Pular para o conteúdo principal

Alergia aos cosméticos




Cosméticos são produtos amplamente utilizados e que podem provocar alergia. Compreendem substâncias presentes em maquiagens, perfumes, tinturas, alisadores capilares, depiladores, desodorantes, produtos para banho, cremes dentais, sabonetes, hidratantes, esmaltes de unhas, entre inúmeros outros produtos.

A incidência desta alergia é baixa, se considerarmos a quantidade de pessoas e o número imenso de produtos utilizados no mundo todo, sendo mais freqüente nas mulheres d
o que nos homens. No entanto, esta proporção tem se modificado nos últimos anos devido ao maior número de homens que passaram a utilizar cosméticos em sua rotina diária.

A reação cutânea por cosméticos pode ser de dois tipos:
. Dermatite de Contato Irritativa
A dermatite de contato por irritante é mais comum e se caracteriza por coceira, queimação e sensação de “picadas”, surgindo logo após a aplicação do produto. Estas reações nã
o são alérgicas
. Dermatite de Contato por hipersensibilidade
A derma
tite de contato por hipersensibilidade, como o nome indica, resulta da sensibilização alérgica e não depende de ação irritante ou tóxica do produto sobre a pele.

Reações de hipersensibilidade a cosméticos
As reações de contato por alergia dependem de um processo de sensibilização e por isso não surgem na primeira vez que uma pessoa usa um determinado produto, mas sim após algum tempo. Este fato explica uma dúvida comum: - “se eu sempre usei, como é que só agora surgiu a alergia?”.
Estas reações se acompanham de eczema e se acompanham de coceira importante
. Logo surgem áreas avermelhadas (eritema) onde aparecem bolinhas de água (vesículas) e que podem se romper eliminando um líquido pegajoso (exsudação). Com o passar do tempo, o liquido seca, podendo surgir crostas e descamação. Utiliza-se a denominação de eczema ou dermatite de contato.

Como reconhecer a dermatite de contato aos cosméticos?
O diagnóstico da dermatite de contato é feito através da análise clínica feita pelo médico. O exame físico evidenciará o tipo e a localização das lesões e o teste de contato comple
mentará a busca do fator causal.

- A história clínica de cada pessoa:
Ao conversar com o paciente, o médico procurará identificar o número de vezes que foi ut
ilizado o produto e investigará a forma, onde e como começou a lesão cutânea. Por exemplo: um eczema em pálpebra que se iniciou um a dois dias após uma ida à manicure, deve ser suspeitado o esmalte de unhas como causador do processo.
Outros pontos importantes a serem investigados são: ambiente e atividades profissio
nais, vestuário, tipo de cosméticos utilizados, ambiente domiciliar do paciente.

- As lesões apresentadas na pele:
Ao examinar o paciente, o médico observará a localização e o aspecto das lesões. Algumas localizações são características:
· Eczema em pálpebras: esmaltes de unhas
· Eczema em orelhas: brincos
· Eczema em axilas: desodorantes
· Eczema em pescoço: perfumes, colares, esmaltes.
A dermatite de contato pelo esmalte de unhas raramente se dá na própria unha, por ser uma região dura, mas sim na face, em especial nas pálpebras e no pescoço.

- O teste de contato:

Este teste é feito aplicando várias substâncias aderidas a um papel de filtro nas costas do paciente, deixando em contenção durante 48 horas. Após este período, o teste é retirado, o local é marcado e a leitura é realizada 48 e 72 horas após a colocação. Recomenda-se expor à luz solar após sua retirada, para observar possível reação com, a luz (fotoreação).
O teste de contato é feito com uma bateria padrão de substâncias, mas pode ser realizad
o também com os cosméticos usados e suspeitos de serem causadores do eczema. É praticamente impossível fazer uma lista completa de todas as substâncias utilizadas em cosméticos, pois são utilizados um grande número de conservantes, corantes, fragâncias e veículos. Entretanto, algumas substâncias são sensibilizantes freqüentes, como por exemplo:
Parafenilenodiamina (tintura de cabelo, cosméticos escuros)
Sulfato de níquel (tintura de cabelo, contaminante em corantes)

Eosina (corante usado em batons)
Anilina (lápis de sobrancelhas)
Bálsamo do Peru (fragâncias)

Perfume mix
Nitrocelulose e cloreto de cobalto: esmalte de unhas, etc.

Tratamento da dermatite de contato
O tratamento ideal é aquele onde se consegue identificar a substância responsável, afastá-la evitando assim o problema. Existe a opção de usar produtos hipoalergênicos, isto é, que raramente provocam alergia, porém mesmo assim algumas pessoas poderão reagir.
Por isso, é muito importante procurar um médico especialista em Alergia que irá orientar não apenas o tratamento das lesões cutâneas, mas também a prevenção de futuros episódios.

Comentários

  1. Não sei se estou falando bobagem, mas uma pessoa que tem alergia a um produto desses de cosmética, um homem por exemplo, poderia desenvolver algum tipo de reação se entrar em contato com o produto tipo durante um beijo ou coisa parecida ? Esse homem teria como saber se é alergico a algum desses produtos ?

    ResponderExcluir
  2. A dermatite de contato em geral surge após uma exposição inicial evoluindo para o aparecimento da lesão. Hoje muitos homens usam cosméticos de tipos variados e podem também desenvolver reações alérgicas, anteriormente atribuídas apenas ao sexo feminino. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. já existem casos relatados de alergia a batom (dermatite de contato) em homens transmitidos pelo beijo e, pior, processos anafiláticos por alimentos como camarão transmitidos da mesma forma

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/3/07 12:55

    Olá... Qndo criança fui diagnosticada com um quadro alérgico à sulfato de níqueo. Bom, com era do interior naum tive conhecimento o que era a doença, o q influenciava esse tipo d alergia, enfim... só recebi uma lista de coisas q naum podia mexer, etc... As mhas mãos são "enrugadas" parecendo mãos de idosos, com constantes cortes profundos q me atrapalham a fzer as coisas... Usei medicamentos por um longo tempo... E no decorrer d anos, percebi q esse tipo d alergia se estente a uma serie de fatores ligado ao meu corpo. Gostaria de conversar com um especialista ou alguem mais experiente sobre esse assunto.
    (clesialves@hotmail.com)

    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Para entrar em contato com um dos nossos médicos especialistas, ligue para (21) 2517 4206 ou envie um e-mail para: alergiapgrj@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  6. Estou precisando de ajuda, sou alérgica a substância de parafenilenodiamina, quero uma tinta de cabelo que não apresente essa composição, por favor quem souber indique-me obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Cara visitante: para escolher a tintura mais adequada para seu caso, é importante que procure um médico alergista que realizará o teste de contato e indicará a opção mais adequada. Obrigada e volte sempre. Fatima Emerson (coordenadora)

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/5/07 14:26

    Estamos com um grande problema. Minha mãe há anos pinta seus cabelos, porém de um ano para cá começou aparecer uma grande alergia, o que fez ela procurar um dermatologista. Este fez o teste de contato e constatou-se que ela é alérgica a duas substâncias a parafenilenodiamina e ao cloreto de cobalto. Minha mãe é muito vaidosa e não gosta de seus fios brancos, que por sinal são inúmeros, então venho por meio deste pedir uma ajuda, pois já corremos várias lojas de cosméticos para pessoas alérgicas aqui em Curitiba, local onde moramos, e não estamos conseguindo encontar nenhuma tinta apropriada. Contamos com a sua ajuda e desde já agradecemos... OBS: e-mail: ritaboaron@terra.com.br.

    ResponderExcluir
  9. Rita: Uma sugestão é o uso da henna como alternativa. Converse com seu alergista.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo7/7/07 17:36

    Tenho uma alergia que surgiu há 10 anos em volta dos olhos, da boca e na mão direita. A palma da minha mão direita é enrugada. Fica cheia de escamas e tem varias bolinhas minusculas. Sempre está com pequenos cortes q doem muito. É perceptivel a diferença entre as duas mãos. Minhas palpebras são secas e enrugadas e com pele excessiva. Ficam irritadas, vermelhas, e com algumas bolinhas. Elas descamam e as vezes aparecem pequenos cortes. Causam coceiras e irritação.Muitas vezes acordo com os olhos inchados. O unico medicamento que ameniza a situação é a pomada à base de cortisona, que eu uso ja faz 9 anos. Fiz um teste de contato e o resultado foi uma leve sensibilidade a sulfato de niquel. Eu faço luzes em meu cabelo, gosto de pintar as unhas e as vezes uso maquiagem. Quero saber que tinta, que esmalte e maquiagem poderei usar sem que me prejudique mais. Os produtos que sao hipoalergenicos realmente ajudam? Outra duvida:ouvi falar a respeito de biopsia. É possivel descobrir o que me deixa alergica na mao e nas palpebras com uma biopsia?? Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. HJ PELA MANHÃ ACORDEI COM UMA ESPECIE DE MANCHA VERMELHA EM TORNO DOS OLHOS, UTILIZO MAQUIAGEM, MAIS FAZ UM CERTO TEMPO, ESSA MANCHA NÃO COÇA, APENAS ARDE, O QUE PODE SER?

    ResponderExcluir
  12. Não fui a um dermatologista ainda, mas é bem provável que eu seja alérgica a esmalte e maquiagem...

    Pruridos, inchaços, descamações e um certo resseamento nas pálpebras é o que ocorre quando uso... Corro esse risco usando esmalte apenas nas unhas dos pés?

    ResponderExcluir
  13. Teive uma alergia horrivel na regiao dos olhos e ficava toda inxada e vermelha com muita coçeira..
    fui em um alergologista e fiz teste de contato, mas porem nao conseguimos distinguir o que teria causado essa alergia.. entaum fui eu mesma testando e descobri que sou alergica a esmalte..nunka tinha sido antes mas de uns 6 meses pra ca esta aparecendo..apartir de agora terei que usar esmalte hipoalergenico gostaria de alguma sugestao de uma marca boa...

    ResponderExcluir
  14. Eu descobri esta semana que tenho dermatite de contato relacionadas a Cobalto e Bálsamo do Peru, estou uma manchas brancas no rosto que segunda a dermatologista não tem nenhum tratamento e nada que possamos fazer, estou super triste pois sou jovem e não gostaria de ter que me maquiar o tempo todo para estar com uma pela uniforme, agradeceria comentarios a respeito e se devo procurar outro profissional ? Beijos Angela meu email é angelaanjos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9/8/08 08:36

    Angela: a alergia aos cosmeticos, quando confirmada pelo teste de contato, é uma reação que só pode ser controlada com o afastamento do produto causador. Contudo, existem formas de cosméticos hipoalergênicos, mas que devem ser orientados caso a caso, já que cada pessoa é única e tem uma reação própria. Infelizmente não existe um produto que sirva para todos os alérgicos. Aconselho que busque o parecer do especialista em Alergia e Imunologia. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog

    A nossa equipe está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínca Geral do Rio de Janeiro. Informe-se pelo telefone: (21) 2517 4206 - fale com Vanessa. Obrigada pela visita e volte sempre. Toda semana publicamos um texto novo.
    Um abraço, Dra Fátima Emerson - Coordenadora do Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  16. eu tenho dermatite de contato devido ao esmalte de unh, tou com nas palpebras superiores vermelhas e inchadas e com um pouco de comichao. estou assim á cerca de uma semana e meia, quanto tempo demora pra passar? sou alergica aos corticoides

    ResponderExcluir
  17. Anônimo4/9/08 15:34

    Filipa: para responder sua dúvida com exatidão, seria necessário examiná-la pessoalmente. A alergia de contato aos cosméticos e esmaltes pode se manifestar com diversos graus, desde uma reação leve e discreta até reações graves. O tempo de evolução dependerá da avaliação clínica da lesão. Lembro que é importante suspender o uso do produto causador da alergia, já que se trata de uma reação definitiva do organismo.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo9/9/08 08:11

    pode uma alergia a um shampoo causar irritaçao nas palpebras
    ??

    ResponderExcluir
  19. Anônimo9/9/08 23:46

    A causa mais comum de alergia em pálpebras é o esmalte de unhas. Para afirmar se o shampoo poderia provocar o problema, sugiro que consulte um alergista. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog

    ResponderExcluir
  20. Estou preocupada, não li nada pareidocom o meu caso, tenho pele clara e há um ano estou tingindo meus cabelos na cor vermelho intenso, nas primeiras tinturas, não aconteceu nada, depois da 3ª coceira na cuca até formar caroços, e o mesmo acontce com 2 marcas diferentes. A sensação é que o couro está arrepiado ou inflamado, chega a doer, as vezes coça, lavando refresca. Bom pra ajudar, informo que tenho talassemia e bronquite asmática.
    aguardo comentários,
    meu e-mail
    madalb13@hotmail.com
    obrigada
    Marília.

    ResponderExcluir
  21. Marília: infelizmente não é possível emitir um parecer sem examinar pessoalmente. Contudo, seu relato sugere uma dermatite de contato (que não aparece na primeira vez em que se usa, mas com o uso constante). O melhor caminho é procurar um alergista para orientá-la.
    Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde,hj estou muito triste,pq descobri q minha alergia alem de ñ ter cura,nem tratamento p/ pelo menos aliviar qndo ela se manifesta tbm ñ tem,fiz o teste de contato e acusou q tenho CLORETO de COBALTO,hj é um dia mto quente aqui e ñ paro de me cossar,e as ardensias e alergia estão por todo o meu corpo,to toda ardendo mto chega a sair sangue,se alguem puder me ajudar em me dizer alguma coisa q alivie,vou ser mtooo grata,pois estou desesperada.Obrigada Leticia

    ResponderExcluir
  23. letícia: Cloreto de Cobalto é um componente de cosméticos. Trata-se de um metal encontrado em jóias fantasia (bijuterias) e objetos de metal. Também é encontrado no concreto, tijolos e secadores de parede. Indivíduos alérgicos ao cobalto podem ser ao níquel e cromato. Cobalto também pode ser usado no fabrico de plásticos e borracha, sendo importante para trabalhadores da indústria.Pode fazer reação cruzada com a vitamina B12(Cianocobalamina). Produtos relacionados: adesivos, anilina violeta, corantes, alguns tipos de esmaltes naturais e sintéticos, ligas metálicas, metais. è impureza do níquel. Pode também estar relacionado com alguns tipos de tatuagem, tintas e tinturas de cabelos. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  24. Bom há alguns anos descobri que possuia alergia a esmaltes e algumas marcas de maquiagem. Comecei a utilizar esmaltes hipoalergénicos da marca Risqué e Argento, ultilizei por aproximadamente uns 2 anos, entretanto,nessa ultima semana comecei a ter reações alergicas, irritações no rosto, desconfiada de que poderia ser o esmalte, mesmo os hipoalergénicos. Fui na alergista, e deu positivo, sou alergica a substancia cloreto de cobalto e sulfato de níquel! Gostaria de informações sobre marcas de esmaltes que não possuem estes componentes!
    Obrigada!
    Priscila
    praicyst@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. Já apresentava alergia a metais há algum tempo. Usava esmaltes de cor clara e passei a usar vermelho, assim como pintar o cabelo a cada 2 meses(+ ou -). Também apresento alergia a perfumes e desodorantes. As axilas e dobras de cotovelo apresentam bolinhas vermelhas que ficam irritadas e coçam. Mais recentemente fiz teste alergico e deu alegia ao sulfato de níquel e a nitrofurazona alem de poeiras domiciliar, acaros,e piretro . O medico orientou-me a não usar esmalte devido coceira e inchaço nos olhos.Passei a semana com um esmalte hipoalergenico na cor vermelha não mudou muito continuo coçando. Já evito perfumes no corpo, e desodorantes deixei de usar (ainda bem que quase não tenho suor), Quero obter informações de quais produtos de maquilagem sombras, lapis, rimel,batons, ainda poderei usar assim como os cremes hidratantes,que adoro devido pele muito seca. Uso gernetic no rosto, (tropo e suncro). No corpo nivea :sensitive ,firmador e Q10 para celulite. Nos cabelos uso shampooo, creme e condicionador elseve para coloridos. Também estou com um cão miniatuta pintch em casa há um ano. Ele poderia estar causando este aumento da coceira que sinto no rosto principalmente? Se possivel me ajudem com relação ao que poço ou não usar. Roupas preciso evitar algum tipo de tecido ou cor.??? Fico aguardando ajuda. Grata. TRKCW

    ResponderExcluir
  26. TRKCW: infelizmente não poderei responder suas dúvidas, pois você descreve uma alergia a vários fatores e para orientá-la, necessitaria ter o diagnóstico do seu caso, além de examinar as lesões em sua pele. Aconselho que exponha suas dúvidas ao seu alegista. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigada pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  27. Sou alérgica à substância de parafenilenodiamina.
    Constatei isto através de um médico alergista que realizou o teste de contato indicando e confirmando alergia à PARAFENILENODIAMINA.
    Vocês têm alguma opção para tintura de cabelo e/ou banho de cor que não apresente esta substância na composição? Poderiam me indicar? Alguma dica? Obrigada, Eliane.

    ResponderExcluir
  28. Eliane: a henna é a opção mais segura para os portadores de alergia ao parafenileno. Mesmo assim, leia o rótulo pois produtos com menor qualidade podem ser misturados ao parafenilenio para obter maior fixação. Alguns tonalizantes também poderão ser uma opção. Mas, sempre leia atentamente o rótulo antes de aplicar qualquer tintura. Obrigado por visitar o nosso blog.

    ResponderExcluir
  29. Olá.. desde criança sempre fui muito alérgica.. há uns tempos atrás fiz o exame com a bateria de substâncias e o resultado foi perfume mix e bálsamo do peru... Porém minha médica me proibiu de usar TUDO: cremes, perfumes, maquiagem.. só uso o sabonete e o shampoo, claro, e que têm de ser hipoalergênicos. Mas eu não aguento maaaais, afinal sou uma mulher vaidosa. Além disso eu queria fazer um alisamento SEM FORMOL, quais substâncias seriam as mais indicadas? Sei que existem o hidróxido de sódio e tioglicolato de amônia, mas não sei se estão relacionadas com o bálsamo do peru ou perfume mix etc. obrigada

    ResponderExcluir
  30. Carol: infelizmente não é possível esclarecer sua dúvida através de aconselhamento por email, sem conhecer mais detalhes clínicos sobre seu caso. Sugiro que exponha sua preocupação à sua alergista, pois ela a conhece bem e poderá orientá-la de forma mais adequada. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  31. Acabei de fazer um teste de contato e o resultado foi de q sou alérgica a paraben-mix e cloreto de cobalto todos os dois com +++. Andei lendo os componentes dos meus cosméticos e acho com frequencia o metilparaben. Parabén mix é tudo q tem paraben?

    ResponderExcluir
  32. Catarina: o t~ermo "mix" indica que é uma mistura de vários tipos de parabenos. Aconselho que entre em contato com seu alergista que conhece bem o seu caso para uma orientação mais personalizada para seu caso. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia!!!
    Sei que sou alergica a sulfato de niquel e tnho dermatite atopica e disidrose(agora mais leve mas tenho) acontece que ha qse um ano uso ex. esmaltes hipoalergenicos ha duas semans comprei uma nova cor porem da mesma linnha e provocou reação alergica no canto dos olhos..é possivel de uma hora pra outra o organismo reagir a um cosmetico que não dava alergia antes?

    Parabens pelo blog...muuito bom.

    ResponderExcluir
  34. Taniele:esmaltes hipoalergênicos também podem causar alergia. Além disso, para que surja uma alergia é necessário que o produto já tenha sido usado anteriormente. A reação nunca ocorrerá da primeira vez, já que há necessidade de que ocorra sensibilização à substância. Obrigado por sua visita e pelo incentivo ao nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  35. Olá!!
    Infelizmente tenho esse problema de pele, não posso usar esmalte e nem baton, pois começa a coseira orivel e logo começa a inchar.
    estou passando uma pomada. tem reslvido o problema, mas me peiva de o baton e esmalte.

    ResponderExcluir
  36. A dermatite de contato não responde ao tratamento de vacinas. O caminho é evitar o produto causador da alergia e buscar uma alternativa junto ao seu alergista. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  37. ola, sou alergia a cosmetico e tecido e outro " bicloreto de mercurio" mas nao encontro esse nome nas composicao pode ser outro como faço para saber si estou usando produto errado?

    ResponderExcluir
  38. Marta: a orientação que solicita é pessoal e necessita que tenhamos conhecimento de outros dados clínicos, nõ sendo possível uma avaliação através de aconselhamento por email. Aconselho que retorne ao alergista para uma nova orientação. Agradecemos sua participação e convidamos a voltar sempre em nosso blog.

    ResponderExcluir
  39. Olá fiquei sabendo recente atraves de um teste que sou alérgio a thimerosal e Sulfato de Níquel e gostaria de saber onde tem estes produtos. E quero saber se o Sulfato de Sódio tem alguma relação como a alergia com o de Níquel.
    E se estes produtos tem relação com alergia cruzada.
    Grato
    Hevandro

    ResponderExcluir
  40. Hevandro: a lista de substãncias é extensa. peço que envie um email para que possamos atender sua solicitação. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  41. qual é o n ome do produto que eu possa usar que nao tenha a substancia parafenilenodiamina ?

    ResponderExcluir
  42. Calki: a henna é uma substituição segura. Para orientar uma tintura, fale com seu alergista. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  43. ola, eu queria saber se vcs poderiam me ajudar, sou alergica a niquel, uso esmalte hipoalergenico e resolve, mas tenho problema com desodorantes e perfume...
    voces poderiam me informar alguma marca de desodorante que não contem niquel???
    obrigada.

    ResponderExcluir
  44. Rose: desodorantes hipoalergênicos não contem níquel. Há opção de preparar um desodorante conforme suas necessidades em farmácias de manipulação. O site da Dove oferece a fórmula dos ingredientes de todos os seus produtos. Converse com seu alergista e peça uma orientação. Obrigado pela visita em nosso blog.

    ResponderExcluir
  45. Olá, tenho alergia a cloreto de cobalto. Tenho tomado todas as precauções, mas infelizmente é uma substância que não aparece nas composiçoes dos produtos. É normal isso? Quando ligo para os 0800 geralmente dizem que não tem, mas a alergia é certa. O que fazer se as urticárias continuam?

    ResponderExcluir
  46. Produtos hipoalergênicos não costumam conter cloreto de cobalto. Uma opção é manipular seus produtos de uso pessoal em farmácias de manipulação de sua confiança. Peça ao seu alergista para orientá-la nesta escolha. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  47. Adriana Bueno10/2/10 22:47

    Olá fiz tenstes alergicos de contato e foi diaguinosticado alergia a balsamo do peru,minha médica disse que devo criar o habito de ler rótulos pra que possa evitar o que tem este componente,na net não encontrei nada objetivo,produtos que cont´me tal balsamo,onde devo procurar,seria possivel me indicar algum sait,ou alguns produtos que não contem este balsamo... agradeço desde já,pois estou tremendamente perdida

    ResponderExcluir
  48. Adriana: segue a listagem de produtos contendo Bálsamo do Peru: trata-se de um líquido viscoso, castanho-escuro, derivado da árvore Toluifera pereirea. Alergia ao bálsamo do Peru mais freqüentemente significa alergia a fragrâncias e perfumes. Entretanto, sendo este um produto natural contendo muitas substâncias, é difícil determinar com exatidão qual fragrância o contém. O paciente deve evitar produtos perfumados e preferir usar fragrância-free. Alguns medicamentos têm Bálsamo do Peru e isto deve ser observado na embalagem ou bula ( principalmente produtos para dermatite de fraldas e hemorróidas ).
    Reação cruzada: Colofônio, Bálsamo de Tolú, Madeiras, Terebintina, Própolis e Óleo de Cássia.
    Produtos relacionados:
    • Agentes flavorizantes
    • Cosméticos
    • Especiarias ( cravo, canela, etc )
    • Medicamentos tópicos
    • Produtos infantis ( óleos e pós )
    • Tintura de benjoin

    Ingredientes ocorrendo naturalmente em alimentos contém substâncias relacionadas ou idênticas às contidas no bálsamo do Peru, e, quando ingeridos, podem provocar alergia. Se a alergia não melhorar evitando-se o contato, a dieta evitando estes produtos deve ser seguida. Evitar frutas cítricas, balas com sabor de frutas, chás com sabor, tabaco, sorvetes, colas e bebidas com sabor de frutas cítricas, temperos, canela, baunilha, curry, ketchups, chili, pickles, patês, vermouth e campari. Há necessidade de aguardar 3 a 4 semanas para julgar a melhora com a dieta.

    ResponderExcluir
  49. Quem tem alergia ao parabeno produzindo dermatite de contato, produtos que tenham P-hidroxibenzoico podem desencadear a alergia?já que o parabeno é derivado do p-hidroxibenzoico

    ResponderExcluir
  50. Olá,

    sou alergica a cloreto de cobalto e timerosal, gostaria que se possivel vcs me indicassem esmaltes e maquiagens que nao contem essas sustancias, pois já estou usando esmaltes anti alergicos e as reacoes continuam aparecendo.
    Se puderem citar as marcas ficarei muito satisfeita.
    att
    Priscila

    ResponderExcluir
  51. Priscila: lojas especializadas como a Alergoshop (www.alergoshop.com.br) e Alergohouse (www.alergohouse.com.br) possuem linhas de cosméticos hipoalergênicos. A Clinique também tem produtos especiais. Converse com seu alergista.Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  52. A possibilidade de reação cruzada existe, mas não é obrigatória. Sugiro que peça ao seu alergista que oriente um "teste aberto" para verificar: passar o produto numa área do corpo (por exemplo: face interna do braço) por 3 dias seguidos (sempre no mesmo local) e observar se a reação aparece nos dias que se seguem. É um procedimento simples e pode ajudar na sua avaliação do produto, mas deve ser feito sempre com a orientação do seu alergista. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  53. Olá! Sou alérgica a níquel e cloreto de cobalto.
    Esmaltes me dão muita alergia.
    Já experimentei duas marcas, uma com cor clara e uma com cor escora, mas ambas deram alergia.
    Entrei em contato com as marcas e me responderam que na composição não há presença desses componentes.
    Como fiz o teste recentemente, sei que não há chances de eu ter alergia a outro componente.
    Uma das marcas recomendou que eu utilizasse apenas esmaltes claros (evitar os rosas, azuis e vermelhos).
    Porém, como já usei um hipoalergênico sem essas pigmentações, apesar de ser de outra marca, e também tive alergia, não sei o que fazer.
    O que vocês me recomendam?
    Ah, outra coisa: como, através da leitura das composições presentes nor rótulos, consigo descobrir se o produto contém ou não esses componentes? Pois nos esmaltes (comuns e hipoalergênicos) não consta "cloreto de cobalto" na fórmula. Muito obrigada pela atenção.
    Meiry

    ResponderExcluir
  54. É muito difícil controlar uma alergia a cosméticos pois nem sempre os rótulos são completos.Um esmalte bem tolerado por alérgicos é o Almay. Aconselho que entre em contato com distribuidores de produtos hipoalergênicos: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.alergoshop.com.br). Volte sempre para nos visitar. Se preferir, assine o blog e receba nossas postagens diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  55. Oi, eu tenho alergia a cloreto de cobalto, poeira, fungos, bactérias e ácaros, tenho ficado ocm os labios inchados mesmo tomando o medicamento que minha médica passou(hidroxizine e ciproheptadine). tenho tomado todos os cuidados para não usar nenhum produto com cloreto de cobalto. mas mesmo assim meus labios incham, eu achava que o angioedema labial so poderia dar pela minha alergia ao cloreto de cobalto, é verdade que ele també ocorre devido aos outros tipos de alergia que tenho(poeira, fungos, bactérias e ácaros)?

    ResponderExcluir
  56. Compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para afirmar o tipo de alergia que apresenta baseado apenas em seu breve relato e sem examinar pessoalmente. Um angioedema labial pode ser causado pelo contato com determinadas substâncias, mas também pela ingestão de medicamentos, alimentos, etc. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista, pois ele conhece seu caso e poderá orientar adequadamente. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  57. Olá, fiz teste p/ alergia (teste de contato que cola nas costas, como a foto ao lado.
    Acusou Kathon e Sulfato de Niquel. A alergista disse que o sulfato de niquel esta presente principalmente em amaciante de roupas, passa fácil etc. E disse que eu deveria lavar as minhas roupas com sabão de coco, e sempre ler as embalagens de produtos de uso tópico. Mas fui ler a embalagem de confort aqui de casa e não tem nda de sulgfato de niquel. Será que ela pode ter errado?

    ResponderExcluir
  58. Níquel é um metal branco prateado resistente à corrosão. É o alérgeno mais comum das jóias de fantasia (bijuterias). Objetos niquelados geralmente são brilhantes ou cromados. Alguns líquidos de cor azulada também podem ter níquel. Alguns cosméticos, como sombras e lápis para os olhos, podem ter contaminação pelo níquel.
    O níquel é o composto presente na bateria de testes de contato que mais causa alergia.

    ResponderExcluir
  59. Anônimo9/4/10 22:26

    Alergia a Cloreto de Cobalto-Fiz o teste e acusou alergia a cloreto de cobalto. É preciso perseverar nas pesquizas, pois até agora não consegui uma solução. A última alergista que fui chegou a comentar que a minha urticária pode ser emocional. Pelo visto, nós alérgicos a determinadas substâncias ficamos sem saber o que fazer. Nunca encontrei produto que tenha no seu rótulo cloreto de cobalto.Onde está os orgãos que fiscalizam ?

    ResponderExcluir
  60. Boa Noite

    Sou muito alérgica inclusive tenho urticária solar, dermatite de contato, etc...Vou casar e preciso usar maquiagem, mas até as hipoalergenicas me causam irritação principalmente batom só o que é de pó como sombra, blush não me causam alergia. Sou alérgica a PABA e me disseram que todos os batons tem PABA. Isso é verdade e como faço para poder voltar a usar batom e maquiagem? Já que essas alergias surgiram após os meus 16 anos.
    Desde já lhes agradeço a atenção.

    Att.

    ResponderExcluir
  61. Você tem toda a razão. A ASBAI: Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (www.sbai.org.br) está lutando para conseguir que os nomes dos componentes de alimentos, cosméticos, etc., sejam obrigatoriamente citados em rótulos. A Anvisa (órgão regulador) em Janeiro 2010 recebeu em ação movida pela ASBAI a determinação de normatizar a rotulagem de alimentos. A luta continua e esperamos que obtenha sucesso. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  62. Compreendo sua preocupação, mas infelizmente não posso ajudá-la sem uma consulta pessoal. Existem alternativas de uso, mas esta é uma orientação que não pode ser feita através de um aconselhamento na internet. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  63. Tenho alergia à sulfato de níquel e gostaria de saber se posso tomar algumas vitaminas, tipo Centrum, que possuem Níquel (como sulfato niqueloso) na sua composição.

    ResponderExcluir
  64. A orientação que solicita não pode ser feita através da internet pois não é padronizada: é preciso conhecer seus dados clínicos de forma minuciosa para poder indicar ou não uma dieta com restrição de alimentos contendo níquel ou para liberar o uso da medicação referida. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça esta orientação. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  65. Anônimo1/5/10 14:12

    Olá, descobri a pouco tempo que sou alérgica a sulfato de níquel . Fiz o teste pois estava tendo reações fortes e bem seguidas em torno dos olhos, muito inchaco e irritação seguido de descamação, e reacoes leves no resto do rosto e pescoço. Porém na orelha não apareceu reacao, e creio que se fosse ao níquel deveria aparecer no lugar de contato com níquel (brinco) primeiro. Gostaria de saber se é possivel o níquel estar me dando tal tipo de reacao (em volta dos olhos), e se pode ser devido ao niquel presente nos alimentos. Obrigada

    ResponderExcluir
  66. Não tenho condições para emitir um parecer baseado apenas em seu relato e sem avaliar pessoalmente. É esperado que as pessoas alérgicas ao níquel apresentem reação no local de contato com os brincos. Contudo, existem brincos feitos em aço que não produzem obrigatoriamente esta lesão. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista: ele conhece seus dados clínicos e poderá orientar de forma adequada. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  67. Anônimo5/5/10 14:15

    Fui em uma medica de pele fiz varios exames e constou que tenho alergia a cloredo de cobalto moderado ++ tipo ela passou uma lista comn varias coisas que nao posso ter contato e nao estou tendo essa alergia só da em volta da pele do rosto tem cura isso ?? a pele do rosto fika avermelhada e saindo um excesso branco dela alguem sabe me dizer oq eu façoo

    ResponderExcluir
  68. O parecer que solicita não pode ser feito através da internet, pois é preciso examinar sua pele pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor para esclarecimentos na Policlínica do RJ. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  69. Anônimo7/5/10 08:45

    Bom dia!
    Minha esposa esta com dermatite de contato e ao procurar um especialista ela foi informada que deveria trocar a tintura de cabelo pois é o que esta causando esta dermatite.
    Pergunto, qual a tintura que não possui cloreto de cobalto em sua formula e onde podemos encontrar?
    Grato, Daniel

    ResponderExcluir
  70. A linha Cellophane da Sebastian não possui o produto citado. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  71. Ola
    tenho alergia a cloreto de cobalto ++,e tb a sulfato de niquel ,tem algum alimento que nao posso comer?e onde encontro esta lista? grata
    PAtricia

    ResponderExcluir
  72. Patrícia: legumes frescos ou desidratados, pães, aveia, sucrilhos, nozes e amêndoas, grãos (soja e outros), raízes (batatas e mandioca), chocolate e peixes são os alimentos mais ricos em Níquel. Mas, a dieta não está indicada para qualquer tipo de sensibilidade ao níquel. Por isso, o melhor caminho é pedir ao seu alergista uma orientação sobre a necessidade de dieta para seu caso. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  73. Olá!
    Tenho a alergia a quaternium 15, parafenilenodiamina, perfume mix e a hidroquinona. O que significa ter alergia a esses produtos? Quais cosméticos os contém? Se utilizar um shampoo livre de parabenos e silicones resolvo meu problema? Ou preciso de um que também seja livre de sulfatos? Obrigada...

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde.

    Usei um shampoo tonalizante que me deu uma reação alérgica que me mandou para o médico. Fiquei com os olhos inchados e a garganta irritada durante dias. O médico mandou parar com tudo. Agora estou bem, e com cabelos brancos. Existe algum poduto que eu possa usar que seja anti-alérgico para os cabelos?

    Obrigada,
    Denise

    ResponderExcluir
  75. Como foi detectada alergia a várias substâncias, é importante ler cuidadosamente os rótulos dos produtos antes do uso. Não há como reproduzir aqui pois seria uma lista muito extensa. A reação aos shampoos é muito rara, a não ser que contenham tonalizantes (parafenilenodiamina). Desconheço seus dados clínicos, para que eu possa orientá-la. Aconselho que fale com seu alergista e peça uma orientação mais detalhada para seu caso. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  76. Denise: não existe nenhum cosmético que seha totalmente isento já que a alergia é uma reação individual. O melhor caminho é procurar um alergista e realizar um teste de contato antes de usar um novo produto. Agradecemos sua visita. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  77. Anônimo4/6/10 21:19

    Olá....fiz os testes e sou alergica (PPD).
    É possivel eu ficar alergica usando jaqueta preta? nylon...?????

    ResponderExcluir
  78. PPD - mix é um componente da borracha. Usado como antioxidante na indústria da borracha preta e pneus. Algumas borrachas de outras cores também contêm este alérgeno. Este alérgeno foi encontrado em elásticos de roupas íntimas. Algumas pessoas alérgicas a esta mistura poderão vir a ter problemas com corantes usados em fibras sintéticas, tais como rayon, poliester e acrílicos. Faz reação cruzada com Parafenilenodiamina, Hidroquinona e Antraquinona. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde,meu nome é carmen ,apos ter feito teste de contato, decobri que sou alergica á(parafenilenodiamina)qual o problema? uso tintura nos cabelos e este é um dos principais componentes da tinta .gostaria de saber se voces conhecem alguma tinta sem esta quimica ou de algo que possa subistituir a tinta!!!!! obs nada de raspa acabeça e nem peruca por favor KKK desde já obridada pela atenção.

    ResponderExcluir
  80. Carmem: henna é uma opção bem segura. Existe uma tintura da Sebastian que não contem parafenileno. Mas, você tem razão, as opções são bem poucas. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  81. Sou alérgica a sulfato de níquel +++, a pele da minha mão se tornou grossa e as vezes ela começa a escamar e a abrir pequenos cortes. Minha médica recomendou que eu evita-se o contato direto com objetos metalicos e prestar atençao em esmaltes e cosmeticos, porém quando passo maquiagem também sinto uma leve irritação na palpebra, provavelmente relacionada à alergia.

    Gostaria de saber quais marcas (esmalte e maquiagem) nao contém esta substancia.

    Obrigada!
    Dayane

    ResponderExcluir
  82. Cara Dayane: desconheço marcas específicas. Recomendo que leia atentamente os rótulos antes de usar qualquer produto. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  83. Anônimo2/7/10 09:55

    Olá,sou massoterapeuta e há algum tempo venho apresentando uma alergia severa, a principio, com suspeitas nos cremes que uso...Fiz o teste de contanto e o resultado saiu hoje, porém nenhuma substância que deu positivo para alergia contém nos meus cremes...Deu positivo para: Kathon CG,Cloreto de cobalto,Thimerosal,Sulfato de niquel.
    O que posso fazer, recorrer à médica novamente? obrigada,Alesandra

    ResponderExcluir
  84. Alessandra: os dados que enviou não são suficientes para responder sua dúvida. Aconselho que retorne à sua médica e peça que a oriente. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  85. Anônimo3/7/10 18:28

    sou valmiro meu teste deu como o cloreto de cobalto como reagente alérgico
    estou usando uma pomada (dipropinato de betametazona + acido salicilico) o medico me passou uma pomada chamada ELOCON CREME
    essas pomadas podem me ajudar nas minhas lesões
    obrigado

    ResponderExcluir
  86. Valmiro: o uso do medicamento é importante para controle das lesões. Ao mesmo tempo, recomenda-se o afastamento das substâncias que possam agravar o problema. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  87. Ola sou alergica a alguns remedios, do tipo que tem acetilsalicilicos, dipirona, anador, enfim varios comprimidos,de dores nunca fui no medico avaliar este problema descobri sozinha, quando fui no medico ele me receitou, comprimidos de alcachofra eu tomava e em seguida me atacava um tipo de asma, assim como a dipirona eu tomo em seguida tenho a sençssão que estou com uma gripe fort.....de uns seis meses pracá, estou com alegias nas palpebras incha coça , descama fica aspera,horrivel. gostaria de saber qual tipo de medico procurar, sendo que quando saiu ao sol meus olhos ficam lagrimejando..desde ja obrigada e ficam com DEUs

    ResponderExcluir
  88. Carolina9/7/10 10:46

    Primeiramente queria parabenizar pelo site. Aqui encontrei as melhores respostas para minhas dúvidas. Sou alérgica a cloreto de colbato e sulfato de níquel. Muitas vezes faço minhas unhas com esmaltes e uso maquiagem e não tenho reação alguma, e outras vezes utilizo os mesmos produto e tenho uma reação muito forte, até mesmo aos hipoalergênicos. Por que isso acontece?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  89. Lucinha: aconselho que procure um médico especialista em Alergia para orientar seu tratamento. Agradecemos sua visita.Volte sempre.

    ResponderExcluir
  90. Carolina: o ideal é ler atentamente os rótulos de qualquer produto, antes de usar. Infelizmente no Brasil os cosméticos muitas vezes têm bulas incompletas. Por outro lado, a sensibilidade cutânea pode variar dependendo das condições de saúde de sua pele. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  91. Gostaria de saber quail é o código referente ao cloreto de cobalto em cosméticos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  92. Boa tarde. O meu nome é Luciana e sou de Sorocaba.
    Minha mãe esta sofrendo com uma alergia desde de 2008 e gostaria da ajuda de vcs se Possivel. Ja foi feito exames e ela ja passou por mais de 07 medicos (Dermato e Alergologista), foi contatado que ela tem alergia a parafenilenodiamina, ela esta sem pintar o cabelo mais de 07 meses e se ela fica sem remedio de alergia por um unico dia, os sintomas voltam. Manchas vermelhas, vermelhoões que queimam na região do rosto, pescoço, costas pernas etc... Gostaria de saber se demora para os sintomas desaparecer, mesmo depois de meses sem usar. Esmaste, batom e outros artefatos pode provocar novas crises tb.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  93. Luciana: o parecer que solicita não pode ser emitido através de um aconselhamento pela internet. Para afirmar a causa da alergia de sua mãe é essencial não apenas examiná-la mas também analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e criteriosa. Trata-se de um caso difícil. O problema é que parafenileno não está presente apenas nas tintas de cabelo. Também é um componente de muitos produtos, desde borracha e cosméticos, roupas de cor escura, produtos químicos de reveladores em fotografia, etc. Mais uma dificuldade: existem nomes que constam em rótulos e que podem ser nomes diferentes da parafenilenodiamina, mas que causam o mesmo problema, como: p-toluenodiamina, 1,4-benzenediamina, p-aminodifenilamina, 1,4-fenilenodiamina, 2,4-diaminoanisol, p-aminoanilina e o-aminofenol. Como se não bastasse, pode fazer "reação cruzada" - isto é - pode também causar alergia com produtos quimicamente relacionados. Entre estes produtos, citamos: alguns remédios (Sulfas, antidiabéticos e mais raramente: captopril), protetores solarea à base de PABA, Paratoluenoamina, PPD-mix, Hidroquinona e Antraquinona. Nem sempre é fácil detectar a causa. Aconselho que evite ficar trocando de médico, pois interrompe o raciocínio e termina por prejudicar o resultado. Escolha o profissional em quem mais confiou e retorne para nova consulta. Exponha sua preocupação e procure ajudar nesta pesquisa. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  94. Olá , sou alérgica a esmalte a uns 9 anos , hoje tenho 20.
    Já testei vários esmaltes hipoalergênicos e outros não ( alergo shop( eclat) , Impala, colorama(apesar da marca não anunciar que é )
    Todos livres de formol , tolueno e (dibutil ftalato).
    Fiz um teste de contato e deu alergia a TIURAM -MIX e esmalte.
    Há como a farmácia de manipulação fazer um esmalte específico pro meu caso ?
    Ou não terei como pintar as unhas?
    Quando passo, meu rosto , incha , coça e fica vermelho.

    Adorei o site. Desde já agradeço .
    Lorena.

    ResponderExcluir
  95. Lorena: como o nome diz, os esmaltes são hipoalergênicos, ou seja, causam menos alergias do que os esmaltes comuns, mas não são totalmente isentos de riscos. Na verdade, depende do grau de sensibilidade de cada pessoa. Por isso, aconselho que peça esta orientação ao seu alergista: ele conhece bem seus dados clínicos e poderá orientar de forma mais adequada. Obrigado pela visita e pelo incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  96. Cloreto de cobalto é usado na manufatura de cosméticos. Vários sais de cobalto são corantes, podendo ser empregados em maquiagens e tinturas de cabelo. É muito relacionado com os metais à base de níquel, sendo comum a associação destas duas substâncias. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  97. Olá,
    Minha namorada tem tido alergia constantemente embaixo do lábio inferior, foi feito o teste de contato e acusou , cloreto de cobalto, perfume mix e sulfato de níqueo.
    Porém, mesmo ela não usando durante 15 dias itens que contém essas substancias, a alergia voltou...
    Pode ser exista mais um tipo de alergia não constatada no teste de contato?
    Existe um tipo de medicamento para atenuar a alergia?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  98. Leandro: Compreendo sua preocupação, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através de um aconselhamento por e-mail. É possível que existam outras causas envolvidas ou que ela possa estar utilizando produtos que contenham substâncias químicas similares. Aconselho que ela retorne ao alergista e peça nova orientação. Agradecemos sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  99. Sou de Bauru-SP e fiz recentemente um teste de contato (patchkit) e tive o seguinte resultado: (+++) Bálsamo do Peru; (++)Cloreto de Cobalto; (++)Perfume Mix; (++)Sulfato de Níquel e (++)Tiuram Mix. Como pode ser observado, são bastante itens e o médico alergologista recomendou que eu parasse de ingerir todo tipo de corante, alimentos com sabores e aromas artificiais, tintura de cabelo, perfumes, hidratantes, substituisse meus shampoos, condicionadores, sabonetes e desodorantes por hipoalergênicos. Como se trata de praticamente tudo que eu usava/comia gostaria de saber se existe um outro teste, mais específico, que identificasse exatamente o composto a que sou alérgica. Por exemplo, são todos os corantes (naturais e artificiais) ou apenas o amarelo ou vermelho? Ainda, eu nunca encontro os nomes Bálsamo do Peru, Cloreto de Cobalto etc nos produtos. Vocês teriam como me passar uma lista de como esses nomes são encontrados nos produtos? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  100. Alergia a parabeno e perfume mix tem cura??

    ResponderExcluir
  101. A alergia ao parabeno e perfume mix corresponde à alergia de contato. Por isso,o sucesso no tratamento depende do afastamento das causas. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  102. Oi me chamo Raquel, e gostaria de saber se poderiam me ajudar, me apareceu uma alergia com o aspecto de queimadura, nas palpebras uma so, o que poederia colocar?

    ResponderExcluir
  103. Raquel: peço sua compreensão, mas não é possível atender sua solicitação através de aconselhamento por e-mail. Nosso blog não tem a intenção de substituir a consulta médica, mas sim de orientar sobre as formas de prevenção e tratamento das doenças alérgicas. Além disso, lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  104. ola ,
    acabo de descobri que tenho alergia a duas substancias utilizadas em maquiagem. Goataria de saber quais maquiegem eu posso usar qu nao contem THIMEROSAL e PARABEN-MIX?
    uso maquiagem diariamente e estou desesperada!!!
    meus olhos estao super irritados na area da palpebra e olheira. obrigada Erika

    ResponderExcluir
  105. Érika: os dados que envia não são suficientes para que possamos definir o tipo de cosmético mais apropriado ao seu tipo de pele. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista: ele conhece seus dados cínicos e poderá orientar de forma mais adequada. Obrigada por sua visita a nosso blog.

    ResponderExcluir
  106. 1) O teste de contato detecta a alergia que surge do contato da substancia com sua pele. 2)O fato de ter positividade no teste de contato não implica que deverá modificar a ingestão de corantes. 3) Não há um teste para corantes já que o mecanismo das reações causadas por estes aditivos não é comprovadamente imunológico. Aconselho que converse com seu médico e peça que esclareça melhor suas dúvidas. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  107. Boa noite e parabéns pelo site.
    Gostaria de saber, especificadamente, em que produtos que o Paraben-mix, o Thimerosal e o Amerchol L101 são encontrados. Se alguém souber e tiver detalhes, agradeço, pois meu alergologista foi bem generico e generalizou e disse para eu ficar lendo bulas...

    ResponderExcluir
  108. Leonardo: Segue a lista solicitada:
    AMERCHOL L191: é um derivado Polioxietileno da Lanolina. É definido como uma lanolina solúvel em água e óleos, composta por esteróis livres e álcoois de cadeia longa. O Amerchol L-101 é largamente utilizado na indústria cosmética e em alguns medicamentos ( excipiente ) como emulsificante, emoliente e estabilizante secundário, nas emulsões óleo-em-água, e como primário nas emulsões água-em-óleo. O Amerchol L-101 é um marcador de dermatite de contato pela lanolina e seus derivados. Produtos relacionados: 1)Cremes 2)Condicionadores
    3)Emulsões 4)Loções cremosas 5)Pomadas e
    6)Xampus
    THIMEROSAL: é componente de cosméticos. O Thimerosal é um anti-séptico potente usado em medicamentos e cosméticos. Algumas vezes a concentração do produto é baixa e o contato por curtos períodos pode não provocar alergia. No entanto, o uso contínuo pode ocasionar prurido e lesões na pele. Embora o Merthiolate® tenha mudado a fórmula, ainda encontra-se thimerosal no merthiolate incolor e no “spray”. Algumas vacinas (por exemplo, gripe ), contêm thimerosal e podem provocar reações locais, embora sem sintomas sistêmicos. A maioria dos produtos com thimerosal é usado em áreas úmidas, como olhos, ouvidos, nariz e genitais. Soluções para lente de contato podem conter thimerosal. Pessoas sensíveis ao thimerosal podem ter reações foto-alérgicas ao ingerirem antiinflamatórios do grupo do piroxican.
    PARABEN MIX: É componente de cosméticos. Usado comumente como conservantes para controlar microrganismos em alimentos e produtos para pele e cabelos. Qualquer um dos parabenos deve ser evitado. Áreas mais sensíveis, como a face, desenvolvem mais facilmente dermatite por parabenos. Produtos relacionados:
    1• Alimentos industrializados (mostarda, maionese, molhos para salada, produtos congelados, vegetais, etc) 2• Cosméticos
    3• Medicamentos tópicos e sistêmicos (cremes, pomadas, soluções orais, xaropes, etc)
    5• Óleos e gorduras 6• Polidores de sapatos
    Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  109. Depois de uma tatuagem de henna à qual eu tive uma alergia muito forte, eu decidi ir ao médico. Após alguns testes ele me disse que eu era alergica à parafenilenodiamina, acontece que eu gostaria de fazer uma tatuagem definitiva, e queria saber se eu teria uma reação alergica ou não.

    ResponderExcluir
  110. Luísa: não aconselho que faça a tatuagem sem antes falar com seu alergista. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  111. Há seis meses contraí uma alergia generalizada. Só não tem no rosto. O teste deu como resultado:
    Positivo ++ Bicromato de Potássio e Cloreto de Cobalto.
    Positivo +++ Hidroquinona e Sulfato de Níquel. Eu usava há 20 anos tinta de cabelo acajú púrpura e em janeiro/2010 mudei para preto azulado, pode ser isso? Em fevereiro fiz escova progressiva sem formol. A alergia começou em abril. Ainda tingi os cabelos alugumas vezes durante esse período nos espaços de melhoras, até a cerca de três semanas, quando piorou o quadro alérgico. Outros produtos estão causando pioras da minha alergia, que não me davam antes, como maquiagem, perfumes, tinta de caneta e alimentos? Quais alimentos? Ou ainda é a tintura? Ontem fui tomar injeção de Diprospan e a minha pressão estava 17 po 10, por esse motivo não pode ser aplicada. Como minha alergia está muito forte e devido a pressão alta, penso que meu rim não esteja conseguindo filtrar, já pedi esxame para o rim. Com que frequência posso tomar Disprospan? Como se explica pequeninos momentos de melhoras? O fato é que a alergia não passa. Tenho 46 anos de idade. Pode me ajudar?
    Agradeço desde já a atenção dispensada.

    ResponderExcluir
  112. Soleide: gostaria de poder ajudar, mas não é possível esclarecer suas dúvidas baseado aenas no resultado do seu teste.Para isso,seria necessário conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa além de examinar o aspecto das lesões. Aconselho que exponha estas dúvidas ao seu alergista para que possa orientá-la. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica RJ. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  113. através do teste de contato descobri q tenho alergia aos parabenos, encontrei essa substancia em quase todos os cremes q uso, até no desodorante.
    .
    tomo antialergico e passo creme manipulado no corpo, receita médica_mas a coceira e lesões continuam.
    .
    a minha dúvida é a seguinte: minha urticária e coceira que já dura 5 meses só fica no corpo, muda de lugar, mas nunca no rosto. é POSSÍVEL UM PRODUTO FACIAL(hidratante, filtro solar, base, corretivo, rímel etc) CAUSAR ALERGIA NO CORPO, E NÃO NO ROSTO?
    .
    pergunta2: o anticoncepcional yas possui algum parabeno?
    .
    desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  114. Normalmente, não. Contudo, para afirmar no seu caso, é essencial examinar pessoalmente. A bula do anticoncepcional Yas não informa a presença de parabenos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  115. Olá!
    Já testei váaarios tipos de esmaltes hipoalergênicos e tive reação a todos eles. Nunca me predispus a fazer teste alérgico. Por isso não sei exatamente a qual substância tenho alergia. Mas, gostaria mesmo de saber, se existe alguma farmácia que manipule esmalte sem determinada essa ou aquela substância?
    Grata...

    ResponderExcluir
  116. Catarina: existem marcas de esmaltes hipoalergênicas, mas para manipular é essencial conhecera substância. O teste de contato é uma grande ferramenta na obtenção deste dado. Aconselho que procureum alergista. Agradecemos sua visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  117. olá..muito útil esse site...li tudinho...
    fiz laser harmony para tirar manchas e em seguida o dermato. me fez um peeling...foi a primeira vez que fiz as duas coisas ( e acho que a última tb!!) então, ocorreu alergia mesmo, acho que ao peeling , porque minhas pálpebras incharam , com uma sensação de corpo estranho dentro dos olhos e a pele escamou como cola...aidan estou assm, tive que ir ao oftalmo que me passou um colírio (patanolS). Ouvi do dermato que é raríssimo alguem ter alergia a peeling. Vcs podiam me orientar? procurei na net sobre alergia a peelig e nao encontrei nada. Estou ainda com mt dor e está tudo enrrugadinho emcima e em volta dos olhos. Desde já agradeço a atenção. queria saber assim o que evitar, qual a dica de vcs. obrigada.

    ResponderExcluir
  118. Olá, descobri que tenho alergia a cobalto e níquel. E já percebi que quando uso batom, vem os sintomas da alergia em meus lábios, gostaria de saber se isso acontece por causa da alergia ao cobalto? E se existe algum batom que não tenha cobalto?

    ResponderExcluir
  119. Lilian: os batons não t~em fórmula igual e por isso é preciso ler o rótulo do cosmético para avaliar. Uma outra opção é optar por cosméticos hipoalergênicos em sites especializados, como: Alergohouse (www.alergohouse.com.,br) ou Alergoshop (www.alergoshop.com.br). Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  120. Já comprei um batom na Alergohouse mas mesmo este batom me causou alergia, será que tem a ver com o corante usado? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  121. Lilian: quqlquer produto, mesmo os hipoalergênicos podem causar alergia pois depende da resposta de cada pessoa, que é individual. Aconselho que retorne ao seu alergista e peça uma nova orientação: ele conhece os detalhes do seu caso clínico, sendo a pessoa mais indicada para orientar. Obrigado pelo contato.

    ResponderExcluir
  122. Lany: na maioria das vezes, as reações aos peelings não são causadas por alergia mas sim por uma irritação primária, já que os produtos utilizados são todos abrasivos. Contudo, o aspecto das lesões é semelhante podendo confundir o diagnóstico. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  123. Uso a tinta Color Touch 7.0 (louro médio). Quando resolvi alterar a cor para a 5.0 (castanho claro) sofri uma forte reação alérgica. É possível que a mudança de cor tenha provocado a alergia? Obrigada!
    Helena

    ResponderExcluir
  124. Ola,
    Pintei meu cabelo ha 10 meses e logo em seguida meu cabelo comecou a cair demais!! Fiz o teste do contato e deu alergia a parafenilenodiademina. O problema eh que estou usando shampoo ante queda e locao mas a queda parece maior. Queria saber o que eu faco!! Esse tipo de queda pode ser para sempre? Meu cabelo voltara a crescer normal com o tempo? To desesperada com isso. Ja pardi mais da metade do cabelo e ela parece uma espiga.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  125. Helena: cores mais escuras costumam conter mais um tipo de corante chamado parafenilenodiamina que é um causador frequente de alergia. Converse com seu alergista e peça uma orientação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  126. Compreendo sua preocupação, mas infelizmente os dados que envia em seu relato não são suficientes para que possamos responder suas dúvidas. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista: ele conhece seus dados clínicos e poderá orientar de forma mais adequada. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  127. Sou alergica a parafenilenodianemina e queria saber como sei que o produto tem esse quimico? Esse composto pode vir com outro nome ou variacao que possa dar reacao cruzada? Existe tinta de cabelo para quem e alergico a isso?

    ResponderExcluir
  128. Parafenilenodiamina é o principal componente das tinturas de cabelo.Peço que escreva para nosso email enviando mais detalhes do seu caso para que possamos orientar adequadamente: blogdalergia@gmail.com

    ResponderExcluir
  129. Bom dia. Sou alérgica a sulfato de níquel e cloreto de cobalto, sendo assim, não posso pintar o cabelo. Gostaria de saber se já existe alguma tinta no mercado que dê para mim utilizar.

    ResponderExcluir
  130. A opção de uso é a henna indiana. Algumas tinturas de cabelo possuem fórmulas especiais, mas para esta orientação seria necessário uma avaliação clínica mais criteriosa do seu caso. O seu alergista poderá ajudá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  131. Boa noite meu sogro tem alergia ao balsamo do peru ja tentou varios medicamentos mas nada resolveu a pele dele chega a partir e fazer feridas gostaria de saber em quais produtos o balsamo e encontrado para que ele evite o uso
    obrigada

    ResponderExcluir
  132. Bálsamo do Peru é componente de cosméticos. Líquido viscoso, castanho-escuro, derivado da árvore Toluifera Pereirea. Alergia ao bálsamo do Peru mais freqüentemente significa alergia a fragrâncias e perfumes. Entretanto, sendo este um produto natural contendo muitas substâncias, é difícil determinar com exatidão qual fragrância o contém. O paciente deve evitar produtos perfumados e preferir usar fragrância-free. Alguns medicamentos têm Bálsamo do Peru e isto deve ser observado na embalagem ou bula ( principalmente produtos para dermatite de fraldas e hemorróidas ).
    Faz reação cruzada com: Colofônio, Bálsamo de Tolú, Madeiras, Terebintina, Própolis e Óleo de Cássia. Balsamo do Peru pode ser encontrado em Especiarias ( cravo, canela, etc ), alguns medicamentos tópicos, produtos infantis ( óleos e pós ) e na Tintura de benjoin
    Ingredientes ocorrendo naturalmente em alimentos contém substâncias relacionadas ou idênticas às contidas no bálsamo do Peru, e, quando ingeridos, podem provocar alergia. Se a alergia não melhorar evitando-se o contato, a dieta evitando estes produtos deve ser seguida. Evitar frutas cítricas, balas com sabor de frutas, chás com sabor, tabaco, sorvetes, colas e bebidas com sabor de frutas cítricas, temperos, canela, baunilha, curry, ketchups, chili, pickles, patês, vermouth e campari. Há necessidade de aguardar 3 a 4 semanas para julgar a melhora com a dieta. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  133. Ola Bom dia
    ha mais de 1 ano venho sofrendo com uma alergia que coça mto e descama dedos das maos e pes, braço, costas...somente do lado direto; fiz o testo de contato e deu positivo para kathon CG e cloreto de cobalto; gostaria de saber porque as lesoes aparecem somente no meu lado direito; quais cosmeticos q contem esse conservante? obrigada

    ResponderExcluir
  134. Os dados que descreve não são suficientes para responder sua pergunta: lesões na pele devem ser examinadas e julgadas em conjunto com os dados clínicos de cada paciente. Quanto aos cosméticos, o ideal é ler as fórmulas que constam no rótulo antes de fazer uso e caso tenha dúvidas, consultar seu alergista antes de usar o produto. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  135. Acabei de descobrir, atraves de um teste de contato, que sou alergica ao cloreto de cobalto e ao sulfato de niquel. Analisei todos os meus cosmeticos e esmaltes e nao achei nenhum desses componentes em nada que uso. E possivel que eles aparecam com outro nome nas composicoes quimicas dos produtos? Digo, com alguma sigla ou sinonimo? Alguem sabe? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  136. Roberta: Cloreto de cobalto é uma impureza do níquel. É um metal encontrado em jóias fantasia (bijuterias) e objetos de metal. Também é encontrado em alguns cosméticos. Indivíduos alérgicos ao cobalto podem ser ao níquel e cromato. Sulfato de Níquel é um metal branco-prateado resistente à corrosão. É o alérgeno mais comum das jóias de fantasia (bijuterias), embora não seja o único. Objetos niquelados geralmente são brilhantes ou cromados. Alguns cosméticos, como sombras e lápis para os olhos, podem ter contaminação pelo níquel. É o composto presente na bateria de testes de contato que mais causa alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  137. uma cliente tem alergia a timerosal e precisa pintar o cabelo, que tinta posso usar nela? qual tinta nao contem essa subbistancia?

    ResponderExcluir
  138. Lindabah: Timerosal não é um componente habitual das tinturas de cabelos. É um anti-séptico potente usado em medicamentos e cosméticos. Aconselho que peça à sua cliente que informe com seu alergista a real necessidade de uma tintura especial e que ele indique, se for o caso, qual será a tintura mais adequada. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  139. tiuram-mix está presente em que tipo de cosméticos?tinta, esmalte, shampoo, desodorante..?

    ResponderExcluir
  140. Lívia: Tiuram-mix é um composto da borracha. É o principal sensibilizante das luvas de borracha. Poucos cosméticos contém tiuram - apenas alguns sabonetes e shampoos. Aconselho que leia os rótulos dos produtos que necessite fazer uso. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  141. Ivana: Sou alergica a balsamo do peru.Só em fragrancias tem esse composto? Ou aonde mais?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  142. Bálsamo do Peru é mesmo um componente de cosméticos. Trata-se de um líquido viscoso, castanho-escuro, derivado da árvore Toluifera pereirea. Alergia ao bálsamo do Peru mais freqüentemente significa alergia a fragrâncias e perfumes. Entretanto, sendo este um produto natural contendo muitas substâncias, é difícil determinar com exatidão qual fragrância o contém. O paciente deve evitar produtos perfumados e preferir usar fragrância-free. Alguns medicamentos podem conter Bálsamo do Peru:leia sempre a bula (em especial os produtos para dermatite de fraldas e hemorróidas ). Preste atenção no rótulo da embalagem sempre que usar produtos infantis ( óleos e pós ) ou tintura de benjoin pois podem conter bálsamo do Peru. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  143. olá sou elis tenho 28 anos moro em Recife. fiz o teste de contato e acusou arseniato de sodio(++). onde posso evitar essa substancia?? será que emcorantes? esmaltes? tinta para cabelo? o teste de contato acusou tambem alergia a tiuram.
    obrigado!

    ResponderExcluir
  144. Elis: arseniato de sódio é um produto usado na pulverização de frutas, em corantes verdes, em alguns tipos de esmaltes, tônicos capilares, tintas de impressão. Tiuram é usado na manufatura da borracha. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  145. Tenho graves problema com o uso de cosméticos (entenda-se como cosméticos shampoos, desodorizantes, perfumes, cremes, loções, pastas dentífricas, etc etc). Não sou alérgico a nenhum ingrediente em particular mas sim à fórmula do produto. As reacções que tenho incluem congestão nasal, dor de cabeça, náuseas, vómitos, musculatura super tensa, ..., dá a sensação que a circulação sanguínea não flui fluentemente. Já me aconteceu ter este tipo de reacções com o mesmo produto (embalagens diferentes - comprados em períodos distintos). Penso que a ganância das marcas em produzir cada vez maiores quantidades a um menor preço fá-las "inovar em ingredientes" (mais baratos) que têm cada vez mais complicações para a nossa saúde. Tenho vontade de "clonar" os cosméticos com os quais me dou bem...mas isso parece ser impossível!

    Com os meu cumprimentos

    Parabéns pelo vosso trabalho de esclarecimento

    ResponderExcluir
  146. Agradecemos seu depoimento. Um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  147. Observei que 99% dos casos citados envolem o sulfato de níquel, que é o meu caso.Também já fiz de tudo e continuo com o rosto avermelhado,do nariz ao pescoço... muito ressecado e c/ algumas bolhas. No entanto estou relacionando os sintomas ao cloro da água, mas como evitá-la? Afirmo isso pq ao passar alguns dias num lugar onde a água não é tratada com o cloro, tive uma melhora espetacular. Alguem tem esse estudo? Por favor me orientem...

    ResponderExcluir
  148. desconheço este estudo. Mas lembro que a
    água potável fornecida pela tubulação nas residências também contém consideráveis concentrações de Níquel, pela corrosão dos tubos e torneiras, especialmente na tubulação de água quente. Recomenda-se aos pacientes sensíveis desprezarem o primeiro litro de água de torneira antes de usá-la. Converse com seu alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  149. Bom dia!! Preciso de uma grande ajuda. Sou alergica a sulfato de níquel, até hoje me pergunto como curar uma alergia como essa? Isso é, de acordo com minha dermatologista e alergologista, não tem cura. Posso apenas amenizar a minha dermatite de contato, já que quando como algo que não posso, minhas mãos enchem de bolhinhas e descama(situação horrível). Então, para tentar "sofrer" menos, resolvi não comer mais alimentos que tenham farinha de trigo, mandioca e frutos do mar( porque em vários testes alergicos que fiz, deu alergia a todos eles). Mas tenho dúvidas, gostaria de saber ao certo quais os alimentos que possuem o composto(niquel), para que eu possa incluir na minha dieta?! A batata que usamos para fazer o purê, possui o composto? Desde já agradeço a atenção de vocês. Jo!

    ResponderExcluir
  150. 1) Alergia de contato ao níquel não se cura, mas é controlada com o afastamento do contato com a substância. 2) Remédios são úteis para amenizar os sintomas. 3) A dieta alimentar só está indicada quando o alergista comprova a necessidade. Os dados são controversos na validade da dieta para pacientes sensíveis ao níquel. Converse com seu alergista. 4) Pães, aveia, sucrilhos, nozes e amêndoas, chocolate e peixes são os principais alimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  151. Olá...usei um autobronzeador pela primeira vez e acordei com o rosto coçando muito e áspero. apesar de ter usado no corpo todo, só o rosto pareceu avermelhado e coçando. como nao usei outros produtos no dia, acho que foi o autobronzeador. é possível só se manifestar em uma parte do corpo?
    como faço pra marcar uma consulta? obrigada.

    ResponderExcluir
  152. uma alergia a cosmetico pode desaparecer sozinha? se eu parar de usar um creme que me deu coceira em quanto tempo as bolinhas somem?

    ResponderExcluir
  153. A alergia de contato pode se resolver com a retirada do contato com a substância causadora da alergia.O tempo de desaparecimento das lesões depende do grau de intensidade da reação alérgica que originou o problema. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  154. É provável que o auto-bronzeador tenha provocado uma reação irritativa em sua face, por ser uma região mais sensível. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar o caso e prestar maiores esclarecimentos. Atendemos sem hora marcada de segunda a sexta feira. Informe-se pelo telefone (21) 2210 2810 de segunda a sexta de 8 às 11 horas ou de 13:00 às 16 horas.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  155. Bom dia, após realização de teste descobri que sou alérgica a paraben-mix (metil, etil, butil e benzilparabenos), gostaria de saber em quais produtos e alimentos essas substâncias estão presentes. Desde já agradeço, Renata.

    ResponderExcluir
  156. Renata: Paraben-mix está presente em cosméticos. É usado como conservante para controlar microrganismos em alimentos e em alguns produtos para pele e cabelos. Ocasionalmente parabenos podem ser utilizados em algumas medicações via oral ou injetável. Áreas mais sensíveis, como a face, desenvolvem mais facilmente dermatite por parabenos. Produtos relacionados: • Alimentos industrializados (mostarda, maionese, molhos para salada) • Cosméticos • Gomas • Medicamentos tópicos e sistêmicos (cremes, pomadas, soluções orais, xaropes, etc) • Polidores de sapatos É importante que leia os rótulos dos produtos antes do uso. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  157. Boa tarde!

    Em um teste de contato recente (Patsh Test), descobri que sou alérgica a Resina-epoxi, Bicromato de Potássio e Perfume(MIX). A cerca de 2 anos, ss dermatites começaram a aparecer de forma muito violenta e eram predominantes nas axilas (que já sumiram) e no pescoço, entre os dedos das mãos, no antebraço, colo e, eventuamente, entre os seios. Gostaria de saber, basicamente, o que devo evitar já que os produtos geralmente não vêem com a nomenclatura correta dos produtos utilizados na sua fabricação e, sinceramente, por se tratarem de substâncias muito diferentes, não faço idéia de onde procurar.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  158. Bicromato de potássio: é componente de cosméticos. Encontrado no pó do cimento e alguns cimentos úmidos que contêm cromatos. Outros materiais de construção como tijolos e secadores de parede também têm cromatos. Roupas de couro são tratadas com cromatos e devem ser evitadas. O couro úmido ou com suor agrava o problema. O uso de meias grossas pode proteger os pés dos calçados com cromatos. Tintas verdes e amarelas são fontes de cromatos. Outros produtos incluem têxteis, cosméticos, feltros verdes, fluídos de litografia, cabeças de fósforos e preservativos da madeira.
    Perfume-mix: é componente de cosméticos e fotossensibilizante. Álcool cinâmico e aldeído cinâmico são os principais componentes desta mistura de perfumes. O uso de produtos livres de perfume é aconselhado.
    Resina epóxi: uso em produtos de borracha, concretos, sinteco, próteses dentárias.
    O seu alergista poderá fazer uma orientação individualizada pois conhece seus dados clínicos realizou um exame de sua alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  159. Anônimo3/4/11 16:37

    ola estou com duvida pois usei um descolorante pr descolorir a rais do cabelo agora estou com vermelhidao estou assustada isto e uma alergia.

    ResponderExcluir
  160. A sua solicitação não pode ser atendida através da internet, sem examiná-la pessoalmente. O seu relato sugere que tanto pode ser uma alergia, como também pode ser uma reação causada por irritação ao produto. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  161. meu nome lilian sou alergica ao cloretro de cobalto.reacao cruzada b12 oque nao posso comer?

    ResponderExcluir
  162. Cloreto de Cobalto é um metal encontrado em jóias fantasia (bijuterias) e objetos de metal. Também é encontrado no concreto, tijolos e secadores de parede. Pode ser encontrado em alguns cosméticos. Indivíduos alérgicos ao cobalto podem ser ao níquel e cromato. Cobalto também pode ser usado no fabrico de plásticos e borracha, sendo importante para trabalhadores da indústria. Não há indicação de dieta aos pacientes portadores de dermatite de contato ao cloreto de cobalto. Obrigado pela visita.
    Reação cruzada: Vitamina B12 ( Cianocobalamina )

    ResponderExcluir
  163. Boa Noite, sou alérgica a paraben, quartenium e sulfato de niquel, fiquei sabendo que estes produtos estão presentes em shampoo e condicionador, e sabonete, é possível esses produtos causarem queda de cabelo? existe algum shampoo, condicionador e sabonete anti-alergico? onde posso encontra-lo? Niterói, RJ

    ResponderExcluir
  164. Embora contenham estas substâncias, o fato de não ficar em contato com a pele (usamos e logo retiramos com água) e as mínimas quantidades destas substâncias, tornam bastante rara a ocorrência de dermatite de contato com shampoos, condicionadores e sabonetes. É mais comum que esta dermatite surja nas mãos dos profissionais que trabalham em salões de cabelereiros pela repetição do contato e pela maior permanência do contato com os produtos.
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  165. Anônimo6/6/11 01:08

    Gostaria de deixar aqui minha experiência com alergia a cloreto de cobalto.entendo e compreendo todos aqueles que tem, é muito difícil controlar qualquer tipo de alergia, mas não é impossível.Primeiro tenha um médico de confiança, ele será seu melhor amigo nessa hora.No meu caso pesquisei muito e segui os conselhos de um médico.Evitei tudo que vai do azul ao vermelho, que segundo ele pode conter o cloreto de cobalto, inclusive material de limpeza.Cortei tudo.Aos poucos fui experimentando alguns produtos e assim fiquei sabendo o que me dava alergia.Ah, sem contar que durante 1 ano tomei anti alérgicos.Hoje levo uma vida normal, apenas evitando vários produtos.Registro aqui que esse site me ajudou muito nas dúvidas que tinha.Para as meninas uso o esmalte derma nail, foi o único que não me deu alergia.
    \abços a todos e perseverem!!!!!!

    ResponderExcluir
  166. Olá.Gostaria de tirar uma dúvida.Fiz teste de contato que resultou em alergia de cloreto de cobalto q tem reação cruzada com vitamina B12 manufaturada.Acontece que um médico receitou complexo/suplemento natural vitamínico e só depois de ter aberto percebi que entre as vitaminas continha cianocobalamina B12(0,60 mcg por blister)1 por dia.Será que posso ter alergia mesmo sendo natural?Que tipo de alergia?Pode dar falta de ar?Preciso muito tomr este remédio para fortalecer minha saúde.Já tomei quendo adolescente e nã lembro de ter dado alergia.Hoje tenho 24 anos.Posso ter alguma reação?Desde já obrigada de coração!!!

    ResponderExcluir
  167. A possibilidade de reação existe mas é baixa sua ocorrência. Acopnselho que converse com seu alergista pois ele conhece seus dados clínicos e poderá orientar de forma adeqwuada e individualizada. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  168. Fiz o teste alérgico de contato e no resultado tive a confirmação de THIMEROSAL, NITROFURAZONA e SULFATO DE NÍQUEL. Gostaria de saber exatamente a quais produtos e substâncias devo evitar contato para facilitar meu dia-a-dia. Ogb e bom dia!
    Cris

    ResponderExcluir
  169. Quais as reações de alergia de contato
    ?Pode mexer com a respiração?Obrigada!!

    ResponderExcluir
  170. Cris: Seguem as substâncias: 1) Thimerosal é um anti-séptico potente usado em medicamentos e cosméticos. Mertiolato modificou sua fórmula e não contém mais esta substância. Alguns colírios e soluções para limpeza de lentes de contato podem conter esta substância. 2) Nitrofurazona é encontrado em alguns tipos de cremes, pomadas, colírios, goras auriculares e em anti-sépticos bucais. 3) Sulfato de níquel é um metal encontrado em jóias de fantasia (bijuterias), objetos niquelados, moedas, ferramentas, utensílios de metal, etc. Alguns cosméticos, como sombras e lápis para os olhos, podem ter contaminação pelo níquel. Este é o composto presente na bateria de testes de contato que mais causa alergia. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  171. A alergia de contato resulta de uma resposta imunológica (alérgica) à substâncias (minerais, vegetais, animais ou sintéticas) em contato com a pele. Manifesta-se por coceira, eczema,podendo ter áreas avermelhadas (eritema) onde aparecem bolinhas de água (vesículas) e que podem se romper eliminando um líquido pegajoso (exsudação). Com o passar do tempo, o liquido seca, podendo surgir crostas e descamação. Utiliza-se a denominação de eczema ou dermatite de contato. Ou seja, as lesões surgem no local onde houve o contato com a substância. Gratos por sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  172. quando uso smaltes ou maquiagens que contenham colofonio ou thimerosal tenho alergia e irritações no rosto. é posivel achar maquiagem sem estes produtos? onde?

    ResponderExcluir
  173. Aconselho que entre em contato com os locais especializados em produtos hipoalergênicos: Alergoshop (www.alergoshop.com.br) ou na Alergohouse (www.alergohouse.com.br. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  174. Anônimo2/7/11 18:54

    Minha prima constatou há alguns anos uma alergia ao Bálsamo do Peru, desde então ela tenta evitar alimentos que ela sabe que contém tal Balsamo, mas assim mesmo algumas vezes ela ainda sente o efeito, mesmo evitando tais alimentos, talvez ela não saiba ainda de todos que contenham este Balsamo do peru, será que existe uma lista desses alimentos?
    A alergia dela é um inchaço em partes da cabeça. Cada vez num lugar, às vezes na garganta e língua que é o pior pois ela fica sufocada e tem que ir ao pronto socorro, e as vezes é no olho ou nas bochechas ou nos lábios, em todos os lugares ficam amortecidos uns dois dias. Será que isso é perigoso ela tem medo de algum dia não dar tempo de ser socorrida.
    Agradeço a oportunidade.

    ResponderExcluir
  175. Atendendo sua solicitação, envio a lista de alimentos que podem conter Bálsamo do Perú: casca de frutas cítricas, balas com sabor de frutas, chás com sabor, coca ou pepsi cola, especiarias (cravo, canela), baunilha, curry, ketchup, chili, pickles, patês e algumas bebidas, como vermouth e campari. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  176. Anônimo6/7/11 17:46

    oi pessoal sou cabel e tbm tenho alergia a ppd e ja existe uma tinta sem essa quimica no mercado chamada keune independente dos tons claros ou escuros o unico problema eh q so vende em salao.

    ResponderExcluir
  177. Olá, fiz o teste e foi constatado alergia a sulfato de niquel, azocorante,bicromato de potassio e sulfato de cromo, gostaria de saber que produtos geralmente possuem essas substancias. Tenho gatos eles podem influenciar na alergia a esses produtos? Antiacido eno possui alguma dessas substancias. Desde já agradeço a atenção e aguardo

    ResponderExcluir
  178. Por favor sou alergica a sulfato de niquel, azocorante, bicromato de potassio e sulfato de cromo, gostaria de saber se leite de caixinha e cerveja tem algumas dessas substancias?

    ResponderExcluir
  179. Jecélio: segue a lista de contactantes: 1) Sulfato de Níquel é um metal resistente à corrosão. É o alérgeno mais comum das jóias de fantasia (bijuterias). Objetos niquelados geralmente são brilhantes ou cromados. Nem todo metal contém níquel, o aço inoxidável tem níquel, mas que este é tão firmemente ligado que não causa a mesma alergia. Alguns cosméticos, como sombras e lápis para os olhos, podem ter contaminação pelo níquel.
    O níquel é o composto presente na bateria de testes de contato que mais causa alergia.
    2)Azocorante: encontrado em tintas de escrever, tintas esferográficas. 3) Bicromato de potássio
    É componente de cosméticos. Encontrado no pó do cimento e alguns cimentos úmidos que contêm cromatos. Outros materiais de construção como tijolos e secadores de parede também têm cromatos. Roupas de couro são tratadas com cromatos e devem ser evitadas. 4) Sulfato de cromo:usado no polimento e limpeza de metais artigos de couro, vernizes. Estes produtos são diretamente relacionados ao contato com a pele e mais raramente com a ingestão de alimentos. Sugiro que fale com seu alergista e peça uma orientação específica para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  180. Bom dia, fiz o teste de contato esta semana e descobri que tenho alergia a Linolina, Perfume Mix e Bicloreto de mercúrio. Tenho duas dúvidas:

    1 - Na lista que meu alergista me deu, continha na parte de bicloreto de mercúrio alergia a preservativos, qual devo usar agora em diante?
    (já percebi que após a relação sexual minha coceira aumenta bastante)

    2- Meu alergista disse que tenho pele atópica, e já percebi que quando estou nervosa ou angustiada, minha pele começa a coçar mais intensamente(já fiquei várias noites rolando na cama sem dormir e me coçando muito) e que tenho histórico na família de asma, minha mãe é asmática e ela diz que desde criança tenho essas coceiras que formam feridas, além da pele ressecada. Quais cuidados tenho que ter em relação ao meu nervosismo e se essas coceiras possuem algo a ver com essas alergias que deram no meu exame de contato(Linolina, Perfume Mix e bicloreto de mercúrio)?

    ResponderExcluir
  181. Os dados que envia não são suficientes para que eu possa orientá-la com precisão. 1) A escolha de um preservativo se baseia na análise dos seus dados clínicos, já que não há um produto que seja indicado para qualquer pessoa alérgica. 2) A pele atópica é mais ressecada e mais sensível, necessitando cuidados e hidratação especial. É recomendado uso de sabonetes para pele sensível,como por exemplo Oilatum. O hidratante deve ser aplicado em todo o corpo logo após o banho, com a pele ainda umedecida. Banhos devem ser apenas uma vez ao dia e nunca quentes ou demorados. Para aliviar a coceira, uma receita caseira - banhos de maizena ajudam a acalmar sua pele. 3) Quanto ao emocional, recomendo atividades relaxantes (yoga e similares), passeios ao ar livre e se necessário, uma terapia específica de apoio. Aconselho que converse com seu alergista e exponha suas dúvidas. Ele conhece seus dados clínicos e a examinou, sendo a pessoa mais indicada para orientá-la com segurança. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  182. Olá pessoal!
    Quero agradecer a vocÊS por este blog!
    Desde que constatou-se minha alergia de contato ao cloreto de cobalto, minha visita aqui é aques que diária!
    Já estive aqui como Cinthia (meu nome mesmo) e com certeza também já estive com o meu nickname (que uso no meu blog, o Garota dos sapatos vermelhos).
    Estava relendo os comentários aqui, é impressionate como nós, alérgicos ao cloreto de cobalto nos sentimos perdidos, sem pai nem mãe.
    A minha alergia nunca deu "uma parada", esta cada dia pior e justamente porque é difícil detectar a presença deste componente nos produtos.
    Olhando os comentários, a resposta daqui que mais me elucidou algo que não sabia foi "Cloreto de cobalto é usado na manufatura de cosméticos. Vários sais de cobalto são corantes, podendo ser empregados em maquiagens e tinturas de cabelo(...)".
    Isso já foi bem banaca porque até então nunca soube que corantes poderiam haver CC, apensas suspeitava por conta das minhas pesquisas.
    É difícil abandonar a maquiagem, sou muito vaidosa e mais do que isso, o meu blog fala sobre isso (http://redshoesandblablabla.com.br/) mas, quanto aos esmaltes, eu já estou conseguindo me "libertar".
    Está senod um processo difícil (estou "desapegando' de TODOS os meus esmaltes), agora vou testar os hipoalergênicos na esperança que minha alergia pelo menos seja abrandada (o foco dela é o meu rosto, vocês devem imaginar meu sofrimento...).
    Obrigada à toda equipe por ter criado um blog tão útil!
    Até bem breve!!!

    ResponderExcluir
  183. Cíntia: desejamos que obtenha controle de sua alergia com o tratamento. Visitei seu blog e é bem bacana. Caso more no Rio estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Abraços.

    ResponderExcluir
  184. Olá!!
    Fiz o teste de contato e o resultado deu alergia e deu resultado ++++ à terebentina e sulfato de níquel. A terebentina está presente em que? Pois minha pele sempre fica irritada com o uso de alguns cosmeticos e perfumes, mas no rótulo nunca vem falando na composição a presença de terebentina.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  185. Terebintina é usada em linimento para reumatismo, na lavagem de roupa a seco, inseticidas, graxa para sapato, ceras de assoalho, aguarrás, solvente de tinta, massa para polir automóveis, vernizes, borrachas,resinas, polidores de móveis, modelagem em argila. Entre os cosméticos, alguns esmaltes continham terebintina mas atualmente está em desuso seu uso nas fórmulas hipoalergênicas.Sulfato de níquel: encontrado em bijuterias, jóias de fantasia, objetos niquelados, lâminas de barbear, moedas.Algumas tinturas de cabelo podem conter níquel. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  186. Olá, fiz um teste de contato e hoje saiu o resultado. Tenho alergia aos seguintes substâncias,alimentos:
    -PPD-mix
    -Etilenodiamina
    -Resina epoxi
    -Trietanolamina
    - Trigo
    -Camarão
    -carne bovina
    Também,no teste respiratório: Blomia Tropicalis, Dermatophagoides Farinae, Dermatophagoides Pteronyssinus é Ácaros Mix.

    Gostaria de saber 3 coisas:
    1-se é comum o ser alérgico a tanas coisas.
    2- o tratamento consiste unicamente na suspensão do uso dessas substâncias;
    3- o uso de pomadas como "furoato de mometasona" e "dipropianato de betametasona" pode ser feito por tempo indeterminado? Ou tem efeito analogo a antibioticos?

    Desculpe pelo texto enorme,
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  187. 1) É possível ter alergias associadas. Mas para julgar seu caso, seria necessário conhecer seu histórico clínico de forma criteriosa. 2)O tratamento da dermatite de contato e da alergia alimentar implica no afastam,ento da substância causadora. 3)o tratamento das alergias respiratórias pode ser feito com vacinas (imunoterapia) 4)os cremes relacionadsos não contém antibióticos.Mas,não podem ser usados poor tempo prolongado sem prescrição médica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  188. notei alguns nódulos nas axilas, que doem e acambam por romper e sair puz. Algumas vezes meu corpo absorve diminuindo a pretuberancia.
    Uma vez esqueci de usar desodorante e notei que parou de doer e diminuiram. seria algum tipo de alergia da pele contra os desodorantes?

    ResponderExcluir
  189. O seu relato não sugere que seja uma alergia, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  190. Olá, comecei a ter alergia a esmaltes comuns, e agora passei a ter alergia a esmaltes hipoalergênicos também (na 3a aplicação).
    Quais susbstâncias presentes nos esmaltes hipoalergênicos que podem causar reação alérgica?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  191. Produtos hipoalergênicos também podem causar alergia.Mas, este processo depende da sensibilidade de cada pessoa. O teste de contato neste caso, é valioso para identificar qual a substância causadora de sua alergia. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  192. Nathália1/9/11 19:54

    Olá! Tenho 16 anos, e há anos venho apresentando o quadro de reação alérgica muito semelhante aos descritos aqui.Quando pequena fui diagnosticada com dermatite, a mesma se concentrava como uma irritação na orelha.Utilizei uma pomada acarretando o fim da irritação. Após alguns anos, aos 12 ou 13 anos, a reação alérgica retornou já não mais na orelha mas, na barriga.Consultei-me com um médico e desde então utilizo a pomada ELIDEL.A reação alérgica na barriga cessou, porém incio-se no rosto, em várias regiões.Apresento hoje irritações semelhantes as descritas no tópico sobre demartite de contato nas regiões: orelhas, pálpebras, ao redor do nariz e recentemente ao redor da boca, no lábio inferior e no queixo.Apresento também reação alérgica nos lábios, que se mostram inchados, coçam e permanecem ásperos(bolinhas)durante a "crise" alérgica, assim como o olho.Recentemente realizei o teste de contato, porém a única substância acusada foi a NITROFURAZONA.
    Gostaria de saber se existe alguma chance de que eu apresente alergia a alguma outra substância, ou se realmente a alergia a nitrofurazona pode acarretar tantas lesões.
    E se a minha alergia pode apresentar um fundo hormonal, já que observei algo como um ciclo de aparecimento das crises alérgicas, que geralmente coincide com meu ciclo menstrual.
    Grata desde já, espero a resposta.

    ResponderExcluir
  193. 1) O seu relato sugere que possa ter uma dermatite atópica associada à alergia de contato. 2) Nitrofurazona é um quimioterápico presente em medicamentos usados como anti-sépticos bucais, para queimaduras (Furacin) e ferimentos na pele. Também é encontrado em medicamentos de uso veterinário e rações para animais. 3) Fatores hormonais, como a menstruação e a gravidez podem influenciar nas condições da pele e me alguns tipos de alergias cutâneas. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  194. Anônimo7/9/11 14:29

    oi, meu alergista disse (após teste de contato) que sou alérgica a: antraquinona, bálsamo do perú, PPD-mix, hidroquinona, bicromato de potássio, propileno glicol, butil-fenol para-terciário, neomicina, irgasan, kathon CG, cloreto de cobalto, tiura-mix, mercapito-mix, benzocaína, quartenium 15, nitrofurazona, paraben-mix, thimerosal, formaldeido, germall(I), bromopol(bromo 2-nitropopanol-1-3 diol 2), ácido sórbico, tiogliconato de amônia, amerchol l -101 e clorexidine. não entendo nada do assunto, mas como a maioria das pessoas revelam ter alergia a apenas alguns componentes, fiquei mais desolada do que já estava;é possível eu ter alergia a tudo isso mesmo? estou tomando um remédio receitado por meu alergista (três vezes ao dia) e uma vacina (uma vez por semana) gostaria de ser informada se é comum esse tipo de tratamento e se tem resultados positivos.. outro detalhe: minha alergia apresenta irritação na pele (somente a perte que exponho ao sol: fotossensibilidade, como disse o médico) e na garganta.. por favor, não deixem de responder..

    ResponderExcluir
  195. É raro que um teste de contato apresente positividade a muitas substâncias. É importante que se afaste a possibilidade de sua pele estar mais sensível e reagir de forma exagerada às substâncias do teste de contato. Quanto ao seu tratamento, não tenho condições para opinar já que desconheço os seus dados clínicos. Para isso, seria necessário uma avaliação feita numa consulta tradicional, pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  196. Olá, gostei muito do blog, descobri que sou alergica a cloreto de cobalto e sulfato de niquel, e descobri que tem em tintas de cabelo, mas tem em todas as marcas? já pinto os cabelos há 15 anos e nunca tive problemas de coceira por causa da tinta,tive urticaria há pouco tempo mas devido ao conjunto de fatores. sera que posso continuar a usar?

    ResponderExcluir
  197. Iolanda: o caminho mais adequado é ler atentamente os rótulos dos produtos e, caso tenha dúvidas, entrar em contato com seu alergista antes de aplicar o produto.As tinturas são obrigadas por lei a descrever no rótulo todas as substâncias presentes na fórmula. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  198. Boa tarde! Começou surgir uma coceira no meu corpo: regiao glutea, axila, punho, pés. então fui a um clínico e ele me falou que era escabiose, passou 2 remedios vermectil e diprospan, sumiu todos os sintomas mas não era escabiose e voltou mas grave ainda foi ai que então ele me indicou uma dermatologista e ela me falou que era dermatite passou hixizine e desanol + cutisanol misturar e passar em cima das áreas afetadas. adiantou para algumas áreas, mas continua coçando muito o gluteo, a barriga e os pés. Não aguento mais. o que vc me indicaria? :(

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno