Pular para o conteúdo principal

Molusco Contagioso: Quem responde é o Especialista.



Meu filho apareceu com bolinhas no corpo e o médico disse que era molusco. O que é isso? É alergia?
Não. Molusco contagioso é o nome dado para uma virose da pele que se acompanha de pequenas lesões em forma de bolinhas esbranquiçadas. O causador do problema é um vírus chamado “Poxvírus”. É uma doença relativamente comum em crianças pequenas e não é causado por alergia. Crianças portadoras de dermatite atópica podem ter mais propensão para a doença.

Como fica o aspecto da pele?As lesões são pequenas, elevadas, podendo ser únicas ou numerosas. Têm tamanhos diferentes, estando em geral agrupadas, parecendo peque
nas verrugas. Aparecem mais em tronco e membros superiores, tendo aspecto perolado. Assemelham-se a pápulas esbranquiçadas e transparentes, salientes e umbilicadas, contendo em seu interior uma massa consistente e esbranquiçada.

Molusco contagioso pode aparecer em adultos?
Sim. Embora seja mais comum em crianças, pode surgir também em pessoas adultas. Atingindo região púbica e anal, é considerada um
a DST (doença sexualmente transmissível). Neste caso, merece atenção especial pois pode se acompanhar de alterações de imunidade. Leia mais no site do Ministério da Saúde: DST/AIDS.

É uma doen
ça grave?
A doença infantil perturba mais por causa do aspecto estético, mas não tem gravidade. Evolui de forma benigna. Alguns casos podem ser desconfortáveis pelo número de lesões que surgem, assustando a família. Os casos em adultos devem ser sempre investigados pelo médico especialista.

Como se pega a doença?
O vírus se transmite de pessoa para pessoa. É mais comum em crianças que freqüentam piscinas, em especial as aquecidas. Pode também ser transmitido através de objetos pessoais, como por exemplo, toalhas compartilhadas.

Molusco contagioso pod
e aparecer em adultos?
Sim. Embora seja mais comum em crianças, pode surgir também em pessoas adultas. Atingindo região púbica e anal, é considerada uma DST (doença sexualmente transmissível). Neste caso, merece atenção especial, pois pode se acompanhar de alteração da imunidade e AIDS.

O que a pessoa sente? Dói?
As lesões em geral não são desconfortáveis. Em a
lguns casos pode se complicar, inflamar e até infeccionar, surgindo dor no local.

O que fazer?
Recomenda-se procurar um médico dermatologista para confirmar o diagnóstico. Existem outras doenças da pele com aspecto semelhante que podem se confundir com o molusco contagioso, como por exemplo, o líquen nítido, herpes simples e verrugas. Por isso, o exame do médico é imprescindível p
ara se indicar o tratamento.

Como tratar?
Em muitos casos a resolução é espontânea. Recomenda-se hidratar para assim fortalecer a pele. Casos mais intensos podem ser tratados pelo médico com remédios aplicados no local ou retirando as lesões através de uma curetagem rápida e indolor. Recomenda-se afastar da piscina durante o tratamento.



Você tem mais alguma dúvida?Envie para nosso e-mail e fale diretamente com os médicos da
Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Teremos prazer em responder.

Comentários

  1. Anônimo6/8/08 10:42

    cite 3 exemplos de moluscos

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/8/08 10:42

    cite 3 exemplos de moluscos

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/3/09 22:04

    consultei minha filha e a médica diagnosticou essa doença, gostaria de saber se tratada devidamente com pomadas e remédios orais conforme foi indicado pela médica, a doença tem possibilidade de retorno, minha filha frequenta muito piscinas, acho q foi assim q ela adquiriu a doença.

    ResponderExcluir
  4. Poliana: O tratamento do molusco contagioso pode ser feito com remédios tópicos, mas em casos indicados, o dermatologista faz a retirada das lesões através de uma cureta. É um procedimento indolor e realizado no próprio consultório do médico. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. CARLA REGINA ANDREIS PIVOTTO12/7/09 22:45

    meu filho nao utiliza piscina a medica duu uma soluçao de hidroxico de potassio 5% 3VEZES POR SEMANA SO QUE ENVOLTA DOS MOLUSCOS DEU TIPO UMA MICOSE COMO ESTOU AFASTADA DA EMPRESA NAO POSSO UTILIZAR MEU PLANO OQUE FAZER VOLTO EM AGOSTO PROCURAR UMA CLINICA DE ALERGIA ELE TEM 5 ANOS TEM UNS 9 MOLUSCOS NO LADO ESQUERDO ABAIXO DA AXILAS COMO POSSO TRATAR

    ResponderExcluir
  6. O objetivo deste blog não é prescrever medicamentos, pois para tal seria necessário uma consulta médica. A nossa finalidade é informar e orientar ao público leigo sobre a prevenção e tratamento das doenças alérgicas. Recomendamos que entre em contato com opediatra do seu filho até que possa ir ao alergista. Contamos com a sua compreensão. Abraços e obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. ''pois pode se acompanhar de alteração da imunidade e AIDS.'' li no explicaçÃo a cima e tive a curiosiadade de saber se quando o adulto tem na maioria dos casos esta ligado a AIDS ou depende de cada caso?


    Poderia me explicar sobre isso?

    Grata!

    ResponderExcluir
  8. Cada caso é um caso, não constituindo uma regra. Aconselho que procure um médico especialista para orientar seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Meu filho foi afastado da escola por ter molusco contagioso. Isso é realmente necessário? O tratamento parece ser demorado, ele só pode voltar as aulas quando tratar?

    ResponderExcluir
  10. Não há como afirmar a necessidade do afastamento escolar sem examinar pessoalmente pois depende do tipo e grau das lesões. Aconselho que procure um dermatologista para orientar o caso e indicar a solução mais adequada. Obrigado pela sua visita.

    ResponderExcluir
  11. goataria de saber se pega em piscina aquecida, pois minha filha faz natação.

    ResponderExcluir
  12. A piscina aquecida favorece o contágio no caso do molusco contagioso.Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, estou com um cliente com lesões na pele que parecem ser moluscos contagiosos.Ele fazia nataçao em piscina aquecida. Ele não está ingerindo nenhum medicamento, mas estou fazendo a extração do molusco semanalmente, retiro com agulha e espremo depois ate sangrar, aplico eter e cubro com algodão. O problema é que o molusco em uma semana reproduz demais e este tratamento esta se prolongando mais do que devia,3 meses. O que faço, estou correta?

    ResponderExcluir
  14. É recomendado que encaminhe para um alergista para avaliação imunológica do seu paciente. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Anelize. A pediatra disse que minha filha (7 anos) tem molusco (ela não frequenta piscina, mas na época que começou a aparecer, à 3 anos, ela estava em creche particular) e recomendou passar VERRUX nas lesões, mas como estava ardendo muito, parei o tratamento. Levei ao dermatologista e ele passou LEUCOGEN Xarope (tomar 5ml 1x ao dia durante 30 dias, se não resolver, voltar lá para tomar mais durante 30 dias), quero saber se esse remédio é indicado para isso mesmo, por favor. As lesões são parecidas com molusco, só que em volta de cada ponto, a região da pele fica branca, e às vezes essa parte branca fica áspera e avermelhada (como micose), tenho passado CANDICORT, FERNEGAN, HIDROCORTISONA, NEOMICINA E DEXAMETASONA E MUITO HIDRATANTE (as únicas pomadas que são por minha conta é a CANDICORT E FERNEGAN, o resto foi a pediatra que passou, inclusive ÓLEO MINERAL, mas não estou passando). Me ajude, estou perdida, não sei mais o que faço.

    ResponderExcluir
  16. Anelize: peço sua compreensão, mas não posso confirmar se é mesmo um caso de molusco contagioso sem examinar sua filha pessoalmente. O tratamento depende da confirmação do diagnóstico. Contudo, chamo a atenção para evitar o uso simultaneo de tantos cremes, pois pode se transformar num fator irritante à pele, agravando o problema.A nossa equipe médica está ao seu dispor. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  17. meu namorado tem um monte de manchas claras nas costas que ele achava que era do calor mas as manchas nao sumiram,apareceram mais,o que e isso?

    ResponderExcluir
  18. Peço sua compreensão, mas não é possível atender sua solicitação através de um aconselhamento por e-mail. Nosso blog não tem a intenção de substituir a consulta médica, mas sim de orientar sobre as formas de prevenção e tratamento das doenças alérgicas. Aconselho que leve seu namorado a um especialista para que receba o tratamento adequado. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite o meu nome é Karin. Tenho um filho de 4,5 anos que foi diagnosticado como tendo os tais moluscos contagiosos. Essa semana começei o tratamento com hidróxido de potássio 10% + solução hidroalcóolica 20ml , conforme orientação da dermatologista. No primeiro dia ele não sentiu nada e a aplicação foi tranquila. Já no segundo dia, ele reclamou muito de ardência e alguns moluscos ficaram escuros ao invés de vermelhos,típico de uma queimadura. A minha dúvida é,se isso é normal e se essas manchinhas escuras irão desaparecer? Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Karin: é muito difícil opinar sem ver as lesões. Aconselho que fale com o dermatologista do seu filho. Ele conhece bem seu caso, sendo a pessoa mais indicada para esclarecer sua dúvida. Agradecemos sua visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo7/1/11 22:35

    OI MEU NOME É ANDRESSA.mEU FILHO TEM 4 ANOS.É ELE TEM UMAS BOLINHAS E QUANDO ESPREME SAI UMA MASA MAIS MEIA DURA,E EU LEVEI AO DERMARTOLOGISTA E DISSE QUE ERA PARA FURAR COM AGULHA DE SIRINGA E ESPREMER! MAIS EU QUERO SABER O NOME DE UM REMEDIO PARA PASSAR OU TOMA!
    DESDE JÁ OBIGADA!

    ResponderExcluir
  22. Peço sua compreensão, mas é norma deste blog não prescrever ou indicar nomes de remédio. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite, minha filha fez uma curetagem de molusco contagioso hoje (18/01/2011), porém o médico disse que era apenas para passar iodo, temo que ela esteja sentindo dor. Gostaria de saber se não há uma pomada para acelerar a cicatrização ou ajudar no alívio da dor. O dermatologista disse não ser necessário, mas gostaria de uma segunda opinião. Obrigada

    ResponderExcluir
  24. Em condições normais, não há necessidade. Mas, para emitir um parecer específico no caso de sua filha é essencial examiná-la pessoalmente. Aconselho que retorne ao médico e exponha seu temor que haja uma complicação. Ele conhece seu histórico clínico e poderá orientar de forma mais adequada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  25. Anônimo6/4/11 13:59

    GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO PARA MOLUSCOS CONTAGIANTE? POIS TENHO UM SOBRINHO DE 4 ANOS COM ESSA DOENÇA E A IRMÃ DELE DE 3 MESES ESTA COM OS SINTOMAS JÁ APARECERAM 4 BOLHINHAS NA PELE DELA AGRADEÇO SE ME RESPONDEREM

    ResponderExcluir
  26. O tempo de tratamento varia de acordo com o grau de acometimento da pele. Em alguns casos, o tratamento do molusco contagioso é feito apenas com remédios tópicos, em outros, é indicada a retirada das lesões. Por isso, não há uma regra. Mas, de maneira geral a evolução é rápida e a resposta ao tratamento costuma ser boa.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo9/4/11 23:05

    na vulva é comun essa Molusco Contagioso ? me explica qual o medicamento é utilizado para que ele desapareça da pele?

    ResponderExcluir
  28. O primeiro passo é confirmar o diagnóstico e para isso é essencial que seja realizada uma consulta médica tradicional.Não há um medicamento que possa ser indicado através de um aconselhamento na internet e que sirva para todas as pessoas portadoras de molusco contagioso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo4/5/11 17:24

    Meu filho estava com muitas lesões, fez a intervenção cirurgica para retirada e agora me parece que está voltando novamente. Tem alguma falta de vitamina ou proteina ou algo que pode estar facilitando com que ele pegue o virus novamente?

    ResponderExcluir
  30. Pode ser que as lesões não tenham sido retiradas totalmente, facilitando a recidiva. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde.
    Minha filha em 3anos e 10 meses e tem molusco contagioso. Após tratamento com medicação oral não regrediu e será necessária curetagem.
    O médico que a está tratando disse que o procedimento é simples e pode ser feito em consultório porém outro médico me disse que é indicado fazer em ambiente hospitalar com sedação pela idade que ela tem. São cerca de 40 lesões, na axila direita, já irradiando para costas e cintura.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Não há como afirmar sem examinar pessoalmente. A maioria dos casos de molusco em crianças pode ser retirada no consultório, com técnica adequada.Aconselho que converse com o pediatra que trata de sua filha pois conhece o caso para que a ajude a tomar a decisão. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  33. a curetagem é muito caro,e quantaas vezes é necesario?

    ResponderExcluir
  34. A indicação da curetagem e o número de sessões necessárias para completar o tratamento são definidas após exame e da avaliação do grau e número das lesões. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  35. OI meu nome e jane,tenho uma filha de 7 anos se enchendo de moluscos;já passei Emla mais ela não deixa eu espremer,espremi ainda alguns no começo e não pude espremer o restante então está aumentando.O que faço?sim ela e uma criança especial tem deficiencia da voz,é uma criança Hiperativa então tudo com ela e mais dificil o que faço??é ela não está indo para o colegio pq descobri que foi através da piscina de la que ela pegou...teve outros casos por la eu descobri.Antes de ela contrai moluscos ela teve verruga,mais cairam facilmente eu não fiz nada. Jane-Natal

    ResponderExcluir
  36. Jane: a retirada dos moluscos deve ser feita pelo médico. Aconselho que leve sua filha a um dermatologista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  37. Eu tenho 13 anos meu nome e matheus e estou com umas bolinhas que aparentam ser esse molusco-contagioso e ja faiz uns 2 a 3 meses que estou com isso a dematologista da santa casa de onde eu moro presidente epitcio falou que era pra minha mãe pegar uma agulha esquentar no fogo pegar algodao ja deixar pronto com alcool furar com a agulha quente e passar o algodao para o liquido nao escorrer em nenhum lugar pra nao pegar tambem;e depois esteriezar a agulha com alcool e esquentar de novo e assim em diante e para nao doer muito esse processo passar lidopass (xilocaina)alguma coisa assim.Entaum esse metodo funciona pq o molusculo ja ta começando a doer e eu preciso ir ao medico mas minha mae ta com pouco dinheiro e o dematologista é R$100.00 parece..por favor me respondam preciso de alguma solução..

    ResponderExcluir
  38. Matheus: nem sempre a retirada das lesões feita em casa é bem sucedida. Na rede pública existem ambulatórios de dermatologia onde o médico orientará o procedimento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  39. Quando o meu filho tinha oito anos, ele teve essa doença na pele. Levei ele ao médico e foi diagnosticado o molusco. Na época eu, meu marido e ele, frequentávamos piscinas de clubes todos os finais de semana. O tratamento foi rápido!!

    ResponderExcluir
  40. Mari: obrigado pelo depoimento. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  41. Anônimo4/3/12 14:51

    Olá, tenho 21 anos e este molusco apareceu na área genital... fui ao meu Urologista e ele indicou a retirada do molusco por eletro-cauterização, já fiz 3 vezes e o molusco retornou, fiz uma porção de exames e deram todos negativos, inclusive o de HIV.

    Me alimento bem e descanso sempre, não bebo nem fumo e tenho uma rotina regrada pois sou esportista... gostaria de saber se posso optar por outro tratamento, ou o que fazer para que o molusco não retorne mais?

    ResponderExcluir
  42. Aconselho que procure um alergista para realizar uma avaliação imunológica e orientar a conduta mais adequada para seu caso. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo6/4/12 00:18

    Minha filha tem 7 anos e pegou molusco, só que já retirou, e voltou isso é normal. E gostari de saber se pega atraves de fezes de animais como cachorro, e até mesmo de fezes de pombos.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  44. Molusco não é transmitido através de fezes de animais ou pombos. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo7/4/12 23:44

    tenho um filho de 3 anos que está com molusco contagioso. fui em 3 dermatos. o primeiro tirou com cureta. o segundo médico nao indicou curetagem por dizer que dói e o terceiro quer tirar com uma agulha, pois diz que com a cureta dói.
    meu filho é extremamente agitado e na vez que tirou os moluscos com curetagem tivemos que segurá-lo com força. ele berrou muito. afinal: dói ou não?
    obrigada pela oportunidade de ouvir outra opinião.

    ResponderExcluir
  46. Eu diria que é um procedimento incômodo, em especial numa criança naturalmente agitada de 3 anos de idade. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  47. MEU FILHO(4 ANOS) TEM MOLUSCO A 5 MESES,LEVEI ELE EM 2 DERMATOLOGISTAS, OS QUAIS ME INDICARAM REMÉDIOS, PORÉM, NÃO OBTIVE NENHUM RESULTADO. GOSTARIA DE SABER, EM QUAL ESPECIALISTA PODERIA LEVA-LO? SE TRATA DE UMA ALERGIA OU VIRUS? OU O VÍRUS PODE OCASIONAR ALERGIA?

    ResponderExcluir
  48. Thami: molusco contagioso é ocasionado por um vírus, do grupo Poxvírus. Se o tratamento com as medicações não obteve o resultado desejado, é recomendável que retorne ao dermatologista para que faça a retirada das lesões através de curetagem. Convido que leia este texto escrito por uma dermatologista em seu blog:
    http://minhapeleemelhorqueasua.blogspot.com.br/2010/05/males-da-infancia-molusco-contagioso.html
    Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  49. Minha filha de 9 anos,está com molusco a 4 meses,já fomos a diversos dermatologias,dermato- pediatra.Usamos TUDO que indicaram e só aumenta.Agora ela tá com os braços cheios de alergias,caroçinhos vermelhinhos.Pode ser resposta do organismo a infecção pelo molusco?Semana passada ela Ja tomou prednisona,melhorou.Agora voltou a tal alergia!!! Help!

    ResponderExcluir
  50. Gostaria de poder ajudar, mas não tenho condição para afirmar se as lesões apresentadas por sua filha têm relação com o molusco sem examinar para fazer o diagnóstico dos "carocinhos vermelhos" conforme descreve. Aconselho que a leve a um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  51. cachorro pássa molusco pra criança

    ResponderExcluir
  52. Nick: O vírus responsável pelo molusco contagioso é transmitido no contato da pele de uma pessoa que possua as lesões para outra,por objetos pessoais, como toalhas e em piscinas. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  53. Olá minha filha está com essa doença e certamente tem mais que 50 lesões, algumas grandes como as da foto acima. Ela sente-se incomodada, pois outras amigas da escola começaram a perguntar o que aquilo... pedimos para que ela diga que é uma alergia, e que está sendo tratada. Um médico nos passou um sabonete e um creme manipulado, mas de nada adiantou. Gostaria de uma indicação de uma clínica ou hospital em SP que faça esta curetagem, pois já tenho o encaminhamento do médico

    ResponderExcluir
  54. Felipe: não conheço os médicos de sua cidade. Aconselho que peça esta orientação à SBD - regional S Paulo: http://www.sbd-sp.org.br Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  55. Lais Monteiro12/8/13 12:44

    Minha filha de 7 tinha moluscos contagiosos no pescoço.Sofreu muito preconceito pelos coleguinhas na escola.
    Na medida que o tempo ia passando as lesões comecavam a enflamar, não doiam, então de sapareciam.
    Marquei uma consulta com a dermatologista depois de uns seis meses e foi simples. Ela marcou uma curetagem no comeco fiquei com medo porque o procedimento seria com agulhas. Mas na hora ela fechou os olhinhos e ocorreu. tudo bem.
    Hoje graças. a Deus ela esta com a pele limpinha e eu estou muito feliz.... Abraçous!!!

    ResponderExcluir
  56. Obrigado por seu depoimento Laís. Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  57. Minha filha tem 2aninhos e esta com esse carocinhos ela coça e onde cai o liquido nasce outro e muitos uns20 nas costas e uns 3 nas pernas o que faço

    ResponderExcluir
  58. A sua filha deve ser examinada para que seja feita o tratamento adequado do molusco contagioso. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  59. Olá, meu filho com 3 anos foi diagnosticado com molusco contagioso, porém são poucos e bem pequenos. A dermatologista indicou curetagem no consultorio, só que a mesma informou ser bastante dolorido esse procedimento. Achei meio precipitado tal procedimento e gostaria de saber se não existem xaropes, cremes e pomadas algo que possa ser adotado antes das tais curetagens. Com certeza retornarei a dermatologista para ela me prescrever os nomes dos remédios. Só gostaria de saber se existem remédios para o devido tratamento? Att. Juliana

    ResponderExcluir
  60. Juliana: casos leves de molusco contagioso em crianças podem ser resolvidos sem curetagem. Mas para definir se é o caso de seu filho é essencial examiná-lo pessoalmente. Aconselho que exponha sua dúvida à médica que atendeu seu filho ou então solicite uma segunda opinião. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  61. Dr o molusco pode ser confundido com hpv? Podem ter aspecto acastanhado ou escuro? Sem aspecto umbilical? Apenas uma bolinha parecida com verrugas?

    ResponderExcluir
  62. Segundo trabalho publicado recentemente nos Anais Brasileiros de Dermatologia, as principais doenças que podem ser confundidas com molusco contagioso no adulto são: abscesso, Cisto epidérmico
    Comedão, Líquen plano, Neurofibroma, Dermatite atópica Nevo epidérmico, Dermatite herpetiforme Nevo intradérmico
    Nevo sebáceo, Nódulos subcutâneos Ectima, Pioderma Foliculite Furúnculo,, Tricoepitelioma, Granuloma piogênico Verruga Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  63. Gostaria de saber se existe algum remédio comprimido ou pomada para eliminar o vírus do molusco contagioso. Existe?

    ResponderExcluir
  64. O tratamento do molusco contagioso varia de acordo com o quadro clóinico,toipo e intensidade das lesõeas. Utilizam-se medicamentos tópiucos e retirando as lesões através de curetagem. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  65. Meu filho esta diadinosticado com molusco, o dermatologia passou uma pomada murazyme, mais esse pomada não existe mais e esse molusco esta alastrando no corpo todo que era só no rosto. O que fazer?

    ResponderExcluir
  66. Jaqueline: peço sua compreensão, mas nosso blog obedece a norma do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Aconselho que retorne ao dermatologista e peça que a oriente. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  67. Anônimo4/9/15 12:26

    Olá eu estou com moluscos na parte íntima e estou grávida o que tenho que fazer pode afetar o bebê??

    ResponderExcluir
  68. Anônimo4/9/15 12:27

    Eu posso ter um parto normal?

    ResponderExcluir
  69. Ester: aconselho que exponha sua preocupação ao(à) médico(a) obstetra que acompanha sua gravidez. Não é possível esclarecer se poderá ou não ter um parto normal sem te examinar pessoalmente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  70. O molusco que aparece em crianças pequenas é do mesmo tipo que aparece em adultos, quero dizer se em crianças também é considerado uma DST?
    O contágio se dá somente através de contato direto com um molusco?

    ResponderExcluir
  71. Bom dia. Em crianças não é considerado DST. O contagio ocorre com o contato com as lesões, mas também em locais como piscinas, por exemplo. Porém, o aparecimento das lesões vai ocorrer com o contagio associado a uma predisposição da pele do indivíduo. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  72. Cada vez que tenho relações sexuais meus moluscos contagiosos genitaias aumentam ou ficam mais inchados... o que será?

    ResponderExcluir
  73. Não é possível fazer diagnóstico sem examinar você pessoalmente. Aconselho que procure uma consulta com o médico especialista para que receba uma orientação adequada e segura. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Apoa cirurgia quanto tempo tenho que ficar sem relacionar ?

    ResponderExcluir
  75. Quanto custa a cirurgia a laser ?

    ResponderExcluir
  76. Para informações sobre a cirurgia, sugiro que entre em contato com a Sociedade Brasileira de Dermatiologia (www.sbd.org.br) Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  77. Minha filha esta com moluscos, o médico disse que precisa fazer cirurgia, tenho dúvida se depois não vai sair mais,por se tratar de uma doença contagiosa.grata vera

    ResponderExcluir
  78. Vera: em crianças pequenas e na presença de lesões extensas, pode ser necessário o procedimento para retirada. Mas, não é possível avaliar sem examinar sua filha pessoalmente. Aconselho que solicite o parecer do(a) pediatra que trata dela. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  79. Bom dia meu nome é Nara tenho 14 anos de idade,e fui diagnosticada com a doença molusco contagioso aos 4 anos e até aos dias de hoje não sumiu por que???

    ResponderExcluir
  80. Nara. Boa tarde. Molusco contagioso é uma doença viral da pele. O tratamento e a retirada das lesões resolve o problema. A longa permanência pode indicar um diagnóstico inadequado ou uma complicação da doença. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. qual a diferencia do molusco contagioso para a verruga?

    ResponderExcluir
  82. O molusco contagioso é uma doença de pele produzida por um virus (poxvírus). É uma doença benigna e muitas vezess não causa incômodo, sintoma ou prejuízo para a saúde da criança. Verrugas são proliferações benignas da pele causadas pelo papilomavírus humano (HPV). A infecção ocorre nas camadas mais superficias da pele ou mucosa, ativando o crescimento anormal das células da epiderme. Obrigado por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. Bom dia... Gostaria de saber qual é o tipo da anestesia aplicada em uma crianca de 3 anos no procedimento cirurgico, que está com uma grande quantidade de moluscos??

    ResponderExcluir
  84. O método mais comum para retirada das lesões de molusco contagioso é a curetagem seguida de pincelagem de iodo. Neste caso, usa-se um anestésico tópico. Em casos com lesões muito numerosas, o procedimento é feito em ambiente hospitalar sob sedação. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  85. Tenho 50 anos , Fui diagnosticada pela médica por molusco contagioso ela me assustou perguntando se eu era soro positivo, fiz exames recente e deu negativo quero saber qual a ligação do molusco contagioso com o HIV ?

    ResponderExcluir
  86. Molusco contagioso também pode ocorrer em adultos, principalmente aqueles que tenham algum tipo de imunodeficiência, HIV, transplantados, entre outros. Por isso, o médico deve pesquisar estas condições associados em todos os adultos que apresentam molusco contagioso. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  87. Meu filho fez um procedimento cirúrgico e retirou os moluscos gostaria de saber se é perigoso ele ir na piscina, praia e ter contato com areia na segunda ?

    ResponderExcluir
  88. Fabiana: boa tarde A retirada das lesões de molusco contagioso provocam uma irritação cutânea e por isso deve ser evitada frequência à praia no período imediato. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  89. Minha filha de 11 anos esta com um molusco na barriga, levei na dermatologista e marcou pra tirar no consultório, mas so em fevereiro...disse para n frequentar piscina, e praia? Ela pode ir enquanto n faz a retirada do molusco?

    ResponderExcluir
  90. A orientação feita pelo dermatologista está correta, Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  91. Anônimo1/4/17 18:36

    boa noite meu neto esta com molusco tem 3anos e 8 mes está com treis bolinha ele pode ir na escola a medica não falou nada e nem a dermatologista nas costa ele tem ele pode ir na escola normal

    ResponderExcluir
  92. Seu neto pode ir à escola. Mas converse com seu pediatra para avaliar outras possibilidades de contagio. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  93. Me ajuda ai minha filha ta com esse molusco no rosto e no corpo levei ela no demartologista falou pra mim espremer um por um mais ela nao deixa ela tem 3 anos não vai aguentar a dor oq eu faço????

    ResponderExcluir
  94. Vanessa: Boa noite. Aconselho que leve sua filha a um(a) dermatologista com especialização em atendimento pediátrico. O site da Sociedade de dermatologia (www.sbd.org.br) oferece uma lista de profissionais no Brasil. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. Meu neto têm 3 amos e 8 meses ele pevo o molusco contagioso e fez umas retiradas de alguns mulusco e apareceu umas 3 no meio das minhas pernas ja faz uns 9 meses q ele contraiu a doença eu peguei dele isso

    ResponderExcluir
  96. Gloria Bom dia. O tratamento do molusco contagioso deve ser acompanhado pelo dermatologista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  97. Olá, boa tarde minha filha tem o molusco contagioso, passei o pomada que o médico indicou mas não teve um bom resultado o fasso? .E não sei se eu adquirir também pois apareceu umas bolinhas nas minhas partes genitais, queria saber se possível mandar uma imagem para vcs?.

    ResponderExcluir
  98. Tico Boa noite. O Blog da Alergia obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não é permitido medicar ou indicar nomes de remédios pela internet ou apenas com análise de fotos. A nossa finalidade é informar e orientar ao público leigo sobre a prevenção e tratamento das doenças alérgicas. Recomendamos que procure atendimento médico na forma de uma consulta tradicional. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno