28 dezembro 2006

Rinite Alérgica: seja dono do seu nariz!

Crises de espirros, nariz escorrendo, entupido e coçando, olhos lacrimejando, quem já não passou por isso? Mas, quando se escuta: "gripado novamente?" ou então: " voce vive gripado"- é hora de desconfiar que não é gripe mas sim uma rinite, que assemelha-se a um estado gripal, mas tem mecanismos e causas diferentes.

Rinite alérgica é uma doença frequente, que ocorre em qualquer idade, acometendo cerca de 20% da população. Não é uma queixa valorizada pelas pessoas, que são capazes de tolerar um incômodo nasal por longo tempo, porque acreditam (erradamente) que não seja um problema sério.

Sintomas principais da rinite alérgica

espirros repetidos, coriza ("nariz escorrendo"),

congestão (entupimento), coceira do nariz, olhos, ouvidos e garganta

Os sintomas surgem após a inalação da substância que provoca alergia (como poeira, mofo, etc.) Ocorrem como consequência de uma reação de defesa do organismo (imunológica). Anticorpos especiais - chamados IgE, que o alérgico fabrica em grande quantidade, reagem com o alérgeno (substancia que provoca alergia), provocando a liberação de substâncias químicas pelo mastócito (mediadores), provocando uma inflamação, que causa os sintomas.A repetição do processo alérgico leva a uma inflamação crônica que permanece mesmo quando a pessoa não está em crise.

Cada pessoa é uma pessoa diferente e é preciso investigar o que poderia estar causando os sintomas, seja na casa em que mora, na escola ou no trabalho. Até mesmo os hábitos, diversões, hobbies, devem ser pesquisados.

Complicações da rinite:

Se o problema persiste, por tempo prolongado - meses ou até anos, a mucosa nasal torna-se congestionada, as narinas entopem, obrigando a pessoa a respirar com a boca aberta (ou semi aberta): é a chamada "respiração bucal". de problema é que a boca não substitui o trabalho do nariz e portanto não filtrar Assim, começa a surgir desconforto na garganta - que pode variar desde um pigarro, ressecamento, até amigdalites ou faringites repetidas. Não raro, surge também queixa de voz anasalada . O ressecamento da boca provoca também aumento de cáries.Nas crianças, a respiração bucal prolongada pode levar também à diminuição do apetite, sono agitado (dormem mal, roncam à noite, babam no travesseiro. Pode também causar o aparecimento de alterações dentárias, como a dentição protusa ("dentuço"), e ainda rande problema é que a boca não substitui o trabalho do nariz e portanto não filtrar prejudicar a dinâmica respiratória e provocar o aparecimento de deformidades do tórax, mesmo quando a criança não tem asma.

Outras complicações: o grande problema é que a boca não substitui o trabalho do nariz e portanto não filtrar sinusites, inflamações do ouvido repetidas, aumento (hipertrofia) das adenóides, alterações do olfato, do paladar, da audição, dores de cabeça, falta de ar, tosse, febre, olheiras, conjuntivite e alterações oculares.

Rinite, sinusite e asma: uma rinite pode provocar piora ou provocação de asma. Em alguns casos a rinite provoca sinusite, que por sua vez, complica a asma. Uma situação comum é a pessoa que evolui com longos anos de rinite sem tratamento e passa a ter asma.

A rinite alérgica não provoca desconforto apenas pelos sintomas nasais, mas também acarreta um forte impacto sobre a qualidade de vida da pessoa. Assim, se não é uma doença grave, comparada com a asma, por exemplo, pode tornar-se uma doença muito trabalhosa, prejudicando a pessoa no trabalho, nas aulas, no descanso e até no convívio social, seja adulto ou criança.

Tratamento da rinite: Tratar a rinite não significa apenas dar alívio imediato aos sintomas mas sim trabalhar para que a pessoa volte ao seu estado normal, corrigindo as consequências da doença.

O primeiro passo é procurar estabelecer a causa da rinite e, se possível, afastá-la através de medidas de controle do ambiente, com recomendações especiais para a limpeza da casa e do quarto do alérgico . Este é o tratamento ideal e muitas vezes, suficiente. No entanto, como nem sempre é possível o afastamento total, como no caso da poeira domiciliar, procede-se o segundo passo que consiste na escolha dos medicamentos que serão utilizados para reduzir a inflamação e controlar os sintomas.

Finalmente, estabelece-se o terceiro passo, que é o uso de vacinas, também chamado de imunoterapia.

223 Dê sua opinião:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 223   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Olá..estou com coceira no nariz, ele está escorrendo, estou espirrando frequentemente, e o meu olho direito não pára de lacrimejar e coçar (mas só o olhoo direito, o esquerdo está normal). Nunca tive problemas de respiração, posso estar com rinite alérgica? Existe algum medicamento que alivie ou controle esta situação?
Grata

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser uma rinite, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, estamos ao seu dipor na Policlínica. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

olá.... nunca tive nenhum tipo de alergia, mas depois que fiz um exame de vista que foi dilatada minha pupila, fiquei com sintomas de rinite,: coça nariz, olhos, ouvido e garganta. se eu sorri bastante já começo a ficar rouca. não posso chegar perto de gatos, poeira, cigarros, etc.
estou assim ja faz 2 anos minha ida é sempre estar espirrando. será que este exame de ista que eu fiz tem algo a ver, isto que nunca tie alergia alguma?
aguardo resposta
RAFAELA

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rafaela: rinite alérgica é uma doença de origem genética e pode se iniciar em qualquer idade. O uso do colírio para realizar o exame oftalmológico não é uma causa de rinite alérgica. Aconselho que procure um alergista.Agradecemos sua visita e colocamos nossa equipe ao seu dispor na Policlínica RJ.

Anônimo disse...

Bom dia, espiro com muita frequencia varias vezes em seguida ate mas de 20 vezes, quando durmo no ar condicionado, ou vou para a o campo, piora mas ainda, fico com nariz entupido, os olhos ardendo e coçando os ouvidos seguidos de dor de cabeça e com se tivesse com febre, pode ser rinite, como posso tratar ou que medico posso procurar.

Maria

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria: Pode ser que seja uma rinite mas não há como confirmar sem examinar. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor. Abraços.

Anônimo disse...

NEIDE:BOA TARDE! TENHO ESPIRROS FREQUENTES PELA MANHA, MEU NARIZ COÇA MUITO,TENHO A SENSAÇAO QUE ELE ESTA ARDENDO, TEM MOMENTOS QUE NAO SINTO CHEIRO DAS COISAS, E JA SOFRO DE URTICARIA A UM ANO E MEIO, GOSTARIA DE SABER SE ESTOU COM RINITE..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os sintomas que relata sugerem que possa ser uma rinite, mas para afirmar, é essencial examiná-lo pessoalmente. Estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica RJ.

Anônimo disse...

Estou a uns quatro anos com espirros frequentes,coceira no nariz e tomo profergan.alergia mata?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Profergan é um antihistamínico (Prometazina) de antiga geração e portanto sujeito a efeitos colaterais como sonolência, sedação, aumento de apetite. Alivia os sintomas da rinite mas não trata nem controla a doença. A rinite alérgica não mata, mas maltrata! Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Brina disse...

Ola se puder me responda tenho muita coçeira nos olhos não paro de espirrar a garganta tb coça muito o ouvido coça o nariz sera q tenho riniti alergica

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Brina: os sintomas que relata sugere que seja uma rinite alérgica. Mas, para afirmar é preciso examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

nicia kasuko nakama disse...

Oi poderia me ajudar
Moro no japao e dificil já o idioma em japones
Mas como poderei explicar melhor para o medico
Todas as vezes que fico gripada tenho muita tosse
Mas essa tosse vem de uma coceira que sinto na garganta
E nao sei explicar parece ser entre a garganta e ouvido
As vezes parece que tem algo enroscando na garganta
Que acabo tossindo comeca a sair lagrimas perco o fôlego e nao consigo falar tambem
Quando respiro me coca a garganta e ouvido
Muito obriga descupe me pelos erros virgulas etc

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A rinite pode provocar a secreção pós nasal, ou seja, uma secreção que escorre por trás das narinas em direção à orofaringe. Esta secreção pode provocar os chamados centros específicos que se localizam nesta região e provocar tosse, em geral seca e com piora noturna. A tosse também pode ser sintoma de uma sinusite. Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a rinite alérgica e suas consequências, escreva para nosso e-mail: blogdalergioa@gmail.com. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

eu tenho uma alergia mas nao posso tomar remedio porque passo mal o que posso fazer pra nao passar mal sem tomar remedio.e queri saber se eu fizer inalacao se melhora ou piora o meu caso.
obrigado pela sua atençao♥♥♥
silvana

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Silvana: os dados que envia são muito vagos. A resposta a um medicamento é diferente de pessoa para pessoa. Para poder orientar quais são os remédios mais adequados para seu caso, é fundamental examiná-la pessoalmente. Dependendo do tipo de alergia que apresenta, a vacina (imunoterapia) é uma opção importante pois controla a doença e diminui a necessidade de remédios. Estamos ao seu dispor na Policlínica,caso more no Rio. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Desde criança tenho alergia. Meu nariz coça, entope e escorre ao mesmo tempo, sem falar na crise de espirros que tenho. Há cinco anos faço uso do remédio Nasonex. Uso frequentemente quando estou ruim. Mais estou com uma dúvida será que esse rémedio ajuda na alergia mais pode prejudicar minha saúde.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O uso do spray nasal contendo corticóide é seguro, pois contém a medicação em doses mínimas (microgramas)de forma que atue diretamente na mucosa nasal com mínimos efeitos colaterais. Mas este medicamento é para uso contínuo e não apenas nas crises. Aproveito para lembrar que o tratamento não engloba apenas remédios: é essencial tratar sua alergia através da imunoterapia (vacina) e combater os ácaros em seu dormitório. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com)e enviaremos a cópia em PDF do nosso livro "É mais feliz quem respira pelo nariz" Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Oi sou Patrícia nunca senti nada disso ate esta semana que comecei a espirrar toda hora o nariz escorre coça e arde ao mesmo tempo e estou com a garganta cossando um pouco...então pode ser sinal de Rinite? Minha mãe tinha e ficava direto asssim.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os sintomas que relata sugerem que possa ser um caso de rinite, mas não há como afirmar se é uma rinite de causa alérgica sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

Anônimo disse...

Olá, acho que estou sofrendo de rinite, desde ontem não paro de espirrar, uma coceira terrível no nariz, olhos ardendo e garganta doendo!
Já tenho problemas respiratórios, respiro pela boca, acordo com a boca seca, e tenho voz anasalada! Tenho tido constantes gripes, mas nenhum médico nunca se interessou em investigar o que realmente tenho!!
Qual é o melhor tratamento?? Tem alguma vitamina ou remédio aconselhável para quem sofre desse problema??

Obrigada!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A rinite provoca sintomas que podem se confundir com gripes constantes, mas trata-se de uma alergia nasal. O tratamento inclui uso de remédios mas também é necessário que 1) coloque em prática medidas de controle dos ácaros da poeira em sua casa, 2) trate a alergia com a imunoterapia e 3) que pesquise quais são e procure controlar os fatores agravantes da doença. Aconselho que procure um alergista. Caso queira receber uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite, escreva um e-mail para nós: blogdalergia@gmail.com Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá, a mais ou menos 1 mês sinto uma sensação de "bolo na garganta",sinto dor de ouvido, meu nariz arde, tenho um pouco de secreção(transparente)e a região da minha faringe arde mto tambem.Fui ao otorrino e ele disse que é alergia,porém tomo remédios mas não passa estou mto incomodada com essa sensação de aperto na garganta.Vc acha que pode ser algum processo alérgico??
Obrigada pela atenção

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há como afirmar a causa dos seus sintomas através deste aconselhamento na internet. Não só a rinite alérgica, mas outras doenças podem provocar sensação de "bolo na garganta", como por exemplo refluxo gastro esofágico. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

Olá boa tarde, eu tenho quase certeza que estou com rinite, há um tempo apareceram 2 caroços pequenos na direita acima do pescoço na minha cabeça, queria saber se isso tem haver com a rinite.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não tenho condições para afirmar sem examinar pessoalmente mas seu relato não sugere uma relação direta com sua rinite alérgica. Aconselho que esclareça sua dúvida com seu alergista. Gratos por sua vsita.

Anônimo disse...

Olá!
Tenho rinite e sinusite. Depois do alergista passar um spray nasal, parei de ter a garganta inflamada. Só que agora a minha garganta vive ressecada e com ardência (principalmente quando acordo), limpo constantemente o quarto evitando poeiras. Devo procurar um otorrino ou voltar ao alergista?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É provável que você esteja respirando com a boca aberta durante o sono, resultando no ressecamento matutino. Aconselho que retorne ao alergista e peça que o oriente. Agradecemos sua visita.

Rosely M disse...

Oi!! Desde que me entendo por gente sofro com esse nariz espirrando,a garganta è muito sensivel, tudo inflama, sempre dolorida, sei que nao tenho o olfato perfeito... enfim, sofro muito com isso. O pior è que meu filho mais novo tambem sofre igualmente a mim e nos dois tivemos crises de asma, eu quando gravida( e eu nunca havia tido asma na vida) dele e ele quando tinha 4 anos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rpsely: a rinite alérgica é considerada uma doença leve para muitas pessoas, mas pode provocar complicações e problemas, afetando paladar, olfato, sono, bem estar. Os sintomas nasais sem controle podem causar ou agravar crises, impedindo a melhora da asma. O tratamento adequado da alergia permite o controle da doença e melhora sua qualidade de vida. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Ola... estou com muita coceira nos olhos, nariz entupido. Meu carro esta com o escapamento furado causando um pouco de fumaca no interior do carro, isso pode ser a causa ?

Grato

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A rinite alérgica tem causa genética. A fumaça do escapamento tem ação agravante dos sintomas, podendo provocar crises. Escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e teremos prazer em enviar uma cópia em PDF do nosso livro: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

MEU NOME É ANDERSON
a 8 meses meu nariz entope direto nao consigo respiar e ele escore tambem para respirar eu uso 2 frasco de 30 ml de neosoro ou narix ou sósoro. Só respiro pela boca acordo com a garganta doendo de tao seca . Pode ser rinit. oq devo fazer

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Anderson: pode ser que seja uma rinite, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente Aconselho que procureum alergista. Caso queira receber uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”, basta escrever para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Gratos por sua visita

Anônimo disse...

Bom dia;eu tenho rinite e um otorrino já pediu que eu fizesse cirurgia de desvio de cépto porque fiz um exame e constatou-se também que devido a este desvio, não tenho passagem p/ secreção ficando toda ela na face.Bem, sempre tive o problema rinite e sinusite, porém não fiz a cirurgia e tempos depois fui mexer com salão de beleza, percebi que sempre que ia escovar cabelos, começava a tossir feito louca, depois de progressivas fica de cama, ia para o anti-infla´matório, deixei a profissão, não dava p/ mim, porém; percebi também, que minha coceira na garganta, no nariz, nos ouvidos ficaram pior, agora é constante mesmo não mexendo mais com salão, e ó que só fiquei 5 meses! Vez ou outra até os olhos coçam, o que devo fazer? Vou a otorrino não me passam nada, só quando está inflamada a garganta, fora disso falo do problema e não me é passado tratamento o que faço, pior moro em BRASÍLIA-DF

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser um caso de rinite alérgica, mas não é possível afirmar sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. gratos por sua visita.

Anônimo disse...

eu espirro d+ nariz ficar entupido,coçando e com coriza e olhos lacrimejando muito e tem mais todos os dias nas manha quando eu levanto começo a espirra isso pode ser riniti alergica.obrigada pela atenção

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser um caso de rinite alérgica, mas é preciso avaliar seu caso pessoalmente para poder confirmar. Aconselho que procure um alergista. Escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviaremos uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz" Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ, caso more no Rio de Janeiro.

PROFESSOR DE GEOGRAFIA disse...

Estou frequentemente com o nariz entupido (como se fosse um gripe que nunca sarasse), tenho ataques de espirros que demoram a parar, e coceira no olhos, que acabam ficando avermelhados. Pode ser uma rinite alergica? usei colirio, nos olhos, porem dentro de alguns dias volta tudo de novo e o nariz continua entupido. o que fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Professor de Geografia: o seu relato sugere que possa ser uma rinite alérgica. Aconselho que procure um alergista. Caso queira, escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviaremos uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Eu tenho rinite e sinusite, estou sentindo meu nariz arder na hora de respirar, é um sintoma tbm da rinite ou da sinusite?

Anônimo disse...

oi meu nome é nete
tenho alergias a poeira,ar condicionado,tomo histamin, alivia,mas não melhora,o que faço?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nete: o seu relato sugere que há necessidade de tratar sua alergia de forma completa. O caminho mais adequado é provurar um alergista para orientar seu tratamento. Nem sempre apenas o uso de remédios é suficiente para tratar a alergia. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A ardência pode ser sinal de irritação nasal ou de uma complicação da rinite Aconselho que procure seu alergista Gratos por sua visita.

zz morais disse...

olá tenho crises de tosse que vem com uma coceira tipo um beliscao forte na garganta e meus olhos começam a chorar e a tosse é algo muito forte que acaba irritando minha garganta e meu nariz só vive congestionado será que é rinite?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

ZZ: pode ser que seja uma rinite, mas para afirmar é essencial examinar você pessoalmente Aconselho que procure um alergista. Caso queira receber uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”, basta escrever para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Obrigado por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se tenho rinite,meu nariz fica muito inflamado minha boca fica seca consatantimente fico com febre acho que minha imunidade está baixa,porque me sinto gripada toda semana,antes tinha esses sintomas mais agora piorou e é com mais frequencia, devo procurar um medico.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser uma rinite, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista para orientar adequadamente. Gratos por sua visita.

paulo renato disse...

estou com todos essas caracteristicas ,muita coceira no nariz.me atrapalha em diversos pontos,tenho muitos animais em casa , seis gatos e dois cachorros,mesmo tendo patio convivem grande parte do tempo em casa ,será que tem alguma coisa a ver?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Paulo: a presença dos animais em sua casa é um fator que contribui para aumento de ácaros na poeira, podendo constituir um fator agravante para sua rinite Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

oi meu nome é vanilda.á um ano q sinto meu nariz e garganta coçando,espirro muitas vezes e o nariz escorrendo.passei com uma médica q disse ser sinusite tomei antibióticos mas não tive melhora,e me incomoda dimais me ataca de manhã e a noite!me ajuda!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vanilda: o seu relato sugere que seja portadora de rinite alérgica. A sinusite é uma complicação (consequência) da rinite.É importante tratar a alergia que origina e complica o problema. Aconseloho que procure um alergista para orientá-la. Escreva para nosso e-mail e enviarei para você uma cópia em PDF do livro sobre a rinite. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

oiii, gostaria de saber o motivo de depois que tive uma crise de sinusite e fui parar no hospital e tomei alguns remedios,depois disso toda noite qndo vou dormir meu nariz fica intupido e so respiro pela boca, fico muito mal pq resseca demais. Será q é pelo ar condicionado ou to com algum problema?

Anônimo disse...

olá,tudo bem?o meu problema é porque sofro todos os dias com coceira na garganta e no ouvido,explicando melhor é como se fosse entre os dois,se eu coçar o ouvido nao passa e se eu coçar a garganta tambem nao passa,isso me chateia muito.Sera que isso pode ser alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É provável que a sua rinossinusite não tenha sido controlada adequadamente, fazendo com que alguns sintomas ainda persistam. Contudo, é essencial examinar pessoalmente para poder emitir um parecer sobre a causa exata. Aconselho que fale com seu alergista e peça que oriente. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A coceira que acomete ouvidos e garganta pode ser causada por alergia. Contudo, não posso afirmar se é o seu caso sem examinar pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

o meu nariz coça muito como se estivesse a andar algo e suspiro muito,

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O sintoma principal da rinite alérgica é a coceira nasal, que pode se acompanhar de coceira em olhos, ouvidos e garganta. Além disso,citam-se: coriza em geral clara e abundante, congestão (obstrução) nasal e espirros repetidos. O tratamento da rinite engloba o uso de medicamentos, mas também as medidas preventivas contra os ácaros e fatores irritantes ambientais. A imunoterapia (vacina para alergia) complementa o tratamento e modula a resposta imunológica, controlando os sintomas não apenas nas crises mas também a longo prazo. Aconselho que procure um alergista. Gratos pela visita ao nosso blog.

Tamires Tenorio disse...

É assim que me sinto toda manhã isso me irrita muito, espirrar, espirrar, espirrar é como se o final do nariz por dentro ficasse ardendo é muito incomodo já diz tratamento de alergia por outros fatores que demonstrava inchaço em algumas partes quando comia algo que não podia agora me vem essa vou começar dando uma geral no meu quarto e vou voltar para o medico:(
Beijos foi muito bom o post consegui ter uma noção do que eu poderia ter.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado por seu depoimento, Tamires. Suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Escreva para nosso email e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”.

Anônimo disse...

pessoal do blog da alergia, é normal alguém com otite serosa sentir o nariz entupido, com coriza aquosa? obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É comum que a otite média serosa esteja associada com a rinite alérgica. É aconselhável que procure um alergista para tratar sua alergia, controlar a rinite e assim evitar novos episódios de otite no futuro. Gratos pela visita.

Andiara Rosa disse...

Boa tarde. Há uma semana fiz uma progressiva a base de formol, dois dias depois (até hoje) começaram os seguintes sintomas: tosse seca, espirros, nariz ardendo muito e escorrendo, garganta irritada, mal consigo respirar pelo nariz... pode ser uma rinite alérgica? Já tomei remédios mas nada melhora.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Andiara: os sintomas que relata sugerem que seja uma rinite. Mas, para afirmar se é uma rinite de causa alérgica e se teve relação com o procedimento, só mesmo avaliando pessoalmente. Gratos por sua visita.

Guilherme de Carmo disse...

Boa noite,

busquei no google o seguinte tema:

Alergia no nariz o que fazer?

O google me sugeriu este site:

e foi quando descobri que tinha uma rinite alérgica.

Sabia que eu tinha uma espécia de alergia, que eu tenho desde criança, porém nunca
imaginei que fosse uma rinite, aliás, nem nunca havia ouvido falar deste assunto, é triste
e ao mesmo tempo reconfortante saber o que tenho porque assim posso saber como tratar.

Além de tudo sou asmático e não sei bem se foi a Rinite que levou á isso já que minha amada mãe
alega que sofro de asma desde os três anos, mas, fato é que tenho tomos os sintomas descritos no post do blog, babo no travesseiro, ronco muito, meu sono é horrível, meu nariz coça muuuuuito, a fronte da minha cabeça dói, a chieira da asma aumenta, espirros e mais espirros consecutivos, um inferno total, a coriza vem mais no final, ás vezes passo duas semanas assim e depois de uma semana o nariz começa a escorrer. Um sintoma que me chamou á atenção em particular foi a questão do ressecamento da boca, nem fazia ideia disso, de uns meses para cá, uns 6 á 8 meses, tenho a sensação de estar perdendo a voz e uma necessidade muito grande de lubrificar minha boca e agora sei o porque, no site também fala da imunoterapia, o que é? Como faço, qual tipo de especialista procuro? Alergista?

Aguardo um retorno e desde já agradeço por tantos esclarecimentos, um grande abraço!!!

Guilherme de Carmo

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Guilherme: fico feliz em saber que pudemos ajudá-lo. É bem comum que a rinite e a asma se associem: são doenças com muitas característricas comuns. Escrevemos um texto sobre este tema (Asma e Rinite - ou: um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam muito mais). Acho que esclarecerá muitas das suas dúvidas. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2010/09/asma-e-rinite.html Aconselho que procure um alergista. Para saber mais sobre a vacina para alergia (imunoterapia), leia: http://blogdalergia.blogspot.com/2011/09/centenario-da-imunoterapia.html
Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

OLá em 2006 peguei uma gripe muito forte, meu nariz entupiu e o ouvido tb, como sempre acontecia, so que dessa vez a gripe passou e o ouvido continuava entupido, uma sensação de como qdo vc sobe a serra, ele entope e desentope, da uma sensação de que tem uma secreção dentro dele, acontece nos dois ouvidos, mas é pior no ouvido esquerdo. O nariz passou a entupir muito, e uso neosoro constantemente, ja procurei vários otorrinos, tomei alguns antialergicos e antibióticos, q n resolveram, até q o último otorrino me disse ficar tranquila, que assim como o ouvido entupiu, um dia desentupiria, e assim se vão mais de seis anos e eu continuo com os sintomas. Gostaria de um esclarecimento, que tio de médico devo procurar? Outro otorrino, alergista? aguardo resposta.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É aconselhável que procure um alergista para fazer o diagnóstico do tipo de rinite que apresenta e para que oriente a forma de abandonar o vício da gota nasal. Neosoro (assim como outros vasoconstritores nasais) provoca vício e o uso repetido da medicação agrava a obstrução nasal. Além disso, pode afetar o paladar, olfato, bem como no futuro pode levar a alteração da pressão arterial. Gratos por sua visita.

broly disse...

eu sofro com isso des de pequeno eu não sinto o cheiro das coisas e meu naris só vive trancado eu só vivo soando o naris!
alguem pode me ajudar!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Broly: não há como orientar um tratamento para sua rinite através da internet, sem examinar pessoalmente.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita.

Arthur Sousa disse...

Lendo isso, percebi que os sintomas são coisas pela qual passo desde criança...
Meu nariz tem sempre um lado que fica entupido, mesmo quando não
estou em uma crise alérgica, meu tórax tem um lado um pouco maior que o outro e sempre estou com os lábios ressecados, e pouco apetite.
Grande parte da minha família passa por isso também, inclusive minha mãe.
Então gostaria de saber o endereço para fazer um exame, pois minha mãe tem alergia a certos medicamentos e tenho medo de ter herdado isso.
Obrigado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Arthur: A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada. Funcionamos de segunda a sexta feira. Basta chegar pela manhã de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para (21) 2517 4206 ou 2210 2810, fale com a nossa secretária e informe-se sobre mais detalhes. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

Anônimo disse...

tenho rinite.Faz uns dias que parece que tenho uma coisa presa entre o nariz e a garganta.Pode ser da rinite?

Anônimo disse...

tenho rinite.Faz uns dias que parece que tenho uma coisa presa entre o nariz e a garganta.Também sinto uma queimação tipo azia só que logo passa,e as vezes sinto um peso nos pulmões.Pode ser da rinite?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A rinite pode ocasionar a secreção por trás das narinas, denominada secreção pós nasal e resultar em desconforto. Mas outras situações podem provocar o sintoma, como por exmplo, um refluxo gastro esofpagico, que também provoca azia.Aconselho que procure um alergista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais apropriado para seu caso. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

ola ,eu não sei mais o que faço ,tenho uma tosse que vem e que vai .com coceira na garganta ,ja tomei varios anti alergicos e nada faz bem ,tmb tenho renite alergica .a ja faz uns 5 anos que tenho esta tosse ,tudo cheiro que eu sinto me ataca a tosse ,passo muito mal quase me afogo ,me responda por favor

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse pode ser causada pela rinite sem controle adequado. Isto ocorre porque a rinite pode ocasionar a chamada secreção pós nasal, ou seja, gotejamento de catarro da parte posterior do nariz, em direção à garganta, provocando a tosse. Convido que escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDf do nosso livro sobre a rinite "É mais feliz quem respira pelo nariz" Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

ola,tenho muita coceira no nariz e fica escorrendo tipo uma agua ,a minha garganta parece que tem algo arranhando e no fundo do ceu da boca proximo da garganta coça muito ; meus olhos ardem e lagrimejam muito o que pode ser ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser um caso de rinite alérgica. Mas, para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista.
Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

tenho todos os sintomas já dito acima , mas, tenho um cachorro isso pode piorar ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A presença do cachorro em sua casa é um fator que contribui para aumento dos ácaros no ambiente, o que pode agravar sintomas da rinite. Por isso, é recomendado: não deixar que suba em camas ou estofados e banhá-lo semanalmente. Se possível, o cão deve ficar no quintal. Aumente os cuidados de limpeza em sua casa. Gratos por sua visita o nosso blog.

Mara Rafaela disse...

ola bom dia,sou de Belo Horizonte MG.
Estou um pouco ansiosa com algumas situaçoes que me vem ocorrendo,mais gostaria de saber se pode ter algo a ver com riniti desde ja agradeço.
*sinto dores de cabeça deum lado da cabeça geralmente esquerdo
*meu ouvido sempre com a sensacao de estar escorrendo e coça muito
*meu nariz todos os dias acordo com ele entupido
*as vezes acordo com crises de espirros que duram o dia todo,com repetiçoes de 15 em 15 dias
*e sempre com muco na garganta que de uns dias pra ca parece estar meio irritada mesmo sem eu estar resfriada.
E esse processo ja vem de alguns anos ouvido e os espirros ja vem de uns 6 anos pra ca.
por favor me de uma orientaçao.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mara: o seu relato sugere que você apresente uma rinite alérgica Aconselho que procure tratamento com especialista. Para localizar um alergista em Belo Horizonte, procure no site da ASBAI (www.sbai.org.br) no setor: "Localize um especialista". Escreva para nosso e-mail e enviaremos a cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos pela visita.

Mara Rafaela disse...

Adorei o blog, muito bom.. irei indicar para varias pessoas e obrigada satisfeitissima com a copetencia de vcs, e tambem pela atencao e irei sim entrar em contato com vcs pelo email,aguarde. E desde ja agradecidissima . Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado, Mara. Ficamos felizes em saber qie estamos ajudando as pessoas Suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Anônimo disse...

Olá desde o mes de dezembro uma das minhas narinas quando abaixo a cebeça pinga uma agua parece lágrimas , não tenho nariz entupido nem sintomas de gripe nem espirros nada a não ser essa agua que sai do meu nariz a 3 meses !!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu quadro não sugere que seja uma rinite alérgica. É importante que procure atendimento médico pois alguns quadros resultantes de alterações estruturais podem ocasionar coriza límpida, unilateral, necessitando tratamento específico. Estamos ao dispor, caso você more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

olá me chamo cristina sou do RJ,Há 4 anos fui diagnosticada com rinite alérgica,
pesquisando sobre a doença passei a duvidar se a possuo porque,
alguns sintomas não tenho como: nariz escorrendo, espirros sucessivos e sensação
de estar resfriada meus sintomas são outros ex:tenho secreção na garganta 24 horas
por dia e acabo engolindo sem querer, meu nariz é seco e entupido, com isso sinto muita
falta de ar que as vezes me dá até sensação de desmaio, sinto também uma pressão na
cabeça como se tivessem esmagando e fico zonza.Quando a crise é forte e a falta de ar
e intensa sinto uma pressão no peito horrível. não consigo respirar fundo
desde criança sempre sofri com esses sintomas, mas com o passar do tempo foi piorando e
minha qualidade de vida diminuiu muito me ajudem bjs.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cristina: nem toda rinite é alérgica.Mas, para definir o tipo de sua rinite, é essencial examinar pessoalmente. Como você mora no Rio, convido que nos procure na Policlínica, no centro da cidade. Estamos ao seu dispor

Anônimo disse...

Olá amigos! Estou com um problema. Meus ouvidos estão tapando não totalmente mas parcialmente e minha garganta está arranhando. O que pode ser isso e o que fazer? Por favor me ajudem a ter um ruomo porque a dias que estou assim!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A alergia nasal pode provocar sintomas em ouvidos e garganta sem foco infeccioso aparente Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor, caso você more no Rio de Janeiro.

Roseli Neugebauer disse...

Eu tenho crises que apertam a garganta e só alivia com espirro, tenho caso de alergia moderada, rinite cheiros etcc..mas isto está me incomodando, me falaram que pode ser do estômago. Oque acha?

Anônimo disse...

Boa tarde! Me chamo Adriana e moro no Rj. Meu nariz sempre entope se sinto algum cheiro forte, como: fumaça, perfume, inseticida, borracha queimada, etc... E acumula muita secreção.Hoje estou com a narina direita entupida, o mesmo lado do nariz e canto do olho inchados e sinto dor, no osso do nariz, como se estivesse latejando. Também tenho sempre enxaqueca. Esses sintomas são de rinite alérgica?

Anônimo disse...

tenho ardemcia na garganta e coceira no nariz e no ouvido mas nao tenho coriza já faz mais de 2 messe que estou assim por favor me de uma resposta deus os abemçoe

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Roseli: a rinite alérgica pode provocar um processo inflamatório acometendo a região da garganta e causar sintomas. Para afirmar a causa, só mesmo examinando pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Adriana: o seu relato não sugere que os sintomas descritos resultem de uma rinite allérgica. Mas, para afirmar é essencial examinar pessoalmente.
Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nem toda rinite é alérgica. Publicamos um texto sobre este tema em 2008 e convidamos que leiam:
http://blogdalergia.blogspot.com.br/2008/09/parece-rinite-alrgica-mas-no.html

Ana Nunes disse...

Olá! Há muitos anos não respiro direito, sempre uma narina esta tampada e quando desobstrui a outra tampa, muitas vezes parece que o ar que puxo não é suficiente, isso me atrapalha muito para dormir, as vezes durmo sentada. Tudo coça meu nariz, a garganta e o ouvido. Porém dificilmente eu espirro ou tenho tosse. Sempre tenho sinusites fortes incha meu rosto, coça o rosto meus olhos. Fui ao otorino e ele me passou um spray para usar 40 dias. Há muitos anos meu nariz não desentope, o médico olhou e disse que tenho apenas uma rinite. Mais essa dificuldade de respirar o ar é muito ruim, nunca sara. Se esta muito calor é ruim e se esta muito frio pior, preciso de ajuda.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana: rinite parece uma doença simples, mas não é verdade. A rinite pode provocar muitos incômodos, infecções e dificuldade respiratória. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Infelizmente nãoé possível emitir um parecer através da internet. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

priscila bruna disse...

Trabalho em uma clinica odontológica e sempre que sinto o cheiro da resina acrilica,ou do medicamento tricresol,que são cheiros fortes,começo a espirrar,coriza,entope demais meu nariz que tenho que usar sorinan para respirar,minha garganta fica vermelha ardendo e arde demais o palato mole e para respirar também,e sinto pontadas nou ouvidos e as vezes chega a inchar o canal do ouvido.ja sofro de sinusite desde criança. provavelmente tenho reniti também?isso acontece frequentemente comigo.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Priscila: o seu relato de sinusites repetidas sugere que possa ser portadora de uma rinite. O cheiro ativo das substâncias químicas pode agravar seus sintomas e ocasionar a obstrução nasal. O uso da gota nasal não é adequado porque agrava a obstrução e induz ao vício. Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento e assim poder trabalhar com saúde. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Ola minha filha adoeceu a uma semana e agora desde ontem o nariz nao para de escorrer uma agua tipo catarro so q e transparente..o dia inteiro e quando vou limpar ela chora muito e tambem respira pela boca..mas o peito nao xia..sera reniti?ela tem apenas 1ano.
natasha souza

Joana disse...

Eu nunca tive nada disso até cerca de 1 ano atrás em que comecei a espirrar muito em especial pela manhã, meu nariz fica escorrendo o tempo todo, o ouvido por vezes entope e dá estalinho...isso está me tirando qualidade de vida porque já tenho sinusite e dores de cabeça muito fortes, inclusive com dor na região dos olhos e nariz. Não sei se o fato de ter um gato causa isso mas eu só comecei com essas crises há 1 ano atrás e tenho tido gatos durante toda a minha vida... Minha mãe fala que quando eu era criança tinha muita crise de tosse seca durante a noite que chegava quase ao vômito mas nunca nenhum médico conseguiu apurar a causa da alérgia. Tive crise de tosse noturna até aos 12 anos até que depois passou sem fazer nada e até ano passado nunca tinha voltado a ter crise alérgica. É possível que minha sinusite tenha evoluido para rinite alérgica? Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Natasha:não é possível fazer o diagnóstico e afirmar se sua filha está com rinite pela internet, sem examiná-la. Aconselho que entre em contato com o pediatra que trata dela. Gratos pela sua visita.

Anônimo disse...

ola boa noite!Moro em Palmas-TO e estou passando por quase todos esses sintomas, mas o que mais esta me encomodando éa coceira nos meus olhos seguidos de inchaço e tambem o meu nariz esta entupido!stou com dificuldade para conseguir uma consulta! e estou muito aflita com esses sintomas o que eu faço? posso ir a uma farmacia de minha confiança e tentar comprar algum remedio!
Maricelia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maricélia: é possível que seja uma rinite alérgica. Mas, confirmar o diagnóstico e indicar tratamento, é essencial examiná-la pessoalmente. O Blog da Alergia obedece as normas do Conselho de Medicina: é proibido prescrever ou indicar nomes de remédios pela internet. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Boa tarde! Encontrei o blog ao pesquisar mais sobre o que venho sentindo ultimamente, e gostaria de perguntar: eu tenho rinite alérgica (e às vezes, crises de sinusite, não é tão incomum) e moro numa casa que pega poeira com muita facilidade. Meu pai tem mania por limpeza e se mudou pra cá faz uma semana, e trouxe o gato dele, sendo que eu já vivia com dois, agora tendo três em casa. Ele vive limpando a casa porque diz que me faz mal ficar em ambiente que esteja acumulando poeira, mas acho que toda essa poeira que ele levanta ao faxinar a casa é que está me deixando em crise. Ele também acendeu duas velas de sete dias no meu quarto, e não sei se pode ser o cheiro das velas que está me deixando mal, já que tenho aversão a cheiros fortes, perfumes, incensos e essas coisas, me fazem espirrar e lacrimejar sem parar.
Agora, o que pode possivelmente estar causando minhas crises? As velas, os gatos, ou meu pai faxinando o tempo todo? Não consigo dormir bem desde que ele se mudou, acordo várias vezes à noite com o nariz escorrendo e isso interrompe meu sono, acordo super cansada e estou com medo de isso começar a interferir no rendimento do meu trabalho. Desde já agradeço a atenção!
Izabella

Anônimo disse...

oi meu nome e jeferson. acabei de descobri que tenho esse poblema deis de pequeno fiquei com meus dentes podres quando fui cresendo fiquei dentusco dai veio essa gripe que nunca acaba só durmo de boca aberta ronco meu nariz coça meus olhos coça eu respirro frequente mente.eu to com 21 anos descobri agora atravez desse blog queria saber ser isso prejudicou minha saude e como??. o que tenho de fazer? muito obrigado!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jeferson: o seu relato sugere que seja um portador da rinite alérgica Aconselho que procure um alergista Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a rinite, escreva para nosso e-mail. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Izabella: a rinite é uma doença de causa genética mas que sofre a ação dos fatores ambientais. Infelizmente, as condições de sua casa não são adequadas, pois a fumaça e odor ativo desprendido da vela são um fator irritante do aparelho respiratório Além disso, a presença de 3 gatos certamente contribui para aumentar a quantidade de ácaros em sua casa. A limpeza diária é necessária mas deve ser feita de forma adequada, com pano umido, sem vassouras ou espanadores, evitando produtos de odor ativo. Sugiro que peça ao seu alergista que a oriente. Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a rinite,escreva para nosso e-mail. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Joana: o seu relato sugere que você seja portadora de rinite alérgica desde a infância, com períodos de piora alternados com períodos de acalmia. A sinusite é a complicação mais frequente da rinite alérgica. Converse com seu alergista, exponha sua dúvida pois como ele conhece seus dados clínicos, é a pessoa mais apropriada para orientá-la. Gratos por sua visita.

Fabiana disse...

Olá meu nome é Fabiana. Adorei o site. Eu e meu filho de nove anos sofremos muito com a rinite. A pediatra dele passou flixotide para ele por dois meses. O medicamento PLURAIR é a mesma coisa do Flixotide? Ele atua só na parte de asma ou no tratamento da rinite como um todo, atacando os sintomas de coriza e coceira?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fabiana: embora ambos contenham a mesma substância (fluticasona) são remédios bem diferentes, formulados em formato diferente. Flixotide é uma medicação inalada via oral para tratamento de controle da asma. Plurair é um spray para uso nasal no tratamento de controle da rinite. Agradecemnos sua visita e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário.

DEB lyssa disse...

Eu tenho Rinite , mas estava tudo bem
ate que hoje estou com muita coriza e muito forte , os espirros estao muito fortes , uma moleza no corpo
teria alguma coisa a ver? ou seria uma virose?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Deblyssa: não há como firmar a causa dos seus sintomas pela internet. É essencial examinar pessoalmente Tanto a rinite como as viroses respiratórias podem provocar sintomas muito parecidos. Aconselho que procure atendimento médico Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Ola Bom dia eu estou espirando muito minha gargata e ouvido coça demais e o meu olho esquerdo vive lagramejando e estou muito imtupida respiro pela boca o tempo todo e não consigo dormi a noite .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que você tenha uma rinite alérgica. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Oi,meu nome é anna, tudo bem? Espero que sim,pois comigo não anda,então eu tenho dito espirros,cosseira nos olhos,mas sem lagrimejar,somente as vezes,fico assim por dias e até meses,não sei se é somente uma gripe normal ou até mesmo um resfriado, até pelo fato de que isso se estende,queria que você me ajuda-se a esclarecer isso se fosse possível,oque você acha? Pode ser uma alergia realmente? Meu nariz fica coçando e escorrendo,mas nem sempre escorre e meus olhos coçam,será que tem alguma coisa haver com o fato de que eu tomo líquidos gelados? ou mesmo a temperatura??? . Ah,eu não sinto dor de cabeça,por favor me ajude! Beijos e agradeço dez de já.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Anna: o seu relato sugere que você possa estar apresentando uma rinite, mas é preciso examinar pessoalmente para fazer o diagnóstico e indicar tratamento. Estamos ao dispor na Policlínica RJ

Pamela Souza disse...

Olá , eu até possuo rinite alérgica porém a causa geralmente é poeira e logo sinto dores de cabeça. Diariamente mesmo eu não estando com a rinite atacada, eu sinto meu nariz meio entupido, e isso desde criança, as vezes minha voz sai até fonha sem ao menos eu estar gripada, quando eu canto sinto até dificuldades em determinados tons parece que meu nariz fecha completamente o que pode ser ? Agradeço desde já

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pamela: o seu relato sugere que sua rinite não está bem controlada, ou seja, a inflamação da mucosa nasal permanece mesmo quando se sente melhor. Aconselho que retorne para consulta com seu alergista e peça que a oriente. Caso queira receber nosso livro, escreva para nosso e-mail Gratos pela visita.

Pamela Souza disse...

Eu que agradeço !

Anônimo disse...

Olá, o blog é muito bom! Estou um pouco preocupada porque meu nariz e o olho do lado esquerdo está ardendo muito, também estou com nariz entupido e espirrando bastante mas sem secreção com cor, meu olho esquerdo inchado e lacrimejando, que eu saiba não tenho nenhuma alergia, será que pode ser rinite? Fonseca

Anônimo disse...

Olá,

há alguns dias tenho acordado com a boca seca, nariz entupido e fortes dores de cabeça... sinal de rinite?

Grato

André

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

André: pode ser que seja uma rinite. Mas não é possível fazer diagnóstico pela internet. Vale lembrar que nem toda rinite é causada por alergia. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fonseca: pode ser que seja uma rinite, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet.Aconselho que procure um alergista para orientá-lo de forma adequada. Vale ressaltar que nem toda rinite é causada por alergia. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Meu nariz começa a escorre so quando estou comendo ou seja refeições mais demoradas ai fica escorrendo e entope depois de uma hora volta ao normal mais o q me encomoda e a parte em q nao posso demora pra comer ou tenho q comer pouco ou nem consigo termina minhas refeições e me deixa constragido na frente das outras pessoas sera q vcs podem me dizer q tipo de alergia pode ser ou q tipo de remedio posso tomar pra amenizar essa corize.
MUITO OBRIGADO PELA ATENÇAO

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Existe um tipo de rinite chamada de "rinite gustativa", com sintomas relacionados com determinados tipos de refeições. Aconselho que procure um alergista para analisar seus dados clínicos, fazer o diagnóstico e indicar tratamento específico. Gratos pela visita.

Líndice Mendes disse...

Ola... Quando esta frio, ventando, vou varrer algum lugar com muita poeira minha cabeça começa a doer.. meu nariz começa a querer escorrer, no meio dos meus olho doem muito tbm. O único sintoma que não sinto é a tosse.
Sera que poderia ser rinite ou não?
Desde ja agradeço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Líndice: é possível, mas para fazer o diagnóstico de uma rinite alérgica, é essencial examiná-la pessoalmente Aconselho que procure um alergista.Se você mora no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

Jéssica Silva disse...

Olá, Boa noite, ja faz alguns anos que tenho esses sintomas, nariz sempre trancado, falta d ar a noite, coceira nos olhos garganta e ouvidos muita tosse e ja não sinto mais o gosto e o cheiro das coisas como eu sentia antes tbm sinto cheiro ruim no nariz e olhos... Estou muito preocupada pois a medida q o tmpo passa esses sintomas pioram. Voces tem alguma instrução para mim?! Obgd

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jéssica: o seu relato sugere que você possa ser portadora de uma rinite alérgica. Contudo, é essencial examinar pessoalmente para poder confirmar o diagnóstico e indicar tratamento. Caso você more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Convido que escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDf do nosso livro sobre a rinite "É mais feliz quem respira pelo nariz" Gratos por sua visita ao nosso blog.

luana ramos disse...

olá, tenho alergia a poeira, mofo, e pelos de animais, apois o contato, quando estou varrendo a casa e limpando os moveis, fico espirrando sem parar e o naris começa a escorrer, e só para quando eu termino de arrumar a casa. sera que posso ter rinite? como saber se uma pessoa tem rinite? obg!!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luana: é possível que possa ser uma rinite alérgica. Mas, para afirmar, é essencial que você seja examinada pessoalmente Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

Murilo Izidorioo disse...

Olá, meu nariz parou de coçar, não sinto mais nada dos sintomas citados. Mais apenas meu nariz continua entupido só de um lado e o outro continua livre, uso NEOSORO mais depois do efeito ele entope de novo. Mais não sinto nada, e nem coriza. O que deve ser? Isso tem haver com a baixa umidade do ar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Murilo: o seu relato não sugere que seja uma rinite alérgica, mas sim uma rinite medicamentosa, ou seja, agravada pelo uso do neosoro. Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar de forma adequada. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Boa noite, tenho todos os sintomas de uma rinite, meu nariz arde muito quando espirro, gostaria de saber: isso também é um sintoma de rinite? Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A ardência nasal pode indicar uma complicação da rinite. É aconselhável que entre em contato com seu alergista e peça uma orientação. Gratos pela visita.

well disse...

Boa Noite...
Tenho 27 anos e desde sempre meu nariz fica quase que o tempo todo entupido quando não é o lado esquerdo é o direito,e quando estou gripado é horrível porque tenho muita dificuldade de dormir respirando só pela boca, estava usando muito os descongestionates nasais de farmácia mais me disseram que faziam mal usar por tempo prolongado aí parei de usar.
O que pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser um caso de rinite, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

Bom dia!!

Tenho rinite alérgica e está me fazendo ficar com falta de ar, é horrível, estou tomando ZINA e Plurair para o nariz, mas não fico boa. Gostaria de saber se devo tomar as vacinas antialérgicas?

Cyntia Hellen disse...

- Olá, estou com o nariz escorrendo direto,o liquido é transparente, parece uma agua normal, meu nariz arde muito, tenho muita vontade de espirrar e o espirro não sai, meus olhos lacrimejam muito, meus lábios ficam resecados e quando acordo sinto um desconforto na garganta. ja senti outras vezes a alguns meses, so que agora o problema persiste a 3 dias. pode ser renite?

CYNTIA

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A imunoterapia (vacina para alergia) deve ser indicada pelo médico especialista, após confirmar o diagnóstico e a participação da alergia como causa de sua rinite. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cyntia: o seu relato sugere que possa ser um caso de rinite, mas não há como afirmar pela internet. É essencial examinar pessoalmente. Gratos pela visita.

Rayan Cruz disse...

Bom dia, fico em duvida se tenho rinite ou não.
Näo tenho alguns sintomas caracteristicos como espirros, nariz escorrendo.

Mas meu nariz vive INCHADO e tapado 24h por dia, ja usei Budecort Aqua por 1 mes e nada.

Usei Nasonex por 2 meses seguidos todo dia pra ver se uma hora ia fazer efeito, e nada

Quando coloco Sorine abre, mas só dura no maximo 2 horas.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rayan: nem toda rinite é causada por alergia. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2008/09/parece-rinite-alrgica-mas-no.html
Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que exponha sua dúvida ao seu alergista e peça que o oriente. Gratos pela visita

Anônimo disse...

Tenho problema com a minha respiração e com a minha garganta, meu nariz só destranca com neosoro e minha garganta arranha todos os dias, principalmente antes de dormi, meu incomoda muito, para dormi eu fico de boca aberta, e já uso aparelho por causa dos meus dentes, mais minha garganta incomoda demais, todo hora eu tusso ou arranha ela! O que eu poderia fazer para melhorar isso ??? tem tratamento??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nem toda rinite é causada por alergia. Os dados que envia no seu relato não deixam claro que sua rinite seja causada por alergia. O uso repetido do Neosoro pode ocasionar vício e a chamada rinite medicamentosa. Publicamos um texto sobre o tema e convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com/2008/09/parece-rinite-alrgica-mas-no.html Aconselho que procure um alergista para analisar seus dados clínicos, examiná-la. Fazendo o diagnóstico, será possível indicar um tratamento apropriado para seu caso. A nossa equipe médica está ao dispor na Policlínica Geral RJ Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá bom dia. Tenho uma curiosidade sobre meu quadro alérgico. Tenho rinite e faço tratamento homeopático, e no geral funciona muito bem. Porém em certas ocasiões, quando ela resolve atacar, não encontrei pastilha ou spray nasal que amenize minha tosse. Ela começa e eu tenho que ter paciência porque nem falar eu consigo. Existe algum tipo de recomendação que eu pode a seguir para ao menos amenizar as tosse quando elas começam? Obrigado

Patricia Petrova disse...

Nossa que post legal, muito esclarecedor,
eu tenho todos os dias o nariz escorrendo, as vezes pouco as vezes muito, a coceira na parte perto da garganta no céu da boca é insuportável, mas coça também os ouvidos, é horrível, só quem tem pra saber o tormento que é, tenho isso a anos.
Em um ano meu grau de miopia e estigmatismo aumentaram 1 grau, o oftalmo fez até exames por que não se aumenta assim tão rápido, não tenho nada que pudesse causar isso, acredito que lendo seu post encontrei o motivo, respirar de boca aberta.
Vou tentar me reeducar em relação a isso e também retirar o pó do quarto.
Obrigada pelo post.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse que acompanha a rinite pode ter causas variadas. Pode ser consequência de secreção pós nasal. Contudo, pode ser um sintoma de hiperreatividade brônquica. Por isso,para orientar é essencial examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Patrícia: obrigado pelo depoimento. Desejamos melhoras em seu tratamento. Abraços.

Anônimo disse...

Boa tarde....estou com o nariz entupido a uma semana nao estou tossindo e nem gripada,e de vez enquado espirro umas cinco vezes sera q rinite??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser um caso de rinite, mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar adequadamente. Gratos pela visita.

AyandraNunes disse...

Olá, tenho andado com as vias respiratórias congestionadas a mais de dois meses, durante a noite a situação é mais critica, sou obrigada a respirar pela boca o que causa secura na garganta. As vezes existe espirros sucessivos, o qual ajudam a expelir uma secreção nasal, semelhante aquela quando estamos gripados, mas de cor castanha. Será isto uma renite alérgica mais avançada?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ayandra: o seu relato sugere que seja uma rinite, mas não deixa claro que seja de causa alérgica. Como não é possível afirmar pela internet, o ideal é que procure um alergista para orientá-la. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Ola, sou Izabel, venho a dois meses sofrendo com muita tosse a noite e nariz entopido e pela manha sai muita secreção, não sei se pode ser alergia a poeira ou rinite.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Izabel: os sintomas que descreve podem ser causados por alergia, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para fazer o diagnóstico e para orientá-la. Caso você more no Rio de Janeiro, estamos ao seu dispor,Gratos pela visita.

Adm disse...

Olá, sou Carlos, Vivo com um lado do nariz quase entupido que fica mudando de lado por vontade própria, quando me deito um lado fica totalmente entupido que pode mudar de lado sem nem eu mesmo perceber, no frio fico com congestão nasal e respirando pelo nariz quase que apulso, o que pode ser?

Anônimo disse...

oi, desde alguns dias atras meu nariz está sempre escorrendo, minha garganta dói e as vezes espiro. Gostaria de saber se tem algum tratamento que eu possa fazer em casa, ou algum remédio que eu devo usar? obg

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Carlos: o seu relato sugere que possa ser uma rinite, mas para definir o tipo e os fatores envolvidos, é essencial examiná-lo pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Se você mora no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Boa Tarde, Eu já faz dias q sinto um bolo na garganta tenho espirrado mto, meu nariz fica entupido o tempo inteiro, mta coceira no nariz, e boca seca. a Garganta fica irritada. Será q é rinite?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser uma rinite, mas para confirmar o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Se você mora no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Oi, curso medicina e desde que entrei em contato com as peças que são armazenadas em formol, minha rinite/sinusite piorou. Como proceder?

marcos junior disse...

OLÁ faiz uns 8 mesês que tenhu nariz trancado e não tenhu apetite e tenhu um cataro claro e raramente da um zumbido no ouvido e quando viro o rosto pro lado da um barulinho na nuca ,e tmb tenhu uma sensaçao de presão na cabeça que fica quase o dia todo assim ) :e meus olhos direito incha um polkinho pode ser rinite ?? to preocupado já ) :

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marcos: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. O seu relato não sugere que seja uma alergia. É essencial examinar pessoalmente para fazer o diagnóstico e indicar uma conduta de tratamento. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O formol não causa alergia mas pode provocar forte irritação da mucosa nasal e agravar a rinite alérgica Aconselho que procure um alergista pois quanto melhor sua rinite estiver controlada, menos sofrerá com o formol. Gratos pela visita.

Luciano Nascimento disse...

estou gravida de 6 semanas tenho renite alergica posso usar algum spray nasal

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sim, Luciano. É possível utilizar sprays nasais para tratar a rinite alérgica na gestante, mas este uso deve ser supervisionado pelo seu médico alergista. Gratos pela visita.

Kelen Junges disse...

Olá... eu já me consultei com médico especializado pois estava tossindo muito há 3 meses, ele falou q eu tinha rinisinusite, que quando a rinite não sai pra fora com espirros, mas volta pro organismo causando a tosse, enfim, tomei antibiotico e melhorei, mas a gente nunca está livre do pó né, e tive q lidar com papéis antigos pra pesquisa, e agora meu nariz não para d coçar, já apliquei diversos remédios dentro do nariz, mas não resolve e é muuuito insuportável, da vontade d arrancar, o que fazer???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Kelen: o primeiro passo é voltar ao alergista para tratar sua rinite e a alergia. Desta forma, poderá controlar a doença alérgica e evitar crises. Além disso, é recomendado manter cuidados de controle ambiental em sua casa e no trabalho. A imunoterapia (vacina para alergia) pode contribuir para alterar a história natural de sua alergia. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Meu nariz toda noite entope, quando nao e uma narina e a outra, tem horas que acontece ate com as duas, A 6 meses atras eu usava cocaina, mais sera que o problema se agravou logo agora? Espero me ajudar, Jah tomei varios medicamentos, jah fiz inalaçao e nada, jah tem 1 mes que estou assim.

Maria Luiza disse...

Quando era pequena tinha muitas crises de bronquite...conforme fui crescendo essas crises cessaram. Só que depois de grande comecei a ter constantemente a sensação de nariz ressecado ou entupido,respiro pela boca,ronco e babo durante a noite,as vezes até engasgo com a saliva,por isso durmo de lado.Fiz um tratamento dentário pois tinha o palato muito pequeno e achava que essa poderia ser a causa de meus problemas.Não possuo desvio de septo nem adenoide.Também fiz anos de natação o que pode ter ajudado na bronquite.Toda vez que o tempo muda,fica seco ou com umidade baixa,fico com a garganta ou nariz ressecados,fico com falta de ar.Essas crises duram mais ou menos uma semana.Também não posso ficar em locais com ar condicionado por muito tempo pois fico com dor de cabeça,,dor na face e nariz entupido.Quando vou ao médico alguns dizem ser rinite e outros sinusite.Não sei em qual diagnóstico confiar. O que me recomenda?

Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A rinite deve ser tratada de forma adequada. O uso de medidas paliativas não resolve o problema. A cocaína pode provocar sequelas graves e irreversíveis que interferem e agravam a rinite, Agradecemos sua visita ao nosso blog

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria Luiza: a associação da asma (ou bronquite) com a rinite alérgica é frequente. Em alguns casos, a asma fica com os sintomas contrilados mas a rinite persiste. A sinusite é a complicação mais comum da rinite. Por isso, modernamente se prefere a denominação "rinossinusite alérgica" O tratamento pode controlar a doença, evitando a sinusite. Gratos por sua visita.

Josielly Rodrigues disse...

Oi , já suspeitava que era rinite alérgica..
tem alguns anos que sofro desses sintomas e me identifiquei com as complicações da doença realmente minha voz ficou anasalada, dores de cabeça, ouvido, garganta inflamada são frequentes devido fazer respiração bocal.
Meu erro foi por alguns meses ter usados soros ao qual no meu ponto de vista só me fez piorar, espero que consiga fazer o tratamento e me livre dessa rinite irritante, rs

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Josiely: convido que escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Ficamos gratos por sua visita.

val disse...

Ola meu nome e valdirene e todos os dias ao acordar minha filha de 16 anos espirra muito mais ou menos umas 7 vezes e para. .. o nariz nao escorre nem nada só espirra pode ser rinite alergica? Ps não e so de manhã e a qualquer hora que ela acorda... se for um cochilo no meio da tarde também. ... aguardo ansiosamente sua resposta. ... obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Val: pode ser que sua filha tenha uma rinite alérgica, mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalomente Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos Gratos por sua visita ao nosso blog

Anônimo disse...

Olá, me chamo Brenda e tenho 14 anos. Sempre fui muito alérgica, evito ficar no ar condicionado, usar ventilador. Uma médica que recomendou minha mãe a trocar meus lençois de 2 em 2 dias. Eu tenho alergia ao cloro da piscina, quando tomo banho no chuveiro meu corpo coça, e não posso ir a praia porque me coço ao entrar na água.
Faço uso do remédio Budecort. Sempre estou com meu nariz coçando e já viciei em sprays nasais. Se eu usá-lo demais, pode prejudicar minha saúde?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Brenda: todo remédio deve ser feito conforme a orientação médica. Até mesmo a água, que é benéfica para o ser humano, se for em excesso pode afogar. Aconselho que converse com seu alergista, explique suas dúvidas para que seja orientada de forma apropriada. Convido que escreva para nosso e-mail e enviarei para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. gratos pela visita.

Ariane Santos disse...

Oi, tenho crises de espirros, muitos mesmo, meu nariz até fica inchado, e meus olhos coçam tanto, que chego a machuca-los, tenho falta de ar, e dor nas costas, isso é muito constate. Pode ser renite?

Anônimo disse...

Olá...meu nome é Amanda, sofro de rinite alergica desde muito nova, antes as minhas crises duravam em torno de uma semana e eu não tolerava cheiro de nada diferente, nem o sabonete e o amaciante de roupas podia ser mudado. De dois anos pra ca as coisas pioraram muito, tenho crise alergica 24 hs por dia, mal posso usar maquiagem por estar sempre com os olhos irritados mas o que me encomoda mais é a coriza...meu nariz não para de escorrer por nada...fico triste e morrendo de vergonha...uso neosoro vaaaarias vezes ao dia...ja não sei mais o que fazer....SOCOOOORRO!!!

Anônimo disse...

Ola, me chamo Larissa tenho 16 ano e desde pequena que era alergica tinha crises de espirro e sangrei pelo nariz uma vez , a agora acho q esta muito mais grave sangra peli nariz um dia atras do outro nn estou gripada mais meu nariz esta entopido quando o esquerdo esta sangra peloblado direito ai para de sangra e entope o lado que estava sangrando e comeca a sangra o outro depois para e comeca a escorrer um liquido transparente e guspo sangue tbm tenho crise de espiros muito tbm as vezes espirro sangue.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sim, Ariane. Pode ser que seja uma rinite. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Amanda e Larissa: a rinite é uma doença que parece simples, mas na verdade pode trazer muitos problemas. Os 2 relatos sugerem que existe algum tipo de complicação ou de doença associada que está impedindo a melhora da rinite. Infelizmente não é possível orientar pela internet. Recomendo que vocês procurem um alergista para um tratamento adequado. Convido que escrevam para nosso email blogdalergia@gmail.com e enviaremos para vocês uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos o contato com o nosso blog.

Wellison Francisco disse...

Oi meu nome é Wellison , tenho 18 anos .Meu irmão(Diogo,10 anos) tem um problema parecido com isso , praticamente todos os meses isso acontece , ele começa a espirrar muito num dia e logo no outro dia , ao acordar, seus olhos incham de uma forma assustadora , suas pálpebras ficam enormes e avermelhadas , minha mãe já foi ao médico lhe consultar e eles disseram que poderia ser renite , mas até agora não sabemos o que causa tal doença .Atualmente ela está tomando HISTAMIXE dosagens de corticóide e por tal fato , está engordando muito com apenas 10 anos de idade . Queria saber se você pode nos ajudar a reconhecer a verdadeira CAUSA desta doença ! me dê informações,por favor.Desde já , muito obrigado !

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Wellison: a rinite alérgica é uma doença de causa genética (hereditária) e sofre ação de fatores ambientais. Os casos de rinite aumentaram muito nos últimos anos, no Brasil e no mundo, em função de vários fatores, tais como: poluição; modificação das residências, alimentação, estilo de vida, entre outros. Aconselho que procure um alergista. O tratamento da rinite deve ser feito mesmo quando a pessoa está bem, para evitar crises. Não se deve tratar apenas nas crises. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

cris disse...

Boa noite,
Não sei se é Rinite, alergia ou gripe, mas acontece que já tem quase 3 meses que estou em uma situação parecida. Começou depois de pegar uma chuva muito forte por 3 dias seguidos (sempre no fim da tarde) no mês de novembro/2013, logo passado alguns dias comecei a desenvolver os sintomas: espirrar e a tossir frequentemente, nariz congestionado, garganta irritada, olhos lacrimejando e ouvidos "fechando"(como se colocasse as mãos nos ouvidos tapando-os). Até ai, pensei comigo, legal depois da chuva já levei de brinde uma boa gripe para dezembro. O problema é que sempre que fico gripada em 1 semana é o suficiente para me curar sem tomar nenhum remédio, mas no entanto fui seguir o conselho da minha mãe e comecei a tomar um remédio para gripe vendido em qualquer farmácia, tomei esse tal remédio por duas semanas e nada dessa gripe ir embora, os sintomas já estavam me irritando então decidi parar de tomar esse "bem feitor " e depois de uma semana a gripe foi embora junto com aqueles sintomas que mencionei anteriormente, só que desde que essa gripe se foi notei que sempre antes dormir e depois de me levantar começo a espirrar umas 6 ou 7X seguidas, o nariz fica escorrendo as vezes parede que há algo, os olhos lacrimejam direto e na garganta parece que há catarro, só que isso só acontece antes de ir dormir e depois de me levantar. Tenho sono normal sem acordar a noite e durante o dia e a tarde não tenho nada sem espirros sem irritações ou desconforto. Tentei me consultar mas o posto de saúde só fica remarcando a consulta.

PS: Nunca usei fone de ouvido, mas reparei nesse período que meus ouvidos começaram a "reduzir sua função" quando escuto muito barulho ou me esforçar em algum exercício físico.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cris: a rinite alérgica se manifesta com sintomas que podem se assemelhar a resfriados ou gripes, mas tem origem genética (hereditária). Por outro lado, nem toda rinite tem causa alérgica (imunológica) Sendo assim, é essencial examinar para tentar definir a causa e o diagnóstico dos sintomas que relata. Infelizmente não é possível fazer o diagnóstico ou indicar tratamento pela internet. Aconselho que procure atendimento médico Conto com a sua compreensão.

Isabela disse...

Boa tarde doutor! tenho corrimento posterior, meu nariz vive seco e entupido, sinto muita falta de ar,pois não consigo respirar pela boca, em crise paro até no pronto socorro.Tenho rinite alérgica descobrir há 5 anos, mais esses sintomas são desde a infância, infelizmente minha mãe era fumante e fumou na gestação inteira só parou quando apresentei muitas crises.Eu não sei o que é sentir um ar no pulmão vivo congestionada e tenho secreção 24 hs por dia. Tenho medo de ter adquirido uma asma, mais aí penso asma dá tosse e chiado no peito e eu não tenho, enfim, essa secreção posterior é normal numa rinite alérgica? qual é a eficácia do tratamento para uma pessoa que sofre há anos 20 anos precisamente? GRATA

Marcos Burile disse...

Boa noite. A alguns anos venho com problema de nariz entupido. E alguns meses pra ca começou a me dar coceira no nariz, pigarro e garganta seca. E tenho refluxo gastrico. E nao tem como me afastar da poeira porque trabalho na fazenda..
Oque poderia ser feito? Obrigado!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marcos: a poeira que causa a rinite é a poeira domiciliar, onde habitam os ácaros. Por isso, a poeira das etradas e da fazenda não são empecilho ao tratamento. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. Convido que escreva para nosso email blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos o contato com o nosso blog.

Anônimo disse...

Tenho sinusite crônica. Faz 1 mês q estou com mta coceira no nariz olhos garganta e ouvidos. O palato mole fica irritado vermelho e coça bastante. E com a sinusite fico com mta dor no olho e sensação de gripada. Esses sintomas seriam rinite??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Isabela: a rinite se acompanha de sintomas característicos como: espirros, coriza, congestão nasal, coceira Contudo, não é raro que a secreção predomine por trás das narinas (secreção pós nasal) A rinite parece uma doença somples mas pode provocar muitas complicações como por exemplo, sinusite, amigdalite, tosse crônica, asma, distúrbios do sono, entre outras. O tratamento está indicado em qualquer idade e tem ótimos resultados para controle da doença. Nos casos de rinite alérgica a imunoterapia (vacina para alergia) pode obter controle da doença e melhora da qualidade de vida do paciente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita.

Roselaine Souza Figueiró disse...

boa noite meu filho sofre muito com seguido e entra em crise de rinite tenho uma duvida qual spray resolve mais budesonida,nasonex ou avamys para crises de rinite obirgado pelo esclarecimento.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Roselaine: a rinite alérgica é uma doença crônica em que atuam fatores genéticos e ambientais. O tratamento inclui o uso dos remédios para alívio - nas crises e para controle - para uso diário a longo prazo (como por exemplo os sprays nasais). Mas, tratar não é só tomar remédios. É importante: 1) controle ambiental, isto é, evitar a exposição aos alérgenos e irritantes ambientais e 2) imunoterapia específica (quando indicada). A resposta ao tratamento não é imediata, pois trata-se de um processo inflamatório. Felizmente, existem várias opções de remédios e alguns são citados em seu relato. Contudo, não há um medicamento "melhor" do que outro. A escolha depende de fatores variados, como por exemplo: tipo dos sintomas do paciente, gravidade do quadro e doenças associadas. Além disso, deve ser individualizada, considerando-se características de cada paciente, tais como adesão e custos financeiros. Por isso, não é possível apontar pela internet qual o medicamento mais adequado para seu filho. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

Michele Farias disse...

Olá tenho todos os dias logo de manha corisa nasal e coceiras. Isso pode ser sintomas ? Oque devo fazer ? Obrigada pela atenção.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Michele:o seu relato sugere que possam ser sintomas de rinite, mas não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure um alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 223   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...