04 março 2009

Legumes podem proteger contra problemas respiratórios


De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia (EUA), comer vegetais crucíferos, como couve flor e brócolis, pode proteger contra asma, rinite alérgica e outras doenças pulmonares. Para os especialistas, esses vegetais possuem um composto natural chamado sulforafano que causa no organismo humano um efeito antioxidante.

Os pesquisadores analisaram 65 pessoas que tomaram, durante três dias, doses de alfafa ou de brócolis. Eles constaram que o brócolis provocou um aumento das células antioxidante e a elevação dos níveis de proteínas das células das vias respiratórias, que consequentemente protegem o pulmão.

Siga as dicas da nutricionista Cristiana Andreoli do Centro Universitário S. Camilo, em S Paulo, para fazer com que os legumes entrem na dieta das crianças sem cara feia:

- nas receitas de tortas e panquecas,substitua parte do leite ou da água por suco de beterraba, espinafre ou cenoura;
- inclua hortaliças bem picadinhas nos recheios de pizzas e salgados;
- acrescente beringela e abobrinhas raladas à massa de hamburgueres e bolinhos de carne.
Fonte: Folha de Salvador e revista Cláudia

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".