06 janeiro 2007

Alergias da pele no verão

Verão é sinônimo de calor, sol, praia e vida ao ar livre!
No entanto, ao mesmo tempo, é um período que pode se acompanhar de suor, coceiras, irritações e alergias da pele.
Por isso, é muito importante conhecer quais são e como combatê-las!
Estas alergias podem aumentar no verão porque o clima e as férias escolares convidam para uma vida ao ar livre, sendo comuns as viagens para o campo, praias, serras. Seja qual for o destino, é maior a exposição ao sol, a sudorese aumenta e a pele tende a se ressecar. Por isso, verão também pode ser sinônimo de brotoejas, coceiras, assaduras, micoses, que embora não sejam alérgicas também incomodam muito, tanto crianças como adultos.

Alergia a picada de insetos
É conhecida pelos médicos com o nome de “estrófulo” e constitui uma das formas de alergia mais freqüente no verão, sendo mais comum nas crianças. Aparece sob forma de feridinhas em forma de caroço no local da picada do Inseto, que depois se espalham pelo corpo. Em alguns casos, essas feridinhas podem piorar, surgindo pequenas bolhas e até infeccionar.
O tratamento vai desde medidas simples, porém fundamentais, como: telas em janelas, dedetização, ventiladores, passando por repelentes usados em situações especiais (passeios, “picnics”, etc.) e chegando até à imunoterapia com vacinas utilizando venenos de insetos que induzem a criação de anticorpos capazes de bloquear a ação dos alergenos e impedem o surgimento da alergia. O uso de repelentes pode ajudar, mas sempre indicados pelo médico.

Alergia a produtos químicos
É de ocorrência comum no verão em função do uso de bronzeadores, filtros solares ou cremes sem orientação médica, podendo levar a irritações na pele. Uma especial atenção deve ser dada aos bronzeadores caseiros que não passam por controles de qualidade e podem causar reações cutâneas desagradáveis e em alguns casos, muito sérias.
O ideal é consultar o médico antes de usar qualquer produto na pele.

Fotodermatites
Estas reações na pele podem ocorrer com a ingestão de certos remédios seguida da exposição ao sol. Os remédios mais comuns que podem provocar fotodermatites são os derivados da sulfa e alguns analgésicos. Alguns protetores solares contendo PABA (paraminobenzóico) podem determinar sensibilizações da pele è luz solar. Além disso, medicamentos antihistamínicos em creme (como por exemplo o fenergan) também podem causar fotossensibilização cutânea.

Fitofotodermatite
Apesar do nome complicado, é uma reação alérgica comum e que se manifesta quando a pele é respingada pelo sumo da casca de limão, tangerina, ou laranjas, pelo leite da casca da manga ou do figo, pela folha de figo, que atuam concentrando a energia do sol no local da pele atingida, provocando queimadura e gerando manchas escuras desagradáveis e bizarras, semelhantes a uma queimadura. Uma situação bastante comum é a pessoa se queixar do surgimento de manchas na pele após tomar caipirinha no sol ou em crianças após se lambuzar tomando um sorvete de limão na praia. Por isso, é importante lavar bem o rosto e as mãos após contato com frutas cítricas antes de se expor ao sol.

Dermatite Atópica
Pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum nas crianças, com eczema na pele, principalmente nas dobras do pescoço, braços e pernas. A pele fica ressecada, irritadiça e coça muito. Pode surgir em qualquer época do ano, mas tende a piorar com o calor e com o suor excessivo, típicos do verão.
O tratamento da dermatite atópica implica em cuidados especiais como a hidratação e lubrificação da pele, aplicação de cremes de cortisona, e remédios orais de antihistamínicos (antialérgicos); procurando reduzir a coceira e a inflamação.

Urticária
Caracteriza-se pelo aparecimento de placas avermelhadas em locais variados do corpo e que se acompanham de coceira muitas vezes intensa.Podem aparecer em qualquer época do ano mas é comum que piorem no verão. O tamanho das placas varia, podendo ser pequenas ou mesmo se juntar formando grandes manchas na pele. Entretanto, somem sem deixar vestígios. As causas mais comuns de urticária são: medicamentos, alguns alimentos não habituais, corantes e aditivos utilizados como conservantes de alimentos. Além disso, parasitas intestinais e alguns tipos de doenças podem causar urticária.
A base do tratamento é descobrir a causa, afastar e controlar os sintomas com antihistamínicos (antialérgicos).

Reações não alérgicas da pele
São reações variadas que surgem com maior frequência no verão e que podem se confundir com as alergias, como por exemplo as brotoejas - que aparecem sob a forma de bolinhas salientes e avermelhadas, muito desconfortáveis, tanto em adultos como nas crianças. Micoses são resultantes da infecção da pele por fungos e são conhecidas como “panos brancos” ou ainda surgir somo lesões avermelhadas, com muita coceira. Micoses surgem do contato direto com águas poluídas do mar e das piscinas ou pelo contato com pessoas contaminadas. O suor cria um ambiente perfeito para que os fungos se multipliquem, por isso as micoses são mais comuns em axilas e virilhas ou embaixo das mamas.

Cuidados com a pele no verão

- Alimente-se saudavelmente: frutas, legumes. Evite frituras e condimentos.

- Beba bastante líquido, água e sucos naturais.
- Evite alimentos artificializados, refrigerantes em excesso.
- Use roupas leves e de tecidos de algodão. Evite tecidos sintéticos e roupas muito justas.
- Não tome banhos quentes e muito prolongados pois prejudicam a camada protetora da pele. - Não use buchas ou esponjas.
- Enxugue suavemente, sem friccionar a toalha em sua pele.
- Use sabonetes suaves, próprios para pele seca, que não retiram a proteção natural da pele.

- Se tomar mais de um banho por dia, passe o sabonete nas partes íntimas, axilas e os pés, mas lave o resto do corpo apenas com a água, para evitar ressecamento.

89 Dê sua opinião:

André disse...

blog espectacular! mto obrigado pessoal! =)

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado, André. Volte sempre para nos visitar. Se preferir, assine o nosso blog e receba os textos diretamente em seu e-mail.

Ana Luiza disse...

Quando a pele apresenta bolinhas avermelhadas que coçam e locais que coçam sem ter nenhum sinal visível, mas que ao coçar, espalham a coceira a outros pontos; que deixam pequenas feridinhas (após coçar) e marcas de cerca de 5mm. Que acontecem por tanto por picada de insetos, quanto por pelos que nascem após a depilação, por suor e sem causa aparente? Ocorrendo principalmente na "canela". Sendo as coceiras muito intensas que levam o indivíduo a procurar objetos abrasivos pois somente com a produção de uma leve escoriação e com a aplicação de produtos à base de álcool se obtém alívio. Não consegui enquadrar nos tipos que foram listados acima. Poderiam ajudar? A Dermatoligista consultada apenas mencionou sistema nervoso e passou creme (para eliminação das manchas) e pomada corticosteróide. (hospital público de cidade decadente). O indivíduo já está medicado, e deseja apenas conhecer melhor o problema.

Ana Luiza disse...

Ah! Eu mencionei o suor? Ele também parece ser um causador da alergia.

Att.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana Luíza: infelizmente não há como emitir um parecer sobre uma lesão na pele sem examinar pessoalmente. Contudo, gostaria de fazer algumas coinsiderações: 1) o seu relato não sugere que seja uma alergia. 2) as causas de coceira são bastante variadas. 3) Fatores locais como ressecamento da pele, suor, atrito (pós - depilação), etc. podem atuar como agravadores do processo. 4)O tratamento com os cremes de cortisona podem aliviar o problema, mas é importante pesquisar a causa. 5) Diminuir o numero de banhos, não atritar a pele, usar sabonete suave para peles sensíveis e uso diário de hidratante podem ser úteis.
Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Juh* Marçola disse...

Olá... Gostaria de saber qual o nome do cargo médico que lida com alergias. No meu caso, estou com alergia a esmaltes de unha, com muita coceira no rosto e vermelhidão. Gostaria de procurar um médico especialista na minha cidade.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marçola: aconselho que procure um médico alergista para orientar seu tratamento. Agradecemos sua visita e participação em nosso blog.

Anônimo disse...

Tenho uma alergia na cara e não sei o que é! Da muita comichão tou assado e com piolhos gustaria que alguem me podesse dizer o que é sem mais obrigado pela atenção.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente sua dúvida não pode ser esclarecida através de um aconselhamento na internet.Para afirmar a causa das lesões em sua pele, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Obrigado pela visita.

Leonardo Santana disse...

Olá, estou com uma problema que parece ser sério, já fui a 3 médicos particulares, estou faltando muito a aula, então estou precisando de ajuda urgentemente, vou explicar e f-cinquiar aqui todo dia, mas gostaria que me add no msn que realmente me ajudaria bastante e seria melhor.. (Leozinho_S.F_16@hotmail.com) Estou com uma pinicação, irritação, formigamento qualquer que seja a palavra é péssimo, meu corpo fica todo vermelho e isso causa um constrangimento quando estou na escola ou em qualquer outro lugar, hoje fiquei olhando bem para a minha pele vermelhada, tinha pontinhos brancos da cor da minha pele normal e ao redor a vermelhidão, mas eram pontinhos bem pequenos msm (so pra ver se ajuda), isso ocorre quando sinto calor, qualquer lugar que teja um pouco abafado minha pele já começa a irritar, e pior é que ta piorando até no friu ela irrita, parece um pouco psicológico, quando me estresso acontece! meu coração fica acelerado tb, e fico um pouco sem ar, meu pé ta com bolinhas vermelhas, parecendo pé de morto, ta meio roxeado, a demartologista falou que era picada de mosquito --, mas parece ser mais grave, tem outras coisas que parecem tb, mas não to muito lembrado agora, o que devo fazer pra amenizar ou o que devo tomar, e o que é isso? agradeço desde já!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Leonardo: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como definir a causa de uma alergia na pele ou indicar um tratamento sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Leonardo Santana disse...

Fui no meu 4º médico hj, e foi a confirmação que o que estou é Ulticária Colinérgica, os três falaram que era isso, os remédios são todos diferentes dos diferentes médicos, cada um rcomenda um, agora vou nesse quarto tratamento parece ser o mais estrategicamente, milimetricamente calculado hauhaa pelo médico e recomendado os remédios, o médico recomendou tb pra ele dar uma olhada os exames de feses, sangue e urina, voltarei lá no dia 21, ele disse que posso ficar bom m apenas 1 dia, espero eu né, pq to faltando bastante aula, e faltam só 2 meses pra eu terminar os estudos.. abraços e rezem por mim, e gostaria d dicas para ajudar a remar a favor da mané, vlw!

Clínica de Alergia da Policlínica Geral do do Rio de Janeiro disse...

Leonardo: a princial dica é que escolha o médico em quem mais confiou e evite trocar de um profissional para outro, pois impede um racocínio clínico. Nem sempre é fácil orientar uma urticária e o médico precisa conhecer seu paciente para que indique a opção de trataento mais adequada. Abraços. Volte sempre.

Anônimo disse...

Ola Estou comuma coeira intensa nos ombros, ferruadas, tb no pescoço sinto que vem descendo p/ o braço proximodo do ombro. Começou após verao deste ano. Por ter frequentado piscina, praia , protetor solar,sauna achei que era micose, mas a médica alega que minha pele está limpa nao existem sinais, apenas da unha (quando coço machuca). Fiz teste alérgico, verifiquei funçoes renais e está tudo bem. a Coceira intensifica e na madrugada onde chego a acordar e nos momentos em que estou parada. Na altura dos ombro consigo ver pequenas bolinhas brancas. A médica me passou anti histaminicos e disse que sou muito agitada, a demais partes coçam normalmente . Teria alguam alergia o doença cujo coceira atacasomente no ombro? Meu nome é Louise

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Louise: não posso afirmar a causa de sua alergia através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. O seu relato sugere que possa ser um dermografismo. O fator emocional pode piorar o problema. Aconselho que converse com sua médica e exponha sua preocupação para que ela possa ajudá-la. O diálogo e a confiança são a base para o sucesso de um tratamento. Gratos pela visita.

Aline disse...

Boa tarde, em janeiro deste ano (2010) estive na praia e sem saber do efeito da combinação do limão com o sol, tive todo o peito e barriga queimados com o limão. A exposição ao sol foi durante a tarde e a noite começou a surgir um grosseirão. Em seguida tive bolhas e coçeira em toda a area atacada. Foram cerca de 15 dias para a secagem das bolhas. Fiz o uso de pomadas e cremes para secagem das mesmas e depois das manchas vermelhas, os quais foram indicados por medicos de plantão da cidade da praia mesmo.
Já se passaram 8 meses desde o incidente e continuo com as manchas marrons pelo corpo. Gostaria da indicação de algum creme ou pomada para eliminar estas manchas, pois a unica informação que recebi era que as mesmas desapareceriam com o tempo gradativamente. Final do ano estarei retornando para o litoral e consequentemente me expondo ao sol. O que posso fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aline: peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas, a fim de que se faça o diagnóstico e indique o tratamento.A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Tais Myan disse...

Olá Boa-tarde !
Gostaria de fazer uma pergunta.
Eu descobri esses meses atras com minha médica dermato,que tenho dermatite atópica de contato,simplismente fiquei chocada,pois ela me disse que talvez seria de contato com o botão da minha calça jeans.Isso é estranho pois sempre usei calça jeans e nunca tive essa coceira intensa,que começou de um dia pra outro se manifestando pelo corpo todo
Já pesquisei de monte na internet mas não encontro como retiras essas manchas que ficaram na minha pela após a crise de dermatite...
Minha médica diz que essas manchas vão sumir com o tempo e pra mim não pegar sol nelas pois se não irá ficar pra sempre...
o pior é que são manchas nas costas e acima da linha do biquine perto da barriga...nem pra praia não consigo ir...de vergonha...
Então,ouvi dizer que aloe vera melhora,ou babosa,ou sumo de limão.gostaria de saber se é verdade ???
Grata!
Tais

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Taís: não posso atender sua solicitação, pois não e possível emitir um parecer ou indicar tratamento sem examinar sua pele pessoalmente. Não recomendo que utilize os produtos que refere pois podem provocar irritação cutânea e agravar o problema. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Anônimo disse...

Acontece algo estranho comigo,tenho bolhas,coceira,bolhas,descamação na planta e embaixo dos dedos do pé.No rosto coceira com erupções.E na axila coceira e ardência com consequência uma mancha escura.O engraçado disso tudo é que só acontece no lado esquerdo do meu corpo.Se alguém passa por isso ou tem uma explecação para me dar eu agradeço!!!!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia no seu breve relato não são suficientes para se fazer um diagnóstico. Por isso, não há como fazer uma orientação adequada.A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Oi, meu filho tem 2 anos, há duas semanas começaram a aprecer bolinhas vermelhas em seu corpo, na cabeça membros, costas, coçam mto, já levei em 6 medicos e eles não fazem um diagnóstico preciso, um diz q ele esta com rubeola, outro com alergia a calor...o que posso fazer para aliviar a situação dele, ele não dorme, e ja esta parecendo feridas onde ele coça..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação mas não há como fazer o diagnóstico de uma alergia na pele msem examinar seu filho pessoalmente. Chamou-me a atenção o fato de que em duas semanas seu filho foi examinado por 6 médicos, o que certamente prejudica seu tratamento. Aconselho que escolha o profissional em quem mais confiou e dê um tempo para que o tratamento faça seu efeito. As trocas de médico, a interrupção e modificação repetida do tratamento certamente poderão prejudicar o resultado final. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral do RJ. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Bom gostaria de explicar melhor meu caso . Sofro de uma alérgia desde criança , hoje tenho 18 anos e os sintomas são os mesmos , sempre que estou exposto ao sol , a calor , sempre que jogo bola , ou que faço academia , enfim tudo que possa me causar suor faz aparecer a alérgia , primeiro sinto um calor intenso por todo corpo ,seguido de coçeira , de forma que consigo prever que a alérgia irá se manifestar , após o calor inicia-se a aparição de muitas bolhas , erupções na pele , que coçam muito e encomodam de mais , e ainda sofro o constrangimento das pessoas perceberem visualmente com facilidade a alérgia , isso atrapalha e muito minha vida pessoal . A 1 ano e meio faço uso diário de um medicamento : Hidroxine cloridrato / Cetotifeno . Esse medicamento faz em muitos casos com que não ocorra a alérgia , porém ainda sim em menor intensidade ela aparece , e aumenta se faço uso de alguns alimentos que tenho alérgia , porém o curioso é que se prático algum esporte pelo menos 1 vez por semana ela durante certo tempo simplesmente desaparece , porém em certo período achando estar curado resolvi por alguns dias suspender o uso do medicamento , por minha surpresa toda a alergia que sofria em toda vida me voltou , e rapidamente voltei a usar o uso do medicamento . Enfim gostaria de saber se será necessário eu usar toda minha vida essa remédio ? Se não existe alguma forma de curar esse problema , já que sei que é um erro do meu sistema imunologico ter alergia ao meu próprio suor .. Não existe nenhum tratamento intensivo ,ou talvez injeção algo que cesse a alérgia? É extramente complicado conviver com isto , e ter que fazer uso de um remédio por tanto tempo me assusta , não sei se ocorre causas negativas , gostaria muito de ter ajuda contra esse problema .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não deixam claro o diagnóstico de sua alergia. Alguns tipos de alergias na pele não respondem ao tratamento com vacinas e não têm cura total, necessitando o uso contínuo e prolongado do remédio para controle total dos sintomas. Mas, fique tranquilo, os medicamentos que refere são seguros para uso a longo prazo. Aconselho que exponha sua preocupação ao seu alergista: ele conhece o diagnóstico e seu histórico clínico, permitindo uma orientação bem mais adequada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Boa tarde. Eu nos ultimos dias tenho sofrido de uma grande comichao na pele, no entanto apenas em parte do corpo (parte superior direito do peito cortas e braço); apesar disso na tenho quaisquer marcas nem vermelhidão no corpo. Será alergia? Obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não são suficientes para que se possa afirmar se a causa das lesões é a alergia. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

ola meu nome e lucas, ultimamente tenho sentido umas pinicaçãos inrritantes na cabeça,testa e rosto e depois de um certo tempo sinto que começa a coça o corpo tbm. geralmente acontece quando estou andando no sol ou quando estou fazendo alguma atividade fisica como por exemplo
musculação,esses sintomas acontecem tbm quando estou nervoso e em ambientes abafados em certos momentos e constrangedo.
Tenho usado um antihistamínico(hidroxizine)pra tenta aliviar esses sintomas mais queria saber
oq pode ser isso; e si isso tem haver com pele seca ou si pode ser alguma reação alergica pois fasso uso de cremes pra cabelo e sabonetes pra acne. se puderem me ajudar qualquer opinião sera bem vinda.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lucas: O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. O seu relato sugere que possa se tratar de um caso de urticaria colinérgica, mas é essencial examiná-lo pessoalmente. Procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor. Gratos pela visita.

Tânia disse...

no meu queixo mais do lado direito apareceu-me uma mancha avermelhada com umas bolhinhas que me dao imensa comichao. isto aparece-me sempre que o Verao chega. Hoje o Verao entrou ca em Portugal e acordei assim de manha. nao sei como tratar isto porque apenas um creme é que me tratou acreca de 4 anos atras mas esse creme ja nao esta a venda. Aconselha-me alguma coisa?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Tania: as alergias da pele (em especial no rosto onde a pele é mais delicada) devem ser examinadas para se medicar com eficácia e segurança. Não aconselho que utilize medidas caseiras mas procure atendimento médico especializado. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Tiago disse...

Olá! Há cerca de um mês e meio comecei a ter uma comichão muito intensa na zona das virilhas e nas nádegas, com posterior aparecimento de umas borbulhinhas muito pequenas. A primeira coisa que me ocorreu foi que poderia ser sarna (escabiose). O que depois duvidei porque não encontrava explicação de contágio. Com o passar do tempo essa comichão foi alastrando para o resto do corpo, especialmente na barriga, braços, cotovelos, pulsos e mãos. Fui pela primeira vez ao médico(centro de saúde), há cerca de um mês e ele disse que deveria ser uma reacção alérgica e para isso receitou-me um anti alérgico (ebastina). Bem... nada melhorou! Voltei ao médico (desta vez fui atendido por um médico diferente, mas expliquei toda a situação) e ele receitou novamente ebastina e uma loção pra tomar banho. Já passou mais de uma semana e continuo na mesma, aflito com a comichão e sem conseguir descobrir ao que estarei a fazer reacção alérgica! O que poderei fazer? E será que não é mesmo sarna? Eu coloquei esta questão também ao médico, à qual ele respondeu que não porque para ser sarna as sequelas tinham que ser mais visíveis.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Tiago: os dados que envia não são suficientes para que eu possa afirmar a causa das lesões em sua pele. O ideal é examiná-lo e avaliar também os dados de seu histórico clínico. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica para uma orientação mais precisa. Gratos por sua visita.

Tiago disse...

Isso seria impossível porque eu estou em Portugal! Mas obrigado na mesma pela vossa disponibilização! Irei consultar um dermatologista!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Um abraço, Tiago!Volte sempre para visitar nosso Blog.

Anônimo disse...

Boa tarde,gostaria de saber porque quando faço ginastica ou vou caminhar no sol,basta o meu corpo esquentar para eu ficar com umas manchas nos braços,o meu rosto vermelho e um pouco inchado,logo após tenho uma pequena dor de cabeça.sei que sou muito alergica.gostaria de uma resposta,gostaria também,se possível,de marcar uma consulta pessoalmente com vcs. Desde já agradeço a atençaõ.
um abraço
Claudia Faria.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Claudia: peço sua compreensão, mas os dados que envia não são suficientes para se fazer um diagnóstico. Para isso, seria necessário avaliar sua história clínica de forma minuciosa e examiná-la pessoalmente Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. O nosso Serviço atende sem hora marcada. Por favor, ligue para (21) 2210 2810 - de segunda a sexta, de 8 às 11:30 e de 13:30 às 15:30 horas. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

no verao meu corpo e rosto coça e pinica mais nao deixa marcas tem algum remedio pra essa coceira e pnicamento é insuportavel eu já nao gosto mais do verao é terivel pra min

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A sua solicitação não pode ser atendida através de um aconselhamento na internet. É essencial que se realize uma consulta médica tradicional para analisar seus dados clínicos, fazer o diagnóstico e indicar tratamento. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

ANA LUISA disse...

OLA MEU NOME E ANA LUISA E MORO EM LAGOA VERMELHA
AKI NO RIO GRANDE DO SUL TENHO ALERGIAS A MEDICAMENTOS DERIVADOS DE DIPIRONA SODICA DE COMIDAS PIMENTOSA MAS JA FIZ VARIOS TRATAMNTOS E SEMPRE VOLTA PQ AS VEZS EU COMO ATE MESMO SEM SABER ALGUNS COMPONENTES DA PIMEMTA MAS OKE EU GOSTARIA DE SABER E QUE JA FAZEM ALGUM TEMPO QUE TENHO UMAS LESOES EM MEUS DEDOS QUE ALGUNS DIZEM Q E DE MATERIAL DE LIMPEZA OUTROS QUE FUI NEM SE QUER SABE DIZEM Q NUNCA VIRAM E E PASSO A DEXAMETAZONA CREME E SOME E UMA BELEZA MAS AI DAQUI A POKO REAPARECE COCA MUITO E DESCAMA E XEGA ATE PARTIR E SANGRAR E AGORA PASSOU PARA OS 3 DEDOS DA MAO DIREITA ANTES ERA SO NUM PELOS SINTOMAS VCS TERIAM COMO ME ORIENTAR A FAZER ALGO???TENHO MEDO QUE SEJA ALGUMA DOENCA COMO CANCER MORRO DE MEDO PQ TENHO UMA BEBEZINHA DE 4 ANOS MAS ESSAS LESOES ELAS NAO CONTAGIAM SABE NAO PASSA ASSIM PARA OUTRAS PESSOAS JA PERCEBI SE NAO MINHA NENE TERIA PEGADO PQ JA FAZ MAIS DE UM ANO Q TENHO ENTRE SUMINDO E APARECENDO.CONTO COM AS RESPOSTA DA EQUIPE DE VCS.OBRIGADO ABRACOS

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. O seu relato não sugere que seja um cancer. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

ANA LUISA disse...

OBRIGADA VIU PESSOAL AMEI O BLOG DE VCS

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana Luísa: agradeço em nome da equipe, o seu carinhoso incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Anônimo disse...

ola!minha filha tem 2 anos e cheia de bolhinhas na pele e coca muito ja a levei no medico ele receitou anti alergico mas nao resouveu nada o devo fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Se não houve melhora com o tratamento, aconselho que retorne ao médico de sua filha e peça uma nova avaliação. Não tenho condições para opinar: lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. gratos por sua visita.

Huan disse...

Huan,tenho coceiras na pele, algumas partes do meu corpo esquentam, fico tudo vermelho, chegando a aparecer, uns carocinhos, mas cm o passar dos minutos, some tudo, e fica como di nao estivesse acontecido nd, gostaria de saber.q tipo de alergia é essa, e como trata-la.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Huan: compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Ola.
Minha filha tem 3 anos, quando bebe fez uso de algumas pomadas pois estava com dermatite atopica. Nos ultimos dias apareceram nos bracos algumas aglomeracoes de bilinhas brancas, ressecadas que coçam muito, ela coça tanto que chega e ferir o local. As bolinhas nao sao no braço todo, mas sim em apenas alguns lugares.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas não tenho condições para fazer o diagnóstico e apontar a causa das lesões na pele de sua filha através da internet. É preciso examinar e analisar também a sua história clínica. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica RJ. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá, há uns quatro meses apareceu uma alergia no meu corpo sem mais nem menos, não é todos os dias, mas sempre acontece, as coceiras aparece mais na região das coxas e braços, e é muito irritante já não aguento mais, às vezes tomo hixizine para aliviar ,más me sinto mal dá sono e abre o apetite estou engordando muito por favor me ajude!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação mas infelizmente não há como emitir um parecer, fazer o diagnóstico e indicar tratamento sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Boa tarde, entrei na academia há pouco mais de 2 semanas e há uns 4 dias notei placas avermelhadas nos joelhos, nos cotovelos e agora na região do culote, em ambos os lados. São placas elevadas, irregulares e que coçam bastante, principalmente no calor. Como só consegui agendar consulta com o dermato pro final de outubro, procurem alguma patologia na internet que apresentasse essas caracteristicas e me deparei com a Dermatite atópica. Como as coçeiras estavam aumentando procurei a emergencia e o medico de plantão disse que realmente poderia ser, mas só me passou um sabonete para sardas e piolhos, que não amenizou em nada o meu problema. Neste momento, no auge do meu desespero, estou me auto medicando com remedios que eu encontrei tb na internet para dermetite atopica (sabonete CETAPHIL e pomada TROK)que amenizaram a minha crise, mas qdo saio do ar condicionado a coceira volta. Sei que estou errada em me auto-medicar, por isso gostaria de saber se uma consulta com o alergista ao inves do dermatologista vai me ajudar a ter um diagnostico preciso do meu problema, pois consegui agendar uma consulta com ele (alergista) pro dia 6/10. Desde ja, Obrigada!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja um caso de dermatite atópica, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. O uso de uma medicação sem um diagnóstico definido pode agravar o problema. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Bom dia , esses dias acordei e me deparei com uma bolinha , normal da cor da pele , e como de costume eu apertei ela , e saiu ''aguinha'' E de lá , se espalhou mais duas , bem pequenas do lado , e depois veio uma bem grande em baixo .. Estava passando pomada mais não adiantou nada . Depois começou a nascer umas no outro lado do rosto , e comprei outra pomada , que adiantou um pouco. Mais agora continua a nascer no corpo todo , primeiro coça bastante e depois nasce . E eu não faço idéia doq pode ser .. Desde já agradeço muito.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não permitem afirmar a causa das lesões em sua pele. É essencial examinar pessoalmente e correlacionar com seus dados clínicos para poder fazer o diagnóstico. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

Fölken Laccour Fanel disse...

Seria possível uma pessoa desenvolver uma alergia a algo que não possuia antes, por exemplo calor, radiação solar? Há cerca de 5 anos tenho irritações na pele quando me exponho ao Sol. Nunca tive isso antes. Possuo 32 anos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fölken: alergias nunca surgem da primeira vez, mas sim com o passar do tempo, à medida que ocorre a sensibilização. Trata-se de uma reação do organismo da causa genética e imprevisível. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

olá tenho uma filha de 2 anos e 6 meses...e desde pequena ela se coçava e infeccionava a pele...levei várias vezes ao pediatra e ele dizia que era alergia a picada de insetos...mais notei que o repelente não fazia efeito algum...de um tempo a coceira foi aumentando que vejo que a incomoda...e aprece bolinhas tipo brotuejas no pescoço e nas dobrinhas atras do joelho e entre o braço e atenbraço e ela sua muito...ela coça tanto que fere ja passei um monte de cremes, antissepeticos, e num resolve...agora a dra. disse que algum processo alergico...ela toma um antialergico que alivia um pouco...num sei o que fazer...o que eu devo fazer...que médico especialista eu devo procurar?....desde já agradeço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É aconselhável que procure um alergista para orientar o tratamento de sua filha. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Bom dia, meu filho a tempos corre de um medico para outro, ele apresenta pequenas bolinhas avermelhadas espalhadas pelo corpo em diferentes locais. Ja fizemos exames laboratoriais, e nada. Nessa vez surgiram manchas escuras nas duas coxas, na parte externa/lateral. Ja tentamos controlar alimentos, sabonete, entre outras coisa.
Ele tem 7 anos. Se vcs puderem me dar pelo menos uma ideia do que possa ser, agradeço. Ou ainda, se souberem de algum medico especialista em Passo fundo, Carazinho ou Chapeco. Estao bem apreensivos, pois com o ato dele coçar, vira escoriações bem severas. Desde ja agradeço a sua atenção e ajuda. Abraço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para esclarecer seu questionamento sem examinar seu filho pessoalmente. Peço sua compreensão, mas a análise pela internet pode induzir a erros de diagnóstico e conduta. Para localizar um alergista, sugiro que procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Obrigado pela visita.

Lunara disse...

Boa noite! Tenho alergia ao suor e mar. Ha um tempo estou sentindo meu corpo pinicar nos bracos, costas e na barriga e percebi q acontece geralmente quando estou irritada, estressada. O que pode ser ou o que faco? Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lunara: o seu relato sugere que possa ser uma urticária física. Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la de forma adequada. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Ola, amei o blog. Tenho renite alérgica, alergia a poeira e a ácaros. De uma noite para outra, quando acordei começou uma coceira em mim. Fui ver no espelho e estava cheia de "calombos" vermelhos e inchados (nas costas, braços e rosto). Estou achando que foram os ácaros, já mandei todas as roupas de cama, toalhas e fronhas para a lavanderia.Estou usando uma pomada chamada Trok-n , estou vendo um certo resultado, a "vermelhidão" esta passando mais o inchaço continua o mesmo :((, gostaria muito da ajuda de vocês. Irei para um festa e estou preocupada com os "calombos" do meu rosto ( os das costas e dos braços a blusa cobre e o rosto gostaria de saber se posso passar uma base, um corretivo, para dar pelo menos uma "escondida".
Desde já agradeço.
Carolina

Anônimo disse...

Gostaria de saber se os ácaros podem atacar lábios vaginais e se tem alguma consequencia (se os acaros poderem atacar). Obrigada
Giovana Cunha

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Carolina: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Não adianta usar corretivo se não for detectada a causa do problema e o tipo de alergia. Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente.Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Aconsleho que procure um alergista Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Muito obrigado, um abraço Carolina
Vcs me ajudaram muito! Estou sempre vendo o blog, postem mais coisas por favor .
Carolina

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Um abraço, Carolina. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Giovana: ácaros não atacam lábios vaginais. Gratos por sua visita ao nosso Blog da Alergia.

viviane disse...

Olá pelo amor de Deus me ajudem. Já faz 2 anos que estou sofrendo com uma alergia insuportável nas coxas. Não consigo mais usar calça jeans nem nada que fique em contato com a pele nas coxas e como um mechilao consumindo as minhas coxas. .. Estou fazendo acompanhamento na dermatologista Ligia Kogos em São Paulo onde moro mas nada dar resultados já tomei muitos e muitos remédios e nada da resultado . Fazendo 2 anos que só uso vestido e bem complicado pq no frio não consigo sair de casa. . Tive até que larga o meu emprego pq não consigo ficar um minuto se quer com algo que toque e fique colado nas minhas coxas. ... me ajudem pelo amor de Deus. .. tbm sinto muita coceira após o banho eu uso o sabonete protex .... Não aguento mais isso eu não posso mais fazer nada ,não tenho mais vida pq não posso nem mais trabalhar espero uma resposta por favor do que possa ser isso. .. o meu exame de imoglobulinas de 370 e o normal pra um adulto e 100 ai a dermatologista falou que tenho alergia mais não consegue descobrir do que. ... o incrível e que não tenho nenhum ematona e só te o contato na coxa que o comichão começa ai tiro o contato com a coxa ai passa. .. aguardo ansiosamente a resposta

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gostaria de poder ajudar, mas infelizmente o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Além disso, para medicar com segurança, é essencial conhecer os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Conto com a sua compreensão. Aconselho que procure um alergista para confirmar o diagnóstico e indicar a conduta apropriada para seu caso. Gratos pela visita

Mellany Mattos disse...

Olá, boa tarde!!!
Fiz a barba e fui a praia, mais a noite apareceram bolinhas como se fossem espinhas (vermelhas com pontas brancas) por quase todo meu rosto. Comprei Vodol e parece que melhoraram, mas continua muito vermelho e a vermelhidão saiu dos pontos e virou uma mancha inteira. O que é isso??? É com vodol que cura??? O que posso fazer??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mellany: não recomendo que use vodol, em especial no rosto que é uma area sensível. O tratamento inadequado, além do risco de efeitos colaterais, pode mascarar sinais e sintomas que serão importantes para que o alergista possa fazer o correto diagnóstico do seu problema. Aconselho que procure atendimento médico. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá , Bom Dia.. adorei o blog , tenho asma e dermatite atópica desde pequena (tenho 15 anos), no calor meu corpo coça muito , com o suor tudo piora! Não posso nem ir a praia. Quanto mais coço , pior fica.. e com isso acabo me machucando , faz ferida e depois acaba ficando as manchas.. de uns anos pra cá , estou tendo mais manchas do que machucados , e isso me deixa muito mal.. alguns machucados aparecem em meus dedos também , braços , pernas e coxas, sei que tenho isso por conta da alergia , mas minha dermatologista ja indicou remédios e nada passa.. me ajudem por favor! Isso me causa muita vergonha.. Gostaria de saber o que fazer para acabar de vez com esses machucados e ainda de quebra tirar essas manchas horrorosas!
Desde já Agradeço. Rafaela.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rafaela: infelizmente não há como atender sua solicitação pela internet. É essencial que se faça uma avaliação criteriosa e pessoalmente. A dermatite atópica pode piorar muito no verão, sob ação do calor e do suor. Mas, infelizmente não é possível orientá-la pela ointernet sem examinar sua pele. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Enquanto isso, procure evitar a exposição solar ptolongada e uso protetor solar de alta eficiência. Roupas, bonés e camistas com proteção UV poderão ser úteis. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá me chamo Ana, e a alguns dias me apareceu umas bolinhas vermelhas na perna, não coça, porem quando eu toco dói como se fossem pequenas espinhas... gostaria de saber se é alergia ao calor ou coisa pior???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana: sinto muito, mas não posso ajudá-la. Não é possível afirmar a causa das lesões em sua pele sem examinar. Aconselho que procure atendimento médico tradicional Gratos pela visita ao nosso blog.

oii disse...

Eu tenho alergia ao calor, fico com burbulhinhas e muito comichão, e cada ao e sempre diferente a anos que mau e outros e mais leve, o meu medico não se deu ao trabalho de e explicar bem esta alergia, e normal sentir ainda um pouco de comichão depois das temperaturas terem diminuido? e que eu ainda me sinto um pouco quente e o que posso fazer em relação a pele onde sou mais atacada, posso utilizar qualquer creme para a pele que fica seca?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Obrigado pela visita

Anônimo disse...

Olá, sou adolescente e sofro com uma pinicação que ocorre no corpo todo, minha pele é ressecada no corpo inteiro, gosto de fazer exercicios fisicos e bebo muita agua,mas nao apareceu essas bolinhas vermelhas na minha pele, ja cheguei a passar frio para nao pinicar e quando meu sangue esquenta (corro, ando rapido, estresso) meu corpo inteiro, principalmente as pernas, pinicam. Me ajudem, o que eu devo fazer? Grato

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato é compatível com urticária física, porém não há como afirmar o seu diagnóstico sem um exame físico. Converse com seu médico.

Joana Pinto disse...

Olá :) eu tenho muitas bolinhas pelo corpo mas nao dá muita comichão :c deverei me preocupar ? já tenho a algumas semanas ...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Joana: o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá bom dia gostaria de saber como faço pra descobir um tipo de alergia,pois tenho coceira com argencia principalmente no calor ou quando meu corpo está aquecido (ando )

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser um tipo de urticária física Mas não é possível afirmar pela internet. Aconselho que procure um(a) alergista para analisar seus dados clínicos, examiná-lo e fazer o diagnóstico do seu caso. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

leo martins disse...

Blog espetacular!!! Parabéns!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Leo Martins: agradeço em nome da equipe da Policlínica Geral RJ. Aproveito a oportunidade para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail. Abraço!

Anônimo disse...

eu estou com muitas bolinhas embaixo do nariz e ao redor, fui a um posto de saúde disseram que é alergia ao sol mais só tem essas bolinhas em apenas um local, a agente de saúde me disse para passar sempre protetor solar mais essas bolinhas numca somem! as vezes elas ficam bem marcadas e grandes, outras vezes elas não ficam muito aparecendo! não sei o que eu faço e não sei se é bem uma alergia, queria saber se isso seria outro tipo de doença e se tem alguma solução!!!!!
obs: as bolinhas são pequenas e são vermelinhas ao redor. quando eu lavo meu rosto com sabonete elas ficam ressecadas.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é possível fazer diagnóstico pela internet. Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Além disso, é essencial conhecer também os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...