Pular para o conteúdo principal

ANAFILAXIA POR INSETOS VENENOSOS


Os insetos venenosos (Himenópteros) como abelhas, vespas, marimbondos e alguns tipos de formigas, têm o aparelho inoculador de veneno no ferrão, que pode causar anafilaxia em pessoas alérgicas.

 Como se manifesta a anafilaxia por insetos?

A maioria das pessoas tem reações no local da ferroada destes insetos, como dor, vermelhidão e inchaço, que em geral desaparecem espontaneamente. Porém, as pessoas sensíveis podem desenvolver sintomas de anafilaxia, com aparecimento de:

- Placas avermelhadas, coceira no corpo e não apenas no local da picada.
- Sensação de mal-estar e ansiedade
.
- Dificuldade para respirar, sensação de que a garganta está fechada
.
- Dor na barriga, náusea, diarreia, incontinência urinária
.
- Queda da pressão arterial
.
- Desmaio, sensação de morte iminente e perda da consciência.

É importante diferenciar da reação tóxica, que ocorre quando a pessoa recebe múltiplas ferroadas. Na anafilaxia, apenas uma ferroada pode desencadear o quadro grave e fatal e requer tratamento imediato com Adrenalina injetável.

Quem está sob risco de anafilaxia por insetos?

Não é possível prever quem poderá ter alergia a estes insetos. No entanto, uma pessoa que já teve reação a estes insetos poderá evoluir para reações mais graves em picadas posteriores. Além disso, estão sob risco as pessoas que vivem em locais silvestres, próximo a florestas, apicultores, trabalhadores de lavouras, entre outros.

Como proceder em caso de anafilaxia por insetos?          

Se o inseto for uma abelha, retire imediatamente e com muito cuidado o ferrão que está acompanhado da bolsa de veneno. O veneno continua a ser bombeado para o corpo, enquanto o ferrão estiver intacto.

Para diminuir o risco, recomenda-se procurar e destruir colmeias ou ninhos de vespas, marimbondos, formigueiros, em áreas próximas à residência. Tomar cuidado em locais onde é maior a presença dos insetos: porões, beiras de telhados, proximidade de lixeiras, bosques.

Após ocorrência da primeira reação, recomenda-se procurar atendimento com alergista para que seja avaliada a necessidade de imunoterapia, isto é, a vacina específica, realizada com a diluição do veneno do inseto, para proteger contra futuras reações alérgicas.

E se acontecer anafilaxia por insetos?

Nesses casos é necessário um maior rigor nas medidas preventivas, pelo risco de reação grave.

A reação aos venenos de insetos é muito rápida e por isso deve ser medicada prontamente. Como muitas vezes a pessoa pode estar em locais afastados e sem recursos, é recomendado que leve consigo um material de emergência. A principal medicação é a adrenalina, pois é a única substância que age rápido e pode regredir uma anafilaxia. Vale ressaltar que, mesmo após a aplicação da adrenalina, é importante procurar atendimento em hospital de emergência.

O diagnóstico preciso deve ser estabelecido pelo alergista através da análise clínica e dos testes, que podem ser realizados no sangue através da dosagem do anticorpo específico ou na pele, através dos testes cutâneos. 

  Este texto faz parte do livro: ANAFILAXIA, O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Visite o site da ASBAI e faça download da obra completa

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno