10 dezembro 2017

Viver bem com Asma


A asma é uma enfermidade muito comum, que afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo e mais de 10 milhões de brasileiros. A doença se manifesta de formas variadas, comporta-se e evolui ao longo do tempo, por caminhos diferentes, levam aos mesmos sinais e sintomas que definem a doença: episódios recorrentes de falta de ar; chiado; aperto no peito e tosse, geralmente seca ou com pouca produção de catarro. 

Nas últimas décadas, a asma foi reconhecida como doença inflamatória crônica e novas terapias surgiram para auxiliar no controle da doença, proporcionando uma qualidade de vida melhor ao paciente e seus familiares. Entretanto, mesmo com esses avanços, a asma continua gerando sofrimento e custos para os pacientes, as famílias, o sistema de saúde; e mortes pela doença continuam acontecendo.


É muito importante no tratamento da asma, que o asmático ou os seus pais, no caso das crianças, saibam:

a) identificar precocemente os sintomas de crises;
b) saber quais são os medicamentos indicados para a crise e para a manutenção;
c) saber usá-los corretamente, já que a maioria é para uso inalatório, ou seja, são medicamentos administrados diretamente nas vias aéreas para que atuem nos brônquios de maneira rápida, sem efeitos colaterais para o resto do organismo.

O automanejo da asma é fundamental e depende de médicos e pacientes motivados, que busquem constantemente informação, atualização e uma relação clara e produtiva

A asma é um problema de saúde pública mundial, impacta significativamente a vida das pessoas, colocando-as em risco nos casos graves, gera sofrimento e gastos significativos para as famílias e para os sistemas de saúde. O conhecimento e a participação ativa do próprio asmático em seu tratamento são fundamentais para o sucesso no controle da asma. 


O objetivo do livro "Viver bem com asma" é contribuir para que os asmáticos brasileiros possam obter um controle melhor da asma, ganho na autoestima e qualidade de vida dos pacientes e dos familiares de asmáticos. O texto foi desenvolvido por meio de perguntas consideradas relevantes por médicos, pacientes e familiares de asmáticos.


Autores:

Eduardo Costa F. Silva
Faradiba Sarquis Serpa
Maria de Fátima Epaminondas Emerson

Faça o download do livro "Viver Bem com Asma" no site da ASBAI: Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Ou, se preferir, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você a cópia do livro em PDF.

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".