Pular para o conteúdo principal

Alergologistas alertam para os perigos da tatuagem de henna

sol
O verão, estação mais amiga do sol, esconde armadilhas principalmente para quem é alérgico a picadas de insetos e quem sofre de sensibilidade cutânea. A estação mais esperada pelos adoradores de praias e piscinas é também muito bem vinda para quem sofre de alergias respiratórias como rinite e asma, quando podem respirar com mais tranquilidade. Porém, os consultórios médicos especializados em alergias registram aumento de até 30% na procura, quando comparado a outros períodos do ano.

– Um exemplo de armadilha é a popular tatuagem de henna, aplicada principalmente em crianças – adverte o presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia do Rio de Janeiro Fábio Chigres Kuschnir. – O corante presente na combinação acaba por sensibilizar a pele, provocando coceiras e até queimaduras.

Fábio chama atenção para a dermatite de contato que é a irritação da pele causada pela exposição a diversos produtos como loções hidratantes, pomadas e até cremes antialérgicos com presença de substâncias como anti-histamínicos.

Quanto aos insetos, o alergologista (médico especialista em alergia) explica que alergia a picadas de pernilongos, mosquitos e pulgas não apresenta tendências genéticas e quem tem essa provocação deve tomar cuidados especiais.

– O calor do verão e as chuvas são favoráveis às condições de reprodução de mosquitos, pernilongos e outros insetos. Então quem é alérgico precisa tomar cuidados como uso de repelente o tempo todo – recomenda o médico.

No caso de persistência de sintomas depois de uma mordida como inchaço e até febre o médico deve ser procurado. Uma das alternativas é um tratamento feito por vacinas.

A estudante Luiza Smama, 19 anos, sofre de alergia a picadas de insetos e recentemente foi alvo de um ataque.

– No último domingo, fui a um sítio e não deu outra, levei uma mordida de mosquito no pé. O inchaço está até agora e estou tomando anti-biótico – conta a jovem que apresenta edemas pelo corpo.

Cuidados com a pele

Os índices de raios ultravioletas no verão são altos. Ontem mesmo com a chuva, por exemplo, a intensidade registrada foi 10, em uma escala de 1 a 14, o que demanda alguns cuidados.

A médica Leandra Metsavaht, membro da sociedade brasileira de dermatologia, alerta para as foto-alergias, como a ingestão de medicamentos causa bolhas no paciente ao se expor no sol. Outro perigo é o contato com chá de plantas como aroeira, figueira ou leite de folhas de mangueira ou suco de limão que mesmo após lavar a pele o continua a represesntar perigo de queimadura. Até perfumes representam riscos quando passados e expostos ao luz solar.

João Paulo Aquino, JB Online

Comentários

  1. sofro de alergia de contato, todos os protetores solar que já usei me derão alergia gostaria de saber se tem algum que eu possa usar, resultadt do meu exame:ppd mix=cosmestico.
    soube conversando com outras pessoas que tem broqueador antialergio pesso sua ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha: o objetivo deste blog é esclarecer sobre as doenças alérgicas. Uma orientação como solicita necessita de consulta médica para um maior conhecimento de sua pele. Sugiro que retorne ao seu alergista, que conhece bem o seu caso.Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Preciso saber o que é PPD-mix? Onde é encontrado?

    ResponderExcluir
  4. PPD mix ou PPD mistura é o grupo parafenilenodiamina usado em testes para borracha. Uso: vulcanização da borracha (fenilisopropilparafenilenodiamina, fenilciclo-hexil-parafenilenodiamina, difenilparafenilenodiamina). Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Tb tenho alergia a ppd mix, então tenho que procurar camisinhas livres de que substância? Borracha? Látex?

    ResponderExcluir
  6. Débora: não posso emitir específico sobre seu caso através da internet. Mas, ressalto que o fato de ter alergia ao PPD mix (componente da borracha preta) não significa que terá reação ao látex. o seu alergista que conhece seus dados clínicos, é a pessoa mais indicada para orientá-la. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Sou dentista e tenho alergia as luvas somente no verão. Meu teste de contato resultou negativo ao PPD Mix e ao Kathon cg, segundo minha dermatologista. A história clínica do paciente não deve ser levada em consideração ou o diagnóstico é baseado somente em testes?
    Obrigada, Aline.

    ResponderExcluir
  8. Aline:O diagnóstico da alergia ao látex se baseia na história clínica do paciente sendo confirmado através de exames complementares e testes (tanto no teste de contato como testando o próprio látex) Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno