Pular para o conteúdo principal

Conjuntivite Alérgica


Os olhos podem manifestar diversas formas de alergia, sendo a mais comum, a conjuntivite alérgica. Este tipo de alergia pode ocorrer isolada ou acompanhando a Rinite Alérgica. A principal causa de conjuntivite alérgica é a alergia aos ácaros da poeira de casa. Em alguns locais no Sul do Brasil e nos países onde existe polinização, citam-se ainda os polens de plantas e flores. Outros fatores podem estar envolvidos: alergia aos animais domésticos, poluição ambiental, fumaças (citando em especial o cigarro), medicamentos, produtos químicos, irritantes, etc.

Sintomas principais da Conjuntivite Alérgica

- Olhos avermelhados,

- Coceira,

- Lacrimejamento,

- Fotofobia (sensação de incômodo com a luz).

- Podem estar presentes sintomas da rinite: espirros, coriza, congestão e coceira nasal.

O diagnóstico é feito pela história clínica: em geral a pessoa é portadora de Rinite e tem história de doenças alérgicas em outras pessoas de sua família. O sintoma mais característico é a coceira. Os testes cutâneos com antígenos inalantes feitos no braço do paciente são úteis para confirmar a alergia.

A conjuntivite alérgica pode se confundir com as formas bacterianas, que em geral não coçam, mas costumam se acompanhar de sensação de areia nos olhos, ardência ou dor. Além disso, deve ser diferenciada de outras doenças que acometem os olhos e que provoquem sintomas semelhantes.

Tratamento

1. O tratamento deve começar pelo afastamento dos fatores que estão provocando a alergia, da mesma maneira que na rinite alérgica. Por isso, o controle do ambiente e o combate aos ácaros da poeira de casa são muito importantes.

- A limpeza da casa deve ser feita diariamente, utilizando pano úmido, sem vassouras ou espanadores e evitando produtos com odores ativos.

- Atenção especial deve ser dada ao quarto e à cama: recomenda-se encapar travesseiros e colchões.

- Travesseiros: prefira os modelos de espuma inteiriça e evitando os modelos de plumas, penas, paina ou flocos de espuma.

- Roupas de cama devem ser trocadas semanalmente e roupas guardadas sempre lavadas antes do uso.

- Focos de mofo, umidade e baratas devem ser combatidos.

- Afastar animais domésticos.

2.Uso de remédios: está indicado nas crises para aliviar sintomas e depois de forma preventiva, para impedir que apareçam novos episódios.

- Antialérgicos (antihistamínicos) podem ser usados por via oral ou sob forma de colírios, sendo úteis para controlar a coceira nas crises e ainda no controle da doença.

- Outras substâncias estão disponíveis no tratamento: estabilizadores de membrana, antinflamatórios, corticóides, drogas de ação combinada, etc. dependendo da análise de cada caso.

3.Imunoterapia (vacina): está indicada como um importante recurso terapêutico, em especial quando há associação com a rinite alérgica.


Dicas de tratamento

- Não use colírios por conta própria


- Encape seu travesseiro e colchão


- Troque seu travesseiro periódicamente


- Lave sempre as mãos


- Evite coçar ou esfregar os olhos


- Compressas com água ou soro fisiológico são úteis para alívio na fase aguda da conjuntivite.


A conjuntivite alérgica é uma doença simples, mas pode também se complicar e trazer conseqüências danosas ao olho, em especial nas formas mais graves. Por isso, deve ser avaliada pelo médico especialista para que seja logo tratada e não provoque danos à visão.

Existem outras formas de alergia ocular?

Sim. Os olhos podem manifestar outros tipos de conjuntivites e ainda manifestar-se não apenas na conjuntiva como também na córnea (ceratites), na úvea (uveítes), nas pálpebras e cílios (blefarites) entre outras.


Comentários

  1. Olá boa noite! Entrei nesse blog porque estava querendo saber mais a respeito dos sintomas de conjuntivite alergica, eu não conhecia, mas com as informações aqui eu vou tomar algumas medidas preventivas, meu filho de 4 anos apareceu com esses sintomas (conjuntivite alergica).
    Obrigada Andrea

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei as explicações, mas eu gostaria de saber o seguinte: na conjuntivite alérgica se uma alteração nos foliculos, papilas, injeção ciliar, Flare, e como fica a transparencia da cornea? apresenta dor?

    Muito obrigado

    att
    Antonia Edna - Teresina PI

    ResponderExcluir
  3. Cara Antonia: dor não é um sintoma típico da conjuntivite alérgica. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  4. boa tarde, estou procurando informações sobre papilas gigantes,meu filho tem 13 anos estou correndo o todos os médicos e hospitais, mas ainda não encontramos uma solução
    Muito obrigado.
    kamila - Rio de janeiro

    ResponderExcluir
  5. Existem vários tipos de alergia ocular, sendo os principais: 1) conjuntivite alérgica sazonal 2) rinoconjuntivite alérgica perene, 3)ceratoconjuntivite atópica, 4) ceratoconjuntivite primaveril, 5) conjuntivite papilar gigante e 6) dermatite de contato.Para orientar, é essencial definir o tipo de alergia apresentado pelo seu filho. A nossa equipe está ao dispor na Clínica de Alergia PGRJ.

    ResponderExcluir
  6. Rita - Santo André17/2/10 10:24

    Por favor tenho um filho de 4 anos que apresenta um quadro de conjutivite alérgica desde os 3. Ele fica com os olhos bem vermelhos. A minha preocupação maior é com a secreção que aparece nos olhos dele - muitas vezes essa secreção impede dele abrir os olhos - é um tipo de sebo. Por favor vocês poderiam me informar sobre essa secreção? já procurei especialistas e eles medicam colírios que na maioria das vezes não funcionam - com o tempo ela some. Mas eu gostaria de saber o que é essa secreção.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Rita: peço sua compreensão, mas não podemos atender sua solicitação através de aconselhamento por e-mail. Para afirmar o que está gerando a secreção ocular em seu filho é necessário avaliar de forma minuciosa os seus dados clínicos. Só fazendo o diagnóstico será possível orientar a forma de resolver o problema. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/5/10 10:42

    Daniel Bispo: eu me encontro com a alergia, tenho uma vida corrida por trabalhar em cima de uma moto e mora em uma casa que tem telhados velhos que jogam muita pueira estou em situação muito dificil o que poderia fazer dentro dessa situação?

    ResponderExcluir
  9. Daniel: os fatores que cita podem ser agravantes da alergia ocular, dificultando sua melhora. Aconselho que procure um alergista e estude com ele alternativas que possam ajudá-lo. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  10. eu tenho 20 anos e é sempre a noite q minha rini te piora e hoje acordei com o olho direito coçando e saindo uma secreção melequenta.

    ResponderExcluir
  11. Adraste: a rinite alérgica se acompanha frequentemente de olhos lacrimejando, coçando e propensos à secreção. Escreva para nosso e-mail e receba a cópia em PDF do nosso livro sobre a Rinite. É importante tratar a rinite para melhorar seus olhos. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  12. Olá eu tenho conjuntivite alérgica, mas gotaria muito de ler esse livro sobre a Rinite!
    Como faço..?! Meu e-mail: milifine@hotmail.com
    Obg desde já

    ResponderExcluir
  13. A cópia do livro foi enviada para seu e-mail. Gratos pela visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  14. Minha filha de 13 anos tem apresentado conjutivite alérgica repetidas vezes,ela tem dermatite atópica (agora sob controle)muito grave.Não conseguimos bom resultado com nenhum tipo de tratamento, até o soro fisiológico parece irritar mais, ja passamos por vários profissionais, o sofrimento tem sido grande... o que fazer?

    ResponderExcluir
  15. Andrea: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não é possível orientar o tratamento de sua filha sem examiná-la pessoalmente. Colocamos a nossa equipe ao seu dispor para atendê-la na Policlínica RJ. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  16. Olá

    Tenho 41 anos e apareceu-me uma conjuntivite pela primeira vez.
    Os médicos já me receitaram 4 diferentes antibióticos e não passa. De momento, para alem de um antibiotico, estou a aplicar Dexametasona e lubrificante. De manhã tenho dificuldades a abrir o olho, parece que tenho dificuldade nos musculos do olho, mas ao aplicar o lubrificante a dificuldade começa a passar. O que poderá ser?
    É grave esta dificuldade em abrir o olho?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. O seu relato não é suficiente para uma conclusão. É essencial examinar pessoalmente para poder afirmar porque não ocorreu melhora com a medicação. Aconselho que entre em contato cm seu médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  18. ola minha mae tem 64 anos e sofre de alergia ocular , sendo que ela tem alergia tambem a quase todos medicamentos sendo assim muito complicado em medicar , como moramos no interior temos dificuldade em medicos especializados nessa area de alergia ocular vcs poderia ta indicando algum medico ou clinica aonde fosse especializada nisso obrigada AIME

    ResponderExcluir
  19. AIME: você não informou em que cidade mora: aconselho que visite o site da ASBAI (www.sbai.org.br) e consulte o setor - encontre um especialista. Caso precise, envie um e-mail informando mais detalhes. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  20. Olá! Gostaria de receber uma copia do livro sobre Rinite, pois sofro desse tipo de alergia (a minha é crônica) e tambem de conjuntivite alergica.

    Meu email é: evenim_ruiva@yahoo.com.br

    Grataa.

    ResponderExcluir
  21. Évenim: a cópia solicitada já foi enviada para seu e-mail. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  22. Olá. Também gostaria de uma copia do livro sobre rinite. Meu e-mail é denise_storti@hotmail.com. Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Denise e Marcelo: a cópia do livro sobre a rinite "É mais feliz quem respira pelo nariz" j´foi enviada.Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  24. olá,
    já recebi o livro muito obrigada pela excelência na resposta, agora gostaria de saber mais informações a respeito de como surge a conjuntivite alérgica, pois nunca tive nenhum problema de alergia e há um mes venho sofrendo com essa conjuntivite, não sei mais o que fazer já estou ficando desesperada. mais uma vez, obrigada. estou usando pantanol uma gota a cada 12h.

    ResponderExcluir
  25. Rose: a conjuntivite alérgica pode ocorrer isolada, mas em grande parte das vezes deriva da rinite alérgica que termina por acometer também a região ocular.
    Agradecemos sua visita e nos colocamos ao seu dispor na Policlínica RJ

    ResponderExcluir
  26. Ola, tenho conjutivite alergica a um bom tempo, vou em oftalmos periodicamente, mais nao muda muita coisa, seria viavel eu ir a uma alergista?

    ResponderExcluir
  27. Icaro: o tratamento com alergista é muito importante para a correção da conjuntivite alérgica, complementando o tratamento efetuado pelo oftalmologista. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  28. Olá! Estou em plena crise de conjuntivite alergica e minha consulta com o oftalmologista será só dia 18/02. Não há alergista em minha cidade, portanto terei que aguardar a consulta. Gostaria de saber se há outros procedimentos que podem ajudar a aliviar os sintomas. Ouvi falar que compressas com gelo e utilização de soro fisiologico ajudam. É verdade?

    Grata.

    ResponderExcluir
  29. Évenin: compressas com soro fisiológico ou mesmo com água mineral geladinha podem aliviar até que possa ser atendida por seu médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  30. Boa Tarde,
    De uns 6,7 meses para cá
    estou com meus olhos ardendo mais no final do dia,
    vermelhos com "vasinhos dilatados" mais no olho direito, sensação de secura nos olhos, sensibilidade á luz, ás vezes coça também. Fui á 4 oftalmologistas e 3 disseram que eu não tinha nada, e o ultimo disse que pode ser devido ao tratamento que fiz com o Roacutan em 2008, ou o protetor solar Episol, eu suspendi o protetor tem 7 dias que não uso, mais nao vi resultado.
    Pode ser conjuntivite?

    ResponderExcluir
  31. Michelle: o seu relato não é suficiente para que possamos afirmar se é uma conjuntivite. É preciso examinar para diagnosticar. . A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo6/2/11 14:17

    boa tarde ! o meu problema é o mesmo da amiga acima ,mas com um periodo menor( 3 a 4 meses).meu oftomologista me passou no primeiro tratamento o maxinom (+ ou -),no segundo foi o tobradex melhorou bem mais a carninha espanjosa do meu olho direito nao sumiu.mais o resto melhorou bastante,mas quando acabou o tratamento com tobradex voltou tudo denovo.gostaria de entender pq só a noite piora principalmente olho vermelho, um outro medico me aconselhou a procurar um alergista.

    obrigada !!!

    ResponderExcluir
  33. Não tenho condições para responder suas dúvidas sem estabelecer um diagnóstico para seu caso. É provável que a piora no horário vespertino se deva ao cansaço e irritação visual, mais comuns ao final do dia. Aconselho que procure atendimento especializado: estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica RJ. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  34. boa noite. meus olhos ficam muito irritados até mesmo quando eu acordo pela manhã e ficam vermelhos durante todo o dia, quando eu coloco o colirio fica bom, mas depois volta a ficar vermelho, principalmente quando fico com a vista cansada, quando bebo, quando estou com sono. Obs: uso colirio moura brasil constantimente, toda vez que esta vermelho, umas duas vezes ao dia, já faz uns cinco anos, eu tenho 30 anos. será que tem algum problema? vcs poderiam me esclarecer alguma coisa? obr.

    ResponderExcluir
  35. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas os dados que envia não são suficientes para que possamos avaliar seu caso. O uso do colírio deve ser feito com supervisão médica. O uso repetido pode irritar seus olhos, agravando o problema. Caso more no Rio, a nossa equipe está ao seu dispor. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde! Gostaria de saber, a conjutivite alérgica pode ser passada de uma pessoa pra outra? Obrigada

    ResponderExcluir
  37. Conjuntivite alérgica não é contagiosa. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo9/3/11 07:49

    Estou com olhos irritados nao sei se peguei conjutivite da piscina ou Do Meu Irmao pequeno de 4 anos ainda nao fui ao medico estou fazendo oque nao e recomendado seguindo a mesma base de tratamento que foi sugerida pelos medicos ao meu irmao faz 4 dias ! e ate agora so diminui a vermelhidao e o olho ainda permanece meio Fechado 'MUCHO' ee na membrana quando eu a puxo para baixo surge uma outra pra fora Meio ESTRANHo Estou com medo ja ! vou esperar passar alguns dias para ir ao medico Se nao surgir efeito

    ResponderExcluir
  39. Existem diversos tipos de doenças que podem causar um aspecto semelhante e se confundir com uma conjuntivite. Por isso, é importante procurar atendimento médico especializado e receber o tratamento adequado. Medidas caseiras podem não trazer melhora e, ao contrário, podem até acentuar o problema. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo9/3/11 09:09

    Entao como eu disce Tive muita e grande chance de pegar de meu irmao pois quando ele estava com conjutivite eu peguei ele no colo e as vezes devo ter pego dele ou pela piscina ! Os cintomas sao os da conjutivite me aconcelha a continuar em casa mesmo ceguindo oque foi passado para meu irmao ou tenho mesmo que ir ao Medico ??

    ResponderExcluir
  41. A conduta mais adequada é mesmo procurar atendimento médico.Não há como afirmar o tipo de conjuntivite baseado apenas em seu relato e sem examinar pessoalmente. Gratos pela visita e pela participação neste Blog.

    ResponderExcluir
  42. ola mwu nome e daniela tenho tenho 12 anos de idade
    estou com conjuntivite e estou muito preocupada com meus olhos pois estão lacrimejando de mais e estao cheios de sangue e queimando muito
    gostaria de saber quantos dias isso podera durar? e se passerei essa doença em todos na minha casa?

    ResponderExcluir
  43. Daniela: conjuntivite alérgica não é contagiosa. Aconselho que procure um oftalmologista para fazer o diagnóstico e indicar um tratamento adequado para seu caso. Origado pela visita e por sua participação em nosso Blog;

    ResponderExcluir
  44. tenho conjuntivite alérgivaque faço para amenizar a irritação nos olhos.

    ResponderExcluir
  45. O tratamento medicamentoso deve ser orientado pelo médico especialista. Além disso, medidas preventivas são de grande auxílio: 1) Controlar o ambiente em sua casa, em especial no quarto contra poeira, ácaros, fungos, pelos de animais. 2) Lavar bem as mãos 3)Evitar coçar. 4) Lavar com solução salina 5) Imunoterapia tem excelentes respostas no tratamento e controle da doença. a nossa equipe médica está ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  46. Oi. bom dia tenho um filho de 9 anos e ele des do ano passado vem aprecentando esse quadro de conjutivite alergica, mais esse ano piorou muito ele está tendo crise quase toda semana e eu tenho medo pois ele toda vez tem que usar corticoide em forma de colirio, o pai dele tbm tem.Eu gostaria de saber se isso tem cura?E se o uso do corticoide pode trazer algum mal a ele.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  47. Alessandra: é importante investigar a criança como um todo, para que possamos tratar de foma mais abrangente. A rinite alérgica é uma causa importante de consuntivite. é preciso avaliar a alergia para que possamos controlar a conjuntivite. Aconselho que o leve a um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do RJ.

    ResponderExcluir
  48. Oie gostei muito da materia, eu tenho conjutivite alergica e fiquei sabendo disso a pouco tempo, e gostaria de saber o que acontece se o caso se agravar?
    e mesmo com a conjutivite alergica eu posso acabar pegando a conjutivite normal?

    Atendiosamente
    Jheniffer Martins

    ResponderExcluir
  49. Jheniffer:é possíve uma pessoa portadora de conjunbtivite alérgica adquirir uma conjuntivite infecciosa.Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  50. angela ribeiro10/4/11 09:16

    bom dia, este site foi de bons esclarecimentos para mim, mas estou muito confusa pela qtde de inf que venho recebendo, tenho um filho de 3 anos e há alguns meses vinha aparecendo frequentemente terço em seu olho, os médicos passavam colírio e pomadas e diziam que era da sujeirinha das mãos q a criança coçava os olhos... mas desde dezembro eles vão e voltam, e nasce tbm um carocinho na palbebra que depois somem e voltam no outro olho, as vezes ficam vermelhos, então levei à uma oftalmo especialista em pálpebra, q diagnosticou conjuntivite alérgica, mas já faz 3 semanas e a medicação não fez esfeito nenhum. hj ele está com 2 terçois em um olho e um caroço no outro, não sei mais o q fazer, estou triste. me orientem por favor desde já obgdo

    ResponderExcluir
  51. Angela: peço sua compreensão, mas não posso opinar sobre o caso do seu filho através da internet, sem conhecer seus dados clínicos e sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que mantenha o acompanhamento com o oftalmologista mas marque uma consulta com um alergista para orientar seu tratamento. O uso das medicações é importante mas se a alergia que origina o problema não for tratada adequadamente, não se resolverá. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica geral. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  52. OLA BOM MINHA FILHA VEM SE QUEIXANDO PELA MANHA ELA ELA NÃO CONSEGUE ABRIR OS OLHOS FICA TIPO UMA SECREÇÃO DEPOIS QUE ELA LAVA É QUE AOS POUCOS CONSEGUE ABRIR SERA CONJUNTIVITE ESTOU PREOCUPADA

    ResponderExcluir
  53. O seu relato sugere que possa ser uma conjuntivite, mas para afirmar é essencial examinar sua filha pessoalmente. Estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral RJ.

    ResponderExcluir
  54. Anônimo2/5/11 00:50

    olá! sempre tive problemas com inflamação na garganta,mas de um tempo pra cá piorou. Sinto um incômodo constante e acompanhado de tosse seca. Já tomei antibiótico, antiinflamatório,antialérgico e nada. Ameniza mas não por completo. Uma otorrino explicou que deveria procurar um alergista pois venho apresentando uma certa rinite. Depois de uma crise severa na garganta apareceu uma conjutivite,procurei o oftalmo e o mesmo explicou q era uma conjutivite viral,usei o colirio cylocort, segui todas as recomendações e a conjutivite passou. Porém 1 semana depois apareceu de novo e no mesmo olho,os mesmos sintomas, por enquanto não incomoda em nada,só sinto meu olho "baixo" e vermelho. Houve uma piora na minha garganta,acompanhado de novo de tosse seca. Esta conjutivite seria alérgica? gostaria de receber tb um cópia do livro sobre rinite. meu email é luh_marques@hotmail.com. No aguardo,obrigada!

    ResponderExcluir
  55. O otorrino tem razão: é importante tratar a rinite e assim controlará a tosse, a conjuntivite e outros sintomas decorrentes de sua alergia nasal sem controle. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  56. Anônimo2/5/11 01:07

    obrigada pela resposta e pela cópia do livro! estou mais aliviada em saber q a conjutivite pode ser alérgica, ja estava angustiada. Agora isso pode haver tb cm imunidade baixa? Irei procurar logo um alergista. Abs!!

    ResponderExcluir
  57. A conjuntivite alérgicanão está relacionada com imunidade baixa mas sim com uma sensibilidade aumentada. Abraços. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  58. Bom dia,

    Meu filho de 9 anos está com conjutivite alérgica desde o ano passado, ele vem fazendo tratamento com antibióticos, antialérgicos e lubrificantes constantemente, mas a crise passa enquanto ele está usando o antibiótico, depois volta. E assim vem acontecendo sem melhora.
    Ele fica com olho lacrimejando, pela manhã não consegue nem abri o olho, ocorre coceira e vermelhidão.
    Já fiz de tudo mas não consigo nem descubrir a causa da alergia, já levei em vários médicos e nada adianta. O que posso fazer nesse caso?

    Liana

    ResponderExcluir
  59. Liana:talvez seja o caso de analisar a indicação da imunoterapia específica (vacina para alergia). Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita,

    ResponderExcluir
  60. Gostaria desde ja agradecer o site porque tenho que levar o meu filho ao medico e a vossa sugestão e ensinamento já me ajudaram.
    Obrigado
    Miguel Monteiro
    Lisboa/Portugal

    ResponderExcluir
  61. Miguel: agradecemos seu depoimento: suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Abraços d'além mar.

    ResponderExcluir
  62. Miguel: agradecemos seu depoimento: suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Abraços d'além mar.

    ResponderExcluir
  63. Anônimo9/6/11 22:45

    Boa noite!
    Há anos convivo com uma "Conjuntivite papilar Gigante". É um tipo de conjuntivite alérgica? Existe uma cura? Ou um tratamento que me leve a ficar livre desse incômodo? Meu nome é Beatris Santos Neves, sou do Rio de Janeiro, mas atualmente moro em Salvador. Existe algum ligar aqui em que eu possa me tratar?

    ResponderExcluir
  64. Beatris: na conjuntivite papilar gigante o paciente desenvolve uma intolerância ao uso de lentes de contato e deve ser investigado se é portador de alergia. Você pode localizar um alergista no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista de nomes de especialistas em sua cidade. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  65. oi. a minha filha tem sete anos e há dois anos ela vem apresentando os seguintes sintomas:
    olhos vermelhos e coçam muito, muito mesmo.
    tem dias q ficam normais, mas na maioria dos dias ficam bem vermelhos e mostra as veias bem irritadas e vermelhas.
    já levei ao medico e ao oculista e ñ sabem o q é
    o oculista passou um colírio e mandou usar óculos
    mas ñ adiantou nada continuam vermelhos e coçam muito
    ñ sei o q fazer...

    ResponderExcluir
  66. É possível que suaa filha tenha uma alergia ocular, mas para afirmar é essencial examiná-la pessoalmente. Aconselho que a leve a um alergista. Estamos ao seu dispor. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  67. Durante a noite, meus olhos começam a ficar vermelhos, mas não coçam.
    Nado 3x por semana e suspendi o uso de lentes de contato(iniciei o uso há 1 mês e meio). Médico aconselhou passar Epitegel e pingar Systane, mas não vejo melhora. Também afastou a hipótese de conuntivite.O que poderá ser ?

    ResponderExcluir
  68. Biju: gostaria de poder ajudar, mas para afirmar a causa seria necessário examiná-la. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  69. Olá, tenho conjutivite alérgica, faço tratamento de vacina contra ácaros e bacteriana e também trabalho em local com ar condicionado e não posso me alimentar com alimento que tenha corante... diariamente meus olhos ficam vermelhos e o que seria possível fazer caso a imunoterapia não resolver... problema emocional pode causar problema de alergia?

    ResponderExcluir
  70. Alergia é tem origem genética e não é causada por fatores emocionais. Contudo, estes podem interferir no tratamento e agravar o problema. Gratos por sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  71. Anônimo2/8/11 10:40

    Meu marido sofre a meses com dor nos olhos e sensibilidade a luz. Os olhos ficam muito vermelhos durante todo o dia e noite. O oftalmologista (doutor e professor da escola paulista medicina) disse q é alergia, receitando vários remédios desde cortizona até antibióticos, achando que poderia ser alergia a pó. Fez fundo de olho etc Foi ao alergista que pediu exame de sangue (apareceu somente alergia apó e ácaros) e fez também testes tópicos descobrindo alergia a óleo algodão. A tempos tomamos providências quanto a pó como ~manter a casa limpa, trocar travesseiros etc e óleo de algodão nunca foi usado. Existe a possibilidade de se ingerir alguma substância( que ainda não descobrimos) em um dia e a alergia se manter por um período maior? E alguma vacina auto-imune ? Pq o vermelho dos olhos um dia está num olho e em outros está nos dois? obrigada

    ResponderExcluir
  72. Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: não há como emitir um parecer sobre seu esposo através de um aconselhamento por e-mail. Contudo, gostaria de fazer algumas considerações:1) existem vários tipos de conjuntivites que podem envolver mecanismo imunológico (alergia) 2) A alergia aos inalantes pode ser causa de sintomas oculares 3) O tratamento com medicamentos é importante mas deve se acompanhar de cuidados ambientais e de imunoterapia específica. Aconselho que exponha sua preocupação e suas dúvidas ao alergista que acompanha seu esposo: ele conhece seus dados clínicos sendo a pessoa mais indicada para orientá-los. Lembro que a confiança e o diálogo entre o médico, o paciente e sua família são a base para o sucesso em qualquer tratamento.

    ResponderExcluir
  73. Poxa eu gostaria de saber o que fazer, pois tenho uma alergia no olho a algum tempo! Eu vou aos oftalmologistas e tal, ai eles passam remedio e dizem que e fundo alergico! E dizem que é conjutivite alergica! Quando uso os colirios indicados melhoram por um tempo, depois a alergia volta novamente! Poxa eu gostaria de saber o que fazer, pois essa alergia tem sido muito insistente e tenho gastado um dinheirao com remdios e oftalmos.

    ResponderExcluir
  74. Nini: o tratamento da alergia ocular não se resume ao uso de colírios. É importante que procure um alergista. Os testes alérgicos serão de grande valia para o diagnóstico e para a indicação da imunoterapia (vacinas) caso seja necessário. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde, vou explicar meu caso gostaria de uma opinião. Há um bom tempo venho apresentando irritações no olho(primeiro episódios de terçol, segundo o médico causado por esfilococos aureos, depois casos repetidos de conjuntivite). Bom, ha cerca de 3 meses mais ou menos, já cansado, resolvi procurar um oftamologista fora de minha cidade, pois estava preocupado com a tal da conjuntivite que nunca sarava. Bom, diagnóstico dado, herpes ocular na vista direita. Iniciei o tratamento, no final dos medicamentos (aprox. 10 dias), um dia após, retorno do quadro, e de novo, a mesma medicação, ao final, 2 dias após, retorno dos problemas no olho. Na terceira recidiva, desta vez nos dois olhos, o médico meio que já não sabia mais o que fazer e chegou ate me orientar a ir pra São PAulo investigar. Voltei para a minha cidade e procurei o meu oftamologista daqui para ver sua opinião novamente, e diagnosticou herpes, sendo que falei para ele que já estava fazendo tratamento de herpes e que não estava tendo resultado, sendo dito que o tratamento é chato mesmo. Usei a medicação e voltou os problemas 1 dia após a suspesão dos medicamentos. Bom, desconfiado, resolvi procurar outro médico, desta vez, alergista, isto sem nenhuma indicação ou orientação por parte de nenhum dos oftamologista que procurei, apenas por pesquisar mais sobre o assunto e pelo fato do meu clinico ser especalista nesta area. Exames feitos (sangue) deu negativo para herpes tipo 1 e 2 e foram pedidos exames de alergia, constando IGE 260 e positivo para os acaros blomia tropicalis, Dermatogoides farinae e Dermatogoides pteronyssinus.
    Vou relatar os sintomas apresentados no olho:
    sensibilidade a luz, inchaço das pálpebras, lacrimejamento, ardência nos olhos, coceira leve a moderada, sensação de areia nos olhos e secreção (tipo remela) nos dois olhos quando acordo. Estes sintomas se intensificam à noite e quando acordo, amenizando ao lndo do dia. Acompanhado a isto, quando acordo, muita coriza, nariz congestionado. Ao pesquisar sobre o assunto, percebi que meu quadro e os sintomas que sinto, são identicos aos sintomas da alergia causada por este acaros, sem tirar nem por (segundo o alergista o grau da minha alergia aos referidos acaros e moderada). Aí pergunto, vc acredita que existe a possibidade de eu ter feito um tratamento totalmente equivocado para herpes, sendo que, de fundo, o problema é alergico ( o que me causou esta rinite e esta conjuntivite alergica). Qual é sua opinião? Obrigado.

    ResponderExcluir
  76. Embora os sintomas que relata sejam compatíveis com uma conjuntivite alérgica, não há como julgar se o tratamento anterior estava correto baseado apenas em seu relato, sem conhecer seu histórico clínico e sem examinar pessoalmente. A consulta médica é fundamental para se emitir um parecer e estabelecer o diagnóstico da doença. Caso venha ao Rio, estamos ao dispor para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  77. olá pessoal!
    Essa semana descobri que minha filha tem conjuntivite alérgica a oftalmologista receitou o FLORATE COLÍRIO,usar 4 vezes por dia quando terminar usar o PATANOL COLÍRIO durante 3 meses quando terminar usar o LACRIFILM 3vezes por dia sempre que aparecer os sintomas, isso resolveu.
    A oftalmologista disse que não tem cura, mas me deixou bem claro que pode ser controlada. Obrigada!

    ResponderExcluir
  78. O tratamento integrado do oftalmologista com o alergista permitirá o controle da alergia ocular com ganho na qualidade de vida para sua filha. Agradecemos seu depoimento ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  79. ola, meu nome e adriana, tenho 1 filho de 4 anos tem 4 meses q descobri q ele tem conjuntivite alergica em uma consulta ao oftalmologista.os olhos dele ficavam vermelhos ele coçava e as palpebras ficavam inchadas mas todos esses sintomas começaram quando viajamos em férias para belem do pará.e isso me assusta pois pelo q eu pesquisei na internet não tem cura somente tratamento é isso mesmo? o medico receitou colirio patanol 3 veses ao dia 1 gota em cada olho, teve melhora.não existe nenhum caso parecido na minha familia nem na do meu marido. como pode ele ter adquirido essa alergia?

    ResponderExcluir
  80. A alergia é uma doença de origem genética (hereditária), mas a herança é variável nas pessoas de uma mesma família. Aconselho que leve seu filho a um alergista para confirmar o diagnóstico e indicar um tratamento adequado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  81. olá não tem muitos comentários ultimamente mas, eu estou com essa conjutivite alérgica a uns 5 a 6 meses tratei ela com o patanol S 1 gota em cada olho a cada 12 hrs. e o lacrifilm para aliviar a irritação, porem eu trabalhava em uma máquina que cortava madeira e pra mim a causa disso era ela, mas eu mudei de cargo e continuiei o tratamento mas não houve melhora ainda tenho o vermelhão no canto do olho, mas o problema é bem mais complicado pq eu pesquisei e vi que podem ser fatores causadores poeiras dentro de casa em travesseiros, lénçois, sofá, etc e gostaria de saber se eu for novamente ao médico e ele me passar o mesmo tratamento faria algum mal utilizar o patanol S depois de 6 meses de tratamento? ou deveria procurar outro oftalmo?
    grato att. henrique

    ResponderExcluir
  82. Henrique: não recomendo que use o colírio sem prescrição médica. Olhos são estruturas sensíveis e a demora na solução pode agravar o problema. Aconselho que procure um alergista para analisar seu caso e trabalhar de forma integrada ao oftalmologista em seu tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  83. Anônimo2/3/12 06:10

    ola eu sou a leandra. Desde os meus 7/8 anos que me lembro de ter sempre uma conjutive.Quando fui ao medico disseram me que era de ver televisao a mais. deixei andar por alguns anos ate que fui passar derias e fui fazer campismo. foi orrivel tive uma semana de puro atromento.comecei a a consultar uma especilalista e me disse que tinha uma conjutivite alergica. Comecei a usar umas gotas Ronic sao as unicas que me ajudam a sair a vermelham e a vontade de esfregar os olhos.Mas disseram me que essa gotas faziam tirar a visao por causa da cortizona.reduzi nas dozes, so uso quando sinto que vou ter uma crise. o que e certo e que com o passar dos anos tem vindo a acalmar. gosto imenso do meus olhar mas quando veijo o olhos vermelho ficou um em baixo.Sera que um dia possa desaparecer?

    ResponderExcluir
  84. Anônimo2/3/12 22:38

    Olá Pessoal!
    meu nome é Anderson tenho 17 anos e desde os 11 anos por ae, tenho conjutivite alergica, ja fui ha varios oftamols e nhm sabe oque é. ja usei muitos colirios e ate hoje nao adiantou. e incomoda bastante, qnd acordo ele fica totalmente vermelho.
    obg!

    ResponderExcluir
  85. Leandra e Anderson: os medicamentos são importantes para tratar a conjuntivite alérgica, mas apenas amenizam sintomas. O tratamento com vacinas (imunoterapia) é capaz de modificar a história natural da alergia e controlar a doença. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  86. O blog foi de muita valia para mim, pois não sabia da existência de vacina para alergia ocular. Já consultei com vários médicos, sem muita melhora, e nenhum me indicou este tratamento.
    Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  87. Prezados (as) amigos (as) do blog, estou fazendo tratamento para hipertensão ocular já há 1 ano, no inicio usei o maleato de timolol e não tive nenhuma reação adversa, bem como o drenatan, mas agora o oftalmologista me receitou o Ganfort e meus olhos ficam vermelhos na parte da tarde e a noite, uso o colirio pela manhã, Gostaria de saber se alguém tem alguma experiência e que possa ! Estou usando o lacrifilm como lubrificante, mas de nada tem adiantado! . Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  88. Ganfort é um colírio usado no tratamento do glaucoma e que contém duas substâncias: bimatoprosta e maleato de timolol. É possível que seja uma reação adversa irritante da mucosa ocular. Aconselho que retorne ao seu oftalmologista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  89. Bom dia! Tenho 27 anos e uso lentes de contato há 12 anos. Recentemente recebi o diagnóstico de conjuntivite papilar gigante. Retirei as lentes de contato e fiz 25 dias de tratamento com Oftpred, Patanol S, Água boricada e Fresh Tears. Pude voltar a usar as lentes. Mas a coceira voltou. Sinto que não estou curada. O que posso fazer? Posso refazer o tratamento com orientação médica? Ou não existe cura? Obrigada. Fernanda.

    ResponderExcluir
  90. Fernanda: aconselho que retorne ao seu oftalmo para contiunuar seu tratamento mas também procure um alergista para que possa controlar o problema e evitar recidivas. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  91. Boa Tarde ! Não sei nem por onde começar de tanto que sofri e ainda sofro com a CONJUNTIVITE PAPILAR GIGANTE. Desde os 4 anos de idade (hoje tenho 17 anos) sofro com essa enfermidade. Tenho os olhos muitos vermelhos, secos, inchados, com muita secreçao, sensaçao de arranhar os olhos e tenho alergia a varias coisas como: poeira, acaros, tabaco, produtos de lmpeza, derivados de petroleo, pelos, lã e chocolate. Durante todos esses anos ja fui em varios e varios oftalmologistas mas nunca achei um tratamento que melhorasse se não os corticoides. Então durante varios anos usei eles os corticoides : Maxitrol, Maxidex, Florate e Trobradex, todos esses deixavam meus olhos praticamente curados, mas com o uso prolongado desses medicamentos fui diagnosticado infelizmente com GLAUCOMA e CATARATA pelo uso deles isso com 16 anos e meio de idade. E ainda pra piorar eu vejo risquinhos que andam com os olhos e desconfio de ser descolamento da retina. Hije estou tentando tratar na UNICAMP mas ainda nao comecei o tratamento e espero que dessa vez eu consiga um tratamento adequado pois o meu caso e muito raro e é grave ao extremo. POR FAVOR AGUEM ME AJUDE EU IMPLORO JA NAO SEI O QUE FAÇO ESTOU MUITO DESESPERADO E COM MEDO DO QUE PODE VIR EM MINHA VIDA NESSE MOMENTO ESTOU ESCREVENDO E CHORANDO DE DESESPERO E ANGUSTIA JA NAO SEI O QUE FAÇO. ALGUMA ALMA BONDOSA ME AJUDE POR FAVOR EU IMPLORO, MINHA FAMILIA E JA NAO AGUENTAMOS MAIS ISSO E MUITO SOFRIMENTO. VOU INSISTIR POR FAVOR ME AJUDEM URGENTE QUALQUER UM POR FAVOR. ALGUEM ME RESPONDA ASSIM QUE VER ESSA MENSAGEM. E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS...
    ASS :Bruno Oliveira.

    ResponderExcluir
  92. Bruno: compreendo seu sofrimento, mas infelizmente não posso orientar um tratamento através de um aconselhamento na internet em especial num caso grave conforme descreve. Caso queira maiores informações sobre a doença, escreva para nosso e-mail. Agradecemos sua visita e desejamos que tenha sucesso em seu tratamento na Unicamp.

    ResponderExcluir
  93. Obrigado por tudo...
    Atualmente comecei um tratamento com um professor de olhos de Campinas juntamente com um alergista e ate agora ja nao esta tao ruim como estava, e graças a Deus fiz varios exames pra ver como estava meu começo de catarata e tive a grande noticia q eu nao tenho absolutamnte NADA DE CATARTA GRAÇAS A DEUS. E tambem fiquei sabendo que nao tenho glaucoma, apenas tive alguns meses atras um pico de pressao pelo uso dos corticoides mas graças a Deus ja esta controlado nunca mais voltou a elevar.
    Entao como disse ja estou melhorando e vou continuar se Deus quizer.
    Agradeço desde ja a atençao de vocês com seus visitantes.
    Obrigado por tudo, e que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  94. Obrigado por seu depoimento, Bruno. Desejamos sucesso em seu tratamento. Volte sempre para visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  95. Raquel Miranda Braga:Olá gente,hoje estou com 20 anos e desde 06 de idade eu tenho conjutivite alérgica sazonal.Todos os dias meus olhos estão vermelhos,coçam,parece que tem areia dentro!eu sofri a minha vida toda,tanto com o incomodo da alergia e das pessoas.Hoje já me acostumei com a alergia,mas quando estou de crise,não gosto nem de sair de casa.Eu moro em Fortaleza-ce e aqui é muito quente,quanto entra no período de chuva,meus olhos melhoram bastante.Uso bastante aquele colírio Moura Brasil,praticamente toda semana compro um,desde novinha(a mais de 10 anos) sempre usei direto,nunca me fez mal,mas já sou ciente dos riscos que podem causar com o uso contínuo,é a única forma de aliviar,mas depois de um tempo os sintomas voltam.Já fui em vários oftalmologistas,inclusive com um dos melhores da cidade,só descobri o meu problema mesmo em um alergologista,ele disse que eu teria que viver praticamente dentro de uma bolha e me passou um tratamento: Imunoterapia alergênica,ele disse que se eu fizesse esse tratamento iria ter uma melhora de 90%,o tratamento é durante 1 ano e a vacina é muito cara para mim,nunca tive como pagar,pois eu teria que comprar todo mês.Bom...vocês mães que seus filhos apresentam essa alergia nos olhos,cuidem logo,por que não cura se não fizer o tratamento certo!Desejo melhoras a todos que tenham esse problema,pq só a gente que tem é que sabe como é ruim!

    ResponderExcluir
  96. Raquel: a imunoterapia (vacina para alergia) quando bem indicada pode controlar os sintomas da conjuntivite alérgica e melhorar sua qualidade de vida. Não sei as condições em sua Fortaleza, mas em algumas capitais brasileiras é possível obter a vacina no atendimento público. Aconselho que se informe na Secretaria Municipal de Saúde. Muito obrigado por sua visita e por seudepoimento ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  97. Leonardo: a cópia do livro foi enviada para seu e-mail. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  98. Olá!Tenho 14 anos,e tenho renite e asma...E a 3 dias estou com esses sintomas:olhos avermelhadose secreção...Primeiro começou no olho esquerdo e agora está nos dois,estou fazendo limpeza com soro fisiólogico e os sintomas da renite tbm apareceram...pode ser conjutivite alergica?

    ResponderExcluir
  99. O seu relato sugere que possa ser um caso de conjuntivite alérgica mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu alergista. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  100. Ola, tenho 23 anos e sofro muito de alergia!! Meu maior problema é a conjuntivite alergica que me incomoda muito!! Praticamente 1 vez por semana eu fico com meus olhos muittoo vermelhos, sinto muita aversão a luz e dor!! Me trato diariamente com omnaris que é um remedio nasal, um remedio de manipulacao chamado cetirizine com 10mg e echinacea es com 250 mg fora as vacinas imunologica compostas por acaros, fungos e etc. Estes medicamentos me ajudaram muito no inicio mas agora tenho a impressao que meu organismo ja se acostumou a eles e nao fazem mais efeito!! Sofro muito com essa conjuntivite alergica e nao sei mais como posso resolver isso! Ja busquei varios profissionais e remedios e nenhum resolve!! Vocês podem me ajudar???

    ResponderExcluir
  101. Esqueci de mencionar que meus olhos lacrimejam muito tambem, mas nao tem muita secreção!

    ResponderExcluir
  102. Thais: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar, mas não tenho condições para opinar sobre seu tratamento sem conhecer mais detalhes e sem examiná-la pessoalmente. O seu relato sugere que seu tratamento está adequado. Talvez haja algum fator agravante que ainda não foi identificado e que esteja i,pedindo sua melhora. Caso você more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  103. Olá tenho 27 anos e tenho rinite alérgica.De uns 2 meses para cá comecei a apresentar olhos avermelhados,com coceira,remela e embassamento da vista. Mas esses sintomas só aparecem quando estou com a rinite atacada e com dor de garganta,Pode ser conjuntivite alérgica?

    ResponderExcluir
  104. É possível que possa ser uma rinoconjuntivite alérgica, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  105. Sofro muito com Conjuntivite Alérgica, minha vista dói muito quando exposta a claridade (luz), meus olhos soltam muitas lagrimas e tenho coriza. Isso sempre acontece com um olho, depois passa para outro e depois melhoro. Sempre que fico resfriado, esses sintomas me atacam. Queria muito fazer um tratamento com vocês, mas infelizmente não aceitam meu plano de saúde (Bradesco Empresarial.

    ResponderExcluir
  106. olá boa tarde... eu estou com conjutivite alergica a mais de 12 meses .. ja fui em todos os medikos d minha cidade .. e nao resolveu .. o remedio q ele dizia ser o mais forte nao esta adiantando mais .. o q faço ... não aguento de coçeira .. sensaçao de areia nos olhos ... e ele ta muitp enxado ...

    ResponderExcluir
  107. Bruno: alguns médicos de nossa equipe atendem em seus consultórios pelo plano do Bradesco. Aconselho que verifique os nomes dos especialistas em seu livro. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  108. Infelizmente não é possível emitir um parecer ou indicar tratamento através de aconselhamento na internet. É preciso examinar pessoalmente e diagnosticar o tipo de alergia ocular que apresenta. Para localizar um alergista em sua cidade, procure no site da ASBAI (www.sbai.org.br) no setor "Localize um especialista". Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  109. Olá meu nicole,tenho 14 anos e faço tratamento sobre isso,mas recentemente a dor vem aumentado muito !
    Será que vcs poderiam me recomendar alguma receita caseira para aliviar essa dor ?

    ResponderExcluir
  110. Nicole: a dor é um sintoma que indica a possibilidade de uma complicação de sua alergia ocular. O uso de medidas caseiras pode mascarar o problema e agravar o quadro. O ideal é que retorne ao seu oftalmologista para nova consulta. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  111. Meus olhos estão muito vermelhos e de manhã ao acordar não onsigo nem abrir os olhos pois a claridade me incomoda demais. Eu estou usando colirio Frest Tears, direto mas não passa será que tem haver com o clima da cidade, gostari de uma indicação de colirio. Os sitomas que enho são; vermelhidão, lagcrimejamento, sansação de queimaçao e visão as vezes borrada, e a claridade me incomoda demais. O que devo fazer?
    Janaina Ribeiro.

    ResponderExcluir
  112. Janaina: peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho de Medicina: não prescrevemos nem indicamos nomes de remédios. É essencial examinar para poder medicar. Aconselho que procure um oftalmologista. Se for detectada a alergia, ele encaminhará ao especialista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  113. Bom dia. Estou aqui para agradecer o pessoal da Clínica de Alergia. Há 1 ano atrás entrei neste site e li sobre a imunoterapia e logo comecei o tratamento, fico até emocionada pois depois de 10 anos com os olhos vermelhos, usando corticóide para poder sair na rua,as pessoas me perguntando o que eu tinha, meus olhos melhoraram, desde o mês passado não estou usando nenhum colírio, acordo com o olho claro,ainda coça um pouco, fica vermelho mas logo clareia de novo. Fico igual boba toda hora vou no espelho ver como ele está, custo a acreditar. Já estava achando que isto era crônico, mas consegui curar. Espero que vocês também melhorem. É um investimento que vale a pena. Abraços.
    Karla C Santos

    ResponderExcluir
  114. Obrigado, Karla. Ficamos felizes em poder ajudá-la! Abraços e volte sempre para visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  115. Há dois meses estou com meu olho direito inchado e vermelho e eu não sinto dor nem ardência sinto apenas a noite um incomodo, sinto meu olho ressecado e embaçado, acho que é por que fica remelando, fui ao oftalmologista e ele me receitou o cylocort o meu olho melhorou um pouco mas depois que parei de usar voltou tudo de novo, só que agora não fica tão vermelho. Será que isso é alergia?

    ResponderExcluir
  116. O seu relato não sugere que seja uma alergia, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  117. Boa tarde meu nome é cintia meu filho tem 7 anos e tem conjutivite alergica, ele é alergico a acaro e pelo de cachorro ja usei de tudo que me foi receitado pra alergi mais ela sempre volta quero saber se essa conjutivite alergica ela tem cura ou é cronica li sobre a vacina ela funciona tem alguma coisa que eu possa fazer para amenisar a dificuldade que ele tem em olhar para a claridade quando acorda ja percebi que o olho dele irrita mais quando esta dormindo, quando acorda os olhos estão vermelhos,lagrimejando,não consegue abrir os olhos espirra bastante
    desde ja agradeço
    obrigada
    Cintia

    ResponderExcluir
  118. Cintia: a conjuntivite alérgica tem origem genética (hereditária). O tratamento permite um controle da doença e a vida normal ao seu portador.Aconselho que leve a um alergista para avaliar a indicação da imunoterepia (vacina para alergia) para seu filho. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  119. Anônimo1/2/13 10:28

    Olá, meu filho tem 12 anos tem renite e conjuntivite alérgica, faço a limpeza do quarto diariamente e troco a cama toda semana, porém a cada dia parece piorar. Gostaria de receber algum material informativo sobre renite e conjuntivite alérgica. A hora do banho é a pior, porque ele sai com os olhos fechados de tanta coceira e vermelhidão. Endereço e-mail: lu.shock@hotmail.com. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  120. O livro foi enviado para seu e-mail, atendendo sua solicitação. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  121. Boa noite,
    gostaria de saber se a conjutivite alergica influi em uma consulta em relação a necessidade de usar óculos?

    ResponderExcluir
  122. Franciane: o grau de influência da conjuntivite alérgica na visão de uma pessoa depende de sua gravidade. Em geral, nos casos leves e moderados não afeta a visão. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  123. Boa noite, meu filho tem 03 anos e alergico. Agora os olhos estao vermelhos, lacrimejando e com secrecao. Sera que e conjuntivite alergica....

    ResponderExcluir
  124. Karina: infelizmente não posso ajudá-la pois não é possível afirmar se seu filho está apresentando uma conjuntivite alérgica através da internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que o leve para uma consulta com seu alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  125. Olá, tenho conjutivite alergíca desde os 07 anos de idade. Hoje com 31 anos ela esta em uma forma gravíssima. Estou fazendo tratamento com vacina antialérgica, troca de ambiente e demais procedimentos mais não estou tendo sucesso. Alguem sabe o que posso fazer a mais... Abraços

    ResponderExcluir
  126. Daniel: a alergia ocular pode ser grave e refratária ao tratamento sendo necessária uma avaliação criteriosa clínica para orientar. Uma atenção especial deve ser dedicada ao seu dormitório, colchão e em especial ao travesseiro. Agradecemos sua visita e desejamos melhoras em seu tratamento.

    ResponderExcluir
  127. Olá, tenho conjuntivite alérgica, e conforme já foi dito aqui, a maior causa são os ácaros. Não tenho animal de estimação,tenho cuidado com a limpeza da casa, mas mesmo assim tenho crises alérgicas. Levando tudo em consideração, seria possível eu ter um cachorro no apartamento ou isso agravaria muito as crises alérgicas? Pois a alergia aparece mesmo sem ter animal.

    ResponderExcluir
  128. A presença do animal em um apartamento tende a favorecer o aumento de ácaros no ambiente e a agravar a alergia já existente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  129. Anônimo6/6/13 16:17

    Diego: tenho a conjutivite alergica e trabalho com uma cola que contem amoniaco, isso pode ser prejudicial?

    ResponderExcluir
  130. Os produtos contendo amoníaco podem causar irritação e piora da alergia ocular Mas, não há como opinar especificamente sobre seu caso pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que oriente. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  131. Fui diagnosticada com conjuntivite alérgica há muitos anos atrás, passei por vários médicos e nenhum deles soube me indicar um tratamento eficaz, os colírios que passam não funcionam, acordo com os olhos muito inchados e vermelhos todos os dias. Gostaria de saber se esse inchaço também é devido a conjuntivite alérgica. Obrigado!

    ResponderExcluir
  132. Ane: peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet. É essencial conhecer seus dados clínicos e examinar pessoalmente para apontar a causa do inchaço que descreve. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos

    ResponderExcluir
  133. olá bom dia,gostaria de agradeçer pelo texto que bem esclareçedor, tempos venho sofrendo com coçeira nos olhos,e vermelhidão,foi ao oftalmo expliquei os sintomas ela falou que não era grave que é uma alergia e que eu que tinha que descobri ao que era,me passou um colirio que aliviou os sintomas so me restou a net para tirar as duvidas pelos meus sintomas de coceira ardor e inchaço da palpepra estou com conjutive alergica e achoo que é causado pelos acoros pois os sintomas se apresentam mais pela manhã quando acordo se usar o colirio os solhos incham muito,gostaria de saber que medico devo procura se um outro oftalmo ou um alergista?aguardo a resposta.obrigada.

    ResponderExcluir
  134. Silvana: o tratamento da conjuntivite alérgica terá melhores resultados quando feito em conjunto com o oftalmologista e o alergista, numa abordagem mais ampla da doença. Obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  135. Obrigado pelas informações. Meu filho de 11 anos foi diagnosticado com conjuntivite alérgica após um tratamento inicial, mal diagnosticado pelo primeiro medico como viral. Estamos um pouco inseguros devido o uso dos prescritos, mas ficamos mais confortáveis quando tomamos conhecimento das informações sobre a doença e principais causas no blog. Obrigado, Marcelo.

    ResponderExcluir
  136. Obrigado Marcelo Estamos ao dispor na Policlínica, caso você more no Rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  137. Boa tarde,faço uso da vacina para tratamento da conjutivite alergica,e foi diagnosticado que tenho blefarite leve também..
    gostaria de saber se é possivel tratar a Blefarite com a vacina também??
    Muito obrigada pela atenção de voces!

    ResponderExcluir
  138. Boa tarde
    A imunoterapia é eficaz ao tratamento para blefarite ??
    A blefarite foi diagnosticada de forma leve,com poucos sintomas e também tenho conjutivite alergica e rinite
    Obrigada,Diana.

    ResponderExcluir
  139. conjuntivite alérgica tem cura?

    ResponderExcluir
  140. Não tenho condições para responder sua pergunta sem saber o tipo de imunoterapia e a causa da blefarite, já que a alergia nem sempre estará envolvida. Aconselho que peça ao seu alergista para orientar de froma adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  141. Maria: para responder sua pergunta, é preciso diagnposticar o tipo e a gravidade da conjuntivite, bem como analisar a(s) casua(s) envolvida(s) De qualquer modo, o tratamento pode controlar os sintomas e conquistar qualidade de vida ao paciente. O seu alergista conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais indicada para orientá-la de forma apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  142. Vacinas para dessensibiliazação inespecífica é para os casos de blefarite?
    a unidade de vcs é apenas no Riode janeiro?
    obrigado.

    ResponderExcluir
  143. Blefarite não é causada por alergia e não tem indicação de vacinas, em grande parte dos casos. É essencial examinar pessoalmente para poder opinar em cada paciente. Não temos filiais. Atuamos no Centro do Rio de Janeiro RJ Telefones: (21) 2517-4206 e (21) 2210-2810 Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  144. olá ,para fazer um tratamento com vacinas , para conjuntivite alérgica em criança tenho q pedir para alergista ou para o oftalmologista? obrigada

    ResponderExcluir
  145. A imunoterapia específica (vacina para alergia) é prescrita pelo médico alergista. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  146. Olá, tenho rinite alérgica e ja tive varias vezes conjuntivite alérgica, gostaria de saber se uma das causa pode ser algum alimento, como chocolate? eu suspeito dele, mas minhas crises geralmente acontecem no verão ou na primavera, então fico em duvido se é por causa do clima, ou se pode ser algo ligado a alimentação?

    ResponderExcluir
  147. Andressa: a rinite é a causa mais comum de conjuntivite alérgica. Não acredito que o chocolate seja a causa. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  148. Ola, meu nome e Luana e tenho conjuntivite. alergica me encomoda muito nao sei mais o q fazer parece q tem muita areia dentro dos meus olhos nao sei mais q colirio eu uso. Sempre melhora mas depois de um tempo volta, por favor me digam q colirio eu uso p acabar com isso. obrigada.

    ResponderExcluir
  149. Luana: a conjuntivite alérgica não é tratada apenas com colírios. É essencial procurar atendimento com médico especialista em Alergia para avaliar seu diagnóstico, controlar os fatores envolvidos e tratar a alergia que origina o problema. A imunoterapia (vacina para alergia) quando indicada é capaz de modificar a história natural e controlar a doença, evitando as crises. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  150. Anônimo7/1/14 14:18

    Boa Tarde! Já fiz todo tipo de tratamento para alergia respiratória e conjuntivite alergica.Desde acunpultura,homeopatia,colirios,medicamentos e imunoterapia.
    A imunoterapia foi o que mais apresentou resultado dentre todos...pois tenho uma alergia insistente e dificil de controlar..Só que os médicos daqui do interior de onde moro,parecem não se interessar e se dedicar ao caso,isso se torna desgastante pois o tanto que ja gastei com consultas e remédios ninguem acredita...
    Gostaria de saber quais os tipos de vacina que voces dispõe para os casos de conjuntivite alergica,rinite...e qual são os fatores da vacina não dar certo no individuo? qual seria o motivo? seria um erro deles,cmo por exemplo na diluição,na concentração?? ou do organismo da pessoa? Por favor me ajudem,minha vida PAROU por causa desse problema,ja nao sei mais o que faço..de verdade!
    Agradeço a atenção,e desculpa o tanto de perguntas,mas aguardo ansiosa pela resposta.e se for o caso vou até voces pra tentarmos um tratamento..Obrigada.

    ResponderExcluir
  151. A conjuntivite alérgica tem origem genética. A doença pode se manifestar de formas diferentes em cada paciente. O tratamento não cura, mas permite um controle adequado da doença com grande melhora da qualidade de vida do paciente. A resposta ao tratamento depende do tipo de conjuntivite alérgica que, ressalto, não é igual em todos os pacientes. A imunoterapia é um tratamento que modifica a história natural da doença alcançando excelentes resultados no tratamento. Mas, não existe uma vacina padronizada. A fórmula é feita de acordo com a análise clínica, dados do exame físico e dos testes (no sangue e/ou na pele). Por isso, é difícil responder suas perguntas pela internet, baseado apenas nos poucos dados do seu relato e sem uma análise mais profunda. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  152. Fiz tratamento com a vacina de acaros e nao deu bons resultados,pq será? existe somente esse tipo de vacina? a vacina sublingual poderia ser uma alternativa?

    ResponderExcluir
  153. Que fatores fazem com que a Imunoterapia não apresente bons resultados ?

    ResponderExcluir
  154. É possivel que durante o tratamento com a imunoterapia acontença reação sistemica? o que fazer nesse caso? diminuindo a dose da vacina é uma opção? obgrada camila.

    ResponderExcluir
  155. vcs tem disponivel a vacina de histamina? em que casos ela é utilizada? jaqueline.

    ResponderExcluir
  156. 1) O tipo de vacina (imunoterapia) depende do tipo de conjuntivite, dos resultados dos testes e exames complementares. Existem diversos tipos de conjuntivite alérgica, como por exemplo: ceratoconjuntivite atópica, ceratoconjuntivite primaveril, conjuntivite papilar, entre outras. Os dados enviados em seu relato não são suficientes para definir o tipo de vacina. 2) Reações sistêmicas à vacina (imunoterapia) podem ocorrer, variando desde sintomas leves até reações graves. A conduta médica depende do tipo de reação ocorrida. 3) não utilizamos habitualmente vacina de histamina no Serviço de Alergia da Policlínica Geral RJ 4) não tenho condições para responder sua pergunta sobre a forma de vacina mais adequada para seu caso pela internet, sem examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  157. A imunoterapia (vacina de alergia) pode não obter resultados satisfatórios por motivos diversos, como por exemplo: material não padronizado, técnica de aplicação inadequada, pacientes polissensibilizados, tratamento por período curto, presença de fatores irritantes inespecíficos, se o paciente tem outras doenças (alérgicas ou não) associadas, etc.

    ResponderExcluir
  158. Há alguma outra forma de controlar a conjuntivite alergica sem ser com o uso de vacinas?

    ResponderExcluir
  159. a vacina que vcs preparam só somente de alérgenos como poeira,acaros,fungos? existe outra ''mistura'' outro preparo especifico de vacina, como por exemplo pelos de animais,perfume ?! obrigada!

    ResponderExcluir
  160. Existem diversos tipos de conjuntivite alérgica: sazonal, perene, ceratoconjuntivites (primaveril e atópica). Para falar sobre o tratamento e sobre a imunoterapia, é essencial definir o tipo de sua alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  161. A imunoterapia específica (vacina) utiliza extratos padronizados de ácaros e aeroalérgenos. Não existe uma vacina para perfumes. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  162. ja fiz varios tipos de tratamento com vacina subcutanea e sempre fui muito alergica,e as reações eram intensas..
    Ouvi bons relatos da vacina sublingual e dizem que ela é bem diluida assim raramete há reações. O que voces acham dessa alternativa?

    ResponderExcluir
  163. A imunoterapia sublingual está sendo cada vez mais aplicada devido ao maior conhecimento. Mas, deve ser padronizada e específica para os alérgenos aos quais o paciente é sensível. Formulações prontas vendidas em farmácias não saõ indicadas. Este tipo de vacina é mais cômoda, tem menor risco de efeitos colaterais e maior comodidade para a administração. A desvantagens é relacionada ao maior tempo para obtenção de efeitos clínicos e menor evidências quanto a sua eficácia em grupos específicos, além do custo maior, por serem necessárias concentrações muito maiores de alérgenos em comparação com a imunoterapia subcutânea. Além disso, as doses efetivamente absorvidas na mucosa oral são variáveis. Agradecemos sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  164. Eu faço tratamento com vacina e gostaria de saber se viavel manter o mesmo frasco da vacina por um longo periodo? Sendo que eu sei que o proximo frasco com menor diluição me causa reações? Obrigada.

    ResponderExcluir
  165. Fikei gravida durante o tratament com vacinas,é aconselhavel parar o tratamento e reiniciar depois que o meu bebe nascer?!

    ResponderExcluir
  166. É vrrdsde que as pessoas so se tornam alergicas pq o corpo libera Hostamina?

    ResponderExcluir
  167. Não. É verdadeiro que a histamina é um importante mediador de algumas reações alérgicas. Mas, nem todas as alergias têm participação da histamina. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  168. O tratamento com vacinas para alergia (imunoterapia) não deve ser iniciado na gravidez, mas pode ser mantido (à critério do alergista), se a mãe já vinha em tratamento antes de engravidar. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  169. Cabe ao alergista a escolha da formulação e das diluições da imunoterapia, baseado nos dados clínicos e necessidades de cada paciente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  170. Oque eh indicado qando ocorrer reação sistemica? Voltar para uma diluição menor seria uma alternativa?

    ResponderExcluir
  171. Ja fiz tratamento com vacina subcutanea,porem os sintomas voltaram apos o termino. Poderia optar pela vacina sublingual? Ou eh so para crianças?

    ResponderExcluir
  172. O princípio básico do tratamento com a imunoterapia no tratamento das doenças alérgicas é o mesmo, tanto nas vacinas subcutâneas como nas vacinas sublinguais. Para afirmar se estão indicadas para seu caso, é essencial examinar pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  173. O surgimento de reação sistêmica durante o tratamento com vacinas para alergia (imunoterapia) pode gerar condutas diversas, sendo uma delas a troca por uma dikluição menor. Mas, na realidade, a escolha se baseia na análise dos dados clínicos de cada pessoa, não sendo uma conduta padronizada. O seu alergista é a pessoa mais adequada para orientar seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  174. olá eu fui no oftalmologista ele disse que eu tinha conjuntivite alérgico só não falou que tipo era, o colírio que estou usando fala que é para alergia conjuntivite sonazal estou usando esse dois: Relestat e Cetrolac. Só que apesar dos citomas comuns da alergia minha pálpebras ficam enchados, morro de vergonha de olhar fixo no olho de uma pessoa pq ele vai logo falar que eu estou com 3 só. Gostaria de saber se é Normal as palpebas ficarem enchadas se é por causa da Alergia ou é outra coisa pior. Obrigada!

    ResponderExcluir
  175. quem já fez tratamento com vacina subcutanea mas depois de um tempo a alergia voltou,pode ser utilizado o modo vacina sublingual? pelo fato de não ser dolorido,ter menores riscos de reações.. e etc..É possivel optar por essa vacina sendo que a outra ja foi utilizada??

    ResponderExcluir
  176. Apesar do crescente uso da imunoterapia sublingual, a imunoterapia convencional administrada por via sub cutânea permanece, na atualidade, como a forma de maior experiência clínica e maiores evidências científicas em relação à eficácia. É possível fazer aopção, mas dependerá da análise criteriosa dos dados clínicos de cada paciente. Gratospor sua visita.

    ResponderExcluir
  177. Marta Matos: o edema ou inchaço das pálpebras pode ter causas variadas, como por exemplo:irritações, alergia, terçol, agentes químicos, entre outras. A alergia nem sempre é a causa. Não é normal que as pálpebras fiquem inchadas. Aconselho que retorne ao seu médico Se for confirmada a alergia, é aconselhável que procure um alergista para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  178. Bom dia,

    Marta Medeiros tbm tenho esses sintomas das palpebras inchadas( parecem bolsas da idade) qdo coloco colirio ficam mais evidentes. Estou me tratando com uma alergista que pediu varios exames de sangue para saber qual é minha alergia.

    ResponderExcluir
  179. Tbm acompanho este blog que acho muito esclarecedor, já tive resposta por e-mail pela Dra fatima. .

    ResponderExcluir
  180. Simone: obrigado por participar do nosso blog Desejamos melhoras em seu tratamento.

    ResponderExcluir
  181. Venho buscando melhoras em minhas alergias, desde que completei meu primeiro ano de vida venho sofrendo com a conjutivite alérgica crônica, rinite alérgica e dependendo da época também tenho dermatite, essas alergias não tem nenhuma cura definitiva? são 18 anos de buscas em diferentes médicos e nada além de frustração...

    ResponderExcluir
  182. O tratamento das patologias alérgicas visam o controle clinico dos sintomas e melhora na qualidade de vida. É baseado em 3 pilares, afastar os fatores desencadeastes dos sintomas, uso de medicaçōes e imunoterapia (vacinas) quando bem indicadas. Converse com seu alergologista
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  183. Estou com os olhos inchados, lacrimejam muuuito, vermelhos e queimam bastante, minha médica disse que era um conjuntivite comum, mais estou achando o caso mais grave, estou passando o medicamento e nada, já faz mais de uma semana que estou assim, isso incomoda bastante. O que deve ser ? O quebdevo usar ? Será que é mto grave? Fico com bastante medo de perder a vista.

    ResponderExcluir
  184. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  185. Professora Vanda:
    Conservantes são substâncias usadas para conferir condições apropriadas para o uso oftálmico, proporcionando condições de segurança para que possam exercer sua ação sem agredir os olhos. Existem diversos tipos de conservantes e o ideal é identificar qual o aditivo causador da alergia, o que nem sempre é uma tarefa fácil. O médico alergista poderá orientar o tipo mais adequado para seu filho.
    Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  186. Eu tenho 14 anos,e sofro de conjuntivite alérgica desde os meus 3 anos,mas ela se agravou muito a partir dos meus 7 anos,venho tratando a 2 anos,já passei por 2 médicos mas sem resultados positivos,o médico que cuida do meu caso no momento,receitou compressa com água fria e mais nada,e pediu para eu suspender o uso de qualquer outro medicamento,já tem 4 meses que faço a compressa sempre voltando a clinica para ele acompanhar o desenvolvimento,ele pediu para que eu voltasse a clinica depois de 3 meses,e esse prazo vence em 05/07 ,mas desde a semana passada meus olhos está com várias manchas vermelhas,secreção e coceira,então passei a fazer a compressa várias vezes ao dia,com curtos intervalos de uma compressa para a outra,a coceira e a secreção melhorou ,mas as manchas continuam e parecem aumentar a cada dia.Oque faço? Volto ao médico antes da data marcada? Continuo com a compressa e espero o dia do retorno?Pedi a minha mãe para me levar ao um alergista para fazer o teste e descobrir todas as coisas que tenho reação alérgica quando entro em contato,para facilitar os cuidados.

    ResponderExcluir
  187. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. Converse com seu médico.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  188. Recentemente fui diagnosticada com conjuntivite alérgica devido a dermatite seborreica, foi receita do cylocort e sytene ul, fou muito horrível, melhorei mas ainda persiste em menor escala coceira sensação de areia como se estivesse alguma coisa espetando o olho e ainda existe inchaço principalmente ao acordar, usei o cylocort por 7 dias como recomendado e já faz três dias que parei continuo com o lubrificante ,mas os sintomas não sumiu, diminui o brilho da tela do computador e televisão deu mais um melhorada mas ainda não sarou, devo voltar ao oftalmologista( aqui é interior o profissional é de outra cidade não vem sempre) ou com o passar dos dias sumirá os sintomas? Lúcia

    ResponderExcluir
  189. Lúcia: sim, é recomendado que volte ao oftalmologista para nova avaliação. Se for o caso, ele encaminhará a um médico alergista. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  190. Anônimo7/7/14 10:18

    colocar colírio quando os sintomas batem perfeitamente com os da conjuntivite alérgica ajuda, não muda nada, ou em piora a conjuntivite?.

    ResponderExcluir
  191. Não realize automedicação. Converse com seu médico para avaliar a real necessidade do uso de colírio.

    ResponderExcluir
  192. Olá! Gostaria de receber uma copia do livro sobre Rinite, pois sofro desse tipo de alergia (a minha é crônica) e tambem de conjuntivite alergica. Meu emailmé evely.r.gomez@gmail.com

    ResponderExcluir
  193. Eve: a cópia do livro foi enviada para seu e-mail. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  194. Boa noite..
    Me envia o livro por email.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  195. Bruno: o livro é enviado em forma de arquivo PDF. Para isso, é preciso que escreva para nosso email (blogdalergia@gmail.com) solicitando o envio. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  196. Existe conjutivite q dura mais de 3 meses?? Meu pai foi ao oftamologista receitaram colirios mas ja sepassaram 3 meses e o olho continua irritado, ele voltou ao oftamologista,e ele isse q é conjutivite nesmo!

    ResponderExcluir
  197. Conjuntivites alérgicas podem durar por períodos prolongados
    Converse com seu oftalmologista.

    ResponderExcluir
  198. Boa noite ! Meu filho de 13 anos está com conjutivite alérgica pela primeira vez, desenvolveu um piscar muito intenso, parecendo com tique, é normal ? Qual anti histaminico oral de venda livre é o mais indicado ? Gostaria de saber o melhor tratamento e receber o livro em pdf sobre a rinite. Obrigada

    ResponderExcluir
  199. Patrícia: 1) o piscar exagerado pode ser consequência do desconforto gerado pela doença 2) para responder sobre o tratamento e sobre a medicação indicada, é preciso diagnosticar o tipo de conjuntivite alérgica apresentada pelo seu filho 3) para receber a cópia PDF do livro, basta escrever para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  200. Olá, meu filho esta piscando muito esses dias, então levei ao Oftalmo e me passou dois colírios, Patanol e lumbrificante. Disse que é alergia, mas não esta vermelho só mesmo coçando. Faz dois dias que ele esta tomando os remédios e ainda pisca forte. Qto tempo leva pra fazer algum efeito? E ele pare de piscar forte?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno