10 novembro 2007

Atividade física ao alcance de todos




A prática regular de atividade física é indicada para pessoas de todas as idades. Mas, nem sempre é fácil colocar em prática. Que tipo de atividade escolher: corrida, caminhada, esporte ou se matricular numa academia? Como conciliar com o nosso (minguado) tempo livre?

Mas, esquecemos que é possível se exercitar mesmo durante as atividades diárias. Por isso, vale a pena ler a seguir um artigo muito interessante abordando este tema e publicado na Revista Veja em 19-10-07.


por Renato Dutra (Veja Online)

Durante as décadas de 70 e 80 defendeu-se a idéia de que deveríamos fazer exercício aeróbico moderado, 30 minutos, de três a quatro vezes por semana. Como resultado houve o "boom" da corrida pelo mundo.

Atualmente as pesquisas indicam que, além da necessidade do exercício aeróbico regular (como a corrida), é muito importante acumularmos atividade física diária. Entenda por atividade diária aquela movimentação que tendemos a perder com a praticidade da tecnologia – uso do controle remoto, escada rolante, elevadores, telefone sem fio, etc. A cada comodidade oferecida, nosso corpo é dispensado de um movimento. Em conseqüência, ficamos mais flácidos, gordos e nossa postura piora.

Claro que precisamos correr, assim como precisamos jogar futebol, tênis, pedalar, praticar esportes em geral. Mas não podemos esquecer que as atividades diárias também são importantes para manter o repertório de nossos movimentos e músculos em dia.

Por que não varrer o chão, ou levar o cachorro para passear, ou lavar louças, limpar janelas? A propósito, você já reparou como quase ninguém usa as escadas? E o número de pessoas que pega o carro para ir até a padaria da esquina?

Estilo de vida saudável também é isso: trocar o comodismo pelo movimento. Simples, não?



2 Dê sua opinião:

Aninha Pontes disse...

Os benefícios de uma boa caminhada pode ser sentido num curto espaço de tempo.
Não fazia caminhadas, após sentir a hipertensão se apoderando de mim, comecei a fazer caminhada pela praia, de manhã e respirar o ar do mar.
O efeito veio rápido no controle da mesma.
E ainda ando muito durante o dia, sem a rotina da caminhada, mas me sinto bem.
Um abraço.

Equipe PGRJ disse...

olá Aninha: concordo com sua opinião: a caminhada é uma atividade fácil de ser colocada em prática e que traz grandes benefícios. E, certamente, à medida que sentimos o resultado positivo, fica mais fácil aderir à atividade.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".