Pular para o conteúdo principal

Nebulização: escolha certa ou errada?




Os aparelhos para nebulização foram um dos primeiros dispositivos usados para inalação de medicamentos no tratamento da asma e se tornaram muito populares nos últimos anos. O modelo mais conhecido é composto por um compressor ligado à corrente elétrica que fragmenta o medicamento líquido em partículas formando uma névoa, que é inalada e transportada até os pulmões através da respiração.

Ter um aparelho para nebulização em casa pode ajudar num momento de crise, evitando-se a ida a um serviço de emergência, em especial durante a noite. Algumas pessoas tendem a usar o aparelho como se fosse o único tratamento para a asma. Outros, até mesmo usam como sinônimo de medicação e chegam a dizer: -“Doutor, eu estava em crise, fiz uma nebulização e melhorei”, ou seja, sem ao menos referir o nome do medicamento usado. É importante estar ciente de que a nebulização nada mais é do que um método para inalar um medicamento.

Existem dois tipos de aparelhos disponíveis para venda: os modelos tradicionais a jato e os ultrassônicos. Os primeiros, funcionam através de uma corrente de ar ou oxigênio comprimido que quando projetada em grande velocidade sobre uma solução nebulizável, rompe-a em pequenas moléculas e origina um aerossol. Nos aparelhos ultrassônicos, o aerossol é produzido por ultrassons gerados ao se fazer vibrar um transdutor ou um cristal piezoelétrico sobre um líquido, geralmente entre 1 e 3 MHz.

Os medicamentos mais usados através de nebulizadores são os broncodilatadores (Berotec, Aerolin, Atrovent), com efeito de alívio nas crises de asma. Entretanto, outras medicações podem ser utilizadas, como por exemplo os corticóides inalados (Clenil A, Pulmicort), com objetivo não apenas de alívio, mas como tratamento de controle da asma.

Vantagens da nebulização:
- Técnica de uso é simples, facilitando uso em crianças, idosos e pessoas com dificuldade na coordenação motora.
- Uso facilitado nas crises, mesmo naquelas mais graves, pois não necessita de manobra respiratória especial.
- Pouca deposição do remédio em orofaringe
- Podem ser misturados vários medicamentos numa mesma inalação.

Desvantagens:
- Dificuldade no transporte e na montagem do aparelho, em especial na hora da crise,
- Necessita energia elétrica,
- Barulho é incômodo, em especial à noite,
- Risco de contaminação,
- Demora para inalar a dose,
- Necessita de manutenção e esterilização dos componentes.

Como fazer uma nebulização:
Colocar a medicação no recipiente, usando soro fisiológico, num volume médio de 2ml. Não se recomenda o uso de água destilada como diluente.
Sentar-se com as costas eretas e posicionar a máscara ou o bocal em direção à boca, que deve permanecer aberta durante todo o processo.
Respirar lenta e profundamente aguardando até o vapor se extinguir.

Após o uso, desmonte e lave com sabão ou detergente neutro. Depois de lavado, coloque o material de molho por 30 minutos em solução germicida (pode-se também usar solução caseira feita com 500ml de água sanitária e 500 ml de água filtrada ou fervida). Lave novamente em água corrente (coloque sob o jato da torneira por alguns minutos). Depois, deixe secar bem e guarde em local fresco e livre de pó ou foco de mofo.

Erros mais comuns:
- Colocar grande quantidade de soro
- Usar máscara afastada do rosto (o vapor se espalha e prejudica o resultado)
- Fazer a nebulização com a criança dormindo, deitada ou usando chupetas.

Dicas:
- Peça ao médico que indique o medicamento e a dose adequada para evitar pânico na hora da crise.
- Procure fazer a nebulização em local calmo, com a pessoa sentada e com as costas eretas. Crianças pequenas devem ser colocadas no colo.
- Não fale durante o procedimento.
- Para uso de corticóides inalados, preferir os aparelhos a jato e usar bocais ao invés de máscaras para proteger os olhos.

Comentários

  1. Olá queridos, bom dia!

    Gostaria de saber se é possivel que me esclareçam uma duvida.

    A uns 3 meses atrás descobri que tenho rinopatia cônica e desvio septico nasal. De dois meses pra cá venho sentido uma pressão no peito e deficuldade pra respirar que se inicia pela manhã tendo uma melhora a tarde e piora a noite. Esses sintoma duram uns 4 a 5 dias, notei que começei a tê-los no mês passado então melhorei estou os sentindo novamente.

    Pergunta?

    Isso pode ser um inicio de quadro de asma?

    A asma pode começar mesmo na fase adulta?

    **ficaria muito grata se pudessem me responder..


    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivian: a asma é uma doença comum na infância, mas que pode se iniciar em qualquer idade, até mesmo em idosos. A Rinite alérgica, por sua vez, é uma doença pouco valorizada mas que ao se complicar pode desencadear ou agravar a asma. Não há como afirmar se suas queixas são relacionadas à asma. A própria rinite sem controle poderia provocar tais sintomas. Aconselho que procure um médico especialista em Alergia para orientá-la. Caso queira esclarecer mais dúvidas, estamos ao seu dispor no email alergiapgrj@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que entendi, todo o asmático tem que ter um nebulizador em casa?

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, não: o aparelho para nebulização é útil em algumas situações, mas hoje existem outros dispositivos inalatórios mais práticos e até mais eficazes para tratar a asma. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. OI Drª Fatima...

    Obrigada pela atnção...

    Marquei um alergologista, e fui também na emergencia dai fizerão nebulização em mim, melhorou mas não passou totalmente...

    ME passaram também uma bobinha Duovent,muito boa por sinal... Esses fatos ocorreram na terça feira e hoje graças a Deus estou boa...

    Estou agora aguardando a minha consulta pra ver como vai ser o procedimento...

    Entrarei em contato...

    Mas uma vez obrigada..

    ResponderExcluir
  6. Achei o artigo sobre nebulização formidável! Sempre achei que era melhor uma nebulização mais prolongada do que uma curta. Assim, ao invés de colocar 3ml (tendo em vista a idade da criança), colocava 5ml. Mas, pelo que entendi isso acaba por ser prejudicial no tratamento!

    ResponderExcluir
  7. O uso do soro em maior quantidade pode não ser prejudicial mas como torna a nebulização prolongada, cansa a pessoa (seja criança ou adulto) e termina por prejudicar o resultado final.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite

    Por gentileza, gostaria de comprar um nebulizador tradicional, mas não sei qual marca seria melhor. Poderiam me dar uma sugestão? Muito obrigada.
    Camila

    ResponderExcluir
  9. Os melhores modelos são os comuns, elétricos, "a jato". Não se recomenda a compra de modelos ultrassônicos. Algumas marcas são conhecidas: NS, Pulmopar e De Vilbiss (este último é importado).

    ResponderExcluir
  10. Olá. Vi aqui a pouco tempo um comentario sobre indicação de nebulizadores onde dizia que os melhores são os comuns, eletricos"A JATO",´por favor gostaria de saber Qual é a diferença entre os dois?
    OBRIGADA
    ANA PAULA

    ResponderExcluir
  11. Ana Paula: um diferença é o tamanho das partículas.Além disso, o ultrassônico provoca um aquecimento que altera o efeito de certos remédios como os corticóides inalados.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Gostaria de saber se a nebulização com sôro fisiológigico puro tem alguma valia para se obter o descongestionamento das vias orais, numa gripe comum.
    desde já agardeço a quem puder responder.
    Carmen

    ResponderExcluir
  13. Carmen: a nebulização correta é feita pela boca e não pelo nariz, exercendo pouca ação na mucosa nasal, qu está acometida nas gripes e resfriados. Nebulizar apenas com soro não tem efeito terapêutico, só umedece a mucosa.Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde, meu nome é Karyna

    Tenho uma dúvida, tem alguma substância que podemos colocar junto ao soro fisiológico com o efeito expectorante e descongestionante? Algo que não seja muito forte e possa ser vendido sem receita médica.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Karyna: as medicações que solicita não tem ação comprovado para uso em nebulização.Obrigado por visitar nosso blog

    ResponderExcluir
  16. Que produtos, ou que tipos solucoes germicidas para limpeza de nebulizadores eu posso encontrar?? Nome, Marca? esterilização dos componentes dos nebulizadores

    ResponderExcluir
  17. Uma opção é usar "Germekil". Peça que seu alergista oriente sobre o procedimento.Obrigado por sua paricipação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  18. Ola minha filha tem 2 anos e 7 meses e a pediatra dela sempre passa devido a sinusite dela 3 ml de soro,6 gotas de atrovet e 3 de berotec só que ela manda amornar o soro...
    como posso fazer isso??
    eu naão entendi....


    obrigada

    ResponderExcluir
  19. olá,tenho rinite alérgica...e faço uso de corticoide nasal..além de limpeza com soro fisiológico...gostaria de saber se seria benéfico substituir a lavagem nasal q faço c soro fisiológico por sessões de nebulização com o mesmo soro...por quetão de comodidade..?? a nebulização c soro para amenizar quadro de rinite é justificável??
    obrigado...

    ResponderExcluir
  20. Estudos mostram que a nebulização por via nasal não é indicada nem traz benefícios para a rinite alérgica. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  21. olá, meu filho de 6 anos tem bronquite, e usa medicamento de pressão(atenolol 25mg). Quando tem crise de bronquite ele usa o nebulizador com 6 gotas de berotec e 10 de atrovent, gostaria de saber se estes medicamento podem causar algum dano á saúde dele. Gostaria também de saber se o uso de nebulizador causa problema de coração?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Os medicamentos usados no tratamento da asma sob forma de nebulização são seguros, desde que usados na forma, na dose e no tempo prescrito pelo médico. Mas, Berotec e Atrovent são broncodilatadores, ou seja, relaxam a musculatura dos brõnquios , melhoram a passagem do ar e aliviam os sintomas. Aproveito para lembrar que o tratamento não se baseia apenas no uso de remédios. Passada a crise é importante manter um acompanhamento contínuo, combater fatores agravantes, controle ambiental contra pó e ácaros. Existem medicamentos que atuam na inflamação que origina a doença e assim previne as crises. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  23. cristina pessin11/5/10 18:57

    amei toda, parece que foi feitas toda respostas para mim .obrigada a todos

    ResponderExcluir
  24. Cristina: a nossa equipe fica muito feliz em saber que pudemos ajudá-la. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  25. Tacianna Karina16/5/10 18:43

    Minha filha tem 4 anos e 5 meses, gostaria de saber quantas gotas de berotec, ml de soro e de atrovent é o ideal p/ fazer a nebulização?
    Obg

    ResponderExcluir
  26. Taciana: a sua solicitação não pode ser feita pela internet pois a indicação e a dose usada numa nebulização depende não apenas da idade e do peso, mas também da avaliação da crise, intensidade, etc. Aconselho que entre em contato com o médico de sua filha para que receba uma orientação adequada. Conto com a sua compreensão. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de saber se a nebulizacao eh eficaz no tratamento de sinusite...posso fazer so com soro?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  28. Lu: não há comprovação científica do valor da nebulização com soro fisiológico no tratamento da sinusite. Obrigado pela visita. Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  29. Olá, bom dia! Meu esposo está com a garganta enflamada a mais de 3 dias, e a noite na hora de dormir parece que ficar pior ele fica sufocado. Tenho um aparelho nabolizador em casa, qto gotas devo colocar de berotec + o soro p/ inalar??? No aguardo! Por favor é urgente.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  30. A sua solicitação não pode ser atendida através de um aconselhamento por e-mail: para indicar uma medicação é essencial examinar seu esposo,diagnosticar, conhecer suas características pessoais, saber se é portador de outras doenças associadas, se faz alguma medicação contínua que possa interferir com a medicação usada na nebulização, etc. Por isso, aconselho que entre em contato com o médico para uma orientação segura e adequada. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  31. olá. me chamo kelly.
    minha filha tem 1 ano e 4 meses e o alergista disse que ela tem rinite. tem época que ela fica como se estivesse com um resfriado que não passa: nariz escorrendo, tosse seca, obstruão nasal... eu faço nebulização c soro ou água filtrada p ver se melhora, mas já ouvi dizer que não é recomendado. então quero saber: devo ou não fazer a nebulização? com soro ou água? desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  32. Kelly: nebulização não tem efeito direto no tratamento da rinite alérgica. Aconselho que leve sua filha a um alergista para que oriente um tratamento não apenas nas crises, mas de forma a controlar a doença e prevenir crises. Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a rinite, intitulado "É mais feliz quem respira pelo nariz" envie um e-mail (blogdalergia@gmail.com)e enviaremos a cópia em PDF para você.

    ResponderExcluir
  33. Olá a todos. Gostaria de maiores informações, se possível até uma indicação técnica, sobre a NÃO utilização do nebulizador ultrassônico. Qual é o prejuízo da sua utilização? Todos os medicamentos são alterados quando ele é usado?
    Marcos Villar.

    ResponderExcluir
  34. Marcs: nebulizadores ultrassônicos aquecem as partículas e por isso modificam o efeito de alguns medicamentos, como os corticóides inalados. O ideal é usar os tradicionais nebulizadores a jato.Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  35. Gostaria de saber se a utilização de óleo de menta piperita e óleo de eucalipto para nebulização podem ser prejudiciais para rinite alérgica ou se tem contra-indicação.

    ResponderExcluir
  36. Não é recomendável que use estas substâncias pois podem ocasionar irritação da árvore respiratória, piorando os sintomas. Aconselho que procure um alergista. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  37. oi,estou com uma crise de bronquite e com pneumonia e meu medico mandou q nebulizasse 5ml soro, 10 gts berotec e 20 atrovent de 4/4 hs no primeiro dia só q fico muito tremula e fiz só uma vz mas ainda estou com o peito muito congestionado será q é necessario fazer tantas vzs ou posso fazer só 2 vzs ao dia,desde ja agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  38. É possível diminuir o número de nebulizações diárias. Mas, é importante que entre em contato com seu médico e relate sua resposta ao tratamento e os efeitos colaterais que observou. Assim ele poderá modificar seu esquema de tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo7/9/10 18:49

    Me chamo Tiago.
    Estou com sinusite. A médica receitou levofloxacino e me deu alergia na pele e coceira. Após dois dias de uso, suspendemos tal medicação. Após 4 dias, já não havia mais coceira, no entanto a pele ainda apresentava sensibilidade quando pressionada ou esfregada. Iniciei outro tratamento, desta vez com amoxicilina+clavulanato de potássio (500 mg +125 mg), que já dura 4 dias. Ocorre que, depois de uma semana da suspensão do medicamento que me dera alergia, persiste a sensibilidade na pele. Minhas perguntas são: Por quanto tempo posso ficar com sintomas de alergia a um medicamento? É possível o último medicamento ministrado estar me dando alergia também e eu não saber?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo9/9/10 22:15

    Muitas pessoas realizam nebulização com água, principalmente para alívio dos sintomas da gripe, eu como profissional da saúde proíbo meus pacientes de fazê-lo e procurar tratamento médico, pois a nebulização deve ser feita por via oral não nasal, e em casos de asmas. Gostaria que vocês me ajudassem pois muitas pessoas relatam alívio dos sintomas principalmente da congestão nasal e a facilitação da expulsão do muco, vejo que este "alívio" é apenas causado pela umidificação da mucosa nasal e com isso, o muco que se encontra em via aérea superior é expulso com maior facilidade incluindo um "alívio" digamos que psicológico. Bom, gostaria de saber se minha conclusão esta correta! Agradeço

    ResponderExcluir
  41. Tiago: infelizmente não é possível emitir o parecer que solicita através da internet. Para responder sua pergunta seria necessário conhecer mais dados clínicos, examinar sua pele, diagnosticar o tipo de reação alérgica que apresentou.Seria necessário também saber qual foi a medicação que fez uso, dose, tempo de uso, etc. Conto com a sua compreensão.Aconselho que entre em contato com o alergista que o acompanha e peça que o oriente. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  42. A sua colocação está correta: a nebulização é mais eficaz quando feita com a boca aberta. O uso da água destilada pode irritar os brônquios e agravar crises. Por isso deve-se preferir o suo do soro fisiológico. Gratos pela visita ao nosso blog. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  43. Oi.. Descobri que tenho bronquite mas já fui ao médico, e ele me recomendou 5ml de soro, 4 gts de berotec e 10 gts de atrovent quando estiver em crise de falta de ar. Mas tenho percebido que logo apos a nebulização eu fico tremula, e eu só faço mesmo qdo sinto falta de ar, e somente uma vez no dia, e mesmo assim me sinto tremula. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  44. O tremor é um efeito colateral comum dos broncodilatadores, mas é passageiro e não tem gravidade. Contudo, se o desconforto for grande, recomendo que entre em contato com seu alergista para uma nova orientação. Agradecemos sua visita e convidamos a assinar nosso blog, passando assim a receber os textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  45. o nebulizador serve pra trata gripe comum? a inalaçõ pode ser feita com soro? para esse casos de gripe comum pode ser usado o nebulizador ulta sonico.
    Luciana ES

    ResponderExcluir
  46. Luciana: nebulizar com soro auxilia no umedecimento das vias respiratórias, favorecendo a fluidificação da secreção. O nebulizador ultrassonico pode ser usado. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  47. Ola, estou gravida de 7meses, minha GO já falou p comprar um nebulizador, mas sinceramente n entendendo nd disso pois nunca usei, sou marinheira de 1ª viagem..mas andei epsquisando e vi q tem diferença entre nebulizador e inalador..e muitas maes compram esse ultrassonico q li aqui qn é bom, qual modelo vc indicaria q seria mais apropriado p criança a começar pelo rescenascido ate adulto? algum q possa colcoar deitado tb? vi q n é acomselhado..mas seria muito ruim?

    Agradeço desde já....

    ResponderExcluir
  48. Existem boas marcas de nebulizadores (compressores à jato) no mercado brasileiro: Nevoni, Pulmopar, Pari e De Wilbis são alguns exemplos. Nao é indicado nebulizar com a criança deitada, qualquer que seja o aparelho. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  49. Ola
    meu nome é patricia
    Minha duvida é: minha filha faz nebulização com 5ml de soro fisiológico, mas não sai vapor nenhum....(ou pelo menos não consigo ver)será que o aparelho esta danificado, ou realmente não é possível ver o vapor?

    ResponderExcluir
  50. Patrícia: a névoa varia conforme o tipo de aparelho utilizado. Peço que escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com informando mais detalhes. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  51. thomas jefferson23/3/11 20:40

    olá: tenho 23 anos e peso 97 quilos.tenho asma desde que nasci. minha nebolização é a base de soro e berotec. qual o numero de gota de berotec que coloco para fazer a inalação?

    ResponderExcluir
  52. Thomas:a dose do Berotec no adulto não se baseia no peso corporal, mas sim na análise clínica de cada paciente, a saber: tipo de crise, gravidade dos sintomas, se a pessoa tem outras patologias, etc. Por isso, aconselho que entre em contato com seu alergista e peça esta orientação. Aproveito para lembrar que Berotec tem ação aliviadora, mas não trata sua asma. É importante utilizar medicamentos controladores todos os dias e assim evitar crises. E, tratar asma vai além do uso de remédios. Convido que leia um texto já publicado neste blog sobre a asma, tratamento e formas de prevenção: http://blogdalergia.blogspot.com/2007/05/asma-atitude-tudo.html Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  53. ola tenho alergia a cloridrato d cocalto cruzamento de vitamina b12 o q nao devo comer e ura .eu axava q minha alergia era a moffo tem alguma relaçao com essas substancias

    ResponderExcluir
  54. Anônimo8/4/11 12:37

    Boa Tarde!
    Quero de saber se um aparelho para nebulização pode ser usado por outra pessoa?

    ResponderExcluir
  55. Lilian: Cloreto de Cobalto é um metal encontrado em jóias fantasia (bijuterias) e objetos de metal. Também é encontrado no concreto, tijolos e secadores de parede. Pode ser encontrado em alguns cosméticos. Indivíduos alérgicos ao cobalto podem ser ao níquel e cromato. Cobalto também pode ser usado no fabrico de plásticos e borracha, sendo importante para trabalhadores da indústria. Não há indicação de dieta aos pacientes portadores de dermatite de contato ao cloreto de cobalto. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  56. É importante manter limpo e esterilizado o aparelho usado para nebulização. Os bocais de vidro podem ser fervidos. Máscaras e materiais plásticos devem ser colocados fe molha em substÇancua germicida. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  57. O nebulizador funciona apenas com água?

    ResponderExcluir
  58. A nebulizaçãodeve ser feita com soro fisiológico. O uso de água destilada pode irritar as vias respiratórias sensíveis do asmático e piorar a crise. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  59. Nebulizar criança somente com soro e alcool é eficiente também? Pode fazer isso? de quanto em quantas horas pode nebulizaar somente com soro e com quantos ml?
    Att
    Bianca

    ResponderExcluir
  60. Bianca: 1) não é recomendado nebulizar com álcool pois pode irritar as vias respiratórias e agravar a asma. 2) A nebulização apenas com soro não tem efeito terapêutico na asma. 3) Em qualquer nebulização, o volume de soro deve ser de 2 a 3 ml. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  61. tenho um bebe de 2 anos, e ele tem tido algumas crises de asma com taquiacardia, na ultima consulta com o PE ela fez rx, hemograma e eletrocardio..mas deu normal apenas uma leve infecção no hemograma (leucocitos) e então ela passou , amoxilina, predsin e nebulizaçao com berotec....mas lendo a bula vi que tanto o predsin como o berotec,podem dar taquicardia,a sim e ele tb tem a pele muito quente da cintura para cima e disse a PE que é normal qdo o coraçao esta acelerado ou om presença de febre que não é o caso dele, estou preocupada se esta asma é proveniente da medicação. vcs podem me orientar?

    ResponderExcluir
  62. Patrícia: os dados que envia não são suficientes para que eu possa avaliar o quadro clínico do seu filho e a prescrição orientada. O seu relato não sugere que seu bebê tenha asma em consequência de uma medicação. Aconselho que peça ao pediatra que esclareça suas dúvidas. Lembro que a base para o tratamento é o diálogo que se estabelece entre o médico e a família do bebê. Por isso, é muito importante que escolha um pediatra em quem confie para tratar do seu filho. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  63. Anônimo5/5/11 22:10

    Gostaria de saber se posso usar agua mineral para nebulizar com berotec e atrovent. Esqueci de comprar o soro. Obrigada

    ResponderExcluir
  64. Não é recomendado nebulizar com água mineral: pessoas sensíveis, em especial nos asmáticos que em consequência da doença, possuem brônquios hiperreativos e podem ter uma reação indesejada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  65. olá! meu filho tem 3 anos e teve uma crise de bronquite e assim que teve comprei o nebulizador, sempre que fica com nariz escorrendo, espirando eu faço a nebulização com soro e percebo uma boa melhora em sua respiração. Tenho receio em colocar o medicamento berotec nas nebulizações por achar que pode ser prejudicial. quase sempre faço a nebulização com ele deitado, dormindo. gostaria de saber qual a desvantagem de proceder desta maneira já que obtenho bons resultados???

    ResponderExcluir
  66. Luciana:a nebulização com a criança deitada e dormindo leva a uma menor deposição da medicação nos pulmões. É provável que no caso do seu filho não seja asma e sim rinite e haja uma melhora por conta da umidificação das vias aéreas altas pelo soro. Não recomendo que use Berotec sem orientação do médico. De qualquer modo, para uso numa crise de asma, a nebulização com a criança deitada e dormindo prejudica seu efeito. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  67. Olá, minha filha tem 2 anos e 4 meses e sofre com a mudança de temperatura e especialmente ao tempo frio. Ela faz tratamento com Singulair (4mg), eta tomando allegra e limpamos o nariz com soro fisiologico.
    Percebemos que ela fica muito congestionada a noite, o que dificulta ter uma boa noite de sono.
    Se eu nelubilzar só com soro fisiologico, vai aliviar a respiração? Posso usar mais algum medicamento?

    ResponderExcluir
  68. Daniela: o efeito da nebulização no nariz é discreto devido ao seu reduzido tamanho, em especial numa criança pequena.O uso do soro fisiológico tem efeito de umedecer as vias respiratórias. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  69. ola!Existe alguma contra-indicação em fazer a nebulização com o soro fisiologico gelado?

    ResponderExcluir
  70. Candice: o ideal é que o soro esteja o mais próximo possível da temperatura corporal. O soro gelado não fará mal, mas sabe-se que pode irritar e agravar crises em pessoas mais sensíveis. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  71. Anônimo3/6/11 10:01

    por que não é correto nebulizar com acriança dormindo?

    ResponderExcluir
  72. Não é recomendado nebulizar com a criança dormindo porque o aproveitamento da medicação é mínima pois diminui a absorção da medicação na árvore respiratória brônquica. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  73. Oi, eu tenho catarro que fica na garganta e eu não consigo escarrar, isso produz um mal cheiro na minha boca e até um gosto amargo, será que a nebulização me ajudaria a amolecer esse catarro? Obrigada

    ResponderExcluir
  74. A nebulização com soro fisiológico pode aliviar, porém o mais importante é procurar atendimento médico e detectar a causa do problema. Caso more no Rio, a nossa equipe está ao dispor na policlínica Geral. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  75. Tenho sinusite e gostaria de saber se e recomendavel fazer inalaçao com uma infusao caseira de eucalipto usando o nebulizador.

    ResponderExcluir
  76. A inalação através de aparelho nebulizador tem efeito limitado na área nasal, sendo mais indicado para afecções pulmonares. Alémdisso, o forte odor do eucalipto pode agravar os sintomas de asma e rinossinusite. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  77. CUIDADO COM O BEROTEC, NA DOSE ERRADA ELE PODE MATAR!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  78. Olá,meu nome é Maria Aparecida, a minha mãe tem 77 anos e devido os avc que teve, ela vive mais deitada enfim, além disso sofre de sinusite crônica o médico informou que deveria fazer uma raspagem p/ aliviar mas como ela esta muito fraquinha e devido a idade, ele disse que ñ é apropriado a fazer esse procedimento então orientou fazer quando estiver muito entupido as vias, nebulização só com o soro e aplicar em cada narina o RINOFLUIMUCIL resumindo quero adquirir um inalador pesquisei e tem um modelo que é o PULMOPAR PLUS que dá a opção de fazer a inalação deitada. pergunto: há contra indicação caso precise fazer com ela deitada? desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  79. Medicamentos devem ser usados com parcimônia, obedecendo a prescrição médica. Berotec é um broncodilatador e se utilizado em doses aumentadas pode realmente provocar reações adversas sérias. Lembro que Berotec tem apenas efeito aliviador, ou seja, alivia sintomas de crises de asma mas não trata a doença. Assim que a crise melhore, deve ser substituído por medicamentos controladores, ou seja, que combatem a inflamação dos brônquios, controlam a doença e evitam novas crises. Por isso, o tratamento da asma deve ser orientado por um médico especialista. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  80. Maria Aparecida: o aproveitamento da nebulização é melhor quando realizada com o paciente em postura adequada. Ns casos especiais como cita o caso de sua mãe, impossibilitada de se levantar, pode-se buscar uma solução alternativa. Aconselho que solicite ao médico uma orientação específica para seu caso. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  81. Olá colegas!Parabéns pelo blog!Preciso da ajuda de vocês.Tenho apresentado sintomas de alopécia importante,dermatite de contato por alguns tipos de luva e piora da atopia.Fiz um teste de contato para várias susbstâncias,inclusive cosméticos.Resultado positivo para Thimerosal(+3/4+),mas não consigo saber que substâncias afastar para melhorar.Preciso de ajuda para saber em que produtos procurar e que tipo de luvas de procedimentos devo usar.Há algum alimento que devo afastar? Não achei nenhum dos meus cosmeticos com essa substância,pode
    não estar descrito? Existe algum outro nome dele usado em formulas? Muitas estão em inglês.. Obrigada Mariana

    ResponderExcluir
  82. Edilaine2/7/11 14:05

    Berotec com atrovent,ajuda na tosse saca?Edilaine

    ResponderExcluir
  83. Olá, tenho um filho de 6 meses e o pediatra receitou inalação com soro fisiológico, além de outros medicamentos, para alívio de sintomas de resfriado e de uma possível alergia respiratória (porque o resfriado/gripe não passa de forma definitiva e existe a suspeita de que ele tenha dermatite atópica, que pode associar-se a doenças respiratórias). Eu faço a inalação à noite, e quando está muito ruim faço de dia e à noite (2 vezes). Gostaria de saber o que acontece depois da inalação. Onde fica a secreção? Li que a inalação não serve muito para descongestionar as narinas, mas essa umidificação proporcionada pela inalação ajuda a "expulsar" o catarro do peito? Eu fico na dúvida porque não "vejo" saída de secreçaõ. Como é possível uma melhora na criança se ela não pode assoar o nariz? Mesmo os descongestionantes nasais, parecem melhorar, mas para onde vai a secreção?

    ResponderExcluir
  84. Mariana: Thimerosal é um anti-séptico potente usado em medicamentos e cosméticos. Algumas vezes a concentração do produto é baixa e o contato por curtos períodos pode não provocar alergia1) Se no rótulo do produto não consta o nome do thimerosal, é porque não contém a substância. 2) Luvas de nitrilo ou de vinil podem ser opção aos alérgicos à luvas de látex, 3) A restrição de alimentos está indicada apenas nos casos onde foi confirmada uma alergia alimentar.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  85. Fabiana:a nebulização com soro fisiológico não tem ação terapêutica. Atua umedecendo as vias respiratórias. Crianças pequenas não sabem expectorar mas a secreção será absorvida ou deglutida e eliminada através das fezes gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  86. Edilaine: Berotec e Atrovent são broncodilatadores e atuarão apenas se a causa da tosse for um broncoespasmo. A melhor maneira de tratar a tosse é detectar a causa e assim poder controlar o sintoma. Por isso, é aconselhável procurar atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  87. Boa noite!
    Preciso fazer nebulização em meu filho de um ano, ele chora muito. A única forma de fazê-lo parar foi dar a chupeta, mas sei que não tem o mesmo efeito. Não sei o que fazer para ajudálo!?

    ResponderExcluir
  88. Denise: procure fazer a nebulização com seu filho no colo, conversando, brincando com ele para tranquilizá-lo. Ao invés de usar a máscara que pode assustar as crianças pequenas, utilize o bocal, para que possa fazer a nebulização com tranquilidade. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  89. Meu nome é Leila, moro em Nova Iguaçu.
    Boa noite... aos doze anos comecei a ter crises de bronquite, minha mãe nunca fez tratamento, apenas tratava durante as crises. Hoje aos 46 anos além da bronquite (que somente dar quando tenho acesso a cheiros fortes ou mofo}, estou tendo crises de alegira em minha pele que coça muito e surge calambos enormes e até mesmo produz inchaço em meu rosto, isto já está acontecendo desde 2002, fui há vários médicos, e tomei vários remédios(hixizine, loratadina, celestone, polaramine, dexametazona)e injeçoes (diprospan entre outras) confesso que atualmente está muito recorrente e não sei o que mais fazer e a quem procurar. Pois preciso de ajuda... Obrigada.. aguardo resposta

    ResponderExcluir
  90. Leila: como você mora em Nova Iguaçu, o caminho mais adequado é nos procurar na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Funcionamos de segunda a sexta feira, pela manhã de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para (21) 2517 4206 ou 2210 2810, fale com a nossa secretária e informe-se sobre mais detalhes. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog

    ResponderExcluir
  91. Olá, minha mãe teve alta do hospital na sexta-feira,estava com pneumonia, posso administrar atrovent e birotec em inalação? Vai ajudar em sua recuperação? Obrigada.

    ResponderExcluir
  92. Aconselho que entre em contato com o médico de sua mãe e peça esta orientação. É importante conhecer os dados clínicos de sua mãe, sua idade, se é portadora de outras doenças, se usa medicamentos contínuos que possam interferir com as medicaçõews usadas na nebulização, etc. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  93. Bom dia doutores,
    Gostaria de uma ajuda, 2 e1/2 semanas iniciei um processo de bronquite..a medica passou amoxilina nao melhorou, retornei hj prescreveu asmol 4 fazer inalacao 4 vezes ao dia... falei que meu problema eh que o muco nao esta saindo esta parado no meu peito, com chiado e tudo... ela passou outro antibiotico Eryc 250.
    Nas minhas pesquisas atras desses nomes descobri o site de vcs e fiquei muito feliz com o que li. Minha duvida eh..esses novos medicamentos realmente faz eu expectorar melhor?
    Moro fora do pais e acho que a medicina aqui nao eh preventiva igual a nossa ai.
    Na terca irei ao specialista de alergia, pois faco uso continuo de avamys so que ele se encontra em ferias so retorna semana que vem fui ao GP q nem conhecia. para poder cuidar logo mais estou vendo que essa bronquite esta levando mais tempo que o normal.
    Uso levoid e glifage para controle da tireiode e resistencia a isulina. Voces ja ouviram falar nesses medicamentos?
    Agradeco muito a responda de vcs.
    Grata,

    Claudia

    ResponderExcluir
  94. Claudia: no Brasil não temos nem o Asmol nem o antibiótico que cita (Eryc 250). Peço que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando mais detalhes e o nome químico da substância para que eu possa orientá-la. Gratos pos sua visita,

    ResponderExcluir
  95. Olá,
    Minha filha tem 3 meses e 22 dias, pesa 5.800kg e ela está com um pouco de catarro devido a uma gripe que teve
    gostaria de saber se o remédio Clenil A que foi passado por seu pediatra irá causar algum dano a saúde dela?
    Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  96. olá tenho problema de cansaço e sempre nebulizo,com soro berotec 5 gotas e atrovent 10,tem algum problema??e os efeitos são muito,aguardo resposta obrigada

    ResponderExcluir
  97. posso usar soro caseiro no lugar do fisiologico

    ResponderExcluir
  98. Renata: o problema é que nebulizar com broncodilatador (Berotec, Atrovent) apenas alivia mas não trata a causa do cansaço. Por isso, é mais adequado retornar ao seu alergista e reavaliar seu caso. Existem medicações que podem controlar sua asma e assim você não necessitará mais nebulizar. O uso repetido da nebulização com broncodilatador aumenta a possibilidade de efeitos colaterais indesejáveis. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  99. Não. A nebulização deve ser feita com soro fisiológicos. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  100. Anônimo3/8/11 08:34

    Olá !
    Posso colocar extrato de eucalipto no nebulizador?
    Funciona?

    ResponderExcluir
  101. Não recomendo.O odor ativo do eucalipto pode agravar sintomas em pessoas sensíveis. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  102. tenho asma desde criança gostaria de saber se
    ao fazer nebulização apenas com soro fisiológico estou fazendo mal a minha saúde,minha asma é alérgica,todas às vezes que tenho contato com poeira,mofo ou quando o tempo muda.Obrigado!

    ResponderExcluir
  103. Rosilda: nebulizar apenas com soro fisiológico não causa mal, mas também não tem efeito terapêutico comprovado na crise de asma. Aconselho que peça que seu médico a oriente sobre a melhor conduta no seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  104. Bernardo6/8/11 10:15

    Bom dia, Li que os medicamentos Pulmicort e Clenil não são compatíveis com nebulizadores ultrassonicos. Quais medicamentos tem a mesma função e são compatíveis com o ultrassonico?

    ResponderExcluir
  105. Bernardo: Clenil (beclometasona) e Pulmicort (Budesonida) podem ser utilizados sob a forma de aerossol (spray) com espaçador, obtendo o mesmo efeito das nebulizações, de forma mais rápida e confortável ao paciente (em qualquer idade). Estes medicamentos não tem similares para uso em nebulizador ultrassônico. Converse com seu alergista e peça que o oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  106. Meu filho tem asma alergica e o pneumologista passou Pulmicort nebulizador por 10 dias, porém ao final do tratamento, depois de expectorar bastante, ele está com tosse seca. Isso é normal? Se for, passa logo? Posso usar loratadina, que é o que o médico normalmente recomenda para esse tipo de tosse?

    ResponderExcluir
  107. Se a tosse não cedeu, é sinal de que a causa do problema não foi resolvido. Não há problema no uso da loratadina, mas sugiro que entre em contato com o seu alergista para nova orientação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  108. Boa tarde . Meu nome é Márcio , Gostaria de saber se suco de limão puro faz bem para quem tem rinite .Ou pode irritar a garganta ?

    ResponderExcluir
  109. Márcio: limão é rico em vitamina C e benéfico para saúde, Mas, não há um efeito comprovado no tratamento da rinite alérgica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  110. Anônimo8/9/11 17:41

    Ola, minha bebe esteve gripada com muita espectoraçao, ela era recém nascida e o medico só disse para dar nebulização com soro fisiológico este procedimento e normal?
    agora ela tem 8 meses e me parece que esta com resfriado, fazer nebulização so com soro fisiológico resulta?
    moro em Portugal e to um pouco confusa
    desde já meus agradecimentos

    ResponderExcluir
  111. A nebulização com solução salina (soro fisiológico) umedece as vias respiratórias e pode proporcionar alívio durante uma gripe ou resfriado. Contudo, se não obtiver melhora, retorne ao pediatra e peça nova orientação de tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  112. ola,estou com sinusite ha mais de 20 dias,e estou usando sorine,ele alivia mas depois volta a entupir.devo parar de usar?agora começei a tomar loratadina,se nao melhorar o q devo fazer.

    ResponderExcluir
  113. Sorine adulto contém um vasoconstritor (Nafazolina) e o uso repetido pode induzir vício e agravar a obstrução nasal. Aconselho que mantenha a loratadina, substitua o sorine por lavagens nasais com soro ou com Salsep e procure um alergista para tratar sua rinossinusite adequadamente. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  114. Eu queria saber se fazer muitas nebulizações faz mal?

    ResponderExcluir
  115. Nebulizações podem ser usadas com diversos tipos de medicamentos. Eu presumo que você esteja se referindo às nebulizações com broncodilatadores no tratamento da asma. Estes medicamentos apenas aliviam sintomas mas não tratam a origem da doença. Além disso, a necessidade de fazer muitas nebulizações é um sinal de que a asma não está bem controlada. Aconselho que procure um especialista em Alergia para tratar sua asma de forma adequada, prevenir crises e assim não mais necessitar das nebulizações com broncodilatadores. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  116. Boa noite, minha filha tem 2a e 11,5kg. A pelo menos 1 ano ela sofre c/rinite e a pelo menos 1 mes c/bronquite segundo analise médica. Numa de suas crises o pediatra achou melhor passar ao uso de aerolin, pois a inalacao c/berotec ja nao tem o mesmo efeito. Hoje ela esta em crise e a 2 dias estou usando aerolin, mas nao vejo melhora... Mesmo após 1h da aplicaçao a tosse continua constatante c/intervalos entre 7 a 15 min... Posso fazer uso de inalação somente c/soro apos a bombinha? Quanto tempo depois?? A tosse mesmo apos as aplicacoes pode ser normal?? Obrigada.

    ResponderExcluir
  117. Fabiane: a tosse pode ser causada pela crise de asma (ou bronquite)não controlada, mas também pela rinite ou por uma sinusite. Aconselho que entre em contato com o alergista de sua flha e peça uma nova avaliação do seu quadro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  118. Muito obrigada, certamente o farei, mas como não consegui contato agora a noite, só gostaria de uma soluçõo paleativa... Como a tasse persistia estava preocupada, mas agora ela ja esta bem melhor, ja nao tosse a pelo menos 50m... Mas demorou mt p/surtir efeito. Novamente obrigada.

    ResponderExcluir
  119. Boa tarde eu tenho uma duvida com relação ao tratamento com nebulização: Para fazer nebulização em uma criança de 6 anos o fluxometro em unidades hospitalares deve ser colocado em quantos litros/minuto? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  120. Benílson: no atendimento de emergência nas crises de asma, o objetivo da nebulização é utilizar broncodilatadores (beta adrenérgicos) e fazer com que a criança inale o remédio para que ele exerça seu efeito terapêutico. Neste caso, a pressão de oxigênio deve ser o suficiente para gerar a névoa e vaporizar o broncodilatador, de acordo com cada caso. Situações mais graves, necessitando de oxigenação suplementar do paciente, a administração de O2 sob catéter nasal ou macronebulizador é mais eficiente do que através do nebulizador. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  121. marina
    ola tenho bronquite e faço o uso de bombinha aerolin , quero compra um inalador pra mim . gostaria de saber se Inalador e Nebulizador com Protetor Térmico - G-Tech NEBPLUS1 10 ml e bom e se posso fazer o uso so com soro ???

    ResponderExcluir
  122. Estou realizando obras em casa e tenho sentido muito desconforto na respiração, garganta e tosse característica de bronquite. Tenho rinite alergica e tenho feito uso de alegra todos os dias desde o começo da obra. Gostaria de saber se a nebulização com soro me traria alguma melhora nesse desconforto. Obrigada

    ResponderExcluir
  123. Marina: nebulizar com soro fisiológico apenas umidifica as vias aéreas, mas não tem efeito terapêutico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  124. Marina: Aerolin e nebulizações com soro (ou mesmo adicionando um broncodilatador) não tratam a asma, mas apenas aliviam sintomas. Por isso, o problema não se soluciona. O tratamento da asma deve ser feito com médico especialista que orientará o uso de medicamentos controladores da doença.Estes medicamentos atuam na inflamação dos brônquios, fazendo com que a asma seja controlada evitando crises. Por isso, antes de comprar o aparelho, aconselho que procure um alergista para orientá-la pessoalmente. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  125. oi queria saber se eu coloca menos soro doque foi indicado para fazer nebulização vai prejudicar a saude?

    ResponderExcluir
  126. Francilene: soro fisiológico deve ser usado em média de 2 a 3ml em cada nebulização. O médico poderá indicar dosagens diferentes, dependendo de cada caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  127. Maria Rosilda7/11/11 08:10

    Oi!Eu queria saber,se pode fazer nebulização em uma criança de 1 mês com soro fisiológico gelado,já que pede pra colocar na geladeira depois de aberto por 15 dias,foi receitado pelo médico,pois ele está com problemas respiratórios,nasceu com um dos pulmões infeccionado,essa é minha dúvida.Obrigado

    ResponderExcluir
  128. Aquela fumaça que,sai durante a nebulização é prejudicial aos olhos,porque na maioria das vezes que faço em um filho de uma amiga minha de apenas um mês ele fica muito inquieto e eu fico com medo de fazer algum mal aos olhos do bebê,só que a nebulização está sendo feita apenas com soro fisiológico.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  129. Rosilda: o ideal é que o soro esteja em temperatura ambiente e não gelado. A nebulização com soro não afeta os olhos. De qualquer modo, lembro que a máscara da nebulização deve estar bem acoplada à face da criança Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  130. A nebulização feita em uma criança dormindo,traz algum resultado positivo.

    ResponderExcluir
  131. Devido à posição, em especial se a criança estiver dormindo, o resultado da nebulização fica muito prejudicado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  132. Laiani Vida5/12/11 22:19

    Olá, gostaria de saber porque se utiliza o SF 0,9%, porque não é recomendável utilizar água destilada... obrigada

    ResponderExcluir
  133. Laiani: O uso da água destilada pode irritar os brônquios e agravar crises de asma. Por isso deve-se preferir o uso do soro fisiológico. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  134. Anônimo2/1/12 23:21

    tenho asma desde pequena, me trato no HC, mas na última crise( que fiquei internada)notei que quanto mais inalação eu fazia, mais aumentava minha tosse e consequentemente a crise, até que fui parar no hospital. poderia me explicar o porquê? será que tenho alergia à berotec?

    Grata

    Andrea

    ResponderExcluir
  135. Andréa: em crises graves de asma, pode ocorrer uma diminuição da resposta à nebulização pois os receptores da medicação broncodilatadora deixam de responder à ação do medicamento. O seu médico poderá orientá-la a reconhecer os sinais de alarme nas crises de asma e sobre o momento de procurar auxílio médico, evitando o sofrimento das internações o máximo possível. Convido que coneça a Associação Brasileira de Asmáticos em S Paulo (ABRA – SP) : http://www.sbasp.org.br/home.asp. Aproveite para assistir as palestras, onde receberá informações preciosas sobre o tratamento e prevenção da asma e da rinite. Informe-se pelo telefone 0800 773 8199 / Telefax: (11) 5549-8199. Se preferir, escreva para: info@sbasp.org.br Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  136. Anônimo7/2/12 23:47

    boa noite! nebulizaçao com berotec e atrovent funciona para rinite alergica? obrigada

    ResponderExcluir
  137. Berotec e Atrovent são broncodilatadores, ou seja, atuam relaxando a musculatura dos brônquios. Por isso, não têm ação comprovada na rinite alérgica.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  138. Rodrigo amaral13/2/12 02:43

    Olá
    Qual seria a o melhor fabricante ou o melhor modelo de nebulizador ultrassonico que posso comprar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  139. Existem diversos modelos de nebulizadores ultrassonicos, destacando as marcas NS e Nevoni Lembro que estes aparelhos não pernmitem o uso de corticosteróides inalados. Neste caso, deve-se usar nebulizadores a jato, destacando a marca Pari Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  140. olá
    Eu sofro sinusite e uso nebulizador mas minha tia diz que faz mal a saude.Só a nebulização natural afinal faz mal ou não?

    ResponderExcluir
  141. O uso de nebulização com aparelhos disponíveis no mercado tem pequeno alcance com pouco efeito nas vias respiratórias superiores. Aconselho que procure um alergista para analisar a causa das sinusites repetidas e para iniciar um tratamento que possa controlar a doença e não apenas aliviar sintomas das crises. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  142. MEU FILHO TEM 2 ANOS DE IDADE E NESSE MÊS JÁ FOI ORIENTADO POR MÉDICOS 2 VEZES POR CRISES RESPIRATÓRIAS. ELE TEM ASMA E TEVE AGORA HA POUCO TEMPO UMA CRISE DE LARINGITE. ESTOU DANDO NEBULIZAÇÃO DE BEROTEC COM ATROVENT E PERCEBO QUE ELE SE TREME,PERCEBO QUE ELE TREME A CABEÇA DURANTE UNS DOIS SEGUNDOS. ISSO É NORMAL? O QUE DEVO FAZER? ELE JÁ NEM ESTAVA MAIS TOSSINDO. E TENHO MEDO DE PARAR O MEDICAMENTO E ELE VOLTAR A TOSSIR. O QUE VCS ME INDICAM? DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  143. Robson: tremor é um efeito colateral comum dos broncodilatadores, em geral ocorrendo de forma leve, sem perigo. Mas, lembro que as nebulizações com broncodilatadores apenas aliviam sintomas mas não tratam a doença que originou o problema. O ideal é que seu filho seja acompanhado por um alergista de forma a manter um tratamento contínuo com objetivo de controlar a doença e evitar novas crises. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  144. Anônimo1/3/12 19:05

    Gostaria de saber se o Berotec e Atrovent servem para sinusite crônica.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  145. Berotec e Atrovent são medicamentos broncodilatadores e não são indicados no tratamento da sinusite crônica. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  146. Anônimo6/3/12 22:51

    Olá, gostaria de saber qual o melhor aparelho para nebulização em crianças menores de 1 ano. Pois eu acho os comuns muito barulhentos. Meu filho não aceita fazer, e tem medo pelo barulho. Tem alguma solução para fazer o processo de nebulização ser mais fácil?
    Existe aparelhos sem ruídos que são eficázes?
    Faz mal nebulizar o bebê deitado ou dormindo?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  147. 1) os aparelhos para nebulização mais indicados são os compressores a jato, porém são mais barulhentos 2) Não é recomendado nebulizar com a criança deitada ou dormindo 3) Uma opção é utilizar a medicação indicada pelo médico na forma de spray aplicado com auxílio de um espaçador, que resulta no mesmo efeito da nebulização porém sem ruído. Não necessita eletricidade e é muito mais rápido. Peça que o alergista oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  148. meu nome e marco tenho um bebe de 7 meses ele tem renite alergica o medico passou berotec e atroventi mais ele nao tem melhorado o que eu faço estou com medo pos dizem que berotec acelera o coraçao ele pode ter algum poblema mais tarde nao posso pagar uma clinica particular onde eu levo ele para fazer um tratamento. agradeço desde de ja um abraço.

    ResponderExcluir
  149. Marco: se não houve melhora, é recomendado que seu filho seja examinado novamente para que se possa modificar o tratamento. Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) para que possamos orientá-lo sobre um local para tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  150. Bom dia! Sou cantora e de umas três semanas para cá, tenho ficado durante muito tempo em ambiente com ar condicionado, inclusive ao dormir, estou com muita rouquidão e com as vias aéreas muito ressecadas. A um dia passei a fazer nebulização apenas com soro fisiológico. há alguma contra indicação? Essa é realmente a solução?

    ResponderExcluir
  151. Valeria: não há problema na nebulização com soro fisiológico. Mas, é uma conduta paliativa e se não obtiver melhora, procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  152. Olá tenho um filho de 4 anos desde 8 meses apresenta quadros constantes de laringite, ninguem consegue descobrir a alergia do menino, ele faz tratamento com varios medicamentos de prevenção, entre eles...
    Seretide 25/50 2 jatos 2x por dia
    Nazonex 1 jato em cada narina 2 x por dia
    Losec mups 10mg
    singulair 4 mg
    domperidona antes das refeições
    zyxem 10 gts à noite
    e mesmo com esta batelada de remedios o menino apresenta crises horrorosas, ja levei em varios médicos, agora o alergista e pneumologista dele me receitou pulmicort de 6 em 6 hs para tentar tirar o corticóide oral, mesmo assim não ta adiantando... estou desesperada... não sei mais o que fazer... ja foi internado por 2 x na UTI...
    inalações de adrenalina e decadron é direto... alguem tem alguma dica ou sugestão... desde ja agradeço a colaboração. Moramos em Alfenas MG.
    Agora lendo o blog descobri que o pulmicort não pode ser feito por inalador ultrassonico, este fato para mim é novo sempre utilizei este aparelho, há algum risco?? pq não pode ser feito por este aparelho?
    Anciosamente espero resposta...
    Carolina
    e ainda uma vacina contra inalantes

    ResponderExcluir
  153. Carolina: nebulizadores ultrassônicos aquecem as partículas e por isso podem diminuir o efeito dos corticóides inalados. Quanto ao tratamento do seu filho, gostaria de poder ajudar, mas peço sua compreensão pois é difícil opinar sem examinar pessoalmente, baseado apenas nos poucos dados enviados. Aconselho que exponha seus temores aos médicos que o acompanham pois eles poderão orientar de forma mais adequada. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  154. Minha filha de um ano está bastante gripada e com muita secreção e tosse. A pediatra dela receitou Allegra Pediátrico, e me surpreendi ao ler a bula, pois a indicação é pra alergia. Qual a razão de receitar esse medicamento pra ela?

    ResponderExcluir
  155. Os sintomas nasais de uma rinite alérgica podem ser muito parecidos e se confundir com os sintomas de gripes e resfriados. Além disso, em alguns caso, o uso de antialérgicos (antihistamínicos) pode ser útil como coadjuvante no tratamento, auxiliando no combate à secreção nasal e à tosse. Aconselho que exponha sua dúvida ao pediatra de sua filha e peça que esclareça o motivo da indicação do remédio no seu caso. É muito importante que se estabeleça um clima de confiança e diálogo entre a família da criança e seu pediatra. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  156. Muito bom blog, aborda temas uteis e muito bem explicados.

    ResponderExcluir
  157. Obrigada por seu depoimento. Tenha certeza de que suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Estamos ao seu dispor!

    ResponderExcluir
  158. Meu bebe de 5 meses esta com bronquite a pediatra passo clenil a com berotec mas mando eu utilizar o inalador tradicional e não o pulmosonic porque vc poderia me explicar ?

    ResponderExcluir
  159. posso usar o ultrassonic para fazer inalaçao com clenil a e berotec?

    ResponderExcluir
  160. Nebulizadores ultrassônicos aquecem as partículas e podem alterar a ação dos corticóides inalados como é o caso do Clenil A. Neste caso, deve-se preferir os inaladores a jato. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  161. Boa tarde! Meu filho tem 2 anos e estava com o nariz entupido por causa de um resfriado e fiz nebulização apenas com soro 6ml e melhorou muito. Nem parece queestava entupido e a secreção ficoumais fininha. Mas minha mãe ficou com medo porque ele ficou às vezes com a boca fechada. Disse quepoderiair direto para o pulmão e causar uma pneumonia. Fiquei desesperada. não consegui falar como médico. FAZ MAL NUBULIZAR COM SORO FISIOLÓGICO?

    ResponderExcluir
  162. A nebulização com soro fisiológico não causa dano pulmonar. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  163. Anônimo1/5/12 00:57

    gostaria de saber se o rinofluimucil é o mesmo que os medicos usam em gotas junto com soro para inalação. desde já agradeço

    ResponderExcluir
  164. Rinofluimucil associa a acetilcisteina com uma substãncia com ação descongestionante. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  165. quanto tempo é para fazer uma nebolizaçaõ obrigada kelly

    ResponderExcluir
  166. boa noite foi mto bom saber q vcs tiram nossas duvidas

    ResponderExcluir
  167. Rayanne: o ideal é que a nebulização seja realizada num tempo curto, principalmente no caso das crianças, para facilitar sua aplicação. Por isso, recomenda-se usar uma menor quantidade do soro: 2 ou 3 ml. Agradecemos sua visita e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  168. ola boa tarde gostaria de saber se o uso da nebulizacao seca ou solta o catarro?

    ResponderExcluir
  169. Kica: a nebulização com soro umedece, fluidifica e facilita a eliminação da secreção. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  170. Boa noite, meu nome é Maria da Penha. Gostaría de saber quanto tempo é o correto para se fazer nebulização. Faço nos meus filhos de 20 a 25 minutos com Berotec e Atrovent, mais já me disseram que é necessário deixar o liquido acabar no nebulizador. Obrigada.

    ResponderExcluir
  171. marcoprodata@gmail.com14/5/12 20:26

    Caros, meu filho teve algumas crises de bronquite e o medico recomendou a nebulização para ele com Soro, Berotec e Atrovent, ai comprei um nebulizador ultrasonico, e no manual explica que precisa usar agua filtrada ou fervida num recipiente interno, acho que para gerar o vapor. Posso substituir esta agua filtrada ou fervida por agua mineral ?

    ResponderExcluir
  172. Olá. Adorei ler tudo. Parabéns pela dedicação.

    ResponderExcluir
  173. Obrigado: suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  174. Maria da Penha: o ideal é usar uma quantidade pequena de soro fisiológico (2 ou 3ml) para que nebulização seja rápida. Hoje já existem soluções prontas (nebules) para uso em forma de nebulização. Aconselho que converse com o alergista dos seus filhos e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  175. Marco: é recomendável seguir as intsruções do fabricante do aparelho. lembro que aparelhos ultrassonicos não devem ser utilizados na nebulização de corticóides inalados, como por exemplo Clenil A e Pulmicort. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  176. oi amiga é isso mesmo q eu faço

    ResponderExcluir
  177. Rayanne: que bom que sua conduta está correta. Certamente ajuda no bom resultado da nebulização. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  178. tenho 32 anos, fumava desde os 16, fazem 2 meses que parei de fumar! Mas ainda sinto meu peito fechado, um pouco de asma, ou talvez não seja realmente asma, sinto meu pescoço meio que fechado também. Se parei de fumar, por quê sinto estes sintomas? Quando faço nebulização a falta de ar não passa, e antes quando eu fumava e me dava crise, com inalação passava. Me ajudem por favor, me arrependo muito de ter fumado por todos estes anos!

    ResponderExcluir
  179. tenho um filha de 5 anos, e sempre ela esta com o nariz congestionado e com muita tosse. Sempre que a levo ao medico, diz que e alergia e passa corticoies, anti alerico, nebulização e ao mais grave antibioticos. Ontem ele passou nebulização c/ Clenio A, mas diz que não poe ser feito em nebulizador Ultra Sonicos por que o remedio não tem efeito, isso é verdade????
    Outra coisa, como ja disse minha filha de 5 anos (15 kg) - o medico receitou 5ml de anti alergico, mas sempre leio a bul, que neste caso diz para criança até 5 anos a dosagem é de 2,5ml - Será que o medico errou na dosagem??? Devo seguir o medio ou a bula????
    Os medicos sempre dizem que ela esta com crise de alergia, mas nuncam me dizem a que. Tem como saber atraves de algum exame, pois assim poderia evitar o que prejudica sua saude???

    ResponderExcluir
  180. Infelizmente os efeitos do cigarro ainda continuam mesmo parando de fumar, dependendo do grau de acometimento pulmonar. O seu médico poderá avaliar e diagnosticar se é o seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  181. 1) nebulizadores ultrassônicos aquecem as partículas e interferem no efeito dos corticóides inalados. 2) o médico pode modificar a dose de acordo com a necessidade de cada caso. Exponha ao médico de sua filha a sua dúvida para que possa orientá-lo. 3) O seu relato sugere que sua filha possa ter uma rinite alérgica. Escreva para nosso email (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos a cópia em PDF do nosso livro "É mais feliz quem respira pelo nariz".Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  182. Tenho uma filha de 4 anos(21kg),ela tem asma, alergias e refluxo, faz uso de seretide 25/50 spray, nasonex, maresis e singulair 4mg. Ha 3 dias ela esta tendo crises de tosse seca, as vezes chega ate vomitar.A medica indicou aerolin spray, mas estou com medo de fazer o uso de outra bombinha, nesse caso sera que posso estar usando o cleni A na nebulizaçao?
    Aguardo resposta,
    obrigada.
    Se puderem estar encaminhando a resposta para o meu e-mail eu agradeço.
    priscilaquino16@hotmail.com

    ResponderExcluir
  183. Boa noite!
    Acabo de utilizar o Seretide spray pela primeira vez em meu filho de 3 anos. Ejetei duas doses para "testar" e então conectei ao espaçador e apliquei. Entretanto não observei nenhuma nevoazinha que sinalizasse que a medicação estava sendo expelida do recipiente. Estou em dúvida se é assim mesmo ou se é defeito da embalagem. O marcador de dose se alterou.Alguem pode me ajudar? Obrigada

    ResponderExcluir
  184. Emmanuele: é um pouco difícil julgar sem ver o momento que realizou o procedimento. Mas, é normal que a névoa do medicamento em spray usada com espaçador fique fininha e não seja visualizada facilmente através do espaçador. Como você testou antes, acredito que o dispositivo esteja funcionando normalmente. Aconselho que entre em contato com o médico do seu filho. Convido que assista os filmes de orientação de uso dos inaladores. Basta clicar no link do INCOR na coluna da direita deste blog intitulada: "Sites que recomendamos" . Espero que a ajude. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  185. .


    Eu não tenho asma, porém uma
    virose me tirou de circulação.
    O médico me indicou nebulização
    e analgésico como tratamento,
    porém surgiu a dúvida. Inalar
    tão somente, aspirar pela boca
    ou por ambos, ao mesmo tempo?
    Parece que o seu blog resolveu
    o meu problema, mas não fico sur-
    do a outras informações.

    Um abraço e obrigado.

    silvioafonso do Blog
    Palhaço Poeta





    .

    ResponderExcluir
  186. Sílvio: a nebulização feita pela boca tem melhor aproveitamento pois atinge melhor os pulmões. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  187. Obrigada pela ajuda. Assistindo o vídeo do INCOR percebi que estava adaptando o Seretide de forma incorreta "de cabeça para baixo". Realmente a neovoa é bem fininha, mas agora dá para ver!

    ResponderExcluir
  188. Que bom, Emmanuelle! E, destaco um ponto importante: os filmes foram feitos pelo Incor, o mais respeitável Instituto de cardiologia do nosso país. Ou seja, atestam que as medicações inaladas no tratamento da asma não fazem mal ao coração!

    ResponderExcluir
  189. Anônimo8/6/12 15:07

    Boa tarde eu tenho sinusite crônica. vc pode mimindica algum remedio pra alivia sinto uma dor na regiao do coraçao tipo o abafamento sera por causa da sinusite?

    ResponderExcluir
  190. Peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  191. gostei muito do conteúdo. me ajudou bastante nas minhas pesquisas. :*

    ResponderExcluir
  192. Obrigado, Izabelly. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  193. Boa noite! minha bebe encontra-se com 1 mês de vida, e por conta de mais uma dessas viroses loucas que nos rodeiam estou me vendo em uma situação desagradável, minha bebe de 2 anos teve uma nova crise alérgica levei ao pediatra que prescreveu uma gama de remédios entre estes: Azitromicina,ambroxol,rilan,fumarato de cetotifeno, soro fisiológico, a questão é que agora todos na minha residencia encontram-se om problemas respiratórios com bastante muco e o quadro tende a se agravar principalmente a noite;Mas, o que esta me preocupando muito e o fato da minha bebe de um mês estar ficando muito constipada ao ponto de quase sufocamento e na maternidade só me aconselharam a dar um jato de soro fisiológico com 5ml em cada narina antes das mamadas, gostaria de saber se a nebolização só com soro fisiológico seria mais eficaz?...desde já grata e tenha uma boa noite!

    ResponderExcluir
  194. Luciana: não há problema em nebulizar apenas com soro fisiológico. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  195. oi meu nome é aline e tenho asma desde pequena,hoje tenho 21 anos e descobrir agora a pouco que estou gravida... antes eu fazia inalação com brometo de ipratropio e bromidrato de fenoterol,queria sabe seu eu posso continuar com esses medicamento ou qual seria o medicamento apropriado.ah as crise de asma agora ven se agravando...presciso de uma resposta urgente.

    ResponderExcluir
  196. Aline: o tratamento da asma na gravidez deve ser feito sob acompanhamento médico Não recomendo que use medicações por conta própria. É importante tratar, mas é fundamental que o médico examine, avalie o tipo e o grau de sua asma para que possa orientar de forma apropriada e segura. Convido que leia:
    http://blogdalergia.blogspot.com.br/2011/09/gravidez-asma-tratada-bebe-saudavel.html
    Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ, caso more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  197. Meu filho tem 1 ano e nove meses e está medicado com Torante Xarope, ele tem um tosse que acaba irritando a sua garganta e geralmente é a noite. Seu nariz não está escorrendo. Qual seria a melhor medicação para fazer uma nebulização com Fluibron ou Pulmicort?

    ResponderExcluir
  198. Peço sua compreensão, mas não tenho condições para afirmar qual será a melhor medicação para nebulizar seu filho sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que peça esta orientação ao alergista que trata dele. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  199. tem algum problema fazer anebolização com o soro ainda gelado , tirado da geledeira , numa criança de 1 ano?

    ResponderExcluir
  200. Ju: a nebulização deve ser feita com soro fisiológico na temperatura natural ou levemente morno, próximo à temperatura corporal. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno