13 agosto 2017

Dermografismo


´Dermografismo´ é um tipo de urticária que afeta cerca de 5% da população e possui particularidades especiais. É uma doença benigna, porém incômoda e de longa duração, podendo levar o paciente a pensar que seja uma doença grave.

A palavra dermografismo significa dermo (pele) e grafismo (escrita), ou seja, é possível, com um objeto de ponta romba, grafar letras ou sinais na pele do paciente.

Trata-se de uma urticária física, ou seja, a lesão não surge espontaneamente, mas sim após um estímulo físico sobre a pele, como, por exemplo, ao carregar uma bolsa pesada ou na área de um elástico de uma roupa pressionando a pele. Em geral se inicia por uma coceira intensa. Após o ato de coçar surgem placas ou "lanhos" (cortes, golpes, ranhuras, talhos) vermelhos na pele. Também é conhecida como "urticária factícia".

É comum que as lesões piorem após o banho, levando a pensar que seja uma alergia ao sabonete, mas na realidade a piora ocorre em virtude do atrito causado na pele durante o banho.

O diagnóstico do dermografismo é clínico, ou seja, se baseia no exame feito pelo médico. A confirmação pode ser obtida por meio do teste de provocação, que consiste na utilização de um aparelho para induzir pressão (Dermografômetro) ou através de um objeto de ponta romba provocando uma pressão (arranhão) na pele.


Não se conhece a causa exata do dermografismo, podendo estar relacionado com fatores variados (medicamentos, doenças, infestações, etc.). Contudo, o fator emocional, a ansiedade e o estresse são preponderantes em grande parte dos casos.

Por outro lado, a cronicidade da doença pode ser causa de sofrimento ao paciente e à sua família, afetando a qualidade de vida e interferindo no convívio social, trabalho e estudo.

O tratamento do dermografismo é feito com anti-histamínicos (antialérgicos) não sedantes, em doses habituais, e se não houver melhora, com doses aumentadas, a critério médico. Em alguns casos, a medicação deve ser mantida em longo prazo. Outros medicamentos podem ser usados em casos específicos.


Além disso, cuidados adicionais são essenciais:
  • Diminua o atrito em sua pele: evite roupas justas ao corpo. Prefira tecidos de algodão e evite os tecidos sintéticos como a lycra.
  • Evite banhos demorados e quentes. O calor tende a piorar a coceira e a ressecar a sua pele. Não use buchas ou esponjas e prefira sabonetes suaves, para pele seca. Enxugue-se com toalha felpuda e macia, sem esfregá-la com força em seu corpo.
  • Aplique hidratante em todo o corpo, logo após o banho, ainda com a pele umedecida.
  • Alimente-se saudavelmente, procurando ingerir bastante água e outros líquidos no decorrer do dia.
  • Combata o estresse: organize seus compromissos a fim de que sobre tempo para o lazer. Caminhe, relaxe e procure manter a calma nos momentos de tensão. Algumas vezes é necessário procurar o apoio de um especialista, psicólogo.
Visite o site da ASBAI 
O artigo é de autoria da Dra. Solange Valle, do Departamento de Alergia Dermatológica da ASBAI, e da Dra. Fátima Emerson, da Comissão de Assuntos Comunitários - ASBAI.

2 Dê sua opinião:

IA disse...

Olá! Sempre que uso soutien com algum material silicone fico com assaduras, como se fossem cortes e ferimentos vermelhões em torno ao peito e nas costas (que depois acabam desaparecendo naturalmente com o tempo)! De resto também tenho rinite alérgica e tenho uma pele bastante sensível…Esses cortes que me aparecem na pele , principalmente nas costas, sempre que uso soutien com silicone (e também por exemplo quando uso cinto muito apertado…) pode ser dermografismo? Muito obrigada desde já pelo esclarecimento!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

IA: Boa noite O seu relato sugere que possa ser um caso de dermografismo. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar você. É aconselhável que procure atendimento com alergista, em consulta tradicional, realizada pessoalmente. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".