09 junho 2008

Inverno e frio afetam a pele

O frio já chegou e começa a se fazer sentir na pele. É comum que fique ressecada, descamativa e sujeita a alergias.

Motivos? São vários: a pele fica mais ressecada no inverno, pois a camada de gordura fica prejudicada pela temperatura fria e pela ação dos ventos. Além disso, são comuns os banhos quentes e demorados, o que agrava o problema.

As pessoas portadoras de doenças alérgicas, como a Dermatite Atópica, que normalmente já têm a pele mais ressecada sofrem mais neste período. O principal sintoma é a coceira, que pode se acompanhar de outras lesões, em especial na face, e nas dobras da pele, como região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços.
Dicas para cuidar da pele no inverno

- Use sabonetes suaves e hidratantes, evitando os esfoliantes.
- Evite banhos demorados, quentes e o excesso de banhos.
- Ao terminar o banho, seque com toalha macia e felpuda, sem esfregar na pele e aplique hidratante em todo o corpo.
- Prefira agasalhos de moleton, flanela ou tecidos de algodão. Quando usar roupas de lã, Evite o contato diretamente na pele: use uma camiseta de algodão por baixo.
- Não se esqueça do protetor solar, pois o sol também queima no frio.
- Alimentação deve ser saudável, incluindo frutas e legumes. Deve-se ingerir líquidos, mesmo que não esteja sentindo sede, de preferência fora de refeições.
- Mantenha vida ao ar livre e pratique atividade física, sempre que possível.

3 Dê sua opinião:

*Silly* disse...

ja vi que vou ter crise de rinite de novo =/

Aninha Pontes disse...

Sem contar que com o passar dos anos, creio que perdemos um pouco da oleosidade, ou estou enganada?
Digo isso, porque sinto agora a minha pele mais seca, que quando tinha vinte e poucos anos, já faz tempo, mas ainda me lembro.
Um beijo

Equipe PGRJ disse...

Olá Aninha: é comprovado que a nossa pele resseca com o passar dos anos. Por isso, a hidratação torna-se cada vez mais necessária para manter a saúde cutânea.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".