Pular para o conteúdo principal

Sinusite Alérgica


A palavra sinusite significa inflamação (“ite”) dos seios da face (“sinus”). É uma doença comum, tanto em crianças como em adultos, podendo ser causada por diversos mecanismos: infecciosos, alérgicos, entre outros. Dados estatísticos afirmam que em cada 100 pacientes que sofrem de rinite alérgica, cerca de 70 têm ou virão a ter sinusite. 


A sinusite é a complicação mais comum da rinite alérgica. Rinossinusite alérgica é
uma denominação mais adequada pois explica melhor esta íntima relação.

A sinusite é chamada de aguda quando é de início recente (cerca de 4 semanas) e de sinusite crônica, quando é antiga e já persiste há mais de 12 semanas. A sinusite pode se repetir em diversas ocasiões e neste caso é chamada de sinusite recorrente.

Seios da face (ou seios paranasais)

A cavidade nasal é constituída por vários ossos do crânio e da face, dispostos lado a lado. O frontal (na testa), maxilar (na região das bochechas, à direita e à esquerda) e o osso esfenóide são ocos e suas cavidades são chamadas de seios da face ou de forma mais correta, seios paranasais: seios frontais, seios maxilares e seios esfenoidais.  O osso etmóide também faz parte deste conjunto, possuindo pequenas escavações chamadas células etmoidais.


Os seios da face servem para dar ressonância à voz, circular o ar inspirado e diminuir o peso do crânio, facilitando na sua sustentação. Os seios da face se comunicam com a cavidade nasal por pequenos orifícios chamados de óstios ou orifícios de drenagem. Estes óstios precisam estar livres, ou seja, permeáveis, para que o ar circule adequadamente. Quando se obstruem, a secreção fica estagnada, o que favorece a infecção. Em crianças os óstios são pequenos, finos e tendem mais a obstruir, facilitando o aparecimento de sinusites repetidas.


A membrana que forra a cavidade nasal, chamada de mucosa nasal se continua e também forra o interior dos seios da face, onde passa a se chamar mucosa sinusal. Por isso, quando a mucosa nasal se inflama na rinite alérgica, pode se propagar para a mucosa sinusal

e ocasionar a sinusite.


Sintomas da sinusite



Muita gente acha que sinusite provoca sempre dor de cabeça e isto não é verdade: a dor é mais comum apenas nos casos agudos e recentes. Nas sinusites crônicas o sintoma principal é a tosse, em geral seca, persistente, ocorrendo em acessos com piora à noite,

ou pela manhã, ao acordar.


A tosse surge como conseqüência de secreção que escorre do nariz em direção à faringe e que termina por irritar as vias respiratórias. A piora noturna se dá porque a posição deitada favorece este “gotejamento pós-nasal” e resulta na tosse.
Outros sintomas que podem ocorrer são:
- obstrução nasal,
- coriza (secreção) de aspecto catarral,
- sensação de pressão ou de peso na face,
- alteração de paladar e olfato,
- alteração da voz,
- halitose,
- mal estar.

Uma dica observada em anos de prática:

A secreção da rinite alérgica molha o lenço mas não o mancha. Se você observa que a secreção também está manchando o lenço, pode ser uma sinusite: contate o seu médico alergista e comunique o fato para que ele o oriente.

Diagnóstico

O diagnóstico da sinusite é clínico, ou seja, baseada na avaliação e no exame físico feitos pelo médico. A mucosa das narinas mostra-se irritada, avermelhada, incluindo a região do septo nasal e os cornetos, que aumentam seu tamanho. Observa-se também a presença de secreção nasal e de secreção pós-nasal, em geral de aspecto purulento em orofaringe. A face pode estar dolorosa à palpação feita pelo médico.


Radiografia dos seios da face: é um exame simples e de baixo custo, útil na detecção da sinusite. Na criança, é possível avaliar os seios maxilares e as células etmoidais. Os seios frontais são serão visíveis após os 7 anos e os seios esfenoidais após os 9 anos de idade. Entretanto, a interpretação da radiografia deve ser feita de forma cuidadosa. Por exemplo, o laudo pode descrever um “espessamento mucoso de seios maxilares” e o paciente não ter sinusite, mas sim apenas sintomas da rinite e significar tão somente uma inflamação.

Tomografia dos seios da face: indicada para esclarecer dúvidas da radiografia simples. Auxilia também na avaliação dos óstios, de alterações anatômicas, para detectar pólipos nasais e/ou outros problemas que poderão agravar a rinossinusite alérgica.

Endoscopia nasal: exame feito pelo otorrino utilizando fibras ópticas rígidas ou flexíveis, normalmente com anestesia local, têm importante papel no diagnóstico das rinossinusites.

Ultra-sonografia: restrita a casos raros, como por exemplo gestantes, pela dificuldade em atravessar paredes ósseas, sendo mais nítida apenas para os seios maxilares e frontais.

Ressonância magnética: não é indicada no diagnóstico da rinossinusite alérgica.

Testes alérgicos: são realizados pelo médico alergista no antebraço do paciente com bateria padrão de antígenos inalantes. Tem resultado imediato e são úteis para confirmar a natureza alérgica do processo, para a orientação preventiva e para a escolha do tratamento.

Rinossinusite alérgica e asma

Cerca de 80% dos asmáticos têm rinite. A mucosa respiratória é contínua: se existe um processo inflamatório ao nível do nariz e seios paranasais, facilmente poderá envolver também as vias respiratórias inferiores. É comprovado também que o tratamento da rinossinusite melhora a asma e pode até mesmo prevenir o seu aparecimento. Da mesma forma, a melhora dos sintomas nasais também se reflete na asma, com redução de riscos, internações e atendimentos de urgência.

Tratamento

O tratamento da Rinossinusite é o mesmo da rinite alérgica, pois como já foi dito, são doenças consideradas em conjunto. Nos casos onde a infecção se associa, é necessário o uso de antibióticos, em geral por 14 dias. O uso prolongado é importante e necessário para que se consiga a resolução do quadro, evitando-se recidivas.


“Trate de sua rinite para não ter sinusite”





Texto adaptado do livro: “Você quer respirar melhor?
Guia prático de alergias respiratórias
Dr. Oswaldo Fortes (Teresópolis, 2006)

Comentários

  1. Muito bom seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Jeanne. Um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/8/08 13:59

    Até que enfim encontrei um site claro, objetivo e ainda com ilustrações esclarecedoras para melhor explicar tudo sobre alergia!! Parabéns pela competência e dedicação!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/8/08 18:36

    Aline: obrigado por seu incentivo. É um grande estímulo para que continuemos o trabalho no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Procurei, finalmente, uma alergologista para cuidar da minha sinusite.

    Estou tomando Novamox, Nasonex e Prelone.

    Passei a lavar o nariz c/ água filtrada e morna + 1/2 colher de sal (obs: colher de chá).

    OBS: A lavagem nasal é feita com o auxílio de uma seringa.

    O resultado está sendo bem satisfatório. Está saindo muita secreção.

    ResponderExcluir
  6. Eu sofro de sinusite ha muitos anos, e atigamente eu tinha estes sintomas citados acima, mas agora tem uma leve dor de cabeça, e muita dor no estomago, e quando chego a vomitar sai só aquela secreçao igual a clara de ovo, sinto muito mal, isto pode ocorrer em caso de sinusite muito antiga.

    ResponderExcluir
  7. por favor gostaria de uma resposta para esta sinusite terrivel. obrigada

    ResponderExcluir
  8. A sinusite crônica é grande parte das vezes uma consequência de uma rinite. Por isso o tratamento deve ser feito de forma completa de forma a melhorar o processo de maneira mais definitiva. Os sintomas gástricos que descreve não parecem estar relacionads com a sinusite. Aconselho que procure um alegista para orientá-la. Obrigado pela visita ao blog.

    ResponderExcluir
  9. Sou farmacêutica e em minha farmácia diversas vezes tenho recebido receitas com prescrição de levofloxacino para tratamento de casos de rinites que evoluiram para uma sinusite. Gostaria de saber se de fato é necessario e correto o uso de antibioticos ou só antiiflamatorios resolveriam o problema.

    ResponderExcluir
  10. A sua dúvida é bastante pertinente, mas não há como respondê-la através deste espaço limitado para comentários. Uma sinusite pode se manifestar de formas diferentes e por etiologias diferentes. O antibiótico está indicado nos casos associados a bactérias.A decisão do uso de um antibiótico na sinusite dependerá das condições clínicas de cada paciente.Caso seja do seu interesse, escreva para nosso email e posso enviar referências de trabalho sobre este tópico. Agradecemos sua participação. Convidamos que assine nosso blog e passe a receber nossos textos diretamente em seu email.

    ResponderExcluir
  11. minha filha tem 11 anos,ela tem rinite alergica,andava se queixando de dor de cabeca,levamos ela ao medico,foi tirado um raio x e deu sinusite,ela esta sentindo dor na nuca e no peito quando ela respira fundo,queria saber se isso e normal,se e da sinusite mesmo. espero pela resposta de voces,obrigado

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente não é possível afirmar baseado apenas no seu breve relato e sem examinar sua filha pessoalmente. Os sintomas que descreve não são típicos de sinusite. O melhor caminho é entrar em contato com o alergista de sua filha e pedir nova orientação.Agradecemos sua visita. Assine nosso blog e passe a receber os textos diretamente em seu email.

    ResponderExcluir
  13. Excelente explanação! Parabéns


    Grata, Lúcia Helena

    ResponderExcluir
  14. Saudação a todos!
    Meu pai esta com uma tosse seca nao produtiva a mais de um mês, a 15 dias foi a um otorrino, fe raio x de torax e face e o mesmo diagnosticou uma sinusite crônica consequencia de uma gripe. Ontem completou 14 dias de tratamento com antibiotico, a tosse diminuiu, pois ele tinha crises muito forte, tossia sem parar principalmente a noite, e pela manha, e logo passava, mas passava o dia tossindo. Hoje ele permanece com a tosse e o pigarro, com menas intensidade, queria saber que especialista poderia pegar para terminar de vez com isso, ou o caminho seria voltar a consultar com o mesmo otorrino?
    Obrigado pelo espaço cedido

    ResponderExcluir
  15. Fernando: A tosse causada pela sinusite pode permanecer por algum tempo após terminado o tratamento. Não é aconselhável mudar de médico pois prejudica o acompanhamento. Sugiro que retorne ao otorrino que examinou seu pai e peça uma nova avaliação. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  16. gostaria de saber se sainusite causa complicações na visão. Tadeu Fonseca Veloso, Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  17. A sinusite pode se acompanhar de lacrimejamento, coceira e secreção ocular, mas não provoca alteração da visão, habitualmente. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  18. Olá tenho 36 anos, tenho sinusite alérgica há alguns anos e tenho percebido que estou sofrendo alteração na fala, sinto que minhas cavidades do seio da face estão se fechando e tenho muitos pigarros, quando o tempo muda (esfria) começo a sentir dores na face e congestionamento. tenho muita coriza, principalmente quando estou em situação tensa. O que posso fazer pra amenizar isso? Existe a possibilidade de intervençao sirugica com sucesso? obrigada e parabens pela iniciativa deste blog.

    ResponderExcluir
  19. A sinusite alérgica em geral resulta da rinite. Por isso, antes de mais nada é essencial tratar a alergia nasal. A indicação de cirurgia le limita a casos específicos. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Obrigado. Volte sempre para nos visitar. Se preferir, assine o blog e receba nossas postagens diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  20. gostei muito!

    ResponderExcluir
  21. A sua apreciação é um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Volte sempre para nos visitar.

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu tenho rinite alergica e estou a constantemente com a garganta inflamada e sinto alguma obstrução mas não sei o que é, parece uma espécie de expecturação presa. Já tentei vários tratamentos,mas sem resultado visivel. Gostaria que me pudesse ajudar. Que faço?

    ResponderExcluir
  23. O tratamento da rinite alérgica não se resume ao uso de remédios. É preciso pesquisar as causas e fatres agravantes envlvidos. Aém disso, recomenda-se medidas de controle ambiental contra ácaros da poeira e o uso da imunoterapia específica (vacina de alergia). Caso queira receber uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite, intitulado "É mais feliz quem respira pelo nariz", escreva para nosso e-mail e enviaremos para você. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  24. Fui submetida à enxerto ósseo, em seguida foi realizado implantes dentários, e de lá até agora oque já faz uma ano, fiquei com um desconforto nasal, parece que estou sempre resfriada, parece ser uma sunusite. Fiz uma panoramica e observou-se fraguimentos de osso no seio maxilar. O que posso fazer alem de uma tomografia pedida pelo médico?

    ResponderExcluir
  25. Peço sua compreensão, mas não há como julgar sem avaliar pessoalmente. Aconselho que procure um especialista em otorrinolaringologia para analisar seu caso e indicar o tratamento mais adequado.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo6/8/10 13:35

    Eu tenho Rinosinusite e as vossas explicações ajudaram-me a entender certas dúvidas. Obrigada e Parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Obrigado. Seu comentário é um estímulo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  28. Ana Paula Rossi29/8/10 18:33

    tenho sinusite cronica e nas crises uso nebuliazaçao com soro]

    e ajuda muito

    ResponderExcluir
  29. Ana Paula: o tratamento da sinusite deve ser mantido mesmo fora das crises para que se possa efetivamente controlar a doença. Assim, torna-se possível evitar novas crises. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  30. Ola meu e Jorge Neire e tenho nariz intupido constantemente, faco uso de afrin todos os dias a muintos anos como me livrar deste tormento

    ResponderExcluir
  31. Jorge: é provável que a causa da obstrução (entupimento do nariz) seja a própria gota nasal (Afrin). É a chamada rinite medicamentosa. Aconselho que procure um especialista para orientar seu tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  32. GRAÇAS A ESSE BLOG, CONSIGUI DESCOBRIR O QUE MINHA FILHA DE 5ANOS TEM, HÁ MAIS DE 2ANOS ELA SOFRE UMA TOSSE QUE PARAVA, FUI EM VARIOS MEDICOS, AGORA ESTAMOS TRATANDO COM UM ALERGISTA, ELE ESTAVA TRATANDO A TOSSE COM ASMA, DEPOIS QUE VI VARIAS ARTIGOS EU CONCLUI QUE OS SINTOMAS DELA ERA SINUSITE, E FIZ UM RAIO X, SO ASSIM O MEDICO MUDOU O TRATAMENTO. OBRIGADO ESSE BLOG É MUITO IMPORTANTE E SERIO.

    ResponderExcluir
  33. Suas palavras são um grande estímulo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Agradeço em nome de toda a equipe.

    ResponderExcluir
  34. eu sei que tenho mal halito, pois percebo que as pessoas se afastam demim quando estou falando, é muito constrangedor, até mesmo procurar um médico para tratar do problema.Fui a um otorrino devido ao zumbido que tenho em um dos ouvidos,ele me pediu audiometria e agora me pediu,tomografia nasal,para detectar se é da sinusite que vem a secreção que tenho a tanto tempo, e isso deve ser a causa deste mal halito,chequei até a comentar com ele,a minha lingua por qualquer coisa que como, ela fica esbranquiçada e fico com gosto ruim na boca.Será que vem desta secreção nasal?, O Dr. me disse que dependendo do resultado da tomografia talvez precise de uma cirurgia.Será que vai ser preciso? Não aguento mais esta situação, tenho perdido muitas oportunidades devido a este mal halito pois eu me retraio, com vergonha das pessoas. Por favor me responda.

    ResponderExcluir
  35. Compreendo sua preocupção, mas não é possível afirmar se a causa de sua halitose é a sinusite ou se há indicação para cirurgia sem examinar pessoalmente. Aconselho que exponha seu temor e suas dúvidas ao seu médico: ele conhece seus dados clínicos e poderá orientar de forma adequada. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  36. Olá. Gostaria de fazer uma pergunta que algum tempo me incomoda. Tenho um filho de 6 anos que tem rinite, e já teve algumas sinusites. Inclusive já operou de amigdalas e adenoide. Também tenho uma filha que fez 2 anos em agosto deste ano, e desde esse mês já teve 2 crises de sinusite e 1 infecção forte de garganta. Está tomando ATB. Comentando com uma amiga, ela falou que criança pequena não tem sinusite, segundo a pediatra da filha dela, que eu deveria investigar outro motivo para a infecção. Agora pergunto, é verdade que sinusite não acomete crianças pequenas?? Tem tratamento sem ser com ATB??
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  37. Jú: sua amiga está equivocada. Uma sinusite pode acometer qualquer idade. É importante confirmar o diagnóstico, tratar adequadamente e buscar controlar os fatores que podem predispor às sinusites. No caso das crianças alérgicas é importante investigar rinite alérgica e ainda avaliar a condição imunológica do paciente. A rinite alérgica é a causa mais frequente das infeções recorrentes. Aconselho que leve a um alergista. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  38. Bem fui a um otorrino após exame de TC no exame constou-se secreção acumulada nos seio da façe, ele me indicou sinusectomia endoscopica, vo esperar mais um pouco ja que estamosno verão, mas estou com dor de cabeça, alguma tipo de pressão craniana, rosto inchado e febriu.

    ResponderExcluir
  39. Amigo: como os sintomas persistem, é recomendável que retorne ao médico para nova avavilação e consulta.Agradecemos sua visita ao nosso bog. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  40. Luiz

    Acredito que tenho uma grave sinusite alérgica, ja tomei de tudo para combater a danada da sinusite mais não vejo resultado, ja faz mais de 5 anos que tenho secreção é um pigarro que não acaba mais, principalmete quando como comida com corante, refrigerante,pizza etc... dando uma sensaçao de gripe por causa do pigarro, uma secreção clara e com o passar do tempo vai ficando um pouco esverdiada, mesmo sem tar gripado mais a secreção continua. Será ser eu for para um alergista ele vai mandar eu para de comer uma série de comidas, seria um caos pra mim. Espero resposta, agradeço.

    ResponderExcluir
  41. Luiz: não há prova de que alimentos sejam causa de sinusite. Aconselho que procure um alergista para avaliar seu caso, detectar causas e apontar um tratamento adequado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  42. Gabriel.

    olá, tenho 23 anos e desde pequeno sei que tenho rinite, fui a um alergista e a DRa. me pediu uma TC , fiz a tomografia e ela me disse que eu também tinha sinusite. Comecei um tratamento em que eu fiquei durante 3 meses tomando Klaricid UD 500mg 1x/dia , Ambroxo xarope por 10 a 30 dias , e aplicando RINOSORO , de 3 a4 vezes ao dia.
    senti uma melhora, mas quando deixei o tratamento parece que voltou toda a sinusite.Minha alergia reduziu muito, mas ainda sinto meu nariz irritado todas as vezes que acordo de manhã,com dor de cabeça e nao durmo bem a noite. Deixei de ir na minha medica poís acabou meu convenio.
    queria seber sobre essa substancia Klaricid UD qual seria a funçao dela? se é de conhecimento dos senhores. e pelo jeito o tratamento para combater a riniti/ sinusite teria que ser constante?!

    Desde ja agradeço. Espero respostas.

    ResponderExcluir
  43. Gabriel: Klaricid é um antibiótico usado no tratamento de alguns tipos de sinusite. mas, nem toda sinusite necessita do uso de antibióticos. o ideal é procurar um médico para orientar seu tratamento. No Rio de Janeiro, existem diversos locais que oferecem tratamento na rede pública, como por exemplo: Hospital Pedro Ernesto, Hospital Fundão, Hospital Servidores, Hospital Gafree, entre outros. . A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos pela sua visita.

    ResponderExcluir
  44. Anônimo3/2/11 21:40

    Olá, meu filho foi diagnosticado com sinusite depois de uma semana de tosse. o médico passou novamox, prelone e sorine para lavar o nariz. como ele teve uma reação alergica ha um tempo a loratadina, morri de medo de dar o prelone, e estou dando apenas o novamox 2x, será que melhora sem esse prelone ou é obrigado mesmo a tomar?

    ResponderExcluir
  45. Não posso opinar sobre a prescrição médica, sem conhecer os dados clínicos do seu filho. Mas, faço duas considerações: 1) O fato de ter alergia à Loratadina não guarda relação com o uso do Prelone pois são medicamentos de grupos diferentes. 2) Prelone está indicado no tratamento da sinusite, em conjunto com o antibiótico. Gratos por sua visita ao nosso blog,

    ResponderExcluir
  46. Jaqueline

    meu filho leonardo tem 9 anos e faz uns 2 meses que vivi com o nariz entupido sem ter gripe e parece ter sempre catarro na garganta ta sempre esforçando para tirar catarro as vezes sai mais é raro e diz que parece que falta o ar, levei ao clinico geral e pediu um raio x: resultado espessamento mucoso dos seios maxilares.
    Ossos da face alinhados.Gostaria de saber o que é isso ? Se for possivel. aguardo obrigada

    ResponderExcluir
  47. Jaqueline: o seu relato sugere que seu filho seja portador de uma rinossinusite alérgica. Aconselho que o leve a um alergista. Escreva para nosso email: blogdalergia@gmail.com e enviarei para você uma cópia do nosso livro: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  48. GLAUCIANE

    ola,tenho um tipo de alergia q na epoca do frio eu não posso nem pensar em sair de casa,pois espirro o tempo todo, minha cabeca doi demais, minha visão fica horrivel. cigarro, poeira, fumaca, vento, tudo me faz espira. de um tempo pra cá meu seio frontal comecou a incha sempre q mastigava forte. fiz uma tomografia computadorizada do cranio , meu ressutado foi (espessamento da mucosa do seio frontal esquerdo)gostaria que me explicasse o que isso quer dizer,pois estou impaciente minha consulta com o medico é só daqui ah quinze dias.

    ResponderExcluir
  49. oi,
    gostaria de saber o que quer dizer ( espessamento da mucosa do seio frontal esquerdo)foi uma tomografia que fiz. obrigado

    ResponderExcluir
  50. Um exame não pode ser interpretado baseado apenas numa frase fora do contexto do laudo e sem que se avalie a imagem do exame. A interpretação isolada pode gerar erros diagnósticos.Aconselho que solicite ao seu médico esta orientação.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  51. mudei do brasilpro paraguay há tres meses e nos ultimos 20 dias tenho percebido um aumento de muco (branco aquoso e viscoso que desce pelo nariz e pela garganta.... as vezes dá coceira no ceu da boca e pressão entreos olhos um pouco abixo que vai até o nariz...pode ser alergia ? de manãh e por volta das 19horas percebo mais intenso( toda aárea aqui prxima as pessoas cozinham do lado de fora e com carvão e tem hábito de queimar o lixo (pode ter a ver)

    ResponderExcluir
  52. Serena: Os dados que envia não são suficientes para fazer um diagnóstico. É necessário examiná-la para poder afirmar se é uma alergia. A fumaça pode causar irritação do aparelho respiratório, agravando o problema. Aconselho que procure um alergista. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  53. Anônimo9/3/11 20:42

    Sou alergico, a muitos anos e estou com um crise de sinusite muito forte, acho q o local em q estou trabalhando tem muita poeira, e percebi q sempre tomo algo muito gelado, tenho febre e muita dor na testa, fui a um hospital publico e o medico me receito novamox e voltarem. mas os sintomas percistem. podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  54. O tratamento com antibióticos (como é o caso do Novamox) alivia os sintomas da sinusite. Mas, passada a crise, é essencial procurar tratamento especializado (com alergista ou então com otorrino) para um tratamento que controle a doença e assim evite uma nova crise. Gratos pela visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  55. Olá! Tenho 18 anos e, desde de muito pequeno sinto esses sintomas. Um fato importante é que na época da gestação minha mãe era fumante. Passei muitos anos sendo fumante passivo. No ultimo exame que fiz, foi diagnosticado rinossinusite, e, me recomedaram amoxilina e um charope para tosse. Tenho cerca de 4 a 6 crises anuais, com inflamação da garganta seguidas de tosses, espirros e secreções nasais. Gostaria de saber se há algum tipo de prevenção ou tratamento que posso seguir em casa.
    Desde já muito obriga!
    Natan Rodrigues

    ResponderExcluir
  56. Natan: a rinossinusite pode ser de origem alérgica necessitando tratamento especial a fim de prevenir as crises e controlar a doença. Aconselho que procure um alergista para avaliar seu caso. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  57. bom dia tenho renite alergica quando muda o tempodai que eu fico pior

    ResponderExcluir
  58. O tratamento da Rinite Alérgica deve ser feito todos os dias, mesmo que se esteja bem, para controlar a doença e evitar as crises. Estando a doença sob controle, as mudanças de tempo não mais incomodarão. Escreva para nosso e-mail e solicite uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  59. Estou com uma senção de catarro preso a mais de 3 messes como eu não sabia o que era fui no clinico medico e ele mi endico pneumologista mas na nossa rede de saude publica esta precaria eu fui no paticular e a doutora pedio um rai-x do torax e da face eu fiz e levei para ela ai ela dignostico uma sinusite alergica possou remedioeu comprei mas não melhorei ate hoje oque eu devo fazer por favor eu n aguento mas essa sensação de catarro preso e não sai si poder me de uma instrução e parabens pelo blog abrç...

    ResponderExcluir
  60. A sensação de catarro preso e de secreção por trás das narinas pode ser causada pela sinusite. Recomendo que lave as narinas com soro fisiológico durante o dia e que mantenha a medicação orientada pela médica. Peço sua compreensão: eu gostaria de poder ajudar, mas não tenho condições para indicar um tratamento através da internet sem examiná-lo pessoalmente. Caso more no Rio de Janeiro, ligue para nossa clínica e poderemos combinar uma forma de atendimento até que consiga a marcação da consulta. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  61. A 22 anos que tenho rinite e sinusite,já fui em vários medicos e fiz vários tratamentos, mas não obtevi exito.Tenho crises constantes durante o ano.Sinto dores de cabeça,na face,inflamação e dores na garganta,coriza,congestão nasal,febre e dores no corpo.Gostaria de saber o que seria bom para alivia esses sintomas?

    ResponderExcluir
  62. Isabel: peço sua compreensão, mas neste blog não é permitido porescrever ou indicar nomes de medicamentos. Para isso, seria necessário uma consulta médica tradicional a fim qde que pudessemos analisar seus dados clínicos de forma criteriosa. Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao seu dispor na Policlínica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  63. Anônimo8/4/11 22:10

    tenho gotejamento pos nasal, uma secreçao constante que escorre do lado esquerdo da garganta, fui ao alergista fez teste alergico deu negativo e os remedios q me passol nao resolveu. O q é isso que nao me deixa e me afeta a voz e minha vida.O que faço mais?

    ResponderExcluir
  64. Nem toda sinusite tem causa alérgica. O médico analisará as características clínicas, exame físico e exames complementares para fazer a hipótese diagnóstica e indicar tratamento adequado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  65. Olá. Achei excelente este blog,parabéns a vocês. A minha pergunta é: tenho rinite, sinusite, faringite - alérgicas. O que mais me incomoda é o fato de quando tomo sol; vem automaticamente a pressão na minha face e a dor de cabeça em seguida. Passei a utilizar por conta própria um remédio para dor de cabeça que me traz alívio. Isto é um sintoma de sinusite? Obrigada.

    ResponderExcluir
  66. O seu relato sugere que sua rinossinusite alérgica não esteja bem controlada resultando na maior sensibilidade quando se expõe ao sol. Aconselho que retorne ao seu alergista e relate seu problema para que possa orientá-lo. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  67. Tenho um filho de 19 anos e uma filha de 9 anos, os dois tem um quadro de rinusinusite cronica e alérgica desde de alguns meses de idade. O mais velho fez cirurgia recente de desvio de cepto, adenoide e sinusite, mas continua com quadro alérgico apesar de ter melhorado um pouco. A menor vive no tratamento mas sem resultados satisfatórios. Quero saber se o uso desses antialérgicos frequentemente ao longo da vida pode vir a causar problemas cardíacos ou outros tipos de problemas? Minha casa não tem nada que possa causar alergia, não tenho cortinas, nem tapetes...etc. Noto que sempre que a temperatura muda, eles ficam mal.

    ResponderExcluir
  68. Simone: o tratamento com remédios é importante, mas alérgicos necessitam também fazer imunoterapia (vacinas para alergia) e controlar fatores agravantes da doença. Escreva para nosso e-mail e teremos prazer em enviar a cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite. Antialérgicos (antihistamínicos) são seguros e não causam problemas cardíacos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  69. Anônimo5/7/11 11:15

    tenho 32 anos e desde os 12 anos quando fazia atividade fisica tinha o costume de fungar e cuspir o muco. E isto depois de adulto tambem, nunca tive dor nenhuma nem inflamação na face , mas sempre tive a sensação na garganta de muco e de vez em quando precisava limpar a garganta e fungava pelo nariz e cuspia pela boca. agora nos ultimos 2 anos notei que tem aumentado essa sensação principalmente de manha quando acordo, sempre sai um muco mais espesso de manha mas mais para clara de ovo do que para amarelo. E durante o dia vai melhorando, quando estou na posição deitada melhora quase que completamente e não sinto nada, tanto que durmo bem, sem sensação de nada na garganta. Mas no ultimo mês senti aumentar muito esta sensação e no trabalho ficava fazendo barulho, ou coçando a garganta pois tinha com que um muco na garganta não muito, praticamente nada, mas incomodava. Isto durou uma semana, então começei a usar Rinossoro3% e Loratadina e ja faz 10 dias e estou melhor , mas contiuou de manhã com muco, e durante o dia melhora com alguns momentos do dia em que tenho que ir ao banheiro para limpar a garanta. Mas ja não estou mais fazendo barulho no trabalho.
    Estes sintomas são de sinosite?

    ResponderExcluir
  70. O seu relato sugere que possa ser um quadro de rinite mas este processo nem sempre tem causa alérgica. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  71. tem um mais ou menos dois meses que levei minha filha de 5 anos ao medico clinico geral ele disse que estava com faringite passou remedio e depois disso comecou com uma catareira mais muito mesmo sem nemhum outro sintoma so tosse as vezes e nariz entupido mais so fica ruim de manha quando acorda dei outros remedios mais nao adiantou muito nao depois que dei ioratidina que melhorrou mais tem menos de 20 dias que ela terminou de tomar e ja comecou de novo sera que pode ser sinusite qual e o melhor especialista nesse caso alergista ou otorrino muito obrigado

    ResponderExcluir
  72. Os dois especialistas estão capacitados a atender sua filha. Contudo, na suspeita de ums rinossinusite alérgica,como parece ser o caso, a abordagem do médico alergista poderá ser diferenciada. Agradecemos suia visita.

    ResponderExcluir
  73. Boa noite,
    primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo blog de ótimas informações.
    Gostaria que vcs sclarecessem uma dúvida:
    Meu pai tem 84 anos e há duas semanas começou a ter uma tosse com secreções que parece que se forma na garganta. Ás vezes ele respriando , percebe-se que tem secreção borbulhando na garganta. Foi tirado Raio X do tórax e nada foi constatado no Pulmão. Já tomou vários remédios e não se consegue resolver o problema. Nota-se que ele tem uma coriza, então gostaria de saber se sinusite ou rinite alérgica pode produzir tosse com secreção, pois não saber se é sinusite, rinite, outros médicos disseram que pode ser refluxo e até agora não sabemos o que fazer.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  74. Para afirmar a causa da tosse do seu pai é essencial examinar pessoalmente. As causas principais de tosse no idoso são: tabagismo incluindo a forma passiva, infecções respiratórias, asma, rinossinusite, refluxo gastro esofágico, entre outras. Aconselho que o leve a um alergista. Gratos por sua visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  75. esse blog me ajudou obrigado!!

    ResponderExcluir
  76. Ficamos felizes em saber.É certamente um grande estímulo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  77. Boa noite!

    Tive um resfriado há uma semana e meia e a partir desse resfriado começou uma tosse chata, com coceira na garganta e secreçoes amarronzadas. Como já fui operado da sinusite, com muito medo de ter que fazer outra cirurgia, rapidamente comecei a lavar o nariz com soro diariamente. O catarro saiu, o nariz parecer estar limpo, as secreçoes clarearam, mas a tosse continua. A impressão que tenho é que está havendo muita secreção, apesar de ser transparente. Gostaria de saber o que está causando esse aumento de secreção e se é isso que causa a tosse. Obs: antes do resfriado estava tudo normal.
    Muito Obrigado
    Hélio.

    ResponderExcluir
  78. Helio: o parecer que solicita não pode ser feito através de um aconselhamento por e-mail. O seu relato sugere que a secreção pós nasal resultante do quadro viral do resfriado possa ser uma causa da tosse, mas para afirmar, é esencial examinar poessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  79. Anônimo1/9/11 22:44

    comecei a pedalar de noite em tempo muito frio (de 10 a 16 graus celcius), tinha muito corrimento nasal, e após alguns meses, desenvolvi sinusite q se manifestava com uma pressão na testa.
    isso durou pelo menos 1 mês ou dois, e não havia secreção alguma, ou febre, ou tosse (a secreção devia estar represada).
    após esse tempo de 1 ou 2 meses, numa madrugada, desceu pra minha garganta uma secreção preta, uma placa, com alguns poucos rastros de sangue.
    aquilo arrebentou minha garganta, e logo na sequencia desenvolvi uma sinusite com infecção, q foi logo debelada com uso de antibiótico, por uma semana (Tamiran).

    Ocorre que após isso, continuo sentindo desconforto na região dos seios da face, na testa principalmente.
    semana passada tive um ataque de rinite alérgica agudo, logo após deitar no tapete da sala de casa.
    enfim, estou sofrendo.

    melhorei um pouco com o uso de Claritin D, descongestionou bastante, e a sensibilidade-dor-pressão na testa diminui, está acontecendo menos, mas ainda acontece.

    bem, nesse meio tempo, descobri q minha casa era um antro de pó e mofo, mas um antro mm, mandei empregada embora inclusive.

    DESCOBRI TAMBÉM QUE MINHA TESTA DÓI, QUANDO CHEGO PERTO DE LOCAIS COM CHEIRO DE MOFO!!!!

    MINHA MÃE TEM ALERGIAS PARECIDAS, FORTES, RELACIONADAS À ÁCAROS.

    estou fazendo lavagem nasal, e tomando Claritin D há uma semana.
    estou desesperado!!

    pergunto:

    será q isso passa logo??

    tenho q ficar longe do mofo e dos ácaros pra minha cara parar de doer??

    será q eu tenho uma sinusite alérgica, uma inflamação alérgica dos seios da face???

    ResponderExcluir
  80. A sinusite (inflamação dos seios paranasais) pode surgir em decorrência de uma rinite(inflamação em geral causada por alergia, da mucosa nasal). Neste caso, não basta tratar a sinusite com antibióticos. É essencial combater os fatores alérgicos que causam a rinite e assim controlar o problema e evitar novos episódios de sinudite. Sendo assim, aconselho que procure um médico alergista que possa avaliar seu caso, confirmar o diagnóstico e indicar um tratamento adequado. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  81. Olá, estou morando fora do Brasil há alguns meses e aqui na Europa quem faz a faxina pesada de casa sou eu.
    Como sempre tive faxineira no Brasil, nunca manifestei nenhum sintoma de rinite alérgica como estou tendo aqui. Toda semana no dia da faxina uso máscara, luvas e óculos de proteção contra os ácaros, pois pelos testes de alergia, eles são o meu problema.
    O caso é que mesmo com esses cuidados, no dia seguinte à faxina, eu acordo com muita dor de cabeça e desconforto na garganta e, como relataram aqui anteriormente, também sinto um mal estar parecido com náusea.
    O que fazer? Será que nao poderei mais limpar a minha casa sem passar mal? Ou devo tomar um antialérgico antes de cada faxina?

    ResponderExcluir
  82. Marta: o tratamento adequado da rinite alérgica controla a inflamação da mucosa nasal. O uso da imunoterapia específica (vacina para alergia) tem a capacidade de modular sua sensibilidade aos fatores alergênicos. assim poderá desempenhar suas tarefas sem o incômodo das crises. Não recomendo que fique repetindo o uso do antialérgico sem a orientação do seu médico. Aconselho que marque nova consulta com o alergista e peça que reavalie seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  83. OLá, Boa Tarde Dr! Me chamo Felipe tenho 28 anos e moro em Rio Branco no Acre, quando eu era pequeno sofri bastante c problemas de asma, que foi controlada com a pratica da natação, aos 16 anos comecei a sentir problemas de Rinite alergica, fiz um tratamento com uma otorrino de vacinas de sensibilização e melhorei, aos 23 anos comecei a sentir novamente o incomodo das rinites, e foi se agravando para sinusite, em agosto desse ano de 2011, eu tive uma crise de sinusite, meu médico passou levofloxacino por 10 dias 1 comp de 500 mg e loratadina,melhorei, viajei e nessa viagem extravazei um pouco, bebi bastante e na volta pra casa dia 11 de setembro apresentei novamente o quadro infeccioso, novamente ele passou um antibiotico mas dessa vez foi outro, e mais ebastina, Na consulta ela disse que passaria uma TC e um outro exame chamado nasofibro, n recordo o nome, fiz os exames todos, na TC foi constatado :
    Alterações inflamatórias incipientes no seio maxilar direito associadas a prováveis cistos de retenção mucosa; Desvio do septo nasal; e Concha Bolhosa à direita, no exame que fiz c o medico, o naso, ele disse que mal conseguia ver meu corneto nesse lado e que seria necessário um procedimento cirurgico que demoraria 2 horas e 30 minutos, pois além dele corrigir o septo teria que limpar a parte do maxilar direito que esta c secreção segundo ele.
    DEvo confessar que fiquei preocupado até agora, pois pensei q seria uma cirurgia simples, Dr existe outros metodos para essa limpeza sem ser a cirurgia?; segundo o médico tudo acontece devido o desvio no septo, mas ate há pouco tempo, esse desvio n era tao protuberante, o senhor acha q devo procurar um outro profissional, é verdade que essa limpeza e a retirada dos cistos pode ser feita através de infra vermelho? Posso deixar para fazer essa cirurgia em fevereiro de 2012? perdão se estou falando alguma besteira... Aguardo respostas!
    Desde Já, agradeço !!

    ResponderExcluir
  84. meu nome é carol tenho 10 anos e tou com sinusite alérgica eu fiz exames e minha face do rosto deu muito enflamada eu já tomei amoxslina e o catarro sai amarelo e em vez em quando avermelhado e uso 2 vez ao dia o remédio o nome dele é busonid mas não ta fazendo efeitoo que eu faço?

    ResponderExcluir
  85. Carol: se mesmo com a medicação os sintomas ainda persistem, o melhor mesmo é retornar ao alergista para uma nova avaliação. Busonid é uma medicação eficaz no tratamento a longo prazo da rinossinusite alérgica, mas não tem efeito imediato e aliviador de sintomas. E, após curar a sinusite, é importante manter o tratamento alérgico para que o problema não retorne. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidá-la a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  86. Felipe: não posso opinar se deve ou não operar através de um aconselhamento na internet, sem examinar pessoalmente. Mas lembro que a sinusite em geral se associa com a rinite alérgica. Se a alergia não é tratada adequadamente, o resultado da cirurgia pode ficar prejudicado. Aconselho que procure um médico alergista para avaliar seu caso e orientá-lo de forma adequada, em parceria com seu otorrino. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  87. acho q tenho gotejo nasal como devo tratar?quem devo procurar primeiro , um otorrino ou alergista?

    ResponderExcluir
  88. Ambos os profissionais são capacitados para tratar a rinite. Contudo, sendo um caso de alergia, o médico alergista poderá fazer uma abordagem mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  89. Olá.
    Sou pediatra, mas atualmente só faço acupuntura, portanto quase não vejo crianças. Porém, aprendi que crianças menores de 4 anos não têm seios da face, portanto deduzi que não podem ter sinusite. Mas vi nos comentários que podem sim. Como pode ser?
    Obrigada
    Lucia

    ResponderExcluir
  90. Olá, boa noite!
    MInha filha de 10 meses pegou uma gripe há dois meses e meio atras e desde então ficou com uma tosse noturna que não passa. Foi diagnosticada inicialmente como rinite, usou Nasonex e Desalex, mas não melhorou. Hoje voltamos lá e o alergologista diagnosticou sinusite e receitou a Claritromicina.
    Ela está usando o Nasonex e o Desalex há 3 semanas, e nos ultimos 10 dias parece que a tosse piorou.
    Ele entendeu que ela está com tosse com secreção há dez dias, qdo na realidade está tossindo há dois meses. Isso mudaria o tratamento? Poderia ser uam sinusite alergica em vez de bacteriana? Clinicamente ela esta bem, não tem outros sintomas. Meu receio é ter que fazer antibioticoterapia sem necessidade.
    Grata!!

    ResponderExcluir
  91. Lucia: os seios maxilares se desenvolvem na vida intra-uterina e são visíveis radiologicamente desde 1 ano de idade. Os seios etmoidais e os maxilares são os únicos possivelmente envolvidos em rinossinusites nas crianças pequenas. Já os seios frontais se desenvolvem mais tarde e serão detectados ao Rx por volta dos 7 anos de idade.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  92. Bom dia,

    Quais são normalmente as diferenças entre a sinusite alergica da infecciosa?

    Grata,

    Juliane

    ResponderExcluir
  93. Juliane: a sinusite alérgica é uma complicação da rinite alérgica e corresponde à inflamação dos seios paranasais. Na sinusite infecciosa, o processo se acompanha da infecção por germes (podem ser bactérias, vírus ou fungos) Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  94. Compreendo sua preocupação, mas não há como afirmar a causa da sinusite e da tosse de sua filha (em especial sendo um bebê) através de um aconselhamento na internet e sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o alergologista que a atendeu, exponha estes dados e peça que oriente. Lembro que é muito importante que se estabeleça um clima de diálogo e confiança entre o médico e a família da criança para que se obtenha sucesso no tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  95. Bom dia tem um filho de 2 anos e 5 meses,a um mes ele vem tendo secreção grossa amarelada do nariz a todo instante, e uma tossa seca durante a noite, levei ele ao otorrino foi diagnosticado sinusite, ele entrou com tratamento, receitou amoxilina 400mg/5ml po - qt 3 frasco (s) Tomar 5 ml(s) via oral de 12/12 hora, por 30 dias.
    Acetilcisteina 20mg/ml xarope Tomar 5ml via oral de 12/12 hora, por 30 dias
    Cloreto de sodio 30gm/ml solução. Aplicar 4x ao dia no nariz.Gostaria de saber porque tanto tempo, 30 dias tomando antibiotico,será que o medico errou acho muito tempo. já faz 10 dias que meu filho está sendo medicado, a tosse parou mas o catarro saindo do nariz não para é normal.
    Obrigada pela atenção.
    kelly

    ResponderExcluir
  96. Kelly: não posso opinar sobre o caso específico de sua filha pois desconheço seu histórico clínico e não a examinei. O tratamento da sinusite depende do tipo e do grau da infecção. Recomenda-se o uso prolongado do antibiótico (mínimo de 15 dias) Mas a escolha do tratamento não é padronizada. Aconselho que converse com o otorrino e com o pediatra que trata do seu filho e exponha suas dúvidas. O diálogo e a confiança são fundamentais na relação médico paciente (ou sua família no caso das crianças)
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde,
    Minha filha tem 19 anos, e retirou amigdalas e adenoide aos 7. Atualmente apresente crises recorrentes de sinusite, fez uso de clavulin, predsin e omnaris durante as crises, e para controle da alergia utiliza singulair e omnaris diariamente a um mes, mas mesmo assim nao temos melhora no quadro, atualmente ela e acompanha da por um otorrino. Sera que devemos mudar de esspecialista, procurar um alergista? O tratamento com singulair e eficaz para o controle das rinosinusites? O excesso de antibioticos pode trazer prejuizos a saude de minha filha? Obrigada, Juliana.

    ResponderExcluir
  98. Os dados que envia não são suficientes para que eu possa julgar o tratamento de sua filha. É possível que as sinusites repetidas estejam sendo causadas por uma rinite alérgica. Mas, só há como afirmar mediante uma consulta médica tradicional, avaliando os dados de seu histórico clínico. Aconselho que a leve a um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica para uma orientação mais precisa.

    ResponderExcluir
  99. Olá, boa tarde,
    Tenho um filho de um ano e meio e há 6 meses foi diagnosticado com rinite e asma pois desde janeiro tinha uma tosse que não ia embora. Com o tratamento, seu pulmão está limpo mas a tosse vai e volta, sempre mais ao dormir. Já tomou antibiótico, antiinflamatórios e agora está com o ouvido infeccionado. De onde vem tanto catarro? Por causa da asma, mantenho sempre a casa limpinha e cuido do ambiente onde ele fica. O fato de ele estar na escolinha é agravante? Por favor, não sei mais o que faço para ele dormir bem. Ele vive tomando remédio e a tosse não vai embora.

    ResponderExcluir
  100. É provável que a rinite do seu fiho ainda não esteja controlada e mantenha a tosse e a secreção pós nasal. A presença da rinite tende a agravar a asma e impedir sua melhora Caso queira, escreva para nosso e-mail para que possamos enviar-lhe uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  101. Fui consultar e o dr. disse que estou com sinusite, mas não tenho dores de cabeça, existe sinusite sem dor de cabeça?

    ResponderExcluir
  102. É comum ouvir que sinusite provoca sempre dor de cabeça e isto não é verdade: a dor é mais comum apenas nos casos agudos e recentes. Nas sinusites crônicas os sintomas variam sem que haja dor.
    Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  103. Olá, ha um tempo atras tive um resfriado que durou em torno de 2 semanas, com forte tosse com catarro bem amarelo e as vezes saia sangue,espirrando muito, coriza, passou o resfriado mas o que ficou foi um odor terrível na respiração, um mau halito e um gosto ruim na boca, sinto que esse odor reside em cima do palato mole, já fui em clinico geral, otorrino e infectologista, fiz rinoscopia e raio-x da face, nenhum constatou sinusite,tomei vários remédios tratando como se fosse rinite mas esse odor continua... ñ sei mais o que faço, me instruam por favor.
    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  104. O seu relato não sugere que seja uma alergia, mas para afirmar ou emitir um parecer é essencial examinar pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  105. Olá boa noite!
    Minha temperatura normal é de 35, 35,5, porém de vez quando, ela sobe para 36,5 e as vezes vai até 37, normalmente ela sobe as 10h + ou - e desce a tarde e isso acontece quando estou com a crise alérgica.Quando a temperatura sobe eu sinto mal estar. Já fui há varios médicos e todos dizem que alergia não dá febre. Hoje eu trato com um alergista homeopata, já tomei vacina, mas as crises continuam periodicamente. O que eu gostaria de saber se rinite, ou caso seja uma rinosinusite alergica, causa essa elevação da temperatura?
    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  106. A febre não é um sintoma habitual da rinossinusite alérgica. Gratos por sua participação em nosso Blog.

    ResponderExcluir
  107. Boa noite, tenho rinite mas já fiz o tratamento c/ a vacina (imunoterapia) até ter alta, melhorei quase que 90%. Quando estou mais sensível ao ambiente tomo allegra 120 ou 180. Já me submeti também a cirurgia de adenóide e desvio de septo. Lavo diariamente (3 x ao dia) as narinas c/ soro fisiológico 3% mas mesmo assim, não há melhora no gotejamento pós-nasal. O que fazer então? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  108. Você está tomando os cuidados adequados. A rinite pode causar secreção pós nasal, mesmo quando está controlada. Aconselho que entre em contato com seu alergista - assim poderá examinar pessoalmente e avaliar se há outros fatores envolvidos que impeçam sua melhora. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  109. Olá, Boa noite!
    Pesquisando muito sobre sinusite achei esse interessante blog! Vou tentar resumir minha historia, pois ainda tenho muitas dúvidas!
    Há tres meses atrás, começei a ter coceiras por todo o corpo, foi diagnosticada como urticaria, tomei vários anti-histaminicos para alívio dos sintonas,passando uns 25 dias tive sintomas de gripe, mas com muitas pontadas na cabeça, acabei no pronto-socorro fiz raio x do seio da face que acusou uma pequena secreção e me receitaram antibioticos, ...enfim de lá pra cá foi uma guerra, já corri vários medicos e tomei varios antibioticos e antiflamatorios fiz todos os exames de sangue nos quais estão todos ótimos, enquanto estou tomando os remdios me sinto bem melhor, ate da coceira no corpo, tambem nao posso pegar sol, q fico vermelha na região do colo do peito...quando muito atacada tenho dores no torax no qual o raio x nao acusa nada. Atualmente me trato com alergista e tomo as vacinas. Hj fiz uma tomografia do seio da face para diagnosticar melhor, e se preciso voltarei a tomar mais antibioticos. A minha dúvida eh, a coceira pelo corpo esta interligada com a sinusite alergica, ou será q tenho dois tipos de alergia no corpo e respiratória\?
    Qualquer coisa que vc me responder ja servirá como experiencia,...Agradeço desde já! Bjus

    ResponderExcluir
  110. Olá,Graça e Paz.Minha filha tem 4 anos e uns 10 dias numa quarta-feira,ela começou a tossir muito,mas durante a noite,levei-a no médico e ele passou Abrilar expectorante,e depois Loratadina,mas minha filha continuou tossindo,tosses muito fortes,então levei-a na UPA e bateu chapa,o médico lá constatou sinusite,e passou amoxicilina por 14 dias,e hoje é o terceiro dia do medicamento(levei ela na terça)hj é sexta.E continua com Loratadina,mas não entendo a tosse continua,persistente a noite e ao acordar,e isso tem me preocupado,as x sinto ela roncando na área do pulmão,mas a chapa tmb não indicou nada.O que faço? Em quanto tempo a tosse persiste quando se administra o antibiótico? O que fazer pra que ela durma bem e tranquila sem tosse? O que pode ajudar,fazer nebulização? colocar sorinho no nariz? e que mais pode ser útil? Por favor ajude-me.
    Lembrando eu levei ela no Pediatra/Alergista.

    ResponderExcluir
  111. A medicação está adequada. O efeito de um antibiótico leva de 48 a 72 horas para se estabelecer, em especial num tratamento de sinusite. Seios da face são cavidades ósseas e a medicação leva mais tempo para atuar, necessitando de maior tempo de uso do antibiótico. Mas, a avaliação depende de cada caso e do estado geral da criança. Caso não obtenha resposta ao tratamento, recomendo que retorne ao seu médico.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  112. A urticária nem sempre tem causa alérgica. Pode ser ocasionada por doenças ou por condições de saúde do nosso organismo. Convido que leia um texto que publicamos anteriormente (Urticária - identificando causas: http://blogdalergia.blogspot.com/2008/12/muitas-pessoas-escrevem-para-o-e-mail.html)
    A pele é o maior órgão do corpo humano e reflete nela uma série de situações e doenças. A sinusite crônica não é causa habitual de urticária. Mas, cada pessoa é única e deve ser investigada individualmente. Infelizmente não há uma regra que sirva para todos os casos de urticária. O seu alergista analisará seus dados clínicos, associando com os dados obtidos no exame físico, testes e exames complementares para então definir seu tratamento. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  113. oie..tenho forte dor de cabeça mais intensa na regiao frontal..ja fiz tratamento medico com amoxilina tbm com levofloxacino que nao me deu resultado bom.. e to mais de 1 ano sofrendo com essa dor..fazo diaramente e inalaçao com soro.nao tenho catarro,so quando espirro q sai uma agua bem clara.qual tratamento certo pra mim? ou medicaçao,pra me livra dessa inflamaçao frontal q tenho? agradeço ja pela ajuda.

    ResponderExcluir
  114. Peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  115. Ola ah alguns meses venho sentindo sensações ruins, uma dor de cabeça leve tosse seca anoite sempre estou gripado, e as vezes ao longo do dia minha vista fica embaçada por minutos e uma leve tontura, quando massageio a face da um alivio uma pressao na face e agora ta dando uma alteraçao na fala .. Gostaria de saber se são sintomas de sinusite , fui ao otorrino ele so olhou e acusou que era sinusite mais nunca fiz rx ..

    ResponderExcluir
  116. Os sintomas de uma rinite podem se confundir com gripes repetidas. Os sintomas que relata podem sugerir uma sinusite. Aconselho que procure um alergista para definir seu diagnóstico já que a rinite alérgica é a causa mais comum das sinusites repetidas. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  117. olá, fui ao otorrino e depois de exames, de alergias e tomografia computarizada, foi diagnosticado rinite alérgica, não sinusite. Uso a algum tempo os medicamentos fluimare e busonid. A rinite alérgica, sumiu, não tenho corize, nem espirros, alergias, nada. Porém, há um bom tempo, digo meses, meu nariz exala um cheiro ruim. Meu médico disse que se trata de bactérias presentes no local. Receitou o antibiótico, levofloxacino, 1 por dia, durante dez dias. Já estou no 8 dia e o mau cheiro continua. Gostaria de saber se rinite alérgica causa mau cheiro nasal e porque exalando contantemente, já que faço lavagem nasal e cuido muito do nariz. Seriam bactérias mesmo? Só antibiótico resolve? Quanto tempo?
    Muito obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  118. os dados que envia não são suficientes para que eu possa orientar sobre o seu caso. Mas, farei algumas considerações baseadas em seu relato: 1) A sensação de mau cheiro pode ser sentido apenas peslo paciente ou pode ser percebido por outras pessoas. Existe um tipo de rinite chamada de rinite atrófica que pode ocasionar mau cheiro. 2) O mau odor nasal pode resultar de uma infecção e se acompanhar de secreção nasal purulenta persistente, associada a obstrução nasal e cacosmia (odor ruim), pressão na face, tosse. Os sintomas podem variar em cada pessoa. 3) O tempo de uso de um antibiótico varia em cada caso, sendo em média de 14 a 21 dias. Cada caso é um caso e deve ser interpretado de acordo com a clínica e com o exame físico do paciente. Por isso, recomendo que exponha ao seu médico seu temor e suas preocupações. Ele conhece o seu caso, sendo a pessoa mais adequada para orientar. Lembro sempre que o diálogo entre médico e paciente deve fazer parte integrada ao tratamento de qualquer doença. Gatos por sua visita.

    ResponderExcluir
  119. Bom Dia! Gostaria de saber se poderiam me ajudar. Meu nariz é muito seco, eu tenho secreções mas que escorrem direto pela garganta mas nunca pelo nariz. Fiz uma vez raio x e o medico disse que tinha sinusite do lado esquerdo da desta, mas era bem pouco. Tomei antibiótico por 10 dias mas meus sintomas nunc somem, que são nariz seco (sempre) de vez em quando espirro e tenho coceiras no nariz e olhos, que qndo cocam as vezes me da dor de cabeça. Terça passada tive sintomas de gripe mas estou tratando como sinusite, a minha duvida é que nunca tenho tosse (que é uma dos sintomas preponderantes), e catarro que saia do nariz, meu nariz fica entupido mas não sai catarro algum, só sinto escorrendo pela garganta e ando com alguma mal estares tbem tipo moleza e sensação febril. Será que estes dão sintomas de sinusite mesmo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  120. Oi , gostaria de saber a alguns meses venho sentindo sensação ruim na face uma dor leve ,sensação de cabeça pesada vista embaçada e a noite quando estou dormindo as veses tenho pigarro uma secreção incolor que da falta de ar ruim para respiraçao , ao longo do dia tenho umas ansia dor no estomago e um mal cheiro e uma fraquesa ...gostaria de saber se sao sintomas de sinusite cronica

    ResponderExcluir
  121. Os sintomas que relata podem ser compatíveis com rinossinusite alérgica, mas para afirmar, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  122. Os sintomas sinusite podem variar de acordo com o tipo de sinusite e com as características de cada pessoa.Os sintomas relatados sugerem que possa ser uma rinossinusite, mas para afirmar é preciso examimnar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  123. Boa tarde ..

    TENHO TODOS OS SINTOMAS DA SINUSITE SO QUE NUNCA FIZ EXAMES , E NAO TENHO DOR DE CABEÇA E QUANDO SOLTO SECREÇAO ELA SAI INCOLOR PRINCIPALMENTE A NOITE QUANDO ESTOU DEITADO PAREÇE QUE DESCE PELA GARGANTA VIVO ESPIRRANDO , AS VEZES DA ATE FALTA DE AR PAREÇE ATE QUE ESTOU COM ASMA E UM MAL ESTAR NAO SINTO VONTADE DE FAZER NADA GOSTARIA DE SABER SE SINUSITE E SO QUANDO TEM DOR DE CABEÇA ?

    ResponderExcluir
  124. Os sintomas variam de acordo com o tipo de sinusite. Em alguns casos, os sintomas predominantes são a secreção pós nasal e tosse, sem cefaléia associada. Aconselho que procure um alergista para analisar seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  125. Finalmente encontrei um site solidário e esclarecedor. Espero que possam me ajudar... Tenho 36 anos e nunca tive problemas respiratórios, mas há 1 semana estou com uma crise de tosse seca, com piora a noite. O médico da emergência diagnosticou sinusite. Receitou antibiótico, corticóide e anti-histamínico. O problema é que não consigo consigo dormir a noite por causa da tosse. Não durmo há exatos 4 dias. Estou destruída. Fui a 3 consultas em clínicas particulares, mas continuo sem dormir... Sei agora, graças a este site, que preciso procurar um alergologista (ou alergista???), mas o que posso fazer para aliviar a tosse conseguir dormir???

    ResponderExcluir
  126. Na verdade, a tosse melhorará quando o tratamento efetivamente combater sua causa. Xaropes e antitussígenos têm efeito limitado. O alergista (ou alergologista) investigará seu caso para indicar o tratamento mais apropriado para você. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  127. Eu não tenho tosse, mais espirro demais, principalmente depois do banho,a noite e pela manhã. Dá uma moleza no corpo e ás vezes dor de cabeça. Gostaria de saber se tem cura ou só controle.

    ResponderExcluir
  128. Os sintomas que relata sugerem que possa ser uma rinite alérgica. Aconselho que procure um alergista. Caso o diagnóstico se confirme, o tratamento pode controlar os sintomas, permitindo que retorne à sua vida normal. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  129. parabèns pelo site bem completo de informaçoes, sobre renite e alergias.

    ResponderExcluir
  130. Obrigado. Caso tenha sugestões, escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com.

    ResponderExcluir
  131. Tenho pigarro o tempo todo e quando deito piora bastante. Cheguei a corrigir o desvio de septo que seria a causa mas sem sucesso. Isto incomoda demais.
    Ja tive sinusite antes da cirurgia mas aparentemente nao tive mais.
    Qual especialista devo procurar?

    ResponderExcluir
  132. O alergista e o otorrino são especialistas qualificados para atendê-la. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  133. Olá! Adorei as explicações de vocês, foram bem claras e me ajudaram muito nas dúvidas que eu estava tendo sobre a sinusite!

    ResponderExcluir
  134. Agradecemos seu depoimento e seu carinhoso incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  135. Ana Beatriz3/3/12 18:45

    Boa tarde!!
    gostei muito do blog ,há mais de 1 ano tenho sinusites recorrentes ,procurei um alergista e descobri que tenho rinite alergica e entao faço imunoterapia com vacinas ,porem as sinusites continuam a me encomodar e sempre tenho que tomar antibioticos,gostaria de saber qual é a diferença perceptivel entre a sinusite alergica e a infecciosa?? e se sinusite recorrente pode ser chamada de cronica ?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  136. Ana Beatriz: na sinusite alérgica não há participação de microorganismos, a secreção é clara. Na sinusite infecciosa a secreção se torna catarral e há associação de microorganismos, sendo as bactérias os tipos mais frequentes. A sinusite recorrente é um tipo de sinusite crônica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  137. Anônimo8/3/12 13:27

    Gostaria de saber se a sinusite pode atacar as vistas e tb se pode provocar tonturas? tenho muito mal estar por causa dela obrigaado!

    ResponderExcluir
  138. Sinusite pode provocar sintomas oculares e pode provocar sensação de tonteira. Gratos por sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  139. Boa tarde ! estava tussindo a de 3 semanas procurei o médico e ele mim solicitou raio x da face e torax , fiz e foi diagnoticado sinusite , então o médico pediu que procurasse um otorrino . Como a tosse e produtiva ele já havia suspeitato mesmo de sinusite que seria provocada pela dascida do catarro,lendo os comentário do blog acho que minha sunusite e alergica.Se poder quero que voces tire minha duvida , vou a um otorrino ou um alergista , pois tenho sensibilidade a muito cheiro , perfumes , morfo , min sinto mau quando bebo agua muito gelada . desde agradesço pelo blog.

    ResponderExcluir
  140. O caminho mais adequado é procurar um alergista para analisar seus dados clínicos, realizar testes e indicar o tipo de tratamento mais adequado pára seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  141. Olá...São 3:30 da manhã e eu tô aqui procurando LUZ pq meu filho tá tossindo feito um cachorro qdo se esgasga, aquela tosse seca, contínua, que irrita. Ele tem essa tosse desde que tinha uns 2 anos ou até menos e NUNCA consegui fazer essa maldita tosse acabar. Eu devo ter uma farmácia inteira aqui em casa e nada resolve. Pelo que li no post, ele deve ter sinusite, pq ele tem ABSOLUTAMENTE TODOS os sintomas citados. Agora te pergunto, eu procuro um otorrino para fazer um tratamento ou um alergista? EU NÃO AGUENTO MAIS ESSA TOSSE. ME IRRITA, IRRITA, IRRITA E IRRITA. CHEGUEI PERDER O SONO DE RAIVA, PQ DOU OS REMEDIOS QUE OS MEDICOS RECEITAM E NADA RESOLVE.

    ResponderExcluir
  142. Os dois especialistas são capacitados para tratar a sinusite, mas no caso de uma criança, é comum que a alergia seja um fator preponderante. Assim, o alergista poderá orientar de forma mais específica. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica.

    ResponderExcluir
  143. ola tenho algo na minha cabeça tipo que fica entre o nariz e garganta tipo de um catarro que não sai ja usei todos os remédios possíveis para que a secreção saia até me falaram que quando começasse a sair ia ter um cheiro orivel mas nada nem sinal de sair algo,não sinto gosto nem cheiro e as veses parece que te alguem me sufocando minha garganta dói tem como uma pressão e dor de cabeça na maioria das vezes é pela manhã Será que isso é sinusite pois fui ao medico ja ele me disse ser só um processo alérgico isso faz uns 6 meses e não resolveu sera que vocês podem me ajudar por favor ..não aguento mas isso tenho dores estomacais diariamente e acredito ser de nervoso.

    ResponderExcluir
  144. A secreção que descreve pode ser causada pela rinite, pela sinusite ou por refluxo gastro esofágico. Aconselho que procure um alergista para investigar seu caso. Estamos ao seu dispor caso more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  145. Boa noite. Comecei com um quadro de gripe com dor no corpo muita tosse. E evoluiu para um catarro verde muita tosse a noite. Então procurarei um otorrino que me prescreveu alegra d junto com azitromicina por 5 dias. Após o termino da medicação o catarro sumiu. Mais agora estou sentido muita pressao no na face no lado esquerdo e muita tontura. Procurei ouro otorrino que tirou um raio x da face. E disse que minha face esta limpa. Mais conseguiu ver um grado alérgico na face. Então ela me prescreveu o prelone com omnaris. Tem 3 dias que estou tomando e nao estou sentindo melhorar. Será que devo procurar outro otorrino ou um alergica?

    ResponderExcluir
  146. Aconselho que procure um alergista já que foi detectada uma reação alérgica em seu exame otorrinolaringológico. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  147. meu filho começou com um cheiro ruim no nariz, um cheiro de podre, levei ao medico e foi diagnosticado sinusite, ele esta tomando Amoxil, mas o cheiro continua, gostaria de saber se esse cheiro vai demorar pra desaparecer, mesmo ele tomando o antibiotico? nao sei mas o que fazer , pois o cheiro e forte, se puderem me responder eu agradeço muito

    ResponderExcluir
  148. O tempo necessário do uso do antibiótico no tratamento de uma sinusite gira em torno de 14 dias, quando os sintomas estarão controlados. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  149. Anônimo1/4/12 18:11

    o medico do meu filho receitou amoxilina por 10 dias, pra sinusite, isso esta correto? nao deveria tomar o medicamento por mais dias??

    ResponderExcluir
  150. Não conheço os dados clínicos do seu filho nem o tipo e grau de de sinusite que apresenta, o que impossibilita julgar sua prescrição. De uma maneira geral utilizam-se 14 dias, mas cada caso deve ser analisado de forma criteriosa. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  151. Anônimo2/4/12 09:41

    BOM DIA, GOSTARIA DE SABER PORQUE A SINUSITE PRODUZ ESSE CHEIRO FORTE NO NARIZ?

    ResponderExcluir
  152. Em alguns casos de sinsite, pode ocorrer a sensação de mau odor nasal que resulta da ação de microorganismos e bactérias causadoras do problema. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  153. Anônimo2/4/12 21:50

    No dia 27/02, meu filho de 1 ano e 9 meses começou a tossir, no dia 06/03 levei ao Pediatra que receitou Bricanyl Broncodilatador e Predsim. Não melhorou. No dia 16/03 levei em outro Pediatra que mandou fazer um raio x que não deu nada e receitou novamente o Bricanyl e Prelone. No dia 30/03 apresentou febre de 37,5 e teve uma convulsão febril, levei no hospital e posteriormente no Pediatra que receitou Novamox. Só que ando muito preocupada pois a tosse produtiva persiste e não tem mais febre.
    Agradeço muito se puder me orientar, se devo esperar mais o efeito do Antibiótico ou procurar um Pneumologista. E se é necessário procurar um Neuro por conta da convulsão.
    Marilza Araújo, uma mãe desesperada!

    ResponderExcluir
  154. Marilza: o antibiótico em geral exerce seu efeito passadas 48 a 72 horas do início do seu uso. É indicado que seja feito parecer do neuro sobre a convulsão. Mas, antes de mais nada, sugiro que retorne com seu filho ao pediatra que o acompanha. O atendimento em setores de emergência é util para combater crises. Mas, é o pediatra da criança o profissional mais indicado para orientar a conduta em seu tratamento. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  155. Anônimo7/4/12 20:34

    tenho dores tipo uma pressão na parte frontal da cabeça, tenho rinite alérgica e meu nariz entope de um lado constantemente. As vezes tomo loratadina. Fiz teste alérgico que constatou a alergia a ácaros, mas na radiografia da face, não constatou nada. Quando entro num local com ar-condicionado, a dor na cabeça começa. Será que vou precisar fazer outro exame pra saber sobre a sinusite?

    ResponderExcluir
  156. Nem toda dor de cabeça é causada por sinusite. Ar condicionado pode provocar irritação das vias respiratórias e se acompanhar de piora da rinite e dor de cabeça, sem que haja infecção associada. Aconselho que exponha esta dúvida ao seu alergista para que possa orientar a causa pois conhece seus dados clínicos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  157. Anônimo9/4/12 10:29

    bom dia , o unico sintoma do meu filho eh o cheiro ruim no nariz. Ele ja foi ao medico e tomou antibiotico , fez RX, e nao mostrou nenhum objeto estranho no nariz, mas mesmo depois do medicamento o cheiro forte continua, a medica disse que nao era sinusite e sim nariz congestionado,MAS ele continua com catarro saindo do nariz, estou sem entender o que esta acontecendo , se nao era sinusite , pq tomar o antibiotico, podem me esclarecer quais doença podem causar esse odor de podre no nariz
    DESDE DE JA AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  158. As principais causas de mau odor nasal são: sinusite, corpo estranho, alguns tipos de rinite (em especial rinite atrófica), processos infecciosos, entre outros. Cada pessoa precisa ser examinada e avaliada de forma criteriosa e pessoal para que se possa fazer o diagnóstico.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  159. Minha filha de 5 anos está com sinusite.
    A pediatra receitou o clavulim bd e o prelone, só que um outro pediatra disse que o prelone é muito forte, e eu pesquisei que ele pode desencadear uma depressão com uso excessivo.
    A pediatra recomendou o uso por 5 dias, estou com medo de dar o prelone a minha filha, o que faço?

    ResponderExcluir
  160. O uso do Predsim por período curto e sob acompanhamento médico é seguro, sendo importante para melhorar os sintomas alérgicos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  161. fiz uma tomografia eo laudo constou, espessamento mucoso concentrico dos seios maxilares, velamento de algumas celulas etmoidais, seio esfeinoidal e seio frontal aerados, paredes osseas dos seios paranasais preservadas, complexos ostio-meatais sem alteracoes, processos pterigoideos preservados, septo nasal sinuoso com desvio predominante a direita, fossas infratemporais e pterigo-maxilares normais, fossas nasais e coanas sem anormalidades e plato cribiforme e laminas papiraceas sem alteracoes, porem n sinto nenhum sintona proprio da sinusite... sera que tenho renite ao inves de sinusite?

    ResponderExcluir
  162. Betinho: a rinite alérgica pode acarretar imagens de espessamento da mucosa em seios paranasais. A interpretação do exame radiológico só pode ser feita comparando com os sintomas e com os dados do exame físico feito pelo médico em cada paciente. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  163. Boa noite,

    Tenho 35 anos, e desde o inicio de 2011 sofro com sinusite.
    Nunca havia tido rinite, bom, pelo menos nao me lembro.
    Trabalho com TI, onde a refrigeração por ar condicionado é imprescindível.

    Desde a primeira crise, que foi horrível..com fortes dores de cabeça, nariz totalmente entupido e perda de olfato/paladar por mais de dois meses...nunca mais ela foi embora de verdade.

    Há uns seis meses eu acho, me apareceu um caroço na testa durante uma crise e nunca mais foi embora...

    Desde que o tempo mudou por aqui, SP,SP. Há umas três semanas, estava com o nariz entupido e tal, mas de quinta pra cá perdi o paladar e olfato novamente e dor de cabeça...ontem, fui ao otorrino...e comecei novo tratamento...e após as medicações, farei um exame nasofibrofaringolaringo...
    Estou tomando, dessa vez klaricid...usando decadron e tomei uma injeção de dispropran....

    Espero melhorar de vez agora...

    É só um relato, pois vi que aqui tem muitos com o mesmo problema.
    Obrigado e continuem com o excelente trabalho...

    ResponderExcluir
  164. Por favor me ajude...após extração do dente do siso, peguei esta sinusite...meu dentista quiz fazer a cirurgia de limpeza do sio em seu proprio consultorio, não aceitei e agora vejo que está me enrolando, o que fazer? Minha face cada vez sinto uma pressão. Pode ser prejudicado minha vista ou outras coisas? Este liquido pode causar danos lá dentro? por favor me ajudem!
    meu e-mail ejose1972@bol.com.br

    ResponderExcluir
  165. Sofro de mau halito depois de ter feito uma cauterização nasal agora tenho corrimento pos nasal gostaria de saber se tem alguma forma ou tecnica cirurgica para o tratamento deste grande problema, meu otorrino disse que nao tem tratamento ja que todos os tipos de remedios ja utilizei.

    ResponderExcluir
  166. Heber: obrigado pelo seu depoimento. Desejo melhoras em seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  167. Não tenho condições para opinar sobre as possibilidades de tratamento para seu caso sem conhecer seus dados clínicos. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, entre em contato conosco.

    ResponderExcluir
  168. direito7: peço sua compreensão, mas não tenho condições para opinar baseado apenas nos dados enviados em seu breve relato. Aconselho que procure um médico especialista para orientá-lo. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  169. Anônimo2/5/12 14:47

    Tenho 01 filho de 3 anos, há mais ou menos 1 mês e meio vem sofrrendo de uma tosse persistente, Já foi diversas vezes ao pediatra e tomou vários remédios, pois junto a essa tosse normalmente vem uma coriza transparente. Quando tinha 1 ano teve algumas crises de bronquite e precisava tomar o predsim e fazer a nebulização com Berotec e Atrovent, a pediatra passou o Singulair Baby e no ano passado o inverno foi tranquilo, porém as crises começaram a aparecer a partir de Setembro, sendo a partir daí uma em cada mês e a última foi em Dezembro. Só que agora começou a escola a pouco tempo, já pegou algumas viroses e uma tosse vem acompanhando ele, ja tomou Sinot CLAV, Desalex, Ebastel, Filinar e até agora nada, ele comstuma respirar pela boca, ultimamente não tem tossido dormindo não, mas em compensação quando acorda, não para de tossir e se comer algo a tosse acaba provocando o vÔmito. Estou desesperado. Me ajude!

    ResponderExcluir
  170. Não tenho condições para opinar sobre sua filha sem examiná-la pessoalmente. A tosse infantil pode ter causas variadas, mas destacam-se: asma, rinite, sinusite e refluxo gastroesofágico, entre outras. Aconselho que a leve a um especialista em Alergia. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  171. Anônimo9/5/12 10:10

    Tenho 35 anos e já faz alguns anos que sentia estes sintomas ,porém , não me preoculpava. geralmente os sintomas apareciam na entrada do inverno,isso já vinha acontecendo à mais ou menos uns 3 anos e só agora preocupei-me consultar.Então foram passados os devidos medicamentos para amenizaros sintomas da sinusite. Mas o que eu gostaria de saber na realidade seria se a sinusite pode se agravar após tomarmos os medicamentos ou teremos sempre que ficar sobre o efeito dos medicamentos para que ela não piore e faço-nos mudar para medicamentos mais pesados .

    ResponderExcluir
  172. Prezados,
    Há 1 mês foi acomedida com uma forte gripe, muita tosse e secreção esverdeada. Procurei uma emergência, fiz um raio-x dos seios da face que não deram alteração, ou seja, estavam ‘limpos’. A médica me receitou Tamiran (levofloxacino) por 14 dias. Sem melhora e com o agravante de sentir fortes dores nos seios da face e pressão na cabeça, procurei um otorrinolaringologista, que me receitou 2 injeções de diprospan, 4 injeções de frademicina e 7 dias de Factive. Fiz outro raio-x que também não teve alteração. Depois de toda essa medicação, minha secreção diminuiu e agora está bem clarinha, conforme o blog descreve, sem sujar o lenço . Segundo o otorrino, tenho sinusite alérgica e me encaminhou para um alergista. Procurei o alergista e este me receitou allegra 120mg por 5 dias e Avamys, 2 jatos em cada narina toda noite por 40 dias. Após exames de alergia, deu positivo para ácaros, segui o tratamento com vacina. O grande problema é que ainda sinto dores, pressão no rosto que me incomoda terrivelmente. Gostaria de saber se isto é normal, ou seja, 3 semanas com pressão e dor na face. Procurei um médico que me afirmou que eu só apresentaria melhora quando entrasse a primavera, agora eu pergunto, como pode uma pessoa aguentar 6 meses com dor?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  173. o primeiro passo é definir o tipo de sinusite que apresenta. Se for uma sinusite ocasionbada por alergia, é fundamental tratar também a alergia que origina o processo a fim de controlar o problema, evitar crises e diminuir a necessidade de uso dos remédios a longo prazo. Converse com seu alergista e peça que esclareça o seu tipo de sinusite e as condições do seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  174. Fiz uma tomografia computadorizada dos seios da face e o resultado foi:
    1. pronunciado espessamento da mucosa de todas as cavidades paranasais, que tem paredes íntegras;
    2. as unidades óstio-meatais estão obstruídas;
    3. tecido de partes moles ocupando as porções póstero-superiores das cavidades nasais;
    4. importante sinuosidade do septo nasal;
    5. rinofaringe com aspecto anatômico.
    O que quer dizer tudo isso?
    Grato.

    ResponderExcluir
  175. nenhum exame deve ser interpretado sem conhecer os sintomas e dados clínicos do paciente já que uma mesma imagem pode ocorrer em diferentes situações. O seu relato sugere que seja uma sinusopatia associada a alterações estruturais anatômicas, desvio do septo e provavel presença de polipose nasosinusal. Aconselho que peça orientação ao seu alergista.

    ResponderExcluir
  176. Ola gostaria de saber se numa sinusite é normal vc tirar faisca de sangue junto do catarro apenas de um lado do nariz, tenho 5 dias que tomo remédio, e começou a sair desse jeito, pode me ajudar explicando isso? Parabéns pelo posts (me chamo Leandro)

    ResponderExcluir
  177. Leandro: se a presença do sangue ao assoar as narinas for discreta e nã\o se repetir, pode ser apenas irritativo. Mas, se repetir o sangramento, é melhor entrar em contato com seu médico. Gratos por sua visita e por seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog

    ResponderExcluir
  178. Bom dia, meu filho esta tossindo ha 1 mes, ja tomou Predsilona , e na ultima vez que o levei ao medico ,o medico disse que a tosse vem da garganta e receitou Notuss, esta correto???, que tipo de tosse que pode vir da garagnta?? saberiao me explicar..
    Obrigado

    ResponderExcluir
  179. Acredito que o médico tenha tentado explicar que a secreção que escorre por trás das narinas na direção da garganta (chamada de secreção ou gotejamento pós nasal) pode ocasionar tosse, em especial com piora noturna. Esta secreção pode surgir em decorrência de rinite, sinusite, infecções virais, etc. É preciso examinar seu filho para avaliar se é mesmo o seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  180. minha filha,tem 5 aninhos,esta com sinusite,estamos terminando o tratamento com o antibiotico,mas esqueci de perguntar ao medico,se pelo de gato pode prejudica-la,temos uma gatinha,e uma cachorra york shire. Sabe me dizer ate que ponto seria prejudicial?

    ResponderExcluir
  181. Nay: algumas crianças são sensíveis a pelos de animais e outras não. É preciso conhecer os dados clínicos de sua filha para poder analisar seu caso. De qualquer modo, a presença de animais em uma casa contribui para o aumento de ácaros no ambiente. Converse com o alergista de sua filha e peça que a oriente sobre os cuidados ambientais que possam ajudar no tratamento de sua filha. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  182. Olá primeiramente parabéns pelo blog e a atenção dada aos leitores ! Depois de 10 dias com gripe e achando que já estaca curada , tomei friagem e a tosse nao me abandona , todo ano tenho essa tosse , os olhos estão secos e os lábios também , fui ao medico e era sinusite , tomei a injeção e estou tomando o antibiótico novamox e pingando rinosoro , mesmo assim minha tosse continua muito a noite , estou tomando muito água também , essa tosse nao vai passar com o antibiótico ? 😭😨😂😷 preciso fazer tratamento com o alergista para ter tudo isso ano q vem ? Um abraço e obrigada !

    ResponderExcluir
  183. Não tenho base para afirmar a causa de sua tosse e prever se irá melhorar, através deste aconselhamento na internet e sem examinar pessoalmente. É aconselhável que procure um alergista para orientar a causa de sua sinusite de repetição e indicar o tratamento mais adequado para seu caso. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  184. Fernanda: para saber o tipo e a causa da sua sinusite seria essencial ver sua tomografia e examiná-la pessoalmente. O uso de antibiótico é eficaz mas necessita pelo menos 48 a 72 horas para exercer seu efeito pleno. No caso de sinusite o ideal é utilizar pelo menos por duas semanas. O uso dos medicamentos pode ocasionar sintomas gástricos mas não é obrigatório que isso ocorra. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  185. TENHO SINUSITE CRONICA E JÁ FIZ CIRURGIA.
    HOJE TRATO A SINUSITE COM OMNARIS (ciclesonida)E SINGULAIR - 10 MG.) OS SINTOMAS DA SINUSITE ESTÃO CONTROLADOS HÁ MAIS DE 4 ANOS.
    OCORRE QUE PERDI COMPLETAMENTE O OLFATO E O PALADAR. NÃO TENHO SECREÇÃO E NEM AS DORES FRONTAIS DA SINUSITE. EM COMPENSAÇÃO NADA CHEIRO E NADA SINTO NO PALADAR (apenas 10% paladar e 2% de cheiro).
    o que fazer? RUBENS

    ResponderExcluir
  186. Rubens: não tenho condições para emitir um parecer sobre seu caso sem uma avaliação criteriosa efeita pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  187. Estou gravida de 4 meses! E acabei mudando para uma cidade mais fria e atualmente o tempo esta seco! Quando eu vi pra cá ficava sempre com dor de garganta e nariz escorrendo! E hoje estou com nariz seco seguinte de pequenos sangramentos pela manha, e a noite sinto muito dor no nariz e dor de cabeça! Pode ser algum tipo de alergia ? Ou só resultados que a gravidez proporciona? Desde já agradeço. Leidiane...

    ResponderExcluir
  188. Leidiane: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Os sintomas que descreve podem resultar de ação irritativa do clima frio e seco sobre a mucosa nasal já alterada pelos efeitos hormonais da gestação. Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que fale com seu médico obstetra e peça que oriente a conduta mais adequada para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  189. OlA a noite sinto uma sensação estranha como se eu estivesse sufocado isso vem a tosse e um catarro parece clara de ovo , a uns tempos atraz sinto uma tonturas ancia de vomito , nariz entupido tenho isso em varias partes do dia , fiz um tc computadorizado acuso q tenho sinusopatia etmoidal, desvio de septo ,sinusopatia maxilar , gostaria de saber se isso e alguma sinusite cronica , alergica , aguda ou nao e nada ..

    ResponderExcluir
  190. Anônimo1/8/12 12:43

    ola a ums4meses comesei a sentir dor de cabeça e tambem um mal cheiro pelo naris,tudo comesou quando mudei para um apartamento,di um lado tem um lavador de carros do outro lado tem o asfalto onde passa muitos carros e da muita poeira o apartamento e muito gelado.fis o raiox e deu cinusite ja tomei 3 tipo de antibiotico e nada ajudou,tomei tambem remedio para alergia mas não ajudou;estou em desespero por favor me ajude.obrigado

    ResponderExcluir
  191. A tosse com piora noturna pode ser causada por sintusite. Contudo, os dados que envia não são suficientes para afirmar o tipo de sua sinusite. O caminho mais adequado é procurar um especialista para avaliar seus dados clínicos de forma completa para poder orientar adequadamente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  192. oi me de o endereço da clinica e o telefone

    ResponderExcluir
  193. Rayanne: os dados solicitados estão na coluna direita deste blog: Clinica de Alergia da Policlinica Geral do Rio de Janeiro Avenida Nilo Peçanha, 38 - sobreloja - Centro Rio de Janeiro RJ Telefones: (21) 2517-4206 e (21) 2210-2810 Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  194. Meu nome é Simone e minha filha de 5 anos tem uma tosse não produtiva cronica desde os 2 anos. Ja levei no gastro, otorrinos, alergistas, pediatras e nada. Os medicos dizem que ela não tem nada. As crises tem um intervalo de mais ou menos 2 semanas. Será q pode ser uma sinusite.
    Não suporto mais ver ela tomando Prelone e antitussigenos o tempo todo. Me ajudem pois é impossivel conviver com esta tosse.

    ResponderExcluir
  195. Simone: gostaria de poder ajudá-la, mas não tenho copndições para enitir um parecer sobre sua filha sem examinar pessoalmente. A avaliação feita pela internet é limitada e pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Conto com a sua compreensão. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  196. Oi estou gestante de 6 meses e comdores fortrs de cabeça,nariz entupido tosse e quando assoo o nariz sinto um certo odor o catarro parece pus esverdeado grosso. e o osso dovmeu rosto da parte das maças doi muito e eu nai sei mais o que. fazer. me ajude por favor.....blog muitoooo legalll .....

    ResponderExcluir
  197. Tata: os sintomas que relata sugerem que possa ser um caso de sinusite. Grávidas podem apresentar sinusite com mais facilidade pois a imunidade da mulher se altera durante a gravidez, facilitando a instalação da infecção bacteriana. Aconselho que procure um médico especialista para orientar um tratamento adequado e seguro para você e para seu bebê. Gratos pela visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  198. Oi catorro no nariz com mal cheiro pode ser sinuzite...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno