22 março 2008

Língua geográfica: quem responde é o especialista

O que é língua geográfica?

É uma lesão que afeta a língua, com o surgimento de placas lisas avermelhadas, levemente elevadas e com bordos esbranquiçados. O aspecto é de um desenho sobre a língua que lembra um mapa geográfico, dando origem ao seu nome. Ocorre em cerca de 1 a 2% da população mundial, podendo ocorrer em qualquer idade, mas com certa predileção por crianças até 6 anos de idade. Não provoca desconforto e nem altera o paladar. Em alguns casos pode surgir ardor com alimentos condimentados ou frutas cítricas. É também chamada de glossite migratória benigna pois as placas podem desaparecer de um local da língua e reaparecer em outro. As lesões podem desaparecer por tempo variável para depois recidivar sem motivo aparente.

A língua geográfica é causada por alergia?

Ainda não se conhece a causa exata da língua geográfica. Observa-se relação com algumas condições, como por exemplo nas crianças alérgicas portadoras de asma, com situações de estresse, na psoríase. Entretanto, ainda não há um fator único estabelecido. Em 1996, dois autores chamados Strassburg et Knolle estudaram a língua geográfica e propuseram seria uma conseqüência de alteração no processo normal de descamação epitelial, ou seja, uma variante fisiológica do processo.

Como é feito o diagnóstico?
Em geral, basta observar o aspecto da língua para fazer o diagnóstico, sendo rara a necessidade de exames adicionais ou de biópsia. A glossite migratória benigna pode durar poucos dias ou permanecer por anos, ficando restrita ao dorso da língua, mas em algumas pessoas pode atingir os bordos ou a base da língua. As lesões podem ser esmaecidas e discretas, mas em algumas pessoas pode ter bordos delimitados e elevados, assustando o paciente. O especialista está apto para confirmar o diagnóstico.

Como tratar?

A língua geográfica é uma doença benigna, limitada e não costuma causar desconforto, sendo na maioria das vezes, limitada e sem gravidade, não havendo necessidade de tratamento.

265 Dê sua opinião:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 265   Recentes›   Mais recentes»
Rosa Silvestre disse...

UMA SANTA E ÓPTIMA PÁSCOA PARA A EQUIPA DA CLINICA DE ALERGIA.
UM GRANDE ABRAÇO ALÉM-MAR, RS.

Equipe PGRJ disse...

Obrigado, Rosa. Uma feliz páscoa para você!

*Silly* disse...

Primeira doença boazinha que eu vejo, rs...
feliz pascoa

Equipe PGRJ disse...

Obrigado e feliz páscoa para você também.

Luciana Chichierchio disse...

Fátima,
Tudo bem???Olha,acho que tem algo de errado com seu e-mail,pois tenho tentado te enviar sugestões de literatura de medicina estética e ele sempre volta!Vou corrigir sua home no meu blog,ok??Obrigada pela visita!
Luciana

Luciana Chichierchio disse...

Fátima,Me dá uma ajudazinha médica???Estou com um paciente de 10 anos com furunculose recidivante.O que você pensa sobre vacina para furunculose?Funcionam mesmo?Onde se faz isso?(você faz?)
Obrigada!!!
Luciana

Equipe PGRJ disse...

Luciana: obrigada pela visita. Eu faço e tenho resultados muito bons com a imunoterapia na furunculose. Bjs, Fátima.

Luciana Alves da Costa disse...

Boa tarde pessoal!!!

Tenho lingua geografica e como foi dito a minha não boazinha não rsrs.
Ela sangra quando ataca, não consigo me alimentar, dói pra caramba,mal consigo conversar e quando falo chego quase a babar de tata dor, já fui no medico e ele me disse que não existe tratamento, só melhorar alimentação.mais só isso não está adiantando, ah ele passou tbm algo só pra melhorar a dor e péssima sensação de que a lingua vai cair?

Equipe PGRJ disse...

Luciana: infelizmente a doença pode ter váriuas nuances e a sua não é gentil com você. Mas, estapmos ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica (21) 2517 4206. Peço sua compreensão, mas não é possível indicar um tratamento sem examiná-la, o que fugiria do propósito deste Blog.

Marcela disse...

Ao surgir essas lesões em minha língua, fiquei muito assustada!Procurei diversos médicos (clínico geral) e esses me mandavam passar com um gastro...Hoje passei com um outro clínico geral e ele disse que o que tenho é língua geografíca e que não existe nenhum tratamento!Queria saber se o diagnostíco é de fato feito sem exame nenhum e se não existe nenhum tratamento, pois isso me incomoda muito!Qual especialidade médica devo procurar?!

Equipe PGRJ disse...

Marcela: o diagnóstico da línguia geográfica não depende de exame laboratorial, mas sim da avaliação visual feita pelo médico. Nos casos onde existe incômodo, é possível fazer um tratamento paliativo e aliviar o desconforto. Tanto médicos como dentistas podem orientá-la. Existem especialistas em patologia oral que também acompanham o tratamento da língua geográfica. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

Manoel Odolfo disse...

Carissimos,
Sou umprofissional da saude, dentista, mas após anos de convivencia com uma "asma", sem um tratamento que fizesse uma "cura" sendo que tive que usar ate Disprospan. Mas estudando os efeitos colaterais do uso do corticoide o abandonei, passei a usar o Forasec 400,porem sem ter umdiagnostico que me convencesse. o ultimo profissional que me atendeu deu-me um diagnostico de ASMA POR ESFORÇO, já que se evidenciava com um esforço acentudo (correr, dançar, subir escada)quero uma orientação de vcs:
Em crise o que posso fazer para amenizar. como devo fazer um tratamento profilático. que exercicios posso realizar para condicionar o meu pulmão?
Agradeço antecipadamente
Manoel Odolfo

Equipe PGRJ disse...

Manoel:gostaria de poder ajudar, mas não há como responder suas dúvidas sem examinar pessoalmente. A orientação de exercícios é feita de forma individual, ou seja, analisando as dificuldades respiratórias, alterações posturais, deformidades torácicas, etc, para que se possa criar um programa personalizado de tratamento. da mesma forma, para indicar condutas na crise, é preciso analisar seu caso de forma minuciosa, grau de gravidade e controle de sua asma, saber se é portador de outras doenças, resposta aos medicamentos, etc. Envie seu endereço para nosso e-mail e faremos a remessa pelo correio do nosso manual sobre a asma. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.Obrigada pela visita ao nosso Blog

Anônimo disse...

De fato, a lingua geografica parece ser rara, pois em minha familia, de dez filhos de minha avo, somente minha mae, que eu saiba possui a tal lingua geografica que inclusive, herdei. Certa vez ate mesmo li algo a respeito de ser algo ligado em sua maioria as pessoas do sexo feminino.
O desconforto que ela provoca realmente é intenso quando voce ingere alguma coisa acida ou mto temperada.
Ja ouvi dizer no entanto, que se tratada com vitamina B talvez melhorasse... isso procede?

Grata pela atenção

Equipe PGRJ disse...

Existem realemnte relatos dos benefícios do complexo B na língua geográfica, mas faltam evidências científicas que comprovem o fato. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

sony21 disse...

Olá amigos... boa tarde... eu tenho lingua geografica, e so a pouco tempo constatei, e pesquesei na net.. ate chegar a vcs, a minha prova iritacao com alimentos citricus, so q tambem percebi q o freio da minha lingua tem um carocinho parecendo ser de pus, minha dentista pediu q eu procura-se um dermatologista, conversei com minha esposa que olho e tambem achou estranho, inclusive ela acha q esse problema esta afetando minha fala, preciso de uma ajuda em saber qual medico devo procurar...se for possivel posso mandar umas fotos para que algum especialista de uma olhada para mim grato

Equipe PGRJ disse...

Sony: procure um estomatologista, ou seja, um especialista em doenças da boca. No Rio de Janeiro o Hospital Universitário do Fundão tem um excelente setor de Estomatologia, funcionando junto ao setor de odontologia. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

guilherme disse...

olá!
queria saber se a lingua goegrafica pode ser transmitida para outra pessoa!
estou me sentindo desconfortado em beijar minha namorada com o receio de passar para ela!
existe esse risco!?
muito grato e parabens pelo blog!

Laira disse...

Não existe risco nenhum Guilherme. Língua geométrica é genética. Não há possibilidades de ser transmitida.

Eu tenho e não vejo problemas. Claro que causa um desconforto quando como coisas ácidas ou azedas. Fora isso eu acho até legal! :]

Equipe PGRJ disse...

Guilherme: a Laira tem razão: fique tranquilo pois a língua geográfica não passa de uma pessoa para outra.
Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

viviane disse...

olá,tenho uma baby de 2 anos e descobri a poucos meses q ela tem ligua geografica tenho muito dó dela prq as vezes ataca e fica irritada,no entanto fikei sabendo q yakut e bom pra ajudar na cura ou no alivio da doença eu queria q se possivel vcs me tirasem algumas duvidas por quanto tempo ela pode ter essa doença eu li nos comentarios acima sobre o complexo b se eu posso ta dando pra ela prq apesar de ñ ser maligno eu sofro muito com isso prq ela e muito novinha quando gripa entao nossa tadinha fik so reclamando q a baquinha ta doendo ai eu passo o mel rosado q foi indicaçao de um farmaceutico e ajuda muito alivia por um periodo neah!
se for possivel me responder ficarei grata ok!
um abraço a todos e um otimo inicio de ano ate+....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Viviane: não há um tratamento específico e comprovadamente eficaz para os casos de lingua geogáfica. O ideal é que o médico exameine, avalie cada caso e só então indique o tratamento mais adequado. Sugiro que converse com o pediatra de sua filhinha e peça uma indicação. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá
Tenho língua geog®afica e isso me dá muita vergonha...existe algum tipo de alimentação adequada para amenizar o problema ou algum medicamento paliativo? No meu caso, tenho sensibilidade demais com a temperatura dos alimentos, e em algumas épocas, não posso com alimentos ácidos. Mas o que mais me incomoda realmente é a aparência, principalmente na parte esbranquiçada, pois passa uma impressão de falta de higiene.
Um abraço,
Renata

stella disse...

olá!!! tenho 18 anos e tenho língua geográfica!
eu queria saber se quando beija alguém,a pessoa sente algo estranho na língua?
bjão

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Renata: é muito difícil (eu diria quase impossível) elaborar uma dieta que sirva para todos os portadores de língua geográfica, pois trata-se de uma manifestação benigna e com grande variedade de apresentações.Por isso, o ideal é que a orientação seja feita de forma individual para você, pelo seu médico. E, não tenha vergonha: é uma alteração da língua que não tem a ver com falta de higiene de sua parte. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Stella: não, a pessoa que está beijando uma pessoa portadora de língua geográfica em geral não percebe diferença.Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Tb tenho a tal língua geográfica e só me dei conta disso através de pesquisas pela internet pois sempre q aparecia essas reações ficava assustada pq são mt feias, mas com o tempo desaparecem, porém depois infelizmente voltam, no meu caso não sinto nem desconforto mas o que realmente incomoda é a aparência pq acho muito feiooo....que pena não ter um tratamento para curar isso....

Anônimo disse...

oi!!! meu nome é Davi Lima meu e-mail é davi_lima_carvalho@hotmail.com, eu conheço uma pessoa que tem esse problema de lingua geografica, e sei que nao precisa de tratamento por ser benigna. mas meu amigo quer saber se há algum tipo de tratamento possivel, pois ele quer se livrar disso.
Desde já agradeço.
davi.........

Anônimo disse...

Olá, também tenho lingua geográfica, e gostaria de saber se ela está relacionada à outra doença.
A minha lingua mal cicatriza e já começa a descamar denovo, me sinto muito mal com isso..
obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Davi: infelizmente até o momento, não há um tratamento específico que faça desaparecer por completo os sintomas da língua geográfica. Obrigado por visitar nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Amigo: na maioria dos casos a língua geográfica é benigna.Contudo, para emitir um parecer é essencial examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigada pela visita e volte sempre.

Anônimo disse...

Minha filha tem 1ano e 3 meses, e o seu pediatra disse q ela tem lingua geografica, é verdade q se limparmos com gase embebedada de agua bicarbonada diminui as machas brancas?
Dany, Campo Grande - MS

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Dany: não recomendo que o faça. O ideal é só usar produtos recomendados pelo médico. Sua filhinha é pequenina e pode reagir com irritação no local agravando o problema.Obrigado por visitar nosso blog

Anônimo disse...

sergio cesar: meu primo tem isso bom a dele ele num reclamo ainda so que eu li e fala que da sonoleicia
bom ele se deixar dorme o dia inteiro

mais so isso

seria verdade que da sonoleicia
e se ele deve se tratar ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sérgio: sonolência nâo é sintoma de língua geográfica. Aconselho que leve seu primo a um médico para uma avaliação clínica. Obrigado e volte sempre ao nosso blog.

felipe disse...

ola
a lingua geografica pode atrapalhar o desenvolvimento do meu filho?
pois ele tem dificuldade de engorda, pode haver alguma relaçao com a lingua geografica?
desde ja agradeço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Felipe: a língua geográfica na maioria das vezes não provoca danos à criança. Contudo,para emitir um parecer é imprescindível examinar seu filho. Aconselho que converse com o seu pediatra, que o conhece bem e poderá orientar de forma mais adequada. oOrigado pela sua visita.

Anônimo disse...

Boa noite. A minha filha de 21 anos apareceu com uma bolhinha na boca, depois tornou-se grande, ficando branco em volta e bem rosado dentro, achei estranho, mas a maioria das pessoas relataram que têm desde pequenas, o médico disse que era baixa imunidade e passou uma vitamina para tomar, mas ´depois da 1ª já sairam mais 3 em seguidas, é assim mesmo?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O parecer que deseja não pode ser feito através de aconselhamento por email, já que é essencial examinar sua filha pessoalmente. Por isso, aconselho que exponha sua preocupação ao médico que a acompanha:ele conhece bem o caso e poderá esclarecer sua dúvida de forma mais adequada. Lembro que o diálogo e a confiança que se estabelecem entre o médico e a família são a base para o sucesso do tratamento.Obrigado pela visita ao Blog da Alergia

Anônimo disse...

ola
nao estou sentindo gosto dos alimentos,com uma sensaçao do gosto de ferro,sal ou ferrugem na boca, mas quando coloco sal na boca nao o sinto,açucar ,amargo,etc... tudo parece o mesmo gosto. maurolima125@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu Tbem Tenho Língua Geografica, Fui ao médico(Otorrino)e ele me disse que realmente não tem cura.
Ele me recomendou : tomar bastante água, evitar alimentos picantes e fazer bochecho com água morna !!! É um Alivio!!!

daniela cristina disse...

TENHO ESSAS LESOES DESDE QUE NASCI MAIS COM O TEMPO ELAS FORAM PIORANDO PRIMEIRO ERAM SO MANCHAS BRANCAS AGORA JA SAO EROSOES PROFUNDAS QUE SANGRAM DEPEDENDO DO ALIMENTO QUE ENGIRO COMO FRUTAS CITRICAS (ABACAXI) DOI MUITO SO QUEM TEM PRA SABER. ACREDITO QUE SEJA EREDITARIO POIS MINHA PRIMA DE 3 ANOS TEM . ACREDITO TAMBEM QUE NOS NAO SENTIMOS O SABOR DOS ALIMENTOS COMO AS OUTRAS PESSOAS EXISTE ESTUDOS SOBRE ISSO ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A língua geográfica, embora seja estudada num grupo comum, pode se manifestar com intensidade e com características que variam em cada pessoa. Por isso, os sintomas não são idênticos. Na maioria das vezes é uma manifestação discreta,embora possa ocorrer de forma muito incômoda. Obrigado pela participação de todos em nosso blog da Alergia.

Anônimo disse...

PROBLEMAS NA LINGUA QUEM RESOLVE O OTORRINO OU O BUCO?

EquipePGRJ disse...

Aconselho que procure um especialista em patologia oral. Obrigado por participar em nosso blog da Alergia.

Anônimo disse...

ola tenho uma filha de 2 anos
e ela tb tem a lingua geografica descobrir a pouco
mas nao parece que a incomoda
ela gosta muito de frutas acidas e as come na boa
sera que ela vai ter por toda vida

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Na grande maioria, a língua geográfica é um achado sem nenhum sintoma. Obrigado pela sua participação em nosso blog.

Anônimo disse...

Ola doutor,

Eu tenho 25 anos e apareceu uma lesão na minha lingua que começou pequena e agora se encontra bem maior, ela é lisa(descamada), vermelha e totalmente indolor, è localizada mas na parte direita do dorso da lingua, quase na area lateral. to preocupado o que poderia ser, fui num dentista aqui e ele mandou procurar um semeologista, dificil de achar aqui.

Eu tive candidiase genital e na mesma por estar encucada fiquei pesquisando na net sobre candidiase e ficava olhando o tempo todo minha lingua e de repente apareceu essa mancha na minha lingua. sera q pode ser candidiase ou lingua geografica ou outra coisa?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O parecer que solicita não pode ser emitido através de email pois seria necessário examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para fazer o diagnóstico e indicar tratamento. Obrigado pela visita e pela sua participação em nosso blog.

Gabriel disse...

não havendo necessidade de tratamento ?Pra beijar uma garota por exemplo o q ela vai pensar em sentir uma parada aspera a sensaçao de beija um pano Oo .é osso :(

Clínica de Alergia PGRJ disse...

Gabriel: a sua queixa não é comum aos portadores de língua geográfica. Aconselho que procure um médico para orientar seu caso e para confirmar seu diagnóstico. Obrigado pela sua participação em nosso blog.

Kessy disse...

Bom, eu também tenho língua geográfica e assim como o Gabriel tenho a imprenssão de que ao me beijarem sintam uma sensação de aspereza.
Tenho também dúvida se isso pode alterar algo no meu paladar.
Com relação ao paladar de quem tem lingua geográfica, está comprovado que não existe alteração?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Kessy: não há provas de que a lingua geográfica prejudicaria o paladar. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

doutor estou com lingua geografica que remedio devo tomar, tenho 18 anos, favor me responda logo estou desesperado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A língua geográfica não necessita trataento na maior parte dos casos. Para emitir parecer sobre seu caso, é essencial examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica do Rio de Janeiro.

Thiago disse...

Boa tarde Doutor, estou com uma parte lisa da lingua no canto e perto da ponta. É como se as papilas tivessem desaparecido. É estranho que isso vai e volta. Passei um tempo atrás um estresse por um problema de saúde que tive e depois de um tempo isso apareceu. Nunca tinha observado isso antes, geralemnte não doi e não possui uma coloração diferente da lingua. Observo que ela vem desaparecendo e aparece depois, dependendo do que eu como (alimentos condimentados, apimentados e chocolates ). Estou meio apreensivo com isso, pois nunca tive. Tenho 30 anos. um abraço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Thiago: seu relato não sugere que seja uma língua geográfica, mas para emitir um parecer é essencial examiná-lo. Obrigado por vsitar nosso blog.

Thiago disse...

Doutor, o senhor recomenda uma consulta no alergologista ou em um otorrino? Já fui em um dentista, ele me disse que não parece lingua geografica mesmo, e sim uma lesão traumatica, devido algum alimento. Perguntei a ele sobre algum infecção fungica (candidiase, etc...) ele me disse que não, se estivesse estaria em mais partes da boca e não só em um canto da lingua. Estranho que não doi, só as vezes um encomodo minimo. Na epoca o dentista recomendou Omcilon Orabase, nem cheguei a usar e desapareceu. Agora apareceu denovo. Por isso, gostaria de procurar um profissional mais especializado no problema.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dois especialistas poderão orientá-lo. No Rio de Janeiro, o setor de odontologia do Hospital do Fundão tem uma clínica especializada em patologias orais. Obrigado por sua visita.

Thiago disse...

Poderia lhe enviar uma foto para um e-mail, para um parecer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Thiago: infelizmente não há como definir a causa de uma alergia na pele apenas avaliando uma foto, sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Cínica de Alergia PGRJ.

Anônimo disse...

ola ,meu filhinho de 1 ano e 8 meses esta com lingua geografica,qdo o mediod me falou nem acreditei qe era mesmo,mais agora depois que entrei neste site,eu confirmei que sao as mesmas caracteristicas na boca do meu filho,minha duvida é se a lingua geografica algum dia ela para de aparecer,e se ela pode se transformar em uma doença grave.

sandra

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fique tranquila, Sandra: língua geográfica é benigna. obrigado por visitar nosso blog.

Anônimo disse...

Olá,
descobri que meu filho de 02 anos e 07 meses tem língua geografica, c/ uma especialista em ouvido/nariz/garganta.
Isso depois dele tomar muito remédios p/ estomago.
Obrigado pelas informações contidas neste blog, são informativas e bem descritas.
grata
Nírmala Marques

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado, Nírmala: assine nosso blog e passe a receber nossos textos diretamente em seu email.

ally disse...

Meu irmão está com diagnóstico feito inicialmente como LINGUA GEOGRÁFICA por uns médico dentista...posteriosmente foi ao gastrico e este disse que tinha a ver com sistema digestivo..alimentação...etc...e depois fomos a um neurologista e este disse que era do sitema nervoso.... Resumindo.... estamos todos ao redor deste problema a mais de 1 mês....a tomar remédios receitados por estes 3 especialistas...e td continua no mesmo.Residimos em Portugal...não sei o melhor especialista pra isso....alimentos ácidos foram eliminados...mas...continua aferida na língua ...e o mesmo diz sentir ardéncia...Se alguém puder me ajudar...obrg

dannah5 disse...

Queria saber se existe algum estudo que associe a lingua geografica a alergia alimentar com corantes comestiveis, principalmente os que usam em maior quantidade para doces de crianças.
Minha filha de 3 anos apareceu com esse problema esse ano e segundo a pediatra dela eh de fundo alergico, so que notei que inflamou depois do Cosme e Damiao onde ela comeu um monte de doces que nao costuma ingerir. Ate seus quase 3 anos ela nao comia quase nada artificial.

Obrigada

Anônimo disse...

ola pessoal sou dinovo,a sandra,meu filho tem lingua geografica ,mais ja faz 2 dias que esta falando que tem dodoi na linguinha dele,qdo ele fala isso ,pq esta doendo,oke deve fazer,procurar um medico ,ou isso pode sumir com o tempo.
grata sandra

Rafael disse...

Boa noite,

Minha filha foi diagnosticada com a Lingua geográfica, gostaria de saber se esta doença afeta na fala?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ally: a língua geográfica é uma doença sem causa estabelecida pela ciência e que muitas vezes não necessita tratamento. Um patologista oral (estomatologista) poderá ajudar.Agradecemos sua participação e convidamos a voltar sempre em nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Dannah: ainda não há uma comprovação científica de que a língua geográfica seja causada por alergia. Alguns alimentos podem irritar a língua e provocar sintomas sem que signifique que a criança seja alérgica a estes. Aconselho que leve a um alergista para uma avaliação. Agradecemos sua participação e convidamos a voltar sempre em nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sandra: alguns fatores podem provocar irritação na língua e causar desconforto à criança. Aconselho que retorne ao alergista para uma nova consulta. Agradecemos sua visita e convidamos a voltar sempre.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rafael: a língua geográfica é na maior parte dos casos benigna, não provocando alteração na fala. Obrigado pela visita e volte sempre ao Blog da Alergia

eduardo disse...

Oi boa tarde tenho uma filha de 3 mes ela tem lingua geografica devo progurar um pediatra

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eduardo: a língua geográfica é um achado benigno, sem sintomas na maioria dos casos. Um bebê de 3 meses em geral já costuma ser acompanhado com pediatra com visitas periódicas para avaliação de seu desenvolvimento. Aconselho que converse com o médico, não só sobre este caso mas sempre esclareça suas dúvidas. Lembro que o diálogo e a confiança que se estabelecem entre a família e o pediatra são a base para a saúde do bebê. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

Thiago disse...

Bom dia Dr. Gostaria de saber, como é a diferenciação que vcs fazem para saber se é Lingua Geográfica ou Candidiase Eritematosa? Me parece nas fotos bem parecidas as duas lesões. Falo isso pq ocorre comigo uma lesão que vem e volta, mas é somente no dorso da lingua na lateral. Começa com um "furinho" de depois abre ficando uma lesão lisa. Normalmente dentro de duas semanas sai. Isso pode estar relacionado com stress?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Thiag: o exame físico é diferente pois a candidíase eritematsa se manifesta como uma área avermelhada no céu da boca (palato) e na língua ou como pontos avermelhados na parte interna da bochecha. O estresse é um fator que pode influenciar na língua geográfica. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Andei vendo algumas coisas na internet, e acho que tenho lingua geografica

será que Ansiedade é uma causa , ou apenas influencia ?

Ou apenas genetica, e esses sintomas apenas influenciam no aparecimento ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ainda não se sabe a causa exata da língua geográfica. Os fatores emocionais, ansiedade e estresse podem ser agravantes. Obrigado por sua visita.

Anônimo disse...

eu não sei se a minha é lingua geográfica, mas as vezes ainda enquanto estou comendo ou bebendo alguma coisa eu sinto ardência na lingua e alguns pontos dela incham levemente, ardem e aparecem uma rodelas brancas e no dia seguinte ou no outro somem. não há descamação pelo menos eu não vejo, só mancha mesmo. será que é isso ou outra coisa?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não podemos atender sua solicitação através de email. Para afirmar a causa da lesão em sua língua é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo adequadamente. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Ana disse...

Por favor, (meu nome é Ana ) tenho lingua geografica (mapinhas)e queria saber se esse tipo de língua é mais áspera que o normal, ou mais lisa que o normal. Nas bordas minha língua é mem lisa, na parte central é mais aspera e ao fundo bem áspera. Será que a outra pessoa sente no beijo? Esse é meu único desconforto com relação a minha lingua. Existe algum paliativo para diminuir essa aspereza? Em que médico devo ir? gastro, otorrino? estou na em BH e na Unimed daqui não tem esse médico que vi vcs comentando sobre: patologista clinico.
Muito obrigado mesmo. aguardo anciosa a resposta

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana: a língua geográfica na maior parte das vezes é assintmática, sem causar doença ao seu portador. O alergista e o otorrinolaringologista podem orientar seu caso. Obrigado pela visita e participação em nosso blog.

Anônimo disse...

Tenho lingua geografica. Minhas lesões aparecem constantemente e com grandes áreas e por toda a língua. Gostaria de saber se há mais chance de eu adquirir doenças como o HIV, herpes, etc.
Grato!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Língua geográfica é uma condição benigna e não pressagia doença mais grave no futuro.Agradecemos sua visita.

marcia disse...

Tenho um nenen de 2 anos e 7meses e agora descobriu se q ele tem a lingua geografica pq ele chorava de dor e agora evita se alimentos acidos e estamos passando um spray para aliviar a dor mas queria saber se há pesquisa para a cura???Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não sei informar sobre pesquisas específicas sobre língua geográfica. Converse com o médico de seu filho para avaliar se existem outras causas associadas para tal desconforto. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

fiquei sabendo hoje que me filho de tres anos tem a lingua geografica esta com muita diarreia pode me dar sua opiniao por favor.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A língua geográfica e a diarréia podem não estar diretamente relacionadas. Aconselho que leve seu filho ao pediatra para que possa examiná-lo e assim emitir um parcer mais específico. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

me chamo Danila e tenho língua geográfica a 9 anos de 2 anos pra cá iniciei um tratamento para os dentes com Bicarbinato de Sodío para os dentes e fui percebendo que as lesões na língua desapareceram isso em menos de um mes, continuie o tratamento nos dentes por mas 2 meses . assim que parei 2 semanas percebi que as lesões na língua voltaram .e dai logo entendi que o bicarbonato de sodio e que estava causando a melhora da minha língua geográfica .fiquei boa assim escovando os dentes com bicarbonato de sodio rsrsrs..
Abraços!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Danila: a língua geográfica pode ter causas variadas. Por isso, não há um tratamento definitivo que resolva o problema em todas as pessoas. Aconselho que converse com seu dentista sobre o uso prolongado do bicarbonato. Sabe-se que pode ter uma ação abrasiva e desgastar o esmalte dentário a longo prazo. Agradecemos sua visita.

raul disse...

sou raul 28 anos, tenho lingua geografica, e isso e uma droga...rsrs........bom que tiver e queser conversa sobre isso comigo,-
.......- reine.sobre.mim@hotmail.com

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu e-mail está publicado, Raul. Quem se interessar pelo tema, poderá enviar uma mensagem. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

a lingua geografica é transmissivel? por exemplo beber no mesmo copo, usar o mesmo talher ou por beijo?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não. A língua geográfica não é transmissível. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Rosana disse...

Olá, tenho 41 anos e me assustei com o surgimento desta lesão, pois apareceu nesta última semana, após uma forte gripe e garganta inflamada e está crescendo. Surgiu na lateral direita da língua e sinto um pequeno desconforto, no entanto, esta matéria me aliviou bastante, mas ainda vou procurar um especialista. Gostaria de saber em qual vou. Num dentista? Clínico Geral?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rosana:o especialista em patologia e diagnóstico oral (médico ou dentista) poderá ajudá-la. A Universidade Federal do Rio de Janeiro oferece um Serviço de referência no diagnóstico e tratamento das doenças de boca. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Olá. Me chamo Márcio e convivo há 10 anos com a minha esposa, que tem língua geográfica. Temos 2 filhos: minha filha de 4 anos tem o mesmo problema na língua desde os 10 meses de idade. Já o filho mais novo, de 2 anos, até hoje nunca apresentou nada de anormal na língua. Eu também nunca tive o problema. Só estou escrevendo para tranquilizar as pessoas que tem medo de que a glossite migratória seja contagiosa e também para dar mais um exemplo de que pode ser hereditário.

Anônimo disse...

Boa noite, eu tenho ligua geografica isso aconteceu quando eu tinha 27 anos hoje eu tenho 29, pois ainda não desapareceu hoje eu uso a NISTATINA onde consigo aliviar um pouco, eu gostaria de saber se esse medicamento posso fazer uso para então talves tentar até a cura desso poblema? Por gentileza aguardo um retorno

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado, Marcio. Volte sempre para visitar nosso blog

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O uso de medicamentos no caso de língua geográfica variam em cada pessoa. Mas, grande parte das vezes a evolução é benigna, não necessitando medicação. Aconselho que retorne ao seu médico e peça uma orientação específica para seu caso. Obrigado pela visita.

nicolas disse...

Ola, eu nunca tive isso, tenho 27 anos e notei que depois que eu fiz sexo oral, me apareceu essa lingua geografica! depois que apareceu tive certeza que fui trasmitido daí, pois nao tenho ninguem na familia com a lingua geo, e nenhum tipo de asmas, broquites, etc. o que tenho feito é usar Listerine sempre q aparece, elas somem e depois de um tempo voltam de novo. existe algun remedio mais forte para me livrar disso?

Anônimo disse...

Ola, eu nunca tive isso, tenho 27 anos e notei que depois que eu fiz sexo oral, me apareceu essa lingua geografica! depois que apareceu tive certeza que fui trasmitido daí, pois nao tenho ninguem na familia com a lingua geo, e nenhum tipo de asmas, broquites, etc. o que tenho feito é usar Listerine sempre q aparece, elas somem e depois de um tempo voltam de novo. existe algun remedio mais forte para me livrar disso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nicolas: sexo oral não causa língua geográfica. Aconselho que procure atendimento médico para confirmar o diagnóstico e indicar tratamento adequado. Agradecemos sua visita.

CLAUDIA CRISTINA disse...

OI SO AGORA DEPOIS DOS 39 ANOS QUE DESCOBRI QUE TENHO LIGUA GEOGRAFICA ,GOSTARIA DE SABER O QUE POSSO USAR PRA MELHORAR OS SINTOMAS,MINHA LINGUA FICA IGUAL A UM MAPA E NO FINAL DELA COMEÇA DOE MUITO A GARGNTA E NAO CONSIGO ENGOLIR NADA.ATE AGUA E DIFICIL,A LINGUA ARDE E QUEIMA AO MESMO TEMPO E DOI DE MAIS .ME AJUDEM POR FAVOR.E QUAL MEDICO POSSO PROCURA,PORQUE AK NAO NAO TEM ESTOMATOLOGISTA.E QUERIA SABE SE ISSO PEGA.OBRIGADO.CLAUDIA

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas não é possível atender sua solicitação através de aconselhamento por e-mail. Lingua geográfica não é contagiosa. O médico clínico geral, o dermatologista, o alergista e o seu dentista poderão ajudá-la. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Olá, eu estou passando por um momento de stress muito grande nesse momento, o que já dura por mais de um mês. Desde então percebi manchas vermelhas na minha boca e com bordas esbranquiçadas. O médico me disse que se tratava de lingua geográfica. Minha mãe me disse que quando ainda era criança eu fui diagnosticada com lingua geográfica mas a muito tempo não ocorria. Gostaria de saber se o stress pode realmente causar isso.
Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fatores emocionais não causam, mas podem agravar a língua geográfica. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá, a alguns meses venho apresentando os sintomas. Antes de saber o que era imaginei que seria por causa do leite. Antes não tomava leite. Após dois anos tomando leite começou.
Isso pode ocorrer devido a alguma alergia ao leite? pois sinto enjoou a derivados do leite.

Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há evidências científicas comprovando relação entre alergia ao leite e língua geográfica. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Gostaria de uma ajuda pois estou apresentando essa aparencia em minha lingua e percebo que quando estou em alguma situação de estresse e ansiedade esse aspecto em minha lingua fica pior. Tem realmente alguma coisa a ver?
E gostaria de saber tb se tem alguma coisa para ajudar a regredir mais rapido o aspecto da lingua pois passei em um exame militar e tenho exame de saude semana que vem e justamente por toda ansiedade que estou tendo minha lingua esta pior acho que vou acabar fikndo reprovada no exame de saude por causa dessa doença. desde já agradeço a atenção e aguardo resposta

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

1) Fatores emocionais não são a causa, mas podem agravar a língua geográfica. 2) O tratamento (se for necessário) deve ser indicado após exame de cada paciente. Gratos pela visita.

Jimmy disse...

doutores meu nome é jimmy alef sou de recife e eu tenho a lingua geografica não encomoda muito mas eu quero saber se é transmissivel atraves do beijo e por dividir objetos pessoais como copo,colher?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jimmy: língua geográfica não é contagiosa. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

doutores meu nome é thiago e minha lingua a alguns meses fica com marcas de dentes nas bordas e tipo uma saburra (cobertura) grossa sempre que eu como mesmo eu escofando as vezes ainda fica um pouco dessa saburra e a 4 dias minha lingua está inchada.algumas pessaos disseram que é problema de digestão.
gostaria muito de saber o que pode ser realmente?
a minha lingua não doe e nunca usei Piercing nem nada do tipo.
desde já muito obrigado!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Thiago: os dados que envia não são suficientes para fazer um diagnóstico. É essencial examinar pessoalmente pois não sugere que seja uma alergia. A nossa equipe está ao seu dispor. Gratos por sua visita.

Angélica disse...

Olá, boa noite! Estava procurando alguma informação a respeito do meu caso e achei que talvez pudessem me ajudar.
Desde ontem minha língua está com uma ardência, a sensação q tenho é q está queimada e essa sensação piora quando como algo salgado ou ácido. A coloração é normal, apenas quando como algo salgado ou ácido que ela apresenta uma vermelhidão no centro da língua, mas logo desaparece.
Se isso persistir eu não sei nem qual especialista procurar, se puderem me ajudar desde já eu agradeço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Angélica: o médico otorrino pode ajudar. Caso seja necessário, ele indicará um estomatologista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá, boa noite doutor estou com o assoalho da minha lingua ou glândula sublingual um pouco inchado meu pescoço está um pouco duro e inchado mas quase não dar para perceber, isso a quase uma semana e agora estou com um pouco de febre será que pode ser cachumba? e se o doutor achar que sejá, qual o tratamento para cachumba?
desde já obrigado!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é possível afirmar que os sintmas que relata são causados por cachumba sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

aline disse...

OLÁ... tenho asma e língua geográfica.. As duas doenças tem alguma relação?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aline: não se sabe a causa da língua geográfica, mas sabe-se que pode estar presente em algumas pessoas alérgicas. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

bem meu nome é Daniel tenho 20 anos, tenho língua fissurada, e agora estou sofrendo com língua geografica, não tenho problemas com meus dentes graças a deus.
minha dúvida! tem crescido o numero de pessoas com o mesmo problema, ja não é hora de fazer um tratamento para esse tipo de situação? e que além de ser feio me causa um leve encomodo, com uma sencibilidade grade onde estão as manchas. Porque não tem medicamentos e nem remedios caseiros para solucionar, e isso pra mim é de muita importancia, gosto muito de minha boca e cuido pra que ela fique bem limpa, prova disso são meus dentes brancos e todos sem nem um tipo de problema; desejo, se possivel doutor que me ajude nesse problema...
agradecido e aguadando resposta.!

Anônimo disse...

qual o tempo de duração médio da lingua geografica?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Língua geográfica é de longa duração, persistente. obrigado pela vsita ao nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Daniel: língua geográfica tem caráter benigno e não tem tratamento específico. Cada caso é um caso e deve ser analisado em suas particularidades para que se julgue a necessidade e o tipo de tratamento necessário. Gratos por sua visita ao nosso blog.

ronaldo disse...

Sim, é de longa duração, mas você não tem nenhuma informação de quanto tempo isso dura? Mais ou menos uns 10 anos ou menos por ai?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ronaldo: não há um tempo padronizado que sirva para todos os casos: pode durar até a vida toda.

muitomaisfotos disse...

Olá, + ou - em 5 a 10 dias desaparecem e volta sempre que me alimento de algo quente ou acido. Na minha lingua sempre aparece na pontinha da lingua, abaixo da parte mais aspera que encontra-se na parte de cima da lingua. geralmente inicia com um desenhor meio circular, dentro bem vermelho e envolta deste circulo um pequeno circulo um bouquinho esbraquiçãdo, como se fosse uma linha meio branca em volta do avermelhado. O senhor acha que isso é lingua geografica?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não são suficientes para um diagnostico: é preciso examinar pessoalmente.Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examinar e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pela visita

gisele85 disse...

oi doutor meu nome é gisele minha filha tem 3 meses e o pediatra disse que ela esta com saburra eu estava tratando como sapinho posso ter piorado o problema

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gisele: os dados que envia não são suficientes para que eu possa julgar o caso de sua filha. Aconselho que converse com o pediatra que trata dela: ele a examinou e conhece seus dados clínicos sendo a pessoa mais indicada para esclarecer sua dúvida e para orientá-la Gratos por sua visita.

Rafaela disse...

Vocês não sabem oq falam !
não causa desconforto!?!?!?
tenho lingua geografica e SIM causa muito desconforto, não consiguo comer muitas coisas acidas por que TUDO que como acido ou citrico é como se sentisse o gosto muito mais forte.
então pesquizem melhor e falem com pessoas que tenham o problema.

E PRECISA SIM DE TRATAMENTO!! SÓ QUEM TEM SABE COMO É!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rafaela: os dados científicos mostram que a grande maiora dos casos de língua geográfica é de evolução benigna e não necessita tratamento específico. Um pequeno percentual pode apresentar formas mais intensas da doença. Estas pessoas (parece ser o seu caso) necessitam atendimento individualizado e especializado. Agradecemos sua participação em nosso blog.

Anônimo disse...

fui diadinosticada com lingua geografica,mas ja havia usado um remedio para aftas que causou o escurecimento da minha lingua,acredito que por causa disto desenvolvi muita sensíbilidade.mas não consigo nenhum tratamento,agora me receitaram complescoB,e houvi comentarios de que poderia ser estomatite, teria alguma ligação??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere uma associação direta entre as situações descritas. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Obrigado pelas informações. Gostaria apenas de saber qual a relação da língua geográfica com alimentos ácidos.
Não tenho problema nenhum com alimentos quentes (li em outros locais que é bom evitar), mas quando como abacaxi minha língua fica meio "irritada" e fica mais salientes estas marcas avermelhadas com bordas brancas.
Obs: Já nasci com este problema e tive bronquite e rinite.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O incômodo que refere não decorre de alergia mas sim da irritação provocada pelo alimento ácido em sua língua. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Oi, eu fiquei sabendo hoje que tinha a lingua geografica me assutei porque sou bem nova e fiquei com um pouco de medo , queria saber se essa doença tem algum risco ou coisa parecida e se ela pode ser passada para outra pessoa com um beijo ><
A minha médica me falou hoje que eu tinha isto, mas não explico direito como é essa doença , por isso comecei a pesquisar , tenho muito medo de pegar qualquer tipo de doença , por isso vim pedis sua ajuda :) obrigado pela atenção !

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fique tranquila: língua geográfica é uma doença sem malignidade e que não é sontagiosa. Abraços e obrigado pela visita.

Anônimo disse...

BOM DIA
QUERIA UMA INFORMAÇÃO SE POSSÍVEL
MINHA MÃE AO QUE PARECE TEM LINGUA GEOGRAFICA, A LINGUA É BEM VERMELHA E ELA NAO PODE INGERIR NADA ACIDO QUE FICA PARECENDO QUE VAI SANGRAR E DE UNS 6 MESES PRA CÁ ELA TEM PERDIDO O PALADAR ELA DISSE Q FOI DEPOIS DE INGERIR ABACAXI, SERÁ QUE ISSO TEM RELAÇÃO COM A LINGUA GEOGRAFICA?
E ONDE MORAMOS NAO TEM ESPECIALISTA SOBRE O ASSUNTO.
MUITO OBRIGADA DESDE JÁ.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja apenas lingua geográfica: é preciso examinar pessoalmente para orientar. O ideal é levar sua mãe para uma avaliação médica, mesmo que não seja especialista.Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

posso fazer tratamento a lezer para amenizar lingua geografica?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A maioria dos casos de língua geográfica não necessita tratamento. Gratos por sua visita.

marcia disse...

oi,tenho 37 anos e tenho lingua goegrafica e minha filha tambem.Só que de uns tempo pra cá comecei a sentir um ardor muito forte e minha lingua fica rachando e doendo,o que eu posso fazer pra melhorar isso

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marcia: o primeiro passo é procurar um médico para averiguar o motivo do aparecimento de sintomas. Nem sempre esta piora decorre apenas da língua geográfica. Só detectando a causa será possível indicar a conduta adequada. Gratos por sua visita.

Marisandra disse...

OLÁ, ESTOU COM LESÕES NA LINGUA COMPATÍVEIS COM LINGUA GEOGRÁFICA, OS SINTOMAS BATEM, SÓ QUE ESTOU GRÁVIDA, E ESSE PROBLEMA SURGIU HÁ ALGUNS MESES, BEM ANTES DA GRAVIDEZ, DEPOIS SUMIU, E AGORA COM A GRAVIDEZ VOLTOU E ESTÁ AFETANDO GRANDE PARTE DA MINHA LINGUA. ISSO PODE TER RELAÇÃO COM ESTRESSE? QUAL O MELHOR ESPECIALISTA A PROCURAR?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marisandra: o seu relato não deixa claro que seja mesmo um caso de língua geográfica. Aconselho que procure um especialista - pode ser um dermatologista, um patologista oral ou um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Priscila disse...

Ola, eu tenhu uma ardencia na boca que aparece as vezes, quando aparece essa ardencia, que me encomoda muito principalmente o ceu da boca, a lingua racha, aparece tipo um cogumelos na lingua, fica inchada, depois que passa a ardencia aparece uma bolha branca na ponta da lingua e as vezes no ceu da boca, que do muito mal consigo comer..e todo ano eu tenhu pelo menos 3 infeccao de garganta, nao sei se entao ligados. E quanto arde a boca acordo com ela ja ardendo e arde o dia todo, fico com coisas doce na boca dia todo pra amenizar a dor.
Ja fui em alguns clinicos gerais, mas eles nao me apresentam resultados ou o que eu tenho, ja ate me mandaram fazer acupuntura,pra ver se melhora.
Quero saber de verdade oq eu tenho, qm eu posso procurar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Priscila: peço sua compreensão, mas não é possível afirmar a causa de uma lesão sem examinar pessoalmente. Contudo o seu relato não é sugestivo de língua geográfica. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se a língua geográfica pode piorar com o passar do tempo.Ou seja seja, existem diferentes estágios da doença?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Na grande maioria das vezes a língua geográfica é uma manifestação benigna, de lonfo prazo, mas sem prejuizo ao paciente. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

A língua geográfica pode desaparecer totalmente?

Anônimo disse...

Existem casos em que a língua geográfica desapareceu e não voltou mais?Ela pode desaparecer e voltar após anos?

Anônimo disse...

Tenho 23 anos e descobri que tenho língua geográfica a pouco tempo e sempre tive renite alérgica ,a minha língua pode ter aparecido devido a renite?Se caso a alergia fosse curada tem chances da minha língua desaparecer ou amenizar?

Anônimo disse...

Olá, td bem?
Tenho Língua fissurada desde criança, minha mãe me levava no médico,pois doia e não conseguia comer,mas hj não é mais assim.Porém gostaria de saber se esta doença pode me causar algo de ruim e se é hereditária!
Desde já agradeço!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

1) Língua geográfica pode ter períodos de melhora ou de piora. 2) Na maioria das vezes é uma condição benigna e não acarreta problemas. 3) Rinite alérgica não é causa de língua geográfica. 4) Existem outras doenças que acometem a língua e que podem se confundir com a língua geográfica. 5) O diagnóstico correto é fundamental para prevera evolução da doença.Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

oii td bem? eu gostaria d saber s com a lingua geografica , caso eu faxa o sexo oral nao corro risco de pegar AIDS?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O fato de ter lingua geográfica não predispõe a adquirir a Aids. Cuidados preventivos devem ser respeitados, como em qualquer pessoa. Gratos por sua visita.

Micael disse...

No meu caso so acontece quando eu como alguma coisa ácida principalmente tomate verde, ocasioando uma ardência forte e levando a uma ferida do tipo parecendo que teve um pequeno corte na lingua com uma faca.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Micael: o seu relato sugere que seja língua geográfica. Existem outros quadros clínicos que podem ocasionar sintomas semelhantes. Mas, para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

EU TENHO LINGUA GEOGRAFICA,QUERIA SABER SE TEM ALGUMA SOLUÇAO QUE DIMINUI A IRRITAÇAO.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É preciso examinar para comprovar se é um caso de língua geográfica pois existem outras patologias bastante parecidas que podem se confundir. A língua geográfica não causa incômodo contínuo, na maioria das vezes. Aconselho que procure atendimento médico para confirmar o diagnóstico e indicar tratamento adequado. Gratos por sua visita.

wagner disse...

Sempre que faço muito sexo oral surge um tipo de "lesão" bem no freio da lingua. Não sei descrever a lesão em si, começa vermelha e vai perdendo a cor, fica branca e some. Até sumir fica dolorida. Como falei antes, só acontece quando pratico MTO sexo oral. O que pode ser? Obrigado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Wagner: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá graças a esse blog descobri q tenho lingua geografica,agradeço pois foi um alivio saber q é uma doença benigna.a minha as vezes fica tao horrivel e esbranquiçada q eu tinha até medo de virar um cancer,mas enfim,poderiam existir mais pesquizas pra gente poder se livrar disso,a minha ficou totalmente curada e vermelhinha na minha gravidez,o porque nao faço ideia,mas ja é um algo a mais pra se pesquizar,uma vez perguntei ao dentista e o ignorante me disse ser má limpeza da lingua,impossivel,escovo muito bem meus dentes e uso enxaguante bucal,principalmente antes de dormir porque se nao o fizer nao aguento de coceira na lingua,alias é um sintoma q nao vi ninguem reclamar a cima,alem da sensibilidade a coisas quentes demais,alimentos citricos e temperados minha lingua coça muito se eu nao ficar com ela muito limpa,uso limpador de lingua e enxaguante bucal,listerine pois os outros nao adiantam muito e ela coça pra caramba,isso é normal?outra coisa muito boa q cura um pouco essas 'feridas' é Malvona liquida comprada em farmacias,uma pergunta...nos q temos a lingua com essas ''feridas'' nao é mais provavel de termos cancer de boca?morro de medo e gostaria de mais informaçoes,agrdeço muito.obrigada
ps *tbm acordo com as bordas da lingua com falta de sensibilidade e dolorida.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Confirmando o diagnóstico de língua geográfica, é importante manter cuidados preventivos bucais mas não há necessidade de tratamento específico.Coceira não é sintoma habitual de língua geográfica: é preciso diferenciar de outras situações que podem provocar aspecto semelhante. Não há relação entre língua geográfica e câncer. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Eu tenho e dói demais!!! Tem dias que nem consigo conversar...já tentei de tudo e tem dias que eu acho que a língua vai cair...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É incomum a dor intensa como sintoma de língua geográfica. Aconselho que procure atendimento médico para confirmar o diagnóstico. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá eu acho que tenho isso, mas acontece que não doi nada eu posso comer sal, Limão que não acontece nada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A língua geográfica é benigna e não causa incômodo na maioria dos casos. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

eu tive esse problema ate uns 6 anos e saiu,agora depois de 8 anos ele volta,causa muito desconforto,arde e alem de tudo é muito feio,por favor se tiver qualquer coisa que eu posa fazer pra melhorar isso me avisem,brigado =)

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A língua geográfica costuma ser pouco sintomática. O primeiro passo é procurar um médico para confirmar o diagnóstico ou para avaliar se surgiu alguma complicação. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Finalmente descubro o que eu tenho na língua. Sempre tive língua geográfica, ou melhor, não me lembro da última vez que vi a minha língua sem ter essa lesão. E sou mulher, já pesquisei em alguns sites e encontrei a informação que essa lesão tinha mais prevalência nas mulheres. Ao ler os relatos de alguns intervenientes, estou grata porque a minha língua não me causa grande desconforto, somente quando como alimentos ácidos ou preparados com muitas especiarias. E assim fico aliviada, porque vejo que é algo de benigno, não sabia é que era assim tão raro. Agradeço pela informação.

Anônimo disse...

Tenho 22 anos e sempre tive a Língua Geografica. Quando entrei na adolescencia passei a ter vergonha da minha língua, perguntei a minha mãe e ela disse que um alergista no qual eu fazia tratamento por causa da bronquite, disse que era devido ao problema respiratório. Fiquei curada da bronquite com 9 anos. Mas sempre sinto desconforto na língua quando consumo determinados alimentos, principalmente: AÇAÍ e SUCO DE SOJA. É uma dor insuportável, tenho a sensação que ela vai cair, mal consigo falar de dor. Meu namorado percebeu os "desenhos" e me perguntou, expliquei no início de namoro, hj em dia quando sinto esse desconforto, ele fica beijando a minha língua para passar a dor, ele diz que os cortes e as linhas ficam muito inchadas. Dei sorte, pq do início tinha muita vergonha de mostrar a língua. Gostaria de saber se tem como diminuir os cortes laterais e as linhas roxeadas?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O primeiro passo é solicitar ao seu alergista que confirme odiagnóstico de língua geográfica. Existem outras condições que podem ter aspecto semelhante e que podem se confundir. Após esta confirmação, ele orientará o tratamento de acordo com o exame realizado. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

acho que estou com isso rs quanto tempo leva pra curar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Em primeiro lugar é preciso confirmar se é mesmo um caso de língua geográfica, pois existem situações semelhantes que podem confundir o diagnóstico. Por isso, é essencial examinar pessoalmente para poder responder sua pergunta. Obrigado pela sua participação em nosso blog.

Anônimo disse...

Meu bebe tm 3 anos e tem linhua geografica, ser auqe sente dor.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Língua geográfica em bebês não é sintomárica na maioria dos casos. Gratos por sua viosita.

Anônimo disse...

Minha lingua está cheia de carocinhos e incomodando para engolir e as vezes respirar. Isso é um sintoma de lingua geografica? Estou um pouco assustada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja um caso de língua geográfica, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Aconselho quem procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

mel disse...

Olá minha filha hoje tem 4 anos mas ja nasceu com lingua geografica na epoca os médicos me explicaram exatamente o q diz la em cima. mas de uns meses para cá a lingua dela tem sangrado sem motivo aparente.levei ao pediatra e ele me disse q é normal.
é realmente normal ou não?
porq a mim me parece bem estranho.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mel: você tem razão, sangramento da língua não é um sintoma habitual de língua geográfica. Aconselho que ouça uma segunda opinião. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

oi tenho lingua geografica mais não tinha desconforto depois que fui ao dentista e comecei a
fazer obturacão nos dentes ela comecou a arde isso pode ser causa das obturações

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pode ser, mas não há como afirmar sem examinar e sem saber os produtos que foram utilizados no procedimento. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nanall: os dados que envia não são suficientes para fazer o diagnóstico e afirmar a causa do sintoma. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

oi meu nome e angélica e gostaria de saber se a lingua geográfica e ereditaria ou também pode aparecer depois que a pessoa jah tiver uma ceta idade?.
pq tenho 15 anos e amais ou menos 1 ou 2 anos atraz apareceu isso,e ninguém na minha família tem lingua geográfica ..

Anônimo disse...

ola ,quando a pessoa tem glossite migratoria,ela ja nasce com ela?pois tenho algo parecido.e ate os meus 15 anos nao se apresentou.hoje tenho 24 e de 15 para cá sempre apresentei essas mesmas caracteristicas de lingua geografica.não existe nada para disfarçar o aspecto dela?pois fico com muita vergonha de conversar,quando ela aparece.pois é muito feio

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Angélica: não se sabe a causa exata da língua geográfica. Parece ter uma tendência genética, mas não é completamente comprovado. Ocorre em geral nas crianças e adultos jovens. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Língua geográfica é também chamada de glossite migratória benigna ou eritema migratório. Como o nome indica, é uma condição benigna e é importante enfatizar isso para que a pessoa se tranquilize.Pode aparecer em qualquer idade embora seja mais comum que surja na infancia. Não se sabe a causa. As lesões podem se modificar com o passar do tempo. Não há tratamento específico. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

oi tenho esse problema.Queia saber se tem algum remedio que posso comprar pra armenizar a dor e a aparencia???
Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

existe aluguma outra doença que tenha as mesmas caracteristicas da lingua geografica? grato .rafael

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Na maioria das vezes, as lesões de língua geográfica são bem características, firmando o diagnóstico. Contudo, em alguns casos é preciso fazer o diagnóstico diferencial com: candidíase, alguns tipos de glossite, lupus, etc.Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Sim estou com candidíase e tenho língua geográfica tomei fluconazol e não sumiu estou tratando candidíase com pomada intravaginal
o que fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O fato de ter candidíase não tem relação direta com a língua geográfica. Constituem situações clínicas distintas. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Boa tarde. Já a alguns meses dei por ter uma bolha branca na parte superior da lingua. Nunca tive dor e ao inicio pensei que fosse uma afta ou alguma coisa que passa se com o tempo mas não. Esta semana acordei com dor e vi ao espelho que ficou maior e pela primeira vez que está a incomodar. O que pode ser. é uma bolha dura branca e está agarrada á minha lingua. Podem me ajudar???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja um caso de lingua geográfica. Não tenho condições para afirmar a causa sem examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Tenho língua geográfica e uma vez um dentista me disse q posso ter herdado isso pelo motivo de meus antepassados mascarem fumo ou beberem! Não fumo, nem bebo! Isso pode acontecer????

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 265   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...