Pular para o conteúdo principal

Rinite alérgica na gravidez: quem responde é o especialista



A rinite é uma doença freqüente na grávida?

A rinite alérgica é uma doença muito vista em gestantes.
Os sintomas principais são: espirros repetidos, coriza líquida, coceira em narinas, olhos, ouvidos, céu da boca, ouvidos e congestão nasal. Surge também gotejamento de secreção que escorre pela parte posterior do nariz, provocando pigarro ou tosse. Em alguns casos, pode se acompanhar também de conjuntivite: olhos avermelhados, irritados, lacrimejando e coçando. Por isso, pode ser confundida com gripes e resfriados.

A rinite alérgica piora na gravidez?

Toda gestante, mesmo que não seja alérgica, apresenta uma tendência para ter obstrução (entupimento) nasal, como conseqüência do efeito dos hormônios aumentados durante a gravidez. Seria de se esperar, portanto, que a mulher portadora de uma rinite alérgica antes de engravidar, tivesse mais propensão à piora
na gestação. Entretanto, estudos científicos mostram que este padrão não ocorre: enquanto algumas pioram, outras melhoram ou não modificam sua rinite durante a gestação.

Toda rinite da gestante é alérgica?

Não. Existe um tipo de rinite que se inicia na gravidez e que pode surgir tanto nas mulheres alérgicas como em não alérgicas, apenas pela a
ção dos hormônios. O estrogênio, por exemplo, é um hormônio que promove o crescimento das células do útero, principalmente no endométrio, para que o óvulo fecundado se instale e para permitir seu crescimento adequado. Alguns tecidos nasais também são igualmente influenciados pelo estrogênio, ocorrendo crescimento celular, provocando congestão nasal e dificuldade para respirar. Além disso, grávidas são muito sensíveis a cheiros, fumaças e mudanças de temperatura, o que contribui para piorar a congestão e obstrução nasal.

Quais são as conseqüências da rinite durante a gravidez?

A rinite muitas vezes não é valorizada, sendo considerada uma doença de pouca importância, mas não é verdadeiro. A manutenção dos sintomas e principalmente da obstrução nasal pode provocar complicações como sinusite, tosse crônica, respiração bucal e piora ou surgimento de asma, o que pode prejudicar a gestação.


Qual a relação entre a rinite e a asma?

A rinite é uma inflamação das vias aéreas superiores, isto é, nariz, faringe e laringe. A asma acomete
vias respiratórias inferiores, como os pulmões, em especial os brônquios. Assim como as vias respiratórias se interligam, as duas doenças têm características muito semelhantes. Cerca de 80% dos asmáticos têm também rinite. Sabe-se também que a presença da rinite tende a agravar e provocar crises de asma.

Quais são as principais complicações da rinite na gravidez?

A sinusite é a complicação mais freqüente, pois a imunidade da mulher se altera durante a gravidez, facilitando a instalação da infecção bacteriana. Os sintomas principais da sinusite são: dor de cabeça, obstrução nasal persistente, secreção catarral do nariz, febre ou mal estar. Em algumas pessoas pode se manifestar apenas com acessos de tosse, piorando à noite.
A rinite alérgica provoca obstrução nasal, que pode se tornar muito intensa. As narinas constantemente obstruídas obrigam a gestante a respirar com a boca aberta (ou semi-aberta), o que termina por provocar pigarro, ressecamento, infecções de amígdalas ou da faringe, além de prejudicar o sono, impedindo um repouso adequado e afetando a sua qualidade de vida. Além disso, a respiração feita pela boca leva um ar mais seco e mais frio para dentro dos brônquios, o que pode influenciar na asma, provocando crises.

É possível tratar a rinite durante a gestação?

Sim. Os remédios de maneira geral podem ser usados com segurança, mas sempre prescritos pelo médico. Além disso, é importante pesquisar os fatores de piora, que variam em cada pessoa. Ácaros da poeira domiciliar são importantes fatores agravadores da rinite alérgica e por isso recomendam-se os cuidados com o ambiente da casa e em especial do quarto da gestante. O uso de vacinas antialérgicas (imunoterapia) não é contra-indicado na gestação, mas deve ser decidido de acordo com as necessidades de cada caso.
Algumas mulheres, por medo do tratamento, preferem recorrer ao uso de "gotas nasais" por conta própria, com a crença de que sejam inócuas. Mas estes remédios não resolvem o problema e, pelo contrário, pioram o entupimento nasal, levando ao vício. Além disso, prejudicam o olfato e podem provocar aumento da pressão arterial. Hoje existem medicamentos específicos para uso intra-nasal, autorizados para uso na gestação, controlando os sintomas nasais de forma segura tanto para a mãe como para o feto.


Você tem mais alguma dúvida?
Envie para nosso e-mail e fale diretamente com os médicos da
Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Teremos prazer em responder.

Comentários

  1. ah gostei de saber tinha dúvida sobre tosse alergica
    mais eu tomei ebastel e dexametasona recomendado pelo médico mais queria saber se faz mal na gestação pq algumas pessoas dizem que faz...

    ResponderExcluir
  2. O uso de medicamentos na gestação é feito de acordo com a normatização dos consensos médicos de tratamento. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Estou grávida de 16 semanas e fui diagnosticada com rinite gestacional... estou fazendo uso do budecort há 20 dias e não percebo melhora, meu nariz nao descongestiona... posso fazer uso de antialérgicos via oral?
    Obs: nunca tive rinite antes e estou desesperada...

    ResponderExcluir
  4. Peço sua compreensão, mas não há como atender sua solicitação através de um aconselhamento na internet. Para afirmar se uma gestante pode utilizar um determinado remédio, é essencial uma consulta médica. É recomendado que durante a gravidez, os remédios sejam utilizados o mínimo possível. O médico assistente da gestante é quem está apto para avaliar os riscos e benefícios de um medicamento. O uso de medicações na gestação obedece uma classificação que deve ser seguida pelo médico. Os antihistamínicos (antialérgicos) são claasificados na categoria B, ou seja, são medicamentos cujos estudos realizados em animais não indicam que a substância ofereça riscos para o feto, mas não há estudos controlados em humanos que mostrem efeitos adversos sobre o feto. Também se aplica aos medicamentos nos quais os estudos em animais mostraram efeitos adversos sobre o feto, mas os estudos controlados em humanos não demostraram riscos para o feto. Por isso, não há como orientar uma medicação sem conhecer seus dados clínicos. É sempre bom ter em mente que qualquer medicamento na gravidez só deve ser usado caso seja essencial e sempre com a orientação do seu médico. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. Estou com 32 semanas, já faz um Mês e meio que estou com uma tosse, tenho renite e tive uma crise e surgiu essa tosse o medico paçou corticorten um anti-alergico e fiz inalação de soro e não fez efeito, depois tomei um charope EACA tambem não serviu. eu tusso muito e parece que meu peito esta carregado mas só sai uma secreção branca e as veses amarela. o que pode ser?

    ResponderExcluir
  6. Alves: não é possível afirmar a causa de sua tosse através da internet. é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista: grávidas têm facilidade em desenvolver infecções respiratórias e necessitam tratamento especializado.Agradecemos sua visita. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde estou Gravida de 32 semana e estou em crise de renite alergica,moro aqui na Inglaterra ja fui ao medico e so me receitou paracetamol para dores de cabeca,e beber muitos liquidos segundo a medica nao posso tomar mais nada e as gotas nasais para mim nao fazem nada.Sera que nao ha mais nada a fazer pq eu trabalho e nao durmo devido a crise?

    ResponderExcluir
  8. Natacha: é possível tratar a rinite alérgica na gestação, com segurança tanto para o bebê como para você. Aconselho que retorne ao médico especialista em Alergia para que reavalie seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Bom,eu já tenho rinite alérgica fui ao pronto socorro médico e o doutro me receitou Nimesulida 12 em 12 h por cinco dias e loratidina 10 mg uma vez ao dia por 5 dias.Este tipo de remédio pode prejudicar meu bebê ? Estou grávida de 15 semanas e 6 dias.

    ResponderExcluir
  10. Cecília: loratadina está liberada para uso na gestação, mas a nimesulida não é indicada, a não ser sob critério médico.Recomendo que entre em contato com seu médico obstetra antes de usar a medicação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  11. ola meu nome é alice!boa noite,tenho rinite e dela esta fazendo da as crises de sinusite.dor de cabeça muito forte,peso nos olhos,vermelhidão,dor na face e fora muita coriza e espirro direto e intopimento nasal quq fico ate so respirando pela boca.estou gravida de 16 semanas e trabalho com ar que eu vejo que por ser muito frio acaba que me prejudico e da mas crises.tomei muito tipos de remedios e ate ja fiz tratamentos antes de engravidar com antibioticos e antialergicos.o que eu faço?

    ResponderExcluir
  12. Alice: grávidas podem (e devem) ser tratadas durante a gestação com segurança para seu bebê. Mas, é essencial o acompanhamento de um médico especialista. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  13. Estou fazendo tratamento com serophene acido fólico e ultragestan para engravidar; E estou com uma tosse alérgica insuportável, estou com a garganta, o peito doendo de tanto tossir; Ainda não sei se estou gravida, pois ainda não esta no tempo de fazer um beta, o que posso fazer? Tenho medo de tomar anti alérgico e estar gravida... me ajudem;
    Ps: minha médica esta de licença maternidade.

    ResponderExcluir
  14. Laura: peço sua compreensão, mas não é possível atender sua solicitação através de aconselhamento por e-mail. Nosso blog não tem a intenção de substituir a consulta médica, mas sim de orientar sobre as formas de prevenção e tratamento das doenças alérgicas. Aconselho que procure um alergista para orientá-la até que sua médica retorne da licença. Não recomendo que utilize remédios sem prescrição médica, em especial durante a gestação. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  15. Estou com 6 meses de gestação e uma rinite muito forte, não consigo respirar e passo a noite em claro; o otorrino me passou rinosoro (que não adianta muito) e Budecort Aqua 32 mcg, esses remédios são seguros, posso usá-los na gravidez sem afetar meu bebê?

    ResponderExcluir
  16. Fique tranquila. Budecort é autorizado para uso na gestação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber se tem algum hospital ou clínica especializada na região de Campinas, Int de São Paulo, Grata pela atenção

    ResponderExcluir
  18. Não sei informar. Aconselho que entre em contato com a Associação Brasileira de Alergia (ASBAI: www.sbai.org.br) e solicite esta informação. Agradecemos a visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Sou Flávia e estou no 2º mês de gestação. Acontece que tenho rinite alérgica e sempre usei OMNARIS (ciclesonida), tanto no tratamento, quanto na crise. Queria saber se ele faz algum mal ao meu bebê se eu o administrar na gestação.

    Grata.

    ResponderExcluir
  20. Flávia: os sprays nasais contendo corticóides são seguros para uso na gestação. Budesonida recebeu categoria B e teve seu uso liberado na gestação pelo FDA (órgão americano que reguçla os medicamentos) e a ANVISA. Aconselho que fale com seu alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  21. estou com 2 semanas de gestação e com muito medo de tomar remedios pois fazem 1 semana que estou com dor de cabeça forte e minha garganta doi pq estou respirando pela boca meu nariz esta emtopido eu não aguendo mais não durmo a noite toda meu nome é marly e engravidei domando indux

    ResponderExcluir
  22. Maly: é possível fazer o tratamento durante a gestação, com segurança para seu bebê. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  23. Olá, meu nome é Priscilla, estou com 3 meses e meio de gestação, tenho problemas de rinite alergica e agora na gestação estou com uma crise muito forte, o otorrino me indicou para uso nasal a budesonida (noex) e para uso oral prednisona 20mg de 12 em 12h por 5 dias, pois eu estava tomando a loratadina e não está resolvendo, mas eu fico com medo dos medicamentos fazerem mal para o bebe e ao mesmo tempo estou muito aflita com esta crise q esta me fazendo mal demais.

    ResponderExcluir
  24. Priscilla: as medicações que cita são seguras para uso na gestação. Aconselho que converse com seu alergista, exponha seus temores, esclareça suas dúvidas. O diálogo entre médico e paciente são a base para se ter sucesso no tratamento. Agradecemos sua visita e participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  25. patricia gostaria de saber se omaris (CICLESONIDA)fas mal para o bebe pois meu medico me receitou e eu estava usando ate semana pasada agora descobri que estou gravida de 10 semanas.

    ResponderExcluir
  26. Patrícia: o uso de corticoides em forma de spray nasal na gestação é seguro. É indicado preferencialmente o uso da budesonida durante a gravidez. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  27. Lucia: budesonida é autorizada para uso na gestação. Mas, seu relato sugere que necessita acompanhamento médico mais completo. Lembro que tratar não se resume ao uso de remédios. Budesonida não tem efeito aliviador, mas sim para atuar a longo prazo no controle da doença. O tratamento necessita combate aos fatores agravadores em cada pessoa. Sendo assim, aconselho que procure um especialista para orientá-la de forma mais adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  28. oi meu nome e lucy to gravida de 08 semanas,tenho rinite alergica estou sofrendo muito,me ensinaram agua morna com sal pingar no nariz, sera que posso fazer isso.. obrigada

    ResponderExcluir
  29. Lucy: faça lavagens nasais com solução salina ou com Salsep. E, peça ao seu obstetra que indique um alergista de sua confiança para tratar de sua alergia na gestação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, meu nome é Maria Cecilia, estou gravida de 10 semanas e estou com uma crise muito forte de rinite, será que com 10 semanas de gravidez posso tomar loratadina ? Esse é o medicamento q sempre tomo, pois o que me incomoda é a coriza que não me deixa dormir a noite. Desde ja agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  31. Maria Cecília: Loratadina é autorizada para uso na gestação. Mas, não aconselho que trate por sua conta: entre em contato com seu médico Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  32. Tenho rinite e há cinco anos tomo diariamente (1 vez por dia) o hixizine. Mesmo grávida não consegui parar de tomar em função das crises alérgicas. Esse medicamento é liberado pela Anvisa? É confiável? Estou preocupada com o bebê.

    ResponderExcluir
  33. Durante a gravidez, é preciso cuidado na escolha das medicações que a gestante utiliza. Hixizine ( hidroxizina) não é indicado na gestação. Aconselho que entre em contato com seu ginecologista e peça que indique um alergista de sua confiança para fazer tratamento efetivo para sua rinite e seguro para uso na gestação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. ola estou gravida de 8 meses estou muito atacada da rinite nao estou ultilizando devido a gravides estou pessanda em comprar um purificador de ar sera que vou ficar melhor e seguro na gravides? tenho a boca muito seca por dentro ,estou tendo ate tosse de tao ressecada por dentro que estou ;nao estou conseguindo dormir direito a noite tenho ao nariz muito entupido o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  35. Valéria: é possível tratar sua rinite mas este tratamento deve ser acompanhado por um alergista, em sintonia com seu acompanhamento obstétrico. O uso do purificador pode ser de valia no controle ambiental, mas não acredito que seja suficiente para melhorar seus sintomas. Aconselho que consulte seu alergista para um tratamento apropriado e seguro para você e para seu bebê. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  36. oi eu sou andreia e estou gravida de 3 meses ja tinha rinite,sendo que na gravides ela so piorou o que devo fezer eu tenho medo de tomar algum medicamento e prejudcar meu bebe.

    ResponderExcluir
  37. Andreia:você pode (e deve) tratar sua rinite com durante a gravidez, com total segurança, mas sempre com orientação médica. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia! Estou grávida de 4 semanas e quero saber se posso continuar usando o fexodane de 180 mg durante minhas crises alégicas. Já fiz tratamento através de vacinas e homeopático, mas nada resolve. Quando começo minha crise de muito espirros e coceira nos olhos, tomo o fexodane durante 5 dias e melhora. Mas depois de uns 15 dias a rinite volta denovo. Eu vivo de antialégico! Devido a isto fico muito nervosa! Está alergia me descontrola toda! Ah e também faço o uso de aturgyl para desentupir meu nariz. Obrigada

    ResponderExcluir
  39. Michele: a rinite pode ser tratada com segurança na gestação, mas sempre com acompanhamento do alergista. Existem antialérgicos próprios para uso na gestação, autorizados pela sua segurança para a mãe e para o feto. Aturgyl não deve ser usado na gestante pois induz ao vicio e pode trazer efeitos colaterais indesejáveis. Aconselho que procure um especialista para orientar seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  40. Ola´minha esposa Gislayne esta gravida de 4 meses e alguns dias...Porém mais ou menos a uma semana ela pegou uma gripe que creio ser alergica.Os sintomas são :Peito cheio,tosse ,espirros, coceira nazal,dor de cabeça ... O medico quea acompanha diz que naõ se pode tomar nenhum medicamento,mas creio que ele não esta totalmente certo gostaria de saber quais remedios poderiam ser indicados para preservação da saude da gestante como da criança,e os prossedimentos.

    ResponderExcluir
  41. Israel: é possível tratar a gestante com segurança, mas não tenho condições para opinar sobre os medicamentos indicados para sua esposa sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure uma segunda opinião com um especialista em Alergia. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  42. Olá, gostaria de saber se a rinite pode provocar também enxaqueca nas gravidas e qual especialista devo procurar - alergista ou otorrinolaringologista?
    Grata,
    Glaucia.

    ResponderExcluir
  43. Glaucia: rinite alérgica não causa enxaqueca. Mas, a congestão nasal e o desconforto podem agravar a dor de cabeça. O tratamento da rinite alérgica pode ser feito com alergista ou com otorrino. Contudo, o alergista poderá fazer uma abordagem mais diferenciada do quadro imunológico que acompanha a rinite. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  44. Olá. Estou grávida de sete semanas e minha rinite piorou demais, está até atrapalhando meu trabalho, devido a coriza persistente, espirros, olhos vermelhos, congestão nasal. O médico no pronto socorro me receitou polaramine e Avamys. Gostaria de saber se esses medicações são seguras para o bebê.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo9/3/12 09:47

    Tenho rinite alérgica há muitos anos e agora na gravidez parei com os remédios, mas estou numa crise forte, faço tratamento com vacinas e o médico me passou Avamys, isso antes de saber da gestação, agora não consigo contato com ele, queria saber se esse medicamento intra nasal é recomendado?

    ResponderExcluir
  46. Budesonida em forma de spray nasal é a substância indicada pela Anvisa e pelo FDA americano para uso na gestação. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  47. Lucia Helena1/4/12 20:30

    Olá.. Ja estou com 27 semanas de gestação e confesso que não estou mais aguentando minhas crises de rinite alérgica! Fui no otorrino fim de dezembro/11 que me receitou loratadina 10mg por 5 dias e rinosoro. Porem ao tomar loratadina resolveu, mas apos tudo volta novamente. Por precaução e não querer tomar medicamentos, estou tentando viver. Mas desde inicio de março piorou muito meu nariz. Fica entupido a maior parte do dia, muita coriza, espirros constantes, e nestes momentos muita coceira,as vezes a cabeça dói. Ao dormir, é um terror. Vai chegando a noite o nariz fica entupido, quase impossível respirar. Tento fazer a limpeza com rinoso, mas não esta adiantando. Ao deitar, acabou-se...só respiro pela boca. Acordo a noite toda com a garganta mega seca, sinto-me sufocada, bebo água, e tento voltar a dormir. Mas confesso que peço socorro. Minha medica pediu que eu voltasse ao otorrino, mas só consegui consulta em maio! Pensei ate em procurar na urgência! Então pesquisando na net, descobri que posso usar o Budesonida. Acredito que ele vai aliviar meu caso, não queria tomar nada, mas não estou aguentando.. me sinto péssima!! Posso tomar loratadina tb? Antes da gestação eu usava o nasonex, mas a medica do pré-natal disse para suspender.

    ResponderExcluir
  48. Lucia: é possível medicar com segurança durante a gestação. Contudo, é essencial examinar pessoalmente pois a gestante apresenta características próprias que devem ser levadas em conta. Budesonida não tem efeito aliviador, mas sim a longo prazo, no controle da rinite alérgica.Não recomendo que se medique sem acompanhamento médico. Estamos ao seu dispor na Policlínica do Rio de Janeiro, caso more no Rio.

    ResponderExcluir
  49. Obrigada, eu sei que não devemos nos auto medicar, mas a situação ta complicada pra mim! Acho que vou na urgência. Como a médica já havia me passado loratadina antes, quando eu estava com 13/14 semanas, acho que agora com 28 semanas não terá problema. Não estou conseguindo dormir, respirar.. ate pra sair de casa é mal estar!
    Adoro o blog... se eu pudesse correria na clinica, mas sou de BH... abraços e obrigada!!!

    ResponderExcluir
  50. Obrigado Lucia, pelo seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. BH possui ótimos alergistas: você pode localizá-los no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas em sua cidade. Aproveito a oportunidade para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail. desejamos que tenha um bom parto e um neném saudável!

    ResponderExcluir
  51. Bom fui no medico que me receitou loratadina por 5 dias. Mas eu não tomei os 5 dias... Tomei 3 dias e teve uma melhora boa, então eu suspendi. Eu sei que esta errado, mas já q deu um alivio, preferi parar. Fiquei umas 2 semanas mais aliviada, assim o nariz sem escorrer, conseguindo dormir, mas claro, não melhorei 100%. Agora voltou novamente a crise, porém o catarro está ficando mais grosso. Quero tomar o loratadina de novo, porém agora estou tomando Materna (vitaminas), tem algum problema, algum tipo de reação as duas medicações? Ou posso tomar loratadina sem problemas? Obrigada, mais uma vez!!!
    Eu encontrei no site que me passaram um médico que atende no meu plano, porem a agenda estava cheia... vaga só pra meio de maio... eu marquei, to aguardando!

    ResponderExcluir
  52. Lucia: sintomas nasais durante a gravidez nem sempre tem causa alérgica, podendo resultar das variações hormonais próprias da gestação. Enquanto aguarda a consulta, sugiro que entre em contato com seu obstetra e pergunte se é recomendável repetir a loratadina até que seja atendida pelo alergista. Grávidas não devem tomar remédios por conta própria. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  53. Anônimo8/5/12 14:19

    Olá me chamo Aline e estou com crise de tosse alérgica a mais de 2 semanas. Ao consultar o médico ele prescreveu Koide (betametasona). Este medicamento pode acarretar algum risco para minha bebê já que estou de 24 semanas? Obrigada

    ResponderExcluir
  54. Aline: a medicação citada pode ser usada na gestação desde que o médico avalie a necessidade e os benefícios do uso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  55. oi estou gravida de quase 2 meses e nao consigo durmi a noite com falta de ar faço uso de bombinha aerocots se nao usar tenho crise de asma falei com aminha medica se pudia usar ela mal me resondeu so no caso de precisao nao consigo dormi sem usala e so a noite mesmo que da crise mais no frio ja marquei com o medico especialista mais vai demorar um pouco e esta muito frio me ajude o que eu faço obrigado

    ResponderExcluir
  56. ola sou regina e esou gravida de 15 semanas, tenho rinite alergica e estou em crise, em vista do que estava estou melhor, agora o que me incomoda e o nariz ficar seco, gostaria de saber se isso e normal?

    ResponderExcluir
  57. Aerocort é uma medicação inalada contendo um broncodilatador (salbutamol) e um corticóide inalado (beclometasona) e pode ser usado em duas a três vezes ao dia até que procure seu alergista para que a oriente de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  58. Regina: durante a gestação é comum que a mucosa nasal fique ressecada. Converse com seu obstetra pois ele poderá orientar medidas para hidratação de sua mucosa nasal. Agradecemos sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  59. quero engravidar , mas tenho sinusite e rinite alergica o posso fazer para ter uma gravidez tranquila sem complicações ?

    ResponderExcluir
  60. O fato de ser portadora de rinite alérgica não impede que engravide. Quanto melhor sua rinite estiver controlada, melhor será a evolução na gestação. Aconselho que fale com seu alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  61. Olá, Boa Noite,
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Estou grávida de 11 semanas e estou tendo sangramento... eu estava bem de saúde até começar o tratamento com Utrogestan (progesterona natural). Sou uma pessoa extremamente alérgica, tenho rinite crônica desde criança, não posso nem ver poeira que eu logo fico péssima. Por isso mesmo o controle ambiental na minha casa é realizado com zelo. Mas desde que eu começei o tratamento com o hormônio eu estou tendo uma crise muito forte de rinite... é possível que essa crise foi causada pelo medicamento? Ainda não informei meu médico a respeito da crise porque eu prefiro não ser medicada na gravidez já que o meu problema é crônico... Se a causa for a medicação, assim que eu parar de usar eu melhoro naturalmente ou é melhor eu procurar um tratamento, pois agora que a crise começou eu preciso tratar a inflamação? Obrigada.

    ResponderExcluir
  62. peço sua compreensão, mas não tenho condições para afirmar a causa da sua rinite através da internet. Mas, lembro que a própria gestação pode cursar com piora dos sintomas nasais. De qualquer modo, seria interessante ter o acompanhamento de um alergista durante a gravidez, em conjunto com seu obstetra. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  63. Olá,boa noite estou gravida de 35 semanas e meia e não sei mas o que fazer para acabar c essa gripe alergica, ja tomei varios xaropes indicado p gestante mas nada resolveu, somente sai uma coriza sem catarros, ja faz um mes que estou assim,gostaria de saber porque a garganta da aspecto que tem fiapos qdo engulo a saliva,isso é decorrente da alergia? obrigada aguardo contato

    ResponderExcluir
  64. A "gripe alérgica" na verdade deve ser uma rinite alérgica e necessita tratamento específico. Xaropes são apenas aliviadores mas não tratam a rinite adequadamente Aconselho que procure um alergista para que seja feito um diagnóstico e seja indicado um tratamento eficaz e seguro para sua gestação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  65. Olá!

    Sou uma alérgica "conformada" Heheheh!

    Tenho urticária, rinite e, recentemente, minhas crises de asma voltaram! Já fiz tudo que foi tipo de tratamento e nada adiantou...

    Venho tomando Allegra 120mg e usando o Clenil (nasal) que é o que controla as diversas manifestações alérgicas que tenho.

    Acho que estou gravidinha (mas só semana que vem poderei fazer o teste) e gostaria de saber se o uso destes dois medicamentos agora no (possível) começo da gestação pode trazer algum risco.

    Muito obrigada e parabéns pelo blog!

    Informativo e acolhedor, mostrando pra nós "alérgicos de carteirinha" que a alergia tem solução!

    ResponderExcluir
  66. Ana Maria: as "alérgicas de carteirinha" podem engravidar com tranquilidade, mas o ideal é manter acompanhamento periódico com seu alergista durante a gestação pois é sabido que os hormônios podem influenciar nas alergias. A medicação que usa é segura mas seu alergista poderá orientar se há necessidade de troca, já que existem alguns remédios que são preferenciais para uso nas gestantes. Obrigado pelas suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. Anônimo5/8/12 23:07

    Olá, boa noite. Meu nome é Priscila, sou alergica desde a infância. Estou gestante de 18 semanas e desde que engravidei minha rinite voltou. Sempre tomei celestamine e gostaria de saber se este medicamento é seguro na gravidez. Grata.

    ResponderExcluir
  68. Priscila: você pode tratar sua rinite durante a gestação, mas Celestamine não é uma medicação adequada para utilizar sem orientação médica. Aconselho que procure um alergista para orientar um tratamento seguro para você e para seu bebê. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  69. Cristiane15/8/12 09:23

    Bom dia! Estou desesperada, tenho rinite, já fiz vários tratamentos, mas só resolvem durante o tratamento, depois que acaba, volta tudo de novo. Acabei de descobrir que estou grávida, deve ser de pouco tempo, mas fui na Ginecologista ontem e ela proibiu o Naridrin, passou Rinossoro, mas é que nem água. Essa noite já foi um tormento, não dormi a noite com o nariz completamente entupido. Cai na tentação e usei uma gota de naridrin, mas acordei com remorço. O que eu faço ? a minha próxima consulta é só mês que vem. Meu nariz já esta entupido de novo. O que posso usar no lugar de naridrin?? e o que esse remédio pode fazer p/ bebê ? será que prejudiquei ele ?? Obrigada.

    ResponderExcluir
  70. Cristiane: você não prejudicou seu bebê com apenas uma vez que usou o remédio. Mas, sua ginecologista está com a razão. Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento durante a gravidez, de forma segura para você e para seu bebê. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  71. BOA TARDE!ESTOU COM UMA TOSSE E COM O PEITO MUITO CHEIO E ESTOU DE 21 SEMANAS O MEU MEDICO PASSO PRA MIM TOMAR LORATADINA E BRONDILAT ESTOU TOMANDO SO QUE ESTOU OM MUITO MEO Q FAÇA MAL PRO BEBE.SERA QUE VAI FAZER MAL?OBRIGADA

    ResponderExcluir
  72. Mel: faça a medicação prescrita por seu médico e se não tiver melhora, procure um especialista para orientar seu tratamento. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde... Estou gravida de 14 semanas e desde quando comecei a tomar ultrogestan estou tendo uma sensação horrorosa de sempre estar com uma secreção na garganta, o que me força a ficar fazendo aqueles pigarros e tentar cuspir! As vezes sai una secreção meio branca e bem pegajosa! Nao sei o que fazer! Sempre tive rinite alergica mas logo que engravidei os sintomas de espirro e coceira sumiram...agora estou com esse problema que as vezes causa até uma dor de estomago de tanta força que faço! Isso tambem é sintona de rinite?

    ResponderExcluir
  74. O seu relato não sugere que seja apenas um sintoma da rinite. Aconselho que procure seu alergista para orientá-la. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  75. Há aproximadamente 3 semanas venho apresentando corisa, espirros e dor de garganta. Há uma semana a tosse teve início. Já faço tratamento pra asma (formoterol e budesonida) há uns 5 anos. Passei no médico ele receitou predsim. É um medicamento seguro para uso na gestação? Estou com 21 semanas e muito preocupada. Obrigada.

    ResponderExcluir
  76. Predsim pode ser usado na gestação,sempre obedecendo a prescrição médica de acordo com as necessidades de cada caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  77. Devido a uma tosse alérgica forte tomei antialergico (zetalerg) sem saber que estava gravida de poucas semanas (antes do atraso menstrual). Hoje estou com 10 semanas e gostaria de saber se há algum risco para meu bebe. Obrigada!

    ResponderExcluir
  78. Fique tranquila: Zetalerg (cetirizina) é autorizada para uso na gestação e lactação pelo FDA americano e pela Anvisa. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico tranqüila agora! Quero parabenizar o excelente trabalho e serviço que dispõem, contem com minha divulgação! Atenciosamente, carol

      Excluir
  79. Carol: Obrigado. Suas palavras são um estímulo ao nosso trabalho voluntário neste blog.Aproveito a oportunidade para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  80. Boa Tarde
    Tenho renite e junto com ela veio uma tosse que acredito ser alergica. Estou com 14 semana e o Dr. receitou sorine 3% mais não faz efeito, oque costumo usar é o sorinan, posso continuar a usar ele, esse me ajuda muito!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  81. Não recomendo que use o Sorinan pois contem nafazolina, que é um vasoconstritor nasal que pode induzir vício e piorar sua rinite. Aconselho que procure um alergista para orientá-la em seu tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  82. ALANA - HÀ ALGUMAS NOITES AO DORMIR TENHO UMA TOSSE SECA.. IRRITATIVA.. COÇA A GARGANTA, GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR POLARAMINE COMPRIMIDOS? Estou gravida de 18 semanas...

    ResponderExcluir
  83. Alana: tosse não é doença, mas sim um sintoma que indica que existe algum problema ocasionando a tosse. Por isso, em especial numa gestante, é essencial tratar adequadamente e não apenas tomar uma medicação paliativa. Grávidas não devem se automedicar. Aconselho que entre em contato com seu médico. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  84. POR FAVOR! Contra sinusite, posso tomar apenas CLAVULIN, 10 a 14 dias, ou é indispensavel combina-lo com corticoide (budecort) e antinflamatorio(predsim). Pois estou gravida e, embora digam não haver contraindicacoes prefiro tomar menos medicamentos, já q acho nem estou tão mau assim. Não tenho dores de cabeça, durmo bem, etc, minha queixa é apenas por tosse, q estava constante mas agora não tanto. Obrigada.

    ResponderExcluir
  85. Não posso julgar sua medicação sem examinar pessoalmente. É importante ressaltar que a sinusite é uma infecção e o tratamento inadequado pode provocar reflexos negativos para o bebê. Aconselho que entre em contato com seu médico pois a examinou e conhece seus dados clínicos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  86. Boa noite! Estou tendo algumas crises de urticária na gravidez e fico preocupada quanto ao uso de medicamentos. Antes eu costumava usar dicloridrato de cetirizina, quando a alergia aparecia. Posso continuar a usar, estando grávida?

    ResponderExcluir
  87. Érica: cetirizina é autorizada para uso na gravidez de acordo com as normas do FDA americano. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  88. Estou grávida de 17 semanas, e com uma crise de rinite alérgica (já era portadora antes da gravidez). Meu alergista receitou cewin por 2 meses, será q há algum problema de utilizá-lo?? Obrigada

    ResponderExcluir
  89. Boa tarde... estou gestante de 12 semanas e estou sentindo falta de ar e meu nariz entope seguido, estou usando soro fisiológico com sorinam e duovent N, antes de engravidar usava o corticotem de 20mg, antes quando via que iria entrar em crise tomava 1 comprimido e já fazia efeito, usava espassadamente a bombinha, o meu medo é que possa prejudicar o bb o uso seguido da bombinha. Por favor vcs poderiam me ajudar.. se posso tomar corticoten sem afetar o bb... ou alguma coisa que tire essa falta de ar e a tosse que as vzs sinto. Desde já mt obrigada..
    Daiane Vergara- tenho 26 anos

    ResponderExcluir
  90. Joyce: o uso das gotas nasais a longo prazo é danoso à saúde. Mas, para abandonar o vício, pe preciso ajuda médica. O alergista tratará sua rinite e combaterá o vício para que consiga ficar sem esta medicação. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  91. Não há problema no uso da vitamina C (Cewin) na gravidez. Gratos pela visita ao Blog.

    ResponderExcluir
  92. Daiane: grávidas podem ser tratadas com segurança, mas é essencial que você seja acompanhada por um médico especialista. É importante que a mãe esteja saudável para que a gravidez transcorra sem problemas. Mas, não posso atender sua solicitação: o nosso blog obedece as normas do Conselho de Medicina: não prescrevemos nem indicamos nomes de remédios. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  93. Bom dia gostaria de saber se o maleato de dexclorfeniramina (histamim) causa algum problema na gestação? E por quanto tempo pode ser usado? Obrigada.

    ResponderExcluir
  94. Dexclorfeniramina (ou maleato de clorfeniramina) - nomes comerciais: Histamin, Polaramine, Atinac, entre outros, pode ser usado na gestação, mas sempre com acompanhamento e prescrição do médico. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  95. Anônimo4/1/13 13:05

    Ola, ñ estou nada,nada bem!!! Minha triste historia é: nunca tive problema algum no nariz, e estou gravida, hj com 25 semanas,mais estou com esse problema que 5 otorrinos e uma alergista disse ser RINITE, desde umas 12 semanas; estou muuuuuuito desesperada... pois ñ durmo, me sinto muito sufocada,e ñ estou sentindo cheiro muito bem oq esta me causando falta de apetite e muita depressão!!!!! Os medicos me passaram predesin 20 mg, allegra 180mg e uma injeçao de tetra vinte que ñ resolve nadaaaa e usei tbm budesonid e mometasona e nadaaaaa tbm... S O S agora estou usando junto com allegra e o predisin o otrivina 1% que so alivia umas 2 horas.... É muito serio o que peço a vcs me ajudem!!! moro no RJ se eu marcar uma consulta vou ter a cura ainda na gravidez e melhora mesmo depois da gravidez????? sos... obgada!

    ResponderExcluir
  96. A gestação se acompanha de grandes modificações hormonais. A rinite pode se iniciar na gravidez, tanto nas mulheres alérgicas como em não alérgicas, apenas pela ação dos hormônios. Infelizmente não há como emitir um parecer baseado apenas em seu relato e sem avaliar de forma criteriosa e pessoalmente. A nossa equipe está ao seu dispor. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  97. Olá, estou com 27 semanas degestação, sou asmatica e tenho rinite, essa semana meu patrão tem fumado muito no escritorio, e a fumaça do cigarro dele está vindo toda na minha sala, estou com crise asmatica e uma tosse que não passa, minha barriga doi muito por causa da tosse, não tenho como pedir pra ele parar de fumar. Antes de engravidar tomava um antialergico "Celestamine" Posso tomar esse medicamento ou vai prejudicar meu bebê? existe um medicamento próprio para gestante? Obrigada

    ResponderExcluir
  98. Não recomendo que tome Celestamine sem orientação médica. Vale ressaltar que as mulheres grávidas não devem tomar nenhum remédio por conta própria. É possível tratar sua asma e rinite com segurança na gestação, mas procure um alergista para orientá-la de forma adequada e para acompanhá-la na gravidez, em parceria com seu médico obstetra. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  99. Boa tarde estou com 6 semanas de gestacao e estou com crises alergicas. Sinto q o ar esta como se estivesse com cheiro de cigarro e chego ater a sensacao q vou perder o ar
    A alergista me receitou predisim 5 dias e beclometasona spray nasal por 30 dias e beclometasona spray 250 por 30 dias. É seguro? Pode prejudicar na formacao do bebe? Estou muito angustiada obrigada Regiane

    ResponderExcluir
  100. Regiane: o tratamento das crises alérgicas é necessário para proporcionar uma condição de saúde adequada à gestante e ao seu bebê. A sua alergista conhece seus dados clínicos e a examinou, podendo definir o tratamento em parceria com o seu médico ginecologista/obstetra. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  101. Muito Obrigada Regiane! !

    ResponderExcluir
  102. Boa noite! Gostaria de parabenizar este site pela atenção e acolhimento. Cheguei aqui por uma busca no Google já que estou grávida de 35 semanas e do nada hoje comecei a espirrar e ter coriza. Nunca tive alergia a nada na minha vida e como sei que o corpo muda muito na gravidez pensei que poderia ser mais uma dessas mudanças doidas que ocorrem nas gestantes. Consegui as informações de que precisava para saciar a minha curiosidade até a minha próxima consulta e fiquei impressionada com o cuidado que a equipe do blog tem em responder a todos os comentários. Parabéns!

    ResponderExcluir
  103. Obrigada Mirella! Suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Estamos ao seu dispor.

    ResponderExcluir
  104. Olá tenho uma riniti muito forte e meu nariz escorre demais, fico assoando muito chego ate ficar sem ar e isto me preocupa...pode afetar meu bebe??? Estou de 16 semanas.obrigada...

    ResponderExcluir
  105. Thaís: é importante que a grávida tenha uma respiração saudável, tanto para sua saúde como para o desenvolvimento harmonioso do seu bebê. Aconselho que procure um alergista para tratar sua rinite durante a gestação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  106. Boa noite, estou utilizando Noex 32mcg a mais de 6 anos. Gostaria de saber se posso continuar utilizando o medicamento se estiver grávida. Como utilizo o medicamento a mais de 6 anos, fico preocupada se o mesmo não possa causar algum problema. não sei ainda se estou grávida, estou tendando engravidar a quase 2 anos e já cheguei a pensar se o medicamento poderia estar prejudicando, desde já agradeco a todos os esclarecimentos, obrigada

    ResponderExcluir
  107. Ana Paula13/3/13 21:44

    Olá, estou grávida de 18 semanas e o meu médico me liberou o uso diário de loratadina 10mg + Rilan 4% e quando sentisse necessidade, aspirasse o Flixonase de 50mcg. Ao ler as postagens das gravidinhas, fiquei assustada com o fato de que muitas nem se medicam.
    Existe algo de errado com essa medicação que tomo constantemente? Não é contra-indicada p/ gestantes, certo?
    Meu clínico geral e a minha obstetra liberaram mas mesmo assim fiquei preocupada.

    ResponderExcluir
  108. Ana Paula: é possível, seguro e muitas vezes necessário medicar a rinite na gravidez. Confie no seu médico. Converse com ele, exponha seus temores e dúvidas. Além disso, é importante pesquisar os fatores de piora, que variam em cada pessoa. Mantenha cuidados contra poeira no ambiente da casa e em especial no seu quarto. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  109. Noex (budesonida) para uso nasal está liberado para uso na gravidez.Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  110. Oi, acho que estou gravida e uso para dermatite de contato, uma pomada de nome advantan, sabe dizer se posso usá-la na gravidez? Obrigada, Andréa

    ResponderExcluir
  111. Andrea: mantenha o uso e marque uma consulta com seu alergista para que a oriente durante a gravidez. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  112. Anônimo9/4/13 11:35

    Ola, to gravida de 6 semanas, tô com uma renite insuportavel, meu nariz fica entupido o dia inteiro, estava fazendo o tratamento com celerg e rinosoro, quando descobri que estava gravida parei, devo continuar tomando?
    Fatinha

    ResponderExcluir
  113. Fatinha: Celerg é uma medicação que contém beametasona + maleato de dexclorfeniramina e não pode ser utilizada em gestantes sem orientação e prescrição médica. Aconselho que procure um alergista para orientá-la adequadamente.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  114. eu tomava celerg antes de engravidar, agora estou com 22 semanas, o médico proibiu, tomei descongex plus, pode tomar sem medo na gestação?

    ResponderExcluir
  115. Não aconselho que tome nenhum remédio durante a gestação sem orientação e prescrição médica. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  116. Anônimo7/5/13 11:50

    Olá, gostaria de saber se Nazonex faz mal na gestação. Estou grávida de 22 semanas.

    ResponderExcluir
  117. Anônimo8/5/13 06:36

    Estou com 17 semanas de gravidez, estive com crise de rinite alérgica e o médico prescreveu 300 ml de flebo (corticóide) e inalação com 5 gotas de beroteque e 20 de atrovent, estou preocupada pois alguns médicos do pront socorro anterior a este não receitaram medicações, há algum risco?

    ResponderExcluir
  118. Olá estou grávida de 21 semanas e 2 dias e estou com rinite e minha Gineco passou para eu tomar Polaramine 6mg de 8 em 8h. Hoje estou no segundo dia e já me sinto bem melhor, mas estou com tanto sono que não consigo fazer nada. Ontem quase bati o carro por causa do sono. Quando tinha essas crises tomava alegra e não tinha esses sonos. Estou pensando em só tomar mais hoje antes de dormir e não tomar amanhã. Minhas dúvidas são tem problema interromper já que era para tomar 5 dias e vou tomar 2 dias. E grávida pode tomar Polaramine ou Alegra? Obrigada.

    ResponderExcluir
  119. Fabiane: os antihistaminicos autorizados para uso dna gestação são: Dexclorfeniramina, Cetirizina e Loratadina. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  120. Grávidas podem ser tratadas com segurança. Passada a crise, procure um alergista para orientá-la de forma adequada e segura. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  121. Estou gravida de 11 semanas e com crises alérgicas com urticarias. ja fui em varias consultas de emergências por estar com inchaços q sao notáveis ate na laringe e so sou medicada no hospital e nao passam um medicamento para tomar em casa. oq fazer ??

    ResponderExcluir
  122. qual remedio indicado para urticarias na gestação de 11 semanas ??

    ResponderExcluir
  123. A grávida pode ser tratada com segurança, mas o atendimento na emergência se limita a tratar crises. Você deve procurar um médico alergista para orientar o tratamento mais adequado para seu caso. Caso more no Rio, estamos ao dispor. O site da ASBAI (www.sbai.org.br) oferece a lista de especialistas em todo o Brasil. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  124. Boa Noite...estou grávida de 32 semanas, domingo começou os espirros, olhos vermelhos, muita tosse de doer a barriga, fui na maternidade darcy vargas aqui em jlle/SC e a médica me receitou amoxilina, Vibral e sulfato de salbutamol, estou tomando desde terça, minha tosse deu uma melhorada, mas to com o nariz entupido de um jeito que me assusta, mas td bem...deve ser normal né? A minha dúvida é quanto aos remédios que ela me receitou...posso continuar tomando ou pode prejudicar meu bebe?
    Por favor, tira esta dúvida para mim...morro de medo de tomar medicamentos, ainda mais no meu caso, tenho diabetes gestacional e tomo metformina 500...me ajudem...abraços

    ResponderExcluir
  125. Daniela: o tratamento da infecção é necessário para permitir condições saudáveis em sua gestação. Mas, tratar não é apenas tratar crises. Aconselho que procure um alergista para orientar a prevenção e controle de sua alergia durante e após a sua gravidez. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  126. Vanessa: a rinite alérgica pode e deve ser tratada na gestação, a fim de proporcionar condições de saúde para a mãe e para seu bebê. Os especialistas em Alergia e em Otorrino são capacitados a tratar da rinite. Contudo se a rinite é alérgica, o médico alergista poderá fazer uma abordagem mais ampla. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  127. ola
    estou gestante de 23 semanas e o otorrinolaringologista me receitou budecort aqua para o tratamento da rinite , esse medicamento é liberado para gestantes?

    ResponderExcluir
  128. Sim. Budesonida para uso intranasal é autorizada para uso na gestação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  129. Bom dia! Estou grávida de 15 semanas e sempre tive rinite alérgica, só que agora está mais intensificada. Antes eu tomava desloratadina e aliviava, e no desespero acabei tomando umas 2x durante o primeiro trimestre de gravidez. Será que isso trará algum problema para o meu bebê? Estou muito apreensiva. Estou indo a uma médica alergista para fazer um tratamento adequado.

    ResponderExcluir
  130. Fique tranquila e siga as orientações de sua médica alergista. Tratar a rinite na gestação é importante pois a saúde da mãe é a base para uma gestação e um bebê saudáveis. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  131. Por favor me ajudem! Minha filha está gravida de 10 semanas e 4 dias e está gripada e atacou a sinusite ta fazendo uso de soro fisio lógico na nebulização mais não adianta nada o q ela pode tomar ou usar sem prejudicar seu bebê?

    ResponderExcluir
  132. Gestantes tem mais facilidade de desenvolver infecções e sua filha precisa ser examinada. Não é recomendável que as mulheres grávidas usem medicamentos sem prescrição médica. É essencial examinar pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  133. Anônimo9/8/13 10:29

    Bom dia, tive 2 crises de sinusite durante a gravidez uma com 19 semanas e outra agora com 21 semanas, neste semana o medico me receitou 5 dias de predsim, é seguro usar este corticoide na gestação?

    Grata

    ResponderExcluir
  134. Corticóides sistêmicos podem ser usados na gravidez, sob estrita orientação médica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  135. Estou com 29 semanas de gestação, e a 1 mês, estou com uma tosse insuportável!!!!
    Fui ao alergista ele me passou:

    POLARAMINE 2mg de 12 / 12 h
    BUDECORT 32 spray ( aplicar 2 jatos em cada narina a noite)
    MIFLONIDE 400mcg ( 12 / 12 h) um comprimido que se usa com inalador.

    Fui ao meu gineco, ele disse que não é muito aconselhável, não tem comprovação se faz bem ou mal ao bebê, mas se não tiver jeito... que use, só não usar por mais de 5 dias...
    Fico super receosa de usar!!!!! O que você me aconselha?
    Grata, Wal

    ResponderExcluir
  136. Wal: fique tranquila. As medicações prescritas pelo alergista são seguras para uso na gestação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  137. Minha esposa também grávida e ela ta com uma tosse a vários dia e q medicação vcs recomendam

    ResponderExcluir
  138. Jeferson: nosso blog obedece as normas do Conselho de Medicina: não é permitido medicar, prescrever ou indicar nomes de remédios pela internet sem examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Vale lembrar que para tratar a tosse com segurança é essencial detectar e combater a causa do problema, em especial numa mulher grávida. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  139. olá estou de 15 semanas de gestação,estou com uma rinite alérgica.
    liguei p minha medica ela passou poralamine p toma 10 ml a cada 8 hrs e vitamina C cenevit..
    gestante pode tomar esse medicamentos sem problema algum para o bebe?
    é que fiquei com medo de ter entendido errado sei la.
    me ajudemmmmmm

    ResponderExcluir
  140. Polaramine (dexclorfeniramina) está autorizado para uso na gravidez, assim como a vitamina C. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  141. Anônimo2/9/13 12:33

    Esse medicamento é seguro na gravidez?

    ResponderExcluir
  142. Anônimo2/9/13 18:37

    eu to gravida de 3 meses, sinto muita falta de ar, tenho rinite alegica, sinusite, a medica me receitou clinil A para fazer inalação, sera que faz mal para o meu bebê.

    ResponderExcluir
  143. Não há problema na nebulização com Clenil A durante a gestação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  144. Para que possamos esclarecer sua dúvida, é essencial que envie o nome do medicamento que deseja saber se é seguro para uso na gravidez.

    ResponderExcluir
  145. Anônimo6/9/13 09:51

    olá!!estou com 25 semanas de gravidez, tenho renite as vezes passo anoite em claro,,,tenho como fazer tratamento durante a grávidez,pois, pretendo fazr cirurgia. Estou com medo de ter essas crises de renite depois do parto o que eu faço???

    ResponderExcluir
  146. Você pode (e deve) tratar sua rinite durante a gravidez e depois do parto. Existem medicações seguras para uso em grávidas. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  147. Olá,
    Estou de 19 semanas e a asma piorou com a gravidez.
    Meu médico receitou para asma Seretide 50/250 2vezes ao dia e estou tomando o predsim - 1 comprimido por dia.
    É seguro tomar essa medicação durante a gravidez?

    ResponderExcluir
  148. A medicação é segura. Mas, lembro que tratar não é só tomar remédios. Aconselho que converse com seu alergista e peça que oriente um tratamento para controle da sua asma durante a gravidez. Convido que leia:
    http://blogdalergia.blogspot.com/2011/09/gravidez-asma-tratada-bebe-saudavel.html
    Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  149. Olá
    Não entendi o que vc quis dizer como "tratar não é só tomar remédios"
    faço tratamento com o pneumo desde pequena...e depois que engravidei ele disse q temos que continuar com a medicação. apenas acrescentou a predsim, pois estava com crise, mas já faz quase um mês e não consigo parar com o corticoide.

    Li o blog que vc indicou...e gostei muito!
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  150. Quando falei que tratar não é só tomar rem´pedios eu quiz dizer que o tratamento da asma engloba diversas etapas: 1) pesquisar, detectar e controlar fatores agravantes (que variam em cada pessoa) 2) controle do ambiente em sua casa combatendo ácaros da poeira 3) controle dos sintomas nasais da rinite 4) tratamento da alergia (imunoterapia) 5) reabilitação respiratória 6) educação do paciente. Os medicamentos são úteis e necessários mas sózinhos não resolverão o problema. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  151. Olá,
    Tenho rinite alérgica e faço tratamento com budecord e loratadina já faz um bom tempo. Agora estou gravida de 10 semanas tive uma crise alérgica que acarretou sinusite, tomei antibiótico por 10 dias, antiflamatorio e loratadina, não resolveu . Meu alergista receitou outro antibiótico por mais 10 dias e loratadina 10mg um ao dia. Mas, continuo com crises de alergia, principalmente, no final de tarde e a noite (o nariz seco, falta de ar), será que vou sofrer a gestação toda?Parece que o antialérgico não faz efeito.Não sei mais o que fazer? Às vezes, acho que o meu alergista também não, pois, sei que durante a gravidez tem restrições de medicações . O organismo pode acostumar com loratadina e não fazer mais efeito? Será que pode aumentar a dose de loratadina ou usar outro antialérgico talvez melhor,não sei se tem? Tenho retorno com meu medico daqui a 15 dias, mas acho que vou amanhã, não to aguentando mais.

    ResponderExcluir
  152. Juliana: não tenho condições para opinar especificamente sobre seu caso pela internet, sem examiná-la. Contudo, vale lembrar que a rinite alérgica em algumas mulheres pode ser agravar na gestação por influência hormonal e se tornar de difícil controle. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  153. Olá!
    A cerca de 1 ano fui diagnosticada que tenho dois tipos de alergia, a renite alegica e a climatica. Estou com gravida de 16 semanas e tinho tido algumas crises. Não quero tomar remédio e tenho melhorado fazendo aerosol diariamente so com o soro. Gostaria de saber se ha algum alimento ou cha que podem ajudar a diminuir as crises.

    ResponderExcluir
  154. O tratamento da rinite alérgica pode ser feito na gestação, com segurança, tanto para o bebê como para a gestante. Recomenda-se diminuir a ingestão de carboidratos, gorduras e frituras. Alimente-se saudavelmente, com frutas, legumes, verduras. Evite alimentos industrializados - prefira alimentos naturais e caseiros. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  155. Olá. Me chamo Daiane.
    Tenho rinite alégrica, que no último mês se agravou muito. Sem saber que estava grávida, recorri ao alergista, que receitou Zyrtec, o qual tomei por 6 dias, já que o Allegra não estava mais adiantando. Assim que soube da gravidez, suspendi o medicamento. A rinite piorou consideravelmente, mas me recuso a tomar qualquer medicação até ter a minha primeira consulta com o obstetra, mas só consegui para daqui um mês.
    Minha dúvida é sobre o efeito que essas substâncias (zyrtech e allegra) podem ter sobre o bebê, principalmente numa gestação de início. Também quero saber se as lavagens nasais com soro fisiológico são indicadas pra grávidas.
    Muit obrigada!

    ResponderExcluir
  156. Daiane: grávidas podem fazer as lavagens nasais com soro fisiológico. A rinite pode (e deve) ser tratada na gravidez, mas com acompanhamento médico. Existem antialérgicos liberados para uso na gestação e Zyrtec (cetirizina) é um destes. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que oriente seu tratamento, em parceria com seu obstetra. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  157. Estou com 07 de gestação e tenho rinite alérgica chego até a perder a voz de tanta toce ea garganta enflamada,comprei amoxilina,p/desenflama minha garganta mais na bula diz que não e recomendado p/gestante já estou com 05dias doente e não sei o que faço!você pode mi dá alguma indica algum remédio que não faça mal a minha bebê

    ResponderExcluir
  158. Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  159. Ola! Estou gravida de 5 semanas e tive uma crise de rinite com espirros, muita tosse, coriza e congestao nasal. Meu obstetra me indicou o Allegra D. Gostaria de saber se este medicamento e seguro? Li em alguns blogs que medicamentos que contem descongestionantes nao sao indicados..... Obrigada!

    ResponderExcluir
  160. Segundo a classificação da categoria de risco para medicamentos na gravidez pelo FDA, a fexofenadina, bem como a pseudoefedrina recebem classificação tipo C, ou seja, o benefício potencial do produto suplanta a possibilidade de risco potencial e pode justificar seu uso na gravidez, sob estrita supervisão médica. Gratos por sua visita.


    ResponderExcluir
  161. PauloePatrícia6/2/14 17:29

    Estou querendo engravidar tenho rinite crônica e tomo desalex.Gostaria de saber se causa má formação no bebê? Gostei muoto do blog

    ResponderExcluir
  162. As pessoas alérgicas portadoras de rinite podem engravidar com segurança mas devem ser acompanhadas pelo especialista. Existem medicações apropriadas para uso na gestação e seu alergista poderá orientá-la sobre a conduta mais adequada para seu caso. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  163. Anônimo9/3/14 23:56

    Estou gravida de 3 meses e estou tomando ebastel, para tratar uma picada de abelha, essa medicação fará mal ao bebê?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  164. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  165. Boa noite! Estou com 27 semanas de gestação e tenho convivido com a piora dos sintomas da rinite. Faço uso de Busonid 32mcg e à noite tenho usado naridrin. O que quero saber é qual é o risco do uso do naridrin, além da possibilidade de aumento da pressão? Agradeço desde já a atenção!

    ResponderExcluir
  166. As gotas contendo vasoconstritor nasal apenas dão sensação de alívio, mas na verdade, passado algum tempo, agravam a obstrução, induzindo ao vício pois a pessoa sente cada vez mais necessidade de repetir o memédio, num verdadeiro ciclo vicioso. Atua de forma negativa na mucosa nasal, no batimento ciliar e com o tempo interfere no trabalhonasal, agravando o problema, piorando a doença, podendo interferir no olfato, paladar, entre outros prejuízos ao funcionamente nasal. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  167. Com relação ao feto, quais são os riscos? Entendo que não seja adequado, mas a loratadina não resolveu em nada a obstrução e tenho tido noites terríveis...

    ResponderExcluir
  168. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  169. lucilene7/4/14 18:53

    ola boa noite!
    Meu nome é Lucilene e descobri que estou gravida e estou com nariz muito entupido principalmente á noite á algum anti alérgico que poderia tomar para dormir melhor á uma semana não durmo direito,estou tratando uma sinusite com amoxicilina mais meu nariz não desentope! por favor mim ajudem

    ResponderExcluir
  170. Lucilene: infelizmente não posso ajudá-la pois não é possível fazer um diagnóstico pela internet sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Mas, pode nos procurar na Policlínica Geral RJ e teremos prazer em ajudá-la. Agradecemos sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  171. Ola estou com 34 semanas e meu alergista,me receitou noex 32 mcg e tambem faco tratamento com vacina, imunoterapia. Porem meu GO disse que nao era para usar noex e sim soro fisiologico. Porem o soro por si so nao resolve meu problema,o que acham? sigo o alergista ou o go?

    ResponderExcluir
  172. O uso do Noex (budesonida nasal) é liberado na gravidez. Atua na inflamação brônquica, com objetivo de controlar a rinite e evitar crises. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  173. Oi estou com 14 semana de gestação, antes da gestação eu ja fazia uso do Budesonida posso continuar?, Li alguns comentarios acima é vi que essa medicação é segura para uso de gestantes.

    ResponderExcluir
  174. Ola estou de 6 meses de gravidez .. fui ao medico e ele me receitou (Histamim) por 3 dias 5ml de 8/8 horas esse xarope e seguro ?

    ResponderExcluir
  175. A budesonida esta liberada para uso na gestação. Converse com seu médico para avaliar a dose e o tempo de tratamento indicado no seu caso.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  176. Michelle: Histamin (dexclorfeniramina) é autorizado na gravidez pelo FDA (categoria B) com prescrição e orientação médica. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  177. Boa tarde, estou gravida de 38 semanas e 3 dias e com sinusite e garganta inflamada a cerca de 1 semana, a otorrino disse pra tomar allegra 120mg, amoxil bd 875 durante 10 dias e usar nasonex durante 20 dias, meu GO disse que tudo bem eu fazer uso desses remedios, porem li que o nasonex é antiinflamatorio e portanto pode causar problemas cardiacos no bebe e o allegra e o amoxil bd 875 sao remedios de classificacao c. Estou tomando os 3 pq rstou realmente muito ruim e meu parto esta proximo, mas estou super preocupada com minha filha.

    ResponderExcluir
  178. O seu médico obstetra tem razão: as medicações citadas usadas na gestação não causam problemas cardíacos no bebê. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  179. meu nome e Darlete estou gravida de 3 mes,e to sofrendo bastante com a rinite,uso neosoro mas nau estar adiatando nd,passo mau a noite toda,usso neosoro de hora em hora,sera que faz mau ao meu lindo anjinho que estou esperando?por favor me ajude aiii!me adque um remedio bom aiii.brigada

    ResponderExcluir
  180. Darlete: não recomendo que use neosoro pois causa vício e piora, ao invés de melhorar a sua obstrução nasal. Mas, peço sua compreensão: não é possível medicar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar um tratamento seguro para você e para seu bebê. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  181. Anônimo1/7/14 10:28

    meu nome é Sandra, Estou gravida de 8 semanas estou espirrando, narizes congestionados, tosse fortes as vezes tenho que respira pela boca. O médico receitou koide D . Mas tenho medo de fazer mal pro bebê me falaram que esse medicamentos tem muito costicoide isso vai me engordar muito ja sou fortinha.por favor me ajuda

    ResponderExcluir
  182. Sandra: quando um médico escolhe um medicamento para prescrever para um paciente, leva em conta a indicação clínica e julga benefícios e possíveis efeitos colaterais, de acordo com a necessidade de cada caso. Por isso, não é possível opinar sobre seu caso pela internet, sem conhecer seus dados clínicos. Aconselho que converse com seu médico e exponha sua preocupação para que possa orientar e esclarecer adequadamente. Lembro sempre que o diálogo e a confiança entre o médico e seu paciente são a base para o sucesso de um tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  183. Bom dia. Descobri que estou grávida e tomei claritin D. A pseudoefedrina e loratadina fazem mal ao embrião. Me ajudem. Obrigada

    ResponderExcluir
  184. De modo geral é pouco provável de ter problemas na gestação. Porém é importante passar essa informação ao seu médico.

    ResponderExcluir
  185. Boa noite estou gestante de 8 semanas . Tenho rinite , tenho uma tosse persistente ha 3 semanas. Fui ao alergista e ele me passou Ebastel, Predsim e notuss xarope. Posso usar todos esses medicamentos

    ResponderExcluir
  186. Daniele: a rinite na gestante pode ser tratada. Passada a crise, é essencial que procure um médico alergista para avaliar seu caso e orientar um tratamento para controle da rinite durante a gestação e evitar novas crises. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  187. Olá. Não estou gestante. Estou com laringite a mais de 20 dias. Já tomei alguns anti alérgicos. Bezetacile agora estou tomando um antibiótico mais forte. A médica receitou koide D e polaramine. Koide D para tosse. Mas pelo que vi os dois tem o mesmo princípio ativo. É necessário tomar os dois?

    ResponderExcluir
  188. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  189. Olá, meu nome é Tatiana e infelizmente ainda não sei se estou gravida. Sempre tomei ZYXEM em minhas crises alérgicas. Minha dúvida é se essa medicação é liberada para o uso em gestantes. Já agendei uma consulta com meu alergologista. Mas sera só daqui a 2 semanas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  190. Tatiana: grávidas devem usar preferencialmente: loratadina, cetirizina ou dexclorfeniramina. O seu alergista indicará o mais apropriado para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  191. Boa noite, usei nasacort e budecort e estou com 8 semanas de estação, estes medicamentos podem prejudicar o feto!? Obrigada, Andréa

    ResponderExcluir
  192. Apenas, complementando o comentário anterior, fiquei apavorada com o que li a respeito da substancia que o nasacort contém: triancinona acetinada - usei tb o airclin. Será que prejudicará o feto? Estou com 8 semanas. Usei tb budecort. Obrigada, Andrea

    ResponderExcluir
  193. Andréa: fique tranquila, pois os corticóides sob a forma de spray nasal não causam ao feto. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  194. Muito obrigada! Feliz em conhecer o blog! Abs

    ResponderExcluir
  195. Um abraço, Andréa. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  196. Olá, evolui com sinusite e bronquite e fui medicada com predsim 12/12 hr, fluimucil 1 x ao dia, aerolin 4/4hr por 7 dias todas as 3 medicações e amoxil 12/12 hr por 10 dias, busonid 12/12 hr por 10 dias e rinossoro 3 a 4 vezes ao dia. Gostaria de saber se são medicações seguras e principalmente seguras utilizadas com 17 semanas de gestação . Estou muito preocupada e com medo de ter prejudicado de alguma maneira meu bebe . Obrigada

    ResponderExcluir
  197. Bom dia. Estou com 8 semanas de gravidez e meu médico receitou para faringite predsim prednisolona por 5 dias. 2 comp de 20 mg ao dia. Qual é a classificação e há problema para o feto.?

    ResponderExcluir
  198. Ana Furtado: as medicações são seguras e o tratamento é necessário para evitar que a rinosinusobronquite materna possa prejudicar o bebê. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno