A rinite sem tratamento adequado tem impactos significativos que vão além dos incômodos sintomas mais comuns, como: espirros, coriza, coceira e obstrução nasal. A rinite também causa outros transtornos, podendo atrapalhar a qualidade do sono e consequentemente, a produtividade e atenção de quem sofre com essa inflamação do nariz.
A doença é bastante prevalente no Brasil e atinge entre 20% e 30% da população, com consequências socioeconômicas importantes. Uma pessoa que oxigena mal também tem menor qualidade de sono, o que influencia diretamente no aprendizado, na produtividade, no humor e no convívio social.
Os efeitos negativos ocorrem pela persistência da inflamação no nariz, que fica sensível a alguns alérgenos, como por exemplo: ácaros, pólen e epitélios de animais. Ao contato com essas substâncias, há uma reação imunológica que desencadeia a crise da rinite.
Dois pontos são imprescindíveis para melhorar a qualidade de vida do paciente, visto que existem diversas causas da rinite, sendo a mais comum a alérgica. É preciso ter em mente que existem outras causas não alérgicas, como por exemplo, fatores irritantes, medicamentos, mudança de temperatura climática. Só a partir da história do paciente e dos resultados de exames é possível descobrir corretamente a qual item a pessoal é mais sensível. Com esse primeiro passo concluído, é feita a escolha do tratamento mais indicado, que varia conforme a resposta do organismo. É importante que seja feito um diagnóstico correto e que se escolha o recurso terapêutico mais adequado.
Existe tratamento e controle. É preciso compreender que o nariz é um órgão de extrema importância, e por isso, não se deve deixar de tratar a rinite e habituar-se aos sintomas.
Fonte: News Yahoo / Dra. Yara Mello
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".