Pular para o conteúdo principal

"Olho vermelho"

 

Olhos são estruturas sensíveis e podem ficar avermelhados com facilidade: se choramos, se ficamos cansados, num resfriado ou se estão irritados por algum motivo, como por exemplo, shampoo, fumaça, poluição, ar refrigerado, etc. Se algo entrar nos olhos, por menor que seja o corpo estranho, logo surge a vermelhidão. Mas o que parece normal, pode ser sinal de um problema: se seus olhos estão constantemente irritados, avermelhados...pare e procure a causa!

A causa mais comum de olhos vermelhos é a inflamação da conjuntiva, que é o revestimento delgado e resistente que cobre o branco do olho e a parte posterior da pálpebra, servindo para proteção contra microorganismos, substâncias químicas, entre outras. Serve também para lubrificar a região e para permitir a movimentação dos globos oculares. Quando a conjuntiva fica avermelhada, é em geral porque ocorreu dilatação dos vasos nessa região.

Chama-se portanto de conjuntivite, a inflamação da conjuntiva. Entretanto, é importante entender que existem fatores variados que podem ocasionar este problema. Por exemplo, o uso de óculos com graduação antiga e algumas doenças, como o glaucoma, podem provocar o surgimento de olhos vermelhos. A conjuntivite mais comum é de origem viral, que pode passar de uma pessoa para outra.

Leia mais sobre conjuntivite viral no portal da Sociedade Brasileira de Oftalmologia: http://www.sboportal.org.br/sbo/scripts/ap/destaques/2.asp

Tipos de conjuntivite:- Infecciosas (ocasionadas por microrganismos: vírus, bactérias ou fungos)
- Não infecciosas (por causas alérgicas, mecânicas ou químicas)
"Olho vermelho" é um sinal de conjuntivite, mas nem todo olho vermelho é igual. Por isso, o melhor caminho é buscar um oftalmologista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento.

Os sintomas mais comuns que acompanham as conjuntivites são: ardência ou coceira ocular, sensação de “areia” nos olhos, lacrimejamento, inchação das pálpebras, podendo ocorrer também embaçamento da visão e fotofobia (sensibilidade à luz). A presença de dor deve ser observada, pois pode ser um sinal de que outros setores dos olhos, além da conjuntiva, podem estar também acometidos.

Recentemente foi realizado no Brasil um estudo para avaliar a prevalência de doenças alérgicas e verificou-se que cerca de 20% da população brasileira têm alergia e seis em cada 10 alérgicos manifestam o problema nos olhos.

A alergia ocular pode variar desde sintomas leves e esporádicos, até quadros graves e que poderão ameaçar a visão. O que confunde o paciente é que os sintomas alérgicos são muito parecidos a outros tipos de conjuntivite, em especial às causadas por vírus, retardando a procura de atendimento especializado.

A conjuntivite alérgica pode ocorrer isolada ou acompanhando a Rinite Alérgica. A principal causa de conjuntivite alérgica é a alergia aos ácaros da poeira de casa. Em alguns locais no Sul do Brasil e nos países onde existe polinização, citam-se ainda os polens de plantas e flores. Também pode ser provocada por fatores externos, como uso inadequado de lentes de contato, produtos de maquiagem, produtos de beleza usados no rosto e ainda: poluição, fumaças (citando em especial o cigarro), medicamentos, produtos químicos, irritantes, etc.

Em geral, os casos de alergia coçam mais e ardem menos, ao contrário das conjuntivites virais, onde a ardência tende a ser mais comum.

Leia mais sobre a conjuntivite alérgica no texto publicado neste Blog em 05/11/2006: http://blogdalergia.blogspot.com/2006/11/conjuntivite-alrgica.html

Cuidados com os olhos:- Evite coçar os olhos.
- Lave suas mãos e o rosto regularmente.
- Evite compartilhar produtos de maquiagem.
- Se você utiliza lentes de contato, não descuide dos cuidados de higiene.
- Ao praticar natação, procure usar óculos de proteção.
- Mantenha sua casa arejada e limpa. Cuide do ambiente do seu quarto: a limpeza deve ser diária e com pano unido. Evite vassouras e espanadores. Encape travesseiros e colchões. Troque a roupa de cama com freqüência.
E, principalmente: Não use colírios por conta própria.

Colírios não são todos iguais e não são inócuos: são medicamentos contendo substâncias específicas e que variam de acordo com a necessidade de cada caso. Existem casos onde os próprios colírios mascaram ou pioram o olho vermelho, como por exemplo, no uso dos chamados “clareadores oculares”. Estes medicamentos são vasoconstritores, ou seja, contraem o vaso sanguíneo para resolver o problema. No entanto, após o efeito passar, a vasodilatação volta, retornando a vermelhidão.

Nenhum colírio deve ser usado sem acompanhamento médico.

Comentários

  1. Maus olhos costumam ficar secos então uso o Lacrima Plus por indicação médica. Resolve.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/4/08 23:39

    Anny: o importante é manter o acompanhamento médico para orientar seu tratamento. Visitei o "Linhas" e gostei muito do seu Blog. Parabéns!Obrigado pela visita e volte sempre ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/6/08 20:43

    o que significam sinais no branco do olho ?

    existe cirugia que retire tais sinais ou tratamentos ?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/6/08 16:34

    Manchas na conjuntiva podem ter causas variadas desde deficiência de vitamina A até causas mais graves. Por isso, o melhor caminho é procurar um oftalmologista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado. Obrigada pela visita e volte sempre - toda semana publicamos um texto novo no Blog.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/7/08 17:34

    Meu filho tem 6 anos e desde os 3 anos sofre de alergia ocular , o problema e que todos os dias ele acorda com os olhos totalmente grudados devido a este problema então precisa de um "ritual" para limpá-los , já passamos por vários oftamologistas e fizemos vários teste alergicos e foi constatado que a alergia e relativa a poeira. Vocês poderiam me ajudar para que ele pelo menos consiga acordar sem esta secreção ?? Sabe quais são os alimentos que podem estimular esta alergia ??

    ResponderExcluir
  6. A alergia ocular responde de forma muito boa ao uso da imunoterapia específica. Por isso, o melhor é levá-lo a um Serviço especializado para uma orientação não apenas aliviadora, mas para qe possa controlar a alergia e recuperar sua qualidade de vida. Estamos ao seu dispor dna Clínica de Alergia PGRJ. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  7. olá, tenho 19 anos e desde o nascimento tenho um sinal minimo na "menina" do olho. fui ao aftamologista e segundo ele tenho uma pequena catarata que se nao aumentar nao tem nenhum risco. isso é verdade? o que me aconselha fazer?
    obs.: em nada me encomoda, pelo menos diretamente.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Samara: infelizmente não é possível emitir um parecer baseado apenas em seu breve relato e sem examinar seu olho. Sugiro que procure um outro oftalmolofista e ouça uma segunda opinião.Obrigado pela visita e volte sempre ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Olá! A pouco tempo comecei a sentir coceiras nas pálpebras, uso lentes de contato a mais ou menos 4 anos devido ao problema de miopia e astigmatismo, eu a uso diariamente e a troca das lentes é anual. Mas no ultimo ano agora começou esse problema! Quando estou com elas sinto uma sensação de desconforto e quando pisco elas "sobem". Meu oftalmologista examinou minhas pálpebras e disse que estou com alergia! Fui ao alergista e ele me indicou um colírio (minidex) e o uso de soro fisiológico! Fiz o tratamento mas não adiantou! Toda vez que coloco as lentes começa o problema! Ela é de uma ótima marca e eu tomo todos os devidos cuidados de manuseio e limpeza! O que devo fazer? Qual será o motivo dessa alergia e como a faço para curar? O uso intenso desse colírio me traz problemas? (já que me alivia os sintomas.)

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3/8/08 18:51

    Isadora: infelizmente não é possível emitir um parecer sobre o motivo de sua alergia sem examiná-la pessoalmente. O uso do colírio é apenas aliviador e não deve ser mantido por tempo prolongado. Aconselho que retorne ao alergista para uma nova avaliação; existem casos onde o uso da lente de contato necessita ser suspenso. obrigado pela visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Bruno. Há vários meses acordo com os olhos pesados para piscar e com um liquido espesso branco que sai pelos cantos externos. Ele fica entre a conjuntiva e as pálpebras. Os olhos não ficam vermelhos. Passei por 2 oftalmologistas que prescreveram óculos (pouco grau), colírios anti-histamínicos, pomada para blefarite, porém não obtiveram êxito. O que ajuda um pouco são lagrimas artificiais. Escrevo porque, durante o dia, parece que a gente “sente” os olhos mais do que normalmente para piscar e movimentar. Tenho 21 anos de idade. Agradeço desde já a opinião de vocês.

    ResponderExcluir
  12. Bruno: infelizmente não há como definir a causa do seu problema sem conhecer mais detalhes clínicos e sem examinar pessoalmente. Sugiro que consulte um alergista. Estamos ao dispor na Clínica de Alergia PGRJ. Caso more fora do Rio, informe-se no site da ASBAI (www.sbai.org.br) que disponibiliza uma lista de nomes de médicos portadores de título de especialista em todo o país.Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. meu nome é telma venho pedir para vcs me ajudarem é que estou sentindo que meu olho estar com bichinho andando tenho glaucoma e ultimamente sinto dores de cabeçae parece que fico um pouco tonta tambem aproveito para dizer que gostei do blog tchau

    ResponderExcluir
  14. Telma: para ajudá-la é necessário examiná-la, detectar o problema e então poder tratar adequadamente. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pelo incentivo. Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  15. Olá, meu nome é Rodrigo, tehno 25 anos. Estou com um olho vermelho há 3 dias, ele amanheçe grudado, mas pelo que eu li sobre conjuntivite acho que não se trata, pois não coça, e não tenho sensação de areia dentro do olho. Por Favor, me ajudemmmmm

    ResponderExcluir
  16. Rodrigo: aconselho que faça apenas compressas externamente nos olhos com soro fisiológico e procure um médico para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado. Obrigado por visitar nosso Blog.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo9/6/09 04:24

    tenho uma mancha amarela enorme que cobre praticamente toda a minha conjuntiva do olho direito...ela apareceu depois de uma conjuntivite
    como faco para recuperar o branco do meu olho ?

    estou desesperado
    ja ate tentei raspar com agulhas...

    ResponderExcluir
  18. A tentativa de retirar as manchas pode ser perigosa e agredir sua visão. Aconselho que procure um oftalmologista para orientar de forma correta. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  19. Oi meu nome e Aline e tenho 24 anos
    Parabens pelo blog
    ta mto legal


    Estava lendo e acontece que tambem tenho mancha amarelada na conjuntiva do meu olho
    tenho isso desde de uma conjuntivite que nao tratei quando tinha 10 anos de idade...

    e mto vergonhoso pra mim

    gostaria de saber se tem como retirar a mancha atraves de uma cirurgia ou raspagem


    Beijos e agradeco desde ja


    o blog ta SHOW

    ResponderExcluir
  20. Aline: agradecemos seu carinhoso incentivo, mas infelizmente não temos condições para esclarecer sua dúvida baseado apenas em seu relato e sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um oftalmologista para orientar seu caso. Convido que volte sempre para nos visitar.

    ResponderExcluir
  21. tenho o mesmo problema já relatado pela Isadora anteriormente...já fui em vários oftalmologistas e todos dizem que não há nada no meu olho. Gostaria de saber se seria o caso de procurar um alergologista e não um oftalmologista.

    ResponderExcluir
  22. Existem vários tipos de alterações oculares no usuário de lentes de contato e nem todas são de origem alérgica. O alergista poderá analisar seu caso e definir o tipo de reação ocular que apresenta. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Oi gente. Hj(domingo) pela manhã, minha vó acordou com um olho com quase todo o globo ocular supeer vermelho e parece ate que sai sangue (mas nao sai), e ela diz que nao sente nada no olho e esta enxergando perfeitamente . O que pode ser? Algo serio? E quais medidas devo tomar? Desde já agradeço.
    PS: ela tem 66 anos e usa óculos.

    ResponderExcluir
  24. Amanda: infelizmente não há como afirmar a causa da alteração ocular verificada em sua avó sem examinar pessoalmente. Aconselho que a leve a um oftalmologista para uma orientação adequada. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  25. Olá! Uso lentes de contacto, e à 3 dias comecei a ficar com o olho direito vermelho na parte de baixo. O que acontece é que quando coloco a lente o olho melhora, mas quando tiro, passado algum tempo, o olho fica vermelho de novo na parte de baixo. Não sinto dor nem nada, apenas uma estranha sensação quando fecho os olhos. De qualquer maneira amanhã ou assim vou marcar uma consulta no oftalmologista, mas se me puder ajudar, agradecia.

    ResponderExcluir
  26. Pedro: Gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como definir a causa de sua alergia ocular sem examinar pessoalmente. O melhor caminho é mesmo ir ao seu oftalmologista para orientá-lo adequadamente.

    ResponderExcluir
  27. ola..meus olhos vicão vermelhos a anos, ainda mais qunado eu acordo..Gostaria de saber se esxite algo que eu posso usar pra prevenir???
    to enjuado de todos falarem que sou drogado :(

    ResponderExcluir
  28. Compreendo sua preocupação, mas não é possível orientar tratamento sem examiná-lo e sem definir o diagnóstico da causa do seu olho vermelho. Se for confirmada a alergia, a imunoterapia (vacina para alergia) tem excelente resultado no tratamento. Aconselho que retorne ao seu alergista para uma nova consulta. Agradecemos sua participação e convidamos a voltar sempre em nosso blog.

    ResponderExcluir
  29. oi boa noite meu olho ta vermelho e tem uns vasos de sangue oque serà isso sinto cmo se meus olhos a cada piscada que eu dou sinto eles imflamados

    ResponderExcluir
  30. Elisangela: aconselho que procure um oftalmologista: infelizmente não posso definir a causa de seu problema sem examinar pessoalmente. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  31. Por favor é só uma dúvida, meu nome é Laura Beatriz, e queria lhes explicar o que está acontecendo, é poque toda vez que tomo algum tipo de líquido (não importa qual seja) meus olhos ficam vermelhos! Parece que estou chorando, dá aparencia que sim, mas não. É só eu tomar QUALQUER tipo de líquido que começa, mas meus olhos não ardem nem nada, só ficam vermelhos e saem realmente um POUCO de lágrimas, e logo depois passa. Eu não lembro exatamente quando isso começou, só lembro que faz tempo, e não sei o que é isso... Por favor, se puderem me ajudar, eu agradeceria muito.

    ResponderExcluir
  32. Laura: seu relato não sugere que seja uma alergia. Infelizmente não há como emitir um paracer sobre a causa do seu problema baseado apenas em seu breve relato e sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao seu dispor na PGRJ.

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de saber se uma pessoa que tem conjutivite crônica e não pode usar maquiagem, por dar coceira e queda dos cílios, pode fazer maquiagem definitiva sem ter problemas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  34. O parecer que solicita não pode ser dado sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista antes de realizar o procedimento, pois o seu relato sugere que possa haver risco de reação alérgica com a maquiagem definitiva. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  35. Uma pessoa que teev úlcera na cornea da qual só restam agora já cicatrizes dois meses depois pode voltar a usar as lentes de contacto com moderação tipo duas vezes por semana só? Ou está TOTALMENTE fora de questão essa possibilidade? Pois, essa das mancahs amareladas nos olhos...o meu oftalmologista viu e não deu amínima importância.E agora se isto são cataratas? :-(Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Peço sua compreensão, mas não há como atender sua solicitação através de aconselhamento por e-mail.
    Para afirmar a causa das manchas nos olhos e para orientar se pode utilizar as lentes de contato é preciso examiná-la pessoalmente. Só fazendo o diagnóstico será possível orientar a forma de resolver o problema. Aconselho que retorne ao seu oftalmologista e peça que esclareça sua dúvida.Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  37. ola, meu filho tem como que um pequeno vazinho avermelhado de mais ou menos uns 2 ou 3 milimetros na parte branca do olho as vesez diminue ou até some mais a maior parte do tempo esta la,vou levalo ao oftomologista esta semana,voces podem me dar alguma dica do que pod ser ou se pode ser algo grave

    ResponderExcluir
  38. Daniel: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não há como emitir um parecer sem examinar seu filho. É mais prudente aguardar a avaliação do oftalmologista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  39. Olá, já faz mais ou menos uns 5 meses que meu olho fica vermelho e com um pouco de secreção. Isso acontece enquanto durmo, acordo com ele assim vermelho e dolorido, mas com o passar das horas ele vai voltando ao normal. E também não é todos os dias que isso acontece. Vcs tem alguma idéia do que possa ser? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  40. Infelizmente não posso ajudar através de aconselhamento por e-mail, pois para afirmar a causa é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Agradecemos sua visita.Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  41. Anônimo4/3/10 11:30

    Doenças em outros orgaos como rins e figado podem surtir efeitos como vermelhidao e ardencia nos olhos?

    ResponderExcluir
  42. Em geral os sintomas citados são causados por problemas localizados nos olhos. Contudo, aproveito para lembrar que o oftalmologista, através do exame de fundo de olho, pode detectar alterações e doenças em outros locais do organismo, como por exemplo: hipertensão arterial, diabetes, alterações do colesterol, entre outros. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  43. boa tarde ! eu tenho 20 anos e com 15 anos começei a fazer uso de lentes de contato... usei por 3 anos .. e durante esse tempo q usei meu olho começou a ficar vermelho.. o oftalmologista receitou um colirio clareador "claril" e começei a usar frequentemente todos os dias.. ai com 18 anos fiz cirurgia para recuperar a vista deu tudo certo mas meus olhos continavam a ficar vermelho e eu usando o colirio.. agora tenho 20 anos e nao aguento mais usar colirio .. c eu nao usar meu olho fica vermelho .. fui em alguns oftalmologistas e nao resolveram meu problema. sera q por usar tanto tempo colirio (5 anos) meu olho fico refem dele???

    ResponderExcluir
  44. Peço sua compreensão, mas a solicitação não pode ser respondida através de aconselhamento por email. Infelizmente não há como emitir um parecer sem avaliar seu caso pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo2/5/10 16:16

    Oi comecei a usar lente de contatos mas no segundo dia apareceu uma mancha vermelha enorme no meu olho direito oq eu faço obrigado

    ResponderExcluir
  46. Infelizmente não posso opinar sem examiná-lo e por isso, aconselho que retorne ao seu oftalmologista para uma nova avaliação. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  47. Anônimo6/5/10 20:06

    eu tenho rinite alergica a poeira,pelo de coberta,perfume , etc.
    os meus olhos ficam vermelhos o dia inteiro as vezes + as vezes menos , mais semprefica.
    é uns nervinhos por todo o olho as zezes estão mais e as vezes menos.
    o q fazer para isso?o q deve ser alem da riniti?
    eu uso uma bombinha chamada CLENIL antes de dormir uso uma bombinha inteira e paro um mes assim sucessivamente.

    ResponderExcluir
  48. Meu nome é FERNANDA THAIS, desde pequena meus olhos ficam avermelhados em volta da palpebra, so que antes em torno dos meus 8 á 16 anos somente o lado dereito ficava assim, agora com 17 anos os dois passaram a ficar assim,so que o lado esquedo do meu olho, arde;cosa;lagrimeja;e nem colirio clareador resolve o problema do vermelhao!eu ja passei no medico e ele me receito oculos para descanso,mas mesmo assim nao resolve meu problema!me ajudem todo dia alguem me pergunta se eu sou usuaria de drogas.

    ResponderExcluir
  49. O seu relato sugere que seja uma rinoconjuntivite alérgica. Aconselho que procure um alergista para confirmar o diagnóstico. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  50. Fernanda: a rinoconjuntivite alérgica pode ser a causa dos sintomas que cita. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Estamos ao seu dispor na Policlínica do RJ. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  51. Olá boa tarde! a cerca de dois meses o meu olho esquerdo ficou vermelho e com a palpera muito inchada,fui ao medico, fiz antiboticos,colorios,cortisona, fiz exames e até ressonancia,e os exames sao todos normais,o olho já desinchou,mas fiquei com umas veias na parte de cima do olho,poderiam me dizer a que se deveu esta situaçao dificl de resolver.. obrigada..

    ResponderExcluir
  52. os olhos do meu filho ta sempre vermelho e faz um bom tempo que a gente ta fazendo tratamanto e nada melhora.
    O que sera?

    ResponderExcluir
  53. Caros amigos: as reações que provocam a chamada "sindrome do olho vermelho" são variadas e nem sempre alérgicas. Não é possível apontar a causa sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao inteiro dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  54. olá meu nome é michelle,a uns15 dias começei a usar lentes de contato sem grau ...so desde o primeiro dia meus ollhos coçam e tenh a sensação de areia !!!!
    oq fzer pois ñ tenho tempo de ir ao médico !!!e ñ queria parar de usar são lentes da solotica e são gelatinosas !!!!

    ResponderExcluir
  55. Michelle: para resolver seu problema é essencial que retorne ao seu médico. Infelizmente não há como orientá-la através da internet sem um exame pessoal. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  56. Anônimo8/7/10 17:11

    EU TENHO 14ANOS E O MEU OLHO FICA VERMELHO E IRRITADO QUANDO EU ACORDO AS VEZES FICA ENBAÇADOS EU PRECISO DE AJUDA .POR QUE EU NAUM AGUENTO MAIS SE ALGUEM QUIZER ME AJUDAR ADD:KADNEY_ARANDU@HOTMAIL.COM
    AS VEZES EU FICO SEM SAIR DE CASA POR CAUSA DOMEU OLHO EU TENHO VERGONHAA.......

    ResponderExcluir
  57. ola eu tenho 14 anos e o meu lh esta lagrimejanoo toda hora e durante o dia a dia ele fica vermelhos e im pouco embaçados.eu tenho asma e naum seei pqeu tenho esta alergia no meu olha eu preciso de um conselho com acabar com a conjutivite eu ja usei n acestilcisteina e lacrifilme e patanol estes remedios pode me ajuda acabar com este mal estar q estou passandoo
    obrigada!!

    ResponderExcluir
  58. Kadney: nem sempre o uso de remédios e colírios é suficiente para controlar a alergia ocular. Olhos vermelhos em pessoas com tendência alérgica (você refere que também tem asma)devem ser tratados em conjunto com o alergista. A imunoterapia (vacinas para alergia) tem excelentes resultados. Controle ambiental contra poeira e ácaros também é muito importante. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  59. olá, gostaria que me ajudassem.
    tenho um canto de um olho vermelho à vários dias. Já cheguei dois tipos de pomadas oculares e nada resulta . Sei que não podem resolver o meu problema por aqui, sem verem e examinarem pessoalmente, mas gostaria que me dessem algumas dicas e ideias para o vermelhão reduzir.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  60. O uso de colírios e remédios oculares deve ser feito com muito cuidado pois podem provocar irritação e agravar a lesão. Aconselho que faça apenas compressas oculares com soro fisiológico e solicite ao seu oftalmologista uma nova conduta de tratamento. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  61. Anônimo4/8/10 17:49

    Olá! Vitei o site e achei interessante. Meus olhos estão constantemente vermelhados. Fico com vergonha de sair por ai e, as pessoas ficarem olhando pra mim maldade. As vezes parece até que uso algum tipo de droga. O que fazer?
    Alan Chaves

    ResponderExcluir
  62. Alan: o melhor caminho é procurar um alergista para examiná-lo e definir a(s) causa(s) envolvidas. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  63. Boa Tarde meu nome é Marcelo Santos


    desde os 10 anos meu olho fica vermelho a qlqr coisa Oq pode ser?

    ResponderExcluir
  64. esqueci de posta tenhu 20 anos

    ResponderExcluir
  65. Marcelo: peço sua compreensão, mas infelizmente não é possível afirmar a causa do seu olho vermelho sem examinar pessoalmente. Para emitir um parecer, é essencial analiar seus dados clínicos e examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  66. olá boa tarde, meu nome é Paulo a mais de 6 meses q estou indo a um oftalmo mas ele so tem me receitado colirios dentre eles cort coid's, lubrificantes e anti-inflamatórios, mas nehum resolveu meu problema de olhos vermelhos, resumindo eu acordo com ops olhos vermelhos e durmo com eles vermelhos. Podem me orientar? sem nenhum compromisso.

    ResponderExcluir
  67. Paulo: o primeiro passo para tratar um quadro de "olho vermelho" é definir sua causa. Aconselho que peça esta orientação ao seu oftalmologista. Caso não esclareça suas dúvidas, sugiro que procure um outro profissional para uma segunda opinião. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  68. Anônimo2/9/10 03:14

    Bom gostaria de saber 1 coisa meu olho direito começo apareçe manchas amarelo e vermelhos isso e cansaço ? pois mexo com computadores fico direto com eles

    ResponderExcluir
  69. Peço sua compreensão, mas não é possível atender sua solicitação através de aconselhamento por e-mail. Para afirmar a causa das manchas em seu olho, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  70. Olá. por volta dos 13 anos,meus olhos começaram a ficar vermelhos,em todo o momento.e comoçei a usar colírio por conta própria,e ja estou com 32 anos e não melhora.quando coloco colírio para clareamento melhora por 4 horas . depois volta a ficar vermelhos.o que eu faço?

    ResponderExcluir
  71. cegindro: aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  72. uso lente de contato, e quando tirei, o olho direito, estava vermelho em baixo, e com tipo umas remelas,dentro, e ficou doendo

    ResponderExcluir
  73. O seu relato não é suficiente para uma conclusão, mas sugere uma reação irritativa à lente de contato. Aconselho que entre em contato cm seu médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  74. Uso colirio CLARIL a mais de cinco anos por conta de um pterigio, isso pode prejudicar a minha saude ou agravar o problema...HAA um detalhe, o uso continuo do colirio foi prescrito por um oftalmologista.

    ResponderExcluir
  75. Claril contém nafazolina e seu uso deve ser acompanhado pelo oftalmologista. Aconselho que retorne à consulta para uma nova orientação do seu caso. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  76. gente pelo amor de deus vcs tem q me ajuda vai faze uma semana q nao vo pra escola
    e o meu olho nao e conjutivite e um vermelho q apareceu em cima do olho e ele reseca e fika bem vermelho e fika pequeno ..
    porfavor gente fala alguma coisa pra mim ajuda a sara tenho lição de 3 dias pra fazer ...
    fala um jeito de mim ahuda pessoal porfavor...
    meu nome e nathalia...

    ResponderExcluir
  77. Nathalia: peço sua compreensão, mas não é possível atender sua solicitação através de aconselhamento por e-mail. Nosso blog não tem a intenção de substituir a consulta médica, mas sim de orientar sobre as formas de prevenção e tratamento das doenças alérgicas. Não é possível indicar um tratamento para sua alergia ocular através da internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um médico.
    A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  78. Oi, boa tarde , fui no oftamolista ele me disse qe ia ter que usar óculos, ai levei o óculos pra ele. depois de 3 ou 4 semanas, quando voltei meu olho estava muito irritado. meu olho direito então perguntei o que era aquela pelinha branca, ele disse qe era a pingécula como voceis dizem, só que ele disse que esse vermelho erssa irritação não tem muito a VÊ, PQ A MINHA PELINHA NÃO ESTAVA grande, me passou o oftane, usso diariamente, e disse pra espera um pouco pra usar o ontibiotico, só qe nao sara fica vermelho parece sangue, horrivel, arde muuito , parece qe tá furando ele , é horrivel, se puderem me ajudar agradeço, quero meu olho como era antes :/

    ResponderExcluir
  79. Oii bom dia , preciso de ajuda, meu olho direito, está vermelho , está ardendo, está embaçando quando eu acordo e já faz quase 3 semanas , nenhum colirio tá resolvendo o que eu faço? já fui no oftamologista me deu colírio :S o que será que pode ser ? poderiam me responder, meu nome é Brena.

    ResponderExcluir
  80. O seu relato não é suficiente para fazer um diagnóstico. É preciso examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao oftalmologista para nova consulta e modificação do seu tratamento. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  81. Bom dia!
    Tenho 20 anos,
    e há alguns meses, estou com os olhos com uns vasinhos dilatados, concentrando-se em maior parte no olho direito. Uso óculos para descanso, e trabalho em um escritório fico na frente do computador o dia todo.. só na frente do pc que fica mais irritado, será que pode ser devido ao reflexo do computador ? Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  82. Lembrando, já estive em 4 oftalmologistas e nenhum resolveu meu problema. =(

    ResponderExcluir
  83. Michele: infelizmente não há como afirmar a causa do seu problema ocular através de um aconselhamento na internet, sem examinar pessoalmente. Evite a troca de médicos pois atrapalha o raciocínio clínico e impede um bom resultado. Aconselho que escolha o profissional em quem mais confiou e aguarde o resultado do tratamento. A relação que se desenvolve entre o médico e o paciente são muito importantes para o sucesso terapêutico. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  84. Mais pra quem já usa o óculos como eu,
    e fica muito tempo no computador
    vocês aconselham a tal lente anti-reflexo?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  85. Michele: a orientação que deseja pode ser feita de forma mais específica pelo seu oftalmologista pois ele a examinou e conhece bem os seus dados clínicos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  86. existe algum colirio para olhos vermelho que não precisa de receita?

    ResponderExcluir
  87. Colírios são medicamentos e como tal não devem ser usados sem receita médica sob risco de apresentar efeitos colaterais indesejáveis. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  88. Olá, meu olho fica vermelho e as vezes ele coça um pouco, mas isso acontece quando é a noite. Quando estou com óculos fica bom.Quando acordo e lavo o rosto, passa um tempo parece que alguma coisa cai nele e quando eu coço fica vermelho.(Obs: usava lente colorida sem grau,acho que peguei fungos, nao sei ainda.)Uso óculos quando estou na frente do pc e assistindo tv, depois tiro pq tenho vergonha de anda na rua.Esse vermelho ou coçeira no olho pode ser oq?

    ResponderExcluir
  89. Peço sua compreensão,mas não há como afirmar a causa dos seus sintomas sem uma avaliação clínica e sem examinar pessoalmente. Aconselho que peça este esclarecimento ao seu oftalmologista. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  90. Olá a minha mãe está com o olho direito avermelhado, começou com apenas uma parte vermelha e achamos que era uma simples irritação mas agora estamos começando a ficar preocupados porque o olho direito dela ficou todinho vermelho ela usa óculos e tal.
    Oque eu faço ? Estou preocupada!
    Acha que ela deve ir num médico e perguntar para ele, antes de comprar um colirio. E isso pode ser apenas uma irritação mesmo!
    Detalhe: Ela andou coçando muito o olho, parece que a incomoda um pouco!
    Obrigada, espero que possa me ajudar, um abraço!

    ResponderExcluir
  91. Você tem toda razão: o melhor mesmo é que sua mãe procute atendimento oftalmológico. Pode ser uma simples irritação. Mas, algumas doenças também se manifestam com o mesmo aspecto. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  92. Bom dia.
    Faz uns 5 dias que meu olho começou a ficar vermelho e eu não faço ideia do que seja. Não está remelando, não está inchado, apenas doi um pouco e as pálpebras um pouco pesadas, como se eu estivesse sonolenta, e quando coloco água boricada arde muuuuuito. Tenho miopia e não uso lentes de contato, e tenho rinite e sinusite (só para constar). Ah, a região que fica vermelha é só uma linha horizontal. Quando mexo o olho, a parte de cima e de baixo estão brancas, normais, mas as laterais estão extremamente vermelhas. Será que é algo preocupante?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  93. Renata: peço sua compreensão, mas não há como opinar sem examiná-la. Aconselho que procure um médico especialista para analisar seu caso e indicar um tratamento. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  94. boa noite, de uns tempos pra cá estou com olhos vermelhos, cansados, pesados, com irritação e coceira. Recentemente apareceu uma pequena mancha vermelha no olho sem sintomas. Moro no litoral e será que a agua salgada pode ter interferido nos sinais? O que poderia ser?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  95. Marcelo: os dados fornecidos em seu relato não são suficientes para se fazer o diagnóstico e apontar a causa dos seus sintomas. É necessária uma consulta médica e um exame pessoal. A água do mar pode ser um fator irritante da mucosa ocular, mas não significa que seja a única causa do problema. Aconselho que procure um oftalmologista. Gratos por sua visita e pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  96. Olá, trabalho na área de informática à 10 anos. Durante todos esses anos meus olhos ficam constantemente irritados, parecendo que têm areia e, quando lavo, eles ardem muito. A mais ou menos uns 2 meses apareceram ínguas atrás das minhas orelhas. Será que elas podem estar relacionadas a algum tipo de conjuntivite?(tenho rinite alérgica) Obrigado.

    ResponderExcluir
  97. A conjuntivite alérgica é uma doença que se associa com frequência à rinite alérgica. Mas, para afirmar sobre o seu caso, é essencial examinar pessoalmente. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  98. Anônimo8/4/11 11:05

    estou com conjutivite eu posso usar lacrifilm no meu olho

    ResponderExcluir
  99. Conjuntivites podem ser causadas por fatores variados e nem sempre são alérgicas. Por isso, para medicar é essencial examinar o paciente. Não é recomendável que inicie o colírio sem a orientação do seu alergista. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  100. Eu queria saber se a pessoa que possui conjuntivite alérgica ela já nasce assim ou depois de algum tempo pode pegar isso?

    ResponderExcluir
  101. A alergia é uma condição hereditária (genética) mas que sofre a influência de fatores ambientais e pessoais. A doença surge do resultado final entre estas interações.Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  102. Meu nome é Vitor tenho 10 anos. quando eu fiz 10 anos em 2010 sempre que eu acordo vou lavar meu rosto e umas remelas brancas saiem dos meu cilhos ai eu jogo agua denovo e sai mas um poco. oque é isso?

    ResponderExcluir
  103. Vítor: os dados que envia não são suficientes para fazer um diagnóstico. É importante saber: se já teve alguma alergia anterior; se tem outros sintomas; se tem casos de alergia na família; dados do exame físico, entre outros. Aconselho que procure um oftalmologista para avaliar seu caso. Se julgar necessário, ele encaminhará para um alergista. Agradecemos sua visita e participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  104. Vitor : Obrigado fui ao Oftalmologista ele disse que quando eu fizer 11 anos vai passar.

    ResponderExcluir
  105. Vítor: Obrigado por retornar dando notícias. Abraços.

    ResponderExcluir
  106. Mayara Galvão26/4/11 23:02

    Meus olhos tem uma mancha amarelada bem no meio, fui ao oftalmologista ele disse que foi o pigmento que vazou ..
    bem o problema é que todo mundo que vê pensa que eu estou com hepatite, anemia ... existe algum meio de remover essamancha?
    maus olhos também tem uma carne muito feia no canto, não é enorme, mais está sempre vermelha, cirurgia resolve?
    um beijo ;*

    ResponderExcluir
  107. Mayara: os dados que envia não são suficientes para fazer um diagnóstico e assim poder orientar seu caso. O médico oftalmologista está mais capacitado para esclarecer suas dúvidas pois conhece seus dados clínicos e a examinou pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  108. Cordélia Arantes28/4/11 19:37

    Olá, gostaria de saber se a alergia ocular pode se manifestar de repente, ou se é algo que acompanha a pessoa desde que iniciam as crises de rinite. Gostaria também de saber se a alergia pode se manifestar em apenas um dos olhos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  109. queria saber se veias vermelhas nos olhos podem desaparecer com o uso de oculos de descanso e algum colirio pois os meus estao ficando cada vez mais vermelhos e naum sei oq fazer mesmo dormindo bem acordo ja com eles assim se poderem vme ajudar agradeço desde d ja abrç ALLAN

    ResponderExcluir
  110. Cordélia: a situação clínica mais comum é a alergia ocular como parte dos sintomas da rinite alérgica (rinoconjuntivite alérgica) mas, em menor escala pode ocorrer acometimento exclusivo ocular.Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  111. Os dados que envia não são suficientes para analisar seu caso. Aconselho que procure um oftalmologista para tratar adequadam,ente. Sómente fazendo o diagnóstico é possível esclarecer sua dúvida. Agradecemos sua visita e sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  112. meu nome e danila,meu olhos ficam diariamente vermelhos,ja consultei varias vezes no oftalmologista,usei varios colirios e nada adiantou. acordo sempre com os dois olhos muito vermelho.nao sei mais o que fazer. o que devo fazer?......

    ResponderExcluir
  113. Danila: peço que compreenda, mas os dados enviados não saõ suficientes para se fazer um diagnóstico.Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  114. hoje acordei com meus olhos vermelhos ,mas não coça nem da a sensaçao de cisco no olho...pode ser conjuntivite?como eu faço para amenizar o vermelho dos olhos?

    ResponderExcluir
  115. Amanda: o seu relato não sugere que seja conjuntivite. Aconselho que procure um oftalmologista. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  116. Estou com meus olhos vermelhos,lacrimejando muito e com sensibilidade a luz solar.ou ate mesmo luz artificial.o que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  117. Os dados que envia não são suficientes para fazer um diagnóstico, Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  118. Anônimo5/7/11 10:09

    Bom dia!
    Meu nome é Gisele,

    Estou muito preocupada, pois apareceu uma linha vermelha, no meu olho esquerdo, a parte banca do olho está normal e não esta irritada o que me preocupa é esta pequena linha horizontal vermelha.
    Gostaria de saber se existe algum tratamento ou até mesmo cirurgia para isto?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  119. Gisele: os dados que envia não são suficientes para que eu possa fazer um diagnóstico e assim poder esclarecer suas dúvidas. Aconselho que procure um médico oftalmologista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  120. Meu filho de 6 anos tem conjuntivite alérgica, devido a rinite alérgica muito alta, usa duas vezes por dia o colírio Zaditen, prescrito pelo oftalmologista, já usou também durante um mês o colírio Predmild.
    Além disso, faz o tratamento de imunoterapia.
    Mas parece que nada faz efeito, às vezes fico desesperada, morro de medo que ele fique com problema grave nas vistas. Fazemos acompanhamento no oftalmo a cada três meses. Mas não estou vendo melhora, por favor me ajudem! O que mais posso fazer?

    ResponderExcluir
  121. Virgínia: os dados que envia não são suficientes para que possamos emitir um parecer sobre o caso do seu filho. lembro que o tratamento com vacinas para alergia (imunoterapia) é demorado exigindo persistência e disciplina mas os resultados compensam. O tratamento da rinite também é fundamental para a melhora da alergia ocular. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  122. Daniel K. Ribas21/8/11 21:29

    oi, tenho 13 anos, o meus dois olhos ficam avermelhados, se eu ficar muito tempo assistindo tv, e ficam avermelhados, quando fico na frente do computador,
    por um minuto. Oque eu faço

    ResponderExcluir
  123. O seu relato não sugere que seja uma alergia. É melhor procurar um oftalmologista para avaliar seu caso. Agradecemos sua visita e participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  124. Anônimo4/9/11 22:23

    Ola equipe PGRJ, sou forneiro de uma pizzaria e tenho problemas ao acender o forno pelo calor e por fumaça(quando ha) meus olhos fica muito irritados, chegam a arder e a ficar vermelhos, o que devo fazer? ja mudei a lenha e o modo de acender mais nada adiantou...isso esta atrapalhando meu serviço..

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  125. O seu relato sugere que seja uma reação resultante da ação irritante do calor e da fumaça do forno e não uma alergia. Mas, para afirmar, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  126. Oi ,meu nome é Luana comecei a usar lente de contato rigida á uns 15 dias mais meu olho fica estranho muito inchado parece olho de peixe morto n sei se paro de usar pq n doi n sinto doer mais fica mt inchado so vou pra o medico daqui 15 dias

    ResponderExcluir
  127. Olá!
    Desde domingo passado (11) acordei com os olhos bastante vermelhos, e eles produziram bastante secreção (remela popularmente chamado). Eles não coçam, nem dá a impressão de cisco ou algo nos olhos, sinto apenas uma sensação que eles estão secos. A vermelhidão e essa sensação de não etarem lubrificados são os sintomas que consigo identificar. Há alguma sugestão do que possa ser? Obrigado. Rafael

    ResponderExcluir
  128. Luana: não há como diagnosticar sem examinar. Aconselho que suspenda o uso das lentes e antecipe sua visita ao oftalmologista. Gratos por suia visita.

    ResponderExcluir
  129. Rafael: com olho não se brinca. Aconselho que faça apenas compressas com soro fisiológico e procure um oftalmologista para orientar seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  130. olha so meus olhos ja ficarm enchados so apenas umdo lado esquerdo so incho e sai comsagraçao e passei colirio mais melhorou mais so q agora e o lho direito mais o direito fica um vermelhão e cosa e os dois o esquerdo parou de inchar quando acordo de manha cedo acordo com os dois olhos vermelhos e coça muito e e fica as feze embrasado um pouco quando a luz vem os meus olhos e quando passo colirio arde muito

    ResponderExcluir
  131. Milena: a sua descrição não deixa claro se os sintomas oculares que apresenta são causadas por alergia. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ.

    ResponderExcluir
  132. Renan; Ola estou com um serio problema e gostaria de saber se pode me ajudar... minha lente de contato ja tem um ano e meu olho esquerdo ha uns tres dias começou a irritar muito ela sobe conforme pisco, fica vermelho,e embaçado mas no meio do dia passa a irritação e a noite quando tiro ela tambem fica embaçado meu olho

    ResponderExcluir
  133. Renan: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Aconselho que marque uma consulta com seu oftalmologista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  134. Meus Olhos Cosam Muito oq eu Fasso?

    ResponderExcluir
  135. Coceira nos olhos pode ser um sintoma de alergia: aconselho que procure um médico alergista para fazer o diagnóstico e indicar um tratamento adequado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  136. olá meu nome é fabricio meus olhos ficam vermelho eu tenho alergia tem algum remedio caseiro para clarear um pouco
    obr.s2

    ResponderExcluir
  137. Fabrício: nosso blog obedece as normas do Conselho de Medicina e não prescreve remédios. Contamos com a sua compreensão. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  138. Quando acordo meus olhos estão bem vermelhos um pouco grudados e coçando, mas eu pingo uma gota de colírio em cada olho de 6 em 6hs e ao longo do dia os olhos limpam por completo só que passa um tempo volta de novo, uso o colírio e some rápido. Devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  139. Se os sintomas reiniciam é sinal que o colírio não está resolvendo a causa do problema. O caminho mais adequado é procurar um médico oftalmologista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  140. Ola Meu Nome é Lucas e ja faz uns 3 meses e meus olhos coçam e ardem muito e ficam embassado quando acordo meus olhos estão crudados e embassados oq pode ser? Obrigado

    ResponderExcluir
  141. Uso claril sempre que coloco maquiagem devido a irritacao nos olhos...cerca de duas vezes na semana....existe necessidade de procurar um medico...nunca senti nada....

    ResponderExcluir
  142. Se não há melhora, é importante procurar seu médico. A insistência no uso do colírio pode agravar o problema se a causa não for detectada e combatida. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  143. Lucas: os sintomas que descreve indicam que há necessidade de procurar um médico oftalmologista. Nem sempre a alergia é a causa da coceira nos olhos e por isso é fundamental examinar pessoalmente para emitir um parecer. Obrigado pela visita e pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  144. Boa noite. Tenho 32 anos e meus olhos sempre ficam vermelhos, doendo e ardendo muito a noite. Durante o dia ele está sempre branco. Mas ao cair da noite a coisa muda muito. Já procurei vários oftalmos e todos dizem que não tenho nenhum problema ocular. Inclusive grau zero. Não sei mais o que fazer. Comecei a utilizar colírio por conta própria mesmo (para clarear os olhos). Pois isso é muito constrangedor. Como é possível a pressão nos vasos sanguíneos aumentar tanto apenas em certa hora do dia? Desculpem o desabafo.

    ResponderExcluir
  145. Davi: os dados que envia não são suficientes para fazer um diagnóstico e assim responder sua dúvida. Aconselho que procure um alergista para avaliar seus dados clínicos, examiná-lo e afirmar se é um caso de alergia oftálmica. Gratos por sua visita,

    ResponderExcluir
  146. hola meu nome é cinara, eu estou com uma alergia horrível nos olhos faz uma semana, já fui no oculista e ele me indicou um colírio e já usei todo ele mas a alergia volto, gostaria de saber se enho q usar sempre o colírio ou o problema pode ser outro, eu tenho muita irritação e uma vontade de ficar coçando o olho demais, oque posso fazer ?

    ResponderExcluir
  147. Cinara: se não houve melhora, retorne ao seu oftalmologista para que reavalie seu caso. Caso seja confirmada uma reação alérgiga, poderá orientar e encaminhá-la a um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  148. Olá,meu nome é Marilei e trabalho em laboratório de química há 17 anos. Há alguns anos venho sentindo ardênca em meus olhos, que ficam avermelhados. Há 3 meses desenvolvi rinite alérgica também, consequentemente durmo mal, pois tenho obstrusão nasal, e espiros e coceira nasal me acompanham o dia inteiro. Tenho certeza que essas alergias são causadas pelos produtos quìmicos do laboratório e almoxarifado de produtos químicos. O que devo fazer? Não aguento mais...

    ResponderExcluir
  149. Marilei: para afirmar se os sintomas de sua rinite são causados e/ou agravados pelos produtos que entra em contato no seu trabalho, é essencial examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  150. ola meu nome é marcos estou com meu olho esquerdo muito vermelho a mais de 15 dias.
    a 15 dias atras senti alguma coisa cair dentro ai comecei a corsa e nada dele sair, quando acordei no dia seguinte ele tava muito vermelho e ainda esta muito vermelho ate hj o q fazer me ajdem obg.

    ResponderExcluir
  151. Marcos: a orientação que deseja não pode ser feita através de um aconselhamento na internet. Olhos merecem atenção especial: o melhor caminho é procurar um oftalmologista para examiná-lo e indicar a conduta mais adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  152. Olá, meu nome é lucas tenho 13 anos e anteontem senti um cisco cair no meu olho de noite, achei que tinha tirado, mas não, ontem de manhã ele saiu só que meu olho já estava muito vermelho, hoje já melhorou um pouco, o que devo fazer, espero quanto tempo, se não voltar ao normal o que faço?

    ResponderExcluir
  153. Lucas: se o incômodo não cedeu, o melhor mesmo é procurar um oftalmologista para avaliar se houve dano ou apenas irritação ocular. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  154. peguei uma infeccção de pelo de gato na vista direita e procurei o médico, e mesmo me indicou um colirio e alguns remedios a serem tomados, confesso que no começo a minha vista estava bem turva e aos poucos melhorou, mas melhorou pouca coisa ainda. Gostaria de saber se tem cura total esse tipo de infeccção ou ela deixa algumas sequelas mesmo.

    ResponderExcluir
  155. Erlon: peço sua compreensão, mas não há como emitir um parecer sobre seu caso através de um aconselhamento na internet. Para afirmar sobre a cura e sobre a possibilidade de sequela é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que solicite esta informação ao seu médico pois conhece seus dados clínicos e o diagnóstico do problema. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  156. hum dos meus olhos tah com 4 dia que esta com uma parte vermelha mais no cinto nada alguem ajuda ai.

    ResponderExcluir
  157. Olhos são estruturas sensíveis: não trate por conta própria. Aconselho que procure um oftalmologista para que seja feito o diagnóstico e assim seja indicado um tratamento apropriado para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  158. Bom dia!Desde os 9 anos tenho alergia ocular á ácaros, disseram que a alergia sumiria com o passar dos anos... hj tenho 17 e os sintomas continuam os mesmos. Quando a alergia ataca só melhora com colírios a base de corticoides. Gostaria de saber se essa alergia pode mesmo desaparecer com o passar dos anos e se não está demorando.

    ResponderExcluir
  159. A alergia é uma característica genética (hereditária) e desaparece espontaneamente em poucos casos, dentro da história natural da doença. Mas o tratamento pode conferir controle dos sintomas e melhora de sua qualidade de vida. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  160. Muito obrigado pela dica! Depois de uma semana já tinha sarado, o blog realmente é bom.

    ResponderExcluir
  161. Lucas: Agradecemos seu retorno e aproveitamos para convidá-lo a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  162. Olá, uso lente de contato e meu olho começou a ficar vermelho, o vermelho ocorre exatamente em volta do globulo do olho! Isso é normal???
    Oq devo fazer para sumir??
    obrigado

    ResponderExcluir
  163. Rodrigo: peço sua compreensão, mas não há como afirmar se a reação que descreve é normal sem examinar pessoalmente. O uso da lente de contato pode provocar reações oculares. Aconselho que procure seu oftalmologista e peça que o oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  164. bom dia, meu nome é simone, tenho um filho com 5 anos de idade, e ja fazem uns dois meses q ele esta com uma irritação nos olhos, os sintomas são vermelhidão, coceira e pouca secreção ao acordar, não arde, ja levei no oftalmo,e ele diagnosticou uma alergia que pode ser poeira, ou alguma coisa q ele ingere, ele passou dois tipos de colirios, alrex e paranol, o aurex por sete dias e o patanol por 15, a alergia sumiu, este mes voltou de novo, o que sera que pode ser?

    ResponderExcluir
  165. Ola minha mae dilato a visao para fazer exame para cirurgia de catarata e depois de feito esses exames..ela esta com o olho vermelho e diz que a visao dela esta embacada e doi muito oque sera que aconteceu com a visao dela?

    ResponderExcluir
  166. Simone: não tenho condições para afirmar a causa da alergia em seu filho, mas lembro que é importante procurar um alergista. Os colírios são necessários, mas se a alergia não for tratada adequadamente, os sintomas reiniciarão. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  167. Nilson: os sintomas que relata podem indicar que sua mãe apresentou uma reação adversa ao colírio utilizado no exame. Mas, não há como afirmar sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que retorne com ela ao oftalmologista para uma avaliação do seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  168. Saudações equipe PGRJ.
    Sou Italo, tenho 27 anos e há dois anos fiz uma cirurgia de piterígio, mas a vermelhidão ocasionada por aquela "carninha" ainda persiste. Mesmo depois fui ao oftalmo. e como tratamento utilizo-me do colírio "CLAROFT" passado por um médico e "clear frech" passado por outro, mas mesmo assim a vermelhidão não cessa desejadamente, ocorre uma melhora mas ao passar do dia, mais pela noite, a situação não está tão satisfatória. Trabalho em jornada plantonista de 24 horas, será que deve-se ao cansasso, vale ressaltar que ambiente refrigerado, locais ensolarados e de muita poeira são fatores contribuintes para tal situação. O que devo fazer, pois sempre surgem aquelas brincadeirinhas como se você estivesse "doidão", fumado algo, coisa assim.

    grande abraço

    ResponderExcluir
  169. Ítalo: não tenho condições para afirmar a causa do seu problema baseado nos poucos dados enviados. O seu relato não sugere que seja um quadro alérgico, mas para afirmar é essencial examiná-lo pessoalmente. Converse com seu oftalmologista e se for o caso, ele indicará um alergista para orientá-lo. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  170. Gostaria de sanar uma dúvida, se possível é claro.Tenho 43 anos e só comecei a usar óculos p/ descanso um ano atras e apenas no trabalho (computador) e alguns meses atras começou a irritar o olho direito apenas, e em 2 dias uma pelinha saliente meio amarelada apareceu saindo do canto para cornea o incrível que desapareceu em dois dias quando fui ao oftalmo já não aparecia quase nada e o médico receitou um antiinflamatorio apenas. Só que hoje voltou e já faz uma semana e não some hoje uso o (neocortin-neomicina), é muito irritante sinto algo más quase não dá p/ ver a olho nú e fica só um pouco vermelho más nada anormal, já lí que não pode ser (Pterigio por se progressivo) e o mais parecido seria o Blefarite más fala que seria próximo aos silios e o meu caso é na Esclera. Eu pessoalmente acho que é Alérgia a "PAPEL VELHO" ou ácaro, pois sempre trabalhei em local fechado, com ar ligado, muitos papeis antigos e clima quente e seco, e sinto ao entrar na sala uma ardencia nos olhos, más nunca tinha tido isto, será que possa estar certo? se há possibilidade, tem cura ? qual o metódo mais eficas, visto que já fui em um "OFTALMO" E NÃO RESOLVEU.

    ResponderExcluir
  171. Olá, eu uso lentes de contato gelatinosas há 4 meses e nunca senti qualquer irritação. Mas desde sábado meu olho direito começou a ficar vermelho e ficou muito! Não coça, não arde e a visão está a mesma. Hoje estou de óculos para ver se a causa são as lentes. O farmacêutico disse que não parece conjuntivite. Manejo as lentes corretamente. O que pode ser? Que tipo de irritação será. Acho que se fosse as lentes seria nos dois olhos, não só no direito. O outro está normal "/ Obrigada! Poliana S. (:

    ResponderExcluir
  172. Poliana: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Não tenho condições para afirmar a causa do problema sem examiná-a pessoalmente. Aconselho que procure seu oftalmologista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  173. Os sintomas que relata não sugerem que seja uma alergia ocular, mas para afirmar e para emitir um parecer se há cura e sobre a forma mais eficaz de tratamento é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral RJ.

    ResponderExcluir
  174. Anônimo2/1/12 22:39

    ola meu nome é Marcelo , meu olho fica todos os dias bem vermelhos ja procurei um medico mais ele me receitou óculos mais de poucos graus e me receitou o colirio lacribel , será q vai resolver meu problema ? eu uso por conta própria o colirio visual , limpa na hora a vermelhidão mais depois volta oq eu façoo ??

    ResponderExcluir
  175. Marcelo: compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para julgar a prescrição do médico através deste aconselhamento na internet, baseado nos poucos dados enviados e sem examinar pessoalmente. Aconselho que siga a prescrição e caso não obtenha melhora, retorne ao seu oftalmologista para nova avaliação. Recomendo evitar o uso de colírios por conta própria pois pode irritar os seus olhos e agravar o problema, apesar da aparente melhora. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  176. Anônimo5/1/12 08:59

    na verdade,é mais um desabafo sofro com problemas de alergia cronica nunca passa sempre tive os olhos muito vermelhos,e isso é muito desagradavel tentei varios tratamentos e até agora nada ,ja fui em varias cidades hj desisti faço uso de colirio que clareiam meus olhos por conta propria,eu sentia muita vergonha pq as pessoas realmente fazem piadas...

    ResponderExcluir
  177. Agradecemos seu desabafo.Mas, não perca a esperança. O tratamento muitas vezes exige persistência e disciplina. Recomendo muito cuidado com o uso de colírios por conta própria pois podem agravar o problema com o passar do tempo. Estamos ao seu dispor, caso more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  178. Ola, meu filho tem 7 anos e nunca teve nenhum problema nos olhos. Porem, nao sei se foi por causa do uso diario do ar condicionado na semana do Ano Novo (ou talvez o uso de jogos virtuais), fez com que o seu olho direito ficasse com vasos vermelhos e a parte branca um pouco em "alto relevo". Quando ele acorda ou vai dormir, o olho fica mais vermelho ainda. Nao arde, nao doi, nao coca, nao tem secrecao, nem nada! Um dos medicos que levei recomendou colirio para Conjuntivite bacterial (que nao adiantou!). Ja o segundo (nosso medico de familia), recomendou o Oftamologista. So que como a consulta vai demorar. Minha duvida: Ha problema em esperar semanas sem nenhum tratamento? Grata pela atencao, Andrea Virna.

    ResponderExcluir
  179. Andrea: o seu relato não sugere que seja uma alergia. O caminho mais adequado é mesmo o oftalmologista. Não é interessante uma demora tão grande pois o problema pode se agravar. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  180. Obrigada por responder tao rapidamente! Quinta-feira (19/01) consegui uma consulta no Oftalmologista para o meu filho. Adorei o blog de voces! Senti muito profissionalismo da parte de voces ao recomendar um especialista para cada pessoa que deixa uma mensagem ao inves de dar consultas "online". Abracos, Andrea Virna.

    ResponderExcluir
  181. Obrigada pelo retorno, Andrea - suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Aproveitamos para convidá-la a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  182. ola fui a ofitamologista porque meus olhos estão vermelhos ele passou um tratameto mais ja fais 8 dia e ele comtinua vermelhos ñ doi e nei coça o que devo fazer

    ResponderExcluir
  183. Não posso julgar seu caso ou indicar tratamento através deste aconselhamento na internet: é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu médico e peça nova avaliação e conduta. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  184. Tenho dois pontinhos pretos, envolta uma coloração amarela; na órnea, próximo a íris do olho direito. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  185. Lemit6: o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet. Para afirmar a causa da lesão em seu olho, é preciso examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  186. Anônimo8/2/12 20:59

    Boa noite,

    Há dois dias fui à urgencia por causa de um corrimento que ía do nariz para a gargante e da comichão que tinha no nariz. O médico disse ser renite. Agora arde-me a vista direita mas não esta vermelha, por vezes parece seca outras vezes muito humida. É da renite? É alergia?

    ResponderExcluir
  187. Os sintomas principais da rinite alérgica são: espirros em salva, coriza clara e abundante, congestão e coceira do nariz, olhos e garganta.Em algumas ocasiões pode se acompanhar também de lacrimejamento, olhos avermelhados e coçando. Aconselho que procure um alergista para confirmar se é mesmo uma rinite alérgica e indicar tratamento adequado Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  188. estou com os olhos vermelhos a alguns dias e meu olho cossa muito quero saber o que posso fazer para melhorar este problema....

    obrigado antesiosamente

    ResponderExcluir
  189. O primeiro passo é definir a causa dos olhos vermelhos e para isso, é imprescindível examinar pessoalmente. Aconselho que procure um oftalmologista. Caso ele comprove que seja uma alergia, encaminhará para um especialista. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  190. Olá, por favor, preciso da ajuda de vocês. Já fui a 2 oftalmologistas, e nenhum deles resolveram meu problema. Há alguns anos, meu olhos tem ficado vermelhos, mas não é o olho todo, e sim, no canto interno dos olhos, eu percebo que começa no canto da iris, e nesse canto da iris, fica uma dilataçãozinha que faz com que o meu olho fique vermelho. Os 2 oftalmologistas só me falaram que eu tinha miopia e astigmatismo, mas esse problema dos olhos vermelhos eles não resolveram. O último por sua vez, me receitou claroft, mas o efeito é passageiro. Eu sinto muita ardencia no canto interno dos olhos e eles ficam irritados. Por favor, me ajudem

    ResponderExcluir
  191. Wladimir: compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: não há como emitir um parecer ou indicar um tratamento através deste aconselhamento por e-mail, sem uma consulta médica realizada pessoalmente. O seu relato não sugere que seja uma alergia ocular. Mas, para confirmar, sugiro que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  192. Anônimo6/3/12 22:35

    Ola eu estou com muitas veias vermelhas no olho não sinto dor nem coceiras nem grude,mais elas são muitas e meus olhos ficam muito feio oqe faço ?

    ResponderExcluir
  193. Peço sua compreensão, mas não há como orientar tratamento para o problema dos seus olhos sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um oftalmologista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  194. Anônimo9/3/12 06:45

    Meu filho tem 5 anos e desde seus 2 aninhos tem alergia nos olhos. Ja fui a 2 oftamologistas e ultimamente só está fazendo efeito os colirios a base de corticosteroide, a oftamologsta disse que na gravidade em que a alergia se encontra nao tenho outra alternativa, pois no momento em que acaba o tratamento a base de corticosteroide o olho dele passa a ficar totalmente vermelho na parte branca. Ele usa tambem o Fresh Tears e Zaditen e as vesez o Patanol S no lugar do Zaditen. Nessa epoca a alergia piora muito. Gostaria de ajuda, to desesperada, gostaria de saber como ajudar meu filho, pois ele se priva de muita coisa.

    ResponderExcluir
  195. Compreendo sua reocupação, mas peço sua compreensão: não posso orientar um tratamento para a alergia ocular do seu filho através de aconselhamento por e-mail. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  196. mariana rodrigues15/3/12 11:57

    olá ,por favor eu preciso de ajuda ,meu caso é que depois de uma conjuntivite ,meus olhos continuam ramelando muito ao dormir,e a noite sempre depois das vinte horas eles ressecam muito ,quase não consigo fecha-los e ficam vermelhos ,o que pode ser?

    ResponderExcluir
  197. Mariana: o seu relato não sugere que seja uma alergia, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu oftalmologista para nova avaliação e conduta. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  198. Anônimo6/4/12 10:51

    Meu caso e o seguinte: Sempre que acordo, os meus olhos acordam vermelhos e ardendo um pouco, e depois passa mas fica uns vasinhos sanguíneos no olho, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  199. Elton: o seu relato não sugere que seja uma alergia. E, para fazer o diagnóstico é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um oftalmologista e, se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  200. bom dia, meus olhos ardem com mais intensidade geralmente ao final do dia devido a eu trabalhar na frente do pc, tbm sinto maior intensidade quando fico mexendo no celular ou vendo tv... fui ao oculista e ele disse ser alergia e me mandou colocar ocfen duas vezes por dia por 3 meses e lacrifilm quando ardendo.... mais estou a mais de 2 meses e nao senti nenhuma melhoria, oq posso fazer?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno