Pular para o conteúdo principal

ALERGIA: quem responde é o especialista


1. A palavra Alergia é usada para muitas doenças, mas afinal, o que significa?
Se alguém tem alergia, significa que a rede de defesa do seu organismo está alterada e passou a reagir de forma inadequada a substâncias que normalmente são inofensivas para outras pessoas. Por exemplo, se você ingere camarão e imediatamente começa a ter reações na pele e a se coçar, teve uma reação anormal: foi uma resposta alérgica.
Milhões de pessoas entram em contato diário com a poeira domiciliar e não tem nada. O alérgico terá uma resposta anormal, como por exemplo espirros, coriza, congestão nasal (Rinite) ou mesmo poderá ter falta de ar, tosse e chiados no peito (Asma). É uma resposta inadequada à poeira, ou seja, uma alergia.
Alergia é um estado de sensibilidade exagerada que faz com que algumas pessoas reajam de maneira anormal para fatores que são inofensivos para a maioria das pessoas
Alergia não é uma doença nova, pelo contrário, trata-se de uma doença antiqüíssima que sempre afligiu a humanidade. Hipócrates, conhecido como o pai da medicina, viveu no século de ouro, de Péricles, 400 A.C. e descreveu a asma como uma dificuldade respiratória. Lucrécio, no 1º século antes de Cristo, no seu magistral “Rerum Natusa”, escreveu: “O que é alimento para uns, pode ser para outros, um veneno violento”. Entretanto, somente no começo do século passado (1906) a palavra “Alergia” foi cunhada por Clemens Von Pirquet, um pesquisador austríaco.
ALERGIA: allos (significa outro, diferente) e ergon (significa reação)
Ou seja, uma reação diferente, ou uma maneira diferente de reagir.

2. Por que a alergia surge?
Existe um fator hereditário na Alergia.
Filhos de pais alérgicos têm mais probabilidade de serem alérgicos do que filhos de pais não alérgicos. Isso não significa que pais alérgicos terão obrigatoriamente filhos com alergia e nem que na ausência de alergia nos pais, não há possibilidade do filho ter alergia.
Do ponto de vista estatístico, sabe-se que:
- Quando ambos os pais são alérgicos, cerca de 50% dos filhos poderão herdar a alergia.
- Se um dos pais é alérgico, a possibilidade cai para cerca de 30%.
- Se nenhum dos pais é alérgico, ainda há cerca de 10 a 20% de chances de filhos alérgicos.
Entretanto, a forma que cada pessoa demonstra sua alergia é individual, variando desde formas leves, localizadas e discretas; até quadros graves e sistêmicos. Doenças alérgicas não são localizadas em determinado setor do corpo, mas podem afetar todo o organismo

3. O que é atopia?
A palavra atopia foi criada na década de 20 do século passado e define pessoas portadoras de forte carga hereditária, ou seja, pessoas portadoras de sensibilidade mais acentuada, podendo ser consideradas como “muito alérgicas”. Pessoas atópicas tendem a apresentar múltiplas manifestações simultâneas de alergia, como Asma, Rinite, Dermatite ou Eczema atópico.

4. Quais são as principais doenças alérgicas?
- Manifestações Respiratórias: Asma, Rinite, Sinusite, Otite, Amigdalites, Faringites, Laringites, Traqueítes, Tosses Alérgicas, Alergias oculares.
- Manifestações cutâneas: Urticária, Angioedema, Dermatite de Contato, Atopia, Estrófulo.
- Manifestações variadas: alergia ao látex, medicamentos, contrastes, anestésicos, alimentos, alergia a himenópteros,etc.
- Manifestações sistêmicas: choque anafilático

5. Ouço muito falar em IgE: o que é isso?
A defesa do organismo é feita pelo sistema imunológico, que é uma rede de proteção contra agressores externos, como as bactérias, vírus, parasitas, etc. Este sistema é composto de várias partes, algumas envolvendo linhagens de células de defesa e outros, envolvendo estruturas chamadas de anticorpos.
Anticorpos, portanto, são verdadeiros jogadores da defesa do corpo humano, criados para “driblar” os atacantes e impedir que vençam. Existem vários tipos de anticorpos, sendo chamados de “imunoglobulinas” e agrupados em classes, conforme sua utilidade e função. Estas classes de imunoglobulinas são conhecidas pela abreviatura IgG, seguida de uma letra, que serve para classificar o anticorpo. As mais conhecidas são:
- Imunoglobulina G (abrevia-se IgG): é um dos principais anticorpos de defesa contra os agressores. É a única imunoglobuilina que atravessa a barreira da placenta, conferindo um grande grau de imunidade ao recém-nascido.Pode ser dosada no sangue, incluindo-se suas sub-classes. Tem função de memória duradoura do agressor.
- Imunoglobulina A (ou IgA) : encontrada nas secreções, pode ser dosada no sangue e saliva (na forma de IgA secretória). Está presente no colostro (leite materno). Defende especialmente o sistema respiratório e digestivo contra microorganismos e agressões externas.
- Imunoglobulina M (ou IgM) : é um “jogador” temporário, encarregado de correr para “driblar” um agressor novo que ataque o organismo. Depois, passa “a bola” para a IgG que se encarregará da defesa duradoura.
- Imunoglobulina E (ou IgE): existe em qualquer pessoa, em pequenas quantidades, sendo responsável pela defesa contra vermes, parasitas e alguns vírus. Entretanto, nos alérgicos, pode ser dosado no sangue em grande quantidade, expressando sensibilidade e predispondo à doença. É possível também dosar a IgE específica para vários alérgenos, sendo os mais comuns, inalantes (ácaros, pó, epitélios animais, etc) e alimentos. Reações alérgicas variadas envolvem diretamente a participação da IgE.

6. Como descobrir as causas de alergias?
Na doença alérgica, a descoberta da substância responsável pelo seu aparecimento é um fator fundamental. Em alguns casos esta descoberta é fácil, como no exemplo citado anteriormente das reações após ingerir o camarão. Entretanto, em algumas situações, a identificação é difícil e exige do médico um trabalho de investigação minucioso, num verdadeiro papel de “detetive”, na busca do alérgeno causador do problema.
A base para esta pesquisa é clínica, ou seja, o momento em que o médico atende cada pessoa, seja criança ou adulto, analisa detalhes de sua história (anamnese) e examina o paciente. Os testes servem de apoio ao diagnóstico e para identificar os agentes causadores da doença alérgica. Eventualmente, na dependência de cada caso, o médico lançará mão de exames complementares (radiografias, provas respiratórias, exames de sangue, etc).

7. Quais são os principais testes alérgicos?
Testes são complementos valiosos ao trabalho do médico, mas devem ser solicitados de acordo com cada caso. Um exemplo é a alergia a medicamentos que raramente terá um teste específico e onde a solução está na avaliação clínica de cada pessoa, criança ou adulto.
A realização de um teste obedece normas científicas e deve utilizar material padronizado, com objetivos específicos, devendo ser realizado por profissional experiente e capacitado para tal. Um teste realizado de forma adequada é certamente um método valioso e fundamental para o médico, seja para detectar a causa como para confirmar uma suspeita.
É possível realizar testes para: Inalantes, Alimentos, Bactérias, Fungos, entre outros.Testes de contato podem reproduzir de maneira precisa o modo de ação da substância que causou a alergia (eczema de contato) na pele. Existem ainda testes de provocação nas mucosas, testes de provocação oral, entre outros.

A alergia bem controlada permite uma vida normal:
-Trate com médico especialista.
-Tenha bons hábitos: Atividade física, esportes, alimentação saudável!
-Melhore o ambiente de sua casa,
-Mantenha o uso da medicação preventiva e da imunoterapia.
Alergia com saúde:
Um direito de todos!


Você tem mais alguma dúvida?
Envie para nosso e-mail e fale diretamente com os médicos da
Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Teremos prazer em responder.

Comentários

  1. Mais um excelente texto, esclarendo dúvidas.
    E, portanto mais uma vez parabéns pelo empenho e dedicação de vocês.
    Falei hoje sobre este blog.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Os textos apresentados no blog só fazem com que eu me sinta mais segura em relação as alergias. Parabéns por nos oportunizar tamanhos esclarecimentos.
    Obrigada.
    Marcia Ivana Nunes

    ResponderExcluir
  3. Aninha e Márca: obrigada pelo carinho de vocês e pelo incentivo ao nosso trabalho. Esperamos poder manter este canal de comunicação e esclarecimento ao público, trazendo sempre o que há de novo na área da Alergologia.

    ResponderExcluir
  4. Cheguei aqui por indicação da Aninha POntes e gostei!
    Desde pequena fui diagnosticada com rinite alérgica. Mas nunca fiz nenhum teste específico, não sei exatamente a que tenho alergia. Sei por vivência que mudanças de tempo e poeira, bem como pêlos de animais (mesmo assim eu os tenho... rs), me fazem ter crises. Tenho espirros e reações do trato respiratório, mas o que me incomoda demais são os olhos, que coçam e ficam hiper sensíveis. Há algum medicamento ou colírio que ajude?
    Obrigada.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Tathiana: os sintomas oculares (coceira, lacrimejamento, irritação) fazem parte do quadro de rinite alérgica. Por isso, o melhor tratamento é na realidade tratar sua rinite. Compressas geladas com água mineral ou com soro fisiológico podem ajudar. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. A nossa equipe está ao seu dispor na Clínica de Alergia PGRJ. Caso queira receber uma cópia do livro sobre a Rinite, escreva para nosso e-mail e faremos a remessa pelo correio.Obrigada pela visita, um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  6. Tathiana: os sintomas oculares (coceira, lacrimejamento, irritação) fazem parte do quadro de rinite alérgica. Por isso, o melhor tratamento é na realidade tratar sua rinite. Compressas geladas com água mineral ou com soro fisiológico podem ajudar. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. A nossa equipe está ao seu dispor na Clínica de Alergia PGRJ. Caso queira receber uma cópia do livro sobre a Rinite, escreva para nosso e-mail e faremos a remessa pelo correio.Obrigada pela visita, um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  7. elisangela14/5/09 09:47

    oi encontrei este site e venho te pedir que esclareça algumas duvidas minhas. a um ano atras eu tive uma reaçao alergica muito forte a um produto de limpeza cheguei a desmaiar e desde entao tenho tido crises respiratorias graves a qualquer cheiro ,mudança de tempo. o meu nariz coça muito e sinto uma dificuldade enorme pra respirar e uma alta de ar enorme. eu ja estou fazendo um tratamento com comprimido anti alergico histamim o nome dele e ja nao esta resolvendo gostaria de saber se tem algum tratamento eficiente

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Há uns 05 meses venho sentindo algumas reações que se manisfestaram primeiramente de forma sútil, então eu não suspeitei que se tratava de uma alegia, sendo que hoje tenho fortes reações. Primeiro fui sentindo coceiras suportavéis e depois venho sentindo coceiras insuportáveis que se tornam placas vermelhas e inchaço nos lábios e nas mãos. Noto que ao ingerir camarão defumado alguma vezes a alergia manifestou-se e ao comer pizza, sendo que não são todas as vezes, chegando a suspeitar que sou alergica a conservantes e/ou corantes. Preciso de uma ajuda...

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como definir a causa de sua alergia baseado no seu breve relato, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Cínica de Alergia PGRJ. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem . A alguns meses uma alergia se manifestou em mim, acredito ser a carne de porco. Ainda não tenho certeza, pois não pude fazer os exames detalhados por falta de verba. Porem, fui a um clinico geral e o mesmo me receitou prednisona 20mg. Tomo o medicamento uma vez por semana, raramente duas vezes por semana e as vezes até não tomo durante a semana, somente quando a alergia se manifesta. Gostaria de saber se corro o risco de sofrer algum problema pelo o uso do medicamento. Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  11. O uso da prednisona deve ser criterioso e acompanhado pelo médico. O tempo de uso e a dose prescrita devem ser respeitados. Não recomendo que repita sem esta orientação pois o risco de efeitos adversos torna-se muito mais significativo. Aconselho que retorne ao seu médico para nova orientação. Obrigado pela visita e pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Estou com muitas difuculdades em descobrir o que está me causando alergia. De vez em quando, do nada, meus lábios começam a ficar muito inchados e minhas mãos e meus pés coçam. Mais o que e dificile que quando eu fico com os labios inchados após uma pequena "ferradinha" e começa enchar, ficar vermelho, endurecido e meio adormecido.O que voce me orientaria e o que tipo de alergia seria? Tou com dificuldade de encontrar com um especialista, qual outro médico eu deveria procurar?
    Por favor me ajude e que Deus derrame bênçaos sobre sua vida e sua familia... Boa Noite

    ResponderExcluir
  13. Dinelma: o seu relato sugere que seja um angioedema. A pesquisa de causas de angioedema é complexa porém muito importante para obter sucesso no tratamento. O uso de remédios apenas alivia o sintoma, mas não cura a doença. Caso não tenha alergista em sua cidade, procure um dermatologista. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  14. Vanessa: Ola, Tenho um gato em casa e meu noivo que tem bronquite e é completamente alergico a ele. Gostaria de saber se existe algum tipo de vacina humana contra esse mal que os pelos dos gatos causam?

    ResponderExcluir
  15. Vanessa: não posso emitir um parecer sobre o caso do seu noivo, sem conhecer detalhes e sem examinar pessoalmente. Lembro que a imunoterapia pode contribuir para melhora da asma (ou bronquite) mas é importante afastar o gato do seu ambiente em grande parte dos casos. Aconselho que entre em contato com o alergista que trata dele pois certamente poderá orientá-la adequadamente. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo7/3/10 03:53

    meu nome é Carlinhos, desde 1991 que venho tomando um comp. de fernegan a noite, remédio este que me deixa muita indisposição, minha alergia me deixa completamente deformado fui a um especialista ele mim falou que não tinha visto uma igual, meus olhos feicham de enchados, os lábios chegam a rachar de inchação, e caroços grande, que chegam ao tamanho de 3 cm. só que agora o fernegan não estar normalizando e estou tomando 2 comp. por dia e não estar combatendo, até meus trabalhos reduziram por excesso de sonol~encia causado pelo fernegan, vcs tem alguma indicação de outro medicamento. gostaria que vcs viese a olhar uma foto minha em crise. obrigado

    ResponderExcluir
  17. Carlinhos: existem antialérgicos de nova geração que não provocam sonolência. O ideal é examinar pessoalmente. A simples análise de uma foto não é suficiente para fazer o diagnóstico. Aconselho que procure uma segunda opinião. A nossa equipe está ao seu dispor, Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  18. Ola,tenho um tipo de alergia,não sei dizer de que, ela começa como uma mordida de mosquito, e então logo fica um vergão vermelho, como se tivesse um bicho andando dentro da minha pele, gostaria de saber se a algum teste para q eu possa descobrir do que é, incomoda muito e coça.
    desde já obrigada

    ResponderExcluir
  19. Somente através de uma consulta médica será possível estabelecer o diagnóstico e prescrever o tratamento adequado. Nem sempre será necessário realizar testes. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  20. maria cunha22/4/10 23:09

    boa noite meu filho esta com rash molusculo ja a um ano comecei um tratamento com clindamycin phosp 1% lotion ja tem 3 semanas e ate agora nao vi resultado , este remedio e bom ou vc acha que tem que ser mais forte o medico disse e e para voltar em junho se nao melhoras por favor pode me ajudar se a medicacao esta certa , obrigada e boa noite, espero resposta obrigada denovo.

    ResponderExcluir
  21. Maria: não ficou claro o tipo de alergia apresentado por seu filho. Para julgar um tratamento, é preciso examinar pessoalmente e confirmar o diagnóstico. Por isso, não há como emitir um parecer através de aconselhamento por e-mail, sem uma avaliação pessoal do seu filho.
    Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  22. Olá sou a profa. Cris Santos do Marajó. Estou com os braços e colo em grands manchas esbraquiçadas. D todos os exams e tstes alégicos deu IgE 1460. Queria saber q alimentos devo evitar p diminuir a coceira e as manchas. Q devo passar, pois, o tratamento é muito caro e ganho mui pouco. Ogda! Abrçs!

    ResponderExcluir
  23. Cris: 1) A dosagem aumentada da IgE não é um sinal de gravidade mas apenas indica sua propensão genética para alergia. 2) Não posso fazer o diagnóstico sem examinar, mas esta dosagem aumentada da Ige pode não ter relação direta com as manchas descritas em sua pele
    3) Aconselho que converse com seu alergista.Ele conhece seus dados clínicos e poderá orientar de forma adequada. Não há como medicar ou indicar uma dieta sem estabelecer o diagnóstico correto. Conto com a sua compreensão. agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo5/7/10 14:31

    Olá! Sou SÃO Violante,e há um mes fiz uma abdominoplastia,correu tudo bem ,so k fiz uma reação alergica aos adesivos...daí me deram injeção de cortisona e sarei.
    Agora ha duas semanas seguidas tenho tido reação alergica,só k nao sei o k é,é a pele fica cheia de urticaria,e sempre que vou ao médico ele me dar injeção de cortisona e atarax e pronto...hoje fiz um teste de leite...só bebi leite e cereais...agora tou sentindo picadas nas pernas,urticaria de novo...será que é o leite mesmo? e também ainda não veio minha menstruação após cirurgia,ta atrasado 15 dias...tudo isso é normal?? obrigado

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de poder ajudar, mas o parecer que deseja não pode ser emitido através de um aconselhamento por e-mail É importante analisar todos seus dados clínicos de forma criteriosa. Agradecemos sua visita e colocamos nossa equipe médica ao seu dispor.

    ResponderExcluir
  26. Tenho uma filha de 3 anos que possui alergia respiratoria (renite) e fez por seis meses tratamento com o Singulair 4 mg. Gostaria de saber se é um tratamento válido, se compensaria fazer por mais tempo e para que serve necessariamente o Singulair. O que seria mais indicado para a imunoterapia?

    ResponderExcluir
  27. Singulair atua nos leucotrienos, substãncias envolvidas na inflamação das vias respiratórias causada pela alergia. Contudo, tratar não é só tomar remédios: é importante controlar os fatores provocadores de crises associado à imunoterapia (vacina para alergia). Aconselho que a leve a um alergista. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo5/1/11 00:02

    minha filha esat com uma a alergia muito forte os sintomas sao orticaria falta de ar dor na barriga levei no medico e ele nao me deu nenhuma soluçao

    ResponderExcluir
  29. Compreendo sua preocupação mas não tenho condições para ajudá-lo sem examinar sua filha. Aconseho que retorne ao alergista e peça nova avaliação. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlinica RJ. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo2/2/11 11:48

    Ola no mes de janeiro tive uma alergia e tomei histamin.. e no final do mes teria que vir minha menstruacao e nao veio (e nao eh gravidez).
    Este medicamento pode influenciar no ciclo menstrual?
    Obrigada, desde ja
    Ana

    ResponderExcluir
  31. Ana: Histamin é um antihistamínico (dexclorofeniramina)e não interfere no ciclo menstrual. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  32. Anônimo2/2/11 19:22

    Olá, moro em uma cidade de São Paulo, acabo de encontrar este site e confesso estar um pouco desesperado. Desde dezembro de 2010 me aparece urticaria no corpo todo, vou ao pronto socorro me dão varias injeções, volto p casa e no dia seguinte volta as manchas e inchaço nos rosto e lábios. Fui numa alergologista ,ela me pediu exames caros feitos na costa com um adesivo e colocou substancias no meu braço, a médica não obteve diagnóstico e não soube me dizer a que eu tenho alergia. A dois meses estou tomando maleato de dexclorfeniramina, hoje não fez efeito, estou deformando e irei novamente no pronto socorro. Não tenho mais a quem recorrer e tambem não tenho mais dinheiro... Me ajudem!

    ResponderExcluir
  33. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como definir a causa de uma alergia na pele sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e sem examinar pessoalmente. Existem Serviços de Alergia excelentes na rede pública de S Paulo. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  34. oLÁ , Meu nome é Nayara, queria saber se sintomas como: Tosses e espirros quando chega perto de poeira,dor de cabeça todos os dias,gripes prolongadas, que mesmo tomando remédios nao passam,meu nariz intope quando espirro por causa de desinfetantes ,perfume etc.Pode ser alguma alergia ?

    ResponderExcluir
  35. Nayara: é possível que os sintomas relatados sejam ocasionados por uma alergia, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  36. tenho alergia desde os 13 anos, estou com 33, e vivo com alergia, nunca fiz os teste para descobrir as causas, m é na pele, de repente fico toda empolada, da cabeça aos pés, e as vezes vou parar na emergência, eu gostaria muito descobrir as causas, vocês podem me ajudar? abraços.

    ResponderExcluir
  37. Para avaliar a causa da alergia e se há indicaçao de realizar testes, é essencial analisar seus dados clínicos de maneira criteriosa. A nossa equipe está ao dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  38. Milha filha de 7 anos vai iniciar um tratamento para alergia com vacina e medicação. Ela teve bronquite asmática 2 vezes, com 5 e com 6 anos, inclusive da última vez ela ficou internada por 1 dia. Quando ficou gripada na semana passada, seu peito chiou um pouco, mas passou por que dei Bronquisai e Fluimucil. Queria saber se a vacina ao invés de ajudar pode desencadear a bronquite asmática.

    ResponderExcluir
  39. A imunoterapia (vacina para alergia) obedece regras científicas para que controle a alergia sem riscos ao paciente. Pelo contrário, o uso da imunoterapia permite um melhor controle da asma (ou bronquite asmática), evitando internações e resultando em menor necessidade de remédios. O tratamento Aconselho que converse com o alergista que trata de sua filha. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  40. tenho alergia a remedios acho que todos pois é só eu tomar algum que aparece manchas no pes os dois e ficam dura a regiao das manchas, quando piso parece que tem pedra no sapato. apos 3 ou 4 dias ela somem. o primeiro medicamento foi o diclofenaco que me incho a boca depois foi a amoxilina, doril, dipirona... entre outros nao posso tomar anti inflamatorio pra nada.
    gostaria de saber qual medico procurar ou o que fazer?

    ResponderExcluir
  41. Ricardo: o médico alergista é o mais indicado para tratar de sua alergia. . A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  42. Anônimo3/6/11 12:53

    ola, sou alergica a alguma coisa e nao sei o que! como posso eu saber ao que...pf responda urgente.

    ResponderExcluir
  43. Não há como afirmar a causa de uma alergia através de um aconselhamento por e-mail O melhor caminho é procurar um alergista: ele analisará seus dados clínicos, examinará, realizará os testes e então poderá orientar adequadamente. Agradecemos sua visita. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la e prestar maiores esclarecimentos

    ResponderExcluir
  44. aline tamara13/6/11 09:46

    Bom Dia.
    Bem estou com um Problemas muitas pessoas me falaram que é alergia. Minhas pernas após o banho coçam muito, tem bolinhas vermelhas coçam tanto que ja fez feridas, de uns dias para cá começou a subir para as coxas e começuo a aparecer ematomas uns roxos, sra que é Alergia mesmo?

    ResponderExcluir
  45. Aline: não há como afirmar se as lesões que descreve são causadas por alergia sem exminar sua pele. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  46. melissa: eu estou com uma alergia q tudo q eu coço ou bate em mim incha

    ResponderExcluir
  47. Melissa: o seu relato sugere que possa ser um caso de dermogradismo, mas é essencial examiná-la para fazer o diagnostico. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  48. Olá, tenho um irmão que ao tomar algum medicamento ele passa a ter uma reação alérgica, seu corpo fica parcialmente empolado, principalmente as pálpebras dos olhos.
    Gostaria de saber quais devem ser os procedimentos necessários para descobrir a substãncia responsável pela reação, ja que ela possa talvez ser encontrada em outro medicameto.

    ResponderExcluir
  49. O principal procedimento na abordagem do paciente alérgico a medicamentos é a consulta médica incluindo uma anamnese criteriosa. Não há um teste ou exame específico e definitivo para isso. Aconselho que leve seu irmão a um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  50. OLÁ, EU TENHO ALERGIA A ALGUNS MEDICAMENTOS, BEM A QUASE TODOS OS ANALGÉSICOS, GERALMENTE SÓ POSSO TOMAR PARACETAMOL E A ALGUNS ANTIBIÓTICOS, SOFRO MUITO PORQUE QUANDO TENHO ALGUMA DOR QUE O PARACETAMOL NÃO RESOLVA, TENHO QUE OPTAR: CONTINUAR COM A DOR OU IR PARA O PRONTO SOCORRO E CORRER O RISCO DE TER UMA REAÇÃO ALÉRGICA. JÁ PAREI NO OXIGENIO E ESTIVE EM SITUAÇÕES DE RISCO VÁRIAS VEZES APÓS IR AO PRONTO SOCORRO. O QUE VOCES ME ORIENTAM?

    ResponderExcluir
  51. A orientação que deseja não pode ser feita através de um aconselhamento na internet. Não há um medicamento que sirva para todos os alérgicos. Para orientar é essencial fazer uma avaliação criteriosa pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Estamos ao seu dispor . Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo7/8/11 22:20

    olá sou a carol,os medicos disseram q tenho renite alégica e sofro muito com isso,tenho crise q os sintomas são muitos ruim,gripe,vomitos continuos,so para quando vou para o ospital tomar plasil na veia,fadiga, dor de cabeça,garganta enframada,gostaria q vcs me ajudasem,por favor!! Deus os abençoe....

    ResponderExcluir
  53. Carol: o primeiro passo é se conscientizar de que seu tratamento deve ser feito de forma preventiva, todos os dias e não apenas nos momentos de crise. Para isso, é importante que voc~e procure um alergista, para que seja feito um diagnóstico e escolhido o melhor tratamento para seu caso, Caso more no Rio, estamos ao seu dispor, Assim, você controlarásua alergia e evitará as idas ao pronto socorro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  54. Anônimo8/8/11 21:34

    oi sou a carol novamente,eu ja procurei um alergista ai o alergista fez um texte para saber qual era o tipo da alergia ele falou e era a ácaro e fungo,ai ele passou um tratamento com vasinas para tomar toda semana uma, até completar 2 meses,ai quando acabar vou tomar o reforço q são mais 2 meses,ja tomei a primeira mas ja tive duas crise fui para o ospital muito casada e vomitando muito e o q mais me preocupa e q toda vez q vomito sai vomito marrom,,porq será gostaria de saber ,,,gostaria de saber se com esse tratamento eu vou ficar boa? obrigada pela atenção adorei esse blog..

    ResponderExcluir
  55. Carol: os võmitos com a coloração marrom não são normais. Você deve entrar em contato com seu alergista para uma nova orientação. O tratamento da rinite alérgica tem bons resultados mas exige persistência e disciplina. Caso você queira receber uma cópia do livro sobre a Rinite "É mais feliz quem respira pelo nariz", escreva para nosso e-mail. Obrigado pela sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  56. muito obrigada por tudo,,,eu ja pedi a cópia do livro e ja ganhei,muito bom o livro,obrigada!

    ResponderExcluir
  57. Gostaria de saber qual a expressão correta, quanto ao especialista em alergia, alergista ou alergologista?

    ResponderExcluir
  58. As duas expressões são corretas: alergista ou alergologista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  59. Taís Torres:

    Oi, tenho alergia a camarão, minha garganta coça e fica quase fechando, ou seja presumo que é edema de glote. Mas se eu comer camarão defumado não acontece absolutamente nada, nenhuma reação alergica e eu posso comer quantos quiser sem preocupações, mas se eu comer apenas um camarão fresco minha garganta começa a querer fechar em menos de 5 minutos! Gostaria de saber o que é isso e pq não tenho alergia ao camarão defumado e se tem como eu tomar algum remédio e não ter mais essa alergia, pois tenho 23 anos e comecei a ter alergia a camarão desde os 14 anos! Obrigada!

    ResponderExcluir
  60. O seu relato mostra que você tem alergia ao camarão. Pode acontecer que a reação não surja com o camarão defumado, por alterações proteicas com o processo de defumação do alimento. Mas com o passar do tempo, poderá desenvolver também. Recomendo que procure um alergista para orientá-lo. Não há um remédio ou vacina que controle a alergia alimentar. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  61. BOM DIA. SOU DE SANTA CATARINA E A ALGUNS ANOS VENHO ME TRATANDO DE RINITE ALERGICA E SINUSITE.MEU PROBLEMA MAIOR E A SECREÇAO CONSTANTE QUE AS VEZES FAZ COM QUE ME AFOGUE AO COMER.JA FUI A VARIOS MEDICOS AQUI EM SANTA CATARINA, FIZ UMA CIRURGIA DE SEPTOPASTIA A EXATAMENTE 1 ANO. POSSO DIZER QUE TIVE UMA MELHORA RAZOAVEL MAIS O QUE ME INCOMODA MESMO E A SECREÇAO CONSTANTE. JA FIZ EXAMES DE PHMETRIA SOPRO SANGUE HIV1 HIV2 ALERCICO BASICO MAIS NAO APARECE NADA. MEU HEMOGRAMA E OTIMO ESTA EXCELENTE CONFORME FAÇO ACOMPANHAMENTO COM UMA NUTRICIONISTA ALIMENTAR. CORTEI VARIOS ALIMENTOS COMO GLUTEN LEITE LACTOSE A ZERO. ESTOU FREQUENTANDO UM MEDICO HOLISTICO SE E ASSIM QUE FALA COMECEI UM TRATAMENTO COM ELE EM PARCERIA COM A NUTRICIONISTA FAZ QUATRO MESES POSSO DIZER QUE TIVE UMA PEQUENA MELHORA.GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM EXAME QUE EU POSSA FAZER PARA ENCONTRAR DEFITIVAMENTE A CAUSA DESTA SECREÇAO

    ResponderExcluir
  62. A escolha do exame depende de cada caso, dos dados clínicos bem como do exame físico em cada paciente. Não há um exame padronizado e definitivo que seja indicado para todos os casos de rinite. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  63. Moro na cidade de São Paulo. Tenho um caso de alergia bem complexo e confesso que é muito difícil encontrar bons profissionais nesta aérea. Vocês poderiam me indicar um bom profissional ou clínica em São Paulo?

    ResponderExcluir
  64. Você pode localizar seus dados no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas em sua cidade. Aproveito a oportunidade para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  65. Boa noite, desde o carnaval de 2011,onde viajei para uma casa de praia, comecei a ter sintomas de coceiras pelo corpo e vermelhidões que segundo pesquisas me parece ser urticária. Fui ao médico que a princípio suspeitou de escabiose, mas depois de receitar alguns medicamentos descartou essa possibilidade. ele me receitou um hemograma completo e após ver o exame, me passou um remédio(cloridrato de fexonadina) que até ameniza os sintomas, mas se parar de tomar tal remedio, volta tudo outra vez. Não sei mais o que faço já que estou dependente desse remédio e o medico disse para continuar tomando. Se puder me ajudar fico grato.

    ResponderExcluir
  66. O uso da medicação (fexofenadina) alivia os sintomas da urticária, mas se a causa não for detectada e controlada, o problema não se resolverá. Aconselho que retorne ao seu alergista e peça nova avaliação clínica Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  67. Boa noite.

    Tenho uma alergia há muito tempo, e até hoje não descobri a que exatamente. Eu também já percebi que houve uma piora significante devido ao meu estresse. Fica horrível. Fico toda empipocada e com vergões. Minhas mãos e pés incham e coçam. Meus lábios, quando estou muito atacada, ardem como se fosse uma queimadura. Meu rosto fica parecendo como se tivesse ficado no sol o dia todo, sem protetor solar. Quando faço qualquer coisa, quando mecho com produto de limpeza me ataca também. Chega até doer meu estomago.
    Bom, vocês poderiam me indicar um bom especialista, pois já fui em vários, mas até hoje não obtive nenhuma melhora. Gostaria de preferência de uma indicação de um médico de Santa Catarina ou Curitiba.
    Atenciosamente
    Andréa

    ResponderExcluir
  68. Andréa: o seu relato sugere que seja um caso de dermografismo, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Você pode localizar os nomes dos médicos portadores de título de especialista em Alergia e Imunologia no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas em sua cidade. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  69. É preciso fazer biopsia de pele para comprovar a alergia a mediamentos?

    ResponderExcluir
  70. GGL: não é obrigatório que seja necessário fazer biópsia em todos os tipos de alergia a medicamentos. Gratos por sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  71. Olá,sou muito alergica,ja fui a varios medicos,mas todos falam coisas diferentes,minha alergia ataca quando mexo com roupas guardadas,quando tomo banho e pego uma leva brisa,quando tomo banho em agua fria,quando há mudança repentina de clima,quando faz frio,e quando faz muito calor tambem,gostaria de saber,se é que alguem sabe qual meu tipo de alergia,e o melhor remedio,pois me passaram histamim o qual ja tomo,mas demora a fazer efeito e me deixa com muito sono e abaixa muito minha pressão!Se alguem puder me ajudar,eu agradeço!

    ResponderExcluir
  72. Bom dia...
    Gostaria da sua ajuda...a alguns dias a minha garganta esta irritada, estou tossindo muito e rouca..mas nao estou com a garganta inflamada..nao me lembro de ter ingerido ou entrado em contato com algo que eu nao tenha costume..
    É possivel ser uma alergia?
    Grata..

    ResponderExcluir
  73. A possibilidade de ser uma alergia existe, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  74. G: Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Não tenho condições para afirmar o tipode sua alergia ou para indicar um tratamento baseado apenas no seu breve relato. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradeceoms sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  75. ola meu nome e jaqueline ,, ano passado tive uma coceira na pele que resultou em vermelhidao e caroceira na area do pescoço colo e braços ,,fui ao medico usei pomadas dermatologicas e melhorei nesse ano a coceira voltou so que menos agressiva na pele quase nada, nao dei importancia e resolvi pintar os cabelos e causou serios danos a essas areas com secressões vermelhidao e caroços consultei o medico e tomei os medicamentos corretos eae melhorei denovo quando fiquei boa agr resolvi pintar novamente os cabelos e esta muito inflamado nas mesmas areas ..gostaria de saber da equipe do blog que entende melhor se essa alergia foi causada pela tinta de cabelo , lembrando que quando apareceu a caroceira ainda nao inflamada eu nao estava usando tinta mas qnd usei ainda com os sintomas inflamou muito ,entao pode ser uma reação de outra coisa ou da tinta ? jah agradecendo a equipe do blog q e muito boa .

    ResponderExcluir
  76. Jaqueline: o seu relato sugere que possa ser um caso de dermatite de contato decorrente da tintura de cabelo, mas não há como afirmar sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Aconselho que procure um alergista.Agradecemos sua visita e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  77. Bom dia,

    Gostaria de saber a relação PIZZA e ALERGIA (se é que ela existe). Sou alérgica a frutos do mar, tenho dermatite de contato com alguns produtos e nas últimas 5 vezes que ingeri pizza tive cólicas fortíssimas, associadas a diarréia e leve enjoo. Na ingestão de outras massas (macarrão, bolo, pães) não sinto nada e sempre bebo leite e como queijos sem ter nenhum tipo de reação. Obrigada, Andréia Danesi

    ResponderExcluir
  78. Andréia: o seu relato não sugere que tenha sido uma alergia à pizza, ou seja, uma reação de origem imunológica. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  79. ola tenho um alergia quando ta frio,e depois fica calor começoa,a me coçar as costas e pes e braços comuma leve mermelidao que somequandopara a coçeira, quando eu suo ela some ate a proxima mudança de tempo,oque seria ?

    ResponderExcluir
  80. Malsupre: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para afirmar a causa é essencial examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  81. Olá, há 1 ano comecei a ter sintomas de urticária localizada e em poucos dias se espalhou por todo o corpo.

    Fiz todo tipo de exame possível que meu alergista solicitou, porém só constou como alergente poeira e epitélio de animais. Nunca tive nenhum sintoma respiratório como rinite ou falta de ar, apenas urticária.

    Fiz tratamento com anti-histamínicos mais fracos (rupafin) porém em determinado momento eles pararam de fazer efeito e comecei o tratamento com corticóide (deflaimunn). Após tomar 2 comprimidos de Defaimum e cortar em sua grande maioria alimentos industrializados, minha alergia desapareceu por 6 meses e retornou agora do nada.

    Confesso que já não sei o que fazer, meu próprio alergista disse que não tem nada que possa fazer por mim e que eu deveria buscar a causa da minha alergia.

    Como nunca tive problema respiratório, alergia de contato imediato e alergia imediata ao ingerir qualquer alimento, que opções me restam para investigar? Já fui em 4 alergistas e não senti que nenhum deles me orientou nesse ponto.

    ResponderExcluir
  82. Madsen: compreendo sua preocupação e seu sofrimento, mas não sei de que forma posso ajudá-la através de um contato na internet. A urticária é uma doença complexa e necessita o conhecimento e o exame do paciente para detectar sua(s) causa(s) e indicar um tratamento. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ ára analisar seucaso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  83. Anônimo1/8/12 11:44

    Bom dia! adorei o blog tem muitas explicaçoês q só nos faz o bem,obrigado,Suzana Sousa.

    ResponderExcluir
  84. Obrigada Suzana: suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  85. oi, boa noite!
    há tres meses comecei ter falta de ar,fadga e etc.passei por um otorrino e por um alergologista e foi chegada a conclusao q eu sou portadora de alergia respiratoria,alergia a acaros,poeira muito forte.o dr passou allegra por sete dias e melhorei bastante.e ele falou pra mim q so voltasse a tomar o medicamento só quando eu estivesse na crise, por sete dias;e depois a vacina.será q eu tem q chegar a crise pra poder tomar o medicamento????ou eu posso fazer tratamento para eu não ter mas crise?
    obg e vcs estao de parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  86. Cibelle: existem remédios que têm função de aliviar sintomas e outros que atuam no controle da doença para evitar novas crises. Allegra é um antihistamínico (antialérgico) que tem ação de resgate nas crises e por isso seu alergista orientou que tomasse caso apresente piora de sua alergia respiratória. Escreva para nosso e-mail e enviaremos para você a cópia em PDF do nosso livro: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos pela visita e pelo seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  87. Boa noite!

    Estamos numa seca terrivel na nossa cidade..e minha rinite está atacadissima!!!!

    Atualmente estou amamentando meu bebe recem nascido...Uso sorine para aliviar, mas gostaria de saber se posso tomar Histamin, ou algum outro antialergico...

    Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  88. Gabi: Histamin (dexclorfeniramina) é uma medicação autorizada na gestação e lactaçlão. Mas, tem apenas efeito aliviador e não trata sua rinite. Além disso, é uma medicação mais antiga que pode causar efeitos colaterais indesejáveis como sonolencia e aumento do apetite Aconselho que não se trate sem a orientação do seu alergista. Gratois por sua visita.

    ResponderExcluir
  89. Boa noite, minha filha tem um quadro alergico que se manifesta assim: durante o dia ela fica com coriza e a noite assim que adormece, começa a produzir uma espécie de "cola" na garganta...algumas veses tem febre outras não. Quando ela consegue vomitar a "cola" , melhora e consegue dormir bem...enfim, uma pneumologista disse que é rinite e passou singulair 4 mg durante seis meses, o que aliviou o quadro...Mas pesquisando sobre a rinite sempre vejo relatos de outros sintomas que não estes...O que vocês acham disso????eu também tenho uma especie de gripe de 2 em 2 meses, onde fico rouca por 5 dias

    ResponderExcluir
  90. Dinah: a rinite alérgica pode provocar sintomas variados e nem sempre se manifesta da mesma maneira em todas as pessoas. A rinite pode provocar secreção pós nasal, com piora noturna. Aconselho que mantenha a medicação e leve sua filha a um alergista para uma avaliação mais completa do seu caso. Escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  91. Anônimo9/9/12 19:42

    boa noite meu filho tem 8 meses e estou sofrendo com ele,ele já teve bronqueolite e agora,ele tem bronquite e um pediatra mandou eu procurar um alergista para saber a causa,ele tbm passou com pneumologista que pediu varios exames ja fiz todos só estou aguardando para retornar para ele ver os exames( estomago esofago hiato e duodeno)eu não sei por que este exames mais já foi feito,o meu filho tem muitas crisesnuma destas crises fiquei enternado com ele 5 dias pois o oxigenio dele estava 88.
    no dia 8/09/12 ele teve uma crise levei no medico o mesmo passou sabutamol 1 ml durante 7 dias este remedio ajuda?

    ResponderExcluir
  92. Boa tarde! Estava pesquisando sobre alérgia e graças á Deus encontrei este blog.Há uns dois mêses tive uma crise muito forte de garganta tomei medicamentos e nada até que um dia senti minha garganta se feichando e não consegui dormi nesta noite no di seguinte fui para o médico só que um clínico e ele constatou que era alérgia mim aplicou uma dexametasona e passou dois anti- alérgicos, nesta semana passei mal novamente com o mesmo sintoma, trabalho á 06 mêses em uma fábrica de explosivos não tenho muito contato com a produçao mais deve ser alguma substântia mesmo depois de uns 03 mêses só agora aparecer.O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  93. O parecer que solicita é complexo e não pode ser emitido sem avaliar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso mpre no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  94. Salbutamol é um broncodilatador que alivia sintomas nas crises de asma. Mas, não trata a doença e não previne novas crises. É aconselhável retornar para nova consulta com o especialista para que inicie um tratamento adequado para sua asma. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  95. TOMEI UM REMÉDIO CHAMADO BROMOPRIDA, PARA GASTRITE E REFLUXO, E SEGUINDO O TRATAMENTO, DEPOIS DE MAIS OU MENOS 1 MES, PASSEI A SENTIR MUITA ANSIEDADE, MEDO, AFLIÇÃO, UMA DOR ENTRE A GARGANTA E O PEITO, MANCHAR VERMELHAS POR PARTE DE MEU CORPO QUE DESCASCA E DEIXA A PELE FINA, NÃO SINTO BEM ESTAR E TUDO ISSO JÁ FAZ UNS 2 ANOS E POUCO, E AINDA NÃO PAROU, MESMO DEPOIS QUE EU PAREI DE TOMAR O REMÉDIO.

    ResponderExcluir
  96. O seu relato não sugere que tenha sido uma reação alérgica ao bromoprida, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  97. Quanto tempo o corpo pode sentir uma alergia a algum medicamento? alergia pode durar no organismo por mais de 2 anos?? alergia pode causar efeito psicológicos como ansiedade e medo? obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  98. A alergia pode ser prolongada se a causa não for detectada e o medicamento causador (ou seu derivado) ainda for utilizado pelo paciente. A ansiedade e o medo podem acompanhar a alergia como também outras doenças de duração prolongada. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  99. ola , tenho 24 anor e fiz uso do prednisona e altina .. antialergico receitados pelo meu médico ..eu tomo regurlarmente o anticoncepcional selene .. e minha menstruação sempre vem criteriosamente no 4° dia da pausa , e esse mês não veio e eu não tive relações no período ..
    eu gostaria de saber se o prednisona que contém corticoide pode influenciar no meu ciclo menstrual ?

    ResponderExcluir
  100. De uma maneira geral, não há interferência ou ocorre de forma pouco expressiva. Mas, a interferẽncia depende da dose e do tempo de uso do corticóide. Aconselho que entre em contato com seu médico para que a oriente adequadamente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  101. fiz um exame de arteriografia cerebral, e alguns dias depois, tive uma erupção cutânia pelo corpo.
    Isso pode ser reação alérgica ao contraste?
    Não fiz uso de nenhum alimento ou produto que não faça uso sempre.
    grata,
    suely

    ResponderExcluir
  102. ao redor dos meus labios havia uma grande ardencia so que com o passar do tempo essa ardencia se intensificou e agora ficou tipo um contorno que parece que foi desenhado a lapis ao redor dos meus labios que arde muito alem de incomodar é claro, é um contorno que com o passar to tempo ficou escuro e agora se encontra em uma cor preta acredito... gostaria de saber se tem como vocês me ajudarem a diaguinosticar o que é o quanto antes, ficarei muito grato... espero respostas....

    ResponderExcluir
  103. Sou portador da doença da gota estou tomando zimbório e colchis e após esta utilização apareceram sintomas de urticarias manchas vermelhas artralgias coceira e erupções cutâneas procurei um alergologista nem na minha cara olhou receitou corticoides com certeza nao tomei procurei outro ele me atendeu de forma diferente do primeiro e me pediu alguns exames nos quais deu ige alterado 676 acho que minha alergia são aos medicamentos só que nao vou poder parar de tomalos o que fazer

    ResponderExcluir
  104. Se for confirmada a alergia medicamentosa e você necessitar da medicação, o seu alergista orientará um medicamento alternativo que substitua sem causar alergia. Infelizmente não há uma vacina ou um tratamento específico que cure a alergia amedicamentosa. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  105. Suely: existem reações ao contraste iodado de aparecimento tardio. Mas não há como avaliar se é o seu caso sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu médico para fazer o diagnóstico de forma adequada. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  106. Não há como afirmar a causa da lesão que descreve em torno dos seus lábios baseado apenas no seu breve relato e sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  107. Eu também fico muito grato por ser correspondido..... obrigado!

    ResponderExcluir
  108. Tenho uma alergia na pele, rosto, que inicia pelos lábios e atinge parte do meu rosto.Ninguém descobre a causa. Ultimamente, os médicos dizem que é do frio, pois, sempre aparece no inverno. Acontece, que, onde moro está fazendo muito calor, e a alergia apareceu. Quanto a alimentação, já fiz várias experiências, mas nada ficou constatado. Há alguém que saberia me dizer algo, a respeito? Desde já, agradecida.

    ResponderExcluir
  109. Maria Eduarda: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não posso ajudá-la sem examinar pessoalmente. Em geral, a alergia ao frio resulta da exposição da pele à baixa temperatura. As lesões não surgirão se não ocorrer o contato. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  110. boa noite, pratico o jiu-jitsu ( arte marcial aonde é utilizado tatame eva), 12 horas após a pratica do exercício, quando estou trabalhando, começa a coçar os braços e as pernas, durante 30 minutos mais ou menos, a alergista disse que é por causa da substancia encontrada no tatame eva (carba-mix) e receitou um anti-alérgico e não resolveu, ja troquei de academias pra ver se resolve e nao adianto, alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  111. A coceira é um sintoma que pode ocorrer isolada mas que também pode acompanhar várias doenças e nem sempre tem causa alérgica. Por isso a consulta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, ou seja, se é portador de outras doenças, medicamentos que usa, sua ocupação e hábitos, etc. Por isso, peço sua compreensão, mas não tenho condições para julgar seu tratamento baseado apenas nos poucos dados enviados. A nossa equipe médica está ao seu dispor para uma avaliação pessoalmente na policlínica RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  112. Minha filha estava com virose, levei-a ao pronto atendimento e ela foi medicada com plasil,omeprazol e dipirona injetaveis, não melhorou, desidratou e mais uma vez tomou plasil e buscopam injetaveis, no dia seguinte amanheceu com as orelhas a cabeça e o rosto muito inchados, voltamos para o hospital e o médico disse que era reação alergica aos medicamentos, provavelmente ao plasil ela ficou muito mal, o estranho é que ela já faz tratramento com alergista pra renite, e mesmo assim teve uma reação muito forte aos medicamentos .Gostaria de saber se é normal ter reação horas depois de ser injetado o medicamento .

    ResponderExcluir
  113. 1) As reações medicamentosas podem ser variadas, algumas de aparecimento imediato e outras de surgimento tardio. 2) O tratamento para rinite alérgica não interfere no aparecimento de uma reação medicamentosa. Aconselho que entre em contato com o alergista de sua filha para que possa receber uma orientação apropriada. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  114. Estou realmente desesperada! tenho uma filha de 1 e 5meses que tem intolerância a lactose ( comprovada pro exames), porém de 1 mês pra cá, a mesma tem tidocrises como se estivesse em crise, já levei a vários médicos e o último me pediu um exame e ficou constatado infecção intestinal, passou 7 dias de antibiotico e durante o tratamento mandou cortar o leite de soja, e ela ficou ótima, me recomendou que apos o rémedio poderia voltar a vida normal. Hoje faz 3 dias que paramos o antibiotico e os sintomas de uma nova crise já começou. O que eu faço? Quem eu devo procurar? Já não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  115. Aconselho que leve sua filha a um gastropediatra. Se for o caso, ele encaminhará ao alergista para analisar seu caso e definir melhor seu o diagnóstico. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  116. Olá, eu uso o Selene, e tomei uma dose de Histamin, aproximadamente 5mL. Gostaria de saber se isso pode cortar o efeito do anticoncepcional, uma vez que tive relações sem proteção extra confiando apenas na contracepção do Selene.

    Aguardo as respostas.

    ResponderExcluir
  117. É possível que ocorra sensibilidade à luz solar, mas não é possível afirmar sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  118. Não há interferência significativa do Histamin no efeito do anticoncepcional. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  119. Olá , Meu nome é Renato tenho 13 anos e toda a vez que fico nervoso,entusiasmado,etc... Começo a coçar e fico cheio de pelotinhas ,na região do braço,pescoço,coxa e tronco que se eu estourar sai um tipo de água ou pus, agradeço pela atenção. Obrigado.

    ResponderExcluir
  120. Renato: o seu relato não deixa claro que seja mesmo uma alergia. Alguns tipos de lesões na pele podem acompanhar diversos tipos de doenças. Por isso, é essencial examinar sua pele. Aconselho que procure atendimento médico para que possa receber uma orientação adequada para seu caso. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  121. Anônimo3/3/13 15:27

    Toda vez que meu corpo muda de temperatura, começa a coçar e aparece bolinhas no meu corpo com uma aguinha dentro eu moro na Cidade de Severinia - Sp, faiz mais de 2 meses que estou com isso queria saber oque é, agradeço desde já .

    ResponderExcluir
  122. É provável que seja um caso de urticária física. Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalments. O site da Asbai (www.sbai.org.br) tem um setor "localize um especialista" que dá os contatos de alergistas no Brasil. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  123. É provável que seja um caso de urticária física. Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalments. O site da Asbai (www.sbai.org.br) tem um setor "localize um especialista" que dá os contatos de alergistas no Brasil. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  124. Ola Dr.
    De vez em quando minhas mãos ou meus pés ficam empolados e coçam bastante e tenho presebido também que em algumas partes do corpo tambem empola e coça bastante. Quando isso acontece, não demora meus lábios incharem também. Até o momento não tem percebido o que tem me causado esses incômodos. As vezes meus lábios ficam inchados por até tres dias.
    Eu já tomo alguns antialégicos para renite/polipose mas isso não tem impedido esses reações.
    Fico Grato por sua colaboração.
    Ademilson Oliveira

    ResponderExcluir
  125. Ademilson: peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Para afirmar a causa e diagnosticar sua alergia é essencial examiná-lo pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Poiclínica Geral RJ. Gratos pela visita ao blog.

    ResponderExcluir
  126. Hanna Kércia19/3/13 15:26

    Ola!Boa tarde!gostei muito do blog de vocês, e venho aqui pedir um esclarecimento.Já faz um mês estou sofrendo com uma crise alérgica muito forte.Apareceu no meu corpo muitos caroços avermelhados, quentes, junto com uma coceira insurpotável.Meus pés e mãos incham, e já senti dificuldade para engolir como se meu pescoço também tivesse inchado,me dificultando a respiração.Ontem fui a um infectologista e ele me falou que tudo isso são sintomas de alergia grave.Conversando com ele lhe contei tudo,e que a única coisa que me recordo que tive contato e não fazia parte da minha rotina foi tinta látex.Ele me falou que pode ter sido ela.Gostaria que me dissesem se pode realmente ter sido ela, e se os efeitos que estou sentindo em geral duram muito tempo. Já faz mais de um mês que minha casa foi pintada, porém ainda estou sofrendo muito com as crises.
    Obrigado desde de já!

    ResponderExcluir
  127. Hanna: o parecer que solicita não pode ser emitido pela intenet, baseado apenas no seu breve relato e sem examiná-la pessoalmente. È aconselhável que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  128. Oláaa... Estou com um processo alérgico ativado, tomei ante-alérgico mas só ameniza. Quando finda os dias e paro de tomar, volta de novo. São umas bolinhas bem pequenas que coçam, nas pernas,braços e da no meu rosto também. Dão muitas bolinhas nos meus lábios. Me ajuda!!!

    ResponderExcluir
  129. Natália: o antialérgico (antihistamínico) tem apenas efeito aliviador dos sintomas. É importante que se pesquise a causa do problema para que se possa corrigir a alergia. Infelizmente não tenho condições para ajudá-la pela internet, sem conhecer seu histórico e sem examiná-la Estamos ao dispor na Policlínica RJ

    ResponderExcluir
  130. Gostaria de saber se o Rupafin corta o efeito do anticoncepcional Yasmim?

    ResponderExcluir
  131. Não há interação medicamentosa descrita entre Rupafim e anticoncepcionais orais. gratos pela visita

    ResponderExcluir
  132. Hellen: não há interferência significativa do anticoncepcional com os medicamentos citados. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  133. Oi Goostaria de sabeeer se é noormal em uma criança de 10 anoos o exame de imunoglobulina E-IgE daaar 1.373.0 UI/mL !
    e o Exame de IgE Painel (HP1)- Poeira 1 daar resultado de 100,00KUA/L ? Obrigado! Suellen!

    ResponderExcluir
  134. Suellen: o seu relato suger que seja uma criança com tendência genética para doenças alérgicas. Este exame é apenas um complemento na investigação diagnóstica de uma alergia. Este exame não indica gravidade e sim sensibilidade e não pode ser interpretado isolado, mas sim de acordo com os dados do histórico do paciente e alterações detectadas no exame físico do mesmo. Somente o médico que está prestando assistência médica à criança poderá avaliar adequadamente o significado clíníco deste valor de IgE. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  135. Ola boa noite! Meu nome eh Felipe Desde d pequeno apos ser picado por multiplas abelhas e ter tido febre, tenho alergia ao calor. Mesmo sendo o sol, ou quando me da calor. Aparecem bolinhas vermelhas pelos braços depois no pescoço e tbem na regiao da barriga, elas coçam e aquecem muito minha temperatura e somem apos alguns minutos, as vezes quando lavo o braço a alergia some mais rapda porem sempre voltam pelos motivo citados...oq poderia ser? Me responda por favor....adorei o blog, vcs sao de mais parabens!!!!

    ResponderExcluir
  136. Felipe: desculpe, mas não é possível fazer diagnóstico de uma alergia sem examiná-lo pessoalmente. Agradecemos suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia e colocamos nossa equipe ao seu dispor na Policlínica RJ

    ResponderExcluir
  137. oi boa tarde, meu nome é paulo Henrique em primeiro lugar parabéns pelo blog,eu tenho um filho de 01 ano e 04 meses, ele tem alergia a picadas de insetos, pois a sua pele fica irritada e cossa muito pois ele não tem controle de como se coçar e acaba ferindo de tanto arranhar, as vezes durante a noite ele grita com tanta cosseira, já fiz vários exames mais, só me passaram pomadas e antialérgico, mais nada de melhoras isso ocorre desde o começo do ano, gostaria de saber se vocês tem alguma dica para esse caso pois onde eu moro não tem especialista em alergia.
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  138. Paulo: o tratamento da alergia a picada de insetos inclui: 1) medicações para tratamento dos sintomas 2) medidas preventivas 3) imunoterapia (vacina para alergia) O site da ASBAI (www.sbai.org.br) tem um setor público onde poderá localizar um médico alergista mais próximo de sua cidade. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  139. boa tarde,meu nome e Elenice.... recentimente foram solicitados uma bateria de exames da minha filha de 7 anos, um deles foi a IMUNOGLOBULINA E-IgE.O resultado desse exame deu 1974,0....fiquei preocupada, vcs podem me esclarecer se esse resultado e grave? aguardo retorno. obrigada e grata pela atencao.

    ResponderExcluir
  140. Elenice: O aumento dos níveis séricos de imunoglobulina E (IgE) indica, na maioria dos casos, apenas uma tendência genética para doenças alérgicas. Este exame é apenas um complemento na investigação diagnóstica de uma alergia. Este exame não pode ser interpretado isolado, mas sim de acordo com os dados do histórico do paciente e alterações detectadas no exame físico do mesmo. Somente o médico que está prestando assistência médica à sua filha poderá avaliar adequadamente o significado clíníco deste valor de IgE. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  141. ola!!! que bom q pela graça e paz d Deus encontrei esse blog. Tenho 26 anos e praticamente a 5 anos venho tendo crises d tosse seca,corpo doido,as vezes dor d cabeça,o periodo q mais me encomoda é na tranzação da tarde para a noite,ja tomei varios remedios e faço inalação mais de nada adianta,vcs podem me ajudar indicando algum remedio pra pelo menos aliviar ate chegar o dia d minha consulta??

    ResponderExcluir
  142. Infelizmente não é possível atender sua solicitação. Este blog obedece as normas do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  143. boaa tarde, fiz um exame de ige o valor foi de 115,0 esse exame é para alergias somente de poeiras, acaros, animais ou de virus e bacterias tbm? pq a poucos dias me deu pneumonia, sinto mta falta de ar e exame de hemograma deu alterado, pode ser só um processo alergico? agradeço desde ja o seu esclarecimento.

    ResponderExcluir
  144. Os níveis de IgE são influenciados por características genéticas, pelo estado imunológico e por diversos fatores ambientais, como parasitoses e exposição a alérgenos. É importante lembrar que a dosagem da IgE total não é um exame exclusivo das alergias. O resultado deve ser analisado em conjunto com a história do paciente, exame físico, história familiar, etc. Por isso, não há como responder suas perguntas sem uma análise criteriosa e pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  145. Tenho uma alergia que ocorre da seguinte forma: na ponta do meu naroz e todo meu queixo fica vermelho. com bolinhas de pus, as vezes fica quente, as vezes coça. Não faço ideia do que seja, e os medicos também não estao conseguindo me ajudar. Ariadne

    ResponderExcluir
  146. Ariadne: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Além disso, é essencial conhecer os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  147. Olá! Queria tirar uma dúvida que não consigo até hoje. Sofro de alergia à vários analgésicos, ja tomei mais de 5 diferentes e todos causaram alergia. Isso começou a partir de 2011, e desde então não tomo mais nenhum tipo de analgésico pois a probabilidade de ter reações adversas é muito grande. Já procurei médicos da área e nenhum soube o que fazer quanto ao meu caso. Fica aí a pergunta: o que devo fazer? Existe algum tratamento que eu possa fazer que venha aliviar minhas dores? Não suporto mais ter que esperar as dores e a gripe passar com os braços cruzados. Me ajudem, por favor!! Abração!

    ResponderExcluir
  148. Diogo: os analgésicos e antinflamatórios possuem um mecanismo de ação semelhante atuando sobre determinadas substâncias, impedindo sua formação e assim combatendo a dor. Por isso, estes medicamentos, embora de fórmulas diferentes, por atuar de forma semelhante, provocam a chamada "reação cruzada" Assim, pessoas alérgicas a dipirona serão também a aspirina (AAS) e aos antinflamatórios não hormonais Aconselho que procure um médico alergista para indicar opções seguras para combate à dor no seu caso. Estamos ao seu dispor caso você more no Rio de janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  149. NÃO ENTENDO PORQUE MEUS PÉS E MINHAS MÃO ESTÃO COÇANDO E AS VESES OUTRAS PARTES DO CORPO TAMBÉM OS LABIOS,PERNAS,COSTAS E BRAÇOS MAS AGORA MESMO OS PES AS MÃO E O LÁBIO,ACABEI DE TOMAR HISTAMIN PRA VER SE PASSA

    ResponderExcluir
  150. A coceira é um sintoma que parece simples, mas na prática deve ser investigada. Ciceira não é uma doença, mas sim um sintoma que pode acompanhar várias situações de saúde e condições na pele. Além disso, uma coceira pode ser sintoma de doenças dermatológicas bem como de muitas doenças sistêmicas. Este sintoma também pode acompanhar diversos tipos e situações emocionais. Ou seja, nem toda coceira tem causa alérgica. Por isso a consulta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, ou seja, se é portador de outras doenças, medicamentos que usa, sua ocupação e hábitos, etc. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigada pelo acesso ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  151. Olá...preciso saber se é possivel eu estar com reação adversas...
    Estava com enjoos e fui ao hospital,o médico me receito Plamet(bromoprida) 10 mg,no dia seguinte começei a sentir muito sono,muita fraqueza no corpo e a cabeça pesava...ao perceber que os sintomas pioravam ,decidi parar de tomar,parei...desde então estou com dor de cabeça há mais de uma semana e nenhum remédio passa...pode ser efeito ainda da bomoprida? o.O

    ResponderExcluir
  152. Bruna: o seu relato não caracteriza uma reação alérgica medicamentosa. Aconselho que retorne ao médico para nova avaliação e conduta.

    ResponderExcluir
  153. OI, NOSSO FILHO TEM 1 ANO E 8 MESES E SEGUNDO O MEDICO ELE É ALÉRGICO E QUE DEVO USAR UM HIDRATANTE ESPECIFICO PARA ALÉRGICOS, MAS NÃO ME PASSOU NEM UM NOME, VCS PODEM ME AJUDAR.
    OBRIGADO.
    NILENE

    ResponderExcluir
  154. Nilene: crianças pequenas têm pele sensível, em especial naquelas que são alérgicas. Por isso, é essencial examinar pessoalmente, conhecer seu tipo de pele bem como o exato diagnóstico do tipo de alergia que seu filho apresenta para orientar com segurança. Aconselho que entre em contato com o alergista que trata dele para que seja orientado de forma apropriada Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  155. Olá,
    Tive uma crise alérgica e tive que tomar Histamin. Um dia, tomei 10mg e no outro dia cerca de apenas 6mg. Tomo o anticoncepcional Microvlar e minha menstruação veio normalmente, mas tive cólica e, agora que recomecei uma nova cartela, estou tendo mais enjoos que de costume. É possível que o Histamin tenha diminuído a eficácia da pílula?

    ResponderExcluir
  156. Histamin na dose que refere não interfere no efeito do anticoncepcional. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  157. Olá,
    desde há uns meses atrás comecei a ter coceira no nariz e ouvidos,vários espirros diários, olhos a lacrimejar, nariz a pingar e obstruído,e tosse seca constante.Tenho reparado que estes sintomas acontecem com maiores crises quando mexo em cola de contato, embora também se manifestem com menos frequência e sintomas noutros dias. Já fiz os testes alérgicos com gotas nos braços mas não acusou alergias, o que poderá ser visto que nunca me tinha acontecido nada destes sintomas até uns meses atrás?

    ResponderExcluir
  158. Isa: não é possível emitir um parecer específico sobre seu caso, pela internet, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Contudo, lembro que nem toda rinite se acompanha de testes positivos. Os cheiros ativos podem provocar irritação nas vias respiratórias e desencadear sintomas nasais. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  159. Ola! Sou carolina e queria saber se o singulair engorda e se corte o efeito de anticoncepcional yasmin.obrigada!

    ResponderExcluir
  160. Carolina: Singulair não interfere no efeito do anticoncepcional e não causa ganho de peso corporal. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  161. Olá, faz uns 4 dias que estou com uma tosse seca, persistente e que ataca o dia inteiro e piora muito de noite. Passei a tomar Histamin, mas não está havendo melhora. Realmente pode ser uma tosse alérgia?

    ResponderExcluir
  162. A expressão “tosse alérgica” é empregada quando o sintoma surge em consequência de uma doença alérgica. Por exemplo, a rinite alérgica pode ocasionar a chamada secreção pós nasal, ou seja, gotejamento de catarro da parte posterior do nariz em direção à garganta e ocasionar tosse. Ou seja, "tosse alérgica" não é um diagnóstico É essencial diagnosticar a causa da tosse. Sugiro que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  163. Há alguns meses me apareceu pequenos circulos vermelhos que mudam de sitio mas concentrados somente na palma das mãos e planta dos pés que coçam muito, se coçar demais incha e fica até dificil de andar, de acordo com estudos que eu mesmo fiz (verificando imagens de situações alergicas e estudando meus sintomas) se trata de urticária, o problema todo é saber do que......

    ResponderExcluir
  164. Leonardo: a investigação da causa é a base para definir o tipo de urticária. Aconselho que procure um alergista para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento adequado para seu caso. Convido que leia um texto que publicamos sobre este tema:
    http://blogdalergia.blogspot.com.br/2006/12/urticria-causas-e-controle.html Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  165. Existe algum estudo sobre alergia a chinelos feitos de EVA ????

    ResponderExcluir
  166. Caio: EVA (Etil Vinil Acetato) é um tipo de emborrachado usado em artesanato, chinelos, pisos, etc. Segundo a descrição do produto, é um composto químico de diversos materiais, tais como: resinas, agentes de expansão, ativadores, auxiliares de processo, pigmentos e de outros polímeros como borracha ou termoplásticos. Os relatos de alergia ao produto são raras, sendo mais comuns nas pessoas sensíveis à borracha e seus derivados, São também descritas reações respiratórias devidas à cola de contato utilizada no artesanato com EVA pelo forte odor exalado. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  167. Gostaria de saber se os remédios Hidrocortisona, Fenergan e Celestamine, cortam ou diminui a eficácia do Anticoncepcional Yasmin? Tive uma crise alérgica hoje e no hospital injetaram hidrocortisona e fenergan, o médico receitou para fazer o uso em casa do celestamine. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  168. Os anti-histamínicos e corticosteroides não interagem com anticoncepcionais.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  169. Tou com alergia e não consegui decifra qual a calsa e algo que usso diariamente tou comecando a retirar as coisas q tou desconfiada ja tomei o antialergico e não esta adiantando minha alergia ela cosa muito e com umas horas depois some as manchas avermelhadas parece uns calonbos tou fazendo o teste para saber a calsa se não de jeito vou preocura e médico. .. aguardo obrigada

    ResponderExcluir
  170. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  171. Olá equipe
    Eu Nucelia gostaria de parabénizar a equipe sobre a maneira de orientar
    Pessoas sobre doência alergica.
    Por favor explique mim o por que meu filho está empolando o corpo
    ele tem rinite
    obrigada

    ResponderExcluir
  172. Nucelia: a rinite alérgica não se acompanha de lesões na pele. Por isso, é essencial examinar seu filho para definir o diagnóstico e indicar tratamento Infelizmente não é possível opinar pela internet. É aconselhável que o leve a um alergista Gratos por sua visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  173. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  174. Wilston: peço sua compreensão, mas o blog da Alergia obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  175. Anônimo8/5/14 23:35

    Ola, boa noite!
    tenho rinite e recentemente fiz um tratamento de 10 dias com allexofedrin D 60 mg + 120 mg. Esse medicamento interfere no anticoncepcional Yaz?
    Lauriane

    ResponderExcluir
  176. Não há evidencias clinicas de interação medicamentosa entre as medicações relatadas.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  177. Tomo o anticoncepcional Repopil 35, e uso o antialérgico Histamin. Esse antialérgico interfere no anticoncepcional ? Em não prevenir a gravidez ? Retira a eficácia do anticoncepcional ?

    ResponderExcluir
  178. Boa noite, já faz algum tempo que desenvolvo intolerância química através dos fortes odores. Sejam eles dos mais simples que, logo tornam-se insuportáveis. De imediato, acontece sinusite, dor de cabeça, há inflamaão no nariz e gargante, mas nunca tive febre. Contudo, há dois mêses, mais ou menos, noto dores no peito e sinto mina gargante empolar por dentro. Sinto como se estivesse engasgada. Já fui a vários médicos, o últino me encaminou a um psicólago. Chega até ser ridículo, mas infelizmente, é cada vez maior o número de médicos que não dão atenção ao que os pacientes relatam. Gostaria de saber se o meu relato tem algo com alergia? Desde já, obrigado pela atenção. Lourdes.

    ResponderExcluir
  179. Não há evidencias clinicas de interação medicamentosa entre as medicações relatadas, ou na eficiência do uso de anticoncepcional.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  180. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  181. Boa tarde!!!! Me chamo Aline Neves e tenho 1 duvida. Recentemente apareceu manchas vermelhas com pequenas bolinhas no meu pescoço q cosam muito e parece q esta pegando fogo,fui ao medico da emergência da minha cidade ele falou q era 1 processo alérgico mais já faz 18 dias q to assim agora passou para barriga ante braço anti pernas,mas a pele do pescoço e sobrancelha bochechas estão descamando não sei de que foi só sei q quando estou cm muito calor e suando as manchas aumentam o q devo fazer??? m ajudem por favor!!!!

    ResponderExcluir
  182. Aline: sinto muito, mas não é possível apontar a causa e indicar os cuidados de tratamento pela internet, sem examinar sua pele e sem analisar seus dados clínicos pessoalmente. Aconselho que procure um alergista Estamos ao seu dispor, caso more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  183. bom dia, meu nome é Nielson Dantas e já faz um tempo que estou com a garganta enchada e as vezes com falta de ar, será que alergia a alguma coisa, falei com um colega e ele me disse que estava com os mesmos sintomas e descobriu que era alergia, por favor o que é que eu faço?

    ResponderExcluir
  184. Nielson: os dados que envia em seu relato não permitem definir pela internet se é uma alergia. Aconselho que procure um alergista que possa examiná-lo para fazer o diagnóstico e indicar tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  185. Anônimo2/7/14 13:01

    Ola, meu nome é karina. Há 2 mêses venho tendo manifestações alérgicas, começam a aparecer manchas no meu corpo qe se torna calombos, e de algumas semanas pra cá vem piorado minhas mãos, braços, olhos, boca, lingua, vem inxando de um segundo pro outro...e ando tendo falta de ar na hora das crises, e isso esta acontecenfo todos dias com tufo em qe toco ou como, ja passei no medico e fiz todos os exames, e elame disse que tenho alergia a paraben mix e hidroquinona. E me pediu pra olhar nos rotulos dos produtos, porem sempre olho e nunca axo tais substancias. E mesmo assim fico todos os dias do mesmo jeito..gostaria de saber oque posso fazer...

    ResponderExcluir
  186. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  187. Alergia é mesmo uma coisa bem chata... Sou alérgica a dipirona e até descobrir que era isso, quase morri (literalmente) na pior das crises. Hoje não chego nem perto. Já tive uma rinite brava, que depois de muitos anos sossegou, se havia um fator desencadeante que foi eliminado nem percebi.
    Agora há cerca de 4 meses comecei a ter uma urticária (?) na região do pescoço, dorso e braços. Já me consultei com dermato tomei vários remédios mas ela não desaparece. A consulta com especialista é somente daqui a 4 meses (Brasil) e não sei nem por onde começar a testar itens, já avaliei os mais importantes de minha dieta e rotina e não consigo achar o vilão.
    Será que alguém teve alguma experiência similar e encontrou algo que queira compartilhar?

    ResponderExcluir
  188. Infelizmente as causas de urticárias são multivariadas, podendo ter sua origem nos alimentos, aditivos alimentares, medicamentos (mesmos os utilizados por varias vezes antes dos episódios urticariformes), causas infecciosas, parasitarias, auto imune entre outras... Procure seu médico.

    ResponderExcluir
  189. Olá. Meu nome é Israel, Moro em Brasília. Estou com uma alergia que causa muita coceira e ressecamento na minha pele. Ainda não descobri o que causa. Acredito que seja alergia alimentar pois já estou assim fazem uns 10 anos, estou fazendo um tratamento já porém ainda sem resultados..

    Tenho três perguntas:
    1) Quanto tempo devo retirar um alimento específico da dieta para saber se ela é o possível causador da alergia? Ex: carne. Devo ficar sem comer carne por quanto tempo?

    2) Recentemente comecei a tomar Loratadina porém percebi que minha pelo ficou ainda mais ressecada. Isso é alguma reação causada pelo remédio?

    3) O hospital público é obrigado a fornecer tratamento para alergias? Exemplo a Imunoterapia. Vcs Conhecem algum hospital publico em Brasilia que faça o tratamento?

    Agradeço o esclarecimento.

    ResponderExcluir
  190. Na realização do teste cutâneo, se eu ingerir um certo alimento 1 dia antes do teste, é possível que no exame apareça uma falsa reação alérgica? Desta forma o consumo do alimento pouco tempo antes poderia prejudicar o resultado. É possível isso ocorrer?

    ResponderExcluir
  191. Não há recomendação ou proibição do uso de alimentos antes da realização de testes alérgicos alimentares.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  192. 1) Na retirada do alimento poderá ser necessário dias ou até semanas para haver percepção da melhora clinica
    2) A loratadina é muito pouco provável de ser causadora da desidratação da sua pele
    3) Verifique no site da ASBAI.org.br

    ResponderExcluir
  193. Anônimo7/8/14 22:22

    Olá meu nome é Luciana... Frequentemente minha garganta inflama, geralmente é sempre no mesmo período da minha menstruação gostaria de saber se tem alguma ligação, se pode ser algum tipo de alergia sei lá. Já retirei as amídalas a quase 5 anos e tenho acompanhamento de um otorrino só que ele até hoje não conseguiu descobrir o porque continua inflamando com frequência, já fiz vários tipos de exame e o ultimo que fiz deu que estou com refluxo. Podem me ajudar?

    Obrigada desde já..

    ResponderExcluir
  194. Olá boa tarde, meu filho está de vez em quando puxando o ar, levei ao alergista e ele ficou tomando bombinha durante um mês mas ele continua puxando o ar principalmente quando ele para pq ele é muito elétrico e encontrei este site e me informei da policlínica e vou levar meu filho para ver

    ResponderExcluir
  195. A nossa equipe está ao seu dispor. Convido que escreva para nosso e-mail e enviaremos a cópia em PDF dos livros sobre Alergia. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  196. Meu olho fica vermelho 24 horas e ja fui ao oftalmologista e ela falou que se tratava de uma alergia .teria algum exame de alergia que eu poderia fazer para descobrir qual é a causa? obs: meu olho esta assim ja faz 3 anos...

    ResponderExcluir
  197. meu olho fica vermelho 24 por dia , todo dia é assim , eu ja fui ao oftalmologista e la ela me disse que se tratava de uma alergia . Eu gostaria de saber se à algum exame que eu possa fazer para poder descobrir o causador dessa alergia ? E vcs teriam uma ideia o que possa ser ? Obs : meu olho esta assim a 3 anos... e isso é bem desagradável .

    ResponderExcluir
  198. Meu nome é Mario e tenho 60 anos. Após ingerir uma dose de Bromoprida liquida tive ração alérgica: meus lábios incharam e ficaram quentes.Essa alergia pode ser combatida com anti-histamínicos normais, tipo Polaramine?

    ResponderExcluir
  199. Mario: o seu relato sugere que possa ter ocorrido um angioedema. Mas, não é possível confirmar pela internet. O tratamento varia de acordo com o tipo e com a gravidade de uma alergia. Nem sempre o antihistamínico é suficiente para reverter uma crise. Aconselho que procure um(a) especialista em Alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno