30 outubro 2006

A consulta médica


A consulta é o momento onde você e o médico se conhecem.

Leia estas dicas para aproveitá-la melhor:


- Marque a consulta de preferência num período em que esteja bem.

- Conte sua história de forma clara, sem omitir fatos.

- Fale quais medicações que já usou e como as aceitou. Mostre suas preferências bem como os medicamentos aos quais não se adaptou.

- Relate suas outras doenças e demais remédios que faça uso.

- Leve suas dúvidas principais anotadas em um papel.

- Não se envergonhe em expor preocupações, medos ou em tirar dúvidas.


 Ao final da consulta, tenha certeza de que você compreendeu o seu plano de tratamento. Se você não puder fazer um determinado remédio por algum motivo - seja pelo temor de um efeito colateral, ou pelo horário, ou até pelo preço, não deixe de falar sobre isso. Se você ainda tiver questões não respondidas, aproveite para esclarecê-las.




Lembre-se: Cada consulta é um momento especial



Identifique suas preocupações: esclareça temores, não deixe dúvidas sem respostas.

Seja específico: procure ser claro, objetivo: vá direto ao ponto! Evite contar longas histórias, sem relação direta com suas queixas.

Tome nota dos pontos que você considerar importante. Mais tarde, em sua casa, estas anotações irão ajudá-lo memorizar seu plano de tratamento.

Seja honesto sobre seus sentimentos. Se não concordar com alguma orientação ou não tiver a intenção de cumpri-la, seja franco.


Marque suas consultas regularmente: as doenças alérgicas tendem a ser crônicas e as visitas regulares ao médico ajudarão a monitorar e controlar sua alergia.

2 Dê sua opinião:

Carlos Emerson Junior disse...

Muito boas as dicas. E valem para qualquer especialidade. O que importa é confiar no médico.
O Blog está muito bom e com muita informação. Parabéns.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A idéia foi esta: a necessidade de um vínculo de confiança e diálogo entre o médico e o paciente como base para o sucesso no tratamento das doenças crônicas, como são as alergias.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".