Pular para o conteúdo principal

Quando a pele coça, é alergia?

Quem nunca sentiu vontade de se coçar? Uma coceirinha até que é uma boa sensação ...
A coceira inspirou Marcos Caruso a escrever uma peça teatral que citada no “Guiness” como a mais longa temporada em cartaz e que depois se transformou num filme de sucesso: “Trair e coçar é só começar”.


Coceira (ou Prurido) é a sensação na pele que leva ao desejo de coçar em busca de alívio. A palavra prurido deriva do latim pruritus e significa comichão, coceira. É descrita coceira em quase todos os vertebrados terrestres e pode variar desde formas leves, sel lesões aparentes na pele até formas graves, acompanhadas de escarificação e mutilações.


O Prurido é um sintoma subjetivo, ou seja, é uma sensação particular, variando em cada indivíduo e inerente às suas condições pessoais. É um sinal de que algo ocorreu para deflagar o sintoma. A coceira é comandada pelo sistema nervoso e tem um mecanismo muito similar ao da dor, indicando a presença de um fator irritante que ocasiona o sintoma e que necessita ser removido e controlado.


Chama-se de prurido simples quando não há presença de lesões aparentes na pele. Ao coçar, produz-se a coçadura, que quando é feita de forma suave, extingue o sintoma sem deixar marcas. Mas, com o passar do tempo, a repetição do ato de coçar pode levar ao aparecimento de escoriações, manchas e engrossamento da pele.


É comum que as pessoas pensem que se a pele coça, deve ser uma alergia. Mas, este conceito cai por terra quando estudamos o universo deste sintoma, que pode surgir por inúmeras causas. È possível coçar porque a pele está ressecada como também refletindo doenças ou exprimindo dificuldades emocionais.


Roberto Lent, cientista da UFRJ em sua coluna publicada na revista Ciência Hoje em fevereiro de 2007, relata uma experiência curiosa realizada com voluntários que assistiam a uma conferência sobre a coceira, na qual se apresentavam transparências presumivelmente pruritogênicas (fotos de pulgas, pele arranhada, reações alérgicas), e depois fotos relaxantes, indutoras de bem-estar (crianças com a pele suave, almofadas fofas, pessoas tomando banho). Durante a conferência, o público era filmado por inúmeras câmeras posicionadas estrategicamente no auditório e a análise do filme feita posteriormente revelou que o público se coçou mais durante a palestra e na exibição das transparências pruritogênicas do que durante as relaxantes, sugerindo uma forte indução psicológica.



Doenças alérgicas que causam prurido:


- Reações alérgicas a medicamentos
- Dermatite Atópica
- Urticária
- Eczema de Contato
- Reações a alimentos
- Reações a agentes físicos: calor, frio, suor, etc.
Caso você tenha alguma alteração cutânea ou coceira, procure um médico alergista que irá analisar seu caso e detecar a causa, se é alérgica.


Entretanto, é importante lembrar que inúmeras condições e doenças podem causar prurido. Uma situação sem gravidade mas que pode se tornar incômoda é a coceira ocasionada pelo ressecamento da pele, que pode ocorrer em qualquer pessoa, mas em especial nos idosos, nos portadores de atopia ou em situações específicas.

O ressecamento cutâneo tende a coçar porque há um desequilíbrio no manto gorduroso que encobre a pele ocasionando menor proteção e maior facilidade de irritação, desencadeando a coceira. Por isso é muito importante hidratar a pele através de cuidados simples no banho diário, como o uso de sabonetes apropriados e afastamento dos fatores irritantes como a água quante, buchas e esponjas. Além disso, a utilização diaria e logo após o banho de um hidratante, aliado à ingestão hídrica adequada contribuirão para amenizar o problema.


Doenças que podem provocar prurido cutâneo:

- Doenças do Fígado: podem provocar acúmulo de sais biliares e provocar coceira incômoda, difícil de tratar e que não responde bem ao uso de antialérgicos (antihistamínicos).
- Diabetes
- Doenças do Rim, decorrentes da dificuldade na filtragem renal e aumento de substâncias no sangue que levam à coceira.
- Fatores hormonais: gravidez, menstruação.
- Doenças endócrinas
- Infecções: viroses como a catapora, por exemplo, se acompanham de coceira intensa. A escabiose (sarna) é uma parasitose que provoca coceira.
- Intoxicações por álcool e cocaína.
- Verminoses – oxiúros, por exmplo, se alojam no intestino e provocam coceira no ânus.
- Psicoses e psiconeuroses
- Outros.








Se você tem um prurido persistente, que não melhora, procure um médico para detectar a causa e indicar um tratamento adequado. Cremes e pomadas caseiras podem mascarar o quadro e piorar o problema.





Ilustração: Robert Burch

Comentários

  1. HOLA AMIGOS DE L BLOG DE ALEGIAS Y ASMA ME GUSTARIA CONVERSAR CON ALGUNAS PERSONAS REFERENTE A ESTOS PADECIMIENTOS YCOMPARTIR OPINIONES E IDEAS, DE COMO HACER FRENTE A ESTOS PROBLEMASLE MANDO MI CORREO POR SI QUIEREN CHATEAR, E INTERCAMBIAR PLATICAS. SI SON DEL URUGUAY, PARAGUAY DOMINICANA Y EL BRASIL Y OTROS PAISES!!

    ResponderExcluir
  2. AMIGOS. DEL BLOG LES MANDO MICORREO t.valencia.v@hotmail.com saludos de omni!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Omni. Obrigado pela sua visita. Estamos ao seu dispor não apenas aqui como também através do e-mail: blogdalergia@gmail.com
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. alguem sabe se existe alergia a temperaturas baixas? acontece que nao posso pegar em nada gelado que minas maos coçam e ficam vermelhas.

    ResponderExcluir
  5. Os sintomas que descreve podem ser decorrentes de uma urticária ao frio: procure um alergista para confurmar o diagnóstico e indicar um tratamento adequado.

    ResponderExcluir
  6. Ola! Estou morando atualmente em Toronto,e como todos sabem aqui eh muuuuito frio. Tenho asma e ao vir pra ca pensei que eu ia morrer na primeira semana. Me enganei, passei 6 meses de inverno intenso e nao tive nenhuma crise. Agora, comecou o verao e tive uma gripe muito forte, acompanhada de cansaso. Minha gripe foi mal curada, e agora, minhas duas maos estao cheias de pontinhos vermelhos que seguem pelo braco e naoparam de cocar. Acredito que seja a asma... Por favor me ajudem, pois estou enlouquecendo com essas coceiras. Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Mari: gostaria de poder ajudá-la, mas pelo seu relato, deduzo que você necessita de um tratamento de alergia como um todo, da rinite, da asma e da reação cutânea. Infelizmente, não é possível orientá-la sem uma consulta pessoal, em especial quando se trata de pele, sendo imprescindível examiná-la. Uma coceira na pele pode ter causas variadas, alérgicas ou não. Aconselho que procure um especialista para orientá-la.

    ResponderExcluir
  8. Mari: gostaria de poder ajudá-la, mas pelo seu relato, deduzo que você necessita de um tratamento de alergia como um todo, da rinite, da asma e da reação cutânea. Infelizmente, não é possível orientá-la sem uma consulta pessoal, em especial quando se trata de pele, sendo imprescindível examiná-la. Uma coceira na pele pode ter causas variadas, alérgicas ou não. Aconselho que procure um especialista para orientá-la.

    ResponderExcluir
  9. Mari: gostaria de poder ajudá-la, mas pelo seu relato, deduzo que você necessita de um tratamento de alergia como um todo, da rinite, da asma e da reação cutânea. Infelizmente, não é possível orientá-la sem uma consulta pessoal, em especial quando se trata de pele, sendo imprescindível examiná-la. Uma coceira na pele pode ter causas variadas, alérgicas ou não. Aconselho que procure um especialista para orientá-la.

    ResponderExcluir
  10. Oi, estou precisando de esclarecimento, estou com um problema na minha pele, primeiro fica vermelho, depois uma coceiro louco e o resultado é uns "vergão", poderia ser uma alergia do frio, ataca no corpo mais noite.
    Obrigada

    Lucia

    ResponderExcluir
  11. Lucia: Infelizmente não é possível emitir um parecer sem examinar sua pele pessoalmente. Sugiro que procure um especialista em Alergia. Abraços e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  12. oi gostaria de saber se o que sinto é alergia, ja tive alergia uma vez, coça e fica aquela aperencia que foi picada de abelha e logo vão se juntando, dessa vez é como se fosse picada de "muriçoca" fica aquela bolha um "caroço" vermelho que coça.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não é possível emitir um parecer sobre seu caso sem examinar pessoalmente. As lesões cutâneas podem aparecer com aspecto semelhante em várias doenças. Por isso, o ideal é examinar atentamente a lesão para reconhecer a causa do problema. A nossa equipe está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do RJ.

    ResponderExcluir
  14. oi meu nome é victoria,faz um tempo que estou com coceira,se formam bolhas rojas e enormes em varias partes do corpo. Seja nos pés,maos,pernas,costas,pescoço nao tem lugar que nao saia as bolhas.Gostaria de saber que pode estar causando isso em mim.Obrigada....
    Atentamente victoria

    ResponderExcluir
  15. Victoria: o melhor caminho é procurar um especialista em Alergia para orientá-la. Infelizmente não há como afirmar a causa das bolhas sem examinar sua pele pessoalmente.

    ResponderExcluir
  16. Ola pessoal, eu estou há tres meses me cocando com bolhas na regiao genital e na virilha, antes me coçava muito os braços..mas comecei a tomar uma vacina...acho que lelhorou um pouco, mas ate agora as bolhas na regiao genital nao desapareceram pois coçam muito e faz com que elas permaneçam..Bom vi neste topico que a causa de coceira pode se dar tbm ao uso de drogas...antes desta alergia aparecer usei cocaina. Sera uma intoxicação dessa droga? Eu parei de usar desde entao.. Transei sem camisinha tbm, e a pessoa agora esta se coçando muito, deve ter pego de mim....o que será isso? Fiz alguns exames e o resultado da alergia deu TERPENO. mas isso nao justifica uma outra pessoa pegar tbm essa coceira... Sera Herpes genital? Nao doi apenas coça muito... mas coça outras regioes do corpo tbm tipo barriga, umbigo...Tomei um comprido de vitaminas Lavitan e no dia seguinte meu cotovelo inchou...sera que o medico errou na prescrição da vacina? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  17. Marcos: infelizmente, não há condições para responder a todas as suas dúvidas, pois não é possível opinar sobre um diagnóstico sem uma consulta médica formal. A nossa equipe está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínca Geral do Rio de Janeiro. Informe-se pelo telefone: (21) 2517 4206 - fale com Vanessa. Obrigada pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  18. olá!
    gostei muito desse blog. sou extremamente alérgica e ultimamente tenho tido muita coceira no corpo todo! e o pior que mancha! minhas pernas estão completamente manchadas....

    tenho observado que se formam umas "placas"...com um aspecto enrrugado...e depois aparecem espinhas no lugar....

    isso é normal??? o que vcs me recomendam???

    gostaria que me esclarecessem algo, ok?

    parabéns por este blog. muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo4/8/08 17:56

    Sara: o aspecto manchado da pele surge em geral após a coçadura, ou seja, o ato de coçar agride a pele que se irrita, piorando a lesão. O ideal é procurar um médico para buscar a causa da coceira. Hidrate a sua pele, pois ajudará na sua recuperação. Visitei seu blog sobre a arte da música e recomendo: é muito interessante. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  20. Ola! Estou com uma insistente coceiras e bolhas que ao estourarem sai uma especie de agua, nas maos! O que seria isso e o que devo fazer?
    Obrigada pela atencao desde ja.

    ResponderExcluir
  21. Daisy: coceiras na pele podem ter causas variadas e nem sempre alérgicas. Aconselho que procure um médico alergista ou dermatologista para que examine a lesão e oriente a conduta adequada. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  22. ola!boa noite.
    minha mae tem 82 anos,e nos ultimos dias surgiu umas irritaçoes na pele das duas pernas dela causando muita coceira.Que aos poucos se espalha pelo corpo todo,ela ja tomou remedios anti-alergicos e nada de melhorar. Sei que so um dermatoligista pra detectar,mais sera possivel que voces poderiam me ajudar por enquanto?
    obrigado

    ResponderExcluir
  23. Valdete: gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não há como emitir um parecer sobre uma coceira sem examinar pessoalmente. Idosos têm pele sensível e ressecada, sendo comuns os sintomas cutâneos, em especial as coceiras. Existe um quadro clínico chamado de "Prurido Senil" onde a causa da coceira é a pele modificada pela idade. Aconselho que use apenas hidratantes e leve sua mãe a um médico para estabelecer a causa da coceira. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo4/9/08 23:01

    Olá, sestou a uns 2 meses, com uma coceira que está me encomodando muito,cotei até o cabelo pois cheguei a pensar que fosse os produtos para alisamento do mesmo...

    Sou usuário de cocaina uso quase todos os dias em quantidades variadas, numca tive problemas com coceiras por causa, dos produtos relacionados a coicaina, será que pode haver a possibilidade de meu corpo não conseguir eliminar a quantidade do produto no sangue atravéz da urina a tempo até eu utilizar o produto de novo ? ? ?

    ResponderExcluir
  25. Anônimo6/9/08 18:14

    Não há como afirmar se o prurido (coceira) pode estar sendo causado pela cocaína. Aconselho que procure um médico especialista para definir o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.

    ResponderExcluir
  26. é possivel haver alergia sem comichao??

    ResponderExcluir
  27. Joana: Na maioria das vezes, as doenças da pele causadas por alergia se acompanham da coceira. Os casos sem este sintoma são mais raros e constituem exceções. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  28. Olá,a alguns meses estou com umas manchas na pele,elas sao da cor da pele mas parecem um monte d carocinhos juntos q coçam d vez em quando e essas "manchas" estao pelo corpo todo d forma moderada,desde a apariçao percebi q eles crescem com o passar dos dias...o q poderia ser?

    ResponderExcluir
  29. Infelizmente não há como fazer um diagnóstico ou indicar um tratamento de uma coceira sem examinar pessoalmente.Como mostramos no texto, os fatores que podem causar coceira são variados e nem sempre alérgicos. Por isso, o médico necessita analisar seus dados clínicos, suas condições de saúde e examinar sua pele. A nossa equipe está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do RJ.

    ResponderExcluir
  30. estou sentindo uma coceira nas maos principalmente entre os dedos menores cocam tanto que as vezes da ate vontade de chorar sou manicure e sempre que eu paro de trabalhar começa nao tem bolhas mas fica vermelho e dolorido me ajude a obter uma resposta eu ficaria muito agradecida.Parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  31. Sugiro que procure um alergista. Infelizmente não há como emitir um parecer sem examinar pessoalmente as lesões em sua pele. Contudo, seu relato é sugestivo de uma dermatite de contato. Como você trabalha como manicure, deve realizar testes para confirmar o diagnóstico e assim indicar um tratamento adequado. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo2/2/09 13:42

    Sofro há anos de uma coceira (peniqueira) terrível que surge geralmente após o banho e também com o suor, nas regiões da coxa, costas e braços. Não aparece nada na pele, mas os sintomas são de enlouquecer. Fiz inúmeros exames: de sangue, do fígado, mas deu tudo negativo. Obtive alívio com uma manipulação de 3 anti-histamínicos receitados por um dermatologista, porém eles causam muita sonolência, impedindo minhas funções normais. E é só parar de tomar que a coceira volta. Preciso muito de uma orientação para resolver definitivamente este problema.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo2/2/09 13:44

    Sofro há anos de uma coceira (peniqueira) terrível que surge geralmente após o banho e também com o suor, nas regiões da coxa, costas e braços. Não aparece nada na pele, mas os sintomas são de enlouquecer. Fiz inúmeros exames: de sangue, do fígado, mas deu tudo negativo. Obtive alívio com uma manipulação de 3 anti-histamínicos receitados por um dermatologista, porém eles causam muita sonolência, impedindo minhas funções normais. E é só parar de tomar que a coceira volta. Preciso muito de uma orientação para resolver definitivamente este problema.

    ResponderExcluir
  34. Anônimo2/2/09 20:02

    GOSTARIA DE SABER PORQUE EU ESTOU COM UNS CAROCINHOS NAS MÃOS, E AGORA ESTOUROU UM MONTÃO DELES NO MEU COTOVELO. O QUE SERÁ QUE PODE SER?

    ResponderExcluir
  35. Infelizmente não há como responder às duas ultimas perguntas,já que é impossível afirmar a causa de uma coceira sem examinar pessoalmente. O diagnóstico não depende de um exame ou teste exclusivo mas sim da análise minuciosa dos dados clínicos de cada pessoa. Estamos ao inteiro dispor na Clínica de Alergia PGRJ.

    ResponderExcluir
  36. Olá pessoal,
    Desde de janeiro estou com uma coceira insuportável, no corpo todo. Jah fui em 3 dermatologistas a 1°falou que era falta de hidratação passei a hidratar meu corpo varias vezes ao dia e não resolveu o meu problema.o 2° me receitou o medicamento Alegra, enquanto eu estava tomando a coceira passou logo que o medicamento acabou a coceira voltou =/ o 3° mandou eu continuar com o Alegra, só que dessa vez não surgiu efeito. Não sei mais o que fazer,não durmo mais direito,não consigo estudar de tanto que incomoda. Tenho hipotireoidismo tomo o medicamento Synthroid, gostaria de saber se não pode ser alguma reação dele??
    Adorei o blog. Vcs estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  37. Nanda: uma coceira na pele pode ser causada por inúmeros fatores, nem sempre alérgicos. Uma medicação pode estar implicada neste sintoma, mas infelizmente não é possível responder sua pergunta sem uma análise cuidadosa dos seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe está ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pelo incentivo ao nosso trabalho e volte sempre para nos visitar.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo7/4/09 12:33

    olá,
    tenho sofrido muito com uma forte coceira após o banho e as vezes ate mesmo com suor.
    coçam as coxas,as pernas e os braços gostaria de saber se isso pode ser uma alergia que aparece quando molha a pele ou se pode ser causado por algum problema da água?
    parabéns pelo blog!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  39. A coceira após o banho não é habitualmente causada pela água, mas sim pelo atrito causado numa pele sensível. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  40. doutora beatriz emersom recebi o seu e mail sobre o caso da minha filha de 8 anos com urticaria e angoedema e colesterol alto desculpe insistir mas a senhora disse que é pouco provavel que essa alergia com angoedema seja por alimentos mas sim por medicamentos eu gostaria de dizer que antes dos remedios de alergia que a doutora passou ela nao tomava nenhum tipo de medicamentos nem para gripe ja que por sua vez ela quase nao fica gripada no maximo ela toma de vez em quando quase nunca um eno antiacido gostaria de mais uma opiniao sobre isso vou lhe contar uma coisa semana passada ela comeu um bombom de chocolate com coco e isso lhe causou um galo enorme na testa outro dia foi peixe com camarao que deixou ela com um angoedema na boca, estou meio perdida nao sei como agir ja que a medica dela dis que nao tem como saber o que ela tem por favor desculpe o incomodo mas gostaria muito de saber o que fazer obrigado nailza nailzab@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Naliza: como referi em meu email, é impossível dar um diagnóstico ou identificar a causa de uma doença sem examinar pessoalmente. Você mesma referiu em seu relato que os médicos estào com dificulodade em confirmar esta causa. Quando respondi, apenas fiz uma suposição. Para emitir um parecer, é imprescindível uma consulta pessoal. Infelizmente não tenho condições para ajudá-la da maneira que deseja. A nossa equipe está ao seu dispor. Obrigado pela visita ao nossoblog.

    ResponderExcluir
  42. estou com uma alergia entodo o corpo mas na cabeça e pescoço sao firidas que revem agua e cosao muito e cada ves mas fica mais feio oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  43. Vivian: aconselho que procure um alergista. Infelizmente não é possível definir o tratamento de uma alergia na pele sem examinar pessoalmente. Obrigado pela sua visita.

    ResponderExcluir
  44. Anônimo3/5/09 16:06

    meu filho de1ano está com a perna e braço todo empolado e coçando muito,já faz 1 mes.já levei para um dermatologista e um alergologista eles passaram desalex ele nao melhorou acrescentou predisin e ele teve uma melhora durante os 5 dias de uso mas quando suspendeu ossintomas voltaram. Existe algum exame para identificar se é alergia e a que?

    ResponderExcluir
  45. As lesões na pele podem ser complexas, envolvndo causas variadas. Infelizmente não é possível emitir um parecer sem examinar seu filhinho. Os exames deverão ser solicitados de acordo com cada caso. Não existe um exame ou teste que sirva para tdos os tipos de alergias na pele. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  46. tenho uma coceira que comessa 3horas da manha todos os dias tae as 5 horas da manha e terrivel ja tomei todo tipo de remedio ja parei de comer todos alimentos que possa dar alergia. por favor me ajude ?
    a pele cosa muito principalmente na barriga coxas ,e nas maos da umas bolilhas de agua durante o dia

    ResponderExcluir
  47. Compreendemos seu sofrimento, mas infelizmente não há como definir a causa de uma coceira baseado apenas em seu breve relato e sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Cínica de Alergia PGRJ.

    ResponderExcluir
  48. Tenho uma coceira quando começo a correr minha coxa começa coçar que nao consigo mais correr o que posso fazer para melhorar?

    ResponderExcluir
  49. Procure hidratar sua pele o máximo possível, diminua o número de banhos e utilize sempre sabonetes suaves para pele seca, sem buchas ou esponjas. Sugiro que busque atendimento com alergista para definir a causa e indicar tratamento. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  50. Tenho uma coceira nas costas e já está com mancha escura na pele. Parece que há sob a pele um bichinho q incomoda levando a coçar insistentemente..não há aparência de nada no local.O que pode ser ?

    ResponderExcluir
  51. Uma coceira na pele pode ter causas variadas e nem sempre alérgicas. Para esclarecer sua dúvida e definir a causa de sua coceira, é essencial examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo1/6/09 13:18

    Sofri de uma coceira na pele que começou na perna e se espalhou pelo corpo dias passava bem outros era insuportável, parecia que era o frio, o calor os tecidos os alimentos o ar tudo era suspeito quase me levou a loucura.Uma demartologista sugeriu um tratamento psicológico eu fui mais direta procurei um psiquiátra, e a coceira que me perseguiu dos 17 anos aos 40 anos foi embora com um remédiu receitado pelo psquiátra o problema começava no cerebro e ~estourava na pele, se eu soubes.......

    ResponderExcluir
  53. É verdade: a pele pode expressar a coceira como resultante de uma alteração emocional (psicológica). Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  54. Minha mãe está a alguns meses com uma alergia. Vivemos em Angola, que infelizmente não tem muitos recursos médicos. Ela já fez varias consultas com médicos de clínica geral, mas até a data não se detectou a causa dessa alergia. Ela não é constante, aparece variando as partes do corpo sucessivamente, tipo: pernas, braços, barriga, pescoço, orelhas (são os sítios mais atingidos). Começa com um vermelhão e parece que tem fogo, sente-se a pele muito quente, depois começa a comichão e é tão forte que ela acaba por ter que coçar. Fica com a pela parecendo uma queimadura, muito vermelha, depois passa, e dentro de pouco tempo volta a dar em outro local. Preciso de vossa opinião. O que pode ser? como resolver? Obrigada

    ResponderExcluir
  55. Clínica de Alergia PGRJ6/7/09 07:54

    O seu relato realmente sugere uma urticária mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Alergias podem se manifestar na pele com lesões muito parecidas e confundir o diagnóstico. Além disso, numa pessoa adulta, a presença de uma urticária pode sinalizar e acompanhar situações de saúde. Por isso, para orientar, é imprescindível analisar seus dados clínicos de maneira minuciosa.Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  56. olá!desde os 6 anos tenho uma alergia a meu suor(eu acho),mas tbm qndo fico nervosa ou com raiva.minha pele começa a coçar muito e fica vermelha com uns caroços(parecidos com os de picada de mosquito)ja tentei de tudo,a medica que fui nao descobriu o que era e passou um sabonete e um protetor solar feito por uma farmácia de manipulação.mas quando comecei a usar,só fez piorar o caso,começava a arder e queimar a pele.tenho 16 anos e isso ainda me atormenta!o que eu faço?Obrigada!

    ResponderExcluir
  57. O seu relato sugere uma urticária colinérgica, mas para confirmar, é preciso examinar. Estamos ao dispor na Clínica de Alergia PGRJ. Agradecemos sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  58. Olá...a uns 4 dias atras começou a aparecer um monte de bolinhas um pouco avermelhadas na parte do busto...mas agora ta por todo tronco e começou a coçar...sei que alergia...mas gostaria de saber que tipo de alergia e essa???

    ResponderExcluir
  59. Gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como definir a causa de uma alergia na pele sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Cínica de Alergia PGRJ.

    ResponderExcluir
  60. boa noite!
    meu filho esta com umas bolinhas na virilha e no bumbum,algumas estouraram.esta horrível,estou passando agua oxigenada e hipolglos,mais acho que pode ser alergia a fralda será?

    ResponderExcluir
  61. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através de internet, sem examinar seu filho pessoalmente.Sugiro que o leve a um alergista. A nossa equipe médica está ao seu dispor em nossa Clínica de Alergia.

    ResponderExcluir
  62. OLA TENHO UMA MENINA QUE ESTA COM UMAS MANCHAS VERMELHAS NAS PERNAS E NOS BRAÇOS QUE FICAM MUITO DURAS COMO SE ESTIVESSE A PELE INCHADA DEPOIS QUANDO VAI SECANDO COMEÇA A DAR COMICHAO E APARECE UMAS BOLHAS COM UMA AGUA AMARELA TENHO USADO CREME PARA ALERGIA E NAO PASSA RENOVA SEMPRE POR FAVOR AJUDE-ME

    ResponderExcluir
  63. Infelizmente não poderei atender sua solicitação pois para indicar tratamento é essencial examinar a pele. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  64. Existe algum alimento que ajuda a combater as alergias na pele?
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  65. Não.Recomenda-se uma alimentação saudável, evitando alimentos artificilizados. Mas, como a causa da alergia varia, só há necessidade de dieta em casos específicos. Obrigado pelo incentivo ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  66. Anônimo6/9/09 13:26

    OLA TENHO UMA ALERGIA DIAGNOSTICADA URTICARIA NO SANGUE MAS O REMEDIO QUE O DERMATOLOGISTA ME PASSOU E MUITO CARO PRA MIM. O NOME E ALEXOFEDRIN 180MG.GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UM MAIS BARATO E QUE FAÇA O MESMO EFEITO.OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  67. Alexofedrin é um antialérgico. Possui similares (Fexodane 180 ou Altiva 180 ou Allegra 180) e ainda um genérico: cloridrato de fexofenadina 180. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  68. Anônimo8/9/09 20:12

    olá amigos peço ajuda,apos o banho tenho uma corceira horrivel,o que fazer?

    ResponderExcluir
  69. Para tratar sua coceira, é preciso examinar: aconselho que procure um alergista.Estamos ao seu inteiro dispor na PGRJ.

    ResponderExcluir
  70. Estou com uma coceira no rosto.Qdo passo a mão parece q estou com areia no rosto,coça e as vezes ate arde,pode ser alergia de maquiagem ? ou algo do tipo ?...esta no rosto todo..na testa..bochecas..queixo...
    Me ajudem por favor...pois só consegui marcar um dermatologistaa para daqui duas semanas !... obrigadaa

    ResponderExcluir
  71. Gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como definir a causa de uma alergia na pele sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e sem examinar pessoalmente. sugiro que faça compressas com soro fisiológico gelado e procure um clinico geral até que possa ir ao dermatologista.

    ResponderExcluir
  72. Gostaria de saber se tem algum tipo de alimento que ajuda a combater as coceiras :??
    Pois tbm sofro com elas . minha pele comeca a cocar e logo fica cheio de feridinhas ...bem como nw estou no brasil eh dificil se comunicar com os medicos aqui do japao ...
    entao gostaria de saber se tem alguma coisa que posso faz em casa para ver se pelo menos diminui um pouco as coceiras obrigado

    ResponderExcluir
  73. Coceira é um sintoma que pode acompanhar várias doenças e por isso a consultta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa. Dietas alimentares só surtirão efeito quando a causa for alimentar. recomenda-se uma alimentação saudável, evitando alimentos industrializados.
    Não tenho condições para julgar seu tratamento ou para indicar remédios, mas gostaria de fazer algumas recomendações que poderão ser úteis:
    - Reduza o número de banhos: um por dia é o ideal. Caso tome mais de um, prefira banhos rápidos (chuveiradas), sem sabonete.
    - Os banho não devem ser demorados ou quentes, sem buchas ou esponjas. Use sabonetes suaves, para pele seca. - Ao secar, utilizar toalha macia, enxugando sem esfregar ou friccionar a pele. Aplique hidratante diariamente, logo após o banho, em todo o corpo.
    - Usar roupas leves, de algodão e evite roupas apertadas, lycra ou jeans.
    Procure atividades de lazer, relaxe, combata o stress em sua vida.
    Uma receita de vovó para diminuir a coceira e acalmar a pele: faça “banhos de maizena”, usando uma mistura de maizena com água, como se fosse um mingau ralo (consistência de shampoo). Jogue e deixe um pouco essa "papa" sobre o corpo. Depois, enxague com água, seque suavemente e use seu hidratante. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  74. meu nome é cintia tenho 13 anos.
    pesso que me ajudem a tirar uma duvida que eu tenho ha muitos anos,desde que nasci tinha coçeiras,bolhas e manchas na pele e sempre que eu ia ao medico cada um respondia uma coisa diferente,já disseram que o que eu tinha era urticária,alergia,etc.
    mas nenhuma das suposiçÔes foram confirmadas.
    hoje eu não tenho mais aquelas coisas estranhas na pele,só que de vez em quando volta tudo de novo.
    será que podem me ajudar a descobrir o que eu tenho?
    os sintomas são:coçeira forte,bolhas grandes e pequenas,manchas na pele,puz,febre alta.
    espero que me ajudem.obrigado!

    ResponderExcluir
  75. sofro de uma coceira na pele ja faz alguns anos.pincipalmente quando mosquito me pica coça demais minhas pernas meus braços estão cheio de mancha morro de vergonha de usa roupa curta o que devo fazer para acabar com as coceira e com as manchas?

    ResponderExcluir
  76. Cíntia: infelizmente não podemos atender sua solicitação através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. O ideal é procurar um alergista para orientar seu tratamento. estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia PGRJ. Obrigado por participar do nosso blog.

    ResponderExcluir
  77. O seu relato sugere uma alergia à picada de insetos. Procure um alergista para confirmar o diagnóstico e indicar uma vacina, que poderá resolver seu problema.

    ResponderExcluir
  78. Olá, meu nome é Josué e recentemente fui acometido duma coceira cutânea tão intensa que nem anti-histamínicos com o Hidroxizine ou Loratadina conseguem resolver. Meu corpo coça por inteiro e fico com a pele toda vermelha, por vezes até empolada com algumas pequenas bolinhas no local de maior coceira. Há algum tipo de alimento ou vitaminas que inibam a coceira dermatològica, se não, que posso fazer para me curar desse mal-estar?

    ResponderExcluir
  79. Há uns 2 meses venho tendo alergia na pele. Ela começa do nada. De repente, parece que levei picadas de mosquito pelo corpo inteiro, pois formam pequenas bolinhas que, ao inicar em um lugar, percorrem pelo corpo inteiro. Minha pele chega a ficar muito vermelha mesmo antes de eu coçar. Não estou fazendo nada de diferente, como alimentação ou produtos. Gostaria de saber o que pode ser. Obrigada

    ResponderExcluir
  80. O tratamento da urticaria se baseia na descoberta da causa.O uso de antialérgicos não obterá sucesso se a causa não for detectada e afastada. Aconselho que retorne ao seu alergista para uma nova avaliação.

    Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  81. Nathaly: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não há como afirmar a causa de uma alergia na pele sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientarseu caso.Obrigado pela visita. Volte sempre para visitar nosso blog

    ResponderExcluir
  82. Bom dia pra todos!!!
    vim fazer um comentario do que aconteceu comigo,Mês passado tive uma coceira insuportavel que começou pela cabeça cheguei a pensar q estava com piolho,da cabeça foi pra batata da perna,depois nuca,depois barriga,coxa,entre coxa tb,debaixo do braço enfim não conseguia dormi direito e isso foi me estressando chorava d enoite ,pedia q me desse uma solução.procurei um dermatologista e ele me falou q eu estava com escabiose na minha cabeça eu achava que não estava com escabiose pq tudo ficava inpolado,fiz tudo que a médica mandou,compreisabonete Nedax,loção Nedax comprei compremido done única e nada adiantou isso me deixou ainda pior.Então resolvi procurar um alergista olha a médica é excelente me me receitou hidroxizine de 10mg pra tomar de manhã depois do café e a noite depois do jantar e pediu pras que eu fizesse a cultura de urina e exame de sangue pra saber tipo de alergia..olha só sei de uma coisa estou tomando o hidroxizine e sevastatina pra trigecerideos estou ótima,minha pele sumiu tudo.Estou muito feliz mesmo pois deixei de fazer coisas que gostava por estar com essa coceira.GENTE NA REALIDADE nem sei o que houve comigo se foi emocional,extresse,algum medicamento que causou isso.só sei que minha pele ta limpinha

    ResponderExcluir
  83. Vanete: mantenha seu tratamento para que a sua alergista possa orientá-la. Além disso, procute ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas. Além disso, hidrate sua pele, tome bastante água e use sempre um sabonete suave para pele sensível. Evite buchas, esponjas. Assim estará ajudando na recuperação e na saúde de sua pele. Agradecemos sua visita e convidamos que assine nosso blog para que passe a receber nossos textos diretamente em seu email.

    ResponderExcluir
  84. Fabiana Solva10/11/09 01:20

    Gente, não sei mas o que fazer...... tenho alergia emocional é a medicamento. Ja tinha feito tratamento (1998) e a alergia tinha sumido e agora ela voltou com tudo, porem e so na epoca que eu estou mestruada e quando ta muito calor,não tomo remedio algum pra colica, mas mesmo assim, a alergia aparece, fico toda empolada com placas vermelhas que coçam e queimam sem parar...... Ja não sei mas o que fasso....... Existe alergia mestrual?

    ResponderExcluir
  85. Os fatores hormonais (gravidez, menstruação e menopausa) podem influir em alguns quadros de alergia. Aconselho que exponha o fato ao seu alergista para que possa orientar seu tratamento. Estamos ao dispor na PGRJ.

    ResponderExcluir
  86. Bom,fazem 3 dias que estou com uma alergia,caroços enormes pelo corpo que coçam muito, jah fui no atendimento de urgencia 2 vezes e me deram injeção uma no bumbum e a outra na veia, as 2 anti alergicas,mais nn serviu,pq a alergia voltou em menos de 1 hr e ainda contina ,uma enfermeira amiga da minha mãe disse p eu tomar polaramine,diminui bastante os sintomas, mais sempre volta, so que agora são só manchas vermelhas enormes que ainda coçam bastante,hj acordei com dor na garganta,no pescoço e nas costas nn sei se tem algo a ver. Ah, a 4 dias atras usi cocaina pela 1 vez, e bebi(beber eu jah costumo) acha que tem algo a ver? O que eu posso fazer? ObrigadA ;*

    ResponderExcluir
  87. Peço sua compreensão, mas não podemos atender sua solicitação através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com os dados clínicos. Só fazendo o diagnóstico será possível afirmar a causa e orientar a forma de resolver o problema. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  88. Bom dia, gostaria de uma ajuda pro meu pai.Ele tem coçeiras no corpo que coça ate sair as vezes sangue, ficam umas bolas tipo como se estivesse estourando mas, essas coçeiras saem mas nos lugares como na virilha, pernas e nas mãos, ele já foi em vários medicos de pele, ver o sangue, já tomou várias remedios, deixou de usar muita coisa uma lista que o médico apresentou que podia trazer alergia.Mas isso não resolveu em nada, pensamos que pode ser stresse, pq quando ele fica nervoso, parece que coça mas. Mas e muito ruim ver ele assim.Tenha alguma ajuda que pode me ajudar a esclarecer e buscar uma maneira de poder ajudar.Ah lembrando que ate fora da cidade ele foi em medicos alergicos e de pele e nada de medico resolver.Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  89. Compreendo sua preocupação e gostaria de ajudar seu pai, mas infelizmente não é possível emitir um parecer sem uma consulta pessoal. A investigação de uma coceira se assemelha ao trabalho de um detetive. Ou seja, é preciso investigar em mínimos detalhes a história da pessoa, examinar as lesões e analisar os exames complementares. È comprovado que os fatores emocionais podem ocasionar coceira na pele, mas para emitir um parecer é essencial examiná-lo. A nossa equipe está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do RJ.

    ResponderExcluir
  90. Boa Noite!

    Meu marido tem uma espécie de alergia na região peitoral que nunca passa.
    Já fomos à vários médicos e eles receitaram várias pomadas que aliviavam a vermelhidão, mas não curavam, ficava meio que dependente da pomada, que com a saturação passava a não fazer mais efeito.
    A alergia e avermelhada, não coça nem elimina liquidos, formam vários carocinhos, formados por ressecamento da pele, que juntos parecem um caminho...
    Tentamos de tudo, tiramos o desodorante aerosol e substituimos por rolon, o sabonete já foi o neutro e atualmente é o Protex, mas nada alivia.
    Eu gostaria de saber se há alguma doença de pele com essas características, para podermos começar de algum ponto, já que nenhum dermatologista nos ajudou até agora...
    Obrigada...
    Andressa
    São Paulo

    ResponderExcluir
  91. Andressa: o tipo das lesões que descreve, a localização e a ausência de coceira não sugere que seja uma alergia: lembra mais uma dermatite seborreica.Contudo, não há como diagnosticar sem examinar pessoalmente: aconselho que leve seu esposo a um alergista para orientá-la. Agradecemos sua visita e participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  92. Olá,sou de São Paulo e tenho Dermatite Atópica e Alergia respirátoria,desde que nasci,e agora com 14 anos, estou com uma alergia muito forte no rosto que aparece com "bolinhas" e a pele esta muito ressecada e vermelha,o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  93. Alana: A dermatite atópica, assim como a alergia respiratória, deve ser tratada de forma contínua, para evitar as fases de piora.Não posso afirmar a causa das "bolinhas"em seu rosto sem examinar pessoalmente. Aconselho que vá ao seu alergista para que ele a oriente. A dermatite atópica provoca muito ressecamento da pele. Por isso, você deve usar sempre sabonetes suaves, para peles sensíveis e usar hidratante diariamente logo após o banho. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  94. Olá por favor preciso de orientação, tenho 38 anos e sou manicure a uns 2 anos e meio, desde o início deste ano 2009, comecei a sentir muita coceira nas pernas, insuportável mesmo dava vontade de raspar com uma faca, fui ao médico tomei predzim comp., durante o tratamento passou agora voltou, só nos braços, muiiito, nas pernas ainda coça mas bem menos, não sei mais o q fazer, tenho vergonha ate de trabalhar, e tenho medo do efeito colateral do corticóide, já estou acima do peso, por favor preciso de ajuda. Obrigada Adrianne

    ResponderExcluir
  95. Adriana: infelizmente não podemos ajudá-la através de e-mail, pois é importante examinar sua pele, definir a causa do problema para então indicar um tratamento. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. A nossa equipe está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  96. olá amigo faz algum tempo que sinto cosseiras nos praços e pernas e as vezes nas coxas e aparecem umas manchas como se fosse uma picada de inseto, que cossam muito, eu coloco uma pomada alivia, mas depois volta. vc tem algima dica?

    studioimagemsom@hotmail.com

    ResponderExcluir
  97. O uso da pomada sem que se defina causa, é apenas aliviadora. Aconselho que procure um alergista para detectar a causa do seu problema. Enquanto isso, hidrate bem sua pele. Os banhos não devem ser demorados ou quentes, sem buchas ou esponjas e uma vez ao dia. Use um sabonete suave para peles sensíveis e aplique hidratante logo após o banho. Evite roupas apertadas ou de tecidos sintéticos ou lycra: prefira tecidos de algodão. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  98. ola boa noite meu nome e jorge rodrigues ja algum tempo ke me vai aparecendo e desaparecendo no na cara junto dos olhos na nuca e no couro cabeludo umas manchinhas vermelhas ke me da comichao o ke podera ser ou ke tipo de alergia podera ser sabem me dizer.obrigado
    cumprimentos

    ResponderExcluir
  99. Jorge: peço sua compreensão, mas não há como fazer o diagnóstico de uma lesão na pele sem examiná-lo pessoalmente. As lesões que descreve podem ser devidas a uma dermatite seborreica. Aconselho que procure um alergista ou um dermatologista. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  100. Olá boa noite!Meu nome é Letícia. Há alguns meses tenho tido muita alergia no braço esquerdo e a coceira aparece nos mais diversos momentos, desde a hora de eu dormir até quando estou na rua. As bolhas são pequeninas, geralmente com uma "aguinha" dentro e coçam muiiito. Ja tentei deixar de usar cremes no local, ja mudei minha alimentação e até o sabão em pó e amaciante de roupa estou usando neutro... mas nada de melhorar. O que pode ser???

    Obs: as vezes eu fico uns 2 dias sem ter a coceira.

    ResponderExcluir
  101. Le: infelizmente não posso esclarecer sua dúvida através de email, pois para afirmar a causa de sua alergia, é preciso examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigada pela visita e volte sempre

    ResponderExcluir
  102. Felipe Ferraz4/2/10 10:10

    Bom dia tem huma coceira qua a auguns anos esta me encomodando profundamente ..sou músico ..e sempre que estudo muintas horas meu instrumento(guitarra)minha mão fica toda chaia de bolhas e vasando hum liquido.ja tentei varios tratamentos..mas o perfil da dessa elergia é psicológica...sera que vou ter que parar de tocar guitarra ou existe hum tratamento relaxante para minha condição nervosa?

    ResponderExcluir
  103. Felipe: o seu relato não sugere que seja uma alergia de origem emocional. Mas, para emitir um parecer, é preciso examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  104. Bom dia! Eu moro em Portugal a 3 anos e em DEZEMBRO de 2009 apareceu uma alergia em mim, quando eu faço um exercício ou ate arrumo qualquer coisa (ex: a bagunça do quarto) meu corpo esquenta (as vezes penso que é meu sangue que esquenta e causa a coceira).
    Mais percebi que quando eu ando em um ritmo mais acelerado meu corpo também esquenta e causa coceira.
    Mais o interessante é que meu corpo transpira (não sei se é para esfria o corpo ou se ele também esta causando a coceira).
    Ficar em lugares fechado também faz com que meu corpo esquenta e causa coceira.

    Miqueias Silva

    ResponderExcluir
  105. Miqueias: o seu relato sugere que possa ser uma urticaria física, mas para confirmar é preciso examinar pessoalmente,. Aconselho que procure um alergista. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  106. Tenho uma coceira no anus principalmente quando como comidas apimentadas. Comentei com um primo meu que é medico sobre a coceira ele me sugeriu tomar allegra 120g 2x ao dia. Mais estou meio em duvida sinto essa coceira mais a noite e sempre quando como essas comidas apimentadas. O que terá haver com remedios p/ alergias..?? Alguém tem algo a me dizer ou sugerir..??

    ResponderExcluir
  107. Os antihistamínicos podem atuar nas reações alérgicas como também em outras doenças que se acompanhem de liberação histamínica. Para julgar a indicação do remédio, seria necessário fazer o diagnóstico do seu problema, o que só seria possível após examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigada pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  108. olá, boa noite!meu nome e jordana moro em fortaleza. desde pequena tenho uma alergia no bumbum são tipo espinhas vermelhas que coçam. quero saber a origem desses caroços se e ereditário ou tem a ver com alguma enflamação no sangue pois quando estou perto de mestruar eles ficam mais irritados e se tem como tratalas que tipo de pomadas devo usar ou tomar algo para os caroços desaparecerem.

    ResponderExcluir
  109. Jordana: infelizmente não posso atender sua solicitação através de um aconselhamento por e-mail, pois não há como afirmar a causa de uma alergia na pele sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Fortaleza tem ótimos especialistas. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  110. Quando eu fico nervoso, ansioso, ou quando corro e faco exercicios fisicos e comeco a suar (Suor) em algumas partes do meu rosto comeca a ficar muito vermelho e com coceira. e depois quando eu descanco o meu corpo pego um ar em minutos volta ao normal sem nenhuma lesao.poderiam me ajuda por favor. (isso ocorre so no meu rosto .)

    ResponderExcluir
  111. O seu relato sugere que possa ser uma urticária física, do tipo colinérgico. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso.Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  112. Tenho sentindo tipo um pico na pele, o q pode ser?

    ResponderExcluir
  113. A base do tratamento de uma coceira é detectar sua causa. Por isso, não é possível indicar um tratamento sem examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Lembro que existem muitas causas de coceira, nem sempre de origem alérgica.Aconselho que procure um alergista.
    Estamos ao seu dispor na Policlínica

    ResponderExcluir
  114. kleber pires12/4/10 14:00

    Iai blz? primeiro parabéns pelo blog! Organizado e bem claro! Bom vamos lá, kkk, faz uns 3 anos q do nada meu corpo desencadeia uma coceira extrema e fica cheia de bolinha vermelhas! do nada, o q eu consegui notar q isso ocorre geralmente quando eu transpiro muito ou quando eu passo vergonha! Eu sinto meu corpo muito quente e começa a cocar!
    Bom se vcs poderem me ajudar fico grato! Valew e abração!!!

    ResponderExcluir
  115. Obrigado, Kleber. Infelizmente não é possível afirmar a causa de uma coceira sem examinar sua pele. A própria sudorese aumentada pode causar uma irritação cutânea compatível com a sua descrição. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. Enquanto isso, faça banhos de maizena para acalmar a coceira. Volte sempre para nos visitar.

    ResponderExcluir
  116. Boa noite! Quando ando muito rápido ou corro aparecem pontinhos vermelhos no braço, barriga, tornozelo e nas mãos e coça bastante. Isso aparece quando meu corpo está aquecido, quando volta a temperatura normal os pontinhos desaparecem.

    ResponderExcluir
  117. Seninha: o seu relato sugere que possa ser uma alergia de origem colinérgica, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para atendê-lo e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  118. Anônimo1/5/10 00:20

    É um tal de "coça-coça"...hehehe...
    Também estou assim. Sei que preciso e vou procurar um dermatologista.Mas gostaria de trocar umas ideias antes: Geralmente à noite sinto coceira nas pernas(somente abaixo do joelho até ao tornozelo) começo a coçar, levanta um vergão e fica quente no local. Certo dia eu estava cheia de pintinhas, como se a pele estivesse realmente irritada.Não sou alérgica a nada. Existe alguma doença que os sintomas podem ser comparados aos meus?
    Lu

    ResponderExcluir
  119. Realmente, Lu, como você mesma disse, é preciso examinar para fazer o diagnóstico. O seu relato sugere que possa ser um dermografismo mas para afirmar, só examinando pessoalmente. Lembro que o ato de coçar é muito irritante para a pele e agrava o problema com o passar do tempo, escarificando sua pele. Por isso, o melhor caminho é mesmo procurar um especialista (alergista ou dermatologista) Agradecemos sua visita. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  120. Oi,eu passava cremes para espinhas, ja tentei vários mas surgem raros resultados (todos sobre orientação médica), neste último minha pele ficou super ressecada,surgiram manchas brancas, bolinhas vermelhas e um vermelhidão ao redor delas,coça muito e arde um pouco,conforme mexo o rosto sinto e como si tivesse um tapão na região, isto ocorre no rosto.. olhei em vários lugares e parece ser eczame atópica.. ajudem-me ;D

    ResponderExcluir
  121. Welliveiga: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas não há como fazer o diagnóstico e indicar tratamento de uma alergia na pele sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Policlínica do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  122. deval junior17/5/10 12:45

    meu nome é junior e quando eu corro ou sinto muito calor,nos cantos dos meus barços fica vermelhos e bolinhas vermelhas tambem e coçar muito.ate eu tomar um banho e aliviar a dor eas coceiras passo umas pomadas de dexametasona e nada quando suado de novo começa.queria saber um remedio uma formula para acabar com isso.

    ResponderExcluir
  123. Junior: peço sua compreensão, mas nossa intenção não é substituir a consulta médica: não há como indicar um medicamento baseado apenas em seu breve relato e sem examinar sua pele pessoalmente. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  124. Junior, ola me chamo rafaela faz já um tempinho q eu estou com uma coceira no olha q fica irritando e fica vermelho aspero depois começa a descascar e volta ao normal, depois começa de novo depois volta ao normal..queria algumas dicas para amenisar um pouco, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  125. Rafaela: o seu relato sugere que possa ser uma alergia de contato. Aconselho que procure um alergista para rientar seu caso. Estmos ao dispor.
    Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  126. Boa tarde, tenho a pele sensivel, e fica vermelha ate a determinados tecidos, tenho o cabelo curto devido aos fios que onde encostava fica vermelho e coçando, qualquer objeto ou ate mesmo contato com pessoas, a pele fica vermelha. Isso começou a + ou- 1 ano, ja fiz varios exames clinicos e sangue e nao detectou nada. Isso me incomoda muito, por favor se puder me ajudar eu agradeço. Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  127. Regiane: o seu relato sugere que seja um dermografismo, mas para confirmar é essencial avaliá-la pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Agradecemos seu incentivo: é muito importante para nosso trabalho voluntário neste blog. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  128. Ola, do nada apareceu umas machas vermelhas na regiao da virilha, coça parece algum tipo de alergia nao sei.. oq pode ser? obrigado.

    ResponderExcluir
  129. Diogo: aconselho que procure atendimento médico: lesões em virilha podem ser causadas por micose (fungos). Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  130. oi minha pele coça muito ja tem um bom tempo,mais na região das pernas,as vezes acoçeira tão insuportável q tiro sangue de tanto coçar q tipo de alergia é essa?

    ResponderExcluir
  131. Rose: não há como afirmar a causa de uma coceira sem avaliar seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está a seu dispor na Policlínica RJ. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  132. oi,eu mi chamo may e gostaria de sabe mais ou menos o tipo de alergia que tenho,não sei se só citando o que ocorre da para os senhores responde alguma coisa em relação a essa alergia:não posso mi coçar,leva nenhum tipo de pancada mesmo sendo leve,aranhos que fica o local vermelho e o pior enchado bem enchado se aranha fica o risco bem direitinho se fize meu nome fica,incha como se eu tivesse colocado sei la algoma coisa por debaixo da pele ja fiz varios enxames mas ñ deu em nada.se os senhores poderem mi responde estarei aguardado.muito obrigada antecipademente.

    ResponderExcluir
  133. May: o seu relato sugere que seja um dermografismo. Contudo para confirmar, é essencial examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista. Agradecemos sua visita

    ResponderExcluir
  134. olá estou com uma coceira na barriga seios e nas costa.quando coço ela descama e fica com machas brancas o que pode ser?me ajude.

    ResponderExcluir
  135. Infelizmente não posso ajudá-la: para indicar a causa de uma coceira é essencial examinar sua pele. Aconselho que procure um especialista para orientá-la. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica do Rio de Janeiro.Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  136. Anônimo9/8/10 20:30

    Estou com um problema serissimo,a pele do meu bumbum e de parte da minha coixa está muito empolada e coçando ... e quando eu coço de mais chega até sangrar. E aos poucos está se espalhando ... quando uso uma pomada ele para de coçar,mais quando penso que já curou e paro de usar,a doença volta com tudo! Poderia me ajudar a saber o que é isso ? Obrigado!

    ResponderExcluir
  137. Olá,

    Frequentemente sinto coceiras e fico com manchas na pele, quentes e vermelhas (especialmente nas pernas) durante corridas ou caminhadas mais intensas. Os sintomas desaparecem pouco tempo depois que paro de me exercitar.
    Gostaria de saber se isso pode ser uma anafilaxia por exercício físico e se corro algum risco.

    Obrigada,

    Camila.

    ResponderExcluir
  138. Compreendo sua preocupação mas não tenho condições para afirmar a causa de sua alergia sem examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Aconselho que procure um alergista. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  139. to com uma coceira ja faz tres dia coça e fica vermelho queimando o que pode ser

    ResponderExcluir
  140. Peço sua compreensão, mas este blog não substitui a consulta médica. Infelizmente não há como apontar a causa de uma coceira sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  141. Anônimo4/9/10 04:06

    Olá. Eu gostaria de uma opnião. Á uns dois anos começaram a surgir manchas nas minhas mãos,ardencia e coceira intensa quando eu ficava muito tempo exposta ao frio. De lá pra cá, outras partes do meu corpo também começaram a ser afetadas, e além do vento frio, chuva,contato com água fria(lavar louça no inverno nem pensar), segurar uma lata gelada ou até mesmo comer sorvete começaram a me dar reações também. Eu fiz o teste do cubo de gelo em casa e a parte do meu braço onde houve o contato rapidamente ficou inchada(uma placa enorme),vemelha e coçando muito, e levou horas pra sumir. Minha duvida é: a urticaria ao frio é apenas incomoda ou pode ter outras implicações? Quando eu como sorvete, minha lingua e meus labios formigam e ardem.
    Desde já agradeço pela atenção e parabenizo o trabalho com o blog!

    ResponderExcluir
  142. Na urticária ao frio, os sintomas surgem minutos após o contato com o ar, líquidos e objetos frios e são geralmente limitados às áreas da pele expostas ao frio. Mas, em casos raros pode resultar em urticária, dor de cabeça, falta de ar, baixa da pressão e até perda da consciência, em especial nos casos onde o contato com o frio for extenso, como por exemplo, se uma pessoa portadora de urticária ao frio mergulhar em águas geladas. Agradecemos sua visita e o seu incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  143. Depois de ir a vários proctologistas e muitos exames, procurei um dermato/alergista p/tentar descobrir a causa de um prurido anal. Ele receitou vacinas para aumentar a imunidade, uma vez que tenho rinite crônica e tb muita coceira do ouvido. Isso procede? Peço uma resposta, já que as vacinas são caras. Grata. Sueli.

    ResponderExcluir
  144. Sueli: compreendo sua preocupação, mas não posso atender sua solicitação através de um aconselhamento por e-mail. Seria leviano de minha parte emitir um parecer sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que converse com o médico e exponha sua preocupação. É importante que haja confiança e diálogo entre você e seu médico. Conto com a sua compreensão. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  145. estou com rosto cheio de bolinhas e os braços também estão com bolimhas so que aglomeradas e com um líquido dentro parecendo estar empolado coçando e ardendo achei que poderia ser reação da anti tetânica que tomei segunda ou os animais que mexo onde estudo.

    ResponderExcluir
  146. Peço sua compreensão, mas não é possível emitir um parecer sem examinar sua pele pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  147. ola.me chamo Gessica tenho 22 anos e desde pequeqna apresento alterações na pele,mas hoje esta pior,nunca dei bola, mas agora nao sei mais oq fazer,nao posso usar soutien q tenha metal ou silicone,o pior eh q as vezes insisto e no local fica um enorme hematoma,e coça demais,na região da barriga agora tbm estou tendo coceiras,e nas pernas e braços sempre q pego tecido de inverno e suor além da coceira,fica em carne viva e estou toda marcada o verão esta ai e nao posso por nada curto!!! oque sera ?

    ResponderExcluir
  148. Gessica: O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  149. Minha filha de três anos esta com a pele com manchas vermelhas que coçam e depois que sai o vermelho fica uma mancha escura, levei ao médico ele disse que é uma alergia deu uma injeção de corticóide, que passou, mas hoje voltou em outros lugares, eu estou dando predsim, mas o que quero saber é por que fica uma mancha escura no lugar onde estava a mancha vermelha?E por que fica indo e voltando?

    ResponderExcluir
  150. Beca:infelizmente não posso atender sua solicitação através de um aconselhamento na internet. Para responder suas perguntas seria necessário conhecer o diagnóstico da causa das lesões apresentadas por sua filha. Aconselho que peça esta orientação ao alergista que trata dela. Ele conhece seus dados clínicos e está apto para orientar de forma adequada. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  151. Henrique: Tenho uma coceira na pele, que varia de lugar. Coça e arde muito. É por dentro da pele, e não se vê nada .Fico louco quando começa a coçar. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  152. Henrique: os dados que envia não são suficientes para que possamos emitir um parecer sobre a causa da coceira apresentada em sua pele. É essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. A nossa equipe médica se coloca ao seu dispor na Policlínca RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  153. Anônimo5/1/11 10:39

    tem coceiras na pele e não fica nenhuma marca, quando tenho contato com água piora.
    pode me explicar algo
    stella

    ResponderExcluir
  154. Stella: a coceira, mesmo intermitente, mas repetida, seguida do ato de coçar, pode causar escarificação e deixar a pele sensível. Ao fazer contato com a água, há uma natural piora do problema. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.Obrigado pelo contato.

    ResponderExcluir
  155. A muitos anos convivo com uma coceira que atinge principalmente a região das pernas e braços. Já busquei tratamento porém todos foram ineficazes. Tomo para aliviar nas crises o CLORIDATO FEXONADINA.
    As reações estão ligadas a contato com agua fria ou quente, sol, poeira, roupas, exercícios, fricção da pele e emocionais. Gostaria de uma indicação de um local para buscar um tratamento sério, aqui em Duque de Caxias ou Rio de Janeiro?
    Compreendam minha preocupação, pois já fui em outros locais que não resolveram minha situação.
    Desde já agradeço.

    Ass: Marcelo Ferreira

    ResponderExcluir
  156. Marcelo: a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-lo e prestar maiores esclarecimentos. Em Caxias existem excelentes profissionais: o site da ASBAI RJ disponibiliza uma listagem destes especialistas. Caso tenha dúvidas, escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com

    ResponderExcluir
  157. Há alguns meses surgiu coceira em minhas mãos. Desapareceu por um tempo e agora voltou. Isso coça muuuito!! até já feri a palma da mão esquerda euns dedos.Meu pescoço e busto tbem coçam demais. Já está irritado de tanto coçar.Já usei cremes dermatológicos, com e sem corticóide e nada.Oq alivia um pouco e o talco antisseptico. Mas eu quero ficar boa . Me ajudem. obrigada!!

    ResponderExcluir
  158. Compreendo sua preocupação, mas não temos consições para ajudar através de um aconselhamento na internet. Para indicar um tratamento, é indispensável uma consulta médica. Só fazendo o diagnóstico será possível orientar a forma de resolver o problema. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  159. ola!boa tarde minha filha tem 10 meses e alguns meses apareceu um monte de carocinhos e agora apareceu um monte bolhas que estouram e depois vira um ferimento.por favor me ajuda a resolver esse preoblema!!!

    ResponderExcluir
  160. Peço sua compreensão, mas não é possível fazer o diaqgnóstico ou indicar tratamento de uma lesão na pele sem examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o pediatra de sua filha. Caso necessite, ele encaminhará ao alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  161. Anônimo4/4/11 23:53

    vcs nao respondem nada!!
    a gnte explica ao maximo, nos minimos detalhes...e vcs sempre dizem q "infelizmente nao podem ajudar, pq nao tem como examinar a pele, etc ..."
    obvio q nao podem ser dar um diagnostico sem exames, seria falta de responsabilidade.
    o q esperamos eh uma luz, e nao o óbvio: procurar um especialista!

    ResponderExcluir
  162. A responsabilidade de uma resposta via internet, sem conhecer detalhes de cada caso é muito grande. A nossa intenção básica é educar, esclarecer conceitos, desvendar mitos. Nosso blog não tem a intenção de substituir a consulta médica, mas sim de orientar sobre as formas de prevenção e tratamento das doenças alérgicas. Além disso, lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com a história clínica de cada paciente. Seguimos as regras do Conselho de Medicina que recomenda ética e prudência na orientação aos pacientes. Seria leviano de nossa parte indicar diagnósticos ou métodos de tratamento através de um aconselhamento na internet. Pedimos desculpas por não correspondermos às suas expectativas, mas continuaremos pautando nossa conduta nos preceitos da boa medicina. A nossa equipe médica está ao inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  163. No mês passado senti muita coceira pelo corpo todo principalmente dobras, axilas dobras do joelho na parte de traz do braço em fim no corpo em geral mas nestes lugares ficava vermelho as vezes por eu ter coçado muito ou com uma espécie de grosseiro. foi diminuindo comecei a sentir o mesmo nos seios principalmente na aoréola nas beradas de baixo em um dos seios ficou como esfolado e saia uma agua pouca mas saia e no outro manchas avermelhadas que coçam muito ... pesquisei na internet pois uma amigo disse ser sifilis fiquei chocada pois fiz o exame de hiv em fevereiro e não tinha nada e desde dezembro não tenho relação sexual ... isso me assustou pq nao sei se é uma dermatite uma simples coceira que machucou ou sifilis. Sou de São Paulo e atualmente não estou trabalhando e sem convenio me trato em postos de saúde e dizem sempre pra eu procurar um alergista não sei o que fazer. podem me dar uma dica ?

    ResponderExcluir
  164. Peço sua comprensão, mas não é possível emitir um parecer sem examiná-la pessoalmente. S Paulo possui Serviços de Alergia na rede pública de qualidade, como por exemplo o Hospital dos Servidores, Hospital das Clínicas, entre outros. Enquanto isso, um médico dermatologista ou mesmo um clínico geral poderá orientá-la até que possa ir ao especialista. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  165. Estou com uma reação que está parecendo uma escabiose. Ja usei tudo em creme q continha corticoides e não obtive nenhum resultado. Fui a vários medicos e eles apenas dizem se tratar de uma micose, passam a receita (sempre uma pomada a base de corticoides) e pronto, só q não me tem resolvido nada. Ja fazem 4 meses! Olhando blogs de medicos sobre alegria, notei q a reação na minha pele é identica a escabiose. E detalhe, tenho duas cachorrinhas poodles em casa. Então queria, por favor, algo q me aliviasse isso. Ja são meses e nada resolve, alivia, mas não resolve. Tomei um fluconazol e fenergan e tive uma reação alérgia a eles. Não sei mais o que posso usar. Essas manchinhas tem formato meio arredondado (sei q não é impinge) e vários pontinhos vermelhos ao redor. Por favor, o q é bom pra escabiose?

    ResponderExcluir
  166. Peço sua compreensão, mas não posso atender sua solicitação: não é possível indicar tratamento para uma lesão na pele sem examinar pessoalmente. O aspecto da lesão pode corresponder a uma escabiose, mas existem outras doenças que podem se manifestar de forma semelhante e confundir o diagnóstico. A margem de erro é muito grande ao prescrever sem examinar: uma análise via internet é limitada pois se baseia em poucos dados enviados, o que certamente impede o diagnóstico preciso. A nossa equipe médica está ao seu dispor para uma avaliação pessoal do seu caso na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  167. Ola Boa tarde¹ Sempre que faço exercícios físicos, como caminhada ou jump, meu pescoço, colo e coxas ficam bem vermelhos, quente e arde um pouquinho, o que poderia ser?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  168. O seu relato não sugere que seja alergia. Para afirmar, é essencial que seja feita uma análise criteriosa dos seus dados clínicos e um exame físico pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  169. oi tenho um problema alergico ja algum tempo enclusive estou me tratando com antialergico e vacinas aeroalernicas. mais ultimamente estou sentindo umas coceiras na cabeça e pelo rosto principalmente quando estou andando no sol ou quando estou fazendo alguma atividade fisica queria saber se o que estou sentindo tem haver com a vicina q to tomando ou se pode ser algum outro tipo de reação pois tbm fasso uso de cremes de cabelo e produtos pra espinhas.

    ResponderExcluir
  170. O seu relato não sugere que seja uma alergia à imunoterapia (vacina para alergia). Aconselho que relate ao seu alergista e peça que o oriente. Agradecemos sua visita e participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  171. Ontem acordei com caroços vermelhos que parecem com picadas de mosquito no pescoço,na orelha, atrás da orelha, nas costas, no braço e na mão. Esses caroços coçam e são doloridos.Isso nunca aconteceu antes.Também percebi que o gânglio do lado esquerdo do meu pescoço estava um pouco inchado o que pode ser?

    ResponderExcluir
  172. Olá!As vezes sinto uma coceira muito grande no céu da boca e dentro da garganta,o meu nariz começa a pingar e coçar,e eu começo a espirrar .Dá uma aflição tão grande...È alergia?Tem tratamento?O que eu faço para amenizar esses sintomas?Ah! o meu quarto tem um pouco de cheiro de mofo,mas eu ja convivo com isso há uns dez anos.E esses sintomas eu comecei a sentir há uns três anos

    ResponderExcluir
  173. O seu relato não sugere que estes caroços que descreve em sua pele sejam causados por alergia. Aconselho que procure um alergista para fazer o diagnóstico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  174. Os sintomas nasais que relata sugerem que possa ser um quadro de rinite alérgica: aconselho que procure um alergista para orientar um tratamento adequado. Agradecemos a visita em nosso blog.

    ResponderExcluir
  175. Anônimo5/7/11 10:37

    Oiee ..eu tenho uma coceira que só dar de vez em quando.mas faz tempo e eu não tinha isso eu me coço e fica um inchaço na pele principalmente na perna e fica horrivel..ja procurei um medico uns falam q é alergia e outros dizem que é intoxicação.mas toda hora da intoxicação?rsrs obrigada

    ResponderExcluir
  176. O seu relato sugere que possa ser uma alergia. Recomendo que procure um alergista para orientar seu caso. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  177. Olá, é possível a pele ressecar até um determinado ponto em que fique supersensível e qualquer fricção sobre ela gere uma reação de vermelhidão e vergões que desaparecem em pouco tempo e com a aplicação de cremes hidratantes? Obrigado.

    ResponderExcluir
  178. André a pele ressecada fica muito sensível mas não é obrigatório que o ressecamento se acompanhe de lesões cutâneas. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  179. ola, estou com coceira pelo corpo a 6 dias e nao aparace nenhuma mancha na pele, tomei 2 e meio comprimido de LEVERCTIN e nao parou nao sei se o remedio fez efeito pois bebi alcool 2 dias apos tomar o remedio se possivel me informe o que pode ser

    ResponderExcluir
  180. O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  181. Olá!

    Gostaria de saber se pode me ajudar. Tenho uma coçeira na região dos ombros que após coçar fica ponicando e as vezes sangra. `que devo passar para aliviar

    ResponderExcluir
  182. Maria José: Infelizmente, não há como auxiliá-la através deste site. Somente através de uma consulta médica é possível diagnosticar a causa da coceira e assim poder prescrever o tratamento adequado para seu caso. Recomendo uma consulta com um alergista - caso more no Rio de Janeiro, estamos ao seu dispor. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  183. Boa tarde. Eu gostaria de saber se me pode ajudar. Eu tenho uma comichão intensa por todo o corpo menos na cara. eu pensei que pudesse ser uma alergia só que eu uso para o corpo os mesmos produtos que uso para a cara. Hoje não pus qualquer tipo de produto e continuo a ter comichão, já tenho esta comichão a 3 dias.gosteria de saber se devo esperar mais tempo ou se devo ir ao medico. Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  184. Anônimo7/9/11 01:30

    Oi estou com bolinhas vermelhas em todo o corpo elas tem tamanhos variados e no meio delas tem um leve enrrugamento , algumas bolinhas no meio tem o aspecto de casquinha branco, ou ressecammento esta por todo o meu corpo pescoco barriga braco mao perna virilha

    ResponderExcluir
  185. O seu relato não deixa claro que as lesões descritas sejam causadas por alergia. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  186. Minha filha tem 3 anos, e foi diagnosticado "amidalite", o medico receitou "cetoprofeno". Após 4 horas do uso desse med. o corpo dela empipocou e começou a coçar, principalmente atrás da orelha. Voltei ao médico e ele incluiu um "anti-alérgico + amoxilina " mas não suspendeu o uso do cetoprofeno. Não vi melhora alguma.

    A pergunta é!: O que devo fazer para aliviar as coçeiras dela? Porque já gastei R$110,00 com medicamentos. E o Dr., sei lá, acho que é porque não é com a filha dele....

    ResponderExcluir
  187. Ney: a erupção cutânea pode ter sido provocada pelo medicamento ou pode ser parte do quadro infeccioso da amigdalite. É essencial examinar sua filha para fazer o diagnóstico. Aconselho que a leve a um alergista para definir a causa. O diagnóstico é feito baseado na avaliação clínica do médico (anamnese e exame físico), não havendo um exame ou teste que seja definitivo para tal. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  188. Ola, geralmente na parte detras da perna começa a aparecer lesão pequena mais que começa a coçar então começa a se espalhar pela região, acontece também muito parecido quando uso uma roupa que aperte na cintura ou com o calor.o que pode ser.

    ResponderExcluir
  189. Pode ser uma atopia ou um tipo de urticária física mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente: aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  190. Olá
    estava dormindo e quando acordei comecei a coçar minha barriga,sem perceber fui trocar de roupa e na hora que toquei em minha barriga vi que nao estava lisa. Quando fui ver estava cheio de bolinhas grandes inchadas que coçavam muito..Nas minhas pernas,coxas,braços está tudo coçando oque faço?

    ResponderExcluir
  191. O seu relato sugere que possa ser uma urticária, mas para afirmar, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  192. Olá, eu fui picada no peito do pé, tenho quase certeza que foi um pernilongo. Coçou bastante por alguns dias, ficou aquela bolinha vermelha. Depois sarou porém quando menos espero volta a coçar no mesmo local, não é toda hora, mas todos os dias coça um pouco, a pele já está até manchada pelo fato, e tem umas pequenas saliências, como se fossem picadas. O que seria?

    ResponderExcluir
  193. Olá, tenho vários tipos de alegias e a cada dia aparece uma nova, o problema é que todos os medicos que vou só me dão remédio e pomada para os casos de pele e eu gostaria de descobrir as causas e agentes, vc poderia indicar quais testes eu poderia sugerir a eles pra identificar meu problemas de pele?? Grata
    (minhas alergia respiratórias foram solucionadas depois q encontrei um medico maravilhoso que identificou os agentes e fez um tratamento combativo e preventivo, graças a Deus....)

    ResponderExcluir
  194. Bibi: não há testes ou exames padronizados que sirva para todos os tipos de alergias na pele. O médico ouvirá sua história, analisará suas condições de saúde, outras patologias, medicações contínuas, etc. Após exame físico, poderá então concluir quais os testese exames específicos para o seu caso. Aconselho que retorne ao seu alergista. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  195. começou ontem uma cosseira em mim com umas manchinhas vermelhas no corpo comecei a tomar um anti alérgico hoje e ontem fui no médico e ele me deu um anti alérgico na veia o que eu faço ? cossa muito

    ResponderExcluir
  196. Siga as orientações do médico. Além disso, mantenha cuidados com sua pele: use sabonete suaves, para pele seca e sensível. Aplique hidratante após o banho. Evite banhos quentes e demorados, evitando uso de bucha ou de esponjas.
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  197. Boa tarde! Estou com uma coceira a mais de 15 dias,fui ao alergista/dermatologista e ele olhou e me passou uma injeção que ele disse que me daria alívio imediato da coceira (DUOFLAN injetavel) dose unica, não poderia repetir e mais um remedio pra tomar 1 vez ao dia (allexofedrin) e um creme dermatologico (trok) , após tomar a injeção realmente senti alívio na coceira, mas no dia seguinte começou novamente a coceira. Continuo tomando o remédio ( 15 dias ) e usando o creme. A coceira continua me incomodando e já estou com marcas nas pernas, nos braços e nas costas, o que me deixa desesperada, porque não tinha manchas na minha pele antes dessa coceira. Ele pediu que voltasse dentro de 10 dias ou seja dia 20/11 terei que voltar nele pra ver como estava e passar uma pomada pra sumir as manchas da minha pele. Pedi pra fazer um exame de sangue, mas ele disse que não precisava, não pra saber o que eu tinha naquele momento. Antes de começar a coceira, acordei algumas vezes com o labio superior inchado, depois acordei com o olho inchado e passado uns dias começou a intensa coceira. Cheguei a pensar que estava com escabiose, porque li que a coceira era intensa principalmente a noite. Mas o médico disse que não era. Era uma alergia de algo que comi, estresse e como disse que estou com obra em casa e em minha loja, ele disse que poderia ser a poeira. Me proibiu de comer alguns alimentos, tipo camarão, bacalhau, chocolate, refrigerantes (uva, laranja), tudo que tivesse corante.To desesperada com essa coceira que não acaba, nunca tive algo parecido ...
    Minha pele está muito vermelha, aspera, meio elevada e coçando bastante, me orientem por favor, obrigada.

    ResponderExcluir
  198. Infelizmente não é possível emitir o parecer que solicita através de um aconselhamento por e-mail, sem examinar pessoalmente. Coceira é um sintoma que pode acompanhar várias doenças e por isso a consulta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  199. tenho uma coseira que não pssa por nada ,ela comesa pequena e vai se abrindo paralelamente e no meio fica seca e em volta vermelho e cosa muito,isso é costantemente é orrivel.

    ResponderExcluir
  200. Uma coceira pode ter causas variadas, nem sempre alérgicas. Por isso, o caminho mais adequado é procurar um médico especialista em Alergia para investigar seu caso, examinar pessoalmente e assim poder fazer um diagnóstico e indicar tratamento apropriado. Remédios não resolverão o problema se a causa da coceira não for detectada e combatida. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno