Pular para o conteúdo principal

Escova progressiva



O governador Sérgio Cabral sancionou a lei número 5421 proibindo o uso de formol nos estabelecimentos do Rio de Janeiro. Esta medida trouxe à tona um assunto muito importante, pois o uso da escova progressiva aumentou de forma vertiginosa, na busca de cabelos lisos e cachos controlados. O problema é que os produtos utilizados na escova progressiva para alisamento capilar nem sempre são registrados na Anvisa e utilizam formol, uma substância que pode provocar riscos à saúde, quando usado em concentração elevada, acima dos limites permitidos de uso.
Segundo dados obtidos no site do INCA o formol ou formaldeído, solução a 37%, é um composto líquido claro com várias aplicações, sendo usado normalmente como preservativo, desinfetante e anti-séptico. Também é usado para embalsamar peças de cadáveres, mas é útil também na confecção de seda artificial, celulose, tintas e corantes, soluções de uréia, tiouréia, resinas melamínicas, vidros, espelhos e explosivos. O formol também pode ser utilizado para dar firmeza nos tecidos, na confecção de germicidas, fungicidas agrícolas, na confecção de borracha sintética e na coagulação da borracha natural. É empregado no endurecimento de gelatinas, albuminas e caseínas. É também usado na fabricação de drogas e pesticidas.
O formol é autorizado para uso como conservante em cosméticos e como endurecedor de unhas, mas sempre obedecendo o limite previsto por lei. Mas, no caso das escovas progressivas, para obter o efeito alisante, estes limites são ultrapassados, aumentando sobremaneira a possibilidade de reações indesejáveis e perigosas. Ou seja, o risco é maior quando se utiliza concentrações maiores e no uso frequente do produto.


E quais são estas consequências adversas no uso de formol nas escovas progressivas?

Nos cabeleireiros:

- A inalação do vapor contendo formol pode provocar do de garganta, sintomas nasais, tosse, falta de ar. Olhos lacrimejando e conjuntivite. Além disso, pode agravar sintomas da alergia respiratória, como a asma e a rinite alérgica.

- Podem surgir também: dor da cabeça, tonteira, vertigem.

- A inalação de concentrações maiores pode ferir a via respiratória, provocando graves sequelas posteriores. Há relato de câncer, em especial nos trabalhadores de fábricas que manipulam o produto por tempo prolongado.

- Dermatite em mãos e rachaduras na pele, resultantes da manipulação repetida do produto.

Nos usuários:
- A reação mais comum é a queda de cabelos, que pode ser localizada em áreas específicas ou ocorrer de forma intensa.

- Reação no local da aplicação por mecanismo irritante: surgimento de vermelhidão, inchação, ardência, dor, podendo evoluir para queimadura.

- Irritação da pele, olhos e mucosas. Olhos ficam avermelhados, lacrimejando, além de ardência e dor ocular, em especial no momento da aplicação do produto alisante, em virtude da inalação do vapor contendo formol.

- Espirros, coriza, obstrução nasal, tosse e sensação de falta de ar. Agrava a asma e a rinite nas pessoas portadoras de alergia respiratória.

- O uso repetido pode levar à sensibilização e resultar em dermatite alérgica de contato no couro cabeludo.
 
- Casos raros e graves poderão se acompanhar de edema na glote e faringe, comprometendo a respiração.



Conclusão: Use apenas os produtos autorizados pela ANVISA. Desconfie de produtos com embalagens sem identificação do fabricante, sem número de registro pois é indicativo de que não foram submetidos à análise da autoridade sanitária.

Leia mais no site da ANVISA


Comentários

  1. fale um pouco sobre a alergia a alguns tipos alimetação.

    ResponderExcluir
  2. A alergia alimentar é uma reação imunológica anormal do corpo - em geral, de pessoas suscetíveis geneticamente- às proteínas de certos alimentos. As manifestações clínicas mais comuns são ligadas ao aparelho gastrointestinal (como diarréia e dores abdominais), à pele (coceira, eczema) e ao sistema respiratório (tosse, rouquidão).Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho alergia a alguns alimentos eu posso ter alergia a progressiva devo primeiro fazer um teste.

      Excluir
  3. A Permanente no cabelo tem o mesmo " efeito " que a escova progressiva para deixar o cabelo encaracolado ) ?

    ResponderExcluir
  4. Os produtos usados para fazer "permanente" nos cabelos também tem odor muito forte,podendo irritar o aparelho respiratório e provocar sintomas em pessoas mais sensíveis. Obrigado pela sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber se o melhor e nao fazer a escova progressiva? Pois no meu caso estou percebendo que o meu cabelo esta caindo muito e eu fazia a escova progressiva de 4 em 4 meses.

    ResponderExcluir
  6. minha irma depois de fazer um tratamento no meu salao, ficou toda inchada, os olhos inchados, ela fez uma tintura no cabelo e depois uma escova egipcia, o cabelo ficou lindo mas 3 dias depois de ter lavado a cabeça amanheceu toda inchada. aconteteu isso uma vez so, quando ela alisou o cabelo com guanidina tambem, a 4 anos atras. sera ela alergica a quimica ou foi so com esses 2 produtos?

    ResponderExcluir
  7. O seu relato sugere que tenha sido uma alergia, mas para emitir um parecer é essencial examinar pessoalmente. Sua irmã precisa ser analisada por um alergista e, sendo necessário, realizará testes para concluir o diagnóstico. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  8. olá
    Agora estão vendendo produtos para escova progressiva contendo uréia (se tem formol junto não sei, quem usou disse que tinha os mesmos sintomas incomodos do formol)
    gostaria de saber sobre a uréia, sua toxidade, sua legalização pela anvisa, perigo para quem está gravida, se é cancerigeno, e se o vapor produzido é irritante.
    muito obrigada

    ResponderExcluir
  9. Helena: não disponho da informação que solicita. Por favor, escreva para nosso email informando o nome do produto ao qual se refere para que possamos orientá-la adequadamente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8/3/10 22:59

    fiz uma progressiva, no outro dia apareceu uma coceira insuportavel, no outro dia estourou bolhas e inchaço, tive que ir p/ um pronto socorro pois estava fechando as vias respiratorias......é muito perigoso pois é uma alergia que vem aos poucos tomando conta deve ser medicada a tempo senao....é vela e caixao preto.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8/4/10 10:37

    Qual seria a reação de uma alergia com guanidina? Quais são os riscos?? Isso pode virar um problema permanente?

    ResponderExcluir
  12. Os sintomas mais comuns são no couro cabeludo: queda de cabelos, vermelhidão, inchação, ardência, dor.Irritação da pele, olhos e mucosas. Olhos ficam avermelhados, lacrimejando, além de ardência e dor ocular, em especial no momento da aplicação do produto alisante, em virtude da inalação do vapor contendo formol. Espirros, coriza, obstrução nasal, tosse e sensação de falta de ar. Agrava a asma e a rinite nas pessoas portadoras de alergia respiratória.Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Minha cabelereira fez uma escova progressiva em mim sem minha permissão. Disse que era uma reconstrução capilar. E só me contou no outro dia. Meus olhos estam ardendo muito até hoje e já fazem 20 dias. Isso vai passar ou preciso procurar um médico? Obs. profissionais em cabelos não usem produtos sem o consentimento de seu cliente vc pode até matá-lo.

    ResponderExcluir
  14. Não posso afirmar se suas queixas podem ser consequentes à escova progressiva sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um médico para orientá-la. Obrgado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho alergia, também tenho renite, e sinozite.
    Eu posso fazer a escova progressiva ?

    ResponderExcluir
  16. Não posso responder sua dúvida sem examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu alergista antes de realizar a escova em seus cabelos. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  17. Eu fiz a progressiva a 2 semanas atraz,mas nao pegou e eu voltei no salão ontem para fazer denovo, so que desta vez fez uma pequena queimadura no meu coro cabeludo, e da primeira vez nao tinha acontecido isso, hoje ja está com casquiinha em ciima, mais é normal? ou devo procurar um médico?

    ResponderExcluir
  18. Não posso afirmar sem examinar. Se a lesão for autolimitada ela irá solucionar espontaneamente. Mas, casos mais graves podem complicar. Na dúvida, é melhor procurar um médico para examiná-la e orientar a conduta mais adequada.Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo6/8/10 17:07

    nossa, fiz uma escova progressiva e tive reação, queimação nos olhos e garganta, falta de ar e taquicardia, depois fiz uma inteligente, pois a cabeleleira disse q ñ havia cheiro, havia sim, me sinti mal novamente, mas aguentei até o final, com uma toalha enxarcada sobre o rosto, pra entra o minimo possivel do produto, estava pensando em fazer um definitiva, mas acabo de desistir, minha vida é mais preciosa q ter os cabelos lisos, algo pior pode acontecer

    ResponderExcluir
  20. Existem outros tratamentos que podem tornar seus cabelos mais lisos sem precisar lançar mão de escovas progressivas. A sua saúde é muito importante. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo3/9/10 18:28

    por vavor tenho alergia a progressiva estou virando adolecente e quero passsa mais tenho alergia ao cheiro me de uma dica me agude pora favor meu nome é lorrrainy me procure em meu e maei por favor

    ResponderExcluir
  22. Lorrainy: peço que envie um em-mail para nós: blogdalergia@gmail.com. Só assim será possível uma resposta pessoal para seu e-mail. Os comentários só podem ser respondidos publicamente pois não trazem o endereço eletrônico do remetente. Aguardaremos seu contato.Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  23. olá!
    fiz uma progressiva ha 2 semanas atraz, de uns dias p cá ando me sentindo muito mal, com muita falta de ar e dor no peito ao respirar.
    pode ser relacionado a progressiva mesmo tendo passado 2 semanas do uso do produto?

    ResponderExcluir
  24. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como emitir um parecer se a escova progressiva provocou ou agravou seus sintomas sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar o caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  25. Ola, a mais ou menos uns 3 anos atraz resolvi fazer uma progressiva nos meus cabelos.
    com uma pessoa da minha confiança.
    antes de passar o produto em todo cabelo, ela fez um teste na nuca.
    e logo que o produto foi aplicado começou a coçar e em seguida arder e ficar muito vermelho.
    apos a retirada do produto com bastante agua
    desapareceu esses sintomas.
    e depois disso eu fiquei com medo de fazer de novo com a ideia de que tenho alergia.
    Pergunta: isso pode acontecer? como sei se tenho realmente alergeia?
    Obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
  26. O seu relato sugere que tenha sido uma alergia de contato, mas é preciso diferenciar de uma reação por irritante primário. Aconselho que procure um alergista para avaliar e orientar a melhor conduta. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  27. fiz uma progressiva a mais de 2 semana e fui ate no ponto socorro mais ainda nao sinto muito bem o que esta acontecendo comigo nao estou bem de la pra ca.

    ResponderExcluir
  28. Peço sua compreensão, mas não é possível afirmar a causa dos seus sintomas através de um aconselhamento na internet, sem uma avaliação pessoalmente.Aconselho que procure atendimento médico. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica

    ResponderExcluir
  29. Olá, tenho uma dúvida. Fiz alguns testes de alergia e foi constatado que sou muito alérgica à formiga é verdade que o veneno que a formiga produz é o formaldeído?? Se sim então sou alérgica à escova progressiva????
    Um grande abraço à todos

    ResponderExcluir
  30. Sandra: 1) o veneno produzido pela formiga é o ácido fórmico e não o formol (formaldeído). 2)escova progressiva com formol é altamente irritante e por isso pode causar dermatite grave mesmo sem que a pessoa seja alérgica ao produto. Aconselho que fale com seu alergista antes de usar o produto. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  31. Oii, estou com uma dúvida e preciso de um auxílio, fui ao alergista e descobri que tenho urticária, dermografismo e rinite alérgica. A urticária se deu por vários fatores inclusive a derivados de petróleo, e automaticamente a progressiva com formol. Será que se eu fizesse sem o formol teria algum problema? Vi duas que não contém formol, a de turmalina e a italiana; o que você acha? É porque não gosto de cachos e gostaria de ter um cabelo liso sem ter que ficar usando a infeliz da chapinhaaa!!! Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  32. Os dados que envia não são suficientes para que eu possa emitir um parecer sobre seu caso. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista: ele a examinou, conhece seu histórico clínico e poderá orientar de forma mais adequada. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  33. olha meu caso é o seguinte eu sou alergico mais estou me tratando tomo injeção para alergia 1 vez por semana e tenho q toma essa injeção 1 vez por semana durante 1 ano intao estou na décima setima doze e eo fis progressiva nao so 1 vez mais 2 e eo fiz o teste e tenho alergia mais mesmo assim quis faser mais so que o teste da alergia da uma "pipocada" dps d uns 15 min minha pele volta normal dai eo fis 1 vez progressiva nao aocnteceu nada fis a segunda onten estou com medo de efeito colateral até agr nada ja vai completa +/- 35 h q fis a segunda progressiva até agr nada posso fica tranquilo? (OBS:tomei a injeção de alergia um dia antes de fase a progressiva)

    ResponderExcluir
  34. A pessoa mais indicada para esclarecer esta dúvida é o seu alergista pois conhece seus dados clínicos e avaliou seu teste. Os dados que envia não são suficientes para que eu possa prever se terá ou não uma alergia com a escova progressiva. Conto com a sua compreensão. Grato por sua visita.

    ResponderExcluir
  35. ooi, então eu sou alergica a certos tipos de alimentos, como salgadinho,salsicha alimentos que contém corante artificial, e tambem tenho Bronquite Crônica, e Rinite acredito eu.
    estou querendo fazer a Progressiva, mas estou com muito medo de me dar uma reação grave, pois minha mae fez e ficou ruim da garganta por uns tempos.
    eu peço ao cabeleleiro fazer o teste da alergia ou é fato que eu não possa fazer ?
    obrigada deis de já ;*

    ResponderExcluir
  36. Para dizer se pode ou não fazer a escova progressiva, é essencial examiná-la pessoalmente. Não recomendo que faça o procedimento sem antes consultar um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Obrigada pela sua visita.

    ResponderExcluir
  37. Olá.Fiz uma progressiva á 2 dias,mas com o produto dentro do limite da Anvisa de 0,2 de formol.Mas no mesmo dia comecei a sentir dor de cabeça,dor de garganta e meus olhos principalmente do lado esquerdo está c/ a visão embaçada.Será que estou intoxicada?
    Oque devo fazer???Estou preocupada...

    ResponderExcluir
  38. Os dados que envia não são suficientes para responder sua pergunta: aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo3/2/11 12:24

    ola!
    Eu usei cola super bonder em meu dente pra colar, pois eu precisava fazer implante e nao tinha condicoes financeiras entao sem pensar usei a cola varias vezes para colar o dente provisorio que sempre quebrava.Entao eu acabava inalando e era bem forte o cheiro,nunca tive asma ou bronquite,passou um tempo e comecei a ter uma tosse forte procurei um medico e fui diagnosticada com bronquite ,hoje uso bombinha (beclorte)todos os dias.Melhorou minha tosse ,mas ainda tenho catarros que sobem e tenho que cuspir.Gostaria de saber se passei a ter bronquite por causa da cola, se um dia posso ser curada disso. Eu nunca tive falta de ar, somente tosse forte e uma senssacao quente na garganta.Sera que posso vir a ter cancer por ter usado super bonder?
    Me arrependi muito por nao ter pensado, era melhor ter ficado sem dente, sofro muito com isso!
    Me desculpe pela longo mail!!
    Desde ja agradeco!!
    Esse blog da alergia e dos asmaticos sao muito bons para nos que sofremos com esses problemas respiratorios!!

    Saude para todos voces......Monalisa

    ResponderExcluir
  40. Monalisa: 1) a asma (ou bronquite) é uma doença de causa genética (hereditária). Mas, sofre a influência de fatores ambientais variados. 2) A asma, uma vez instalada, pode ser controlada com tratamento adequado, sem crises e permitindo uma vida normal ao seu portador. Mas, à luz da medicina atual ainda não tem cura definitiva. 3) Fique tranquila: os dados que envia não apontam para um risco de câncer. 4) Caso more no Rio, estamos ao seu dispor no Serviço de Alergia da Policlínica Geral RJ (21) 2210 2810. Obrigado pela visita ao nosso Blog. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  41. Oi, meu nome é Jéssica, minha mãe fez uma escova hidrolisada a 2 dias atrás, no dia seguinte do feito, ela acordou com o couro cabeludo coçando muito, alguns pequenos ferimentos e o rosto dela está ficando muito inchado, principalmente do lado esquerdo. Vc teria uma noção do que fazer? Ela tá tomando Polaramine 3 x ao dia e usando Shampoo de Cetoconazol 1 x por dia. Será que ela precisaria ir a um Pronto Socorro para fazer uso de algum injetável?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Jessica: nem toda reação à escova progressiva tem causa alérgica e por isso, o uso do Polaramine pode não ser eficaz. Aconselho que leve sua mãe a um médico que a examine e assim possa orientar de forma adequada. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  43. Meu namorado fez escova progressiva com formol , teve 39,5 de febre . Tose , dor no corpo , resfriado , vermelhidão no local . :/

    ResponderExcluir
  44. Os dados que envia não são suficientes para saber a causa dos sintomas do seu namoeado Aconselho que procure atendimento médico.Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo9/5/11 10:47

    ola eu fiz a progressiva a oito dia eu nâo to sentindo nada mais sera que posso ter alguma reação ainda ou não ?
    bjooos júh

    ResponderExcluir
  46. As reações à escova progressiva tendem a ser imediatas. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  47. Anônimo4/6/11 09:22

    fiz uma escova progressiva com um produto chamdao madame liss , três dias atraz. estou com uns carocinhos no couro cabeludo, e uma coceira, acabei de passar leite nos cabelos, estou com muito medo de ficar careca...será que o leite corta esta reação?

    ResponderExcluir
  48. O uso do leite não evitará o agravamento do problema. É importante examinar e fazer o diagnóstico para poder orientar um tratamento. Aconselho que procure atendimento médico. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  49. Olá! Fiz uma escova progressiva há uns 3 dias, e, como o cheiro é terrivelmente forte, resolvi utilizar uma toalha no meu rosto para me proteger. Gostaria de saber se isso é o suficiente para evitar alguma reação grave, apesar de meus olhos arderem ainda. Obrigada.

    ResponderExcluir
  50. O uso da toalha umedecida protegendo sua face apenas ameniza reações irritativas, mas não impede que possam ocorrer outras reações. Aconselho que utilize as novas escovas progressivas autorizadas pela Anvisa pois têm formulação química adequada para não prejudicar sua saúde. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  51. Anônimo7/8/11 12:56

    Gostei muito do blog.
    Ontem por volta das 18hs fui fazer uma progressiva, já fiz outras progressivas antes de forma que já estava familiarizada com o cheiro. Só que não sei qual o componente que utilizaram nessa, começou com coceiras pelo corpo, depois fui lavar meus olhos e vi que já estava todo deformado, inchado e vermelho, cheio de marcas como se eu tivesse coçado o local, em questão de minutos ia piorando mais.
    Lavei o cabelo na hora, pra tirar o produto e fui procurar ajuda médica.
    Hoje as manchas vermelhas sumiram, mas o inchaço continua. Receitaram pelo período de 7 dias que eu tomasse prednisona e loratadina.
    Meu rosto está horrível, demora muito para amenizar o inchaço? Porque meu olhos estão mais inchados que ontem a noite.
    A progressiva que fiz foi com a linha VIP, que é um shampoo e depois a cabelereira fez a mistura com o repositor da mesma linha, perguntei o que ela iria colocar junto com esse repositor ela disse que era uma vitamina. Estou deixando mais como um alerta para outras pessoas, e os profissionais da área não contam a verdade, sobre a quantidade e se vai formol ou não. Alias, a maioria usa uma quantidade bem acima de formol.

    ResponderExcluir
  52. Agradecemos seu comentário. É preciso mesmo muito cuidado ao escolher o tratamento seguro e em local confiável. Aproveitamos para convidá-la a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fis progressiva tem 2 meses e agora que vim senti meu coro cabeludo com uma adencia o produto nao continha formou

      Excluir
  53. ricardo

    com esses tantos problemas com o uso do fornol está se usando agora em proguessivas uma substancia chamada sisteina queria saber se ela é mais um tipo de fornol? e quais são seus danos a saude.

    ResponderExcluir
  54. Ricardo: cisteína não é um derivado do formol mas sim um aminoácido, ou seja, componentes de proteínas.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  55. fiz escova alema ...ai depois de um dia...deu um inchaçao no meu couro da cabeluludo...coceira..e muitas feridas...icho as orelhas, meu olho e a testa e pescoço....um horror...sóo.agora pergunto ..tem aglgum problema pode acarretar algum problema no futuro?? obrigada ass. GM

    ResponderExcluir
  56. As reações à escova progressiva podem ser causadas por irritação do couro cabeludo como também por uma alergia. Para emitir um parecer e para avaliar se haverá sequela no futuro é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  57. fizescovadefiniva e meus cabelos estao caindo de mexas estou deseesperada oque faço

    ResponderExcluir
  58. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Sugiro que procure um dermatologista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  59. Depois de fazer escova progressiva "photon hair" meu couro cabeludo está com muita descamação e duas feridas, além da pele das orelhas descascando. Qual o tratamento para isso? Sei que devo procurar um dermatologista, mas a espera para consultas é de 3 meses no meu convenio :( por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  60. Peço sua compreensão, mas sua solicitação não pode ser atendida: não há como indicar tratamento através de um aconselhamento na internet sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica para uma orientação mais precisa. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  61. olá fiz progressiva a três meses a trás .estou com alergia até hoje ,vermelhão em volta do olho muita coceira,e em volta da boca tb . melhora uns dias depois volta de novo .nao posso nem pintar a unha que piora nao sei o que faço.mas uma certeza eu tenho nunca mais vou fazer de novo ........

    ResponderExcluir
  62. O seu relato sugere que seja uma alergia de contato ao esmalte de unhas. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  63. Boa Noite, fiz uma progressiva a dois dias e meu couro cabeludo arde e coça muito, minhas orelhas estão vermelhas e inchadas, aonde meu cabelo encostou está tudo com bolinhas bem pequenas vermelhas e também coçam muito, o que eu devo fazer para amenizar tudo isso??? Por favor me ajudem...................

    ResponderExcluir
  64. Peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não medicamos nem indicamos nomes de remédios. Aconselho que procure um alergista.Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  65. ok excelente blog

    ResponderExcluir
  66. boa tarde eu fiz uma progresiva e estou com meu coro cabeludo muito dolorido e com algumas coseiras o posso fazer eu lavei na mesma hora por favoro que posso fazer mim ajuda

    ResponderExcluir
  67. Peço sua compreensão, mas para orientar, é preciso examinar pessoalmente para avaliar o tipo de reação provocada pela escova progressiva. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  68. Anônimo5/1/12 09:02

    usei a progressiva e com duas semanas apos o uso tive tosse muito forte q me causou ate vomitos!e ainda continuo com essa tosse a duas semanas apos o uso!...

    ResponderExcluir
  69. É possível que tenha sido uma reação adversa não imunológica em consequência da escova progressiva. mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao dispor.

    ResponderExcluir
  70. Olá. Eu ja fiz progressiva com formol e voces informaram que e cancerigeno. Me indicaram o produto da Salvadore que é a base de ureia. Qual e a opinião de voces sobre produtos com UREIA?

    Qual o melhor meio ou produto para progressiva que não afetam a saude?

    Rosangela

    ResponderExcluir
  71. Rosângela: desconheço a fórmula da escova progressiva com uréia e não posso opinar. Recomendo que use apenas produtos autorizados pela Anvisa. A resposta à escova progressiva é individual e por isso não há como prever se provocará alguma reação adversa. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  72. Ola fiz uma progressiva a um mes atras, quando acabou de fazer me saiu pelotas no corpo e rosto inteiro, dai tomei um anti alergico e passou, mas depois de 1 semana que eu tinha feito a progressiva minha garganta começou a fechar dando sensação de alguem apertando ..procurei um Otorino e ele me passou mas anti- alergico e remedios, melhorou mas não sarou agora que acabou os remedios meu rosto esta saindo bolinhas vermelhas parecendo espinhas, então gostaria de saber se é normal ja estou ficando preucupada porque ja faz 1 e 10 dias que estou nesta angustia......

    ResponderExcluir
  73. O seu relato sugere que não seja normal o aparecimento das lesões em sua pele. Mas, é essencial examinar pessoalmente para emitir um parecer sobre seu caso. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ, caso more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  74. Olá, gostaria de fazer uma progressiva, mais tenho medo, tenho alergia respiratória e alergia na pele (que estão bem controladas)meus exames de IGE deram um resultado de 615, quando eu estava bem atacada,m agora graças a Deus está no normal. Será que posso fazer a progressiva?

    ResponderExcluir
  75. O parecer que solicita não pode ser emitido através da internet. Para autorizar a realização de escova progressiva é essencial examinar pessoalmente. A nossa equipe está aom dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  76. Ontem eu fiz a progressiva pela segunda vez, mais meu couro cabeludo esta todo vermelho, isso é normal? eu vou ter queda de cabelo por causa disso? por favor me ajudem porque na primeira vez que eu fiz progressiva não aconteceu isso!!
    sera que sou alégica a progressiva? e minha testa também ficou vermelha onde escorreu a progressiva!!

    ResponderExcluir
  77. O seu relato sugere que possa ter ocorrido uma reação cutânea à progressiva. Mas, para emitir parecer e para afirmar se é uma alergia, é essencial examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  78. ja fiz progressiva algumas vezes sempre no dia que faço nao consigo dormir de tanta dor de cabeça dor nas vias respiratorias mas de um certo tempo, tenho tido muitas crises de dor de cabeça que nao ha remedio que corta a dor so injeçao na veia queria saber se pode ser reaçao do produto?

    ResponderExcluir
  79. O seu relato sugere que possa ser uma reação adversa após aplicação da escova progressiva. Não é aconselhável repetir o procedimento sem a orientação médica.

    ResponderExcluir
  80. fiz progressiva ontem ,to com uma cocceira insuportavel,esta formando calombos enormes no meu couro cabeludo ,,estou desesperada
    que medico devo procurar?emergencia de sus resolve?
    devo tomar um anti alergico?
    posso perder o cabelo?

    ResponderExcluir
  81. Nelinha: inicialmente procure um atendimento de emergência e depois um especialista (alergista ou dermatologista)dará continuidade ao seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  82. Priscila Martins17/2/12 17:50

    Boa tarde,

    Fiz no início desse mês uma escova inteligente, tive os primeiros sintomas de alergia no segundo dia (dores de cabeça, boca seca, nariz ardendo, couro cabeludo e corpo queimando, naúseas, vertigem e pouca diarréia), procurei ajuda médica, fui medicada e por mais duas vezes precisei ir ao pronto socorro. Faz 14 dias que fiz a escova inteligente e 8 dias que tomo o antialérgico Loratadina via oral, minha boca às vezes fica seca e ontem tive tremor no corpo, após tomar o antialérgico, fui ao hospital e o médico disse que é reação da Loratadina. Minhas dúvidas são: Devo continuar tomando a Loratadina? Demora muito para a alergia passar? Posso piorar? Fiz o exame de IGE TOTAL E O RESULTADO FOI 379 KU/L, o que isso significa? Me ajude, fico lendo sobre o assunto na internet e fico muito aflita.Corro risco de morrer?

    ResponderExcluir
  83. O ideal não é tratar apenas no setor de emergência. Procure um alergista para orientar seu tratamento. Se a loratadina está ocasionando efeitos colaterais, é possível trocar por outro antialérgico que seja melhor tolerado. A dosagem aumentada da IgE (imunoglobulina E) é uma caractarística genética e não serve como marcador no caso da reação que você apresentou à escova progressiva. A IgE existe em qualquer pessoa, em pequenas quantidades, sendo responsável pela defesa contra vermes, parasitas e alguns vírus. Entretanto, nos alérgicos, pode ser dosado no sangue em grande quantidade, expressando sensibilidade e predispondo a algumas doenças. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  84. por favor!!sou cabelereira tenho 2 duvidas.primeiro:a progressiva madame liss ,acido citrico e prejudicial a saude dos cabelos?eles podem vir a cair?segundo:desde quando comecei a trabalhar com este produto minha garganta irrita facilmente e quase todo o tempo estou rouca sem falar que tenho crises de labirintite e desde entao as crises so pioraram.por favor respondam urgente;obrigada

    ResponderExcluir
  85. Gostaria de poder ajudar, mas não tenho condições para emitir o parecer que solicita não pode ser emitido sem conhecer a formulação exata do produto.Conto com a sua comporeensão. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  86. Anônimo9/4/12 11:54

    Já fiz umas dez progressivas, a penultima vez que fiz, me deu coceira na costa com pintas vermelhas e dor no peito, tomei banho e bebi leite passou. Sábado 07/04/2012, fiz outra, no salão ainda, meu corpo ficou todo vermelho com pintas, uma coceira insuportável, minhas pernas pegavam fogo, tremia de frio de bater os dentes, tosse, peito cheio, feridas na cabeça, na hora que se aplicava o produto, minha cabeça ardia, fui parar no hospital na emergência. Queria saber se esse perfil é de pessoa alérgica, ou o produto foi muito forte. Obrigada

    ResponderExcluir
  87. Não recomendo que realize o procedimento sem antes ter um parecer do seu alergista. Não há como emitir esta opinião baseado apenas em seu breve relato sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  88. Boa tarde!

    Desde 2010 faço escova progressiva, até agora já fiz umas 8, a última foi em 01/2012.
    De um tempo pra ca, tenho tido vertigens, garganta seca, nariz e couro cabeludo ardendo , minha lingua fica queimando, não estou com uma boa respiração , meus olhos ardem, meus dentes estam todos doloridos ,tenho mau gosto na boca e com isso meu humor esta mudando toda hora.Já fui no Otorrino ele olhou minha garganta e meu nariz disse q estava irritada mais q nao era nada grave, falei do formol , que inalei formol e ele... ESTOU COM CANCER NA GARGANTA ? CABEÇA? OU EM OUTRO LUGAR?

    MT OBRIGADA , AGUARDO RETORNO!

    ResponderExcluir
  89. O seu relato não sugere que seja um câncer. Não recomendo que repita a aplicação da escova progressiva. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  90. FIZ ESCOVA PROGRESSIVA ONTEM,AMANHECE COM A TESTA INCHAÇADA E COM CAIBRA NO PESCOÇO,Ñ TENHO ATENDIMENTO MEDICO PROXIMO DE CASA TEM ALGUM ANTIALERGICO QUE POÇA TOMAR ATE IR AO MEDICO ME AJUDEM POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  91. Peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  92. ola,meu nome é deusilene fiz uma progressiva em 27/12/2011 e a partir dai comecei ater fortes dores de cabeça,tonturas,vertigens e muitas dores nos olhos.inclusive como tenho rinite não me atentei logo mas fiquei espirrando,muita coriza,dor nos olhos muita dor e tive até febre muito alta fiquei 15 dias sem conseguir levantar da cama essa parte dos ombros pra cima parece que estava tudo inchado,gostaria de saber se foi alguma reação alérgica?tanto que nem voltei para fazer a segunda vez porque fiquei com medo até porque é coisa mais rara eu sentir dor de cabeça+depois da progressiva é todos os dias

    ResponderExcluir
  93. Lenninha: você apresentou uma reação adversa com a aplicação da escova progressiva mas seu relato não deixa claro que tenha sido uma alergia. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  94. fiz uma escva onten e tive queimadura no couro cabeludo e fica umido parece que fica minando agua e fica ardendo

    ResponderExcluir
  95. Não tenho condições para fazer o diagnóstico nem para tratar através da internet. Conto com a sua compreensão. Aconselho que procure atendimento médico próximo de sua residência.

