Pular para o conteúdo principal

Uso incorreto de descongestionantes nasais agrava rinite alérgica


Espirros, coceira, iritação.
A rinite alérgica é o que há de mais incômodo com a chegada do outono-inverno.
Pior que ela só mesmo a rinite medicamentosa, que tem como principal agente ativador o uso indevido e desenfreado de descongestionantes nasais.


Adotados por considerável parte da população como itens de cabeceira, os descongestionantes nasais tópicos, aqueles em gotinhas, escondem um verdadeiro risco quando usados sem acompanhamento médico. Seu uso continuado por mais de uma semana pode gerar dependência química, a ponto de o indivíduo fazer uso do medicamento mesmo sem estar com a narina congestionada. "Eu faço uso de descongestionante várias vezes ao dia há dois anos. Não consigo mais viver sem ele", diz Daniela Gonçalves, 19 anos, estudante de jornalismo.

O perigo da má administração do remédio, além do vício, é o efeito rebote. "Se a pessoa tem rinite alérgica, por exemplo, e usa descongestionante em gotas para aliviar a obstrução do nariz, o resultado é que com o uso continuado, mesmo que por poucos dias, surge o efeito rebote e a dependência química se instala. A partir daí existem agora dois problemas: a mesma rinite alérgica e o que se chama de rinite medicamentosa, provocada pela gotinha.


O s descongestionantes para uso oral (xaropes ou comprimidos) também estáo longe de serem saudáveis. São um pouco menos prejudiciais que os de uso tópico, pois, não causam dependência química. Contudo, podem acarretar alguns sintomas como ansiedade, insônia, aumento da frequência cardíaca , aumento da pressão arterial e retenção urinária.


Fonte: Portal Nacional de Seguros

Comentários

  1. Oi!!! Eu sofro de rinite alérgica, e de umas semanas pra cá venho usando um descongestionante nasal(Afrin)direto. Antes eu colocava umas 3 gotinhas e durava umas 9 horas, e agora não duram mais que 5 horas!!! Eu tô fikando desesperada, pq nunca tinha acontecido isso antes!!! Quando chega o inverno eu sempre uso, já faz anos, mas de diminuir tanto o efeito assim... Gostaria de saber se vcs sabem de algum remédio, alguma coisa que de uma boa melhorada na minha rinite, pq eu não aguento fikar sem respirar pelo nariz!!! Obrigada!!! Rosiele, Caxias do Sul, RS.

    ResponderExcluir
  2. Rosiele: o melhor caminho é procurar um alergista para tratar sua rinite. Não há como indicar um tratamento baseado apenas em seu breve relato e sem examinar pessoalmente. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. oi! tenho um filho de 3 anos que sofre com rinite alergica desde os 6 meses. já fui a varios alergistas e ele ja tomou varios medicamentos sem resultado. Fizemos o teste e ele passou a tomar as primeiras doses da vacina. Ocorre que, segundo fui iformada o efeito é lento e temos um problema sério: ELE PRATICAMENTE NÂO DORME, durente o periodo de maio até outubro (meses mais frios no nordeste)passa a noite toda se acordando com o nariz muito entupido e eu não sei o que faço: Coloco descongestionante e corro o risco de dependencia? ou deixo o coitado dormindo pessimo e indo à escola morto de sono todos os dias? anna aleksandra - Aracaju-se

    ResponderExcluir
  4. Anna: o uso do descongestionante tópico nasal apenas dá um falso alívio. Na verdade, prejudica mais do que ajuda a criança. Aconselho que peça uma orientação ao alergista do seu filho. Não insista neste remédio que só agrava a obstrução. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. Vivo em Portugal região de Sintra, muito umida. O meu filho que de quase 3 anos, por orientaçao da peneumologista, faz uso da desloratidina e Singulair, a tosse vai e volta, mas gostaria de saber se é normal urticaria ? Ele vive coçando a barriga e as nadegas.

    ResponderExcluir
  6. Anuska: a presença da urticária não é normal e deve ser investigada a causa. Aconselho que retorne ao alergista para uma nova consulta. Obrigado por sua participacão em nosso blog.

    ResponderExcluir
  7. meu filho tem 1ano e 6 meses tem crises semanais de rinite ja teve pneumonia e derrame preural aos 9 meses agora teve pneumonia novamente devido a alergia ele foi encaminhado para o alergista mais onde posso encontrar alergista pelo sus desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  8. katia: no Rio de Janeiro, cito alguns locais que possuem Serviço de atendimento às crianças alérgicas no SUS: Hospital Fernandes Figueira, Hospital dos Servidores, Hospital Municipal Jesus, Instituto Martagão Gesteira (Fundão), ebtre outros, Abraços e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. Olá a todos,

    Pessoal, até pouco tempo atrás eu nem poderia imaginar o quão nocivo poderia ser o uso desses tais vasoconstritores. Tenho usado Neosoro há aproximadamente 1 ano, compulsoriamente, de 3 em 3 horas. Não vivia sem ele. O meu vício tomou tal proporção que comecei a experimentar episodicamente crises de palpitação e taquicardia. Parecia que o meu coração hesitava em bater por alguns poucos segundos e voltava ao normal. Sentia tonturas repentinas. Achei até que ia infartar a qualquer hora. Me espantei que logo larguei o medicamento. Que nariz congestionado que nada! Quando o ameaçado é seu próprio coração, você nem quer saber se vai ficar com o nariz trancado por alguns dias pelo efeito rebote... Estou no primeiro dia de abstenção, e estou bem. Meu nariz nem está tão congestionado. O único problema mesmo são os sintomas de arritmia que ainda teimam em me assombrar no silencio da noite. Tenham responsabilidade antes de antecipar um juízo sobre esses medicamentos, que parecem inofensivos, mas podem arruinar a saúde de uma pessoa desatenta que busca apenas um alívio momentaneo. Esses medicamentos são ilusórios! Tome vergonha e busque ajuda de um profissional, p%&*@!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando me livrar dessa droga tb. Vc conseguiu parar de vez?

      Excluir
  10. Anônimo8/9/11 00:42

    tenho rinite alergica e lendo alguns relato vi que são semelhantes ao que eu estou passando to aki meio da noite com arritimia cardiaca desesperada viciada no descongestionante nasal,com uma cefaléia infeliz,dor no estomango, o pior é a dor na nuca enrrdiando pro ombro esquerdo será que tudo isso é culpa do remeidinho?

    ResponderExcluir
  11. Não há como afirmar a causa dos seus sintomas, mas sem dúvida o uso da gota descongestionante nasal é capaz de provocar inúmeros problemas.Contudo, é possível tratar com outras medicações seguras e controlar sua rinite, É fundamental que se trate também a alergia, que origina o problema.Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao seu dispor na Policlínica. Gratos por sua visita,

    ResponderExcluir
  12. O Afrim só deve ser usado quando vc tiver com gripe e nariz completamente congestionado e por apenas 3 dias, após este período tem que ser suspenso pois provoca dependência, após 5 anos de uso do Afrim diariamente eu resolvi parar e estou em crise de abstinência faz 6 dias eu não durmo, mas estou conseguindo e vou conseguir sair desta. Tenha muito cuidado com o uso de descongestionantes, não só o Afrim mas todos.

    ResponderExcluir
  13. Boa noitee!!! Excelente artigo! Parabéns PELO BLOG! Graças à Deus consegui me libertar desse vício que só me fez mal na época em que usava feito louca...pura ilusão! Abraços para todos!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado! Muita saúde para você! Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  15. Poxa, eu usava de forma completamente errada. Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Sábata: ficamos felizes em poder ajudá-la Melhoras! Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o este espaço mesmo, uma pergunta, quanto tempo em media demora para o efeito rebote da rinite medicamentosa passar por completo?

    ResponderExcluir
  18. Adriel: cada pessoa tem seu tempo para recuperação, pois depende do grau de acometimento da mucosa nasal, que é diferente em cada caso. Por isso, aconselho que exponha esta dúvida ao seu médico para que oriente de forma apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  19. Ola sou beatriz sou viciada no afrin a 6 anos outros remedios ja perderam efeito.. meu nariz esta o tempo todo totalmente trancado e so quando ponho afrin respiro melhor durante umas 10 hs e agora tou gravida meu medico recomendou sorine mais n faz efeito nenhum
    o que fazer p conseguir uma gravidez tranquila?
    antes..parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  20. Para que você tenha uma gravidez tranquila consulte o seu alergologista pois existe tratamento para sua rinite. Dessa forma você poderá ter sua gravidez de forma tranquila.

    ResponderExcluir
  21. Comprei cabelo liso "natural" na rua 7 de setembro no centro do Rio. Quando a cabeleireira colocou ontem, achei que fosse morrer de falta de ar , dormi com ventilador, mas meus olhos estão ardendo, estou tossindo muito como se estivesse com asma e não estou me sentindo bem. Será que esses sintomas diminuem com o tempo?

    ResponderExcluir
  22. Não há como afirmar quanto tempo durarão os sintomas sem saber o que causou a reação. E, para isso, é essencial examiná-la pessoalmente. Além disso, é necessário conhecer a composição do produto que foi utilizado, tanto do aplique capilar como dos produtos utilizados para sua colocação. Se os sintomas persistem, é aconselhável que procure atendimento médico. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Olá! Tomei o Neosoro por muitos meses seguidos para conseguir dormir, usava em média um frasco por noite. Parei de usa-lo a alguns meses, nenhuma gota mais. Porém, des de q parei respiro normal, mas não durmo mais estou c insônia crônica dos três tipos, todas as noites. Sabem me orientar se está relacionado realmente ao Neosoro, e o que fazer para voltar a dormir, por favor? Grata!

    ResponderExcluir
  24. Não me parece que a insônia esteja relacionada com a interrupção do uso das gotas nasais. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite. Vivo em Portugal e estou na época de verão e passo mal as noites porque se dormir deitada o meu nariz fica irritado como quando queremos espirrar e o espiro não sai, sinto ardor e picadas. Durante o dia tenho espirros, comichão e dores de cabeca. Será que sofro de rinite?

    ResponderExcluir
  26. Boa noite. O seu relato sugere que possa ser uma rinite. Mas é importante lembrar que nem toda rinite é causada por alergia. Aconselho que procure atendimento médico para fazer o diagnóstico e indicar tratamento correto. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Esse efeito rebote demora mais ou menos quanto tempo??alguns dias ou semanas ou so acaba tomando algum remedio?

    ResponderExcluir
  28. Diogo Boa tarde O "efeito rebote" está relacionado com o vício na medicação e varia em cada pessoa. Por isso, o ideal é que a retirada do uso da gota nasal tenha acompanhamento médico. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. Andreia Boa noite Não entendi seu comentário Escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com para que possamos orientá-la de forma adequada. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno