01 junho 2008

Tatuagens de henna podem causar alergia

Tatuagens de henna ficaram populares ao prometer uma forma de tatuagem temporária e sem riscos. Na prática, entretanto, esta afirmação não é verdadeira à medida que relatos de reações adversas vêm se acumulando.

A Henna é um corante de cor castanho-avermelhada, extraído da casca e das folhas secas de uma planta (Lawsonia inermis) originária da África e Ìndia, usado como cosmético, para escurecer cabelos ou para tatuar o corpo de forma temporária.

A vantagem é ornamentar o corpo e desaparecer após alguns banhos. E a idéia não é nova: múmias egípcias tinham sinais de utilização de henna, com indícios de que seria um símbolo de status da época.

A alergia à hena pura, sem aditivos químicos, é rara. O problema é a adição de substâncias (corantes químicos, sais de chumbo, etc.) que alteram o produto gerando a possibilidade de reações. Um exemplo é o costume de acrescentar uma substância, denominada parafenilenodiamina, para tornar a secagem mais rápida, dar coloração mais intensa e melhor definição do desenho.

Parafenilenodiamina é um corante autorizado para uso em tintas de cabelo, não podendo ultrapassar 6% do produto, mas mesmo assim, sendo descritas reações alérgicas com certa freqüência. Tatuagens temporárias não são controladas com rigor e podem conter até 15% de parafenilenodiamina, tornando o produto mais agressivo, aumentando a chance de provocar reações de alergia na pele.
Reações alérgicas a tatuagens de henna


Dermatite de contato alérgica: não surge da primeira vez, mas sim após o uso repetido, para que ocorra a sensibilização. Por isso, a alergia surge em pessoas que já fizeram tatuagens de henna em outras ocasiões.
Inicia com uma coceira incômoda, vermelhidão no local e com “elevação do relevo” do desenho da tatuagem. A intensidade da reação pode variar de leve até a formação de bolhas. Uma característica é o aspecto da lesão, que caprichosamente respeita o desenho original. Na sua evolução, ela pode se resolver espontaneamente após a remoção do pigmento ou após o uso local de medicamentos. Casos mais graves podem ocorrer. Além disso, pode deixar marcas por mais tempo, na forma de manchas na pele.
Portadores de alergias na pele tendem a ter maior propensão a apresentar dermatite de contato, embora possa surgir em qualquer pessoa.

Mas, o problema não pára aí: a fórmula química do parafenilenodiamina possui um radical que também é encontrado em outros produtos. Assim, a pessoa que se torna sensível também poderá desenvolver sensibilidade a outros produtos que contenham o mesmo tipo de radical. Isto significa que poderão surgir novas alergias. Este fenômeno é conhecido como uma “reação cruzada”.

Explicando melhor: A pessoa faz uma tatuagem de henna, não sente nada, mas se sensibiliza ao produto. Numa outra oportunidade, vai tomar um remédio, como por exemplo, um antinflamatório (celecoxib) e surge uma reação alérgica sem explicações.
Principais produtos que podem fazer reação cruzada com parafenilenodiamina
- Protetores solares contendo o ácido para-aminobenzóido.
- Remédios que contenham sulfa.
- Remédios para diabetes pertencentes à família de sulfoniluréias.
- Anestésicos locais do grupo de benzocaína.
- Remédios antinflamatórios do grupo “Celecoxib”.

Curiosidade:
Em 2006, o ator Daniel Boaventura, durante as gravações da novela “Malhação” aplicou uma falsa tatuagem no peito - um dragão tribal, que ficava aparente quando o personagem entrava em cena, sempre de camisa aberta. Infelizmente desenvolveu uma forte alergia à henna e passou a gravar com a camisa sempre abotoada.

84 Dê sua opinião:

Cejunior disse...

Muito útil e oportuno. Parabéns.

Anônimo disse...

Eu jah fiz tatto de henna e nunca apresentei nenhuma alergia. Isso com certeza varia de pessoa pra pessoa.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Você está com razão: cada pessoa tem uma maneira própria de reagir. Mas, aproveito para lembrar que a alergia não surge da primeira vez que o organismo tem contato com uma determinada substância, mas sim após sensibilização. Por isso, a alergia pode surgir mesmo quando a pessoa já fez tatuagens com henna sem problemas anteriormente. Obrigado por nos visitar e volte sempre ao nosso blog.

Anônimo disse...

Realmente meu sobrinho fez pela segunda vez a tatuagem de henna, da primeira vez não teve nenhuma irritação. Mais desta vez apareceram enormes bolhas e vermelidão. já fazem 20 dias; foi medicado , mais ainda não teve melhora.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Como seu sobrinho foi medicado e não apresentou melhora, o ideal é retornar à consulta para uma reavaliação clínica. Obrigado e volte sempre para nos visitar.

Anônimo disse...

Apos a primeria aplicação de rena , no nosso corpo, há um tempo certo para fazer a proxima , para k nao tenhamos alergias ????

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A alergia de contato é imprevisível, podendo surgir a qualquer momento, mesmo nas pessoas que já usaram a henna por várias vezes. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

é possivel , a pessoa nunca ter alegia a rena até após a sengunda aplicação ???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A alergia é imprevisivel. Nunca surge da primeira vez mas sim após ter usado duas ou mais vezes. Obrigado por sua participação em nosso blog.

Anônimo disse...

Já tenho alergia de esmalte e fiz a henna. Depois de uma semana, apresentei os mesmos sintomas alegicos que tenho do esmalte, só que com menor intensidade nos qual foi; regiões avermelhadas no rosto e onde tirei a henna ficou com rubor(vermelho) doendo muito onde nem coloquei blusa para não raspar e nem saia no sol porque o sol parecia que queimava mais.
Fiquei sabendo que o composto parafenilenodiamina no qual é colocado na henna alguns remédios possuem esta substancia. Desta forma o médico falou para ficar em alerta que alguns anestésicos possuem esta substancia onde se vc adquiriu alegia com esta subst é bom avisar para o médico antes de fazer qualquer cirurgia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Anestésicos locais do grupo da benzocaína podem fazer reação cruzada com a parafenilenodiamina. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

eu tenho essa alegia, penso em fazer uma tattu definitiva sera que terei as mesma reação?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aconselho que antes de fazer a tatuagem, procure um alergista para orientar seu caso.Obrigado por sua participação em nosso blog.

Anônimo disse...

Eu t bm tenho e é muito chato pq coça muito e sai a tinta e depois fica a marca da tatu e é muito feio eeee na primeira vez teve reaçao mas a segunda foi terriveu eu nem dormia

Anônimo disse...

Cuidado: as reações alérgcas tendem a se tornar mais graves com a repetição do uso. Aconselho que procure um alergista e não faça mais uso deste tipo de tatuagem sem uma orientação especializada. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Caramba! Nunca saberia que uma simples tatto de henna me traria tanta dor de cabeça! A princípio imaginei que era devido a uma escova progressiva que fiz,mas lendo esta matéria tudo se encaixa. Tudo começou após ter feito a tatoo de hena. Quando uso certos produtos, fico com uma forte coceira nos olhos e vermelhidão, da 1ª vez apliquei protetor solar e meu rosto ficou enrugado como se eu tivesse uns 80 anos. Estou apreensiva pois acabei de fazer uma tatoo definitiva. Será que terei maiores consequências? Existe algum tipo de tratamanto?
Algum alimento que devo evitar? Grata. Flavia - Resende - RJ

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Flávia: o melhor caminho é procurar um alergista em sua cidade, para que possa avaliar seus dados clínicos, realizar testes de contato e assim orientar de forma adequada. Caso venha ao Rio a nossa equipoe está ao seu inteiro dispor. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

wlad disse...

ola eu trabalho com tattoo de henna..o que eu posso faser pra orientar meus clientes que por sua vez sao muitos,mas nao me preocupo tao somente em ganhar dinheiro e sim com o bem estar dos turistas de minha cidade..ah tbm nunca tive problemas quanto ah isso e trabalho ah sete anos no ramo e no mesmo lugar...so que quanto ah tantas pessoas sofrendo com estes problemas por ae quero estar sempre atualizado e passar pros clientes assim como pra os meus amigos que tbm fasem tattoo.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Wlad: é muito bom ver o interesse e respeito profissional que demonstra pelos seus clientes. Infelizmente não há como prever quem terá ou não alergia, já que esta não surge da primeira aplicação, mas sim com a repetição do uso do produto. De qualquer modo, colocamos nosso e-mail à sua disposição caso surjam dúvidas: blogdalergia@gmail.com. Obrigado pela sua visita.

Anônimo disse...

Fiz uma tatuagem de hena , e ta parecendo bolhas na pele, to fazendo de tudo me ajuda pelo amor de Deus, a minha pele vai ficar manchada pra sempre ou temporariamente?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há como emitir um parecer através da internet, sem examinar a lesão em sua pele. Aconselho que procure um alergista.Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita.

Monique disse...

Eu tenho alergia a hena desda primeira vez que fiz uma tatu e tenho alergia a tinturas de cabelo também e fico com medo de ter alergia a tinta da tatuagem permatente

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Monique: aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor para atendê-la na Policlínica do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

Dayserose disse...

Olá, meu nome é Dayse e fiz maquiagem de henna pela segunda vez na sobrancelha,agora não estou aguentando as bolhas que apareceram no formato exatamente igual ao de onde foi passado o produto. Estou transtornada com o encomodo que isso me da, pois é muito ruim a sensação e alem disso coça muito.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Dayse: o seu relato sugere uma alergia de contato à henna. Acnselho que procure um alergista para orientar seu tratamento. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Eu também fiz a sobrancelha de henna. Na primeira vez nao deu alergia. A segunda vez deu, sendo que eu achei que tivesse sido alergia a gilete. Dai agora eu fiz de novo mas nao usei gilete e to com a alergia novamente. Coça muito, é horrivel. Sem falar que fica mt vermelho e inchado. Eu estou indo viajar hoje, entao nao vou poder ir ao meédico, gostaria de saber se tem algum remédio que possa melhorar pelo menos um pouco. Eu to passando uma pomada e pelo menos a coceira para um pouco.
Agora eu nunca mais uso henna, Deus me livre!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A alergia à henna não surge da primeira vez, mas sim após a repetição do uso. Mas, depois de instalado,não se receomenda que utilize novamente pois a reação tende a se instalar mais rápida e com maior intensidade. Agradecemos sua viita ao nosso blog.

Heloise disse...

Estava pensando em fazer mas acho melhor nem fazer né, porque a primeira vez que fiz não aconteceu nada, mas nas outras duas deu reação alérgica, mas o problema é que descobri recentemente que tenho toxoplasmose, e tive que tomar muita sulfa no tratamento, e como só tenho uma vista boa tenho que tratar bem para não perde-la, estava pensando em fazer mas agora que li a parte da sulfa desisti!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Heloise: baseado em seus dados, recomendo cautela, evitando as tatuagens. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidá-la a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

moises disse...

por favor!eu fiz tatuagem de henna e realmente ficou em alto relevo e horrivel!passei a pomada e baixou bem...sai completamente e cosava mais nao cosava com medo de marcar a pele...so q agora esta aparecendo um monte de bolinhas vermelha no meu corpo como se fosse espinhas bem pequenas!!eu posso usar a pomada Emistin que contem acetato de dexametasona!??essas bolinhas sai to com medo de ficar com as costa

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Moisés: peço sua compreensão, mas neste blog obedecemos as orientações do Conselho Federal de Medicina: não medicamos nem indicamos nomes d medicamentos. Para tratar, é essencial examinar sua pele e fazer o diagnóstico preciso da sua alergia. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Fui à Porto Seguro e fiz 2 tatuagens de henna, uma no pé e outra no pulso. Duas semanas depois estava com o corpo todo empipocado, cheio de bolas vermelhas. Procurei um médico e este me disse ser uma reação alérgica da henna. Pessoal, tenham muito cuidado!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado por enviar seu depoimento. Volte sempre para visitar o nosso blog.

Priscila disse...

Usei durante 1 mês henna na sobrancelha,e não deu nenhuma reação. Na quinta vez, quando fui retocar, deram umas pequenas bolinhas (poucas) que coçavam, e pareciam pequenas espinhas inflamadas. Demorou em torno de 1 mês para sair tudo, e a pele fica lisinha novamente. Não apliquei mais henna durante esse período, mas nem imaginei que pudesse ser alergia, porque sempre pensei que uma reação alérgica acontece no primeiro contato com o produto. Há uma semana, usei henna novamente, e foi muito pior. O desenho da sobrancelha ficou totalmente avermelhado, em alto relevo e com muitas bolinhas. Agora elas estão sequinhas, com leves casquinhas e a região menos vermelha. Já me disseram pra tentar outra marca de henna, outro fabricante, etc. Essa é minha dúvida. Será que adianta mudar, ou o composto é tudo o mesmo, e uma vez que tive reação, é melhor evitar de vez.
O Blog é muito interessante, e esclarecedor. Já me cadastrei pra receber por e-mail. Agradeço desde já.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Priscila: as reações alérgicas surgem com o passar do uso. Mas, depois de instaladas se repetirão sempre que o contato se repetir. Por isso, aconselho que procure um alçergista que poderá orientá-la de forma adequada evitando que sofra novamente uma desagradável reação alérgica. Gratos por sua visita e pelo incentivo ao nosso tratalho voluntário neste blog.

Anônimo disse...

Eu fiz, me deu alergia que chegou a levantar bolhas, fiquei 1 ano com a marca e depois disso pintei o cabelo e fui parar no hospital, nunca mais pude pintar o cabelo.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente a substância parafenilenodiamina está presente em quase todas as marcas de tinturas de cabelo. O seu alergista poderá indicar alternativas para seu caso. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Eu também fiz uma e fui retocar o que gerou uma grande alergia ja tem 15 dias e nao teve muita melhoora

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado por seu depoimento e por sua visita ao nosso Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Meu filho de 13 anos fez a tatuagem de henna , dois dias depois desenvolveu quadro alégico, indo parar no hospital, fez bolhas vermelhas,horrivel,neste momento está em tratamento usando corticoide e pomada , já há 5 dias e ainda não apresentou melhora. Pais não deixe seus filhos fazerem é muito doloroso.
24/01/2012

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Agradecemos seu depoimento ao nosso blog, que poderá evitar o sofrimento em outras crianças como seu filho. Volte sempre.

Anônimo disse...

meu filho Nathan fez uma tatuagem na praia, e só depois de uma semana, quando a tatuagem estava quase saindo começaram a aparecer umas bolhas na tatuagem isso pode ser grave? existe algum remédio caseiro?
Claudia Schulze
Sen Salg Filho-RS

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não recomendo que use medidas caseiras pois podem complicar o problema. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita

Anônimo disse...

Meu filho de 4 anos teve queimadura na pelo devido a uma tatuagem que fez há quase 1 mês. Ele ainda está em tratamento com pomada de queimadura, mas não esta melhorando. Amanhã retornaremos ao médico. Os sintomas iniciais foram vermelhidão e auto-relevo na área da tatuagem, em seguida bolhas de água, casca, e agora está voltando tudo de novo. Horrível, e pensar que foi tudo falta de informação. Se eu soubesse que isso poderia acontecer, mas nem o médico nunca tinha ouvido falar nisso.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado por enviar seu depoimento. A divulgação do caso do seu filhinho pode ajudar a conscientizar as pessoas e evitar outros casos semelhantes.

Anônimo disse...

Boa noite

Se caso eu fizer, e der alergia.
Não haverá mais possibilidades de eu fazer uma tatuagem definitiva?
Tem um tempo pra isso? como funciona?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Antes de fazer a tatuagem definitiva é importante que peça orientação de um alergista que poderá analisar os componentes das tintas que serão utilizadas no procedimento e comparar com a substancia que causou alergia com uso da tatuagem de henna. Assim será possível receber uma orientação personalizada e mais adequada para o seu caso. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

eu tenho alergia a tatoo de henna! será que se eu fizer uma tatoo definitiva também vai me dar alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aconselho que se informe quais as substancias que serão utilizadas na tatuagem definitiva e peça a orientação de um alergista antes de realizar o procedimento. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

ola , boa tarde sou a alergica parafenilenodiamina, e vou fazer uma cirurgia 28-2 , eu posso tomar qual anestesia. estou com medo. me oriente

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O fato de ser alérgica a parafenilenodiamina não significa que terá obrigatoriamente alergia a anestesia. Contudo, para emitir um parecer é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que peça esta avaliação ao seu alergista. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Nossa realmente é muito incomodo!!!Eu fazia toda semana a sobrancelha com Henna, mas na 6º ou 7º aplicação começei a ter os sintomas alérgicos,muita coceira,vermelhidão,alto-relevo no local onde acompanha o desenho da Henna e algumas bolinhas vermelhas.Fiquei muito chateada porque estava adorando minha nova sobrancelha mas infelizmente apresentei a alergia e nunca mais uso, fiquei com muito medo, ja tá melhorando graças á Deus!!!O site é ótimo, muito esclarecedor...obrigada!!!

poliane disse...

eu tenho alergia a tinta de cabelo e a henna, gostaria de saber se a composiçao da tinta de tatuagem tambem poderia me causar alergia???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Poliane: é provável que sim. Mas, não há como afirmar sem avaliar seu caso pessoalmente. Aconselho que procure um alergista antes de realizar qualquer procedimento. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

OLÁ!
fiz uma tatuagem de henna a alguns anos ,
após a reação alergica,continuou com uma superfície estranha,um pouco seca parecendo uma eczma,que persiste até hj,devo procurar um dermatologista ?
o uso de algum tipo de pomada ajuda?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não recomendo que utilize nenhum produto no local antes de procurar seu médico, para que ele possa visualizar a lesão sem interferencia da medicação Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Fiz uma tatuagem de henna e depois de dois dias comecei ter um processo alergico, mas a questão é que a alergia nao esta so no local da tatuagem, esta no corpo todo dos pes a cabeça.
E possivel isso ser da henna ou deve ser outra coisa ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível que seja, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se existe teste alergicos para tatuagem definitiva, quero fazer mas primeiro queria saber se posso ser alergica.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há um teste com 100% de precisão para prever se terá ou não alergia numa futura tatuagem. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Meu filho de 7 anos fez uma tatauagem de hena na praia, até entao tudo normal depois de 20 dias começou a ficar cheio de bolhas na tatuagem e logo em seguida passou a ficar cheio de bolhas no rosto e orelha, levei ao medicado e ele passou prelone e ebastel e a pomada topison pra passar na lesao depois que fiz a medicaçao ele ficou otimo, 2 dias depois de parar de tomar a medicaçao passou a apresentar bolhas no corpo todo fiquei desespeperada e o medico voltou a fazer a mesma medicaçao e ai vem o meu drama que ja se passaram quase um mês do tratamento com o prelone e o quadro continua o mesmo me ajudem por favor estou desesperada. E um alerta para os pais nao deixem seus filhos fazerem esse bendita tatauagem de hena to sofrendo muito em ver o meu filho nesse estado com o rosto todo inchado devido ao corticoide que ele esta tomando.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não há como prever quem irá ter alergia à tatuagem de henna. O melhor mesmo é evitar seu uso, principalmente nas crianças. Agradecemos sua visita e seu depoimento ao nosso blog.

elida disse...

eu nunca mais faço renna na minha sombrancelha... meu rosto ficou do tamanho do mundo.... me deu reaçao alergica, e minha sombrancelha sapecou, q minava agua! e estou tmoando remedios para melhorar, fui parar no hospital de queimaduras,

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado por seu depoimento, Elida. Algumas pessoas sensíveis podem ter reação alérgica com uso da henna. Volte sempre ao nosso blog.

Anônimo disse...

meu filho fez varias tatto de hena no corpo e todas deram crise alérgica, apareceram no lugar da tatuagem bolhas enormes. ele ja foi medicado e esta sendo acompanhado por um dermatologista. eu gostaria de saber se vai ficar marcado para sempre ou se um dia essa marca vai sumir.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É provável que a marca desapareça após tratamento da alergia. Mas, não há como afirmar sem examinar seu filho pessoalmente para avaliar o grau de acometimento da pele. Por isso, aconselho que exponha sua dúvida ao médico que trata dele. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá.. tenho uma dúvida..
é o seguinte.. eu tenho alergia a tatuagem de henna, eu fiz duas vezes na praia e deu alergia as duas vezes( deu uns carocinhos no lugar qe fiz a tatu e coçava bastante, nada mais) ... eu queria saber o seguinte.. eu posso fazer uma tatuagem verdadeira daquelas que ficam pra sempre na pele mesmo tendo alergia da tatuagem de henna ?? Posso fazer uma verdadeira tendo alergia da de henna ?? Obrigado =)

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet. Não recomendo que faça a tatuagem sem antes consultar seu alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

fiz uma tatoo de rena tem 3 dias e esta cocando d+, como eu faco pra tirar ela o mais rapido?

Anônimo disse...

Uso henna nas sombrancelhas ja ha uns 4 anos....porem,ha uns 2 meses atras apresentou uma alergia mt intensa...gostaria de saber se alguem pode me indicar uma henna antialergica.Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aconselho que lave bem o local e procure atendimento médico assim que for possível. Medidas caseiras não resolvem e podem agravar o problema. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há uma henna que seja antialérgica. Aconselho que procure um alergista para indicar a alternativa mais segura. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Eu fiz uma tatuagem na coxa e usei pigmentação vermelha, com isso me deu está alergia, faz 2 meses que estou com esses ferimentos, o que posso ta passando ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A sua solicitação não pode ser atendida através desta orientação na internet. Infelizmente não há como orientar tratamento sem examinar sua pele para identificar o tipo e o grau das lesões e sem o diagnóstico do tipo de alergia que apresenta, Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Eu sempre fazia sobrancelha com hena, mais na ultima vez me apresentou alergia e parei de usar. Será que tintura de cabelo pode ocorrer o mesmo?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não são suficientes para prever se poderá ocorrer alergia à tintura de cabelo. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

oi meu nome é ana alice tenho 11 anos e fis uma tatuajen de henna e crio bonha minha mae passa alco mas n cossa e nem fica emritado qual remadio eu boto

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana Alice: Este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não é permitido prescrever e nem indicar nomes de remédios pela internet, sem examinar o paciente. Aconselho que peça à sua mãe para levá-la para consulta com um médico alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá bom dia,
Meu nome é Rosane tenho 22 anos. Há alguns anos atrás fiz uma tatuagem de henna na praia e não tive problema algum, em outra viagem fiz novamente e o local ficou avermelhado e logo após com pequenos carocinhos em alto relevo perfeitamente ao redor da tatuagem - coçava muito - após a irritação ir embora ficou uma mancha amarronzada no contorno certinho da tatuagem que sumiu em alguns meses. Como era mais nova e sem perceber a gravidade, fiz sobrancelha de henna depois de uns anos, minha sobrancelha ficou com uma camada groça e espeça parecendo uma casca dura que coçava e descamava. Vi então que tinha alergia a henna. Para minha infelicidade e desconhecimento do assunto, pensei que só tinha alergia a henna pois a anos pintava meu cabelo com tintas loiras, no momento em que troquei a tinta de cabelo por uma escura o couro cabeludo começou a coçar, na madrugada acordei com um inchaço na cabeça que estava super quente e úmida, carocinhos estouravam com uma espécie de água morninha na cabeça, fui ao pronto socorro e tomei uma injeção de antialérgico, voltei para casa e no decorrer da semana o meu rosto só inchava mais e começou a se formar cascas na minha cabeça, meus olhos incharam e a pele ficou fina e sensível. O rosto todo inchou e se deformou. Paguei então uma consulta particular com um alergista que me passou uma medicação contendo corticóide, foi onde comecei a desinchar aos poucos e as feridas na cabeça foram secando e saindo cascas. Graças a Deus recuperei completamente.
Contei minha historia toda, pois na época procurei tratamento para o problema e não obtive resultados, pulei de especialistas em especialistas e nenhum deles da rede pública conseguiam me encaminhar para um teste para saber a qual produto das tinturas eu tenho alergia a final. Minha preocupação é não chegar perto destes produtos mais e também por estética, meu irmão e irmã respectivamente com 28 anos e 25 anos tem cabelos brancos desde os 18 anos. Quero saber o que posso passar ou não nos meus cabelos e se tenho alguma alternativa.
Por favor, sou de Belo horizonte Minas gerais, e quero saber o exame que devo procurar e o especialista que realiza o mesmo.
Desde já agradeço imensamente!
Aguardo retorno!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rosane: é aconselhável que procure um alergista para realizar um teste de contato para identificar a substância causadora de sua alergia. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em belo Horizonte, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

E se acaso vc tenha a alergia na sobrancelhas ao fazer henna.mas de 2. Vezes ..começa acriar uns caroçinhos e coça. Muitisimo e ta firando ferida e contia coçando muito e eu to com medo de fika sem sobrancelhas pq o decade q eu vou coçando pelos vao rancando!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser uma alergia à henna. mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure um médico alergista para orientar de forma adequada. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ

Naty Capra disse...

Boa noite.
Há uns tempos atrás fazia henna de 15 em 15 dias na sobrancelha e nao acontecia nada. Passei entao por um processo de maquiagem definiva e, desde então, tive alergia a henna. Quero saber se poderia ter sido isso que desencadeou minha alergia.
Outra coisa é que uns tempos antes disso acontecer, comecei a adquirir alergia a bijuterias, o que me leva a crer que, na verdade, tenho alergia a níquel, já que a henna também é misturada com níquel, correto? Não apresento alergia a tintura de cabelo nem protetores solares.
Pergunto então: existe algum tratamenta para que eu possa voltar a usar a henna normalmente se minha alergia for ao níquel? Ou alguma tintura similar a henna, mas que nao utilize níquel em sua composição? Nesse caso, trocar a marca da henna ajudaria? Preciso saber se indo ao alergista ou dermatologista conseguirei usar henna de novo ou nao.

Grata pela atenção

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O primeiro passo é confirmar se você tem alergia do tipo dermatite de contato.
Converse com seu médico. Ele provavelmente realizará um teste chamado TESTE DE CONTATO para melhor investigar seu caso.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...