa principal da intolerância à lactose. O uso de suplementos de lactase não é usado habitualmente em crianças pequenas. Consulte o médico do seu filho. Visite: www.semlactose.com Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  93. Meu filho tem 1 ano e 2 meses e foi diagnosticado alergia a proteina do leite, entao toma leite de soja, iniciei singular a dois dias por indicação medica e os sintimas de diarreia voltaram, li a bula e vi que esse medicamento conten lactose, sera esse o motivo da volta da diarreia?

    ResponderExcluir
  94. Converse com o alergista do seu filho. O fato de ter alergia à proteina do leite não significa que terá intolerancia à lactose. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  95. Ola meu nome é Cristianne, quando minha filha tinha 3 meses descobri que ela tinha intolerancia a lactose. Hoje ela tem 2 anos e ela fez o IgE de leite e deu que ela não tem alergia a leite, o exame deu inferior a 0,10 por esse exame da para saber que ela não tem intolerancia a lactose tambem? Ou ela pode não ter alergia ao leite mais ter intolerancia a lactose?

    ResponderExcluir
  96. Cristianne: a dosagem da IgE é um exame específico à proteína do leite. Na intolerância à lactose, o organismo tem uma incapacidade de digerir o açucar do leite. Já na alergia ao leite, há um processo imunológico às proteínas do leite. Ou seja, as duas situações são bem diferentes e não guardam relação entre si. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  97. o´la eu tenho um bebe de 4 meses e mama no peito e pela primeira vez dei leite NAN1 pra ele,mas notei que na hora que dei ele e teve um vermelhidão ao redor da boquinha e inchaço que durou cerca de meia hora,fiquei desesperada o que deve ser,pois estou com medo de dar outra vez e acontecer de novo,aguardo a resposta grata....

    ResponderExcluir
  98. Vivianne: o parecer que solicita não pode ser emitido sem avaliar seu filho pessoalmente. Aconselho que fale com o pediatra do seu filho antes de dar novamente o leite para ele. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  99. Olá, tenho um filho de 3 meses, e com 1 mês e meio dei Aptamil para ele 2 vezes. Na terceira vez deu uma reação alérgica nele, começou a ficar todo vermelho e a dar umas ''pilotas'' brancas no corpo todo. Agora meu leite está secando e estou com medo de dar mamadeira. Como eu faço? Como faço pra saber que leite eu posso ta dando a ele? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  100. Ieda: o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Não aconselho que tome nenhuma atitude sem a orientação do pediatra do seu filho. É preciso analisar criteriosamente os dados clínicos para orientar de forma adequada. Caso seja necessário, encaminhará ao especialista.Conto com a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  101. Anônimo4/2/12 10:01

    olá meu nome é Lourdes, eu tenho uma filha de 1 ano e dois meses, só agora descobrir que ela tem alergia a lactose, ela apresenta diarreias constantes e nao esta se desevolvendo no peso, a medica pediatria diagnosticou que suspendesse todos os produtos derivados de leite. porem eu gostaria de ter uma segunda avaliaçao medica atraves de voces. de como devo fazer, me alimentar e alimentar o meu bebê para haja um desenvolvimento correto

    ResponderExcluir
  102. Lourdes: o seu relato sugere que seu filho não tenha alergia mas sim uma intolerância à lactose, ou seja, neste caso há uma deficiência ou da falta de uma enzima chamada lactase, que serve para digerir a lactose (o açúcar do leite). Assim, se a digestão não ocorre devidamente,surgem os sintomas, como por exemplo, a diarreia. Mas, para afirmar é essencial avaliar sua filha pessoalmente. A análise feita num aconselhamento na internet não substitui a orientação baseada no exame físico presencial. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  103. OLÁ, TENHO UM FILHINHO DE 2 ANOS E 2 MESES, ELE AMA LEITE COM MUCILON, MÁS ESTÁ APRESENTANDO JÁ ALGUM TEMPO UM ENORME ALERGIA, FICA COÇANDO O NARIZ, TOSSE E CORIZA, FIZ EXAME E DEU ALERGIA A LEITE, OVO,CACHORRO, POEIRA, ENTRE OUTROS,TENHO QUE TIRAR TOTALMENTE O LEITE E SEUS DERIVADOS? NÃO É IMPORTANTE PARA O SEU DESENVOLVIMENTO? QUANDO TIVER ATACADO DA ALERGIA POSSO DAR O DESALEX? OBRIGADA

    ResponderExcluir
  104. GÊ: a retirada dos derivados do leite da dieta do seu filho deve ser acompanhada pelo médico, a fim de suplementar os nutrientes necessários, de acordo com as características clínicas do seu filho. Assim, poderá manter uma dieta saudável,mas ao mesmo tempo, isenta de riscos para sua alergia. Os sintomas que relata sugerem que ele também tenha uma rinite alérgica. Desalex é apenas uma medicação para aliviar sintomas, mas não trata a doença que originou o problema. Caso queira receber nosso livro sobre a Rinite, "É mais feliz quem respira pelo nariz", escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e teremos prazer em enviá-lo para você. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  105. Elisiane,pelotas rs ola sou mãe de uma menina de 5anos,tudo que ela comia era so a base de leite após muitos exames foi constatado intolerancia da lactose.estou completamente perdida pois, ela não gosta nem de fruta.agora ela vai p escola e não sei o que fazer.os produtos de soja ela não quer tomar.olha que insisto.obrigado.

    ResponderExcluir
  106. Elisiane: aconselho que converse com o pediatra e com o alergista de sua filha. Eles conhecem seu caso e poderão orientá-la sobre os medicamentos mais adequados para seu caso. existem receitas muito gostosas de lanchinhos sem leite Você pode obtê-las em sites especializados. Convido que leia:http://blogdalergia.blogspot.com/2011/04/faca-festa-mas-alergia-alimentar-nao.html Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  107. Anônimo2/3/12 12:36

    Tenho uma filha com 5 anos e até à uma semana atrás ela comia de tudo e nada lhe fazia mal.
    Na semana passada ela ficou com diarreia e notei que era quando bebia leite ou iogurtes que piorava, entretanto melhorou da diarreia mas à 4 dias atrás começou a vomitar 1 vez durante a noite, fui com ela ao médico e ele disse que era melhor ela ir ao pediatra para ver se ela é alergica ou intolerânte à lactose.
    Gostaria de saber que tipo de testes é que costumam fazer para saber identificar o problema.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  108. A base para o diagnóstico é clínica, ou seja, de acordo com a avaliação criteriosa feita pelo especialista. Os testes alérgicos (na pele ou no sangue) servirão para complementar o diagnóstico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  109. Bom dia gostei muito de todas respostas olha tenho um bebe de 1ano e tres meses. com sete meses ele parou de mamar no peito.quando ele nasceu comia muito e introduzir leite nan mais como resecou muito passei para o leite ninho, desde dos tres meses. quando ele fez um ano e dois meses passei a dar o leite cemil ai começou a sair carocinhos no corpo alguns avermelhados no rosto,nariz congestionado,crises de dor de ouvido.levei no medico e ela disse que era alergia ao calor.ele tornou gripar e levei em outro pediatra que me passou um teste de alergia os resultados forao os seguintes
    ige pernilongo (171)resulato menor que 0,1
    ige total 244 ku/l
    ige para leite (f2)0,11 ku/l
    ige para cacau (f93)menor que 0,01ku/l
    uma medica falou que deu alergia ao leite de vaca para tirar tudo da alimentaçao dele .o outro disse que nao deu nada.estou preocupada e apavorada com a situaçao.desde ja muito obriga. Darlene

    ResponderExcluir
  110. Anônimo5/3/12 22:29

    Ola minha filha tem alergia ao leite de vaca ela tem dois anos gostaria de saber se tem cura]obrigada

    ResponderExcluir
  111. Darlene: não tenho condições para emitir parecer específico para o caso do seu filho sem uma avaliação pessoal e criteriosa. Mas, a simples interpretação do exame não é sugestiva de alergia ao leite. Aconselho que leve seu filho a um médico especialista em Alergia. O site da ASBAI (www.sbai.org.br) tem um setor onde poderá localizar os alergistas em sua cidade. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  112. Não posso emitir um parecer sobre o caso de sua filha sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Algumas crianças tem casos de alergia ao leite mais leves outras são mais graves. Estudos mostram que cerca de 80% passam a tolerar o leite após os 4 anos de idade. Aconselho que converse com o alergista de sua filha.

    ResponderExcluir
  113. Vivo em Portugal e tenho um filho com 17 anos que desde as primeiras semanas de vida é alérgico ao leite. Desde essa altura a nossa vida mudou por completo pois em caso de contacto com leite o Luis corre risco de vida.Aprendemos a viver com essa situação pois o leite aparece disfarçado em muitos produtos que consumimos.Alguns só descrobimos a caminho das urgências do Hospital.Sempre tivemos a esperança que a idade resolvesse o problema, mas a verdade é que no nosso caso não.Na última vez que ele fez alergia comeu um bife panado em pão e o tempo de chegada dada a distância ao hospital foi-lhe quase fatal. Ássim descobrimos que a maioria do pão que se vende nas padarias leva melhorantes de leite. A cerca de 1 ano o Luis começou um tratamento no Hospital um tratamento de dessensibilização e indução ou introdução de leite. É um tratamento simples em que , usando as palavras da médica, toma-se o veneno.Em primeiro diluido em água e cada vez menos diluido vai se tomando o leite de maneira que o organismo vá se "habituando" a essa realidade.Não é doloroso mas requer paciência pois os progressos são lentos e os recuos muito rápidos.O Luis é um excelente aluno e atleta de natação.Conselho:começem o tratamento o mais cedo possível,qualquer que seja, e atenção nos produtos como enlatados,pré-confeccionados,mo -
    lhos, pão, e outros.Gostaria de saber as vossas
    experiênçias e já agora dos métodos de tratamento que estão a usar nesses casos mais graves.luizofonseca@portugalmail.pt.Luiz Oliveira

    ResponderExcluir
  114. Luiz: obrigado por seu depoimento. O tratamento de dessensibilização está sendo feito também no Brasil. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  115. oi meu filho tem intolerancia a lactose . so que ele ainda mama peito isso pode eu tenho q tirar eli do peito..

    ResponderExcluir
  116. Mantenha a amamentação e siga as orientações do pediatra que trata do seu filhinho. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  117. Anônimo5/4/12 20:07

    Olá meu nome é Thaís, tenho uma filinha de 5 meses, até os tres meses ela só mamava, até então ela fazia coco normal, mais como eu estudo tive que começar a dar o NAN 1 mais rececou ela, levei na pediatra e ela mudou para NESTOGENO mais deu muita cólica e prisão de ventre, e coco duro . Comecei dar leite de cabra mais não adiantou, e voltei para o NESTOGENO mais ela não esta se dando esta com o coco muito duro chega a sair sangue. SERA QUE É ALERGIA OU UMA OUTRA COISA A VER COM A LACTOSE ? (Poe gente leza tem como me responder logo pois preciso tomar providencias. Agradeço antecipadamente.)

    ResponderExcluir
  118. Thaís: o seu relato não sugere que seja uma alergia ao leite. Infelizmente não é possível definir um diagnóstico baseado apenas nos dados enviados. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  119. olá.. a minha filha de 2 anos fez um exame de alergia RAST F2 - LEITE E DERIVADOS que deu 0,59 e outro IMUNOGLOBULINA E(IgE) que deu o resultado de 37,00. gostaria saber se esta normal o exame dela?? por favor me enviar a resposta atraves pelo e-mail lu_alquati@hotmail.com
    obrigadaa..

    luh Fortunato

    ResponderExcluir
  120. Boa noite,minha filha está com 1ano e 1mês, desde o 1° mês de vida ela foi diagnosticada com alergia a proteína do leite de vaca, ela tinha distensão abdominal, sangue nas fezes, quando mamava chorava, sentia um sono logo após a manada que não durava nem 3min e ainda sentia fome toda hora. Na época começou a tomar a fórmula álvares, mas com seis meses passou a tomar a.fórmula neocate por ter rejeição a aquela. No dia 12 de abril deste ano começou a ter vômito, febre, diarréia e distensão abdominal, realizado exames não houve alteração, mas a médica diagnosticou como virose. Este quadro durou uma semana e quando estava quase recuperada começou tosse e espirros com catarro, e distensão abdominal. Após mais uma semana começou a diarréia com alguns episódios de vômito, com distensão abdominal, mas sem febre. quase recuperada, já dois dias sem diarréia surgiu hoje febre de 38°. Nos exames continuam sem alteração. Foi feito exame de sangue oculto nas fezes, mas deu negativo. Pode ser alergia? Pode ser ao neocate?

    ResponderExcluir
  121. Luh: os dados enviados não são típicos de alergia ao leite e devem ser analisados relacionados aos sintomas que sua filha apresenta. Aproveito a oportunidade para orientar que os comentários enviados são respondidos através do blog. Para receber respostas pessoais, é preciso que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  122. Os dados que envia não são suficientes para afirmar a causa dos sintomas de sua filha. É preciso avaliar criteriosamente todo o conjunto clínico do seu histórico. Uma análise feita pela internet baseado apenas nos poucos dados enviados pode induzir a erros de diagnóstico e conduta Conto com a sua compreensão e coloco a nossa equipe médica ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  123. Tenho 72 anos e comecei a apresentar diarreias líquidas quando faço uso do leite no café da manhã. Fiz o teste de intolerância à lactose e o resultado foi positivo. Devo suspender totalmente o leite e derivados,já que só passo mal se tomo o leite no café da manhã?

    ResponderExcluir
  124. Existem leites e outros produtos sem lactose que poderão ser ingerido. Convido que visite o site: www.semlactose.com Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  125. Anônimo3/7/12 15:54

    Tenho um filho com 1 ano e 1 mes, quando ele estava com 11 meses teve uma urticária, que durou cerca de 07 dias, tomou predisim e hixizine para melhorar. Depois disso, apresentou algumas bolinhas pelo corpo, com algumas partes vermelhas, como se a pele estivesse arrepiada o tempo todo. Em uma dessas vezes, ficou com o nariz e ao redor da boca, muito vermelhos, chegando a descascar a pele do nariz. Ele pesa 11kg, não tem diarréia, fica gripadinho poucas vezes e já teve uma infecção, no mes passado, sendo a primeira vez que tomou antibiótico (azitromicina). Fez vários IGEs, total, para alimentos, pelos de animais, frutos do mar e todos deram negativos. Ele não toma outro leite a não ser o materno e eu tenho feito uma dieta rigorosíssima, não como nada com leite, não como carne vermelha, entre outros. E ele se alimenta com frutas diversas e sopinha de frango, feijão, verduras e legumes. Será que ele tem alergia a leite, ou algum tipo de intolerância. Por favor, me ajudem!


    MUITO GRATA. GLAUCE

    ResponderExcluir
  126. Glauce: peço sua compreensão, mas não é possível fazer o diagnóstico se seu filho tem alergia à proteina do leite ou se tem uma intolerância à lactose através da internet. Contudo, seu relato não sugere que seja o seu caso. Aconselho que converse com o pediatra, exponha seus temores e dúvidas para que possa orientá-la. Lembro que o diálogo e a confiança são sentimentos básicos numa relação entre a família e o pediatra. Caso seja necessário, ele poderá encaminhar seu filho para um alergista. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  127. Meu sobrinho tem seis meses, e agora seus pais decidiram dar leite p ele, mas todos q eles tentaram causou orticaria, então o médico disse que le é alergico a lactose. Gostaria de saber se esse sintoma é mesmo da doença? se a doença tem tratamento e se ele corre algum tipo de risco de morte por conta da mesma e etc....

    ResponderExcluir
  128. Não existe alergia à lactose. O que existe é a intolerância à lactose quando a criança tem deficiência da enzima lactase, que digere a lactose. É possível que seu sobrinho tenha alergia às proteínas do leite de vaca, uma manifestação do sistema imunológico. Convido que visite o site "Alergia à proteína do leite de vaca" (http://alergiaaoleitedevaca.com.br/entenda_alergia.php?id=24) onde encontrará muitas informações sobre o tema. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  129. Oi, meu nome Gorete.
    Tenho um sobrinho que tem APLV, alergia a Caseína, alergia a proteina do OVO e alergia a corante, detectados por IGE e pelo dia-a-dia. já temos um pouco de experi~encia com a mãe dele.
    Pergunto: Produtos a base de soja podem conter proteína que se assemelha à caseína?
    Ele toma Supra Soy sem Lactose. Não come nada com leite; Ele não ter alergia a soja;
    Logo, o que for a base de soja ele pode comer, correto ?

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  130. Gorete: não tenho condições para emitir um parecer específico sobre seu sobrinho sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Crianças portadoras de alergia às proteínas ao leite e que não tenham alergia a soja, podem ingerir alimentos com soja. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  131. Boa noite! Sou da área da saúde e gostaria de saber o nome dos exames laboratoriais, para diagnosticar intolerância a lactose? obrigada.

    ResponderExcluir
  132. Luis: o laboratório A+ (grupo Fleury) realiza a avaliação de intolerância à lactose Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  133. Boa noite meu nome e Jocieli meu filho tem 3 meses e meio e toma o Nan Soy desde 33 dias. Ele fez o exame chamado rast a alergia a proteina do leite com 40 dias e deu negativo, juntamente com o de intilerancia a lactose q tbm deu negativo, porem qndo ele completou 3 meses tentei dar o aptamil com lactose e ele teve vomito em jato, pa isso acontece se os exames dele deram os 2 negativos? O pediatra suspeitou da intolerancia pois ele tinha o coco mto verde e mtas colicas, mas nunca teve diarreia, so teve vomito em jato agora com 3 meses qndo tentei voltar p o leite com lactose. Fiquei perdida o pediatra disse q pode ter dado um falso negativo os examrs dele isso e possivel? Estou muito confusa.

    ResponderExcluir
  134. Jocieli: não tenho condições para opinar especificamente sobre seu filho pela internet. Mas, vale lembrar que nem sempre exames são definitivos, em especial nas crianças pequeninas e neste caso a análise é clínica, ou seja, se baseia na avaliação feita pelo médico. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu filho e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  135. boa noite,
    dra. meu filho tem 2 meses a mãe não tem leite. Neste momento esta internado no UTI, tendo confusões, as crises começaram depois de começar a tomar LEITE ARTIFICIAL, a Dra. responsável pelo tratamento fez hoje o exame de intolerância a lactose e deu POSITIVO. diante disso, ele começou a tomar hoje 02--4-2014 o leite PREGOMIN especial. Dra. a pergunta de um Pai, alergia ao leite pode provocar casos tão graves como confusão... por favor responder. meu email. jamison_ed.fisica@hotmail.com . muito obrigado

    ResponderExcluir
  136. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  137. Ola.
    Tenho uma bebe de 5 meses. Aos 2 meses meu peito pedrou e dei a ela o Nan 1. Ela tomou quase uma lata gradativamente. Meu peito sarou e continuei com o peito exclusivamente. Aos 4 meses tentei dar novamente e depois de 1:00 hora ela vomita tudo. Mudei p o Nestogeno 1. Dou so 10 ou 20 ml no maximo e vomita fica com os olhos fundo e molinha. A Dr. Falou que era normal porque ela ta muito acostumada com o peito. Mas mesmo assim jaja ela faz 6 meses e tenho que dar algo a ela. Não sei o que fazer... Uma amiga mandou eu dar o ninho mas nao sei o que faco. Me de um conselho por favor .

    ResponderExcluir
  138. A pediatra que trata do seu bebê é a pessoa mais adequada para orientar o alimento mais adequado. Não recomendo que dê nenhum produto sem antes ouvi-la. Cada criança é única e por isso, o que é bom para uma, pode não ser para outra. Se for o caso, a pediatra encaminhará a um médico especialista em Alergia. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  139. Sou Caroline,meu filho tem 1ano e 7meses e é muito alergico há muitas coisas e principalmente de comida e leite, começamos um tratamento e estamos fazendo exames e teste para ver se conseguimos descobrir qual o tipo de alergia que ele tem e ao que; já saiu alguns resultados de exames vcs poderiam me ajudar dizendo o grau de alergia dele se eu passar os resultados?

    ResponderExcluir
  140. Caroline: sinto muito, mas não poderemos ajudar. Obedecemos as normas do Conselho Federal de Medicina que não permitem fazer diagnóstico através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  141. Oi. Boa noite... Eu gostaria de saber se alergia a leite de vaca causa febre. Apenas febre, sem nenhum outro sintoma. Minha filha foi diagnosticada com APLV aos 6 meses. ela tem 11 agora, eu queria saber se ela ainda tinha alergia aí eu comi leite e dri de mamar . Ela ta uns 3 dias com febre alta sem nenhum outro sintoma. Coco normal. Sem vomito. Sem urticaria. Nada. Só febre. Pode ser alergia?

    ResponderExcluir
  142. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  143. Olá meu nome é Viviane. Tenho um filho de 5meses dei a ele leite de casinha com mucilon. Mas notei algo estranho toda vez que eu dava,pois não estou dando mais,ele ficava com a nuca e com o queixo todo vermelho.Pode ser que ele tenha problema com a lactose.Por favor me responda essa dúvida que tenho.Obrigada

    ResponderExcluir
  144. Viviane: O seu relato não permite afirmar se seu filho apresenta alergia à proteína do leite . Mas não há como fazer este diagnóstico sem examiná-lo pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu filho e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  145. Olá me chamo estella
    gostaria de saber qual o valor de imunoglobulina para tá com alergia .

    ResponderExcluir
  146. O Valor da IgE (imunoglobulina E) varia de acordo com a idade e com o método de dosagem utilizado pelo laboratório. O nível sérico de IgE total costuma ser indetectável no neonato, atingindo concentrações maiores em adultos jovens. Em média valores até 100 a 160 UI/ml são considerados normais em adultos. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  147. Ola , meu filho tem 6 meses desde recem nascido que ele gofa mt , sempre achei que era fora do normal, porq ele gofa de troca de roupa td hora , aii entao voltei a trabalhar tem 3 semana e minha mae notou q durante o dia ele nao gofa . É so eu chegar e da o peito a ele , que ele gofa mt , seria tolerancia a lactose ?

    ResponderExcluir
  148. Os dados que envia em seu relato não são suficientes para fazer diagnóstico do seu filho pela internet. É essencial examinar pessoalmente. Aconselho que peça ao pediatra que trata dele que a oriente Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  149. EU NAÕ TENHO INTOLERANCIA A LACTOSE , SOMENTE É PROBLEMA DE PRODUÇÃO DE MUCO NA GARGANTA MUITO INCOMODO, GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM OUTRO LEITE QUE EU PUDESSE TOMAR SEM SER LEITE DE SOJA OU VACA?

    ResponderExcluir
  150. Fergom: existem opções para substituição do leite, mas para orientar é preciso conhecer seus dados clínicos, intolerâncias, alergias, de forma mais criteriosa. Até mesmo avaliar se a causa da produção de muco que descreve, se é mesmo o leite ou outros fatores não percebidos. Orientar sem uma análise criteriosa e baseado apenas nos poucos dados enviados em seu relato pode gerar erros e problemas. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  151. Olá gostaria de saber se eu tenho alergia a leite fiz o IGE(F2) para leite de vaca e deu <0,10

    ResponderExcluir
  152. Oliveira: a dosagem de IgE específica para leite de vaca <0,10 não indica alergia. Contudo, lembro que o diagnóstico não se baseia apenas na dosagem da IgE específica ao leite. É preciso dosar também para as proteínas do leite e analisar a história clínica do paciente. Se necessário, testes cutâneos deverão ser realizados. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  153. minha bebe tem 1 ano e 6 dias de vida, teve uma assadura muito ruim devida ao polvilho que estamos acostumadas a comer, mas cortei, ela parou, mas comeu de novo na sexta e hoje no domingo nao saiu a assadura.
    fui ao UPA e a pediatra disse que ela é intolerante a lactose, mas não teve nenhum sintoma a cima, somente a assadura. o que acha que possa ser? obrigada, boa noite.

    ResponderExcluir
  154. Bom dia. Não é possível fazer diagnóstico sem examiná-lo. A melhor orientação que podemos lhe passar, é você procurar um especialista para investigar a possível causa... ou seja, se isso é alérgico ou não. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  155. Anônimo2/3/16 14:23

    Olá Tenho uma filha de 6 meses que mama no peito mas há 2 meses de descobrir que com qualquer contato que ela tenha com leite ou algum alimento que contém Leite ela fica toda vermelha com os olhos inchado boca inchada e eu queria saber se isso pode ser alergia à proteína do leite ou intolerância lactose ou algum outro tipo de alergia

    ResponderExcluir
  156. O seu relato não deixa claro que possa ser um caso de alergia à proteína do leite de vaca. Mas,para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que exponha o caso ao pediatra que trata de sua filha. Se for confirmado, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  157. Minha filha tem 4 anos e 3 meses ela é alérgica quando come algo fora da dieta ela fica com diarreia ...
    Tem uma semana ja que ele ta com diarreia ela evacuou fezes com sangue oque eu devo fazer? Levei ela no pediatra ontem e ele me faz essa pergunta e eu disse que não é hoje ela fez oque eu faço? ??

    ResponderExcluir
  158. O seu relato não sugere que sua filha possa ter alergia à proteína do leite de vaca. Aconselho que a leve a um gastro-pediatra, para que seja orientada de forma adequada e segura. Obrigado por sua participação o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  159. Bom dia
    A intolerância pode causar febre quando ingerir algum alimento que pode conter tracos de leite, já foram feitos vários exames e a suspeita e de intolerância a lactose em baixo grau pois o rast deu negativo. Meu filho faz um ano este mes tem baixo peso mais esta tendo crescimento e desenvolvimento normal os médicos acham que pode ser somente pela alimentação com restrição a lactose que ele ganha pouco peso. Ele apresentou grande refluxo quando nasceu e prematuro de 36 semanas apos a mudanca de leite diminui e com a entrada de alimentação solida.
    Começou na creche e alguns alimentos estão sendo oferecidos com traços de leite (integral) e anda apresentando febre baixa em dias alternados na creche mais em casa ele fica bem isso pode ser pela ingestao ou pode ser alergia.

    ResponderExcluir
  160. Vanessa: não tenho condições para emitir um parecer sobre o caso específico de seu filho baseado apenas nos poucos dados enviados e sem analisar seu caso pessoalmente. Independente do problema que descreve uma criança pequena que iniciou recentemente em creche e apresenta febre, é preciso investigar causas mais comuns de febre do que uma possível reação alimentar. Aconselho que entre em contato com o(a) pediatra do seu filho e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  161. Bom dia. Meu filho de 1 e 2 meses foi detectado pelo exame genético que ele é intolerante à lactose. Tiramos a lactose. Porém tem muita diarréia ainda.
    Fizemos então muitos outros exames como alergia ao leite, intolerância ao gluten, ovo e alimentos marinho. E todos deram negativo.
    Um exame falso negativo poderia ocorrer, mas em todos?
    Será que troco de marca o leite sem lactose?

    ResponderExcluir
  162. Kelly: a diarreia em crianças pequenas pode ter causas variadas. Pelo seu relato foram afastadas algumas, mas é preciso continuar a pesquisa. Podem ser citadas: causas dietéticas (como é o caso da intolerância - não apenas à lactose, mas a outros alimentos); causas infecciosas, verminoses, alergia, bem como por alterações funcionais ou inflamatórias; entre outras. É pouco provável que trocar a marca do leite sem lactose seja suficiente para resolver o problema da diarreia do seu filho. Aconselho que procure um gastropediatra para orientá-la de forma adequada e segura. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  163. Anônimo5/5/16 16:55

    Oi meu nome e Regina minha filha tem 3meses ela so mamava só que ta com uns cinco dias que comecei dar nestogeno 1 pra ela de manhã e a noite.
    Só que percebi que ela chora mt com cólica e tem dificuldade de fazer cocô e dar febre nela e não ta dormindo bem a noite.
    Quando ela so mamava ela fazia uns três vezes cocô e agora q comecei dar leite ela so faz uma vez e sofre muito dou flagass melhora.
    O q vc acha
    Devo parar com o leite?
    E essa febre?
    Obg bjus

    ResponderExcluir
  164. Regina: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente a orientação que solicita não pode ser feita pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados. É muito importante que a alimentação de sua filha seja orientada pelo(a) pediatra que a acompanha. Febre é um sintoma e é preciso examinar sua filha para definir a causa do aumento da temperatura. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  165. Já faz um mês e meio que meu filho tosse tem muita coriza quando toma leite,e melhora quando usa leite sem lactose, será que pode ser intolerância à lactose?

    ResponderExcluir
  166. Mistaili Cristina: Bom dia. O seu relato não sugere que seja uma intolerância à lactose. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure atendimento na forma de uma consulta realizada pessoalmente. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia;

    ResponderExcluir
  167. Boa noite fiz exame de alergia ao leite no meu filho de 2 anos e 5 meses e o resultado foi 10 ku/lá. O que significa?

    ResponderExcluir
  168. Daiane: por favor escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e informe qual foi o exame realizado: IgE total? IgE específica? Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  169. Bom dia! A minha filha quando tinha apenas 5 meses foi diagnosticada com alergia ao leite de vaca, sua reacção era vómito. Tem sido seguida por um dietista e fui aconselhada a partir de 1 ano de idade começar a dar lhe comida com derivados de leite. Comecei por bolachas. Não vomitou. Comecei todos os dias a dar lhe bolachas, porém passado 5 dias começou com diarreia. E já tem há 1 semana. A minha dúvida é será Outra reacção alérgica ou pura coincidência em lhe dar comida com derivados de leite. Pois não apresenta mais sintoma nenhum.
    Obrigada, Carmen

    ResponderExcluir
  170. Carmen: não recomendo que dê para sua filha nenhum alimento contendo leite sem a orientação de um(a) alergista. E esta orientação deve ser feita pessoalmente. Conto com a sua compreensão e agradeço sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  171. Anônimo3/8/16 16:22

    Meu pequeno tem 2 anos e meio, mamou no peito exclusivamente até os 6 meses e depois fórmulas + peito, só estou desmamando agora. Porém, ocorreu uma crise de urticária e a alergologista pediu vários exames de IGE (jamais imaginando que poderia ser o leite o causador). Mas para nossa surpresa, O resultado ao resentou alergia moderada para leite de vaca. A alergologista dele não retirou nada da alimentação, somente trocou a fórmula NAN pelo leite anti lactose. Pergunto, sendo alérgico "moderado" ao leite de vaca, pode ter alguma relação com a lactose, ou o leite deveria ter sido excluído da dieta ao invés de ter sido trocado pelo zero lactose? .. Não fizemos nenhum exame referente lactose. A Dra. pode se orientar por um rast para descobrir IL? Essa estratégia tem algum fundamento ? Abraços, Natália

    ResponderExcluir
  172. A alergia à proteína do leite de vaca é diagnosticada através da avaliação clínica dos dados da anamnese, do exame físico e através de testes que podem ser realizados na pele ou no sangue. Além disso, podem ser realizados testes de provocação em ambiente hospitalar. A lactose é o açúcar do leite e não provoca alergia, mas sim uma reação de intolerância. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno