14 março 2009

Ar condicionado e alergia


O Brasil enfrenta um período de grande calor e, convenhamos, não dá para fugir do ar refrigerado, no trabalho, bancos, empresas, shoppings, sem contar nos carros, ônibus, e, por que não? Em casa! Aí surge a dúvida: alérgicos podem permanecer em ambientes refrigerados? A resposta é sim, mas é bom conhecer dicas para uma convivência saudável com o aparelho.

Não pretendemos esgotar o tema, mas sim fazer algumas considerações:


 - O aparelho de ar condicionado, para obter o resfriamento ambiental, tende a ressecar o ar. O ar mais frio e mais seco pode afetar o trabalho e a sensibilidade nasal, ocasionando sintomas.


- Algumas pessoas portadoras de asma e rinite pioram sintomas em ambientes refrigerados.


- O ambiente fechado e condicionado propicia condições para transmissão de viroses, gripes e resfriados, que por sua vez constituem fatores agravantes da asma e da rinite alérgica.


- O ar condicionado central pode se associar à proliferação de fungos e bactérias no seu interior, quando não devidamente limpo periodicamente o que pode causar doenças graves, como pneumonias. Fungos podem causar ou agravar quadros alérgicos.


- Ambientes refrigerados não devem acumular poluentes. Não devem ser acarpetados e devem ser livres da fumaça de cigarro. O ideal é abrir diariamente as janelas por um período, em especial nos momentos de pintura, ou no caso de utilizar produtos com odor ativo.


- Ambientes de trabalho devem receber atenção especial já que as pessoas permanecem por longas horas no mesmo local. A ANVISA publicou em 2000 a resolução 176 de 24/10/00, estabelecendo normas para padrões de qualidade do ar interior, que devem ser seguidas.


- Carros com ar condicionado também merecem atenção. Leia mais em http://blogdalergia.blogspot.com/2008/05/cuide-do-seu-carro-e-d-carona-sade.html:



Concluindo, leia os 10 mandamentos para que alérgicos possam conviver harmoniosamente com o ar condicionado:

1. Mantenha a asma e a rinite sob controle. Assim enfrentará melhor os fatores que podem irritar as vias respiratórias, como é o caso do ar condicionado.
 

2. Utilize o aparelho graduado entre 18 e 27ºC. Mas, se não tem jeito e a temperatura é muito baixa, deixe um agasalho no trabalho e use durante sua permanência no ambiente refrigerado.
 

3. Lave as narinas com soro fisiológico, durante o dia.
 

4. Coloque uma vasilha com água no ambiente para diminuir o ressecamento .
 

5. Não permita o fumo em ambientes refrigerados.
 

6. Ambientes fechados devem ser mantidos limpos e arejados. O ideal é que não tenham carpetes, estofados, livros em excesso, para facilitar a limpeza.
 

7. O filtro do deve ser lavado semanalmente e a manutenção realizada conforme a instrução do aparelho. Os dutos do sistema de ar central devem receber limpeza adequada e especializada.
 

8. Limpe a casa ou o escritório diariamente, utilizando pano úmido. Sendo possível, abra as janelas e persianas por períodos durante o dia para receber luz do sol e ar puro.
 

9. Não tome banhos quentes e demorados: prefira os banhos mornos ou frios. Use um hidratante após o banho.
 

10. Tenha vida saudável: alimente-se bem, beba líquidos durante o dia, pratique atividade física.

78 Dê sua opinião:

GHC Alpha disse...

É a primeira vez que entro nesse site e fiquei muito feliz com algumas orientações que podem me ajudar a lidar melhor com a Asma.Adquiri à dois anos e foi muito dificil aceitar,acabei não fazendo o tratamento corretamente, quando melhorava, parava as medicações e era muito lento os resultados, quando meu Otorrino medicou Diprospan, parecia um milagre, até acreditei que não tinha ASMA, mas foi por um mês, voltei para o pneumologista que muito bravo disse que esse remédio é uma BOMBA, em dois anos como eu havia tomado 07 vezes PREDMISIN eu poderia adquirir osteoporose, fiquei assustada. Tem algo que posso fazer para reverter essa possibilidade?
Aproveito e deixo uma sugestão:- Quando você tem asma desde pequeno, você com a familia vai aprendendo a lidar com a doença, mas quando você está na fase adulta, por mais que apareça obvio que o adulto tem onde buscar informação, seria interessante divulgar mais sobre o assunto nos consultórios atraves de folder's ou cartilhas de como lidar com a Asma, principalmente o lado emocional.

Grata,

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

GHC: a asma é uma doença que pode ser controlada e permitir uma vida normal. Mas, uma grande dificuldade é o desconhecimento sobre a doença, formas de prevenção e tratamento. Aconselho que converse com seu médico sobre sua preocupação com o uso do corticóide: ele conhece bem seu caso epoderá orientar adequadamente. Obrigada pela sua sugestão: é mesmo muito importante educar o paciente. E você tem razão: nós médicos esquecemos muitas vezes dos adultos... Obrigado por sua participação. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Anônimo disse...

OI...GOSTARIA DE SABER SE E MELHOR O USO DE VENTILADOR,AR CONDICIONADO,OU UMIDIFICADOR DE AR/AMBIENTE,POIS SOU ALERGIA A MTAS COISAS E SOU ASMATICA...QUAL APARELHO SERIA MELHOR PARA MINHA SITUAÇÃO POIS MORO EM UM CIDADE MTOOOOO QUENTE.,E MAO TEM COMO FICAR SEM VENTILADOR.
OBRIGADA

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O ar condicionado é o ideal mas se for necessário pode usar também o ventilador. Recomenda-se que a limpeza seja feita nas pás do ventilador, usando pano úmido. Quanto ao desumifificador, deve ser evitado pois o ar seco pode precipitar crises. Obrigado pela visita,

Anônimo disse...

Oi... Eu tenho um filho de 2 anos e ele tem asma. Vou viajar agora de carro para o nordeste e gostaria de saber se ha problema em viajar com o ar condicionado do carro ligado?

Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Antes da viagem, faça uma boa revisão e limpeza no ar refrigerado. Da mesma maneira passe antes no alergista e peça que oriente sua conduta no período das férias. Boa viagem! Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Me chamo Ana!Boa noite!Gostaria de saber qual o melhor ar condicionado ou ventilador moro no Nordeste é quente uma epoca e outra nao sendo que moro em um bairro proximo da praia porem bem ventilado menos quente no periodo noturno entao atualmente nao uso mais o ar-condicionado devido crises de rinnite no meu filho de 7 anos deixo a janela um pouco aberta e o ventilador ligado no fraco longe dele com o quarto bem limpinho!Tem algum problema a janela a brisa causarem sintomas da rinite,asma com piora algum mal ou melhor voltar p o ar-condicionado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana: você está agindo de forma correta. O ventilador deve ser limpo adequadamente. Além disso, deve-se reforçar os cuidados de controla ambiental contra os ácaros da poeira. Fique tranquila: a brisa do mar e a vida ao ar livre não causam nem pioram a alergia. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

como me proteger do ar condicionado num carro quando faço viagens longas?
Porque ainda reajo pior ao ventilador? obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O ar condicionado do carro deve receber atenção especial antes de qualquer viagem. É recomendado que se faça limpeza periódica e que o filtro seja trocada a cada 10000 Km ou no tempo indicado pelo fabricante. Em geral, as pessoas alérgicas não se dão bem com ventilador por sua ação irritante sobre o aparelho respiratório e porque tende a revgolver a poeira ambiental. Gratos por sua visita.

maria bianca disse...

olá, minha filha tem 3 anos e tem reniteaalérgica, o médico de alergia receitou:desalex, maresis, aderogil, cromoglicato dissódico e ambroxmel, Achei mta medicação, é isso mesmo? fiquei sabendo de um tratamento p prevençao dessas crises, é o SINGULAIR, qnd poderia começar esse tratamento? só qnd ela ficar boa? já fazem 4 dias e ela ainda está colocando mto catarro verde e grosso pelo nariz, é normal??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria Buanca: não posso julgar os sintomas ou mesmo avaliar a indicação dos remédios pois desconheço o tipo e a gravidade da alergia de sua filha. Singulair pode ser usado mas é o seu médico que indicará se é uma medicação adequada para sua filha. Gratos pela visita.

ALÌCIA MINHA VIDA É VC disse...

olá, me chamo Karine e sou de Olinda pernambuco. Gostaria de saber qual o melhor o umidicador,ventilador ou ar condicionado.Minha filha tem 3 anos e é alérgica, todos os meses ela tem crise, uso o ventilador a noite por conta dos mosquitos deixo ele girando no fraco e com a janela meio aberta mais ela continua tossindo muito não sei mais o que fazer, todos os tratamentos já foi feito mais as crises não vai embora por favor me ajudem... obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Karine: em primeiro lugar, não há um "melhor" e sim a aceitação de cada pessoa. Umidificadores não estão indicados, a não ser em casos muito específicos, pois o aumento da umidade no ambiente do quarto favorece o crescimento de ácaros, mofos e bolores, agravando a alergia. Em princípio, o ar refrigerado mostra vantagens sobre o ventilador. Aconselho que converse com o alergista de sua filha que conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais indicada para fazer uma orientação personalizada para seu caso. Gratos pela visita.

Lih disse...

Ola,tudo bem,bom gostaria de saber se ar faz mal ao o meu filho ele tem 4 anos e o medico proibiu ele usa ar,ventilador mas aqui onde moro e muito quente mas quando oque eu faço,ele tem alergia,esta sempre gripado com garganta inflamada,o medico me falou que se não tira ar talvez terei que opera o meu nenê quando tive 5 anos .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lih: cada pessoa tem características próprias e para emitir um parecer específico sobre seu filho, é essencial examiná-lo pessoalmente. Mas, de uma maneira geral, se a alergia respiratória estiver bem controlada, a criança pode dormir em local com ar refrigerado sem problemas. Aconselho que esclareça com o alergista que trata do seu filho. Gratos pela visita.

Fabiano Ferreira disse...

Ótimo conteúdo.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado, Fabiano. Aproveito a oportunidade para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Anônimo disse...

olá tudo bm! meu filho tem 05 aninhos de idade e tem larindite alergica, tem algum problema meu filho ficar exposto no ar- refrigerado?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O fato de uma criança apresentar quadros de laringite não impede que frequente ambientes refrigerados. Mas, não tenho condições para opinar específicamente sobre seu filho sem conhecer seus dados clínicos, gravidade e tipo de alergia que apresenta. Aconselho que converse com o alergista que trata dele e exponha sua preocupação, pois é a pessoa mnais adequada para orientar. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

muito me explicou este trabalho de voces, levantou algumas hipóteses que estarei aprofundando mais com minha Médica
Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ficamos felizes em saber que pudemos ajudá-la. Um abraço. Volte sempre ao nosso blog.

Elza Spindola disse...

Gostaria de saber se o ventilador umidificador de ar, pode ser usado em ambiente aberto, ou seja, quarto q não é forrado?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elza: em princípio, os ventiladotes munidos de umidificadores não são indicado em casas de pessoas alérgicas. Contudo, é preciso analisar as condições de cada pessoa, relacionadas ao clima onde mora, tipo de alergia, gravidade do caso, sensibilidade individual,condições ambientais, etc. Por isso, a decisão pela instalação do aparelho deve ser tomada em coomum acordo com o alergista. Gratos pela visita.

Geizy Kely disse...

Boa noite,melhor dizendo Bom dia.Sou paciente do Dr Leonardo Sanderbeg o tratamento com ant alergicos,e a bombinha em caso de falta de ar tem sido eficazes mais com todo esse calor meu esposo acaba ligando o ar condicionado resultado ele dorme e eu começo outra crise alergica,fico com falta de ar,meu nariz entope,fica ardendo.vou seguir a dica de vcs,colocar baldes com água no quarto para ver se melhora.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Geizy: limpe os filtros semanalmente e não se esqueça de fazer uma limpeza periódica no aparelho do ar condicionado. Pode usar uma vasilha com água próximo ao aparelho para amenizar a sensação de ressecamento. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

otimo

Anônimo disse...

Bom dia, meu filho tem alergia toda vez que entra em contato com ar condicionado, os sintomas são: tosse e catarro claro. Ja não sei mais o que fazer, pois na escola dele tem ar condicionado. O ano passado trocaram por ventilador, este ano mudaram ele de sala para uma que tem ar condicionado e a alergia voltou com tudo.É uma situação constrangedora porque acaba sendo eu a chata que reclama, ja observei que a coordenadora torce o nariz, perguntei sobre a limpeza do ar condicionado e ela disse que de 6 em 6 meses ele passava por limpeza. O que posso fazer para melhorar os sintomas do meu filhinho de 7 anos? qual o tipo de tratamento que existe para este caso? Muito obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não tenho condições para opinar pela internet e especificamente sobre seu filho, pois não conheço seus dados clínicos nem o tipo de alergia que apresenta, grau de controle da sua rinite, etc. Contudo, vale ressaltar que o ar refrigerado não é a causa da alergia. Mas, pode piorar os sintomas, por sua capacidade de atuar como irritante das vias respiratórias. O objetivo do tratamento é controlar a doença de forma que seu filho possa ter uma vida normal, na escola, nos cinemas, em outros locais onde tenha que conviver com a presença do ar refrigerado. Por isso, o ideal é que seu filho seja avaliado pelo alergista para que se busque a melhor forma de manter sua rinite sob controle. Assim enfrentará melhor os fatores que podem irritar as vias respiratórias, como é o caso do ar condicionado. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Prezados doutores, obrigada por me responderem, levei hoje pela manha meu filho em uma clinica médica e agora descobrirei o que ele tem de verdade, penso que pode ser mesmo uma rinite. Sou de Goiânia-GO, gostei muito do blog de vocês, me esclareceu muito. Médicos de alma fazem o que vocês estão fazendo orientando sempre. Obrigada de coração, agora depois dos exames vou descobrir o que meu filhindo de sete anos tem, ele será medicado e com certeza terá a alergia controlada durante as aulas. Mais uma vez, muito grata pela ajuda.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As suas palavras são um grande incentivo para que continuemos nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Agradeço em nome da equipe e aproveito para convidá-la a assinar nosso blog e assim passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Sandra Regina disse...

Oi boa noite !
Sou asmatica e gostaria de prestar concurso para trabalhar em banco,mas por causa deste problema,creio que será inviavel,por causa do ar condicionado.Por favor me ajudem com mais informaçoes sobre este assunto.Grata Sandra

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sandra: a asma, quando tratada adequadamente e bem controlada, não impede que você trabalhe em ambientes refrigerados. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Son disse...

Boa noite!
Gostaria de saber qual a melhor forma para posicionar o ventilador/umidificador, se seria dos pés para cabeça ou da cabeça para os pés?
Desde já, parabenizo pelo blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Son: não recomendamos o uso de umidificador, pelo risco de aumento de ácaros e fungos no ambiente. O ventilador deve ser colocado indiretamente em relação à pessoa e recomendada limpeza cuidadosa do aparelho. Gratos pela visita e pelas palabras de incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

amor disse...

Olá, minha filha tem rinite alergica,esta tomando prelone, está no nono dia de resolver vez em quando aparece umaa manchas vermelhas no pescoço dela, e as bochechas ficam rosadas, pode ser do prelone?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não é possível opinar pela internet sem examinar sua filha. Aconselho que entre em contato com o médico que trata dela e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

Tamara Lourenco disse...

bom dia! Me chamo Tamara e tenho rinite, sinusite e asma. Mudei de São Paulo para Aracaju tem um mês e no meu novo emprego fico em uma sala com ar condicionado o dia todo. O que posso fazer para diminuir os sintomas alérgicos como febre, dores de cabeça, dores no corpo??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os sintomas narrados podem ocorrer em outras patologias não alérgicas. Converse com seu médico alergologista.
Obrigado pela visita.

fernando farias disse...

Oi. Me bebê está com 3 meses e descobri laringite. Posso usar o ar condicionado e o umidificador durante o dia enquanto ele dorme ou está no ambiente? E a noite posso repetir o mesmo processo?
Obrigada pela atenção

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O ar seca do ar-condicionado pode intensificar a laringite.

Anônimo disse...

tenho uma filha de 1 ano e 2meses ela tem bronquite alérgica e tenho um umidificador de ar ai queria saber se posso usar ele a noite no quarto com ela

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Em princípio, o uso de umidificador não é indicado em casas de pessoas alérgicas, pois a umidade aumentada pode favorecer aumento de ácaros e mofo, agravando o problema. Por isso, é preciso analisar as condições de cada pessoa, relacionadas ao clima onde mora, tipo de alergia, gravidade do caso, sensibilidade individual,condições ambientais, etc. A decisão pela instalação do aparelho deve ser tomada em coomum acordo com o(a) alergista que trata de sua filha. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Boa tarde,
Passei meses tocindo direto sem saber a causa. Depois de muitos exames fui descobrir que a causa era alergia a ar condicionado. Coloquei um plástico tapando parte da saída do ar e depois disso nunca mais tive inflamações na garganta nem tosses.

Acontece que de setembro pra cá tive o diagnóstico de conjuntivite infecciosa que depois evoluiu para conjuntivite alérgica. Pode ser que a alergia de ar condicionado que se manifestava na garganta tenha migrado para os olhos? Fui ao oftalmo, uso os colírios receitados religiosamente, mas meu olhos continuam vermelhos. Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O ar condicionado não provoca alergia, mas pode causar irritação e agravar ou impedir a melhora numa pessoa portadora de alergia. Não tenho condições para emitir o parecer que solicita pela internet, sem conhecer seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. Aconselho que peça esta orientação ao(à) médico(a) alergista que acompanha seu caso.

Anônimo disse...

..Sempre que entro em contato com o ar condicionado meu ouvido e garganta inflamam .já perdi 2 empregos pois não consigo desempenhar minhas funções doente em ambiente com arcondicionado. sera qe existe um tratamento para essa doença pois já fiz todo tipo de exame e nada e detectado.

Anônimo disse...

Boa noite...Parabéns pelo blog!Quem tem Rinite alérgica pode usar o Climatizador? ou ventilador é melhor ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É aconselhável que procure um(a) especialista em Alergia pois para emitir um parecer sobre seu caso, é essencial examinar pessoalmente. obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A aceitação do climatizador, ar condicionado ou ventilador é individual. Cada pessoa deve receber uma indicação personalizada. Em tese, o ar refrigerado e o climatizador são superiores ao ventilador. Aconselho que converse com o (a) alergista e peça que o oriente. Gratos pela visita.

Paulo disse...

É permitido salas de faculdade serem totalmente fechadas, com exceção de um pequeno basculante? Existe alguma orientação do CREA que regulamenta essa construção? Porque estudo em salas assim e elas fedem a mofo, mesmo com ar-condicionado.

Depois que comecei a frequentar esse ambiente, aliás, muito gelado, tive alguns problemas que nunca me aconteceram como tosse acompanhada de febre etc.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Paulo: desconheço a legislação. O site do CREA possui um setor de Ouvidoria onde poderá obter a informação que solicita. Acesse no link:
http://www.crea-rj.org.br/ouvidoria/ Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Boa noite,
meu filho tem 6 anos e tem alergia a poeira e faz uso de medicamentos para limpeza do nariz e outro medicamento a base de corticoide. O que piora mais a alergia seria o ventilador, o ar condicionado ou o climatizador.
Também gostaria de saber se o uso da imunoterapia é viável para o caso de alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cada pessoa é única Por isso, não existe uma resposta padrão que sirva para todas as pessoas. Em geral, o ar refrigerado é melhor tolerado do que ventiladores. Mas, para afirmar o melhor para seu filho, é essencial examinar pessoalmente A imunoterapia está indicada no tratamento das alergias respiratórias, em especial a rinite alérgica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Meu filho tem três anos e tem alergia a poeira e etc. Gostaria de saber qual é o melhor para ele o climatizador ou ventilador.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...


De uma maneira geral, é indicado o climatizador. Mas, a pessoa mais adequada para esclarecer sua dúvida é o(a) alergista que trata do seu filho. Cada pessoa tem uma maneira única Por isso, como o(a) médico(a) conhece seus dados clínicos, orientará melhor. Avaliar pela internet não é o ideal. Gratos por sua visita

maariadolores disse...

olá eu gostaria de saber se pintura de quadra de esporte causa alergia?

Anônimo disse...

ola me chamo dudu, tenho um filho de 3 anos o mesmo tem laringite e o medico falou para dormir com ar condicionado ligado e não o ventilador. Será que não vai piorar a situação dele.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Dudu: ar refrigerado não é causa de laringite. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Cleyton M disse...

Eu tenho muita irritação muito espiro muito funga funga e principalmente congestionado,certo dia minha mae se irritou e pagou uma cirurgia para tirar carne esponjosa e outra coisa la tbm ,meu nariz ficou otimo porem 1 ano e poco depois voltou tudo de novo,obs:eu fumava cigarro porem parei ja faz uns 4 meses mais continuo fumando maconha mais cigarro q me deixava muito pior na respiração eu parei.oque eu faço para acabar de vez com esse problema nao guento mais esse nariz ruim todo dia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cleyton: o tratamento da alergia é necessário para controlar os sintomas, evitar crises e controlar a doença. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Fabio Lucena disse...

Bom dia sempre que entro em lugares com ar muito gelado minha face lateja,minha testa encomenda muito sinto muito mau.as vezes fico tonto.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fábio: o seu relato não deixa claro que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Sempre que eu entro em lugarem que tem o ar condicionado, sempre fico com falta de ar e enjoada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os sintomas que descreve não caracterizam uma alergia. Mas, não é possível avaliar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico para que possa ser orientada de forma adequada e segura. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Tive broncopneumonia nos dois pulmoes e uma bactéria no sangue pelo fato de trabalhar em uma loja com ar condicionado muito gelado e agora passei no vestibular da faculdade estou com muita vontade de fazer mais o ar condicionado também e muito gelado e sinto dor nas costas e agora estou com medo de fazer a faculdade o que faço?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso, para que possa continuar seus estudos com saúde e segurança Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Cinthya Souza disse...

O meu filho tem 1 ano e 2 meses. Já teve três crises de laringite. Para melhorar os sintomas uso berotec com soro fisiológico na nebulização de quatro em quatro horas, mais hixizine xarope. Além disso, uso umidificador a noite quase toda. A dúvida é: o berotec é recomendado nesses casos, e o umidificador realmente traz algum benefício?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cynthia: Boa noite. Há muita controvérsia sobre a necessidade de uso de umidificadores. É preciso ter cautela, pois o excesso de umidade no ambiente do quarto pode favorecer aumento de fungos e de ácaros e assim agravar a alergia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Luiza disse...

Por que toda vez Q durmo com ar condicionado ligado amanheco C corpo ruim e me dá febre(somente febre) de 1doa geralmente tomo remédio depois melhoro , tenho rinite mas não tenho sintomas dela apenas febre

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luiza Bom dia O seu relato não sugere que seja uma reação alérgica (imunológica). Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Meu filho tem tosse alérgica ao ventilador e onde moro faz bastante calor, tenho que parar de usar o aparelho?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite. A expressão “tosse alérgica” é empregada quando o sintoma surge em consequência de uma doença alérgica. Por exemplo, a rinite alérgica pode ocasionar a chamada secreção pós nasal, ou seja, gotejamento de catarro da parte posterior do nariz em direção à garganta e ocasionar tosse. Ou seja, "tosse alérgica" não é um diagnóstico É essencial diagnosticar a causa da tosse. Sugiro que procure um alergista. Assim será possível tratar a causa da tosse do seu filho e tomar a decisão mais acertada para o uso do ventilador. Gratos por sua visita

Nínive Acosta disse...

Olá, acho que tenho alergia ao ar condicionado, fico com dor no peito, tosse seca, e sinto uma sensação de queimação na garganta e uma dor, uma coceira no pulmão. Depois de um dia inicia-se uma secreção bem amarela ao tossir. Pode ser alergia ao ar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ninive Boa terde. O seu relato não sugere que seja uma reação alérgca (imunológica) ao ar condicionado. É esencial examinar para poder emitir um parecer. Sugiro que procure um alergista em consulta tradicional realizada pessoalmente. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

ESTOU DEPENDENDO DE UM ONIBUS PRA IR TRABALHAR E ESSE TEM AR CONDICIONADO E DEPOIS QUE PASSEI A USAR O MESMO TENHO TOSSE A NOITE TODA O QUE FAZER NAO TENHO OUTRA OPÇAO DE CONDUÇÃO

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite: A piora da tosse em ambientes refrigerados pode resultar de uma ação irritante sobre o aparelho respiratório Nem sempre está relacionada com alergia. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

Karlla Nóbrega disse...

Olá meu filho tem bronquite asmática, minha cidade é muito quente, e ligo o ventilador a crise chega rápido. Gostaria de saber qual melhor aparelho pra usar nesse caso? Ar condicionado?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Karla Boa noite Cada pessoa é única Por isso, não existe uma resposta padrão que sirva para todas as pessoas. Em geral, o ar refrigerado é melhor tolerado do que ventiladores. Mas, para afirmar o melhor para seu filho, é essencial avaliá-lo pessoalmente
Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...