    ResponderExcluir
  96. Anônimo1/5/12 14:30

    eu tenho polipo nasal,então eu posso fazer a progressiva?

    ResponderExcluir
  97. O parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, baseado apenas em seu breve relato. Não recomendo que faça o procedimento sem antes falar com o seu alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  98. Fiz escova catiônica ha 2 meses atras e só agora me apareceram uns carocinhos na testa parecendo espinhas. Isso tem haver com a progressiva que fiz???

    ResponderExcluir
  99. O seu reslato não sugere que seja uma reação da escova progressiva. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  100. Fiz a escova progressiva e deu uma reação dor de cabeça e dor na cabeça criou algum as cascas o que devo fazer

    ResponderExcluir
  101. Adriana: o seu relato não sugere que tenha sido uma reação alérgica (imunológica) à escova progressiva. Aconselho que procure atendimento médico para que seja feito um diagnóstico e indicado tratamento adequado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  102. oLÁ.

    FIZ UMA PROGRESSIVA E ESTOU COM MUITA CORIZA, ESPIRROS E DIARREIA. PODE SER UMA REAÇÃO?

    OBG

    ResponderExcluir
  103. Neide: o seu relato não deixa claro se é mesmo uma reação adversa à progressiva. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  104. UM AMIGO FEZ UMA PROGRESSIVA, E NO OUTRO DIAANHECEU C IRRITAÇÕES NO COURO CABELUDO, FERIDAS E UMA INGUA NO PESCOÇO. O QUE DEVE FAZER??? IVANA

    ResponderExcluir
  105. O seu relato sugere que seu amigo teve reação adversa à escova progressiva. Aconselho que procure atendimento médico para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  106. Francislene: o seu relato não sugere que tenha sido uma reação causada por mecanismo alérgico (imunológico), mas não há como afirmar sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde, fiz definitiva faz 15 dias. Ao sair do salão fiquei com uma dor de cabeça insuportavel e vomitei. Agora toda vez que seco meu cabelo, no outro dia fico com dores de cabeça. Acredito que seja por causa da definitiva. O uso do secador pode agravar a dor de cabeça. Raramente eu tinha dor de cabeça, agora é constante. Obrigado.

    ResponderExcluir
  108. Boa Tarde,
    Já usei várias tinturas de cabelo.
    Não chegam a me dar alergia muito forte.
    Mas minha cabeça fica coçando e meus olhos lacrimejando, mesmo passados alguns dias.
    Pode ser alergia a tinta? Como posso ter certeza?
    Existe algum teste sanguíneo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  109. O seu relato não sugere que tenha sido uma reação alérgica (imunológica) com a escova progressiva. Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  110. O teste indicado para detectar a alergia à tinturas de cabelo é o chamado teste de contato.Não há um teste específico para este tipo de alergia realizado no sangue. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  111. Anônimo2/8/12 00:05

    Gostaria de saber se não tive reação alergica durante a primeira semana da progressiva vou ter depois? Pq geralmente da e na hora ne?

    ResponderExcluir
  112. fabiana serra2/8/12 12:21

    todas as vezes que faço progressiva tenho dores de garganta, so que dessa vez ta muito pior estou ha 3 dias com febre e a garganta super inflamada e ardendo muito, pode ser por ter inalado o formol? e aconselhavel eu parar d usar esse produto dr?

    ResponderExcluir
  113. As reações alérgicas mais frequentes são de aparecimento imediato. com participação do anticorpo IgE (imunoglobulina E). Contudo, existem reações de início tardio, com ou sem participação de mecanismo imunológico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  114. Fabiana: se todas as vezes que utilizou a progressiva surgiram reações desagradáveis, o caminho mais adequado é não utilizar e procurar outro método mais adequado para seu caso. Aconselho que converse com seu médico e peça que a oriente nesta escolha. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  115. Minha mae tem diabetes e fez uma progressiva no sabado quando foi terca feira apareceu uma ferida enorme. Que segundo ela doi mto o q pod ser isso??? Ela deve procurar ajuda medica??? Obs: Ja tem 7 dias q ela esta com essa ferida.

    ResponderExcluir
  116. A sua solicitação não pode ser atendida através da internet: para afirmar a causa da ferida apresentada por sua mãe é necessário examinar pessoalmente. É aconselhável que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  117. eu fiz uma progressiva a mais forte e to sentindo consequencia hoje,como tontura dor de cabeça e ate mesmo dores no peito,e tambem ardencia no couro cabeludo espero que ante de qualqerr decisao, procure um medico e faça exames de rotina como cardio, oftalmo e outros as consequencia da belaza pode ser grave

    ResponderExcluir
  118. Agradecemos seu depoimento e sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  119. Tenho labirintite!
    posso da progressiva?
    tem alguma coisa avê?

    ResponderExcluir
  120. Gabriela: o fato de ter labirintite não interfere no procedimento. Mas,fale com seu médico para que identifique se há alguma contraindicação para seu caso e certifique-se de usar apenas os produtos autorizados pela Anvisa. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  121. A minha escova progressiva é TUTANAT SLEEK na caixa diz que não tem formol e não é prejudicial a saúde,será q devo confiar?

    ResponderExcluir
  122. A vida toda sempre tomei dipirona, e após fazer duas progressiva e sentir muita coceira no couro cabeludo, notei que semanas depois fui tomar dipirona e amanheci toda inchada nos olhos e boca. E acho que foi devido a progressiva, que deve ter causado algum tipo de resistência a dipirona, pois nunca tinha ocorrido isto comigo, e agora não posso mais tomar dipirona, será possível isto??

    ResponderExcluir
  123. sou cabeleleira,e tenho notado q toda vez q faço uma progressiva ,fico com muita coçeira na garganta e meu nariz inflama,,,sera q pode ser alergia ao formol,pois acabo inalando muita fumaça de formol....

    ResponderExcluir
  124. Gabriela: não conheço a formulação do produto e não conheço seus dados clínicos. Por isso, não há como opinar sobre a segurança da referida escova progressiva para seu caso. Conto com a sua compreensão. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  125. Danielle: os dados que envia não são suficientes para fazer o diagnóstico de sua alergia e nem para afirmar se há relação com a escova progressiva. Aconselho que procure um alergista para orientá-la de forma apropriada. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  126. O formol pode irritar as vias respiratórias, inflamando a mucosa e provocando sintomas, nem sempre causados por alergia. Esta reação é mais frequente e mais acentuada nos cabeleireiros que manipulam repetidamente o produto. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  127. Boa tarde! Ja realizei 12 progressivas e desta ultima vez tive uma ardencia na garganta e no naris tao forte que nao foi possivel terminar.è possivel alguem que nunca foi alergica derrepente apresentar alergia ou foi sensibilidade apenas?

    ResponderExcluir
  128. O seu relato não deixa claro que seja uma alergia. Mas lembro que uma alergia nunca surge da primeira vez, mas sim com a repetição do uso. Aconselho que procure um alergista para orientá-la.

    ResponderExcluir
  129. Ola, gostaria de saber de o produto 1ka tem registro na Anvisa.

    ResponderExcluir
  130. Você pode obter a informação que deseja no portal da Anvisa no setor: consulta sobre produtos. O link é: http://portal.anvisa.gov.br Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  131. Anônimo3/1/13 14:08

    OI BOA TARDE,TO QUASE DOIDA,SOU CABELEREIRA E FIZ UMA PROGRESIVA NA MINHA MADRASTA E PEDI QUE ELA FICASSE 3 DIAS SEM LAVAR O KBL,E O QUE O PRODUTO PEDE,E DEPOIS DE TRES DIAS ELA AMANHECEU MUITO INCHADA,JA LEVEI ELA NO PRONTO SOCORRO E ELES MEDICARTAM E LIBERAM,SO QUE ELA AMANHECEU MAIS INCHADA TANTO QUE ESTA INRRECONHECIVEL SO ESTA INCHADO O ROSTO JA FECHOU OS OLHOS DELA DE TAO INCHADA E EU TO COM MUITO MEDO O QUE EU FAÇO???ELA VAI MELHORAR??VAI TER QUE RAPAR A CABEÇA???

    ResponderExcluir
  132. Infelizmente a sua madrasta apresentou uma reação adversa à escova progressiva e necessita atendimento médico especializado. Não tenho condições para prever o que irá acontecer pois não a examinei pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  133. Anônimo7/1/13 22:02

    minha mãe fez uma progressiva e depois de dois meses ela teve uma torcicolo e em seguida uma mancha roxa apareceu em seu pescoço será que é resultado da progressiva esta mancha esta aumentando e seu cabelo esta caindo em q médico devo leva-la .. Obrigada

    ResponderExcluir
  134. O seu relato não sugere que seja uma reação resultante da progressiva. Mas, não há como afirmar sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que leve sua mãe ao dermatologista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  135. Rafaella8/2/13 10:39

    Fiz uma progressiva ontem e estou sentindo dores de cabeça, ardencia nos olhos e boca seca. Seriam efeitos colaterais? Como proceder?

    ResponderExcluir
  136. Rafaella: os dados que relata são insuficientes para afirmar se os sintomas citados resultam da escova progressiva. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  137. Ola, Sou cabeleireiro e gostaria de saber se uma pessoa com alergia, seja de qualquer natureza, pode ocorrer a queda dos cabelos, se sim, porque isso ocorre?? Obrigado

    ResponderExcluir
  138. A causa mais comum de queda de cabelos é a dermatite seborreica, que não tem causa alérgica comprovada. Alguns tipos de alergia de contato com tinturas de cabelo e com produtos para uso capilar podem provocar este sintoma. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  139. ola, Sempre faço progressiva.... Mas estao aparecendo feridinhas , que acho serem espinhas no meu couro cabeludo e esta quase na epoca de refazer minha progressiva.. tem algum problema?

    ResponderExcluir
  140. Não recomendo que faça o procedimento sem antes ser examinada e orientada pelo seu médico alergista, Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  141. Oi eu tive um problema com escova progressiva. Passei muito mal com minha cliente na cadeira, senti palpitação,dificuldade de respirar e dor muito forte na cabeça.Aí passando alguns minutos minha voz sumiu e minha garganta ardia muito parecia que havia comido areia,atacou a faringite.No dia seguinte estava tossindo e uma secreção verde e dura saia dos meus pulmões.O produto que tinha nessa progressiva era o ácido aglióxilico e cisteina.Percebi que de um tempo pra cá não posso nem sentir o cheiro nem desse ácido ,nem do formol.Será que hoje adquiri intolerancia ao produto?Não faço mais em mim nem em minhas clientes.Era produto vendido e fiscalizado pela anvisa viu. Dizia não ter formol.Achando que estava cuidando da minha saúde e da cliente usei.

    ResponderExcluir
  142. Luciana; os produtoas utilizados na escova progressiva podem ter uma ação irritativa nas vias respiratórias. Mas, também depende da suscetibilidade, que é uma característica individual, ou seja, varia em cada pessoa. É mesmo o ideal que você evite realizar estes procedimentos. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  143. Aplicações repetidas da escova progressiva podem causar queda de cabelo. Mas, é essencial examinar pessoalmente para afirmar se é o seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  144. Ola!Estou trabalhando com progressiva ja tem mais de um ano.
    Nunca tive problemas de saude antes de começar a trabalhar com quimicas,porem ao ter muitos acessos a varios tipos do mesmo começou a aparecer varios sintomas comecando por queimaçao no estomago e uma sensaçao que parecia estar enchado, sentia fome porem nao conseguia comer por que eu sentia nauses,Com o passar dos dias apresentou em mim fortes dores de cabeça e tonturas ao sentir o cheiro dos produtos e comecei a perder peso muito rapido.Gostaria de saber se esses sintomas sao por causa da alergia dos produtos quimicos? E quais tipos de exame devo fazer por sentir esses sintomas? Obrigada

    ResponderExcluir
  145. Aconselho que procure um alergista antes de fazer a escova progressiva. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  146. oi gostaria que me esclarece-se.tive uma alergia proveniente a manipulação de escovas progressivas com formol.e gostaria de saber se ainda posso usa-lá?cheguei ate precisar tomar adrenalina para voltar a respirar.

    ResponderExcluir
  147. Cris: não é recomendado que repita o procedimento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  148. olá, sempre fiz escovas progressivas, mas, ano passado resolvi fazer uma sem formol(exxa-salonline a base de cisteina)e fui hospitalizada assim q retirei o produto do cabelo: meus sintomas foram, arrepio forte, meu corpo tremia muito, senti partes do corpo se desligando, falta de ar. Passado 4 meses fiz uma escova inteligente(formol) e 12 hrs depois senti os mesmos sintomas sitados. Isso me assustou e desde então não faço mais, gostaria de entender o que aconteceu comigo..sempre fiz mas só agora fiquei alergica? fui ao cardiologista e ele me disse q meu corpo criou um anticorpo para combater a susbstancia ! é isso mesmo? obrigada

    ResponderExcluir
  149. Uma alergia nunca surge da primeira vez que a pessoa entra em contato com uma substância. É preciso que seu organismo desenvolva uma sensibilidade que é imprevisível, podendo surgir a qualquer momento do contato. Por esse motivo, uma pessoa ingere camarão por várias vezes e depois, num determinado momento, ao comer o alimento apresenta uma urticária. uma outra pessoa, está acostumada a tomar um analgésico para dor de cabeça e em determinada ocasião passa a reagir e ter a alergia. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  150. Anônimo5/6/13 05:39

    oi meu nome ana e poruqe eu fiz uma escrova progressiva e queria saber se er normal sentir dores fortes de colicas e vontade de vomita o que eu devo fazer........

    ResponderExcluir
  151. Ana: os sintomas que descreve não são normais. Aconselho que procure atendimento médico.

    ResponderExcluir
  152. Olá , gostaria de saber qual é o melhor Progressiva ou Botox capilar ? Mais eu tenho uma doença crônica que é Bronquite, e estou com medo de fazer um desses dois, e ter uma certa reação por causa das químicas utilizadas e gostaria de saber si faz mal ? Espero sua resposta Obrigado desde já Beijos....

    ResponderExcluir
  153. Deza: cada pessoa é única e deve ser analisada individualmente. Por isso, não há como afirmar qual o melhor procedimento (botox capilar ou progressiva) pela internet, sem conhecer os dados clínicos de forma criterosa. É essencial examiná-la pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  154. Sabrina moreira7/8/13 21:31

    Olá
    Gostaria de saber sobre a descamação no couro apos a progressiva. Minha mãe fez já tem quase uma semana ela ficou com o produto na cabeça por 6 dias, no salão a cabeleireira lavou, fez escova e pranchou mas disse que não poderia lavar em casa por alguns dias. Antes de lavar estava tudo bem, mais depois que ela lavou apareceu uma espécie de caspa. Sera que isso é uma reação a química? A cabeleireira disse que não tem formol.
    Agradeço

    ResponderExcluir
  155. Olá! Post muito bom! Gostaria que me ajudassem com um mega problema. Eu tenho asma, mas quero muito(desde pequena) ter cabelo liso, porém com a minha condição, não é qualquer produto que eu posso usar sem desencadear um ataque de asma. Eu quero um liso saudável e natural, qual alisante eu posso usar sem ter muitos problemas? Eu pesquisei sobre o x-tenso da o'loreal mas não entendo muito de química, e quais fazem mal.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  156. Bruna: peço sua compreensão, mas a orientação que deseja não é padronizada e não pode ser feita pela internet. Cada pessoa é unica. Por isso, é essencial conhecer seus dados clínicos, o tipo e o grau de controle de sua asma para poder definir se você pode e qual o tipo de escova adequada para você. Aconselho que peça esta orientação ao alergista que trata de sua asma. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  157. Olá faço progressiva a 2 anos e gostaria de saber se as coceiras que sinto na orelha são causadas pela progressiva tenho a pela sensivel mas só sinto essa dor se na aplicação minhaas orelhas ja estao ressecadas.

    ResponderExcluir
  158. O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica para afirmar se há relação com a progressiva. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  159. Sabrina: o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet.para afirmar se sua mãe teve reação à aplicação da escova progressiva é essencial examiná-la pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  160. Fiz escova Portier a qual ,segundo as informações , não possui formol.No dia seguinte tive um pouco de coceira no couro cabeludo ,mas nada demais;só que também surgiram inchaços na base da cabeça( só na base ) e que doia um pouco.Procurei o médico que receitou Fenergan e Artrosil, o que melhorou. Vendo um vídeo sobre aplicação da escova percebi que o cabelereiro não segui os passos indicados, deixando o produto no cabelo.O problema pode ter sido motivado por isso? Sou chegada a alergias tópicas.

    ResponderExcluir
  161. Professora: nem toda reação causada pela escova progressiva é causada por alergia. Para afirmar o que ocorreu no seu caso, é essencial examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista Estamos ao dispor caso você more no Rio de janeiro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  162. Após iniciar tratamento atraves da progressiva em um ou dois meses meu rosto na area das bochechas ficou com vermelhidão, coçando, quente e as vezes com pustulas de pus.
    Quero saber se é normal aparecer alergia tanto tempo depois da aplicação?

    ResponderExcluir
  163. Os dados enviados em seu relato não são suficientes para que se possa concluir neste aconselhamento pela internet se foi mesmo uma alergia à escova progressiva. Por isso, é aconselhável que procure um alergista para orientá-la de forma adequada. Estamos ao dispor na Policlínica, caso você more no Rio. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  164. Sim. Você deve procurar atendimento médico, pois não é possível medicar pela internet, sem examinar sua pele pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  165. Gostaria de uma informação. A uns 10 meses realizei uma progressiva com formol, e tive uma reação alérgica, com edema e vermelhidão no rosto todo. Procurei atendimento na emergência, fui medicada e melhorei. Há uns três meses, realizei uma progressiva sem formol (salvatore), pois até ai acreditava que a reação teria sido provocada pelo formol. No primeiro mês, não tive reação nenhuma, porém, no segundo comecei a apresentar vermelhidão e inchaço nas mãos esporadicamente. Após alguns dias, comecei a apresentar vermelhidão na testa, sempre depois de lavar o cabelo, que sumia após 1 dia. Há umas duas semanas estou apresentando vermelhidão no rosto, braços e costas o tempo todo, mesmo sem lavar o cabelo. Tomei a mesma medicação receitada anteriormente (antialérgico + antiinflamatorio) porém, não melhorei. É possível ter alergia tardia? Existe tratamento eficaz pra esse tipo de alergia? Ou enquanto estiver em contato com o agente alérgico (escova) continuarei tendo alergia?

    ResponderExcluir
  166. O seu relato não deixa claro o tipo de alergia que você apresentou com a escova progressiva. Vale lembrar que lesões de pele podem ser muito parecidas mas expressar doenças diferentes. Por isso, é essencial examinar pessoalmente para afirmar a causa do seu problema. Aconselho que procure um alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  167. Oie, fiz progressiva a dois dias, na hora da aplicação minha testa ficou vermelha e tive a sensação de estar queimando, depois de um dia, senti um enjoo. O que devo fazer? Como poderia cortar o efeito da progressiva? Se eu usar o secador vou ativar o efeito e pode acontecer alguma reação no meu corpo?

    ResponderExcluir
  168. Thais: o seu relato não sugere que tenha sido uma alergia. Aconselho que lave bem a cabeça para retirar os resíduos e procure atendimento médico. É essencial examinar pessoalmente para fazer o diagnóstico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  169. A uma semana fiz uma escova progressiva e pintei os cabelos, durante a progressiva eu só senti arder os olhos, mas quando foi colocado a tinta a ardência e a queimação foi muito forte. No dia seguinte começou uma coceira incontrolável, no outro dia uma sensação de estiramento da pele da testa e algumas horas depois a testa estava toda inchada e o inchaço foi descendo para os olhos, tomei um antialérgico, agora estou normal, mas gostaria de saber se foi a progressiva ou a tinta que pode ter me dado essa alergia??

    ResponderExcluir
  170. Em primeiro lugar, é preciso avaliar de forma criteriosa e pessoalmente os seus dados clínicos, história familiar e pregressa alérgica,etc. Além disso, saber a fórmula dos produtos utilizados e se necessário, realizar testes de contato com as substâncias suspeitas. Só assim será possível afirmar se foi a tintura ou se foi o produto utilizado na escova progressiva o verdadeiro causador do problema. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  171. Boa noite
    Fiz progressiva com uso de formol, estou preocupada pois não sei se ela utilizou a quantidade permitida. Por isso estou preocupada, queria saber se com isso pode ser prejucial a saúde, se é cancerígeno.? Pois só faço a cada 6 meses. E quero saber com isso posso ter algum problema?

    ResponderExcluir
  172. Violeta: o uso de formol nas escovas progressivas deve ser abolido em função dos inúmeros danos à saúde que podem provocar. A ANVISA é o ógão regulador do uso destes produtos. Sugiro que visite o site nete link:http://www.anvisa.gov.br/cosmeticos/alisantes/alisante_formol.htm
    Para sua segurança, não recomendo que use nenhum produto sem ler o rótulo com a fórmula completa e sem verificar se é aprovado pela ANVISA. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  173. Minha mae fez a progressiva e no 3º dia ao acordar, ela viu que seu rosto estava muito inchado devido a irritação que a inalaçao do formol causou!
    O que ela pode tomar? Há algum medicamento que possam me indicar?

    ResponderExcluir
  174. Gabriel: a sua mãe deve procurar atendimento médico. Infelizmente não é possível prescrever remédios pela internet, sem examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  175. hoje fui fazer uma progressiva.. e assim q começou a passar o produto, senti uma queimaçao muito forte na cabeça,garganta.. e meus olhos irritados! fiquei com mt medo e pedi para lavar e tirar o produto.. fiquei com o produto na cabeça por uns 7 min... achei estranho pois sempre fiz progressiva e nunca senti nada do tipo! sera que corro perigo de perder cabelo? msm ficando com o produto por pouco tempo?

    ResponderExcluir
  176. A reação à progressiva pode ser alérgica ou irritatriva. A reação alérgica pode surgir mesmo que a pessoa já tenha usado o rpoduto anteriormente sem problemas. Contudo, não tenho condições para afirmar se ocorrerá queda de cabelo baseado apenas em seu relato e sem examinar para diagnosticar o tipo de reação que ocorreu em seu caso. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  177. fiz uma progressiva mes passado e estou com o couro cabeludo dolorido, e quando lavo meu cabelo ele souta mto, isso e uma reaçao alergica?

    ResponderExcluir
  178. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  179. ola quando lavo minha cabeça depois de um tempo começa caça muito ,como se tivece uma capa no couro cabeludo e depois solta pedaços do couro cabeludo com cabelo, pode ser alergia?

    ResponderExcluir
  180. Clenilson: o seu relato sugere que possa ser um caso de dermatite seborreica, mas não há como fazer diagnóstico sem examinar. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  181. Anônimo2/2/14 13:49

    Olá fiz uma progressiva ontem no salão na hora que ele aplicava o produto ardia meu couro cabeludo e senti queimação na garganta. Hj acordei com dor de garganta e um pouco roca pode ser reação do produto?

    ResponderExcluir
  182. É possível que tenha ocorrido uma reação ao produto utilizano na escova progressiva, mas seu relato não sugere que tenha sido uma alergia. É essencial examinar pessoalmente para fazer o diagnóstico. Aconslho que procure um alergista para orientá-la adequadamente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  183. Anônimo7/2/14 17:02

    ontem fui em um salao da minha cidade fazer alisamento em meus cabelos( que contem formol) . quando a mulher estava passando o produto , a luva dela esbarrou no meu rosto . na hora ficou vermelho , e agora esta aparecendo uma queimadura . Estou passando protetor solar todos os dias , e coloquei a minha franja em cima do local , para evitar que pegue sol . gostaria de saber se a mancha pode sair ? . obrigada. Ana

    ResponderExcluir
  184. Ana: o seu relato sugere que ocorreu uma lesão cutânea por ação irritativa do produto. Para prever se a mancha desaparecerá é essencial examinar sua pele. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  185. gostaria q me ajudace em um duvida fiz progressiva a tres meses atraz agora to com muita dor de cabeça queimor do corpo ñ posso nem sai no sol podeser da progressiva

    ResponderExcluir
  186. O relato de seus sintomas não sugere que estejam relacionados com a escova progressiva. Mas, não há como afirmar pela internet. Recomendo que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  187. Trabalho. C om salão de cabelo.faço muita progressiva isso atrapalha na doação de sangue

    ResponderExcluir
  188. Não há evidencias que o profissional que trabalha no salão não possa ser doador de sangue.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  189. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica à escova progressiva. Para opinar, é essencial examinar pessoalmente Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  190. Ola, meu nome é Maria Eduarda e tenho 14 anos e comigo ja ocorreu o seguinte: em janeiro de 2012, ou 2013, (nao me lembro bem) acompanhei meus pais comendo queijo provollone e vinho, mas sem o vinho, tomei leite com achocolatado e o queijo. Ok, tudo normal. No dia seguinte, na metade do dia, fui a casa da minha avó e senti algo em minhas costas, como uma picada seguida de uma bolinha no local. Este estava coçando muiito, pedi a minha prima para ver o que estava em minhas costas e ela disse o que havia, mas que era pequena. Eu continuei coçando e o local foi ficando vermelho. Passou. Encontrei um gatinho na rua e ele veio nos seguindo ate o meu apartamento. O alimentei e o dei agua. Depois lavei bem minhas maos e o coloquei devolta a rua. Tempo depois, começei a sentir uma coçeira nos braços e nas costas, depois em todo o corpo. Vi que estavam surgindo manchinhas vermelhas por todo o local. Me assustei e fui tomar um banho na agua quente e esfreguei com uma esponja. A situaçao so piorou. Nao parava de coçar. Nao me lembro se foi no dia seguinte, ou no mesmo dia, que fiquei toda inchada, procurei um pronto socorro, e fui mal atendida, a enfermeira colocoumuito remedio em minhas veias e meu coraçao começou a acelerar muito, meus pais chamaram o medico, e ele retirou imediatamente o remedio e deu uma bronca na enfermeira. Fiquei horas no hospital, mas ainda nao estava inchada, agora me lembro. Fui para casa. Ainda coçando. Dormi. No outro dia, amanheci inchada, em todo o corpo, com vermelhidao em cima do inchaço, ate meus labios incharam, mas ainda conseguia falar. Fiquei horrivel, deformada. Fui novamente a um outro pronto socorro, que fui bem atendida, e aconteceu o mesmo, fiquei apenas no soro, na base de medicaçao. Voltei para casa, inchada. Fui dormir, mas nao conseguia, eu estava coçando tanto, que me forcei a cortar todas as minha unhas para nao coçar. E meus labios foram so inchando. Dormi um pouco. No outro dia, acordei normalmente, inchada, e começei a ter falta de ar, minhas gargantas se fecharam. Corremos imediatamente ao hospital infantil, que foi o melhor, pois fui atendida com urgencia. Me deram um comprimido e eu vomitei tudo ali mesmo. Depois me colocaram no soro e me deram medicamentos na veia e injeçoes, foram 3 picadas em cada braço e 3 nas nadegas. Doeram muito. O inchasso passou, eu parei de coçar rnquanto estava no hospital, mas chegando em casa ainda tinha algumas coçeirinhas, mas apredi a suportar e nao coçava. Tempo depois, fui a um alergista para saber o que havia provocado tais reaçoes. Chegando la, ele perguntou se tinha alergia a leite, entre outros. Eu, que morro de medo de agulha, que quando vejo uma quase desmaio, negava todas ad suposiçoes do medico, pois o teste alergico e feito com pequenas agulhadas com substancias provaveis de alergia. Ao perguntar a minha mae que tipo de sintomas tive, e ao dizer que eu havia ficado inchada, ele se recusou a fazer o teste, disse que se ele fizesse, eu ficaria de tal maneira novamente, que quase me levou a morte. Voltamos para casa sem respostas. Ate hoje nao sei o por que da minha reaçao. ainda hoje, de repende, ainda mais quando saio do banho, aparecem pequenas bolinhas vermelhas no meu corpo ou no rosto , mas nao coçam e desaparecem bem rapidamente. Nao sei por que. Acho que tambem tive febre durante o ocorrido do inchaço. Bom, depois disso, minha duvida é de que se eu posso fazer ao menos o teste alergico para realizar a escova progressiva sem formol. E lendo o meu relato, o que podem concluir ? De que posso ter alegia e se isso afetara na progressiva sem formol. Se quiserem perguntar mais sobre, meu email é: msriaedualsan@gmail.com muito obrigado.

    ResponderExcluir
  191. fiz uma progressiva faz um ano me deu alergia no couro cabeludo fui ao medico ele disse que era dermatite alérgica ele me recitou um remédio para passar no cabelo um para tomar eu melhorei agora começou de novo uma ardençia na cabeça e formigamento no rosto o que eu faço?

    ResponderExcluir
  192. Viviane: o seu relato não sugere que seja a mesma alergia ocorrida há um ano. Mas não é possível diagnosticar ou tratar pela internet, sem examiná-la. Aconselho que retorne para consulta com seu alergista e peçaque a oriente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  193. Maria Eduarda: não tenho condições para opinar sobre a reação alérgica ocorrida pela internet, baseado apenas em seu relato e sem examiná-la pessoalmente. Infelizmente não existe um teste que possa prever com exatidão se terá ou não reação após uso da escova progressiva. Caso queira, escreva para nosso e-mail. A equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso pessoalmente e prestar mais esclarecimentos. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Mas vocês não tem nem alguma noção do que pode ter ocorrido com meu corpo? Pelo menos um palpite sobre o que posso ter tido alergia , se os mrus sintomas se comparam a alguma alergia ou doença... Nada? Moro em MG, voces tem alguma clinica no meu estado?

      Excluir
  194. Maria Eduarda: sinto muito, mas não é possivel afirmar o qie ocorreu. Avaliar pela internet pode resultar em erros. Para localizar um alergista em sua cidade, sugiro que procure no site da ASBAI (www.sbai.org.br) no setor "Localize seuespecialista". Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  195. Olá,usei pó descolorante para tingir meu cabelo e inalei muito o cheiro do produto,até ai estava normal,mas quando esfreguei o meu nariz ele inchou,e só ocorre o inchaço qd aperto ou esfrego tambem espirro algumas vezes e tenho dor de cabeça,pode ser uma alergia?ou uma rinite alérgica,estou preocupada pois o inchaço do nariz transforma....Obrigada

    ResponderExcluir
  196. O seu relato não caracteriza uma alergia. Mas, não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure atendimento médico. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ

    ResponderExcluir
  197. Anônimo1/7/14 00:15

    Boa noite, fiz uma selagem em mim mesma e não usei luvas, minhas mãos ficaram ressecadas e enrugadas ja faz dois dias o que devo fazer se puderem me ajudar ja agradeço desde ja .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno