Pular para o conteúdo principal

Asma no trabalho - quem responde é o especialista

1. O que é asma no trabalho?
A asma é uma doença que se manifesta por crises que dificultam a respiração. A maioria das pessoas tem asma independente do ambiente onde estejam. No entanto, existem casos em que os sintomas da asma estão relacionados com o ambiente de trabalho e com a inalação de substâncias (fumaças, gases, pó, etc). Um trabalhador saudável pode ter sintomas pela 1ª vez ou reiniciar uma asma que teve na infância. Em outros, pode piorar a asma que já possuía.
A asma relacionada a fatores presentes no ambiente de trabalho é também conhecida como “asma ocupacional” ou ainda como “asma profissional”.
Existem outras doenças que podem cursar com piora no trabalho como a rinite, a conjuntivite e a dermatite de contato, que serão abordadas em outro tópico.

2. A Asma profissional é rara?
Infelizmente, o número de casos cresceu nas últimas décadas e hoje se calcula que cerca de 5% a 10% dos casos de asma em adultos seja de origem ocupacional. Esta porcentagem varia de acordo com o setor, tipo de profissão, do trabalho desenvolvido e das substâncias utilizadas. Por exemplo, uma pessoa que trabalhe em padaria, poderá se senbilizar à farinha de cereais. Cabeleireiros tendem a apresentar reações com uso de tintas e produtos químicos. Profissionais de saúde podem reagir ao látex das luvas e equipamentos que contenham esta substância.Trabalhadores da indústria textil estão sujeitos a sintomas respiratórios resultantes da exposição constante a fibras e poeiras do algodão. Cavalariços podem desenvolver alergia a pêlos de cavalo.

3. Este tipo de asma é alérgica?
Nem sempre. A asma ocupacional pode resultar de:
- processo irritativo: substâncias que possuam ação irritante no aparelho respiratório, em especial das pessoas que já sejam portadoras de asma. Exemplos: amônia, ácido clorídrico.
- mecanismo alérgico: estes casos necessitam de um período de exposição a longo prazo e da sensibilização à substância até o aparecimento da asma. Um exemplo é a inalação de partículas do látex (usado na manufatura de luvas de borracha) por médicos e profissionais de saúde.
- mecanismo farmacológico: inalação de certos produtos que por si só podem provocar a liberação de substâncias presentes no organismo, como por exemplo os inseticidas usados na agricultura podem provocar sintomas em trabalhadores por liberação de uma substância chamada acetil colina e assim alterando a musculatura respiratória.

4. Como reconhecer a asma profissional?
Observe alguns pontos que poderão auxiliar no diagnóstico:
- Sua asma (ou rinite)piorou desde que mudou de emprego?
- Os sintomas pioram no trabalho?
- Melhoram nos fins de semana,feriados prolongados e nas férias?
- Os sintomas voltam quando retorna ao ambiente de trabalho?
Nem sempre é fácil detectar a asma ocupacional pois existem muitos fatores envolvidos. Por exemplo, o fator emocional pode agravar uma asma pré-existente numa pessoa que trabalhe sob pressão, competição profissional, sob stress ou ainda no caso de relações difíceis com os colegas. Ressalta-se ainda a possibilidade de sensibilização à poeira em ambientes com precárias condições de limpeza ou de armazenamento de arquivos, processos, etc. O importante é procurar um alergista, confirmar o diagnóstico e indicar a conduta adequada.

5. Como tratar a asma no trabalho?
O primeiro passo é detectar e buscar o controle da causa. Existem casos onde é necessário abandonar o trabalho e outros onde o profissional pode ser recolocado em nova função, amenizando o problema. Equipamentos de proteção e medidas ambientais permitirão ao trabalhador manter sua profissão em condições saudáveis.
O plano de tratamento da asma deve ser colocado em prática na dependência da gravidade dos sintomas e orientado pelo médico especialista em Alergia.


Você tem mais alguma dúvida?
Envie para nosso e-mail e fale diretamente com os médicos da
Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Teremos prazer em responder.

Comentários

  1. Anônimo5/2/08 15:22

    Tenho asma desde a infância. Fui tratada com vacinas ainda no inicio das crises. tive anos de ausência de crises até que chegou a adolescência e pouco a pouco as crises voltaram,pioraram na fase adulta quando eu trabalhava fora, por causa do ambiente fechado, fumantes no recinto, ar condicionado. Nessa época eu usava bombinhas spray e remedio para desentupir nariz, sem nunca esquecer de os lavar na bolsa e ficanvam junto a minha cama durante a noite. Usei em algumas ocasiões cortizona injetável, quando as crises eram brandas fazia uso de xaropes, nebulizações e sempre a bombinha. Cheguei a fazer vários tratamentos de acompanhamento, uma coisa eu percebi que as vacinas me deixavam mais sensíveis favorecendo as crises. Os anos passaram e aprendi a conviver com a asma. quando percebia que eu perdia o controle dela recorria ao médico. Agora não trabalho mais fora, sou dona de casa e o ultimo tratamento de controle levou uns 4 anos, fui vacinada contra a pneumonia em 2006 e atualmente meus remédios que eu não podia deixar de tê-los em casa chegam a perder a validade sem que eu os use e não tenho tido crises. Sei que ela está comigo, que a idade com certeza vai trazê-la de volta em alguma época, porém ao ler estas páginas sobre arlegia, asma e uso de corticóide, eu percebi que sempre estive no caminho certo. Muito bom o trabalho de voces. Parabéns. Sara.

    ResponderExcluir
  2. Sara: obrigado pelo seu incentivo, em nome do grupo médico do Blog da Alergia. Mantenha cuidados preventivos e tenha sua asma sob controle e assim evitará uma piora no futuro. Citando o Professor Brum Negreiros, "quanto mais asma, mais asma". Previna e viva saudavelmente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno