Pular para o conteúdo principal

Atopia: Reconhecendo a Alergia

Alergia é uma palavra muito falada, mas poucos sabem definir claramente o seu significado.

ALERGIA é uma reação modificada do organismo para determinadas substâncias. Nem todas as pessoas são alérgicas pois é necessária uma tendência genética para determinar seu aparecimento.

O corpo humano necessita de proteção para suplantar as agressões constantes e com isso evitar doenças. Essa proteção é dada pelo sistema imunológico, através de substâncias chamadas anticorpos. No entanto, existe uma classe especial de anticorpos chamados de Imunoglobulina E ou simplesmente IgE, que atuam de forma diferente e provocam as doenças alérgicas.


A explicação é baseada na participação de um determinado tipo de célula denominado linfócito, que se apresenta de dois tipos: tipo 1 e tipo 2. Os linfócitos ditos TH1 estimulam respostas de defesa do organismo contra infecções bacterianas, virais e contra a alergia. Já os linfócitos TH2 estimulam a produção de substâncias chamadas citocinas que aumentam a produção da Imunoglobulina E (IgE ou Anticorpo de Alergia), o que leva a uma resposta pró alérgica chamada TH2.

Uma pessoa não nasce alérgica, mas sim com uma tendência herdada a tornar-se alérgica. O que ocorre é que essa pessoa "sensibiliza-se" a determinada substância, isto é, torna-se alérgica à ela. Por exemplo, uma pessoa faz uso de um analgésico para tratar dores de cabeça e após um período de uso, começa a desencadear urticária, com placas no corpo: foi preciso um tempo para que seu organismo desenvolvesse a alergia. Certamente a urticária não surgiria na primeira vez que fizesse uso do analgésico.



Esclarecendo dúvidas




1. O que é atopia?
ATOPIA é a predisposição genética para adquirir doenças de caráter alérgico, como asma, rinite, urticária ou dermatite atópica. Estas pessoas são muito alérgicas e por isso são chamadas de "atópicas".

2. A alergia é contagiosa?
Não, a alergia não é contagiosa. Numa mesma família pode haver várias pessoas com doenças alérgicas mas não por contágio e sim pela influência hereditária.

3. Quais são as principais doenças alérgicas?
Respiratórias: Asma ou Bronquite Asmática ou Bronquite Alérgica, Rinite Alérgica (sinusites, otites,laringites)
Alergia Ocular: conjuntivites
Tosse Crônica
Cutâneas: Dermatite Atópica
Dermatite de contato
Urticária
Estrófulo
Gerais: Anafilaxia ou Choque anafilático

4. Se eu tenho alergia, meus filhos serão obrigatoriamente alérgicos?
Não. Se um dos pais é alérgico, existe uma possibilidade aproximada de 35% de ter um filho alérgico. Entretanto, se ambos os pais são alérgicos, esta probabilidade sobe para 50%. Se nenhum dos dois é alergico, mas existe história de doenças alérgicas na família, calcula-se por volta de 10%.
Dessa forma, um pai asmático pode não ter filhos com asma e depois a doença surgir em netos ou bisnetos. O contrário também pode ocorrer: um pai que nunca teve asma pode vir a ter um filho asmático, se tiver antecedente familiar, como avós ou bisavós asmáticos.

5. Alergia tem cura?
Para responder esta pergunta, é preciso entender que alergia não significa doença! Alergia é apenas uma maneira diferente do organismo reagir para certos estímulos e por si só não é doença: é apenas diferente! O exagero da alergia é que se transforma em doença, como por exemplo a asma ou a rinite. Uma pessoa é alérgica por toda a vida, mesmo que não manifeste nenhuma doença alérgica.

6. Muita gente diz que alergia é psicológica. É verdade?
Não. A alergia não é uma doença psicológica. Como já foi dito, é de origem genética (familiar). As alterações emocionais da vida de uma pessoa podem se refletir e piorar uma doença alérgica, mas nunca serão a causa única da alergia.

7. Alergia pode matar?
A maioria das alergias é benigna. Entretanto, casos graves podem levar à morte, como por exemplo, uma alergia extrema como ocorre num choque anafilático.

8. Tenho 70 anos e vejo hoje mais pessoas alérgicas do que antigamente. Por que?
A prevalência das doenças alérgicas aumentou de forma significativa nas últimas décadas. Muitas causas contribuíram para isso, mas pode-se citar:
- crianças hoje mamam leite materno por pouco tempo e iniciam em creches muito precocemente.
- As casas mudaram: menor espaço ao ar livre, com muita mobília, estofados forrados com tecido, carpetes, cortinas, bichos de pelúcia, etc.
- Maior número de fumantes em ambientes fechados
- Crianças brincam pouco ao ar livre em virtude da falta de espaço e da violência.

Comentários

  1. a quase 2 anos fui parar no hospital, além do nariz super irritado, os espirros, eu estava com os olhos suuuuuper inchados, no dia o médico falou que eu era atópica, e me passou um santo rémedio para quando atacasse, no dia eu nem liguei muito, mais como almentou a frenquência procurei saber um pouco, mais nem dei muita bola, o remédio sempre funcionava, hoje ela atacou, e um amigo meu, que não sabia desse meu fraco por alergias haha veio me perguntar do que era a alergia, e como são muitas coisas e eu realmente não sabia do que era (normalmente é cheiro forte, maquiagem, pó, demaquilantes...) porque não fiz nada de diferente, procurei saber pra poder explica, adorei as explicações, muito fácil a compreensão, ela é mais forte nos olhos, eu queria saber se tem algum remédio que se pode tomar mais de uma vez no dia, e que da pouco ou nada de sono, o que eu tomo chama dicloridrato de levocetirizina (zina).

    ResponderExcluir
  2. tenho 15 anos, esqueci de acrescentar no comentario hahah, tem algum tipo de tratamento temporario?

    ResponderExcluir
  3. A atopia é uma condição genética (hereditária) Ou seja, a pessoa já traz ao nascer a tendência para desenvolver doenças alérgicas (atópicas) O tratamento depende do tipo de alergia, mas não é feito de forma temporária. É importante que procure um médico alergista para fazer o diagnóstico e indicar a forma de tratamento adequada para seu caso. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  4. A quatro meses comessei com uma alergia na pele, acho que prdutos de limpeza piora o meu estado e tambem poeira, comessa cossar derepente forma ima grande placa e fica muito quente, agora eu estou sintindo uma dor nas maos e pes como se ficasse segurando algo gelado por muito tempo, estou aguardando consulta com alergista...

    ResponderExcluir
  5. É realmente fundamental a realização de consulta médica para elucidação do quadro clínico descrito.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/1/15 05:02

    Oiiii tenho 23 anos e trabalho numa pastelaria, desde que comecei a trabalhar sinto alergias.
    Sinto coceira no corpo inteiro e os meus lábios ficam inchado, nas mãos e nos pés sinto uma ardência insuportável. .. mas ate agora não descobri a causa mas tenho a impressão que é o fiambre

    ResponderExcluir
  7. Sinto muito, mas não é possível apontar a causa de sua alergia pela internet, sem conhecer seus dados clínicos e sem examiá-lo pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  8. Comecei a cocar a mais de duas semanas e está inflamando qual e o remédio que posso tomar ou passar

    ResponderExcluir
  9. Uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre está relacionada com uma alergia. Por isso, não é possível prescrever uma medicação para a coceira que descreve sem examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que oriente a melhor conduta para seu caso. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  10. Meu filho e alérgico a pernilongo e a alergologista disse também q ele tem dermatite atopica. Gostaria de saber se a dermatite atopica e devido a alergia a pernilongo?

    ResponderExcluir
  11. Teklink: a dermatite atópica é uma doença de causa genética (hereditária) e não é causada pela alergia a insetos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Minha irmã, aparentemente tem um tipo de atopia, ela incha por varias partes do corpo e sem nenhum motivo, começa do nada, as vezes ele acontece depois de alguma coisa, por exemplo quando ela fez progressiva dois dias depois o olho dela ficou super inchado, as vezes os cotovelos incham até chegar nas mãos, ou então uma dor na barriga e tontura, cada vez em um lugar diferente. Que tipo de atopia pode ser?

    ResponderExcluir
  13. Vanessa: o seu relato não deixa claro que sua irmã seja portadora de atopia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que a leve a um(a) especialista em Alergia, para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  14. Oi bom dia existe alergia a feijão minha filha de dois anos é alérgica a leite e a ovo quando comia feijão normal ficava com a barriga inchada assadura quando fazia cocô e também um cocô muito fétido ai ela comeu feijão preto e teve vómitos diarreia barriga inchada febre manchas no corpo e atacou o respiratório isso significa que ela seja alérgica ao feijão

    ResponderExcluir
  15. Carmen: alimentos podem causar reações alérgicas ou reações de intolerância. Nem todas as reações alimentares são de origem alérgica (imunológica). Aconselho que leve sua filha a um(a) alergista para elucidar o diagnóstico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  16. Fiz exame de sangue IgE total e deu 1019,0 kU/L . o que significa esse valor?
    grata

    ResponderExcluir
  17. Marinez Boa noite. 1) A principal causa de níveis elevados de IgE é alergia. 2) Existem outras doenças que também ocasionam aumento nos níveis séricos de IgE. 3) Os níveis de IgE sérica não se correlacionam necessariamente com a gravidade do quadro clínico. 4) O resultado do exame deve ser correlacionado com seus dados clínicos ara poder interpretar com segurança. Por tudo isso, o seu alergista é a pessoa mais indicada para interpretar e orientar especificamente sobre seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno