Pular para o conteúdo principal

A Rinite Alérgica e os Pólipos Nasais

A rinite alérgica se caracteriza por apresentar episódios de espirros repetidos, coriza líquida, coceira em narinas, olhos, ouvidos, céu da boca, ouvidos, lacrimejamento, além de congestão (obstrução) nasal. No entanto, em algumas pessoas a sensação de nariz obstruído pode se manifestar de maneira intensa e persistente, tornando-se predominante e prejudicando sobremaneira a função respiratória. Nestes casos, é importante pesquisar a presença de pólipos nasais.

O que é um pólipo nasal?
Pólipos nasais correspondem a uma degeneração da mucosa que ocorre nas narinas, causando uma obstrução nasal intensa, agravando a rinite e tornando-se muito incômoda ao paciente. A palavra pólipo pode assustar porque algumas pessoas já a viram relacionada com tumores malignos, mas é importante deixar claro que são em geral formações benignas. A ocorrência de pólipos nasais é mais comum em adultos, sendo mais rara em crianças abaixo dos 10 anos.
É uma doença inflamatória da mucosa nasal (tecido de revestimento interno do nariz) mas até hoje não se sabe com precisão a causa e o porquê do aparecimento dos pólipos. É descrita uma relação clínica entre a rinite e o surgimento de pólipos, mas até hoje esta relação não está totalmente esclarecida. Na prática, observa-se que os pólipos quando surgem associados à rinite tendem a ser mais severos e que o controle da alergia melhora sua evolução e diminui a recidiva do processo. Entretanto, não há comprovação de que a alergia predisponha ao surgimento dos pólipos.
O pólipo pode ser único ou múltiplo, sendo seu tamanho variável. Os pólipos pequenos em geral causam poucos problemas, mas os maiores podem provocar sintomas mais graves. Uma conseqüência comum é o impedimento da drenagem normal dos seios paranasais e como conseqüência, facilitação de infecções bacterianas.

Quais são os sintomas mais comuns da polipose nasossinusal?

- O principal sintoma é a obstrução nasal intensa, popularmente referida como “nariz entupido”. A pessoa descreve que suas narinas estão sempre obstruídas e que tem pouca melhora com o uso de descongestionantes, seja em forma de gotas, seja em comprimidos.
- Dor de cabeça (cefaléia) e/ou dor na face ou ainda sensação de pressão na região da face.
- Secreção catarral e em algumas ocasiões de odor ativo, não apenas sob forma de coriza mas também como um gotejamento na região posterior das narinas em direção à faringe.
- Quadros repetidos de sinusite.
- Diminuição ou perda de olfato e/ou paladar.
- Podem ocorrer também distúrbios do sono, roncos ou até apnéia do sono, ou seja, a parada da respiração durante o sono por um período superior a 10 segundos.

Como posso saber se tenho um pólipo?

O diagnóstico da polipose pode ser feito pelo médico ao exame clínico, mas existem exames específicos que serão úteis como a tomografia e a endoscopia rinossinusal. A escolha do tipo de exame complementar varia em cada pessoa e com o tipo de pólipo, sendo valiosos não apenas no reconhecimento do problema como também na escolha da conduta e do tratamento em cada caso.

Associação da polipose com outras doenças

-Em crianças, o achado de um pólipo nasal pode indicar a presença de mucoviscidose, mais conhecida como fibrose cística ou apenas FC, que é uma doença genética, grave, sem cura, que afeta as glândulas exócrinas, provocando alterações nos pulmões, pâncreas, fígado e intestino. O diagnóstico pode ser confirmado através do exame do suor.
-A presença de polipose, rinossinusite, asma e eosinofilia(aumento da contagem de eosinófilos no hemograma) sugerem a síndrome de intolerância à aspirina, analgésicos e anti-inflamatórios não hormonais. Recomenda-se que pessoas portadoras de polipose e asma evitem o uso de analgésicos (derivados da aspirina, ácido acetil salicílico, dipirona, pirazolona) e anti-inflamatórios não hormonais. Existem medicações alternativas que deverão ser orientadas pelo médico.
-Sinusite causada por fungos pode se associar à presença de pólipos nasais.
-Outras síndromes mais raras, podem se associar.

Tratamento

O tratamento deve ser escolhido de forma individual, de acordo com o tipo da lesão, reflexos em seu portador, sintomas clínicos e na dependência do grau de comprometimento nasal e dos seios da face. Os medicamentos podem ser úteis para debelar episódios agudos e para o controle da doença, mas em alguns casos a indicação cirúrgica se impõe, com objetivo de remover os pólipos. A cirurgia resulta numa melhora significativa mas infelizmente verifica-se um índice significativo de recidivas.

Comentários

  1. Minha esposa tem pólipos nasais, já fez duas cirurgias e o pólipo voltou, ela tem medo de operar novamente, pois na segunda cirurgia teve uma trombo-embolia pulmonar que cause levou a óbito. Sugiro que caso um adulto tenha pólipo evite operar, tem sempre a reicidiva, e sabemos que medicina é mais comércio do o ser humano em si, e naturalmente os cirurgiões goatam de operar, pois sabem que terá reicidivas, mais cirurgias, mais dinheiro no bolso.

    ResponderExcluir
  2. Compreendo e respeito sua angústia com o problema de sua esposa, mas discordo plenamente: a medicina visa o ser humano e busca o alívio ao sofrimento. Exceções existem em qualquer área, mas são minoria e não devem ofuscar o trabalho da maioria dos médicos, dedicados aos seus pacientes. Poliposes têm alta recidiva e não há como julgar via internet, já que cada caso é único e possui particularidades próprias. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Mariana Fernandes28/3/09 14:03

    Devido a um congestionamento nasal voltei ao médico após ter operado e recebi a triste notícia que terei que operar novamente pois os pólipos já estão bem desenvolvidos. Não quero operar pois o pós-operatório é muito doloroso, logo gostaria de saber se existe algum remédio que desinche os pólipos, sem ser sprays nasais a base de corticóides pois já fiz uso de todos e eles não funcionam no meu caso. Lembro que tomei um medicamento que melhorou bastante na vez anterior, o Prelone, e gostaria de saber como ele funciona e também uma injeção antes de operar que descongestionou rapidamente o meu nariz, não me recordo o nome.

    Grata.

    ResponderExcluir
  4. Mariana: a cirurgia para retirada de pólipos tem bom resultdo mas é um processo com alta taxa de recidiva. Não há um medicamento específico que atue diminuindo os pólipos nasosinusais. O uso do Prelone é apenas aliviador e como se trata de um corticóide, não pode ser repetido porque aumenta o risco de efeitos colaterais. Não sei a que injeção se refere. Aconselho que trate sua rinite a fim de diminuir a inflamação nasal e procure uma segunda opinião sobre a cirurgia. Obrigado por visitar nosso blog

    ResponderExcluir
  5. À 6 anos tenho usado NEOSORO para descongestonar meu nariz pois tenho polipose nasal. Este remédio tem me ajudado muito, mas, gostaria de saber se ele pode me causar algum tipo de problema no futuro pelo fato de ja estar utilizando a muito tempo?

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente,você não está no caminho certo. Neosoro é uma medicação que não ajuda pois aparentemente melhora, mas com o passar do tempo piora a obstrução nasal.Aconselho que retorne ao seu alergista para orientar adequadamente. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  7. minha filha tem 9 anos e tem polipo nasal,ela faz tratamento com alergista e otorino,mas omedico diz que não vai opera,pois e muito ariscado na idade dela,mas ela sente muito incomodo e as vezes o polipo fica aparesendo no nariz,por fafor me de uma orientação,pos estou muito preocupada.URGENTE!!!!!!!!!!!!
    GRATA ERICA

    ResponderExcluir
  8. Erica: peço sua compreensão, mas o parecer que deseja não pode ser eito através de aconselhamento por e-mail. Faltam dados para se julgar a indicação cirúrgica. Pólipos em crianças devem ser investigados e tratados de forma diferenciada, não sendo iguais aos adultos. Aconselho que exponha sua preocupação aos médicos que tratam de sua filha. Converse com o pediatra, que geralmente acompanha a ciança por vários anos e conhece bem seu organismo. Lembro que o diálogo e a coniança entre o médico e a família são imprescindíveis paa o sucesso de um tratamento. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3/6/09 15:32

    ola...tenho 23 anos e tenho Polipose nasal a + - 5 anos...ja me indicaram operação...mas tenho medo...tomo BETAMETASONA/DEXCLORFENIRAMINA para controlar os polipos, o medico diz qe faz mal pois tira totalmente minha imunidade e eu fiko sujeito a doenças como gripe, etc.....tem cura atraves de remedios? grato.....

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3/6/09 15:38

    Cotinuação: O medico tmbem disse qe eu poderia fikar bobo dpendendo do resultado da cirurgia..e afetaria a visão e o meu nariz poderia fikar escorredno toda hora...por esses moticos eu num gostaria de operar....

    ResponderExcluir
  11. O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Contudo, é importante tratar sua rinite ou o tratamento não terá sucesso. Aconselho que procure um especialista em Alergia para orientá-lo. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7/6/09 20:46

    olá tenho 30 anos e a 4 anos + 0u - eu descobrir que tenho RINITE,só que + ou - um mês
    pra cá eu fico sem sentir cheiro e sabor das coisas.já procurei um otorrino e ela mim passou um splay e disse que meu caso deve resolver só com cirurgia mas morro de medo.
    será que não existe um remédio que possa resolver meu problema?
    Estou aflita e segundo a médica é POLI.

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente não é possível emitir um parecer se deve ou não operar baseado apenas nos poucos dados enviados. Aconselho que exponha seu temor ao médico para que ele possa orientá-la adequadamente. Seasdúvidas persistirem, ouça uma segunda opinião. Obrigado pela visita ao nossoblog.

    ResponderExcluir
  14. Meu marido tem 54 anos e sofre de alergia, rinite e bonquite. Ele se trata com remédio e vacina. Porém á 2 anos ele percebeu a perda de olfato e paladar mesmo continuando com os medicamentos. Ele procurou algum médicos mais a orientação é muito vaga. Gostaria de pedia á vocês para que me indicasse algum especialista ou clínica para que ele possa se tratar e ter um parecer mais claro sobre o problema. Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Por favor, escreva para nosso email: blogdalergia@gmail.com informando a cidade onde mora. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  16. boa tarde?Se possivel poderia me responder uma pergunta?tenho uma filha de 5 anos e ela esta p/ fazer uma cirurgia,de polipo nasal em ribeirão preto(faculdade)mas ela sente muita dor no umbigo....gostaria de saber se tem alguma coisa a ver?muito grato.

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente não é possível responder sua pergunta baseado apenas no seu email, pois seria preciso conhecer mais detalhes clínicos do seu caso. Aconselho que entre em contato com o pediatra de sua filha para que a oriente adequadamente. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  18. eu tenho asma a ums quatro anos mas decobri uma lergista muito bom eu quase nao estaria aqui passava muito mal agora tomo sinbicort bombinha e to suave mas isso tras outras doenças polipose nasal fiz uma cirurgia foi cruel nao adiantou nada vou faser outra nao sinto mais cheiro de nada

    ResponderExcluir
  19. O problema dos pólipos naso-sinusais é exatamente esse: existe uma alta taxa de recidiva pós operatória. Obrigado por sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  20. boa noite, estava prestes a fazer uma rinoplastia.. a médica solicitou uma tomografia dos seios da face, onde foi detectada a presença de polipo. Alem de tudo, tenho desvio de septo. Poderia, em uma unica cirurgia, corrigir todos esses problemas? obrigado

    ResponderExcluir
  21. MINHA FILHA TEM 12 ANOS , E PELA TERCERIA VEZ ESTA COM POLIPO NASAL, E ESTOU PREOCUPADA POIS VAI TER QUE PASSAR POR OUTRA CIRURGIA, POR QUE ELES APARECEM COM TANTA FREQUENCIA..

    ResponderExcluir
  22. Para responder sua pergunta é essencial avaliar pessoalmente. Aconselho que procure um otorrinolaringologista para emitir o parecer que deseja.

    ResponderExcluir
  23. A presença de polipose na infancia deve ser investigada pois pode significar a presença de outros agravantes. Sugiro que procure um alergista para orientar o tratamento de sua filha.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Gostaria de entender melhor o texto acima. Poderiam exclarecer se para toda polipose nasal está necessariamente associada a uma infecção bacteriana, ou é possivel desenvolver um quadro de polipose com obstrução intensa e sazonal (o que é o meu caso) e não haver a presença de infecção.
    Faço essa pergunta pois estava lendo sobre os efeitos bactericida do própolis e quero esperimenta-lo como descongestionante.
    Poderim me responder?

    ResponderExcluir
  25. A polipose nasosinusal não se acompanha obrigatóriamente de infecção bacteriana
    Obrigado por sua visita e pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo2/8/09 16:43

    Eu tenho Pólipos Nasais, e estou prestes a ser operada... Estou um pouco receosa... Dizem me que é uma operaçao fácil, mas é uma operaçao
    As melhorias são rapidas ?

    ResponderExcluir
  27. Existem várias técnicas para cirurgia de retirada de pólipos nasosinusais e a evolução depende do tipo usado por seu médico.Aconselho que exponha a ele suas dúvidas e temores: é a pessoa mais indicada para orientá-la. Obroigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  28. Olá,tenho 32 anos e há uns 20 anos meu nariz fica obstruido com frequência,perde mais de 50% da audiçaõ, do paladar, do oufato e tenho dificulades de dormir. Procurei um otorrino e só cmentei a perda de audição, pois estava compromeendo meu trabalho. Fiz vários exames e não acusou nada. Somente ontem, no consultório encontrei uma pessoa com os mesmos sintomas. Pedi para ver o diagnóstico: polipose nasal.Como esta doença se manifestou?o que posso fazer para curá-la?

    ResponderExcluir
  29. Denise: para responder suas perguntas com exatidão seria necessário analisar seu caso de forma minuciosa. Os sintomas que descreve podem ser causados por polipose mas também por outros tipos de rinite. Por isso, aconselho que procure um alergista para que possa fazer o diagnóstico e indicar um tratamento adequado. Obrigado por sua articipação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  30. tenho 27anos e mta alergia, desde de criança.qdo tempo ta seco passo mto mal,gostaria de saber se o tratamento com vacinas me trará um alívio consideravel, pois sofro mto com minhas grises de alergias.obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Marilia: o alergista pesquisará se sua rinite tem causa alérgica e se confirmado, o efeito da imunoterapia (vacina para alergia) é muito bom.
    Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo5/9/09 11:40

    Olá, gostaria de saber se pólipo nasal pode ser um tumor maligno?? Pois eu tenho um pólipo nasal avermelhado e muito vascularizado.. Vou fazer mais exames e mais alguns dias irei fazer a cirurgia, mas estou muito preocupada se pode ser câncer.. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  33. Pólipos nasais são em sua grande maioria, benignos. Obrigado pela sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  34. Anônimo7/9/09 23:04

    O meu dentista disse que preciso retirar os pólipos antes de realizar um enxerto ósseo para implante dentário. Pergunto: os pólipos podem reaparecerem após o enxerto de osso?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Não há como afirmar baseado apenas no seu breve relato e sem conhecer mais detalhes clínicos. Aconselho que converse com o otorrino que o acompanha e que realizará a cirurgia. Obrigado pela sua vsita.

    ResponderExcluir
  36. Mariana Gonçalves19/9/09 17:01

    Boa tarde,
    Sempre tive oa sensação do meu nariz estar congestionado e a minha audição de tempos em tempos fica comprometida (mais do lado direito, então fazia limpezas e tudo bem...mas, mais ou menos a 1 mês atrás sinto meu nariz muito mais congestionado e, desculpe o termo, aquele catarro sempre "grudado" na minha garganta, fui ao médico e ele pediu RX da face e pelos resultados deste e de outro procedimento no consultório, ele me deu certeza de ser Pólipo Nasal somado a uma cinosite. Então, Gostaria de saber quais são os medicamentos mais indicados para o tratamento dos Pólipos?

    ResponderExcluir
  37. Equipe PGRJ19/9/09 21:04

    Mariana: o tratamento varia em cada pessoa pois depende do tipo, tamanho e grau de severidade do pólipo. Existem casos onde o tratamento é cirurgico. Uma pessoa alérgica deve tratar a alergia para combater a polipose. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  38. Olá, minha filha tem oito anos e apresenta suspeitas de ter um pólipo no nariz. O médico ainda não confirmou. Quais são as características do pólipo nasal? Ele é como se fosse uma massa mole? Há crescimento? O que ocasiona o surgimento de pólipos? Obrigada pela atenção. Sarah.

    ResponderExcluir
  39. Pólipos nasosinusais são raros na idade de sua filha e quando presentes, a causa deve ser investigada. O maior problema do pólipo é a obstrução nasal que se torna intensa, proporcionando grande incômodo ao paciente. Aconselho que exponha sua preocupação ao alergista que trata de sua filha pois ele conhece bem seu caso e poderá orientá-la melhor.Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  40. Olá! Meu irmão de 42 anos passará por uma cirurgia (polipose nasal).Estamos bem preocupados com a necessidade da anestesia geral e também com o pós-operatório.
    Além da dor e desconforto, ele terá que usar tampões? Ficará com a face inchada e roxa?
    Peço desculpas se minhas perguntas forem simplistas, mas realmente sou leiga no assunto e, mesmo pesquisando na internet não achei as respostas que queria, mas pelo visto o site de vocês é bem esclarecedor e ficarei na expectativa.
    Obrigada e parabéns pelo trabalho informaivo.
    Lucimara/São Paulo

    ResponderExcluir
  41. Lucimara: as informações que solicita poderão ser melhor obtidas no site da Associação de otorrinolaringologia (http://www.sborl.org.br)ou no site da Fundação de Otorrinolaringologia ( http://www.forl.org.br). Agradecemos seu incentivo e convidamos que assine nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  42. anônimo 2009 vou fazer uma cirurgia de polipos da face será que com isso melhoraria o meu paladar e o meu olfato

    ResponderExcluir
  43. É provável que sim. Contudo, não há como emitir um parecer sem conhecer seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. Aconselho que exponha sua dúvida ao seu médico que o conhece bem e poderá orientar adequadamente. Obrigado pela visita. Convidamos que assine nosso blog e passe a receber os textos publicados por e-mail.

    ResponderExcluir
  44. OLÁ,
    MEU NOME É IZAIAS MORO EM BOA VISTA-RR, NOSSO ESTADO TEM POUCOS RECURSOS POREM TEMOS BONS PROFICIONAIS COMO POR EXEMPLO MEU MEDICO DR. FREDERICO(OTORRINOLARINGOLOGISTA), FIZ UMA CIRURGIA DE POLIPOS NASAL A +OU- UM ANO, MAIS VOLTOU, USO BUDESONIDA SPLAY E A ALGUNS DIAS PREDINISOLONA DE 20MG COMP. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UM ESTUDO SOBRE A CURA DEFINITIVA OU SE O TRATAMENTO DE TUMORES MALIGNO PODERIA RESOLVER? OBRIGADO

    ResponderExcluir
  45. Izaias: estudos comprovam que a taxa de recidiva de polipose nasal após cirurgia é alta. Ainda não se tem uma cura definitva para o problema. O tratamento da alergia (quando associada) é muito eficaz.É importante pesquisar se existem fatores agravadores associados. Não existe nenhuma relação comprovada dos pólipos naso-sinusais com tumores malignos. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  46. Saudações:
    Tenho Rinite alérgica há uns 8 anos, nunca fui ao otorrino mas sei que tenho pelos sintomas. Quando tenho crises meu nariz fica obstruído e, muitas vezes me obriga a respirar pela boca, mas quando a crise passa a obstrução vai embora e não há sintomas de falta de olfato ou paladar. Resumindo, eu gostaria de saber se existe algum caso de rinite alérgica sem ser pólipo nasal, ou sempre que se tem rinite se tem pólipo? Eu prestei concurso pra polícia e no edital diz que não pode ter pólipos, existe alguma chance de eu ser eliminado?
    Agradeço !

    ResponderExcluir
  47. Rinite alérgica é uma doença frequente, que ocorre em qualquer idade, acometendo cerca de 20% da população. Não é uma queixa valorizada pelas pessoas, que são capazes de tolerar um incômodo nasal por longo tempo, porque acreditam (erradamente) que não seja um problema sério.Os sintomas principais da rinite alérgicasão: espirros repetidos, coriza ("nariz escorrendo"), congestão (entupimento), coceira do nariz, olhos, ouvidos e garganta. Os sintomas surgem após a inalação da substância que provoca alergia (como poeira, mofo, etc.)
    A associação com pólipos não é comum e ocorre em pequeno número de pessoas portadoras de rinite. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  48. Carlos Durigan28/1/10 18:02

    Boa tarde.

    Parabéns a vcs pelos ótimos artigos e pelo site.

    Sempre tive rinite alérgica e tenho polipose nasal diagnosticada há uns três anos. Neste tempo, não pude fazer a cirurgia. Neste tempo não sentia nenhum incômodo muito forte, apenas desconforto nas crises de rinite e resfriados. Ano passado, tive alguns eventos de tonturas e vertigens fortes, e após consultas médicas e vários exames, além desta polipose, fui diagnosticado com uma pan-sinusite e labirintite.

    Indaguei ao meu médico se estes problemas estariam relacionados entre si e ele me disse que a sinusite sim, mas a labirintite não necessariamente.

    Vcs têm conhecimento de alguma relação entre estes problemas?

    Outro ponto é sobre a cirurgia de polipose. Vi que existem diversas técnicas e gostaria de saber se em todas é necessária a anestesia geral e o tamponamento das narinas no pós-operatório? E se existem técnicas que se utilizam de bisturi a laser para retirada dos pólipos?

    Obrigado.

    Carlos

    ResponderExcluir
  49. Carlos: a polipose nasal é um processo inflamatório crônico, benigno, da mucosa nasal. Pode provocar sintomas e causar desconforto em função da facilidade em provocar obstrução nasal. A indicação cirúrgica depende do tipo de pólipo. Muitos casos podem ser controlados apenas com tratamento clínico. É comum a associação da polipose com a rinite. As situações se relacionam, já que a sinusite é a complicação mais frequente da rinite. Uma rinossinusite, por sua vez, pode provocar sensação de tontura. Quanto à cirurgia, não tenho condições para informar detalhes. Nossa equipe não atua nesta área. Recomendo que visite o site da Sociedade Brasileira de otorrinolaringologia: www.aborlccf.org.br ou da Fundação de otorrinolaringologia: www.forl.org.br para obter as informações que deseja. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  50. Tenho rinite alérgica, e ás vezes quando tapo a narina direita sinto dificuldade em inspirar o ar pela esquerda mas expiro normalmente, já c/ a narina direita inspiro e expiro facilmente. Isso Pode ser algum desvio acentuado no septo nasal? Que eu lembre eu nunca sofri nenhum trauma no nariz. Ou pode ser Pólipo?
    THIAGO H SOUZA

    ResponderExcluir
  51. Thiago: é normal que haja uma alternância na respiração entre as narinas. Para afirmar se uma pessoa é portadora de pólipos nasosinusais, é imprescindível examinar pessoalmente. A tomografia e/ou a videoendoscopia poderão complementar o diagnóstico. Obrigado pela visita. Convidamos que assine nosso blog e passe a receber os textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo9/2/10 01:36

    oq fazer quando o polipos exala odor?

    ResponderExcluir
  53. O melhor caminho é procurar um médico especialista em otorrinolaringologia para confirmar o diagnóstico da polipose naso-sinusal e indicar o tratamento mais adequado para seu caso. Obrigado pela visita em nosso blog.

    ResponderExcluir
  54. Minha filha possui um pólipo nasal. Ela está com secreção sanguínea frequente. Isso sugere alguma malignidade? Ela já teve retirado outro pólipo há três meses. Foi feita análise anátomo-patológica atestando que o material retirado era benigno. O que ocasiona o surgimento de pólipos nasais em crianças? Sarah

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde!
    Tenho 56 anos e fiz a cirurgia de polipose nasal, tinha muito medo....mas fiz e não me arrependo, estou no 8 dia do pós operatório e estou ótima, aconselho a todos que tem o problema a optarem pela cirurgia, não tive sofrimento algum.

    ResponderExcluir
  56. Sarah: a ocorrência de polipose nasossinusal em crianças é rara e pode significar que existe algum fator associado, sendo o mais comum a fibrose cística ou mucoviscidose. A literatura não aponta malignidade associada à polipose nasossinusal.Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  57. Obrigado por seu depoimento. Tenho certeza que será um estímulo às pessoas que tem medo de optar pela cirurgia.

    ResponderExcluir
  58. Minha tia tem polipos a muitos anos já fez uma cirurgia e de nada adiantou, ele não sente cheiro e nem gosto de nada, sua situação está piorando a cada ano ela não tem plano de saúde e tem medo de operar em hospital publico pois sua 1ª cirurgia foi feita num hospital da rede publica por medicos residentes, e o caso dela requer esperiencia o que ela pode fazer ela está deprimida e vive a base de corticoides!
    desde já obrigada

    ResponderExcluir
  59. A polipose nasosinusal tem alta taxa de recidiva, não sendo raros os casos onde uma segunda cirurgia se faz necessária. Aconselho que procure um centro de referência em otorrino na rede pública de sua cidade ara uma nova avaliação do caso de sua tia. Obrigado pela visita em nosso blog.

    ResponderExcluir
  60. Bom dia, tinha polipos nasais a mais ou menos 5 anos, e agravou-se a um quadro de total obstrução da respiração via nariz no lado esquerdo. Então fiz a cirugia para retirada dos polipos, e não foi nada traumatizante, e até de certo modo tranquila, me recuperei em 4 dias e minha respiração agora está muito bom, durmo melhor, nas atividades fisícas não canso rápido como antes da cirurgia,m enfim é uma nova vida. A taxa de retorno da doença é alta, mas realmente a cirurgia melhorou em muito minha qualidade de vida. Obs: realizei todos os exames corretamente antes de realizar a cirurgia: tomografia, sangue, análise via video no interior do nariz para realizar o procedimento cirurgico da melhor maneira possível. Valeu a pena.

    ResponderExcluir
  61. Cristiano: excelente resultado!Converse com seu otorrino sobre a possibilidade de ser acompanhado por um alergista para investigar causas e prevenir que sua polipose recidive. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  62. Helena Fernandes2/3/10 20:17

    Boa noite. Este tópico pareceu-me bastante interessante e impressionante, pois não sabia que esta situação fosse tão frequente.
    A minha mãe tem pólipos nasais e foi operada há sensivelmente 3 anos. A questão é que desde essa altura que não tem olfacto nem gosto a não ser que tome medicamentos a base de corticóides, mas os efeitos colaterais afectaram-na muito. A minha dúvida é se existe alguma maneira dela recuperar ditos sentidos?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  63. Helena: a recuperação do olfato e paladar após a cirurgia depende de uma série de fatores: tipo de pólipo, grau de acometimento, fatores associados, idade, tipo de cirurgia efetuada, etc. Por isso, não é possivel avaliar através de um aconselhamento por e-mail, sem conhecer detalhes clínicos sobre o caso de sua mãe. Aconselho que soicite esta orientação ao otorrino que a acompanha. Agradecemos sua visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  64. Anônimo2/4/10 18:39

    H� mais ou menos 14 anos fui diagnosticada por um m�dico que me disse que eu estava com polipos nasais, sempre sentia meu nariz congestionado, quando um dia ao asso�-lo o polipos saiu para fora do nariz; ao procurar o m�dico ele come�ou um tratamento que fez desaparecer antes da cirurgia...depois ele j� voltou v�rias vezes com muito inc�modo.A minha sorte � que algumas vezes eu mesma consegui arranc�-lo ao tossir ou assoar o nariz, no meu caso como sempre volta o melhor � previnir e remediar, al�m de ter medo da cirurgia, eu sei que ele vai voltar. Daniela

    ResponderExcluir
  65. Daniela: o seu relato não é típico de pólipos nasosinusais pois não é possível retirá-los ao tossir ou assoar o nariz. Aconselho que retorne ao otorrino para nova avaliação e para confirmar o diagnóstico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  66. MM
    meu filho tem 7 anos e faz sinusite de repetição,fui ao otorrino e fiz varios exames, alérgicos e do suor. Do suor deu negativo ,ele é alérgico a àcaros ,poeira domestica, baratas. Fui também ao alergista, e faço o tratamento direito ,mas meu filho não está respondendo ao tratamento como deveria, dai o otorrino disse que na tumografia deu polipose nasal. será necessário fazer a cirurgia com apenas 7 anos , e a reicidencia nessa idade como funciona isso? obrigada . m.m

    ResponderExcluir
  67. Caro MM: a presença de polipose em crianças de baixa idade constitui um fator de agravamento e pede uma investigação criteriosa sobre outros fatores associados. É aconselhável que mantenha o tratamento. Peço sua compreensão, mas não tenho dados suficientes para opinar sobre uma possível recidiva. agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  68. M M
    Boa tarde : crianças de 7 anos não podem ter pólipos ? qual a causa disso?
    Meu filho tem rinite,faz sinusite de repetição,já descartamos várias suspeitas como?
    imunodeficiencias deu tudo ok,teste do suor de tudo ok não tem fibrose cistica,fiz tambem o teste da sacarina deu 18min tudo ok não deu discenesia siliar primária,uso protetor de traveseiro e colção anti -alérgico ,estamos em tratamento com otorrino e alergista,o otorrino adiou mais um pouco a cirurgia de polipos para ver como meu filho reage daqui em diante.O que vcs acham da conduta do Dr. e me explica da onde vem polipos e o que devemos fazer ? qual o tratamento?se tem cura ?obrigada m m

    ResponderExcluir
  69. MM: polipose nasal é rara em crianças sendo mais comum nos adultos. Contudo, pode ocorrer na infancia. O afastamento de patologias que poderiam causar o problema, como é o caso da fibrose cística é muito importante. A causa do aparecimento da polipose não é estabelecida. A conduta de tratamento é multidisciplinar, envolvendo o pediatra, o alergista e o otorrino, sem contar outros profissionais de saúde como o odontopediatra, fisioterapeuta (na dependência de cada caso, em função das alterações causadas pela obstrução nasal persistente). A avaliação do tipo de tratamento e a indicação cirúrgica é individual. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  70. Bom Dia!

    Fui diagnosticada com Polipo Nasal em minha narina esquerda. A um mês que não consigo dormir direito, pois a narina não desentopi mais. O médico me sugeriu cirurgia. Estou tomando levoxin 500 mg, é possível o polipo desaparecer com esse remédio? É possível o polipo crescer se demorar para fazer a cirurgia?

    Grata,

    ResponderExcluir
  71. A indicação cirúrgica é variável em cada caso e depende do exame pessoal. Levoxin é um antibiótico e combate a infecção mas não têm a capacidade de diminuir o pólipo. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  72. Bom tarde,

    Fiz a tomografia e foram dectectados os seguintes casos: polipo de retenção no assoalho do seio maxilar direito, pneumatização do processo clinoide anterior esquerdo e dos recessos esfenoidais laterais bilateralmente, concha media direita de configuração paradoxal e desvio de septo para a equerda. Fiquei muito preocupado com tantos problemas, por favor me ajude comentando esse resultado. Ainda nao retornei ao medico.

    Obrigado!

    Wilian Oliveira

    ResponderExcluir
  73. Wilian: a interpretação de um exame complementar como é o caso da sua tomografia computadorizada dos seios paranasais deve sempre ser feita relacionando os achados radiográficos com os dados clínicos apresentados pelo paciente. Caso contrário, a interpretação pode incorrer em erros. O laudo não indica um problema grave mas sim variantes anatômicas que podem atuar como agravantes. Aconselho que peça ao seu alergista que esclareça suas dúvidas. Ele conhece seus dados clínicos sendo a pessoa mais indicada para orientá-lo. Agradecemos a visita e sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  74. Anônimo9/9/10 18:19

    tenho polipose nasal toda vez que tomo injeção(diprospam)melhoro 100% mas de´pois de um mes volta tudo de novo so qmeu medico me proibiu de tomar pois ela descalcifica osossos da cataratas glaucoma e até cancer e que no9s eua é proibida a venda desse remedio,aestava gravida de 10 semanas é a segunda vez q perco o bebe....será q tem algo a ver...amanha ele vai me passar a lista dos exames pre operatorios.o que tem de bomnessa cirurgia pois estou com medo da anestesia pois tomei uma faz 10 dias para a curetagem

    ResponderExcluir
  75. O seu médico está correto: o uso da medicação não é adequado para seu caso. Aconselho que exponha seus temores ao seu médico pois ele cnhece seu caso e poderá orientar de forma mais adequada. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  76. Bom, tenho 19 anos, creio eu que já convivo com pólipo, por volta de uns 12, ou seja, desde os 7 tenho dificuldades respiratórias, já operei duas vezes, e os problemas voltaram em menos de 4 meses! Sou atleta, e isso me prejudica muito, tanto no desempenho físico quanto no psicológico. Não aguento mais milhares de médicos me falarem a mesma coisa: " Essa será sua ultima vez na sala de operação por esses motivos", hj, deprimido, já não creio mais em tratamentos operatórios, sinto dificuldades para "ser feliz", pois além de não dormir bem, não me alimento bem, e desempenho tarefas esportivas com bastante esforço, além de sofrer ao acordar e me deparar com minha mãe assustada ouvindo os barulhos do meu sono!As inflamações são frequentes, estando em tempo de calor ou frio, gostaria de saber, se mesmo com um problema mais agravado tenho as chances de diminuir meus sofrimentos a base de remédios, pois na sala de cirurgia, msm tendo plano de saúde não pretendo mais entrar.
    Daniel

    ResponderExcluir
  77. Daniel: compreendemos seu sofrimento, mas o parecer que solicita não pode ser feito através de um aconselhamento por e-mail Para afirmar se é possível um tratamento clínico para sua polipose, é essencial examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  78. paula -tenho 52 anos rinite alergica sinusite asma e polipos nasais ja fiz 7 operacoes mas os polipos voltam de novo as ultimas operacoes tem cerca de 3 anos de diferencia e normalment ao fim do segundo ano comeco a ter problemas de novo o otorino me da cortisona e antibioticos practicamente todo o tempo comeco a ficar preocupade se num futuro possa piorar e nao me possam operar de novo.A ultima operacao que fiz ja tinha dispneia tencao alta pulsacao arterial alta dor de cabeca etc. tenho medo que un dia me digam que nao me podem operar mais porque nao poderia sobrevivir

    ResponderExcluir
  79. Paula: o seu relato sugere um caso de dificil controle e não há como emitir um parecer através de um aconselhamento por e-mail, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um especialista em Alergia para complementar o tratamento desenvolvido pelo otorrino. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  80. Anete: Olá, gostaria de saber se há algum tratamento que cauterize os pólipos nasais, para que não seja necessário recorrer à cirurgia. Obrigada.

    ResponderExcluir
  81. Anete: o tratamento da polipose nasosinusais é mesmo cirurgico. Recomenda-se tratar a alergia quando está associada a fim de evitar ou retardar as recidivas. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  82. Olá li todos os relatos acima, referentes à polipose nasal... a maioria das mães de cças que sofrem com essa doença, possuem a mesma expectativa que tenho: cura!!! Minha filha tem 11 anos e há 2 anos sofre com a polipose nasal bilateral. Passou pela cirurgia há um ano e pouco atrás, com recidiva em 40 dias após; conclusão: está todo esse tempo após a cirurgia, fazendo tratamento com vacina sublingual e com médico imunologista; toma antialérgico e aplica o spray nasal; qdo necessário,antibióticos e corticóides oral. O otorrino, imunologista, pneumologista e fono (são as especialidades pelo qual ela passa), me falaram que não há cura e sim controle. Ás vezes me desânimo, pois os gastos que tenho mensal ( com o tratamento em si), são bem maiores que as melhoras que eu gostaria que minha filha tivesse (dormir melhor, se alimentar melhor, etc...).
    Obs: graças à Deus, ela não sofre de FC.
    Meu comentário foi mais um desabafo... já que os procedimentos para com a polipose são os mesmos! Provavelmente, daqui há alguns meses ela fará outra cirurgia.

    ResponderExcluir
  83. A orientação que recebeu está correta: é possível controlar a doença e permitir uma vida com mais qualidade para sua filha. Não desanime. Continue o tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está a seu dispor. Gratos pela visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  84. Anônimo4/4/11 09:40

    Bom Dia,
    Fiz uma tomografica e apareceu que tenho Polipós ou cistos de retenção nos seios maxilares, o que é isso ???
    Será necessario fazer cirurgia ? como é feito o pós operatorio ?
    Desde ja agradeço a atenção
    Gabriela

    ResponderExcluir
  85. Peço sua compreensão, mas não é possível afirmar se há indicação cirúrgica para seu caso baseado apenas no trecho do laudo enviado. Esta definição é feita a partir da análise do alergista, incluindo: anamnese cuidadosa(história clínica), exame físico, testes cutâneos, etc. Estamos ao seu dispor na Policlínica geral do RJ.Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  86. Anônimo9/5/11 09:39

    Bom Dia!!
    Fiz a 1 mes a cirurgia de Pólipo nas duas narinas e Graças a Deus estou ótima.Mas estou sentindo um mal cheiro que não passa e que antes não tinha será que isso não vai passar? Estou preocupada...meu medico disse que é normal, mas ate quando? Sera que vcs podem me ajudar. Obrigada

    ResponderExcluir
  87. Gostaria de poder ajudá-la, mas não tenho condções para julgar se é uma sensação normal pós cirúrgica, sem examiná-la. Aconselho que volte a entrar em contato com seu otorrino. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  88. Quanto tempo demora para um polipo ficar de um tamanho que possa se julgar alarmante? Minha irma tem 12 anos e há 3 dias de uma hora pra outra apareceu uma espécie de "caroço" dentro do nariz..tudo indica que seja um polipo(ela tem rinite e asma bronquia)....

    ResponderExcluir
  89. Na idade de sua irmã não é provável que sejam pólipos. O seu relato sugere que sejam os cornetos nasais hipertrofiados. Aconselho que procure um alergista para avaliar e orientar a melhor conduta. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  90. João Paulo

    Fui diagnosticado com polipose nasal, e meu médico falou que, por essa ser uma doença alérgica, eu tenho que seguir algumas restrições como não consumir mais alimentos salicilatos, como cerveja, vinho, tomate, laranja etc.
    gostaria de saber uma relação completa desses alimentos obrigado

    ResponderExcluir
  91. João Paulo: infelizmente não posso atender sua solicitação pois não possuo a lista que solicita. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  92. Meu nome é Elaine, tenho um problema bastante sério de alergia, costumo brincar que tenho alergia até da minha sombra. Agora por último descubro que estou com polipos nasal. Gostaria de saber se a girurgia é dolorosa e se não tratar bem da alergia esses polipos podem aparecer novamente? Eu também já tive polipos no estomago. Parabéns pelo blog, adorei e fiquei bastante satisfeita com a forma como vcs explicam o assunto, meu mídico é ótimo, mas não tinha entendido muito bem. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  93. Elaine: a cirurgia para retirada dos pólipos costuma ter rápida evolução. O otorrino poderá explicar detalhes sobre a técnica cirúrgica. Ele também orientará o tratamento após a alta para que possa controlar a doença e evitar a recidiva. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  94. Anônimo4/7/11 17:46

    olá, estou com uma uma cirurgia de polipose nasal marcada, li todos os depoimentos anteriores, e confesso que já pensei até em suicídio, pois é um sofrimento muito grande que me acompanha desde criança, hoje estou com 33 anos. A minha família está preocupada com a cirurgia que vou fazer, eu corro algum risco???
    Hellem,
    Guanambi, BA

    ResponderExcluir
  95. Hellem: a cirurgia para correção da polipose nasosinusal costuma ter boa evolução, proporcionando melhora aos pacientes. Aconselho que converse com o seu otorrino: exponha sua preocupação e seus temores para que ele possa orientá-la e tranquilizá-la. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  96. Olá, há cerca de 3 meses comecei a ter sintomas de inflamação na garganta. Na 1a ida ao médico me foi receitado antiinflamatorio (Maxsulid), antialérgicos (Allegra D) e spray nasal hipertônico (Fluimare HT). Passaram-se no máximo 2 semanas e o quadro ressurgiu mais intenso, dessa vez com gânglios. O médico diagnosticou amigdalite. Comecei a tomar Sulbamox BD. Menos de 3 semanas depois meu nariz ficou totalmente obstruído, especialmente o lado direito. Voltei a tomar antibióticos (Sinot Clav) e Maxsulid + Fluimare HT. Qual pode ser o motivo para tantas crises? Alergia, rinite alérgica ou existe a possibilidade de um pólipo nasal? Existe algum exame que diagnostique a causa dessas crises respiratórias consecutivas?

    ResponderExcluir
  97. Li: é provável que você tenha uma rinite, mas para afirmar, é essencial avaliar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  98. Olá,já faz mais de 1 ano que venho sofrendo com problemas no nariz,sendo que durante esse tempo o mesmo fica escorrendo e por longo tempo entupido,já perdi o olfato e o paladar.Nesse período eu fui no otorrino que já me passou diversas medicações,mas que somente atenuam os sintomas,que depois voltam após o término com a medicação.Dos diversos remédios que me foram receitados o único que eu sentir uma melhora excelente foi o Predsim,mas segundo ele eu não poderia fazer uso contínuo devido as reações adversas.Recentemente ele me pediu pra eu fazer uma TC facial,onde foi constatado polipose nasossinusal.Tbm fiz o teste alérgico que deu o nível 5 em quase todos os alérgenos testados.Agora ele me passou como tratamento:
    NIKKHO-VAC,OMNARIS e Celetone injetável.O uso dos medicamentos receitados são os mais indicados para a resolução do problema ou é somente mais um pacote de remédios que só servem como paliativos?A cirurgia para a polipose nasal existe alguma chance de removê-los definitivamente ou sempre eles retornarão?E qual o preço médio do procedimento da polipectomia?
    Ufaa!!!Desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
  99. Naruto: o seu relato sugere que sua rinite seja causado por alergia. Por isso, o primeiro passo em seu tratamento é abordar a causa (alergia) Remédios são uteis, mas apenas aliviam sintomas e não controlam a sua alergia - por isso, passado seu efeito, os sintomas tendem a voltar. Aconselho que procure um alergista para analisar seu caso e para orientar uma imunoterapia específica. Não há comprovação científica da eficácia do Nikko vac que é uma vacina de estoque. A cirurgia retira os pólipos mas há uma alta chance de recidivas. Por isso9, o tratamento deve ser feito em parceria com o alergista. Não sei informar sobre o custo da cirurgia - você pode obter esta informnação em sites de Otorrinolaringologia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  100. Ney Ramos: Tenho pólipo, desvio de septo e rinosinusite cronica, diagnosticado a cerca 8 anos. O procedimento cirurgico foi indicado, mas preferi fazer tratamento paleativo usando diariamente o medicamento busonid 100 aquoso nasal, receitado por uma Pneumologista que acompanhou todo o meu caso. Tive consideravel melhora, apesar de perder quase q totalmente o olfato e um pouco do paladar. Nas crises onde eu tinha muita corisa e tosse, tomava meticorten por 7 dias e Alegra 120 por 10 dias.. Em 2010 fiz vários exames alégicos q nada indicaram de alergia, todos os testes foram negativos e tb procurei um novo otorrino q me pediu uma nova tomografgia de 30/09/2010 os dados são:
    Exame realizado através de cortes axiais e coronais com 3mm
    Fino espessamento mucoso nos seios frontais, associadoa velamento dos recessos front-etmoidais.
    Lâmina crivosa e apófise crista gali sem alterações.
    Velamento quase total das células etmoidais associado a adelgamento dos septos intercelulares.
    Lâminas papiráceas integras.
    Cornetos assimétricos.
    Desvio de septo nasal para a esquerda.
    Espessamento mucoso nos seios maxilares, configurando alguns cistos de retenção, associado a velamento das regiões infundibulares.
    Espessamento de mucosa nos seios esfenoidais, com comprometimento dos recessos esfeno-etmoidais.

    Após este exame, o procedimento cirurgico continuou sendo o indicado, mas o bussonid foi trocado pelo Aramys dois jatos diários em cada narina por 2 meses..
    A partir deste momento é uma constante ter o nariz entupido...Recorri ao Fluimare e tb utlizei solução fisiológica com pitada de bicabornato de sódio + pitada de sal prescritos por uma alergista, a fim de melhorar com congestionamento no entanto não tive melhora significativa.

    Minhas dúvidas são: Voltando a usar o busonid, posso controlar melhor o pólipo?

    O uso do busonid regride o Pólipo ou nao regride?

    Apenas controla o seu amumento?

    Se nao fizer o precesso cirurgico, a tendencia do pólipo é sempre aumentar ou ele estagna em algum momento?

    Não gostaria de operar, isto seria o ultimo caso, posso fazer algo pra conver com o pólico sem q ele traga risco faltal?

    O processo de cirurgia a laser tem bons resultados e normalmente como é o pós operatório?

    Grato

    Ney Ramos

    ResponderExcluir
  101. Ney: o uso do corticosteróide intranasal (budesonida, Fluticasona ou similares) tem ação controladora sobre o pólipo nasossinusal. Até o momento, não há uma medicação que cure ou que evite totalmente a progressão da doença. A presença da polipose costuma se acompanhar de obstrução nasal e diminuição de olfato e paladar. Quanto à descrição das técnicas cirúrgicas, aconselho que procure um site especializado em Otorrinolaringologia. Agradecemos sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  102. Bom dia, meu nome é Daniela, tenho 34 anos. Fui a um otorino que detectou os pólipos em 2007. Faço o controle com o remédio chamado nasonex. Ele disse que a resposta foi muito boa, não precisaria de cirurgia. Mas eu gostaria de fazer uma pergunta. Dentre os sintomas descritos acima, a falta de ar, poderia ser um deles? Já tem um tempo que deixei de usar o nasonex. O médico falou que quando o tempo ficasse mais seco ou quando eu sentisse a necessidade, que era para fazer uso dele. Qdo melhorasse, que poderia parar. Porém, tiveram duas situações que eu me submeti a um esforço físico maior e senti como se tentasse puxar o ar mas ele não entrava (ps: não tenho asma e já fazia algum tempo que não usava o remédio). Essa sensação pode ter sido causada pelos pólipos? Desde já, agradeço a atenção.
    Daniela

    ResponderExcluir
  103. Boa noite minha mãe tem sinusite há quase 10 anos, hoje possui 62 anos, só que ela também possui um poli na narina esquerda que parece uma bola misturada de secreção com sangue e quando muda o tempo este poli fica quase do lado de fora da narina, e dá terríveis dores de cabeça, há perigo em caso de operação? Pois, ela não tem plano de saúde e teria que ser particular. Aqui no RJ pensei em procurar a clinica Prof. José Kós. obrigada EDna.

    ResponderExcluir
  104. Ronaldo. Tenho pólipo nasal, já fiz 3 cirurgias quando adolescente. A última vez eu tinha 19 anos. Hoje tenho 43. Agora acabei de fazer uma tomografia e descobri que tenho vários pólipos nos seios da face o que sempre foi diagnosticado como sinusite pan. Tenho também rins policísticos que é genético e gostaria de saber se isso pode estar relacionado e também saber se a cirurgia poderia desobstruir os seios e liberar os ar, inclusiva para cantar, já que há muito tempo não consigo mais cantar afinado por não sentir mais a musica internamente.

    ResponderExcluir
  105. Daniela: os dados que envia não são suficientes para responder sua pergunta. Para afirmar a causa de sua falta de ar seria necessário uma avaliação pessoal. Você não refere se é portadora de rinite. Caso seja, aconselho que procure um alergista e inicie um tratamento preventivo. Controlar a rinite é essencial para prevenir suas complicações e para evitar a recidiva da polipose nasosinusal. É recomendado que mantenha o uso do spray nasal contendo corticóide de forma contínua, mesmo que esteja bem, para combater a inflamação da mucosa nasal. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  106. Edna: o seu relato sugere que há indicação cirúrgica para o caso de sua mãe, mas não há como afirmar sem examiná-la pessoalmente. A escolha da Clínica Kós é boa, pois trata-se de um centro de referência em otorrino no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  107. Ronaldo: 1) Não há relação direta entre as duas doenças. 2) A cirurgia pode beneficiar seu caso. 3) Você não referiou se é portador de rinite alérgica. É importante tratar a alergia para melhorar as condições respiratórias e a emissão da voz. 4) Aconselho que procure um alergista para um tratamento de parceria com o otorrino. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  108. Olá doutor,há uns 2 anos atrás eu comecei a ter problemas como o nariz escorrendo direto,entopido,mas era algo muito mesmo toda hora e sem parar.Depois de uns 4 meses sofrendo com isso comecei a perder o olfato e paladar até perder de vez.Fui ao otorrino e ele me pediu um exame de Raio-X e ele me disse que eu estava com uma pan-sinusite.Me passou alguns antibioticos,sprays nasais e anti histaminicos.Deu uma melhorada nos sintomas acima,menos o olfato e paladar que nao voltaram.Agora ele me pediu uma tomografia e deu o seguinte resultado::Lesões de aspecto polipide ao nivel frontal.Células etmoidais veladas bilateralmente.Espessamento do relevo mucoso do seio esfenoidal.Pneumatização assimétrica dos seios maxilares com espessamento do relevo mucoso bilateralmente com lesão de aspecto polipide na base do seio maxilar à direita.Perda de definição ao nível do corneto médio superior bilateralmente.Speto mediano íntegro.Conclusão:Polipose Naso Sinusial.Ele me receitou mais sprays nasais(Omnaris)por 3 meses e 1 injeção de Celestone.Ja faz quase dois meses q o meu olfato e paladar não voltaram.Qualo procedimento mais indicado para o tratamento com os resultados citado acima?Ainda tenho chances de ter o olfato e o paladar de volta fazendo a polipectomia?Desde ja obrigado!

    ResponderExcluir
  109. A polipose nasossinusal se acompanha frequentemente da alteração ( e até perda) do olfato e do paladar. Para afirmar o procedimento mais indicado para seu caso, é essencial examiná-lo pessoalmente e obter mais dados do que os enviados em seu relato. Aconselho que procure um médico otorrino para indicar a conduta mais adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  110. tenho 30 anos e com dificuldades para respirar notei no meu nariz como que duas bolas avermelhadas obstruindo quase que totalmente a passagem do ar, seria polipose? Sinto sequidão no céu da boca e mucosa nasal, meu medo é se isso pode evoluir prá algo pior como câncer, sei lá...

    ResponderExcluir
  111. O seu relato sugere que sejam os cornetos (ou conchas nasais) que são órgãos responsáveis pela filtração do ar que inspiramos. Mas, para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  112. Thais Oliveira27/10/11 11:20

    Olá,
    Fiz a cirugia de polipo nasal em 2003, tinha 19 anos na época, hoje aos 27 anos descobri que o polipo voltou. Na época ele estava em fase absurda de desenvolvimento e já chegava aparecer fora do nariz e não tinha outra solução a não ser cirurgia, devido ao grau avançado. Porém, na época a cirurgia custou R$ 6.000,00, pois não tinha convênio, e como ainda não tenho creio que custará o mesmo valor, ou até mais infelizmente.
    Gostaria de saber se eu fizer a cirurgia, pode acontecer dele voltar pela 3ª vez.. e frizar também a todos que a cirurgia pelo menos a minha foi absurdamente tranquila. Sai no mesmo dia do hospital!

    ResponderExcluir
  113. Thaís: não há como prever baseado apenas nos dados enviados. A taxa de recidiva é alta após a cirurgia da polipose. Aconselho que converse com seu otorrino, pois conhece os dados de seu histórico clínico e poderá orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  114. Alguém sabe quais são os motivos que podem levar ao aparecimento dos Pólipos Nasais? Digo isto porque não adianta fazer a cirurgia para a retirada caso não encontrem a origem do apararecimento. Do contrário, a cirurgia é realizada e logo depois os pólipos voltarão porque não foi buscada a origem do problema. Já fiz duas cirurgias para retirada de pólipos e não adiantou nada. Só pra vocês terem uma ideia, os pólipos voltaram ainda no período do pós-cirurgico, por volta da terceira semana após a cirurgia. Vou para a terceira cirurgia totalmente desanimado. Isso está acabando com a minha vida. Estou usando antibióticos pra ticamente de mês em mês e ninguém consegue me dá uma resposta coerente sobre esse assunto. Simplesmente falam que eu tenho que fazer a cirurgia. Já fiz testes alérgicos pra ver se o meu problema estava relacionado a alergia, mas os testes indicaram que o meu grau de alergia é baixo, não sendo esse o motivo que leva a minha mucosa a inflamar, aparecendo então os pólipos. Estou triste, às vezes penso que vou morrer por conta desse problema que está me levando a usar uma quantidade absurda de remédios. Vocês conhecem algum Otorrino especialista nesse assunto e que se interesse pelo meu problema?

    ResponderExcluir
  115. A medicina não tem ainda uma explicação sobre a causa exata dos pólipos nasais. A sua colocação é correta: o ideal seria operar mas também afastar a causa do problema. Infelizmente a taxa de recidiva é bastante significativa.A nossa equipe está ao dispor. Informe em que cidade mora em nosso e-mail para que possamos orientar. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  116. Realmente é desanimador. Eu tive um grau sério de sinusite nessas duas ultimas semanas, e meu nariz não para de sair secreção. Estive em busca de algumas informações e li que isso é constante, isso é fato? A secreção realmente é algo constante? Pois da outra vez que tive, esse problema nunca me ocorreu, ou deve ser algo devido a sinusite? Pois ainda estou em tratamento medicamentoso.

    ResponderExcluir
  117. Thais: a secreção (nasal e pós nasal) pode ser ocasionada pela rinite ou por doenças associadas(chamadas comorbidades da rinite). Mas, quando a rinite está controlada, a secreção tende a desaparecer. A questão é que cada pessoa tem uma maneira própria de reagir à doença e ao seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  118. Tenho uma dúvida. Bebidas alcoolicas podem provocar alergias, sinusites, ou coisas deste tipo? Nesta semana, sai com os amigos e bebi. Algumas horas depois meu nariz ficou super entupido e fiquei espirrando. Aliás, está entupido até agora.

    ResponderExcluir
  119. fasso uso do BUSONID mas não adianta muito,as veses sai secreção juntamente com sangue,gostaria de saber se é normal,e o polipo deixou de sair pra fora(visivel) com o uso do busonid,mas continua obstruido o meu nariz.

    ResponderExcluir
  120. O uso do Busonid tem a função de diminuir a inflamação (inchaço) da mucosa nasal. Se a melhora não foi a esperada, aconselho que retorne ao seu médico para nova avaliação e orientação de conduta. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  121. A bebida alcoólica gera vasodilatação, que pode por sua vez ocasionar desconforto nasal, mas não é uma reação alérgica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  122. Prezados, se possível for, gostaria de algumas informações.
    Tenho 35 anos e sou do sexo masculino. No início da primavera de 2008 tive uma forte alergia. Meu nariz ficava permanentemente congestionado e com bastante coriza, além espirros constantes, coceira no nariz e olhos. Três meses após o início dos sintomas, procurei um otorrino e ele me receitou Nasonex e prednisolona. Em menos de uma semana, tinha voltado ao normal e não tive mais nenhum sintoma no ano de 2009 (não tomei nenhum medicamento nesse período).
    Em julho de 2010 fiz uma cirurgia para correção de miopia (lasik) nos dois olhos. Meu olho direito ficou muito inchado por alguns meses. Depois que desinchou, parece que ele ficou desviado para baixo (estrabismo vertical). Procurei 4 oftalmos diferentes e o estrabismo foi descartado. O último oftalmo diagnosticou que estou com a pálpebra superior do olho direito retraída e isso faz com que a esclerótica fique aparente nessa região (apenas no olho direito), dando a sensação do estrabismo vertical. Fiz exame de tireóide para descartar Síndrome de Graves e em 26/10/2011, fiz também uma tomografia computadorizada de órbita (com contraste) para verificar a musculatura da pálpebra superior do olho direito (para investigar uma eventual fibrose provocada por trauma no momento da cirurgia).
    O resultado da TC foi o seguinte:
    - Obliteração quase total do seio maxilar direito, o qual está com dimensões reduzidas;
    - pequeno pólipo mucoso no seio frontal direito;
    - Espessamento da mucosa de revestimento do seio esfenoidal direito;
    - demais seios da face bem pneumatizados, com contornos ósseos bem definidos, sem espessamento da mucosa de revestimento;
    - Cornetos simétricos e septo nasal bem posicionado;
    - ambas cavidades orbitárias são relativamente pequenas, determinando leve grau de exoftalmia bilateral;
    - globos oculares de forma, dimensões, estrutura e posição normais;
    - nervos ópticos e musculatura extra-ocular com aspecto normal.

    Com base no resultado do exame, o oftalmo indicou um cirurgião de pálpebra, pois ele acredita que será a solução para o problema estético.
    Eu tenho fotos do meu rosto sem óculos que foram tiradas menos de 6 meses antes da cirurgia da miopia. Elas mostram que meus olhos eram perfeitamente simétricos, bem diferente das fotos atuais.
    A minha pergunta é: pode uma rinite (ou espessamento da mucosa de revestimento do seio esfenoidal / pólipo) ser responsável pelo aparecimento de uma assimetria nos olhos? Estou com receio de fazer a cirurgia na pálpebra direita e depois de tratar o problema do pólipo/congestionamento dos seios faciais com um otorrino, volte a assimetria nas pálpebras.
    Outra informação: após a cirurgia (lasik) comecei a apresentar problemas em voar de avião.
    Durante o pouso, fico com uma dor insuportável no olho direito (o que possui a pálpebra retraída) e atrás da sobrancelha direita. Isso não pode ser causado por algum congestionamento que impede equilibrar a pressão interna com a externa? Pode isso estar relacionado com a retração da pálpebra superior? Antes da cirurgia eu nunca tive problema em voar.
    Ah, mais um detalhe: no inicio desta primavera (2011) eu novamente comecei a apresentar coriza constante, entupimento do nariz, coceira nos olhos e nariz, além de espirros constantes.

    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  123. O parecer que solicita é complexo e não há como emiti-lo sem uma avaliação clínica criteriosa e realizada pessoalmente. Não me parece que a rinite seria a causa do problema. Aconselho que retorne ao seu otorrino para que ele faça nova avaliação e exame de vídeo para que possa esclarecer melhor a relação de causalidade entre os processos citados. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  124. Agradeço pelo retorno dado ao questionamento enviado em 17/11/2011.
    Nesta semana recebi o diagnóstico definitivo para o meu caso (após 7 médicos): síndrome do seio silencioso (silent sinus syndrome). O problema do desalinhamento do olho está sendo ocasionado pela redução do seio maxilar direito (ocasionado por uma sinusite antiga e persistente). O congestionamento do seio está provocando a sua diminuição e está deslocando para baixo o assoalho orbitário.
    Estou escrevendo para dar retorno e para, quem sabe, ajudar outras pessoas no futuro.

    ResponderExcluir
  125. Obrigado pelo retorno. Desejo sucesso em seu tratamento. Aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  126. Boa Noite, estou conhecendo este Blog hoje, achei muito interessante, li todos os relatos, estou com um problema também de pólipo antro-coanal fossa nasal, ainda não sei muito bem o que é e o que devo fazer, mas estou em tratamento. Gostaria de lhes fazer uma pergunta, após toda explicação sobre rinite e pólipo, vcs dão exemplo do ex presidente Lula que já operou de pólipos nasais em 2005, isso pode ter alguma relação com o problema que ele está tendo este ano, de câncer na laringe? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  127. Não Lilian, fique tranquila: não há relação entre pólipose nasossinusal e cancer. Gratos por sua visita. Convido que assine o blog e passe a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  128. Livio disse..
    tenho rinite alergica desde a infancia,e agora com meus 33 anos resolvir procurar um hotorrino.
    no meu exame de fibronasolaringoscopia flexivel,
    deu:cornetos inferiores hipertroficos e hipocorados.
    cornetos medicos eutroficos
    septp nasal com desvio em area I,II E III clote a esquerda
    meato medio com secrecao hialina bilateralmente
    presenca de polipo em meato medio esquerdo, restrito ao mesmo
    recesso esfenoetmoidal sem secrecao bilateralmente.
    Tirando os momentos de crise alergica que me ataca eventualmete com um dor na narina esquerda,creio eu pelo polipo,gostaria de saber se o tratamento com anti alergico zyxen, por 30 dias, e aplicacao topica do ominari 2 vezes ao dia em cada narina, lembrando que acabei de fazer o uso do prelone 20mg por cinco dias um comprimido de 12 em 12h e ja estive uma grande melhora com a relacao à alergia, e que apesar de perceber que minha narina esquerda nao se fecha totalmente,como a direita, nao tenho problemas com sono, cheiro,paladar,exercicio fisicos.Portanto gostaria opiniao de vc ao resultado do exame para melhor me informar sobre a melhor opcao no momento.agradeco a atencao em estar nos informando melhor sobre nossas duvidas ao caso.

    ResponderExcluir
  129. Livio: o tratamento é adequado. Além disso, é importante tratar a rinite alérgica que parece estar associada no seu caso. Aconselho que mantenha seu acompanhamento com o otorrino e proure um alergista para um tratamento integrado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  130. Anônimo5/1/12 16:55

    oi, estou desesperada, pois levei minha filha no hospital das clinicas, depois de um mes da cirurgia da polipose nasal, e foi constatado que voltou, depois de 4 anos na fila de espera, ela opera para respirar apenas 3 semanas,sai de lá chorando, pois descobri que depois da cirurgia ela deveria ter usado Fluticasona, acho que agravou o estado da minha filha e agora, ela sempre terá isso????? e o constrangimento que ela passa pois seu nariz sempre sai secreção o tempo todo, sempre fica doente,já vez todos os exames nas clinicas e o resultado sempre da negativo, com descobrir???

    ResponderExcluir
  131. O caso de sua filha mostra uma resposta restrita ao tratamento. É recomendado que seja pesquisado se existe algum outro fator agravador ou uma outra doença que impeça sua melhora. Aconselho que tenha persistência no tratamento e que exponha sua preocupação ao médico de sua filha e peça que a oriente. Infelizmente não tenho meios para ajudá-la através de um aconselhamento na internet sem examiná-la pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  132. Boa noite; tenho polipose e rinite, já fiz a cirurgia aos polipos em 2001, tive 5 anos a respirar bem, contudo perdi o olfato por completo. Foi prescrito pós operatório o uso de Budecort Aqua(64 mcg) duas vezes ao dia. Hoje estou na mesma com o nariz completamente obstruído, quando tenho crises mais severas tomo prednisona em comprimidos. Alivia mas a via nasal esquerda continua sempre mais obstruída.Penso que terei de fazer nova cirurgia!!! Pergunto eu, será aconselhável fazer outra? e será que algum dia voltarei a ter ofato? Gostaria que respondessem a esta minhas dúvidas...
    Gratos pela atenção.
    Orlando Jorge

    ResponderExcluir
  133. Roland: peço sua compreesão, mas não há como afirmar se há indicação cirúrgica para seu caso ou se poderá recuperar o olfato através deste aconselhamento na internet, sem examiná-lo pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  134. Meu filho 19 anos tem rinite e apos exame nasofiboscopia foi detectado polipose nasal direita e acentuada hipertofia de cornetos.Tomou 01 dose injecao de DIPROSPAN, koide 05 dias e esta usando nasonex 120 2xdia.Após 8 dias de uso do nasonex esta sentido um zumbido no ouvido direito, esse zumbido nao para e ele esta ficando desesperado, Tem relacao com os medicamentos? Por favor, me ajudem.

    ResponderExcluir
  135. Peço sua compreensão, mas não há como afirmar a causa do zumbido apresentado por seu filho sem examiná-lo pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos

    ResponderExcluir
  136. Anônimo1/2/12 11:39

    Olá! Meu pai tem 60 anos e há 09 dias fez uma cirurgia para a retirada de pólipos nasais. Nos primeiros quatro dias ele estava muito bem, mas depois disso suas dores começaram a ficar intensas, de tal forma que precisei levá-lo a um pronto socorro... as dores são tão críticas que ele chega a perder as forças. Gostaria de saber se é normal. Obrigada.

    ResponderExcluir
  137. O seu relato não sugere que as dores apresentadas por seu pai sejam normais do pós operatório. Aconselho que entre em contato com seu médico para uma revisão do procedimento cirúrgico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  138. Olá,boa tarde!
    cara equipe, e meus colegas de pólipos!
    também sofre com esses problemas há sete anos. Vou ao otorrino direto, e tudo que ele me passa são antibióticos, predsin, spray...nunca há novidade boa.
    Sabe é cansativo viver sem paladar, olfato, cansada...sempre me entupindo de remédios!
    Quando é que a medicina vai olhar realmente para esses casos?
    Socorrooooooooooooooooooooooooo, precisamos de atenção, urgente!
    Lya - Brasília-DF

    ResponderExcluir
  139. Lya: pólipos nasosinusais são realmente um grande incômodo. Em muitos casos, a integração do tratamento do otorrino com o acompanhamento do alergista pode resultar em grande melhora. Recentemente foi lançado um grande estudo internacional sobre este tema e que sabe possamos ter novidades no tratamento. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  140. Sou portador de polipos nasais e tenho indicação para a cirurgia. No entanto, pesquisando nas respostas acima nada encontrei sobre os riscos da cirurgia. Gostaria de saber quais os riscos da cirurgia ? Evidente que tenho pleno conhecimento que toda cirurgia que envolve anestesia existe o risco do óbito. No entanto, gostaria de ter um esclarecimeto sobre os outros riscos da cirurgia.
    Atenciosamnte
    Roberto Maia

    ResponderExcluir
  141. Roberto: a cirurgia para correção da polipose nasossinusal tende a ser rápida e tem boa evolução, sendo seus riscos discretos e inerentes aos de um ato cirúrgico. Mais informações podem ser obtidas no site da Fundação de Otorrinolaringologia (www.forl.org.br) Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  142. Olá, boa noite!!
    Minha tem 78 anos, e sofre com os pólipos nasais desde jovem. Está sempre acometida de rinossinusites. Moramos em Nova Friburgo/RJ e já a levei a vários otorrinos, mas eles dizem que na idade dela não há mais como realizar uma cirurgia para retirada desses pólipos. Isso é verdade, mesmo com as modernas técnicas que temos hoje? Pesquisei exaustivamente sobre o assunto no site www.forl.org.br, mas nada encontrei. Seria possível informar algum médico ou clínica que pudesse resolver esse problema para minha mãe?
    Fico muito grata desde já pela atenção recebida.
    Atenciosamente,
    Romy Delling

    ResponderExcluir
  143. Romy: desconheço os locais especializados em Nova Friburgo para indicar. Aconselho que solicite esta informação junto à Sociedade de Otorrino no Rio de Janeiro: http://www.orl.org.br

    ResponderExcluir
  144. boa noite ,tenho rinite alérgica aguda e polipo na narina. desejo saber se exercícios podem melhorar esta condição?http://www.facebook.com/profile.php?id=100000177449470

    ResponderExcluir
  145. Amaral: atividade física compatível com as condições e faixa etária de cada pessoa é benéfica ao organismo e ao sistema respiratório como um todo. Mas, não há um efeito específico sobre a polipose nasossinusal. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  146. Por favor ajude-me:fiz o concurso da polícia militar do ceará e um dos requisitos era a radiografia panorâmica das arcadas dentárias só que no meu laudo veio,dentre outras informações, o seguinte:ESPESSAMENTO MUCOSOS NO SOALHO DO SEIO MAXILAR ESQUERDO.

    Quero saber,por obséquio,se é uma causa de reprovação,se dar a entender para a comissão médica se tenho rinite ou sinusite!!!Por favor dê uma força aí ou é interessante eu ir no otorrino para ele me fornercer um laudo informando que não tenho tais enigmas para complentar e eliminar todas as dúvidas da comissão!!!!

    Bruno Paulino...

    ResponderExcluir
  147. Bruno: não sei informar os critérios utilizados pelos avaliadores do concurso para interpretar as imagens obtidas dos seios paranasais. Nem toda imagem de espessamento indica obrigatoriamente sinusite. Conto com a sua compreensão. Aconselho que peça esta orientação ao seu otorrino que conhece os dados do seu histórico clínico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  148. Olá, boa noite...tenho 45 anos, sou asmática, tenho rinite, sinusite e em 2005 me submeti a duas cirurgias para retirada de pólipos nasais, na útima cirurgia eu sofri uma parada respiratoria, fiquei algumas horas entubada mas graças a Deus reagi e durante alguns anos fiquei bem, mas há uns dois anos comecei a sentir muitas dores de cabeça e sangramento no nariz então fui ao otorrino e num raio x foi diagnosticado presença de pólipos, desde então tenho usado sprays que não tem resolvido nd, msm assim todos os otorrinos que procuro se negam a fazer outra cirurgia por medo que mais uma vez eu tenha complicações durante a cirurgia, só que não estou suportando mais as dores de cabeça, além que disso as crises de asma tem sido mais frequentes, por isso pergunto: o que os senhores me aconselham a fazer? Preciso me livrar dessas dores, pois estão afetando totamente minha vida, não posso nem trabalhar direito por causa das dores de cabeça, preciso de ajuda...

    ResponderExcluir
  149. Ilka: compreendo seu sofrimento, mas não sei como poderei ajudá-la através deste aconselhamento na internet. Para emitir um parecer ou para orientar uma forma de tratamento é essencial avaliar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  150. Boa tarde,
    Há algum tempo sofro com secreção descendo do nariz para a garganta. Há aproximadamente 3 anos, passei em um otorrino e esse após raio x e tomografia, me disgnosticou com hipertrofia dos cornetos, desvio septal a direita e sinusite crônica. Fiz tratamento com noex, como indicado.
    No final do ano passado, acordei com muita dor de cabeça e fui ao otorrino, após um raio x que acusou cisto de retenção/pólipo em maxilar direito, comecei o tratamento como desalex e com spray nasonex.
    Acontece que não uso direto o spray nasonex, pois tenho medo do meu organismo se acostumar e quando eu precisar não obter o efeito desejado. Gostaria que me esclarecesse algumas questões:
    1)Cisto de retenção e pólipo são a mesma coisa?
    2)Acordo com dor de cabeça e pressão na face umas três vezes na semana, junto com isso sinto muita secreção. Essa dor vai sumindo logo que me levanto e acaba em nada. Há algum fator que predisponha essa situação? pois durante o dia não sinto dor alguma...
    3)Posso usar o nasonex continuamente sem que esse, em uma crise no futuro, possa não fazer o efeito desejado?

    ResponderExcluir
  151. Maria: o uso do pray nasal (Nasonex, Noex, entre outros) deve ser contínuo, mesmo que você esteja bem, ou não fará o efeito desejado. Não há risco de "acostumar" com o remédio. O cisto de retenção, como o nome diz é formado por acúmulo de secreção e muco. PPólipos são crescimentos benignos da mucosa sinusal. Não tenho condições para apontar as causas de sua doe de cabeça sem uma avaliação criteriosa e pessoal. Aconselho que retorne ao seu otorrino e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  152. Olá, gostaria de saber por que o laudo da minha panorâmica da arcada dentaria deu ESPESSAMENTO MUCOSO NOS SEIOS MAXILARES, pois nunca fui diagnosticado com sinusite e renite. E o pior que é para concurso. Gostaria de uns esclarecimentos a respeito deste fato. Desde já, agradeço a compreensão.

    Rafael Martins

    ResponderExcluir
  153. ao dois anos uma cauterização nasal devido ao politos nasais, este então sofro com gotejamento pos nasal, nunca tive problema de mau halito depois deste procedimento parece nao ter cura. devido nosso clima no sul ser bastante umido fui diagnosticada com rinite e sinussite mas no laudo da Tomo faciel nao acusou sinussite, so politos nasais e desvio de septo que segundo o torrino nao há necessidade de operar.Me ajude como posso curar deste problema, se for necessario uma cirurgia farei sem problema qual a tecnica indicada. grata

    ResponderExcluir
  154. Rafael: não tenho condições para opinar sobre seu caso sem conhecer seu histórico clínico. Vale ressltar que nem toda imagem de espessamento mucoso significa que seja sinusite. Aconselho que procure atendimento médico para orientá-lo de forma adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  155. É provável que o gotejamento pós nasal seja ocasionado e mantido pela presença da rinite e da polipose nasossinusal. Aconselho que mantenha o seu acompanhamento mas procure um alergista para complementar seu tratamento em parceria com o seu otorrino. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  156. gostaria de fazer uma consulta com vcs mas moro no sul, um pouco longe e tornaria um pouco caro so para consultar, se eu encaminhar meu historico clinico por email e pagaria uma consulta com deposito bancario, espero resposta.

    ResponderExcluir
  157. Anônimo6/5/12 03:41

    Tenho rinite e já fiz tomografia que não acusou nada. Perdi o olfato, fiz natação e acumpultura e tive uma melhora, só que nas ultimas semanas o tempo mudou e passei frio e tomei chuva, então estou a quase uma semana sem conseguir respirar pelo nariz e com tosse seca noturna. Meu nariz parou de funcionar. Tem saído uma secreção amarela, quando sai. O que devo fazer..Fui no médico e ele me receitou pastilhas e remédio para gripe. Agora estou tomando Allegra D que abre a narina mas logo fecha. O que faço

    ResponderExcluir
  158. O Blog da Alergia obedece as normas do Conselho Federal de Medicina. Não realizamos consultas ou orientações de tratamento através da internet, sendo indispensável a consulta médica realizada pessoalmente. Agradecemos sua confiança e contamos com a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  159. Se não ocorreu melhora com o tratamento proposto, é importante que retorne ao seu médico para nova avaliação e modificação da medicação prescrita. Infelizmente não há como orientar sem examinar pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  160. boa tarde!
    por favor, retirar os pólipos sempre voltam?
    é que, dia 25/5 irei fazer cirurgia para retirada dos pólipos, também corrigir desvio do septo.
    Desejo uma informação verdadeira. Por favor!
    abraço, Lya - Brasília-DF

    ResponderExcluir
  161. Lya: não tenho condições para emitir uma opinião específica sobre seu caso pois não conheço seus dados clínicos. Estudos mostram que há possibilidade de recidiva após a cirurgia de pólipos nasossinusais. Contudo, esta ocorrência é individual, na dependência de cada caso. Aconselho que exponha sua preocupação ao otorrino que a acompanha, pois conhece seu histórico clínico, sendo a pessoa mais indicada para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  162. como pode ganhar tanto dinheiro e nao ter uma cura para esse problema com certesa voceis nao tem esse problema tanta gente sofrendo inclusive eu que sofro tanto se faz pergunta pede para procurar um espesialista se toma medicamento da problema no futuro se opera volta a polipose o que eu fasso? Nao tenho mais vontade de fazer mais nada de comer de trabalhar e ja disserao que uso drogas porque fico asoando o naris por favor nos ajude grato

    ResponderExcluir
  163. Se a rinite alérgica estiver associada com a polipose nasossinusal, o tratamento clínico e a imunoterapia (vacina para alergia) podem ser de grande valia no controle da doença evitando a recidiva e uma nova cirurgia. Mas, não tenho condições para afirmar qual é o seu caso sem conhecer seu histórico clínico e sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista . Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  164. Maria Luisa1/6/12 15:33

    Olá, tenho 36 anos e descobri a uns 4 anos atras que tenho polipos nasais, sou muito alérgica, tenho rinite...sinusite...fico muito preocupada e com medo de fazer a cirurgia e descobrir que esses pólipos são malignos...gostaria de saber se eu nao fizer essa cirurgia esses pólipos podem virar um cancer maligigno futuramente? E caso eu não opere o que poderá acontecer futuramente? Fico pensando que eles ja possam ser uma doença grave...Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  165. Anônimo2/6/12 01:38

    Ola, gostaria de saber se a cirurgia para remoção dos pólipo eh realizada sempre com anestesia geral? Ana

    ResponderExcluir
  166. Maria Luisa: fique tranquila. Estudos científicos mostram que polipos nasossinusais são benignos e não se transformam em cancer. Quanto à possibilidade de não operar, não tenho condições para julgar, pois desconheço seus dados clínicos e o tipo de pólipo nasossinusal que apresenta. O seu médico é a pessoa mais indicada para orientá-la. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  167. Ana: a escolha da anestesia depende do tipo e da localização dos pólipos. Mas, a maioria é feita com anestesia geral. O seu otorrino poderá informar melhor sobre seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  168. oi eu queria saber se o antibiótico SINOT CLAV possui corticoides?

    ResponderExcluir
  169. Sinot clav não é um corticóide mas sim um antibiótico à base de penicilina sintética (amoxacilina + clavulanato) Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  170. Olá!
    Fiz a cirurgia de polipose nasal no dia 26/05/2012, saí do hospital muito bem, fui fazer os curativos no consultório sendo que os últimos já não apresentavam sangue no curativo, 15 dias depois comecei sangrar de repente, perdi bastante sangue fui para o hospital me estancaram e me dispensaram, após 2 dias ao fazer força no banheiro tive outro sangramento, mas foi pouco com a compressa de gelo parou, no dia seguinte comecei fazer os meus afazeres e de repente comecei sangrar muito, escorria pela boca e nariz, corri para o hospital, perdi tanto sangue que desmaiei, fiquei internada por 5 dias, tive que receber o sangue que perdi, o resultado do exame de hemoglobina estava no grau 5.Fiquei com pânico da situação, e agora eu tenho pavor de fazer qualquer coisa e sangrar novamente.Pergunto: é normal acontecer isso? tenho risco de sangrar novamente?
    Obrigada
    Sônia Sacente

    ResponderExcluir
  171. Sônia: o seu relato não sugere uma evolução habitual no pós operatório de uma polipectomia. Aconselho que entre em contato com o seu médico e peça que faça nova avaliação e orientação da conduta mais adequada para evitar novos episódios de sangramento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  172. José Carlos Pelosi29/6/12 16:41

    Tive pólipo nasal e fiz cirurgia para extirpá-lo há quatro anos. Por orientação médica, tive que fazer tratamento de alergia para evitar reicindiva. Também por recomendação médica, faço uso diuariamente do medicamento hominaris. Porém, perdi completamente olfato e paladar. O que está acontecendo? Estou ficando deprimido com a perda desses sentidos. José Carlos Pelosi

    ResponderExcluir
  173. José Carlos: peço sua compreensão, mas infelizmente não há como prever através deste aconselhamento na internet, baseado apenas em seu breve relato, se é possível recuperar o olfato e o paladar pois depende do grau de acometimento, variável em cada paciente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  174. Gostaria de saber quais são os tratamentos mais ultilizados para polipos além de cirurgias?

    ResponderExcluir
  175. Olá, me chamo Márcia tenho 42 anos,sofro de rinite e sinusite a anos, e agora recebi um diagnostico de polipos nasais,o médico me receitou busonid spray,clavulin bd e celestamine, estou tomando os remedios a uma semana, mais ainda sinto mts dores,principalmente no meu rosto. Gostaria de saber se esses remedios realmente irão me ajudar.e se vcs podem me indicar um analgesico que eu possa tomar junto com eles,visto meu medico estar viajando no momento.tenho problema de depressão e sindrome de panico, por isso tenho mt medo da cirurgia. desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  176. Márcia: peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Aconselho que entre em contato e verifique se o seu médico indicou um substituto durante a sua ausência. Caso não haja esta indicação, procure um local para pronto atendimento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  177. O tratamento clínico da polipose nasosinusal não se baseia apenas no uso de medicamentos. Como a polipose pode estar associada com outras doenças, como por exemplo a rinite alérgica, asma, entre outras, o primeiro passo é conhecer cada paciente e suas caractarísticas. À partir daí, o tratamento será escolhido de acordo com cada caso. o uso de medicamentos em spray contendo corticosteróides devem ser prescritos continuamente a esses pacientes, no intuito de diminuir a inflamação da mucosa nasal e controlar a doença. agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  178. Anônimo1/8/12 11:52

    fui recentemente ao otorrino e descobri que tenho polipos nasais nas duas narinas. Queria saber se eles crescem e se a cirurgia tem algum risco. E se eu nao operar o que pode acontecer?

    ResponderExcluir
  179. Anônimo2/8/12 15:02

    Fiz cirurgia para reirada de papilomas que estavam tomando os seios maxilarese etmoidais dos dois lados. Estou no 11º dia de pos operatorio. Antes, tinha olfato bom em apenas um nariz, depois da cirurgia estou sem olfato nele. É normal? A tendencia é voltar em quanto tempo, pelo menos do anterior que sentia cheiro?

    ResponderExcluir
  180. A cirurgia para retirada de pólipo nasossinusal é segura e rápida, porém tem alta taxa de recidiva. A decisão se deve ou não operar deve ser tomada em comum acordo com seu médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  181. Peço sua compreensão, mas não tenho condições para opinar sem examinar: aconselho que pergunte ao médico que a operou se a alteração do olfato pode ser consequência da cirurgia recente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  182. Ja fiz essa cirurgia. Melhorou bem a respiração, mas infelizmente o pólipo se formou novamente após 3 anos. Sofro mt com o lado direito constantemente congestionado. Não pretendo operar novamente, pois sofri muito no pós operatório e a incerteza de efetiva melhora me desencoraja. Existe algum remédio ou vacina que descongestione, fora sprays nasais?

    ResponderExcluir
  183. Olá!
    Fiz o teste alérgico descobri que sou alérgica a mofo,ácaro,pólen e cigarro.
    Eu ia começar o tratamento das vacinas,mas decidi fazer com a homemopatia.Só que melhorou muito pouco.Tenho rinite alérgica.Eu sinto a narina direita sempre pressionada e depois alterna com a esquerda.Ás vezes sai uma secreção branca a transparente.E também tenho que cuspir algumas vezes por sentir secreção escorrendo por trás da garganta,muitas vezes transparente.Fiz raio x e não deu nada.O que pode ser?

    ResponderExcluir
  184. Olá, tive o diagnóstico hoje, e sei que via internet não há condições de emitir um parecer individual.

    Porém gostaria de esclarecimentos gerais mais diretos... É dito que a taxa de recidiva é alta. É alta quanto? Provavelmente deve haver artigos, estudos sobre o assunto, com alguma porcentagem de quantos casos se resolvem com uma cirurgia, quantos com duas, três etc.

    Outra pergunta geral: existe algum tipo de tratamento não-cirúrgico que diminua os pólipos em algum caso? Ou qualquer tratamento desses, no máximo, estaciona o crescimento?

    Obrigado pelos esclarecimentos e pelo ótimo espaço de informação!

    ResponderExcluir
  185. O uso das vacinas para alergia (imunoterapia) está indicado ns casos onde for comprovada a participação da alergia na gênese dos sintomas nasossinusais. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  186. Carolina: a rinite alérgica pode provocar diversos sintomas: coriza, espirros, congestão, coceira nasal. Em alguns casos a secreção escorre por trás das narinas conforme descreve Aconselgo que procure um alergista para tratar sua rinite Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite alérgica: "É mais feliz quem respira pelo nariz!" Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  187. Erick: a recidiva após cirurgia gira em torno de 60% de casos. Técnicas mais modernas podem atingir taxas menores, em torno de 40% dos casos. É recomendável que o portador de polipose nasossinusal seja avaliado também pelo alergista. Nos casos indicados, o tratamento da alergia pode diminuir a recidiva e controlar o problema de forma mais adequada. O uso de corticosteróides tópicos por via nasal é o tratamento clínico mais eficaz para o tratamento da polipose nasal pois reduz o processo inflamatório, reduzindo sintomas. Outros medicamentos estão indicados, como por exemplo, os antilrucotrienos, mas sua resposa é variada em cada pessoa. Agradecemos sua visita e suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  188. tenho 47 anos qwe descobri aogra que tenho polipo nasal, eu to apresentando um qyuadro de perda de audição e zunbido no oudo. presão na cabeça e sensação que tem agua no ouvdo e cabeça lesa sem me conseguir me concentrar. tudo isto é sintoma do plipo?

    ResponderExcluir
  189. Os sintomas que relata podem estar associados à presença do pólipo nasossinusal, mas também podem ter outras causas. É preciso examinar pessoalmente, ver o exame, dimensionar o tipo e a magnitude do pólipo, para poder afirmar o diagnóstico. Aconselho que procure um especialista para oriemtar seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  190. Juracy João de Paula24/9/12 09:59

    Juracy João de Paula

    Prezados, minha médica detectou um Pólio Nasal há cinco anos no meu nariz direito, associado ao Pólio eu sofria constantemente de Rinite Alérgica. Passei pela cirurgia para retirada do Pólipo no inicio deste ano.Sucesso total, me arrependo por não ter me subemtido a cirugica logo que o mesmo foi detectado.Aconselho a todos os temerosos que façam a cirurgia, o resultado, pelo menos no meu caso foi excelente.O importante é que escolham um profissional com experiencia e indicado.As técnicas cirugicas atualmente estáo bem avançadas.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  191. Obrigado por seu depoimento. É aconselhável que trate sua rinite alérgica agora que a cirurgia foi realizada. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  192. Tenho 22 anos, ja operei duas vezes e meu medico disse que ja tenho que operar novamente. Nao aguento mais Cirurgia, antibiotico, sprays e etc. Ele tambem me passou que existe outro modelo de cirurgia mais eficaz porem esta é PAGA . Gostaria de saber se realmente existe algum outro tipo de operaçao que pelo menos prolongue minha melhora por mais tempo. Outra coisa é verdade que a cada cirurgia o risco de complicação cresce ? Ja fui aconselhado a reformar casa, doar meu cachorros ir morar num apartamento na praia .. nao sei mais oq fazer.

    ResponderExcluir
  193. Igor: o tratamento da polipose depende das características clínicas de cada pessoa. Quando a alergia está associada, o tratamento com alergista diminui a inflamação crônica da mucosa nasossinusal e diminui também a possibilidade de recidiva após cirurgia. Informações sobre a técnica cirúrgica podem ser obtidas em sites especializados em otorrinolaringologia como a ABORL (http://www.sborl.org.br/conteudo/) e a FORL (http://www.forl.org.br/) Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  194. bom dia, amigos!
    fiz cirugia para retirada dos pólipos, sinusite em 23/6/2012.
    o pós foi horrível, porém melhorou 15 dias depois.
    estou respirando melhor, mas a sinusite não me deixa em paz.
    bom é isso. Retornarei ao médico próxima semana para saber como estou...
    complicado essas alergias!
    abraço a todos. melhoras!
    Lya - Brasília-DGF

    ResponderExcluir
  195. Lya: é aconselhável que procure um alergista para complementar o tratamento em parceria com o otorrinolaringologista visando controlar sua doença e evitar a recidiva pós cirurgica. Agradeço sua visita ao nosso blog e desejo que tenha uma boa recuperação.

    ResponderExcluir
  196. Meu nome é Vania, 47 anos, sou de Vila Velha-ES.Tenho bronquite(obstrução pulmonar leve)controlada com medicamentos)(singulair 10mg)sofro com sinusite crônica e polipose nasal; já fiz (03) cirurgias para retiradas de pólipos 2008,2009, 2011 e conf. o último exame de vídeo Agost/2012 os pólipos voltaram
    e que provavelmente ainda este ano devo fazer a 4ª cirurgia.
    Ref. as crises de sinusites; fui informada que as bactérias já resistentes aos antibióticos formaram uma colônia na parte óssea da face //
    já tomei todos os antibióticos possíveis e as bactérias só engordam.Pergunto se esta nova cirurgia for feita a laser haveria chances de acabar com a colônia de bactérias ou não tem nada haver neste caso? Informo ainda que já tomei estimulantes para melhorar a defesa orgânica (sem sucesso); já fiz uso de vacinas para alergia (sem sucesso); o que vocês me orientam a fazer?

    Fico no aguardo de um retorno
    Grata

    Vania Duarte

    ResponderExcluir
  197. Vânia: você descreve um caso complexo e de dificil controle com o tratamento habitual. Não tenho condições para emitir um parecer sem examiná-la pessoalmente. O seu relato de associação da asma (ou bronquite) + rinossinusite + polipose indica a possibilidade de que possa ser uma síndrome de intolerância aspirínica. O alergista poderá confirmar o diagnóstico e orientar um tratamento específico. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  198. já fiz uma cirugia de póliponasal,melhorol durante uns dois anos,agora voltou o mesmo problema isso é normal?

    ResponderExcluir
  199. A cirurgia para retirada de pólipos resulta numa melhora significativa mas infelizmente há um grande índice de recidivas. O médico avaliará cada pessoa para indicar a alternativa adequada. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  200. Tenho pólipos, desvio de septo, sinusite e rinite. E trabalho em ambiente com ar condicionado forte. Tentei vários tratamentos que não tiveram sucesso nos últimos 6 meses. Decidi realizar a cirurgia, serão 6 procedimentos em uma única cirurgia, qual o percentual da perda de olfato e paladar após a cirurgia? Meus 4 seios da face estão comprometidos com formação de pólipos. Eu não consigo mais fazer atividade física pois sinto muita dor de cabeça e tontura, isso pode ser consequência desses problemas?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno