Pular para o conteúdo principal

Alergia a picada de insetos


É conhecida pelos médicos com o nome de “estrófulo” e constitui uma das formas de alergia mais freqüente no verão, sendo mais comum nas crianças. Aparece sob forma de feridinhas em forma de caroço no local da picada do Inseto, que depois se espalham pelo corpo. Em alguns casos, essas feridinhas podem piorar, surgindo pequenas bolhas e infeccionar, podendo evoluir para impetigo.

O tratamento vai desde medidas simples, porém fundamentais, como: telas em janelas, dedetização, ventiladores, passando por repelentes usados em situações especiais (passeios, “picnics”, etc.) e chegando até à imunoterapia com vacinas utilizando venenos de insetos que induzem a criação de anticorpos capazes de bloquear a ação dos alergenos e impedem o surgimento da alergia. O uso de repelentes pode ajudar, mas devem ser indicados pelo médico.

Comentários

  1. Oi gente,
    eu sofro muito com a alergia a picadas de insetos.Eu tomo uma vacinha...que era semanal, agora já estou na fase que ela está sendo aplicada de 14-14 dias...
    mais eu sofro muito com as manchas que essas picadas deixam nas minhas pernas PRINCIPALMENTE!
    Queria que me ajudassem a saber como...que produto usar para tira-las.
    GRATA DESDE JÁ!

    ResponderExcluir
  2. Laís: a vacina é importante para diminuir sua sensibilidade à picada de insetos. Entretanto, as manchas cicatriciais são em geral profundas e necessitam de cuidadoso tratamento local para recuperação estética. Aconselho que converse com seu médico para que a oriente. Infelizmente não é possível prescrever uma medicação sem um exame pessoal do seu caso. Volte sempre.
    Um abraço
    Fatima Emerson Coordenadora.

    ResponderExcluir
  3. Fatima Emerson Coordenadora,
    Que pena! sofro muito, assim como a Laís, mas meu problema é antigo pois hj não tenho mais contato praticamente com os insetos. O que me deixa muito triste são as manchas que tenho de qdo ainda era criança, são horríveis e por conta dissso, me recuso a sair pras praias com amigos e com 24 anos nunca usei shortinhos ne saias curtas, morro de vergonha...Por favor me dê pelo menos uma dica: Existe tratamento? Pois aki só vejo dermaologista de 3 em 3 meses. Um abraço
    Edna Uchôa

    ResponderExcluir
  4. Edna: as manchas cicatriciais do estrófulo (alergia a picada de insetos) são de difícil resolução pois atingem camadas profundas da pele. Na verdade, o tratamento varia em cada pessoa, de acordo com o aspecto, tempo de evolução, tipo das lesões, etc. Você descreve que já as tem desde sua infância, o que me faz concluir que a recuperação deverá ser bem difícil. O melhor caminho é a avaliação com o dermatologista para que a examine, avalie seu caso e indique a conduta mais adequada.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei feliz e ao mesmo tempo triste quando encontrei esse blog. Tenho 21 anos, e desde os 12 só uso calça ( moro em salavdor)para sair...
    Desde pequena tenho alergia a picadas de insetos e essa alergia me deixou com as pernas 100% manchadas... não tenho mais ferimentos, pois uso repelente formulado pela minha dermatologista que é a mesma há anos...
    Sou negra...minha perna hj tem " duas cores", a mais clarinha que parece ser o plano de fundo e uma parte mais escura, com as machas mais atingas..
    Há mais de 10 anos uso formulas com hidroquinona e acido...Acho que a melhora não chegou a 30%..
    Vcs poderiam me dizer se algum dia (média de anos)poderei ter as minhas pernas 80% melhoradas??
    Sera que estou no caminho certo usando as formulas de hidroquinona??
    Há anos faço uma poupanca pra investir nesse tratramento...mas as possibilidaes q me são dadas nem me exigem tanto!

    No aguardo.
    E Muito Grata
    Rosa.

    ResponderExcluir
  6. Rosa:é difícil (quase impossível) prever sua resposta ao tratamento sem examiná-la pessoalmente. As lesões cicatriciais do estrófulo tendem a acometer camadas profundas da pele resultando em marcas na pele de dificil resolução. Salvador possui excelentes especialistas em alergia. Visite o site da ASBAI (Associação Médica de Alergia ) da Bahia - o endereço está no nosso setor de links e procure um bom profissional para orientá-la. Um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem...
    Tenho um filho de 4 anos que já ficou internado por duas vezes devido a alergia pela picada de insetos.
    Fizemos tratamento com auxílio de homeopatia, uso de vacinas, porém que não impediram a segunda internação.
    Pergunto:
    Como sei que existe risco grave a saúde dele, poderiam me indicar qual o melhor tratamento para aumentar a resistência aos insetos?
    Quais são os piores e mais comuns insetos causadores de alergias para tentarmos evitá-los?

    Agradeço a atenção dedicada.
    Paulo.
    pslk@pop.com.br

    ResponderExcluir
  8. Paulo: este blog tem a intenção de orientar, mas não há como indicar um tratamento ou medicamento sem examinar seu filhinho pessoalmente. A alergia a picada de insetos (estrófulo) tende a responder muito bem às vacinas específicas. A nossa equipe está ao seu dispor na Clínica de Alergia (21) 2517 4206. Caso more em outra cidade, acesse o site da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatolofgia (ASBAI): www.sbai.org.br que disponibiliza uma lista de todos os médicos portadores de título de especialista em Alergia no Brasil. Um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  9. Olá...minha filhota de 2 anos e meio se queixou de dores nas maos durante a noite...no dia seguinte a mão dela estava o dobro do tamanho..fui ao hospital e disseram que era alergia a alguma picada de inseto ela tinha mais duas picadas na perna e nas costas que nao incharam tanto...agora resta saber a qual para evitar contato...moro em portugal..e agora nao é epoca de mosquitos estou desconfiada que possa ter sido formigas existe algum exame que possa fazer nela para saber qual o inseto...ela esta a tomar cortizona a maozinha dela apos 4 dias começa a desinchar.
    Obrigada pelka atenção

    ResponderExcluir
  10. Maria: embora não haja um exame que aponte com exatidão o inseto que provocou a alergia de sua filha, é importante levá-la a um alergista para que se possa prevenir um novo episódio no futuro. Obrigado pela visita. Volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  11. Agradeço muito a resposta...uma curiosidade que talvez possam me responder já ouvi dizer que a vitamina B12 deixam as pessoas mais imunes a picada de insetos pois exalam um odor desagradavél para eles isso tem algum fundamento?
    OBRIGADA DENOVO

    ResponderExcluir
  12. Maria: não há comprovação científica que o complexo B nas doses habituais seja realmente uma proteção para as picadas de inseto.

    ResponderExcluir
  13. OLÁ, SOFRO COM O PROBLEMA DOS INSETOS DESDE CRIANÇA, OU SEJA, ONDE CHEGAVA OS INSETOS FAZIAM A FESTA EM MIM. SÓ CONSIGO FICAR EM PAZ SE FOR VESTIDA DE CALÇAS. MEU FILHO INFELIZMENTE, SOFRE COM O MESMO PROBLEM, ELE SÓ TEM 3 ANOS E A PELE BRANCA. IMAGINE SÓ COMO ESTÁ A PELE DELE. JÁ USEI REPELENTES, CREMES ,MAS ATÉ AGORA, NADA FOI EFICIENTE. ME FALEM POR FAVOR O QUE FAZER. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  14. Aconselho que leve seu filho a um alergista: a imunoterapia (vacina)mostra resultados excelentes no controle da alergia a insetos. Nos próximos dias publicaremos um texto sobre repelentes. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  15. OLA! MEU FILHO DE 5 ANOS TEM ALERGIA SEVERA A PICADA DE FORMIGA , JA TIVE QUE LEVAR ELE AS PRESSAS PARA HOSPITAL . LEVEI EM NUM ALERGISTA QUE RECEITOU PARA QUE ELE TOMAR SEMPRE ZIRTEC .AS VEZES MEU FILHO APRESENTA UM POUCO DE INCHAÇO NAS ORELHAS , LÁBIOS O QUE PODE SER ISTO? JA QUE SEI QUE NÃO FOI PICADO.

    ResponderExcluir
  16. Amiga: é possível fazer imunoterapia para alguns tipos de alergia a formiga. para avaliar a causa do edema, é necessário uma consulta pessoal para avaliar seu filho.Obrigada pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  17. Amiga: é possível fazer imunoterapia para alguns tipos de alergia a formiga. para avaliar a causa do edema, é necessário uma consulta pessoal para avaliar seu filho.Obrigada pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  18. Olá,sou Liliana,moro em Fortaleza e adorei ter encontrado esse espaço.

    Bom,é um fato que sofro de alergia à picadas de insetos,certa vez uma abelha picou meu rosto(na testa mais precisamente) e em menos de 40mts esta na emergência do hospital,com o rosto inteiramente inchado,corpo completamente dolorido e vermelho...isso à 3 anos atráz,mas nesse fim de semana estava no interior da cidade quando fui "atacada" por formigas (chamadas carinhosamente aqui no Ceará por formigas de roça rsrsr) e mais uma vez em menos de 10 mts ja estava toda vermelha,coçando todo o corço e com o rosto INCHADÍSSIMO...ja marquei consulta com o alergologosta e estou com data marcada para aquele exame com adesivos na pele etc etc...

    Confesso que agora fiquei morrendo de medo de sair de casa,morro de medo de abelhas,chorei ao ver na tv uma reportagem sobre um garoto de 10 anos que morreu depois do ataque de mais de 1000 abelhas quando brincava num terreno perto de casa...

    Boa sorte pra todos,beijos.

    ResponderExcluir
  19. Liliana: Fortaleza tem excelentes especialistas que poderão orientá-la na prevenção e tratamento da sua alergia. Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  20. Olá pessoal, sou de Manaus -Am e tbm como muitos aqui pelo que li sofro com os problemas causados por picadas de insetos, faço tratamneto constante e não consigo me ver livre desse mal, outro fator bastante agravante são as manchas deixadas pelas picadas, foi bom encontrar o blog pq as vezes penso que só eu sofro desse mal, rsrsrrs e aqui vejo que não, fico tbm triste pq sei bem o que passam essas pessoas, mas fazer o que? é triste pq as vezes me sinto em uma guerra na qual pouquissimas vezes saio vitoriosa.
    grde abrço a todos! e feliz 2009 quem nos derá sem insetos. bjus

    ResponderExcluir
  21. Meu filho acabou de completar 1 ano e desde 10 meses vem sofrendo com a alergia a picada de insetos. Ele já tomou anti alérgico, passei varias pomadas, repelentes e nada resolve. Gostaria de saber se ele já tem idade para vacinas? Se não tiver idade o que mais posso fazer alem de proteger a casa?

    ResponderExcluir
  22. Bom... tenho um filho de 8 anos com alergia a insetos,a dermatologista disse q qdo ele e picado ele coça e assim espalha por mais locais tbm,teria algum creme p melhorar aquelas manchinhas horrorosas q ficam na pele dele? a médica disse q as manchas vao sumir ao longo dos anos e q o organismo dele vai criar mais anti-corpos e q ele nao seria mais tao prejudicados qto as picadas de insetos! mas todos os comentarios q vejo aqui, me parece q nao tem salvaçao nao, e q ele vai ficar com essas manchinhas p sempre!!! por favor me diga oq fazer.. obrigado

    ResponderExcluir
  23. Quanto melhor estiver controlada a alergia, menos manchas ficarão.A dermatologista tem razão, pois grande parte das vezes desaparece com a idade. Sugiro que leve seu filho a um alergista. As vacinas na idade dele têm excelente resultado, aumentando as chances de recuperação. Nem todas as pessoas tiveram acesso ao tratamento adequado na infancia, já que a Alergia é uma especialidade pouco representada na rede pública, diminuindo o acesso às pessoas mais carentes. Cidades pequenas durante muito tempo (e algumas até hoje) não possuem especialistas,dificultando o tratamento. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  24. Tenho uma filha de 23 meses que possui reaçoes alérgicas a picadas de inseto que formam bolhas e depois infeccionam. Consultei com um medico imunologista que me receitou imunoterapia sub-cutanea por 2 anos, porem consultei com uma medica alergologista que me disse que crianças menores de 5 anos nao podem receber imunoterapia. Não sei o que fazer por favor me ajudem!
    Grata
    Vivian

    ResponderExcluir
  25. Vivian: a escola americana recomenda imunoterapia após 5 anos. Contudo, não significa que crianças menores não possam ser tratadas. Cada caso é um caso e necessita uma avaliação individual. É possível antecipar o inicio do tratamento se houver indicação para tal. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo2/2/09 18:33

    Boa tarde.

    Tenho estófulo e neca me tratei corretamente, até porque, como vcs mesmos sabem em cidade pequena é muito difícil o acesso à este profissional, o alergista. Já me consultei muitas vezes c um dermatologista mas, c um alergista ou imunologista nunca. Até bem pouco tenho ñ havia nenhum aqui no estado do Tocantins, onde moro, e acredito q ainda ñ tenha.

    Pergunto: é possível fazer um tratamento à distância, c envio de material, fotos via e-mail ou coisa assim?

    At.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo3/2/09 22:19

    A cidade de Palmas já possui uma especialista em Alergia, muito competente - consulte a lista disponibilizada no site da ASBAI: www.sbai.org.br. As doenças que se manifestam com lesões na pele necessitam ser avaliadas pessoalmente. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo4/2/09 16:20

    Olá amigos.
    Sábado, dia 31/01/09, eu estava replantando flores quando uma formiga picou meu pé, em menos de 5 minutos começaram as reações, coceira pelo corpo todo e inchaço excessivo, minha garganta estava quase fechando e perdendo a respiração quando fui socorrida por uma vizinha que me deu antialérgico.
    Tenho 32 anos e desde criança sei da minha alergia, mas por que será só com formigas?
    Já levei picada de abelha também e não aconteceu nada!
    Fiquem atentos e corram com reações parecidas, eu achei que fosse morrer.

    ResponderExcluir
  29. Obrigado por enviar seu depoimento. Aconselho que procure um alegista para orientar e prevenir novas reações no futuro. Convido que volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  30. olá,meu nome é naiara
    sofro com alergia de insetos a 4 anos agora tenho 19,mas só tenho feridas na pernas,nos braços e nas costas.Já apssei por vários médicos de alergistas e dermatologistas,não sei mais o que fazer.Por favor se vocês possam me ajudar serei grata por toda a minha vida

    ResponderExcluir
  31. Vocês dizem que as manhas de picadas de inseto são de difícil resolução. Tenho muitas delas nas pernas e braços, e causam os incômodos que outras pessoas aqui também relataram (vergonha de usar saia, etc).
    Na experiência de vocês, o tratamento mais efetivo costuma ser com ácidos ou com laser? Já deu pra observar o padrão de melhora com relação a cada um desses tratamentos? E quanto tempo costuma durar?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  32. O tratamento estético para correção das manchas é feito em conjunto com o dermatologista. É muito difícil enfatizar o melhor método, pois na realidade depende da aceitação, condições cutâneas, tipo de manchas, etc. Por isso, o resultado do tratamento também é variável. Nem sempre é possível corrigir totalmente o problema. Existem casos onde o acometimento atinge camadas mais profundas da pele, complicando a resposta ao tratamento. Obrigado pela visita ao nosso Blog

    ResponderExcluir
  33. Anônimo5/3/09 11:04

    eu fui picado for uma formiga no braço...
    surgiram bolhas no local, no torax e nas costas no lado direito... issu eh normal?

    ResponderExcluir
  34. O seu relato é sugestivo de uma reação cutânea à picada da formiga: sugiro que procure um alergista ou um dermatologista para orientar o tratamento.Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo4/4/09 11:06

    Bom dia. Gostaria de uma informação....eu nunca havia sido picada por abelha....tenho 28 anos....na semana passada fui picada por uma no antebraço e "descobri" que tenho alergia, pois meu antebraço ficou completamente vermelho, inchado, duro e piorava a cada minuto....fui ao médico....antialérgico não fez efeito e tive que tomar uma injeção de cortisona...hoje faz 5 dias e agora a mancha no braço está começando a regredir e parando de coçar tanto. Acontece que fiquei completamente preocupada porque várias pessoas (médicos, inclusive) me disseram que a partir da 2ª picada, pra quem é alérgico, podem aparecer aquelas reações mais sérias como choque anafilático e fechamento da glote. As minhas dúvidas: é possível saber se o tipo de alergia que eu tenho chega a este ponto? Existe algum exame que defina isso? Existe tratamento preventivo para evitar este tipo de reação? O que eu faço se estiver num local de difícil acesso e tiver esses sintomas? Obrigada.

    ResponderExcluir
  36. É possível testar para definir melhor sua alergia a abelhas e outros tipos de insetos. O melhor caminho é procurar um alergista para orientá-la. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigada pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  37. Olá, meu filho tem 3 anos, é alérgico a picada de mosquitos, e há 2 meses iniciei o tratamento com as vacinas indicado pela alergo, (inclusive compro na PGRJ),mas tenho estado preoculpada, pq me disseram que é um tratamento longo e que não resolve grande coisa, e que inclusive se abandonar o tratamento volta tudo. Isso é verdade? Por favor me esclareça. Grata.

    ResponderExcluir
  38. Meu filho de 2 anos tem alergia a picada de insetos, sempre fica da mesma forma, inchado, vermelho e como ele é muito novo, não consigo controlar que ele não coce, então acaba ferindo mesmo. A dermatologista dele disse para passar um remédio a base de betametasona, mas não esta funcionando. O que fazer?

    ResponderExcluir
  39. Não. O tratamento com vacinas é mesmo demorado,mas tem excelentes resultados evitando os problemas e o desconforto causado pela alergia aos insetos. Envio em anexo a cópia em PDF do livro sobre a rinite, intitulado "É mais feliz quem respira pelo nariz". Espero que ajude.Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  40. Infelizmente não é possível fazer a orientação sobre a alergia a picada de insetos apresentada pelo seu filho sem examiná-lo pessoalmente. Sugiro que o leve a um especialista em Alergia. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  41. Gostaria de saber se o tratamento a laser para retirada de manchas chega a 80%?

    Grata.

    ResponderExcluir
  42. È difícil apontar uma porcentagem de sucesso no tratamento das cicatrizes e manchas ocasionadas pela alergia a picada de insetos pois a resposta ao tratamento depende de uma série de fatores que incluem: 1) tipo de pele 2)condições cutâneas 3) grau de cicatrização 4) intensidade das manchas, 5) idade 6) condições clínicas do paciente, entre outras. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  43. OLa, gostaria de saber se picadas de insetos saem,pois algumas viram manchas. Gostaria de saber se saem ou ficam na pele para sempre.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  44. As reações à picadas de insetos podem ser manifestar com formas bastante variadas pois dependem de uma série de fatores: tipo da pele, tipo do inseto, grau de acometimento, se ocorreu infecção secundária á picada ou não, local onde ocorreu a picada, se a pessoa é alérgica ou não, etc. A pele humana, ao sofrer a agressão da picada reage, podendo ou não deixar cicatrizes ou manchas. A cicatriz é a forma do corpo sanar a pele danificada e se compõe de tecido fibroso. A formação de uma cicatriz ou mancha também varia d pessoa para pessoa. Por tudo isso, não há uma regra fixa: algumas cicatrizes podem desaparecer com o tempo e outras não, dependendo do grau de acometimento na pele. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  45. Bom dia! Estou a quase um mês com uma urticaria muito forte, principalmente no tronco. Fui a emergencia medica e o Dr. de plantão me receitou adrenalina e corticoide no soro fisiologico. Disse a ele q tenho Prolapso da Valva mitral e ele não deu importancia. Corro algum risco se tomar esse medicamento? Pesquisei em um site e achei q adrenalina pode causar infarto se alguma arteria q leva sangue ao coração estiver um pouco entupida. Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  46. Anônimo1/5/09 20:33

    O alergo da minha filha de 10 anos me afirmou que a vacina contra alergia a insetos nao funciona, nao entendo quando vcs indicam aqui. Queria saber se é autorizada pelo ministerio da saude, porque ele me disse isso e deixou minha filha com as pernas toda manchada?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  47. A imunoterapia específica é um procedimento médico regulamentado com evidências científicas que comprovam sua eficácia. Aconselho que visite o site da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (www.sbai.org.br) e leia mais sobre o tema. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  48. Infelizmente não é possível emitir parecer sobre o uso de uma medicação baseado apenas em seu breve relato. Contudo, gostaria de lembrar que nos casos de emergência, o médico deve levar em conta os benefícios de um remédio para o paciente e contrabalançar possíveis prejuízos. Caso os benefícios suplantem os prejuízos ele poderá indicar a medicação. Aconselho que entre em contato com seu cardiologista. A adrenalina é uma medicação essencial nos casos de anafilaxia, sendo o único remédio capaz de atuar prontamente e impedir mortes. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  49. Olá, eu sou a Laís (do primeiro comentário)...
    depois de muito tempo, esse ano terminei de tomar
    os meus ciclos da vacina... tive uma melhora, mas contrariando minhas espectativas, acho que não estou curada... as manchas nas pernas, que me atrapalhavam e constrangiam, hoje estão bem menos visíveis... ainda nao comecei a fazer um tratamento específico para as manchas... gostaria de saber quais tipos de loções são mais eficazes para esses tipos de manchas...

    Obrigada novamente.

    ResponderExcluir
  50. Laís: a vacina combate e controla sua sensibilidade, mas não atua sobre as manchas já estabelecidas. O caminho é agora que está com sua sensibilidade aos insetos controlada, pocurar um dermatologista com formação em cosmiatria para orientar o tratamento. Infelizmente não há um creme ou loção que sirva para todas as pessoas, pois depende do grau de acometimento e tipo de cicatrizes. Existem casos onde o uso do tratamento com laser está indicado. O dermato irá avaliar sua pele e só então poderá orientar qual a terapia será mais adequada para seu caso. Obrigado pela visita e volte sempre para nos visitar.

    ResponderExcluir
  51. Desde janeiro deste ano, mudei de residência e desde então, estou sendo picada, não sei por qual inseto. sinto a picada e quando olho para as pernas, não vejo nada. Já tomei antialérgico e não resolveu nada. Estava me tratando com dermatologista, e agora com um alergologista, que indicou-me tomar vacina.Meu problema maior são as marcas em minhas pernas, são horríveis . A dermatologista receitou uma pomada denome Solaquin (hidroquinona), será que essas manchas sumirão? Estou na dúvida se inicio o tratamento com vacina ou se procuro homeopatia.

    ResponderExcluir
  52. Clínica de Alergia PGRJ13/5/09 12:59

    Lolita: a imunoterapia (vacina) não atua nas manchas residuais, mas evita que surjam novas. O tratamento cosmético das manchas é escolhido de acordo com o exame das lesões cutâneas e cada paciente. Por isso, não temos base para responder sua dúvida sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que fale com sua dermatologista. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  53. Olá pessoal, achei esse blog demais. Tenho uma filha de um ano e sete meses que tem reações a picadas de mosquitos. Eles a mordem e depois ao redor da mordida surgem outras bolinhas. Ela coça, faz casca e depois ficam varias marcas. A pediatra passou uma vacina anti estrófulo sublingual fase I para tomar duas vezes ao dia, 3 gotas. Gostaria de saber onde consigo encontra-la por um preço mais acessivel, pq os valores variam de 90 a 180R$. Obrigada e parabéns pelo blog. Veronica

    ResponderExcluir
  54. Oi!
    Gostaria de saber como é o tratamento contra picada de insetos,quanto tempo dura e se possivel os valores,pois tenho um bêbe de 1 aninho e sofre muito com as feridinhas que se formam.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  55. carine
    olá! tenho alergia a picada de inseto,minha pele é toda manchada desde de uns 3 anos de idade,hoje tenho 19 anos..fui ao médico dermatologista recentimente,ele passou exames,oIGE do sangue deu 3.251 enquanto o normal é 140,ele disse que provalmente eu vou ter asma no futuro.Passou repelente,antite alergico e vacina contra a picada de mosquito,só que eu não sei como conseguir a as vacinas,pois não tenho com quem me informar,e aqui em ilheus-BA não tem
    Obs:tambem sofro muuito com as manchas,e tenho um vizinho que era assim com o corpo todo manchado igual ao meu,hoje em dia ele não tem mancha nenhuma

    ResponderExcluir
  56. Carine: o aumento da imunoglobulina E (IgE) pode ocorrer não apenas por alergia, mas em diversas situações. Por isso, não é possível prever se terá asma baseado apenas neste dado. O tratamento da alergia a insetos inclui na primeira etapa, o controle da alergia e depois, o tratamento das manchas. Quanto à sua colocação sobre a pele do seu vizinho, não há como comparar duas pessoas pois não há uma forma unica da alergia se manifestar. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Agradecemos sua visita e sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  57. OI!!
    DESDE CRIANÇA SOFRI COM PICADAS DE TNSETOS,HOJE QUEM SOFRE E MEU FILHO ELE TEM 10 ANOS E ESTA SOFRENDO DA MESMA FORMA QUE SOFRI!!PERGUNTO ESSA ALERGIA E ERREDITARIA!!

    OBRIGADA!!

    CRISTIANE

    ResponderExcluir
  58. É POSSÍVEL QUE UMA PESSOA MANIFESTE ALERGIA APÓS 5 ANOS DE VIDA, POIS QUANDO BEBÊ MINHA FILHA TINHA AS PERNAS LIMPAS, MAS AGORA, AOS 8 ANOS, ELA ESTÁ TOMADA DE MANCHAS DIAGNOSTICADAS COMO ALERGIA, E QUE COÇA DESESPERADORAMENTE À NOITE. JÁ ESTOU NO SEGUNDA AMPOLA DA VACINA E AINDA NÃO VI MELHORAS. É ASSIM MESMO? POR QUE SÓ COÇA À NOITE?
    O MÉDICO PASSOU UM CREME À BASE DE URÉIA E DEXAMETASONA, MAS COÇA,COÇA, COÇA...E O SONO DELA FICA COMPROMETIDO.

    DESDE JÁ AGRADEÇO,
    BARBARA.

    ResponderExcluir
  59. A alergia tem carater genético (hereditário). Se um dos pais é alérgico, existe uma possibilidade aproximada de 35% de ter um filho alérgico. Entretanto, se ambos os pais são alérgicos, esta probabilidade sobe para 50%. Se nenhum dos dois é alergico, mas existe história de doenças alérgicas na família, calcula-se por volta de 10%. Contudo, não significa que os filhos obrigatoriamente herdem o mesmo tipo de alergia dos pais. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  60. A alergia é genética mas pode se iniciar em qualquer idade - não é obrigatório que surja na primeira infancia. O uso da vacina (imunoterapia) é fundamental para o controle da alegia a picada de insetos. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  61. Anônimo5/7/09 21:33

    Adorei o blog e resolvi falar sobre o meu útlimo caso de estrófulo. Foi horrível...fui a Porto Seguro, de férias, e no 1o dia fui atacado por insetos. Passei algumas pomadas, como quadriderme, ecelom, e n resolveram, até que meu dermato prescreveu ANDANTOL, gente, é um sonho a pomada, a coceira passa, e o alívio é imediato, pois é um gel e fica geladinho na pele, e cicatriza rápido. ANDANTOL salvou minhas noites de sono. Agora o problema maior´são as manchas, uma dica é sempre usar o PROTETOR SOLAR ao expor o local acometido e hidratar bem a pele.

    Luciana

    ResponderExcluir
  62. Tenho alergia a picadas de qualquer mosquito,que viram calombos enormes e depois feridinhas que cossam demais e eu nao consigo me controlar. Já estou desisperado e desanimado da vida pois tenho vergonha das Pessoas.

    ResponderExcluir
  63. Aconselho que procure um alergista: o uso de imunoterapia específica para alergia a insetos tem ótimos resultados. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  64. Olá! Tb tenho alergia a mosquitos, mas fiz o tratamento com vacina e melhorou muito. Hj quase já não sofro com isso. Porém, as manchas que ficaram nas minhas pernas me incomodam muito. Tenho algumas manchas nas pernas e três cicatrizes. Fui à um dermatologista e ele falou que as manchas sairiam rapidamente com peeling, mas o tratamento para as cicatrizes seria mais difícil. Pelo que entendi, vcs são do RJ né? Eu tb sou e gostaria de marcar uma consulta com vcs, caso tratem desse probelma (manchas e cicatrizes). Com faço para marcar?

    ResponderExcluir
  65. Para avaliar tipo de tratamento para seu caso é inportante examinar sua pele O tratamento de recuperação de manchas e cicatrizes e complexo e o resultado varia com o grau de acometimento da pele. O dermatologista fará a orientação desta recuperação. Estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  66. Meu Bebê de 1ano e 9meses apresentou alergia após ter sido picado por formiga preta, como eu sou alergica, infelizmente ele também é. Fomos à dermatologista que indicou uma vacina anti-estrofulo via oral, pois informou desconhecer alguma vacina específica para picada de formiga. Ainda não o medicamos. Estamos tentando localizar um bom(boa) alergologista em nosso estado BA.
    Vocês possuem conhecimento da existência de alguma vacina específica para picada de formigas?!

    ResponderExcluir
  67. Clínica de Alergia PGRJ22/8/09 11:30

    É possível fazer uma imunoterapia específica. O site da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (www.asbai.org.br) possui uma lista de especialistas em Alergia onde você poderá localizar um médico próximo de sua residência. Obrigado pela visita em nosso blog.

    ResponderExcluir
  68. Pessoal, a minha filhinha de 2 anos e 6 meses está há tres meses com bolinhas pelo corpo, principalmente nas pernas, elas curam e aparecem outras. No momento está com várias também na barriga e nas costas. Já levei em vários pediatras e dermatologistas e todos disseram a mesma coisa que é alergia a picada de pulga. Receitaram anti alergicos e pomadas, mas ela continua com novas feridas, isso há três meses já. É possível que seja realmente a mordida de pulga e perdure por tanto tempo e com tanta frequência? Não existe nenhuma forma de cura? Até por quanto tempo poder durar essa situação? Não sei mais o que fazer, estou desesperada, pois as pernas dela já estão muito manchadas.

    ResponderExcluir
  69. A imunoterapia para tratamento das picadas de inseto tem excelentes resultados: aconselho que leve sua filha a um especialista em Alergia. remédios são uteis apenas como paliativos para aliviar os sintomas. Estamos ao dispor na Clínica de Alergia PGRJ. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  70. Ana Cavalcante8/9/09 13:56

    Depois dos relatos que li aqui,o que acontece comigo é diferente. Os insetos me picam e eu não sinto coçar. Depois de algum tempo é que surgem as dores, e quando vejo as minhas pernas, braços, costas, barriga, dedos das mãos e planta dos pés estão com placas enormes; são vermelhas, duras, muito quentes e doem bastante. Depois de algum tempo é que começam a coçar.
    Fui ao dermatologista e ele me receitou uma pomada de acetato de dexametasona. Ela é um paliativo. Não resolve o problema. POis volta tudo de novo. Não sei mais o que fazer. Doem muito. Muito mesmo.

    O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  71. Ana: gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como emitir parecer sobre uma alergia na pele sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e sem examinar pessoalmente. aconselho que procure um alergista para rientar seu caso. Estamos ao seu dispor na Cínica de Alergia PGRJ.

    ResponderExcluir
  72. Anônimo9/9/09 20:48

    Boa Noite!!Sou alérgica a picadas de insetos em geral. como se não bastasse , trabalho em um armazem que teve manifestações de pulgas :( sei qeu é vergonhoso mais é verdade.Dedetizaram e resolveram o problema, mas minha perna esta cheia de manchas escuras horriveis , nem uso shorts e ainda moro no litoral imagina gora no verao.Pra piorar ainda sofri uma acidente de moto que manchou ainda mais as minhas pernas, mas nada esta tão feio como as picadas..mordidas sei la como se chama rs de pulga !!Estou DESESPERADA choro todas as noites. Ja fui em 02 dermatologistas- 1 me deu acido retinoico e hidroquinona .ajudou mais pouquinho e disse que era prafazer peeling..Ai procurei outro medico que me disse para passar Hidroquinona 5 %/ retinoico 0,05%,dexametasona 0,1.Faz menos de 01 semana e minhas manchas estao bem avemelhadas e meio escuras( essa formula é amis forte que a ultima) Gostaria de saber se estou no caminho certo e se esas reações são certas de acontecer ?????? Desde ja muito obrigada e parabéns pelo site. Boa Sorte à todos !1 opr favor me ajudem!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  73. Gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como julgar seu tratamento ou mesmo indicar outros caminhos para uma alergia na pele sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Cínica de Alergia PGRJ.

    ResponderExcluir
  74. oi tenho alergia a picada de maruim
    e por causa disso nem posso usar uma saia
    , só ando de calça. as minhas pernas ficam
    assim com um pontinho vermelho e ao redor branco.
    já usei repelente, coloco creme e nada faz com que os maruins deixe as minhas pernas em paz. não sei + o que fazer, ah e de uns dias pra cá as minhas mãos também estão assim. o que uzar para a alergia para quero muito por uma saia.

    ResponderExcluir
  75. Peço sua compreensão mas não prescrevemos nem indicamos nomes de remédios no Blog da Alergia. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da PGRJ. Não é possível medicar sem examinar pessoalmente.

    ResponderExcluir
  76. Olá pessoal! Minha filha acordou com muitas manchas de picadas de pernilongo no rosto, mas os inchaços apareceram nãs mãos e nos pés. Isso é possível? Isso pode se caracterizar como problema alérgico? Levei ao médico e ele não disse muita coisa por se tratar de um bebê tão novinho.

    Por favor me ajudem :(

    Kelle - Ceará

    ResponderExcluir
  77. Kelle: infelizmente não é possível emitir um parecer sem examinar sua filha. Contudo,o pediatra tem razão: bebês pequenos podem fazer reações nos locais de picadas de insetos sem que seja alergia. Caso o problema persista, procure um alergista. Obeigado pela sua participação en nosso blog.

    ResponderExcluir
  78. ok nesse caso eu vou procurar um medico.Gostaria de saber.
    vocês tem clinica aqui em pernambuco.

    ResponderExcluir
  79. oi pessoal meu nome é Érica e eu também tenho alergia apicada de maruim. mais as manchas q fica quando os maruins picam as minhas pernas só comecaram a aparecer quando eu comecei a depilar.
    será q foi com a depilação q comecou a aparecer as manchas eu me lembro bem antes de eu começa a depilar ñ aparecia essas manchas depois q eu fui depilando comecou a ficar a perna toda tomada de manchas. o que eu posso fazer??? já uzei repelente mais ñ tem efeito nehum. por favor espero uma resposta.
    obg

    ResponderExcluir
  80. Não.Nossa Clínica fica no Rio de Janeiro. Aconselho que entre em contato com a ASBAI (www.sbai.org.br) e peça uma orientação sobre médicos especialistas em Alergia em sua cidade. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  81. Érica: é possível que o atrito causado pela depilação possa ter agravado as manchas em sua pele, mas para afirmar é necessário examiná-la pessoalmente. Sugiro que procure um alergista. Obrigado por nos visitar.

    ResponderExcluir
  82. ok vou procurar, no hospital da minha cidade, paudalho, pra ver se posso resolver esse meu problema com alergia. muito obg.ass: ÉRICA

    ResponderExcluir
  83. Adorei encontrar esse blog pois me identifiquei com tdo oque as pessoas relatam...
    Moro no RJ em um região com muita mata, o que me faz conviver diarimente com os mosquitos. De uns 4 anos pra cá desenvolovi uma alegia horrível a qualquer tipo de inseto. Eles picam e automaticamente a pele fica tda vermelha e apos um tempo fica marcada. Sou bem clara e dá pra ver nitidamente a marca castanha q logo se forma. Tenho 19 anos e morro de vergonha de usar vertidos e saias. Sempre arranjo uma desculpa para não ir a praia. é literalmente um pesado! As poucas vezes q resolvo sair de short ou vestido a noite, quando acho q da pra disfarçar mais, logo me arrependo pois parece que todos estão olhando para mim e comentando. é contrangedor!!! Já fui a dermatologistas, gastei muito dinheiro com pomadas, ácidos que pouco fizeram efeito! Tomei por 2 anos vacinas controlados que de nada adiantaram.... Já não sei o que fazer.. Só sei que~não desejo isso nem pro meu pior inimigo!!!
    abraços e desculpe o desabafo!

    ResponderExcluir
  84. Renata: não há nenhum problema: desabafar ajuda a superar um problema. Gostaria de poder ajudar, mas a alergia a picada de insetos que se inicia na idade adulta deve ser investigada cuidadosamente. Por isso, não há como emnitir um parecer sobre seu caso através de email, sem examiná-la pessoalmente. Estamos ao seu dispor na nossa clínica. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  85. Ola , meu nome é Jéssica , tenho 17 anos
    Sou alérgica a mosquito , pois viajei no natal
    para um sitio , e la os mosquitos fizeram a festa comigo , mesmo eu usando repelente , não estou aguentando mais ,não consigo dormir pois as mordidas estão vermelhas e inchadas, coçam demaaais... Estou usando uma pomada chamada Dexamex mais pareçe que ela só piora e coça mais ainda . Enfim esta chegando o ano novo , e eu passar a virada cheia de manchas vermelhas não da ,será que teria alguma dica por favor ?
    Grata desde ja , !

    ResponderExcluir
  86. Desamex é um corticóide (dexametasona) para uso na pele. Como não houve melhora com uso deste produto, é essencial examinar sua pele para poder indicar um tratamento.As reações a picadas de insetos podem se complicar e necessitar de um tratamento espeifico. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigada pela visita e volte sempre

    ResponderExcluir
  87. Olá,minha filha tem 4 anos e sofre com alergia a picadas de formigas.No local da picada,fica muito inchado,duro,vermelho e coçando muito,e no dia seguinte forma bolhas d´agua,que depois de coçar acabam virando feridinhas,e após algumas semanas,ficam manchas.A perninha dela já está toda manchada.Levei ela ao alergista,que passou uma vacina para ser dada nas segundas,quartas e sexta-feiras em jejum,sub-lingual.Fiz esse tratamento por um ano,mas após fazer os exames para verificar se a alergia diminuiu,notei que a alergia aumentava.Pois o primeiro exame deu 28ui,o segundo deu 35 e o terceiro deu 48ui.Na semana em que ela fez os exames ela havia sido picada pelas formigas.A alergista disse que como ela foi picada naquela semana,antes de fazer o exame,era normal o exame apresentar aumento.Mas ela tomou vacina por 1 ano,entao,nao devia abaixar?Notei que após ela tomar as vacinas diminuiram um pouco as reaçoes,mas pouca coisa.A alergista me disse que o tratamento é de no minimo 2 anos,mas eu parei,com as vacinas no momento,pois ela custa mais ou menos 150 reais e estou sem condiçoes para pagar isso,no momento.Existe um tratamento mais barato?

    ResponderExcluir
  88. Iva: o tratamento com vacinas (imunoterapia específica) para alergia a picada de insetos pode ser obtido em diversos locais, mas depende da cidade onde mora. Em algumas localidades, este tratamento está disponível até mesmo na rede pública. Aconselho que se informe junto à Secretaria de Saúde em sua cidade. Caso queira a indicação de um alergista para que obtenha uma segunda opinião, entre em contato com a ASBAI, cujo site (www.sbai.org.br) disponiobiliza uma lista de todos os médicos portadores de título de especialista em Alergia no Brasil. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  89. Anônimo9/1/10 17:50

    OI! MEU NOME E ANGELA E SOU MÃE DE UMA PRINCESINHA DE 2 ANOS E 3 MESES E SOFRE DE ALERGIA A PICADA DE INSETOS, ELA JA TOMOU MEDICAÇÃO ( SINGULER ) ACHO QUE SE ESCREVE ASSIM, E NÃO TEVE NEM UMA MELHORA, ELA ESTAR COM AS PERNAS MARCADAS E FORA A COCEIRA, O ALERGISTA PASSOU A VACINA PARA QUE ELA TOME 1 VEZ POR SEMANA DURANTE 6 MESES, MAS A PEDIATRA PEDIU PARA QUE ESPERASSEMOS POR MAIS UM TEMPO QUE ELA MESMA PRODUZIRA ANTICORPOS, NÃO SEI OQUE FAZER, ENQUANTO ISSO ELA CONTINUA SOFRENDO COM AS PICADAS E AS MARCAS..... O QUE DEVO FAZER?

    DESDE JA AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  90. Angela: infelizmente não é possível emitir um parecer sem examinar sua filha mas gostaria de fazer duas considerações: 1) Singulair não tem ação terapêutica comprovada nas alergias a picadas de inseto 2) a imunoterapia (vacina para alergia) é o unico tratamento capaz de modificar a história natural da alergia a insetos. Por isso, aconselho que retorne com sua filhinha ao alergista, exponha a ele suas duvidas e escolha a maneira de tratar que considere mais adequada. Mas lembro que o tempo de tratamento com a imunoterapia é longo, em média de 2 anos. Obrigado por participar.Convido que assine nosso blog e passe a receber nosso textos por email.

    ResponderExcluir
  91. oiii
    eu gostaria de saber se manchas vermelhas provocado por pernilongos saem do corpo depois de alguns tempo ou tem tratamento

    ResponderExcluir
  92. Flores: O tratamento da alergia a picada de insetos deve envolver 3 etapas: 1) o alívio das lesões 2) o tratamento da alergia através da imunoterapia 3) a recuperação das cicatrizes. Contudo, o grau de recuperação das manchas vai depender do tipo e do grau das cicatrizes Aconselho que procure um alergista.Obrigado pela visita. Convido que assine o blog e receba nossos textos em seu email.

    ResponderExcluir
  93. onde posso tomar a vacina amti-pruigo estrófulo???

    ResponderExcluir
  94. oi eu tenho 12 anos sou alergica a pernilondo qualdo viajei para céara os pernilongos fizeram festa comigo e por causa do sol mto quente ela ficaram pretas eu uso tudo q me falam q sai já foi no demartologista ele disse q e bem difissel sair as manchas pq eu sou morena vcs tem alguma dica para tiras as manhas eu não agunto mais no calor eu vo de blusa de frio para escola com vergonha de mostra meus braços todo manchado.
    bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  95. A vacina (imunoterapia) para estrófulo (alergia a picada de insetos) pode ser feita em nosso Serviço, na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Informe-se pelos telefones: (21) 2210 2810 e 2517 4206 Obrigado pela visita. Convidamos que assine o blog e passe a receber nossos textos através de email.

    ResponderExcluir
  96. Compreendo sua preocupação com as manchas em sua pele, mas infelizmente não há cmo indicar um tratamento através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  97. oi, sou de maués AM,tenho 21 anos e aqui na minha cidade não tem nenhum alergista, tenho reações a picadas de insetos, no local onde acontece a picada cria-se uma bolha purulenta, que doi de mais as vezes não consigo nem andar; com isso começa a aparecer muitas manchas na pele,percebi qua ao longo do tempo fiquei mais imune as picadas, mais ainda sim elas aparecem,atualmente me passaram hixizine, será que resolve? o que posso fazer para prevenir? adorei esse espaço pois pensei que era a única que sofria desse mal...é bom conhecer pessoas que entendam o que eu passo...obrigada pela atenção. Aguardarei respostas...

    ResponderExcluir
  98. As picadas de inseto podem provocar reações na pele em qualquer pessoa. Contudo, aquelas que sejam portadoras de alergia apresentarão uma ração mais intensa e às vezes evoluindo para complicações como por exemplo a infecção causada por bactérias no local da picada. O relato de presença de pus, dor e inchação local sugerem que seja o caso. O uso do Hixzine alivia a coceira e a inflamação, mas se já estiver infeccionado, não resolverá o problema. Como não há alergista em sua cidade, você pode procurar um dermatologista ou um clínico geral. Como medidas de prevenção,recomenda-se: 1) Evitar locais onde haja maior freqüência de insetos picadores (campos, porões, proximidade de lixeiras, etc) 2) Usar telas nas janelas e portas. 3) Evitar andar descalço fora de casa.
    4) Usar repelentes na pele quando estiver em locais que predisponham à presença de insetos.
    5) Evitar uso de perfumes, loções ou óleos perfumados. O cheiro atrai os insetos. 6)
    Evitar roupas com cores vivas e brilhantes. Cores em tons de azul, verde ou branco, atraem menos os insetos. 7) Preferir calças compridas
    8) Não deixar restos de comida ou lixo descoberto (atrai formigas e vespas). Agradecemos sua visita. Convidamos que assine o nosso blog e passe a receber nossos textos diretamente em seu email.

    ResponderExcluir
  99. Oi..meu nome eh Ciça, e tenho 22 anos e sofro demais com as coceiras das picadas de pernilongo...
    moro em umuarama-pr e aqui tem mto pernilongo...
    minha perna esta sempre manchadinha.. mas sofro mais com as coceiras... q por eu coçar muito chega a fazer muitas feridinhas..
    eu queria saber se existe algo q eu possa tomar, algum tipo d remedio (homeopatia, ou qualquer tipo) q faça com q os pernilongos nao me ataquem. Pois eu odeio passar repelente em creme ou liquido..
    Vivo me coçando..

    ResponderExcluir
  100. Ciça: o melhor remédio é a imunoterapia específica ou vacina para alergia a insetos. É o único método que consegue modificar sua alergia. Sugiro que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na nossa clínica.

    ResponderExcluir
  101. Anônimo8/2/10 13:12

    estou com a perna inchada por causa de uma picada de enseto ja passei fenerga nebasetim o que eu fasso para desinchar e parar de doer

    ResponderExcluir
  102. Peço sua compreensão, mas este blog não substitui a consulta médica. Não há como indicar uma medicação sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  103. tenho este problema desde criança e já passei por vários médicos e eles sempre disseram a mesma coisa : não tem cura e que tenho que andar protegida 24 horas. Hoje em dia com 26 anos desisti de proculá-los e ando 24 horas protegida dentro de casa, só tiro a roupa pra tomar banhos e outras tarefas que exigem tal situação , essa foi a única forma que encontrei para poder ficar com a minha pele branquinha sem picadas e manchas . Assim posso sair aos lugares de saias ou roupas mais curtas só que com repelente e quando chego em casa , começa todo o ritual: protegida dos pés à cabeça!!!

    ResponderExcluir
  104. Nylia: é importante proteger sua pele das picadas de inseto. Contudo, a imunoterapia específica tem a capacidade de modificar a história natural da alergia e proporcionar uma excelente resposta a longo prazo. Agradecemos sua visita e sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  105. ola meu nome é ana tenho um pouco de manchas nas pernas provocasdas por insetos ja fui ao dematologista ,mas ele mim disse que ñ tem jeito, fiquei muito triste pois adoraria voltar a usar saiás e shortes por favor mim ajude nem que seja um remedio caseiro.
    bjos ana ssa

    ResponderExcluir
  106. Ana: nem toda mancha é igual. Para avaliar tratamento, é preciso examinar pessoalmente. Hoje existem técnicas modernas com laser que costumam obter bom resultado. Sugiro que procure um outro profissional e ouça uma segunda opinião. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  107. Olá!
    Meu filho, Hugo, ontem, foi picado por um inseto (não sei identificá-lo).Hoje,essa picada, que ocorreu na testa, fez com que seu rosto inchasse e criou bolhas em torno dos olhos.Não o levei ao médico ,já tinha conhecimento de sua alergia, apenas lhe dei Polaramine.Esse problema pode evoluir , piorar?Ou a partir do uso do medicamento esse inchaço irá diminuir?
    Noeme.

    ResponderExcluir
  108. Noeme: peço sua compreensão, mas não há como responder suas perguntas sem conhecer detalhes do caso do seu filho, como: tipo de inseto, aspecto da lesão, gravidade da reação, etc. O melhor caminho é buscar um atendimento médico. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  109. oi sou stefanie tenho 15 anos e sofro de alergia a picada de inseto desde de criança quando inflama minhas pernas incham muito..AS manchas podem sair?

    ResponderExcluir
  110. Olá Stefanie: as manchas resultantes da alergia à picada de inseto são de difícil resolução, em especial quando as lesões afetam as camadas mais profundas da pele. Por isso, o tratamento da alergia e o uso das vacinas é fundamental para se controlar o problema e evitar que surjam as manchas. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  111. meu filho foi picado por um inseto quando dormia, ja fas 7 dias e ele esta com um caroço cheio de pus o que devo faser ele tem 8 anos obrigada!

    ResponderExcluir
  112. O seu relato da presença de pus sugere que já exista uma infecção no local da picada do inseto. Sugiro que leve seu filho ao pediatra ou ao alergista para que receba tratamento adequado. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  113. Olá, meu nome é juliana. UM dia desses um inseto me picou, mas não vi qual era. Uns minutos depois, comecei a ficar rouca, com pressão no peito, um pouco dedificuldade ao respirar e minha boca começou a inchar. No primeiro momento passei alcool no local da picada e tomei um medicamento para alergia. Fiz certo? Gostaria de saber o que deveria fazer qnd acontecer de novo.. obrigada

    ResponderExcluir
  114. O caminho mais indicado é procurar um alergista para analisar sua história clínica e definir se foi mesmo uma alergia. Assim, poderá orientar se é indicado um tratamento com vacinas e a conduta para o caso de uma nova situação como essa que relatou. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  115. ola meu nome é iago.Tenho alergia de pernelongo.Um dia na roça um pernelongo me pecou, no outro dia eu tinha uns 41 colonbos no meu braço, na minha perna etc. Estou tomando vacina e estou cuitando. Obrigado pela a sua atenção.

    ResponderExcluir
  116. Agradecemos sua visita, Iago e seu depoimento. Convidamos que assine nosso blog, para que receba nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  117. Anônimo7/4/10 18:15

    ola ,sou Vilma Silva, sou brasileira e vivo a 10 anos em portugal, tenho uma filha de 6 anos. quando estivemos no Brasil ela estava com 1 ano. e sempre que era picada por mosquito ou por pernelongo, inchava com se fosse picada por abelha,coçava muito e depois ficou uma mancha vermelha escura, que demorou um tempo a desaparecer, aqui quase nao tem mosquitos,mas as poucas vezes que apareceu e a picou a reaçao foi igual,inchaço coceira e mancha,estou bastante preoculpada, pois penso em voltar em breve para o Brasil e gostaria de saber se posso comprar a vacina ai e fazer aqui antes de ir para, ja que aqui essa vacina nao e conhecida.se puder gostaria de saber como posso adquiri la e saber todas as informaçoes necessarias.obrigado pela ateçao

    ResponderExcluir
  118. A vacina para alergia a insetos (imunoterapia) é feita pelo médico especialista em Alergia, após avaliação clínica e, se necessário, após realizar testes, em cada pessoa. Trata-se de um tratamento prolongado, iniciando-se por diluições fracas e progressivamente evoluindo para diluições mais concentradas até se conseguir a modificação da resposta alérgica aos insetos. Aconselho que ao retornar ao Brasil, procure um alergista para orientar o tratamento de sua filha. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  119. roselene rodrigues13/4/10 17:55

    Fui mordida na orelha há 55 dias por uma fomiga voadora. Tive febre, vômito,a face ficou por 3 dias super inchada. A orelha ficou uma crosta preta, dura e até hoje não estou 100% curada. Gostaria de enviar fotos e videos para vcs. Nunca pensei que uma picada de inseto fosse capaz de fazer tamanho estrago. 60% da orelha ficou preta e o cascão que se formou duro, qd fiz o debridamento a pele por baixo do cascão estava em carne viva. Estou em acompanhamento com o dermatologista agora. Primeiramente fui tratada pelo otorrino, devido a surdez e o inchaço da orelha.Dificil a recuperação. Neste caso qual o melhor especialista para cuidar do paciente? Grata, Lene Rodrigues

    ResponderExcluir
  120. Equipe Clínica PGRJ13/4/10 20:24

    Roselene: o tratamento das reações à picada de insetos pode ser feito pelo alergista , ou como no seu caso, onde houve outros comprometimentos, por outros especialistas.Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos o contato

    ResponderExcluir
  121. ola, sou VILMA SILVA de portugal, escrevi um comentario no dia 7-04-2010, gostaria de agradecer a reposta,gostaria de fazer mais um pedido, se vçs podem me indicar uma clinica ou hospital em goiania em que eu possa levar a minha filha para essa consulta. obrigado abçs

    ResponderExcluir
  122. Vilma: não tenho a informação que deseja. Aconselho que entre em contato com a ASBAI (www.sbai.org.br), associação que congrega especialistas em todo o Brasil e onde poderá receber esta indicação. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  123. Bárbara Galhardo21/4/10 21:06

    Oi, tenho 14 anos, e sou alérgica à picadas de insetos.. Tenho manchinhas nos braços e nas pernas.. Não uso saia nem shorts com vergonha das manchas... Tenho essas manchas desde os 4 anos, e elas começaram a clarear agora.. Queria saber, se tem algum creme ou medicamento que clareasse mais rápido ? Obrigada :D

    ResponderExcluir
  124. Bárbara: a alergia a picada de insetos pode deixar manchas. Porém, estas manchas (tipo e intensidade) não são iguais em todos os alérgicos. Hidrate sempre sua pele e procure aplicar o hidratante todos os dias após o banho, com a pele ainda umedecida. Mas, procure um dermatologista para um tratamento adequado. Cuidado com medidas caseiras que podem até agravar o problema. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  125. SOFRO COM ESSE PROBLEMA DESDE OS 6 ANOS MORO EM SALVADOR, HOJE TENHO 30 AINDA NAO ME LIVREI DE TODAS AS MANCHAS MAS TENHO FEITO IMUNOTERAPIA(VACINA UMA VEZ POR SEMANA) E USO ALÉM DE HIDRATANTES,MANTEIGA DE CACAU,COMPRO NA FEIRA,PERCEBI UMA MELHORA PRINCIPALMENTE NOS MEUS PÉS QUE TINHAM MANCHAS PRETAS(SOU MORENA),HIDRATA TAMBÉM E PROTEGE DAS PICADAS.E AINDA TOMO DEXCLOFENIRAMINA PARA NAO COÇAR. CONSEGUIR O TRATAMENTO HÁ 7 MESES NUMA CLINICA QUE ATENDE O SUS.GOSTARIA DE SABER SE AS ALERGIAS ALIMENTARES TEM INFLUENCIA NA IRRITAÇÃO DA PELE? POR EXEMPLO NÃO COMO CAMARRÃO POIS INFLAMA ATÉ OS MACHUCADOS QUE JÁ ESTÃO SARADOS.E O MEU FILHO TAMBÉM TEM PORÉM NÃO COME ALGUNS ALIMENTOS,HIDRATO A PELE DELE USANDO BLOQUEADOR SOLAR FPS50 POIS ELE É BEM BRANQUINHO TEM 8 ANOS,NÃO POSSO PERMITIR QUE ELE SOFRA O QUE SOFRO HÁ ANOS.
    P.S: E AINDA TEM DESCRIMINAÇÃO. OBIGADA PELO ESPAÇO.

    ResponderExcluir
  126. Você tem toda razão: a alergia a picada de insetos traz muitos incômodos, desde o desconforto da lesão até as cicatrizes. Não há uma relação específica e comprovada com a alergia alimentar. Mas, é preciso analisar o seu caso para emitir um parecer. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  127. GOSTARIA DE SABER O QUE FAÇO PARA SUMOIR AS MARQUINHAS DEIXADAS PELA PICADA DE INSETO. (FERIDAS)

    ResponderExcluir
  128. Recomendo que procure um dermatologista. Atualmente existem técnicas e procedimentos dermatológicos capazes de controlar as cicatrzes das picadas de inseto. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  129. Desde quando era criança tive esse problema,alergia a mosquito,tenho muita vergonha de sair de casa,seja de saia,de short,só saio de casa com calça e isso me deixa deprimida tenho passado uma pomada clareadora que tem funcionado um pouco,mas existe alguma forma mais rápida que suma as marcas do corpo ?
    Não sabia qe existia tantas pessoas com o mesmo problema que eu .

    Grata desde já .

    ResponderExcluir
  130. Marília: a escolha do tratamento das manchas causadas pela alergia a picada de insetos depende de cada caso. É preciso examinar e definir o tipo de manchas para então escolher o tratamento mais adequado, Estamos ao seu dispor, Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  131. Olá!

    Tenho 19 anos e estou morando em Itacoatiara-Am para estudar engenharia florestal, recentemente fui picada por miruim quando fui ajudar minha colega a fazer um inventário florestal. A área afetada ficou avermelhada e com muita coceira local, fui no clinico geral que me passou dexametasona e Tetmosol, já se passaram 4 dias de tratamento, a coceira passou mais as manchas ainda continuam. Será que essas manchas vão sair? Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  132. As manchas têm resolução lenta pois acometem camadas profundas da pele. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  133. Olá,

    Tenho 22 anos e há pouco tempo descobri que sou alérgico a formigas.Tive 3 reaçoes alérgicas até o momento sendo uma delas a mais grave que criou edemas no corpo todo e coceira generalizada.Também se criou várias bolinhas ao redor da região afetada.Fui ao alergologista e me indicou a ficar tomando uma vacina semanalmente por volta de uma ano.Quero saber se o tratamento é eficaz ou existe outro tipo?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  134. Leonardo: a vacina (imunoterapia) é a única forma que pode modificar e abrandar a alergia. Remédios aliviam sintomas mas não impedem novas reações. Mas, o tratamento é longo, exigindo persistência e disciplina. Obrigado pela visita ao nosso blog. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  135. Anônimo1/8/10 10:40

    Olá
    Preciso de uma orientação
    Meu nome é Andréia tenho 28 anos sempre tive rinite alergica mas nunca precisei de medicamentos, mas isso mudou apos os 24 anos quando comecei a ter crises fortes e tive que usar anti alergico e descongestionate nasal. quando criança sempre vivia inchada ´de picada de abelhas e nunca tive nada a um mes atras fui picada por uma abelha no pé o local ficou levemente inchado por uns 5 dias coçando muito e vermelho e a dor no musculo durou umas 2 semanas, achei essa reação a longo praso anormal será que estou desenvolvendo uma reação alergica a abelhas? Se alguem passou por isso por favor me ajude. Obrigada.

    ResponderExcluir
  136. Andréia: não há como afirmar sem examinar. As reações a picada de abelhas podem evoluir lentamente sem que seja realmente uma reação imunológica (alérgica). Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica RJ. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  137. Anônimo1/8/10 13:00

    Oie meu nome é gilmara e tenho as mesma caracteristicas dos casos anteriores manchas na pele por meio de mordida de mosquito.
    so que minha dermatologista me passou uma loçao de clareamento e melhorou bastante só eu keria mas que ainda tem umas manchinhas e gostaria de saber se tem tratamento .

    ResponderExcluir
  138. Gilmara: a alergia a picada de insetos provoca muito desconforto. Além disso, as manchas também são um problema. O tratamento traz bons resultados mas é lento e exige persistência. Agradecemos sua visita. Estamos ao dispor na Policlínica do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  139. oi sou uma mãe e moro em Ubatuba e tenho uma filha de 2anos e ela tem alergia a picada de pernelongo ,comecei fazer tratamento homeopatico e resolveu bastante so que uma picada basta e voltou de novo, agora no momento ela esta com o olhos enchados e picadas no rosto e nas maos estou dando anti alergico e passando pomada e o remedio homeopatico ! estou mais conformada de saber que nao é so minha filha que tem esse problema o que doi muito e ver nossa filha com os olhos enchados cheia de feridas pelo corpo e nao consiguir dar um basta definitivo. melhoras para todos e adorei entrar nesse blog obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  140. Continue o tratamento, mas aconselho que procure um alergista para um tratamento completo com vacinas: assim será possível modificar a alergia e abrandar as lesões até que desapareçam. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  141. olá, tenho um filho de 4 anos que desde bebê tem alergia a picadas de insetos...a pediatra disse que conforme ele fosse crescendo, melhoraria, mas só tem piorado...ele tem muitas manchas na pele...fui ao derma e ela disse que não há nada que comprove que as vacinas façam efeito...o que posso fazer tanto para melhorar a alergia, quanto para remover as manchas???grata por favor me respondam

    ResponderExcluir
  142. Simone: a vacina (imunoterapia) tem excelentes resultados no tratamento da alergia a picada de insetos, em especial nas crianças. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Estamos ao seu dispor. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  143. obrigada pela resposta...fui a uma alergista e ela receitou essa vacina...só q tnho tido dificuldade em encontra-la....aqui em camaçari-BA ou em cidades circunvizinhas posso encontra-la por um preço acessivel?? por favor me respondam
    grata pela ajuda

    ResponderExcluir
  144. Prezada Simone: não conheço os locais em sua cidade: em geral os próprios alergistas preparam e fornecem a imunoterapia. Gratos por seu retorno ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  145. obrigada mais uma vez por me responderem..gostaria de saber se existe algum medicamento que remova completamente as manchinhas de alergia a insetos do corpo do meu filho?

    ResponderExcluir
  146. Simone: não há como responder sua pergunta se não soubermos o tipo de mancha.É preciso examinar pessoalmente. Aconselho que peça esta orientação ao alergista do seu filho. Abraços.

    ResponderExcluir
  147. maria amaral11/11/10 22:23

    meu filho sempre que o mosquito morde aparecem vermelhidão e caroço duro. o que fazer par amenizar esse sofrimento?

    ResponderExcluir
  148. Maria: aconselho que leve seu filho a um alergista pois ele poderá confirmar se é mesmo um caso de alergia e indicar vacinas que têm excelente resultado no controle da alergia aos insetos. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  149. oii meu nome é fernanda gostaria de saber um remedio caseiro pra sair as manchas nas minhas pernas,essas manchas é escura eu to usando um olheo de colêngola ta crariando mais eu queria outro remedio q façaefeito pode ser caseiro ou não,porque faz 1 ano e 5 meses q eu nao saio de casa so pra ir pra escola mesmo porque vou de causatenho 14 anos ,por favor mim ajudem

    ResponderExcluir
  150. Fernanda: nem toda mancha ocasionada pela alergia a insetos é igual. Por isso, é preciso examinar para poder orientar um tratamento. Aconselho que procure um especialista para orientar seu tratamento.Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  151. Boa Tarde, meu nome é Vanessa e gostaria de saber a partir de que idade é recomendado o início de tratamento antialérgico com vacina devido a picada de inseto? Pois minha filha faz o tratamento desde os 8 meses com a vacina insetivac. Hoje está com 1 ano e 3 meses tomando a segunda fase; existe algum tipo de contra-indicação?

    ResponderExcluir
  152. Vanessa: a escolha da idade de inicio de uma imunoterapia específica para insetos depende de cada caso. Mas, é possível iniciar o tratamento nas crianças pequenas, dependendo das condições peculiares de cada criança. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  153. boa noite. meu nome e carlos e minha mulher sofre com picadas de insetos desde que casamos. conforme o que ela me contou, desde pequena tem este problema. hoje com 49 anos paresse que esta ficando pior.hoje ela foi ao dermatologista para saber qual tratamento buscar e para surpresa dela a medica disse`´QUE NAO TINHA O QUE FAZER´´ . ela ficou chocada, pois pelo menos poderia lhe passar um outro especialista, ou um infectologista, ou alergista... o fato e que depois das picadas de pernilongos, formigas ou qualquer inseto, coça muito por varios dias,algumas tornam-se feridas e outras ficam roxas, como um hematoma. moramos em santa catarina no litoral perto de balneareo camboriu, mas não temos tantos insetos assim.bom se os senhores puderem nos ajudar com alguma indicação nos ficaremos agradecidos. desde ja nossa estima e apreço. carlos.

    ResponderExcluir
  154. Carlos: sua esposa necessita ser analisada por um médico especialista em Alergia. Aconselho que visite o site da ASBAI (www.sbai.org.br) onde poderá ter uma indcação de um especialista próximo de sua residência. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  155. Boa tarde!

    Primeiramente quero parabenizá-los pelo blog e, ao mesmo tempo dizer egoistamente que sinto-me aliviada em saber que outras pessoas partilham do mesmo problema que eu. Meu caso não é muito diferente dos demais casos relatados acima. Tenho 24 anos, moro no litoral (a 7km das praias) e, devido as manchas de minhas pernas nunca fui a uma praia, nunca usei uma saia(é meu maior sonho!)... vivo de calça até dentro de casa, pois tenho vergonha té de minha mãe. Contudo, as manchas da minha pela são, em sua maioria, superficiais, não são profundas. Sei que sem ver vcs não podem fazer um diagnóstico preciso, mas,gostaria de saber se, devido a não profundidade das manchas se posso ter mais esperança numa possível amenização do problema? Sonho tanto com isso que nem me importo com um cura, gostaria apenas de poder amenizar a situação, de não ter vergonha de mim... eu sofro tanto com isso que, embora seja muito assediada(de calça) aos 24 anos de idade, sou virgem,pois não tenho coragem de tirar a roupa na frente de ninguem, mesmo tendo mita vontade. Portanto, devo ter esperança de uma melhora? Sou da Bahia.

    ResponderExcluir
  156. Sim, pois sendo as manchas superficiais, os resultados do tratamento costumam ser muito bons. Hoje existem muitos recursos para correção das manchas na pele resultantes da alergia a picada de insetos. Agradecemos sua visita

    ResponderExcluir
  157. Boa noite!!!
    Tenho uma filha de 3 anos, recentemente descobri que ela tem uma alergia grave a picada de formigas, apos ser picada ela apresentou reacoes graves como, voz rouca, inchaço pelo corpo,demorei em media 8 minutos pra chegar no hospital e ela ja estava bem mal, passado o susto procurei um alergista que indicou o tratamante de imunoterapia, ela ainda começou o tratamento, estou aguardando as vacinas, lendo sobre este tratamento pode identificar que ele apresenta alguns reções, gostaria de saber que riscos que ele oferece a uma criança de 3 anos e se seria indicado que ele tomasse a vacina no hospital todas as vezes, com acompanhamento do medico?

    Edlene
    Mato Grosso

    ResponderExcluir
  158. Edlene: dependendo do tipo de vacina e do grau da alergia, é recomendado que pelo menos a(s) primeira(s) dose(s) seja(m) aplicada(s) pelo médico e que o paciente aguarde por cerca de 30 minutos após cada aplicação. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  159. Bom dia, há tres dias fui picada por vespas, duas, no pé direito, está mais inchado agora e muito vermelho, mais do que no segundo dia. Tomei anti alérgico e passei fenergan no local, mas parece que não tem ajudado. Tem algo que posso fazer além disso?
    Agradeço a atenção
    Marisete
    Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  160. Marisete: Fenergan não é um creme apropriado devido à alta probabilidade de provocar reações no local de sua aplicação. Aconselho que procure um alergista. Peço sua compreensão, mas não há como medicar sem examinar a lesão e sem avaliar seus dados clínicos. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  161. Anônimo1/1/11 10:07

    Bom dia!


    Visitei o site sa ASBAI e não encontrei (ou não soube procurar )nenhum especialista em tratamento de manchas provocadas por picadas de insetos na Bahia. Vocês poderiam me indicar algum? Ah! Se tiver alguem da Bahia disposto a trocar esperiencia ou procurarmos juntos solução para nosso problema estou a disposição.

    Grata,

    Lua

    ResponderExcluir
  162. Lua: acredito que deva ter ocorrido algum engano. Eu acessei o site da ASBAI sendo listados 13 especialistas na cidade de Salvador. Peço que escreva para o e-mail blogdalergia@gmail.com e repassarei esta lista para você. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  163. Anônimo2/1/11 16:42

    Adriana
    Olá adorei o blog...e tenho manchas causadas por picada de inseto desde criança...tenho 24 anos hj...e são nas duas pernas...toda...me sinto mal..pois são horriveis o que faço? obs:tenho rinite alergica e asma...
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  164. Adriana: as manchas que resultam das reações à picadas de inseto podem ter intensidades diversas. Existem técnicas que podem amenizar estas cicatrizes, desde cremes até técnicas utilizando laser. Aconselho que procure um dermatologista experiente para orientá-la.Quanto à asma e rinite, aconselho que mantenha o tratamento preventivo, com seu alergista. Este tratamento tem objetivo de controlar a alergia e evitar crises. Agradecemos seu contato e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste Blog da Alergia. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  165. Primeiramente gostaria de dizer que eu amei o blog de vocês. È bom ter um lugar, para poder tirar as nossas dúvidas e compartilhar os problemas que a maioria de nós enfrenta. Em segundo lugar eu gostaria de perguntar, se uma alimentação saúdavel(rica em frutas e verduras e com pouca carne vermelha) pode ajudar as manchas causadas pela alergia, clarearem?
    Em terceiro lugar, eu fui em uma derma e ela receitou um produto chamado Oléo de Rosa Mosqueta, eu gostaria de saber se ele fuciona para tirar manchas causadas pela alergia.
    Beijos.
    Luisa.

    ResponderExcluir
  166. Boa noite.
    Meu nome é Lisa e eu tenho 14 anos de idade. Eu moro na cidade de Salvador e tenho manchas causadas por picadas de insetos, a minha dermatologista passou um creme chamado clariderm ( eu já estou usando a cerca de três semanas)e os locais onde eu passo estão despelando.Minhas manchas são em sua maioria superficiais e tem algumas bem clarinhas. Eu gostaria de saber se esse creme funciona e se é normal que com o uso do mesmo a pele despele.
    Obrigado pela atenção.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  167. Lisa: pode ocorrer uma descamação discreta, mas para afirmar sobre seu caso é essencial exami ar sua pele. Aconselho que entre em contato com a sua dermatologista para um parecer adequado.Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  168. Anônimo9/1/11 15:47

    Olá.estava visitando a familia e me deram pra dormir um colchao velho.também vi que o local tinha alguns problemas tipo carrapato,aranhas e algo mais,devido ao fato de ter muito mato.A minha pergunta é...cheguei de volta em casa e meu marido constatou nos testiculos algumas bolinhas de picadas de insetos,não demos bola,porem hj já faz uma semana e aquilo inchou muito e coça demais.tá bem feio e ficou uma pele bem dura onde está o problema.o que faço? ele já foi ao pronto socorro e deram uma pomada pra ele passar,porem não estou vendo resultado.obrigada

    ResponderExcluir
  169. Compreendo sua preocupação, mas infelizmente não posso ajudá-la: para orientar ou indicar tratamento é essencial uma consulta médica incluindo o exame da lesão. Conto com a sua compreensão. Aconselho que seu esposo procure novamente atendimento médico. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  170. Olá!
    Moro no Rio de Janeiro e a cada ano desenvolvo uma "nova alergia".Sempre notei que quando era picada por mosquitos,ficava com um inchaço muito grande,mas,com o tempo,diminuia e não deixava marcas.Há quase três anos,na casa da minha sogra,em um bairro que não costumava frequentar,fui picada por alguns mosquitos e a reação não foi muito diferente,mas coçava um pouco mais e,após coçar bastante,ficaram umas feridas,algumas viraram manchas,outras continuaram como feridas,e levaram meses para desaparecer.A questão é que isso só aconteceu lá,nenhum mosquito em outro lugar deixou uma reação assim,e olhe que aqui em casa tem muitos mosquitos e sou picada,mas logo a reação desaparece.
    Minha pergunta é: essas manchas podem ter a ver com alergia ou com o fato de que retiro as casquinhas que se formam?
    No final do ano passado,ocorreu novamente,na mesma época (Outubro/Novembro) que em 2008.Em 2009 não passei essa época lá,e não tive nada.
    É possível isso ocorrer?Ter alergia aos mosquitos de um único lugar?
    E desenvolver esse tipo de alergia na idade adulto é preocupante?Posso ter algo sério ou isso pode estar ligado ao fato de que tenho asma,dermatite de contato,e já passei três meses de cama por uma alergia que deformou toda a minha pele e ninguém conseguiu descobrir o que era?

    ResponderExcluir
  171. 1) reações alérgicas á picada de insetos tendem a deixar manchas na pele, mas o problema se agrava quando a pessoa costuma "retirar as casquinhas" que correspndem à cicatrização. 2) É possível reagir mais a uma determinada espécie de mosquito do que a outras. 3) A presença de outras alergias pode ou não se relacionar com as reações às picadas de inseto. como você mora no Rio, colocamos nossa equipe médica ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  172. meu nome é Laiz e levei uma picada de algúm inseto no lábio superior da boca, tentei quase de tudo mas não resolveu nada... já encostei a faca, já passei água, sal e vinagre, já coloquei água gelada, mas de nada adiantou.. o que eu faço ????????????

    ResponderExcluir
  173. Laiz: o seu relato sugere que o local da picada possa ter se inflamado.É melhor procurar atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  174. oi sou mãe de uma menininha de 1 ano e 8 meses....ela sempre teve alergia a picadas de insetos(muruim), mas de 3 meses pra cá pioraram bastante, ela já tomou vários tipos de anti-alergicos e também pomadas e tb uso repelente. formam-se feridas ela tira a casquinha....está com as pernas e braços todos feridos e marcados e tem dias que o corpo empola todo, ela fica irritada, sem apetite....existe vacina para a idade dela? e as manhas na pele existe tratamento? desde já agradeço...
    ylana
    salvador-ba

    ResponderExcluir
  175. Aconselho que leve sua filha a um alergista: o uso da imunoterapia (vacinas para alergia) tem excelentes resultados na idade de sua filha. A nossa equipe está ao seu dispor. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  176. Olá. Tenho 44 anos e há dez anos tive um prurido seguido de urticária, e tratei de hérnia de hiato,h.pilori e esofagiste e não tive mais alergia alguma. Em agosto/2009 voltei a ter um forte prurido e depois fortíssima urticária. Já tratei, tomei de tudo e fiz um monte de exames. Nada. Agora não tenho tido urticária, só prurido, às vezes forte, às passa só com um banho frio. Às vezes sei o que desencadeou, especialmente antiinflamatório e analgésico (dor de cabeça),mas na maioria das vezs não consigo atribuir causa alguma. E não sei mais a quem recorrer: dermato, alergo, infectologista. Por fim, disseram-se algo a ver com o H1 com o H2. Qual especialidade médica devo procurar (já fui até em psiquiatra!)? Espero uma orientação, se possível. Obrigada, Maria Clara

    ResponderExcluir
  177. Maria Clara: aconselho que procure primeiro um alergista, a fim de que possa analisar seus dados clínicos e programar seu tratamento. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  178. Olá! Tenho sofrido com essas picadas meu filho tbm, as vez minha perna esta bem limpa, mais tem uma época q esta cheia de feridinhas. Não sei o que faço, isso tem afetado até minha auto-estima. Me ajudem por favor!!

    ResponderExcluir
  179. Kuca: estamos ao dispor para ajudá-la. Venha nos procurar na Clínica de Alergia da Policlínica RJ. Um abraço!

    ResponderExcluir
  180. Olá. Encontrei esse blog e achei muito interessante, inclusive acho q vou levar minha filha nessa clinica no RJ.
    Tenho uma dúvida. Minha filha tem uma alergia muito forte a mordida de mosquito e está com 2 anos. Já esteve internada inclusive. Caso ela venha a se tratar com vacina, que eu acho mais provavel, como fica a primeira aplicação? já q a tx de imunoglobina dela é 184 e o máximo é de 60, para idade dela. Ela terá q se internar p tomar a vacina?

    Sunamita/RJ

    ResponderExcluir
  181. Sunamita: fique tranquila. O fato da IgE estar aumentada não significa que sua filha terá reação com as vacinas. Na verdade, é um tratamento que utiliza diluições progressivas, conferindo segurança no seu uso. A nossa equipe médica está ao seu dispor. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  182. Olá meu nome é Andressa, minha filha de 2 anos e 4 meses, quando é picada por algum inseto (acho que é formiga, pois as outras picadas não ficam assim) ficam bem inchadas, vermelhas, com uma bolinha no centro, quente e as vezes fica até roxa!!! Queria saber se esse roxo é normal? Porque isso acontece??
    Desede já agradeço a oportunidade.

    ResponderExcluir
  183. Andressa: o seu relato sugere que seja uma reação inflamatória resultante da picada do inseto, mas para afirmar, é preciso examinar pessoalmente. Aconselho que leve sua filha a um alergista. A nossa equipe está ao dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  184. Boa noite,poderiam me explicar porque em um site (o único onde vi essa informação),dizem que Prurigo Estrófulo iniciado na idade adulta indica HIV?
    Fiquei com essa dúvida desde que li a matéria onde diziam isso,mas não encontrei nada relacionado.
    Agradeceria se pudessem me dar um esclarecimento a respeito,já que alguns médicos dizem que o fato de mais crianças terem Estrófulo,em relação aos adultos,é devido ao voo baixo de algumas espécies e o tempo maior de exposição das crianças a picadas de mosquitos.
    É possível um adulto saudável,porém com diversas alergias desenvolver estrófulo em decorrencia das mesmas?

    ResponderExcluir
  185. Estrófulo é comum em crianças e raramente se inicia na idade adulta. O organismo tende a reagir com tolerância espontânea, na maioria dos casos, por volta da adolescência. É observado também uma maior incidência desta alergia nos portadores de HIV, originando a necessidade da pesquisa. Contudo, embora raro, um adulto saudável pode ser portador de estrófulo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  186. Gostaria de saber se toda cicatriz de picada de mosquito indica estrófulo,ou se estrófulo é apenas a alergia e a cicatriz uma consequencia,que pode ou não estar associada a mesma.Quero dizer:dá para ter cicatriz,mas não ter alergia?

    ResponderExcluir
  187. A reação à picada de mosquito é natural no ser humano. Mas no caso da alergia a picada de mosquitos, é uma reação exagerada à substancias presentes na saliva ou no veneno destes insetos, resultando em quadros mais intensos e que terminam por deixar uma cicatriz indesejável na pele do alérgico. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  188. Josuale Muguet20/3/11 13:23

    Estou mt preocupada;fui mt picada por mosquitos nas pernas em um sitio.Apenas uma inflamou;como começou a inchar,tive febre e a região ficou endurecida,fui à emergencia.A médica me passou CEFALEXINA E DICLOFENACO DE POTÁSSIO.Comecei a tomar na 6ªfeira(18/03);no sábado,estava pior:outras manchas,parecendo queimaduras apareceram em volta;muita vermelhidão,coceira e tenho a impressão que está ficando roxo.Suspendi a medicação por minha conta.Estou muito nervosa...o que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  189. Josuale: peço sua compreensão, mas não é possível responder sua pergunta sem examinar pessoalmente. o seu relato sugere uma infecção secundária ao processo alérgico à picada de insetos. Mas, não há como afirmar baseado apenas nos poucos dados enviados e sem ver a lesão. Aconselho que retorne ao alergista para uma avaliação adequada.A nossa equipe está ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica RJ. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  190. De acordo com a resposta do dia 20/03,as 06:53,então só há cicatriz se houver alergia?
    Perguntei isso porque sempre tive reações um pouco exageradas (calombos bem grandes,e algumas picadas criavam um leve machucadinho,mas que não deixava cicatrizes),mas,depois que comecei a tomar o anticoncepcional Diclin (nos primeiros 6 meses),algumas picadas começaram a deixar cicatrizes acinzentadas/amarronzadas,que persistem por meses e depois desaparecem.O mesmo passou a ocorrer com espinhas.
    Com o uso prolongado do remédio,a situação se estabilizou,mas dei uma parada para limpar o organismo e,coincidentemente ou não,o fato se repetiu,e novamente voltei a ter cicatrizes.Fazem 5 meses que voltei a tomar,e o quadro está começando a normalizar novamente.
    Pensei que pudesse ser algum problema hormonal,talvez causado pelo anticoncepcional,mas,então,deve ter sido coincidência mesmo.As manchas estão sumindo de novo,e só uma cicatriz persiste.
    Só mais uma dúvida:esse tipo de alergia (estrófulo),apresenta alteração na série branca do Hemograma?
    Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  191. 1)Para julgar o relatado, seria necessário avaliar de forma criteriosa seu histórico clínico além de, é claro, examinar as lesões cutâneas pessoalmente. A análise via internet é limitada pois se baseia em poucos dados enviados, o que certamente impede o diagnóstico preciso. Uma consulta médica pressupõe diálogo, anamnese e exame físico completo do paciente para que se configure um adequado procedimento médico. 2)Reações alérgicas a picadas de insetos não causam alterações na série branca do hemograma. A nossa equipe médica está ao seu dispor para uma avaliação pessoal do seu caso na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  192. Anônimo6/4/11 14:27

    Moro em Salvador e meu filho de 1 ano e 5 meses tb sofre desde os 4 meses com alergia a picada de insetos, já passei varios cremes, repelentes e nada de melhorar, gostaria muito que ele fosse vacinado. Qual a melhor clinica que devo levar-lo que vou ter certeza que vão passar a vacina para ele, pq a que eu levei primeiro por causa da idade (11 meses) na epoca o teste deu negativo não passou a vacina e na segunda a media disse que na idade dele ( 1 ano) na epoca, ela não prescrevia e que era para eu levar na outra medica, na mesma clinica para ver se a mesma prescrevia, mas fiquei chateada e não levei, agora vou voltar na primeira clinica onde eu havia levado antes para fazer o teste e pedir o medico para prescrever a vacina mas mesmo assim gostaria de uma orientação de voces onde eu deveria leva-lo que eu vou ter certeza que vai resolver ou pelo menos amenizar o meu sofrimento e principalmente do meu bb.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  193. O tratamento com vacinas tem excelentes resultados na alergia ao insetos. Não conheço os especialistas em Salvador, mas você pode localizá-los através do site da ASBAI: www.asbai.org.br Procure no setor: "Encontre um especialista" digite o nome de sua cidade, estado e clique para visualizar os nomes dos médicos portadores de título de especialista em Salvador. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  194. Olá!
    Gostaria de informações sobre uma picada que desconfio ser de inseto que deixa como caracteristica duas bolhas uma aolado da outra,o local fica endurecido e inchado e com dor local. Estou preocupado, já coloquei veneno no quarto de meu filho de 6 anos. Levei-o ao medico e disse-me que era alergia ao inseto, mas não disse que tipo,esta não foi a primeira vez, ja houve outra com a mesma caracteristica.
    Se ser para ajudar com informações ficarei muito grato.
    Carlos Bottini

    ResponderExcluir
  195. Carlos: peço sua compreensão, mas os dados que envia não são suficientes para que eu possa emitir um parecer sobre o caso do seu filho. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos seu contato e sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  196. Como e onde posso comprar a vacina insetivac

    ResponderExcluir
  197. Olá! Minha filha tem 4 anos e tem alergia a picadas. Ocorre que no ultimo verão acabou por coçar muito, arrancar as casquinhas e muitas mancbhinhas brancas aprareceram. Não sei diferenciar se as manchas são de arrancar a casca ou se são apenas o resultado das lesões. Já cicatrizpu tudo, mas ela ficou com um monte de manchinhas brancas (lisas) espalhadas pela perna. Queria saber se, com o tempo, isso sairá.

    ResponderExcluir
  198. tenho 15 anos de idade , e desde de bem pequena sou altamente alergica a picada de insetos em especial mosquistos , hoje faz mais de 2 meses qe parei com o tratamento qe fazia , com a VACINA INSETVAC , eu tomava ela uma vez por semana toda semana sem falta , quando terminei a 3º serie , meu medico disse qe isso era o fim!

    continuo usando um clareador qe ele me recomendou(SOLAQUIM) uso uma pomada(DIPROGENTA)
    minhas manchas diminuiram bastante , pois antes não tinha coragem nem de usa uma sai , hg em dia , jáa consigo , mais ainda me sinto mto constrangida!!

    mais na verdade queria saber , ql e o proximo passo , pois como disse acima , as manchas melhoram , mais não 100 % , qria qe vçs me dissem o que faço para acelerar um pouco o processo! e ql o proximo passo apos a 3 serie das vacinas(qe já acabeei)

    estou mto preocupada , pois só estou usando ,repelente , clareador , e a pomada!!


    agradeço desde jáa!!

    Beijos&mto Obrigadoo ;*

    ResponderExcluir
  199. O seu relato sugere que as lesões tenham resultado da cicatrização e da escarificação causada pela coçadura. Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento e evitar futuras lesões. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno