08 setembro 2007

Curiosidades em Alergia






Você sabia que...





* 1 em cada 6 habitantes da terra tem algum tipo de alergia? No Brasil calcula-se que 20 a 30% de sua população apresente alergia, o que se traduz num número em torno de 40.000.000 de pessoas. Se estas pessoas formassem uma fila de mãos dadas, poderiam ocupar uma área equivalente à distância entre duas cidades.

* O nariz humano, que parece tão pequeno por fora, possui uma área de mucosa de aproximadamente 300 cm2 com espessura média de 3 mm, resultando num volume de 100cm3, ou seja, 0,1% de toda a massa do corpo. Ah! Tem mais: a velocidade de um espirro ao sair do nariz é muito alta, atingindo uma média de 160 Km/hora.

*A alergia aos gatos, envolve não apenas os pêlos do animal como também a saliva que o gato deposita sobre seu pêlo durante a toalete. A proteína responsável por esta alergia provoca reações sintomáticas nas pessoas sensíveis como os olhos lacrimejantes, rinite e asma.

Breckin Meyer,ator que fez papel de Jon em “Garfield”, é alérgico a gatos e só aceitou o papel ao saber que Garfield seria apenas uma animação. No entanto, teve problemas durante a filmagem, pois havia necessidade que gravasse algumas cenas junto a gatos verdadeiros. E, já que o assunto é desenho animado, mais uma: o pai da Magali (Turma da Mônica) tem alergia a gatos. Mas, na vida real já existe um gato que provoca menos alergia: a empresa americana Allerca promove uma modificação genética dos felinos que nascem sem a proteína Fel D1, normalmente presente na pele e na saliva dos gatos e que é a causadora da alergia. Infelizmente, o preço deste bichano ainda é muito caro, chegando a quase 10.000 dólares.

* A alergia ao chocolate é muito rara (menos do que 1%) e muitas vezes a reação alérgica é causada por outros ingredientes, como por exemplo, aditivos, leite, castanhas, nozes, entre outros. Por outro lado, muitas vezes o chocolate é apontado pela pessoa como a causa mas na investigação médica o fato não se comprova. Portanto, não há necessidade de impedir uma pessoa de comer chocolate sem que haja uma comprovação de sua alergia.

* As autoridades de Pequim estão promovendo uma “mudança de sexo” nas árvores da capital chinesa através de intervenção na genética para impedir a ação da penugem de suas frutas, que agrava a "contaminação biológica" da cidade. Explicam que o salgueiro branco (Salix alba) é uma das espécies mais abundantes e que a penugem desprendida pela árvore - que se espalha pela cidade na primavera - causa alergias, erupções cutâneas, inchaço e asma, entre outros danos à saúde, segundo as autoridades municipais. Por isso, para combater o "efeito penugem", cientistas do instituto começaram a abrir buracos nos salgueiros brancos e inserir neles galhos de salgueiro chorão (Salix babylonica), além de injetar nas árvores um inibidor do crescimento de penugem nos frutos. O Jornal Beijing News publicou esta notícia em Março de 2007 e classificou o experimento como uma "mudança de sexo”, e uma alternativa eficiente à poda de árvores e à "contaminação biológica", que na primavera intoxica os moradores da capital, que são obrigados a usar máscaras para evitar doenças. As árvores de Pequim costumam assombrar muitos biólogos estrangeiros, surpresos pela falta de vida das cascas, devido aos altos níveis de poluição que atingem a capital chinesa.

* Nos Estados Unidos, uma campanha publicitária “Got Milk?”, criada para incentivar o consumo de leite, teve que ser retirada das ruas porque seus painéis, utilizando alta tecnologia, emitiam um aroma de chocolate, o que provocou queixas de reações alérgicas em transeuntes alérgicos ao chocolate.


E para finalizar, uma brincadeira: Será que na verdade os vampiros têm mesmo é alergia à luz? Os filmes passam-se quase na sua totalidade à noite. A razão é óbvia: todos sabemos que os vampiros têm aversão à luz do dia.

Mas,... será alergia???

7 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

muito interessantes estas curiosidades


;)

Anônimo disse...

Muito legal as curiosidades!
usei para fzer um trabalho!
:D

Anônimo disse...

Adorei essas curiosidades.
Eu não sabia da saliva do gato.
Obrigada.

Esperança disse...

Gostei demais deste post!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado! Ficamos felizes em receber seus comentários! Voltem sempre. Enviem sugestões de temas para nosso e-mail. Abraços a todos.

Anônimo disse...

muito bom, soube de varias coisas e usei para fazer um trabalho da escola aprendizado é tudo!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado. Volte sempre!

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...