Pular para o conteúdo principal

Voz: um patrimônio a preservar


A voz é um dos elementos básicos de comunicação do ser humano.
Segundo definição do dicionário do Aurélio, a palavra voz é um substantivo feminino para definir o som ou conjunto de sons emitidos pelo aparelho fonador. Significa também: fala, ordem em voz alta ou sugestão íntima. Este termo também pode ser usado para definir a forma com que um verbo indica a ação como praticada pelo sujeito (voz ativa) ou por ele recebida (voz passiva), ou simultaneamente praticada e recebida por ele (voz reflexa). Ainda, corresponde às diferentes partes da música no contraponto ou na harmonia: "uma fuga a três vozes".
Aparece em um sem número de expressões, como:

“Voz de taquara rachada”
“Porta voz”
“A voz do povo é a voz de Deus”
“A voz rouca das ruas”
“A voz do sangue grita alto”
“A voz do morro”
“Ter voz ativa”
“À meia voz”

Vinícius de Moraes utilizou com muita inspiração e propriedade a palavra voz em um de seus mais belos poemas:

Ausência
Eu deixarei que morra em mim o desejo de amar seus olhos que são doces...
Porque nada te poderei dar senão a mágoa de me veres exausto...
No entanto a tua presença é qualquer coisa, como a luz e a vida...
E eu sinto que em meu gesto existe o teu gesto...
E em minha voz, a tua voz...
Não te quero ter, pois em meu ser tudo estaria terminado...
Quero só que surjas em mim como a fé nos desesperados...
Para que eu possa levar uma gota de orvalho nesta terra amaldiçoada...
Que ficou em minha carne como uma nódoa do passado...
Eu deixarei...Tu irás e encostarás tua face em outra face...
Teus dedos enlaçarão outros dedos e tu desabrocharás para a madrugada...
Mas tu não saberás que quem te colheu fui eu...porque eu fui o grande íntimo da noite...
Porque eu encostei minha face na face da noite e ouvi a tua fala amorosa...
Porque os meus dedos enlaçaram os dedos da névoa suspensos no espaço
E eu trouxe até mim a misteriosa essência do teu abandono desordenado.
E eu ficarei só como os veleiros nos portos silenciosos
Mas eu te possuirei mais que ninguém, porque poderei partir.
E todas as lamentações do mar, do vento, do céu, das aves, das estrelas,
serão a tua voz presente, tua voz ausente, a tua voz serenizada.

A Voz e as doenças alérgicas

A voz humana é produzida pela vibração das cordas vocais, situadas na laringe, que fica logo acima da traquéia, no início das vias respiratórias inferiores, a partir do ar que sai dos pulmões. Entretanto, várias estruturas influenciarão na emissão da voz, como o nariz, seios paranasais, língua, lábios, dentes, entre outras.
Cada pessoa possui um timbre de voz, algumas vezes mais graves, em outras mais estridentes ou mais roucas, na dependência de fatores genéticos como também ambientais, biológicos, personalidade, etc. A voz pode se modificar se estamos tristes, alegres, tensos ou tranqüilos. Muitas doenças podem afetar a voz, desde gripes e resfriados até certos tipos de tumores. As doenças respiratórias alérgicas também podem alterar a voz.
A rinite alérgica é uma doença que se manifesta com sintomas nasais tais como: espirros, coriza, congestão nasal, prurido ou coceira nasal. Entretanto, a partir da inflamação nasal, pode acometer estruturas vizinhas, como os seios da face, olhos, ouvidos, faringe, laringe, traquéia e pulmões. Em alguns casos, a rinite pode se acompanhar de rouquidão e outras alterações da voz.
A rinite alérgica pode se complicar com sinusites e amigdalites repetidas, resultando também em alterações da emissão de voz. Pessoas que apresentam obstrução nasal de duração prolongada tendem a respirar com a boca aberta (ou semi-aberta), podendo desenvolver respiração bucal. Neste caso, o ar inspirado, ao invés de passar através do nariz onde deveria ser aquecido, umedecido e limpo, entrará pela boca, alterando as condições respiratórias, podendo agredir toda a região e resultar em sintomas variados, incluindo voz anasalada, rouquidão e outras alterações.

Os corticóides inalados quando usados por tempo prolongado no tratamento de controle da asma poderão provocar irritação da faringe, laringe, disfonia e rouquidão. Por isso, recomenda-se lavar sempre a boca após cada uso.

Uma situação não alérgica, mas que pode ocorrer concomitantemente à Rinite e à Asma é o Refluxo gastro-esofágico (RGE) e causar alterações na voz. O RGE é uma situação clínica que ocorre quando há o relaxamento do esfíncter inferior do esôfago resultando num retorno anômalo do suco gástrico ao esôfago e, em alguns casos, à garganta e às cordas vocais. Ao refluir este conteúdo, poderão surgir desconfortos variados e, entre outros sintomas, levar à perda da voz, rouquidão e tosse crônica.

Citam-se ainda outros fatores que podem prejudicar a voz: bebidas alcoólicas, drogas, tabagismo, poluição, ar condicionado, hábitos vocais inadequados, etc.
Cuidados para preservar sua voz:

- Se você é portador de uma alergia respiratória, mantenha o tratamento não apenas nas crises, mas sim de maneira contínua, para controlar e prevenir novos episódios.
- Se você (ou seu filho) respira pela boca, procure um médico.
- Limpe a casa diariamente com pano úmido. Não use produtos de limpeza com odor ativo, produtos derivados de amoníaco, aerossóis, etc.
- Procure não se expor ao ar frio e seco por tempo prolongado.
- O uso do ar refrigerado é necessário nos meses quentes do verão, mas pode ressecar a mucosa nasal e a laringe. Para compensar, beba muita água, se possível na temperatura ambiente.
- Se estiver em ambiente ruidoso, fale o mínimo possível.
- Não fume, beba com moderação e evite alimentos muito condimentados ou derivados de cafeína em excesso.
- Beba bastante água diariamente, mas evite durante as refeições.
Faça períodos de silêncio durante o dia.
O silêncio convida à reflexão, à meditação, proporcionando benefícios
não só para sua voz,
como para o seu equilíbrio interior.

Comentários

  1. Obrigada, Angélica. Ficamos felizes em saber que o nosso trabalho pode ajudar as pessoas. Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa as dicas :D

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog!Me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  4. Vanessa: obrigado pelo estímulo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto, o blog! Parabéns! Desde pequena sou fanhosa....porque isso, o que acontece? Depois de adulta adquiri uma sinusite. alguma relação com isso? Obrigada por me responder. Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. O seu relato não sugere que a alteração de voz que apresenta esteja relacionada com a sua alergia.Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno