18 maio 2008

Molusco Contagioso: Quem responde é o Especialista.

Médico

Meu filho apareceu com bolinhas no corpo e o médico disse que era molusco. O que é isso? É alergia?
Molusco contagioso é o nome dado para uma virose da pele que se acompanha de pequenas lesões em forma de bolinhas esbranquiçadas. O causador do problema é um vírus chamado “Poxvírus”. É uma doença relativamente comum em crianças pequenas e não é causado por alergia. Crianças portadoras de dermatite atópica podem ter mais propensão para a doença.

Como fica o aspecto da pele?
As lesões são pequenas, elevadas, podendo ser únicas ou numerosas. Têm tamanhos diferentes, estando em geral agrupadas, parecendo peque
nas verrugas. Aparecem mais em tronco e membros superiores, tendo aspecto perolado. Assemelham-se a pápulas esbranquiçadas e transparentes, salientes e umbilicadas, contendo em seu interior uma massa consistente e esbranquiçada.

Molusco contagioso pode aparecer em adultos?
Sim. Embora seja mais comum em crianças, pode surgir também em pessoas adultas. Atingindo região púbica e anal, é considerada um
a DST (doença sexualmente transmissível). Neste caso, merece atenção especial pois pode se acompanhar de alterações de imunidade. Leia mais no site do Ministério da Saúde: DST/AIDS.

É uma doen
ça grave?
A doença infantil perturba mais por causa do aspecto estético, mas não tem gravidade. Evolui de forma benigna. Alguns casos podem ser desconfortáveis pelo número de lesões que surgem, assustando a família. Os casos em adultos devem ser sempre investigados pelo médico especialista.

Como se pega a doença?
O vírus se transmite de pessoa para pessoa. É mais comum em crianças que freqüentam piscinas, em especial as aquecidas. Pode também ser transmitido através de objetos pessoais, como por exemplo, toalhas compartilhadas.

Molusco contagioso pod
e aparecer em adultos?
Sim. Embora seja mais comum em crianças, pode surgir também em pessoas adultas. Atingindo região púbica e anal, é considerada uma DST (doença sexualmente transmissível). Neste caso, merece atenção especial, pois pode se acompanhar de alteração da imunidade e AIDS.

O que a pessoa sente? Dói?
As lesões em geral não são desconfortáveis. Em a
lguns casos pode se complicar, inflamar e até infeccionar, surgindo dor no local.

O que fazer?
Recomenda-se procurar um médico dermatologista para confirmar o diagnóstico. Existem outras doenças da pele com aspecto semelhante que podem se confundir com o molusco contagioso, como por exemplo, o líquen nítido, herpes simples e verrugas. Por isso, o exame do médico é imprescindível p
ara se indicar o tratamento.

Como tratar?
Em muitos casos a resolução é espontânea. Recomenda-se hidratar para assim fortalecer a pele. Casos mais intensos podem ser tratados pelo médico com remédios aplicados no local ou retirando as lesões através de uma curetagem rápida e indolor. Recomenda-se afastar da piscina durante o tratamento.



Você tem mais alguma dúvida?
Envie para nosso e-mail e fale diretamente com os médicos da
Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Teremos prazer em responder.

92 Dê sua opinião:

samuel disse...

cite 3 exemplos de moluscos

Anônimo disse...

cite 3 exemplos de moluscos

Anônimo disse...

consultei minha filha e a médica diagnosticou essa doença, gostaria de saber se tratada devidamente com pomadas e remédios orais conforme foi indicado pela médica, a doença tem possibilidade de retorno, minha filha frequenta muito piscinas, acho q foi assim q ela adquiriu a doença.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Poliana: O tratamento do molusco contagioso pode ser feito com remédios tópicos, mas em casos indicados, o dermatologista faz a retirada das lesões através de uma cureta. É um procedimento indolor e realizado no próprio consultório do médico. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

CARLA REGINA ANDREIS PIVOTTO disse...

meu filho nao utiliza piscina a medica duu uma soluçao de hidroxico de potassio 5% 3VEZES POR SEMANA SO QUE ENVOLTA DOS MOLUSCOS DEU TIPO UMA MICOSE COMO ESTOU AFASTADA DA EMPRESA NAO POSSO UTILIZAR MEU PLANO OQUE FAZER VOLTO EM AGOSTO PROCURAR UMA CLINICA DE ALERGIA ELE TEM 5 ANOS TEM UNS 9 MOLUSCOS NO LADO ESQUERDO ABAIXO DA AXILAS COMO POSSO TRATAR

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O objetivo deste blog não é prescrever medicamentos, pois para tal seria necessário uma consulta médica. A nossa finalidade é informar e orientar ao público leigo sobre a prevenção e tratamento das doenças alérgicas. Recomendamos que entre em contato com opediatra do seu filho até que possa ir ao alergista. Contamos com a sua compreensão. Abraços e obrigado por sua visita.

Anônimo disse...

''pois pode se acompanhar de alteração da imunidade e AIDS.'' li no explicaçÃo a cima e tive a curiosiadade de saber se quando o adulto tem na maioria dos casos esta ligado a AIDS ou depende de cada caso?


Poderia me explicar sobre isso?

Grata!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cada caso é um caso, não constituindo uma regra. Aconselho que procure um médico especialista para orientar seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Meu filho foi afastado da escola por ter molusco contagioso. Isso é realmente necessário? O tratamento parece ser demorado, ele só pode voltar as aulas quando tratar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há como afirmar a necessidade do afastamento escolar sem examinar pessoalmente pois depende do tipo e grau das lesões. Aconselho que procure um dermatologista para orientar o caso e indicar a solução mais adequada. Obrigado pela sua visita.

Anônimo disse...

goataria de saber se pega em piscina aquecida, pois minha filha faz natação.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A piscina aquecida favorece o contágio no caso do molusco contagioso.Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Bom dia, estou com um cliente com lesões na pele que parecem ser moluscos contagiosos.Ele fazia nataçao em piscina aquecida. Ele não está ingerindo nenhum medicamento, mas estou fazendo a extração do molusco semanalmente, retiro com agulha e espremo depois ate sangrar, aplico eter e cubro com algodão. O problema é que o molusco em uma semana reproduz demais e este tratamento esta se prolongando mais do que devia,3 meses. O que faço, estou correta?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É recomendado que encaminhe para um alergista para avaliação imunológica do seu paciente. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Meu nome é Anelize. A pediatra disse que minha filha (7 anos) tem molusco (ela não frequenta piscina, mas na época que começou a aparecer, à 3 anos, ela estava em creche particular) e recomendou passar VERRUX nas lesões, mas como estava ardendo muito, parei o tratamento. Levei ao dermatologista e ele passou LEUCOGEN Xarope (tomar 5ml 1x ao dia durante 30 dias, se não resolver, voltar lá para tomar mais durante 30 dias), quero saber se esse remédio é indicado para isso mesmo, por favor. As lesões são parecidas com molusco, só que em volta de cada ponto, a região da pele fica branca, e às vezes essa parte branca fica áspera e avermelhada (como micose), tenho passado CANDICORT, FERNEGAN, HIDROCORTISONA, NEOMICINA E DEXAMETASONA E MUITO HIDRATANTE (as únicas pomadas que são por minha conta é a CANDICORT E FERNEGAN, o resto foi a pediatra que passou, inclusive ÓLEO MINERAL, mas não estou passando). Me ajude, estou perdida, não sei mais o que faço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Anelize: peço sua compreensão, mas não posso confirmar se é mesmo um caso de molusco contagioso sem examinar sua filha pessoalmente. O tratamento depende da confirmação do diagnóstico. Contudo, chamo a atenção para evitar o uso simultaneo de tantos cremes, pois pode se transformar num fator irritante à pele, agravando o problema.A nossa equipe médica está ao seu dispor. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

meu namorado tem um monte de manchas claras nas costas que ele achava que era do calor mas as manchas nao sumiram,apareceram mais,o que e isso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas não é possível atender sua solicitação através de um aconselhamento por e-mail. Nosso blog não tem a intenção de substituir a consulta médica, mas sim de orientar sobre as formas de prevenção e tratamento das doenças alérgicas. Aconselho que leve seu namorado a um especialista para que receba o tratamento adequado. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Boa noite o meu nome é Karin. Tenho um filho de 4,5 anos que foi diagnosticado como tendo os tais moluscos contagiosos. Essa semana começei o tratamento com hidróxido de potássio 10% + solução hidroalcóolica 20ml , conforme orientação da dermatologista. No primeiro dia ele não sentiu nada e a aplicação foi tranquila. Já no segundo dia, ele reclamou muito de ardência e alguns moluscos ficaram escuros ao invés de vermelhos,típico de uma queimadura. A minha dúvida é,se isso é normal e se essas manchinhas escuras irão desaparecer? Desde já obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Karin: é muito difícil opinar sem ver as lesões. Aconselho que fale com o dermatologista do seu filho. Ele conhece bem seu caso, sendo a pessoa mais indicada para esclarecer sua dúvida. Agradecemos sua visita. Volte sempre.

Anônimo disse...

OI MEU NOME É ANDRESSA.mEU FILHO TEM 4 ANOS.É ELE TEM UMAS BOLINHAS E QUANDO ESPREME SAI UMA MASA MAIS MEIA DURA,E EU LEVEI AO DERMARTOLOGISTA E DISSE QUE ERA PARA FURAR COM AGULHA DE SIRINGA E ESPREMER! MAIS EU QUERO SABER O NOME DE UM REMEDIO PARA PASSAR OU TOMA!
DESDE JÁ OBIGADA!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas é norma deste blog não prescrever ou indicar nomes de remédio. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Boa noite, minha filha fez uma curetagem de molusco contagioso hoje (18/01/2011), porém o médico disse que era apenas para passar iodo, temo que ela esteja sentindo dor. Gostaria de saber se não há uma pomada para acelerar a cicatrização ou ajudar no alívio da dor. O dermatologista disse não ser necessário, mas gostaria de uma segunda opinião. Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Em condições normais, não há necessidade. Mas, para emitir um parecer específico no caso de sua filha é essencial examiná-la pessoalmente. Aconselho que retorne ao médico e exponha seu temor que haja uma complicação. Ele conhece seu histórico clínico e poderá orientar de forma mais adequada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO PARA MOLUSCOS CONTAGIANTE? POIS TENHO UM SOBRINHO DE 4 ANOS COM ESSA DOENÇA E A IRMÃ DELE DE 3 MESES ESTA COM OS SINTOMAS JÁ APARECERAM 4 BOLHINHAS NA PELE DELA AGRADEÇO SE ME RESPONDEREM

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tempo de tratamento varia de acordo com o grau de acometimento da pele. Em alguns casos, o tratamento do molusco contagioso é feito apenas com remédios tópicos, em outros, é indicada a retirada das lesões. Por isso, não há uma regra. Mas, de maneira geral a evolução é rápida e a resposta ao tratamento costuma ser boa.Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

na vulva é comun essa Molusco Contagioso ? me explica qual o medicamento é utilizado para que ele desapareça da pele?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O primeiro passo é confirmar o diagnóstico e para isso é essencial que seja realizada uma consulta médica tradicional.Não há um medicamento que possa ser indicado através de um aconselhamento na internet e que sirva para todas as pessoas portadoras de molusco contagioso. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Meu filho estava com muitas lesões, fez a intervenção cirurgica para retirada e agora me parece que está voltando novamente. Tem alguma falta de vitamina ou proteina ou algo que pode estar facilitando com que ele pegue o virus novamente?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pode ser que as lesões não tenham sido retiradas totalmente, facilitando a recidiva. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Boa tarde.
Minha filha em 3anos e 10 meses e tem molusco contagioso. Após tratamento com medicação oral não regrediu e será necessária curetagem.
O médico que a está tratando disse que o procedimento é simples e pode ser feito em consultório porém outro médico me disse que é indicado fazer em ambiente hospitalar com sedação pela idade que ela tem. São cerca de 40 lesões, na axila direita, já irradiando para costas e cintura.

Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há como afirmar sem examinar pessoalmente. A maioria dos casos de molusco em crianças pode ser retirada no consultório, com técnica adequada.Aconselho que converse com o pediatra que trata de sua filha pois conhece o caso para que a ajude a tomar a decisão. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

a curetagem é muito caro,e quantaas vezes é necesario?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A indicação da curetagem e o número de sessões necessárias para completar o tratamento são definidas após exame e da avaliação do grau e número das lesões. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

OI meu nome e jane,tenho uma filha de 7 anos se enchendo de moluscos;já passei Emla mais ela não deixa eu espremer,espremi ainda alguns no começo e não pude espremer o restante então está aumentando.O que faço?sim ela e uma criança especial tem deficiencia da voz,é uma criança Hiperativa então tudo com ela e mais dificil o que faço??é ela não está indo para o colegio pq descobri que foi através da piscina de la que ela pegou...teve outros casos por la eu descobri.Antes de ela contrai moluscos ela teve verruga,mais cairam facilmente eu não fiz nada. Jane-Natal

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jane: a retirada dos moluscos deve ser feita pelo médico. Aconselho que leve sua filha a um dermatologista. Gratos por sua visita.

matheus disse...

Eu tenho 13 anos meu nome e matheus e estou com umas bolinhas que aparentam ser esse molusco-contagioso e ja faiz uns 2 a 3 meses que estou com isso a dematologista da santa casa de onde eu moro presidente epitcio falou que era pra minha mãe pegar uma agulha esquentar no fogo pegar algodao ja deixar pronto com alcool furar com a agulha quente e passar o algodao para o liquido nao escorrer em nenhum lugar pra nao pegar tambem;e depois esteriezar a agulha com alcool e esquentar de novo e assim em diante e para nao doer muito esse processo passar lidopass (xilocaina)alguma coisa assim.Entaum esse metodo funciona pq o molusculo ja ta começando a doer e eu preciso ir ao medico mas minha mae ta com pouco dinheiro e o dematologista é R$100.00 parece..por favor me respondam preciso de alguma solução..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Matheus: nem sempre a retirada das lesões feita em casa é bem sucedida. Na rede pública existem ambulatórios de dermatologia onde o médico orientará o procedimento. Gratos por sua visita.

Mari disse...

Quando o meu filho tinha oito anos, ele teve essa doença na pele. Levei ele ao médico e foi diagnosticado o molusco. Na época eu, meu marido e ele, frequentávamos piscinas de clubes todos os finais de semana. O tratamento foi rápido!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mari: obrigado pelo depoimento. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Anônimo disse...

Olá, tenho 21 anos e este molusco apareceu na área genital... fui ao meu Urologista e ele indicou a retirada do molusco por eletro-cauterização, já fiz 3 vezes e o molusco retornou, fiz uma porção de exames e deram todos negativos, inclusive o de HIV.

Me alimento bem e descanso sempre, não bebo nem fumo e tenho uma rotina regrada pois sou esportista... gostaria de saber se posso optar por outro tratamento, ou o que fazer para que o molusco não retorne mais?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aconselho que procure um alergista para realizar uma avaliação imunológica e orientar a conduta mais adequada para seu caso. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Minha filha tem 7 anos e pegou molusco, só que já retirou, e voltou isso é normal. E gostari de saber se pega atraves de fezes de animais como cachorro, e até mesmo de fezes de pombos.

Obrigado!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Molusco não é transmitido através de fezes de animais ou pombos. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

tenho um filho de 3 anos que está com molusco contagioso. fui em 3 dermatos. o primeiro tirou com cureta. o segundo médico nao indicou curetagem por dizer que dói e o terceiro quer tirar com uma agulha, pois diz que com a cureta dói.
meu filho é extremamente agitado e na vez que tirou os moluscos com curetagem tivemos que segurá-lo com força. ele berrou muito. afinal: dói ou não?
obrigada pela oportunidade de ouvir outra opinião.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eu diria que é um procedimento incômodo, em especial numa criança naturalmente agitada de 3 anos de idade. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

thami disse...

MEU FILHO(4 ANOS) TEM MOLUSCO A 5 MESES,LEVEI ELE EM 2 DERMATOLOGISTAS, OS QUAIS ME INDICARAM REMÉDIOS, PORÉM, NÃO OBTIVE NENHUM RESULTADO. GOSTARIA DE SABER, EM QUAL ESPECIALISTA PODERIA LEVA-LO? SE TRATA DE UMA ALERGIA OU VIRUS? OU O VÍRUS PODE OCASIONAR ALERGIA?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Thami: molusco contagioso é ocasionado por um vírus, do grupo Poxvírus. Se o tratamento com as medicações não obteve o resultado desejado, é recomendável que retorne ao dermatologista para que faça a retirada das lesões através de curetagem. Convido que leia este texto escrito por uma dermatologista em seu blog:
http://minhapeleemelhorqueasua.blogspot.com.br/2010/05/males-da-infancia-molusco-contagioso.html
Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Minha filha de 9 anos,está com molusco a 4 meses,já fomos a diversos dermatologias,dermato- pediatra.Usamos TUDO que indicaram e só aumenta.Agora ela tá com os braços cheios de alergias,caroçinhos vermelhinhos.Pode ser resposta do organismo a infecção pelo molusco?Semana passada ela Ja tomou prednisona,melhorou.Agora voltou a tal alergia!!! Help!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gostaria de poder ajudar, mas não tenho condição para afirmar se as lesões apresentadas por sua filha têm relação com o molusco sem examinar para fazer o diagnóstico dos "carocinhos vermelhos" conforme descreve. Aconselho que a leve a um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Agradecemos sua visita.

Nick Wallace disse...

cachorro pássa molusco pra criança

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nick: O vírus responsável pelo molusco contagioso é transmitido no contato da pele de uma pessoa que possua as lesões para outra,por objetos pessoais, como toalhas e em piscinas. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Felipe Santos disse...

Olá minha filha está com essa doença e certamente tem mais que 50 lesões, algumas grandes como as da foto acima. Ela sente-se incomodada, pois outras amigas da escola começaram a perguntar o que aquilo... pedimos para que ela diga que é uma alergia, e que está sendo tratada. Um médico nos passou um sabonete e um creme manipulado, mas de nada adiantou. Gostaria de uma indicação de uma clínica ou hospital em SP que faça esta curetagem, pois já tenho o encaminhamento do médico

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Felipe: não conheço os médicos de sua cidade. Aconselho que peça esta orientação à SBD - regional S Paulo: http://www.sbd-sp.org.br Gratos pela visita.

Lais Monteiro disse...

Minha filha de 7 tinha moluscos contagiosos no pescoço.Sofreu muito preconceito pelos coleguinhas na escola.
Na medida que o tempo ia passando as lesões comecavam a enflamar, não doiam, então de sapareciam.
Marquei uma consulta com a dermatologista depois de uns seis meses e foi simples. Ela marcou uma curetagem no comeco fiquei com medo porque o procedimento seria com agulhas. Mas na hora ela fechou os olhinhos e ocorreu. tudo bem.
Hoje graças. a Deus ela esta com a pele limpinha e eu estou muito feliz.... Abraçous!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado por seu depoimento Laís. Volte sempre ao nosso blog.

Anônimo disse...

Minha filha tem 2aninhos e esta com esse carocinhos ela coça e onde cai o liquido nasce outro e muitos uns20 nas costas e uns 3 nas pernas o que faço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A sua filha deve ser examinada para que seja feita o tratamento adequado do molusco contagioso. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá, meu filho com 3 anos foi diagnosticado com molusco contagioso, porém são poucos e bem pequenos. A dermatologista indicou curetagem no consultorio, só que a mesma informou ser bastante dolorido esse procedimento. Achei meio precipitado tal procedimento e gostaria de saber se não existem xaropes, cremes e pomadas algo que possa ser adotado antes das tais curetagens. Com certeza retornarei a dermatologista para ela me prescrever os nomes dos remédios. Só gostaria de saber se existem remédios para o devido tratamento? Att. Juliana

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Juliana: casos leves de molusco contagioso em crianças podem ser resolvidos sem curetagem. Mas para definir se é o caso de seu filho é essencial examiná-lo pessoalmente. Aconselho que exponha sua dúvida à médica que atendeu seu filho ou então solicite uma segunda opinião. Gratos pela visita.

Curioso disse...

Dr o molusco pode ser confundido com hpv? Podem ter aspecto acastanhado ou escuro? Sem aspecto umbilical? Apenas uma bolinha parecida com verrugas?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Segundo trabalho publicado recentemente nos Anais Brasileiros de Dermatologia, as principais doenças que podem ser confundidas com molusco contagioso no adulto são: abscesso, Cisto epidérmico
Comedão, Líquen plano, Neurofibroma, Dermatite atópica Nevo epidérmico, Dermatite herpetiforme Nevo intradérmico
Nevo sebáceo, Nódulos subcutâneos Ectima, Pioderma Foliculite Furúnculo,, Tricoepitelioma, Granuloma piogênico Verruga Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

Anônimo disse...

Gostaria de saber se existe algum remédio comprimido ou pomada para eliminar o vírus do molusco contagioso. Existe?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tratamento do molusco contagioso varia de acordo com o quadro clóinico,toipo e intensidade das lesõeas. Utilizam-se medicamentos tópiucos e retirando as lesões através de curetagem. Gratos pela visita.

jaqueline ferreira disse...

Meu filho esta diadinosticado com molusco, o dermatologia passou uma pomada murazyme, mais esse pomada não existe mais e esse molusco esta alastrando no corpo todo que era só no rosto. O que fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jaqueline: peço sua compreensão, mas nosso blog obedece a norma do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Aconselho que retorne ao dermatologista e peça que a oriente. Agradecemos sua visita.

Ester Pontes disse...

Olá eu estou com moluscos na parte íntima e estou grávida o que tenho que fazer pode afetar o bebê??

Ester Pontes disse...

Eu posso ter um parto normal?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ester: aconselho que exponha sua preocupação ao(à) médico(a) obstetra que acompanha sua gravidez. Não é possível esclarecer se poderá ou não ter um parto normal sem te examinar pessoalmente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

O molusco que aparece em crianças pequenas é do mesmo tipo que aparece em adultos, quero dizer se em crianças também é considerado uma DST?
O contágio se dá somente através de contato direto com um molusco?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia. Em crianças não é considerado DST. O contagio ocorre com o contato com as lesões, mas também em locais como piscinas, por exemplo. Porém, o aparecimento das lesões vai ocorrer com o contagio associado a uma predisposição da pele do indivíduo. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Cada vez que tenho relações sexuais meus moluscos contagiosos genitaias aumentam ou ficam mais inchados... o que será?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é possível fazer diagnóstico sem examinar você pessoalmente. Aconselho que procure uma consulta com o médico especialista para que receba uma orientação adequada e segura. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Apoa cirurgia quanto tempo tenho que ficar sem relacionar ?

Anônimo disse...

Quanto custa a cirurgia a laser ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para informações sobre a cirurgia, sugiro que entre em contato com a Sociedade Brasileira de Dermatiologia (www.sbd.org.br) Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Vera Rocha disse...

Minha filha esta com moluscos, o médico disse que precisa fazer cirurgia, tenho dúvida se depois não vai sair mais,por se tratar de uma doença contagiosa.grata vera

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vera: em crianças pequenas e na presença de lesões extensas, pode ser necessário o procedimento para retirada. Mas, não é possível avaliar sem examinar sua filha pessoalmente. Aconselho que solicite o parecer do(a) pediatra que trata dela. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Bom dia meu nome é Nara tenho 14 anos de idade,e fui diagnosticada com a doença molusco contagioso aos 4 anos e até aos dias de hoje não sumiu por que???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nara. Boa tarde. Molusco contagioso é uma doença viral da pele. O tratamento e a retirada das lesões resolve o problema. A longa permanência pode indicar um diagnóstico inadequado ou uma complicação da doença. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

Anônimo disse...

qual a diferencia do molusco contagioso para a verruga?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O molusco contagioso é uma doença de pele produzida por um virus (poxvírus). É uma doença benigna e muitas vezess não causa incômodo, sintoma ou prejuízo para a saúde da criança. Verrugas são proliferações benignas da pele causadas pelo papilomavírus humano (HPV). A infecção ocorre nas camadas mais superficias da pele ou mucosa, ativando o crescimento anormal das células da epiderme. Obrigado por sua visita ao blog da Alergia.

Anônimo disse...

Bom dia... Gostaria de saber qual é o tipo da anestesia aplicada em uma crianca de 3 anos no procedimento cirurgico, que está com uma grande quantidade de moluscos??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O método mais comum para retirada das lesões de molusco contagioso é a curetagem seguida de pincelagem de iodo. Neste caso, usa-se um anestésico tópico. Em casos com lesões muito numerosas, o procedimento é feito em ambiente hospitalar sob sedação. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Tenho 50 anos , Fui diagnosticada pela médica por molusco contagioso ela me assustou perguntando se eu era soro positivo, fiz exames recente e deu negativo quero saber qual a ligação do molusco contagioso com o HIV ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Molusco contagioso também pode ocorrer em adultos, principalmente aqueles que tenham algum tipo de imunodeficiência, HIV, transplantados, entre outros. Por isso, o médico deve pesquisar estas condições associados em todos os adultos que apresentam molusco contagioso. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Fabiana Garcia disse...

Meu filho fez um procedimento cirúrgico e retirou os moluscos gostaria de saber se é perigoso ele ir na piscina, praia e ter contato com areia na segunda ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fabiana: boa tarde A retirada das lesões de molusco contagioso provocam uma irritação cutânea e por isso deve ser evitada frequência à praia no período imediato. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Minha filha de 11 anos esta com um molusco na barriga, levei na dermatologista e marcou pra tirar no consultório, mas so em fevereiro...disse para n frequentar piscina, e praia? Ela pode ir enquanto n faz a retirada do molusco?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A orientação feita pelo dermatologista está correta, Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

Anônimo disse...

boa noite meu neto esta com molusco tem 3anos e 8 mes está com treis bolinha ele pode ir na escola a medica não falou nada e nem a dermatologista nas costa ele tem ele pode ir na escola normal

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Seu neto pode ir à escola. Mas converse com seu pediatra para avaliar outras possibilidades de contagio. Gratos por sua visita

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".